UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa - RS

Notícia:   Unipampa abre vagas para Professor Substituto em cinco diferentes campi

UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

EDITAL N.° 32/2012

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, divulga a abertura de inscrições para Seleção Simplificada de Professor Substituto, conforme disposto na Lei n° 8.745/93, especificadas abaixo, na forma da legislação vigente:

CAMPUS: Bagé
ÁREA DE CONHECIMENTO: Desenho Técnico
REQUISITOS: Graduação em Arquitetura, ou Engenharia, ou Agronomia
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática, Entrevista e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 19 a 23/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Bagé Travessa 45, n° 1650, Bairro Malafaia - Bagé - RS

CAMPUS: Jaguarão
ÁREA DE CONHECIMENTO: Teoria da Literatura, Literaturas Lusófonas e Literatura Brasileira
REQUISITOS: Graduação em Letras e Mestrado ou Doutorado em Literatura
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática, Entrevista e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14 a 17/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Jaguarão - Rua Conselheiro Diana, s/n, Bairro Kennedy - Jaguarão - RS

CAMPUS: Jaguarão
ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguística: língua materna
REQUISITOS: Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Mestrado em Letras ou Linguística ou Linguística Aplicada
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática, Entrevista e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 14 a 17/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Jaguarão - Rua Conselheiro Diana, s/n, Bairro Kennedy - Jaguarão - RS

CAMPUS: Santana do Livramento
ÁREA DE CONHECIMENTO: Administração Geral
REQUISITOS: Graduação em Administração e Especialização em Administração ou áreas afins
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 19 a 23/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Santana do Livramento - Rua Barão do Triunfo, 1048 - Santana do Livramento - RS

CAMPUS: São Gabriel
ÁREA DE CONHECIMENTO: Genética de Populações
REQUISITOS: Mestrado em Genética ou áreas afins
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática, Entrevista e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 19 a 23/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus São Gabriel- Rua prof. Aloisio Barros Macedo s/n, Bairro Piraí, BR290, Km 423 ,São Gabriel- RS

CAMPUS: Uruguaiana
ÁREA DE CONHECIMENTO: Políticas Educacionais, Legislação e Ensino na Educação Básica
REQUISITOS: Licenciatura e Mestrado em Educação ou áreas afins
VAGAS: 01 (uma)
CLASSE/REGIME DE TRABALHO: 40h
TIPOS DE PROVA: Prova Didática, Entrevista e Títulos
DATA PROVÁVEL DE REALIZAÇÃO DA PROVA: 19 a 23/03/2012
LOCAL DE PROVA: Campus Uruguaiana- Br 472, Km 585

A jornada de trabalho poderá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Fundação Universidade Federal do Pampa.

O candidato deverá se inscrever no período de 24 de fevereiro a 11 de março de 2012 através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br mediante preenchimento de formulário eletrônico específico. O recebimento das inscrições será acusado no mesmo endereço, no prazo máximo de 24 horas. Em caso de dúvida sobre o recebimento da inscrição, o candidato poderá contatar a Universidade através do telefone (53) 3240 -5400.

Os candidatos serão informados via e-mail da data da realização das provas, e no momento da instalação deverão apresentar à Banca Examinadora a documentação necessária para instruir o processo, como segue:

a) Documento de Identidade, foto, Quitação com o Serviço Militar para brasileiros, Título de Eleitor e Prova de quitação com as obrigações eleitorais (documentos originais ou cópias autenticadas ou cópias que possam ser conferidas com o original antes do início das provas do concurso).

- Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de extravio, deverá apresentar boletim de ocorrência expedido em órgão policial há, no máximo, trinta dias, sendo então submetido à identificação especial, com coleta de assinatura e impressão digital.

b) Declaração de que aceita as condições e normas estabelecidas no respectivo Edital, e que delas tem pleno conhecimento (disponível em www.unipampa.edu.br);

c) Cópia autenticada de diploma de Graduação com validade nacional.

d) Currículo Lattes impresso - a partir da Plataforma Lattes, modelo CNPq.

e) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), conforme guia de recolhimento disponível em www.unipampa.edu.br.

e.l Para os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição, requerimento devidamente assinado contendo a indicação do NIS - Número de Identificação Social e a declaração que atende à condição estabelecida no Decreto n° 6.135, de 26/06/2007.

f) Da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

f.1) Os candidatos que pretendem solicitar isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo até o dia 05/03/2012.

f.2) Terá direito à isenção, segundo Decreto n° 6.593, de 02/10/2008, publicado no DOU de 03/10/2008, o candidato que:

I) estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico, de que trata o Decreto n° 6.135, de 26/06/2007 e;

II) for membro de família de baixa renda de que trata o Decreto n° 6.135, de 26/06/2007.

f.3) A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento, disponível no endereço www.unipampa.edu.br, a ser enviado pelo candidato à Comissão de Concursos, pelo correio eletrônico concursos@unipampa.edu.br, contendo:

I) indicação do Número de Identificação Social - NIS, atribuído pelo Cad Único;

II) declaração de que atende à condição estabelecida na letra f.2, item II acima.

f.4) A UNIPAMPA consultará o órgão gestor do CadÚnico para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, a declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto n° 83.936, de 06/09/1979.

f.5) O resultado da solicitação será divulgado juntamente com a relação de inscritos, no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br, bem como em quadro de avisos dos campi da UNIPAMPA.

f.6) O candidato que não tiver seu pedido de isenção deferido e que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição até 03 (três) dias após a publicação da homologação no site www.unipampa.edu.br, estará automaticamente excluído do concurso público.

É proibida a contratação de servidores da Administração Direta ou Indireta da União, Estados ou Municípios, bem como de suas subsidiárias ou controladas, salvo nos casos previstos no inciso XVI, letras "a", "b" e "c", do art. 37 da Constituição Federal.

Só poderão ser contratados candidatos que anteriormente exerceram atividades com base na Lei n° 8.745/93, cujos contratos tenham expirado a mais de 24 (vinte e quatro) meses. O não comparecimento a qualquer das provas implicará em desistência da Seleção por parte do Candidato.

O programa do concurso será publicado somente no endereço eletrônico www.unipampa.edu.br.

O candidato não poderá alegar desconhecimento acerca da data, local e horário de realização das provas, como justificativa de sua ausência.

Será excluído do Concurso Público o candidato que:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido ou não comparecer às provas, por qualquer que seja o motivo alegado;

b) Não apresentar documento que bem o identifique;

c) For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato;

d) Fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação ou similares, bem como de protetores auriculares, ou portar arma, mesmo que possua a respectiva autorização para porte;

e) Utilizar-se de meios ilícitos durante as provas ou perturbar a ordem dos trabalhos;

f) Agir com descortesia em relação a qualquer pessoa envolvida na realização das provas.

Os candidatos selecionados serão contratados por tempo determinado, por um período inicial de até 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por até 24 (vinte e quatro) meses, de acordo com a legislação vigente. O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

O prazo das inscrições para o processo seletivo deste edital será reaberto caso não haja inscrições homologadas. Na reabertura de inscrições a exigência do Título de Mestrado será retirado. O prazo para inscrições no concurso reaberto será de 7 (sete) dias, a contar da publicação da homologação das inscrições iniciais, sendo a notícia publicada somente em www.unipampa.edu.br/portal/concursos.

Bagé, 23 de fevereiro de 2012.

Ulrika Arns
Reitora

Programa e Bibliografia - Edital 032/2012

CAMPUS

ÁREA

PROGRAMA

BIBLIOGRAFIA

Bagé

Desenho Técnico

1.Sistema de projeção em desenho técnico

2.Vistas ortográficas: vistas comuns

3.Vistas ortográficas: vistas secionais e auxiliares

4.Cotagem em desenho técnico

5.Perspectiva: isométrica, dimétrica e trimétrica

6.Perspectiva: cavaleira

7.Desenho auxiliado por computador

FREDERICK, E. Giesecke; et al. Comunicação Gráfica Moderna. Editora: BOOKMANN, Porto Alegre, 2002

THOMAS E. French, CHARKES J. Vierck Desenho técnico e tecnologia gráfica; tradução Eny Ribeiro Esteves...(et al). 7 ed. atual. rev. e ampl. São Paulo: Globo, 2002

SPECK, H. José; PEIXOTO, V. Virgílio. Manual Básico de Desenho Técnico. Editora UFSC, Florianópolis, 1997

BACHMANN; FORBERG. Desenho Técnico. Editora Globo/Mec, 1976- Normas para desenho técnico. Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

Fialho, A. B. Solidworks Ofiice Premium 2008, Teoria e prática no desenvolvimento de produtos industriais. Editora Érica, 2008, 560p.

Oliveira, A. AutoCad 2009: um novo conceito de modelagem 3 D e renderização. Editora Érica , 2008, 298p.

Jaguarão

Teoria da Literatura, Literaturas Lusófonas e Literatura Brasileira

1.Teoria dos gêneros literários

2.Literatura e ensino de literatura

3.Teorias da leitura: estética da recepção e hermenêutica literária

4.Ficção portuguesa contemporânea

5.Ficção brasileira contemporânea

6.Ficção africana de língua portuguesa

7.Tendéncias dominantes na poesia brasileira contemporânea

8.A tradição da lírica brasileira

9.A constituição da crítica literária no Brasil

10.Práticas comparatistas dos estudos literários

11.História da literatura no Brasil

ARISTÓTELES - Poética. São Paulo: Ars Poética, 1992.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Mourão: Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

COUTINHO, Eduardo e CARVALHAL, Tania Franco. Literatura comparada - textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

CHIAPPINI, Lígia. Reinvenção da Catedral: língua, literatura, comunicação: novas tecnologias e políticas de ensino. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978. . Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.

SÜSSEKIND, Flora. Ficção 80 - dobradiças e vitrines. IN: . Papéis Colados. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993.

CANDIDO, Antônio. A educação pela noite. São Paulo, Ática, 1987.

___________ . Formação da Literatura Brasileira, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000.

NITRINI, S. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 1997.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 1976.

. Del texto a la acción, México: Fondo de Cultura Econômica, 2001.

LUIZ COSTA LIMA. A literatura e o leitor textos da estética da recepção. Rio de Janeiro, paz e Terra, 1979.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

. Ser e o tempo da poesia. Companhia das Letras, 2000.

PAZ, Octavio. Arco e a Lira. Nova Fronteira: Rio de Janeiro, 1990.

SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: História e Antologia. São Paulo: Ática, 1985.

JaguarãoLinguística: língua materna1- Variação e mudança linguística

2- Aquisição da linguagem

3-Português como língua estrangeira

4 - Produção Textual Acadêmica

5 - Linguística aplicada ao ensino da língua materna

6 - Psicolinguística

7 - Prática docente em atividade de estágio

8 - Semântica e Pragmática

9 - Gramática e ensino

10 - A abordagem dos gêneros textuais

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. São Paulo: Contexto, 2003

DEL RÉ, Alessandra. A aquisição da linguagem: uma abordagem psicolingüística. São Paulo: Contexto, 2006

SIMÕES, Antõnio R. M., CARVALHO, Ana Maria & WIEDMANN, Lyrys. Português para Falantes de Espanhol. São Paulo: Pontes, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2009

ALMEIDA FILHO, J.C. Lingüística Aplicada: Ensino de línguas e comunicação. Campinas, SP: Pontes, 2007.

MELO, L. E. (Org.) Tópicos de psicolingüística aplicada. 3a. Ed. São Paulo: Gráfica da FFLCH/USP, 2005.

PIMENTA, S.G. O Estágio na Formação de Professores. 3. ed.Sao Paulo: Cortez, 1997.

ARMENGAUD, Françoise. A Pragmática. Trad. Marcos Marcionilo.São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

TAMBA, Irene. A semântica. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2006

AZEREDO, J. C. (org.) Língua Portuguesa em Debate. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antõnio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Santana do

Livramento

Administração

Geral

1. Teorias administrativas: a abordagem clássica.

2. Teorias administrativas: a escola das relações humanas e a teoria comportamental.

3. Teorias administrativas: estruturalismo e burocracia

4. Teorias administrativas: teorias sistêmicas e contingencial

5. Pensamento administrativo atual: novas abordagens

gerenciais e a dinâmica das organizações contemporâneas

6. Estratégias organizacionais: planejamento e gestão

7. Marketing: elementos do composto mercadológico

8. Produção: Gestão da cadeia de suprimentos

9. Gestão de Pessoas: subsistemas de recursos humanos

10. Finanças: Orçamento empresarial

CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FORTUNA, E. Mercado Financeiro: produtos e serviços. 17. ed. Qualitymark , 2007.

GODOY, A. S. (et al.) Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

STONER, J. A. F.; FREEMAN, R. E. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

WELSCH, G. A. Orçamento empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1983.

CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

SOBRAL, F. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007

RIBEIRO, A de L. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2003.

GAITHER, N.; FRAZIER, G. Administração de produção e operações. 8 ed. Pioneira. São Paulo, 2001.

ETZEL, M. WALKER, B. STANTON, W. Marketing. 11a ed. Rio de Janeiro: 2001.

KOTLER, P.; KELLER, K L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2009.

MINTZBERG, H. LAMPEL, J. QUINN, J. GHOSHAL, S. O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

HARRISON, J. S. Administração estratégica de recursos e relacionamentos. Porto Alegre: Bookman, 2003.

CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos. 7. ed. Barueri : Manole, 2009.

São GabrielGenética de Populações1.Modelando evolução e o Teorema de Hardy-Weinberg

2. Deriva Genética

3. Fluxo gênico

4. Definições e teoria básica da genética quantitativa

5. Genética quantitativa: genótipos mensurados e genótipos não- mensurados

6. Interação de seleção natural com outras forças evolutivas

7. Deriva genética aleatória e mutação irreversível e reveresível

8. Teoria neutra e evolução molecular

9. Polimorfismos moleculares e padrões de mudanças em sequências moleculares

10. Filogenética molecular

GRIFFITHS, A.J.F.; WESSLER, S.R.; LEWONTIN, R.C.;GELBART, W.M.; SUZUKI, D.T.;

MILLER, J.H. Introdução à Genética. 9 ed. Guanabara Koogan, 2008

HARTL, D.L.; CLARK, A.G. Princípios de genética de populações, 4 ed. Porto alegre: Artmed, 2010

PIERCE, B.A. Genética: um enfoque conceituai. Guanabara Koogan, 2004

TEMPLETON, A.R. Genética de populações e teoria microevolutiva. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética-SBG, 2011

HEDRICK, P. Genetics of populations. 4 ed. Jones and Bartlett, 2010

FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 3 ed. Ribeirão Preto: Funpec- RB, 2009

FREEMAN, S.; HERRON, J.C. Análise evolutiva. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009

RIDLEY, M. Evolução. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

UruguaianaPolíticas Educacionais, Legislação e Ensino na Educação Básica1.Histórico e atual sistema da educação básica nacional;

2.Políticas e Modalidades da educação (Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação Especial, Educação Indígena e Educação a Distãncia) no contexto socioeconómico, político e cultural nacional;

3.Constituições e leis educacionais no contexto social, político e cultural nacional;

4.Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

5.Plano Nacional de Educação.

6.Projeto Político Pedagógico da Escola.

7.Diretrizes Nacionais para a formação docente da educação básica;

8.Política, Gestão e qualidade de ensino na educação básica.

9.Parâmetros curriculares nacionais para a Educação Básica.

10.Tecnologias e recursos didáticos na educação básica.

11.A prática de ensino na formação docente e o papel do estágio

supervisionado.

12.0s eixos conceituai, temático e da atividade na organização e planejamento no ensino-aprendizagem.

13.Avaliação e reflexão sobre o processo ensino aprendizagem na Educação Básica.

APPLE, M W. Política Cultural e Educação. São Paulo: Cortez. 2000.

ARANHA, M.L.A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3 ed. Rev. e ampl.

São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Lei n°. 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <www.planalto.gov.br >.

________ . Lei n°. 10.172/01 - Plano Nacional de Educação. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.

________ . Lei n° 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.

________ . Lei n° 9394/96 - LDBN - Educação Especial. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.

. Lei n° 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.

. Lei n° 10.436/02 - Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dáoutras providências. Disponível em: <www.planalto.gov.br>.

. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Exame Nacional do Ensino Médio. Documento Básico 2002. Brasília: MEC/INEP, 2002.

. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: <www.mec.gov.br>.

. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - Ensino Fundamental. Disponível em: <www.mec.gov.br>.

____ . Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos. Brasília: MEC/SEF, 2002.

____ . Conselho Nacional de Educação. Cãmara de Educação Básica. Resolução n° 2, de 02 de abril de 1998: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Disponível em: <www.mec.gov.br>.

____ . Conselho Nacional de Educação. Cãmara de Educação Básica. Resolução n° 3, de 26 de junho de 1998: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em:<www.mec.gov.br>.

____ . Conselho Nacional de Educação. Cãmara de Educação Básica. Resolução n° 1, de 07 de abril de 1999: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Disponível em:<www.mec.gov.br>.

____ . Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM). Disponível em: <www.mec.gov.br>.

____ . Ministério da Educação. Resolução n° 2, de 19 de Fevereiro de 2002: Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <www.mec.gov.br>.

____ . Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Disponível em:<www.mec.gov.br>.

____ . Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Disponível em:<www.mec.gov.br>.

CARVALHO, A. M. P. Prática de Ensino. São Paulo: Pioneiras, 1998.

CANDAU, V. M. A Didática em questão. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984.

_________ . Rumo a uma nova Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.

DUTRA, C.E.G. Guia de referência a LDB/96 - com atualizações. São Paulo: AVERCAMP, 2003.

FERREIRA, N.C. Gestão democrática na Educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 1998.

GANDIM, D. Planejamento na Sala de Aula. POA, RS, 1995.

GHIRALDELLI Jr., P. Filosofia e história da educação: da colõnia ao governo Lula. 2 ed. Barueri: Manole, 2009.

________ . Democratização da escola pública: a pedagógica crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

LIBÃNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez. 1994.

LOPES, A. R.C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: UERJ, 1999.

LUCKESI, C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

________ . Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, M. R. N. S. (Org.). Confluências e Divergências Entre Currículo e Didática. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 9 ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

ROMANELLI, O. de O. História da educação no Brasil: (1930-1973). Petrópolis: Vozes, 1997.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.

____ . A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

STREHL, A. & R.; Ivony da Rocha. Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio: subsídios para alunos e professores, de acordo com a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB. 2. ed. Porto Alegre: Saga Luzzatto, 1998.

STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. C. Histórias e memórias da educação no Brasil. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2005.

VEIGA, I. P. A.; FONSECA, M. (Orgs.). As dimensões do projeto político-pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2007.

VEIGA, I. P. de A. Didática: o ensino e suas relações. 16.ed. Campinas, SP: Papirus, 2010.

VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão na escola. Brasília: Líber Livro, 2009.