1. DA LEGISLAÇÃO
A REITORA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, nos termos do decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, em conformidade com a Lei nº 8112/90 e Resolução nº 01/2010 - Conselho Universitário (CONSUNI), divulga a abertura de novo concurso, destinado a selecionar candidatos para os cargos de Professor Adjunto e Professor Assistente da Carreira do Magistério Superior da Fundação Universidade Federal do Pampa, em conformidade com as disposições contidas neste edital.
2. DO QUADRO DE VAGAS As informações referentes às vagas estão detalhadas a seguir:
Campus | Área | Requisitos | Vaga | Classe/ Regime de Trabalho | Processo Nº |
Dom Pedrito | Educação | Graduação em Letras ou Pedagogia e Mestrado e Doutorado em Educação | 01 | Professor Adjunto 40 h DE | 23100.000326/2012-56 |
Itaqui | Expressão Gráfica, Geometria Descritiva, Desenho Geométrico, Desenho Arquitetônico, Projeto Geométrico de Estradas, Traçado de Cidades, Obras de Terra, Transportes, Geologia, Cartografia Digital, Projeções Cartográficas, Cálculo. | Engenheiro Agrimensor, Engenheiro Cartográfico, ou Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Florestal, Geógrafo e mestrado com produção científica nas áreas do concurso. | 01 | Professor Assistente 40h Dedicação exclusiva | 23100.000327/2012-09 |
Jaguarão | Libras | Licenciatura em qualquer área do conhecimento, PROLIBRAS (uso e ensino) e Mestrado em Educação | 01 | Professor Assistente 40h Dedicação exclusiva | 23100.000328/2012-45 |
3. DA JORNADA DE TRABALHO
3.1 O professor submetido ao regime de dedicação exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada;
3.2 A jornada de trabalho poderá ser distribuída no período diurno e noturno, conforme a necessidade da Fundação Universidade Federal do Pampa.
4. DA REMUNERAÇÃO E DAS ATRIBUIÇÕES DOS DOCENTES 4.1 Remuneração inicial e suas parcelas:
Cargo/classe/padrão | Remuneração Básica (R$) | Retribuição por Titulação (R$) | Gratificação Específica do Magistério Superior - GEMAS (R$) | Total (R$) |
Professor Assistente I | 2.001,86 | 1.592,90 | 1.056,86 | 4.651,59 |
Professor Adjunto I | 2.318,71 | 3.916,88 | 1.098,08 | 7.333,67 |
O servidor ainda dispõe de um auxílio-alimentação no valor de R$ 304,00.
4.2 São consideradas atribuições próprias do pessoal docente do ensino superior:
a) as pertinentes à pesquisa, ensino e extensão que, indissociáveis, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e transmissão do saber e da cultura, e
b) as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na própria instituição, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.
5. DA INSCRIÇÃO
5.1 O período de inscrições será de 14/03/2012 a 11/04/2012.
5.2 O candidato deverá se inscrever através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos mediante preenchimento de formulário específico. A confirmação da inscrição será realizada após o pagamento da taxa do item 5.4 letra e. Em caso de dúvida sobre o recebimento da documentação da inscrição, o candidato poderá contatar a Universidade pelo correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br.
5.3 Após a inscrição, os candidatos devem encaminhar os documentos relacionados no item 5.4 à Comissão de Concursos da UNIPAMPA (Rua Monsenhor Constábile Hipólito, 125 - Centro, CEP 96400-590 - Bagé-RS) por correspondência postada com AR - Aviso de Recebimento ou correio internacional registrado, com data de postagem até 12/04/2012. O candidato deve informar obrigatoriamente na parte externa do envelope a área de conhecimento na qual pretende realizar o concurso e o número do edital.
5.4 A documentação necessária para instruir o processo consta de:
a) documento de identidade (cópia que possa ser conferida com o original antes do início das provas do concurso);
b) se estrangeiro, declaração de que está ciente de que no momento da posse deverá possuir visto permanente, de acordo com o parágrafo 3º, da Lei n. 9.515, de 21/11/1997;
c) declaração assinada de que tem pleno conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas na Resolução nº 01/CONSUNI de 30/03/2010 e no respectivo Edital do Concurso. (disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos;
d) Currículo Lattes impresso - a partir da Plataforma Lattes, modelo CNPq (a documentação comprobatória do Currículo Lattes deverá ser entregue no ato de instalação do concurso, no primeiro dia de prova);
e) comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$100,00 (cem reais) para Professor Assistente e no valor de R$ 130,00 (cento e trinta) para Professor Adjunto conforme guia de recolhimento disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos. Esta taxa, uma vez recolhida, não será restituída em hipótese alguma.
f) para os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, requerimento devidamente assinado contendo a indicação do NIS - Número de Identificação Social e a declaração que atende à condição estabelecida no Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.
5.5 Ao se inscrever, o candidato fica ciente da responsabilidade de apresentar, no ato de posse, a documentação correspondente à área de conhecimento e aos requisitos definidos no item 2 deste Edital.
5.6 Da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
5.6.1 Os candidatos que pretendem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo até o dia 28/03/2012.
5.6.2 Terá direito à isenção, segundo Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, publicado no DOU de 03/10/2008, o candidato que:
a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007 e;
b) for membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.
5.6.3 A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, disponível no endereço www.unipampa.edu.br/portal/concursos, a ser enviado pelo candidato à Comissão de Concursos, pelo correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br, contendo:
a) indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico;
b) declaração de que atende à condição estabelecida no item 5.6.2, letra b acima.
5.6.4 A UNIPAMPA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, a declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979;
5.6.5 O resultado da solicitação será divulgado no dia 02/04/2012, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br, bem como em quadro de avisos dos campi da UNIPAMPA.
5.6.6 O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido, deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 11/04/2012, caso contrário, estará automaticamente excluído do concurso público.
6. DA HOMOLOGAÇÃO DA INSCRIÇÃO
6.1 A relação dos candidatos que tiverem sua inscrição homologada será publicada em www.unipampa.edu.br/portal/concursos, bem como em quadro de avisos dos campi da UNIPAMPA, no prazo máximo de dez dias corridos após o encerramento das inscrições;
6.2 Os candidatos cujas inscrições foram homologadas deverão acompanhar pelo endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, a comunicação das datas, horários e local de realização do(s) concurso(s).
7. DA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES
O prazo das inscrições para os concursos com enquadramento na Classe de Professor Adjunto (titulação mínima Doutorado) será reaberto caso não haja inscrições homologadas. Na reabertura de inscrições a exigência será o Título de Mestre, com enquadramento na Classe de Professor Assistente. O prazo para inscrições nos concursos reabertos será de 15 (quinze) dias, a contar da publicação da homologação das inscrições iniciais, sendo a notícia publicada somente em www.unipampa.edu.br/portal/concursos.
8. DA DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO O período provável de realização do concurso será de 07 a 18/05/2012.
9. DA CONSTITUIÇÃO DA COMISSÃO EXAMINADORA
A constituição da Comissão examinadora ocorrerá de acordo com o estipulado no capítulo VIII da Resolução n° 01/CONSUNI de 30/03/2010.
10. DAS PROVAS 10.1 Disposições Gerais
10.1.1 As provas Escrita, Didática, de Defesa do Memorial de Trajetória Acadêmica e de Títulos ocorrerão de acordo com o estipulado na Resolução n° 01/CONSUNI de 30/03/2010, disponível no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos.
10.1.2 Os programas dos concursos, apresentando os conteúdos objeto de avaliação e a bibliografia para a Prova Escrita encontram-se no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos;
10.1.3 A Prova Didática, quando da sua apresentação à Comissão Examinadora, e a Prova de Defesa oral do Memorial de Trajetória Acadêmica serão gravadas para efeito de registro e avaliação.
10.1.4 O candidato deverá comparecer ao local de provas designado no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, munido de documento de identidade (original) em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, sua identificação;
10.1.5 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de extravio, deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em órgão policial há, no máximo, trinta dias, sendo então submetido à identificação especial, com coleta de assinatura e impressão digital;
10.1.6 O candidato não poderá alegar desconhecimento acerca da data, local e horário de realização do concurso, como justificativa de sua ausência;
10.2 Demais disposições a respeito das provas encontram-se no Capítulo VI da Resolução n° 01/CONSUNI de 30/03/2010.
11. DA HABILITAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO CONCURSO
A Habilitação e a Classificação Final no Concurso ocorrerá de acordo com o estipulado no Capítulo VII da Resolução n° 01/CONSUNI de 30/03/2010.
12. DOS RECURSOS
Os recursos ocorrerão de acordo com o estipulado no Capítulo IX da Resolução n° 01/CONSUNI de 30/03/2010.
13. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A UNIPAMPA divulgará através de Edital publicado no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, a relação dos candidatos classificados nos concursos objeto deste Edital, conforme Artigo 16 do Decreto 6944 de 21/08/09.
14. DO PRAZO DE VALIDADE
O prazo de validade dos concursos objeto deste Edital é de 01 (um) ano, prorrogável por mais 01 (um) ano, no interesse da Instituição, a contar da data de publicação da homologação dos resultados pela instituição.
15. DISPOSIÇÕES GERAIS
15.1 Na hipótese de renúncia ou desistência expressa, por escrito, de candidato aprovado e convocado para a nomeação, ou, caso o mesmo não venha a tomar posse dentro do prazo legal; e, ainda, quando houver vacância da vaga preenchida em razão deste concurso, a UNIPAMPA poderá convocar os candidatos subseqüentes, em estrita obediência à ordem de classificação.
15.2 A classificação e homologação no concurso não asseguram ao candidato o direito de nomeação no cargo, mas a expectativa de direito à investidura no cargo para o qual concorreu, seguindo a rigorosa ordem de classificação e observado o prazo de validade do concurso e a legislação vigente.
15.3 Os candidatos nomeados que tiverem titulação superior à exigida para a classe à qual concorreram, poderão requerer, após a posse, progressão imediata para a classe correspondente a sua titulação, desde que esta não tenha sido utilizada para a investidura no cargo.
15.4 Havendo candidatos remanescentes aprovados neste concurso público ainda válido, a UNIPAMPA poderá nomeá-los para atuar em qualquer campus da instituição, caso haja necessidade.
15.5 Ao final do concurso, não havendo candidatos aprovados, a UNIPAMPA poderá aproveitar candidatos aprovados em concursos públicos de outras IFES na mesma área ou áreas afins, desde que exista compatibilidade de perfil e desde que o concurso em pauta esteja dentro do prazo de validade e de acordo com a legislação vigente.
15.6 A UNIPAMPA poderá ceder a outras IFES candidatos aprovados neste concurso público realizado, quando estas solicitarem, mediante concordância do candidato, e que o concurso esteja dentro do prazo de validade, de acordo com a legislação vigente.
15.7 É de responsabilidade do candidato homologado, manter o endereço atualizado. Em caso de alteração, informá-la à UNIPAMPA, pelo correio eletrônico gestaodepessoal@unipampa.edu.br.
15.8 Não será fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de classificação e/ou notas, valendo para tal fim a homologação do resultado final do concurso publicada no Diário Oficial da União.
15.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Divisão de Concursos, correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br.
Bagé, 13 de março de 2012.
Ulrika Arns
Reitora
Programa e Bibliografia Edital 049/12
Campus | Área | Pontos | Bibliografia |
Dom Pedrito | Educação | 1. A escola como espaço sócio-cultural; 2. Escola frente às políticas inclusivas na Sociedade; 3. Organização administrativa e pedagógica da escola básica; 4. Concepções de educação e de currículo e suas relações com o ensino; 5. Avaliação no contexto educacional brasileiro e na escola; 6. Tendências atuais de formação de professores e o lugar da pesquisa, das práticas de ensino e dos estágios curriculares; 7. A importância do Projeto Político-Pedagógico na escola e suas formas de elaboração, implementação e avaliação; 8. Tecnologias da comunicação e da informação aplicadas à educação; 9. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: Ciências da natureza e suas tecnologias. 10. Diretrizes curriculares para os cursos de formação de professores para a educação básica e a área de ciências da natureza e suas tecnologias. 11. Recursos didáticos no ensino de ciências da natureza e os objetos de conhecimento em física, química e biologia. 12. Noções sobre cultura, ciência e formas de produção de objetos de conhecimento em ciências da natureza e suas tecnologias. | BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Resolução CEB/CNE N°. 03/98, de 26 de junho de 1998. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). BRASIL. Lei n.° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio (PCNEM). Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. 144p. AZEVEDO & SCHNETZLER. O binômio Cuidar-Educar na Educação Infantil e a formação inicial de seus profissionais. Disponível em: www.anped.org.br/reunioes/28/textos/gt07/gt071011int.doc. Acesso em: 10/06/2009. . Necessidades formativas de profissionais de Educação Infantil. Disponível em www.ced.ufsc.br/~nee0a6/telorose.PDF. Acesso em: 10/06/2009. BRASIL. Diretrizes Nacionais para Educação especial na Educação Básica. SEESP/MEC, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. BRASIL. RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000.Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília, MEC/CNE, 2000. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 19 de dezembro de 1996. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf CUNHA, Maria Isabel da. Formatos avaliativos e concepção da docência. Campinas: Autores Associados. 2005. HERNANDEZ, F. VENTURA, M. A Organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. OLIVEIRA, Zilda Ramos Educação Infantil: fundamentos e métodos Cortez, São Paulo, 2005. SILVA, Maria Vieira; MARQUES, Mara Rúbia Alves (Org.). LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira. Campinas, SP: Alínea, 2008. STREHL, A & R. ; ROCHA, I. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio: subsídios para alunos e professores, de acordo com a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB. 2. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998. VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2007. MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. MORIN, E.. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000. CANDAU, Vera Maria. Didática, Currículo e Saberes Escolares. 2.ed. Rio de Janeiro:DP&A, 2002 CUNHA, Maria Isabel da. Formatos avaliativos e concepção da docência. Campinas: Autores Associados. 2005. NÓVOA, A (org). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. PIMENTA, S. G. (org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. _____ & LIMA, Maria S.L. Estágio e Docência. 2ª ed.São Paulo:Cortez, 2004. _____ e GHEDIN, Evandro (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e crítica de um conceito. 3.ed.São Paulo: Cortez, 2005. SACRISTÁN, Gimeno J. Currículo - uma reflexão sobre a prática. 3a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998 SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. MOREIRA, Antonio F. (org). Territórios Contestados - Currículo e os Novos Mapas Políticos e Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Formação de professores: dimensão interdisciplinar. Disponível em http://www.facec.edu.br/seer/index.php/formacaodeprofessores/article/viewFile/24/66. acessado em 16/12/2011 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf/pedagogia_da_autonomia_- _paulofreire.pdf Acesso em 16/12/2011 Outras referências consideradas relevantes pelo candidato |
Itaqui | Expressão Gráfica, Geometria Descritiva, Desenho Geométrico, Desenho Arquitetônico, Projeto Geométrico de Estradas, Traçado de Cidades, Obras de Terra, Transportes, Geologia, Cartografia Digital, Projeções Cartográficas, Cálculo. | 1. Conceitos básicos. Normas para Desenho Técnico - ABNT/DIN. Aplicações na Engenharia de Agrimensura e Geociências. 2. Sistemas de Representação em Desenho Técnico. Representação em perspectiva. Axonometria obliqua. Axonometria ortogonal (isométrica e dimétrica).Representação através das projeções ortogonais. 3. Normas técnicas de desenho - letras, linhas, formatos, dobramento. Desenho topográfico planimêtrico. Símbolos cartográficos. Desenho topográfico altimétrico - cortes, perfis. Desenho cartográfico; Cartografia Digital: Representações Computacionais do Espaço Geográfico. Projeções Cartográficas. Integração de Dados Espaciais. Operações sobre Dados Geográficos. Exemplos de Aplicação. 4. Desenho arquitetônico: planta baixa e cotagem; cortes; planta de situação e localização 5. Estudos do ponto, da reta e do plano. Paralelismo e perpendicularismo entre Retas e pontos. Métodos descritivos: mudança de planos, rotação, rebatimento e alçamento. Problemas métricos: distâncias e ângulos entre elementos geométricos. Representação de poliedros e sólidos de revolução. Seção plana em poliedros e sólidos de revolução Sistemas de projeções. Planos e projeções. Representação de cilindro do cone e da esfera. Tangentes. Seção plana de esferas. Seções planas do cilindro e no cone. Elipse parábola, hipérbole, interseção de cilindros e cones. Hélices e helicoides. 6. Escolha do traçado de rodovias e ferrovias; representação gráfica do projeto; elementos para projeto geométrico; curvas horizontais; perfil longitudinal: rampas e curvas; seções transversais; interseções; terraplenagem: movimentos de terra e equipamentos; projeto geométrico com auxílio de um programa computacional; drenagem superficial; drenagem subterrânea; erosão: causas, mecanismos de ocorrência e alternativas para controle. 7. Planejamento territorial. Planos, objetivos, teorias, métodos e instrumentos do planejamento urbano. Organização do espaço físico. O parcelamento do solo urbano: loteamentos. Infraestrutura urbana. Equipamentos urbanos. Custos de urbanização. Desenho e estética urbanos. Representação gráfica de um projeto urbano. 8. Percolação de água nos solos. Tecnologia da compactação dos solos. Aterros rodoviários. Barragens de terra. Elementos de projetos de obras de terra. 9. Rodovias e Ferrovias: Conhecimentos básicos. Subsídios para projeto. Anteprojeto geométrico. Análise e avaliação de projetos associados com transportes. 10. Classificação dos solos; Ações geológicas; Petrologia. | ABNT / SENAI - Coletânea de Normas de Desenho Técnico. - S. P. 1990. NBR 10067 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - maio 1995. NBR 10126 - Cotagem em desenho técnico - novembro 1987. MACHADO, Adervan. - O Desenho na prática da Engenharia. Editora McGraw Hill do Brasil. - MELLO E CUNHA, G.N. de - Curso de Desenho Geométrico e Elementar, Rio de Janeiro, Francisco Alves. CARVALHO, BENJAMIN A. - Desenho Geométrico, Rio de Janeiro, Livro Técnico. FRENCH, Tomás E. & VIERCK, Charles J. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica, 5ª Edição, Editora Globo, São Paulo, 1995. MACHADO, Ardevan -Perspectiva - Cônica, Cavaleira, Axonométrica , 5ª Edição, Pini Editora, São Paulo, 1988. ALFREDO DOS REIS PRINCIPE JUNIOR. Rio de Janeiro 23a. Ed. Nocões De Geometria Descritiva - 1o Volume, Nobel S.A, 1976. ALFREDO DOS REIS PRINCIPE JUNIOR. Rio de Janeiro 19a. Ed. Nocões de Geometria Descritiva - 2o. Volume, Nobel S.A., 1976. ARDEVAN MACHADO - Geometria Descritiva. Rio de Janeiro 22a. Ed. McGRAW-HILL, 1974. ANTAS, P.M; VIEIRA, A.; GONÇALO. E.A; LOPES, L.A.S. Estradas - Projeto Geométrico e de Terraplenagem. INTERCIÊNCIA, 2010. SILVEIRA, M.R. Estradas de Ferro no Brasil. INTERCIÊNCIA, 2007. PONTES FILHO, GLAUCO. Estradas de Rodagem, Projeto Geométrico, USP, São Carlos, 1998. A. A. FONTES, LUIZ CARLOS. Engenharia de Estradas, Projeto Geométrico, UFBA, Salvador, 1995. LEE, SHU HAN. Introdução ao Projeto Geométrico de Rodovias, Ed. UFSC, Florianópolis, 2002. PIMENTA, CARLOS R.T., OLIVEIRA MÁRCIO P.. Projeto Geométrico de Rodovias, Ed Rima, São Carlos, 2001 MASSAD, F. Obras de terra: curso básico de geotecnia. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. MILITISKY, J.; CONSOLI, N.C.; SCHNAID, F. Patologia das fundações. São Paulo: Oficina de Textos, 2005. PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. PINTO, C.S. Curso básico de mecânica dos solos: exercícios resolvidos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. Projeto e Implantação de Sinalização Estatigráfica. Notas de aula. Silvana di Bela et al. PECE - Poli/USP, S.Paulo, 1999. Introdução à Engenharia de Tráfego. Hugo Pietrantônio et al. Poli/USP. S.Paulo, 1999. Fluxo de Veículos e Capacidade Viária. José Reynaldo A. Setti. Escola de Engenharia de S. Carlos/USP, S.Carlos, 2001. Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - sinalização de áreas escolares. Ministério da Justiça, Denatran, Brasília, DF, 2.000. CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (orgs.) A Questão ambiental. 3ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S.; BOTELHO, R. G. M. (orgs.) Erosão e conservação dos solos; conceitos, temas e aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 340p, 1999. PRESS, F.; GROTZINGER, J.; SIEVER, R.; JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Tradução: MENEGAT, R. (coord.). 4a edição. Porto Alegre: Bookman, 2006. SKINNER, B. J.; ORTER, S. C. The Dynamic Earth, 3ª ed, New York, John Wiley 563p. 1995. WINCANDER. R.; MONROE, J. S. PETERS, K. Fundamentos de Geologia. Tradução e Adaptação: CARNEIRO, M. A. São Paulo: Cengage Learning, 2009. FUKS, S.; CARVALHO, M.S.; CÂMARA, G.; MONTEIRO, A.M. Análise Espacial de Dados Geográficos. Brasília, Embrapa, 2004 (ISBN: 85-7383-260-6). CÂMARA, G.; DAVIS.C.; MONTEIRO, A.M.; D'ALGE, J.C. Introdução à Ciência da Geoinformação. São José dos Campos, INPE, 2001 (on-line, 2a. edição, revista e ampliada). SWOKOWSKI, E. W. - Cálculo com Geometria Analítica - Ed. McGraw-Hill Ltda - SP - Vol. 1. |
Jaguarão | Libras | 1. Cultura e identidade surda 2.História da educação dos surdos: oralismo, comunicação total e bilingüismo 3. O ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos 4. Políticas públicas educacionais brasileiras na educação de surdos 5. Educação de surdos no Brasil 6. Língua brasileira de sinais: fonologia 7. Língua brasileira de sinais: morfologia 8. Língua brasileira de sinais: sintaxe 9. Língua brasileira de sinais: semântica e pragmática 10. Tradutor e intérprete de libras OBS: A prova didática deverá ser realizada em língua brasileira de sinais | BRASIL. Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _____. Diretrizes NacionaiS para a Educação Especial na Educação Básica/Secretaria de Educação Especial/MEC: SEESP, 2001. _____. Decreto Nº 5.626. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diário Oficial da União em 22/12/2005. LODI, Ana Claudia B., HARRISON , Kathryn Marie P. e TESKE, Otmar (Orgs.). Letramento e Minorias. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002. LACERDA, Cristina B. F. e GÓES, Maria Cecília R. de. Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Editora Lovise, 2000. LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. CEDES, maio/ago. 2006, vol.26,no.69, p.163-184. LANE, Harlan. A máscara da benevolência: a comunidade surda amordaçada. Lisboa: Instituto Piaget, 1992. QUADROS, R. M. de e KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos lingüísticos. Porto Alegre: Art Med, 2004. QUADROS, R M de. Políticas lingüísticas e educação de surdos em Santa Catarina: espaço de negociações. Cad. CEDES, maio/ago. 2006, vol.26, no.69, p.141-161. SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2001. ________, Carlos (Org.), Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999. STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC,2008. THOMA, Adriana da Silva e LOPES, Maura Corcini (orgs). A invenção da surdez: cultura, alteridade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2005. THOMA, Adriana da Silva. & LOPES, Maura Corcini. (Orgs). A invenção da surdez II. Espaços e tempos e de aprendizagem na educação de surdos. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. |