UNESP - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro - SP

Notícia:   Unesp de Rio Claro - SP abre vaga para Professor na área de Matemática

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - RIO CLARO

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS

EDITAL Nº 44/2014

CAMPUS DE RIO CLARO

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E CIÊNCIAS EXATAS

Estarão abertas, nos termos do Despacho nº 197/14 - RUNESP de 11, publicado em 12/07/2014, com base na Portaria UNESP-77, de 26-2-2 e Resoluções Unesp-6 e 97-02, 89 e 99-03, 61 e 66-05, as inscrições ao concurso público de provas e títulos para contratação, por prazo determinado, de 1 (um) Professor Substituto, em caráter emergencial, para atender excepcional interesse público no período relativo ao 2º semestre letivo de 2014, e pelo prazo máximo de 5 meses, sob o regime jurídico da CLT e Legislação Complementar, em jornada de 12 horas semanais de trabalho, no conjunto de disciplinas "Cálculo III" e "Cálculo IV", do Departamento de Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro.

Obs.: O contratado poderá ministrar aula nos períodos diurno e noturno, dependendo das necessidades do Departamento.

1. DA REMUNERAÇÃO:

1.1 O salário correspondente à função de Professor Substituto na referência MS-2, em regime de 12 (doze) horas semanais, será de R$ 1.138,28

OBS.:

a) Caso o candidato tenha título de Doutor ou Livre-Docente, os salários serão, respectivamente, de: Doutor - referência MS-3.1 = R$ 1.592,11, Livre-Docente - referência MS-5.1 = R$ 1.898,11.

b) Por tratar-se de contratação em caráter emergencial e temporária, ainda que o candidato venha a obter a titulação acadêmica superior após a assinatura do contrato, esta não será considerada para fins de aumento salarial.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão recebidas dias úteis, no período de 28.07 a 01.08.2014, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Seção Técnica de Comunicações, à Av. 24-A, 1515 - Bairro Bela Vista - Rio Claro-SP.

2.2. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de inscrição deverá se inscrever nos 02 (dois) primeiros dias do período de inscrição, satisfeitas as exigências do item 5.

2.3. Não serão recebidas inscrições por via postal ou internet.

3. DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 Poderão inscrever-se graduados em nível superior, e que tenham, no mínimo, o título de Mestre. A qualificação necessária à inscrição para o concurso será demonstrada por estudos, em nível de graduação, na área do conhecimento à qual se integra o conjunto de disciplinas objeto do concurso.

3.1.1. Os diplomas de graduação com validade nacional ou os obtidos no exterior serão aceitos para fins de inscrição;

3.1.1.1. Os diplomas de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados por Universidades Públicas, atendendo os termos do artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/1996;

3.1.2. Os diplomas de Mestrado e de Doutorado serão aceitos, quando obtidos em cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES e autorizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) ;

3.1.3. Os diplomas de Mestrado e de Doutorado obtidos no exterior serão aceitos, desde que estejam reconhecidos e registrados por universidades que possuam cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES e autorizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) .

3.2. O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no concurso público com passaporte, entretanto, por ocasião da contratação deverá apresentar a cédula de identidade com visto temporário com prazo de validade compatível. Caso ainda não possua, deverá apresentar no prazo de 30 (trinta) dias, cópia simples do protocolo do pedido do visto temporário.

3.3. Não registrar antecedentes criminais.

3.4. Estar com o CPF regularizado.

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1. Requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, indicando nome completo, número da cédula de identidade, data de nascimento, filiação, naturalidade, estado civil, residência, profissão e endereço eletrônico, instruindo-o com os seguintes documentos, cópias simples:

4.1.1. cédula de identidade e no caso de candidato estrangeiro: cédula de identidade de estrangeiro com visto temporário/ permanente e na falta desta, o passaporte;

4.1.2. comprovante de estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;

4.1.3. Comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais, por meio de certidão de quitação obtida no site: www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm.

4.1.4. comprovante de ser graduado em curso superior, bem como de ser portador, no mínimo, do título de Mestre. A cópia da ata de defesa da tese poderá ser aceita para fins de inscrição, condicionada a apresentação do título homologado, na ocasião da contratação.

4.2. Os candidatos deverão apresentar comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00, a ser efetuado na Seção Técnica de Finanças ou cópia de comprovante de depósito na conta do Banco do Brasil - Agência 6862-4 Conta 345-X - UNESP-IGCE.

4.3. Curriculum Lattes das atividades realizadas, em 4 (quatro) vias, sendo uma delas devidamente documentada (inclusive com o histórico escolar - graduação e pós-graduação do candidato) no qual sejam indicados os trabalhos publicados e todas as demais informações que permitam cabal avaliação do mérito do candidato.

4.4. No caso de inscrição por procuração (com firma reconhecida) devem ser apresentados os documentos de mandato, de identidade do procurador e cópia simples daqueles relacionados nos itens 4.1. ao 4.3.

4.5. O candidato estrangeiro fica dispensado das exigências contidas nos subitens 4.1.2 e 4.1.3.

Obs.: Os modelos de requerimento e de declarações a serem preenchidos e assinados pelo candidato para fins de inscrição estarão disponíveis no endereço eletrônico www.rc.unesp. br/concursos/index.php.

5. REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO - LEI 12.782/2007

5.1. A redução do valor da taxa de inscrição, correspondente a 50% (cinqüenta por cento) , será concedida aos candidatos interessados que atendam, CUMULATIVAMENTE, os seguintes requisitos:

I - sejam estudantes, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação.

II - percebam remuneração, mensal, inferior a 02 (dois) salários mínimos, ou estejam desempregados.

5.2. A concessão da redução ficará condicionada à apresentação, pelo candidato, no ato da inscrição:

I - quanto à comprovação da condição de estudante, de um dos seguintes documentos:

a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino pública ou privada;

b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação discente;

II - quanto às circunstâncias previstas no inciso II do item 5.1. deste Edital:

a) comprovante de renda, ou de declaração, por escrito, da condição de desempregado.

OBS.: O candidato deverá apresentar os documentos originais bem como as respectivas cópias para conferência e entrega das mesmas, para posterior análise. As cópias apresentadas não serão devolvidas.

5.3. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de inscrição, deverá se inscrever nos dois primeiros dias do período de inscrição.

5.4. O recebimento dos documentos comprobatórios será procedido pela Seção Técnica de Comunicações da Unidade, após verificação da autenticidade da documentação apresentada, serão encaminhados à Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos - STDARH para análise.

5.5. O deferimento ou indeferimento das solicitações de redução de taxa de inscrição será disponibilizado no local das inscrições no dia 30.07.2014, a partir das 10 horas e, no caso de indeferimento, o prazo para interposição de recurso será de 02 (dois) dias contando a data de divulgação.

6. DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES

6.1. Será publicada, no DOE, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas por não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no presente edital.

6.2. O candidato poderá requerer ao Diretor da Unidade Universitária, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data da publicação a que se refere o item anterior, reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscrição.

7. - DAS PROVAS:

7.1 O concurso público para professor substituto constará de:

- Prova Didática - peso 1.

- Análise Curricular - peso 2.

7.2 A prova didática constará de aula teórica em nível de graduação, com duração de no mínimo 40 minutos e no máximo de 60 minutos, sobre tema a ser sorteado, com 24 horas de antecedência.

- data do sorteio do ponto da prova didática: 11.08.2014, início às 09 horas, nas dependências do Departamento de Matemática do Instituto (Av. 24-A, 1515 - Bairro Bela Vista - Rio Claro-SP) . O não comparecimento será considerado desistência.

- data do início da prova didática: 12.08.2014, às 09 horas, nas dependências do Departamento de Matemática do Instituto (Av. 24-A, 1515 - Bairro Bela Vista - Rio Claro-SP) , obedecendo à ordem de inscrição dos candidatos;

7.3 A Análise Curricular constará de julgamento do Currículo Lattes, quando serão analisadas as atividades de formação didática e científica, com maior relevância para as atividades relacionadas com o conjunto de disciplinas em concurso;

8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

8.1. Para a prova didática serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

§ - Adequação ao tema proposto (40%)

§ - Coerência e clareza na exposição (40%)

§ - Uso dos recursos e tempo disponíveis (20%)

8.2 Para a Análise Curricular, serão considerados os seguintes critérios de avaliação:

§ - Titulação (30%)

§ - Publicações (30%) ,

§ - Orientações (10%)

§ - Atividades didáticas (20%)

§ - Participação em reuniões científicas. (10%)

8.3. O programa do concurso consta do Anexo I do presente edital.

9. DA HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

9.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 07 (sete) , com pelo menos 02 (dois) membros da banca examinadora.

9.2. A ordem de classificação dos candidatos aprovados será estabelecida em função da maior média final obtida.

9.3. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

- com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

- maior média na Prova Didática

- maior pontuação na Prova de Títulos

- mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

9.4 Os casos omissos serão decididos pela Comissão Examinadora.

10. DA CONTRATAÇÃO:

10.1. O candidato classificado em 1º lugar será convocado para anuência à contratação e apresentação de declaração de bens e valores que compõem seu patrimônio privado e apresentação dos documentos comprobatórios das condições exigidas neste Edital.

10.2. O candidato classificado em primeiro lugar será contratado, em regime de 12 horas semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar.

10.3. A contratação será feita por período determinado, relativo ao 2º semestre letivo de 2014, e pelo prazo máximo de 5 meses.

10.4. O contrato de trabalho poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante autorização do Reitor.

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial do Estado - Poder Executivo - Seção I.

11.2. Caberá recurso à Congregação no prazo de 2 dias úteis, contados da data de divulgação do resultado final do concurso.

11.3. Será eliminado do concurso público o candidato que não comparecer na sala ou local do sorteio/prova no horário estabelecido.

11.4. A validade deste concurso será a partir da data de publicação no DOE da homologação até o final do semestre letivo.

11.5. A inscrição implicará no conhecimento deste Edital e no compromisso de aceitação das condições do concurso, aqui estabelecidas.

11.6. Não haverá devolução de importância paga, ainda que maior ou em duplicidade, nem isenção total de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, exceto nos casos em que o concurso público não se realizar.

11.7. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações no Diário Oficial do Estado - DOE, referentes ao presente concurso.

11.8. O candidato será responsável por qualquer erro, omissão e pelas informações prestadas no ato da inscrição.

11.9. O candidato que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não satisfaça a todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada, e em conseqüência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado e que o seja constatado posteriormente.

11.10. Os currículos ficarão à disposição dos candidatos durante o prazo de validade deste concurso. Após este prazo, se não retirados, serão descartados.

11.11. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atualizações ou retificações, enquanto não consumada à providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no DOE.

ANEXO I

PROGRAMA DO CONCURSO

1. Noções topológicas em R2 e R3.

2. Vetores e curvas: Vetor e Curva em Rn. Equação paramétrica de uma curva. Derivada de uma Curva. Regra da Cadeia.

3. Funções de várias variáveis: Função e gráfico. Limite e continuidade. Derivada parcial. Diferenciabilidade. Derivada direcional e gradiente. Regra da cadeia e plano tangente.

4. Fórmulas de Taylor. Máximos e Mínimos locais e máximos e mínimos condicionados: Multiplicadores de Lagrange.

5. Teorema da função Inversa e Teorema da Função Implícita.

6. Integral dependendo de um parâmetro.

7. Integral Múltipla e iterada. Mudança de variável. Integração imprópria.

8. Integral de linha. Independência do caminho. Teorema de Green.

9. Integral de Superfície. Teorema de Gauss e Stokes. 10 Equações diferenciais ordinárias e aplicações.

BIBLIOGRAFIA

1. AL SHENK - Cálculo e Geometria Analítica - Vol.II. Editora Campus Ltda. Rio de Janeiro, 1984.

2. APOSTOL, T.M. - Calculus - vols. I e II. Editora Reverté SÃ, Barcelona, Buenos Aires, Caracas, México, MCMLXXII.

3. ÁVILA, G.G.S. - Cálculo III - Funções de Várias Variáveis. Livros Técnicos e Científicos Editora, Rio de Janeiro, 1981.

4. GUIDORIZZI, H.L. - Um Curso de Cálculo - volumes 1, 2 e 3. Livros Técnicos e Científicos Editora. Rio de Janeiro. Ri 1995.

5. KAPLAN, W. - Cálculo Avançado. vols. I e II- Tradução. Editora Edgard Blücher Ltda., Editora da USP, 1972.

6. LANG, S. - Cálculo - Vol. II - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1976.