UNESP - Universidade Estadual Paulista - Bauru - SP

Notícia:   Unesp de Bauru reabre inscrições para seleção de Professor Substituto

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - BAURU

ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO

EDITAL Nº 139/ 2014 - STDARH-FE

FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU

Comunicamos a abertura, nos termos do Despacho nº 185, de, 11/07/2014, publicado em 12/07/2014 com base no Estatuto e no Regimento Geral da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", as inscrições para o concurso público para contratação, por prazo determinado, de 1 Professor(es) Substituto(s), em caráter emergencial, para atender período relativo ao 2º semestre 2014 e pelo prazo máximo de 05 meses, na referência MS-1, sob a égide da CLT e Legislação Complementar, no conjunto de disciplinas: PONTES , do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Engenharia - Câmpus de Bauru, em jornada de 12 horas semanais de trabalho.

Obs.: O contratado poderá ministrar aula nos períodos diurno e/ou noturno, dependendo das necessidades do Departamento.

1. DA REMUNERAÇÃO:

1.1 A remuneração correspondente à função de Auxiliar de Ensino (Referência MS-1), em jornada de 12 horas semanais, será de R$ 769,48.

OBS.:

a) Caso o candidato tenha título de Mestre, Doutor ou Livre-Docente, os salários serão, respectivamente, de Mestre - referência MS-2 = R$ 1.138,28 Doutor - referência MS-3.1 = R$ 1.592,11 Livre-Docente - referência MS-5.1 = R$ 1.898,11.

b) Por tratar-se de contratação em caráter emergencial e temporária, ainda que o candidato venha a obter a titulação acadêmica superior após a assinatura do contrato, esta não será considerada para fins de aumento salarial.

2. DAS INSCRIÇÕES

Para Inscrever-se o candidato deverá preencher o Requerimento de Inscrições exclusivamente no site www.rh.feb.unesp.br, dirigido ao Diretor da Unidade, indicando nome completo, número da cédula de identidade, idade, filiação, naturalidade, estado civil, residência, profissão, o qual deverá ser impresso e entregue na Seção Técnica de Comunicações conforme previsto no item 2.1 deste Capítulo.

Para preencher o Requerimento de Inscrição, o candidato deverá:

a) acessar o site www.rh.feb.unesp.br, durante o período de inscrição (das 09:00 horas de 04/08/2014 , às 15:59 horas de 15/08/2014);

b) localizar no site o "link" correlato ao Concurso Público desejado;

c) ler, na íntegra, o respectivo Edital e preencher total e corretamente o Requerimento de Inscrição;

d) transmitir os dados da inscrição;

e) imprimir o Requerimento de Inscrição;

f) efetuar o correspondente pagamento da taxa de inscrição, de acordo com o item 2.3.6. deste Capítulo e entregar os documentos conforme previsto no item

2.2 deste Capítulo, até a data limite para encerramento das inscrições (15/08/2014).

2.1. As inscrições serão recebidas, nos dias úteis, no período de 04/08/2014 a 15/08/2014, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, na Seção Técnica de Comunicações do Câmpus de Bauru, sito à Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa, Bauru, SP.

2.2. São Condições para inscrição:

2.2.1. Ter Graduação em;

2.2.2. possuir cédula de identidade ou, no mínimo, o protocolo de solicitação ou cédula de identidade com visto permanente, no caso de estrangeiro, e na falta desta, o passaporte;

2.2.3. quando do sexo masculino, possuir documento que comprove estar em dia com as obrigações militares;

2.2.4. ser eleitor, possuindo documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.2.5. ter bons antecedentes;

2.3. Para inscrever-se o candidato ou seu procurador deverá, no ato da inscrição apresentar-se munido das seguintes documentações do candidato:

2.3.1. cédula de identidade ou protocolo de solicitação ou, cédula de identidade com visto permanente, no caso de estrangeiro;

2.3.2. documento que comprove estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;

2.3.3. documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais;

2.3.4. Curriculum Vitae (preferencialmente tipo Lattes), devidamente comprovado, inclusive contendo o histórico escolar do candidato;

2.3.5. declaração assinada pelo candidato de que não possui antecedente criminal;

2.3.6. comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais) a ser efetuado na Seção Técnica de Finanças da Faculdade de Engenharia;

2.3.6.1. Amparado pela Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinqüenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE atenda aos seguintes requisitos:

a) sejam estudantes, assim considerados os que se encontrem regularmente matriculados em curso superior em nível de graduação ou pós-graduação; e

b) perceba remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.

2.3.6.2. O candidato que preencher as condições estabelecidas nos itens a) e b) do item 2.3.6.1. deste Edital deverá solicitar a redução do pagamento da taxa de inscrição obedecendo aos seguintes procedimentos:

2.3.6.3. Comparecer, no primeiro dia de inscrição, das 9h às 11h00m, na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da Faculdade de Engenharia, sito à a Av. Luiz Edmundo Carrijo Coube nº 14-01, Vargem Limpa, Bauru SP e retirar o requerimento com os dados solicitados.

2.3.6.4. preencher total e corretamente o requerimento, assinar e entregar, pessoalmente, juntamente com os documentos comprobatórios adiante descritos nas letras a) e b), até às 11h do dia 05/08/2014, na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da FE, indicando no envelope: "Ref.: Redução do valor de inscrição - Edital nº 139/2014."

a) certidão ou declaração expedida por instituição de ensino pública ou privada, comprovando a sua condição estudantil; ou

a1) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada ou por entidade de representação estudantil; e

b) comprovante de renda especificando perceber remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos; ou

b1) declaração, por escrito, da condição de desempregado - Anexo II.

2.3.6.5. Os documentos comprobatórios citados no subitem 2.3.6.4., deste Capítulo, deverão ser entregues por meio de cópias reprográficas simples acompanhadas dos originais, para serem vistadas pelo receptor.

2.3.6.6. Não serão consideradas cópias sem o acompanhamento dos originais, bem como documentos entregues por outro meio que não o estabelecido no subitem 2.3.6.5. deste Capítulo.

2.3.6.7. O candidato deverá, a partir das 14 horas de 06/08/2014, comparecer na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos da FE para verificar o resultado da solicitação pleiteada.

2.3.6.8. O candidato que tiver a solicitação deferida receberá documento a ser apresentado na Seção Técnica de Finanças da Faculdade de Engenharia, com valor da taxa de inscrição reduzida. .

2.3.6.9. O candidato que tiver a solicitação indeferida deverá proceder conforme item 2.3.6. do Edital.

2.3.7. CPF regularizado.

OBS.:

a) os documentos relacionados nos subitens 2.3.1 a 2.3.4. e 2.3.7, deverão estar acompanhados de cópia xerográfica, os quais ficarão retidos juntamente com os demais documentos, no ato da inscrição.

b) O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no concurso público com passaporte, entretanto, por ocasião da contratação/ nomeação deverá apresentar a cédula de identidade com visto permanente. Caso ainda não possua, deverá apresentar visto temporário e no prazo de 30 (trinta) dias entregar cópia simples do protocolo do pedido de transformação do visto temporário em permanente, bem como fica dispensado das exigências contidas nos subitens 2.2.3 e 2.2.4.

2.3.7 No caso de inscrição por procuração (com firma reconhecida), devem ser apresentados os documentos de mandato, de identidade do procurador e aqueles relacionados no sub-item 2.2.

2.4. Às 16:00 horas (horário de Brasília) de 15/08/2014, a ficha de inscrição não estará mais disponibilizada no site.

2.4.1. O descumprimento das instruções para o preenchimento da ficha inscrição pela internet e a sua entrega na Seção Técnica de Comunicações implicará a não efetivação da inscrição.

2.4.2. A FE não se responsabiliza por preenchimento da ficha de inscrição pela internet e não impressa para entrega na Seção Técnica de Comunicação conforme previsto no Capitulo 2 deste Edital ou por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.4.3. O candidato que não tiver acesso próprio à internet poderá preencher sua ficha de inscrição por meio de serviços públicos, tais como o PROGRAMA ACESSA SÃO PAULO, que disponibiliza postos (locais públicos para acesso à internet), em todas as regiões da cidade de São Paulo e em várias cidades do Estado. Esse programa é completamente gratuito e permitido a todo cidadão.

2.4.4. Para utilizar o equipamento, basta ser feito um cadastro e apresentar o RG nos próprios Postos do Acessa SP em um dos endereços disponíveis no site www.acessasaopaulo.sp.gov.br.

3. DO DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES

3.1. Será publicada, no DOE, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas, por não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no presente edital.

3.2. O candidato poderá requerer ao Diretor da Unidade Universitária, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data da publicação a que se refere o item anterior, reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscrição.

4. DAS PROVAS:

4.1. O Concurso Público para Professor Substituto constará das seguintes provas:

4.1.1. Prova de Títulos (Análise de Curriculum Vitae em que serão avaliadas as atividades de formação didática e científica, com maior relevância para as atividades relacionadas com a disciplina do Concurso)

- Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação e pontuação:

1. Titulação (até 3,0 pontos);

2. Experiência didática (até 3,0 pontos);

3. Produção profissional (até 2,0 pontos);

4. Produção científica (até 2,0 pontos).

4.1.2. Prova Didática (constará de aula teórica em nível de graduação, com duração de no mínimo 40 minutos e no máximo 60 minutos, sobre tema, a ser sorteado com 24 horas de antecedência, de uma lista de pontos organizados pela Comissão Examinadora, a partir do programa do Concurso. A ordem de apresentação da aula será definida por sorteio).

- Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação e pontuação:

1. Adequação ao tema sorteado (até 1,0 ponto);

2. Adequação ao tempo mín./máx. (até 1,0 ponto);

3. Didática (desenvoltura e organização do conteúdo) (até 4,0 pontos);

4. Qualidade da apresentação (até 2,0 pontos);

5. Exemplos utilizados (até 2,0 pontos)

4.2. As provas terão os seguintes pesos:

- Prova de Títulos - Peso 2

- Prova Didática - Peso 1

4.3. O Edital de Convocação para as provas será divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) constando a data, o local e o horário de realização.

4.4. O programa do concurso encontra-se no Anexo I deste edital.

5. DA HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE:

5.1. Serão considerados habilitados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7 (sete), por pelo menos 02 (dois) membros da Comissão;

5.2. Os candidatos serão classificados em função das médias das pontuações atribuídas pelos membros da Comissão Examinadora do Concurso.

5.3 A nota final será a média aritmética das notas atribuídas do Concurso;

5.4. O candidato será classificado de acordo com a nota final obtida;

5.5. No caso de empate nas médias das Pontuações, serão considerados; sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

5.5.1. De maior idade, conforme critérios de desempate o § único do artigo 27 da Lei Federal nº 10.741/03, quando for o caso

5.5.2. Maior nota obtida na Prova Didática

5.5.3. Maior nota obtida no critério Experiência Didática

5.5.4. Maior nota obtida no critério Formação Acadêmica e Análise do Histórico Escolar

5.5.5. Maior nota obtida no critério Publicações e Atividades Científicas.

5.6. Em virtude do número de vagas, não se aplicam ao presente concurso os dispositivos da L.C. 683/92 (reserva de vagas a pessoas com deficiência física).

6. DA CONTRATAÇÃO:

6.1 O candidato classificado em 1º lugar, ou no caso de desistência deste, o seguinte na classificação dos aprovados, será contratado, em jornada de 12 horas semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e Legislação Complementar, para atender o período relativo ao 2º semestre 2014, pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses. O contrato de trabalho poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante autorização do Reitor.

7. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

7.1. Não serão recebidas inscrições por via postal ou Internet.

7.2. Não serão devolvidas, a taxa de inscrição e as cópias dos documentos apresentados no ato da mesma.

7.3. Caberá recurso à Congregação no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data da publicação resultado final do concurso. A Congregação terá o prazo de 05 (cinco) dias úteis para responder ao recurso impetrado, a contar do prazo final para recurso.

7.4. A inscrição implicará no conhecimento deste Edital e no compromisso de aceitação das condições do concurso, aqui estabelecidas.

7.5. O concurso terá validade de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por igual período.

(Processo nº 865/14)

ANEXO I

Programa do Concurso

1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DO PROJETO DE PONTES: elementos constituintes usuais e tipologias usuais;

2. LINHAS DE INFLUÊNCIA EM ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS: reações de apoio e esforços internos solicitantes;

3. LINHAS DE INFLUÊNCIA EM ESTRUTURAS HIPERESTÁTICAS: reações de apoio e esforços internos solicitantes;

4. AÇÕES: permanentes, variáveis e excepcionais;

5. ASPECTOS HIDROLÓGICOS E HIDRÁULICOS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PONTES: elementos básicos de hidrologia e hidráulica utilizados no projeto de pontes; roteiro para a escolha da obra e determinação de níveis de enchente máximo;

6. PROCESSOS CONSTRUTIVOS EM PONTES;

7. PONTES EM LAJES;

8. PONTES EM VIGAS;

9. ASPECTOS TEÓRICOS DO PROJETO DE SUPERESTRUTURAS DE PONTES: distribuição transversal;

10. CÁLCULO DE PONTES CONSTITUÍDAS POR DIVERSAS VIGAS PRINCIPAIS.

ANEXO II

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Carga móvel rodoviária e de pedestres em pontes, viadutos, passarelas e outras estruturas. NBR 7188. Rio de Janeiro: ABNT. 2013. 14p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de pontes de concreto armado e de concreto protendido - Procedimento. NBR 7187. Rio de Janeiro: ABNT. 2003. 11p.

MARCHETTI, O. Pontes de Concreto Armado. Rio de Janerio: Edgard Blucher. 2008.

PFEIL, W. Concreto armado. Rio de Janeiro: LTC, 1993. PFEIL, W. Pontes em concreto armado. Rio de Janeiro: LTC, 1992.

SÜSSEKIND, J. C. Curso de análise estrutural. 3 ed. Porto Alegre: Globo, 1979.