O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais e regimentais, RESOLVE tornar público, para conhecimento dos interessados, que estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Professor Pesquisador para atuar na Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade a Distância, visando o preenchimento de vagas destinadas aos cursos de Especialização em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde, Educação a Distância e Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades, em conformidade com o que dispõe o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/CAPES/MEC - e considerando as Resoluções nº 714/2009, nº 716/2009, nº 717/2009, nº 719/2009 e nº 965/2013 do Conselho Universitário (CONSU), conforme o abaixo discriminado:
1. DOS CURSOS
1.1 Pós-Graduação
Os cursos de pós-graduação lato sensu abaixo relacionados visam qualificar profissionais das áreas de Educação, Administração, Saúde, Ciências Humanas e afins, para atuar nessas áreas, com o título de especialista:
1.1.1 Educação a Distância - destina-se à qualificação de profissionais da educação para atuar nesta modalidade, notadamente no magistério superior;
1.1.2 Gestão em Saúde, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública - que integram o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), objetivam a formação e qualificação de pessoal de nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais;
1.1.3 Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades - destina-se, preferencialmente, a capacitar os professores da Educação Básica que atuem nas redes municipal e estadual de ensino, para a melhoria dos padrões de desempenho profissional.
1.2. Do número de vagas
O número de vagas para professor pesquisador dos cursos de Especialização supracitados consta dos quadros abaixo:
1.2.1 Especialização em Educação a Distância (EED)
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | VAGA(S) |
1. Comunidades Virtuais de Aprendizagem | 30 | 01 |
2. Psicologia Ecológica | 30 | 01 |
3. Currículo e EAD | 30 | 01 |
4. Metodologia do Ensino Superior | 45 | 01 |
5. Trabalho Colaborativo na Web | 30 | 01 |
6. Metodologia da Pesquisa | 60 | 01 |
7. Design e Elaboração de Material Didático | 60 | 01 |
8. Avaliação e EAD | 30 | 01 |
9. Mediação Pedagógica | 30 | 01 |
10. Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) | 44 | 10 |
1.2.2 Especialização em Gestão em Saúde (EGS
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | VAGA(S) |
1. Educação e Tecnologias | 30 | 01 |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | 30 | 01 |
3. Estado, Governo e Mercado | 30 | 01 |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | 30 | 01 |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | 30 | 01 |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | 30 | 01 |
7. Políticas Públicas | 30 | 01 |
8. Planejamento Estratégico Governamental | 30 | 01 |
9. Elaboração de Indicadores | 30 | 01 |
10. Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS | 30 | 01 |
11. Organização e Funcionamento do SUS | 60 | 01 |
12. Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde | 60 | 01 |
13. Gestão Logística em Saúde | 30 | 01 |
14. Gestão da Vigilância a Saúde | 30 | 01 |
15. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 30 | 10 |
1.2.3 Especialização em Gestão Pública Municipal (EGPM)
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | VAGA(S) |
1. Educação e Tecnologias | 30 | 01 |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | 30 | 01 |
3. Estado, Governo e Mercado | 30 | 01 |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | 30 | 01 |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | 30 | 01 |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | 30 | 01 |
7. Políticas Públicas | 30 | 01 |
8. Planejamento Estratégico Governamental | 30 | 01 |
9. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública | 30 | 01 |
10. Gestão Logística | 30 | 01 |
11. Gestão de Redes Públicas e Cooperação | 30 | 01 |
12. Plano Diretor e Gestão Urbana | 30 | 01 |
13. Elaboração e Avaliação de Projetos | 30 | 01 |
14. Gestão Tributária | 30 | 01 |
15. Processos Administrativos | 30 | 01 |
16. Gestão Democrática e Participativa | 30 | 01 |
17. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 30 | 10 |
1.2.4 Especialização em Gestão Pública (EGP
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | VAGA(S) |
1. Educação e Tecnologias | 30 | 01 |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | 30 | 01 |
3. Estado, Governo e Mercado | 30 | 01 |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | 30 | 01 |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | 30 | 01 |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | 30 | 01 |
7. Políticas Públicas | 30 | 01 |
8. Planejamento Estratégico Governamental | 30 | 01 |
9. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública | 30 | 01 |
10.Plano Plurianual e Orçamento Público | 45 | 01 |
11. Comportamento Organizacional | 30 | 01 |
12. Cultura e Mudança Organizacional | 30 | 01 |
13. Gestão Operacional | 45 | 01 |
14. Gestão de Redes Públicas de Cooperação | 30 | 01 |
15. Gestão Logística | 30 | 01 |
16. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 30 | 10 |
1.2.5 Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidades (EIESH
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA | VAGA(S) |
1. Epistemologia das Ciências Humanas | 30 | 01 |
2. Interdisciplinaridade e Ensino | 30 | 01 |
3. Oficina de Leitura e Produção de Texto | 30 | 01 |
4. Elaboração de Projetos Sociais | 30 | 01 |
5. Ética, Direito e Cidadania | 30 | 01 |
6. Relações de Poder: Estado, Indivíduo e Sociedade | 30 | 01 |
7. Estatística Aplicada às Ciências Sociais | 30 | 01 |
8. Produção, Distribuição e Consumo de Bens e Serviços | 30 | 01 |
9. Gestão e Organização do Trabalho | 30 | 01 |
10. Educação Financeira | 30 | 01 |
11. O Uso Social das Tecnologias de Informação e Comunicação | 30 | 01 |
12. Organizações Sociais | 30 | 01 |
13. Gestão Ambiental e Sustentabilidade | 30 | 01 |
14. Educação e Relações Étnico-Raciais e de Gênero | 30 | 01 |
15. Empreendedorismo e Inovação | 30 | 01 |
16. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 60 | 10 |
2. DO PERÍODO DE ATUAÇÃO
Os professores selecionados por este Edital atuarão pelo prazo de 02 (dois) meses improrrogáveis, a partir do início de cada disciplina e de acordo com o cronograma e o fluxograma do curso.
3. DA FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES DE PROFESSOR PESQUISADOR
3.1 Da Função
3.1.1 Professor Pesquisador
3.2 Das Atribuições
3.2.1 Participar das reuniões e treinamento para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;
3.2.2 participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na Instituição de Ensino;
3.2.3 orientar as atividades acadêmicas de pesquisa junto aos tutores, colaborando nas discussões dos fóruns específicos;
3.2.4 elaborar plano de ensino, desenvolver a disciplina, conferir as notas, elaborar relatório das atividades desenvolvidas para a coordenação do curso;
3.2.5 acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) diariamente, durante o desenvolvimento da disciplina para atendimento das demandas de tutores e dúvidas dos alunos;
3.2.6 elaborar relatórios sobre as atividades no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à Coordenação do respectivo curso em que atuar, ou quando solicitado;
3.2.7 entregar os diários de classe fechados e assinados ao final da disciplina; e
3.2.8 visitar os Pólos de apoio presencial segundo o cronograma agendado com a coordenação do curso.
4. DAS INSCRIÇÕES
4.1 Período: 22/04/2014 a 06/05/2014.
4.2 As inscrições serão realizadas mediante preenchimento de formulário eletrônico no link: www.selecaoprofessoread.uneb.br no qual o candidato informará o endereço do seu currículo lattes até as 23h59min do dia 06/05/2014, hora local.
4.3 Para se candidatar, o professor deverá ter formação comprovada em nível de pós-graduação stricto sensu ou lato sensu convergente com a área de conhecimento do componente curricular escolhido.
4.4 Os interessados poderão se candidatar em até 06 (seis) disciplinas constantes deste edital, sendo 1 (uma) disciplina por cada bloco de disciplina, conforme anexo II.
5. DA SELEÇÃO
5.1 O processo seletivo será realizado mediante análise curricular, conforme barema apresentado no anexo I.
5.2 A seleção será efetuada através da análise do currículo lattes.
5.3. Os aprovados para a função de professor pesquisador serão classificados de acordo com a pontuação e convocados por ordem de classificação, conforme necessidade dos cursos.
5.4. Como critérios de desempate após análise do barema serão considerados, na ordem:
1. titulação;
2. experiência com EAD;
3. formação em EAD;
4. experiência docente no ensino superior;
5. experiência docente na educação básica; e,
6. idade
5.5 Os aprovados e convocados deverão apresentar uma cópia dos documentos comprobatórios.
5.6 O processo seletivo ocorrerá durante o período de 12/05/2014 a 19/05/2014.
6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
6.1 A UNEB divulgará a lista dos professores pesquisadores selecionados por curso no sítio www.uneb.br a partir do dia 22 de maio de 2014.
6.2 Os candidatos terão até 5 (cinco) dias após a divulgação dos resultados para recursos junto a Coordenação UAB/UNEB, que serão analisados por comissões especificamente designada para tal.
7. DA CONVOCAÇÃO
7.1 Quando convocado, o candidato apresentará originais, que serão devolvidas imediatamente, e cópias para serem autenticadas pela UNEB e arquivadas junto às coordenações dos cursos, de todos os documentos comprobatórios do currículo lattes analisado. A não apresentação desses documentos implicará a desclassificação imediata do candidato e a convocação do candidato aprovado com pontuação imediatamente inferior.
7.2 O candidato aprovado deverá preencher ficha de cadastro e assinar o Termo de Compromisso da UAB e o Termo de Disponibilidade de carga horária para o desempenho de suas funções e entregar cópias, a serem autenticadas pela UNEB, do diploma de graduação e maior pós-graduação, RG, CPF, Título de Eleitor, comprovante de votação na última eleição e comprovante de residência para o processo de concessão de bolsa.
7.3 O candidato que não cumprir as exigências do item anterior será automaticamente desclassificado.
7.4 A remuneração por esta atividade será feita sob a forma de bolsa CAPES. Sendo que para cada 15 horas será concedida 1 (uma) bolsa .
7.5 O valor da bolsa varia conforme experiência profissional do candidato, podendo corresponder a R$ 1.100,00 (mil e cem reais) para professores com experiência em docência mínima de 1 (um) ano até 3 anos ou R$ 1.300,00 (mil e trezentos reais) para aqueles com 3 anos ou mais de prática na docência superior.
7.6 O candidato não poderá acumular mais de uma bolsa de acordo com a Lei Federal nº 11.273, de 06/02/2006 e a Lei 11.502/2007.
7.7 O pagamento das bolsas aos professores pesquisadores ficará condicionado ao cumprimento das atribuições especificados no cronograma e no regulamento dos cursos.
8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 O não cumprimento de um ou mais tópicos do item 3 deste Edital, DA FUNÇÃO E ATRIBUIÇÕES DE PROFESSOR PESQUISADOR, implicará no cancelamento da bolsa.
8.2. A constatação de qualquer irregularidade na documentação implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.
8.3. Em caso de cancelamento da bolsa de professor pesquisador, será convocado o próximo candidato da sequência de classificação.
8.4. A aprovação e classificação dentro do número de vagas ofertado não assegura ao candidato o direito automático de assumir a sua função, mas apenas a expectativa de ser integrado ao projeto.
GABINETE DA REITORIA DA UNEB, 15 de abril de 2014.
José Bites de Carvalho
Reitor
ANEXO I
BAREMA DE ANÁLISE CURRICULAR
Doutorado | Completo na área - 20 pontos | Em desenvolvimento na área ou completo em área afim - 10 pontos |
Mestrado | Completo na área - 10 pontos | Em desenvolvimento na área ou completo em área afim - 5 pontos |
Especialização | Completa na área - 5 pontos | Em desenvolvimento na área ou completo em área afim - 2,5 pontos |
Tempo de atuação no magistério superior | 5 pontos por ano | Máximo de 20 pontos |
Tempo de atuação no magistério da Educação Básica | 3 pontos por ano | Máximo de 15 pontos |
Experiência em ensino em curso superior e/ou na Pós-Graduação na modalidade a distância | 5 pontos por disciplina | Máximo de 20 pontos |
Experiência em tutoria em curso superior e/ou na Pós-Graduação na modalidade a distância | 3 pontos por disciplina | Máximo de 15 pontos |
Ser professor efetivo da UNEB | 5 pontos | 5 pontos |
Ser professor substituto ou visitante da UNEB | 3 pontos | 3 pontos |
Ser servidor técnico administrativo efetivo da UNEB | 2 pontos | 2 pontos |
Vínculo ativo de servidor público federal, estadual ou municipal | 1 ponto por vínculo temporário/ano 2 pontos por vínculo efetivo/ano | Máximo de 10 pontos |
Livro publicado (autor ou organizador) | 2 pontos por publicação | Máximo de 10 pontos |
Capítulo de livro | 1 ponto por publicação | Máximo de 5 pontos |
Artigo científico | 1 ponto por publicação | Máximo de 5 pontos |
Obs.: Será considerada apenas a maior titulação
ANEXO II
BLOCOS DE DISCIPLINAS BLOCO I
DISCIPLINA | CURSO |
1. Comunidades Virtuais de Aprendizagem | EEAD |
2. Psicologia Ecológica | EEAD |
3. Currículo e EAD | EEAD |
1. Educação e Tecnologias | EGS |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | EGS |
3. Estado, Governo e Mercado | EGS |
1. Educação e Tecnologias | EGPM |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | EGPM |
3. Estado, Governo e Mercado | EGPM |
1. Educação e Tecnologias | EGP |
2. Fundamentos da Metodologia Científica | EGP |
3. Estado, Governo e Mercado | EGP |
1. Epistemologia das Ciências Humanas | EIESH |
2. Interdisciplinaridade e Ensino | EIESH |
3. Oficina de Leitura e Produção de Texto | EIESH |
BLOCO II
DISCIPLINA | CURSO |
4. Metodologia do Ensino Superior | EEAD |
5. Trabalho Colaborativo na Web | EEAD |
6. Metodologia da Pesquisa | EEAD |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | EGS |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | EGS |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | EGS |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | EGPM |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | EGPM |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | EGPM |
4. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro | EGP |
5. O Estado e os Problemas Contemporâneos | EGP |
6. O Público e o Privado na Gestão Pública | EGP |
4. Elaboração de Projetos Sociais | EIESH |
5. Ética, Direito e Cidadania | EIESH |
6. Relações de Poder: Estado, Indivíduo e Sociedade | EIESH |
BLOCO III
DISCIPLINA | CURSO |
7. Design e Elaboração de Material Didático | EEAD |
8. Avaliação e EAD | EEAD |
9. Mediação Pedagógica | EEAD |
7. Políticas Públicas | EGS |
8. Planejamento Estratégico Governamental | EGS |
9. Elaboração de Indicadores | EGS |
7. Políticas Públicas | EGPM |
8. Planejamento Estratégico Governamental | EGPM |
9. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública | EGPM |
7. Políticas Públicas | EGP |
8. Planejamento Estratégico Governamental | EGP |
9. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública | EGP |
7. Estatística Aplicada às Ciências Sociais | EIESH |
8. Produção, Distribuição e Consumo de Bens e Serviços | EIESH |
9. Gestão e Organização do Trabalho | EIESH |
BLOCO IV
DISCIPLINA | CURSO |
10. Políticas de Saúde: fundamentos e diretrizes do SUS | EGS |
11. Organização e Funcionamento do SUS | EGS |
12. Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde | EGS |
10.Gestão Logística | EGPM |
11. Gestão de Redes Públicas e Cooperação | EGPM |
12. Plano Diretor e Gestão Urbana | EGPM |
10. Plano Plurianual e Orçamento Público | EGP |
11. Comportamento Organizacional | EGP |
12. Cultura e Mudança Organizacional | EGP |
10. Educação Financeira | EIESH |
11. O Uso Social das Tecnologias de Informação e Comunicação | EIESH |
12. Organizações Sociais | EIESH |
BLOCO V
DISCIPLINA | CURSO |
13. Gestão Logística em Saúde | EGS |
14. Gestão da Vigilância a Saúde | EGS |
13. Elaboração e Avaliação de Projetos | EGPM |
14. Gestão Tributária | EGPM |
15. Processos Administrativos | EGPM |
16. Gestão Democrática e Participativa | EGPM |
13. Gestão Operacional | EGP |
14. Gestão de Redes Públicas de Cooperação | EGP |
15. Gestão Logística | EGP |
13. Gestão Ambiental e Sustentabilidade | EIESH |
14. Educação e Relações Étnico-Raciais e de Gênero | EIESH |
15. Empreendedorismo e Inovação | EIESH |
BLOCO VI
DISCIPLINA | CURSO |
10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | EEAD |
15. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | EGS |
17. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | EGPM |
16. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | EGP |
16. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | EIESH |