UFPA - Universidade Federal do Pará - PA

Notícia:   UFPA abre vagas para Professor Substituto em dois Institutos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL

EDITAL Nº. 012, DE 18 DE JANEIRO DE 2013

EDITAL RETIFICADO

O Vice Reitor da Universidade Federal do Pará, no uso de suas atribuições legais e na forma do que dispõe a Lei 8.745/93 com as modificações introduzidas pela Lei nº 12.425/2011, o Decreto 7.585/2011, o Decreto 6.944 de 21 de agosto de 2009 e Resolução nº 4.198/2011-CONSEPE, torna pública a abertura de inscrição aos Processos Seletivos Simplificados para preenchimento de vagas de Professor Substituto, para o Ensino Superior, em regime de trabalho de 40 horas semanais, de acordo com as seguintes informações:

Unidades Acadêmicas

Temas

Nº de Vagas

Período de inscrição

Requisitos para a Inscrição

Instituto de Ciências da Saúde/Faculdade de Nutrição

Ciência da Alimentação e Nutrição

1

22/01 à 31/01/2013

Graduados em Nutrição, com especialização na área de alimentos, Tecnologia dos Alimentos, Bromatologia, Gestão da qualidade em Unidades produtoras de alimentos.

Instituto de Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina

Psiquiatria

1

22/01 à 31/01/2013

Graduados em Medicina.

Instituto de Letras e Comunicação/Faculdade de Comunicação

Jornalismo Digital e Novas Mídias

1

22/01 à 31/01/2013

Graduados em Comunicação com Habilitação em Jornalismo; Graduados em Comunicação com Habilitação em Jornalismo, com pós-graduação Lato ou Stricto Sensu.

1. DAS INSCRIÇÕES:

1.1. As inscrições serão realizadas nas Unidades para onde se destinam os Processos Seletivos Simplificados, mediante preenchimento da ficha de inscrição pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído, que deverá apresentar procuração no ato da inscrição.

1.2. As inscrições serão recebidas ainda, por meio da Empresa Brasileira de Correios, pelo serviço de postagem rápida - SEDEX, encaminhada para o endereço de cada Unidade responsável pela seleção, com data de postagem até o último dia de inscrição.

1.2.1. Em virtude da urgência do processo, as Unidades aguardarão as inscrições via Correio pelo prazo de até 3 (três) dias úteis, contados a partir do dia seguinte ao final das inscrições.

1.2.2. As inscrições serão homologadas, após análise dos documentos apresentados, com posterior divulgação pelas Unidades.

1.3. Não haverá pagamento da taxa de inscrição.

1.4. Os endereços das unidades são:

Instituto de Ciências da Saúde/Faculdade de Nutrição
Tema: Ciência da Alimentação e Nutrição
Local de inscrição: Secretaria da Faculdade de Nutrição, situada na Av. Augusto Corrêa, nº 01, Portão 4 - Bairro: Guamá. CEP: 66075-110, Belém-Pará, no horário das 09:00 às 14:00 horas.

Instituto de Ciências da Saúde/Faculdade de Medicina
Tema: Psiquiatria
Local de inscrição: Secretaria da Faculdade de Medicina, situada na Av. Generalíssimo Deodoro, nº 01, Praça Camilo Salgado - Bairro: Umarizal. CEP: 66.050-160, Belém-Pará, fones (91) 3201-6811 e 3201-6809, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.

Instituto de Letras e Comunicação/Faculdade de Comunicação
Tema: Jornalismo Digital e Novas Mídias
Local de inscrição: Secretaria do Instituto de Letras e Comunicação, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Av. Augusto Corrêa, nº 01, - Bairro: Guamá. CEP: 66075-110, Belém-Pará, no horário das 09:00 às 13:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.

2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO: Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido e assinado (conforme modelo anexo). Apresentar cópia autenticada ou cópia e original (para conferência) dos seguintes documentos:

- Carteira oficial de identidade ou passaporte para quem for estrangeiro;

- Título de Eleitor, com comprovante da última votação;

- Comprovante de quitação com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

- Comprovante de inscrição no cadastro individual de contribuinte do Ministério da Fazenda (CPF);

- Diploma de graduação e/ou pós-graduação, conforme requisito exigido para seleção. Os certificados e diplomas deverão ter sido obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC e devidamente reconhecidos e/ou revalidados quando expedidos por instituição estrangeira. Na falta dos diplomas e ou certificados, os candidatos poderão apresentar Declaração atualizada de conclusão do curso, com a indicação que o candidato faz jus ao título e que está aguardando a emissão do diploma ou certificado, acompanhado de histórico escolar;

- Histórico Escolar (Graduação e Pós-Graduação);

- Curriculum Vitae na Plataforma Lattes em 03 (três) vias, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, sendo apenas uma via deste acompanhada das comprovações.

3. SELEÇÃO: A Seleção será realizada de acordo com o Plano de Concurso de cada disciplina, e constará de:

Julgamento de Títulos, Prova Escrita e Prova Didática para os Temas: Psiquiatria e Jornalismo Digital e Novas Mídias.
Prova Escrita e Didática para o tema Ciência da Alimentação e Nutrição.

3.1 A Prova Escrita

A Prova Escrita versará sobre item sorteado de uma lista contida no Plano de Concurso, de no mínimo dez e máximo de quinze itens relacionados ao tema e aos conteúdos referidos no Edital do PSS e terá a duração máxima de quatro horas para sua execução.

A avaliação da Prova Escrita observará os critérios abaixo discriminados, sendo que a valoração a ser conferida a cada um deles ficará a cargo da Unidade, conforme a Resolução que trata da Valoração das provas e Títulos que prevê a Resolução do CONSEPE, que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA:

a) apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão;

b) conteúdo e desenvolvimento do tema: organização, coerência, clareza de idéias, extensão, atualização e profundidade;

c) linguagem: uso adequado da terminologia técnica, propriedade, clareza, precisão e correção gramatical.

3.2 A Prova Didática

A Prova Didática destina-se à avaliação do desempenho didático-pedagógico do candidato, devendo ser observados a clareza, a organização e o planejamento da aula; a extensão, atualização e profundidade de seus conhecimentos, cuja ponderação de cada critério ficará a cargo da Unidade responsável pelo Concurso, atendendo à Resolução da Unidade que trata da Valoração das provas e Títulos que prevê a Resolução do CONSEPE, que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA.

3.3 Do Julgamento de Títulos

O Julgamento de Títulos será realizado por meio do exame do Curriculum Lattes e, quando do seu julgamento e avaliação, a Comissão examinadora considerará e pontuará, desde que devidamente comprovados, os seguintes grupos de Atividades:

I - Grupo I - Formação Acadêmica;

II - Grupo II - Produção Científica, Artística, Técnica e Cultural;

III - Grupo III - Atividades Didáticas;

IV - Grupo IV - Atividades Técnico-Profissionais.

Para efeito de adequação às especificidades, que deverão estabelecer as atividades e pontuações a serem consideradas em cada Grupo de Atividades, com seus respectivos pesos, as Unidades utilizarão o estabelecido em Resolução da Congregação ou Conselho da Unidade, definido para concursos de professores efetivos, conforme prevê a Resolução do CONSEPE que trata dos Concursos para professores efetivos da UFPA.

3.3.1. Será obrigatório e de responsabilidade da Unidade, fornecer aos candidatos as informações necessárias relacionadas ao Processo Seletivo Simplificado, tais como: programa das provas, critérios de avaliação, dia, horário e local de realização dos mesmos.

4 - DOS RESULTADOS

Os examinadores deverão atribuir uma pontuação de zero a dez para o exame das Provas e Títulos (se houver).

As Provas Escrita e Didática terão caráter eliminatório, sendo reprovado do concurso o candidato que obtiver pontuação inferior a 7 (sete) em uma delas.

A pontuação do candidato em cada prova será a média aritmética simples dos pontos a ele atribuídos por cada um dos examinadores, considerada uma casa decimal.

Quando houver Julgamento de Títulos, será considerado aprovado no Processo Seletivo Simplificado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) como média aritmética simples das pontuações das Provas e Julgamento de Títulos.

5. CONTRATAÇÕES: Os contratos serão regidos pela Lei 8.745/93 com suas alterações e Portarias MEC nº 1.481/2011 e nº 3/2012.

5.1 Os candidatos que já foram contratados através da Lei 8.745/93, poderão ser novamente contratados desde que já tenham decorrido 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.

6. REMUNERAÇÃO:

6.1. A remuneração do pessoal contratado deve observar com parâmetro os vencimentos correspondentes ao padrão inicial da classe em que esteja sendo feita a substituição do ocupante do cargo efetivo e de acordo com a titulação exigida no Edital para cada processo seletivo.

Classe - nível I

Titulação

Carga Horária

Vencimento básico

Adjunto

Doutor

40 horas

R$ 4.300,00

Assistente

Mestre

40 horas

R$ 3.016,52

Auxiliar

Especialista

40 horas

R$ 2.265,78

7. DISPOSIÇÕES GERAIS:

7.1. Caso não haja candidatos inscritos, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período.

7.2. O resultado final de cada seleção será publicado no Diário Oficial da União, obedecida a classificação em conformidade com o que dispõe o Decreto nº 6.944/2009 e anexo II.

7.3. Os candidatos aprovados, que excederem ao número de vagas atualmente existentes no Edital para cada disciplina, poderão ser contratados até o prazo de vigência deste Edital em função da disponibilidade de vagas futuras.

7.4. O prazo de validade dos Processos Seletivos será de 01 (um) ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

7.5 O processo Seletivo seguirá as orientações da Resolução 4.198/2011 do CONSEPE.

7.6 Este Edital estará disponível na página Eletrônica www.progep.ufpa.br.

HORACIO SCHNEIDER
Vice-Reitor

REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO NOME

COMPLETO:_________________________________________________________________

DATA DE NASCIMENTO:___________________________ NACIONALIDADE:__________

NATURALIDADE:____________________________ SEXO: M (_) F (_) _________________

Nº IDENTIDADE: _________________ ÓRGÃO EMISSOR: __________ DATA EXP: ______

CPF:____________________________ Nº DO TÍTULO DE ELEITOR:___________________

ENDEREÇO:________________________________________________________ Nº _______

BAIRRO:_____________________ COMPLEMENTO:________________________________

CIDADE:_____________________ ESTADO:____________________ CEP:_______________

CONTATOS:

TELEFONE RESIDENCIAL: (_)___________________________________________________

TELEFONE CELULAR: (_)_______________________________________________________

E-MAIL: _____________________________________________________________________

Venho requerer a inscrição no Processo Seletivo Simplificado, para contratação por tempo determinado, em Regime de Trabalho de 40 horas, na Área de Conhecimento/Matéria: _______________________________, para o Instituto ou Campus, ______________________________________________, da Universidade Federal do Pará. Conforme Edital nº _______________, publicado no Diário Oficial da União de ________________, responsabilizo-me integralmente pelos dados desta ficha e junto os documentos exigidos pelo edital.

Em caso de procuração é necessário anexar a procuração reconhecida em cartório, fotocópia da carteira de identidade do procurador e informar os seguintes dados do procurador:

Nome: ___________________________________, endereço: __________________________ e telefone: (_)__________________

Local e data ____________, ____/____/2013.

__________________________________
Assinatura do Candidato ou Procurador.