UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - RS

Notícia:   UFSM abre sete vagas para Professor Substituto em dois campi

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM

EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 055, DE 10 DE JUNHO DE 2013

O Vice-Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, no exercício da Reitoria e no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o disposto na Resolução Nº 012/2003-UFSM, a Lei Nº 9.849 de 26/10/1999, publicada no DOU de 27/10/1999, a Lei Nº 10.667 de 14/05/2003, publicada no DOU de 15/05/2003, a Lei Nº 8.745 de 09/12/1993, publicada no DOU de 10/12/1993, a Lei Nº 12.425 de 17/06/2011, publicada no DOU de 20/06/2011, a Lei Nº 12.527 de 18/11/2011, publicada no DOU de 18/11/2011, a Lei Nº 12.772 de 28/12/2012, publicada no DOU de 31/12/2012, a Medida Provisória Nº 614 de 14/05/2013, publicada no DOU de 15/05/2013, o Decreto Nº 7.485 de 18/05/2011, publicado no DOU de 19/05/2011, a Portaria Interministerial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Nº 22 de 23/02/2011, publicado no DOU de 24/02/2011, a Portaria do Ministério da Educação Nº 243 de 03/03/2011, publicada no DOU de 04/03/2011, a Orientação Normativa Nº 5 de 28/10/2009, publicada no DOU de 29/10/2009 e a Nota Técnica Conjunta Nº 01/2013 - SESU/SETEC/SAA/MEC de 25/01/2013, torna público que se encontram abertas as inscrições para Seleção Pública de Professor Substituto, no período de 11/06/2013 a 17/06/2013, exceto sábado e domingo, na cidade de Santa Maria e no período de 11/06/2013 a 18/06/2013, exceto sábado, domingo e feriado, na cidade de Palmeira das Missões, especificadas no Quadro de Vagas abaixo, na forma das legislações vigentes.

1. DADOS DA SELEÇÃO

1.1. Quadro de Vagas

Nº de vagas

Cidade

Depto /Centro LOCAL DAS INSCRIÇÕES

Área

Regime de Trabalho

Requisitos

Taxa de inscrição

Vencimento Básico

1

Santa Maria

Ciências Florestais/ CCR Fone: (55) 3220-8444

Silvicultura

20 horas semanais

Graduação em Engenharia Florestal.

R$ 47,00

R$ 1.914,58

1

Santa Maria

Saúde da Comunidade/ CCS Fone: (55) 3220-8356

Saúde Pública

40 horas semanais

Graduação em Farmácia.

R$ 67,00

R$ 2.714,89

1

Santa Maria

Saúde da Comunidade/ CCS Fone: (55) 3220-8356

Saúde Pública

40 horas semanais

Graduação em Medicina.

R$ 67,00

R$ 2.714,89

1

Santa Maria

Farmácia Industrial/ CCS Fone: (55) 3220-8149

Tecnologia de Medicamentos e Cosméticos

40 horas semanais

Graduação em Farmácia.

R$ 67,00

R$ 2.714,89

1Santa MariaColégio Politécnico Fone: (55) 3220-8273Cooperativismo40 horas semanaisTecnólogo em Gestão de Cooperativas ou Tecnologia em Cooperativismo ou Administração - habilitação em Cooperativismo ou Administração e Mestrado.R$ 88,00R$ 3.549,94
1Santa MariaColégio Politécnico Fone: (55) 3220-8273Geoprocessa- mento40 horas semanaisTecnólogo em Geoprocessamento, Bacharel em Geografia ou Engenharia Florestal ou Engenharia Cartográfica.R$ 67,00R$ 2.714,89
1Palmeira das MissõesZootecnia e Ciências Biológicas/ CESNORS Palmeira das Missões Fone: (55) 3742-8800Biologia Vegetal e Sistemática40 horas semanaisGraduação em Ciências Biológicas.R$ 67,00R$ 2.714,89

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1. Período e horário (observando o horário oficial de Brasília):

- Local: Santa Maria
Período: 11/06/2013 a 17/06/2013, exceto sábado e domingo.
Horário: das 08h30min às 11h30min e das 14h às 17h, nos Departamentos Didáticos de origem das vagas. O endereço, e-mail e telefone dos Departamentos Didáticos estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

- Local: Palmeira das Missões
Período: 11/06/2013 a 18/06/2013, exceto sábado, domingo e feriado (dia 13/06/2013 será feriado na cidade de Palmeira das Missões).
Horário: das 08h30min às 11h30min e das 14h às 17h, nos Departamentos Didáticos de origem das vagas. O endereço, e-mail e telefone dos Departamentos Didáticos estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

2.2. Documentação para inscrição:

a) Cópia de documento de identidade ou passaporte; Diploma de Graduação ou Especialização ou Mestrado, Atestados ou Certificados de Conclusão de Curso, conforme exigências do Quadro de Vagas, Histórico Escolar e Curriculum Vitae com comprovantes originais e cópias simples;

b) Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição:

I) O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado no Banco do Brasil até o dia 17/06/2013 (cidade de Santa Maria) e 18/06/2013 (cidade de Palmeira das Missões), conforme expediente bancário. A guia de pagamento deverá ser obtida na Internet em www.tesouro.fazenda.gov.br. SIAFI - Guia de Recolhimento da União, Impressão - GRU Simples, Unidade Gestora (Favorecida) código: 153164, Gestão: 15238, Código de Recolhimento: 28830-6, Número de Referência: 15316415238414, Competência: mês e ano atual, Vencimento: 17/06/2013 (cidade de Santa Maria) e 18/06/2013 (cidade de Palmeira das Missões), CPF e Nome do candidato, Valor do principal e Valor total;

II) Não será aceito agendamento de pagamento como comprovante de pagamento.

c) São considerados documentos válidos para a inscrição: carteira de identidade; carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelos Corpos de Bombeiros Militares; pelos órgãos fiscalizadores de Exercício Profissional (órgãos, conselhos); passaporte; carteiras funcionais do Ministério Público e as expedidas por órgão público que, por Lei Federal, valem como identificação; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto);

d) Admitir-se-á a inscrição por procuração, sendo proibido aos Servidores Públicos Federais regidos pelo Regime Jurídico Único (Lei nº 8.112, de 11/12/90) atuar como Procuradores ou intermediários junto a Repartições Públicas, não sendo permitida a sua realização por correspondência, fac-símile ou correio eletrônico;

e) Os "Requisitos", conforme o disposto no subitem 1.1. - Quadro de Vagas, deverão ser apresentados no momento da inscrição, e também, serão exigidos por ocasião da assinatura do contrato, de acordo com o que dispõe o Art. 50 da Lei Nº 8.112/1990, do Art. 207 da Constituição Federal e da Lei Nº 9.515/91997.

2.3. Da prorrogação do prazo de inscrições: Não havendo candidato inscrito no período, em determinada(s) área(s), esta(s) permanecerá(ão) aberta(s) por mais 5 (cinco) dias úteis.

3. DA COMISSÃO EXAMINADORA

3.1. A Comissão de Seleção e seu Presidente será constituída por 3 (três) professores lotados no Departamento vinculados à área do conhecimento objeto da Seleção Pública;

3.2. Na impossibilidade da composição a que se refere o subitem 3.1, a Comissão será formada por docentes de áreas afins ou pertencentes a outros Departamentos.

4. DAS PROVAS

4.1. O processo seletivo será constituído de Prova de Títulos, Prova Didática e Prova Prática, quando houver, conforme indicado no Anexo I deste Edital, e ocorrerá de acordo com o estipulado na Resolução Nº 012/2003 da UFSM;

4.2. A Prova Didática será realizada em sessão pública e constará de uma aula com duração aproximada de 50 (cinqüenta) minutos, sobre o ponto sorteado com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, de uma lista de 10 (dez) pontos constantes do programa, com reposição;

4.3. O não comparecimento a qualquer dessas etapas implicará em desistência da Seleção Pública por parte do candidato.

5. DA HABILITAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO FINAL

5.1. Será habilitado o candidato que obtiver a média final igual ou superior a 7 (sete), apurada conforme prevê a Resolução Nº 012/2003 da UFSM;

5.2. Em caso de empate, a classificação ocorrerá conforme prevê a Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, no Art. 27: "O primeiro critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao de idade mais elevada";

5.3. O resultado da Seleção, uma vez homologado pelo Colegiado Departamental, será afixado em local de fácil acesso ao público.

6. DOS RECURSOS DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

6.1. Os candidatos, após a divulgação do resultado da Seleção Pública, terão o prazo de 2 (dois) dias úteis para requerer revisão de suas provas em requerimento devidamente justificado, dirigido ao Departamento Didático, via Divisão de Protocolo Geral;

6.2. A Comissão de Seleção terá o prazo de 3 (três) dias úteis para análise e decisão do recurso.

7. DO PRAZO DE VALIDADE DA SELEÇÃO: O prazo de validade da Seleção Pública será de 1 (um) ano a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

8. DA REMUNERAÇÃO

8.1. O vencimento básico dos Professores Substitutos de Magistério Superior será pago conforme os "Requisitos" de cada área de Seleção, de acordo com o subitem 1.1 - Quadro de Vagas, bem como previsão expressa na Lei Nº 12.772, de 28/12/12, publicada no DOU de 31/12/12 e na MP Nº 614, de 14/05/13, publicada no DOU de 15/05/13;

8.2. A Orientação Normativa Nº 5, da Secretaria de Recursos Humanos do MPOG, de 28/10/2009, publicada no DOU de 29/10/2009, estabelece no Art. 2º, § 3º, que o professor substituto fará jus ao pagamento da Retribuição por Titulação conforme titulação estabelecida no Edital do Processo Seletivo Simplificado, sendo vedada qualquer alteração posterior.

9. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. A participação na Seleção Pública implica, desde logo, o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas no inteiro teor deste Edital e demais expedientes reguladores da Seleção;

9.2. Será proibida a contratação de servidores ocupantes de cargos efetivos integrantes das carreiras de magistério de que trata a Lei Nº 7.596, de 10 de abril de 1987, sendo que os demais servidores públicos, em geral, poderão ser contratados desde que atendam à formal comprovação de compatibilidade de horários, respeitadas as regras de acumulação ditadas pelo Art. 37, da Constituição Federal.

9.3. Só poderão ser contratados candidatos que anteriormente exerceram atividades com base na Lei nº 8.745/93, cujos contratos tenham expirado a mais de 24 (vinte e quatro) meses;

9.4. Ficarão à disposição dos interessados, no local de inscrição, o Edital da Seleção Pública, o programa e cópia da Resolução Nº 012/2003, a qual regulamenta o processo seletivo para Professores Substitutos na UFSM;

9.5. Informações referentes ao Edital poderão ser obtidas nos Departamentos Didáticos de origem das vagas ou pelos telefones (55) 3220-9658 e 3220-8211 ou através do e-mail concursodocente.ufsm@gmail.com;

9.6. O endereço, telefone e e-mail dos Departamentos Didáticos de origem das vagas encontram-se no Anexo I deste Edital.

Dalvan José Reinert
Vice-Reitor, no exercício da Reitoria.

ANEXO I

Tipo de Prova, Endereço, Telefone e E-mail do Departamento Didático

Departamento: Ciências Florestais/CCR
Área: Silvicultura

Tipos de Provas:
- Prova de Títulos
- Prova Didática

Endereço: Centro de Ciências Rurais
Prédio 44 - Sala 5248
Av. Roraima, nº 1000
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 - Santa Maria/RS
Telefone: (55) 3220-8444
E-mail: nairasegatto@gmail.com

Departamento: Saúde da Comunidade/CCS
Área: Saúde Pública

Tipos de Provas:
- Prova de Títulos
- Prova Didática

Endereço: Centro de Ciências da Saúde
Prédio 26 - Sala 1241
Av. Roraima, nº 1000
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 - Santa Maria/RS
Telefone: (55) 3220-8356 ou 8946
E-mail: juliotmedeiros@hotmail.com

Departamento: Farmácia Industrial/CCS
Área: Tecnologia de Medicamentos e Cosméticos

Tipos de Provas:
- Prova de Títulos
- Prova Didática

Endereço: Centro de Ciências da Saúde
Prédio 26 - Sala 1105 térreo
Av. Roraima, nº 1000
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 - Santa Maria/RS
Telefone: (55) 3220-8149
E-mail: farmind@mail.ufsm.br

Departamento: Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria
Áreas: Geoprocessamento ou Cooperativismo

Tipos de Provas:
- Prova de Títulos
- Prova Didática
Endereço: Av. Roraima, 1000 -
Prédio 70
Cidade Universitária - Bairro Camobi
CEP 97105-900 - Santa Maria/RS
Telefone: (55) 3220-8273
E-mail: politecnico.concurso@smail.ufsm.br

Departamento: Zootecnia e Ciências Biológicas/CESNORS Palmeira das Missões
Área: Biologia Vegetal e Sistemática

Tipos de Provas:
- Prova de Títulos
- Prova Didática
Endereço: Centro de Educação Superior Norte - RS - UFSM, Campus Palmeira das Missões
Avenida Independência, 3751 - Bairro Vista Alegre
CEP: 98.300-000 - Palmeira das Missões/RS
Telefone: (55) 3742-8800 ou (55) 3742-8810
E-mail: secdptospm@ufsm.br