UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - MT

Notícia:   Unemat retifica PS 008/2014 e mantém o PS 012/2014 inalterado

UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO

EDITAL Nº 012/2014- UNEMAT

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROVAS E TÍTULOS PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, no uso de suas atribuições legais e em cumprimento das normas previstas no artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, Decreto Estadual nº 914 de 27 de novembro de 2007 e Lei Complementar Estadual nº. 320, de 30 de junho de 2008, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à realização de Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos visando atender a necessidade temporária de excepcional interesse público para a contratação de Professor da Educação Superior para atuarem na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, na FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAS E APLICADAS do Campus Universitário de SINOP.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente Processo Seletivo será regido por este Edital, seus Anexos e, no que couber, pela Instrução Normativa nº 006/2013 - UNEMAT, devidamente publicada no site da UNEMAT, no endereço www.unemat.br/prad/dars/?link=normativas.

1.1.1. O (a) candidato (a) não poderá alegar sob hipótese alguma o desconhecimento de referida Instrução Normativa.

1.2. O processo seletivo será realizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso e todas as etapas serão realizadas na cidade de SINOP-MT.

1.3. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

2. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

2.1. Período das inscrições: 15/04/2014 a 30/04/2014.

2.1.1. As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 08h às 11h e das 14h às 17h, na FACISA - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, localizada na Unemat, Avenida dos Ingás, 3001, centro, Sinop/MT, telefone 66 3511 2128.

2.1.1.1. Serão aceitas inscrições realizadas por procurador com poderes especiais, desde que a procuração tenha firma reconhecida em Cartório.

2.1.1.2. Não será aceita inscrição via fax, correio eletrônico ou fora do prazo estabelecido no item 2.1 deste Edital.

2.1.1.3. As inscrições postadas pelo correio deverão ser entregues na Unemat, no endereço constante no item 2.1.1, dentro do período de inscrições estabelecido no item 2.1 deste Edital.

2.2. Confirmação das inscrições e divulgação do local de realização da Prova Escrita e da Prova de Desempenho Didático: 30/04/2014 a partir das 09h

2.2.1. As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário.

2.3. Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos: 05/05/2014 às 13:30h

2.4. Divulgação do resultado da Prova Escrita: 06/05/2014 a partir das 09h

2.5. Sorteio do tema para a Prova de Desempenho Didático: 05/05/2014 às 13h 15min

2.6. Realização da Prova de Desempenho Didático: 07/05/2014 às 13h.

2.7. Divulgação do resultado da Prova de Desempenho Didático: 08/05/2014 a partir das 09h.

2.8. Divulgação do resultado da Avaliação de Títulos: 08/05/2014 a partir das 09h.

2.9. Prazo para interposição de recursos, nos termos da Instrução Normativa 006/2013-UNEMAT: 09/05/2014.

2.9.1. Divulgação do resultado dos recursos (Se houver): 12/05/2014.

2.10. Resultado Final do Processo seletivo: A partir de 09/05/2014, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

2.10.1. O referido resultado será afixado no mural do Campus Universitário, nos murais dos Cursos envolvidos no Processo Seletivo e no site da UNEMAT (www.unemat.br/seletivos).

3. DA ATRIBUIÇÃO, DAS VAGAS E DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

3.1. As atribuições do Professor da Educação Superior, contratado por meio deste Edital, são as voltadas para as atividades de ensino.

3.2. As áreas, com seus requisitos e vagas, estão apresentados na Tabela abaixo:

CURSO

GRANDE ÁREA

ÁREA

REQUISITOS LEGAIS

JORNADA DE TRABALHO

Nº DE VAGAS/ CR*

VIGÊNCIA DO CONTRATO

Administração

Ciências Sociais Aplicadas

Direito

Graduação em Direito

20 horas

01

14/05/2014 a 31/07/2014

Ciências Contábeis

Ciências Sociais Aplicadas

Contabilidade Específica

Graduação em Ciências Contábeis

20 horas

01

14/05/2014 a 31/07/2014

Contabilidade Privada

Graduação em Ciências Contábeis

20 horas

CR

-

*Cadastro de Reserva

3.3. Os candidatos aprovados dentro do número de vagas disponíveis deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do resultado final, munidos da documentação elencada no Anexo VII, para realização do contrato.

3.4. Havendo surgimento de vaga, ou não tendo aprovados ou inscritos para vagas de uma mesma área, os candidatos classificados poderão ser convocados e contratados para área diversa daquela para a qual se inscreveu, dentro da Grande Área, respeitando-se as áreas afins e mediante avaliação do currículo do candidato pelo Colegiado de Curso.

3.5. Os candidatos classificados para as vagas destinadas a formação de cadastro de reserva poderão ser contratados mediante surgimento de comprovada necessidade pela Coordenação do respectivo Curso.

3.5.1. As convocações para contratação dos classificados serão publicadas no site da UNEMAT e nos murais dos Cursos envolvidos no certamente.

3.5.2. Os candidatos deverão acompanhar continuamente as publicações no site da UNEMAT (e sinop.unemat.br).

3.5.3. Os candidatos deverão comparecer no endereço constante no item 2.1.1, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da publicação da CONVOCAÇÃO, munidos da documentação elencada no AnexoVII.

3.6. Não foi reservado percentual para candidatos portadores de deficiência em razão do quantitativo de vagas ser insuficiente para aplicação do percentual para os portadores de deficiência, nos termos da Lei Complementar Estadual 114/2002.

4. DO REGIME JURÍDICO E DO REGIME PREVIDENCIÁRIO

4.1. Os contratos serão regidos pelo Regime Administrativo Especial e serão vinculados ao Regime Geral da Previdência Social, através do INSS, para o qual o (a) contratado (a) contribuirá obrigatoriamente.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA - Ver Anexo IV.

6. TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO - Ver Anexo V.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

7.1. O edital tem prazo de validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua publicação.

7.2. A Prova Escrita terá duração de 04 (quatro) horas.

7.3. Fazem parte deste Edital:

a) Anexo I - Modelo de Requerimento de Inscrição

b) Anexo II - Tabela contendo valor da Remuneração

c) Anexo III - Modelo de Requisição para participar da prova didática (quando o candidato houver sido eliminado na prova escrita)

d) Anexo IV - Conteúdo programático para a prova escrita

e) Anexo V - Temas para a prova de desempenho didático

f) Anexo VI - Quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos

g) Anexo VII - Documentos que o candidato deverá apresentar no ato da contratação

h) Anexo VIII - Ficha funcional.

Sinop/MT, 13 de Março de 2013.

Fernanda Mosseline Josende Coan
Diretora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas
Presidente da Comissão responsável pelo Processo Seletivo
Portaria nº. 241/2013

ANEXO II

VALOR DA REMUNERAÇÃO

TITULAÇÃO

SALÁRIO (referente a 20 horas semanais)

Graduado

R$ 2020,89

Mestre

R$ 3758,82

Doutor

R$ 4648,01

ANEXO IV

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A PROVA ESCRITA CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ÁREA

CONTEÚDO

Direito

1. Relação Jurídica do Emprego

2. Adicional de Insalubridade e Periculosidade

3. Trabalhador Autônomo

4. Previdência Social: Segurado, Dependentes e Acidentes de Trabalho;

5. Custeio da Previdência: Benefícios, Segurança e Medicina do Trabalho.

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ÁREA

CONTEÚDO

Contabilidade Específica

1. Formulação e implementação das estratégias empresariais.

2. Definição e etapas de elaboração do Planejamento Estratégico.

3. Gestão de Custos Interorganizacionais.

4. Perícia contábil: História da Perícia

5. Legislações pertinentes a perícia: CPC, CLT, Arbitragem, Recuperação de Empresas e Falência.

6. Normas profissionais de perícia contábil.

7. Código de Ética do Contador.

Contabilidade Privada

1. Sistemas de Informação Contábil: conceitos e práticas da tecnologia da informação para sistemas contábeis e de negócios;

2. Teorias aplicadas à controladoria: institucional, da agência e contingência;

3. Planejamento Estratégico, Operacional e controle orçamentário (Abordagem conceitual);

4. Noções de Comércio e Instituições Comerciais;

5. Operações com mercadorias;

6. Fundamentos de Business Intelligence (BI);

7. EVA-Valor Econômico Adicionado, Gestão Econômica).

ANEXO V

TEMAS PARA A PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

AREA

CONTEÚDO

Direito

1. Relação Jurídica do Emprego

2. Adicional de Insalubridade e Periculosidade

3. Trabalhador Autônomo

4. Previdência Social: Segurado, Dependentes e Acidentes de Trabalho;

5. Custeio da Previdência: Benefícios, Segurança e Medicina do Trabalho.

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ÁREA

CONTEÚDO

Contabilidade Específica

1. Formulação e implementação das estratégias empresariais.

2. Definição e etapas de elaboração do Planejamento Estratégico.

3. Gestão de Custos Interorganizacionais e Análise de Custos de Cadeias de Valor. Custo

4. Perícia contábil: História da Perícia

5. Legislações pertinentes a perícia: CPC, CLT, Arbitragem, Recuperação de Empresas e Falência.

6. Normas profissionais de perícia contábil.

7. Código de Ética do Contador.

Contabilidade Privada

1. Sistemas de Informação Contábil: conceitos e práticas da tecnologia da informação para sistemas contábeis e de negócios;

2. Teorias aplicadas à controladoria: institucional, da agência e contingência;

3. Planejamento Estratégico, Operacional e controle orçamentário (Abordagem conceitual);

4. Noções de Comércio e Instituições Comerciais;

5. Operações com mercadorias;

6. Fundamentos de Business Intelligence (BI);

7. EVA-Valor Econômico Adicionado, Gestão Econômica).

ANEXO VI

QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ITENS A SEREM ANALISADOS

PONTUAÇÃO MÁXIMA

PONTUAÇÃO OBTIDA

1. ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS

 

1.1. Tempo de magistério na área - na graduação/na pós-graduação (0,5 por semestre)

4

 

1.2. Cursos não curriculares ministrados na área com carga horária igual ou superior a 40 horas (0,25 por curso)

1

 

1.3. Projetos de Pesquisa e/ou Extensão: Coordenação (1,0 por projeto) Participação (0,5 por projeto)

2

 

1.4. Orientação de aluno: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Pós-graduação: especialização/mestrado/doutorado (0,2 por banca)

2

 

1.5. Participação em bancas examinadoras: Iniciação científica, extensão, monitoria (0,15 por orientação) Trabalho de Conclusão de Curso (0,1 por banca)

1

 

1.6. Exercício profissional na área do teste seletivo por semestre (0,25 por semestre

2

 

TOTAL

12

 

2. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

 

2.1. Livros completos: na área com ISBN (1,0 por livro) em área afim com ISBN (0,5 por livro)

4

 

2.2. Capítulos de livros: na área com ISBN (0,5 por livro) em área afim com ISBN (0,25 por livro)

3

 

2.3. Artigos publicados em periódicos científicos na área, com ISSN (0,5 por artigo)

3

 

2.4. Trabalhos apresentados em eventos científicos (0,2 por evento)

1,2

 

2.5. Artigos publicados em periódicos locais, regionais e internos com ISSN - não indexados (0,1 por artigo)

0,8

 

TOTAL

12

 

3. FORMAÇÃO ACADÊMICA

 

3.1. Pós-doutorado/Livre docente

12

 

3.2. Curso de doutorado na área do teste seletivo

10

 

3.3. Curso de doutorado em área afim

8

 

3.4. Curso de mestrado na área do teste seletivo

7

 

3.5. Curso de mestrado na área afim

5

 

3.6. Curso de especialização na área do teste seletivo

3

 

3.7. Curso de especialização na área afim

2

 

OS PONTOS DO ITEM 3 NÃO SERÃO ACUMULATIVOS, PORTANTO SERÁ CONSIDERADO O MAIOR TÍTULO APRESENTADO.

 

ANEXO VII

DOCUMENTOS QUE O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR NO ATO DA CONTRATAÇÃO

1.

Ficha Funcional devidamente preenchida e assinada (ANEXO ViI)

2.

Registro geral - RG - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

3.

Cadastro de pessoal física - CPF- fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

4.

Título eleitoral - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

5.

Certidão de Quitação Eleitoral (com emissão não superior a 30 dias) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT) ou via impressa do site da Justiça Eleitoral

6.

Certidão de nascimento ou casamento - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

7.

Certidão de nascimento dos filhos menores de idade ou dependentes - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

8.

Carteira de reservista (para candidatos homens) - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

9.

Fotocópia do PIS ou PASEP, com DATA E ANO de emissão

10.

Comprovante de endereço atual no máximo dos últimos 3 meses - fotocópia e original (para ser conferida pelo servidor da UNEMAT)

11.

Comprovante de Conta Corrente - Agência do Banco do Brasil

12.

Declaração (padrão) de acúmulo de cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

13.

Declaração emitida pelo órgão/instituição pública que o docente possui cargo, para o (a) candidato (a) que já possui outro cargo público.

14.

Declaração (padrão) de não acúmulo de cargo, caso o candidato não possua cargo público

15.

Fotocópia autenticada em cartório do diploma de graduação e do comprovante de maior titulação. (Caso o título seja estrangeiro, deverá constar tradução oficial e Revalidação em Instituição Nacional equivalente).

16.

Atestado de sanidade física e mental, expedida por médico credenciado pela medicina do trabalho, não superior a 30 (trinta) dias