UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - SC

Notícia:   UFSC prorroga inscrições da área de Ensino/Aprendizagem de Libras

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

EDITAL Nº 009/SEGESP/2012, DE 12 DE JUNHO DE 2012

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

A Secretária de Gestão de Pessoas de Pessoas, da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, considerando a Portaria Normativa nº 34/GR/2012, de 09/01/2012, torna pública a abertura de inscrições com vista ao Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor por tempo determinado, para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da Lei nº 8.745/1993.

1 Das inscrições:

1.1 Período de Inscrição: 18/06/2012 a 22/06/2012.
Horário das inscrições: das 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

1.2 Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período.

1.3 Locais: As inscrições serão realizadas nas Secretarias dos respectivos Departamentos e Campus, onde também serão obtidas informações relativas ao processo seletivo simplificado e a publicação da portaria de homologação das inscrições.

Departamento de Ecologia e Zoologia - ECZ/CCB ecz@ccb.ufsc.br, fone (48) 3721-9099;

Departamento de Ciências Morfológicas - MOR/CCB mor@contato.ufsc.br, fone: (48) 3721- 9229/6913;

Departamento de Língua e Literatura Vernáculas - LLV/CCE rosildafloripa@hotmail.com, fone (48) 3721-9293;

Departamento de Artes e Libra - DALI/CCE ceartes@cce.ufsc.br, (48) 3721-9704;

Departamento de Expressão Gráfica - EGR/CCE egr.ufsc@gmail.com, (48) 3721-9285;

Departamento de Metodologia de Ensino - MEN/CED men@ced.ufsc.br, (48) 3721-9243;

Departamento de Análises Clínicas - ACL/CCS alc@ccs.ufsc.br, fone (48) 3721-9712;

Departamento de Patologia - PTL/CCS deptoptl@ccs.ufsc.br, fone (48) 3721-9473;

Departamento de Ciências Farmacêuticas - CIF/CCS deptocif@ccs.ufsc.br, fone (48) 3721-9350;

Departamento de Clínica Médica - CLM/CCS deptoclm@ccs.ufsc.br, fone (48) 3721-9149;

Departamento de Antropologia - ANT/CFH depant@cfh.ufsc.br, fone (48) 3721-9364;

Departamento de História - HST/CFH deptohst@cfh.ufsc.br, fone (48) 3721-9673;

Departamento de Serviço Social - DSS/CSE dss@cse.ufsc.br, fone (48) 3721-9540;

Departamento de Arquitetura e Urbanismo - ARQ/CTC coorarq@arq.ufsc.br, fone (48) 3721-9275;

Departamento de Engenharia Mecânica - EMC/CTC emc@emc.ufsc.br, fone (48) 3721-9225 (Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade - Florianópolis/SC);

Campus Curitibanos - CBS curitibanos@cbs.ufsc.br, fone (48) 3721-4166, (49) 3241-6355 - Ramal 4166 (Rod. Ulysses Gaboardi, Km 3 - Curitibanos - Santa Catarina).

1.4 As inscrições poderão ser efetuadas pessoalmente junto ao órgão solicitante. Será permitida a inscrição por procuração específica individual com firma reconhecida por autenticidade, acompanhada de cópias dos documentos de identidade devidamente autenticados do candidato e do procurador. A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas ao Requerimento de Inscrição.

1.4.1 O candidato inscrito por procuração assumirá total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do Requerimento de Inscrição.

1.4.2 Poderão inscrever-se no processo seletivo o candidato brasileiro, nato ou naturalizado, e o estrangeiro portador do visto Permanente ou visto Temporário V, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, apresentação dos documentos exigidos e do comprovante do pagamento da taxa de inscrição.

1.5 Taxa de Inscrição: R$ 20,00 (vinte reais), que deverão ser creditados na Conta Única do Tesouro Nacional - Banco do Brasil, sob o código de recolhimento nº 153 163 152 37 288 837. Essa taxa, uma vez recolhida, em hipótese alguma será restituída.

1.6 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar cópia autenticada ou cópia e original (para conferência) da Carteira de Identidade, ou equivalente de validade nacional, com foto, cópia do passaporte no caso de candidato estrangeiro e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição.

1.6.1 O candidato deverá entregar o "Curriculum Vitae" da Plataforma Lattes, devidamente documentado, ao secretário da Banca Examinadora no dia do sorteio dos pontos da prova didática, estabelecido no cronograma do processo seletivo.

1.7 Somente serão aceitos diplomas de Graduação e Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC. Os diplomas de Graduação e Pós-Graduação obtidos em instituição estrangeira serão aceitos mediante sua revalidação no Brasil. A revalidação do diploma estrangeiro deverá ser comprovada no ato da contratação.

2 Do Concurso:

2.1 Centro de Ciências Biologicas - CCB

2.1.1 Departamento de Ecologia e Zoologia - ECZ
Campo de Conhecimento: Ecologia de Comunidades e Conservação
Processo: 23080.024317/2012-36
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20 (vinte) horas semanais
Requisitos: Mestrado em Ecologia.

2.1.2 Departamento de Ciências Morfológicas - MOR
Campo de Conhecimento: Biologia Tecidual
Processo: 23080.023738/2012-40
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40 (quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Ciências Biológicas ou Ciência da Saúde, Mestrado em Ciências Morfológicas.

2.2 Centro de Comunicação e Expressão - CCE

2.2.1 Departamento de Língua e Literatura Vernáculas - LLV
Campo de Conhecimento: Língua Portuguesa/ Lingüística
Processo: 23080.023531/2012-75
Nº de vagas: 02 (duas)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação em Letras Língua Portuguesa e Mestrado em Lingüística ou Língua Portuguesa ou Literatura Brasileira ou Teoria Literária.

2.2.2 Departamento de Artes e Libras - DALI
Campo de Conhecimento: Ensino/ Aprendizagem de Libras
Processo: 23080.024856/2012-75
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Letras Libras - Licenciatura.

2.2.3 Departamento de Artes e Libras - DALI
Campo de Conhecimento: Ensino/ Aprendizagem de Libras
Processo: 23080.024868/2012-08
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação em Letras Libras - Licenciatura.

2.2.4 Departamento de Expressão Gráfica - EGR
Campo de Conhecimento: Hipermídia
Processo: 23080.025263/2012-26
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Desing e Mestrado.

2.3 Centro de Ciências da Educação - CED

2.3.1 Departamento de Metodologia de Ensino - MEN
Campo de Conhecimento: Física para Educação do Campo
Processo: 23080.026015/2012-01
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Licenciatura em Física; Mestrado em Educação Científica e Tecnológica; Educação; Física; ou Ensino de Ciências.

2.3.2 Departamento de Metodologia de Ensino - MEN
Campo de Conhecimento: Biologia para Educação do Campo
Processo: 23080.026019/2012-81
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Licenciatura em Ciências Biológicas; Mestrado em Educação Científica e Tecnológica; Educação; Ciências Biológicas; ou Ensino de Ciências.

2.3.3 Departamento de Metodologia de Ensino - MEN
Campo de Conhecimento: Matemática para Educação do Campo
Processo: 23080.026022/2012-02
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Licenciatura em Matemática; Mestrado em Educação Científica e Tecnológica; Educação; Matemática; ou Ensino de Ciências.

2.4 Centro de Ciências da Saúde - CCS

2.4.1 Departamento de Análises Clínicas - ACL
Campo de Conhecimento: Otorrino
Processo: 23080.025444/2012-52
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Médico com Especialização em Otorrinolaringologia.

2.4.2 Departamento de Análises Clínicas - ACL
Campo de Conhecimento: Audiologia
Processo: 23080.023251/2012-67
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisito: Graduação em Fonoaudiologia e Especialização em Audiologia.

2.4.3 Departamento de Patologia - PTL
Campo de Conhecimento: Patologia Geral e Anatomia Patológica
Processo: 23080.024762/2012-04
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Especialização em Anatomia Patológica.

2.4.4 Departamento de Ciências Farmacêuticas - CIF
Campo de Conhecimento: Farmacognosia e Química Farmacêutica
Processo: 23080.025234/2012-64
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Mestrado em Farmácia ou áreas afins.

2.4.5 Departamento de Clínica Médica - CLM
Campo de Conhecimento: Dermatologia
Processo: 23080.024434/2012-08
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Especialização em Dermatologia.

2.4.6 Departamento de Odontologia - ODT
Campo de Conhecimento: Dentística
Processo: 23080.025765/2012-57
Nº de vagas: 02 (duas)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Odontologia e Mestrado em Dentística.

2.5 Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH

2.5.1 Departamento de Antropologia - ANT
Campo de Conhecimento: Museologia, Antropologia, História, Ciências Sociais, Arte, Arquitetura, Educação ou áreas afins
Processo: 23080.024699/2012-06
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação ou Mestrado em Museologia; ou Graduação em museologia com Mestrado em Atropologia, Ciências Sociais, História, Arte, Arquitetura, Educação e áreas afins.

2.5.2 Departamento de História - HST
Campo de Conhecimento: Museologia
Processo: 23080.023701/2012-11
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Mestrado em Museologia, ou Arqueologia, ou História, ou Antropologia, ou Arquitetura e Urbanismo.

2.6 Centro Sócio-Econômico - CSE

2.6.1 Departamento de Serviço Social - DSS
Campo de Conhecimento: Fundamentos do Serviço Social
Processo: 23080.024924/2012-04
Nº de vagas: 02 (duas)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Serviço Social e Mestrado em Serviço Social ou áreas afins.

2.7 Centro Tecnológico - CTC

2.7.1 Departamento de Arquitetura e Urbanismo - ARQ
Campo de Conhecimento: Projeto de Arquitetura e Urbanismo
Processo: 23080.024854/2012-86
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 40(quarenta) horas semanais
Requisitos: Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, ou Engenharia Civil, ou Produção Civil ou Produção.

2.7.2 Departamento de Mecânica - EMC
Campo de Conhecimento: Engenharia e Ciências Térmicas - Fenômenos de Transporte
Processo: 23080.024737/2012-12
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Mestrado em Engenharia Mecânica.

2.8 Campus Curitibanos - CBS

2.8.1 :Campo de Conhecimento: Desenho Técnico e Mecanização Agrícola.
Processo: 23080.024610/2012-01
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação em Agronomia, Engenharia Agrícola ou Engenharia Florestal.

2.8.2: Campo de Conhecimento: Biologia Celular
Processo: 23080.024611/2012-48
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisito: Graduação em Agronomia ou Medicina Veterinária ou Engenharia Florestal.

2.8.3 Campo de Conhecimento: Zootecnia e Aqüicultura
Processo: 23080.024612/2012-92
Nº de vagas: 01 (uma)
Regime de Trabalho: 20(vinte) horas semanais
Requisitos: Graduação em Agronomia, Medicina Veterinária ou Zootecnia.

3 Da Avaliação:

3.1 O candidato será avaliado por meio de prova didática (peso 2) e de prova de títulos (peso 1).

3.1.1 Nos casos em que houver mais de dez candidatos inscritos, a comissão examinadora poderá aplicar prova escrita (peso 2) de caráter eliminatório e classificatório, previamente às provas a que se refere o item 3.1.

3.1.2 Observadas as peculiaridades do campo de conhecimento, poderá ser realizada prova de conhecimento específico (peso 2), de caráter eliminatório e classificatório.

3.2 Será considerado aprovado o candidato que obtiver média igual ou superior a sete em cada prova realizada.

3.2.1 A média de cada prova será obtida através da média aritmética simples das notas atribuídas pelos membros da comissão examinadora, de acordo com os pesos estabelecidos para as provas.

3.2.2 A classificação final dos candidatos será obtida com base na média final dos candidatos, em ordem decrescente de pontuação.

3.2.3 No caso de empate, a classificação observará a seguinte ordem de preferência: I - a idade, em favor do candidato com idade igual ou superior a sessenta anos; II - a maior pontuação na prova didática; e III - a maior pontuação na prova de títulos.

3.2.4 Todas as provas serão realizadas em língua portuguesa, à exceção dos processos seletivos nos campos de conhecimento do item 2 deste edital, onde houver a especificação de realização de provas em outra língua.

4 Da Remuneração:

4.1 Professores do Ensino Superior: Regime de 20 horas semanais - Graduação: R$ 1.597,92; Especialização: R$ 1.711,80; Mestrado: R$ 2.072,77; Doutorado: R$ 2.619,03.

4.2 : Professores de Ensino Superior: Regime de 40 horas semanais - Graduação: R$ 2.215,54; Especialização: R$ 2.356,41; Mestrado: R$ 3.137,18; Doutorado: R$ 4.472,00.

5 Das disposições gerais:

5.1 O candidato aprovado será contratado nos termos da Lei nº 8.745/93, e perceberá remuneração de acordo com a titulação apresentada no ato da contratação e conforme os valores estabelecidos no presente Edital. É vedada qualquer alteração posterior da titulação.

5.2 A seleção dos candidatos se dará nos termos da Portaria Normativa nº 34/GR/2012 e será executada pelo órgão solicitante. O início do processo seletivo simplificado para a contratação de professores substitutos e temporários dar-se-á no prazo mínimo de 10 (dez) dias a contar da publicação deste Edital.

5.3 O candidato selecionado será contratado por tempo determinado, por um período de até 12 (doze) meses e poderá sofrer prorrogação de até 12 (doze) meses, conforme a legislação vigente.

5.4. O candidato que for professor do Magistério Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico das Instituições Federais de Ensino, não poderá ser contratado nos termos da Lei nº 8.745/93.

5.5 O candidato que ocupar cargo público, que não o de Magistério, poderá ser contratado desde que ocupe cargo técnico ou científico e que tenha compatibilidade de horário comprovada.

5.6 Os candidatos que já exerceram a função de Professor Substituto ou Visitante nos termos da Lei nº 8.745/93 não poderão ser novamente contratados com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior.

5.7 No ato da contratação o candidato deverá apresentar os comprovantes dos requisitos exigidos no presente edital e os documentos previstos para a contratação, encontrados no endereço eletrônico www.prdhs.ufsc.br/, link Concursos Públicos - Processos Seletivos.

5.9 O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado será de 12 (doze) meses, a contar da data da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

5.10 A publicação do resultado final do processo seletivo no Diário Oficial da União valerá como documento comprobatório de classificação.

5.11 A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

NEIVA APARECIDA GASPARETTO CORNÉLIO