UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - RS

Notícia:   Unipampa abre vagas para Professor Substituto em três campi

UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

EDITAL Nº 106/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais divulga a abertura de inscrições para Seleção Simplificada de Professor Substituto, conforme disposto na Lei nº 8.745/93, especificadas abaixo, na forma da legislação vigente:

CAMPUS: Bagé
ÁREA DE CONHECIMENTO: Educação
REQUISITOS: Graduação em Pedagogia ou Especialização ou Mestrado em Educação ou áreas afins.
VAGAS: 01
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Entrevista, Didática e Títulos
PERÍODO PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14/05 a 25/05/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Bagé - Travessa 45, nº 1650, Bairro Malafaia, Bagé/RS.

CAMPUS: Bagé
ÁREA DE CONHECIMENTO: Engenharia de Produção/Administração/ Economia
REQUISITOS: Graduação ou Especialização ou Mestrado ou Doutorado em Engenharia ou Administração ou Economia ou áreas afins.
VAGAS: 01
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Entrevista, Didática e Títulos
PERÍODO PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14/05 a 25/05/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Bagé - Travessa 45, nº 1650, Bairro Malafaia-Bagé/RS.

CAMPUS: Jaguarão
ÁREA DE CONHECIMENTO: Turismo: Gestão, Planejamento e Cultura
REQUISITOS: Graduação em Turismo e Especialização ou Mestrado ou Doutorado em Turismo.
VAGAS: 01
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Entrevista, Didática e Títulos
PERÍODO PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14/05 a 25/05/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Jaguarão - Rua Conselheiro Diana, nº 650, Bairro Kennedy - Jaguarão - RS.

CAMPUS: São Borja
ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências Sociais Aplicadas - Publicidade e Propaganda
REQUISITOS: Graduação em Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) ou Graduação em Comunicação Social (habilitação em Publicidade e Propaganda) e Especialização ou Mestrado ou Doutorado na área de Ciências Sociais Aplicadas ou Ciências Humanas ou Ciências Sociais.
VAGAS: 01
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Entrevista, Didática e Títulos
PERÍODO PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14/05 a 25/05/2012
LOCAL DE PROVA: Campus São Borja - Rua Ver. Alberto Benevenuto, 3200 - São Borja /RS.

1. A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Fundação Universidade Federal do Pampa.

2. O candidato deverá se inscrever no período de 25 de abril a 09 de maio de 2012 através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos mediante preenchimento de formulário eletrônico específico.

2.1. O candidato receberá e-mail de confirmação da inscrição no endereço eletrônico informado no formulário no prazo de até 24 horas após finalizada a inscrição. Em caso de dúvida sobre o recebimento da inscrição, o candidato poderá contatar a Universidade através do telefone (53) 3240 -5403.

3. Os candidatos serão informados via e-mail da data da realização das provas e deverão entregar à Banca Examinadora, no momento da instalação, a documentação necessária para instruir o processo, como segue:

a) Documento de Identidade (cópia autenticada ou documento original acompanhado de cópia simples que possa ser conferida com o original e autenticada no ato).

- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de extravio, deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em órgão policial há, no máximo, trinta dias, sendo então submetido à identificação especial, com coleta de assinatura e impressão digital.

b) Declaração de que aceita as condições e normas estabelecidas no respectivo Edital e que delas tem pleno conhecimento (disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos);

c) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais), conforme guia de recolhimento disponível em www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

d) Para os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, requerimento devidamente assinado contendo a indicação do NIS - Número de Identificação Social e a declaração que atende à condição estabelecida no Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.

4. Para fins de análise na prova de títulos, o candidato deverá entregar à Banca o Currículo Lattes impresso a partir da Plataforma Lattes (modelo CNPq), com documentação comprobatória (cópias autenticadas ou documentos originais acompanhados de cópias simples que possam ser conferidas com o original e autenticadas no ato).

4.1. Somente serão pontuados os itens do Currículo Lattes devidamente comprovados.

5. A cópia da documentação descrita nos itens 3 e 4 será retida no Campus pelo prazo de 60 dias após a homologação do resultado final do concurso, ficando a critério do candidato a retirada da mesma depois de decorrido este prazo.

5.1. As cópias da documentação, caso não sejam retiradas pelos candidatos, serão descartadas após decorrido 1 ano da homologação do resultado final do concurso.

6. Da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

6.1. Os candidatos que pretendem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo até o dia 30/04/2012.

6.2. Terá direito à isenção, segundo Decreto nº 6.593, de 02/10/2008, publicado no DOU de 03/10/2008, o candidato que:

a) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico, de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007 e;

b) for membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6.135, de 26/06/2007.

6.3. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, disponível no endereço www.unipampa.edu.br/portal/concursos, a ser enviado pelo candidato à Divisão de Concursos, pelo correio eletrônico concursosdocentes@unipampa.edu.br, contendo:

a) indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo CadÚnico;

b) declaração de que atende à condição estabelecida no subitem 3.2.2.

6.4. A UNIPAMPA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, a declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 06/09/1979.

6.5. O resultado da solicitação será divulgado no dia 07/05/2012, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, bem como em quadro de avisos dos campi da UNIPAMPA.

6.6. O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido deverá imprimir o boleto até 09/05/2012 e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia seguinte, caso contrário, estará automaticamente excluído do concurso público.

7. É proibida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, Estados ou Municípios, bem como de suas subsidiárias ou controladas, salvo nos casos previstos no inciso XVI, letras "a", "b" e "c", do art. 37 da Constituição Federal.

8. O candidato que já manteve contrato com base na Lei n° 8.745/93 não poderá ser novamente contratado com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do seu contrato anterior, conforme o inciso III do Art. 9° da citada Lei.

9. O não comparecimento a qualquer das provas implicará em desistência da Seleção por parte do Candidato.

10. O programa do concurso será publicado somente no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

11. O candidato não poderá alegar desconhecimento acerca da data, local e horário de realização das provas, como justificativa de sua ausência.

12. Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido ou não comparecer às provas, por qualquer que seja o motivo alegado;

b) Não apresentar documento que bem o identifique;

c) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

d) Fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ou similares, bem como de protetores auriculares, ou portar arma, mesmo que possua a respectiva autorização para porte;

e) Utilizar-se de meios ilícitos durante as provas ou perturbar a ordem dos trabalhos;

f) Agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na realização das provas.

g) Deixar de apresentar a documentação descrita no item 3 deste Edital.

13. Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes das Notas Finais do Concurso.

13.1. Individualmente, as provas não possuem caráter eliminatório, sendo atribuída nota entre 0 (zero) e 10 (dez) a cada uma delas.

13.2. A Nota Final do Concurso (NF) será calculada pela média aritmética das notas de cada prova, aproximando-se em duas casas decimais.

13.3. Será considerado aprovado o candidato que obtiver Nota Final (NF) igual ou superior a 6,0 (seis).

13.4. Em caso de empate na Nota Final do Concurso, terá prevalência, por ordem, o candidato que:

a) Obtiver maior nota na prova de títulos;

b) Obtiver maior nota na prova didática;

c) Tiver a idade mais elevada.

14. Os candidatos selecionados serão contratados por tempo determinado, conforme necessidade da Instituição e legislação vigente, desde que o prazo total não exceda 24 (vinte e quatro) meses.

15. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

16. Para a prestação de serviço relacionada a este edital, a remuneração será de:

a) Contrato de 40 horas:

Titulação

Vencimento Básico

Gemas

RT

Auxílio Alimentação

Total Bruto

Graduação

R$ 1.115,02

R$ 1.015,31

-

R$ 304,00

R$ 2.434,33

Especialização

R$ 1.115,02

R$ 1.015,31

R$ 135,45

R$ 304,00

R$ 2.569,78

Mestrado

R$ 1.291,52

R$ 1.018,63

R$ 706,37

R$ 304,00

R$ 3.320,52

Doutorado

R$ 1.495,94

R$ 1.021,95

R$ 1.782,11

R$ 304,00

R$ 4.604,00

17. O prazo das inscrições para o processo seletivo deste edital será reaberto caso não haja inscrições homologadas. Na reabertura de inscrições a exigência do Título poderá ser rebaixada, nos casos de exigência de Especialização, Mestrado e Doutorado. O prazo para inscrições no concurso reaberto será de 7 (sete) dias, a contar da publicação da homologação das inscrições iniciais, sendo a notícia publicada somente em www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

Bagé, 24 de abril de 2012.

Ulrika Arns
Reitora

Programa e Bibliografia - Edital 106/2012

CAMPUS

ÁREA

PROGRAMA

BIBLIOGRAFIA

Bagé

Educação

1. Fundamentos Sociológicos e Filosóficos da Educação Brasileira

2. Fundamentos Históricos da Educação Brasileira

3. Fundamentos Históricos, Filosóficos e Legais da educação inclusiva

4. Correntes teóricas da psicologia e suas interfaces com a educação

5. Teorias da aprendizagem

6. Fase vital: adolescência

7. Pesquisa Pedagógica e prática Docente

8. Trabalho e Educação no Ensino Superior

9. Cultura e Educação

10. Perspectivas atuais da Educação Brasileira

AMARAL, Lígia Assumpção. Sobre crocodilos e avestruzes: falando de diferenças físicas, preconceitos e sua superação. In: AQUINO, Julio Groppa. Diferenças e preconceitos na escola: Alternativas Teóricas e Práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 11-30.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. São Paulo, Moderna, 1989.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2. ed. São Paulo, Moderna, 1993.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo, Moderna, 1996.

BEYER, Hugo Otto. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Mediação, 2005.

Bock, Ana M.B.; Furtado, O. e Teixeira, M.L. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva.

BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. In. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto Proposta de Diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica, em cursos de nível superior. Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação inclusiva: direito a diversidade. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, Senado Federal.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Congresso Nacional.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Nacional de Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação. 2008

CARVALHO, Rosita. Educação Inclusiva Com os Pingos nos "Is". Porto Alegre:, Mediação: 2004.

COLL, César, MARCHESI, Álvaro, PALÁCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Artmed, Porto Alegre: 2007.

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. 7ª ed. São Paulo, Ática, 1998.

DAVIS, Claudia. OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Psicologia e Educação.3ª edição. São Paulo: Cortez,2010

FÁVERO, Eugenia Augusta; PANTOJA, Luisa de Marillac; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Aspectos legais e orientação pedagógica. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.

GHIRALDELLI JR., Paulo (org). O que é Filosofia da educação. São Paulo, DP&A, 2000.

JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto; BARRETO, Maria Aparecida Santos Côrrea;

VICTOR, Sonia Lopes (org). Inclusão práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007.

OSÓRIO, Luiz Carlos. Adolescente hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo, Cortez, 1995.

STAINBACK, Susan; STAINBACK, William. Inclusão: guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da educação. São Paulo, Cortez, 1994

TAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta, DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotisky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992 .

Garcia, Maria Manuela Alves. A Didática no Ensino Superior. Campinas-SP: Papirus, 1994.

Veiga, Ilma.P.A. (org.) Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas, SP, Papirus, 1995.

Projeto Político-Pedagógico: continuidade ou transformação para acertar? In: Castanho, S. e

Castanho, M. E. (orgs) O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas, Papirus, 2000.

BagéEngenharia de Produção/ Administração/ Economia1. Tipos de operações de produção.

2. Arranjo físico e fluxo.

3. Localização de instalações fabris.

4. Ferramentas básicas da qualidade.

5. Aplicabilidade da simulação, validação e verificação de modelos de simulação.

6. Mecanismo de avanço no tempo e geradores de números aleatórios.

7. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, monopsônio, oligopsônio e monopólio bilateral.

8. Princípios de mercado: demanda, oferta, equilíbrio de mercado e elasticidade.

9. Avaliação de riscos em projetos.

10. Tipos de projeto e ciclo de vida do projeto.

CAMPOS, V. F. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia. 8.ed. Belo Horizonte: INDG, 2004.

SLACK, Nº C. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração da produção e operações. São Paulo: Thomson, 2002.

RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L.J. Administração da produção e operações. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FREITAS FILHO, P. J. Introdução à modelagem e simulação de sistemas. Florianópolis: VisualBooks, 2001.

PRADO, D. Teoria das filas e da simulação. Editora DG, Belo Horizonte (MG), 1999.

VASCONCELLOS, M. A.; GARCIA, M. E. Economia. São Paulo: Editora Saraiva. 2007.

SULLIVAN, A.; SHEFFRIN, S. M.; NISHIJIMA, M. Introdução à Economia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2006.

XAVIER, Carlos Magno da Silva. Gerenciamento de projetos: como definir e controlar o escopo do projeto. São Paulo: Saraiva, 2009.

WOILER, Samsão. Projetos: Planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 2008.

JaguarãoTurismo: Gestão, Planejamento e Cultura1. Cadeia Produtiva no mercado do Turismo

2. Classificação de meios de hospedagem

3. Estrutura e serviços de meios de hospedagem

4. Transportes turísticos: tipologia e funcionamentos

5. Planejamento do Turismo no Brasil

6. Regionalização do turismo: aspectos positivos e negativos

7. O programa de inventariação turística no Brasil

8. Patrimônio cultural material e imaterial

9.Turismo cultural

10. Turismo e desenvolvimento regional

11. Clusters e Arranjos Produtivos Locais no Turismo

12. Rotas e Roteiros Turísticos

BENI, M. Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac, 2008.

BENI, M. Política e Planejamento do Turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006.

BRAGA, D. C. Planejamento Turístico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

BARRETTO, Margarida. Org. Turismo, Cultura e Sociedade. Caxias do sul, RS : Educs, 2006.

BARRETTO, Margarita. Turismo e legado cultural: as possibilidades do planejamento. 2ed. Campinas: Papirus, 2001.

CASTELLI, Geraldo. Gestão hoteleira. São Paulo: Saraiva: 2006.

CÂNDIDO, Índio; VIERA, Elenara Viera de. Gestão de hotéis: técnicas, operações e serviços. Caxias do Sul:

EDUCS, 2003. 710 p. (Coleção hotelaria

COOPER, Cris. et. al. Turismo: princípios e práticas. 3.ed. Porto Alegre: bookman, 2007.

DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.

PALHARES, Guilherme Lohmann. Transportes Turísticos. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2002. 347 p. (Série Turismo).

PETROCHI, Mario. Planejamento e Gestão. São Paulo: Futura, 2008.

PETROCHI, Mario. Gestão de polos turísticos. São Paulo: Futura, 2001.

TOMAZI, Silvia. Cluster de turismo. São Paulo: Aleph, 2006.

TOMAZZONI, Edegar Luis. Turismo e Desenvolvimento Regional. Caxias do Sul: Educs, 2009.

RUSCHMANN, Doris Van de Meene, SOLHA, Karina Toledo. Orgs. Planejamento Turístico. Barueri, SP: Manole, 2006.

São BorjaCiências Sociais Aplicadas - Publicidade e Propaganda1.Fotografia publicitária

2.Mídia

3.Marketing

4.Planejamento de mídia

ANG, Tom. Introdução à fotografia digital. Porto: Civilização, 2005.

KUBRUSLY, C. A. O que é fotografia? São Paulo: Brasiliense, 2007.

LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. São Paulo: Pioneira

Thomson Learning, 2006.

MUNIZ, Magda Lúcia Valente. Mídia: conceitos e prática. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2004.

RAMALHO, José A. Fotografia Digital. RJ: Elsevier, 2004.

RIBEIRO, Júlio, et al. Tudo o que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar. São Paulo: Atlas, 1989.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

SANT'ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Pioneira, 1995.

TAHARA, Mizuho. Contato Imediato: Mídia. São Paulo: Global, 1998.

TAMANAHA, Paulo. Planejamento de mídia: teoria e experiência. São Paulo: Pearson Pretince Hall, 2006.

PINHO, J.B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Campinas: Papirus, 2001.

PINHO, J.B. Publicidade e vendas na internet. São Paulo: Summus, 2000.

PIZZINATTO, Nádia. Planejamento de marketing e de mídia. Piracicaba: UNIMEP, 1994.