UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - RS

Notícia:   UNIPAMPA confirma local de aplicação das Provas do Concurso nº 103/2010

UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

EDITAL Nº 103, DE 17 DE SETEMBRO DE 2010

ALTERADO PELO EDITAL Nº 106 E 112

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), nos termos da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, da Lei n.º 11.091, de 12 de janeiro de 2005, do Decreto nº6.944, de 21 de agosto de 2009, da Portaria MPOG nº 124, de 15 de março de 2010, publicada no DOU de 16 de março de 2010, e das Portarias MEC nº 326, de 19 de março de 2010 e nº 345, de 25 de março de 2010, respectivamente publicadas no DOU de 22 de março de 2010 e no DOU de 26 de março de 2010, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas em cargos de Técnicos Administrativos em Educação de nível superior e de nível intermediário para o seu quadro permanente, mediante as condições estabelecidas neste edital e demais expedientes reguladores.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

1.2 O concurso público será realizado em Bagé/RS.

1.3 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na localidade de realização da prova, esta poderá ser realizada em outra localidade.

2 DOS CARGOS

2.1 NÍVEL SUPERIOR

VENCIMENTO BÁSICO: R$ 2.989,33.

CARGO 1: ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE

REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de Curso Superior na área de Informática (Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou curso superior na área com outra denominação), fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: planejar, implementar, documentar e acompanhar projetos de sistema de informação de acordo com a realidade da instituição, considerando: as necessidades dos diversos setores da organização, o custo operacional, as tecnologias disponíveis (rede, softwares básicos, banco de dados) e o processo evolutivo dos recursos computacionais. Instalar e manter atualizado os sistemas operacionais utilizados pela Instituição, mantendo-os de forma a garantir o perfeito funcionamento dos computadores; estabelecer e implantar controles necessários para o acompanhamento e eficiência na Execução dos sistemas de informação; analisar a performance dos computadores e determinar ajustes necessários a otimizar a operação dos sistemas; elaborar e executar rotinas de backup's, de forma a garantir a integridade da base de dados da Instituição; analisar performance das várias redes de computadores de forma a garantir a integridade da base de dados da Instituição; elaborar e executar projetos de instalação de redes de dados, som e imagem óticas e metálicas; elaborar executar projetos de instalação e reorganização de racks; elaborar definição de servidores de rede, firewall, proxys, roteadores, switches e demais equipamentos necessários para atender as necessidades da Instituição; definir e executar a instalação do sistema operacional de rede, de servidores e estação de trabalho, prestando suporte local e remoto; executar outras atividades correlatas; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 2: ENGENHEIRO/ÁREA: AGRÍCOLA

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Engenharia Agrícola ou curso superior na área com outra denominação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 3: ENGENHEIRO/ÁREA: MECÂNICA

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de Curso superior em Engenharia Mecânica ou curso superior na área com outra denominação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 4: ENGENHEIRO/ÁREA: TRABALHO

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 5: GEÓLOGO

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Geologia ou curso superior na área com outra denominação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Realizar levantamentos geológicos e geofísicos coletando, analisando e interpretando dados, gerenciando amostragens, caracterizando e medindo parâmetros físicos, químicos e mecânicos de materiais geológicos, estimando geometria e distribuição espacial de corpos e estruturas geológicas, elaborando mapas e relatórios técnicos e científicos. Prospectar e exploram recursos minerais, pesquisar a natureza geológica e geofísica de fenômenos, efetuar serviços ambientais e geotécnicos, planejar e controlar serviços de geologia e geofísica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 6: HISTORIADOR

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em História ou curso superior na área com outra denominação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Estudar os feitos realizados pelo homem nos tempos passados e atuais, pesquisando documentos históricos e outras fontes de informação, para possibilitar o conhecimento de um ou vários períodos ou aspectos da vida e da atuação do ser humano.

CARGO 7: MÉDICO/ ÁREA: TRABALHO

REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em Medicina e especialização em Medicina do Trabalho, reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro no conselho competente.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO: Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde; efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2 NÍVEL INTERMEDIÁRIO

VENCIMENTO BÁSICO: R$ 1.821,84.

CARGO 9: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) profissionalizante ou de curso de nível médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços gerais de escritórios; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 10: TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

REQUISITO: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) acrescido de curso profissionalizante de operador de áudio ou curso técnico na área com outra denominação ou curso profissionalizante na área com outra denominação, expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Montar e projetar filmes cinematográficos; manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes, discos virgens e outras mídias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 11: TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) profissionalizante em Eletroeletrônica ou Eletrônica ou Eletrotécnica ou de curso de nível médio (antigo segundo grau) acrescido de Curso Técnico em Eletroeletrônica ou Eletrônica ou Eletrotécnica ou curso técnico na área com outra denominação ou curso profissionalizante na área com outra denominação, expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: executar tarefas de manutenção, instalação e reparação de sistemas eletroeletrônicos convencionais e automatizados, bem como as de coordenação e desenvolvimento de equipes de trabalho no planejamento, desenvolvimento, avaliação de projetos e aplicação de normas técnicas; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 12: TÉCNICO EM QUÍMICA

REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) profissionalizante em Química ou relacionado à área ou de curso de nível médio (antigo segundo grau) acrescido de curso técnico em Química ou relacionado à área, expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Executar ensaios físico-químicos, participar do desenvolvimento de produtos e processos, da definição ou reestruturação das instalações; supervisionar operação de processos químicos e operações unitárias de laboratório e de produção, operar máquinas e/ou equipamentos e instalações produtivas, em conformidade com normas de qualidade, de boas práticas de manufatura, de biossegurança e controle do meio-ambiente; interpretar manuais, elaborar documentação técnica rotineira e de registros legais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 13: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE

REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais ou Médio Completo + Curso Técnico em Informática ou curso técnico na área com outra denominação ou curso profissionalizante na área com outra denominação, expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: implantar e manter sistemas Windows e Unix/Linux, buscando sempre atender às demandas dos usuários da instituição; instalar, configurar e administrar redes locais, identificando e suprindo as demandas de cabos, conectores, comutadores e outros dispositivos, bem como software e ferramentas de monitoramento para acompanhamento contínuo do estado da rede; implantar e realizar a manutenção de sistemas e aplicações; selecionar e utilizar ferramentas de auditoria e segurança, com o objetivo de prevenir e ou atender incidentes de segurança na instituição; administrar laboratórios de informática, procurando manter sempre o correto funcionamento do hardware e software das máquinas; desenvolver sistemas e aplicações; implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO 14: TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

REQUISITOS: certificado de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau) profissionalizante na área ou de curso de nível médio (antigo segundo grau) acrescido de curso técnico na área, expedido por instituição de ensino reconhecida no país.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: participar na elaboração de projetos de telecomunicação; instalar, testar e realizar manutenções preventiva e corretiva de sistemas de telecomunicações; supervisionar tecnicamente processos e serviços de telecomunicações; reparar equipamentos e prestar assistência técnica; ministrar treinamentos, treinar equipes de trabalho e elaborar documentação técnica; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

* A escolaridade exigida foi definida conforme Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências

2.3 DAS VAGAS

Cargo/área

Vagas

Portadores de deficiência

Geral

Analista de Tecnologia da Informação/área: Rede e Suporte

2

*

2

Engenheiro/Agrícola

1

*

1

Engenheiro/Mecânica

1

*

1

Engenheiro/Trabalho

1

*

1

Geólogo

1

*

1

Historiador

1

*

1

Médico do Trabalho

1

*

1

Assistente em Administração

14

1

15

Técnico em Audiovisual

2

*

2

Técnico em Eletroeletrônica

4

1

5

Técnico em Química

4

1

5

Técnico de Tecnologia da Informação/ área: Rede e Suporte

1

*

1

Técnico em Telecomunicações

3

*

3

* Para esses cargos/área, não há reserva vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento imediato em virtude do quantitativo oferecido.

2.4 A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais, salvo quando a lei estabelecer duração diversa, podendo os servidores serem requeridos a cumpri-la em horários diurnos e noturnos.

Os candidatos aprovados poderão ser lotados, a critério da Administração, em qualquer um dos municípios onde a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem atividades - Alegrete/RS, Bagé/RS, Caçapava do Sul/RS, Dom Pedrito/RS, Itaqui/RS, Jaguarão/RS, Santana do Livramento/RS, São Borja/RS, São Gabriel/RS e Uruguaiana/RS.

3 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1 Das vagas destinadas a cada cargo/área e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso público, 5% serão providas na forma do § 2.º do artigo 5.º da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e do Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações.

3.1.1 Caso a aplicação do percentual de que trata o subitem 3.1 deste edital resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente, desde que não ultrapasse a 20% das vagas a serem preenchidas nos termos do § 2.º do artigo 5.º da Lei nº 8.112/90.

3.1.2 Somente haverá reserva imediata de vagas para os candidatos portadores de deficiência nos cargos/áreas com número de vagas igual ou superior a 5.

3.1.3 O candidato que se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos.

3.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;

b) encaminhar cópia simples do CPF e laudo médico original ou cópia autenticada, emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do subitem 3.2.1 deste edital.

3.2.1 O candidato portador de deficiência deverá entregar, até o dia 20 de outubro de 2010, das 8 horas às 19 horas (exceto sábado, domingo e feriado), pessoalmente ou por terceiro, o laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF a que se refere a alínea "b" do subitem 3.2 deste edital, na FUNDATEC, Rua Cristiano Fischer, 2012, Bairro Partenon, Porto Alegre/RS, CEP: 91410-000.

3.2.1.1 O candidato poderá, ainda, encaminhar o laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF, a que se refere a alínea "b" do subitem 3.2 deste edital, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, postado impreterivelmente até o dia 20 de outubro de 2010, a FUNDATEC, Rua Cristiano Fischer, 2012, Bairro Partenon, Porto Alegre/RS, CEP: 91410-000, com identificação do assunto "EDITAL TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO nº 103/10".

3.2.2 O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada) e da cópia simples do CPF, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A UNIPAMPA não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.

3.3 O candidato portador de deficiência poderá requerer, na forma do subitem 5.4.9 deste edital, atendimento especial, no ato da inscrição, para o dia de realização da prova, indicando as condições de que necessita para a realização destas, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1.º e 2.º, do Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações.

3.4 O laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF terão validade somente para este concurso público e não serão devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias dessa documentação.

3.4.1 A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores de deficiência será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, na ocasião da divulgação do edital de locais e horário de realização da prova.

3.4.1.1 O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou por meio de e-mail ou via SEDEX, enviando ao endereço citado no subitem 3.2.1 deste edital. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

3.5 A inobservância do disposto no subitem 3.2 deste edital acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.

3.6 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, se não eliminados no concurso, serão convocados para se submeter à perícia médica promovida por equipe multiprofissional nomeada pela UNIPAMPA, que verificará sobre a sua qualificação como deficiente ou não, bem como, no estágio probatório, sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo/área e a deficiência apresentada, nos termos do artigo 43 do Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações.

3.7 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações, bem como à provável causa da deficiência.

3.8 A não-observância do disposto no subitem 3.7 deste edital, a reprovação na perícia médica ou o não-comparecimento à perícia acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

3.9 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral por cargo/área.

3.10 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica no decorrer do estágio probatório em virtude de incompatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo/área será exonerado.

3.11 Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se não eliminados no concurso e considerados portadores de deficiência, terão seus nomes publicados em lista à parte e figurarão também na lista de classificação geral por cargo/área.

3.12 As vagas definidas no subitem 3.1 deste edital que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo/área.

4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

4.1 Ser aprovado neste concurso público.

4.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1.º do artigo 12 da Constituição Federal.

4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as militares.

4.4 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.

4.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

4.6 Apresentar declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos, se couber.

4.7 Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo/área, conforme item 2 deste edital.

4.9 Cumprir as determinações deste edital.

5 DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

5.1 TAXAS:

a) R$ 75,00 para os cargos de nível superior;

b) R$ 50,00 para os cargos de nível intermediário.

5.1.1 Será admitida a inscrição somente via Internet, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, solicitada no período entre 10 horas do dia 13 de outubro de 2010 e 23 horas e 59 minutos do dia 02 de novembro de 2010, observado o horário oficial de Brasília/DF.

5.1.2 A UNIPAMPA não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

5.1.3 O candidato poderá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

5.1.4 A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) estará disponível no endereço eletrônico www.fundatec.com.br e deverá ser impressa para o pagamento da taxa de inscrição imediatamente após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.

5.1.4.1 O candidato poderá reimprimir a GRU Cobrança pela página de acompanhamento do concurso no endereço eletrônico www.fundatec.com.br.

5.1.5 A GRU Cobrança pode ser paga em qualquer banco, bem como nas casas lotéricas e Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

5.1.6 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 03 de novembro de 2010.

5.1.7 As inscrições efetuadas somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou o deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

5.2 O comprovante de inscrição do candidato estará disponível no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, após o acatamento da inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

5.4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

5.4.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. No momento da inscrição, o candidato deverá optar pelo cargo/área a que deseja concorrer. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

5.4.2 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.

5.4.3 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros concursos.

5.4.4 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

5.4.5 As informações prestadas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a UNIPAMPA do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa e correta.

5.4.6 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública.

5.4.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para os candidatos amparados pelo Decreto n.º 6.593, de 2 de outubro de 2008, publicado no Diário Oficial da União de 3 de outubro de 2008.

5.4.7.1 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de que trata o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) for membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto n.º 6.135, de 2007.

5.4.7.2 A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível por meio do aplicativo para a solicitação de inscrição, no período de 13 a 18 de outubro de 2010, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico; e

b) declaração de que atende à condição estabelecida na alínea "b" do subitem 5.4.7.1 deste edital.

5.4.7.2.1 O formulário específico para a solicitação de isenção de taxa de inscrição deverá ser preenchido no endereço eletrônico www.fundatec.com.br.

5.4.7.3 A UNIPAMPA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

5.4.7.4 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo responder este, a qualquer momento, por crime contra a fé pública, o que acarreta sua eliminação do concurso, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do artigo 10 do Decreto n.º 83.936, de 6 de setembro de 1979.

5.4.7.5 Não será concedida isenção de pagamento de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar e/ou falsificar documentação;

c) não observar a forma, o prazo e os horários estabelecidos no subitem 5.4.7.2 deste edital.

5.4.7.6 Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de valor de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

5.4.7.7 Cada pedido de isenção será analisado e julgado pela FUNDATEC.

5.4.7.8 A relação dos pedidos de isenção deferidos será divulgada até o dia 25 de outubro de 2010, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br.

5.4.7.9.1 Não haverá recurso contra o indeferimento do requerimento de isenção da taxa de inscrição.

5.4.7.10 Os candidatos que tiverem seus pedidos de isenção indeferidos deverão, para efetivar a sua inscrição no concurso, acessar o endereço eletrônico www.fundatec.com.br e imprimir a GRU Cobrança, por meio da página de acompanhamento, para pagamento até o dia 03 de novembro de 2010, conforme procedimentos descritos neste edital.

5.4.7.11 O interessado que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecidos no subitem anterior estará automaticamente excluído do concurso público.

5.4.8 O comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da taxa de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização da prova.

5.4.9 O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá indicar, na solicitação de inscrição e, ainda, enviar, até o dia 03 de novembro de 2010, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento, para FUNDATEC, Rua Cristiano Fischer, 2012, Bairro Partenon, Porto Alegre/RS, CEP: 91410-000, com identificação do assunto "EDITAL TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO nº 103/10" cópia simples do CPF e laudo médico (original ou cópia autenticada) que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior e nos que forem de interesse da Administração Pública.

5.4.9.1 O laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF referidos no subitem 5.4.9 deste edital poderão, ainda, ser entregues, até o dia 03 de novembro de 2010, das 8 horas às 17 horas (exceto sábado, domingo e feriado), pessoalmente ou por terceiro, na FUNDATEC, localizada no endereço citado no item 3.2.1.

5.4.9.1.1 O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada) e da cópia simples do CPF, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A FUNDATEC não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.

5.4.9.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova, além de solicitar atendimento especial para tal fim, deverá encaminhar para a FUNDATEC cópia da certidão de nascimento da criança, até o dia 03 de novembro de 2010, e levar um acompanhante, que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de

5.4.9.2.1 A UNIPAMPA não disponibilizará acompanhante para guarda de criança.

5.4.9.3 O laudo médico (original ou cópia autenticada) e a cópia simples do CPF valerão somente para este concurso público, não serão devolvidos e não serão fornecidas cópias dessa documentação.

5.4.9.4 A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, na ocasião da divulgação do edital de locais e horário de realização da prova.

5.4.9.4.1 O candidato disporá de um dia a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para contestar o indeferimento, pessoalmente ou via SEDEX. Após esse período, não serão aceitos pedidos de revisão.

5.4.9.5 A solicitação de condições especiais, em qualquer caso, será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

5.4.10 O candidato deverá declarar, na solicitação de inscrição, que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo/área por ocasião da posse.

6 DO EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS

6.1 Será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, conforme o quadro a seguir.

PROVA/TIPOÁREA DE CONHECIMENTONº DE ITENSCARÁTER
ObjetivaConhecimentos Específicos20ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO
Conhecimentos Gerais (Português, Atualidades, Estado do Rio Grande do Sul, Informática e Legislação)30

6.2 A prova objetiva para os cargos de nível superior terá a duração de 3 horas e será aplicada na data provável de 21 de novembro de 2010, no turno da manhã.

6.3 A prova objetiva para os cargos de nível intermediário terá a duração de 3 horas e será aplicada na data provável de 21 de novembro de 2010, no turno da tarde.

6.4 Os locais e os horários de realização da prova objetiva serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br, na data provável de 08 de novembro de 2010. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova e o comparecimento no horário determinado.

6.4.1 A UNIPAMPA poderá enviar, como complemento às informações citadas no subitem anterior, comunicação pessoal dirigida ao candidato, por e-mail ou pelos Correios, sendo de sua exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico e a informação de seu endereço completo e correto na solicitação de inscrição, o que não o desobriga do dever de observar o edital a ser publicado, consoante o que dispõe o subitem 6.4 deste edital.

6.5 O resultado final na prova objetiva e a convocação para a perícia médica dos candidatos que se declararam portadores de deficiência serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br, na data provável de 08 de dezembro de 2010.

7 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO NO CONCURSO

7.1 Serão considerados aprovados no Concurso os candidatos que obtiverem 50% de acerto no total do conjunto das questões.

7.2 Será eliminado o candidato que obtiver nota zero em um dos conteúdos.

7.3 Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

8 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

8.1 Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na ordem a seguir, sucessivamente:

a) tiver idade igual ou superior a sessenta anos, até o último dia de inscrição neste concurso, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;

b) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos específicos;

c) for mais idoso.

9 DA NOTA FINAL NO CONCURSO

9.1 A nota final no concurso será a nota final obtida na prova objetiva.

9.2 Os candidatos serão ordenados por cargo/área de acordo com os valores decrescentes da nota final no concurso público.

9.3 Os candidatos que, no ato da inscrição, se declararem portadores de deficiência, se não eliminados no concurso e considerados portadores de deficiência, terão seus nomes publicados em lista à parte e figurarão também na lista de classificação geral por cargo/área.

10 DOS RECURSOS

10.1 Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, a partir das 19 horas da data provável de 22 de novembro de 2010

10.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos, no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, ininterruptamente.

10.3 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva, o candidato deverá consultar as instruções disponibilizadas no endereço eletrônico www.fundatec.com.br.

10.4 Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito que se fizerem necessárias serão divulgadas no endereço eletrônico www.fundatec.com.br, quando da divulgação do gabarito definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.

10.5 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

10.6 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial definitivo, bem como contra o resultado final na perícia médica dos candidatos que se declararem portadores de deficiência.

10.7 Recursos cujo teor seja desrespeitoso serão preliminarmente indeferidos.

10.8 A forma e o prazo para a interposição de recursos contra o resultado provisório na perícia médica dos candidatos que se declararem portadores de deficiência serão disciplinados no respectivo edital de resultado provisório.

11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.

11.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público que sejam publicados no Diário Oficial da União e/ou divulgados na Internet, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br.

11.3 O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público através do e-mail concursoedital103.2010@unipampa.edu.br, ressalvado o disposto no subitem 11.4 deste edital.

11.4 Não serão dadas, por telefone, e-mail ou pessoalmente, informações a respeito de datas, locais e horários de realização da prova. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na forma do subitem 11.2 deste edital.

11.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido somente de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha durante a realização da prova.

11.6 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

11.6.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

11.6.2 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

11.7 Por ocasião da realização da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 11.6 deste edital, não poderá fazer a prova e será automaticamente eliminado do concurso público.

11.8 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será submetido a identificação especial.

11.9 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

11.10 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferente dos predeterminados em edital ou em comunicado.

11.11 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

11.12 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização da prova por, no mínimo, uma hora após o início da prova.

11.12.1 A inobservância do subitem anterior acarretará a não-correção da prova e, consequentemente, a eliminação do candidato no concurso público.

11.13 Será mantido um marcador de tempo em cada sala de prova para fins de acompanhamento pelos candidatos.

11.14 O candidato que se retirar do ambiente de prova não poderá retornar em hipótese alguma.

11.15 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova levando o caderno de prova, que é de preenchimento facultativo, no decurso dos últimos quinze minutos anteriores ao horário determinado para o término da prova.

11.16 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em razão do afastamento de candidato da sala de prova.

11.17 Não haverá segunda chamada para a realização da prova. O não-comparecimento a estas implicará a eliminação automática do candidato.

11.18 Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.

11.19 Será eliminado do concurso, o candidato que, durante a realização da prova, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha.

11.19.1 Recomenda-se que o candidato não leve nenhum dos objetos citados no subitem anterior, no dia de realização da prova.

11.19.2 A UNIPAMPA não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados.

11.19.3 A UNIPAMPA não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

11.19.4 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de prova portando armas. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação.

11.20 No dia de realização da prova, A UNIPAMPA poderá submeter os candidatos ao sistema de detecção de metal.

11.21 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução da prova;

b)utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;

c) for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc., bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha;

d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos;

e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não os permitidos;

f) não entregar o material da prova ao término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

h)ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;

i) descumprir as instruções contidas no caderno de prova ou na folha de respostas;

j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

k)utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do concurso público;

l) não permitir a coleta de sua assinatura;

m) for surpreendido portando caneta fabricada em material não-transparente;

n) for surpreendido portando anotações em papéis, que não os permitidos;

o) for surpreendido portando qualquer tipo de arma e/ou se negar a entregar a arma à Coordenação;

p) não permitir ser submetido ao detector de metal.

11.22 No dia de realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

11.23 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, sua prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do concurso público.

11.24 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato, constituindo tentativa de fraude.

11.25 Todas as despesas decorrentes da participação em qualquer fase do concurso público serão de inteira responsabilidade do candidato.

11.26 O resultado final do concurso será homologado pela Reitora da Universidade Federal do Pampa, publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br.

11.27 O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

11.28 O candidato deverá manter atualizado seu endereço residencial perante a UNIPAMPA, enquanto estiver participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoal, conforme endereço citado no item 3.2.1 deste edital. São de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.

11.29 Os casos omissos serão resolvidos pela UNIPAMPA.

11.30 As alterações de legislação com entrada em vigor antes da data de publicação deste edital serão objeto de avaliação, ainda que não mencionadas no Programa disponibilizado no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br.

11.31 A legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como as alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação.

11.32 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.

11.33 As nomeações referentes a este Edital, somente ocorrerão após efetivação da nomeação do banco de homologados do Edital nº 19/2009 de 29 de abril de 2009, DOU 30 de abril de 2009, respeitando assim a data de validade do Edital nº 19.

12 DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)

12.1 O Programa com conteúdo das disciplinas enunciadas no item 6.1 deste edital, estará disponível no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br.

MARIA BEATRIZ LUCE
Pro Tempore

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS

PARA TODOS OS CARGOS

LEGISLAÇÃO: 1. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União - Lei nº 8.112, de 11/12/1990, com suas alterações: provimento e vacância de cargos, nomeação, posse, exercício, estágio probatório e estabilidade; direitos e vantagens; férias, licenças e afastamentos; deveres, proibições e penalidades; processo administrativo disciplinar; 2. Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação-Lei 11.091 de 12/01/2005.

LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Compreensão e interpretação de textos; 2. Tipologia textual. 3. Ortografia oficial; 4. Acentuação gráfica; 5. Emprego das classes de palavras; 6. Emprego do sinal indicativo de crase; 7. Sintaxe da oração e do período; 8. Pontuação; 9. Concordância nominal e verbal; 10. Regência nominal e verbal; 11. Significação das palavras; 12. Redação de correspondências oficiais.

ATUALIDADES: 1. Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, responsabilidade socioambiental, segurança e ecologia, e suas vinculações históricas; 2. A educação no Brasil contemporâneo.

O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL: 1. Os povos indígenas; 2. Processo de ocupação e povoamento do território; 3. Economias fundadoras; 4. Regiões geoeconômicas; 5. Estrutura do poder e a sociedade colonial; 6. O Rio Grande do Sul nas sucessivas fases da República Brasileira; 7. Condicionantes geoambientais (clima, recursos minerais, relevo e solo, recursos hídricos, vegetação); 8. Dinâmica populacional; 9. Rede urbana e organização do espaço; 10. Formação metropolitana de Porto Alegre; 11. Política, sociedade e economia contemporânea; 12. Potencialidades e perspectivas para o desenvolvimento econômico e social; 13. Formação e expressão da cultura; 14. Educação no estado.

INFORMÁTICA 1. Sistema operacional e ambiente Windows; 2. Edição de textos, planilhas e apresentações em ambiente Windows; 3. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet; 4. Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Intranet; 5. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas; 6. Segurança da informação; 6.1. Procedimentos de segurança; 6.2. Noções de vírus e pragas virtuais; 6.3. Noções de firewall; 6.4. Aplicativos para segurança (antivírus, antispyware etc.); 6.5. Procedimentos de backup.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ REDE E SUPORTE

1. Arquitetura e organização de computadores; 2. Sistemas operacionais: características dos sistemas operacionais modernos, configuração e administração de sistemas Linux e Windows Server; configuração e administração de máquinas virtuais; 3. Lógica de programação: algoritmos, fluxogramas, depuração; 4. Redes de computadores: topologias, meios físicos, modelo ISO/OSI, redes locais e de longa distância, protocolos da família TCP/IP. 5; Serviços Internet e seus protocolos incluindo respectivas implementações nas plataformas Linux e Windows; 6. Segurança de sistemas: políticas de segurança, certificação digital, criptografia, firewall, IDS, IPS, malwares, auditoria de sistemas; 7. Administração e gerência de redes de computadores e seus equipamentos: configuração, falhas, desempenho, segurança, plataformas de gerência baseadas em software livre; 8. Gerência e administração de projetos (PMI).

ENGENHEIRO AGRÍCOLA

1 - Construções Rurais e Ambiência: 1.1. Estudos de resistência, comportamento estrutural em unidades armazenadoras e beneficiadoras de produtos agropecuários, desenvolvimento de métodos de ensaios aplicados, materiais construtivos convencionais e alternativos em construções rurais; 1.2. Planejamento arquitetônico, técnicas alternativas e aproveitamento de resíduos agroindustriais aplicado a instalações rurais; 1.3. Estudo de ventilação natural e forçada, sombreamento, sistema de umidificação e resfriamento aplicado ao conforto térmico de instalações. 2 - Engenharia de Água e Solo 2.1. Identificação e análises dos recursos naturais; 2.2. Estudos de parâmetros hídricos, agroclimatológicos e pedológicos; 2.3. Desenvolvimento e avaliação de técnicas de uso, manejo e conservação dos recursos naturais; 2.4. Avaliação, aplicação e desenvolvimento de projetos e sistemas de conservação dos recursos naturais. 2.5. Projetos, construções e manutenção de barragens, diques e estradas de terra. 3 - Máquinas e Mecanização Agrícola 3.1. Projeto e dimensionamento de máquinas e implementos agrícolas; 3.2. Eficiência energética de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas - otimização, uso e aplicação de máquinas agrícolas; 3.3. Dinâmica do solo aplicada à agricultura - relação e interação máquina/solo/planta; 3.4. Regulagem e desempenho operacional de tratores, máquinas e implementos agrícolas. 4 - Ciência e Tecnologia de Pós-Colheita: 4.1. Projetos, avaliação e dimensionamento de unidades de armazenamento de produtos agrícolas; 4.2. Projeto e técnicas de secagem e armazenamento de produtos agrícolas; 4.3. Avaliação de propriedades físicas relacionadas ao pré-processamento de produtos agrícolas; 4.4. Projetos e dimensionamento de sistemas de pré-processamento de produtos agrícolas; 4.5. Comercialização, padronização, classificação e transporte de produtos agrícolas. 5 - Energia na Agricultura 5.1. Energização rural - projetos e dimensionamentos e avaliação de sistemas elétricos; 5.2. Energia eólica - projetos, dimensionamentos e avaliação de sistemas; 5.3. Energia solar - projetos e dimensionamentos e avaliação de sistemas; 5.4. Energia de biomassa - projetos, dimensionamentos e avaliação de sistemas; 5.5. Micro-usinas termoelétricas e hidroelétricas. 6 - Topografia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto 6.1. Conceitos de topografia - altimetria, planimetria e aerofotogrametria; 6.2. Sistemas de Posicionamento Global (GPS) na agricultura; 6.3. Sensoriamento direto e remoto na agricultura; 6.4. Monitoramento e mapeamento da variabilidade espacial de atributos do solo e da planta; 6.5. Sistemas de aquisição e processamento de dados a campo; 6.6. Sistemas de Informação Geográfica (SIG) aplicado à agricultura; 6.7. Utilização de GPS na agricultura: Conceito e definição do uso de GPS em máquinas agrícolas. 7 - Saneamento e Controle Ambiental 7.1. Poluição hídrica e qualidade da água; 7.2. Tratamento de águas para consumo; 7.3. Tratamento de águas residuárias; 7.4. A engenharia sanitária a serviço do saneamento ambiental e preservação da saúde pública; 7.5. Tratamento e controle de resíduos sólidos agroindustriais; 7.6. Noções de ecologia e ambiente terrestre; 7.7. Controle da salubridade ambiental.

ENGENHEIRO MECÂNICO

1. Termodinâmica. (Estado termodinâmico e propriedades termodinâmicas. Primeira lei e a conservação de energia. Segunda lei aplicada a ciclos e processos. Gases perfeitos. Ciclos teóricos de geração de potência e refrigeração). 2. Sistemas Térmicos (Combustíveis. Trocadores de calor. Geradores de vapor. Caldeiras. Turbinas a vapor. Ar comprimido. Ciclos de potência Refrigeração. Ar condicionado. Estudo termodinâmico de ciclo de compressão de vapor. Carga térmica de refrigeração. Refrigeração. Evaporadores. Compressores. Compensadores e torres de arrefecimento. Dispositivos de expansão. Tubulações de refrigerante. Sistema de controle e segurança. Psicrometria. Carga térmica de ar condicionado. Distribuição. Ventiladores). 3. Mecânica dos fluidos. (Propriedades e natureza dos fluidos. Hidrostática. Equações constitutivas da dinâmica dos fluidos. Análise dimensional e relações de semelhança. Escoamento em tubulações. Noções de escoamento compressível em bocais). 4. Transmissão do calor. (Fundamentos e mecanismos de transferência de calor. Abordagem elementar dos processos de condução, convecção e radiação. Princípios de operação dos trocadores de calor). 5. Máquinas de fluxo. (Princípios de funcionamento e operação de ventiladores, bombas centrífugas, compressores alternativos, compressores centrífugos, compressores axiais, turbinas a vapor e a gás. Aspectos termodinâmicos associados aos processos desenvolvidos por essas máquinas. Influência das condições do serviço efetuado por essas máquinas sobre o desempenho das mesmas e cálculo de potência de operação). 6. Desenho Técnico. Resistência dos materiais. (Tração e compressão entre os limites elásticos. Análise das tensões e deformações. Estado plano de tensões. Força cortante e momento fletor. Tensões/deformações em vigas carregadas transversalmente. Problemas de flexão estaticamente indeterminados. Torção e momento torsor. Momento de inércia das figuras planas). 7. Elementos de Máquinas (Ajustagem mecânica. Uniões por parafusos e rebites. Unidades soldadas. Molas. Correias e correntes. Rolamentos. Lubrificações de macais. Engrenagem de dentes retos. Engrenagens helicoidais, cônicas e parafusos sem fim. Eixos. Freios e embreagens). 8. Eletrotécnica. (Elementos de circuitos. Leis fundamentais. Circuitos de corrente alternada. Circuitos trifásicos. Princípios de funcionamento de geradores e motores elétricos. 9. Hidráulica e Pneumática (Acionamento e Controle Pneumático. Acionamento e Controle Hidráulico. Projeto de Instalações de Sistemas Hidro-Pneumáticos). 10. Materiais. (Estrutura cristalina dos metais. Propriedades mecânicas dos materiais. Transformações de fase. Diagramas de equilíbrio. Ligas ferro-carbono. Tratamentos térmicos. Mecanismos para aumento da resistência mecânica e tenacidade dos aços-carbonos). 11. Processos de Fabricação. (Processos de conformação. Processos de usinagem; Processos de Soldagem. Fundição. Metalurgia do Pó. Metrologia). 12. Corrosão. (Corrosão química e eletroquímica. Métodos de proteção anticorrosiva). 13. Ensaios Mecânicos (Ensaio de Tração. Ensaio de Compressão. Ensaio de Fadiga. Dureza e Microdureza. Charpy. Ensaios de Estampabilidade). 14. Manutenção e Lubrificação (Tipos de manutenção. Gestões estratégica da manutenção. Planejamento e organização da manutenção. Métodos e ferramentas para aumento da confiabilidade. Terceirização. Técnicas preditivas. Lubrificação). 15. Segurança do Trabalho.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

1. Legislação de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho; 2. Normas Regulamentadoras do MTE aprovadas pela Portaria 3214/78 e suas alterações; 3. Normas de Higiene Ocupacional; 4. Convenções da Organização Internacional do Trabalho; 5. Perfil Profissiográfico Previdenciário; 6. Serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho; 7. Acidentes de trabalho; 8. Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e Individual (EPI); 9. Higiene Ocupacional: Conceito e classificação dos riscos ocupacionais; Agentes físicos, químicos e biológicos; Metodologias de medição, avaliação e controle; Limites de tolerância e de exposição; Nível de ação; Instrumentação na avaliação dos riscos ocupacionais e Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos; 10. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); 11. Formação de CIPAS, organização de SIPATs e Mapas de Riscos Ambientais; 12. Programa de controle médico em saúde ocupacional; 13. Programa de prevenção de riscos ambientais; 14. Prevenção e Combate a Incêndios; 15. Doenças Profissionais ou do Trabalho; 16. Técnicas de análise de risco; 17. Noções de Primeiros Socorros e Suporte Básico à Vida; 18. Ergonomia 18.1. Análise de posto de trabalho; 18.2. Conforto ambiental; 19. Prevenção e controle de riscos associados ao ambiente de trabalho; 20. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS); 21. Norma Operacional de Saúde do Servidor - NOSS.

GEÓLOGO

1. Mineralogia: classificação dos minerais; minerais formadores de rocha; minerais de minério; 2 . Geologia Estrutural: deformação frágil e dúctil; 3. Geotectônica: tectônica de placas; 3. Petrologia: Classificação de rochas ígneas, principais ambientes de metamorfismo; grau e fácies metamórficos, classificação de rochas metamórficas; 4. Ciclo Sedimentar: ambientes de sedimentação; classificação de rochas sedimentares; processos diagenéticos; 5. Diferenciação química da terra: geoquímica do ciclo endógeno: elementos maiores, menores e traço; 6. Geoquímica do ciclo exógeno: o intemperismo, química da água; 7 Estratigrafia: origem e evolução de bacias sedimentares; 8 Geomorfologia: origem e evolução do relevo; processos endógenos e exógenos no controle do relevo; 9 Solos: gênese dos solos; intemperismo químico; 10 Hidrogeologia e hidrogeoquímica: ciclo hidrológico; classificação de aquíferos; propriedades hidráulicas dos aquíferos; dinâmica das águas subterrâneas; balanço hídrico e recarga de aquíferos, poços tubulares para captação de águas subterrâneas e poços de monitoramento; 11. Métodos geofísicos: utilizados nos estudos hidrogeológicos e ambientais de aqüíferos; 12. Geotecnia: conceito, classificação e causas dos movimentos de massa; estabilidade de taludes; impactos ambientais decorrentes do uso do solo; subsidência e colapso de solo em áreas urbanas; ocupação e problemas geológicos associados à ocupação de várzeas; enchentes urbanas; aceleração dos processos erosivos em ravinas e voçorocas: métodos de atenuação; assoreamento em cursos e corpos d'água; 13. Regulamentação do exercício profissional da Geologia.

HISTORIADOR

1. História e Historiografia; 2. O Mundo Antigo: espaço, sociedade, economia, política e cultura; 3. O Mundo Medieval: sociedade, economia, política e cultura; 4. Mercantilismo e navegações no transcurso dos séculos XV ao XVI; 5. Sociedade, economia, política e cultura das civilizações Pré-Colombianas, Africanas e Asiáticas; 6. Portugueses e a América: sociedade, economia e cultura; 7. Questões religiosas européias: Reforma Protestante e Contra-Reforma católica; 8. Transformações a partir do Renascimento, Iluminismo e Revolução Científica; 9. Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e América; 10. Revolução Industrial e desenvolvimento do capitalismo; 11. A República no Brasil (1889 até 1945): sociedade, economia e cultura; 12. Capitalismo, Liberalismo, Neoliberalismo e Imperialismos; 13. Os processos de emancipação da América, África e Ásia; 14. Socialismos, Fascismos, Nazismo e conflitos mundiais; 15. O Brasil na segunda-guerra mundial, o pósguerra, a ditadura militar e o processo de redemocratização até nossos dias; 16. O mundo entre a Guerra Fria e a política de não-alinhamento; 17. Globalização e unilateralismo no mundo contemporâneo; 18. Fundamentalismos no mundo contemporâneo.

MÉDICO / MEDICINA DO TRABALHO

1. Programa de controle médico em saúde ocupacional; 2. Programa de prevenção de riscos ambientais; 3. Normas regulamentadoras em higiene e segurança do trabalho; 4. Consolidação das Leis do Trabalho e legislação em medicina do trabalho; 5. Métodos diagnósticos das doenças ocupacionais; 6. Indicadores biológicos de exposição; 7. Serviços especializados em engenharia de segurança e medicina do trabalho; 8. Acidentes do trabalho; 9. Indicadores ambientais de exposição; 10. Doenças pulmonares ocupacionais; 11. Lesões por esforços repetitivos; 12. Dermatoses ocupacionais; 13. Ergonomia; 14. Intoxicações profissionais; 15. Doenças relacionadas com o trabalho; 16. Agentes de exposição (riscos químicos, físicos, biológicos, etc); 17. Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) e Norma Operacional de Saúde do Servidor - NOSS; 18) Lei n° 6.514/77 e suas alterações; 19. Convenções OIT; 20. Portaria n° 3.214 de 08/06/1978 e subsequentes relacionadas; 21. Laudos Médicos; 22. Medicina Geral-Bioestatística; ética médico-profissional; epidemiologia e Vigilância da Saúde do Trabalhador: conceito, histórico e objetivos; índices e coeficientes sanitários; investigação epidemiológica; doenças imunopreveníveis e doenças de notificação compulsória; conceito de epidemia, endemia, pandemia; 23. Noções gerais das áreas médicas: clínica médica, cirurgia, gineco-obstetrícia, psiquiatria, ortopedia, cardiologia e conduta pericial.

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1. Noções de Administração Pública: Princípios fundamentais que regem a Administração Federal: enumeração e descrição. Administração Federal: administração direta e indireta, estruturação, características e descrição dos órgãos e entidades públicos. Os Ministérios e respectivas áreas de competência. Os poderes e deveres do administrador público. Orçamento público: princípios orçamentários. Administração de Recursos Humanos: conceito e áreas de RH. Organização: conceito e tipos de estrutura organizacional. Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho. 2. Legislação: Normas Constitucionais sobre Administração Pública e servidores públicos (Constituição Federal/88, com suas alterações). Licitações e Contratos e Alienações na Administração Federal (Lei nº 8.666/93 e demais normas reguladoras). 3. Redação Oficial: Conceituação. Objetivos. Características textuais. Adequação lingüística. Tipos de Documentos Oficiais.

TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

1. Som e acústica: Intensidade, tom e timbre; decibel, frequência; reverberação e eco; 2. Procedimentos para digitalização de slides e reprodução de documentos, figuras, fotografias impressas ou cópias fotográficas em papel, em câmeras analógicas e digitais, para uso didático; 3. Equipamentos de exibição de vídeo, projeção de imagem (com ou sem som) analógicos e digitais (como, por exemplo, projetores de slides, episcópios, retroprojetores, projetores de filmes 16 mm, videocassete VHS, DVD players, computador ): Tipos, aplicações, funções básicas, interconexão, operação e manutenção básica; 4. Equipamentos de exibição de áudio (fontes de programa) analógicos e digitais (como, por exemplo Tape-decks cassete, toca-discos de vinil, toca-discos CD, DVD Players, DAT, Minidisc. etc.): Tipos, aplicações, funções básicas, interconexão, operação e manutenção básica; 5. Equipamentos para mixagem e processamento de áudio analógicos e/ou digitais (como, por exemplo,consoles de mixagem, compressoreslimitadores, noise­gates,equalizadores gráficos, shelving e paramétricos; reverberadores digitais, crossovers eletrônicos, etc.): Tipos, aplicações, funções básicas, operação e manutenção básica; 6. Amplificadores de áudio: Tipos e aplicações; 7. Tipos de microfones, aplicações, funções básicas, interconexão, operação e manutenção básica; 8. Arquivos digitais de áudio e vídeo (com áudio): formatos de arquivo, aplicações, métodos de conversão de arquivos analógicos para digitais e seus resultados; 9. Altofalantes e caixas acústicas: tipos, aplicações, interconexão. Parâmetros Thiele & Small, associação série-paralelo, impedância, potência RMS e NBR 10303, operação e manutenção básica. Divisores passivos; 10. Cabos de áudio, plugs e conectores para uso em áudio e vídeo. Cabos balanceados e não balanceados. Conectores RCA, BNC, P2, P10, XLR3, Conectores para caixas acústicas; 11. Rede elétrica: tensão, corrente, consumo. Bitolas de fios elétricos, conectores, e suas aplicações. Aterramento elétrico da rede e de equipamentos de áudio, vídeo e dados; 12. Instalação e montagem de equipamentos para estúdio fotográfico, flashes, iluminação interna e externa, fotômetro, geradores, fundos fotográficos, mesas de still, produção de cenários com material alternativo.

TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA

1. Conservação da energia: Trabalho e Potência; Teorema Trabalho- Energia Cinética; Energia Potencial; O Princípio de Conservação da Energia Mecânica; 2. Eletrostática: Carga Elétrica; Força Elétrica; Campo Elétrico; Potencial Elétrico; 3. Eletrodinâmica: Corrente Elétrica; Resistores; Capacitores; Circuitos Simples; Lei de Ohm; Leis de Kirchhoff; Geradores Elétricos; Receptores Elétricos; Voltímetro, Amperímetro, Wattímetro; 4. Eletromagnestismo: Campo Magnético; Lei de Ampère; Forças Sobre Carga em Movimento; Lei de Faraday; Galvanômetro; Transformador; 5. Eletrotécnica e eletroeletrônica: Circuitos elétricos de corrente contínua e circuitos elétricos de corrente alternada monofásicos e trifásicos; Instalações elétricas; Transformadores; Motores elétricos; 6. Eletrônica: Eletrônica Digital, Eletrônica Analógica e Osciloscópio.

TÉCNICO EM QUÍMICA

1. Sistema Internacional de Unidades, conversão de medidas; 2. Limpeza de materiais de laboratório; 3. Segurança de laboratório: normas básicas de segurança em laboratório; 4. Utilização de vidraria em laboratório: usos e calibração; 5. Estados de agregação da matéria: substâncias sólidas e estrutura cristalina; substâncias líquidas e substâncias gasosas; 6. Misturas: misturas homogêneas e heterogêneas; separação de sistemas homogêneos e sistemas heterogêneos; 7. Teoria atômica: estrutura atômica; número de massa; número atômico; distribuição eletrônica. 8. Classificação periódica dos elementos; 9. Ligação química: ligação covalente; ligação iônica; substâncias moleculares e iônicas; forças intermoleculares; 10. Nomenclatura dos elementos e compostos químicos; fórmulas químicas; 11. Reações químicas: reações e equações químicas, tipos de reações químicas inorgânicas; 12. Cálculo estequiométrico; 13. Funções da química inorgânica: ácidos, bases, sais e óxidos; propriedades funcionais e nomenclatura; 14. Funções da química orgânica: conceito, nomenclatura, principais compostos orgânicos; 15. Soluções: expressão da concentração de soluções, soluções de líquido em líquido, soluções de sólidos em líquidos, densidade de soluções, cálculos envolvendo título, molaridade, fração pondero-volumétrica e diluição; 16. Soluções iônicas: sais pouco solúveis, medida de pH, ácidos e bases fortes e fracos, sistemas tampão; 17. Química analítica clássica: volumetria de neutralização, volumetria de oxiredução, volumetria de precipitação; 18. Química analítica quantitativa instrumental: construção de curva analítica, absorciometria (Lei de Beer), fotometria de chama, eletroanalítica, cromatografia a gás e cromatografia líquida; 19. Erro e desvio em medidas de laboratório: definição de erro de medida, média, desvio padrão, população e amostra.

TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/ÁREA: REDE E SUPORTE

1. Noções básicas de arquitetura de computadores: barramento, processador, memória, E/S; 2. Noções básicas de sistemas operacionais: gerência de memória, sistema de E/S, sistemas de arquivos; 3. Arquitetura cliente-servidor multicamadas; 4. Conceitos básicos sobre desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações; 5. Administração de sistemas Windows e Unix/Linux: instalação de sistemas operacionais, particionamento de disco, dual boot, comandos básicos Windows e Unix/Linux, gerenciamento de usuários, contas e grupos de usuários, instalação de software, atualizações e manutenção do sistema, configuração em rede, ferramentas administrativas, máquinas virtuais, licença de software, software livre, código aberto; 6. Redes de computadores: acesso remoto, topologia de redes, equipamentos de interconexão (hubs, switches, roteadores, pontos de acesso wireless), cabeamento estruturado; 7. Protocolo NetBios, protocolo TCP/IP, configuração de redes IP, princípios básicos de roteamento, CIDR, redes wireless 802.11.a/b/g/n, NAT, VLANs; 8. Serviços Internet e instalação nas plataformas Windows e Linux. VoIP; 9. Segurança de sistemas: autenticação e autorização, firewalls, antivírus, IDS, malwares, VPN, certificados digitais, chaves pública e privadas, protocolos seguros.

TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES

1. Telegrafia; 2. Telex; 3. Telefonia; 4. Rede Telefônica; 5. Tráfego, Central Comutadora, Sistemas Eletromecânicos e Híbridos, Sistemas digitais; 6. Ambiente de Rede, Medidas em Telecomunicações; 7. Tarifação, Codificação e Modulação; 8. Normatização em telecomunicações (ANATEL, ITU-T, EIA/TIA, ISO, IEEE, IETF); 9. Redes de Acesso com Cabos Metálicos; 10. Redes de Acesso em Banda Larga; 11. Projeto de Redes Metálicas; 12. Acesso com Cabos Ópticos; 13. Projeto de Rotas Ópticas; 14. Redes de Acesso Híbridas (HFC) Multimídia, Acesso Sem Fio, Acesso com Cabeamento Estruturado, Projeto de Cabeamento Estruturado; 15. Telefonia Móvel, Telefones sem fio, Internet, Redes de Comunicação de Dados: Tecnologias e Protocolos (LAN e WAN), Gerência e Projeto de Redes.