UNESP - Universidade Estadual Paulista - Araraquara - SP

Notícia:   Unesp abre vagas para Professor Substituto no campus de Araraquara - SP

UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - ARARAQUARA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL Nº 48/2014 – FCL/CAR

Acham-se abertas, nos termos do Despacho nº 197/2014-PRAd de 11/7/2014, publicado em 12/7/2014 e com base nas Resoluções UNESP nº 6/2002, 89/2003 e alterações posteriores, as inscrições ao concurso público de Provas e Títulos para contratação de 2 (dois) PROFESSORES SUBSTITUTOS, por prazo determinado, em caráter emergencial para atender excepcional interesse público, no período relativo ao 2º semestre letivo de 2014, e pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses, em 12 horas semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, nas disciplinas: Língua Espanhola I, Língua Espa­nhola II, Língua Espanhola III, Língua Espanhola IV, Literatura Espanhola e Literatura Hispano-Americana junto ao Departa­mento de Letras Modernas da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara.

Os contratados deverão ministrar aulas nos períodos diurno e/ou noturno, dependendo das necessidades do Departamento.

1. REMUNERAÇÃO

1.1. O salário de Professor Substituto é de R$ 1.138,28, correspondente à referência MS-2, em 12 horas semanais.

OBS: Caso o candidato tenha o título de Doutor (ref. MS-3.1) ou de Livre-Docente (ref. MS-5.1) o salário será de: R$ 1.592,11 e R$ 1.824,66, respectivamente.

Por tratar-se de contratação em caráter emergencial e temporária, ainda que o candidato venha a obter titulação acadêmica superior após a assinatura do contrato, esta não será considerada para fins de aumento salarial.

2. INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 4-8-2014 a 8-8-2014, no horário das 8h30min às 11h e das 14h às 16h30min, na Seção Técnica de Comunicações, sito à Rodovia Araraquara-Jaú, km 1, Araraquara-SP.

2.2. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de inscrição deverá se inscrever nos 2 (dois) primeiros dias do período de inscrição, satisfeitas as exigências do item 5.

2.3. Não serão recebidas inscrições por via postal ou internet.

3. CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1. Poderão inscrever candidatos graduados em curso de nível superior que tenham, no mínimo, título de Mestre em Letras, Linguística, Estudos literários e áreas afins. A qualificação necessária à inscrição para o concurso será demonstrada por estudos, em nível de graduação, na área do conhecimento à qual se integra a disciplina ou conjunto de disciplinas objeto do concurso.

3.1.1. Os Candidatos deverão possuir formação em Letras - Língua Espanhola.

3.1.2. Os diplomas de graduação com validade nacional ou os obtidos no exterior serão aceitos para fins de inscrição;

3.1.2.1. Os diplomas de graduação obtidos no exterior deverão estar revalidados por Universidades Públicas, aten­dendo os termos do artigo 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9.394/1996;

3.1.3. Os diplomas de Mestrado e de Doutorado serão aceitos, quando obtidos em cursos de pós-graduação recomen­dados pela CAPES e autorizados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE);

3.1.4. Os diplomas de Mestrado e de Doutorado obtidos no exterior serão aceitos, desde que estejam reconhecidos e regis­trados por universidades que possuam cursos de pós-graduação recomendados pela CAPES e autorizados pelo Conselho Nacio­nal de Educação (CNE).

3.2. O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no con­curso público com passaporte, entretanto, por ocasião da contratação deverá apresentar a cédula de identidade com visto temporário com prazo de validade compatível. Caso ainda não possua, deverá apresentar no prazo de 30 (trinta) dias, cópia simples do protocolo do pedido do visto temporário.

3.3. Não registrar antecedentes criminais.

3.4. Estar com o CPF regularizado.

4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1. Requerimento dirigido ao Diretor da Unidade, indicando nome completo, número da cédula de identidade, data de nasci­mento, filiação, naturalidade, estado civil, residência, profissão e endereço eletrônico, instruindo-o com os seguintes documentos, cópias simples:

4.1.1. cédula de identidade e no caso de candidato estran­geiro: cédula de identidade de estrangeiro com visto temporário e na falta desta, o passaporte;

4.1.2. comprovante de estar em dia com as obrigações militares, quando do sexo masculino;

4.1.3. comprovante de estar quite com a Justiça Eleitoral;

4.1.4. comprovante de graduação em curso superior e com­provante da pós-graduação, de acordo com os itens 3.1. e 3.1.1. A cópia da ata de defesa da tese poderá ser aceita para fins de inscrição, condicionada a apresentação do título homologado, na ocasião da contratação.

4.2. Os candidatos deverão apresentar comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 75,00, efetua­do na Seção Técnica de Finanças.

4.3. Curriculum vitae (modelo plataforma Lattes) das ativi­dades realizadas, em 3 (três) vias, sendo uma delas devidamente documentada (inclusive com o histórico escolar - graduação e pós-graduação do candidato) no qual sejam indicados os tra­balhos publicados e todas as demais informações que permitam cabal avaliação do mérito do candidato.

4.4. No caso de inscrição por procuração devem ser apre­sentados os documentos de mandato, de identidade do procura­dor e cópia simples daqueles relacionados nos itens 4.1. ao 4.3.

4.5. O candidato estrangeiro fica dispensado das exigências contidas nos subitens 4.1.2 e 4.1.3.

Obs: Os modelos de requerimento e de declarações a serem preenchidos e assinados pelo candidato para fins de inscrição estarão disponíveis no endereço eletrônico www.fclar. unesp.br/#!/instituicao/administracao/divisao-tecnica-adminis-trativa/recursos-humanos/concursos/docente/

5. REDUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO - LEI 12.782/2007

5.1. A redução do valor da taxa de inscrição, correspondente a 50% (cinqüenta por cento), será concedida aos candidatos interessados que atendam, CUMULATIVAMENTE, os seguintes requisitos:

I - sejam estudantes, assim considerados os que se encon­trem regularmente matriculados em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação.

II - percebam remuneração, mensal, inferior a 2 (dois) salá­rios mínimos, ou estejam desempregados.

5.2. A concessão da redução ficará condicionada à apresen­tação, pelo candidato, no ato da inscrição:

I - quanto à comprovação da condição de estudante, de um dos seguintes documentos:

a) certidão ou declaração, expedida por instituição de ensi­no pública ou privada;

b) carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação discente;

II - quanto às circunstâncias previstas no inciso II do item 5.1. deste Edital:

a) comprovante de renda, ou de declaração, por escrito, da condição de desempregado.

OBS: O candidato deverá apresentar os documentos origi­nais bem como as respectivas cópias para conferência e entrega das mesmas, para posterior análise. As cópias apresentadas não serão devolvidas.

5.3. O candidato que tiver interesse na redução da taxa de inscrição, deverá se inscrever nos dois primeiros dias do período de inscrição.

5.4. O recebimento dos documentos comprobatórios será procedido pela Seção Técnica de Comunicações da Unidade, após verificação da autenticidade da documentação apresen­tada, serão encaminhados à Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos - STDARH para análise.

5.5. O deferimento ou indeferimento das solicitações de redução de taxa de inscrição será disponibilizado no local das inscrições no dia 6-8-2014, a partir das 14h e, no caso de inde­ferimento, o prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias contando a data de divulgação.

6. DEFERIMENTO E INDEFERIMENTO DE INSCRIÇÕES

6.1. Será publicada, no DOE, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições indeferidas por não se enquadrarem nas exigências estabelecidas no presente edital.

6.2. O candidato poderá requerer, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data da publicação a que se refere o item anterior, reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscri­ção, que será apreciada pela Congregação no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do prazo final de recurso.

7. PROVAS, AVALIAÇÃO E JULGAMENTO

7.1. O concurso constará de:

7.1.1. Prova de títulos (peso 2)

7.1.2. Consistirá na análise das atividades de formação didática e científica, com maior relevância para as atividades relacionadas com a disciplina em concurso.

Serão adotados os seguintes critérios de avaliação e pontuação:

- Titulação (até 2,50 pontos);

- Produção Científica (até 2,00 pontos).

- Experiência Didática na Área do Concurso (até 3,50 pontos);

- Experiência Didática Fora da Área do Concurso (até 2,00 pontos).

7.1.3. PROVA DIDÁTICA (peso 1)

7.1.4. Consistirá de aula teórica em nível de graduação, com duração de no mínimo 40 minutos e no máximo de 60 minutos, cujo ponto será sorteado, pelos candidatos, com 24 horas de antecedência, de uma lista organizada pela Comissão Examina­dora a partir do programa do concurso.

7.1.5. É de responsabilidade da Comissão Examinadora discutir e determinar o desconto ou não de pontos quando o candidato não atingir o tempo mínimo necessário, ou exceder o tempo máximo determinado.

7.1.6. A prova didática seguirá o seguinte calendário:

- data do sorteio do ponto da prova didática: 19-08-2014 às 9h.

- data da prova didática: 20-08-2014, início às 9h., obede­cendo à ordem de inscrição dos candidatos, que poderão utilizar material e elementos para a orientação e ilustração da aula.

Serão adotados os seguintes critérios de avaliação e pontuação:

- Planejamento e organização da aula (até 2,00 pontos); - Clareza expositiva (até 2,50 pontos);

- Domínio teórico e conceitual do tema (até 2,50 pontos); - Profundidade na abordagem do tema (até 2,00 pontos); - Adequação da bibliografia indicada à natureza das disci­plinas em concurso (até 1,00 ponto).

7.1.7. Todos os candidatos deverão comparecer à prova didática no dia 20-08-2014 às 9h.

7.1.8. O candidato deverá comparecer no dia 19-08-2014 às 8h30min na sala 17 - Prédio da Administração desta Faculdade, localizado na Rodovia Araraquara-Jaú, km 1. O não compareci­mento do candidato no dia, horário e local determinado será considerado desistência.

8. HABILITAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

8.1. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou superior a 7 (sete), com pelo menos 2 (dois) membros da banca examinadora.

8.2. A ordem de classificação dos candidatos aprovados será estabelecida em função da maior média final obtida.

8.3. Em caso de igualdade da pontuação final, serão aplica­dos, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

- com idade igual ou superior a 60 anos, nos termos da Lei Federal 10.741/2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

- melhor média na Prova Didática;

- melhor pontuação na Prova de Títulos;

- mais idoso entre aqueles com idade inferior a 60 anos.

8.4. Os casos omissos serão decididos pela Comissão Examinadora.

9. CONTRATAÇÃO

9.1. Os candidatos classificados em primeiro e segundo lugares serão contratados por prazo determinado, no período relativo ao 2º semestre letivo de 2014 e pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses, em 12 horas semanais de trabalho, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar.

9.2. O contrato de trabalho poderá ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante autorização do Reitor.

10. DISPOSIÇÕES GERAIS:

10.1. O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial do Estado - DOE - Poder Executivo - Seção I.

10.2. Caberá recurso à Congregação, sob os aspectos formal e legal, no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da data de publicação do resultado final do concurso. A Congregação terá o prazo de 5 (cinco) dias úteis para responder o recurso impetrado, a contar do prazo final para recurso.

10.3. O resultado final do concurso público será homologa­do pela Congregação da Unidade Universitária.

10.4. Quando os prazos previstos para a inscrição e/ou recurso terminarem em sábado, domingo, feriado ou dia que não houver expediente ou que o expediente for encerrado antes do horário normal, estes ficarão automaticamente prorrogados até o primeiro dia útil subsequente.

10.5. Será eliminado do concurso público o candidato que, não atendendo à época de sua inscrição, aos requisitos previstos no item 5.2., tenha obtido, com emprego de fraude ou qualquer outro meio que evidencie má fé, a redução da taxa de inscrição.

10.6. A eliminação deverá ser precedida de procedimento em que se garanta ao candidato ampla defesa e importará a anulação da inscrição e dos demais atos praticados pelo candi­dato, sem prejuízo da aplicação.

10.7. Será eliminado do concurso público o candidato que não comparecer na sala ou local de sorteio/prova no horário estabelecido.

10.8. A validade deste concurso será a partir da data de publicação no DOE da homologação até o final do semestre letivo.

10.9. Não haverá devolução de importância paga, ainda que maior ou em duplicidade, nem isenção total de pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, exceto nos casos em que o concurso público não se realizar.

10.10. É de responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações no DOE, referente ao presente concurso.

10.11. O currículo documentado ficará à disposição dos candidatos durante o prazo de validade deste concurso. Após este prazo, se não retirado, será descartado.

10.12. Os questionamentos relativos a casos omissos ou duvidosos serão julgados pela Comissão Examinadora ou Admi­nistração da Unidade.

10.13. A inscrição implicará no conhecimento deste Edital e no compromisso de aceitação das condições do concurso, aqui estabelecidas.

10.14. O candidato será responsável por qualquer erro, omissão e pelas informações prestadas no ato da inscrição.

10.15. O candidato que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não satisfaça a todas as condições estabelecidas neste Edital, terá sua inscrição cancelada, e em conseqüência, anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que aprovado e que o seja constatado posteriormente.

10.16. Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais atua­lizações ou retificações, enquanto não consumada à providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será men­cionada em Edital ou Aviso a ser publicado no DOE.

ANEXO I

PROGRAMA

- Aspectos fonéticos e fonológicos no ensino de língua espanhola como LE

- O trabalho com os gêneros textuais na aula de ELE

- A variação linguística na língua espanhola

- Autores e obras essenciais do teatro do Siglo de Oro

- A "Generación del 27"

- O romance picaresco: características, autores e obras ANEXO II

BIBLIOGRAFIA

ALARCOS LLORACH, E. Gramática de la lengua española. Madri: Espasa-Calpe, 1995.

ALCINA ROVIRA, J. F. Historia de la literatura española. Madrid: Gredos, 1990.

ALVARES, M. Tipos de escrito I: Narración y descripción. Madrid: Arco/Libros, 1997

ALVARES, M. Tipos de escrito II: exposición y argumentación. Madrid: Arco/Libros, 1997.

ANÓNIMO. La vida del Lazarillo de Tormes y de sus fortunas y adversidades. Madri: Castalia, 1987.

ANÓNIMO. Lazarilho de Tormes. Ed. bilíngue a partir da edição de Medina del Campo, 1554; org. e ed. Do texto em espanhol, notas e estudo crítico de Mario M. González; trad. De Heloísa Costa Milton e Antônio R, Esteves; revisão da trad. de Valéria de Marco. São Paulo: Editora 34, 2005.

BOSQUE, I.; DEMONTE, V. (Org.). Gramática descriptiva de la lengua española. Madrid: Espasa, 1999. 3v.

CAMPOS, F. de. História Ibérica: apogeu e declínio. São Paulo: Contexto, 1997.

CANAVAGGIO, Jean (dir.). Historia de la literatura española. Barcelona: Ariel, [19__-200_]. [Vários volumes].

CARDONA, F. LL. Poetas españoles del Siglo de Oro. Barce­lona: Edicomunicaciones, 1999.

CARRICABURO, Nº Las fórmulas de tratamiento en el español actual. Madri: Arco / Libros, 1997.

CASSANY, Daniel. Describir el escribir. Cómo se aprende a escribir. Barcelona: Paidós, 1997.

CERVANTES, Miguel de. Obras completas. Madri: Aguilar, 1956.

GARCIA DE LA CONCHA, V. Nueva lectura del Lazarillo. Madri: Castalia, 1981.

GARCÍA LÓPEZ, J. Historia de la literatura española. Barce­lona: Vicens Vives, 2004.

GOMEZ TORREGO, L. Gramática didáctica del español. Madri: SM, 1997.

GONZÁLEZ, Mario. O romance picaresco. São Paulo: Ática, 1988.

LIPSKI, J. El español de América. Madri: Cátedra, 1996.

LLISTERRI, J. Enseñanza de la pronunciación. Cervantes. Revista del Instituto Cervantes en Italia, nº 4, v. 1, p. 91-114. 2003. Disponível em: \<http://liceu.uab.cat/~joaquim/publica-cions/Llisterri_03_Pronunciacion_ELE.pdf\>.

MACHADO, Antônio. Poesías completas. Madri: Espasa-Calpe, 2002.

MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español. Nueva edición revisada. Madri: Edelsa, 1995 (2 vol).

MORENO FERNÁNDEZ, F. ¿Qué español enseñar? Madri: Arco/Libros, 2000.

MORENO FERNÁNDEZ, F. Las variedades de la lengua española y su enseñanza. Madri: Arco/Libros, 2010

MORENO, César. (Coord.). América latina em sua literatura. São Paulo: Perspectiva, 1979.

OVIEDO, José Miguel. Historia de la literatura hispanoame-ricana: de los orígenes a la Emancipación (vol. 1). Madri: Alianza Editorial, 1995.

PEREZ, J. La sociedad española del Renacimiento. Alicante: Biblioteca Virtual de Cervantes, 2001. Disponível em www. cervantesvirtual.com

PIZARRO, Ana (coord.). América Latina: palavra, literatura e cultura: emancipação do discurso (vol. 2). São Paulo: Memorial; Campinas: UNICAMP, 1994.

QUILIS, A. Principios de fonología y fonética españolas. Madri: Arco/libros, 2002.

REAL ACADEMIA ESPAÑOLA. Nueva gramática de la lengua española. Madri: Espasa, 2010.

RICO, F. (Dir.). Historia y crítica de la literatura española. Barcelona: Grijalbo, 1980 (T. 2 e 3).

RICO, Francisco (org.). Historia y crítica de la literatura española. Barcelona: Editorial Crítica, [19__]. [Vários volumes].

SANDES, E. I. A. Análise das dificuldades dos estudantes brasileiros de E/LE na percepção e na produção dos sons apro-ximantes e nasais em língua espanhola. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: \< www.teses.usp.br/teses/.../8/8145/.../2010_EgisvandaIsysde-Almeida.pdf\>.

YNDURAIN, F. (org.) Edad de Oro. Madri: Editora Nacional, 1972. T. II.

Proc. 958/2002-FCL/Car.

DIVISÃO TÉCNICA ACADÊMICA

Edital 10/2014-DTA-FCL/CAr

Estarão abertas na Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Letras as inscrições para o processo seletivo 2014, para ingresso em 2015, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Cursos de Mestrado e Doutorado, conforme estabelecido neste Edital.

CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO

Inscrições: 25 a 29 de agosto de 2014 (segunda a sexta-feira) https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/

Divulgação da análise técnica das inscrições (inscrições deferidas/indeferidas): 30 de setembro de 2014 (terça-feira, a partir das 16 horas) www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/_estudos-literarios/processo-seletivo

Prova de Proficiência: 10 de outubro de 2014 (sexta-feira), das 9 às 12 horas

Divulgação do resultado da prova de proficiência: 14 de outubro de 2014 (terça-feira, a partir das 16 horas) www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/_estudos-literarios/processo-seletivo/

Prova de Conhecimentos Específicos: 31 de outubro de 2014 (sexta-feira), das 9 às 13 horas

Divulgação do resultado da prova de conhecimentos especí­ficos: 4 de novembro de 2014 (terça-feira, a partir das 16 horas) www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/_estudos-literarios/processo-seletivo/

Entrevistas: Dia 19 de novembro de 2014 (quarta-feira, a partir das 9 horas)

Divulgação do resultado das entrevistas: 25 de novembro de 2014 (terça-feira, a partir das 16 horas) www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/_estudos-literarios/processo-seletivo/

Resultado Final: 9 de dezembro de 2014 (terça-feira, a partir das 16 horas) www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/ estudos-literarios/processo-seletivo/

REQUISITOS PARA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

Serão admitidos como candidatos os portadores de Diploma de Curso Superior em Letras, Linguística, Estudos da Linguagem, Artes e nas áreas afins de Ciências Sociais e Ciências Humanas, a critério do Conselho do Programa.

Observações: a) Mestrado: os candidatos que estiverem em fase de conclusão do curso de Graduação poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão antes da data fixada para a matrícula, que ocorrerá em janeiro de 2015; b) Doutorado: os candidatos que estiverem em fase de conclusão do curso de Mestrado poderão inscrever-se para o processo seletivo, ficando a matrícula condicionada à apresentação dos comprovantes da referida conclusão antes da data fixada para a matrícula que ocorrerá em janeiro de 2015.

FORMA DE SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO. O candidato deve­rá inscrever-se, no período fixado, exclusivamente pela internet, pelo endereço: https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/. É necessário enviar também a documentação exigida e o compro­vante de pagamento da taxa de inscrição, via correio (Sedex), para o Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, no seguinte endereço:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - UNESP

SEÇÃO TÉCNICA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1 - Caixa Postal 174

CEP: 14800-901 - Araraquara - SP

Observação: Só serão aceitas inscrições em que a data de postagem da documentação ocorra até o dia 29/8/2014 e o seu deferimento está condicionado à entrega de todos os documentos exigidos, sendo de total responsabilidade do candidato a conferência do material apresentado. O Programa não se responsabiliza por problemas decorrentes de dificuldade de acesso à internet ou por problemas técnicos que competem aos Correios.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

- Inscrição de 25 a 29 de agosto de 2014 pelo endereço: https://sistemas.unesp.br/inscricao_unesp/

- Cópia do diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação. O candidato em fase de conclusão da Graduação poderá entregar documento da instituição de ensino, atestando que está apto a concluir o curso antes da data de matrícula, que ocorrerá em janeiro de 2015;

- Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;

- Cópia do diploma ou Certificado de Conclusão de Mestra­do (somente para candidatos ao Doutorado). O candidato em fase de conclusão do Mestrado poderá entregar documento da instituição de ensino, atestando que está apto a concluir o curso antes da data de matrícula, que ocorrerá em janeiro de 2015;

- Cópia do Histórico Escolar de Mestrado (somente para candidatos ao Doutorado), constando todos os dados do curso, das disciplinas/atividades cumpridas e data de defesa da dissertação;

- Os candidatos que já concluíram o Mestrado deverão apresentar histórico escolar final no qual devem constar todos os dados do Mestrado, inclusive a data da defesa;

- Curriculum Vitae, no formato Lattes-CNPq, atualizado e devidamente documentado (cópia dos comprovantes de todas as atividades listadas no Curriculum Vitae) a ser entregue encadernado;

- 5 (cinco) cópias do projeto de Pesquisa;

- Indicação obrigatória de um único possível orientador entre os docentes que pertençam à linha de pesquisa a que se vincula o projeto do candidato e que estejam oferecendo vagas no nível pretendido (Mestrado ou Doutorado). A indicação de orientador sem vagas implica o indeferimento da inscrição;

- 1 foto 3/4 recente;

- Cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, Título Eleitoral, Certidão de Nascimento ou Casamento, Documento Militar (para o sexo masculino). Não há necessidade de autenticação;

- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 53,00 (cinquenta e três reais), a ser depositada na seguinte conta corrente:

BANCO DO BRASIL (Banco nº 001)

Agência 6933-7

Conta corrente 360-3 em nome da Faculdade de Ciências e Letras

CNPJ: 48.031.918/0026-82

Além dos documentos listados acima, os candidatos ao Doutorado Direto (não portadores do título de Mestre), em conformidade com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UNESP, deverão comprovar, no momento da inscrição, proficiência em pelo menos um idioma estrangeiro e encami­nhar Curriculum Vitae, no formato Lattes-CNPq, atualizado e devidamente comprovado a ser entregue encadernado que demonstre sua destacada competência cultural e científica, a qual será apreciada pelo Conselho do Programa e reconhecida pela Congregação da FCL.

Observações:

a) O deferimento da inscrição fica condicionado à análise técnica da documentação exigida e ao reconhecimento, quando necessário, de área afim do curso de graduação pelo Conselho do Programa. As inscrições deferidas/indeferidas serão publica­das no dia 30 de setembro de 2014, a partir das 16 horas, no endereço: www.fclar.unesp.br/pos-graduacao/stricto-sensu/_estudos-literarios/processo-seletivo/

b) Em hipótese alguma será devolvida a taxa de inscrição;

c) Desde que devidamente justificado, o pedido de recurso em cada fase do processo será aceito no prazo máximo de três dias úteis, após divulgação do resultado;

e) O candidato não selecionado poderá retirar o material encaminhado para a Seleção no período de 2 a 28 de fevereiro de 2015. Após esse período o material será incinerado.