UFCSPA - Univ. Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS

Notícia:   Universidade de Ciência e Saúde - UFCSPA abre 20 vagas de diversos cargos

UFCSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 07/2010

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições e tendo em vista a Portaria do Ministério do Planejamento nº 124 de 15/03/2010, publicada no DOU, em 16/03/2010, as Portarias do Ministério da Educação nº 343 e nº 468 de 25/03/2010 e 13/04/2010, publicadas no DOU, em 26/03/2010 e 14/04/2010, respectivamente, torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Público para cargos do quadro de pessoal Técnico-Administrativo Nível de Classificação E (Nível Superior) e Nível de Classificação D (Nível Médio), desta Universidade, conforme a Lei nº 11.091, de 12/01/2005, e de acordo com Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, de acordo com a Lei nº 8.112, de 11/12/1990 e alterações e em conformidade com o Decreto nº 6.944 de 21/08/2009, assim como para a organização de um cadastro de reserva.

1 DA COORDENAÇÃO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA DO CONCURSO

O Concurso será realizado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e realizado pela FUNDATEC.

2 DA DIVULGAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES

A divulgação oficial do inteiro teor deste Edital, bem como as informações referentes a este Concurso, dar-se-ão através de Avisos, Informativos, Editais ou Listas de Resultados, no site na Internet, através dos endereços www.ufcspa.edu.br e/ou www.fundatec.com.br.

2.1 Procedimento para Inscrição via Internet

2.1.1 As inscrições serão realizadas no período de 04 a 27 de maio de 2010, via Internet, através dos endereços www.ufcspa.edu.br e/ou www.fundatec.com.br

2.1.2 O candidato deve preencher o formulário eletrônico, conferir os dados digitados e imprimir o seu documento para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser efetuado em qualquer agência bancária ou terminal de autoatendimento de banco do qual seja correntista até o dia 28 de maio de 2010. A UFCSPA e a FUNDATEC, em hipótese nenhuma, processarão qualquer registro de pagamento com data posterior ao dia 28 de maio de 2010.

2.1.2.1 Para efetuar a inscrição é imprescindível o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato que não o possuir, deverá solicitá-lo nos postos credenciados, localizados em qualquer agência do Banco do Brasil S.A., da Caixa Econômica Federal, dos Correios ou na Receita Federal em tempo hábil, isto é, antes do término das inscrições.

2.1.3 A FUNDATEC disponibilizará computador e pessoa habilitada para orientação, em caso de inscrição de candidatos que não tiverem acesso à Internet, na sua Sede, na Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012 - Porto Alegre/RS, no período estabelecido no subitem 2.1.1, em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.

2.1.4 O candidato terá sua inscrição provisória homologada pela FUNDATEC somente após o recebimento de confirmação de pagamento de sua taxa de inscrição através do Banco. Como todo esse procedimento é realizado por via eletrônica, o candidato que se inscrever pela Internet não deve remeter à UFCSPA ou à FUNDATEC cópia de sua documentação.

2.1.5 Os valores das Taxas de Inscrição são os seguintes:

2.1.5.1 Para os Cargos de Nível de Classificação E (Nível Superior): R$ 90,00 (noventa reais);

2.1.5.2 Para os Cargos de Nível de Classificação D (Nível Médio): R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais);

2.1.6 Não serão aceitas inscrições por via postal ou fac-símile, e-mail, condicionais ou extemporâneas.

2.1.7 Não serão considerados os pedidos de inscrição via internet, que deixarem de ser concretizados por falhas de computadores, congestionamento de linhas ou outros fatores de ordem técnica.

2.2 Da Isenção da Taxa de Inscrição

2.2.1 Poderão pleitear isenção da taxa de inscrição os candidatos que preencherem os requisitos estabelecidos no Decreto n. 6.593/2008, descritos a seguir:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico, de que trata o Decreto no 6.135, de 26 de junho de 2007;

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.

2.2.2 A isenção deverá ser solicitada durante a inscrição via internet, mediante requerimento do (a) candidato (a), até o dia 06 de maio de 2010, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, em que o (a) candidato (a) deverá, obrigatoriamente, indicar:

a) o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) a declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 2.2.1.

2.2.3 Os (As) candidatos (as) que não dispuserem de acesso à internet poderão utilizar-se do posto relacionado no subitem 2.1.3 deste Edital para efetuar a solicitação de inscrição com isenção de taxa.

2.2.4 A Fundatec consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo (a) candidato (a).

2.2.5 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do (a) candidato (a), podendo responder este (a), a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10, do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

2.2.6 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao (à) candidato (a) que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma, o prazo e os horários estabelecidos no tem 2.2.2.

2.2.7 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição por Correios, por fax ou por correio eletrônico.

2.2.8 Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela Fundatec. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado nos sites www.ufcspa.edu.br e www.fundatec.com.br e no subsolo do prédio da Reitoria, à Rua Sarmento Leite, 245, Centro, em Porto Alegre, RS, e na FUNDATEC - Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012 - Porto Alegre/RS no dia 17 de maio de 2010.

2.2.9 Os candidatos que tiverem o pedido de isenção indeferido, caso tenham interesse, deverão pagar o valor integral da taxa de inscrição até o último dia do prazo previsto no subitem 2.1.2

2.2.1 Não haverá isenção parcial do valor da taxa de inscrição.

2.3 Regulamentação

2.3.1 O candidato deverá possuir idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e possuir a escolaridade mínima exigida para o cargo na data da posse.

2.3.2 Os documentos comprobatórios de atendimento aos requisitos fixados neste Edital serão exigidos do candidato classificado na data da posse.

2.3.3 O candidato é responsável pelas informações prestadas no Requerimento de Inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros em seu preenchimento. O candidato que informar dados comprovadamente inverídicos será excluído do Concurso.

2.3.4 O candidato poderá se inscrever para um ou mais dos cargos deste Edital desde que atenda às exigências de cada cargo e as provas sejam realizadas em turnos diferentes, conforme Quadro de Realização das Provas, subitem 6.1.1. Será considerada, para fins de homologação de inscrição, a última inscrição cuja taxa de inscrição tenha sido paga pelo candidato.

2.3.5 O candidato deverá identificar claramente na ficha de inscrição, o nome do cargo para o qual concorre, sendo de sua inteira responsabilidade o preenchimento correto. A opção de cargo não poderá ser trocada após e efetivação do pagamento do bloqueto bancário.

2.3.6 Serão canceladas as inscrições pagas com cheque, agendamentos bancários e outros meios, sem a devida provisão de fundos. Não serão homologadas as inscrições cujos boletos não forem pagos.

2.3.7 Não haverá devolução de taxa de inscrição paga, seja qual for o motivo alegado.

2.3.8 O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização de provas deverá fazer essa solicitação, no ato de inscrição e entregar atestado médico, pessoalmente, ou por meio de procurador, à FUNDATEC - Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012 - Porto Alegre/RS, CEP: 91410-000, ou por SEDEX, remetido para este mesmo endereço, até o dia 28 de maio de 2010. A Comissão do concurso examinará a possibilidade operacional de atendimento à solicitação. Não será homologado o pedido de necessidades especiais para a realização da prova do candidato que descumprir quaisquer das exigências aqui apresentadas. Os atestados médicos terão valor somente para este concurso, não sendo devolvidos aos candidatos.

2.3.9 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá levar acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação ao tempo da prova da candidata. A FUNDATEC não se responsabilizará por acompanhantes menores de idade durante a realização das provas.

2.3.10 São considerados documentos válidos para inscrição: carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública - Institutos de Identificação (Cédula de Identidade), pela Polícia Federal, pelos Comandos Militares, pelas Polícias Militares e pelos órgãos ou conselhos fiscalizadores de exercício profissional; Certificado de Reservista; Carteiras Funcionais do Ministério Público; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identidade; Carteira de Trabalho; Passaporte (no prazo de validade); Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo expedido na forma da Lei nº 9.503/97, com fotografia).

2.3.11 A lista de inscritos será divulgada, no dia 02 de junho de 2010, através dos endereços www.ufcspa.edu.br e/ou www.fundatec.com.br e estará também à disposição no subsolo do prédio da Reitoria, à Rua Sarmento Leite, 245, Centro, em Porto Alegre, RS, e na FUNDATEC - Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012 - Porto Alegre/RS.

2.3.12 Os candidatos que efetuaram sua inscrição de forma regular e que, porventura, não constarem na lista referida no subitem 2.3.12 deste Edital deverão solicitar, por escrito, sua inclusão, anexando, para esse fim, os documentos necessários (registro de inscrição e comprovante de pagamento conforme o disposto no subitem 2.1.2 deste Edital), e encaminhá-la à FUNDATEC - Rua Prof. Cristiano Fischer, 2012 - Porto Alegre/RS, CEP: 91410-000, nos dias 04 a 07 de junho de 2010, das 9h às 17h.

3 DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

CARGOS DE NÍVEL "D"

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA - ALIMENTOS: Segurança, administração e controle de qualidade em laboratório; análises microbiológicas de alimentos (bactérias, coliformes, salmonelas, bolores e leveduras); análises físico-químicas de alimentos (pH, umidade, acidez, proteínas, carboidratos, cinzas e lipídeos); análises sensoriais; análises de água; microscopia; amostragem; vidrarias, utensílios e equipamentos; pesagem; preparo e padronização de reagentes e soluções; princípios de conservação de alimentos; tecnologia de produtos de origem animal (carnes e produtos avícolas, pescado, leite e mel); tecnologia de produtos de origem vegetal (frutas, legumes, hortaliças, cereais e bebidas); higiene e legislação.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA - INFORMÁTICA: Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas, aplicações e equipamentos de informática. Administrar e gerenciar redes e laboratórios de informática. Instalar projetores e equipamentos multimídia. Manusear câmeras e filmadoras digitais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA - MULTIMÍDIA: Projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas, aplicações e equipamentos de informática e multimídia. Administrar e gerenciar redes e laboratórios de informática e salas de aulas. Instalar projetores e equipamentos multimídia. Manusear câmeras e filmadoras digitais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS: desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE: implantar e manter sistemas Windows e Unix/Linux, buscando sempre atender às demandas dos usuários da instituição; instalar, configurar e administrar redes locais, identificando e suprindo as demandas de cabos, conectores, comutadores e outros dispositivos, bem como software e ferramentas de monitoramento para acompanhamento contínuo do estado da rede; implantar e realizar a manutenção de sistemas e aplicações; selecionar e utilizar ferramentas de auditoria e segurança, com o objetivo de prevenir e ou atender incidentes de segurança na instituição; administrar laboratórios de informática, procurando manter sempre o correto funcionamento do hardware e software das máquinas; desenvolver sistemas e aplicações; implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS - Realizar tarefas de caráter técnico relativas à produção de alimentos, executando experiências e ensaios de laboratórios, para cooperar no desenvolvimento e controle de fabricação desses produtos.

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECROPSIA - Reconstituir cadáveres humanos e de animais; formolizar cadáveres humanos e de animais; embalsamar cadáveres. Taxidermizar animais vertebrados; curtir peles; preparar esqueletos de animais; confeccionar dioramas, pesquisando característica dos animais e seu habitat. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: Realizar levantamentos topográficos e planialtimétricos; desenvolver projetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejar a execução, orçar e providenciar suprimentos; supervisionar a execução dos serviços; treinar mão-de-obra e realizar o controle tecnológico de materiais e do solo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA -Coordenar e acompanhar a execução do planejamento feito pelo nutricionista. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGOS DE NÍVEL "E"

ADMINISTRADOR: planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: desenvolver e implantar sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados, prestar suporte técnico ao usuário e o treinamento, elaborar documentação técnica; estabelecer padrões, coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados e pesquisar tecnologias em informática; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE: planejar, implementar, documentar e acompanhar projetos de sistema de informação de acordo com a realidade da instituição, considerando: as necessidades dos diversos setores da organização, o custo operacional, as tecnologias disponíveis (rede, softwares básicos, banco de dados) e o processo evolutivo dos recursos computacionais. Instalar e manter atualizado os sistemas operacionais utilizados pela Instituição, mantendo-os de forma a garantir o perfeito funcionamento dos computadores; estabelecer e implantar controles necessários para o acompanhamento e eficiência na execução dos sistemas de informação; analisar a performance dos computadores e determinar ajustes necessários a otimizar a operação dos sistemas; elaborar e executar rotinas de backup's, de forma a garantir a integridade da base de dados da Instituição; analisar performance das várias redes de computadores de forma a garantir a integridade da base de dados da Instituição; elaborar e executar projetos de instalação de redes de dados, som e imagem óticas e metálicas; elaborar e executar projetos de instalação e reorganização de racks; elaborar definição de servidores de rede, firewall, proxys, roteadores, switches e demais equipamentos necessários para atender as necessidades da Instituição; definir e executar a instalação do sistema operacional de rede, de servidores e estação de trabalho, prestando suporte local e remoto; executar outras atividades correlatas; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ARQUITETO E URBANISTA: elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais; prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como assessorar no estabelecimento de políticas de gestão; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

AUDITOR: realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTADOR: administrar os tributos; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administrar o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaborar demonstrações contábeis; prestar consultoria e informações gerenciais; realizar auditoria interna e externa; atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realizar perícia; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO/ÁREA: CIVIL: desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO: elaborar e executar projetos de normas e sistemas para programas de segurança do trabalho, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais.

MÉDICO VETERINÁRIO/ÁREA: PEQUENOS ANIMAIS: praticar clínica médica veterinária em todas as suas especialidades; contribuir para o bem-estar animal; promover saúde pública; exercer defesa sanitária animal; atuar na produção e no controle de qualidade de produtos; fomentar produção animal; atuar nas áreas de biotecnologia e de preservação ambiental; elaborar laudos, pareceres e atestados; assessorar na elaboração de legislação pertinente; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PSICÓLOGO/ÁREA: CLÍNICA: estudar, pesquisar e avaliar o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticar e avaliar distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura; investigar os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolver pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenar equipes e atividades da área e afins; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: coordenar as atividades de ensino, planejamento, orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

4 DOS REQUISITOS, VAGAS E CARGA HORÁRIA

4.1 O presente Concurso objetiva selecionar candidatos para os cargos do quadro de pessoal técnico-administrativo da Universidade e à formação de um cadastro de reserva visando provimento futuro de cargos a serem autorizados pelo MEC:

Cargos de Nível de Classificação D (Nível Intermediário)

Vagas

Cargo

Cód. Cargo

Pré-requisitos para o provimento do cargo

01

Técnico de Laboratório/Área Alimentos

1

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico na área ou áreas afins.

02

Técnico de Laboratório/Área Informática

2

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico na área ou áreas afins.

01

Técnico de Laboratório/Área Multimídia

3

Médio Profissionalizante na área ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico na área ou áreas afins.

03

Técnico em Anatomia e Necropsia

4

Médio Profissionalizante ou Médio completo com experiência de 12 meses comprovada na área. Para a comprovação da experiência, o candidato deverá apresentar Carteira de Trabalho e Previdência Social e declaração das atividades desenvolvidas ou Declaração do Órgão público que comprova a experiência.

01

Técnico de Tecnologia da Informação/Área: Rede e Suporte

5

Médio Profissionalizante ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais ou Curso Técnico de Técnico de Tecnologia da Informação ou Técnico em Redes de Computadores ou Técnico em Sistemas de Informações.

02

Técnico de Tecnologia da Informação/Área: Programação de Sistemas

6

Médio Profissionalizante ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais ou Curso Técnico de Técnico de Tecnologia da Informação ou Técnico em Redes de Computadores ou Técnico em Sistemas de Informações.

Cargos de Nível de Classificação D (Nível Intermediário) - Cadastro Reserva

Cargo

Cód. Cargo

Pré-requisitos para o provimento do cargo

Técnico de Nutrição e Dietética

7

Médio Profissionalizante ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico na área.

Técnico em Alimentos e Laticínios

8

Médio profissionalizante completo ou ensino médio completo acrescido de Curso Técnico na área ou áreas afins.

Técnico em Edificações

9

Médio Profissionalizante ou Médio Completo acrescido de Curso Técnico e registro no conselho competente, conforme Resolução nº 262, de 28 de julho de 1979 - CONFEA.

Tradutor e intérprete de linguagem de sinais

10

Médio completo com proficiência em LIBRAS.

Cargos de Nível de Classificação E (Nível Superior)

Vagas

Cargo

Cód. Cargo

Requisito de qualificação para ingresso no cargo

03

Administrador

11

Curso Superior em Administração, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

01

Auditor

12

Curso Superior em Economia, Direito ou Ciências Contábeis, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

01

Contador

13

Curso Superior em Ciências Contábeis, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

01

Engenheiro/ Área: Civil

14

Curso superior em Engenharia na área, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

01

Analista de Tecnologia da Informação/ Sistema de Informações

15

Curso Superior, em nível de graduação, na área, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

02

Analista de Tecnologia da Informação/ Suporte

16

Curso Superior, em nível de graduação, na área, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

01

Técnico em Assuntos Educacionais

17

Curso superior em Pedagogia ou Licenciaturas, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Cargos de Nível de Classificação E (Nível Superior) - Cadastro reserva

Cargo

Cód. Cargo

Requisito de qualificação para ingresso no cargo

Arquiteto e Urbanista

18

Curso superior em Arquitetura e Urbanismo, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

Engenheiro/Área:Segurança do Trabalho

19

Curso superior em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho Competente.

Médico Veterinário/ Área: Clínica Médica de Pequenos Animais

20

Curso superior em Medicina Veterinária, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

Psicólogo/Área: Clínica

21

Curso Superior em Psicologia, com diploma fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho competente.

4.2 A jornada de trabalho é 40 horas semanais, salvo nos casos em que a legislação define explicitamente carga horária específica. A jornada de trabalho poderá ser diurna e/ou noturna, de acordo com as especificidades do cargo e as necessidades da UFCSPA.

4.3 Requisitos básicos: além de pré-requisitos específicos para os cargos, constantes dos quadros do subitem 4.1, os requisitos básicos para a investidura no cargo, previstos no subitem 10 deste Edital, serão exigidos por ocasião do provimento de vagas, conforme dispõe o artigo 5º, incisos I, II, III, IV, V, VI e parágrafo 1º do mesmo artigo, da Lei nº 8.112/90, com suas alterações.

4.4 Durante a validade do concurso a UFCSPA poderá realizar novos chamamentos de candidatos aprovados e classificados, de acordo com a disponibilidade de vagas.

5 DA REMUNERAÇÃO

Cargos

Remuneração inicial

Nível de Classificação E (Nível Superior)

R$ 2.307,85

Nível de Classificação D (Nível Médio)

R$ 1.509,69

6 DAS PROVAS

6.1 PROVAS ESCRITA OBJETIVA

6.1.1 Quadro Demonstrativo de Provas

Data de Prova

Turno

Cargos

13 de junho de 2010

manhã

Nível Médio

tarde

Nível Superior

6.1.2 Os candidatos farão 1 (uma) prova escrita objetiva com 50 questões de múltipla escolha, sendo 15 de Língua Portuguesa, 05 de Informática, 10 de atualidades/legislação e 20 de conhecimentos específicos, de acordo com o conteúdo programático exigido para cada cargo.

6.1.3 Os candidatos deverão acertar, no mínimo, 10 questões na prova de conhecimentos gerais e/ou específicos. O candidato que não alcançar esse número mínimo estará automaticamente eliminado do Concurso.

6.1.4 Os candidatos à vaga de tradutor e intérprete de linguagem de sinais serão submetidos, ainda, a uma prova prática, de caráter eliminatório. As orientações e os critérios da prova prática serão divulgados, em edital especifico, no dia 04 de junho de 2010.

6.1.5 Os programas da prova escrita e da prova prática para o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais encontram-se no Anexo I deste Edital.

6.1.6 As questões da prova escrita serão de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas (A, B, C, D e E) e 1 (uma) única resposta correta.

6.1.7 Os locais de realização da prova escrita, bem como outras informações que se fizerem necessárias, serão divulgados conforme o disposto no item 2 desse Edital, no dia 04 de junho de 2010.

6.1.8 A prova escrita do Concurso Público a que se refere este Edital será realizada no dia 13 de junho de 2010, na cidade de Porto Alegre, e terá a duração de quatro horas.

6.1.9 A prova prática dos candidatos à vaga de tradutor e intérprete de linguagem de sinais será realizada no dia 13 de junho de 2010, na cidade de Porto Alegre, no turno da tarde.

6.1.10 Os candidatos deverão comparecer ao local designado para a prova escrita, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início da mesma, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e documento de identidade informado no Requerimento de Inscrição.

6.1.11 Os candidatos deverão comparecer ao local designado para a prova prática, com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para o início da mesma, munidos do documento de identidade informado no Requerimento de Inscrição.

6.1.12 Não será admitido no prédio o candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início da prova.

6.1.13 Não será permitida a entrada na sala de prova escrita de candidato que se apresentar após o sinal indicativo de seu início, salvo se acompanhado por representante da Coordenação do Concurso.

6.1.14 Ao entrar na sala de realização de prova o candidato não poderá manusear e/ou consultar nenhum tipo de material.

6.1.15 Em hipótese alguma haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado, tampouco será aplicada prova fora do local e horário designado por Edital.

6.1.16 O ingresso na sala de provas será permitido somente ao candidato que apresentar documento de identidade que originou a inscrição: Cédula de Identidade ou Carteira expedida pelos Comandos Militares ou pelas Secretarias de Segurança Pública; pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; Órgãos fiscalizadores de exercício profissional ou Conselho de Classe; Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação - modelo novo (somente modelo aprovado pelo Artigo 159 da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997); Passaporte (no prazo de validade); Carteira Funcional do Ministério Público.

6.1.16.1 O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento do candidato.

6.1.16.2 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade. Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

6.1.16.3 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta (30) dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio, assim como apresentação de outro documento com foto e assinatura. A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador. A identificação especial será julgada pela Comissão do concurso. Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

6.1.16.4 Poderá ser eliminado automaticamente do concurso público, por ocasião da realização das provas, ou em qualquer etapa, o candidato que não apresentar documento de identificação original e/ou cuja identificação especial não seja validada pela Comissão de concurso.

6.1.17 Durante a realização da prova escrita objetiva não serão permitidas consultas de nenhuma espécie, bem como o uso de máquina calculadora, telefone celular, pager, fone de ouvido ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos. O candidato, durante a realização da prova, não poderá usar óculos escuros e acessórios de chapelaria tais como boné, chapéu, gorro bem como cachecol ou manta e luvas.

6.1.18 O candidato deverá assinalar suas respostas na Folha de Respostas com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6.1.19 Será de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento correto da Folha de Respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da grade de respostas por erro ou desatenção do candidato.

6.1.20 Não serão computadas as questões não assinaladas na Folha de Respostas e as questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legíveis.

6.1.21 Será excluído do Concurso o candidato que:

a- deixar de comparecer no dia da prova escrita objetiva ou da prova prática, para os cargos que a exigirem;

b- não estiver no local de realização da prova escrita ou prática até o início previsto para as mesmas;

c- cometer, em qualquer fase do Concurso, descortesia ou incorreção para qualquer examinador, coordenador e/ou fiscal, outro candidato ou autoridade presente durante a realização da prova;

d- for surpreendido, durante a realização da prova escrita, em comunicação com outro candidato, verbalmente e/ou por escrito e/ou em consulta a anotações, livros ou cadernos, ou fizer uso de aparelhos eletrônicos;

e- afastar-se da sala ou local de prova escrita sem o acompanhamento de fiscal ou ausentar-se portando a Folha de Respostas.

6.1.22 No dia de aplicação de prova escrita e durante a mesma, como forma de identificação, será realizada a coleta de impressão digital de todos os candidatos, bem como o uso de detector de metais.

6.1.23 O candidato somente poderá retirar-se do recinto da prova escrita após transcorrida uma (1) hora do início da mesma.

6.1.24 Os candidatos terão direito de permanecer na sala de prova escrita até que o último candidato conclua a prova, desde que permaneçam em silêncio.

6.1.25 Não será permitido ao candidato ligar ou utilizar seu celular, ou quaisquer aparelhos eletrônicos, enquanto permanecer nas dependências dos locais de aplicação de prova.

6.1.26 Não será permitida a permanência de candidato que encerrou sua prova, ou de acompanhante de candidato ou de pessoas estranhas ao Concurso nas dependências dos locais de aplicação de prova.

6.1.27 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou a critérios de avaliação/classificação.

7 DOS RECURSOS

7.1 O candidato poderá interpor recurso, mediante exposição fundamentada e documentada, referente:

7.1.1 à inscrição não-homologada, nos dias 04 a 07 de junho de 2010;

7.1.2 ao gabarito preliminar da prova objetiva, nos dias 14 a 15 de junho de 2010;

7.1.3 às notas preliminares da prova escrita, nos dias 24 e 25 de junho de 2010;

7.1.4 ao resultado da prova prática, nos dias 24 e 25 de junho de 2010;

7.2 Os recursos e pedidos de revisão poderão ser dirigidos pessoalmente a FUNDATEC, das 9 às 17h, na FUNDATEC, ou por formulário eletrônico que estará disponível no site www.fundatec.com.br.

7.2.1. Se entregues na FUNDATEC: deverão fazê-lo das 09 às 17 horas, na Rua Prof. Cristiano Fischer, nº2012, Partenon, POA, através de formulário próprio, conforme modelo que será disponibilizado no endereço www.fundatec.com.br.

7.2.1.1 Os recursos dirigidos pessoalmente e protocolados na FUNDATEC, deverão estar em envelope fechado, sempre em 2 vias, contendo:

- Nome completo e número de inscrição do candidato;

- Cargo a que concorre;

- Nome do concurso público;

- Objeto do pedido e exposição de argumento com fundamentação circunstanciada.

7.2.2 O candidato poderá usar também formulário eletrônico, que será disponibilizado no site www.fundatec.com.br e enviar das 0 horas do primeiro dia previsto no Cronograma até às 24 horas do 2º dia do referido cronograma.

7.2.2.1 Para a opção por recursos eletrônicos, o candidato deverá ter endereço eletrônico, e-mail, para confirmar o protocolo de recebimento. As orientações estarão disponíveis no site www.fundatec.com.br.

7.2.2.2 Não serão considerados os recursos eletrônicos, que deixarem de ser concretizados por falhas de computadores, congestionamento de linhas ou outros fatores de ordem técnica.

7.3 Se da análise de recursos resultar anulação de questões objetivas, essas serão consideradas como respondidas corretamente por todos os candidatos. Se resultar alteração de gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas conforme a referida alteração, e seu resultado final, divulgado de acordo com esse novo gabarito.

7.4 Não serão conhecidos os recursos interpostos fora de prazo, por e-mail, por via postal ou que tiverem sido interpostos de forma diferente do previsto no item 7 deste Edital.

7.5 As respostas da Banca Examinadora a pedidos de revisão estarão à disposição de candidatos que as interpuseram, a partir da data de divulgação oficial do resultado final a que se referem, no site da FUNDATEC.

7.6 Admitir-se-á, para cada candidato, um único recurso para cada evento constante no item 7.

7.7 Serão de caráter irrecorrível, na esfera administrativa, os resultados do Concurso após apreciação de recursos e publicação de decisões finais.

8 DA CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

8.1 Serão habilitados os candidatos que obtiverem aproveitamento superior a 6 (seis) na prova escrita e classificados em ordem decrescente da nota final, em listas de classificação para cada cargo.

8.2 Caso os candidatos a um mesmo cargo obtenham idêntico número de pontos na classificação, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a- maior idade, no caso de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos do Artigo 1o da Lei Federal no 10.741/2003.;

b- maior pontuação na parte de Conhecimentos Específicos;

c- maior pontuação na parte de Língua Portuguesa;

d- maior pontuação na parte de Língua Informática;

e- maior pontuação na parte de Atualidades/Legislação;

f- sorteio público.

8.3 Em caso de ocorrer sorteio público como último critério de desempate, esse será comunicado a candidatos através de Edital a ser divulgado com antecedência de três (3) dias úteis da data de sua realização, através dos endereços www.ufcspa.edu.br e/ou www.fundatec.com.br e estará, também, à disposição no subsolo do prédio da Reitoria da UFCSPA, à Rua Sarmento Leite, 245, Centro, em Porto Alegre, RS, e na sede da FUNDATEC.

8.4 O resultado final do Concurso será homologado mediante publicação de Edital no Diário Oficial da União e será divulgado através de endereços constantes no item 2 deste Edital.

8.5 A portaria de nomeação de candidatos habilitados, conforme disponibilidade de vagas será publicada no Diário Oficial da União logo após a publicação do Edital a que se refere o subitem 9.4 deste Edital.

9 DO PROVIMENTO DOS CARGOS

9.1 A nomeação dos candidatos ocorrerá dentro do limite de vagas estabelecidas neste Edital, ressalvada a hipótese de ampliação do número de vagas e autorização para provimento pelos órgãos competentes.

9.2 Os candidatos efetivamente nomeados terão o prazo de 30 (trinta) dias, a contar de nomeação no DOU, para tomar posse sendo que esse ato ficará condicionado ao atendimento dos requisitos dos subitens 4.1 e 4.3 deste Edital.

9.3 Os documentos comprobatórios e demais exigências legais deverão ser apresentados pelos candidatos antes do ato de posse, no Departamento de Recursos Humanos da UFCSPA, na Rua Sarmento Leite, 245 - subsolo - Centro, Porto Alegre, RS.

9.4 Os candidatos que não apresentarem os documentos para investidura no cargo, ou não comparecerem para tomar posse serão excluídos do Concurso e substituídos por candidatos com classificação posterior. Aplica-se, nesse caso, o definido no subitem 10.4.

9.5 A UFCSPA realizará novas convocações através do endereço eletrônico informado no Requerimento de Inscrição.

9.6 O candidato aprovado no Concurso deverá comunicar ao Departamento de Recursos Humanos da UFCSPA qualquer mudança de endereço, sob pena de, não sendo encontrado, ser considerado eliminado do Concurso Público realizado, objeto deste Edital.

9.7 O candidato de nacionalidade portuguesa deverá comprovar estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 12 da Constituição da Republica e dos Decretos nº 70.391/72 e nº 70.436/72.

9.8 O candidato deverá estar em dia com as obrigações eleitorais.

9.9 No caso de candidato do sexo masculino deverá estar em dia com as obrigações militares.

9.10 A idade mínima para investidura no cargo, de acordo com o item V, do artigo 5º, da Lei nº 8.112, de 11/12/90, com suas alterações, é de 18 anos, a ser comprovada na investidura do cargo.

9.11 O ingresso será no Nível de Classificação E (Nível Superior), Classe de Capacitação I, Padrão Inicial, e Nível de Classificação D (Nível Médio), Classe de Capacitação I, Padrão Inicial, conforme dispõe o artigo 9º da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, DOU de 13 de janeiro de 2005, que prevê o provimento no padrão inicial do 1o (primeiro) nível de capacitação do respectivo nível de classificação.

9.12 A nomeação de candidatos dar-se-á no regime da Lei nº 8.112/90, de 11/12/90, com suas alterações.

9.13 Para a investidura no cargo, o candidato não poderá estar incompatibilizado, nos termos do artigo 137 da Lei nº 8.112/90, com suas alterações.

10 DA VALIDADE DO CONCURSO

O Concurso terá a validade de dois anos, prorrogável por igual período, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da primeira homologação de resultado no Diário Oficial da União.

11 DAS DISPOSIÇÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS

11.1 O candidato convocado que não aceitar a sua indicação não poderá optar por ser acrescentado ao final da relação classificatória e será automaticamente excluído do Concurso.

11.2 A classificação no Concurso objeto deste Edital não assegura a candidato habilitado o direito de ser nomeado para o cargo concorrido, mas sim a expectativa de direito à nomeação segundo a ordem de classificação. Durante a validade do Concurso, a UFCSPA reserva-se o direito de proceder a nomeações de acordo com a legislação vigente.

11.3 A participação no Concurso implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação de condições e exigências estabelecidas no inteiro teor deste Edital, de instruções específicas e demais expedientes reguladores do Concurso.

11.4 Os casos omissos e situações não previstas neste Edital serão avaliados e resolvidos pela Reitoria da UFCSPA.

Porto Alegre, 30 de abril de 2010.
Míriam da Costa Oliveira
Reitora da UFCSPA

ANEXO I

PROGRAMA DAS PROVAS

CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL D E E

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional e ambiente Linux. 2 Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Linux. 3 Sistema operacional e ambiente Windows. 4. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows. 5 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. 6 Conceitos básicos, ferramentas,aplicativos e procedimentos de Intranet. 7 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 8 Segurança da informação. 8.1 Procedimentos de segurança. 8.2 Noções de vírus e pragas virtuais. 8.3 Noções de firewall. 8.4 Aplicativos para segurança (antivírus, anti-spyware, etc). 8.5 Procedimentos de backup.

ATUALIDADES/LEGISLAÇÃO: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas. 2 A educação no Brasil contemporâneo. 3 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações): provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo disciplinar.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECROPSIA: 1. Noções gerais de anatomia e histologia para prática da técnica histológica e de necrópsias; 2. Operações fundamentais da técnica histológica: recepção e tratamento prévio do material, fixação, execução de cortes histológicos, inclusão e cortes em parafina, técnicas de coloração e montagem; 3. Técnica citológica aplicada e técnica imuno-histoquímica; 4. Aspectos éticos, legais e sociais da necrópsia; 5. Importância da necropsia e suas modalidades; 6. Responsabilidade do técnico de necropsia em relação ao cadáver, sala de necropsia e as peças a serem estudadas; 7. Instrumental utilizado durante a execução da necropsia; 8. Funcionamento e estrutura da sala de necropsia; 9. Identificação dos sinais de morte; 10. Tempos da necropsia; 11. Conservação de cadáveres e peças isoladas 12. Biossegurança; 13. Procedimentos básicos de dissecção; 14. Organização e controle de qualidade em Laboratório de Anatomia Patológica e arquivos de necropsia.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS: 1.Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, depuração. 2.Estrutura de dados e organização de arquivos. 3. Arquitetura cliente-servidor multicamadas. 4. Conceitos básicos sobre desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações. 5. Paradigma de orientação a Objetos: conceitos e aplicações. 6. Banco de dados: conceitos básicos, características dos bancos relacionais (MS-SQLServer, MySQL, Oracle) e a linguagem SQL. 7. Modelagem de dados: Diagramas Entidade-Relacionamento e mapeamento para modelo relacional. 8. Noções sobre Metodologias de Análise, Projeto e Desenvolvimento de Sistemas. 9. Noções de UML Tecnologias WEB: Webservices, AJAX, XML, DHTML, CSS. 10. Tecnologias WEB: Webservices, AJAX, XML, DHTML,CSS, ferramentas de gerenciamento de conteúdo - CMS (ex.: Joomla, Drupal). 11.Conhecimentos sobre Linguagens de programação WEB: PHP, Javascript e HTML. 12.Metodologia de planejamento e gerenciamento de projetos (PMI).13.Conhecimentos sobre linguagem de programação Delphi. 14. Interface de interação com usuário: interface gráfica, ergonomia e usabilidade.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE: 1. Noções básicas de arquitetura de computadores: barramento, processador, memória, E/S. 2. Noções básicas de sistemas operacionais: gerência de memória, sistema de E/S, sistemas de arquivos. 3. Administração de sistemas Windows e Unix/Linux: instalação de sistemas operacionais, particionamento de disco, dual boot, comandos básicos Windows e Unix/Linux, gerenciamento de usuários, contas e grupos de usuários, instalação de software, atualizações e manutenção do sistema, configuração em rede, ferramentas administrativas, máquinas virtuais, licença de software, software livre, código aberto. 4. Redes de computadores: acesso remoto, topologia de redes, equipamentos de interconexão (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso wireless), cabeamento estruturado. 5. Protocolo NetBios, protocolo TCP/IP, configuração de redes IP, princípios básicos de roteamento, CIDR, redes wireless 802.11.a/b/g/n, NAT, VLANs. 6. Serviços Internet e instalação nas plataformas Windows e Linux. VoIP. 7. Segurança de sistemas: autenticação e autorização, firewalls, antivírus, IDS, malwares, VPN, certificados digitais, chaves pública e privadas, protocolos seguros. 8. Noções de serviços em ambiente Linux e Windows: DNS, SMTP, POP3, HTTP, FTP, DHCP, IMAP. 9. Plataforma Java: Conceitos, Ferramentas e instalação. 10. LDAP. Noções de autenticação de usuários e servidores de arquivos para redes locais (Samba, Active Directory)

TÉCNICO EM ALIMENTOS E LATICÍNIOS: 1- Obtenção higiênica e Instrução Normativa 51. 2-Transporte e distribuição do leite e derivados 3- controle de qualidade em laticínios (análises microbiológicas; análises físico-químicas e análise sensorial); 4- Composição do leite e principais microrganismos do leite e produtos derivados. 5-Leite pasteurizado, concentrado e leite em pó. 6-Processamento de queijos. 7-Processamento de leites fermentados e iogurte. 8-Processamento bebida láctea. 9-Processamento de Manteiga. 10-Processamento de doce de leite e sorvete. 11-Aproveitamento de subprodutos da indústria Láctea. 12- Gestão ambiental na indústria de laticínios.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: 1. CAD; 2. Desenho Arquitetônico; 3. Materiais de Construção; 4. Mecânica dos Solos; 5. Topografia; 6. Sistemas Prediais Hidrossanitários; 7. Sistemas Elétricos e Telefônicos; 8. Sistemas de Segurança: Sistemas prediais de prevenção e combate a incêndio, Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA); 9. Orçamento; 10. Estabilidade: Análise estrutural, Dimensionamento estrutural, Desenho estrutural; 11. Construção Civil: Serviços preliminares: limpeza do terreno, tapumes, locação da obra, Movimento de terra: corte aterro, escavação de valas, aterro do caixão; Fundações: tipos, cintamento, fôrmas, ferragens, concreto; Superestrutura: tipos, fôrmas, ferragens, concreto; Coberta: tipos, madeiramento, telhamento; Alvenarias: tipos, amarração, vergas, alvenaria de elevação em geral; Esquadrias; Revestimentos de paredes; Forros; Impermeabilização; Piso e pavimentação; Pintura

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ÁREA - ALIMENTOS: 1. Segurança, administração e controle de qualidade em laboratório. 2. Análises microbiológicas de alimentos (bactérias, coliformes, salmonelas, bolores e leveduras). 3. Análises físico-químicas de alimentos (pH, umidade, acidez, proteínas, carboidratos, cinzas e lipídeos). 4. Análises sensoriais. 5. Análises de água. 6. Microscopia 7.Amostragem; vidrarias, utensílios e equipamentos; pesagem; preparo e padronização de reagentes e soluções. 8. Princípios de conservação de alimentos; tecnologia de produtos de origem animal (carnes e produtos avícolas, pescado, leite e mel); tecnologia de produtos de origem vegetal (frutas, legumes, hortaliças, cereais e bebidas) 9. Higiene e legislação.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA - INFORMÁTICA: 1. Noções de arquitetura e funcionamento de hardware, memória, placas-mãe, chipsets, barramentos (ISA, PCI, PCMCIA, AGP, USB e FireWire), discos rígidos (IDE e SATA), monitores de vídeo, dispositivos de entrada e saída. 2. Instalação, configuração e utilização de periféricos: scanners, impressoras (matriciais, jato de tinta e laser), modems, mouses, teclados, projetores multimídia, câmeras digitais, dispositivos de armazenamento removível. 3. Sistemas operacionais Windows XP, Vista e Linux: instalação, conceitos de administração, manutenção de contas/senhas, backup e atualização. Manipulação do registro do Windows. 4. Redes locais Ethernet/Fast Ethernet/Gigabit Ethernet, Cabeamento par trançado categorias 5E e 6, Redes sem fio (wireless 802.11), Elementos de interconexão de redes de computadores (hubs, switches e roteadores), Configuração TCP/IP de uma estação de trabalho (Linux e Windows). Ferramentas de testes de conectividade: arp, ifconfig/ipconfig, ping, traceroute, nslookup. 5. Conceitos Introdutórios da Arquitetura TCP/IP; Modelo de Camadas; Protocolos de Enlace- Endereçamento e Roteamento IP; - Protocolos de Transporte 6. Noções de serviços em ambiente Linux e Windows: DNS, SMTP, POP3, HTTP, FTP, DHCP, IMAP. Plataforma Java: Conceitos, Ferramentas e instalação. 7. LDAP. Noções de autenticação de usuários e servidores de arquivos para redes locais (Samba, Active Directory) 8. Estrutura de Dados: Pilhas, Filas e Árvores 9. Banco de Dados. Modelagem Entidade-Relacionamento e Linguagem SQL. 10. Programação de páginas WEB: HTML, JavaScript e CSS.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/ ÁREA - MULTIMÍDIA: 1. Arquitetura, funcionamento de hardware: memórias, placas mãe, chipsets, barramentos (isa, pci, pcmcia, agp, usb, e firewire). 2. Meios de armazenamento de dados: discos rígidos (ide e sata), discos removíveis, memórias flash, dvd-r, dvd+r dvd-rw, dvd+rw cd-r, cd-rw. 3. Conhecimento de Windows, Office (powerPoint e Word), editores de imagem, internet e os diversos formatos de mídias para realizar conversões, produções e cópias. 4. Conhecimento em equipamentos de vídeo, áudio, multimídia, máquina fotográfica e edição de imagem. 5. Instalação, configuração e utilização de filmadoras digitais, DVD players, projetores de multimídia e equipamentos de áudio. 6. Formatos de arquivos de vídeo digital e áudio digital; Formatos de arquivos de imagem digital.

TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: 1.NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: Metabolismo energético. Macro e micronutrientes. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-básico. Alimentação saudável nos ciclos de vida. 2 NUTRIÇÃO MATERNO-INFANTIL: Alimentação nos dois primeiros anos de vida. Nutrição na gestação e lactação. 3 DIETOTERAPIA: Dietas modificadas e especiais. Nutrição e carências nutricionais. Nutrição e doenças crônicas não transmissíveis. 4 NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA: Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Políticas públicas que visem garantir a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. 5 ALIMENTAÇÃO COLETIVA: Resto ingestão. Manual de boas práticas. Análise dos pontos críticos de controle. Produção de refeições para coletividade sadia e refeições hospitalares, creches, clínicas, SPAs, geriatrias e cantinas escolares. 6 HIGIENE DE ALIMENTOS: Noções básicas de microbiologia de alimentos e doenças transmitidas por alimentos. Recebimento, armazenamento, conservação e controle de alimentos. Procedimentos de higiene e sanitização (pessoal, ambiente, alimento).7 TÉCNICA DIETÉTICA: Técnicas de peso e medidas. Fator de correção, cocção e desidratação. Grupos alimentares: seleção, pré-preparo, preparo e apresentação. Técnicas de congelamento e descongelamento. Técnicas de conservação e armazenamento racional. 8 LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL.

TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS: 1. Tradução e interpretação em língua de sinais. 2. Aspectos legais para atuação como tradutor e intérprete de língua de sinais. 3. A relação da interpretação de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. 4. Profissão intérprete e o código de ética. 5. Parâmetros de tradução e interpretação em língua de sinais. 6. Identidade do intérprete de língua de sinais. 7. Língua brasileira de sinais. 8. Histórico da formação do profissional intérprete de língua brasileira de sinais. 9. Contextos de tradução da língua brasileira de sinais. 10. O intérprete de língua de sinais e a comunidade surda.

Prova Prática: Terá como base o desenvolvimento de uma conversação a partir de uma série de estímulos variados, procedendo-se ao exame em duas áreas distintas: capacidade lingüística (gramática, léxico e entonação) e capacidade interativa (capacidade interativa, fluência e adequação à situação/contexto).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR DE CLASSIFICAÇÃO E

ADMINISTRADOR: 1 Dinâmica das organizações. 1.1 A Organização como um sistema social. 1.2 Cultura organizacional. 1.3 Motivação e liderança. 1.4 Comunicação. 1.5 Processo decisório. 1.6 Descentralização. 1.7 Delegação. 2 Processo Grupal nas Organizações. 2.1 Comunicação interpessoal e intergrupal. 2.2 Trabalho em equipe. 2.3 Relação chefe/subordinado. 3 Reengenharia Organizacional. 3.1 Análise de processos de trabalho. 3.2 Eliminação de desperdícios. 3.3 Ênfase no cliente. 3.4 Preocupação com a qualidade. 4 Qualidade e Produtividade nas Organizações. 4.1 Princípio de Deming. 4.2 Relação cliente/fornecedor. 4.3 Principais ferramentas da qualidade. 5 Administração de Pessoal e Recursos Humanos. 5.1 Recrutamento e seleção de pessoal. 5.2 Cargos e salários. 5.3 Administração do desempenho. 5.4 Treinamento e desenvolvimento. 6 Planejamento Organizacional: planejamento estratégico, tático e operacional. 7 Impacto do ambiente nas organizações - visão sistêmica. 7.1 Turbulência. 7.2 Adaptação. 7.3 flexibilidade organizacional. 8 Legislação Administrativa. 8.1 Administração direta, indireta, e funcional. 8.2 Atos administrativos. 8.3 Contratos administrativos. 8.4 Requisição. 8.5 Regime dos servidores públicos federais: admissão, demissão, concurso público, estágios probatórios, vencimento básico, licença, aposentadoria. 9 Orçamento Empresarial. 9.1 Conceitos. 9.2 Finalidade. 9.3 Elaboração de orçamento. 9.4 Orçamento de custeio. 9.5 Orçamento de investimento. 10 Administração Financeira. 10.1 Conceito. 10.2 Objetivos. 10.3 Função financeira nas organizações. 10.4 Fluxo de caixa. 10.5 Liquidez x rentabilidade. 11 Organização e métodos. 11.1 Gestão de documentos. 11.2 Administração de processos.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: 1. Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, depuração. 2. Estrutura de dados e organização de arquivos. Arquitetura cliente-servidor multicamadas. 3. Orientação a objetos: conceitos e aplicações. 4 Banco de dados: conceitos básicos, características dos bancos relacionais (Ms-SQLServer, MySQL e Oracle) e a linguagem SQL. 5 Metodologias de Análise, Projeto e Desenvolvimento de sistemas: Engenharia da Informação x Análise Estruturada x Orientação a objetos. 6 Modelagem de dados: Diagramas Entidade-Relacionamento e mapeamento para modelo relacional. Modelagem estrutural e comportamental através da UML. 7 Data warehouse, modelagem multidimensional e ferramentas OLAP. 8 Conhecimento, configuração e administração de gerenciadores de conteúdo WEB: Webservices, AJAX, XML, DHTML,CSS, ferramentas de gerenciamento de conteúdo - CMS (ex.: Joomla, Drupal). Conhecimentos sobre Linguagens de programação WEB: PHP, Javascript e XHTML. 9 Metodologia de planejamento e gerenciamento de projetos (PMI).

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/SUPORTE: 1. Arquitetura e organização de computadores. 2 Sistemas operacionais: características dos sistemas operacionais modernos, configuração e administração de sistemas Linux e Windows Server. 3 Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, depuração. 4 Redes de computadores: topologias, meios físicos, modelo ISO/OSI, redes locais e de longa distância, protocolos da família TCP/IP. 5 Roteamento avançado, sub-rede, CIDR, VLANS e redes wireless (família 802.11). 6 Autenticação Radius. 7 Serviços Internet e seus protocolos incluindo respectivas implementações nas plataformas Linux e Windows. 8 Segurança de sistemas: políticas de segurança, certificação digital, criptografia, firewall, IDS, IPS, malwares, auditoria de sistemas. 9 Administração e gerência de redes de computadores e seus equipamentos: configuração, falhas, desempenho, segurança, plataformas de gerência baseadas em software livre. 10 Gerência e administração de projetos (PMI). 11. Conhecimento, configuração e administração de serviços em ambiente Linux e Windows: DNS, SMTP, POP3, HTTP, FTP, DHCP, IMAP. 12 Plataforma Java: Conceitos, Ferramentas e instalação. 13 LDAP. Conhecimentos de autenticação de usuários e servidores de arquivos para redes locais (Samba, Active Directory)

ARQUITETO E URBANISTA: 1 Projeto de arquitetura. 1.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto. 1.2 Programação de necessidades físicas das atividades. 1.3 Estudos de viabilidade técnico-financeira. 1.4 Informática aplicada à arquitetura. 1.5 Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). 2 Projetos complementares: especificação de materiais e serviços e dimensionamento básico. 2.1 Instalações elétricas e hidrossanitárias. 2.2 Elevadores. 2.3 Ventilação/exaustão. 3 Programação, controle e fiscalização de obras. 3.1 Orçamento e composição de custos, levantamento de quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro. 4 Acompanhamento de obras. 4.1 Coberturas e impermeabilização. 4.2 Esquadrias. 4.3 Pisos e revestimentos. 5 Legislação e perícia. 5.1 Normas técnicas, legislação profissional. 5.2 Legislação ambiental e urbanística. 6 Projeto de urbanismo. 6.1 Métodos e técnicas de desenho e projeto urbano. 6.2 Dimensionamento e programação dos equipamentos públicos e comunitários. 6.3 Sistema viário (hierarquização, dimensionamento e geometria). 6.4 Sistemas de infraestrutura de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental (drenagem, abastecimento, coleta e tratamento de esgotos, coleta e destinação de resíduos sólidos). 7 Planejamento urbano. 7.1 Gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativos). 7.2 Aspectos sociais e econômicos do planejamento urbano. 7.3 Sustentabilidade urbana (Agenda Habitat e Agenda 21). 8 Conhecimentos gerais de planejamento urbano e meio ambiente. 9 Legislação ambiental distrital e federal. 10 Plano de gestão e de conservação de cidades. 11 Conhecimento de AutoCAD. 12 Estatuto da Cidade - diretrizes gerais da política urbana - Lei n.º 10.257/2001. 13 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos - NBR 9050. 14 Lei Federal n.º 6.766/79. 15 Metodologia de Projeto de Arquitetura e de Desenho Urbano. 16 O Conforto humano nas edificações. 17 Industrialização e racionalização das construções. 18 Linguagem e representação do Projeto Arquitetônico.

AUDITOR: I AUDITORIA E CONTROLE INTERNO. 1 Normas de Auditoria: normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor. Código de ética e padrões de auditoria. Normas emanadas pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, CFC - Conselho Federal de Contabilidade e IBRACON - Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil e demais órgãos regulamentadores de auditoria. Normas Brasileiras para o Exercício de Auditoria Interna: independência, competência profissional, âmbito de trabalho, execução do trabalho e administração da área de auditoria interna. 2 Fundamentos da Auditoria: origem, natureza e aplicação. Conceitos, modalidades, tipos e formas. Auditoria Interna e Auditoria Externa. 3 Auditoria Governamental: formas e tipos. Auditoria Operacional, Auditoria de Contas e Auditoria de Gestão. 4 Processo de Auditoria: planejamento dos trabalhos. Execução dos trabalhos (programas de Auditoria, papéis de trabalho, testes de auditoria, amostragem estatística em Auditoria). Materialidade, relevância e risco em Auditoria. Evidência em Auditoria. Técnicas e procedimentos de auditoria. Relatórios e pareceres de Auditoria. 5 Controles internos: origem, desenvolvimento e definições. Exigências constitucionais. Controles internos e riscos. 6 Princípios para avaliação de sistemas de controles internos. Importância e princípios dos controles internos. Elementos e classificação dos controles Internos. Controles administrativos, controles contábeis, controles de prevenção, controles de detecção. 7 O controle interno na Administração Pública. II CONTABILIDADE GERAL. 1 Princípios fundamentais de contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela Resolução CFC n.º 750/93. 2 Patrimônio: Componentes Patrimoniais - Ativo, Passivo e Situação Líquida (ou Patrimônio Líquido). Equação fundamental do patrimônio. 3 Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais. 4 Conta: conceito. Débito, crédito e saldo. Teorias, função e estrutura das contas. Contas patrimoniais e de resultado. Apuração de resultados. 5 Sistema de contas e plano de contas. 6 Análise de Balanços: Horizontal, Vertical e por Índice. III CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL. 1 Conceito, objeto, objetivo, campo de atuação. 2 Sistemas de Contas. 3 Variações Patrimoniais: Variações Ativas e Passivas Orçamentárias e Extra-orçamentárias. 4 Plano de Contas Único do Governo Federal: Conceito, estrutura básica: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo, resultado aumentativo, estrutura das contas, partes integrantes, características das contas, contas de controle: da previsão e execução da receita, fixação e execução da despesa, dos restos a pagar e contas com função precípua de controle (contratos, cauções, convênios e instrumentos similares, diversos responsáveis. 5 Contabilização dos Principais Fatos Contábeis: Previsão de Receita, Fixação de Despesa, Descentralização de Crédito, Liberação Financeira, Realização de Receita e Despesa. 6 Balancete: características, conteúdo e forma. 7 Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, 8 Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais. IV ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. 1 Orçamento Público: conceitos e princípios orçamentários 2 Orçamento segundo a Constituição de 1988: Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Financeiras - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA. 3 Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. 4 Classificação econômica da Receita e da Despesa pública. 5 Conceito e estágios da Receita e da Despesa pública.

CONTADOR: 1 Matemática financeira. 2 Legislação Societária. Lei n.º 6.404/76 atualizada. Legislação complementar. 3 Contabilidade. Elaboração de demonstrações contábeis pela legislação societária e pelos princípios fundamentais da contabilidade. Demonstração do Fluxo de Caixa (Métodos Direto e Indireto). Demonstração do Valor Adicionado. Fusão, cisão e incorporação de empresas. Consolidação de demonstrações contábeis. Auditoria. Contabilidade em companhias abertas (Instruções da CVM e Mercado). Análise econômico-financeira. Orçamento empresarial. Mercado de capitais (noções básicas). Importações e exportações (noções básicas). Efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas. Avaliação e contabilização de investimentos societários no país e no exterior. Destinação de resultado. Custos para avaliação de estoques. Custos para tomada de decisões. Sistemas de custos e informações gerenciais. Estudo da relação custo versus volume versus lucro. Conversão de demonstrações contábeis em moedas estrangeiras. Princípios internacionais de contabilidade. Operações com joint-ventures (aspectos societários e tributários). 4 Tributos - conhecimentos básicos. Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição social sobre o lucro. Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. Participações governamentais. Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público - PIS/PASEP. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico - CIDE. 5 Finanças. Operações de leasing financeiro e operacional. Operações de Drawback (noções básicas). Derivativos financeiros (noções básicas). 6 Lei Complementar n.º 101/2000 (Lei de responsabilidade na gestão fiscal). 7 Lei Federal n.º 4.320/64 e suas alterações (estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal).

ENGENHEIRO/ÁREA: CIVIL: 1 Projetos de obras civis: arquitetônicos, estruturais (concreto, aço e madeira), fundações, instalações elétricas e hidro-sanitárias - elaboração de termos de referência e projetos básicos. 2 Projetos complementares: elevadores, ventilação-exaustão, ar condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio - compatibilização de projetos. 3 Especificação de materiais e serviços - caderno de encargos. 4 Planejamento e programação de obras: orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais, BDI e encargos sociais - levantamento de quantidades; planejamento e cronograma físico-financeiro - PERT-COM e histograma de mão-de-obra. 5 Operação e controle de obra, procedimentos gerenciais e acompanhamento de obras. 6 Construção: organização do canteiro de obras - execução de fundações (sapatas, estacas e tubulões); alvenaria, estruturas e concreto, aço e madeira, coberturas e impermeabilização, esquadrias, pisos e revestimentos, pinturas, instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia). 7 Fiscalização: acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.), controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro etc.), controle de execução de obras e serviços, traços e consumo de materiais. 8 Noções de irrigação, pavimentação de vias, terraplenagem e drenagem, de hidráulica, de hidrologia e solos. 9 Legislação e engenharia legal. 10 Lei n.º 8.666/93 e alterações - Licitações e contratos: legislação específica para obras de engenharia civil. 11 Vistoria e elaboração de pareceres. 12 Princípios de planejamento e de orçamento público. 13 Elaboração de orçamentos. 14 Noções de segurança do trabalho, principais NBRs. 15 Informática aplicada à engenharia (Excel, Word, AutoCAD).

ENGENHEIRO/ÁREA: SEGURANÇA DO TRABALHO: 1. Condições insalubres e perigosas e segurança na utilização de produtos químicos no trabalho. 2. Disposições gerais sobre aplicação das normas de segurança e medicina do trabalho, inspeção prévia e embargo ou interdição, fiscalização e penalidades. 3. Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual e sinalização de segurança. 4. Ergonomia. 5. Gestão da Segurança e higiene do Trabalho. 6. Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura, no trabalho em serviços de saúde e em espaços confinados. 7. Segurança em edificações, trabalho a céu aberto, condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho e PCMAT. 8. Segurança em instalações e serviços em eletricidade, trabalho com máquinas, em caldeiras, vasos de pressão e fornos. 9. Segurança no transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, explosivos, combustíveis e inflamáveis. 10. SESMT, CIPA, PGR, PCMSO, PPRA, PPP e PPR.11. Sistemas de proteção contra incêndios e explosões.

MÉDICO VETERINÁRIO: Clinica Médica de Pequenos Animais 1.1. Prescrição de receita. 1.1.1. Partes da receita. 1.1.2. Receituário comum e de controle especial. 1.2. Distúrbios do sistema cardiovascular. 1.2.1. Insuficiência cardíaca congestiva. 1.2.2. Doenças valvares e endocárdicas adquiridas. 1.2.3. Hipertensão arterial sistêmica. 1.3. Distúrbios do sistema respiratório. 1.3.1. Distúrbios do parênquima pulmonar. 1.3.2. Manifestações clínicas da doença mediastinal e da cavidade pleural. 1.3.3. Tratamento emergencial da angústia respiratória. 1.4. Distúrbios do sistema digestivo. 1.4.1. Distúrbios gastrentéricos. 1.4.2. Princípios terapêuticos gerais.1.5. Distúrbios do peritônio. 1.5.1. Doenças inflamatórias. 1.5.2. Líquidos cavitários. 1.5.3. Peritonite infecciosa felina. 1.6. Distúrbios hepatobiliares e do pâncreas exócrino. 1.6.1. Manifestações clínicas da doença hepatobiliar. 1.6.2. Pâncreas exócrino. 1.6.3. Tratamento e complicações da insuficiência hepática e pancreática. 1.7. Distúrbios do trato urinário. 1.7.1. Manifestações clínicas das doenças do trato urinário. 1.7.2. Testes diagnósticos para o sistema urinário. 1.7.3. Insuficiência renal. 1.7.4. Urolitíase canina e inflamação do trato urinário do trato inferior dos felinos. 1.8. Distúrbios endócrinos. 1.8.1. Distúrbios da glândula tireoide. 1.8.2. Distúrbios do pâncreas endócrino. 1.8.3. Distúrbios da glândula adrenal. 1.8.4. Manejo medicamentoso. 1.9. Distúrbios do sistema reprodutivo. 1.9.1. Distúrbios da próstata. 1.9.2. Infecções genitais e tumor venéreo transmissível. 1.9.3. Neoplasias. 1.9.4. Parto eutócico e distócico. 1.10. Distúrbios da pele. 1.10.1. Dermatopatias alérgicas. 1.10.2. Dermatopatias fúngicas e parasitárias. 1.10.3. Dermatopatias bacterianas. 1.10.4. Atopia. 1.11. Doenças infecciosas polisistêmicas. 1.11.1. Doenças virais. 1.11.2. Infecções micóticas. 1.11.3. Infecções protozoárias. 1.11.4. Etiopatogenia, métodos de diagnóstico e terapia das zoonoses. 1.12. Distúrbios hematológicos. 1.13. Eutanásia. 1.13.1. Critérios para emprego. 1.13.2. Principais agentes utilizados. 1.13.3. Técnicas. II. Clínica cirúrgica de pequenos animais 2.1. Equilíbrio hidroeletrolítico. 2.1.1. Fluidoterapia pré, trans e pós-cirúrgicas. 2.1.1.1. Hidratação. 2.1.1.2. Expansão da volemia. 2.1.1.3. Distúrbios de coagulação. 2.1.1.4. Choque. 2.1.2. Vias de administração. 2.2. Anestesia e analgesia. 2.2.1. Pré-medicação. 2.2.2. Indução e manutenção anestésica. 2.2.3. Recuperação e controle das complicações. 2.3. Pré-operatório do paciente. 2.3.1. Estabilização sistêmica. 2.3.1.1. Urgência e emergência. 2.3.2. Preparação do campo operatório. 2.4. Transoperatório. 2.4.1. Técnicas de assepsia. 2.4.2. Diérese, hemostasia e síntese em cirurgia. 2.5. Pós-operatório. 2.5.1. Monitoração do paciente. 2.5.2. Fisioterapia. 2.6. Infecções cirúrgicas. 2.6.1. Controle da infecção hospitalar. 2.6.2. Diagnóstico da infecção. 2.6.3. Profilaxia e terapia antimicrobiana na cirurgia. 2.7. Cicatrização tecidual. 2.7.1. Reparação e regeneração nos diferentes tecidos. 2.7.2. Princípios gerais, diagnóstico e tratamento do trauma tecidual. 2.8. Princípios gerais, diagnóstico e tratamento das paratopias. 2.8.1. Hérnias. 2.8.2. Eventração, evisceração, prolapso e protrusão. 2.9. Cirurgia oncológica veterinária. 2.9.1. Técnicas de diagnóstico. 2.9.2. Possibilidades terapêuticas. 2.10. Assistência ao politraumatizado. 2.10.1. Estabilização emergencial. 2.10.2. Avaliação ortopédica. 2.10.3. Possibilidades terapêuticas. 2.11. Intervenções cirúrgicas do tórax. 2.11.1. Cirurgias de parede. 2.11.2. Cirurgia visceral. 2.12. Intervenções cirúrgicas do abdome. 2.12.1. Cirurgias de parede. 2.12.2. Cirurgia visceral.

PSICÓLOGO/ÁREA: CLÍNICA: 1 Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica. Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação de resultados. Técnicas de entrevista. 2 Psicologia do desenvolvimento. 3 Psicopatologia geral. 4 Impacto diagnóstico; processo de adoecimento; enfrentamento da doença e adesão ao tratamento. 5 Psicossomática. 6 Psicologia social e psicologia sociohistórica. 7 Psicologia institucional. 8 Reforma psiquiátrica no Brasil. 9 Equipes interdisciplinares: interdisciplinaridade e multidisciplinariedade em saúde. 10 Psicoterapia breve. 11 Teorias e técnicas psicológicas: psicanálise/Gestalt Terapia/ Behaviorismo/ Reich. 12 Clínica infantil: teoria e técnica. 13 Clínica de adolescentes: teoria e técnica. 14 Psicoterapia familiar: teoria e técnica. 15 Psicoterapia de grupo. 16 Código de Ética Profissional dos Psicólogos. 17 A violência na infância, na adolescência e na família. 18 A clínica da terceira idade. 19 Saúde do trabalhador: conceitos e práticas.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS: 1 Aspectos filosóficos, históricos e sociológicos da educação. 2 Normas federais sobre educação. 3 Níveis e modalidades de ensino - estrutura e funcionamento. 3.1 Educação infantil. 3.2 Ensino fundamental. 3.3 Ensino médio. 3.4 Educação de jovens e adultos. 3.5 Educação superior. 3.6 Educação profissional. 3.7 Educação especial. 3.8 Educação indígena. 3.9 Educação a distância. 4 Planejamento e estatísticas educacionais. O Plano Nacional de Educação. 5 Políticas de avaliação educacional. 6 Financiamento da educação. 7 Princípios de educação comparada. 8 Educação no contexto da modernidade.

ANEXO II

Cronograma do Concurso - Edital 07/2010

PROCEDIMENTOS

DATAS

Publicação do Edital de Abertura do Concurso Público

03/05/10

Período de Inscrições pela internet, através do site www.fundatec.com.br.

04/05 a 27/05/10

Último dia para solicitar isenção da taxa de inscrição

06/05/10

Divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

17/05/10

Último dia para entrega/remessa do Laudo Médico dos candidatos que necessitarem condições especiais para o dia de prova

28/05/10

Último dia para pagamento da Taxa de Inscrição

28/05/10

Homologação das Inscrições - Lista preliminar *

02/06/10

Período de Recursos - Homologação das Inscrições

04 e 07/06/10

Edital com data e locais da Prova Teórico-Objetiva*

04/06/10

Edital com orientações e critérios da Prova Prática*

04/06/10

Edital com data e locais da Prova Prática para o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais *

04/06/10

Consulta Sala de Realização de Prova *

08/06/10

Homologação das Inscrições - Lista Oficial *

08/06/10

APLICAÇÃO DA PROVA TEÓRICO-OBJETIVA

13/06/10

APLICAÇÃO DA PROVA PRÁTICA para o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais

13/06/10

Divulgação dos Gabaritos Preliminares da Prova Teórico-Objetiva a partir das 20h

13/06/10

Recebimento de Recursos Administrativos dos Gabaritos Preliminares

14 e 15/06/10

Divulgação dos Gabaritos Definitivos*

22/06/10

Divulgação das Justificativas para Manutenção/Alteração dos Gabaritos Preliminares*

22/06/10

Divulgação das Notas Preliminares da Prova Teórico-Objetiva*

23/06/10

Divulgação do Resultado da Prova Prática para o cargo de tradutor e intérprete de linguagem de sinais *

23/06/10

Recebimento de Recursos Administrativos das Notas Preliminares da Prova Teórico-Objetiva

24 e 25/06/10

Recebimento de Recursos Administrativos do Resultado da Prova Prática para o cargo de TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS *

24 e 25/06/10

Divulgação das Notas Oficiais da Prova Teórico-Objetiva e dos Resultados da Prática *

29/06/10

Divulgação das Justificativas para Manutenção/Alteração das Notas Preliminares e dos Resultados*

29/06/10

Classificação Final*

29/06/10

* Todas as publicações estarão disponíveis até as 15 horas no site: www.fundatec.com.br