UNIR - Universidade Federal de Rondônia - RO

Notícia:   UNIR - RO prorroga a validade do Concurso nº 06/2009

UNIR - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

PORTARIA Nº 231/GR/2009 DE 02/04/2009

EDITAL Nº 006/GR, DE 09 DE ABRIL DE 2009

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

COMISSÃO DE CONCURSO PÚBLICO PARA CARGOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõem as Portarias nº 286 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em Diário Oficial da União de 03/09/2008, nº 1.226 do Ministério da Educação publicada em Diário Oficial da União de 07/10/2008 e Portaria nº 36 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicada em Diário Oficial da União de 27/02/2009, e observando o que dispõe a Portaria nº 23 1/GR, de 02 de abril de 2009, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação da UNIR, em conformidade com a Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores alterações, não cabendo a nenhum candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO:

1.1 O presente concurso objetiva selecionar candidatos para provimento imediato, no quadro da UNIR, dos cargos autorizados pela Portaria/MEC nº 1.265, de 27/ 12/2008, de acordo com o quadro abaixo:

ITEM

NÍVEL MÉDIO CARGOS

VAGAS

VENC. BÁSICO

JORNADA

LOTAÇÃO PREVISTA CAMPI

01

TÉC. LABORATÓRIO/FÍSICA

01 + CR*

R$ 1.364,53

40 Horas Semanais

Porto Velho

02

TÉC. LABORATÓRIO / ENGENHARIA ELÉTRICA

01 + CR*

Porto Velho

03

TÉC. LABORATÓRIO / ARQUEOLOGIA

01 + CR*

Porto Velho

04

TÉC. LABORATÓRIO / INFORMÁTICA

01 + CR*

Porto Velho PROGRAD

05

TÉC. LABORATÓRIO / TELEMEDICINA

01+ CR*

Porto Velho NUSAU

06

TÉC. LABORATÓRIO / PSICULTURA

01+ CR*

Pres. Médici

07

TÉCNICO EM ELETRICIDADE

01+ CR*

Porto Velho DIRAG

08

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

01+ CR*

Porto Velho DIRAG

09

TÉCNICO EM ANATOMIA E NECRÓPSIA

01+ CR*

Porto Velho NUSAU

SUBTOTAL - I

09

-

CADASTRO RESERVA

ITEMNÍVEL MÉDIO CARGOSVAGASVENC. BÁSICOJORNADALOTAÇÃO PREVISTA CAMPI

11

TÉC. LABORATÓRIO/FÍSICA

CR*

R$ 1.364,53

40 Horas Semanais

Ji-Paraná

12

TÉC. LABORATÓRIO AGRONOMIA

CR*

Rolim de Moura

13

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Porto Velho

14

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Ariquemes

15

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Ji-Paraná

16

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Vilhena

17

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Cacoal

18

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Rolim de Moura

19

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

CR*

Guajará - Mirim

 

ITEM

NÍVEL SUPERIOR CARGOS

VAGAS

VENC. BÁSICO

JORNADA

LOTAÇÃO PREVISTA CAMPI

20

BIBLIOTECÁRIO

01+ CR*

R$ 1.747,83

40 Horas Semanais

Rolim de Moura

21

BIBLIOTECÁRIO

01+ CR*

Cacoal

22

ANALISTA DE TI

01+ CR*

Porto Velho DTI

23

ADMINISTRADOR

01+ CR*

Porto Velho PRAGEP

24

ENGENHEIRO CIVIL COM ESPECIALIZAÇÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

01+ CR*

Porto Velho PROPLAN

25

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

01+ CR*

Porto Velho PROCEA

26TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS01+ CR*Ariquemes
27TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS01+ CR*Ji-Paraná
28TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS01+ CR* Guajará­Mirim
SUBTOTAL II09-
TOTAL GERAL/VAGAS18

* Cadastro Reserva

1.2. A Comissão de Concurso Público para Cargos de Técnicos-Administrativos em Educação, designada pela Portaria nº 23 1/GR, de 02 de abril de 2.009, encontra-se instalada no Prédio da UNIR/Centro, Sala PT 03, localizado na Avenida Presidente Dutra, nº 2.965, Bairro Centro, Porto Velho - Rondônia, CEP 76.801-059, Tel. (69) 2182 2028, e-mail: ccpta@unir.br.

1.3. A descrição sumária dos cargos, os requisitos e o regime de trabalho são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.4. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, previsto na Lei 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

1.5. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, nos termos da lei, de acordo com a especificidade do cargo e as necessidades da Instituição.

1.6. A lotação dos candidatos aprovados será na Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, conforme quadro de vagas constantes do item 1.1 deste Edital, no interesse das necessidades institucionais.

1.6.1. Além da remuneração, será facultado ao admitido o auxílio-alimentação e o auxílio transporte, nos termos da legislação vigente.

2. DAS VAGAS DESTINADAS A PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1. Às pessoas portadoras de necessidades especiais - PNE, é assegurado o direito de inscrição no concurso público desde que a necessidade especial seja compatível com a atribuição do cargo, na proporção de 6% (seis por cento) das vagas existentes para cada cargo, conforme disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, no § 2.º do artigo 5.º da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e no Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n.º 5.296/2004.

2.2. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

2.3. Não se aplica a reserva de vaga a pessoas portadoras de necessidades especiais - PNE, com relação aos empregos/funções públicos que ofereçam menos de 04 (quatro).

2.4. Para concorrer a uma das vagas como portador de necessidades especiais - PNE, o candidato deverá indicar, no formulário de inscrição, essa condição, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da necessidade especial. O laudo que comprova a referida necessidade especial deverá ser entregue pessoalmente ou enviar via SEDEX com AR para CPTAD, sito Av. Presidente Dutra, n. 2965, Sala PT 03 Prédio da UNIR/Centro, Porto Velho - Rondônia, CEP: 76. 801-059.

2.5. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, ressalvando o previsto no artigo 40, parágrafos 1º e 2º, do Decreto n.º 3.298/99, que trata de condição especial para realização de provas. Para tanto, deverá o candidato solicitá-la no formulário de Inscrição.

2.6. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais - PNE, se classificado no concurso, além de figurar na lista de classificação geral dos candidatos ao cargo/especialidade de sua opção, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

2.7. Se aprovado, o portador de necessidades especiais - PNE, deverá submeter-se à perícia médica na junta médica promovida pela UNIR, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação ou não como portador de necessidades especiais - PNE e sobre o grau de sua deficiência.

2.7.1. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente (CID), bem como à provável causa da deficiência.

2.8. A não-observância no subitem anterior acarretará ao candidato a perda do direito à vaga reservada aos candidatos em tais condições, passando este a concorrer às vagas destinadas aos demais candidatos.

2.9. Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de necessidades especiais - PNE, por falta de candidatos portadores de necessidades especiais, por reprovação no concurso ou na perícia médica, as mesmas serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso público de que trata este edital será investido no cargo, se atendidas as exigências a seguir.

3.1.1 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1.º do art. 12 da Constituição Federal.

3.1.2 Gozar dos direitos políticos.

3.1.3 Estar quite com as obrigações eleitorais.

3.1.4 Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.

3.1.5 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.

3.1.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica;

3.1.7 Apresentar, na data da posse, os requisitos exigidos para o cargo/área, conforme estabelecido no item 3. deste edital.

3.1.8 Apresentar declaração de bens e valores que constituam o seu patrimônio e, se casado(a), a do cônjuge, com dados até a data da posse.

3.1.9 Providenciar, às suas expensas, os exames laboratoriais e complementares necessários a realização do exame médico a que será submetido (a relação desses exames será fornecida por ocasião da nomeação do candidato).

3.1.10. Para o cargo de Assistente em Administração, que exige experiência profissional de 12 meses, a comprovação de atividades administrativas deverá ser da forma descrita a seguir:

a) cópia do registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS ou certidão de tempo de serviço (com início e fim se for o caso), no caso de servidor público;

b) quando se tratar de comprovação de experiência profissional no exterior, o documento deverá estar traduzido para a língua portuguesa, por tradutor juramentado, na forma da lei; e

c) No caso de serviços prestados, contrato da prestação de serviços (com início e fim, se for o caso).

Parágrafo único. Não será computado, como experiência profissional, o tempo de monitoria ou de bolsa de estudo.

3.1.10.1. Para o cargo de Assistente em Administração serão consideradas, preferencialmente, para a comprovação de experiência profissional, as ocupações definidas na Família Ocupacional (ou Grupo de Base) 4110 - ESCRITURÁRIOS EM GERAL, AGENTES, ASSISTENTES E AUXILIARES ADMINISTRATIVOS - da Classificação Brasileira de Ocupações - CBO 2002, aprovada pela Portaria nº 397, de 09 de outubro de 2002, do Ministério do Trabalho e Emprego, disponível em www.mtecbo.gov.br.

3.2 Apresentar, na forma da legislação vigente, declaração firmada de não ter sido, nos últimos cinco anos:

a) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou, ainda, do Conselho de Contas do Município;

b) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar, por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera do governo;

c) condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 1.º de junho de 1986, e na Lei n.º 8.429, de 2 de fevereiro de 1992;

d) condenado em processo judicial que impossibilite o exercício imediato do cargo.

3.3 Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da posse.

3.4 A falta de comprovação de qualquer dos requisitos especificados neste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.

3.5 Cumprir as determinações deste edital.

3.6 Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições dos cargos

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. Período: de 27 de maio a 15 de junho de 2.009.

4.2. Taxa de inscrição:

R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos dos Níveis de Classificação "D" (nível médio) e "E" (nível superior).

4.3. Locais e horário de inscrição:

4.3.1. As inscrições serão realizadas somente via Internet e deverão ser efetuadas no endereço eletrônico www.concursos.unir.br a partir das 08 horas do dia 27 de maio de 2.009 até as 22 horas do dia 15 de junho de 2.009, observado o horário oficial de Brasília/DF.

4.3.2. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetivado em qualquer Agência da Rede Bancária, até o dia 16 de junho de 2009, por meio de boleto bancário (GRU) emitido após a sua inscrição, não se admitindo o agendamento para pagamento para datas posteriores a acima estabelecida.

4.4. Dos procedimentos para inscrição:

4.4.1. Para efetuar a inscrição via Internet, deverá o candidato atender às seguintes exigências:

a) preencher e transmitir eletronicamente o requerimento de inscrição disponibilizado, no qual constarão os números dos documentos de identidade e do CPF (preenchimento obrigatório), declarando que atende todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do Concurso, bem como os exigidos para a investidura no cargo escolhido;

b) especificar, no ato da inscrição, o cargo a que concorre e o Campus de lotação pretendido, conforme quadro de vagas constantes no item 1.1 deste Edital;

c) após a transmissão do requerimento de inscrição, imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição;

d) providenciar o pagamento desse boleto até o dia 16 de junho de 2009, último dia previsto para o pagamento da inscrição.

4.4.2. A inscrição só será efetivada após o pagamento do boleto bancário, respeitado o prazo determinado para isso. Pagamentos efetuados depois do dia 16 junho de 2.009 não serão, em hipótese alguma, considerados, o que implicará a não efetivação da inscrição.

4.4.2.1. A inscrição somente será deferida após a confirmação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição, quando for o caso.

4.4.2.2. Será cancelada a inscrição, caso o cheque utilizado para o pagamento da taxa não seja compensado.

4.4.3. Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.

4.4.3.1 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

4.4.3.2 A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição, no período de 27 a 29 de maio de 2009, no endereço eletrônico www.concursos.unir.br, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida na letra "b" do subitem 4.4.3.

4.4.3.2.1 Os candidatos que não dispuserem de acesso à Internet poderão utilizar o equipamento disponível no local indicado no item 1.2 deste edital para efetuar a solicitação de inscrição com isenção de taxa.

4.4.3.3 A UNIR consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.4.3.4 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n.º 83.936, de 6 de setembro de 1979.

4.4.3.5 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma e o prazo estabelecidos no subitem 4.4.3.2 deste edital.

4.4.3.6 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

4.4.3.7 Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela UNIR.

4.4.3.8 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 05 de junho de 2009, no endereço eletrônico www.concursos.unir.br.

4.4.3.8.1 Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

4.4.3.9 Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no concurso, acessar o endereço eletrônico www.concursos.unir.br e imprimir a GRU COBRANÇA, por meio da página de acompanhamento, para pagamento até o dia 16 de junho de 2.009, conforme procedimentos descritos neste edital.

4.4.3.10 O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no subitem anterior estará automaticamente excluído do concurso público.

4.4.4. A UNIR não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.4.5. São considerados documentos de identidade para o preenchimento do requerimento de inscrição: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares; pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte, carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei como identidade; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97) e Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS.

4.4.6. O candidato portador de deficiência deverá, no ato da inscrição, informar se necessita de condições especiais para a realização da prova.

4.4.6.1. O atendimento às condições especiais solicitadas pelo candidato para realizar as provas, referido no subitem 4.4.6, ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

4.4.7. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A UNIR não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

4.4.8. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas.

4.4.9. Após a efetivação da inscrição não será aceita em hipótese alguma alteração de cargo e Campus de lotação para o qual o candidato se inscreveu e, no caso da não identificação do Campus pelo candidato, a inscrição será anulada.

4.4.10. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo para o qual pretende concorrer.

4.4.11. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do Concurso por conveniência da UNIR.

4.4.12. Em qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, se verificada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

4.5. Do Comprovante Definitivo de Inscrição:

4.5.1. O Comprovante Definitivo de Inscrição para todos os candidatos estará disponível no endereço eletrônico www.concursos.unir.br no período de 01 a 30 de julho de 2.009, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

4.5.2. No Comprovante Definitivo de Inscrição constarão os dados relativos ao dia, horário e local das provas do Concurso.

4.5.3. É obrigação do candidato conferir as informações do Comprovante Definitivo de Inscrição, principalmente, nome completo do candidato, número da cédula de identidade, sigla do órgão expedidor, estado emitente, data de nascimento, sexo do candidato, código e nome do cargo a que concorre, lotação pretendida e número de inscrição.

4.5.4. O Comprovante Definitivo de Inscrição deverá ser apresentado juntamente com o comprovante de pagamento para acesso ao local de realização das provas, juntamente com o documento de identidade utilizado para a inscrição. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial, apresentando outro documento de identificação, conforme subitem 4.4.5.

5. DO PROCESSO SELETIVO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O Concurso constará de uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na realização de duas provas, uma de Conhecimentos Gerais e uma de Conhecimentos Específicos para todos os cargos.

5.2. A prova de Conhecimento Geral abrangerá os conteúdos de Língua Portuguesa e Legislação.

5.2.1. Esta prova terá o valor de 30 (trinta) pontos e será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada questão), sendo 15 (quinze) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Legislação.

5.2.2. Será atribuído a cada uma das questões desta prova o valor de 1,0 (um) ponto.

5.3. A prova de Conhecimento Específico enfocará aspectos teóricos e teórico-práticos relativos ao respectivo cargo e noções gerais de informática.

5.3.1. Esta prova terá o valor de 30 (trinta) pontos e será constituída de 25 (vinte e cinco) questões abordando aspectos relacionados à utilização de itens e equipamentos e/ou conhecimento técnico, destreza, competência, habilidade e/ou capacidade operacional do candidato relacionados ao cargo e 05 (cinco) questões abordando noções gerais de informática.

5.3.1.1 Excepcionalmente para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Área de Informática, a prova de Conhecimento Específico será constituída de 30 (trinta) questões abordando aspectos relacionados à utilização de itens e equipamentos e/ou conhecimento técnico, destreza, competência, habilidade e/ou capacidade operacional do candidato relacionado ao cargo.

5.4. Para ser classificado, o candidato terá que obter, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) dos pontos em cada uma das provas (Conhecimento Geral e Conhecimento Específico).

5.5. Os Programas das Provas, estarão disponíveis no endereço eletrônico www.concursos.unir.br a partir do dia 30 de abril de 2009.

6. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As provas serão realizadas no dia 16 de agosto de 2009, de 14h às 18h, horário local, no local a ser informado no Comprovante Definitivo de Inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato, conforme consta no item 4.5 deste Edital.

6.1.1. As provas serão realizadas exclusivamente na cidade de Porto Velho - Rondônia

6.1.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação e o estrito cumprimento do horário das provas e do seu local de realização, definido no Comprovante Definitivo de Inscrição.

6.1.3. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta preta, lápis nº 2, borracha, Comprovante Definitivo de Inscrição, comprovante de pagamento e documento de identidade utilizado no ato da inscrição.

6.1.4. Será automaticamente excluído do Concurso o candidato que não apresentar documento de identidade na forma definida no subitem 4.5.4 do presente Edital.

6.2. O candidato que chegar após o fechamento dos portões terá vedada a sua entrada no local e será automaticamente eliminado do Concurso.

6.3. Em hipótese alguma a prova será aplicada fora do local pré-determinado e/ou em horário diferente daquele constante do Edital.

6.4. As provas de Conhecimento Geral e de Conhecimento Específico terão duração total de 4 (quatro) horas, incluindo o preenchimento do cartão-resposta.

6.5. O candidato deverá transcrever as respostas para um cartão-resposta, que será o único documento válido para a correção eletrônica. Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão resposta por erro do candidato.

6.5.1. Na correção do cartão-resposta, será atribuída nota zero à questão que contiver mais de uma ou nenhuma resposta assinalada, emendas ou rasuras.

6.5.2. O candidato, ao encerrar a prova, entregará obrigatoriamente ao fiscal da sala o cartão resposta devidamente assinado e preenchido.

6.6. Os 3 (três) últimos candidatos que permanecerem na sala de provas somente poderão entregar os respectivos cartões de resposta e retirar-se do local simultaneamente.

6.7. O não-comparecimento do candidato às provas implicará sua eliminação do Concurso.

6.8. Não haverá, em nenhuma hipótese, segunda chamada de qualquer prova.

6.9. Não serão permitidos, durante a realização das provas, a utilização de chapéus ou bonés, a comunicação entre os candidatos, porte e utilização de armas de qualquer tipo, aparelhos celulares ou similares, de pager, de beep, de controle remoto, de alarme de carro, de máquinas calculadoras ou similares, de qualquer outro tipo de aparelho elétrico, eletrônico ou mecânico, de relógios, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, sendo eliminado o candidato que descumprir esta determinação.

6.10. Durante a realização das provas, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade e coleta da assinatura. O candidato que se negar a ser identificado terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

6.11. Iniciadas as provas, o candidato somente poderá retirar-se do recinto após 1 (uma) hora do início das mesmas.

6.11.1. O candidato somente poderá levar o caderno de provas 15 (quinze) minutos antes do término das quatro horas de sua realização.

6.12. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou se comunicar com outro candidato;

c) utilizar qualquer dos equipamentos citados no subitem 6.10 deste edital;

d) desrespeitar as orientações repassadas pela equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com os demais candidatos;

e) fazer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

i) deixar de observar as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

j) perturbar, de qualquer forma, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do concurso público.

6.13. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala.

6.14. No dia da realização das provas não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

6.15. Se em caso de recurso resultar a anulação de questões de prova, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos.

6.16. A legislação que entrar em vigor e a alteração em dispositivos legais e normativos após a publicação deste Edital, não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.

6.17. Caso haja necessidade de alterações de local, data ou horário das provas, por conveniência da UNIR, essas serão divulgadas no endereço eletrônico www.concursos.unir.br até a data limite de 16 de julho de 2009.

7. DO RESULTADO DA PROVA E DOS RECURSOS

7.1 Os gabaritos das provas objetivas serão afixados nos quadros de avisos da UNIR/Centro e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.concursos.unir.br, duas horas após o término das provas.

7.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos das provas objetivas disporá de dois dias, a contar da divulgação dos gabaritos, no horário comercial, junto à Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato.

7.3 O candidato deverá identificar-se no ato da entrega dos recursos mediante a apresentação de documento de identidade original.

7.4 Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou correio eletrônico, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

7.5 Não será aceita a interposição de recursos por procurador.

7.6 O candidato deverá apresentar o recurso em via original.

7.7 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente ao item anulado será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito de item integrante de provas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.8 Os candidatos que apresentarem argumentações e/ou redações idênticas ou semelhantes terão esses recursos julgados em conjunto.

7.9 Não serão admitidos os recursos intempestivos e/ou inconsistentes.

7.10 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

7.11 O candidato, em seu recurso, deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido;

7.12. O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser indeferido;

7.13. Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico www.concursos.unir.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

7.14. Recursos cujo teor desrespeite a banca examinadora serão indeferidos.

8. DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

8.1 O Resultado Final do Concurso será encaminhado pela Comissão ao Magnífico Reitor até o dia 31 de agosto de 2009, para homologação e publicação no Diário Oficial da União, em conformidade com o previsto na Portaria nº 450 de 06 de novembro de 2002 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

8.2 A classificação final, que será elaborada na ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos pelos candidatos habilitados no concurso, observadas as demais normas pertinentes constantes deste edital e das instruções específicas.

8.3 Em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais candidatos, para fins de classificação e desempate, dar-se-á preferência, sucessivamente, ao candidato que:

a) Obtiver maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos do cargo disputado;

b) For o mais idoso.

Parágrafo único. Para efeito de classificação a que se refere o subitem 8.3, alínea "b", será considerada a situação informada pelos candidatos no ato da inscrição.

9. DO PRAZO DE VALIDADE

9.1. O prazo de validade do Concurso Público será de um ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, conforme artigo 12 da Portaria 450/2002- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.U. de 07/11/2002. .

10. DA NOMEAÇÃO

10.1. A nomeação dos candidatos classificados fica condicionada à comprovação dos requisitos para investidura nos cargos especificados no item 3. deste Edital.

10.2. O candidato classificado no concurso será nomeado de acordo com a estrita ordem de classificação no limite do exato número de vagas oferecidas para cada cargo/Campus no presente Edital.

10.3. Havendo desistência de candidatos convocados para a nomeação, a Universidade procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas determinadas para cada cargo/Campus neste Edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de homologação, conforme Portaria nº 450/2002-Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no D.O.U de 07/11/2002.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A falta de comprovação de qualquer requisito para investidura no cargo, prática de falsidade ideológica, procedimento indisciplinar ou descortês para com os membros da Comissão, coordenadores, auxiliares e autoridades presentes, durante a realização das provas e do processo do concurso, acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Concurso e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que já tenha sido publicado o Edital de homologação do resultado final do concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis à falsidade da declaração.

11.2. Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão comprobatória de classificação no Concurso, valendo para este fim, o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

11.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes normas e o compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e seus Anexos, em relação das quais não poderá alegar desconhecimento.

11.4. A aprovação e classificação final no concurso geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação no limite do exato número de vagas determinado para cada cargo/Campus no presente Edital. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da disponibilidade orçamentária, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Concurso e da apresentação da documentação exigida em lei para investidura no cargo.

11.5 O provimento para os cargos de cadastro reserva somente ocorrerá após a liberação das vagas respectivas pelo Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão - MPOG, ocorridas dentro do prazo de validade do concurso.

11.6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, etapas estabelecidas no Cronograma de Execução (Anexo II), referentes a este Concurso Público, no Diário Oficial da União, os quais também serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.concursos.unir.br.

11.7. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

11.8. Serão publicados no Diário Oficial da União somente os resultados dos candidatos que lograram classificação no Concurso para cada cargo/Campus neste Edital.

11.9. Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão do Concurso, se for o caso, ouvida a Procuradoria Federal/UNIR.

11.10. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente as informações contidas neste Edital;

11.11. A UNIR não arcará com despesas de deslocamento ou de mudança dos concursados para a investidura no cargo, no local para o qual optou no ato da inscrição;

11.12. Após a nomeação, a posse e o exercício o servidor cumprirá estágio probatório, nos termos do artigo 20 da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990, alterada pela Lei nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997;

11.13. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.

Porto Velho-RO, 23 de abril de 2009.

Prof. Dr.José Januário de Oliveira Amaral
Reitor

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CÓDIGO

PROVAS

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

 

CARGO

NÍVEL MÉDIO - CARGO

PORT(1)

LEG(2)

CRC(3)

NBI(4)

LOG(5)

701226.2

TÉC. LABORATÓRIO\FÍSICA

15

15

20

10

20

701226.3

TÉC. LABORATÓRIO\ENG. ELÉTRICA

20

10

20

701226.4

TÉC. LABORATÓRIO\ARQUEOLOGIA

20

10

20

701226.1

TÉC. LABORATÓRIO\INFORMÁTICA

20

10

20

701226.5

TÉC. LABORATÓRIO\TELEMEDICINA

20

10

20

701226.6

TÉC. LABORATÓRIO\PSICULTURA

20

10

20

701226.7

TÉC. LABORATÓRIO\AGRONOMIA

20

10

20

701200

ASSIST. ADMINISTRAÇÃO

20

10

20

701427

TEC. EM ELETRICIDADE

20

10

20

701228

TEC. EM EDIFICAÇÕES

20

10

20

701220

TEC. ANATOMIA E NECRÓPSIA

20

10

20

 

TOTAL DE QUESTÕES

15

15

20

10

20

 

CÓDIGO

PROVAS

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Específicos

 

CARGO

NÍVEL SUPERIOR - CARGO

PORT(1)

LEG(2)

CRC(3)

NBI(4)

LOG(5)

701010

BIBLIOTECÁRIO- DOCUMENTALISTA

15

15

20

10

20

701079

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

20

10

20

701001

ADMINISTRADOR

20

10

20

701031

ENGENHEIRO CIVIL

20

10

20

701062

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

30

0

20

 

TOTAL DE QUESTÕES

15

15

 

10

20

1 - Português; 2 - Legislação; 3 - Conhecimentos Relacionados ao Cargo; 4 - Noções Básicas de Informática, 5 - Raciocínio Lógico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Raciocínio lógico-Quantitativo (Comum a todos os cargos de Nível D e de Nível E)

O candidato deverá demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento de estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática, com relação aos seguintes pontos:

Noções básicas de lógica, razões e proporções, grandezas direta e inversamente proporcionais.números naturais, inteiros racionais e irracionais; progressões aritméticas e geométricas; porcentagens, juros simples e compostos; o triângulo retângulo; trigonometria; área de figuras planas; área e volume de: cubo, cilindro, cone circular, pirâmide troncos e esfera.

CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA - Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textuais. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo e dissertativo/argumentativo. Fato e opinião; tese e argumento. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; polissemia; conotação e denotação; sentido figurado. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras. Prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Pronomes: emprego, formas de tratamento, colocação pronominal. Verbos: flexão, emprego dos tempos e modos verbais; vozes do verbo. Valores semântico-sintáticos das preposições e das conjunções. Correspondências semântico-estruturais na construção de períodos e orações. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento indicativo da crase. Emprego dos sinais de pontuação.

CONHECIMENTOS GERAIS - PARA CARGOS DE NÍVEL MÉDIO.

LEI N° 8.112/90: Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; Processo Administrativo Disciplinar; Seguridade Social do Servidor - LEI N° 9.784/99: Princípios da Administração Competência, Impedimentos e Suspeição, Instrução, Motivação, Anulação, Revogação e Convalidação. Ética Pública: Decreto n° 6.029 de 1° de fevereiro de 2007, Decreto n° 1.171 de 22 de junho de 1994. Licitação - LEI N° 8.666/93: Modalidades, Dispensa e Inexigibilidade, LEI N° 10.520/2002 - Pregão Eletrônico e Presencial, LEI N° 8.429/92 Improbidade administrativa

NOÇÕES GERAIS DE INFORMÁTICA - PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO.

Noções do windows; Login, logoff, mudança senha, bloqueio desktop, shutdown. Principais aplicações de ambiente de escritório Pacote MS Office (editor de texto, editor de apresentação e planilha de cálculo) da Microsoft. Pacote software livre Open Office (editor de texto, editor de apresentação e planilha de cálculo). Correio Eletrônico (Outlook Express e Outlook) para envio de mensagens e documentos (arquivos). Manipulador de arquivos e pastas (Windows Explorer) para criar, alterar, pesquisar e remover.Verificação de sanidade de arquivos com antivírus. Navegadores (Browsers) Internet Explorer Netscape Firefox. Pesquisa na Internet Sites de busca tais como Google, Altavista, Wikipedia, etc.Aplicações Web Webmail Portais. Dispositivos removíveis Floppy disk CD/DVD Pendrive.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA

GRANDEZAS FÍSICAS E TRATAMENTO DE DADOS: conhecimento das grandezas físicas e uso de computadores para aquisição de dados. MECÂNICA: manuseio de instrumentos de medidas mecânicas: cronômetro; paquímetro; micrômetro; dinamômetro e torquímetro. ELETROMAGNETISMO: manuseio de instrumentos de medidas elétricas: galvanômetro, amperímetro, voltímetro, ohmímetro, multímetro, osciloscópio. Manuseio de equipamentos elétricos básicos: fonte de voltagem; fonte de corrente; geradores de função; transformadores e máquinas elétricas (motores e geradores). ÓPTICA: manuseio de instrumentos ópticos: espelhos; lentes; fontes de radiação coerente e incoerente; microscópio e lunetas. TERMOLOGIA E TERMODINÂMICA: manuseios de termômetros analógicos e digitais (mercúrio, termopares); barômetros analógicos e digitais; gasômetro; manutenção em sistema de refrigeração convencional e tipo Peltier. FÍSICA MODERNA: aparatos experimentais de: raios-X; quantização da carga elétrica; modelo atômico de Bohr; efeito foto-elétrico; experimento de Franck- Hertz; microscópio atômico e aparatos de física nuclear.TECNOLOGIA DE VÁCUO E CRIOGENIA: noções de vácuo; bombas de vácuo; medidas de vácuo; projeto; construção; montagem e funcionamento de sistemas de vácuo; detecção de fugas; criogenia e técnicas criogênicas; fluídos criogênicos; instalações criogênicas.

TÉC. LABORATÓRIO/ENG. ELÉTRICA

Grandezas elétricas e magnéticas. Sistema Internacional de Unidades. Simbologia e Diagramas Elétricos. Desenho Técnico. Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. Circuitos Elétricos de Corrente Alternada: Corrente e tensão senoidais, valor eficaz, valor de pico, notação fasorial, impedância. Diagrama de Potência: potência ativa, reativa e aparente, fator de potência e correção do fator de potência. Circuitos monofásicos e trifásicos. Eletromagnetismo. Medidas elétricas. Utilização de instrumentos de medição e testes. Máquinas Elétricas: Transformadores e motores de indução. Dispositivos de Proteção, noções de Proteção e Seletividade. Acionamentos e controles elétricos: partida direta, com autotransformador. Aterramento de Sistemas. Conhecimentos de Aterramento de Equipamentos e de Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). Instalações elétricas de baixa tensão e conhecimento da norma brasileira ABNT NBR-5410. Instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 13,8 kV e conhecimento da norma brasileira ABNT NBR-14039. Conceitos Básicos de Iluminação pública. Manutenção elétrica de redes de Distribuição de 13,8 kV. Conceitos Básicos de Diagramas Lógicos. Conceitos Básicos de Segurança e Higiene do Trabalho. Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva. Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, NR-10. Conhecimentos e Interpretação e Análise de Projetos Elétricos. Distribuição de Energia Elétrica. Custos e tarifação de energia elétrica. Conhecimentos de materiais e ferramentas usados em instalações e serviços em eletricidade. Planejamento e Detalhamento de Serviços de Montagem e Manutenção de instalações elétricas, subestações.

TÉC. LABORATÓRIO/ARQUEOLOGIA

Teoria e história da arqueologia: História da arqueologia brasileira. Arqueologia brasileira: pré-histórica: povoamento da América; povoamento e processo de colonização do Brasil. Tipos de sítios arqueológicos e cultura material associada. Teoria e método em arqueologia. Gerenciamento de bens arqueológicos: função social identificação; métodos e técnicas de pesquisa; conservação de material arqueológico em campo e laboratório; agenciamento de sítios arqueológicos; a arqueologia e a restauração arquitetônica.

TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Conhecimentos Básicos de Hardware e Software - Funcionamento do computador. Componentes: Unidade central de processamento, placas-mãe, BIOS e chipset, memórias, dispositivos de entrada e saída, interfaces, portas, cabos e conectores; softwares básicos; softwares aplicativos.- Sistemas Operacionais - Conceitos. Sistema operacional Windows. Operação. Instalação, configuração de softwares, dispositivo de hardware e redes. Arquivos de inicialização. Drivers de dispositivos. Noções de Windows Registry.- Redes de Computadores - Conceitos. Comunicação de dados, classificações de redes de computadores. Protocolos. Protocolo TCP/IP: conceitos. Modelo Cliente/Servidor. Internet. Pacotes de Automação de Escritórios - Instalação, configuração e operação dos pacotes de automação de escritórios Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). Segurança - Conceitos gerais sobre segurança da informação. Proteção contra vírus e outras formas de software ou ações intrusivas. Programação de Computadores - Introdução ao conceito de algoritmo e programação estruturada, Linguagem para algoritmos (Portugol), Tipos de dados, Estruturas de controle. Decisão. Repetição, Programação orientada a objetos.

TÉC. LABORATÓRIO/TELEMEDICINA

Introdução à prática da telemedicina; Sistemas de telemedicina e Telecomunicações; Telemedicina pré-armazenada e em tempo real; Teleeducação; Definindo os requisitos de um serviço de telemedicina; Desenvolvendo com sucesso um sistema de telemedicina; Avaliação de sistemas e serviços em telemedicina; Como realizar uma consulta usando telemedicina; Benefícios e barreiras da telemedicina; Aspectos éticos e legais da telemedicina; Fontes de informação em telemedicina; Telemedicina no futuro.

TÉC. LABORATÓRIO/PISCICULTURA

Sociologia: Conceito básico aplicado à realidade do campo; Fundamentos de Extensão, Comunicação, Difusões e Inovações; Metodologia de Extensão Rural; Estratificação térmica da Limnologia, Estratificação; Características físicas e químicas da água; Características das comunidades aquáticas (macrófitas aquáticas, fitoplâncton, zooplâncton); Eutrofização: causas e efeito e medidas preventivas e formas de controle; Biologia e Reprodução de peixes de água doce; Manejo Reprodutivo; Caracterização e classificação dos alimentos mais comumente utilizados em rações; Manejo alimentar; Técnicas de diagnóstico e profilaxia no cultivo; Tipos de enfermidades: etiologia, sintomas e espécies afetadas; Defesa sanitária e zoonoses; Aspectos gerais da criação de peixes; Espécies próprias para piscicultura; Instalações e equipamentos; Calagem e adubação; Técnicas de cultivo em piscicultura.

TÉC. LABORATÓRIO/AGRONOMIA

Administração rural, irrigação e drenagem; Agricultura, Agricultura orgânica; Compostos orgânicos. Fertilidade do Solo. Fruticultura. Irrigação e drenagem. Meteorologia e Climatologia. Olericultura Regional, Estufas e hidroponia. Paisagismo e arborização urbana.; Máquinas e Implementos Agrícolas. Silvicultura.

ASSIST. ADMINISTRAÇÃO

Noções em Administração Organizações, Eficiência e Eficácia. O processo Administrativo: planejamento, organização, influência, controle. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais, tendências e práticas organizacionais. Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional. Controle: princípios da administração da produção e do controle. Noções de Logística: gestão da cadeia de suprimentos, transportes, armazenagem, movimentação de materiais, controle de estoques, embalagem e ciclo do pedido. Métodos e sistemas administrativos: sistemas de informações gerenciais, processo decisório, responsabilidade e autoridade, comunicação empresarial, métodos de trabalho, representações gráficas, formulários, manuais. Princípios fundamentais da administração pública: administração pública no Brasil, administração pública gerencial, reforma da gestão pública princípios e sistemas de administração federal. Redação, Oficial Modalidades de textos técnicos. Correspondência e atos oficiais: Conceito e princípios de redação oficial; Fechos para comunicação; modelos oficiais - normas gerais. Emprego dos pronomes e das formas de tratamento, abreviaturas, siglas e símbolos. Protocolo. Arquivo Corrente. Espécies Documentais. Correspondências, classificação e caracterização. Natureza dos Assuntos dos Documentos. Métodos de Arquivamento.

TEC. EM ELETRICIDADE

Lei de Ohm, energia e potência elétrica, circuitos equivalentes estrela-triângulo, circuitos equivalentes triângulo-estrela, instalações elétricas prediais, classificações das tensões de alimentação, aterramento, os esquemas de aterramentos, proteção e controle dos circuitos, dispositivos de controle dos circuitos, dimensionamento de circuitos de baixa tensão, dimensionamento pelo critério da queda de tensão, dimensionamento pelo critério da capacidade de corrente do condutor, o condutor de proteção, luminotécnica, iluminação incandescente, iluminação fluorescente, iluminação a vapor de mercúrio, instalações de motores, dispositivos de proteção, para sobrecarga de motores elétricos, sistemas polifásicos, uso dos sistemas trifásicos estrela-triângulo, potência elétrica dos sistemas polifásicos, medição de potência nos sistemas polifásicos, medições de grandezas elétricas em corrente alternada, valor eficaz, valor médio, potência real, potência aparente, potência reativa, conceito de fator de potência nos circuitos elétricos, cálculo e correção do fator de potência, conceitos de segurança do trabalho em serviços de eletricidade.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Padronização do desenho e normas técnicas vigentes - tipos, formatos, dimensões e dobraduras de papel; linhas utilizadas no desenho técnico. Escalas; projeto arquitetônico - convenções gráficas, (representação de materiais, elementos construtivos, equipamentos, mobiliário); desenho de: planta de situação, planta baixa, cortes, fachadas, planta de cobertura; detalhes; cotagem; esquadrias (tipos e detalhamento); escadas e rampas (tipos, elementos, cálculo, desenho); coberturas (tipos, elementos e detalhamento); acessibilidade (NBR 9050/2004). Desenho de projeto de reforma - convenções. Projeto e execução de instalações prediais - instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telefonia, gás, mecânicas, ar-condicionado. Estruturas - desenho de estruturas em concreto armado e metálicas (plantas de formas e armação). Vocabulário técnico - significado dos termos usados em arquitetura e construção. Tecnologia das construções. Materiais de construção. Topografia. Orçamento de obras: estimativo detalhado (levantamento de quantitativos, planilhas, composições de custos, cronograma físico-financeiro). Execução e fiscalização de obras noções de segurança do trabalho. Desenho em AUTOCAD 14: menus, comandos, aplicações.

TEC. ANATOMIA E NECROPSIA

Noções gerais de ética em tanatologia (postura profissional no manuseio do cadáver). Identificação geral e manuseio de instrumental básico para dissecação e corte, incluindo estruturas ósseas. Prevenção de riscos biológicos e químicos na necropsia e no manuseio de material humano, segundo normas e orientações da vigilância sanitária (uso do EPI - Equipamento de Proteção individual - e técnicas de desinfecção). Noções gerais de anatomia humana por sistemas: divisão do corpo humano e do esqueleto, identificação de órgãos isolados ou no cadáver e secções anatômicas por planos. Tipos de necropsia e suas formalidades. Técnicas básicas de abertura e evisceração de cadáver. Técnicas básicas de abertura de estruturas do sistema nervoso central. Fixação de fragmentos de órgãos para exame histopatológico. Organização das rotinas técnicas do serviço de necropsia e estocagem de material remanescente. Conservação e acondicionamento de peças anatômicas diversas e órgãos completos para museu de patologia. Preparo e estocagem de soluções fixadoras. Processo de preservação de cadáveres por formolização. Preparação de peças anatômicas diversas e de órgãos completos com finalidade de ensino. Preparação de ossos e montagem de esqueleto (com utilização de parafusos, arames e colas). Manuseio e descarte de resíduos biológicos originários de necropsia ou da preparação de peças anatômicas.

CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

LÍNGUA PORTUGUESA PARA TODOS OS CARGOS - Compreensão e estruturação de textos. Coesão e coerência textuais. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo e dissertativo/argumentativo. Fato e opinião; tese e argumento. Semântica: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; polissemia; conotação e denotação; sentido figurado. Ortografia: emprego das letras e acentuação gráfica. Formação de palavras. Prefixos e sufixos. Flexão nominal de gênero e número. Pronomes: emprego, formas de tratamento, colocação pronominal. Verbos: flexão, emprego dos tempos e modos verbais; vozes do verbo. Valores semântico-sintáticos das preposições e das conjunções. Correspondências semântico-estruturais na construção de períodos e orações. Regência nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento indicativo da crase. Emprego dos sinais de pontuação.

CONHECIMENTOS GERAIS - NÍVEL SUPERIOR

LEI N° 8.112/90: Provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; Processo Administrativo Disciplinar; Seguridade Social do Servidor ; Licitações e Contratos (noções gerais), LEI N° 9.784/99: Princípios da Administração Competência, Impedimentos e Suspeição, Instrução, Motivação, Anulação, Revogação e Convalidação. Ética Pública: Decreto n° 6.029 de 1° de fevereiro de 2007, Decreto n° 1. 171 de 22 de junho de 1994 Licitação - LEI N° 8.666/93: Modalidades, Dispensa e Inexigibilidade, LEI N° 10.520/2002 - Pregão Eletrônico e Presencial, LEI N° 8.429/92 Improbidade administrativa

NOÇÕES GERAIS DE INFORMÁTICA (exceto para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação)

Noções do windows, Login, logoff, mudança senha, bloqueio desktop, shutdown. Principais aplicações de ambiente de escritório. Pacote MS Office (editor de texto, editor de apresentação e planilha de cálculo) da Microsoft. Pacote software livre Open Office (editor de texto, editor de apresentação e planilha de cálculo). Correio Eletrônico (Outlook Express e Outlook) para envio de mensagens e documentos (arquivos). Manipulador de arquivos e pastas (Windows Explorer) para criar, alterar, pesquisar e remover. Verificação de sanidade de arquivos com antivírus. Navegadores (Browsers) Internet Explorer, Netscape, Firefox. Pesquisa na Internet Sites de busca tais como Google, Altavista, Wikipedia, etc. Aplicações Web, Webmail, Portais. Dispositivos removíveis Floppy disk CD/DVD. Pendrive.

BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA

A Biblioteca no contexto da universidade: funções, objetivos, estrutura, tecnologia, recursos. Gestão da Biblioteca universitária. Funções gerenciais: planejamento, organização e avaliação. Elaboração de projetos, relatórios, manuais de serviços e procedimentos. A biblioteca universitária brasileira. Usuários: comportamento, necessidades, demandas, expectativas e usos da informação. Estudos de uso e de usuários. Educação de usuários. Competência informacional. Processo de comunicação e informação científica. Recursos e serviços informacionais: conceituação, tipologia e características das fontes de informação. Recursos informacionais eletrônicos. Bibliotecas digitais. Redes e sistemas de informação. Formação, desenvolvimento, preservação e gestão de coleções. Disseminação da informação. Atendimento ao usuário. Comutação bibliográfica. Normalização de trabalhos e publicações (NBRs: 6021/2003; 6022/2003; 6023/2002; 6024/2003; 6027/2003; 6028/2003; 6029/2006; 6034/2004; 10520/2002; 14724/2005). Organização e recuperação da informação: representação descritiva de documentos. Código de catalogação anglo- americano, revisão 2002. Pontos de acesso: entradas de autor, título, assunto e analíticas. Classificação Decimal Universal, Tabela de notação de autor (Cutter). Análise e representação de documentos por assunto: conceitos, processos, instrumentos, produtos. Descrição e representação de conteúdos informacionais na Web. Metadados. Fundamentos, ferramentas e estratégias de recuperação da informação.

TEC. ASS. EDUCACIONAIS

Estrutura e Organização da Educação Brasileira na LDB: Princípios e fins da Educação Nacional; Direito à Educação e o Dever de Educar; Organização da Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino; Os Profissionais da Educação. Educação, Filosofia, Tendências Pedagógicas e Abordagens do Processo de Ensino. Filosofia e Educação; Educação e Sociedade; Tendências Pedagógicas na Prática Escolar; Senso Comum e Postura Crítica na Pratica Docente; As Diferentes Abordagens do Processo de Ensino Fundamentos Didáticos e Metodológicos da Educação: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica; Pratica Educativa, Pedagogia e Didática; Didática e Democratização do Ensino; Didática - Teoria da Instrução e do Ensino; O Processo de Ensino na Escola; O Processo de Ensino e o Estudo Ativo; Os Objetivos e os Conteúdos de Ensino; Os Métodos de Ensino; A Aula Como Forma de Organização do Ensino Processos Avaliativos Escolares: A Avaliação Escolar; A Avaliação Educacional Escolar; A Avaliação da Aprendizagem Escolar; Pratica Escolar e a Questão do Erro; Avaliação do Aluno; Verificação ou Avaliação; Articulação entre Planejamento e Avaliação; Pratica Docente Crítica e Construtiva. Planejamento, Planos e Projetos Educativos: O Planejamento Escolar - Importância, Requisitos, Tipos de plano; O Planejamento como Métodos da Práxis Pedagógica; Projeto de Ensino-Aprendizagem. O Projeto Político-Pedagógico: Conceito e Metodologia de Elaboração; Marco Referencial, Diagnóstico e Programação; O Projeto Político-Pedagógico enquanto uma Construção Coletiva; O Projeto Político-Pedagógico e a Gestão da Escola; O Projeto Político-Pedagógico, a Autonomia da Escola e o Planejamento Participativo.

ADMINISTRADOR

Recursos Humanos: conceito de gestão de pessoas; a contribuição da psicologia social; história brasileira das práticas de Recursos Humanos; Modelos de Gestão de Pessoas; Recrutamento, seleção e testes psicológicos; Cargos, salários e benefícios; Aprendizagem, treinamento e desenvolvimento; Avaliação de Performance e Competências; Comunicação e Endomarketing; Qualidade de vida, saúde e ergonomia; Relações e Direito do Trabalho; Consultoria Interna e Externa; Carreira e perfil do gestor de pessoas. Finanças Empresariais: Finanças de empresas, administrador financeiro, objetivos das sociedades por ações, Mercados Financeiros; Demonstrações Financeiras e Fluxo de Caixa; Princípios Fundamentais de Finanças; Valor Presente Líquido; Avaliação de obrigações e ações; Critérios Alternativos de Investimentos; Orçamento de Capital; Teoria do Mercado de Capitais; Retorno e Risco: Modelo CAPM; Teoria da Precificação por Arbitragem; Decisões de Financiamento e mercados eficientes; Financiamento a longo prazo; Estrutura de Capital; Política de Dividendos; Opções e Finanças de Empresas; Arrendamento; Derivativos e Cobertura de Riscos; Administração do Capital de Giro; Gestão de caixa; Gestão de Crédito; Fusões e Aquisições; Dificuldades Financeiras; Finanças Internacionais. Marketing Estratégico: O escopo do Marketing; Orientações da Empresa para o Mercado; Conceitos, tendências e tarefas fundamentais do Marketing; Desenvolvimento de Estratégias e Planos de Marketing; Coleta de Informações e Análise do Ambiente de Marketing; Condução da Pesquisa de Marketing e Previsão de Demanda; Satisfação, valor e fidelidade ao cliente; Análise dos mercados consumidores; Análise dos mercados organizacionais; Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo; Criação de Brand Equity; O posicionamento de marca; Concorrência; Estratégia do Produto; Desenvolvimento e gerenciamento de serviços; Determinação de preço; Gerenciamento de varejo e atacado; Gerenciamento de comunicação de massa; Marketing Direto e vendas pessoais. Planejamento Estratégico:Concepção estratégica; O processo estratégico; Intenção estratégica; Diagnóstico estratégico externo; Diagnóstico estratégico da organização; Construção de Cenários; Política de Negócios; Modelos dinâmicos de cooperação e concorrência; Definição de objetivos e formulação das estratégias; Desempenho organizacional; Governança Corporativa e liderança estratégica; Empreendedorismo; Auditoria de Resultados e Avaliação Estratégica.

ENGENHEIRO CIVIL

Projetos: arquitetônico, estrutural (concreto, aço e madeira), fundações, instalações hidrosanitárias, instalações elétricas, telefonia, lógica e prevenção contra incêndio. Métodos e técnicas manuais e computadorizados de desenho e projeto. Projetos complementares: análise e compatibilização. Elevadores. Controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso). Captação e drenagem de águas pluviais. Especificação de materiais e serviços. Programação de obras. Orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais. Planejamento e cronograma físico-financeiro: PERT-CPM. Acompanhamento de obras. Organização do canteiro de obras. Execução de sondagem no solo e fundações (sapatas, estacas e tubulões), alvenaria, estruturas de concreto, aço e madeira, coberturas, impermeabilização e pavimentação. Esquadrias. Pisos, revestimentos e pinturas. Instalações (água, esgoto, eletricidade e telefonia). Fiscalização. Acompanhamento da aplicação de recursos (medições, emissão de fatura etc.). Controle de materiais (cimento, agregados aditivos, concreto usinado, aço, madeira, materiais cerâmicos, vidro, etc.). Controle de execução de obras e serviços. Dosagem do Concreto. Qualidade total aplicada à construção. Saneamento básico e saneamento ambiental (disposição de resíduos, aterros sanitários etc.). Infraestrutura urbana e rural. Legislação e Engenharia legal. Legislação ambiental. Construção sustentável: conceitos, estratégias, desperdício, gestão de resíduos, reflexos na produção. Análise de contratos para execução de obras. Legislação específica para obras de engenharia civil. Normas técnicas aplicadas à engenharia civil. Vistoria e elaboração de pareceres. Princípios de planejamento e de orçamento público. Legislação profissional. Manutenção e conservação de edificios: noções de patologia, diagnóstico e recuperação das edificações. Noções de geomática e de sistema viário. Noções de segurança do trabalho. Noções de Ergonomia (Norma Regulamentadora n° 17). Acessibilidade (Decreto-lei 5296/2004).

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Fundamentos de computação: Conceitos. Organização e arquitetura de computadores. Componentes e periféricos de um computador (hardware e software). Sistemas operacionais: Conceitos Básicos, processos, conceitos sobre ambientes operacionais mono-processados, multi-processados e de processamento paralelo, gerência de processador, gerência de memória, sistemas operacionais. Sistemas multiprogramáveis. Representação de Instruções. Sistema Operacional Linux e Software Livre: Conceitos, comandos básicos, gerenciamento do Sistema de Arquivos, RAID, gerenciamento de usuários e gerenciamento de processos. Programas: Montagem, compilação, linkedição e interpretação; Conceitos de organização de arquivos e métodos de acessos. Aritmética computacional. Internet: Conceito e padrões da tecnologia Web, Intranets e Extranets. LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO: Concepção e programação: Conceitos, construção de algoritmos, procedimentos, funções, bibliotecas e estruturas de dados. Programação orientada a objetos. Linguagens de programação (Delphi, Visual Basic, Java, JDBC, 2SE, C++, ASP, PHP, AJAX, HTML, XML). Padrões de Projeto. Desenvolvimento de aplicações e bancos de dados. ENGENHARIA DE SOFTWARE: Conceitos, ciclo de vida, ciclo de desenvolvimento, modelos de processo de software, métodos e modelos de desenvolvimento, modelagem, processos de software, requisitos, qualidade do software, métricas e prototipagem, RUP,.Conceitos de Gerenciamento de Projetos. PMBOK. Projeto: projeto de arquitetura, arquitetura de sistemas distribuídos, projeto orientado a objetos, projeto de software de tempo real, projeto com reuso, projeto de interface com o usuário. Sistemas críticos. Verificação e validação. Garantia da Qualidade de Software. Ferramentas de desenvolvimento de software. Ferramentas CASE. Métricas de Processo e Projeto. Linguagens visuais e orientação por eventos. Análise Essencial e Análise Estruturada. Análise e projeto orientados a objetos. Qualidade do Projeto Tecnológico. UML. Padrões de Projeto. Arquitetura de aplicações para o ambiente Internet. Sistemas Legados. Mudança de software. Reengenharia de Software. Gerenciamento de Configuração. BANCO DE DADOS: Conceitos. Algoritmos e Estruturas de Dados: Elementos, Estruturas Estáticas e Dinâmicas, Ordenação de Dados, Pesquisa de Dados, Recursividade, Organização de Arquivos. Arquitetura de Sistemas de Banco de Dados. Introdução aos Bancos de Dados Relacionais. Modelagem de dados e projeto lógico para ambiente relacional. Modelo entidades/relacionamentos. Álgebra relacional. Modelo relacional. Dependências Funcionais. Normalização. Recuperação e Concorrência. Segurança e Otimização. SQL. Arquitetura cliente-servidor e três camadas. Bancos de dados. Arquitetura OLAP. Bancos de Dados Distribuídos. REDES E CONECTIVIDADE: Conceitos. Arquiteturas, topologias e protocolos. Meios Físicos de Transmissão. Modelo OSI. Modelo TCP/IP. Protocolos de acesso ao meio. Canais de Comunicação. Hardware de redes. Sistemas Operacionais de Rede. Redes Ponto a Ponto. Rede WI-FI. Arquitetura Cliente/Servidor. Aplicações e Soluções. Comunicação Cliente/Servidor. Integração dos Sistemas de Voz. Segurança e Autenticação: VPN e VLANs. Segurança em sistemas de informação. Vulnerabilidades e ataques a sistemas computacionais. Processos de definição, implantação e gestão de políticas de segurança e auditoria. Criptografia, protocolos criptográficos, sistemas de criptografia e aplicações. Assinatura Digital. Legislação relativa à segurança dos sistemas de informação. Modelos CMM, COBIT e ITIL. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Conceitos e Gestão. Governança em TI, Sistemas Baseados na Web, Comércio Eletrônico, Sistemas de Informação Estratégicos para a Vantagem Competitiva, Comunicação e Colaboração, Infraestrutura de TI, Fundamentos de Inteligância de negócios, ERP, gerenciamento da informação e de banco de dados, SCM, CRM, telecomunicações, Internet e tecnologia sem fio, principais aplicações de sistemas para a era digital, comércio eletrônico e Internet. Sistemas de Apoio à tomada de decisão e Gestão de Conhecimento. Gestão de Dados: Data Warehousing e Data Mining. Questões éticas e sociais em SI.