UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ

Notícia:   Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ abre 23 vagas de nível Superior

UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO

Nº 003/CEPUERJ/2010

APRESENTAÇÃO

O Reitor da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ, através da Superintendência de Recursos Humanos - SRH, torna público, por intermédio do Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CEPUERJ), o Edital de Concurso Público de acordo com o Processo nº 1367/2010 para provimento imediato sob o regime estatutário do cargo Técnico Universitário Superior/ Perfil: Bibliotecário do quadro de pessoal efetivo da UERJ, considerando a LEI Nº 4.796, de 29 de junho de 2006,que dispõe sobre a reestruturação do quadro de pessoal dos servidores Técnico-administrativos da UERJ.

1 DA UERJ

Criada em 1950, tem como fins precípuos a execução do ensino superior, da pesquisa e da extensão, a formação de profissionais de nível superior, a prestação de serviços à comunidade e a contribuição à evolução das ciências, letras e artes e ao desenvolvimento econômico e social.

A UERJ possui uma gama de cursos de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas do conhecimento para a formação profissional, cultural e científica de aproximadamente 23 mil alunos, distribuídos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo. As Faculdades e Institutos encontram-se vinculados a quatro Centros Setoriais: Biomédico, Ciências Sociais, Educação e Humanidades e Tecnologia e Ciências. Na estrutura funcional além das unidades acadêmicas e administrativas, encontramos também o Hospital Universitário Pedro Ernesto.

2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 O concurso será regido pelo Edital em referência e será executado pelo CEPUERJ/Coordenação de Processos Seletivos, Rua São Francisco Xavier 524, Pav. João Lyra Filho, 1º andar, Bloco A, sala 1028.

2.2 O presente Concurso Público visa ao provimento do cargo Técnico Universitário Superior / Bibliotecário, para um total de 06 (seis) vagas existentes e formação de cadastro de reserva, distribuídas de acordo com o quadro a seguir:

Municípios onde se encontram as Unidades

Nº DE VAGAS REGULAR

VENCIMENTO BASE (Referência janeiro 2010)

CARGA HORÁRIA Semanal

Rio de Janeiro

03

2.550,53

40

Resende

01

Teresópolis

01

Friburgo

01

2.2.1 Farão parte das vagas existentes e do cadastro de reserva os candidatos aprovados nas provas objetivas de acordo com os critérios estabelecidos neste edital. A utilização do cadastro de reserva obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final publicada no Diário Oficial.

2.3 As vagas existentes conforme subitem 2.2 são para ingresso imediato e os candidatos aprovados no certame poderão ser lotados em qualquer órgão da UERJ.

3. DAS ATRIBUIÇÕES DO PERFIL de Bibliotecário

3.1 Organiza, dirige e executa trabalhos técnicos relativos às atividades biblioteconômicas, desenvolvendo um sistema de catalogação, classificação, referência e conservação do acervo bibliográfico para armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e colocá-las à disposição dos usuários.

4. DOS REQUISITOS PARA OCUPAÇÃO DO CARGO

a) ter sido aprovado e classificado no concurso público, de acordo com o que estipula este Edital, seus anexos e retificações;

b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos, na data de efetivo início do exercício no cargo;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

e) estar inscrito regularmente no Cadastro de Pessoas Físicas;

f) ter ensino superior completo em instituição reconhecida pelo MEC em Biblioteconomia;

g) estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia;

H) ser considerado apto física e mentalmente para o exercício das atribuições do cargo no exame médico admissional e entregar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse. 5.DAS INSCRIÇÕES

5.1 As inscrições serão efetuadas exclusivamente através da Internet no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, das 10h do dia 28/06/2010 às 19:00 horas do dia 16/07/2010, observado o horário oficial de Brasília.

5.2 O valor da taxa de inscrição será de: R$ 80,00.

5.3 Procedimentos para inscrição:

a) Certificar-se que atende a todos os requisitos exigidos conforme item 4 do Edital em referência;

b) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso UERJ/Bibliotecário onde estarão disponibilizados o Edital do Concurso para download e impressão, o Formulário de Solicitação de Inscrição e o boleto bancário;

c) Acessar o link Formulário de Solicitação de Inscrição, digitar seu CPF, selecionar o cargo ao qual deseja concorrer e a opção Realizar Inscrição. Após este procedimento, aparecerá na tela o Formulário de Solicitação de Inscrição que deverá ser preenchido em todos os campos solicitados e após o referido preenchimento, enviá-lo para cadastramento através do botão específico (ENVIAR), aguardando a geração completa do boleto bancário;

D) Imprimir em papel A4, o boleto para pagamento da taxa de inscrição e efetuar o pagamento até a data de vencimento, em espécie, em qualquer Instituição Bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na internet.

5.4 Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá fazer sua inscrição conforme procedimentos acima, comparecendo ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

5.5. Da Isenção da Taxa de Inscrição

5.5.1 Serão aceitos pedidos de isenção de taxa de inscrição no período de 28/06 a 02/07/2010 conforme Edital de Isenção, divulgado no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, link Concurso UERJ/Bibliotecário.

5.5.2 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para aqueles candidatos que declararem hipossuficiência de recursos financeiros, comprovarem renda bruta familiar mensal de até 2 (dois) salários mínimos e entregarem a documentação necessária, conforme definido no Edital de Isenção do Concurso.

5.5.3 Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição que não atendam às condições para sua concessão, qualquer que seja o motivo e aqueles:

a) Enviados via fax ou via correio eletrônico;

b) Fora do prazo estabelecido no cronograma;

c) Que não obedeçam aos critérios definidos do Edital de Isenção;

d) Que não contenha todas as declarações previstas.

5.5.4 O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido, e que desejar participar do concurso, deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição através de boleto bancário, obedecendo ao prazo determinado no Cronograma de Atividades e seguindo as orientações conforme item 5.

5.6. Informações Complementares

5.6.1 A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de aceitação de todas as normas constantes no presente Edital, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

5.6.2 Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou fora do período e horários estabelecidos, quaisquer que sejam as razões alegadas, salvo pelo adiamento oficial do período inicialmente divulgado.

5.6.3 Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou por qualquer outra via que não especificada neste Edital.

5.6.4 A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma, ainda que tenha sido efetuada em duplicidade, nem haverá parcelamento da mesma. A taxa só será devolvida salvo em caso de cancelamento do certame.

5.6.5 Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição.

5.6.6 O candidato que fizer qualquer declaração falsa ou inexata ao se inscrever ou que não possa satisfazer todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas.

5.6.7 O candidato deverá manter sob sua guarda uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, por questões de segurança e para esclarecimentos de eventuais dúvidas.

5.6.8 O CEPUERJ não se responsabilizará por solicitações de inscrição não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transmissão de dados.

5.6.9 O simples recolhimento da taxa de inscrição na agência bancária não significa que a inscrição no Concurso tenha sido efetivada. A efetivação será comprovada através do recebimento do crédito do pagamento pela instituição bancária e do recebimento da documentação exigida, quando for o caso.

5.6.10 Não será aceito depósito em conta corrente do CEPUERJ, agendamento de pagamento ou pagamento após a data de vencimento, constante do boleto bancário.

5.6.11 Após a identificação do recebimento do pagamento do boleto bancário referente a taxa de inscrição pelo CEPUERJ, o boleto bancário ficará indisponível para impressão. Assim sendo, o candidato poderá após 72 horas de ter efetuado o pagamento da taxa de inscrição, confirmar se o mesmo foi creditado corretamente, da seguinte maneira:

a) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso UERJ/Bibliotecário;

b) Digitar seu CPF, o cargo ao qual concorre e escolher a opção Situação do Boleto. Neste momento, caso o pagamento tenha sido recebido, aparecerá a mensagem: "Você já se encontra em nosso cadastro e seu pagamento foi recebido com sucesso".

c) Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá verificar a situação de seu pagamento, comparecendo ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

6. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1 O Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), estará disponível no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso UERJ/Bibliotecário, opção Cartão de Confirmação de Inscrição, a partir das 10 horas, do dia 12/08/2010.

6.2 É dever do candidato a conferência dos dados impressos no Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI). Os eventuais erros de digitação como nome, identidade, etc. deverão ser corrigidos somente no dia de realização da prova.

6.3 Caso o candidato não possua acesso à internet para obtenção ou correção de dados do CCI, o mesmo poderá comparecer ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

6.4 Somente serão processadas as correções no CCI, das solicitações que forem realizadas até o dia 17/08/2010, às 18:00 horas.

6.5 O candidato deverá imprimir o Cartão de Confirmação (CCI) e portá-lo no dia de realização das provas.

6.6 As informações obtidas por meio de contato telefônico junto à Coordenadoria de Concursos e Processos Seletivos não se revestem de caráter oficial, devendo o candidato utilizar-se dos meios indicados no presente Edital para informar-se sobre as datas, locais e horários de realização das provas.

7. DAS ETAPAS DO CONCURSO

7.1 O Concurso compreenderá três etapas, a saber: Prova Objetiva, Exame Médico Admissional e Entrega de Documentação.

8. DA PROVA OBJETIVA (Etapa 1) Eliminatória e Classificatória

8.1 A Prova Objetiva esta prevista para ser realizada no dia 22/08/2010 às 9:00 horas, no município do Rio de Janeiro e terá a duração de 5 (cinco) horas.

8.2 A data prevista para a realização da prova poderá ser alterada. No Cartão de Confirmação de Inscrição serão informados os locais, o horário e a data definitiva da prova.

8.3 A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, contará de 70 (setenta) questões do tipo múltipla escolha, valendo 225 pontos, contendo cada uma delas 4 (quatro) opções de resposta e 1 (uma) única resposta correta, conforme quadro abaixo:

Conteúdo da prova

Nº de Questões

Peso de cada questão

Total de Pontos

Mínimo de Pontos

Língua Portuguesa - LP

25

2

50

10

Conhecimentos Específicos

50

3

150

60

Inglês - ING

25

1

25

5

TOTAL

100

-

225

75

8.4 Serão considerados aprovados na prova objetiva os candidatos que obtiverem:

a) Mínimo de pontos exigido em cada conteúdo, conforme quadro acima e

b) Nota final (somatório de todos os conteúdos) igual ou superior a 75 (setenta e cinco) pontos.

8.5 As questões da Prova Objetiva serão elaboradas de acordo com o conteúdo programático e as bibliografias sugeridas que constam do Anexo I deste Edital.

8.6 Informações Complementares

8.6.1 O candidato deverá comparecer ao local destinado à realização da prova, com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, portando caneta esferográfica (tinta azul ou preta), cartão de confirmação de inscrição (CCI) e documento de identidade original informado no ato da inscrição.

8.6.2 Não serão aceitas fotocópias nem protocolos de documentos sem foto ou ainda boletim de ocorrência em órgão policial como documento de identificação. Os documentos a serem apresentados deverão estar em boas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

8.6.3 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares e pelo Corpo de Bombeiro Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc); passaporte, certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

8.6.4 O candidato não poderá alegar desconhecimento do local de realização da prova, data e horário como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo alegado, caracterizará desistência do candidato.

8.6.5 Ao candidato só será permitida a realização da prova em data, local e horário constantes no cartão de confirmação de inscrição (CCI), não havendo, portanto, segunda chamada das mesmas.

8.6.6 Não será admitido ingresso de candidato ao local de realização das provas após o horário fixado para seu início. Os portões dos locais de prova serão fechados impreterivelmente às 9:00 horas.

8.6.7 O cartão resposta será considerado como documento único e definitivo para efeito de correção das provas objetivas, devendo ser assinado e preenchido corretamente pelo candidato, de acordo com as instruções contidas na contracapa da prova e no próprio cartão resposta, não sendo substituído em hipótese alguma por erro do candidato no preenchimento.

8.6.8 Os candidatos poderão ser identificados digitalmente nas respectivas salas da prova, através de sistema específico.

8.6.9 Os celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão obrigatoriamente ser desligados e ficarão de posse do candidato em envelope lacrado, para garantir a lisura do certame.

8.6.10 Será considerado eliminado do concurso o candidato que se recusar a ser identificado ou que violar o lacre do envelope.

8.6.11 Não será permitida a marcação do cartão resposta por outra pessoa que não seja o candidato, salvo o caso de o mesmo ter solicitado condições especiais, conforme subitem 8.6.22, mediante autorização da Coordenação de Concursos e Processos Seletivos.

8.6.12 Ao término da prova, o candidato deverá entregar, obrigatoriamente, ao fiscal de sala o cartão resposta da Prova Objetiva, podendo levar consigo o referido caderno de prova.

8.6.13 Não haverá, qualquer que seja o motivo alegado, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em virtude de afastamento do candidato da sala de prova.

8.6.14 Será de inteira responsabilidade do candidato a devolução do cartão resposta da Prova Objetiva ao fiscal, sendo eliminado do Concurso aquele que não devolvê-lo.

8.6.15 Será atribuída nota zero à questão que, no cartão resposta, não estiver assinalada, que contiver mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legível ou com campo de marcação não preenchido integralmente.

8.6.16 Não será permitida, em hipótese alguma, consulta a livros, revistas, texto, notas, códigos, folhetos ou assemelhados. Tampouco será permitida a utilização de quaisquer aparelhos eletrônicos, tais como máquinas de calcular, agendas, relógios com calculadora, walkman, gravador, pager, palm top, I-pods, telefone celular, receptores que possibilitem comunicações a distância, sob pena de desclassificação.

8.6.17 O candidato para se retirar do recinto das provas, somente poderá fazê-lo com a devida autorização da coordenação e acompanhamento de fiscal.

8.6.18 Por motivo de segurança, os candidatos só poderão ausentar-se, definitivamente, do recinto das provas após 40 minutos contados a partir do efetivo início das mesmas.

8.6.19 Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos só serão liberados após todos terem terminado ou encerrado o período de realização da prova, assinando a Ata de Prova, atestando, assim, a idoneidade da finalização da prova.

8.6.20 O candidato que não observar o disposto nos subitens 8.6.8, 8.6.16, 8.6.17, 8.6.18 e 8.6.19, deverá assinar o Termo de Ocorrência do Concurso. Caso o candidato se negue a assinar o documento, o fato será relatado no referido Termo de Ocorrência e assinado pelos fiscais de sala e pelo Coordenador Local.

8.6.21 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança.

8.6.22 O candidato que necessitar de condições especiais para a realização da prova, deverá enviar ao CEPUERJ/Coordenação de Processos Seletivos, Caixa Postal 46.520, Agência Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20.551-970, através de carta registrada com AR, requerimento com exposição de motivos, acompanhado de atestado médico original (com assinatura e número do registro profissional) até o dia 30/07/2010 (data da postagem).

8.6.23 A solicitação de condições especiais para a realização da prova será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e e razoabilidade.

8.6.24 Não serão concedidas condições especiais para a realização da prova ao candidato que não as solicitar no prazo determinado no subitem 8.6.22.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS E DOS RECURSOS

9.1 O gabarito da Prova Objetiva será divulgado no dia 23/08/2010, a partir das 11h, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso UERJ/Bibliotecário e nos quadros de avisos do CEPUERJ - Rua São Francisco Xavier, nº 524, Bloco A - 1º andar - Maracanã Rio de Janeiro RJ.

9.2 O candidato poderá solicitar recurso, após a publicação dos gabaritos, no período de 24 até 30/08/2010, às 19 horas.

9.2.1 O recurso deverá ser unitário por questão, constando a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, tomando por base apenas as bibliografias sugeridas constantes do Anexo I, com indicação obrigatória do(s) título(s) da(s) referência(s), do(s) capítulo(s) e da(s) página(s) onde o fundamento do recurso é encontrado, e adotar os procedimentos descritos abaixo:

a) Acessar o endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento e o link Concurso UERJ/Bibliotecário, onde estará disponível o modelo do Formulário de Solicitação de Recurso e o boleto de pagamento da taxa de recurso, no valor de R$ 24,00.

b) Digitar seu CPF, selecionar seu Cargo, escolher a opção Solicitação de Recurso e clicar no botão Enviar;

c) Cumprir as orientações constantes da tela denominada Procedimento para Elaboração de Recurso;

d) Preencher corretamente todos os campos do Formulário de Solicitação de Recurso e, enviá-lo através do botão específico (ENVIAR);

e) Aguardar a geração completa do boleto bancário para pagamento da taxa de recurso e imprimir o referido boleto em papel A4;

f) Efetuar o pagamento até a data de vencimento, em espécie, em qualquer Instituição Bancária, nos caixas eletrônicos ou nos serviços bancários na internet;

g) Caso o candidato não possua acesso à internet para solicitação de recursos, o mesmo poderá comparecer ao Campus da UERJ, situado à Rua São Francisco Xavier, 524, 1º andar, sala 1006, bloco A, no horário de 10 às 17 horas, de 2ª a 6ª feira - dias úteis.

h) Os candidatos que tiverem obtido isenção da taxa de inscrição, estão isentos do pagamento da taxa de recursos.

9.3 Não será aceito recurso por via postal, telegrama, fax ou qualquer outro meio que não seja o especificado neste Edital, qual seja o site do CEPUERJ disponível 24 horas por dia no período de solicitação de recurso.

9.4 Será indeferido, liminarmente, o recurso que:

a) Não estiver fundamentado nas bibliografias sugeridas indicadas no Anexo I;

b) For interposto fora do período acima descrito;

c) Não for constatado o pagamento da taxa de recurso no período definido e horário de pagamento bancário dos serviços de internet.

9.5 Após o julgamento dos recursos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos indistintamente a todos os candidatos, que não os obtiveram na correção inicial.

9.6 A decisão final da Banca Examinadora quanto ao gabarito da prova objetiva constitui última instância para recursos e revisão, sendo ela soberana em suas decisões, razão pela qual serão indeferidos, liminarmente, recursos ou revisões adicionais.

9.7 Os resultados dos recursos estarão à disposição dos candidatos para ciência, no CEPUERJ, Pav. João Lyra Filho, 10 andar, bloco A, sala 1006, das 10 às 17 horas, a partir do dia 15/09/2010.

9.8 A taxa de recurso não será devolvida, sob nenhuma alegação.

10. DOS RESULTADOS DA PROVA OBJETIVA

10.1 O resultado da Prova Objetiva será divulgado no dia 15/09/2010, a partir das 11 horas, no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br, Concursos em Andamento, link Concurso UERJ/Bibliotecário e nos quadros de avisos do CEPUERJ

10.2 A listagem de pontuação obedecerá à seguinte legenda:

a) APROVADO - atendeu ao critério especificado no subitens 8.3 e 8.4;

b) REPROVADO - não atendeu aos critérios especificados no subitens 8.3 e 8.4;

c) ELIMINADO - faltou à prova ou desistiu de prestar o concurso ou deixou de atender as determinações previstas quando da realização da prova.

11 CLASSIFICAÇÃO FINAL

11.1 A nota final de classificação, para cada candidato aprovado, será através do somatório das notas obtidas nos conteúdos da Prova Objetiva, conforme discriminado nos subitens 8.3 e 8.4.

11.2 Se houver empate na classificação final, serão considerados para fins de desempate, os seguintes critérios, na ordem descrita a seguir:

1º ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Conhecimentos Específicos (CE);

2º ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Língua Portuguesa (LP);

3º ter obtido maior número de pontos no conteúdo de Inglês (ING);

4º sorteio público.

12 HOMOLOGAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

12.1O resultado final da classificação no concurso, após homologação pela Superintendência de Recursos Humanos - SRH, será divulgado conforme definido no cronograma de atividades do Concurso.

12.2 O candidato só será nomeado no cargo após ser declarado apto no Exame Médico Admissional e na Entrega de documentação.

12.3 O candidato quando nomeado será submetido à estágio probatório de 36 meses ao longo do qual terá seu desempenho avaliado segundo critérios estabelecidos pela UERJ.

12.4 A UERJ não se responsabilizará por eventuais custos relacionados à locomoção e/ou transferência do candidato entre o município da sua residência e o da sede do concurso, em qualquer fase do concurso.

13 DO EXAME MÉDICO E DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO (Etapas 2 e 3 ) - Eliminatórias

13.1 Para fins de nomeação, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas fixado neste edital será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro (DOERJ) convocado pela Superintendência de Recursos Humanos - SRH, através de telegrama via Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), para submeter-se ao exame médico e apresentar a documentação exigida, no prazo definido.

13.2 Será eliminado o candidato que não se apresentar na convocação no prazo de 8 (oito) dias, contados a partir da data da publicação no DOERJ, observado o registro de entrega do telegrama, não cabendo qualquer recurso.

13.3 O exame médico admissional terá por objetivo avaliar as condições físicas e mentais, consideradas as exigências das atividades inerentes ao cargo.

13.4 O exame médico será realizado no município do Rio de Janeiro, em local designado pela SRH.

13.5 O candidato uma vez convocado, se residir em local diverso, deverá se deslocar para a capital deste Estado, com recursos próprios.

13.6 Os candidatos selecionados na prova objetiva que forem portadores de deficiência serão submetidos a junta médica do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho - DESSAUDE/SRH, que emitirá decisão conclusiva sobre a qualificação do candidato e o grau de deficiência capacitante para o exercício do cargo que pretende ocupar.

13.7 No exame médico não serão atribuídas notas, sendo o candidato apenas qualificado como "apto" ou "inapto".

13.8 O candidato será eliminado do concurso:

a) se não comparecer ao exame médico;

b) se for considerado inapto no exame médico;

c) se não atender as exigências e prazos estabelecidos pelo DESSAUDE/SRH.

13.9 Os candidatos convocados para a realização do exame médico deverão portar a carteira de identidade original com a qual se inscreveram.

13.10 Se algum candidato for considerado "inapto", será convocado para avaliação médica o candidato de classificação subsequente e assim sucessivamente, até que todas as vagas estejam preenchidas.

13.11 O candidato deverá apresentar a documentação (original e cópia) abaixo relacionada:

a) 02 (dois) retratos 3 x 4;

b) certidão de nascimento ou casamento;

c) documento de identidade;

d) CPF;

e) PIS/PASEP/NIT;

f)comprovante de residência no nome do candidato;

g) comprovante de naturalização, para o brasileiro naturalizado;

h) certificado de reservista e prova de estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos brasileiros do sexo masculino;

i) título de eleitor e prova de estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos brasileiros;

j) certidão de nascimento dos filhos;

k) no caso de candidato estrangeiro, deverá ser apresentada a documentação necessária à nomeação, de acordo com a legislação vigente;

l) diploma de graduação em Biblioteconomia, conforme definida na alínea "f" item 5 deste Edital (duas cópias);

m) registro no Conselho Regional de Biblioteconomia;

n) comprovante de regularização junto ao Conselho Regional de Biblioteconomia;

o) outros documentos a serem requisitados pela SRH, quando pertinente.

13.12 O não comparecimento do candidato, nesta fase, no prazo definido no telegrama de convocação, significará desistência da vaga e eliminação do Concurso, devendo a SRH convocar o candidato subsequente, seguindo rigorosamente a ordem de classificação.

13.13 A falta de comprovação dos requisitos exigidos para o cargo / perfil, conforme item 5 do presente Edital, no prazo definido pela SRH implicará na eliminação do candidato.

13.14 O candidato que for convocado para assumir vaga, não poderá receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública, ressalvado os casos de acumulação previstos na legislação específica.

13.15 Os candidatos aprovados no numeroso serão nomeados em 2011, tendo em vista o que estabelece a Resolução nº 23.089, do Tribunal do Superior Eleitoral de 01/07/2009.

14 DA COMISSÃO ORGANIZADORA

14.1 Compete à Comissão Organizadora do Concurso Público:

a) estruturar o concurso público, responsabilizando-se pela sua realização, desde a abertura das inscrições até a homologação final, salvo as atribuições específicas da Comissão Examinadora.

b) decidir sobre os pedidos de inscrição e de isenção da taxa de inscrição.

c) analisar e decidir sobre impugnação de membro da Comissão Examinadora

d) decidir sobre a exclusão de candidatos pelas razões indicadas no Edital em referência.

15 DA COMISSÃO EXAMINADORA

15.1 Os integrantes da Comissão Examinadora serão profissionais com formação na área de conhecimento dos conteúdos previstos no item 8.3.

15.2 A Comissão Examinadora será composta por, no mínimo, três membros e, no máximo, nove membros, sendo um deles não pertencente ao Quadro de Servidores da UERJ.

15.3 Não poderão ser designados para compor a Comissão Examinadora, nem nelas permanecer:

a) Sócio ou professor de cursos preparatórios para concurso público na área do certame.

b) Cônjuge, companheiro, parente até o 3º grau e afim de pessoas enquadradas na hipótese do inciso anterior.

c) Cônjuge, companheiro, parente até o 3º grau e afim de candidato inscrito no respectivo certame.

15.4 Compete à Comissão Examinadora:

a) elaborar as questões de todas as provas previstas no item 8.

b) decidir sobre os recursos previstos no item 9.

16 DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1 Não será permitido ao candidato entrar na sala de prova portando armas, aparelhos eletrônicos de qualquer espécie, como também, o uso de óculos escuros ou quaisquer acessórios como bonés, chapéu, gorro, etc ou protetores auriculares.

16.2 São de inteira responsabilidade do candidato o fornecimento de informações e a atualização de seu endereço residencial enquanto o Concurso estiver dentro do prazo de validade, não se responsabilizando a SRH e o CEPUERJ/UERJ por eventuais prejuízos que possa sofrer o candidato, em decorrência de informações incorretas ou insuficientes.

16.3 Não será permitido ao candidato fumar no local da prova, conforme Lei nº 5.517 de 17/08/2009 e Decreto 41.121 de 16/11/2009.

16.4 Será excluído do Concurso, em qualquer de suas fases, o candidato que:

a) não observar as disposições deste Edital;

b) for surpreendido, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou se utilizar livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, telefone celular, calculadora, aparelhos eletrônicos ou quaisquer outros aparelhos de telecomunicações, bem como for responsável por falsa identificação pessoal;

c) faltar ou chegar atrasado a qualquer das provas;

d) deixar de entregar o Cartão Resposta da Prova Objetiva;

e) deixar de assinar a lista de presença;

f) ausentar-se, temporariamente, do local da prova, sem o acompanhamento do fiscal, após ter assinado a lista de presença;

g) utilizar-se de processos ilícitos na realização das provas, comprováveis por meio eletrônico, estatístico, mecânico, visual ou grafotécnico, ainda que a constatação ocorra posteriormente;

h) comportar-se de modo a perturbar a realização das provas pelos demais candidatos, causando evidente prejuízo a estes;

i) deixar de apresentar os documentos solicitados no prazo estabelecido.

16.5 A exclusão do Concurso de um candidato pelas razões indicadas neste Edital será publicada no DOERJ.

16.6 O Concurso terá validade de 2 (dois) anos a partir da data de publicação no DOERJ da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Superintendência de Recursos Humanos da UERJ.

16.7 Dentro da validade do Concurso que trata o item 16.6, a UERJ, através da SRH, poderá disponibilizar novas vagas para provimento, a seu critério.

16.8 Decorridos 5 (cinco) anos da realização do concurso, todos os documentos e processos a ele relativos serão incinerados, independente de qualquer formalidade.

16.9 A UERJ não fornecerá declarações de aprovação no certame, valendo como declaração, a publicação do resultado final no DOERJ.

16.10 A constatação, a qualquer tempo, de que o candidato prestou qualquer informação fraudulenta, acarretará sua eliminação deste Concurso Público. No caso de já ter tomado posse, será eliminado, depois de assegurado o direito ao contraditório e ampla defesa, sem prejuízo das demais medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis ao caso.

16.11 Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações ou acréscimos, enquanto perdurar o certame. Qualquer retificação deste edital, que se fizer necessária, será publicada no Diário oficial, constará no sitio do CEPUERJ e também no mural do mesmo.

16.12 Os casos omissos serão decididos pela Superintendência de Recursos Humanos da UERJ, Centro de Produção da UERJ ouvida a Comissão do Concurso.

16.13 O candidato que não desejar ocupar a vaga quando convocado poderá solicitar final de fila, através de solicitação oficial a SRH que será analisada pela Comissão Organizadora do Concurso.

17 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

ATIVIDADES

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Inscrições on-line

28/06 a 16/07/2010

Solicitação de isenção de taxa de inscrição

28/06 a 02/07/2010

Resultado das solicitações de isenção de taxa de inscrição

09/07/2010

Solicitação de condições especiais para a prova

Até 30/07/2010

Impressão de cartão de confirmação de inscrição - CCI

Após 12/08/2010

Correções no cartão de confirmação de inscrição - CCI

Até 17/08/2010

Realização da Prova Objetiva

22/08/2010

Divulgação do gabarito da Prova Objetiva

23/08/2010

Interposição de recursos ao gabarito da Prova Objetiva

24 a 30/08/2010

Resultado do recurso ao gabarito da Prova Objetiva e Resultado da Prova Objetiva

15/09/2010

Resultado Final e Convocação

15/09/2010

- Ao acessar o endereço eletrõnico do CEPUERJ (www.cepuerj.uerj.br) atualize sempre a página, de modo a poder obter novas informações inseridas;

- Todos os materiais disponíveis na página para consulta estarão em formato PDF, portanto é necessário que você tenha instalado em seu computador o Acrobat Reader,

- Recomenda-se chegar ao local de realização da prova com uma hora de antecedência, portando identidade, CCI e caneta esferográfica (tinta azul ou preta);

- As provas terão duração de até 5 horas e você não poderá se ausentar da sala para comprar água ou alimentos. Assim, na sala de realização da prova, será permitida a entrada de garrafas de água, biscoitos, barras de cereais, balas, etc; juntamente com saco plástico para a coleta dos restos e destinação adequada ao término;

- Caso você seja usuário de medicamentos de uso contínuo, não se esqueça de portá-los consigo, pois não será permitido ausentar-se do local de prova para comprá-los;

- Haverá, no dia de realização da prova, um médico de plantão e medicamentos para atendimentos emergenciais básicos.

LOCALIZE-SE

CAMPUS DA UERJ

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ

CENTRO DE PRODUÇÃO DA UERJ

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1º Andar, Bloco A, Sala 1006.

COORDENADORIA DE PROCESSOS SELETIVOS

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1º Andar, Bloco A, Sala 1029.

SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, Térreo, Bloco F, Sala T.114.

CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO - CAC

O edital com as normas e procedimentos dos concursos organizados pelo CEPUERJ, encontram-se disponíveis para consulta e impressão no endereço eletrônico www.cepuerj.uerj.br. Caso ainda persistam dúvidas, o candidato poderá entrar em contato através de e-mail, pessoalmente ou via teleatendimento:

E-mail: concursoscepuerj@yahoo.com.br

Recepção - Rua São Francisco Xavier 524 Maracanã, RJ, Pavilhão João Lyra Filho, 1º Andar, Bloco A, Sala 1006, 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 horas.

Tele atendimento 2334-0639, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 19 horas.

COMO CHEGAR À UERJ - Campus Francisco Negrão de Lima - Maracanã

Ônibus

As linhas de ônibus listadas abaixo passam pela Rua São Francisco Xavier, entrada da UERJ, ou pelo Boulevard Vinte e Oito de Setembro e Professor Manoel de Abreu, próximas à Universidade. Salte no primeiro ponto de ônibus do Boulevard Vinte e Oito de Setembro, volte e vire à esquerda, seguindo a Rua Felipe Camarão até chegar à Rua São Francisco Xavier. Se o ônibus passar pela Avenida Professor Manoel de Abreu, salte no último ponto antes da Rua Felipe Camarão. Vire à esquerda, seguindo a Rua Felipe Camarão até chegar à Rua São Francisco Xavier.

Centro: 222, 232, 239, 240, 241, 247, 249, 260, 267, 383, 391, 433, 438 ou 455

Rodoviária: 266 (via Boulevard Vinte e Oito de Setembro)

Zona Sul: 432, 433, 434, 435, 438, 456, 457 ou 455

Zona Norte: 232, 239, 247, 249, 260, 266, 267, 268, 269, 383, 391, 455, 456, 457, 630, 639, 638 ou 711 Zona Oeste/Barra: 240, 241, 266, 267, 268 ou 269

Metrô: Pegue a Linha 2 do metrô e salte na estação Maracanã. Quem vem pela Linha 1 deve fazer a transferência na estação Botafogo e pegar a Linha 2 e então saltar na estação Maracanã.

ANEXO I

LÍNGUA PORTUGUESA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leitura e compreensão de textos de diferentes gêneros e domínios discursivos; Unidade e diversidade da língua portuguesa: variação regional, variação social e registros de usos; Funções da linguagem; Níveis de coerência e mecanismos de coesão textual; Pontuação gramatical e expressiva; Elementos mórficos; processos de formação de palavras; Emprego das diferentes classes de palavra; Período simples: funções sintáticas; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; emprego do acento grave; Sintaxe de colocação; Período composto: processos sintáticos de estruturação, comportamento sintático das orações e relações lógico discursivas marcadas pelos conectores; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos, hipônimos; polissemia, denotação e conotação; figuras de linguagem; Ortografia, ortoepia e prosódia; Emprego estilístico da língua portuguesa; Ensino da língua portuguesa; Parâmetros Curriculares Nacionais. Redação oficial: gêneros textuais; funcionalidade; qualidades fundamentais; marcas linguísticas.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. 2ed. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

BRASIL.MEC/SEMTEC. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, MEC/ Secretaria e Educação Média e Tecnologia, 2000. Disponível na Internet via http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf

BRASIL.MEC/ SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Disponível na Internet via http://mecsrv04.mec.gov.br/sef/estrut2/pcn5a8.asp

DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.) Gêneros Textuais & Ensino. 3ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em Prosa Moderna. 26ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Sintaxe: estudos descritivos da frase para o texto.Rio de Janeiro: Elvesier, 2008.

Morfologia: estudos lexicais em perspectiva sincrônica. Rio de Janeiro: Elvesier, 2007.

Fonética, Fonologia e Ortografia: estudos fono-ortográficos do português. Rio de Janeiro: Elvesier, 2007.

HOUAISS, Antônio e VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

MARTINS, Nilce Sant'Anna. Introdução à Estilística: a expressividade na língua portuguesa. 4ed.rev. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

MEDEIROS, João Bosco. Correspondência: técnicas de comunicação criativa. 19ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino da gramática no 1º e 2º graus. 5ed. São Paulo: Cortez, 2000.

ULLMANN, Stephen. Semântica: uma introdução à ciência do significado. 5ed.Lisboa: Editora da Fundação Calouste Gulbenkian.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO. Teorias, metodologias, conceitos. PLANEJAMENTO EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: Missão, características e objetivos de uma biblioteca universitária; Planejamento estratégico em unidades de informação; Instrumentos de planejamento e avaliação; Espaço e Acessibilidade (NBR9050); Gestão do conhecimento e da informação; Competência informacional. ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: Gerenciamento de redes, sistemas de informação e bases de dados; Bibliotecas virtuais/digitais; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Marketing e Qualidade; Direitos autorais. NORMAS DE DOCUMENTAÇÃO: NBR 6023; NBR 6028; NBR 9050; NBR 10520; NBR 14724. CATALOGAÇÃO: Catalogação descritiva; Funções e formas de catálogos; Código de catalogação Anglo-americano; Formato MARC21. CLASSIFICAÇÃO E INDEXAÇÃO: Classificação Decimal Universal; Lista de Cabeçalhos de Assunto; Tabela de Cutter; Indexação: princípios, teorias e métodos; Catálogo e cabeçalhos de assunto. FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: Políticas de seleção e aquisição de coleções correntes e retrospectivas. Preservação. SERVIÇO DE REFERÊNCIA: Biblioteconomia de Referência; serviços e fontes de informação; Estudos de uso e de usuário; Comutação bibliográfica. PROFISSIONAL BIBLIOTECÁRIO: Ética profissional, missão e legislação.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

ALMEIDA, Maria Cristina Barbosa. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2005.

AMARAL, Sueli Angélica do. Marketing na ciência da informação. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília, 2007.

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério de Araújo & ARAÚJO, Ideliza Amélia. Modelo de gestão da informação do Programa de Comutação Bibliográfica - COMUT. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.18, n.1, p.121-130, jan./abr. 2008. Disponível em: <www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1723/1642>. Acesso em: 08 abr. 2010.

ARAÚJO JÚNIOR, Rogério Henrique. Precisão no processo de busca e recuperação da informação. Brasília, DF: Thesauros, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

____ . NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

____ . NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: <www.mpdft.gov.br/sicorde/NBR9050-31052004.pdf > Acesso em: 06 abr. 2010.

____ . NBR 10520: informação e documentação: citação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

____ . NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2005.

BARBALHO, Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Sílvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo: Polis: APB, 1995. (Coleção Palavra-Chave)

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil/leis/l9610.htm>. Acesso em: 08 abr. 2010.

CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeanete Marguerite (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

CÓDIGO de catalogação anglo-americano. Preparado sob a direção do Joint Steering Committee for Revision of AACR. 2. ed. rev. 2002. Tradução para a língua portuguesa sob a responsabilidade da FEBAB. São Paulo: FEBAB: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004-2005.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Código de ética profissional do Bibliotecário. Brasília, DF: CFB, 2003. Disponível em: <www.ced.ufsc.br/bibliote/crb/etica.html>. Acesso em 19 abr. 2010.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA (Brasil). Bibliotecários: legislação e órgãos de classe. Brasília, DF: CFB, 2003.

CUNHA, Murilo Bastos; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2008.

CUTTER,Richard A. Cutter-Sanborn three-figure author table. 3.ed. Englewood: Libraries Unlimitated, 1976.

DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes. Análise de assunto: teoria e prática. Brasília, DF: Thesaurus, 2007.

FEITOSA, A. Organização da informação na Web: das tags à web semântica. Brasília, DF: Thesaurus, 2006.

FERREIRA, Margarida M. MARC21: formato condensado para dados bibliográficos. 2. ed. Marília: UNESP, 2002.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília, DF: IBICT, 1994.

GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2001.

HAZEN, Dan et al. Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em bibliotecas e Arquivos, 2001.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. BDTD. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <www.bdtd.ibict.br>. Acesso em: 05 abr. 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. COMUT. Brasília, DF, 2010. Disponível em: <www.ibict.br/secao.php?cat=COMUT>. Acesso em: 05 abr. 2010.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. rev. atual. ampl. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2004.

MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Maria Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

MARCONDES, Carlos H. et al (Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2. ed. Salvador: UFBA; Brasília, DF: IBICT, 2006.

MELO, Ana Virgínia Chaves de; ARAÚJO, Eliany Alvarenga de. Competência informacional e gestão do conhecimento: uma relação necessária no contexto da sociedade da informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.12, n,2, p.1-11, maio/ago. 2007. Disponível em: < www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/view/49/90>. Acesso em 20 abr. 2010.

MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2009.

OGDEN, Sherelyn; GARLICK, Karen. Políticas de desenvolvimento de coleção e preservação. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em bibliotecas e Arquivos, 2001. p. 17-19. (CPBA; 30-32).

OLIVEIRA, Marlene (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do Bibliotecário. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2006.

PIEDADE, M. A. Requião. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Tradução de Tarcisio Zandonade. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.

ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília, DF: Briquet de Lemos/ Livros, 2002.

SANTOS, Ângela Sikorski, TOLFO, Suzana da Rosa. Competências demandas dos bibliotecários frente às novas tecnologias de informação em bibliotecas universitárias. Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 69-84, 2006. Disponível em: < www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/269/332>. Acesso em 20 abr. 2010.

SCHWEITZER, Fernanda. Os novos perfis dos profissionais da informação nas bibliotecas universitárias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Serie, São Paulo, v. 3, n.2, p. 80-88, jul./dez. 2007. Disponível em: < www.febab.org.br/rbbd/ojs-2.1.1/index.php/rbbd/article/view/45/50>. Acesso em: 20 abr. 2010.

TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos Livros, 2008.

TOMAEL, Maria Inês; VALENTIM, Marta Lígia Pomim (Orgs.). Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: Eduel, 2004.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rede Siriús Rede de Bibliotecas Uerj. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <www.rsirius.uerj.br>. Acesso em: 20 abr. 2010.

VALENTIM, Marta Lígia (Org.). Gestão da informação e do conhecimento. São Paulo: Polis: Cultura Acadêmica, 2008.

WEITZEL, S. R. Elaboração de uma política de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Niterói: Intertexto, 2006.

INGLÊS

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Relações entre textos e imagens: quadros, gráficos e tabelas / Coesão e coerência textuais / Interpretação: inferência, pressuposição e subentendido / Conhecimento de mundo e conhecimento prévio / Tempos, modos, vozes e aspectos verbais /Formação e classe de palavras /Grupos nominais.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Revistas especializadas e sites, em Língua Inglesa, voltados para a área do conhecimento em questão.

HARPER COLLINS Publishers. Collins Cobuild English Grammar. London: Collins Cobuild, 1994.

HORNBY, A.S, Oxford Advanced Learner´s Dictionary . 7ª edição. Oxford, 2005.