UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Notícia:   Universidade do Rio de Janeiro - RJ prorroga inscrições para 6 vagas

UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

Nº 032/SRH/2010

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, através da Superintendência de Recursos Humanos - SRH, torna público o Edital de Concurso Público de acordo com o Processo nº 9785/2009 para provimento imediato e cadastro de reserva no cargo de Técnico Universitário - Superior, sob o regime estatutário para o perfil:

PERFIL

ÁREAS DE CONHECIMENTO

Nº DE VAGAS

VENCIMENTO BASE INICIAL (REFERENTE A JANEIRO /2010)

CARGA HORÁRIA/ SEMANAL

Analista de Sistema

Desenvolvimento de Sistemas

2

2.550,53

40

Suporte e Infraestrutura

4

1 DAS ATRIBUIÇÕES DOS PERFIS

1.1 - O Analista de Sistema terá que analisar e estabelece r a utilização de sistemas de processamento automático de dados, estudando as necessidades, possibilidades e métodos referentes aos mesmos para assegurar a exatidão e rapidez dos diversos tratamentos de informações.

1.2 - As funções e atribuições estão definidas considerando o Manual de Cargos vigente na UERJ, conforme segue abaixo:

a) Estudar as características e planos da Instituição estabelecendo contatos com corpo diretivo da mesma;

b) Identificar as necessidades dos diversos setores da Instituição, determinando quais dados devem ser computados, o grau de sumarização permitido e o formato requerido para a apresentação dos resultados, para formular um plano de trabalho;

c) Fazer estudos sobre a viabilidade e o custo da utilização de sistemas de processamento de dados, levantando os recursos disponíveis e necessários para submetê-los a uma decisão;

d) Examinar os dados de entrada disponíveis, estudando as modificações necessárias à sua normalização para determinar os planos e sequências de elaboração de programas de operação;

e) Estabelecer os métodos e procedimentos adequados, idealizando-os ou adaptando-os já conhecidos para obter os dados que se prestam ao tratamento em computador;

f) Preparar diagramas de fluxo e outras instruções referentes ao sistema de processamento de dados e demais procedimentos correlatos;

g) Verificar o desempenho do sistema proposto realizando experiências práticas;

h) Dirigir a preparação de programas;

i) Coordenar as atividades de profissionais que realizam as diferentes fases da análise do programa, as definições das soluções, o detalhamento das soluções, a codificação do problema, teste de programa e elimin ação de erros;

j) Supervisionar e orientar estagiários;

k) Executar outras tarefas relacionadas ao cargo/perfil.

1.3 - São funções específicas para as áreas de conhecimento:

1.3.1 - Desenvolvimento de Sistemas: Acompanhar, participar e executar a prospecção, desenvolvimento e testes de novas tecnologias, serviços e sistemas, identificando oportunidades de Tecnologia da Informação, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio da Universidade e o suporte especializado na solução de problemas de Tecnologia da Informação. Ter noções de Inglês Técnico.

1.3.2 - Suporte e Infraestrutura: Especificar, projetar, desenvolver, implementar, acompanhar, participar, executar, manter, reconfigurar, promover a evolução e a otimização de soluções de infraestrutura e sistemas de Tecnologia da Informação, de acordo com padrões e procedimentos da Universidade, adequando as melhores práticas e tecnologias, ao espaço físico, orçamentos disponíveis para atender as demandas de toda a Universidade (administração central e Unidades Acadêmicas), com ênfase em Sistemas Operacionais, Redes de Computadores e Segurança.Ter noções de Inglês Técnico.

2 DOS REQUISITOS PARA OCUPAÇÃO DO CARGO

a) Ter sido aprovado e classificado no concurso público, de acordo com o que estipula este Edital, seu Regulamento, seus anexos e retificações;

b) Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data de efetivo início do exercício no cargo;

c) Estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) Estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Físicas;

f) Certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação plena, de nível superior, em instituição e curso reconhecidos pelo MEC ou órgão estadual competente, no perfil:

1. Desenvolvimento de Sistemas - em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação ou curso de graduação plena de base matemática com curso adicional de formação e especialização (mínimo de 360 horas) na área de desenvolvimento de sistemas.

2. Suporte e Infraestrutura - em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Informática, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Telecomunicações;

g) Ter 2 (dois) anos de experiência profissional na área de conhecimento compatível com o perfil, comprovada segundo os critérios contidos no regulamento deste certame;

h) Ter nacionalidade brasileira ;

i) No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos, políticos, na forma do art. 12 § 1° da Constituição Federativa do Brasil de 1988, com redação dada pela Emenda Constitucional n° 03/94, nos ternos do Decreto n° 3297/2001 ;

j) No caso dos estrangeiros de outras nacionalidades deverá possuir o visto permanente no País, nos termos da legislação vigente;

k) Ser considerado apto no exame médico admissional.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 As inscrições serão efetuadas no período de 12/02/2010 a 11/03/2010, conforme definido no Regulamento do Concurso.

4 DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

4.1 O candidato que necessitar de atenção especial para participar das provas, sendo portador ou não, de deficiência, deverá indicar a natureza de sua necessidade no campo correspondente da Ficha de Inscrição on-line ou fazer contato com o SRH, conforme definido no Regulamento do Concurso.

4.2 PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.2.1 Fica assegurada aos candidatos portadores de deficiência a participação no concurso em igualdade de condições com os demais no que se refere ao conteúdo, à realização, à avaliação, à duração, ao horário, ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida, sendo -lhes, porém, assegurado fácil acesso ao local de realização destas.

4.2.2 Serão consideradas como pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrem nos critérios definidos no Anexo Único da Lei n.° 2298/94 alterada pela Lei n.° 2482/95.

4.2.3 Os candidatos portadores de deficiência deverão:

a) Informar esta condição ao se inscreverem, especificando-a na Ficha de Inscrição;

b) Enviar laudo médico original ou cópia autenticada comprobatório da sua deficiência, inclusive com o código correspondente, de acordo com a Classificação Internacional de Doença (CID­10), juntamente com cópia do documento de identidade, conforme definido no Regulamento do Concurso.

4.2.4 Os candidatos portadores de deficiência deverão submeter-se a exame médico, quando convocados conforme item 12.1 deste Edital, e de acordo com o Regulamento do Concurso.

4.3 LACTANTES

4.3.1 A candidata nesta situação deverá informar esta condição ao se inscrever, especificando-a na Ficha de Inscrição.

4.3.2 A candidata que tiver a necessidade de amamentar no dia das provas deverá levar um acompanhante que ficará com a guarda da criança em local reservado e diferente da sala da prova da candidata. No momento da amamentação será permitida apenas a presença de um fiscal.

4.3.3 Não haverá nenhuma forma de compensação do tempo utilizado para a amamentação em relação ao da prova.

4.3.4 A ausência de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar a prova.

5 DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

5.1 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para aqueles candidatos que declararem hipossuficiência de recursos financeiros e comprovarem renda bruta familiar mensal de até 2 (dois) salários mínimos, conforme definido no Regulamento do Concurso.

5.2 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição via fax, via correio eletrônico ou fora do prazo estabelecido no cronograma.

5.3 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição que não atendam às condições para sua concessão, qualquer que seja o motivo.

5.4 O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido, e que desejar participar do concurso, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário, obedecendo ao prazo determinado no cronograma deste edital e seguindo as orientações conforme item 2 do Regulamento do Concurso.

6 DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1 A Confirmação das Inscrições estará disponível conforme definido no Regulamento do Concurso .

6.2 É de responsabilidade do candidato o acompanhamento da divulgação pelo site do concurso ou através do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro de todas as publicações de editais referentes a este Concurso.

6.3 As informações obtidas por meio de contato telefônico junto à SRH não se revestem de caráter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre todas as datas, locais e horários de realização das provas do Concurso.

6.4 Para os dados incorretos fornecidos no ato de Inscrição, o candidato deverá entrar com pedido de correção conforme definido no Regulamento do Concurso.

7 DAS ETAPAS DO CONCURSO

7.1 O Concurso compreenderá as seguintes etapas:

a) Prova Objetiva;

b) Prova Discursiva

c) Exame Médico Admissional;

d) Entrega da documentação exigida para nomeação.

8 DAS PROVAS

8.1 PROVA OBJETIVA

8.1.1 A prova será realizada no dia, na hora e no local conforme definido no Regulamento do Concurso, devendo o candidato chegar com 1 (uma) hora de antecedência.

8.1.2 A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, formuladas de acordo com o conteúdo programático que consta do Anexo I deste Edital, contendo cada uma delas 4 (quatro) alternativas de resposta e 1 (uma) única resposta correta.

8.1.3 Não será permitida a consulta bibliográfica.

8.1.4 Na correção dos cartões de respostas da Prova Objetiva, será atribuído grau zero à questão:

a) Com mais de uma opção assinalada;

b) Sem opção assinalada;

c) Com emenda ou rasura;

d) Marcada a lápis.

8.1.5 A Prova Objetiva totalizará 100 (cem) pontos, valendo 2,5 (dois e meio) ponto s cada questão.

8.1.6 A Prova Objetiva terá seu gabarito divulgado conforme definido no Regulamento do Concurso.

8.1.7 As questões porventura anuladas terão seus pontos atribuídos a todo s os candidatos e da decisão final da Banca Examinadora não caberá recurso.

8.1.8 Será considerado aprovado na Prova Objetiva o candidato que obtiver o mínimo de 50 (cinquenta) pontos, antes da aferição da nota da Prova Discursiva.

8.1.9 A listagem do resultado da Prova Objetiva será divulgada conforme definido no Regulamento do Concurso.

8.2 PROVA DISCURSIVA

8.2.1 A prova será realizada no dia, na hora e no local conforme definido no Regulamento do Concurso, devendo o candidato chegar com 1 (uma) hora de antecedência.

8.2.2 A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, constará de 05 (cinco) questões, de acordo com o conteúdo programático que consta do Anexo I deste Edital.

8.2.3 Será considerado aprovado na Prova Discursiva o candidato que obtiver o mínimo de 60 (sessenta) pontos.

8.2.4 Não será permitida a consulta bibliográfica.

8.2.5 O candidato deverá responder a cada questão utilizando-se apenas o espaço reservado para a respectiva resposta.

8.2.6 A Prova Discursiva será avaliada em escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, valendo 20 (vinte) pontos cada questão.

8.2.7 A avaliação da Prova Discursiva acerca do conteúdo programático que consta do Anexo I deste Edital, considerará o conhecimento do candidato sobre este conteúdo, a sua capacidade de expressão e a argumentação correta, clara e objetiva.

8.2.8 A Prova Discursiva terá seu gabarito, na forma de padrão de respostas, divulgado conforme definido no Regulamento do Concurso.

8.2.9 As questões porventura anuladas terão seus pontos atribuídos a todos os candidatos e da decisão final da Banca Examinadora não caberá recurso.

8.2.10 Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos aprovados na Prova Objetiva.

8.2.11 A listagem do resultado da Prova Discursiva será divulgada conforme definido no Regulamento do Concurso.

9 DOS RECURSOS

9.1 A partir da data de publicação no DOERJ de cada etapa abaixo relacionada, o candidato terá o prazo de até 7 (sete) dias úteis para interpor recursos relativo a (ao):

a) Gabarito da prova objetiva;

b) Gabarito da prova discursiva, na forma de padrões de respostas;

c) Notas da prova discursiva;

9.2. A apresentação e os prazos dos recursos deverão obedecer ao Regulamento do Concurso.

10 NOTA FINAL DE CLASSIFICAÇÃO

10.1 A nota final de classificação, para cada candidato aprovado, será a média ponderada das notas das Provas Objetiva e Discursiva, conforme os pesos abaixo:

a) Prova Objetiva: 4 (quatro)

b) Prova Discursiva: 6 (seis)

10.2 Na apuração da nota final de classificação, quando a divisão não for exata, levar-se-á em conta a fração, sem arredondamento ou aproximação.

10.3 Ocorrendo igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido considerando-se os critérios abaixo, na seguinte ordem:

a) Maior nota na Prova Discursiva;

b) Maior nota na Prova Objetiva;

c) Maior tempo de experiência profissional na área de conhecimento, objeto da inscrição do candidato, exigência prevista na alínea "l" item 12.1.

10.3.1 - Os candidatos que tiverem mesma pontuação deverão apresentar no prazo definido pela Superintendência de Recursos Humanos a exigência comprobatória da alínea "c" deste item.

10.3.2 - O candidato que não entregar a exigência acima, no prazo definido pela Superintendência de Recursos Humanos, ficará na classificação imediatamente subsequente, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, dentro do quantitativo de vagas previstos nas respectivas áreas de conhecimento deste Edital.

11 HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

11.1 O resultado final com a classificação dos candidatos aprovados no concurso, após homologação pela Superintendência de Recursos Humanos - SRH será divulgado conforme definido no Regulamento do Concurso.

12 EXAME MÉDICO E ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

12.1 Para fins de nomeação, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas fixado neste Edital será convocado pela Superintendência de Recursos Humanos - SRH através de telegrama, para submeter-se ao exame médico e apresentar a documentação (original e cópia) abaixo relacionada:

a) 02 (dois) retratos 3 x 4;

b) Certidão de nascimento ou casamento;

c) Documento de identidade;

d) CPF;

e) Comprovante de naturalização, para o brasileiro naturalizado;

f) Certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos brasileiros do sexo masculino;

g) Título de eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos brasileiros;

h) Titulação correspondente ao cargo/perfil;

i) Certidão de nascimento dos filhos;

j) No caso de candidato estrangeiro, deverá ser apresentada a documentação necessária à nomeação, de acordo com a legislação vigente;

k) Formação acadêmica definida na alínea "f" item 2 deste Edital;

l) Experiência anterior mínima de 02 (dois ) anos para o perfil de Analista de Sistemas.

12.2 O não comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo conforme definido no Regulamento do Concurso significará desistência da vaga e consequente eliminação do Concurso, devendo a SRH convocar o candidato subsequente, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

12.3 O candidato considerado inapto no exame médico, para o exercício das atribuições do cargo, será eliminado do Concurso.

12.4 A falta de comprovação dos requisitos exigidos para o cargo / perfil, conforme item 2 do presente
Edital, no prazo definido no Regulamento do Concurso implicará na eliminação do candidato.

13 DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 A inscrição no Concurso significará, para todo e qualquer efeito, aceitação expressa, por parte do candidato, de todas as condições, normas e exigências constantes deste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento, bem como de todos os atos que forem expedidos sobre o Concurso.

13.2 As informações constantes na lista de Confirmação de Inscrição e da Folha de Instruções de todas as Provas são partes integrantes deste Edital.

13.3 Não haverá, sob qualquer pretexto, segunda chamada de provas, sendo considerado reprovado ou excluído do Concurso o candidato que deixar de fazê-las.

13.4 Não será admitida a realização de provas fora dos locais e horários designados previamente.

13.5 Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas ou aparelhos eletrônicos de qualquer espécie.

13.6 Não será devolvida, em hipótese alguma, qualquer taxa paga.

13.7 São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de inf ormações e a atualização de seu endereço residencial enquanto o Concurso estiver dentro do prazo de validade, não se responsabilizando a SRH/UERJ por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato, em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

13.8 Não será permitido ao candidato fumar no local da prova.

13.9 Será excluído do Concurso, em qualquer de suas fases, o candidato que:

a) Não observar as disposições deste Edital;

b) Inserir, no corpo das Provas Objetiva e Discursiva, o seu nome, assinatura, local de realização, ou qualquer outro sinal que lhe possa identificar a autoria;

c) For surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou se utilizar de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, telefone celular, calculadora, aparelhos eletrônicos ou quaisquer outros aparelhos de telecomunicações, bem como for responsável por falsa identificação pessoal;

d) Faltar ou chegar atrasado a qualquer das provas;

e) Deixar de entregar o Cartão Resposta da Prova Objetiva e o Caderno de Respostas da Prova Discursiva;

f) Deixar de assinar a Lista de Presença;

g) Ausentar-se, temporariamente, do local da prova, sem o acompanhamento do fiscal, após ter assinado a lista de presença;

h) Utilizar-se de processos ilícitos na realização das provas, comprováveis por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico, ainda que a constatação ocorra posteriormente;

i) Comportar-se de modo a perturbar a realização das provas pelos demais candidatos, causando evidente prejuízo a estes;

j) Deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido.

13.10 A exclusão do Concurso de um candidato pelas razões indicadas neste Edital caberá à Comissão Organizadora, cuja decisão será publicada no DOERJ .

13.11 O candidato quando nomeado estará submetido ao estágio probatório de 36 (trinta e seis) meses ao longo do qual terá seu desempenho avaliado segundo critérios estabelecidos pela UERJ.

13.12 O Concurso terá validade de 2 (dois) anos a partir da data de publicação no DOERJ do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Superintendência de Recursos Humanos da UERJ.

13.13 Os casos omissos serão decididos pela Superintendência de Recursos Humanos da UERJ.

UERJ, de fevereiro de 2010

Sergio Corrêa Marques
Superintendente de Recursos Humanos

REGULAMENTO DO CONCURSO PÚBLICO

REFERENTE AO EDITAL N.º 032/SRH/2010

A COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO PÚBLICO torna pública a realização de concurso público para provimento imediato de vagas e para cadastro de reserva do cargo efetivo do quadro de pessoal técnico-administrativo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mediante as condições estabelecidas no Edital de Abertura e neste Regulamento. Processo nº 9785/2009.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso será regido pelo Edital em referência e por este Regulamento, e será executado pela Superintendência de Recursos Humanos da UERJ.

1.2 O presente Concurso Público visa ao provimento do cargo Técnico Universitário-Superior efetivo do quadro de pessoal da UERJ, para o perfil de Analista de Sistema, nas áreas de conhecimento Desenvolvimento de Sistemas e Suporte e Infraestrutura, conforme discriminado no referido Edital.

2- DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão efetuadas conforme Cronograma - Anexo I, exclusivamente através da internet.

2.2 Procedimentos para inscrição:

a) Certificar-se que atende a todos os requisitos exigidos conforme item 2 do Edital em referência.

b) Acessar o endereço eletrônico www.srh.uerj.br/concurso onde estarão disponibilizados o Edital do Concurso para impressão, a Ficha de inscrição on -line e o boleto bancário.

c) proceder a inscrição conforme solicitado e previsto no próprio endereço eletrônico, atentando para o Edital e este Regulamento.

d) Efetuar o pagamento do boleto, conferindo seu nome, cargo e perfil contido no mesmo, até a data de vencimento, em qualquer instituição bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na internet.

e) Não serão aceitos depósitos bancários ou qualquer tipo de transferência bancária em favor da UERJ.

2.3 Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá fazer sua inscrição conforme procedimentos acima, comparecendo ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, Centro de Treinamento, 1º andar, sala 02, bloco E, no horário de 10 às 16 horas de 2ª a 6ª feira somente nos dias úteis.

2.4 A inscrição somente será efetivada após confirmação, pela instituição bancária, do pagamento do boleto no valor de R$ 80,00 (oitenta reais).

3 DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS PARA REALIZAÇÃO DA(S) PROVA(S) E AVALIAÇÃO CAPACITANTE

3.1 O candidato que necessitar de atenção especial para participar das provas, conforme previsto no referido Edital, portador ou não de deficiência, deverá solicitar o atendimento especial, informando sempre a natureza da necessidade, observado o item 2.2.

3.2 As solicitações de atenção especial serão analisadas e atendidas segundo critérios de viabilidade e razoabilidade, sendo comunicado do atendimento ou não quando da confirmação da inscrição.

3.3 O candidato deverá enviar, via SEDEX, para UERJ / SRH Concursos, no endereço situado à Rua São Francisco Xavier, 524, térreo, sala 115, CEP 20559-900, Rio de Janeiro, no prazo definido no Cronograma - Anexo I, os seguintes documentos: laudo médico (original ou cópia autenticada) comprobatório da sua deficiência, incluindo a referência do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID-10) e cópia do documento de identidade.

3.4 Os candidatos portadores de deficiência deverão submeter-se à junta médica do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho - DESSAUDE / SRH, que terá decisão conclusiva sobre a qualificação do candidato e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo que pretende ocupar.

4.1 DA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 Para isenção do pagamento da referida taxa, será utilizada como critério a renda familiar mensal que é a soma dos rendimentos obtidos por todas as pessoas residentes no mesmo domicílio do candidato, composta do valor bruto obtido do trabalho formal ou informal, aposentadoria, pensões, rendimentos de capital, imóveis e assemelhados e outros ganhos comprováveis ou não.

4.2 O candidato que atender ao critério estipulado no edital do concurso, deverá registrar o pedido da isenção no campo correspondente da Ficha Inscrição on-line e seguir todos os procedimentos citados no item 2 deste Regulamento, com exceção da alínea d.

4.3 Após concluir a inscrição on-line, o candidato deverá:

a) Preencher todos os campos do Formulário de Declaração de Hipossuficiência Financeira, imprimi-lo e anexar as cópias dos documentos comprovantes relacionados no mesmo, identificando em cada um sua origem e o beneficário do documento.

b) Enviar o formulário impresso e os documentos citados no inciso a, devidamente identificados, em envelope lacrado, juntamente com a cópia do documento de identidade, via SEDEX, ou entregá-los diretamente no endereço situado à Rua São Francisco Xavier, 524, térreo, sala 115, CEP 205 59-900, Rio de Janeiro, no prazo definido no Cronograma - Anexo I.

c) Os pedidos de isenção deverão ser encaminhados impreterivelmente até a data definida no Cronograma - Anexo I.

4.4 Os pedidos de isenção serão analisados e julgados pela Comissão Organizadora do Concurso no período definido no Cronograma - Anexo I.

4.5 A relação dos pedidos de isenção com as respectivas respostas será divulgada na internet no endereço eletrônico citado no item 2.2 até o dia definido no Cronograma - Anexo I e do resultado não caberá recurso.

5 CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 A lista de Confirmação de Inscrição estará disponível no endereço www.srh.uerj.br/concurso no período definido no cronograma - Anexo I.

5.2 O candidato deverá solicitar correção de dado(s) que porventura esteja(m) incorreto(s) comparecendo ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, Centro de Treinamento, 1° andar, sala 02, bloco E, no horário de 10 às 16 horas de 2ª a 6ª feira somente nos dias úteis.

5.3 Não será permitida alteração de cargo/perfil a partir da gravação dos dados.

6 DA COMISSÃO ORGANIZADORA

6.1. Compete à Comissão Organizadora do Concurso Público:

a) estruturar o concurso público, responsabilizando-se pela sua realização, desde a abertura das inscrições até a homologação final, salvo as atribuições específicas da Comissão Examinadora.

b) decidir sobre os pedidos de inscrição e de isenção do pagamento da taxa de inscrição.

c) analisar e decidir sobre impugnação de membro da Comissão Examinadora

d) decidir sobre a exclusão de candidatos pelas razões indicadas no Edital em referência.

7 DA COMISSÃO EXAMINADORA

7.1 Os integrantes da Comissão Examinadora serão profissionais vinculados à área de atuação da especialidade.

7.2 A Comissão Examinadora será composta por no mínimo, três membros e no máximo, cinco membros, sendo no mínimo um deles não pertencente ao Quadro de Servidores da UERJ.

7.3 Não poderão ser designados para compor a Comissão Examinadora, nem nelas permanecer:

a) Sócio ou professor de cursos preparatórios para concurso público na área do certame.

b) Cônjuge, companheiro, parente até o 3° grau e afim de pessoas enquadradas na hipótese do inciso anterior.

c) Cônjuge, companheiro, parente até o 3° grau e afim de candidato inscrito no respectivo certame. 7.4 Compete à Comissão Examinadora:

a) elaborar as questões de todas as provas previstas no edital do concurso .

b) elaborar o gabarito da prova objetiva e o padrão de respostas da prova discursiva.

c) corrigir a prova discursiva e avaliar os títulos encaminhados pelo candidato.

d) decidir sobre os recursos previstos no item 9 deste Regulamento.

8 DAS PROVAS

8.1 As informações sobre as provas encontram-se no item 8 do Edital do concurso.

8.2 Todas as etapas e prazos referentes às provas previstas estão definidos no Anexo I- Cronograma.

8.3 O resultado das provas será divulgado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

9 DOS RECURSOS

9.1 Os candidatos que interpuserem recursos previstos no Edital do concurso deverão:

a) Obedecer aos respectivos prazos definidos no Cronograma - Anexo I deste Regulamento;

b) Efetuar o pagamento da taxa - para cada recurso interposto - no valor unitário de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) no Banco Itaú, agência 6134, conta corrente nº 01569-9, em nome de UERJ / SRH Concursos;

c) Formular um requerimento específico com argumentação para cada recurso, e anexar o respectivo comprovante de pagamento de taxa de recurso;

d) Protocolar os recursos no endereço e horário citado no item 2.2 deste Regulamento.

10 HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

10.1 O resultado final da classificação no concurso, após homologação pela Superintendência de Recursos Humanos - SRH será divulgado, conforme definido no Anexo I- Cronograma.

11 CONVOCAÇÃO PARA EXAME MÉDICO E ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

11.1 O não comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo de 8 (oito) dias após a data da publicação da convocação conforme Anexo I - Cronograma, significará desistência da vaga e consequente eliminação do Concurso, devendo a SRH convocar o candidato subsequente, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

11.2 A falta de comprovação dos requisitos exigidos para o cargo / perfil, conforme item 2 do presente Edital, no prazo de 30 dias a contar da publicação do Edital de convocação, implicará na eliminação do candidato.

11.3 A comprovação de exercício profissional será feita através da carteira de trabalho ou do contrato social ou contracheque completo.

12 APROVEITAMENTO DAS VAGAS

12.1 Após a ocupação das vagas, a UERJ poderá disponibilizar novas vagas, para provimento, conforme as necessidades da Universidade e a disponibilidade orçamentária, com cargas horárias iguais ou diferentes das previstas neste Edital, dentro da validade do concurso.

12.2 O candidato remanescente convocado para aproveitamento de nova vaga poderá abrir mão de sua posição na ordem de classificação e optar por permanecer entre os aprovados, em último lugar, aguardando nova vaga, desde que haja outro(s) candidato(s) remanescente(s), caso em que se procederá à imediata convocação do candidato subseqüente.

12.3 Se o candidato remanescente convocado para aproveitamento de nova vaga for único, a não aceitação da proposta implicará na desistência do candidato e no automático encerramento da validade do concurso.

13 DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 Para a realização das provas, o candidato deverá apresentar o original do mesmo documento de identidade informado no ato da inscrição on-line e o Cartão de Confirmação de Inscrição. A não apresentação do Cartão de Confirmação de Inscrição pelo candidato não o impede de participar da prova;

13.2 Serão considerados documentos oficiais de identidade com fotografia: aqueles emitidos pelas Secretarias de Segurança Pública, pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica), pelas Polícias Militares, pelos Conselhos ou Ordens de Classe e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - modelo com fotografia;

13.3 O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições para que o candidato seja seguramente identificado, inclusive sua assinatura;

13.4 O candidato que não apresentar qualquer documento oficial de identidade no(s) dia(s) da(s) prova(s) não poderá participar da(s) mesma(s), sendo considerado desistente;

13.5 O candidato será submetido à inscrição condicional caso o documento de identidade apresente dúvidas quanto à assinatura, fotografia ou número de registro;

13.6 Nos casos de roubo, perda ou extravio do documento oficial de identidade, o candidato deverá apresentar documento que comprove o registro policial, expedido no máximo há 30 dias, sendo então submetido à identificação condicional;

13.7 Ao candidato não será permitido fazer as provas em local diferente do que foi informado conforme definido no item 5.1.

13.8 Todas as provas deverão ser realizadas com caneta de tinta indelével preta ou azul, não sendo corrigidas aquelas escritas a lápis;

13.9 Somente será permitido ao candidato se retirar do local da prova depois de decorrido uma hora do início das provas objetiva e discursiva;

13.10 Após o término das provas, o candidato deverá entregar obrigatoriamente o caderno de questões e o cartão-resposta;

13.11 Não será permitido aos candidatos copiarem o gabarito do seu cartão resposta;

13.12 Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando: todos tiverem concluído as provas objetiva e discursiva ou se o tempo tiver se esgotado para o registro;

13.13 Os casos omissos serão decididos pela Superintendência de Recursos Humanos da UERJ.

Sergio Corrêa Marques
Superintendente de Recursos Humanos

ANEXO I
CRONOGRAMA

ETAPA PERÍODO / DATA/ HORÁRIO
Inscrições on-line 12/02/10 até 11/03/10
Inscrições com pedido de isenção 12/02/10 até 24/02/10
Resultado dos pedidos de isenção 01/03/10
Envio do laudo médico, pelos candidatos portadores de deficiência 12/02/10 até 24/02/10
Prazo final Pagamento do boleto bancário 15/03/10
Confirmação das inscrições A partir de 18/3/10
Pedidos de correção de dados da inscrição Até 23/3/10
Realização das provas objetiva e discursiva 11/04/10
Divulgação do gabarito das provas objetiva e discursiva Até 15/4/10
Interposição de recursos - gabarito das provas objetiva e padrão resposta da discursiva 15/4/10 até 28/4/10
Divulgação do gabarito final das provas objetiva e discursiva após recursos Até 30/4/10
Divulgação das notas definitivas da prova objetiva
Divulgação das notas da prova discursiva Até 11/5/2010
Interposição de recursos de notas da prova discursiva 11/5/10 até 19/5/10
Publicação dos resultados dos recursos de recontagem das notas da prova discursiva A partir de 28/5/10
Resultado Final

Superintendência de Recursos Humanos /UERJ
CONCURSO TÉCNICO -ADMINISTRATIVO
10/02/2010

ANEXO I

PERFIL DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Organização de computadores. Tipos e representações de dados numéricos; Aritmética binária; Álgebra booleana; Codificação de caracteres; Componentes da UCP; Modos de endereçamento; Arquitetura de processadores; Linguagem de montagem; Ligação (Linking); Modos de operação do hardware; Estrutura de E/S.

2. Sistemas Operacionais (SO). Conceitos gerais; Chamadas ao SO, Processos e Threads; Programação concorrente; Gerenciamento do processador; Escalonamento; Gerenciamento de memória, Gerenciamento de E/S; Sistemas de Arquivo.

3. Sistemas Distribuídos. Arquiteturas paralelas e distribuídas, Conceitos; Modelo cliente/servidor em 2 e 3 camadas; Cluster; Sincronismo e filas de mensagens, temporização, redundância e tolerância da falhas; Modelo RPC e RMI.

4. Comunicação de Dados e Redes Locais. Conceitos gerais, Arquiteturas e topologias, Modelo TCP/IP. Protocolos: IP, TCP, UDP, ARP, SMTP, HTTP, FTP, LDAP; Padrão IEEE 802.3, Conceitos de redes sem fio (Wi-Fi).

5. Ambientes Operacionais. Microsoft Windows, Unix e Linux; Máquinas Virtuais.

6. Desenvolvimento de Software. Métricas e estimativas de software: Análise por pontos de função; Metodologias de desenvolvimento de software: RUP - Processo Unificado da Rational; Metodologias Ágeis (eXtreme Programming); Técnicas de Estimativa de Projetos: APF (Análise por pontos de função); Padrões de projetos (MVC - Model-View-Controller). Análise Orientada à Objetos: principais conceitos: abstração, classes, subclasses, herança e composição, polimorfismo; identificação de classes primárias; classes derivadas; mensagens e seus tratadores; representação; linguagem de modelagem UML (Unified Modeling Language);. Projeto de sistemas de informação: Conceitos fundamentais; Planejamento das atividades de análise; projeto de entrada e de saída; controle de sistemas; implementação de sistemas. Testes; Ferramentas CASE; SOA e Web Services: conceitos básicos e aplicações; Padrões de Projeto.

7. Gerência de Projetos. Conceitos básicos, Gerenciamento de Projetos baseado no PMBOK.

8. Algoritmos e Estruturas de Dados Fundamentos de lógica de programação: tipos de dados; expressões estruturadas de controle e repetição; pseudocódigos, fluxogramas; estruturas de dados homogêneas e heterogêneas: representação e manipulação de matrizes, listas, filas, pilhas e árvores; algoritmos de ordenação; análise de complexidade de algoritmos.

9. Técnicas e Linguagens de Programação. Programação orientada a objetos e evento; acesso a banco de dados; desenvolvimento de aplicações distribuídas; criação de componentes; plataforma J2EE, Java, Desing Patterns, Frameworks; Conceitos e projeto de aplicações para Internet.

10. Banco de Dados. Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): Conceitos; Linguagem de consulta estruturada (SQL); Modelo Relacional de Dados; Formas normais; Transação; Commit em duas fases; Serialização; Bloqueios (granularidade, exclusivos, compartilhados e de intenção); Método otimista de controle de concorrência; Níveis de Isolamento de transações; Visões (atualização de dados); Restrições (de domínio, chave candidata, chave estrangeira, definidas para tabela, assertivas); Ações na restrição de chave estrangeira; avaliação postergada de restrições.

11. Apoio à Decisão. Modelo dimensional; Drill Down; Esquemas estrela e floco de neve; Métricas aditivas, não aditivas e semi-aditivas; Dimensões não estáveis; Agregação de fatos; Uso de fatos agregados; Procedimentos de extração, transformação e carga.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALUR, Deepak e outros - Core J2EE* Patterns - 2ª Edição, 2004, Ed. Campus.

BEZERRA, Eduardo - Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML - 2ª Edição, 2007, Ed. Campus.

CARAVANTES, Geraldo R; PANNO, Cláudia; KLOECKNER, Mônica C. - Administração: teorias e processo - São Paulo, 2005, Ed. Pearson.

COUGO, Paulo - Modelagem Conceitual e Projeto de Banco de Dados - Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.

DATE, C. J. - Introdução a sistemas de bancos de dados - Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2000.

ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. - Sistemas de banco de dados - São Paulo: Ed. Pearson, 2005.

FLANAGAN, David - JavaScript: o Guia Definitivo - 4ª Edição, 2004, Ed. Artmed - Bookman.

HALL, Marty, BROWN, Larry - Core Servlets e JavaServer Pages - Volume 1, 1ª Edição, 2005, Ed. Ciência Moderna.

HENNESY, John L. e PATTERSON, David A. - Arquitetura de Computadores. Uma Abordagem Quantitativa - Tradução da 3ª Edição Americana, 2003, Ed. Campus.

HEUSER, Carlos Alberto - Projeto de banco de dados - 6ª Edição, Porto Alegre: Ed. Artmed, 2009.

HOROWITZ, Ellis, SAHNI, Sartaj - Fundamentos de estruturas de dados - 2ª Edição, 1986, Ed. Campus.

KORTH, Henry e outros - Sistema de Banco de Dados - 3ª Edição, 1999, Ed. Makron Books;

LARMAN, Craig - Utilizando UML e Padrões - 3ª Edição, 2005, Ed. Bookman.

LAUREANO, Marcos - Máquinas Virtuais e Emuladores: Conceitos, Técnicas e Aplicações - 1ª Edição, 2006, Ed. Novatec.

MACEDO, Marcelo da Silva - Construindo Sites Adotando Padrões Web - 1ª Edição, 2004, Ed. Ciência Moderna.

MAGALHAES, Ivan Luizio e PINHEIRO, Walfrido Brito - Gerenciamento de Serviços de TI na Prática - Uma Abordagem com Base na ITIL - 1ª Edição, 2007, Ed. Novatec.

MCMENAMIN, Stephen M; PALMER, John F. - Análise Essencial de Sistemas - São Paulo: Ed. Makron, 1991.

MINASI, Mark - Dominando o Windows Server 2003: a Bíblia - 1ª Edição, 2003, Ed. Makron Books.

NORTHCUTT, Stephen, NOVAK, Judy, MCLACHIAN, Donald, - Segurança e Prevenção em Redes - 1ª Edição, 2001, Ed. Kerkeley Brasil.

POMPILHO, S. - Análise essencial: Guia Prático de Análise de Sistemas - Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2002.

PRESSMAN, Roger S. - Engenharia de Software - 6ª Edição, 2006, Ed. McGraw-Hill.

RAY, Eric - Aprendendo XML - 1ª Edição, 2001, Ed. Campus.

SEBESTA, Robert - Conceitos de Linguagens de Programação - 5ª Edição, 2003, Ed. Bookman.

SÊMOLA, Marcos - Gestão da Segurança da Informação - 1ª Edição, 2003, Ed. Campus.

SIEVER, Ellen; et al. - Linux: O Guia Essencial - 5ª Edição, 2006, Ed. Bookman.

SILBERSCHATZ, Abraham; GALVIN, Petter B. e GAGNE, Greg; - Fundamentos de Sistemas Operacionais - 6ª Edição, 2004, Ed. LTC.

SILBERSCHATZ, Abraham; KORTH, Henry F.; SUDARSHAN, S. - Sistema de bancos de dados - 3ª Edição, 1999, Ed. Makron.

SOMMERVILLE, Ian - Engenharia de Software - São Paulo: Ed. Pearson, 2005.

STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W. - Princípios de Sistemas de Informação: uma abordagem gerencial - Rio de Janeiro: Ed. LTC, 2002.

TANENBAUM, Andrew S. - Sistemas Operacionais Modernos - 2ª Edição, 2003, Ed. Prentice-Hall.

TANENBAUM, Andrew S. - Rede de Computadores - 4ª Edição, 2003, Ed. Campus.

VARGAS, Ricardo - Manual Pratico do Plano de Projeto: Utilizando O PMBOK Guide 3rd Edition, 3ª. Edição, Editora Brasport, 2007.

YOURDON, Edward - Análise estruturada modern a - Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.

ANEXO I

PERFIL SUPORTE E INFRAESTRUTURA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Organização de computadores. Tipos e representações de dados numéricos; Aritmética binária; Álgebra booleana; Codificação de caracteres; Componentes da UCP; Modos de endereçamento; Arquitetura de processadores; Linguagem de montagem; Ligação (Linking); Modos de operação do hardware; Estrutura de E/S.

2. Sistemas Operacionais (SO). Conceitos gerais; Chamadas ao SO, Processos e Threads; Programação concorrente; Gerenciamento do processador; Escalonamento; Gerenciamento de memória , Gerenciamento de E/S; Sistemas de Arquivo.

3. Sistemas Distribuídos. Arquiteturas paralelas e d istribuída s, conceitos; Modelo cliente/servidor; Cluster; Sincronismo, redundância e tolerância da falhas; Modelo RPC e RMI.

4. Comunicação de Dados e Redes Locais. Conceitos, arquiteturas e topologias; Modelo OSI e TCP/IP. Protocolos: IPv4, IPv6, TCP, UDP, IPSec, ARP, SNMP, SSH, DNS, DHCP, SMTP, HTTP, FTP, LDAP; Padrão IEEE 802.3, Redes sem fio (Wi-Fi), infraestruturada.

5. Ambientes Operacionais. Microsoft Windows, Unix e Linux; Máquinas Virtuais: instalação, configuração, clonagem, migração; Sistema de Arquivos; Gerenciamento lógico de volumes.

6. Sistemas de Armazenamento. Disco IDE, SATA, PATA e SCSI; RAID; Storage; Rede de armazenamento (SAN) e servidores de armazenamento (NAS). Sistema de Arquivos Distribuídos: NFS, SMB, configuração e gerência.

7. Automatização de procedimentos. Scripts (Windows e Linux: bat, bash, sh, csh) e programas em linguagem "C"; Compiladores, ligadores (link-editor), Gerenciadores de projeto (make, gmake, ant) e interpretadores.

8. Gerência e monitoramento de recursos e ativos de TI. Conceitos ; Administração de sistemas; Escalonamento (schedule) de proce ssos, planejamento e controle (cron); Monitoração de infra-estrutura; Tecnologia de armazenamento ("storage") e virtualização de mídias e sistemas; Gerenciamento de serviços; Análise de arquivos de log; Análise de desempenho; Planejamento, configuração e controle de processos de cópia de segurança ("backup"); Implantação, configuração e uso de software para gerenciamento de rede SNMP. Analisador de tráfego e pacotes de rede.

9. Serviços Distribuídos. Instalação, configuração, monitoramento e gerência de aplicações de servidores e clientes: SSH, Web (Apache e Web Internet Information Services (IIS), módulos, domínios virtuais), SAMBA, integração NFS e SMB, LDAP, NIS e Serviços de diretório Microsoft Active Directory (AD), NFS, DNS; Correio eletrônico: QMAIL, POP, IMAP, Sendmail, Postfix, aplicativos clientes e Webmail; Proxy e cache (Squid, autenticação).

10. Servidores de aplicação. Servidores de aplicação J2EE/JEE, Fundamentos, Alta disponibilidade e escalabilidade; Administração e tunning, Publicação (deploy); Máquina Virtual Java (JVM); Tomcat e JBoss; Ambientes integrados Apache-TomCat-JBoss-Frameworks-SGBD.

11. Infraestrutura de redes. Cabeamento estruturado categorias de acordo com a NBR 14.565. Cabeamento ótico. Ativos de rede: especificação, configuração, monitoramento e gerenciamento de hubs, switches (nível 2, 3 e 7), Pontos de Acesso (nível 2 e 3), roteadores, VLANs, ACLs e Firewalls, VLAN Trunking Protocol (VTP), Qualidade de serviço (QoS); Padrão IEEE 802.1D, IEEE 802.1Q/p, IEEE 802.1w, IEEE 802. 1S, IEEE 802.1X, IEEE 802.3u, IEEE 802.3z, IEEE 802.3ae, IEEE 802.3af.; Família de protocolos do padrão IEEE 802.11; Redes sem fio ad hoc, infraestruturada, mesh; Configuração, planejamento e tunning de protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP. Configuração e ajustes em interfaces Ethernet (10/100/1000 Mbps), MetroEthernet. PPP; Equipamentos CISCO e 3Com.

12. Segurança. Conceitos; Confidencialidade, disponibilidade e integridade; segregação de funções; Política de segurança da informação; Códigos maliciosos: vírus, vermes (worm), cavalos de Tróia, programas espiões (spyware e adware), capturadores de teclas (keyloggers), backdoors, rootkits; Controle de acesso; Controle de acesso baseado em papéis (Role Based Access Control - RBAC); Single sign -on; Filtragem de tráfego com firewalls ou listas de controle de acesso (ACLs); ataques de negação de serviço (Denial of Service - DoS), ataques distribuídos de negação de serviço (Distributed Denial of Service - DDoS); sistemas de detecção de intrusão (Intrusion Detection Systems - IDS), sistemas de prevenção de intrusão (Intrusion Prevention Systems - IPS); comunicação segura com Secure Sockets Layer - SSL, Transport Layer Security - TLS ou Secure Shell - SSH.

13. Serviços de rede com segurança. Configuração segura de servidores de correio eletrônico, técnicas de identificação e controle de spam; filtragem de conteúdo e controle de acesso em proxies web; monitoramento, análise de registros de acesso (logs). Configuração segura de servidores de DNS, Web, SFTP e SSH.

14. Certificados Digitais. Conceitos gerais; Algoritmos de encriptação; Criptografia de chave pública (assimétrica), criptografia de chave secreta (simétrica), hashes criptográficos, Certificados Digitais; Assinatura digital ; Documentos de declaração de práticas de certificação; Hardware para o armazenamento de chaves privadas (Hardware Security Module - HSM); ICP Brasil; Projeto ICPEdu/RNP.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, "Norma NBR/ISO/IEC -17799: Tecnologia da Informação - Técnicas de Segurança - Código de Prática para gestão segura da informação", 2005.

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, "Norma NBR-14565: Procedimento básico para elaboração de projetos de cabeamento de telecomunicações para rede interna estruturada", 2000.

ALBITZ, Paul; CRICKET, Liu; "DNS e BIND", 4ª Edição, 2001, Ed. Campus.

ALUR, Deepak; CRUPI, John e MALKS, Dan; "Core J2EE Patterns", 2ª Edição, 2004, Ed. Campus.

Apache.org; "Apache HTTP Server Version 2.0 Documentation", consultado em 2009. Disponível em http://httpd.apache.org/docs/2.0/

Cisco Systems, Inc., "Internetwork Design Guide", consultado em 2009. Disponível em www.cisco.com/en/US/docs/internetworking/design/guide/idg4.html

Cisco Systems, Inc., "Internetworking Technology Handbook", consultado 2009. Disponível em www.cisco.com/en/US/docs/internetworking/technology/handbook/ito_doc.html

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) / Antispam.br; "Antispam.br - Material para Administradores de redes", consultado em 2009. Disponível em http://antispam.br/admin

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) / Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), "Cartilha de Segurança para Internet", Versão 3.1, 2006. Disponível em http://cartilha.cert.br/livro

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) / NIC BR Security Office (NBSO), "Práticas de Segurança para Administradores de Redes Internet", Versão 1.2, 16 de maio de 2003. Disponível em www.cert.br/docs/seg-adm-redes/seg-adm-redes.html.

FARLEY, M.; "Storage Networking Fundamentals: An Introduction to Storage Devices, Subsystems, Applications, Management, and Filing Systems". 2004, Cisco Press.

HENNESY, John L. e PATTERSON, David A., "Arquitetura de Computadores. Uma Abordagem Quantitativa", Tradução da 3ª Edição Americana, 2003, Ed. Campus.

BÄCK, M., KOETTER, P. B., HILDEBRANDT, R., MCDONALD, A., RUSENKO, D. e TAYLOR, C., "Servidor de e-mail Linux", 1ª Edição, 2006 Ed. Prentice-Hall, Pearson.

HOAG, Melanie, "Servidor Web usando Apache", 1ª Edição, 2002, Ed. Berkeley.

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, "Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil", www.iti.gov.br

JARGAS, Aurélio M., "Shell Script Profissional", 2008, Editora Novatec.

JBoss by Red Hat, "Administration And Configuration Guide for JBoss Enterprise Application Platform 5.0", 2009. Disponível em www.redhat.com/docs/en-US/JBoss_Enterprise_Application_Platform/5.0.0/pdf/ Administration_And_Configuration_Guide/Administration_And_Configuration_Guide.pdf

KEOGH, Jim, "J2EE - The Complete Reference", 2002, Ed. Osbborne McGraw Hill.

KUROSE, J. F e ROSS, K. W, "Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down", 3ª Edição, 2006, Pearson Brasil.

LAUREANO, Marcos, "Máquinas Virtuais e Emuladores: Conceitos, Técnicas e Aplicações", 1ª Edição, 2006, Ed. Novatec.

MARCELO, Antonio; "Apache: Configurando o Servidor WEB para Linux", 3ª Edição, 2006, Ed. Brasport.

MARCELO, Antonio; "Squid - Configurando o Proxy para Linux", 5ª Edição, 2006, Ed. Brasport.

MAURA, Douglas R. e SCHMIDT, Kevin J., "SNMP Essencial", 200 1, Ed. Campus.

MENETH, Evi; SYNDER, Garth e Hein, TRENT R., "Manual Completo do Linux: Guia do Administrador", 2ª Edição, 2007, Ed. Pearson., Prentice Hall do Brasil.

MINASI, Mark; "Dominando o Windows Server 2003: a Bíblia", 1ª Edição, Ed. Makron Books, 2003.

OPPENHEIMER, Priscilla, "Projeto de redes Top-Down: Um enfoque de análise de sistemas para o projeto de redes empresariais", 1999, Editora Campus, CISCO Press.

Rede Nacional de Pesquisa (RNP), "ICPEDU - Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa", consultado em 2009. Disponível em https://www.icp.edu.br/

SIEVER, Ellen; et al.; "Linux: O Guia Essencial", 5ª Edição, 2006, Ed. Bookman.

SILBERSCHATZ, Abraham; GALVIN, Petter B. e GAGNE, Greg; "Fundamentos de Sistemas Operacionais", 6ª Edição, 2004, Ed. LTC.

STEEN, Maarten V. e TANENBAUM, Andrew; "Sistemas Distribuídos: Princípios e Paradigmas", 2ª Edição, 2007, Ed. Pearson Brasil, Prentice Hall do Brasil.

Sun Microsystems, "The Java EE 5 Tutorial", consultado em 2009. Disponível em http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/JavaEETutorial.pdf

TANENBAUM, Andrew, "Rede de Computadores", 4ª Edição, 2003, Ed. Campus.

TANENBAUM, Andrew. S., "Sistemas Operacionais Modernos", 2ª Edição, 2003, Ed. Pearson, Prentice-Hall do Brasil.

The Xen Team, "Xen Users' manual", Xen v2.0 for x86, University of Cambridge, UK, consultado em 2009. Disponível em www.xen.org/files/xen_user_manual.pdf

ZWICKY, Elizabeth D.; COOPER, Simon; CHAPMAN, D. Brent, "Construindo Firewalls para a Internet", 2ª Edição, 2000, Ed. Campus.

Superintendência de Recursos Humanos /UERJ
CONCURSO TÉCNICO -ADMINISTRATIVO
10/02/2010