UNIR - Universidade Federal de Rondônia - RO

Notícia:   UNIR - RO abre concurso 34 vagas no quadro Técnico-Administrativo

UNIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

EDITAL Nº 8, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2011

CONCURSO PÚBLICO

O REITOR DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e considerando o que dispõem o Decreto Nº. 6.944, de 21/08/2009, Memorando 188/GR/UNIR, de 24/10/2011, Portaria Nº. 681/GR, de 31/05/2011 (publicada no BS Nº. 30, de 07/06/2011), Portaria 1.300/GR, de 19.10.2011, publicada no BS 61, de 21/10/2011, torna público que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de provas destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos do Quadro Permanente de Pessoal Técnico-Administrativo em Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, em conformidade com a Lei Nº. 8.112, de 11/12/1990 e a Lei Nº. 11.091, de 12/01/2005, e mediante as normas contidas neste Edital e suas posteriores alterações, não cabendo ao candidato alegar desconhecimento dos citados expedientes.

1. DAS ESPECIFICAÇÕES DO CONCURSO PÚBLICO:

1.1 O presente concurso objetiva selecionar candidatos para provimento imediato, no quadro da UNIR, dos cargos autorizados pela Portaria MEC Nº. 197 de 24/02/2011 (publicada no DOU Nº. 40, Seção I, página 17, de 25/02/2011), Portaria Interministerial MPOG/MEC Nº. 440, de 17/10/2011 (publicada no DOU Nº. 200, Seção I, página 90, de 18/10/2011) e Portaria MEC Nº. 1.620 de 18.11.2011 (publicada no DOU Nº. 222, Seção I, página 68, de 21/11/2011), de acordo com o quadro abaixo:

NÍVEL SUPERIOR - NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO 'E'

CARGOS

Nº. DE VAGAS

VENCIMENTO BÁSICO

LOTAÇÃO PREVISTA

Administrador

02

R$ 2.989,33

Campus Ariquemes

02

Campus de Cacoal

01

Campus de Ji-Paraná

02

Campus Porto Velho

Analista de Tecnologia da Informação

01

Campus Porto Velho

Arquiteto e Urbanista

01

Campus Porto Velho

Auditor

01

Campus Porto Velho

Bibliotecário /Documentalista

01

Campus Rolim de Moura

01

Campus Vilhena

03

Campus Porto Velho

Contador

02

Campus Porto Velho

Engenheiro/Civil

02

Campus Porto Velho

Engenheiro/ Elétrico

01

Campus Porto Velho

Técnico em Assuntos Educacionais

02

Campus Porto Velho

TOTAL

22

 

NÍVEL MÉDIO - NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO 'D'

CARGOS

Nº. DE VAGAS1

VENCIMENTO BÁSICO

LOTAÇÃO PREVISTA

Técnico de Laboratório/Química

01

R$ 1.821,94

Campus Ji-Paraná

Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais

01

Campus Ariquemes

 

01

Campus Porto Velho

TOTAL

03

 

NÍVEL FUNDAMENTAL E MÉDIO - NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO 'C'

CARGOS

Nº. DE VAGAS

VENCIMENTO BÁSICO

LOTAÇÃO PREVISTA

Auxiliar em Administração

01

R$ 1.473,58

Campus Ariquemes

01

Campus Cacoal

01

Campus Guajará Mirim

01

Campus Ji-Paraná

01

Campus Rolim de Moura

01

Campus Vilhena

01

Campus Porto Velho

Assistente de Tecnologia da Informação

01

Campus Rolim de Moura

01

Campus Vilhena

TOTAL

09

 

1.2. A Comissão de Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação encontra-se instalada na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CCD), sito à BR 364, Km 9,5 - Campus Universitário José Ribeiro Filho, Bloco 2D, Porto Velho - Rondônia, CEP 76.800-000, email: cta2011@unir.br.

1.3. A descrição sumária dos cargos, os requisitos e o regime de trabalho são os constantes do Anexo I deste Edital.

1.4. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, previsto na Lei Nº. 8.112/90 e demais regulamentações pertinentes.

1.5. A jornada de trabalho poderá ocorrer durante o turno diurno e/ou noturno, nos termos da lei, de acordo com a especificidade do cargo e as necessidades da Instituição.

1.6. A lotação dos candidatos aprovados será na Fundação Universidade Federal de Rondônia, conforme quadro de vagas constantes do item 1.1 deste Edital, no interesse das necessidades institucionais.

1.6.1. Além da remuneração, será facultado ao admitido o auxílio-alimentação e o auxílio transporte, nos termos da legislação vigente.

2. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1. Às pessoas portadoras de necessidades especiais - PNE, é assegurado o direito de inscrição no concurso público desde que a necessidade especial seja compatível com a atribuição do cargo, na proporção de 6% (seis por cento) das vagas existentes para cada cargo, conforme disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, no § 2º do artigo 5º da Lei Nº. 8.112, de 11/12/1990 e no Decreto Nº. 3.298, de 20/12/1999, alterado pelo Decreto Nº. 5.296, de 02/12/2004.

2.2. Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subseqüente.

2.3. Não se aplica a reserva de vaga a pessoas portadoras de necessidades especiais - PNE, com relação aos cargos/funções públicos que ofereçam 04 (quatro) vagas ou menos.

2.4. Para concorrer a uma das vagas como portador de necessidades especiais - PNE, o candidato deverá indicar, no formulário de inscrição, essa condição, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como à provável causa da necessidade especial. O laudo que comprova a referida necessidade especial deverá ser entregue pessoalmente ou enviar via SEDEX com AR para Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CCD), sito à BR 364, Km 9,5 - Campus Universitário José Ribeiro Filho, Bloco 2D, Porto Velho - Rondônia, CEP: 76.800-000.

2.5. Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, ressalvando o previsto no artigo 40, §§ 1º e 2º, do Decreto Nº. 3.298/99, que trata de condição especial para realização de provas. Para tanto, deverá o candidato solicitá-la no formulário de Inscrição.

2.6. O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais - PNE, se classificado no concurso, além de figurar na lista de classificação geral dos candidatos ao cargo/especialidade de sua opção, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

2.7. Se aprovado, o portador de necessidades especiais - PNE, deverá submeter-se à perícia médica em junta médica promovida pela UNIR, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais - PNE, ou não, e sobre o grau de sua deficiência.

2.7.1. Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente (CID), bem como à provável causa da deficiência.

2.8. A não-observância no subitem anterior acarretará ao candidato a perda do direito à vaga reservada aos candidatos Portadores de Necessidades Especiais, passando este a concorrer às vagas destinadas aos demais candidatos.

2.9. As vagas definidas no item 1.1 deste Edital que não forem providas por falta de candidatos portadores de necessidades especiais, por reprovação no concurso ou na perícia médica serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

3.1 O candidato aprovado e classificado no concurso público de que trata este edital será investido no cargo, se atendidas as exigências a seguir:

3.1.1 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo de direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;

3.1.2 Gozar dos direitos políticos;

3.1.3 Estar quite com as obrigações eleitorais;

3.1.4 Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

3.1.5 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;

3.1.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, comprovada por junta médica oficial;

3.1.7 Apresentar, na data da posse, os requisitos exigidos para o cargo/área, conforme estabelecido no Anexo I deste edital;

3.1.8 Apresentar declaração de bens e valores que constituam o seu patrimônio ou última declaração de IRPF, se declarante, e se casado (a), a do cônjuge, com dados até a data da posse;

3.1.9 Providenciar, a suas expensas, os exames laboratoriais e complementares necessários à realização do exame médico a que será submetido (a relação desses exames será fornecida por ocasião da nomeação do candidato).

3.2 Apresentar, na forma da legislação vigente, declaração firmada de não ter sido, nos últimos cinco anos:

a) responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou, ainda, do Conselho de Contas do Município;

b) punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar, por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera do governo;

c) condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulados nos títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei n.º 7.492, de 1/06/1986, e na Lei n.º 8.429, de 2/02/1992;

d) condenado em processo judicial que impossibilite o exercício imediato do cargo.

3.3 Apresentar outros documentos que se fizerem necessários à época da posse.

3.4 A falta de comprovação de qualquer dos requisitos especificados neste item e daqueles que vierem a ser estabelecidos impedirá a posse do candidato.

3.5 Cumprir as determinações deste edital.

3.6 Outras exigências estabelecidas em lei poderão ser solicitadas para o desempenho das atribuições do cargo.

4. DA REALIZAÇÃO DO CONCURSO

4.1. INSCRIÇÕES: Período: de 12/12/2011 a 21/12/2011.

4.2. Taxa de inscrição: de acordo com determinação da Reitoria por meio da Portaria no1.022/GR, de 11 de agosto de 2011 (publicada no BS Nº. 47 de 12 de agosto de 2011) motivada pela Ação Civil Pública Nº 2000.41.002015-1/RO, NÃO SERÁ PERMITIDA A COBRANÇA DE TAXA DE INSCRIÇÃO.

4.3. Locais e horário de inscrição:

4.3.1. As inscrições serão realizadas somente via Internet e deverão ser efetuadas no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br a partir das 08 horas do dia 12/12/2011 até as 23 horas e 59 minutos do dia 21/12/2011, observado o horário local.

4.4. Dos procedimentos para inscrição:

4.4.1. Para efetuar a inscrição via Internet, deverá o candidato atender às seguintes exigências:

a) preencher e transmitir eletronicamente o requerimento de inscrição disponibilizado, no qual constarão os números dos documentos de identidade e do CPF (preenchimento obrigatório), declarando que atende a todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do Concurso, bem como os exigidos para a investidura no cargo escolhido;

b) especificar, no ato da inscrição, o cargo a que concorre e o campus de lotação pretendido, conforme quadro de vagas constantes no item 1.1 deste Edital;

c) após a transmissão do requerimento de inscrição, imprimir o comprovante provisório de inscrição correspondente ao cargo/nível pretendido;

4.4.2. A inscrição somente será deferida após a confirmação, pela comissão do Concurso Público de Técnico-Administrativo da UNIR, respeitado o prazo determinado para isso. Inscrições efetuadas após o dia 21/12/2011, não serão, em hipótese alguma, consideradas, o que implicará a não efetivação da inscrição.

4.4.2.1. O comprovante de inscrição definitivo estará disponível aos candidatos no período de 11/01/12 a 28/01/12 no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br.

4.4.3. A UNIR não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

4.4.4. São considerados documentos de identificação para o preenchimento do requerimento de inscrição: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares; pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.); passaporte, carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei como identidade, Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei Nº. 9.503/97) e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

4.4.5. O candidato portador de deficiência deverá, no ato da inscrição, informar se necessita de condições especiais para a realização da prova.

4.4.5.1. O atendimento às condições especiais solicitadas pelo candidato para realizar as provas, referido no subitem 4.4.5, ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido.

4.4.6. Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A UNIR não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

4.4.7. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas.

4.4.8. Após a efetivação da inscrição não será aceita em hipótese alguma alteração de cargo e campus de lotação para o qual o candidato se inscreveu e no caso da não identificação do campus pelo candidato, a inscrição será anulada.

4.4.9. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura no cargo para o qual pretende concorrer.

4.4.10. A inscrição do candidato implicará o conhecimento tácito e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4.4.11. Em qualquer tempo, poder-se-ão anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse do candidato, se verificada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

4.4.12. O candidato que por ventura realizar mais de uma inscrição no presente concurso, terá somente a última inscrição considerada.

4.5. Do Comprovante de Inscrição:

4.5.1. O Comprovante de Inscrição para todos os candidatos estará disponível no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br, a partir do dia 11/01/12, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

4.5.2. No Comprovante de Inscrição constarão os dados relativos ao dia, horário e local das provas do Concurso.

4.5.3. É obrigação do candidato conferir as informações do Comprovante de Inscrição, principalmente, nome completo do candidato, número da cédula de identidade, sigla do órgão expedidor, estado emitente, data de nascimento, sexo do candidato, nome do cargo a que concorre, lotação pretendida e número de inscrição.

4.5.4. Para acesso ao local de realização das provas, o candidato deverá apresentar o Comprovante de Inscrição Definitivo e documento de identidade utilizado para a inscrição. Na hipótese de perda, furto ou roubo do documento, o candidato deverá apresentar registro da ocorrência em órgão policial, apresentando outro documento de identificação, conforme subitem 4.4.4.

4.6. Cronograma de realização do concurso consta do Anexo III deste Edital.

5. DO PROCESSO SELETIVO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

5.1. O Concurso constará de uma única etapa de caráter eliminatório e classificatório, que consistirá na realização de duas provas, uma de Conhecimentos Gerais e uma de Conhecimentos Específicos, para todos os cargos, exceto para o cargo de Auxiliar em Administração que terá prova somente de conhecimentos gerais.

5.2. A prova de Conhecimento Geral abrangerá os conteúdos de Língua Portuguesa, Legislação, Informática e Raciocínio Lógico.

5.2.1. Esta prova terá o valor de 40 (quarenta) pontos e será constituída de 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão, distribuídas conforme quadro abaixo:

CONTEÚDO

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Língua Portuguesa

10

1,5

15

Legislação

10

1,5

15

Informática

05

1,0

05

Raciocínio Lógico

05

1,0

05

TOTAL

40

5.2.2. Para o cargo de Auxiliar em Administração, esta prova terá o valor de 100 (cem) pontos e será constituída de 50 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada questão, distribuídas conforme o quadro abaixo:

CONTEÚDO

NÚMERO DE QUESTÕES

PESO

PONTUAÇÃO MÁXIMA

Língua Portuguesa

20

2,5

50

Legislação

20

2,0

40

Informática

05

1,0

05

Raciocínio Lógico

05

1,0

05

TOTAL

100

5.3. A prova de Conhecimento Específico enfocará aspectos teóricos e teórico-práticos relativos ao respectivo cargo.

5.3.1. Esta prova terá o valor de 60 (sessenta) pontos e será constituída de 20 (vinte) questões, com peso 03 (três) cada uma e abordará aspectos relacionados ao cargo.

5.4. Para ser classificado, o candidato terá que obter, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da pontuação geral das provas (Conhecimento Geral e Conhecimento Específico).

5.4.1 Para o candidato ao cargo de Auxiliar em Administração ser classificado, deverá obter no mínimo 50% (cinqüenta por cento) da pontuação geral da prova descrita no subitem 5.2.2.

5.4.2 O candidato que obtiver nota zero em uma das provas (Conhecimento Geral ou Conhecimento Específico) será eliminado do Certame.

5.5. O conteúdo programático constará no Anexo II do presente Edital.

6. DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1. As provas serão realizadas no dia 12/02/2012, no horário de 14h às 18h (horário local), no local a ser informado no Comprovante de Inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato, conforme consta do item 4.5.1 deste Edital.

6.1.1. As provas serão realizadas exclusivamente na cidade de Porto Velho - Rondônia.

6.1.2. É de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação e o estrito cumprimento do horário das provas e do seu local de realização, definido no Comprovante de Inscrição.

6.1.3. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário fixado para o seu início, portando caneta esferográfica de tinta preta, Comprovante de Inscrição e documento de identificação utilizado no ato da inscrição.

6.1.4. Será automaticamente excluído do Concurso o candidato que não apresentar documento de identificação na forma definida no subitem 4.4.4 do presente Edital.

6.2. O candidato que se apresentar após o fechamento dos portões terá vedada a sua entrada no local e será automaticamente eliminado do Concurso.

6.3. Em hipótese alguma a prova será aplicada fora do local pré-determinado e/ou em horário diferente daquele constante do Edital.

6.4. A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá solicitar atendimento especial no ato da inscrição e levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança, caso contrário, não fará prova. Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da prova.

6.5. As provas de Conhecimento Geral e de Conhecimento Específico terão duração total de 4 (quatro) horas, incluindo o preenchimento do cartão-resposta.

6.6. O candidato deverá transcrever as respostas para um cartão-resposta e assiná-lo. Este será o único documento válido para a correção eletrônica. Em hipótese alguma, haverá substituição do cartão resposta por erro do candidato.

6.6.1. Na correção do cartão-resposta, será atribuída nota zero à questão que contiver mais de uma ou nenhuma resposta assinalada, emendas ou rasuras.

6.6.2. O candidato, ao encerrar a prova, entregará obrigatoriamente ao fiscal de sala o cartão-resposta devidamente assinado e preenchido.

6.7. Os 3 (três) últimos candidatos a permanecerem na sala somente poderão entregar os respectivos cartões-resposta e retirar-se do local simultaneamente.

6.8. O não-comparecimento do candidato às provas implicará sua eliminação do Concurso. 6.9. Não haverá, em nenhuma hipótese, segunda chamada de qualquer prova.

6.10. Não serão permitidos, durante a realização das provas, a utilização de chapéus ou bonés, a comunicação entre os candidatos, porte e utilização de aparelhos celulares ou similares, de pager, de beep, de controle remoto, de alarme de carro, de máquinas calculadoras ou similares, de qualquer outro tipo de aparelho elétrico, eletrônico ou mecânico, de relógios digital, de livros, de anotações, de impressos ou de qualquer outro material de consulta, assim como qualquer tipo de arma, sendo eliminado o candidato que descumprir esta determinação.

6.11. Durante a realização das provas, será adotado o procedimento de identificação civil dos candidatos, mediante verificação do documento de identidade e coleta da assinatura. O candidato que se negar a ser identificado terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso.

6.12. O candidato somente poderá retirar-se do recinto após 01 (uma) hora do início das provas.

6.12.1. O candidato poderá levar o caderno de provas a partir de 01 (uma) hora antes do término das provas.

6.13. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que, durante a realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos e/ou se comunicar com outro candidato;

c) utilizar qualquer dos equipamentos citados no subitem 6.10 deste edital;

d) desrespeitar as orientações repassadas pela equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes e/ou os demais candidatos;

e) fazer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição e/ou em qualquer outro meio;

f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

i) deixar de observar as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

j) perturbar, de qualquer forma, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k)utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do concurso público.

6.14. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala.

6.15. No dia da realização das provas não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

6.16. A legislação que entrar em vigor e a alteração em dispositivos legais e normativos após a publicação deste Edital, não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.

6.17. Caso haja necessidade de alterações de local, data ou horário das provas, por conveniência da UNIR, essas serão divulgadas no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br até a data limite de 27/01/2012.

7. DO RESULTADO DA PROVA E DOS RECURSOS

7.1 Os gabaritos das provas objetivas serão afixados nos quadros de avisos da UNIR/Centro e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br, até as 12h00 do dia seguinte à realização das provas.

7.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos das provas objetivas disporá de 72 (setenta e duas) horas, a contar da divulgação dos gabaritos, no horário comercial, junto à Comissão de Concurso 2011, na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (CCD), sito à BR-364, Km 9,5 - Campus Universitário José Ribeiro Filho, Bloco 2D, Porto Velho - Rondônia, CEP: 76.800-000. Admitir-se-á um único recurso, por questão, para cada candidato.

7.3 Serão aceitas a interposição de recursos por procurador.

7.3.1 o procurador, no ato da entrega do recurso, deverá apresentar Procuração com firma reconhecida em Cartório outorgada pelo candidato ao qual representa.

7.4 O candidato ou procurador deverá identificar-se no ato da entrega dos recursos mediante a apresentação de documento de identificação original.

7.5 Não serão aceitos recursos via postal, via fax ou correio eletrônico, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

7.6 O candidato ou procurador deverá apresentar o recurso em via original.

7.7 Se do exame de recursos resultar em anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente ao item anulado será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito de item integrante de provas, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.8 Os candidatos que apresentarem argumentações e/ou redações idênticas ou semelhantes terão esses recursos julgados em conjunto.

7.9 Não serão admitidos os recursos intempestivos e/ou inconsistentes.

7.10 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos.

7.11 O candidato, em seu recurso, deverá ser claro, consistente e objetivo. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido;

7.12. O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o identifique, sob pena de ser indeferido;

7.13. Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

7.14. Recursos cujo teor desrespeite a banca examinadora serão indeferidos.

8. DA APROVAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

8.1 O Resultado Final do Concurso será encaminhado pela Comissão ao Magnífico Reitor até o dia 14/03/2012, para homologação e publicação no Diário Oficial da União, em conformidade com o previsto no Decreto Nº. 6.944, de 21/08/2009.

8.2 A classificação final, será elaborada na ordem decrescente do somatório dos pontos obtidos pelos candidatos habilitados no concurso, observado o que preconiza o § 1º do art. 16, do Decreto Nº. 6.944/2009 e as demais normas pertinentes constantes deste edital e das instruções específicas.

8.3 Na hipótese de empate na nota final, serão aplicados sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

a) o candidato com maior idade conforme Parágrafo único, do art. 27 da Lei 10.741/2003 (Lei do Idoso);

b) obtiver maior número de pontos na prova de conhecimentos específicos do cargo;

c) obtiver maior número de pontos na prova de Língua Portuguesa;

d) tiver maior idade (considerando dia, mês e ano do nascimento).

8.3.1. Para efeito de classificação a que se refere o subitem 8.3, alíneas "a" e "d", será considerada a situação informada pelos candidatos no ato da inscrição.

9. DO PRAZO DE VALIDADE

9.1. O prazo de validade do Concurso Público será de um ano, contado da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, por igual período, conforme artigo 12 da Portaria 450/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no DOU de 07/11/2002.

10. DA NOMEAÇÃO

10.1. A nomeação dos candidatos classificados fica condicionada à comprovação dos requisitos para investidura nos cargos especificados no subitem 3.1 deste Edital.

10.2. O candidato classificado no concurso será nomeado de acordo com a estrita ordem de classificação no limite do exato número de vagas oferecidas para cada cargo/Campus no presente Edital.

10.3. Havendo desistência de candidatos convocados para a nomeação, a Universidade procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas determinadas para cada cargo/campus neste Edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de homologação, conforme Portaria Nº. 450, de 06/11/2002, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, publicado no DOU de 07/11/2002.

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A falta de comprovação de qualquer requisito para investidura no cargo, prática de falsidade ideológica, procedimento indisciplinar ou descortês para com os membros da Comissão, coordenadores, auxiliares e autoridades presentes, durante a realização das provas e do processo do concurso, acarretará o cancelamento da inscrição do candidato, sua eliminação do Concurso e anulação de todos os atos com respeito a ele praticados, ainda que já tenha sido publicado o Edital de homologação do resultado final do concurso, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

11.2. Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão comprobatória de classificação no Concurso, valendo para este fim, o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.

11.3. A inscrição do candidato implicará o conhecimento das presentes normas e o compromisso tácito de aceitar as condições do Concurso, tais como se acham estabelecidas no presente Edital e seus Anexos, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

11.4. A aprovação e classificação final no concurso geram para o candidato apenas a expectativa de direito à nomeação no limite do exato número de vagas determinada para cada cargo/campus no presente Edital. A concretização deste ato fica condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da disponibilidade orçamentária, da rigorosa ordem de classificação, do prazo de validade do Concurso e da apresentação da documentação exigida em lei para investidura no cargo.

11.5. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais, etapas estabelecidas no Cronograma de Execução (Anexo III), referentes a este Concurso Público no Diário Oficial da União, os quais também serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br.

11.6. Serão publicados no Diário Oficial da União, somente os resultados dos candidatos que lograrem classificação no Concurso para cada cargo/campus neste Edital.

11.7. Os casos omissos serão resolvidos, em primeira instância, pela Comissão do Concurso, se for o caso, ouvida a Procuradoria Geral Federal/UNIR.

11.8. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente o contido no Edital;

11.9. A UNIR não arcará com despesas de deslocamento ou de mudança dos concursados para a investidura no cargo, no local para o qual optou no ato da inscrição;

11.10. Após a nomeação, a posse e o exercício, o servidor cumprirá estágio probatório, nos termos do artigo 20, da Lei Nº.8.112/90, de 11 de dezembro de 1990, alterada pela Lei Nº. 9.527, de 10 de dezembro de 1997;

11.11. Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.

JOSÉ JANUÁRIO DE OLIVEIRA AMARAL

ANEXO I - Descrição dos Cargos e Requisitos
ANEXO II - Conteúdo Programático das provas
ANEXO III - Cronograma do Concurso

ANEXO I

DESCRIÇÃO DOS CARGOS E REQUISITOS

NÍVEL SUPERIOR - NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO 'E'
DENOMINAÇÃO DO CARGO: ADMINISTRADOR
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Administração
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Planejar, organizar, controlar e assessorar as organizações nas áreas de recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica, entre outras; implementar programas e projetos; elaborar planejamento organizacional; promover estudos de racionalização e controlar o desempenho organizacional; prestar consultoria administrativa. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Administrar organizações: Administrar materiais, recursos humanos, patrimônio, informações, recursos financeiros e orçamentários; gerir recursos tecnológicos; administrar sistemas, processos, organização e métodos; arbitrar em decisões administrativas e organizacionais.

Elaborar planejamento organizacional: Participar na definição da visão e missão da instituição; analisar a organização no contexto externo e interno; identificar oportunidades e problemas; definir estratégias; apresentar proposta de programas e projetos; estabelecer metas gerais e específicas.

Implementar programas e projetos: Avaliar viabilidade de projetos; identificar fontes de recursos; dimensionar amplitude de programas e projetos; traçar estratégias de implementação; reestruturar atividades administrativas; coordenar programas, planos e projetos; monitorar programas e projetos.

Promover estudos de racionalização. Analisar estrutura organizacional; levantar dados para o estudo dos sistemas administrativos; diagnosticar métodos e processos; descrever métodos e rotinas de simplificação e racionalização de serviços; elaborar normas e procedimentos; estabelecer rotinas de trabalho; revisar normas e procedimentos.

Realizar controle do desempenho organizacional: Estabelecer metodologia de avaliação; definir indicadores e padrões de desempenho; avaliar resultados; preparar relatórios; reavaliar indicadores.

Prestar consultoria administrativa: Elaborar diagnóstico; apresentar alternativas; emitir pareceres e laudos; facilitar processos de transformação; analisar resultados de pesquisa; atuar na mediação e arbitragem; realizar perícias.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ANALISTA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS.
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior, na área.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Desenvolver e implantar sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; administrar ambientes informatizados; prestar treinamento e suporte técnico ao usuário; elaborar documentação técnica; estabelecer padrões; coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados; pesquisar tecnologias em informática. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Desenvolver sistemas informatizados: Estudar as regras de negócio inerentes aos objetivos e abrangência de sistema; dimensionar requisitos e funcionalidade de sistema; realizar levantamento de dados; prever taxa de crescimento do sistema; definir alternativas físicas de implantação; especificar a arquitetura do sistema; escolher ferramentas de desenvolvimento; modelar dados; especificar programas; codificar aplicativos; montar protótipo do sistema; testar sistema; definir infra-estrutura de hardware, software e rede; aprovar infra-estrutura de hardware, software e rede; implantar sistemas.

Administrar ambientes informatizados: Monitorar performance do sistema; administrar recursos de rede, ambiente operacional e banco de dados; executar procedimentos para melhoria de performance de sistema; identificar falhas no sistema; corrigir falhas no sistema; controlar acesso aos dados e recursos; administrar perfil de acesso às informações; realizar auditoria de sistema.

Prestar suporte técnico ao usuário: Orientar áreas de apoio; consultar documentação técnica; consultar fontes alternativas de informações; simular problemas em ambiente controlado; acionar suporte de terceiros; instalar e configurar software e hardware.

Treinar usuário: Consultar referências bibliográficas; preparar conteúdo programático, material didático e instrumentos para avaliação de treinamento; determinar recursos áudio-visuais, hardware e software; configurar ambiente de treinamento; ministrar treinamento.

Elaborar documentação para ambientes informatizados: Descrever processos; desenhar diagrama de fluxos de informações; elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos; emitir pareceres técnicos; inventariar software e hardware; documentar estrutura da rede, níveis de serviços, capacidade e performance e soluções disponíveis; divulgar documentação; elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica e especificação técnica.

Estabelecer padrões para ambientes informatizados: Estabelecer padrão de hardware e software; criar normas de segurança; definir requisitos técnicos para contratação de produtos e serviços; padronizar nomenclatura; instituir padrão de interface com usuário; divulgar utilização de novos padrões; definir metodologias a serem adotadas; especificar procedimentos para recuperação de ambiente operacional.

Coordenar projetos em ambientes informatizados: Administrar recursos internos e externos; acompanhar execução do projeto; realizar revisões técnicas; avaliar qualidade de produtos gerados; validar produtos junto a usuários em cada etapa.

Oferecer soluções para ambientes informatizados: Propor mudanças de processos e funções; prestar consultoria técnica; identificar necessidade do usuário; avaliar proposta de fornecedores; negociar alternativas de solução com usuário; adequar soluções a necessidade do usuário; negociar com fornecedor; demonstrar alternativas de solução; propor adoção de novos métodos e técnicas; organizar fóruns de discussão.

Pesquisar tecnologias em informática: Pesquisar padrões, técnicas e ferramentas disponíveis no mercado; identificar fornecedores; solicitar demonstrações de produto; avaliar novas tecnologias por meio de visitas técnicas; construir plataforma de testes; analisar funcionalidade do produto; comparar alternativas tecnológicas; participar de eventos para qualificação profissional.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ARQUITETO E URBANISTA
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Arquitetura.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais; prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como assessorar no estabelecimento de políticas de gestão. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Elaborar planos, programas e projetos: Identificar necessidades do usuário; coletar informações e dados; analisar dados e informações; elaborar diagnóstico; buscar um conceito arquitetônico compatível com a demanda; definir conceito projetual; elaborar metodologia, estudos preliminares e alternativas; pré-dimensionar o empreendimento proposto; compatibilizar projetos complementares; definir técnicas e materiais; elaborar planos diretores e setoriais, detalhamento técnico construtivo e orçamento do projeto; buscar aprovação do projeto junto aos órgãos competentes; registrar responsabilidade técnica (ART); elaborar manual do usuário.

Fiscalizar obras e serviços: Assegurar fidelidade quanto ao projeto; fiscalizar obras e serviços quanto ao andamento físico, financeiro e legal; conferir medições; monitorar controle de qualidade dos materiais e serviços; ajustar projeto a imprevistos.

Prestar serviços de consultoria e assessoria: Avaliar métodos e soluções técnicas; promover integração entre comunidade e planos e entre estas e os bens edificados, programas e projetos; elaborar laudos, perícias e pareceres técnicos; realizar estudo de pós-ocupação; coordenar equipes de planos, programas e projetos.

Gerenciar execução de obras e serviços: Preparar cronograma físico e financeiro; elaborar o caderno de encargos; cumprir exigências legais de garantia dos serviços prestados; implementar parâmetros de segurança; selecionar prestadores de serviço, mão-de-obra e fornecedores; acompanhar execução de serviços específicos; aprovar os materiais e sistemas envolvidos na obra; efetuar medições do serviço executado; aprovar os serviços executados; entregar a obra executada; executar reparos e serviços de garantia da obra.

Desenvolver estudos de viabilidade: Analisar documentação do empreendimento proposto; verificar adequação do projeto à legislação, condições ambientais e institucionais; avaliar alternativas de implantação do projeto; identificar alternativas de operacionalização e de financiamento; elaborar relatórios conclusivos de viabilidade.

Assessorar no estabelecimento de políticas de gestão: Assessorar formulação de políticas públicas; propor diretrizes para legislação urbanística; propor diretrizes para legislação ambiental e preservação do patrimônio histórico e cultural; monitorar implementação de programas, planos e projetos; estabelecer programas de segurança, manutenção e controle dos espaços e estruturas; participar de programas com o objetivo de capacitar a sociedade para participação nas políticas públicas.

Ordenar uso e ocupação do território: Analisar e sistematizar legislação existente; definir diretrizes para uso e ocupação do espaço; monitorar o cumprimento da legislação urbanística.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUDITOR
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS.
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Administração, Economia, Direito ou Ciências Contábeis.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Realizar auditagem obedecendo a programas de auditoria previamente elaborada para identificar irregularidades.

Acompanhar as execuções orçamentária, financeira e patrimonial.

Observar o cumprimento das normas, regulamentos, planos, programas, projetos e custos para assegurar o perfeito desenvolvimento da instituição.

Identificar os problemas existentes no cumprimento das normas de controle interno relativos às administrações orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal.

Elaborar relatórios parciais e globais de auditagem realizadas, assinalando as eventuais falhas encontradas para fornecer subsídios necessários à tomada de decisão.

Emitir parecer sobre matéria de natureza orçamentária, financeira e patrimonial e de pessoal que foram submetidos a exames, estudando e analisando processos para subsidiar decisão superior.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Biblioteconomia. Registro no Conselho Competente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas.

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Disponibilizar informação: Localizar e recuperar informações; prestar atendimento personalizado; elaborar estratégias de buscas avançadas; intercambiar informações e documentos; controlar circulação de recursos informacionais; prestar serviços de informação on-line; normalizar trabalhos técnico-científicos.

Gerenciar unidades, redes e sistemas de informação: Elaborar programas e projetos de ação; implementar atividades cooperativas entre instituições; administrar o compartilhamento de recursos informacionais; desenvolver políticas de informação; projetar unidades, redes e sistemas de informação; automatizar unidades de informação; desenvolver padrões de qualidade gerencial; controlar a execução dos planos de atividades; elaborar políticas de funcionamento de unidades, redes e sistemas de informação; controlar segurança patrimonial da unidade, rede e sistema de informação e a conservação do patrimônio físico da unidade, rede e sistema de informação; avaliar serviços e produtos de unidades, redes e sistema de informação; avaliar desempenho de redes e sistema de informação; elaborar relatórios, manuais de serviços e procedimentos; analisar tecnologias de informação e comunicação; administrar consórcios de unidades, redes e sistemas de informação; implantar unidades, redes e sistemas de informação.

Tratar tecnicamente recursos informacionais: Registrar, classificar e catalogar recursos informacionais; elaborar linguagens documentárias, resenhas e resumos; desenvolver bases de dados; efetuar manutenção de bases de dados; gerenciar qualidade e conteúdo de fontes de informação; gerar fontes de informação; reformatar suportes; migrar dados; desenvolver metodologias para geração de documentos digitais ou eletrônicos.

Desenvolver recursos informacionais: Elaborar políticas de desenvolvimento de recursos informacionais; selecionar recursos informacionais; armazenar e descartar recursos informacionais; avaliar, conservar, preservar e inventariar acervos; desenvolver interfaces de serviços informatizados; desenvolver bibliotecas virtuais e digitais e planos de conservação preventiva.

Disseminar informação: Disseminar seletivamente a informação; compilar sumários correntes e bibliografia; elaborar clipping de informações, alerta e boletim bibliográfico.

Desenvolver estudos e pesquisas: Coletar informações para memória institucional; elaborar dossiês de informações, pesquisas temáticas, levantamento bibliográfico e trabalhos técnico-científicos; acessar bases de dados e outras fontes em meios eletrônicos; realizar estudos cientométricos, bibliométricos e infométricos; coletar e analisar dados estatísticos; desenvolver critérios de controle de qualidade e conteúdo de fontes de informação; analisar fluxos de informações.

Promover difusão cultural: Promover ação cultural, atividades de fomento à leitura, eventos culturais e atividades para usuários especiais; divulgar informações através de meios de comunicação formais e informática; organizar bibliotecas itinerantes.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: CONTADOR
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Ciências Contábeis no Registro no Conselho Competente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis:

Executar a escrituração dos atos e fatos contábeis no sistema financeiro, orçamentário, patrimonial e de compensação, de todas as receitas, despesas, empenhos, convênios, movimentação de recursos financeiros e orçamentários, registros de baixa de contratos e convênios, incorporação e baixa de bens patrimoniais.

Elaborar e manter atualizados relatórios contábeis: Elaborar relatórios contábeis em consonância com as áreas de finanças, orçamento, patrimônio, almoxarifado, demonstrado de forma clara e objetiva, os resultados entre as receitas previstas e as arrecadadas e o montante das despesas fixadas com as realizadas.

Promover a prestação, acertos e conciliação de contas: Promover a prestação, acertos e conciliação de contas em geral, conferindo saldos, localizando e retificando possíveis erros, para assegurar a correção das operações contábeis.

Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno:

Participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno, visando atendimento da legislação e dos órgãos de controles.

Realizar perícias.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ENGENHEIRO/CIVIL
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Engenharia Civil, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho competente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, bem como, orçar e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Supervisionar, coordenar e dar orientação técnica; elaborar estudos, planejamentos, projetos e especificações em geral de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transporte, exploração de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.

Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; prestar assistência, assessoria e consultoria.

Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

Desempenhar atividades de análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

Elaborar orçamentos.

Realizar atividades de padronização, mensuração, e controle de qualidade.

Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; conduzir equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

Elaborar projetos, assessorando e supervisionando a sua realização.

Orientar e controlar processo de produção ou serviço de manutenção.

Projetar produtos; instalações e sistemas.

Pesquisar e elaborar processos.

Estudar e estabelecer métodos de utilização eficaz e econômica de materiais e equipamentos, bem como de gerenciamento de pessoal.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ENGENHEIRO/ELETRICISTA
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Engenharia Elétrica, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho competente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, bem como, orçar e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Supervisionar, coordenar e dar orientação técnica; elaborar estudos, planejamentos, projetos e especificações em geral de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transporte, exploração de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária.

Realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; prestar assistência, assessoria e consultoria.

Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico.

Desempenhar atividades de análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

Elaborar orçamentos.

Realizar atividades de padronização, mensuração, e controle de qualidade.

Executar e fiscalizar obras e serviços técnicos; conduzir equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

Elaborar projetos, assessorando e supervisionando a sua realização.

Orientar e controlar processo de produção ou serviço de manutenção.

Projetar produtos; instalações e sistemas.

Pesquisar e elaborar processos.

Estudar e estabelecer métodos de utilização eficaz e econômica de materiais e equipamentos, bem como de gerenciamento de pessoal.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS.
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Planejar, supervisionar, analisar e reformular o processo de ensino aprendizagem, traçando metas, estabelecendo normas, orientando e supervisionando o cumprimento do mesmo e criando ou modificando processos educativos em estreita articulação com os demais componentes do sistema educacional, para proporcionar educação integral aos alunos.

Elaborar projetos de extensão.

Realizar trabalhos estatísticos específicos.

Elaborar apostilas.

Orientar pesquisas acadêmicas.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

NÍVEL MÉDIO-NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO 'D' DENOMINAÇÃO DO CARGO: TÉCNICO EM LABORATÓRIO/QUÍMICA
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico na área
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Executar trabalhos técnico de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Preparar reagentes, peças e outros materiais utilizados em experimentos.

Proceder à montagem de experimentos reunido equipamentos e material de consumo em para serem utilizados em aulas experimentais e ensaios de pesquisa.

Fazer coleta de amostras e dados em laboratórios ou em atividades de campo relativas a uma pesquisa.

Proceder à análise de materiais em utilizando métodos físicos, químicos, físico-químicos e bioquímicos para se identificar qualitativo e quantitativamente os componentes desse material, utilizando metodologia prescrita.

Proceder à limpeza e conservação de instalações, equipamentos e materiais dos laboratórios. proceder ao controle de estoque dos materiais de consumo dos laboratórios.

Responsabilizar-se por pequenos depósitos e/ou almoxarifados dos setores que estejam alocados.

Gerenciar o laboratório conjuntamente com o responsável pelo mesmo.

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

NÍVEL MÉDIO

DENOMINAÇÃO DO CARGO: TRADUTOR E INTERPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Traduzir e interpretar artigos, livros, textos diversos bem como idioma para o outro; traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em um outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

Interpretação consecutiva:Examinar previamente o texto original a ser traduzido/interpretado; transpor o texto para a Língua Brasileira de Sinais, consultando dicionários e outras fontes de informações sobre as diferenças regionais; interpretar os textos de conteúdos curriculares, avaliativos e culturais;interpretar as produções de textos , escritas ou sinalizadas das pessoas surdas .

Interpretação simultânea Interpretar diálogos realizados entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português); interpretar discursos, palestras, aulas expositivas, comentários, explicações,debates, enunciados de questões avaliativas e outras reuniões análogas; interpretar discussões e negociações entre pessoas que falam idiomas diferentes (Libras e Português).

Utilizar recursos de informática.

Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

NÍVEL FUNDAMENTAL - NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "C"

DENOMINAÇÃO DO CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Fundamental Completo + Experiência de 12 meses.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Executar sob avaliação e supervisão, serviços de apoio à administração.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO:

Digitação de documentos da unidade administrativa. Preencher requisições e formulários.

Emitir as guias de tramitação de processos e documentos. Ordenar e arquivar documentos da unidade seguindo critérios pré-estabelecidos.

Receber e distribuir correspondências.

Dar informações de rotina.

Receber e transmitir mensagens telefônicas.

Coletar dados referentes a atividades mensuráveis. Efetuar cálculos simples.

Controlar as requisições de xerox, correios, telégrafos, telex, reprografia e outras.

Executar a distribuição de material requisitado.

Controlar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

NÍVEL MÉDIO

DENOMINAÇÃO DO CARGO: ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
REGIME DE TRABALHO: 40 HORAS
REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Médio Completo + Experiência de 06 meses
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Auxiliar o operador de processamento de dados dando-lhe condições para processar o programa.

DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES TÍPICAS DO CARGO: Executar atividades de apoio de modo a dar condições para

que sistemas e rotinas venham a ser processados pelo computador; Executar atividades relativas à guarda, conservação, segurança e controle de áreas magnéticas, manuais e/ou documentos; Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de dificuldade.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL "E"

Comum a todos os cargos - Nível de Classificação "E"

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Ortografia oficial

2. Acentuação gráfica

3. Pontuação

4. Concordância nominal e verbal

5. Regência nominal e verbal

6. Significação contextual de palavras e expressões

7. Processos de coordenação e subordinação

8. Equivalência e transformação de estruturas

9. Sintaxe de colocação pronominal

10. Discurso direto e indireto

11. Interpretação de textos

12. Estruturação do texto e dos parágrafos

13. Informações literais e inferências

14. Textualidade: coesão, coerência, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade, intertextualidade e situacionalidade

15. Redação Oficial

LEGISLAÇÃO:

1.Constituição da República Federativa do Brasil

1.1. Dos Princípios Fundamentais

1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

1.3. Da Organização do Estado

1.4. Da Organização dos Poderes

1.5. Da Ordem Social

2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União - Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações

3. Decreto Nº. 1.171, de 22 de junho de 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

4. Lei Nº. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Federal

5. Lei Nº. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO:

O candidato deverá demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento da estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática, com relação aos seguintes pontos:

1.Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, argumento, silogismo, validade de argumento.

2.Gráficos e tabelas: análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas ou gráficos.

3.Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

4.Razões e proporções, regras de três simples e compostas, porcentagem, juros simples e compostos.

5.Expressões algébricas e fatoração.

6.Equações e inequações de 1º e 2º graus, gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus.

7.Polígonos, circunferência e círculo; cálculo de áreas e perímetros; relações métricas num triângulo retângulo.

8.Pesos e medidas.

9.Sistemas monetário e métrico.

10.Progressões aritméticas e geométricas.

11.Análise combinatória e probabilidade.

INFORMÁTICA:

Conceitos de sistemas operacionais (Windows 2000/XP e Linux): arquivos, pastas, principais programas, compartilhamentos, impressão e área de transferência.

2. Conceitos de editores de texto: operações básicas, digitação, formatação, configurações de página, impressão, cabeçalho, rodapé e tabelas.

3. Conceitos de planilhas eletrônicas: operações básicas, formatação, pastas de trabalho, impressão, principais fórmulas e funções.

4. Conceitos e serviços relacionados à Internet: ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL "E".

ADMINISTRADOR:

Recursos Humanos: conceito de gestão de pessoas; a contribuição da psicologia social; história brasileira das práticas de Recursos Humanos; Modelos de Gestão de Pessoas; Recrutamento, seleção e testes psicológicos; Cargos, salários e benefícios; Aprendizagem, treinamento e desenvolvimento; Avaliação de Performance e Competências; Comunicação e Endomarketing; Qualidade de vida, saúde e ergonomia; Relações e Direito do Trabalho; Consultoria Interna e Externa; Carreira e perfil do gestor de pessoas. Administração Pública: Conceitos, Filosofia, Princípios Básicos, Evolução da Administração Publica, Patrimonialista, Burocrática e Gerencial, Poderes e deveres do Administrador Publico, Tipos de Controle, Tribunal de Contas da União, competência e finalidade. Orçamento Publico e Finanças Publicas; Cultura Organizacional; Processo Decisório; Descentralização; Delegação Eficiência, Eficácia e Efetividade; Qualidade e Produtividade nas organizações Publicas. Marketing Estratégico: O escopo do Marketing; Conceitos, tendências e tarefas fundamentais do Marketing; Desenvolvimento de Estratégias e Planos de Marketing; Coleta de Informações e Análise do Ambiente de Marketing. Planejamento Estratégico: Concepção estratégica; O processo estratégico; Intenção estratégica; Diagnóstico estratégico externo; Diagnóstico estratégico da organização; Construção de Cenários; de Negócios; Definição de objetivos e formulação das estratégias; Desempenho organizacional; Governança Corporativa e liderança estratégica.

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

1. Fundamentos de Computação

Organização e Arquitetura de computadores.

Sistemas Operacionais: conceitos básicos; gerenciamento de memória, de processos, de informações e de dispositivos de entrada e saída; modalidades de processamento.

2. Redes de Computadores

Conceitos básicos, classificação, tipos e meios de transmissão.

Conceitos básicos de elementos de interconexão: hub, switch, gateway, roteador.

Modelo de referência OSI/ISO.

Topologias, Arquiteturas e Protocolos de rede.

Principais serviços de rede: transferência de arquivos, serviço de nomes, serviço de diretórios, correio eletrônico.

Gerência e Segurança de redes: avaliação de desempenho, criptografia simétrica e assimétrica, assinatura digital e autenticação, ferramentas de detecção de intrusão, firewall.

3. Fundamentos de Programação

Estruturas de informação: tipos básicos, árvores, pilhas, filas,grafos.

Tipos abstratos de dados e operações sobre estruturas de informação.

Técnicas de programação: programação estruturada, modular, bottom-up, top-down e orientada a objeto.

Linguagens de programação: JAVA, EJB, JSP, AJAX, Delphi, PHP, Javascript.

Ferramentas de desenvolvimento de aplicativos

4. Engenharia de Software

Modelos de ciclo de vida de software

UML: caracterização e utilização da UML para a modelagem de situações-problema, através de Diagramas de Caso de Uso, Diagramas de Classes, Diagramas de Seqüência, Diagramas de Colaboração, Diagramas de Estados, Diagramas de Atividades, Diagramas de Componentes e Diagramas de Execução/Implantação.

Análise: Conceitos básicos de classes e objetos, identificação de classes a partir de Use Cases, relacionamentos entre classes.

Projeto: Conceitos básicos, diferenças entre as fases de Análise e Projeto, atributos de qualidade de projeto (coesão, acoplamento, entendimento), conceitos de reengenharia e engenharia reversa de software.

Testes: Princípios e métodos de testes, baterias de testes, atividades de planejamento, desenho, implementação, execução e verificação de testes.

Manutenção: Tipos de manutenção de software, custos associados à manutenção, relação entre a qualidade de software e a manutenção.

5. Bancos de Dados

Sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBD's): arquitetura, segurança, integridade, concorrência, recuperação após falha, gerenciamento de transações.

Modelagem e projeto de banco de dados: Diagrama de Entidades e Relacionamentos, Modelo Relacional, Dicionário de Dados.

Linguagem de Definição de Banco de Dados, Linguagem de Manipulação de Banco de Dados, Triggers, Stored Procedures.

Principais características dos SGBD's MySQL e PostGreSQL: instalação, configuração, gerenciamento e replicação

ARQUITETO E URBANISTA:

1. Projeto, Teoria e História da Arquitetura - Desenho Arquitetônico. Desenho Técnico - Leitura e Interpretação de Desenhos. Computação Gráfica. Geometria Aplicada: Perspectiva. Princípios Arquitetônicos, Estéticos e Funcionais. Fatores de Projeto. Modelos e Maquetes. Conforto Térmico e Ventilação Natural. Acústica Arquitetônica. Iluminação Natural. Iluminação Artificial: Luminotécnica Básica, Tipos de Lâmpadas, Luminárias e Suas Aplicações. Eficiência Energética.

2. Edificações - Materiais e Técnicas de Construção. Sistemas Construtivos. Técnicas Retrospectivas. Resistência dos Materiais. Topografia. Estruturas: Sistemas Estruturais, Estruturas de Concreto. Estruturas Metálicas. Fundações. Planejamento e Orçamento de Obra. Instalações Elétricas, Telefonia, Cabeamento Lógico, Hidráulicas, Gás, Águas Pluviais. Automação Predial.

3. Urbanismo, Paisagem e Meio Ambiente - Teoria e História do Urbanismo. Planejamento Ambiental, Regional e Urbano. Planos Diretores. Desenho Urbano. Projeto Paisagístico. Conservação e Re-vitalização Urbana. Implantação e Construção de Áreas Urbanas e Obras Públicas.

4. Higiene e Segurança do Trabalho. Acidente de Trabalho. Programas de Saúde Ocupacional e Prevenção de Acidentes na Construção Civil. Análise de Risco do Trabalho. Normas Regulamentadoras.

5. Legislação e Ética Profissional.

AUDITOR:

ORÇAMENTO E CONTABILIDADE

1.1. Orçamento Público: características do orçamento tradicional, do orçamento de base zero, do orçamento de desempenho e do orçamento-programa.

1.2. Classificação da receita e da despesa orçamentária brasileira.

1.3. Execução da receita e da despesa orçamentária.

1.4. Estrutura programática adotada no setor público brasileiro.

1.5. Tópicos da Lei de Responsabilidade Fiscal - princípios, objetivos, e efeitos no planejamento e no processo orçamentário, regra de ouro, limites para despesa.

2.CONTABILIDADE GERAL

2.1. Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis.

2.2. Princípios fundamentais de contabilidade (aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade, pela Resolução CFC Nº.750/93.

2.3. Patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Equação fundamental do patrimônio.

2.4. Fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais.

2.5. Conta: conceito. Débito, crédito e saldo. Teorias, função e estrutura das contas. Contas patrimoniais e de resultado. Apuração de resultados.

2.6. Sistema de contas e plano de contas.

2.7. Análise de Balanços: Horizontal, Vertical e por Índice.

2.8. Lei 6.404/76 e alterações promovidas pela Lei 11.638/2007 e Medida Provisória 449/08

3.CONTABILIDADE PÚBLICA

3.1. Conceito, objeto, objetivo, campo de atuação.

3.2. Sistemas de Contas.

3.3. Variações Patrimoniais: Variações Ativas e Passivas Orçamentárias e Extra-orçamentárias.

3.4. Plano de Contas Único do Governo Federal: Conceito, estrutura básica: ativo, passivo, despesa, receita, resultado diminutivo, resultado aumentativo, estrutura das contas, partes integrantes, características das contas, contas de controle: da previsão e execução da receita, fixação e execução da despesa, dos restos a pagar e contas com função precípua de controle (contratos, cauções, convênios e instrumentos similares, diversos responsáveis.

3.5. Contabilização dos Principais Fatos Contábeis: Previsão de Receita, Fixação de Despesa, Descentralização de Crédito, Liberação Financeira, Realização de Receita e Despesa

3.6. Balancete: características, conteúdo e forma.

3.7. Demonstrações Contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro,

3.8. Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.

4. TÉCNICAS DE CONTROLE

4.1. Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis emanadas pelo CFC - Conselho Federal de Contabilidade, CVM - Comissão de Valores Mobiliários e IBRACON - Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil e demais órgãos regulamentadores de auditoria.

4.2. Normas Brasileiras para o Exercício de Auditoria Interna.

4.3. Governança e análise de risco. Governança no setor público. O papel da auditoria na estrutura de governança. Estrutura conceitual de análise de risco (COSO). Elementos de risco e controle. Aplicação da estrutura conceitual de análise de risco.

4.4. Auditoria no setor público federal. Finalidades e objetivos da auditoria governamental. Abrangência de atuação. Formas e tipos. Normas relativas à execução dos trabalhos. Normas relativas à opinião do auditor. Relatórios e Pareceres de auditoria. Operacionalidade.

4.5. Planejamento dos Trabalhos de Auditoria. Execução dos Trabalhos de Auditoria: Programas de Auditoria. Papéis de trabalho. Testes de auditoria. Amostragem estatística em auditoria. Avaliação dos controles internos. Materialidade, relevância e risco em auditoria. Evidência em auditoria. Eventos ou transações subseqüentes. Revisão analítica. Técnicas e procedimentos de Auditoria.

BIBLIOTECÁRIO-DOCUMENTALISTA:

1. Administração de RH: gerenciamento e treinamento do corpo técnico administrativo da biblioteca.

2. Ciência da informação, biblioteconomia, documentação: conceituação, princípios, evolução e relação com outras áreas do conhecimento. Tipos de documentos e finalidades. Preservação de documentos. Elaboração de manuais e normas de serviço. 3. Catalogação documental: princípios gerais de catalogação. Catalogação de diferentes tipos de materiais e de suportes. Formato MARC, AACR2.

4. Classificação documental: princípios gerais de classificação. Sistemas de classificação bibliográfica. CDU e Tabela de Cutter.

5. Indexação: conceitos características e linguagens. Indexação manual e automática. Vocabulário controlado e thesaurus. Metadados. Índices e resumos.

6. Formação, desenvolvimento e avaliação de coleções: políticas de seleção, aquisição e descarte. Aquisição planificada, consórcios e comutação bibliográfica. Coleções não convencionais. Intercâmbio - empréstimo entre unidades de informação.

7. Serviço de referência: conceito, função e técnicas. Bibliotecário de referência. Estudo de uso e necessidades de informação. Usuários reais e potenciais. Disseminação seletiva da informação (DSI). Serviço de referencia virtual. Educação e treinamento de usuários.

8. Redes e sistemas de informação: conceito características. Provedores e usuários de redes e sistemas de informação. Gerenciamento da informação em ambiente web. Gerenciamento, alimentação e manutenção de bases de dados. Conhecimento específico do software de automação PHL - Personal Home Library.

9. Gestão de unidades de informação: planejamento, organização e administração de recursos. Avaliação, marketing em unidades de informação. Gestão da qualidade em unidades de informação. Organização, tratamento e disseminação da informação. Fontes especializadas de informação.

10. Normalização e controle bibliográfico: conceitos e funções. Normas brasileiras de documentação e gestão da qualidade para unidades de informação. Direitos autorais.

CONTADOR:

1.Contabilidade: Conceito, Campo de Aplicação, Usuários. 2.Patrimônio: Componentes Patrimoniais: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido. 3. Equação Patrimonial e suas variações. 4. Representação Gráfica dos Estados Patrimoniais. 5. Diferenciação entre Capital e Patrimônio. 6. Fatos Contábeis e Respectivas Variações Patrimoniais. 7. Contas Contábeis: natureza e sua movimentação. 8. Escrituração: Lançamentos Contábeis: Conceito, Funções e elementos essenciais. 9. Livros de Escrituração: Obrigatoriedade, Funções e Formas de Escrituração. Erros de Escrituração e suas correções. 10. Critérios de Avaliação dos Estoques. 11. Provisões Aplicáveis. 12. Tratamento de Receitas e Despesas Antecipadas. 13. Balancete de Verificação. 14. Balanço Patrimonial: Obrigatoriedade e apresentação. Conteúdo dos Grupos e Subgrupos. Classificação das Contas, Critérios de Avaliação do Ativo e Passivo. 15. Elaboração do Balanço Patrimonial de acordo com a Lei n.° 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações). 16. Demonstração do Resultado do Exercício: Estrutura, Características e Elaboração de acordo com Lei n.° 6.404/76. Apuração da Receita Líquida, do Custo das Mercadorias Vendidas e dos Lucros: Bruto, Operacional. E Não-Operacional do Exercício, do Resultado do Exercício antes e depois da Provisão para o Imposto de Renda e para a Contribuição Social sobre o Lucro. 17. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR: Conceito e elaboração em conformidade com a Lei 6.404/76. 18. DFC: Demonstração do Fluxo de Caixa. 19. Análise das Demonstrações Contábeis, 20. Auditoria - Normas Profissionais e Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade, 21. Perícia - Normas Profissionais e Técnicas do Conselho Federal de Contabilidade.

ENGENHEIRO / ÁREA: ENGENHARIA CIVIL:

1. Planejamento de obras de construção civil: Engenharia de custos, orçamento, composição de custos unitários, parciais e totais, levantamento de quantidades, especificação de materiais e serviços, contratação de obras e serviços, planejamento de tempo.

2. Edificações

2.1 Materiais de construção civil: Componentes de alvenaria - tijolos cerâmicos e blocos vazados; Concreto armado - dosagem, amassamento, lançamento e cura; Argamassas para revestimento - chapisco, reboco e emboço; Aço para concreto armado - tipos de aço e classificação.

2.2 Tecnologia das edificações: Estudos preliminares; Levantamento topográfico do terreno; Anteprojetos e projetos; Canteiro de obras; Alvenarias de vedação e alvenarias estruturais; Formas para concreto armado; Sistema de formas de madeira; Cobertura das edificações; Telhados cerâmicos - suporte e telhas.

3. Hidráulica e Saneamento

3.1 Abastecimento de água: Demanda e consumo de água; Estimativa de vazões; Adutoras; Estações elevatórias;Princípios do tratamento de água.

3.2 Esgotamento sanitário: Sistemas estáticos para a disposição de esgotos; Rede coletora; Princípios do tratamento de esgotos.

3.3 Drenagem pluvial: Estimativa de contribuições; Galerias e canais.

3.4 Limpeza pública: Estimativa de contribuições; Coleta de resíduos sólidos domiciliares; Compostagem; Aterro sanitário e controlado.

3.5 Instalações hidráulico-sanitárias: Projeto e dimensionamento de instalações prediais de água fria; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de esgotos sanitários; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de águas pluviais; Projeto e dimensionamento de instalações prediais de combate a incêndio.

4. Estruturas e Geotecnia

4.1 Resistência dos materiais: Tensões, deformações, propriedades mecânicas dos materiais, torção, flexão, cisalhamento, linha elástica, flambagem, critérios de resistência.

4.2 Concreto Armado: Materiais, normas, solicitações normais, flexão normal simples, cisalhamento, controle da fissuração, aderência, lajes maciças e nervuradas, punção, torção, deformações na flexão, pilares.

4.3 Teoria das Estruturas: Morfologia das estruturas, carregamentos, idealização; Estruturas isostáticas planas e espaciais; Estudo de cabos; Princípio dos Trabalhos Virtuais; Cálculo de deslocamentos em estruturas isostáticas: método da carga unitária; Análise de estruturas estaticamente indeterminadas: método das forças; Análise de estruturas cinematicamente indeterminadas: método dos deslocamentos, processo de Cross; Métodos de energia: teoremas de Castigliano, teoremas de Crotti-Engesser, método de Rayleigh-Ritz.

4.4 Geotecnia: Mecânica dos solos, fundações.

5. Engenharia pública: Fiscalização; Acompanhamento de aplicação de recursos (medições emissão de fatura, etc.); Documentação da obra: diário e documentos de legalização; Noções de planejamento e de orçamento público; Elaboração de orçamento para obras de construção civil; Índice de atualização de custos na construção civil; Avaliações: legislação e normas, metodologia, níveis de rigor, laudos de avaliação; Noções de Licitações e contratos da Administração Pública (Lei 8.666/93); Estradas e pavimentações urbanas; Princípios de engenharia legal; Legislação específica para obras de construção civil, normas da ABNT, noções da lei 10.257/01- Estatuto da Cidade.

6. Higiene e Segurança do Trabalho.

7. Ética Profissional.

ENGENHEIRO / ÁREA: ENGENHARIA ELÉTRICA:

Circuitos Elétricos: Conceitos básicos; unidades; leis fundamentais; resistência; fontes ideais independentes e dependentes em redes RLC; técnicas de análise de circuitos em corrente contínua; indutância e capacitância; circuitos de corrente alternada: regime permanente senoidal, potência, ressonância; circuitos trifásicos; circuitos acoplados magneticamente; transformador linear, ideal e real. Materiais elétricos: materiais isolantes, condutores e magnéticos, e suas propriedades. Luminotécnica residencial e industrial: grandezas fundamentais; rendimento luminoso; tipos e características de lâmpadas; tipos e características de luminárias; tipos de iluminação; curvas luminotécnicas; iluminação interna e externa; métodos de cálculo de iluminação; projeto luminotécnico. Normas técnicas para instalações elétricas de baixa e média tensão: NBR 5410; NBR 5444; NBR 5419; NBR 10898; NBR 9441; NBR 5413; NBR 14039; NBR 13534; NBR 13570; NBR 7094; NR 10; normas de fornecimento da concessionária; normas do corpo de bombeiros. Conhecimento em projetos elétricos: plantas; detalhes de montagem; prumadas; diagramas uni-filares e/ou trifilares; quadros de carga; memorial descritivo; especificação dos componentes. Instalações elétricas de baixa e média tensão: características gerais das instalações elétricas; linhas elétricas; aterramento; proteção contra descargas atmosféricas; proteção contra choques elétricos; proteção contra sobrecorrentes; circuitos constituídos por motores elétricos; proteção contra sobretensão; dimensionamento de condutores elétricos; determinação e aplicação das correntes de curto-circuito nas instalações elétricas. Entrada de energia das instalações elétricas: elementos componentes da entrada de energia em baixa e média tensão; instalações embutidas, aparentes, aéreas e subterrâneas em entradas de energia. Instalações telefônicas e projetos complementares: projeto telefônico; projeto preventivo contra incêndio; projeto de antena coletiva e parabólica; TV a cabo.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS:

Estrutura e Organização da Educação Brasileira na LDB: Princípios e fins da Educação Nacional; Direito à Educação e o Dever de Educar; Organização da Educação Nacional; Níveis e Modalidades de Educação e Ensino; Os Profissionais da Educação. Educação, Filosofia, Tendências Pedagógicas e Abordagens do Processo de Ensino: Filosofia e Educação; Educação e Sociedade; Tendências Pedagógicas na Prática Escolar; Senso Comum e Postura Crítica na Pratica Docente; As Diferentes Abordagens do Processo de Ensino. Fundamentos Didáticos e Metodológicos da Educação: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica; Pratica Educativa, Pedagogia e Didática; Didática e Democratização do Ensino; Didática - Teoria da Instrução e do Ensino; O Processo de Ensino na Escola; O Processo de Ensino e o Estudo Ativo; Os Objetivos e os Conteúdos de Ensino; Os Métodos de Ensino; A Aula Como Forma de Organização do Ensino. Processos Avaliativos Escolares: A Avaliação Escolar; A Avaliação Educacional Escolar; A Avaliação da Aprendizagem Escolar; Pratica Escolar e a Questão do Erro; Avaliação do Aluno; Verificação ou Avaliação; Articulação entre Planejamento e Avaliação; Pratica Docente Crítica e Construtiva. Planejamento, Planos e Projetos Educativos: O Planejamento Escolar - Importância, Requisitos, Tipos de plano; O Planejamento como Métodos da Práxis Pedagógica; Projeto de Ensino Aprendizagem. O Projeto Político-Pedagógico: Conceito e Metodologia de Elaboração; Marco Referencial, Diagnóstico e Programação; O Projeto Político-Pedagógico enquanto uma Construção Coletiva; O Projeto Político-Pedagógico e a Gestão da Escola; O Projeto Político-Pedagógico, a Autonomia da Escola e o Planejamento Participativo.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL "D".

Comum a todos os cargos de Nível de Classificação "D"

LÍNGUA PORTUGUESA:

1. Compreensão e Interpretação de textos

2. Tipologia textual

3. Ortografia oficial

4. Acentuação gráfica

5. Empregos das classes de palavras

6. Emprego do sinal indicativo de crase

7. Sintaxe da oração e do período

8. Pontuação

9. Concordância nominal e verbal

10.Regência nominal e verbal

11.Significação contextual de palavras e expressões

12.Processos de coordenação e subordinação

13.Equivalência e transformação de estruturas

14.Discurso direto e indireto.

LEGISLAÇÃO:

1.Constituição da República Federativa do Brasil

1.1. Dos Princípios Fundamentais

1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

1.3. Da Organização do Estado

1.4. Da Organização dos Poderes

1.5. Da Ordem Social

2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União - Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações

3. Decreto Nº. 1.171, de 22 de junho de 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

4. Lei Nº. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Federal

5. Lei Nº. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO:

O candidato deverá demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento da estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática, com relação aos seguintes pontos:

1.Noções básicas de lógica: conectivos, tautologia e contradições, implicações e equivalências, afirmações e negações, argumento, silogismo, validade de argumento.

2.Gráficos e tabelas: análise, interpretação e utilização de dados apresentados em tabelas ou gráficos.

3.Operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.

4.Razões e proporções, regras de três simples e compostas, porcentagem, juros simples e compostos.

5.Expressões algébricas e fatoração.

6.Equações e inequações de 1º e 2º graus, gráficos. Sistemas de equações de 1º e 2º graus.

7.Polígonos, circunferência e círculo; cálculo de áreas e perímetros; relações métricas num triângulo retângulo.

8.Pesos e medidas.

9.Sistemas monetário e métrico.

10.Progressões aritméticas e geométricas.

11.Análise combinatória e probabilidade.

NOÇÕES GERAIS DE INFORMÁTICA:

Conceitos de sistemas operacionais (Windows 2000/XP e Linux): arquivos, pastas, principais programas, compartilhamentos, impressão e área de transferência.

2. Conceitos de editores de texto: operações básicas, digitação, formatação, configurações de página, impressão, cabeçalho, rodapé e tabelas.

3. Conceitos de planilhas eletrônicas: operações básicas, formatação, pastas de trabalho, impressão, principais fórmulas e funções.

4. Conceitos e serviços relacionados à Internet: ferramentas e aplicativos de navegação, correio eletrônico, grupos de discussão, busca e pesquisa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL "D".

TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LINGUAGEM DE SINAIS:

1-Aspectos gerais da Educação de Surdos.

2-Aspectos lingüísticos e culturais da Língua de Sinais Brasileira.

3-Competência tradutória e competência do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.

4- Conceitos de tradução e interpretação em suas diferentes modalidades.

5-Cultura Surda e Comunidade Surda.

6-Questões profissionais e éticas relativas ao processo de tradução e interpretação.

7-Tradução e interpretação de língua de sinais para língua oral e vice-versa.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO/QUÍMICA.

Química: Química geral e inorgânica, Tabela Periódica, funções químicas, estequiometria, estudo dos gases; Físico-química, reações de oxirredução, cinética e equilíbrio químico, eletroquímica; Química orgânica, hidrocarbonetos, polímeros. noções básicas de segurança no laboratório e de análise de risco de processos: Estocagem de reagentes químicos, Riscos de incêndios em solventes inflamáveis, Misturas explosivas, Reagentes perigosos pela toxidade e/ou reatividade, Equipamentos de proteção individual e coletivo, Noções de primeiros socorros, Biossegurança em laboratório químico, exposição ocupacional a riscos químicos e físicos; Técnicas básicas de laboratório: Uso e conservação de aparelhagem comum de um laboratório, Vidraria aferida, identificação, uso e limpeza de vidraria aferida usada nas diversas operações em um laboratório, identificação, uso e calibração de aparelhagem volumétrica e graduada, Preparação de amostras e de materiais, Preparo de soluções, Métodos de separação, filtração, decantação, centrifugação, extração por solvente, cristalização, precipitação, destilação; Sistemas de aquecimento e refrigeração: secagem de substâncias, manuseio e pesagem de substâncias; Técnicas de amostragem e manuseio das amostras: Preservação de amostras, Amostragem de sólidos, líquidos e gases, Cuidados; Análise química: Definição, Análise química qualitativa e quantitativa, Etapas de uma análise química, Escolha de método de análise para uma amostra, Aplicações; Análises quantitativas clássicas: Volumetria, Gravimetria; Análises instrumentais: Técnicas eletroanalíticas, Técnicas espectroanalíticas, Cromatografias líquidas e gasosas; Estatística aplicada à química: Algarismos significativos, Arredonda-mento, Erros em química analítica, Média, desvio padrão, intervalo de confiança, exatidão e precisão, Testes de significância.

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL "C".

CARGO: AUXILIAR EM ADMINISTRAÇÃO.

LINGUA PORTUGUESA:

Interpretação de textos diversos; Morfossintaxe dos períodos simples e composto (classes, funções, empregos e estruturações sintáticas); Emprego e correlação verbal; Funções da linguagem; Níveis de linguagem; Semântica: significação das palavras (antonímia e sinonímia; denotação e conotação; ambigüidade); Figuras de linguagem.

LEGISLAÇÃO:

1.Constituição da República Federativa do Brasil

1.1. Dos Princípios Fundamentais

1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

1.3. Da Organização do Estado

1.4. Da Organização dos Poderes

1.5. Da Ordem Social

2. Regime Jurídico dos Servidores Públicos da União - Lei Nº. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações

3. Decreto Nº. 1.171, de 22 de junho de 1994 - Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

4. Lei Nº. 9.784, de 29 de janeiro de 1999 - Regula o Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Federal

5. Lei Nº. 11.091, de 12 de janeiro de 2005 - Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação

RACIOCÍNIO LÓGICO-QUANTITATIVO:

O candidato deverá demonstrar competência para utilizar o raciocínio lógico-quantitativo (entendimento da estrutura lógica de situações-problema), bem como aplicar conteúdos matemáticos na vida prática, com relação aos seguintes pontos:

1. Conjuntos: Noção intuitiva de conjuntos; Igualdade; Inclusão; Reunião; Intercessão; Diferença; Produto cartesiano; Representação por diagramas; Aplicações à resolução de problemas.

2. Aritmética e Álgebra: Números naturais; Números inteiros; Números racionais e reais; Fatores primos; MMC e MDC; Critérios de divisibilidade; Expressões literais e algébricas; Produtos notáveis; Equações de 1º e 2º grau; Resolução de Problemas com equações de 1º e 2º grau; Sistemas de equações do 1º e 2º grau; Equações biquadradas; Equações irracionais; Sistema métrico decimal; Razão; Proporção; Divisão em partes proporcionais; Regra de três; Porcentagem; Juros Simples; Funções; Estudo completo as funções do 1º e 2º graus; Polinômios.

3. Geometria e Trigonometria: Ângulos; Retas paralelas; Triângulos; Polígonos convexos; Principais quadriláteros convexos; Circunferência e círculo; Segmentos proporcionais; Semelhança; Relações métricas nos triângulos; Relações métricas na circunferência; Polígonos regulares; Áreas; inscrição e circunscrição de figuras planas; Relações trigonométricas no triângulo retângulo.

4. Estatística: Cálculo da Média, Mediana e Moda de dados discretos; Construção de tabelas de freqüência.

NOÇÕES GERAIS DE INFORMÁTICA:

1. A História da Computação

1.1 Evolução do computador

1.2 Evolução da Comunicação

2. Sistemas de Numeração

2.1 Bit, Bytes e Sistemas de Medidas.

2.2 Sistema Decimal

2.3 Sistema Binário

2.4 Transformação entre Sistemas de Numeração

3. O Computador

3.1 Principais componentes de um PC

3.2 Hardware e Software

3.3 Dispositivos de entrada e saída

3.4 Dispositivos de processamento: a unidade central

3.5 Dispositivos de armazenamento

4. Sistema Operacional

4.1 MS Windows 7

4.2 Linux

5. Aplicativos

5.1 Editor de Textos: MS-Word 2007/2010 e Br-Office Writer 3.2

5.2 Planilha Eletrônica: MS-Excel 2007/2010 e Br-Office Calc 3.2

5.3 Apresentação de Slides: MS-PowerPoint 2007/2010 e BrOffice Impress 3.2

5.4 Clientes de E-mail: MS-Outlook 2007/2010

5.5 Conceitos de internet e intranet

5.6 Navegadores de internet - Internet Explorer 9, Mozilla Firefox 6 e Chrome 14

6. Segurança da Informação

6.1 Antivírus, Vírus e Códigos Maliciosos (Malware) 6.2 Firewall

6.3 Backup

6.4 Criptografia

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE NÍVEL "C".

ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:

1- Computadores: arquitetura de computadores, componentes de um computador: memória, vídeos, porta serial, USB, HD (sata, ide, scsi, sas).

2- Sistemas de Numeração e Representação de Dados; Binário, Hexadecimal, bits, bytes.

3- Sistema Operacional Linux funções básicas; Sistemas de Arquivos.

4- Sistema Operacional Windows funções básicas; Sistemas de Arquivos; compartilhamento de arquivo e impressora.

5- Linguagens de programação: Java, C/C++, PHP, Delphi (Estruturas de controle, tipos de dados, classes, métodos, funções, características básicas da linguagem).

6- Estrutura de dados: Matrizes, listas, pilhas, filas e Árvores

7- Banco de Dados: Conceitos, modelos, projeto lógico e físico, linguagens de consulta, Sistemas gerenciadores de banco de dados.

8- Redes de computadores: Conceitos básicos; redes TCP/IP; principais protocolos de comunicação; Topologias de redes; redes Wireless; Modelo de referência OSI; Fundamentos de Comunicação de Dados: RS232C, duplex, full-duplex; Equipamento de rede: Hub, Switch, Cabeamento UTP; Endereçamento de rede: IPV4; Serviços básicos de rede: DHCP, DNS, WINS, SAMBA.

9- Engenharia de Software: Conceitos, modelos de ciclo de vida, métodos e técnicas de desenvolvimento de software, Planejamento, gestão de configuração, testes, qualidade de software.

10- Segurança da Informação: Conceitos básicos de Segurança da Informação, ameaças, ataques, vírus, trojan, antivírus.