SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO
A Pró-Reitora de Recursos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições legais e as competências que lhe foram delegadas pelo Magnífico Reitor através da Portaria nº 115, de 07/02/2011, DOU de 20/04/2012, ratificada pela Portaria nº 334, de 19/04/2012, DOU de 20/04/2012, comunica que estarão abertas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Professor Substituto, nºs. 03 a 17 de 2013, destinado ao Campus Juiz de Fora, na forma dos atos autorizativos e normativos abaixo:
- Lei nº 8.745, de 09/12/1993;
- Portaria Interministerial MPOG/MEC nº 253, de 26/07/2011; (carreira EBTT)
- Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011; (carreira EBTT)
- Resolução CEPE nº 22/1998;
- Portaria UFJF nº 986, de 30/12/2009;
- Portaria UFJF nº 367, de 04/05/2010; (carreira EBTT)
- Portaria UFJF nº 292, de 08/03/2013.
1 O candidato poderá se inscrever para concorrer a uma vaga no cargo de Professor Substituto, conforme particularidades descritas no Anexo ao presente Edital.
2 As vagas do presente Edital destinam-se para contratação na Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Juiz de Fora, na cidade de Juiz de Fora - MG.
3 As inscrições serão efetuadas no período de 03/04/2013 a 12/04/2013 na secretaria da respectiva Unidade, de 9h às 12h e de 13h às 16h, exceto, sábados, domingos e feriados.
3.1 Local para inscrições: Colégio de Aplicação João XXIII, Rua Visconde de Mauá, 300, Bairro Santa Helena, CEP: 36015-260, Juiz de Fora - MG (seleção 03); ou no Campus Universitário, s/n, Bairro São Pedro, CEP 36036-900, Juiz de Fora - MG (seleções 04 a 17). A documentação poderá ser entregue pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído (Procuração simples).
3.2 A documentação poderá, ainda, ser postada via SEDEX, até o dia 09/04/2013. Deverão constar no envelope o destinatário e o endereço: "UFJF - Nome da Unidade Acadêmica - Nome do Departamento - Edital nº 12/2013, Seleção XX/2013 - PRORH" e o respectivo endereço da Unidade Acadêmica.
4 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Ficha de Inscrição em Processo Seletivo Simplificado preenchida, disponível em www.ufjf.br/prorh/formularios/selecao-de-professores-substitutos-e-visitantes/
b) cópia simples de documento de identidade;
c) cópia simples do CPF;
d) cópia simples do título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral (www.tse.jus.br);
e) cópia simples de documento da quitação com obrigações militares, quando couber;
f) cópia(s) simples do(s) diploma(s) de graduação (frente e verso);
g) cópia(s) simples do(s) diploma(s) de pós-graduação (frente e verso), quando exigido;
h) uma via do Currículo Lattes (www.cnpq.br), com os documentos comprobatórios.
4.1 Caso o diploma de pós-graduação, quando exigido, ainda não tenha sido expedido, tendo o candidato, entretanto, concluído o curso, poderá apresentar, para a inscrição, declaração de conclusão do curso, cópia simples da ata de defesa e cópia do histórico escolar correspondente.
4.2 No caso de os diplomas terem sido obtidos em Instituições estrangeiras, os mesmos deverão estar revalidados, de acordo com a legislação brasileira.
4.3 Será indeferida a inscrição do candidato que não satisfizer as condições exigidas neste Edital, cuja análise é de responsabilidade do chefe de departamento. Após o término das inscrições, o resultado do deferimento/indeferimento será publicado, por afixação, na Secretaria da Unidade Acadêmica.
4.4 Não será cobrada taxa de inscrição.
5 As datas, horários e locais das provas serão informados na secretaria da respectiva Unidade Acadêmica, no ato da inscrição.
6 A remuneração do professor contratado será paga em parcela única composta por: Vencimento Básico (VB) e Retribuição por Titulação (RT). O Professor Substituto somente fará jus ao pagamento da RT conforme titulação estabelecida no presente Edital, sendo vedada qualquer alteração posterior.
7 As seleções serão feitas por bancas designadas pelos Departamentos e será selecionado para contratação temporária de excepcional interesse público, como Professor Substituto, por prazo certo e determinado, aquele que obtiver maior média, não sendo considerados os que obtiverem nota inferior a 7 (sete) na prova Escrita e/ou Didática, quando houver.
8 Poderão ser contratados como Professor Substituto os servidores da Administração direta ou indireta da União, bem como empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas, desde que comprovada compatibilidade de horário, excetuando-se ocupantes de cargo efetivo, integrantes da carreira de magistério de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987.
9 A contratação dos candidatos aprovados vincula-se ao limite de vagas disponibilizadas no presente Edital. Os candidatos aprovados terão direito somente à observância da ordem de sua classificação, de acordo com a Portaria de Homologação.
10 Os candidatos que já firmaram contrato administrativo com base na Lei nº 8.745/93 poderão ser novamente contratados, desde que já tenha decorrido 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do contrato anterior em qualquer área do território nacional.
11 O período de validade deste Processo Seletivo será de 1 (um) ano e não será prorrogado.
12 Observados os Princípios da Economicidade e da Razoabilidade, facultar-se-á à UFJF, após o preenchimento das vagas dispostas no presente Edital e diante da eventual necessidade de provimento de novos quantitativos de vagas, contratar candidatos aprovados em Regime de Trabalho diverso do especificado em cada Seleção.
13 É de inteira responsabilidade do candidato manter-se informado das legislações que regem esta seleção, as quais estão disponibilizadas em (www.ufjf.br/prorh/legislacao/)
13.1 A inscrição implica o compromisso tácito por parte do candidato de aceitar as condições estabelecidas para a realização do processo seletivo, fixadas nos aludidos atos, dos quais não poderá ser alegado desconhecimento.
Juiz de Fora, 27 de março de 2013.
Jackeline Fernandes Fayer
Pró-Reitora de Recursos Humanos
ANEXO
Seleções nº 03 a 17
COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII (Secretaria: Telefone: (32)3229-7603/7602)
Seleção 03: Depto. de Letras e Artes - Processo nº 23071.002545/2013-45
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Língua Inglesa (Ensino Fundamental e Médio).
b) PROVAS: Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Língua Inglesa; com Mestrado em qualquer curso na área de Letras ou Educação.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 3.549,94
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (Secretaria: Telefone: (32)2102-3601/3602)
Seleção 04: Depto. de Televisão e Rádio - Processo nº 23071.002727/2013-16
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Técnica de Produção em TV, Produção em TV e Documentário em TV.
b) PROVAS: Escrita, Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Comunicação com Mestrado em Comunicação.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 3.549,94
FACULDADE DE ENGENHARIA (Secretaria: Telefone: (32)2102-3402/3401)
Seleção 05: Depto. de Estruturas - Processo nº 23071.003197/2013-23
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Análise Estrutural (Isostática e Hiperestática) para o curso de Engenharia Civil e Estruturas II (Isostática e Resistência dos Materiais) para o curso de Arquitetura e Urbanismo.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Engenharia Civil.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
FACULDADE DE FARMÁCIA (Secretaria: Telefone: (32)2102-3802/3801)
Seleção 06: Depto. de Ciências Farmacêuticas - Processo nº 23071.003520/2013-69
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Microbiologia de Alimentos; Atividade Orientada VIII B: Atividade Orientada em Alimentos e Água; Garantia de Qualidade em Alimentos.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Farmácia.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
Seleção 07: Depto. de Ciências Farmacêuticas - Processo nº 23071.003521/2013-11
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Toxicologia Geral; Atividade Orientada II: Bases Conceituais da Sociedade da Saúde e sua Relação com a Profissão Farmacêutica; Atividade Orientada VII: Prática em Manipulação e Dispensação Ambulatorial e Hospitalar.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Farmácia.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
Seleção 08: Depto. de Ciências Farmacêuticas - Processo nº 23071.003522/2013-58
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Farmacologia Farmacêutica; Deontologia e Legislação Farmacêutica; Profissão Farmacêutica: Evolução e desafios; Planejamento e Gerenciamento em Saúde; Atividade Orientada VII: Prática em Manipulação e Dispensação Ambulatorial e Hospitalar.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Farmácia.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
FACULDADE DE LETRAS (Secretaria: Telefone: (32)2102-3150)
Seleção 09: Depto. de Letras - Processo nº 23071.003337/2013-63
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Linguística e Língua Portuguesa.
b) PROVAS: Escrita, Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Letras.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
FACULDADE DE ODONTOLOGIA (Secretaria: Telefone: (32)2102-3851/3870)
Seleção 10: Depto. de Odontologia Social e Infantil - Processo nº 23071.002621/2013-12
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Conjunto de disciplinas de odontopediatria: orientação profissional, psicologia aplicada à odontologia, biossegurança, oficina acerca dos trabalhos em atenção primária nos serviços de saúde; desenvolver o pensamento crítico e o trabalho interdisciplinar em saúde e estágios.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Diploma de Cirurgião-Dentista; com Doutorado na área de Saúde, e Mestrado ou Especialiação em Odontopediatria.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 4.649,65
INSTITUTO DE ARTES E DESIGN (Secretaria: Telefone: (32) 2102-3350)
Seleção 11: Depto. de Artes e Design - Processo nº 23071.002968/2013-65
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Multimídia Instrumental, Imagem Digital 2D, Laboratório de Criação I, II e III.
b) PROVAS: Escrita, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Educação Artística, ou Artes e Design, ou Artes, ou Design, ou Comunicação.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
Seleção 12: Depto. de Artes e Design - Processo nº 23071.002969/2013-18
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 20 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Imagem Digital 3D, Imagem Digital 2D, Laboratório de Criação I, II e III.
b) PROVAS: Escrita, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Educação Artística, ou Artes e Design, ou Artes, ou Design, ou Arquitetura.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 1.914,58
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Secretaria: Telefone: (32) 2102-3201/3216)
Seleção 13: Depto. de Anatomia - Processo nº 23071.001520/2013-24
Nº Vaga(s): 01(uma)
Regime de Trabalho: 20 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Disciplina: Anatomia Humana Básica.
b) PROVAS: Didática, Prática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Medicina, ou Odontologia, ou Farmácia, ou Educação Física, ou Biologia, ou Fisioterapia, ou Nutrição, ou Enfermagem; com Mestrado em uma das grandes áreas: Ciências da Saúde ou Ciências Biológicas.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.342,65
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS (Secretaria: Telefone: (32) 2102-3319/3302)
Seleção 14: Depto. de Matemática - Processo nº 23071.003123/2013-97
Nº Vaga(s): 02(duas) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Álgebra Linear, Álgebra Matricial, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Equações Diferenciais I, Equações Diferenciais II, Elementos de Cálculo I, Elementos de Cálculo II, Geometria Analítica e Sistemas Lineares, Matemática Aplicada à Saúde, Matemática Financeira.
b) PROVAS: Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Matemática, ou Física, ou Ciência da Computação, ou Estatística, ou Bacharelado em Ciências Exatas, ou Engenharias.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (Secretaria: Telefone: (32) 2102-3101/3102)
Seleção 15: Depto. de Filosofia - Processo nº 23071.002281/2013-20
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Introdução à Filosofia, Ética e Filosofia da Ciência.
b) PROVAS: Escrita, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Filosofia; com Mestrado em Filosofia, ou Ciência da Religião, ou Educação.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 3.549,94
Seleção 16: Depto. de Geociências - Processo nº 23071.002462/2013-56
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Elementos de Geologia e de Paleontologia; Elementos de Mineralogia e Petrografia -Teórica e Prática; Estudos Ambientais.
b) PROVAS: Escrita, Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Geografia, ou Biologia, ou Geologia; com Especialização em Geografia, ou Biologia, ou Geologia, ou Meio Ambiente.
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2968,02
Seleção 17: Depto. de Turismo - Processo nº 23071.001582/2013-36
Nº Vaga(s): 01(uma) Regime de Trabalho: 40 horas semanais
a) ÁREA DE CONHECIMENTO BÁSICO: Políticas Públicas em Turismo, Abordagens Teóricas do Turismo, Turismo, Consumo e Comunicação e Fundamentos do Turismo.
b) PROVAS: Escrita, Didática, Títulos e Entrevista.
c) TITULAÇÃO EXIGIDA: Graduação em Turismo
d) REMUNERAÇÃO: R$ 2.714,89