UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei - MG

Notícia:   UFSJ dá oportunidade a Professor Doutor em Filosofia

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFSJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

EDITAL -CPD 071- CONCURSO PÚBLICO, DE 22 DE SETEMBRO DE 2011

A Fundação Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ torna público o presente Edital de Concurso Público para provimento de cargo de docente da Carreira do Magistério Superior, Classe ADJUNTO, para a Departamento de Filosofia e Métodos, a ser realizado de acordo com o disposto a Lei nº 8112 de 11/12/1990, Portaria Interministerial nº 22/2007/MP/MEC, de 30 de abril de 2007, modificada pela Portaria 224/2007/MP/MEC, de 23 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial da União em 24 de julho de 2007 do Ministério da Educação, o Decreto nº 6.944 de 21 de agosto de 2009, NAS ÁREAS DE: METODOLOGIA CIENTÍFICA e HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA (ênfase em Ontologia).

1. DOS REQUISITOS BÁSICOS E DA INSCRIÇÃO

1.1 REQUISITO BÁSICO: Graduação em Filosofia e doutorado em Filosofia.

1.2. Período de Inscrição: 03 de outubro de 2011 a 01 de novembro de 2011 (exceto finais de semanas e feriados).

1.3. A inscrição será efetuada mediante preenchimento da ficha de Inscrição (Anexo I deste Edital), dirigida ao Pró-Reitor de Ensino de Graduação, informando o cargo pretendido, nome, profissão, formação, domicílio completo, telefone para contato e e-mail.

1.4. A Ficha de Inscrição deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

1.4.1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional;

1.4.2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição no valor R$ 220,00 (duzentos e vinte reais). A taxa deve ser paga mediante o preenchimento do formulário da GRU (Guia de Recolhimento da União) no Banco do Brasil, disponível no endereço www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

1.4.2.1. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para participação no concurso, uma vez que não haverá devolução da taxa de inscrição, exceto em casos de cancelamento do concurso por conveniência da Administração.

1.4.3. Currículum Vitae/Lattes (3 vias).

1.5. O envelope contendo os documentos descritos nos itens 1.4 e seus subitens deverão ser encaminhados, via SEDEX (autenticados), ou entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, no horário de 12 às 17 horas, no seguinte endereço: UFSJ/Campus Dom Bosco - Secretaria do Departamento de Filosofia e Métodos - Praça Dom Helvécio, 74 - Bairro: Fábricas - São João Del-Rei/MG - CEP: 36301-160.

1.5.1. A inscrição poderá ser feita por procurador munido do respectivo instrumento de mandato, com firma do outorgante reconhecida em cartório.

1.6. A documentação comprobatória do Currículum Vitae / Lattes e o Plano de Trabalho (3 vias) deverão ser entregue no primeiro dia do concurso no horário das 15 às 17 horas, no seguinte endereço: Secretaria do Departamento de Filosofia e Métodos - Praça Dom Helvécio, 74 - Bairro: Fábricas - São João Del-Rei/MG.

1.6.1. A documentação comprobatória (original e 1 cópia da cada documento) deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos.

1.6.2. O Plano de Trabalho deve ser elaborado para um período de três anos, justificando a inserção de atividades de ensino, pesquisa e extensão, na área do concurso (formatação: até 15 páginas, papel A4, margens 2,5 cm, Arial 12, espaçamento 1,5). Informações sobre os cursos de graduação: www.ufsj.edu.br/csl.

1.7. O candidato poderá solicitar isenção da taxa de inscrição desde que atenda aos requisitos previstos no Decreto nº. 6.593 de 02 de outubro e 2008, publicado no Diário Oficial da União de 03 de outubro de 2008.

1.7.1. Será disponibilizado na página da UFSJ formulário próprio de requerimento para isenção da referida taxa (www.ufsj.edu.br/).

1.7.2. O período para o pedido de isenção será de 10 a 14 de outubro de 2011 (exceto feriado).

1.7.3. A solicitação de isenção deverá ser enviada para a Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João Del-Rei -MG.

1.7.4. O resultado será divulgado na página da UFSJ em 19 de outubro de 2011.

1.7.5. Caso não seja deferida, o pedido de isenção o candidato poderá recorrer da decisão, encaminhando o recurso até 3 (três) dias após o resultado, no endereço do item 1.8.3.

2. NÚMERO DE VAGAS, REGIME DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO INICIAL

2.1. Número de Vagas: 01 (uma)

2.2. Classe: Adjunto

2.3. Regime de trabalho: Dedicação Exclusiva, de acordo com o Art. 14 do Plano único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, PUCRCE, aprovado pelo Decreto 94.664, de 23/07/1987.

2.4. Remuneração inicial para classe Professor Adjunto: R$ 7.333,67 assim distribuídos:

2.4.1. Vencimento Básico: R$ 2.318,71

2.4.2. RT: R$ 3.916,88

2.4.3. GEMAS: R$ 1.098,08

2.5. Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes, conforme disposto no Decreto nº 6944/2009.

2.5.1. Além da área/subárea para o qual foi nomeado, o candidato deverá, a critério da sua chefia na UFSJ, assumir disciplinas/aulas de áreas e subáreas correlatas desde que possua qualificação para isso.

2.6. Para investidura no cargo o candidato deverá possuir, no ato da posse, o Diploma de doutor ou certificado assinado por autoridade competente onde consta que o candidato faz jus ao título exigido no requisito básico.

2.7. As atribuições do cargo são as constantes no Art. 3º e seus incisos do Decreto 94.664 de 23 de julho de 1987.

3. DA BANCA EXAMINADORA

3.1. A realização do concurso ficará a cargo de uma Banca Examinadora designada pelo Reitor para esse fim, composta de 3 (três) membros efetivos e 1 (um) suplente.

3.2. A Portaria de Nomeação da Banca Examinadora será divulgada no sítio da UFSJ na internet.

3.3. Compete à Banca Examinadora:

3.3.1. Preparar, aplicar, corrigir e avaliar as provas estabelecidas;

3.3.2. Examinar o Currículum Vitae / Plataforma Lattes dos candidatos;

3.3.3. Elaborar ata a cada etapa, em que constarão os critérios para avaliação e nota individual de cada membro da banca atribuída a cada candidato, com correção fundamentada.

4. DAS ETAPAS DO CONCURSO

4.1. O Concurso constará das seguintes provas:

4.1 1. Prova escrita (Eliminatória);

4.1 2. Prova didática (Classificatória);

4.1.3. Prova de títulos (Classificatória);

4.1.4. Prova Defesa Plano de Trabalho (Classificatória).

4.2. A data prevista para o início das provas é 16 de novembro de 2011. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local das provas, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).

5. DA PROVA ESCRITA (10 PONTOS)

5.1. A prova escrita será aplicada a todos os candidatos simultaneamente, com duração máxima de 4 (quatro) horas e versará sobre tema pertencente ao Conteúdo Programático.

5.1.1. O tema, que será comum a todos os candidatos, será sorteado por um deles, na presença dos demais.

5.2. O candidato terá direito a consultar material bibliográfico e fazer anotações, em folhas timbradas pela Banca Examinadora, pelo período de uma hora a contar do início desta.

5.2.1. O candidato não poderá ter acesso a livros, cadernos, esquemas, resumos e anotações feitas durante o período anterior de consulta.

5.3. A prova escrita será anônima, identificada por número ou símbolo, para efeito de avaliação da banca examinadora.

5.4. As provas entregues pelos candidatos serão acondicionadas em envelope opaco, lacrado e rubricado pelos membros da Banca Examinadora, só podendo ser aberto por eles ao se iniciarem os trabalhos de correção e/ou julgamento.

5.5. Estará apto para as etapas seguintes do concurso o candidato que obtiver nota final na prova escrita igual ou superior a 7,0 (sete), cujo cálculo é a média aritmética das notas de cada membro da Banca Examinadora.

5.6. A prova será pontuada de acordo com o Anexo II deste Edital.

5.7. Caberá recurso do resultado da prova escrita no prazo de 24 horas da divulgação do resultado, que deverá ser protocolado na Secretaria do Departamento de Filosofia e Métodos.

6. DA PROVA DIDÁTICA (10 PONTOS)

6.1. A prova didática terá duração mínima de 40 (quarenta) minutos e máxima de 50 (cinqüenta) minutos, acerca de um tema pertencente ao Conteúdo Programático, sorteado com antecedência mínima de 24 (vinte e quatro) horas.

6.1.1. Será facultado à Banca Examinadora um período de até 20 (vinte) minutos para argüição do candidato sobre sua Prova Didática.

6.2. A prova didática será realizada em sessão pública (exceto para os candidatos concorrentes) e gravada para efeito de registro e avaliação.

6.3. A ordem da realização da prova didática será a de inscrição.

6.4. A Prova Didática será pontuada conforme o Anexo III deste Edital.

6.5. Serão garantidos recursos de multimeios necessários para a realização da Prova Didática.

7. DA PROVA DE TÍTULOS (10 PONTOS)

7.1. Os originais da documentação comprobatória do Curriculum Vitae / Lattes deverão ser entregues no primeiro dia de prova, de 15:00 às 17:00 (original e 1 cópia da cada documento) que deverá vir acompanhada da relação de documentos entregues para conferência e declaração de recebimento dos mesmos (2 vias). Não será recebido currículo após o horário estipulado, sob qualquer hipótese.

7.2. O candidato que não apresentar o diploma/certificado como comprovante de requisito no prazo estabelecido no item anterior, caso seja aprovado no concurso, deverá apresentá-lo no ato da posse, nos termos do art. 5º, inciso IV, c/c o art. 7º, ambos da Lei nº 8.112/90 e da Súmula nº 266 do Superior Tribunal de Justiça.

7.3. O simples desempenho de funções alheias à matéria do concurso, a apresentação de trabalhos cuja autoria não possa ser comprovada e/ou a exibição de atestados e certificados de comparecimento em congressos, simpósios, encontros, ou eventos similares, não constituem títulos.

7.4. Só serão considerados, para efeito de pontuação, os títulos efetivamente comprovados.

7.5. A pontuação será feita de acordo com o Anexo IV deste Edital.

8. PROVA DE DEFESA DO PLANO DE TRABALHO (10 pontos)

8.1 O Plano de Trabalho consistirá em projeto de pesquisa e deverá ser apresentado seguindo a seguinte formatação:

a) O projeto não deverá ultrapassar 15 (quinze) páginas, incluindo folha de rosto e anexos.

b) A formatação do texto deverá obedecer às seguintes regras: espaçamento entre linhas - 1,5; fonte Times New Roman, tamanho 12, para o corpo do texto, e tamanho 10, para citações longas; Margens: superior e esquerda - 3 cm; inferior e direita - 2 cm; folha A4.

c) As citações e referências devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT.

8.2 O projeto de pesquisa deverá apresentar a seguinte estrutura:

a) Título - Deve expressar, com clareza, o tema e os problemas da pesquisa;

b) Linha de pesquisa - Indicação da linha de pesquisa a que o projeto estará vinculado.

c) Apresentação - Exposição sintética da gênese do problema a ser investigado, do processo que conduziu à questão a ser investigada, e de sua inserção na linha de pesquisa;

d) Objeto e problema da pesquisa - Indicação objetiva dos problemas (questões) e do objeto da pesquisa;

e) Justificativa - Explicitação das razões de caráter teórico que justificam a realização do projeto;

f) Objetivos - Indicação dos objetivos gerais e específicos a serem alcançados;

g) Quadro teórico - Exposição dos referenciais teóricos e metodológicos, das categorias e dos principais conceitos a serem abordados no processo de investigação;

h) Fontes, procedimentos e etapas - Explicitação das fontes documentais e bibliográficas a serem estudadas, dos procedimentos metodológicos a serem empregados, do cronograma (tempo mínimo de 03 anos), das etapas da pesquisa e das atividades a serem desenvolvidas (orientação, metas de publicação, participação e organização de eventos científicos);

i) Referências - Indicação das referências utilizadas na elaboração do projeto.

8.2.1 Linha temática para confecção do Projeto de pesquisa:

- Metafísica: fenomenologia e análise

Descrição: O objetivo deste Programa de Pesquisa "Metafísica: fenomenologia e análise" consiste em investigar um conjunto de problemas filosóficos contemporâneos de caráter metafísico tais como desenvolvidos pelas tradições fenomenológica, analítica, materialista-histórica e pragmatista. Entre as questões a serem investigadas, destacam-se as seguintes: a) O que é a Metafísica contemporânea em seu desenvolvimento após as críticas a ela desenvolvidas nos séculos XIX e XX pela fenomenologia, filosofia analítica, materialismo histórico e pelo pragmatismo?; b) Quais temas, problemas e debates são constituintes da Metafísica como campo específico e relevante no cenário da reflexão filosófica atual? c) Por que e como a Metafísica se situa na fronteira com a lógica, a filosofia da ciência, a filosofia da linguagem e a filosofia da mente? d) Como se caracteriza a reflexão que a Metafísica desenvolve ou pode desenvolver, se for o caso, na fronteira com as filosofias da ação, isto é, a Ética e a Política? Palavras-chave: Metafísica, Ontologia, Fenomenologia, Análise, Mente.

8.3 A Prova de Defesa do Plano de Trabalho terá duração de 40 (quarenta) minutos, assim distribuídos:

a) até 20 (vinte) minutos para apresentação oral pelo candidato;

b) até 20 (vinte) minutos para arguição pela Banca Examinadora.

8.4 A avaliação da Defesa do Plano de Trabalho obedecerá aos critérios estabelecidos no Anexo V deste Edital.

8.5 A Prova de Defesa do Plano de Trabalho será realizada em sessão pública (exceto para os candidatos concorrentes) e gravada para efeito de registro e avaliação.

8.6 A ordem de realização da Prova de Defesa do Plano de Trabalho será a da ordem de inscrição

8.7. O Plano de Trabalho deverá ser entregue no primeiro dia de prova no horário de 15:00 às 17:00. Não será recebido Plano de Trabalho após este horário, sob qualquer hipótese.

9. DO PROGRAMA

1 - A constituição da ontologia contemporânea como crítica à metafísica tradicional.

2 - Ciência e senso comum: o problema da demarcação.

3 - O núcleo comum das filosofias da existência e suas variações.

4 - Crítica contemporânea ao Positivismo.

5 - A presença da orientação fenomenológica na filosofia contemporânea.

6 - Pressupostos epistemológicos da pesquisa científica.

10. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DO CONCURSO

10.1. Serão considerados habilitados os candidatos que alcançarem, no mínimo, a média 7,0 (sete) e serão classificados na ordem decrescente das médias finais obtidas.

10.2. A Média Final de cada candidato far-se-á pela média aritmética das provas, calculada até a primeira casa decimal e sendo arredondada para cima apenas se a segunda casa decimal for maior ou igual a 5 (cinco).

10.3. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente das Médias Finais.

10.4. O resultado do concurso será divulgado em local e horário a ser estabelecido pela Banca Examinadora, em sessão pública.

11. DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

11.1. O resultado final do concurso público será homologado e publicado no Diário Oficial da União com a relação dos candidatos aprovados no certame, classificados de acordo com o Anexo II do Decreto 6.944/2009, por ordem de classificação.

11.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto 6.944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente desclassificados no concurso público.

12. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

12.1. No caso de empate, a Banca Examinadora utilizará, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

12.1.1. melhor média na Prova Escrita;

12.1.2. melhor média na Prova Didática;

12.1.3. melhor média na Defesa do Plano de Trabalho;

12.1.4. maior idade.

13. DOS RECURSOS

13.1. O candidato que desejar interpor recurso do resultado final, terá que fazê-lo no prazo de 5 (cinco) dias úteis após a divulgação no DOU, mediante requerimento formal dirigido ao Reitor, protocolado no mesmo endereço das inscrições.

13.2. Ouvida a Banca Examinadora e concluídos os autos do processo administrativo assim formado, tem o Reitor até cinco dias úteis para proferir decisão.

14. DA INVESTIDURA NO CARGO

14.1. A aprovação no concurso não assegurará ao candidato o direito ao ingresso automático no cargo, mas apenas a expectativa de ser admitido observado a ordem de classificação e a disponibilidade orçamentária.

14.2. A contratação do candidato aprovado fica condicionada ao seu prévio comparecimento, no prazo determinado pela Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, para entrega da documentação exigida para a admissão.

14.3. A posse no cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial, só podendo ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo, e apresentação dos documentos pessoais exigida por Lei.

14.3.1. A posse ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da data da publicação do Ato de nomeação no Diário Oficial da União, tornando-se sem efeito se a mesma não ocorrer no prazo previsto, condicionada à disponibilidade orçamentária.

14.3.2. Será de 15 (quinze) dias o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse.

14.3.3. No ato da posse será exigida declaração de inexistência de vínculo em cargo público, nas hipóteses previstas no Art. 37, incisos XVI e XVII da Constituição Federal (quando a posse se der em regime de quarenta horas) e declaração de bens.

14.4. Os candidatos aprovados serão nomeados sob a égide do Regime Jurídico Único dos servidores públicos civis da União, Autarquias e Fundações Públicas, instituído pela Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados publicados no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração.

15.2. Devido ao número insuficiente de vagas destinadas a cada área do concurso, não será possível a reserva de vagas para candidatos deficientes, conforme previsto na legislação vigente, pelo fato de ultrapassar o percentual de 20% (vinte por cento) de que trata o art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112/90.

15.3. É de inteira responsabilidade de o candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Concurso Público no Diário Oficial da União ou por meio eletrônico.

15.4. Os candidatos habilitados deverão manter atualizados os seus endereços na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação, durante o prazo de vigência do concurso.

15.5. Após a publicação da homologação do resultado do concurso, os candidatos terão um prazo de sessenta dias para retirar, na Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos, situada à Praça Frei Orlando, 170, Centro, CEP: 36.307-352, São João Del-Rei -MG, as cópias dos documentos comprobatórios do Curriculum Vitae / Lattes, depois do que estas serão descartadas.

Assim, ficam todos os interessados cientes de que encontram-se abertas as inscrições para o aludido concurso público para docente, no período anteriormente citado, expedindo-se o presente Edital que, para os devidos fins, será publicado no Diário Oficial da União e também divulgado em Entidades e Instituições de Ensino Superior, bem assim na sua íntegra na Internet, podendo ser acessado no portal eletrônico da UFSJ www.ufsj.edu.br/concursos_docentes.

Dado e passado nesta cidade de São João Del-Rei, Estado de Minas Gerais, no dia 22 de setembro de 2011, sendo assinado pelo Diretor da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos da Pró-reitoria de Ensino de Graduação.

ADRIANA AMORIM DA SILVA
Diretora da Divisão de Apoio e Procedimentos Administrativos
PROEN / UFSJ

ANEXO I

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO

INSCRIÇÃO Nº ______/______

AO Sr. PRÓ-REITOR DE ENSINO DE GRADUAÇÃO:

O(a) Senhor(a) _______________________________________________________________, nacionalidade _________________________, estado civil ____________________________, profissão _______________________________________, CI _________________________, CPF __________________________, e-mail _______________________________________, residente e domiciliado à Rua/Av. ________________________________________________, nº./ Apto. __________ / __________, bairro ________________________________________, na cidade de _____________________________________________, Estado _____________, CEP ____________, telefone ( ) ___________________ celular ( ) __________________, vem requerer sua inscrição como candidato ao Concurso de Provas e Títulos para o Concurso Público para preenchimento de 01 (uma) vaga no cargo de Professor ADJUNTO, PD Nº 070/2011, na Área de METODOLOGIA CIENTÍFICA e HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, para o Departamento de Filosofia e Métodos, da Universidade Federal de São João Del-Rei e para tanto faz anexar os seguintes documentos:

1. Cópia autenticada de qualquer documento de identidade válido em todo o território nacional.

2. Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição

3. Currículum Vitae no formato da Plataforma Lattes (3 vias)

São João Del-Rei, MG ___ de _______________ de ________.

_____________________________________
ASSINATURA DO CANDIDATO

ANEXO II

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA

Itens Avaliados

Pontuação Máxima

Pontuação Obtida

1. Conhecimento e abrangência do assunto abordado

7,0 pontos

 

2. Clareza e objetividade na descrição do tema

1,0 ponto

 

3. Organização na forma de apresentação do tema

1,0 ponto

 

4. Uso correto da Língua Portuguesa

1,0 ponto

 

ANEXO III

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

OBS: Caso o tempo previsto no Edital não seja cumprido, a prova didática não será avaliada e a nota final será 0,0

Itens Avaliados

Pontuação Máxima

Pontuação Obtida

1. PLANEJAMENTO 1,0 ponto

1.1 Adequação do conteúdo de conteúdo

0,2

 

1.2. Seleção e organização seqüencial de conteúdo

0,2

 

1.3. Estratégia de Ensino

0,2

 

1.4. Adequação do plano de aula

0,2

 

1.5. Adequação da bibliografia ao tema

0,2

 

2. DESENVOLVIMENTO DA AULA 8,0 pontos

2.1. Visão introdutória do assunto

0,5

 

2.2. Clareza na apresentação

0,5

 

2.3. Desenvolvimento seqüencial da exposição

0,5

 

2.4. Uso adequado dos recursos didáticos

0,5

 

2.5. Capacidade de sintetizar os pontos fundamentais

0,5

 

2.6. Adequação do conteúdo para alunos de graduação

0,5

 

2.7. Domínio do conteúdo

5,0

 

3. ATUAÇÃO DO PROFESSOR 1,0 ponto

3.1. Naturalidade

0,5

 

3.2. Uso correto da língua portuguesa

0,5

 

TOTAL

10,0 pontos

 

ANEXO IV

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS

A nota final do candidato no Exame de Títulos será calculada de acordo com os seguintes procedimentos:

Nota do candidato = Pontuação do candidato/10

OBS: Serão computados apenas os títulos e atividades efetivamente comprovados.

SEÇÃO I - TITULAÇÃO ACADÊMICA (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 50 PONTOS)

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Doutorado concluído na área do Concurso ou em áreas afins ao Concurso*

50 pontos

 

2. Doutorado em andamento, com os critérios concluídos e Exame de Qualificação aprovado na área do Concurso ou em áreas afins ao Concurso*

45 pontos

 

3. Mestrado concluído na área do concurso ou em áreas afins ao Concurso*

40 pontos

 

*Áreas afins definidas com base na Tabela de áreas de Conhecimento do CNPQ

OBS: Será computado apenas o título de maior valor apresentado pelo candidato no que se refere à Seção I.

SEÇÃO II - ATIVIDADES CIENTÍFICAS, ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, AUTORIA DE LIVROS E PRODUÇÃO TECNOLÓGICA (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 25 PONTOS)

II.1. ATIVIDADES CIENTÍFICAS *

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Artigos científicos publicados na íntegra ou aceitos para publicação em periódicos especializados cm corpo editorial (por artigo), na área do concurso ou em áreas afins:

QUALIS A

 

5,0 pontos/artigo

 

QUALIS B4,0 pontos/artigo
QUALIS C3,0 pontos/artigo

2. Trabalho científico premiado, em âmbito internacional, na área do concurso ou em áreas afins

3,0 pontos/prêmio

 

3. Trabalho científico premiado, em âmbito nacional, na área do concurso ou em áreas afins

2,0 pontos/prêmio

 

4. Trabalho científico premiado, em âmbito regional, na área do concurso ou em áreas afins

1,0 ponto/prêmio

 

5. Trabalho científico publicado na íntegra em anais de evento científico internacional, na área do concurso ou em áreas afins

2,0 pontos/artigo

 

6. . Trabalho científico publicado na íntegra em anais de evento científico nacional, na área do concurso ou em áreas afins

1,5 pontos/artigo

 

7. Resumo publicado em anais de evento científico internacional, na área do concurso ou em áreas afins

1,5 pontos/resumo

 

8. Resumo publicado em anais de evento científico nacional, na área do concurso ou em áreas afins

1,0 ponto/resumo

 

9. Resumo publicado em anais de evento científico regional ou local, na área do concurso ou em áreas afins

0,3 ponto/resumo

 

10. Coordenação de evento científico internacional

4,0 pontos/evento

 

11. Coordenação de evento científico nacional

3,0 pontos/evento

 

12. Coordenação de evento científico regional2,5 pontos/evento 
13. Coordenação de evento científico local1,0 ponto/evento 
14. Participação em comissão organizadora de evento científico internacional2,0 pontos/evento 
15. Participação em comissão organizadora de evento científico nacional1,5 pontos/evento 
16. Participação em comissão organizadora de evento científico regional1,0 ponto/evento 
17. Participação em comissão organizadora de evento científico local0,5 ponto/evento 
18. Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico internacional2,0 pontos/participação 
19. Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico nacional1,5 pontos/participação 
20. Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico regional1,0 ponto/participação 
21. Palestra, conferência proferida ou membro de mesa redonda em evento científico local0,5ponto/participação 
22. Coordenação de projeto científico aprovado por agência de fomento à pesquisa4,0 pontos/coordenação 
23. Membro colaborador de projeto científico aprovado por agência de fomento à pesquisa2,0 pontos/projeto 
24. Editor-chefe de revista científica indexada no ISI2,0 pontos/ano 
25. Editor-chefe de revista científica não indexada no ISI1,0 ponto/ano 
26. Membro do corpo editorial de revista científica indexada no ISI1,0 ponto/ano 
27. Membro do corpo editorial de revista científica não indexada no ISI0,5 ponto/ano 
28. Diretor/Presidente de entidades científicas ou tecnológicas1,0 ponto/ano 

- Somente serão consideradas as atividades realizadas nos últimos 5 (cinco) anos.

II.2. ATIVIDADES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Coordenação de projeto de extensão, aprovado por Instituição de pesquisa ou IES

4,0 pontos/projeto

 

2. Colaborador em projeto de Extensão, aprovado por Instituição de pesquisa ou IES

2,0 pontos/projeto

 

3. Assessoria, consultoria, perícia ou auditoria científica, técnica e/ou administrativa certificadas por autoridade competente

0,5 ponto/atividade

 

II.3. AUDITORIA DE LIVROS

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Auditoria de livro na área do concurso ou áreas afins, cadastrado no ISBN

6,0 pontos/livro

 

2. Organizador de livro na área do concurso ou em áreas afins, cadastrado no ISBN

2,0 pontos/livro

 

3. Auditoria de livro na área do concurso ou em áreas afins, não cadastrado

1,5 pontos/livro

 

4. Organizador de livro na área do concurso ou em áreas afins, não cadastrado no ISBN

0,5 ponto/livro

 

5. Autoria de capítulo de livro na área do concurso ou em áreas afins, cadastrado no ISBN

1,5 pontos/capítulo

 

6. Autoria de capítulo de livro na área do concurso ou em áreas afins, não cadastrado no ISBN0,5 ponto/capítulo 
7. Tradução de livro na área do concurso ou em áreas afins, cadastrado no ISBN2,0 pontos/livro 
8. Tradução de livro na área do concurso ou em áreas afins não cadastrado no ISBN1,0 ponto/livro 
9. Autoria de manual técnico ou caderno didático publicado por editora0,5 ponto/manual 
10. Tradução de artigo ou ensaio na área do concurso ou em áreas afins, cadastrado no ISBN ou ISSN0,5 ponto/tradução 
11. Tradução de capítulo de livro na área do concurso ou em áreas afins, cadastrado no ISBN0,5 ponto/capítulo 

II.4 - PRODUÇÃO TECNOLÓGICA

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Patentes e licenças com certificados emitidos por autoridade competente

6,0 pontos/livro

 

2. Pedido de patente ou de licença com número de protocolo emitido por autoridade competente

1,0 ponto/pedido

 

3. Registro de Software com certificado emitido por autoridade competente

3,0 pontos/registro

 

4. Pedido de registro de Software com número de protocolo emitido por autoridade competente

0,5 ponto/pedido

 

SEÇÃO III - ATIVIDADES DE ENSINO E ORIENTAÇÃO DE ALUNOS (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 15 PONTOS)

III.1 - ATIVIDADES DE ENSINO

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Atividade de magistério no ensino fundamental e médio

0,3 pontos/semestre

 

2. Atividade de magistério superior, na graduação, na área do concurso

1,5 pontos/semestre

 

3. Atividade de magistério superior, na graduação, em áreas afins ao concurso

1,0 ponto/semestre

 

4. Atividade de magistério superior, na graduação, na área não correlata ao concurso

0,5 ponto/semestre

 

5. Atividade docente em pós-graduação Lato Sensu

1,0 ponto/15 horas

 

6. Atividade docente em pós-graduação Stricto Sensu

2,0 pontos/15 horas

 

7. Curso ministrado em evento científico ou de extensão

0,5 ponto/curso

 

8. Estágio em docência em programa de pós-graduação Stricto Sensu

0,3 ponto/semestre

 

9. Monitoria em curso de graduação

0,2 ponto/semestre

 

- Somente serão consideradas as atividades realizadas nos últimos 5 (cinco) anos. III.

2 - ORIENTAÇÃO DE ALUNOS

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Orientação de tese de Doutorado defendida e aprovada

4,0 pontos/orientação

 

2. Co-orientação de tese de Doutorado defendida e aprovada

2,0 pontos/orientação

 

3. Orientação de tese de Mestrado defendida e aprovada

3,0 pontos/orientação

 

4.Co-orientação de tese de Mestrado o defendida e aprovada

1,5 pontos/orientação

 

5. Orientação de monografia em cursos de especialização

1,0 ponto/orientação

 

6. Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação

0,5 ponto/orientação

 

7. Orientação de bolsista de iniciação científica, em projeto aprovado por IES ou instituições de pesquisa e vinculado à bolsa

1,5 pontos/orientação

 

8. Orientação de bolsista de iniciação científica, em projeto aprovado por IES ou instituições de pesquisa, não vinculado à bolsa

1,0 ponto/orientação

 

9. Orientação e/ou supervisão de estágios curriculares ou de interesse curricular

0,5 ponto/semestre

 

10. Tutor orientador de grupo PET (Programa de Educação Tutorial)1,0 ponto/semestre 

SEÇÃO IV - PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL (PONTUAÇÃO MÁXIMA: 10 PONTOS)

IV.1 - PARTICIPAÇÃO EM BANCAS EXAMINADORAS

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Participação em banca examinadora de concurso público para admissão de docente em IES pública

2,0 pontos/banca

 

2. Participação em banca examinadora de processo seletivo para admissão de docentes em IES pública ou privada

1,0 pontos/banca

 

3. Participação em banca examinadora de defesa de tese de Doutorado, exceto o orientador

2,0 pontos/banca

 

4. Participação em banca examinadora de defesa de dissertação de Mestrado, exceto o orientador

1,5 pontos/banca

 

5. Participação em banca examinadora de defesa de monografia, Lato Sensu, exame de qualificação e trabalho de conclusão de curso de Graduação, exceto o orientador

1,0 ponto/banca

 

6. Participação em banca examinadora de seleção de discentes em processos de transferência, seleção de bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e outros

0,5 ponto/banca

 

IV.2 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ATIVIDADE

Pontuação

Pontuação Obtida

1. Exercício técnico-profissional na respectiva área de graduação ou pós-graduação. Não serão computados os tempos de estágio, monitoria, docência, residência em saúde ou bolsa de estudos curriculares

1,0 ponto/ano

 

2. Cargos de direção ou coordenação em instituições públicas ou privadas, Reitor, Vice-reitor, Diretor ou equivalente, Pró-reitor ou equivalente

4,0 pontos/ano

 

Coordenador de curso de pós-graduação Stricto-sensu

3,0 pontos/ano

 

Coordenador de curso de pós-graduação Lato-sensu

2,0 pontos/ano

 

Coordenador de curso de graduação

2,0 pontos/ano

 

Coordenador de extensão

2,0 pontos/ano

 

Chefe de unidade acadêmica ou unidade equivalente

2,0 pontos/ano

 

3. Participação em comissão temporária relacionada ao ensino

0,2 ponto/participação

 

4. Membro de conselho universitário, órgãos colegiados e comissões permanentes

0,5 ponto/comissão

 

5. Estágio de pós-doutorado ou equivalente com bolsa de agência de fomento

3,0 pontos/ano

 

6. Bolsista de programa de pós-graduação

0,5 ponto/ano

 

7. Aprovação em concurso público para ensino fundamental e médio

0,2 ponto/aprovação

 

8. Aprovação em concurso público para magistério superior

0,5 ponto/aprovação

 

TOTAL GERAL

 

 

ANEXO IV

CRITÉRIOS E RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE DEFESA DO PLANO DE TRABALHO

CRITÉRIOS AVALIADOS

Pontuação Máxima

Pontuação Obtida

1. PROJETO 5,0

1.1. Clareza na exposição das ideias

1,0

 

1.2. Uso correto da Língua Portuguesa

0,5

 

1.3. Pertinência da fundamentação teórica

0,5

 

1.4. Descrição clara dos procedimentos

0,5

 

1.5. Adequação da proposta ao projeto pedagógico

1,5

 

1.6. Viabilidade e execução do projeto

1,0

 

2. DEFESA 5,0

2.1. Desenvolvimento seqüencial da exposição

0,5

 

2.2.Domínio do assunto

2,5

 

2.3. Capacidade de argumentação

2,0

 

TOTAL

10,0