UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   UFPEL - RS disponibiliza 9 vagas de Professores de até R$ 7.333,67

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

REITORIA / CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO

EDITAL CES Nº 002, DE 06 DE JANEIRO DE 2011

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, por meio do Centro Especializado em Seleção, torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30/04/2007, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 02/05/2007, Portaria Interministerial nº 224/2007, publicada no DOU de 23/07/2007, Portaria Normativa Interministerial nº 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante CONCURSO PÚBLICO que será realizado de acordo com as normas vigentes: Decreto nº 6944, de 21/08/2009, Portaria MEC nº 1134, de 02/12/2009 e Lei nº 8.112 de 11/12/1990, conforme os dados que seguem.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para as classes de Professor Adjunto, nível 1, e de Professor Assistente, nível 1, a candidatos portadores do título de Doutor e de Mestre, respectivamente.

1.2. Período das inscrições: 10 de janeiro a 03 de fevereiro de 2011.

1.3. As inscrições serão recebidas no Centro Especializado em Seleção (CES) localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, no horário das 8h30min às 11h30min, de segunda a sexta-feira.

1.3.1. A taxa de inscrição deverá ser recolhida no Banco do Brasil S.A., através de GUIA DE RECOLHIMENTO ÚNICO (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes números: UG 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7. Os valores das taxas são os seguintes:

a) R$ 160,00 - Concurso para Professor Adjunto com Dedicação Exclusiva;

b) R$ 100,00 - Concurso para Professor Adjunto com regime de 40 horas semanais;

b) R$ 110,00 - Concurso para Professor Assistente, com Dedicação Exclusiva;

b) R$ 70,00 - Concurso para Professor Assistente com regime de 40 horas semanais.

1.3.2. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, disponível no site http://ces.ufpel.edu.br, no link concursos docentes. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo IV e entregá-lo no Centro Especializado em Seleção - CES (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), no período de 10 a 14 de janeiro de 2011, no horário das 8h30min às 11h30min. O CES responderá ao requerimento até o dia 26 de janeiro de 2011, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.3.3. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples acompanhadas dos respectivos originais:

a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;

b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros; no momento da posse o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.

e) Uma (1) fotografia 3x4cm;

f) Cédula de identidade;

g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição;

h) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.

1.4.1. Para a inscrição, o candidato não necessitará entregar o comprovante da titulação exigida, conforme parágrafo único do art. 19 do Decreto nº 6944/2009.

1.4.2. Os documentos comprobatórios do Curriculum Lattes - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, impreterivelmente, até o início do sorteio do ponto para a Prova Didática, conforme disposto nas Resoluções nºs 04, de 18/8/2004, e 17, de 22/12/2003, do COCEPE.

1.4.3. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CES) aconteça até o dia 10 de fevereiro de 2011.

1.4.3.1. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.4.3.2. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPEL por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4.4. Além dos itens listados no subitem 1.4, o candidato deverá entregar a Ficha de Inscrição (Anexo III), em duas (2) vias, preenchida e assinada.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporâneas.

1.6. A inscrição implica o conhecimento e a concordância, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Adjunto - Regimento da UFPEL e Resoluções / COCEPE nºs 14/2003 (prova Didática e Escrita) e 04/2004 (prova de Títulos) - e para Professor Assistente - Regimento da UFPEL e Resoluções / COCEPE nºs 14/2003 (prova Didática e Escrita) e 17/2003 (prova de Títulos), as quais passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos Docentes.

2. DAS PROVAS

2.1. Nos termos do Decreto nº 6944 (art. 19, XIV), de 21/8/2009, o período provável de realização das provas é de 14 a 25 de março de 2011.

2.2. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.

2.3. A Prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação.

2.4. Os programas das áreas em concurso constam do Anexo II deste Edital.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, deverão ser homologados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE).

3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://ces.ufpel.edu.br, no link concursos docentes e no Diário Oficial da União (DOU).

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. A UFPEL divulgará, através do Diário Oficial da União, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE, conforme disciplina o art. 16 (Anexo II) do Decreto nº 6944/2009.

4.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº 6944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

4.1.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado, nos termos do art. 16 do Decreto supracitado.

5. DOS RECURSOS

5.1. Serão admitidos recursos relacionados ao processo de homologação das inscrições e/ou resultado final do concurso, no prazo de até dois (2) dias úteis a partir da publicação no Diário Oficial da União dos respectivos editais.

5.2. Os pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao COCEPE, através de requerimento devidamente fundamentado, que indique com precisão os itens objeto do pedido.

5.3. Esse requerimento deverá ser entregue exclusivamente no endereço Praça 7 de Julho, 180 - Centro - Pelotas, no horário das 8h às 12h. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. A nomeação na classe de Professor Adjunto, Nível 1, e na classe de Professor Assistente, nível 1, com a remuneração abaixo especificada, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.

6.1.1. Ao servidor caberá, ainda, o auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

Classe/Reg. Trab

Venc. Básico

Retribuição por Titulação

Grat. Esp. do Magist. Superior

Total

Prof. Adjunto/DE

R$ 2.318,71

R$ 3.916,88

R$ 1.098,08

R$ 7.333,67

Prof. Adjunto/40h

R$ 1.495,94

R$ 1.782,11

R$ 1.021,95

R$ 4.300,00

Prof. Assistente/DE

R$ 2.001,86

R$ 1.592,90

R$ 1.056,83

R$ 4.651,59

Prof. Assistente/40h

R$ 1.291,52

R$ 706,37

R$ 1.018,63

R$ 3.016,52

6.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

6.3. Ao pessoal do magistério superior são peculiares as seguintes atribuições:

a) as pertinentes a pesquisa, ensino e extensão que, desenvolvidas de forma simultânea e indissociável, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e à transmissão do saber e da cultura, e

b) as relacionadas ao exercício de direção, assessoramento, chefia e coordenação na própria Universidade, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.

6.3.1. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

6.3.2. O docente submetido ao regime de Dedicação Exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

7. DA VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de divulgação dos resultados no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, e considerará notificado/avisado o candidato a partir da postagem de correspondência (com Aviso de Recebimento - AR).

8.1.1. Na eventualidade de ser concedido prazo ao candidato, o início da contagem será a partir do recebimento pela UFPEL do AR da empresa de Correios, independentemente do sucesso ou frustração da localização efetiva do destinatário.

8.1.2. O candidato é o único responsável pela atualização do registro de seu endereço na UFPEL - o que deve ser feito por escrito -, bem como pela disponibilidade de nesse endereço receber correspondências.

8.2. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: ces@ufpel.edu.br.

8.3. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://ces.ufpel.edu.br, no link Concursos Docentes.

Christiano Martino Otero Ávila
No exercício da Direção do CES

Prof. Antônio César Gonçalves Borges
Reitor

ANEXO I - Áreas em Concurso

Unidade/ Departamento/ Processo

Área/ Vagas/ Regime de Trabalho

Titulação Exigida

Tipos de Provas

Professor Assistente

FACULDADE DE MEDICINA
Clínica Médica
Proc. 23110. 008265/ 2010-94

Cardiologia
1 vaga
40 horas semanais

Graduação em Medicina, Residência em Clínica Médica (no mínimo de 1 ano) e Residência em Cardiologia (no mínimo de 2 anos), em serviço reconhecido pelo Ministério da Educação e Título de Mestre em área de Ciências da Saúde.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE MEDICINA
Materno Infantil
Proc. 23110. 008835/ 2010-46

Pediatria
1 vaga
40 horas semanais

Residência Médica em Pediatria, reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e Mestrado em Pediatria ou áreas afins, reconhecido pelo MEC.

Escrita Didática Títulos

INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Matemática e Estatística
Proc. 23110. 009053/ 2010-24

Estatística
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Mestrado em Estatística ou Mestrado em qualquer área E Graduação em Estatística OU Mestrado em área de concentração em Estatística.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA
Enfermagem
Proc. 23110. 006550/ 2010-71

Enfermagem: Fundamentos Anátomo- Funcionais para o Cuidado de Enfermagem
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Graduação em Enfermagem e título de Mestre em Enfermagem ou áreas afins.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL
Engenharia Rural
Proc. 23110. 008678/ 2010-79

Recursos Hídricos com ênfase em Irrigação e Drenagem
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Mestrado, cuja dissertação, linha de pesquisa, área de concentração ou curso contemple Irrigação e/ou Drenagem e/ou Recursos Hídricos e/ou Engenharia de Água e Solos e/ou Solos.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE DIREITO
Terceiro Departamento
Proc. 23110. 008340/ 2010-17

Filosofia do Direito e Hermenêutica Jurídica
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Pós-graduação stricto sensu em Direito, com nível mínimo de Mestrado.

Escrita Didática Títulos

Professor Adjunto

FACULDADE DE VETERINÁRIA
Clínicas Veterinária
Proc. 23110. 008711/ 2010-61

Clínica Cirúrgica Veterinária
1 vaga
40 horas semanais

Graduação e Doutorado em Medicina Veterinária, cuja tese ou área de concentração ou linha de pesquisa, contemple a área de conhecimento em concurso.

Prática Didática Títulos

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL
Ciências Sociais Agrárias
Proc. 23110. 008099/ 2010-26

Desenvolvimento e Extensão Rural
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Doutorado em Desenvolvimento Rural/Agrícola ou Extensão Rural ou áreas afins.

Escrita Didática Títulos

INSTITUTO DE BIOLOGIA
Microbiologia e Parasitologia
Proc. 23110. 002037/ 2010-19

Parasitologia Geral
1 vaga
Dedicação Exclusiva

Graduação em curso, que tenha a disciplina de Parasitologia, e Doutorado cuja tese tenha sido desenvolvida na área de Parasitologia.

Escrita Didática Títulos

ANEXO II - Programas

Área de Conhecimento: Cardiologia

Lista de Pontos:

1.Cardiopatia Isquêmica

2.Insuficiência Cardíaca

3.Hipertensão Arterial

4.Eletrocardiograma

5.Arritmias

6.Infarto Agudo do Miocárdio

7.Pericardite

8.Endocardite

9.Cor Pulmonal e Crônico

10. Febre Reumática

11. Embolia Pulmonar

Área de Conhecimento: Pediatria Lista de Pontos:

1.Icterícia neonatal.

2.Septicemia neonatal.

3.Atendimento ao recém-nascido em sala de parto.

4.Amamentação.

5.Asma brônquica.

6.Gastroenterites agudas.

7.Crescimento e Desenvolvimento.

8.Pneumonias.

9.Doenças exantemáticas.

10.Infecção urinária.

Área de Conhecimento: Clinica Cirúrgica Veterinária (pequenos e grandes animais) Lista de Pontos:

Prova teórica:

1. Fases fundamentais da técnica operatória e a profilaxia das infecções.

2. Oftalmologia veterinária: procedimentos cirúrgicos aplicados.

3. Neurocirurgia veterinária: procedimentos cirúrgicos aplicados.

4. Cirurgia oncológica veterinária.

5. Técnicas cirúrgicas ortopédicas nos pequenos animais.

6. Técnicas cirúrgicas ortopédicas nos grandes animais.

7. Emergências clínico-cirúrgicas nos pequenos animais.

8. Abordagem clinico-cirúrgica no abdome agudo do equino.

9. Tratamento das feridas nos animais domésticos.

10. Cuidados intensivos pré e pós-operatório do paciente cirúrgico crítico.

Prova prática:

1. Laparotomia exploratória nos animais domésticos.

2. Síntese dos ossos longos nos pequenos animais.

3. Técnicas cirúrgicas oculares no cão.

4. Técnicas cirúrgicas otológicas no cão.

5. Técnicas anestésicas no cão.

6. Técnicas anestésicas injetáveis no equino.

7. Toracotomia exploratória no cão.

8. Reanimação cardiorrespiratória (RCR) nos pequenos animais.

9. Métodos de síntese e classificação das suturas na veterinária.

10. Assistência pós-operatória ao paciente cirúrgico.

Área de Conhecimento: Desenvolvimento e Extensão Rural

Lista de Pontos:

1. Políticas Públicas para a Agricultura

2. Abordagem Territorial do Desenvolvimento e Extensão Rural

3. Evolução da Questão Agrária Brasileira

4. Agricultura e Sustentabilidade

5. Extensão Rural e Segurança Alimentar

6. Planejamento e Metodologias em Extensão Rural

7. Extensão Rural, Pluriatívidade e Multifuncionalidade

8. Inovação Tecnológica na Agricultura

9. Planejamento e Gestão de Projetos para o Desenvolvimento Rural

10. Cooperativismo Agrícola

Área de Conhecimento: Enfermagem: Fundamentos Anátomo-Funcionais para o cuidado de enfermagem.

Lista de Pontos:

1. Exame físico - conhecimentos anátomo-funcionais básicos para a prática da enfermagem;

2. Plano de construção do corpo humano e o fazer da enfermagem - pele e tegumentos;

3. Temperatura corporal, características anátomo-funcionais do sistema termorregulador e especificidades para o cuidado em enfermagem;

4. Sistema nervoso sua estrutura anátomo-funcional e os fundamentos para o cuidado em enfermagem em saúde mental;

5. Sistema reprodutor suas características anátomo-funcionais e o cuidado de enfermagem na saúde da mulher;

6. Sistema circulatório, fatores anátomo-fisiológicos e medida de pressão arterial e pulso;

7. Sistema respiratório, suas características anátomo-funcionais e cuidados de enfermagem na saúde do adulto;

8. Sistema endócrino seus aspectos anátomo-funcionais, hábitos de vida e cuidado em enfermagem;

9. Sistema urinário aspectos anátomo-funcionais e especificidades para o cuidado em enfermagem;

10. Sistema digestório aspectos anátomo-funcionais e práticas de enfermagem de educação em saúde.

Bibliografia Sugerida:

- BARROS, A.L.B.L. Anamnese e Exame Físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Artmed, Porto Alegre, 2002.

- DANGELO, J.G. e FATTINI, C.A.. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. Ed. Atheneu, R.J. 1987.

- ERHART, E. A.. Elementos de Anatomia Humana. Atheneu, São Paulo, 1987.

- GARDNER, E.; GRAY, D.J. O'RAHILLY, R.. Anatomia Estudo regional do corpo humano. Editora Guanabara Koogan, l987.

- GRAY, F.R.S. Goss, A.B.C.M. Anatomia. 29a ed. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, l997.

- GRAYS'S Anatomy, William, P. L. Churchill Livingstone. Ed.London, 30th ed. 1995.

- MADEIRA, M.C. Anatomia da Face. Editora Sarvier, São Paulo, l995.

- NASCIMENTO, S.R. Sinais Vitais. Subsídios para a Prática em Saúde. Goiania, AB, 2004.

- POSSO, M.B.S. Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Ed. Atheneu, 1999.

- SPENCER, A. P. Anatomia Humana, Editora Manole, SP. 1991.

- SOBOTTA, J.; BECHER, H. Atlas de Anatomia Humana. V1 e V2, Guanabara Koogan, R.J. 1995.

- SPALTEHOLZ, W. e SPANNER, R. Atlas de Anatomia Humana. Roca Liv. Ltda, SP. V1 e V2, l988.

- WOLF-HElDEGGER, G. Atlas de Anatomia Humana. 4a ed. R.J, Guanabara Koogan, 1996.

Área de Conhecimento: Estatística Lista de Pontos:

1. Análise descritiva e exploratória de dados.

2. Probabilidade.

3. Planejamento de Experimentos.

4. Análise Estatística de Experimentos.

5. Modelos Lineares.

6. Séries Temporais.

7. Análise Multivariada.

8. Análise de Dados Categorizados.

9. Inferência Estatística.

10. Amostragem.

Bibliografia Sugerida:

- MORETTIN, P. A., BUSSAB, W.O.. Estatística Básica. 5a ed., São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

- VELLEMAN, P. F., HOAGLIN, D. C.. Applications, Basics, and Computing of Exploratory Data Analysis. Boston: Duxbury, 1981.

- JAMES, B. R.. Probabilidade: um curso em nível intermediário. IMPA, CNPq, 1981.

- MAGALHÃES, M. N.. Probabilidades e variáveis aleatórias. Editora Edusp, 2004.

- MOOD, A. M., GRAYBILL, F. A., BOES, D. C.. Introduction to the theory of Statistics. McGraw-Hill, 1974.

- CASELLA, G., BERGER, R.L.. Statistical inference. Duxbury, 2002.

- HINKELMANN, K., KEMPTHORNE, O.. Design and Analysis of Experiments. New York: John Wiley, 2007.

- COCHRAN, W.G.; COX, G.M.. Experimental designs. 2nd ed. New York: John Wiley. 1957.

- COX, D. R.. Planning of experiments. New York: John Wiley, 1958.

- BOX, G. E. P.; HUNTER, W. G.; HUNTER, J. S.. Statistics for experimenters. An introduction to design, data analysis and model building. New York: John Wíley, 1978.

- MONTGOMERY, D. C., PECK, E. A., VINING, G. G. Introduction to linear regression analysis. 3rd edn. John Willey and Sons, 2001.

- NETER, John, KUTNER, Michael H., NACHTSHEIM, Chrístopher J., WASSERMAN, William. Applied linear Statistical models. 4th ed.. USA: WCB Mc Graw Hill, 1996.

- SEARLE, S. R. Linear models. New York: John Wíley, 1971.

- MORETTIN, P. A.; TOLOI, C. M. C. Análise de Séries Temporais. Ed. Edgard Blücher, São Paulo, 2004.

- ENDERS, W. Applied econometric time series. John Wiley & Sons, lnc., New York, 1995.

- JOHNSON, Richard A., WICHERN, Dean W. Applied multivariate Statistical analysis. 4Th ed. USA: Prentice Hall, 1998.

- HAIR, J. F. JR. et alli. Análise de Dados Multivariados. Prentice Hall lnc. À Bookman, Porto Alegre, 2006.

- BOCK, R. D. Multivariate statistical methods in behavioral research. MCGraw-Hill series in psychology, 1975.

- AGRESTI, A. Categorical Data Analysis. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2002.

- COCHRAN, W. Sampling Techniques. John Wíley, 3a Edição, 1977.

Área de Conhecimento: Filosofia Geral e Jurídica e Hermenêutica Jurídica

Lista de Pontos:

1. Características da filosofia contemporânea.

2. Razão pratica, razão teórica e razão na filosofia contemporânea.

3. Fenomenologia, estruturalismo e marxismo.

4. Filosofia e ciência do direito: caracterização e diferenciação.

5. Jusnaturalismo.

6. Juspositivismo.

7. Filosofia do direito como teoria da pratica: o significado da filosofia do direito para a prática.

8. Escola da Exegese, pandectista e analítica de jurisprudência: caracterização e diferenciação.

9. Elementos de interpretação: direito comparado, elemento histórico, elemento teleológico e fatores sociais.

10. Escola Histórica, Jurisprudência dos interesses e método tópico de Theodor Viehweg.

Área de Conhecimento: Recursos Hídricos com ênfase em Irrigação e Drenagem

Lista de Pontos:

1. Aplicações da hidrostática a projetos hidroagrícolas.

2. Aplicações da hidrodinâmica a projetos hidroagrícolas.

3. Dimensionamento de condutos sob pressão, para projetos agrícolas.

4. Dimensionamento de condutos livres, para projetos agrícolas.

5. Medição e controle de vazão e velocidade em condutos forçados e livres.

6. Elevação de água, bombas hidráulicas e estações de recalque.

7. Agrohidrologia.

8. Armazenamento de água - açudagem e pequenas barragens.

9. Planejamento da irrigação - Frequência de irrigação e quantidade de água a aplicar.

10. Métodos de irrigação - caracterização e critérios de escolha.

11. Irrigação por gravidade - caracterização, sistemas e dimensionamento.

12. Irrigação por aspersão - caracterização, sistemas e dimensionamento.

13. irrigação localizada - caracterização, sistemas e dimensionamento.

14. Drenagem superficial - caracterização, sistemas e dimensionamento.

15. Drenagem subterrânea - caracterização, sistemas e dimensionamento.

16. Legislação Federal e Estadual de recursos hídricos e de irrigação e drenagem.

Área de Conhecimento: Parasitologia Geral Lista de Pontos:

1. Ordem Siphonaptera - Sistemática, morfologia e bionomia.

2. Miíases - Sistemática, classificação e bionomia.

3. Culicidae - Sistemática, importância e bionomia.

4. Família Ixodidae -Sistemática, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

5. Toxoplasma gondii - sistemática, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

6. Babesia spp. - sistemática, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

7. Cryptosporídium spp. - sistemática, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

8. Leishmania spp. - sistemática, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle. V .

9. Trichostrongylideos - sistemática, morfologia, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

10. .Fasciola hepatica - sistemática, morfologia, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

11. Echinococcus granulosus/Hidatidose - sistemática, morfologia, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

12. .Ascarídeos - sistemática, morfologia, biologia, epidemiologia, diagnóstico e controle.

Bibliografia Sugerida:

- CONSOLI, R.A.G.B.; OLIVEIRA, R.L. Principais Mosquitos de Importância Sanitária no Brasil. Rio de Janeiro, Fiocruz, 1994. 161p.

- FLECHTMANN, C. H. W. Ácaros de Importância Médico-Veterinária. 3 ed., São Paulo, Nobel, 1985.

- GUIMARÃES, J.H.; TUCC1, E.C.; BARROS-BATTESTI, D.M. Ectoparasitos de Importância Veterinária. São Paulo, Plêiade/FAPESP, 2001. 218p.

- GULLAN, P. J.; CRANSTRON, P. S. os Insetos: Um Resumo de Entomologia. 3 ed., São Paulo, Editora Roca Ltda., 2008. 440p.

- KETTLE, D. S. Medical and Veterinary Entomology. CAB International, 1992. 685p.

- MARCONDES, C.B. Entomologia Médica e Veterinária. São Paulo, Atheneu, 2001. 432p.

- MULLEN. G.; DURDEN L. Medical and Veterinary. San Diego, California, USA. Academie Press, 2002. 597p.

- NEVES, D. P.; MELO,A. L.; GENARO, 0.; LINARDI, P. M. Parasitologia Humana. 11 ed., São Paulo, Atbeneu, 2005. 494p.

- REY, L. Bases da Parasitologia Médica. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1992. 349p

- RIET-CORREA, F.; SCHILD, A.L.; MÉNDEZ, M.C.; LEMOS, R.A.A. Doenças dos Ruminantes e Equinos. 3 ed., v. 1, Santa Maria, Pallotti, p. 509―709, 2007.

- SERRA-FREIRE, N.M.; MELLO, R.P. Entomologia e Acarologia na Medicina Veterinária. Rio de Janeiro, LF Livros, 2006. 200p.

. URQUHART, G.M.; ARMOUR, J.; DUNCAN, J. L; DUNN, A. M.; JENNINGS, F. W. Parasitologia Veterinária. 2 ed., Rio de Janeiro, Guanabara Koogan 1996. 273p.

ANEXO III

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO ESPECIALIZADO EM SELEÇÃO

CONCURSO PÚBLICO - EDITAL/CES Nº 002/2011

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº

Doc. Identidade nº ___________________________________ CPF _________________________________

NOME:_________________________________________________________________________________

FILIAÇÃO: Pai -__________________________________________________________________________

Mãe - __________________________________________________________________________________

Data de Nascimento:________________________________ Estado Civil: _____________________________

Naturalidade:_______________________________ Nacionalidade: __________________________________

Endereço:___________________________________________________ Nº __________________________

Complemento:________________________ Bairro:_______________________________________________

Cidade:_________________________________________ Estado: ______ CEP: _______________________

Telefone:__________________________________ Celular: ________________________________________

E-mail:__________________________________________________________________________________

Candidato ao cargo de ______________________________________________________________________

Área: ___________________________________________________________________________________

Processo UFPel nº 23110.__________ /2010-______

Observação: Tendo em vista que a UFPEL notificará os candidatos através de via postal, solicitamos a atenção ao preencher os campos referentes ao endereço.

Data: _____ de ______________ de 2011.

___________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV - REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Ao

Centro Especializado em Seleção da Universidade Federal de Pelotas

Senhor Diretor

Eu, __________________________________________, Carteira de Identidade nº _________________________, CPF nº ___________________________, solicito, nos termos do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, isenção da taxa de inscrição do Concurso Público para o Magistério Superior (Edital / CES nº 002/2011).

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social – NIS ______________________________, no município de _____________________________ e que atendo a condição estabelecida no inciso II do caput do art. 1º do Decreto acima referido (família de baixa renda).

Declaro estar ciente de que as informações que estou prestando são de minha inteira responsabilidade. No caso de declaração falsa, declaro estar ciente de que estarei sujeito às sanções previstas em lei.

Pelotas, _____ de ______________ de 2011.

___________________
Assinatura do Candidato

OBS.: Anexar cópias do RG, CPF e do Cartão Cidadão.