UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG

Notícia:   UFLA - MG revoga área do PS nº 114/2013 - Professores Substitutos

UFLA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

GABINETE DA REITORIA

EDITAL PRGDP Nº. 114/2013

Campus Universitário
Caixa Postal 3037 - Lavras - MG - 37200-000

A Vice-Reitora da Universidade Federal de Lavras, no exercício do cargo de Reitora, no uso de suas atribuições legais e regimentais, de acordo com o disposto na Lei Nº 8.745, de 9/12/93 e alterações posteriores, na Orientação Normativa nº 5, de 28/10/09, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atual Secretaria de Gestão Pública, na Portaria nº 243, de 3/3/11, do Ministério da Educação e na Portaria nº 39, de 25/3/11, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Resolução CUNI nº 046 de 3/10/07, alterada pela Resolução CUNI 051, de 5/7/11 e neste Edital, faz saber que se encontrarão abertas inscrições para seleção de Professores Substitutos, conforme a seguir:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. As áreas, titulação, regime de trabalho e número de vagas, estão especificadas a seguir:

Deptº

Área

Titulação Mínima Exigida

Regime de trabalho

Nº de vagas

Agricultura

Fitotecnia/ Melhoramento de Plantas

Doutorado em Fitotecnia ou áreas afins.

40 h

1

Biologia

Microbiologia

Doutorado em Microbiologia Agrícola, Ciência dos Alimentos, Biotecnologia ou áreas afins.

40 h

1

Ciência dos Alimentos

Nutrição Clínica: Nutrição Experimental, Nutrição e Metabolismo

Graduação em Nutrição e Mestrado em Nutrição e áreas afins.

40 h

1

Ciência do Solo

Introdução à Ciência do Solo

Doutorado em Ciência do Solo ou Geociências.

40 h

1

Química

Bioquímica

Doutorado em Bioquímica e áreas afins (para atender as áreas afins o candidato deve ter defendido tese cujo tema verse sobre conteúdos contidos na área da seleção).

40 h

1

1.2. O candidato aprovado será contratado nos termos da Lei nº 8.745/93, com remuneração correspondente ao nível 1 da classe A, que será composta de Vencimento Básico acrescido da Retribuição por Titulação - RT, não acumulável, de acordo com a maior titulação apresentada no ato da contratação, conforme os valores estabelecidos na tabela abaixo, além da parcela referente ao auxílio-alimentação e ao auxílio-transporte. É vedada qualquer alteração posterior em função da titulação.

Denominação do Cargo

Titulação mínima exigida

Regime de trabalho

Vencimento Básico

Retribuição por titulação (RT) - para todos os cargos

Mestrado

Doutorado

Assistente A

Mestrado

40 h

2.714,89

835,05

1.934,76

Adjunto A

Doutorado

40 h

2.714,89

-

1.934,76

Total da Remuneração (R$)

3.549,94

4.649,65

1.3. Os diplomas de graduação e pós-graduação deverão ser de cursos reconhecidos pelo MEC, nos termos da legislação vigente, e quando expedidos por instituições de ensino estrangeiras, deverão estar revalidados/reconhecidos, conforme determina o disposto nos §§ 2º e 3º do art. 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96), e serão exigidos para a efetivação do contrato. A não apresentação do diploma ou certificado de conclusão da graduação impedirá a efetivação do contrato.

2. DAS INSCRIÇÕES

Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento deste Edital, disponível no site www.prgdp.ufla.br/selecao e certificar-se de que preenche todos os requisitos para a investidura no cargo/área para o qual pretende concorrer. Somente após registrar o "aceite às normas contidas neste Edital", o candidato terá acesso ao formulário de inscrição.

2.1. As inscrições serão realizadas somente via Internet e deverão ser efetuadas no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir das 9 horas do dia 08/1/2014, até às 18 horas do dia 20/1/2014 (horário oficial de Brasília).

2.2. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e o pagamento deverá ser efetuado até o dia 20/1/2014 (último dia de inscrição), por meio de boleto bancário emitido no ato da inscrição, em qualquer agência bancária, preferencialmente no Banco do Brasil, em seu horário normal de funcionamento, em postos de autoatendimento ou via internet (observar o horário estabelecido pelo banco para quitação nesta data), bem como nas casas lotéricas, obedecendo aos critérios estabelecidos nesses correspondentes bancários.

2.3. Agendamentos bancários sem a devida efetivação do pagamento, bem como pagamentos efetuados após o dia 20/1/2014, último dia de inscrição, não serão considerados, o que implicará a não efetivação da inscrição.

2.4. Em nenhuma hipótese, haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento da seleção por conveniência da UFLA.

2.5. É vedada a inscrição extemporânea.

2.6. Não serão aceitas inscrições via fax, via correio eletrônico e via postal.

2.7. A Universidade Federal de Lavras não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.8. A inscrição somente será efetivada após a confirmação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição, dentro do prazo estabelecido nos itens 2.2. e 2.3. deste Edital.

2.9. Se o pagamento da taxa de inscrição for efetuado por cheque, e esse for devolvido por qualquer motivo, a inscrição será cancelada.

2.10. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas nos itens 2.2. e 2.3. deste Edital.

2.11. Após a realização da inscrição não será aceita, em hipótese alguma, alteração da área para a qual o candidato se inscreveu.

2.12. Dos procedimentos para inscrição:

2.12.1. No ato da inscrição o candidato deverá:

I - informar a área para a qual concorrerá, os dados pessoais, dados de formação acadêmica/titulação, bem como número do CPF e do documento de identidade que contenha foto.

II - declarar que, no ato da efetivação do contrato, atenderá aos requisitos de titulação exigidos neste Edital.

2.12.2. São considerados documentos de identidade para candidatos de nacionalidade brasileira: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc.), carteiras funcionais expedidas por órgão público reconhecido por lei, como identidade e Carteira de Trabalho.

2.12.3. São considerados documentos de identidade para candidatos estrangeiros o visto permanente ou visto temporário (que permita o exercício de atividade remunerada), observada a legislação pertinente.

2.12.4. Ao efetivar sua inscrição, o candidato está declarando, automaticamente, que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores da seleção, bem como os exigidos para a efetivação do contrato.

2.12.5. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A UFLA não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e/ou endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

2.13. A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) divulgará no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir de 22/1/2014, a lista de candidatos inscritos.

3. DA SELEÇÃO

3.1. O processamento da seleção obedecerá à Resolução CUNI 046, de 3/10/2007, alterada pela Resolução CUNI 051/2011 (disponíveis no site www.prgdp.ufla.br/selecao) e constará de prova didática e prova de títulos.

3.2. A prova didática terá como objetivo apurar do candidato seu desempenho nos seguintes itens:

I - plano de aula;

II - seqüência e conteúdo;

III - domínio de conteúdo;

IV - linguagem e exposição;

V - uso de recursos e criatividade;

VI - adequação do tempo.

3.3. A prova didática constará de uma exposição oral, pelo prazo de cinqüenta minutos sobre um tema sorteado com, no mínimo, 24 horas de antecedência, da lista de temas elaborada pelo departamento interessado (disponível no site www.prgdp.ufla.br/selecao).

3.4. A prova de títulos, de caráter apenas classificatório, constará da apreciação do currículo comprovado (cópias simples) do candidato, entregue à Banca Examinadora na data e hora marcada para o sorteio do tema da prova didática.

3.5. Na prova de títulos serão considerados os seguintes elementos comprobatórios de mérito:

I - diplomas e quaisquer outras dignidades acadêmicas;

II - atividades didáticas;

III - trabalhos científicos relacionados à área da seleção;

IV - realizações de natureza técnica ou profissional, particularmente as de interesse coletivo, relacionadas à área da seleção; observando-se os critérios de julgamento de títulos constantes no Anexo à Resolução CUNI nº 46/07.

3.6. Serão habilitados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 70 (setenta).

4. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. As provas serão realizadas no Campus da UFLA, a partir de 29/1/2014. Os dias, horários e locais de realização das provas serão divulgados oficialmente, no site www.prgdp.ufla.br/selecao, a partir de 17/1/2014. A PRGDP não se responsabiliza por outras formas de publicação e/ou informação destes dados.

4.2. Não serão aplicadas provas em local, data e/ou horário diferentes dos especificados e divulgados pela PRGDP conforme item 4.1.

4.3. Não será emitido comprovante definitivo de inscrição. É de exclusiva responsabilidade do candidato informar-se sobre as datas, horários e local de prova.

4.4. O requerimento de inscrição deverá ser apresentado no local de realização das provas, juntamente com o documento de identidade utilizado na inscrição.

4.5. Ficará impedido de participar da seleção o candidato que não apresentar o documento de identidade indicado na inscrição, na forma definida nos itens 2.12.2. e 2.12.3.

4.6. A validade da seleção será de 1 (um) ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

4.7. A inscrição na seleção implicará no conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas no presente Edital e nas Resoluções do CUNI 046/2007 e 051/2011, expedientes dos quais não se poderá alegar desconhecimento.

4.8. A habilitação na seleção não assegura ao candidato o direito à contratação, mas apenas a expectativa de ser contratado, de acordo com a ordem classificatória, ficando a concretização deste ato condicionada à observância às disposições legais pertinentes.

4.9. O aprovado será contratado para prestação de serviço temporário, para substituir professores em licença gestante ou licença médica. A vigência do contrato deverá ser até o retorno do servidor afastado, e o prazo total não poderá exceder a 2 (dois) anos de seu início. A carga horária semanal deverá ser cumprida nos horários diurno e/ou noturno, a critério da UFLA.

Área

Motivo

Previsão de retorno

Fitotecnia/Melhoramento de Plantas

Licença gestante

agosto/14

Microbiologia

Licença gestante

novembro/14

Nutrição Clínica: Nutrição Experimental, Nutrição e Metabolismo

Licença médica

-

Introdução à Ciência do Solo

Licença médica

-

Bioquímica

Licença gestante

setembro/14

4.10. Os candidatos que já firmaram contrato administrativo com base na Lei 8.745/93 poderão ser novamente contratados, desde que já tenha decorrido 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior.

4.11. Conforme inciso I do § 1º do art. 6º da Lei 8.745/93, poderão ser contratados servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios, desde que o contratado não ocupe cargo de magistério de que trata a Lei nº 7.596/87 (PUCRCE), observada a compatibilidade de horários e cargos.

4.12. O candidato aprovado deverá submeter-se a exame admissional na Coordenadoria de Medicina do Trabalho - CMT/UFLA, com vistas à apuração de aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, cuja comprovação deverá ser apresentada para o ato de efetivação do contrato.

4.13. O currículo entregue à banca para fins de prova de títulos não será devolvido ao candidato, uma vez que deverá ser arquivado na Universidade conforme tabela de temporalidade elaborada pelo Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ, aprovada pelo referido órgão, por meio da Resolução nº 14, de 24/10/2001.

4.14. Os casos omissos serão resolvidos pelo Magnífico Reitor da UFLA, ouvida a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP).

4.15. Maiores informações poderão ser obtidas na Coordenadoria de Seleção da PRGDP pelo telefone (35) 3829-1146, ou no site www.prgdp.ufla.br/selecao.

Lavras, 23 de dezembro de 2013.

ÉDILA VILELA DE RESENDE VON PINHO
Reitora em exercício

LISTA DE TEMAS PARA SELEÇÃO PROF. SUBSTITUTO - EDITAL 114/2013

ÁREA DE FITOTECNIA/MELHORAMENTO DE PLANTAS

1) Descritores botânicos, fenológicos e agronômicos da cultura do arroz.

2) Manejo da cultura do arroz.

3) Controle de pragas e doenças do arroz.

4) Colheita, secagem, armazenamento e beneficiamento do arroz.

5) Métodos de melhoramento de espécies autógamas.

6) Métodos de melhoramento de espécies alógamas.

7) Métodos de melhoramento de espécies de propagação vegetativa.

8) Aplicações da biotecnologia na Agricultura.

Bibliografia

BOREM, A; MIRANDA, G.V. Melhoramento de plantas. 5ª Ed. Viçosa, UFV. 523p. 2013. BOREM, A. Melhoramento de espécies cultivadas. 2ª Ed. Viçosa, UFV. 969 p. 2005.

EMBRAPA, Descritores Botânicos, Agronômicos e Fenológicos do Arroz (Oryza sativa L.). Santo Antônio de Goiás : Embrapa Arroz e Feijão, 2008. 28 p. (Documentos/Embrapa Arroz e Feijão, ISSN 1678-9644; 226).

EMBRAPA, Características Botânicas e Agronômicas de Cultivares de Arroz (Oryza sativa L.). Santo Antônio de Goiás : Embrapa Arroz e Feijão, 2001. 41 p. (Documentos/Embrapa Arroz e Feijão, ISSN 1516-7518; 130).

SANTOS, A.B.; STONE, L.F.; VIEIRA, N.R. de A. (eds). A Cultura do Arroz no Brasil. Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2006. 1118p. : il; 23cm.

SOARES, A.A. Cultura do arroz. Lavras: UFLA, 2005. 130p. (Textos acadêmicos).

RAMALHO, M.A.P.; SANTOS, J.B. e PINTO, C.A.B.P. Genética na Agropecuária. 5 ed., rev. Editora UFLA, 2012. 566 p.

BUENO, L.C.S.; MENDES, A.N.G. e CARVALHO, S.P. Melhoramento genético de plantas - princípios e procedimentos. 2ed. Lavras, Editora UFLA, 2006, 319p.

FEHR, W.R. Principles of cultivar development. Theory and Technique. New York, 1987. 536p.

LISTA DE TEMAS PARA SELEÇÃO PROF. SUBSTITUTO - EDITAL 114/2013

ÁREA DE MICROBIOLOGIA

1. Classificação e filogenia dos seres vivos (diferentes esquemas de classificação dos seres vivos: Lineu, Haeckel, Whitaker, Woese, Cavalier-Smith. Bases científicas para as suas classificações. Utilização do DNA e RNA como bases nas classificações mais recentes).

2. Características gerais dos diferentes grupos de microrganismos (algas, protozoários, bactérias, arquéas e fungos).

3. Estrutura e função celular de Bacteria e Archaea (morfologia, reprodução, crescimento, classificação, exemplos de importância agrícola).

4. Estrutura e função celular de Fungos, algas e protozoários (morfologia, reprodução, crescimento, classificação, exemplos de importância agrícola).

5. Crescimento e nutrição microbiana (requerimentos nutricionais, fatores de crescimento, transporte de nutrientes, meios de cultivo, diluição, diferentes fases da curva de crescimento).

6. Metabolismo microbiano (metabolismo energético da célula microbiana, vias anabólicas e catabólicas, metabolismo primário e secundário).

7. Processos de recombinação genética de bactérias.

Bibliografia

Madigan, M.T., Martinko, J.M., Dunlap, P.V., Clark, D.P. Microbiologia de Brock. 13 ed., 2010.

Tortora, G.J. Microbiology: An Introduction. 10 ed., 2009.

Deacon, J.W. Fungal Biology. Blackwell Publishing, 4 ed., 2006.

Slonczewski, J.L., Foster, J.W. Microbiology- na Evolving Science. Norton, 2009.

LISTA DE TEMAS PARA SELEÇÃO PROF. SUBSTITUTO - EDITAL 114/2013

ÁREA DE NUTRIÇÃO CLÍNICA: NUTRIÇÃO EXPERIMENTAL, NUTRIÇÃO E METABOLISMO

1. Carboidratos - Funções, digestão, absorção e utilização.

2. Proteínas - Funções, digestão; absorção e utilização de aminoácidos.

3. Lipídios - Funções, digestão, absorção e utilização.

4. Tipos de Animais de Laboratório.

5. Métodos de Avaliação de Proteínas.

Bibliografia

Gropper SS, Smith JL, Groff JL, Nutrição Avançada e Metabolismo Humano. Tradução da 5ª Ed norte- americana, 2011, Cengage Learning

Costa, NMB, Peluzio MCG Nutrição Básica e Metabolismo.1 Ed , 2008, Editora UFV

Champe PC, Harvey RA, Ferrier, DR. Bioquímica Ilustrada. 5ª Ed, 2012, Artmed.

Gibney MJ. Nutrição & Metabolismo. 1ª Ed, 2006, Guanabara-Koogan.

Shils ME, Olson JA, Shike MR et al. Nutrição Moderna na Saúde e na Doença. 10ª Ed, 2009, Manole.

ANDRADE, Antenor; PINTO, Sérgio Correia; OLIVEIRA, Rosilene Santos de. Animais de laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006. 387 p.

TRAMONTE, Vera Lúcia Cardoso Garcia; SANTOS, Raquel Alves. Nutrição Experimental. São Paulo. Guanabara Koogan. 160p. 2012.

IBRAHIN, Tereza. Nutrição experimental. Rio de Janeiro, Rubio. 149p. 2012.

LISTA DE TEMAS PARA SELEÇÃO PROF. SUBSTITUTO - EDITAL 114/2013

ÁREA DE INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO SOLO

1. Mineralogia geral: definição, formação e classificação de minerais.

2. Propriedades diagnósticas dos minerais.

3. Minerais de importância agrícola: carbonatos, sulfatos, fosfatos, haletos etc.

4. Minerais primários do solo: silicatos e outros.

5. Minerais secundários do solo: filossilicatos, óxidos e outros.

6. Rochas ígneas como material de origem do solo.

7. Rochas sedimentares como material de origem do solo.

8. Rochas metamórficas como material de origem do solo.

9. Principais formações geológicas do Brasil.

10. Principais formações geológicas de Minas Gerais.

Bibliografia

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.CM.; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo, Cia. Editora Nacional, 2000. 559 p.

DIXON, J.B., SCHULZE, D.G. (eds.). Soil Mineralogy with environmental applications. Soil Sci. Soc. Am., Madison, 2002.

POPP, J. H. Geologia Geral. 5ª Edição. Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos, 1995. 376p.

LEINZ, V. & AMARAL, S. E. Geologia Geral. 10ª Edição. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1987. 397p.

MELO, V.F.; ALLEONI, L.R. Química e Mineralogia do solo. Parte 1. Conceitos básicos. Viçosa, SBCS, 2009. 695 p.

RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S.B.; CORREA. G.F. Pedologia: base para distinção de ambientes. Viçosa, Neput, 1997. 334 p.

KER, J.C.; et al. Pedologia: Fundamentos. Viçosa, SBCS, 2012. 343 p.

LISTA DE TEMAS PARA SELEÇÃO PROF. SUBSTITUTO - EDITAL 114/2013

ÁREA DE BIOQUÍMICA

1. Estrutura e função de lipídios e membranas biológicas.

2. Estrutura e função de proteínas.

3. Estrutura e função de ácidos nucléicos.

4. Estrutura e função de carboidratos.

5. Bioenergética.

6. Enzimas.

7. Catabolismo de triglicerídeos.

8. Catabolismo de carboidratos.

9. Catabolismo de proteínas e aminoácidos.

10. Fosforilação oxidativa.

Bibliografia

1. Campbell, M. K.; Farrell, S. O. Bioquímica. Tradução da 5ª edição norte americana. São Paulo: Thomson learning, 2007.

2. Gibney, M. J.; Macdonald, I. A.; Roche, H. M. Nutrição & metabolismo. Guanabara/Koogan, 2006.

3. Hames, D.; Hooper, Nº Biochemistry. 3ª edition. Taylor & Francis, 2005.

4. Harvey, R. A.; Champe, P. C.; Ferrier, D. R. Bioquímica ilustrada. 3ª edição. Artmed, 2006.

5. Houston, M. E. Bioquímica básica da ciência do exercício. Roca, 2001.

6. Marzzoco, A.; Torres, B. B. Bioquímica básica. 2ª edição. Guanabara/Koogan, 1999.

7. Nelson, D. L.; Cox, M. M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5ª edição. Sarvier, 2011.

8. Stryer, L. Bioquímica. 4ª edição. Guanabara/Koogan, 1996.

9. Vieira, E. C.; Gazzinelli, G.; Mares-guia, M. Bioquímica celular e biologia molecular. 2ª edição. Atheneu, 1999.

10. Voet, D.; Voet, J. G.; Pratt, C. W. Fundamentos de bioquímica: a vida em nível molecular. 2ª edição. Artmed, 2008.