UFAM - Universidade Federal do Amazonas (Capital) - AM

Notícia:   UFAM - abre 183 vagas para Capital e Interior

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

GABINETE DO REITOR

EDITAL Nº 010, DE 09 DE MAIO 2008

A Fundação Universidade do Amazonas torna público, para conhecimento dos interessados, que ao abrigo da previsão contida no inciso II, do art. 37, da Constituição Federal e observância da legislação complementar aplicável à espécie, realizará concurso público para o preenchimento de cargos vagos do Quadro de Técnico-Administrativos em Educação, conforme autorização expressa na Portaria MP Nº 450, de dezembro de 2007, na Portaria MEC Nº 172, de 30.01.2008, publicada no DOU de 31.01.2008 e na Portaria MEC Nº 212, de 18/02/2008, publicada no DOU de 19/02/2008, que distribuem os cargos para provimento, com base no art. 2º do Decreto nº 4.175, de 27.03.2002.

1. Das Disposições Preliminares

1.1 O Concurso visa ao provimento de cargos vagos, definidos no item 1.2.

1.2 Taxa de inscrição, código para inscrição, cargos, vagas e requisitos: ver quadros a seguir:

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO) CAPITAL

Taxa de Inscrição: R$ 29,80 (vinte nove reais e oitenta centavos)

Código Cargo Vagas Requisito

01

Assistente em Administração

58 Ensino Médio completo ou Ensino Profissionalizante

02

Técnico de Laboratório-Área de Física

01

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo

NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR) CAPITAL

Taxa de Inscrição: R$ 35,60 (trinta e cinco reais e sessenta centavos)

Código

Cargo Vagas Requisitos

03

Analista de Tecnologia da Informação/ Redes

01

Curso Superior na Área de Computação

04

Analista de Tecnologia da Informação/ Sistemas

01

Curso Superior na Área de Computação

05

Analista de Tecnologia da Informação/Banco de Dados

01

Curso Superior na Área de Computação

06

Arquiteto/Urbanista

07 Curso Superior em Arquitetura
Registro no Conselho Competente

07

Arquivista

13 Curso Superior em Arquivologia

08

Assistente Social

02 Curso Superior em Serviço Social
Registro no Conselho Competente

09

Biólogo

04 Curso Superior em Biologia
Registro no Conselho Competente

10

Contador

03 Curso Superior em Ciências Contábeis
Registro no Conselho Competente

11

Coreógrafo

01 Curso Superior Completo
Registro no Conselho Competente

12

Diretor de Produção

01 Curso Superior em Comunicação Social/Jornalismo
Registro no Conselho Competente

13

Engenheiro Civil

03 Curso Superior em Engenharia Civil
Registro no Conselho Competente

14

Engenheiro Eletricista

01 Curso Superior em Engenharia Elétrica
Registro no Conselho Competente

15

Farmacêutico

08 Curso Superior em Farmácia
Registro no Conselho Competente

16

Físico

01 Curso Superior em Física

17

Médico/Trabalho

01 Curso Superior em Medicina
Especialização em Medicina do Trabalho
Registro do Conselho Competente

18

Pedagogo

06 Curso Superior em Pedagogia

19

Secretário Executivo

01 Curso Superior em Letras ou Secretário Executivo Bilíngüe

1.3 - A jornada de trabalho dos cargos relacionados neste edital será de 40 (quarenta) horas semanais, exceto o cargo de Médico/Trabalho que é de 20 horas semanais.

1.4 - Os candidatos habilitados serão lotados nas Unidades Administrativas, Acadêmicas e Órgãos Suplementares de Manaus, conforme quadros expressos no item 1.2.

1.5 - Com base na legislação vigente, no cargo de Assistente em Administração, será destinada 1 (uma) vaga para candidato portador de necessidades especiais.

2. Do Vencimento Básico Inicial dos Cargos

2.1 - Para os cargos de Nível de Classificação D (Médio): R$ 1.193,22 (um mil cento e noventa e três reais e vinte e dois centavos) + mais vale transporte, vale alimentação e auxílio creche, se tiver dependente legal até a idade de seis anos.

2.2 - Para os cargos de Nível de Classificação E (Superior): R$ 1.424,03 (um mil quatrocentos e vinte e quatro reais e três centavos) + mais vale transporte, vale alimentação e auxílio creche, se tiver dependente legal até a idade de seis anos.

3. Das Inscrições

3.1 - Período: 19/05/2008 a 30/05/2008

3.2 - As inscrições serão efetuadas via internet pela página eletrônica (www.comvest.ufam.edu.br).

3.3 - Para se inscrever o candidato deverá, no período de 19/05/2008 a 30/05/2008, preencher a ficha de inscrição via internet, emitir o boleto bancário e efetuar o pagamento, referente ao cargo pretendido, conforme valor estabelecido no subitem 1.2 deste Edital, em favor da Universidade Federal do Amazonas, através da Guia de Recolhimento da União - GRU, CÓDIGO 28883-7, pagável em qualquer agência bancária nacional.

3.4 - O Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI estará disponível para o candidato na página eletrônica da COMVEST (www.comvest.ufam.edu.br) a partir de 06/06/2008.

3.5 - O preenchimento da Ficha de Inscrição é de inteira responsabilidade do candidato, que pode alterar os dados, exclusivamente, antes de efetuar o pagamento.

3.6 - O candidato portador de necessidades educacionais especiais deverá, no ato da inscrição, indicar no formulário de inscrição via internet que é portador de necessidades especiais, ficando na responsabilidade de solicitar por escrito junto à COMVEST, os meios necessários à realização de sua prova.

3.7 - O atendimento diferenciado solicitado obedecerá a critérios de viabilidade e de razoabilidade;

3.8 - O candidato portador de deficiência participará do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao horário e à nota mínima exigida.

3.9 - A inscrição no concurso implica a aceitação irrestrita às normas contidas neste Edital, não cabendo ao candidato qualquer recurso sobre as mesmas.

3.10 - Não haverá, em qualquer hipótese, devolução do valor referente á taxa de inscrição.

3.11- Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente.

3.12 - As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento do valor da inscrição.

3.13 - As inscrições que tiverem seus pagamentos efetuados após 30/05/2008, não serão aceitas sob qualquer alegação.

3.14 - O candidato inscrito não deverá enviar cópia de documentos, sendo de sua exclusiva responsabilidade às informações expressas no formulário de inscrição, sob as penas da lei.

3.15 - A COMVEST/Universidade Federal do Amazonas não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.16 - O descumprimento das instruções para efetivação da inscrição implicará a não efetivação da inscrição.

3.17 - Ao inscrever-se o candidato deverá indicar no Requerimento de Inscrição, o Código do cargo para o qual pretende concorrer, conforme quadros constantes no item 1.2 do presente Edital. Caso deixe de indicar o código do cargo pretendido, terá sua inscrição cancelada.

3.18 - O candidato só poderá se inscrever em um único cargo. Em caso de efetivar (pagar) mais de uma inscrição terá como válida a última, ficando as demais canceladas para todos os fins, sem prévia comunicação.

3.19 - As informações prestadas no Requerimento de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a Universidade Federal do Amazonas o direito de excluir do Concurso Público aquele que não preencher esse documento oficial de forma completa, correta e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

3.20 - Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição seja qual for o motivo alegado.

3.21- A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

4 - Das Atribuições dos Cargos

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

Assistente em Administração

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças, material e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; preparar minutas de contratos e convênios, executar serviços ares de escritório. Secretariar reuniões e outros eventos. Redigir documentos utilizando redação oficial. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Técnico de Laboratório-Área Física

Montar experimentos das aulas práticas. Manter o laboratório organizado. Rotular e organizar os equipamentos. Auxiliar o professor nas experiências. Guarda, conservação e limpeza dos equipamentos, instrumentos e materiais e do local de trabalho. Acompanhar as saídas de campo. Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

Analista de Tecnologia da Informação/Redes

Planejar, Projetar e especificar soluções coorporativas de conectividade; promover a adequação e a implantação das normas e procedimentos propostos que visem o atendimento, gerenciamento da rede e a segurança da informação e projetos de redes e telecomunicações; garantir a qualidade, disponibilidade e a funcionalidade através do perfeito atendimento dos serviços prestados; organizar, elaborar e manter atualizado os processos do complexo de redes LAN's, e WAN, abrangendo links, ativos, passivos e agregados; especificar equipamentos de rede a serem adquiridos para uso na rede de dados e voz; monitorar e avaliar desempenho dos equipamentos, conexões e serviços de rede e de internet; gerenciar os acessos à rede corporativa, administrando as contas, bem como os grupos de usuários, e os níveis de acesso aos recursos da rede; instalar, configurar e manter os serviços de rede, e-mail e Internet; manter a Política de Segurança de Rede e backup de servidores; executar levantamentos de dados, identificação e aplicação da utilização de novas tecnologias nas localidades para confecção de projetos de Rede de Comunicação de Dados; elaborar e manter a documentação da rede; avaliar modelos, metodologias e tecnologias aplicáveis à administração de rede de computadores; auxiliar na seleção de equipamentos e produtos que venham a atender às solicitações das áreas de negócios da Instituição, no que diz respeito à infra-estrutura de redes de computadores; supervisionar as soluções indicadas para as falhas ocorridas na rede de computadores e em seus servidores; manter estatísticas de desempenho e de acesso à rede de computadores; supervisionar a execução das rotinas de backup dos serviços e servidores; realizar estudos relativos à determinação de parâmetros de controle de custos a fim de fornecer subsídios às avaliações econômicas dos projetos de redes de computadores; realizar outras atribuições correlatas ao nível de complexidade de seu cargo.

Analista de Tecnologia da Informação/ Sistemas

Atuar na gestão dos sistemas sejam eles transacionais, especialistas, gerenciais ou de apoio à decisão, zelando pela relevância e garantindo a usabilidade e confiabilidade; especificar requisitos; analisar, projetar e documentar sistemas de informação, utilizando as metodologias definidas pelo seu superior; analisar, projetar e documentar softwares de apoio ao desenvolvimento dos sistemas de informação; elaborar cronograma de atividades dos projetos de sistemas de informação do Setor; definir, em conjunto com a equipe de desenvolvimento a modelagem de dados dos sistemas de informação; treinar os usuários na utilização dos sistemas de informação implantados; pesquisar novas tecnologias da informação; realizar outras atribuições correlatas ao nível de complexidade de seu cargo.

Analista de Tecnologia da Informação/Banco de Dados

Planejar, Implantar, monitorar e manter os Bancos de Dados; estudar e propor a adoção de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs); instalar, configurar, testar e manter as bases de dados dos Sistemas de Informação; elaborar projetos para a criação e manutenção de dados, planejando o layout físico e lógico; replicar e atualizar bases de dados em produção para ambientes de testes e treinamentos; prestar suporte técnico e apoiar os desenvolvedores nas definições de modelagem de dados dos sistemas; elaborar documentação técnica relativa aos procedimentos e controles; administrar, parametrizar e monitorar os recursos do SGDB; definir a política de backup do banco de dados, de forma a garantir tolerância a falhas; realizar, manter e recuperar backUps dos dados e prover a sua segurança; determinar métodos de acesso e as alocações físicas necessárias para atender as requisições do sistema; realizar outras atribuições correlatas ao nível de complexidade de seu cargo.

Arquiteto e Urbanista

Elaborar planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, analisando dados e informações; fiscalizar e executar obras e serviços, desenvolver estudos de viabilidade financeiros, econômicos, ambientais; prestar serviços de consultoria e assessoramento, bem como assessorar no estabelecimento de políticas de gestão. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Arquivista

Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos; dar acesso à informação, conservar acervos; preparar ações educativas e culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação de atividades técnicas. Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Assistente Social

Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional como (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Biólogo

Estudar seres vivos, desenvolver pesquisas na área de biologia, biologia molecular, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariar biodiversidade; organizar coleções biológicas; manejar recursos naturais; desenvolver atividades de educação ambiental; realizar diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais, além de análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Contador

Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Coreógrafo

Estuda a obra a ser apresentada. Analisa o tema, as coreografias e outros elementos importantes para obter uma percepção geral do espírito do mesmo. Define com o figurinista, cenógrafo, iluminador e outros técnicos, quais as melhores soluções para o espetáculo, preservando, assim a unidade da obra. Decide sobre quaisquer alterações no espetáculo. Opina e sugere sobre a divulgação do espírito do espetáculo. Presta assistência durante o período de apresentação na relação com o produtor. Define com o produtor a equipe técnica e artística. Executa outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Diretor de Produção

Racionalizar e viabilizar a execução de projetos, mediante análise técnica do roteiro em conjunto com o diretor de programa ou assistente. Administrar financeiramente a produção. Definir cronograma de desenvolvimento da execução de um projeto. Distribuir tarefas as áreas de desenho, estúdio, cenografia, laboratório e outros recursos necessários (maquiagem, atores, repórteres, etc.). Manter arquivo atualizado de recursos humanos e técnicas para viabilização de produção cinematográficas, televisivas, radiofônicas, audio-visuais e teatrais. Assessorar e emitir pareceres técnicos ligados à função. Executar outras atividades de mesma natureza e nível de dificuldade.

Engenheiro Civil

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Engenheiro Eletricista

Executar serviços elétricos, eletrônicos e telecomunicações, analisando propostas técnicas; Instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios; Projetar, planejar e especificar sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações e elaborar sua documentação técnica; Coordenar empreendimentos e estudar processos elétricos, eletrônicos e de telecomunicações; Executar outras tarefas da mesma natureza e mesmo nível de dificuldade.

Farmacêutico

Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; realizar análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; orientar sobre uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Físico

Realizar pesquisas científicas e tecnológicas; aplicar princípios, conceitos e métodos da física em atividades específicas; aplicar técnicas de radiação ionizante e não ionizante; operar reatores nucleares e equipamentos emissores de radiação; desenvolver fontes alternativas de energia; projetar sistemas eletrônicos, ópticos, de telecomunicações e outros sistemas físicos; realizar medidas de grandezas físicas, desenvolver programas e rotinas computacionais e elaborar documentação técnica e científica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Médico/Trabalho

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Participar da avaliação da qualidade da assistência medica prestada ao paciente, com os demais profissionais de saúde no programa de melhoria da assistência global. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Pedagogo

Implementar a execução, avaliar e coordenar a (re) construção do projeto pedagógico de escolas de educação infantil, de ensino médio ou ensino profissionalizante com a equipe escolar; viabilizar o trabalho pedagógico coletivo e facilitar o processo comunicativo da comunidade escolar e de associações a ela vinculadas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Secretário Executivo

Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

5 - Dos Requisitos para Investidura no Cargo

5.1 - O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este Edital, deverá ser provido no cargo correspondente, obedecida a ordem de classificação, cumpridas as seguintes exigências:

a) ter sido aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital;

b) ter nacionalidade brasileira; no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

c) gozar dos direitos políticos;

d) estar quite com as obrigações eleitorais;

e) estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

f) ter na data da nomeação, idade mínima de 18 (dezoito) anos completos e, ainda, não ter atingido 70 (setenta) anos;

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, mediante aprovação em inspeção médica a ser realizada pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas. Esta avaliação tem caráter eliminatório, sem possibilidade de recurso.

h) não ter sido nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente:

· responsável por atos que tenham sido julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas de Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por Conselho de Contas de Município;

· punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo;

· condenado em processo criminal por prática de crimes contra a Administração Pública, capitulada nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, e na Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992;

i) apresentar no ato da posse a comprovação dos Requisitos exigidos para o cargo inscrito, definido no item 1.2 deste edital.

j) estar em situação regular junto ao respectivo órgão fiscalizador do exercício profissional, se for o caso;

k) apresentar outros documentos que se fizerem necessários, por ocasião da posse.

5.1.1 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados neste subitem e daqueles que vierem a ser exigidos, de acordo com o estabelecido na letra k, acarretará impedimento ao ato da posse e a conseqüente eliminação do candidato no concurso público para todos os fins.

6 - Das Provas

6.1- CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

6.1.1 - Para o cargo de Assistente em Administração, o concurso terá duas etapas:

6.1.1.1 - A 1ª Etapa terá caráter eliminatório, sendo constituída de uma prova de Conhecimentos Gerais, valendo 90 (noventa) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta. Esta prova terá 15 (quinze) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma, 10 (dez) questões de Noções de Informática, valendo 02 (dois) pontos cada uma e 05 (cinco) questões Matemática, valendo 02 (dois) pontos cada uma. Considerar-se-á aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

6.1.1.2 - A 2ª Etapa terá caráter classificatório, será composta da contagem de pontos a cada período de doze meses de experiência, devidamente comprovada.

6.1.1.3 - Será computado 1 (um) ponto para cada período de 12 (doze) meses de experiência devidamente comprovada.

6.1.1.4 - Para esta Etapa o candidato aprovado deverá apresentar a comprovação de sua experiência da seguinte forma:

· registro em Carteira de Trabalho;

· Declaração formal de Pessoa jurídica, em papel timbrado que contemple a assinatura do representante legal da declarante, devidamente reconhecida em cartório.

· Declaração de estágio na área administrativa, em documento devidamente comprovado pela pessoa jurídica emitente, que contemple a assinatura do representante legal da declarante, reconhecida em cartório.

6.1.1.5 - A comprovação formal da experiência deverá ser apresentada até as 17:00 horas do dia 26/6/2008 na COMVEST, situada a Av. General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000 - Campus Universitário - Setor Sul - Bloco L.

6.1.1.6 - Para os demais cargos, o concurso será constituído de uma única etapa, sendo Classificatória e Eliminatória.

6.1.1.7- Para o cargo: Técnico em Laboratório-Área de Física - Uma prova objetiva de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta. Esta prova terá 10 (dez) questões de Língua Portuguesa, valendo 4 (quatro) pontos cada uma, 10 (dez) questões de conhecimentos específicos do cargo, valendo 04 (quatro) pontos cada uma, 05 (cinco) questões de Matemática, valendo 02 (dois) pontos cada uma e 05 (cinco) questões de Noções de Informática, valendo 02 (dois) pontos cada uma. Considerar-se-á aprovado o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 60 (sessenta) pontos.

6.2 CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

6.2.1 - Para os cargos: Analista de Tecnologia da Informação/Redes, Analista de Tecnologia da Informação/Sistemas, Analista de Tecnologia da Informação/Banco de Dados, Arquiteto Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Biólogo, Contador, Coreógrafo, Diretor de Produção, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Farmacêutico, Físico, Médico do Trabalho, Pedagogo e Secretário Executivo - Uma prova objetiva de Conhecimentos Específicos, valendo 100 (cem) pontos, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha, com cinco alternativas de respostas em cada questão, contendo apenas uma resposta correta.

6.2 - As provas de que trata o item 6.1 versarão sobre os tópicos para estudo que constam no item 8.

6.3 - As provas serão realizadas no dia 15/06/2008, no horário de 09:00h às 12:00h em local a ser informado no cartão de confirmação de inscrição - CCI.

6.4 - O resultado do Concurso será divulgado no dia 23/6/2008.

7 - DAS Condições de Realização das Provas

7.1 - Recomenda-se ao candidato comparecer ao local de prova com antecedência mínima de trinta minutos do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais das provas, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e do documento de identificação.

7.1.1 - Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no local designado, após o fechamento dos portões.

7.2 - Somente terá acesso à sala de provas o candidato que estiver previamente cadastrado e munido do original de seu documento oficial de identidade, não sendo aceitas cópias ou reproduções, ainda que autenticadas.

7.2.1 - Serão considerados documentos oficiais de identidade: carteiras expedidas: pelas Secretarias de Segurança Pública, pelo Corpo de Bombeiros Militares, pela Polícia Militar, pelo Ministério da Defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica); pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos, etc), passaporte (ainda válido), certificado de reservista, carteiras funcionais do Ministério Público e da Magistratura, carteira de trabalho, e carteira nacional de habilitação (modelo novo).

7.2.2 - Os documentos deverão estar em perfeitas condições, de forma a permitirem, com clareza, a identificação do candidato.

7.3 - Durante a realização de todas as provas, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações e equipamentos eletrônicos de qualquer espécie.

7.4 - É vedado o ingresso de candidato em local de prova portando bip, telefone celular, relógios de grande porte, relógio calculadora, calculadora, walkman, agenda eletrônica, palm tops, notebooks, ou outros aparelhos eletrônicos que possam vir a caracterizar instrumento de fraude ou de indevida comunicação entre os concursandos e outrem. O candidato que não se adequar às vedações aqui fixadas será imediatamente eliminado do concurso.

7.5 - Somente será permitido preenchimento do Cartão-Resposta com caneta esferográfica de tinta preta, ou azul.

7.6 -Após ser identificado, nenhum candidato poderá retirar-se da sala de prova sem autorização e acompanhamento da fiscalização, inclusive para ir ao banheiro.

7.7 - Deve haver assinatura de, no mínimo 3 (três) candidatos e membro da equipe de fiscalização, em termo no qual atestem que o lacre não estava violado e que presenciaram seu rompimento, na presença dos demais candidatos.

7.8 - Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição de suas respectivas assinaturas em Ata, a qual deverá referir-se às ocorrências em geral, ao rompimento do lacre e ao fechamento dos envelopes contendo as folhas de resposta, com o lacre correspondente.

7.9 - O envelope contendo as folhas de resposta entregues pelos candidatos, deverá ser lacrado e rubricado pelos candidatos mencionados no item acima.

7.10 - Será disponibilizado formulário próprio, em duas vias para que os candidatos veiculem solicitações de registro em Ata de fatos que considerem pertinentes, o qual deverá ser recebido pelo fiscal de sala, mediante entrega de recibo ao candidato. Ao término da prova, estas solicitações devem constar em Ata, com o registro de eventual divergência quanto a sua real ocorrência por parte daqueles que firmem a indigitada Ata.

7.11 - Será eliminado do concurso o candidato que desrespeitar membro da equipe de fiscalização, assim como proceder de forma a perturbar a ordem e a tranqüilidade necessárias à realização da prova.

7.12 - Não haverá segunda chamada para as provas.

7.13 - Em hipótese alguma, o candidato poderá prestar provas fora do local previamente estabelecido.

7.14 - Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, o seu Cartão-Resposta.

7.15 - Na correção do Cartão-Resposta será atribuída pontuação zero à questão com mais de uma opção assinalada, sem opção assinalada ou com rasura.

7.16 - Em hipótese alguma haverá substituição do Cartão-Resposta em virtude de erro do candidato.

7.17 - Os candidatos só poderão se retirar definitivamente do local de realização de provas após transcorridos noventa minutos de seu inicio, mediante entrega de seu caderno de prova e do Cartão-Resposta. O candidato que insistir em sair da sala de prova, descumprindo o aqui disposto, deverá assinar termo de Ocorrência declarando sua desistência do concurso público, o qual deverá ser assinado também pelo fiscal de sala e pelo coordenador responsável.

8 - dos tópicos para estudo

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D (MÉDIO)

Assistente em Administração

Língua Portuguesa: Fonologia: Generalidades, Fonemas e letras; Ortografia; Acentuação grafia; Emprego do hífem na prefixação. Morfologia: Substantivo; Adjetivo; Pronomes; Numerais; Verbos (conjugação, tempos simples e compostos); Advérbios; Preposições; Conjunções; Formação das palavras. Sintaxe: Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Estrutura do período; Período simples, Período composto; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal. Matemática: Valor Numérico; Razão; Proporção; Grandezas proporcionais; Média Aritmética; Média Ponderada; Regra de três simples e composta, direta e inversa; Percentagem. Informática: Sistema operacional Windows; Word; Excel; conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico; Internet Explorer e Outlook Express.

Técnico em Laboratório Área Física

Metrologia: Medidas de tempo (uso de cronômetro), Medidas de distância (uso de régua, paquímetro e micrometro), Medidas de massa (uso de balança), Medidas elétricas (uso de multímetro), Algarismos significativos, Tolerância de medidas; Circuitos elétricos residenciais; Física Geral: Grandezas físicas, (múltiplos e submúltiplos), Leis do movimento, Leis de conservação, Termologia e termometria, Pêndulo simples, Campo e potencial elétrico; Língua Portuguesa: Fonologia: Generalidades, Fonemas e letras; Ortografia; Acentuação grafia; Emprego do hífem na prefixação. Morfologia: Substantivo; Adjetivo; Pronomes; Numerais; Verbos (conjugação, tempos simples e compostos); Advérbios; Preposições; Conjunções; Formação das palavras. Sintaxe: Termos essenciais, acessórios e integrantes da oração; Estrutura do período; Período simples, Período composto; Regência nominal e verbal; Concordância nominal e verbal. Matemática: Valor Numérico; Razão; Proporção; Grandezas proporcionais; Média Aritmética; Média Ponderada; Regra de três simples e composta, direta e inversa; Percentagem. Informática: Sistema operacional Windows; Word; Excel; conceitos e serviços relacionados à Internet e a correio eletrônico; Internet Explorer e Outlook Express.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E (SUPERIOR)

Analista de Tecnologia da Informação/Redes

1.Conhecimentos em Redes: Redes Ethernet e FastEthernet; protocolos de roteamento: RIP, OSPF e BGP4; equipamentos: switches WAN, roteadores e concentradores; Redes LAN: Protocolos TCP/IP, IPX, NetBIOS sobre TCP, integração com redes WAN, Gerência de Rede: modelo OSI de Gerência de Rede; SMTP, VPN; FIREWALL; estruturação de ZDM; detecção de intrusão; conceitos de criptografia; conceitos de NAT; segurança de servidores de aplicação, proxies; listas de acesso, filtros de roteadores; autenticação de roteadores, Certificação Digital. 2.Conhecimentos em Sistemas Operacionais: Windows/NT-200X,UNIX, LINUX.; Modelos de autenticação, serviço de diretório, servidores de arquivos, impressão em rede local, distribuição de software, antivírus, gerenciamento de serviços e ativos de rede local e serviço de correio eletrônico; servidores web.­ 3. Conhecimentos em Internet, Intranet e Extranet: Administração de serviços: DNS, E-MAIL, POP3, IMAP, logon e de arquivos; projetos de arquitetura de rede para acesso Internet, administração de equipamentos de alto desempenho para site Internet. 4.Conhecimentos em integração em Redes de Dados: voz em ambiente de rede de dados; voz sobre IP (VOIP); conceitos de vídeo conferência em redes.

Analista de Tecnologia da Informação/Sistemas

1.Análise de Negócio e Requisitos: Planejamento estratégico de Sistemas de Informações; Análise e Diagnóstico das Necessidades de Informação dos Clientes; Especificação de Requisitos. 2. Análise e Projetos de Sistemas: Análise de Pontos por Função; Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas; Análise Orientada a Objetos, UML; Modelagem de Dados; Administração de componentes reusáveis e repositórios; Teste de Software; Projeto orientado a objetos. 3.Banco de Dados: Fundamentos; Datawarehouse; Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Relacionais; Modelagem e normalização de dados: Modelo Entidade-Relacionamento. 4.Áreas Conexas: Arquitetura Cliente/Servidor; Qualidade de Software (CMMi); Segurança da Informação; Gerência de Projetos; Redes de Computadores. 5.Ferramentas: Oracle, PostgreSQL, distribuições LINUX e ZOPE/ PLONE. 6.Linguagens: JAVA, J2EE, HTML, XHTML, CSS, JAVA SCRITP, PHP, Ruby e PYTHON. 7.Frameworks: Struts e Hibernate.

Analista de Tecnologia da Informação/Banco de Dados

1.Conceitos de: administração de dados; sistemas de gerência de banco de dados (SGBD); independência de dados; linguagem de definição de dados e linguagem de manipulação de dados; dicionário de dados; níveis da arquitetura de banco de dados; bancos de dados relacionais. 2.Modelagem de dados - modelo entidade-relacionamento; mapeamento do modelo entidade-relacionamento para o modelo relacional; modelo relacional; álgebra relacional; normalização. Ambiente operacional-segurança; conceito de transação; concorrência; tolerância a falhas; recuperação; integridade; procedimentos (stored procedures); visões (views); gatilhos (triggers); índices e otimização de acesso. 3.Ferramentas de front-end: principais recursos e aplicações. SQL (ANSI) - conceitos gerais; sistemas gerenciadores de banco de dados - ORACLE, Postgres e SQL Server.

Arquiteto e Urbanista

Projetos físicos e territoriais de universidades. Legislação urbanística. Princípios e técnicas para adequação das edificações e do espaço urbano às exigências bioclimáticas. Projetação arquitetônica, particularmente no que se refere a projetos de equipamentos hospitalares e educacionais. Sistemas estruturais e construtivos; instalações prediais; planejamento, gerenciamento e acompanhamento de obras. Princípios e normas relacionados à acessibilidade arquitetônica. Estudos de viabilidade financeira e orçamento de obras públicas. Gerenciamento da execução de obras e serviços: cronograma físico, cronograma financeiro, caderno de encargos. Uso e manuseio dos recursos de informática voltados a projetos e apresentação de lay - out.

Arquivista

Conceitos fundamentais da arquivologia: teoria e princípios. Gestão de documentos: Protocolo. Instrumentos de Gestão de Documentos. Plano de Classificação. Processo de Avaliação e Seleção de Documentos. Tabelas de Temporalidade. Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos. Diplomática. Arquivos Permanentes: Conceitos, Arranjo, Descrição, Norma ISAD(G), Norma NOBRADE, Instrumentos de Pesquisa e Políticas de descrição. Análise diplomática e análise tipológica de documento de Arquivo. Arquivos Privados. O Conselho Nacional de Arquivos e a legislação arquivística no país. Microfilmagem aplicada aos arquivos: política, planejamento e técnicas. Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas. Preservação Digital

Assistente Social

Ética no Serviço Social. Lei Orgânica da Saúde. Lei Orgânica da Assistência Social. Fundamentos Teórico-metodológicos, crise dos paradigmas e novos paradigmas na prática profissional do Serviço Social. O Serviço Social e as demandas contemporâneas. A saúde e o Serviço Social. As funções sócio-institucionais do Serviço Social. A Política de saúde da mulher. A Política Nacional de Assistência Social. A Política Nacional do Idoso. Prática Programática em Saúde. Estatuto da Criança e do Adolescente.

Biólogo

Introdução à biologia celular e molecular: A evolução da célula. Pequenas moléculas, energia e biossíntese. Macromoléculas: estrutura, forma e informação. A organização molecular das células: Membrana plasmática. Distribuição intracelular e a manutenção dos compartimentos celulares. Citoesqueleto. Conversão de energia. Sinalização celular. Núcleo celular. Crescimento e divisão celular. Matriz Extracelular. De células a organismos multicelulares: Células germinativas e a fertilização. Mecanismos celulares do desenvolvimento. Diferenciação celular e a manutenção dos tecidos. Genética. Seres vivos: Morfologia, Fisiologia, e Bioquímica. Reino Protista. Reino Monera. Reino Animália (Histologia e Embriologia). Reino Plantae. Reino Fungi. Noções de Microbiologia e Patologia. Técnicas Biotecnológicas. Diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais. Análises Clínicas, Citológicas, Citogênicas e Patológicas. Biologia Ambiental e Legislação. Práticas em Biossegurança: Ambiente laboratorial. Riscos Gerais. Equipamentos de Vidro. Gases comprimidos. Estocagem de substâncias químicas. Segurança no preparo de soluções. Produtos químicos e seus efeitos. Riscos em ambientes de saúde. Água purificada. Descarte de substâncias químicas. Procedimentos e cuidados a serem adotados. Deposito para armazenamento de resíduos. Inventário de Biodiversidade. Organização de Coleções biológicas. Vegetal e Animal. Manejo de Recursos Naturais.

Contador

A escrituração contábil. Os registros contábeis na constituição de entidades. Os registros das operações típicas de uma empresa. Medidas preliminares à elaboração de balanços. A avaliação dos ativos e passivos. A elaboração das demonstrações contábeis. Os registros contábeis na estruturação de empresas. Contabilidade publica. Plano de contas. Orçamento. Receita e despesa pública. Demonstrações contábeis. Balanço geral. Sistemas de controle interno e externo. Gestão fiscal. Licitações. Auditoria contábil: características, o trabalho de auditoria, as tomadas e prestações de contas, legislação. Perícia contábil. Legislação e ética profissional. Princípios fundamentais de contabilidade e normas brasileiras de contabilidade. Contabilidade Geral - Conceito, objetivo, campo de aplicação; Patrimônio, Princípios e Convenções contábeis; Escrituração, apuração de Resultados e Demonstrações Financeiras; Lei 6.404/76 e alterações, Correção Monetária, análise de balanços e análise de custos. Orçamento - Conceito e Princípios, Regimes Financeiros; Classificação da Receita e Despesa Pública: Institucional, funcional, programática e por natureza, Créditos.

Coreógrafo

Dança contemporânea: teoria, metodologia, pesquisa e produção das artes do espetáculo. Princípios da transdisciplinaridade das linguagens artísticas na arte contemporânea e os processos de criação e expressão cênica na dança. Concepções estéticas e dança na atualidade. Inter-relações da pesquisa em dança com elementos da cultura popular brasileira para o desenvolvimento da técnica e produção coreográfica. A linguagem da dança no estudo do movimento corporal baseado nos parâmetros da dança: movimento, espaço, forma, dinâmica e tempo. Técnica corporal e formação de intérprete e coreógrafo na dança contemporânea. Improvisação, criação individual e composição coreográfica coletiva.

Diretor de Produção

Elaboração de projetos - Planejamento. Produção Publicitária para produção cinematográfica, televisivas, raiofonicas, áudio-visuais e teatrais. Ética e Legislação Publicitária. Teorias da linguagem aplicadas à Comunicação. Cerimonial. Elaboração de Projetos Experimentais. Tecnologia educacional em Som e Imagem. Tópicos Especiais em Mídia Digital. Introdução à Economia aplicada à Comunicação. Introdução A Administração aplicada à Comunicação.

Engenheiro Civil

Materiais de Construção Civil: Comportamento mecânico e propriedades físicas dos materiais; Metais e ligas; Materiais e produtos cerâmicos; Vidros; Tintas e vernizes; Polímeros; Madeiras e derivados; Aglomerantes; Pedras naturais; Agregados; Argamassas; Concretos hidráulicos: dosagem, aditivos, produção, transporte, aplicação, cura e controle tecnológico. Construção Civil: Instalação das obras e construções auxiliares; Fundações: blocos, sapatas isoladas, sapatas "corridas", tubulões e estacas; Construções em madeira; Construções em aço; Construções em concreto armado: fôrmas, cimbres, preparo das armações, lançamento do concreto, cura, desmonte de formas; 6. Construções em alvenaria; Telhados; Escadas; Esquadrias; Pintura; Quantificações, orçamentos, cronogramas e controle. Instalações Hidráulicas e Sanitárias: Instalações hidráulicas: componentes e materiais das instalações; Instalações prediais de água fria, de água quente, proteção e combate a incêndio e estações prediais de recalque; Instalações sanitárias: esgoto, ventilação, águas pluviais. Teoria das Estruturas e Resistência dos Materiais: Estática das Estruturas: sistemas de forças, equilíbrio, graus de liberdade, apoios, estaticidade e estabilidade, cargas, esforços simples, vigas engastadas, vigas simplesmente apoiadas, vigas simplesmente apoiadas com balanços, vigas inclinadas, pórticos simples, treliças isostáticas; Resistência dos Materiais: tensão normal, tensão de cisalhamento, tensão em um plano oblíquo, deformação linear, deformação línea, específica, diagrama tensão deformação, Lei de Hooke; comportamento elástico e comportamento plástico dos materiais usuais, deformações e tensões em barras tracionadas e em barras comprimidas, torção em barra cilíndrica, flexão pura, flexão simples, flexão composta normal, deslocamentos em vigas, flambagem. Elementos de Sistemas Estruturais: 5.1. Estruturas de Madeira: propriedades das madeiras, caracterização das propriedades das madeiras, dimensionamento de elementos comprimidos, dimensionamento de elementos tracionados, dimensionamento de vigas, ligações dos elementos estruturais; 5.2. Estruturas de Concreto Armado: propriedades do concreto, aços para concreto, ação conjunta do aço e do concreto, aderência, ancoragens, dimensionamento de peças no estado limite último solicitações normais e tangenciais, detalhamento de vigas, pilares e lajes; 5.3. Estruturas de Aço: produtos siderúrgicos destinados à construção metálica, dimensionamento de elementos estruturais em aço, ligações dos elementos estruturais.

Engenheiro Eletricista

Conceitos básicos de Circuitos Elétricos: Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos de Corrente Alternada. Leis Fundamentais. Elementos de Circuitos. Grandezas fasoriais: tensão e corrente. Impedância. Potências ativa, reativa e aparente. Fator de potência. Energia. Medição de grandezas elétricas. Conceitos básicos de sistemas trifásicos: Grandezas de linha e de fase. Potência Trifásica. Conexões trifásicas de geradores, cargas e transformadores. Conversão Eletromecânica de Energia: circuitos magnéticos, transformadores, máquinas de correntes contínuas, motores de indução e máquinas síncronas. Sistemas trifásicos equilibrados e desequilibrados. Valores por Unidade. Componentes simétricas. Cálculo de Curtocircuito simétricos e assimétricos. Instalações Elétricas: Características de cargas elétricas. Fator de demanda e de carga. Cálculo e correção do fator de potência. Proteção de sistemas elétricos: Relés e Disjuntores. Acionamento Elétrico. Conservação de Energia. Prescrições da NORMA ABNT NBR 5410, válida a partir de 31.03.2005. ENGENHEIRO - SUPORTE DE SISTEMAS OPERACIONAIS EM COMPUTAÇÃO Transmissão de dados: hierarquia digital, interfaces, meios físicos, comunicação sem fio.

Farmacêutico

Introdução às reações orgânicas: Ácidos e Bases. Estereoquímica: Moléculas Quirais. Ácidos carboxílicos e seus derivados. Substituições nucleofílicas no carbono acílio. Boas Práticas de Fabricação. Garantia da Qualidade na Industria Farmacêutica. Cálculos em Farmácia. Biofarmácia: Fatores que influenciam na liberação, absorção, metabolização e excreção de fármacos. Controle de Qualidade de Matérias-primas e Formas Farmacêuticas: Físico-químico e Microbiológico. Esterilização de produtos farmacêuticos. Métodos analíticos para doseamento de fármacos: Titrimetia, Espectroscopia UV/Vis e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Formas Farmacêuticas Sólidas: Pós, Granulados, Cápsulas, Comprimidos e Comprimidos Revestidos e Formas de Liberação Modificada. Formas Farmacêuticas Semi-sólidas: Pomadas, Cremes e Geles. Sistemas Dispersos: Emulsões e Suspensões. Adjuvantes Farmacêuticos. Adjuvantes Farmacêuticos.

Físico

Ordem de grandeza e algarismos significativos. Sistemas de coordenadas e referenciais. Cinemática de uma partícula e de um sistema de partículas. Vetores. Leis de Newton. Centro de massa, momento linear, momento angular e torque, trabalho e energia cinética, energia potencial e mecânica. Teoremas de conservação. Colisões. Cinemática e dinâmica de um corpo rígido. Momento de inércia. Rotação em torno de eixo com direção fixa. Referencias acelerados e forças de inércia. Forças centrífuga e de Coriolis. Estática e noções de dinâmica dos fluidos. Equação de Bernoulli. Oscilador harmônico simples, amortecido e forçado. Ondas. Som. Efeito Doppler. Temperatura e calor. As duas leis da termodinâmica. Gases ideais. Teoria cinética dos gases e noções de mecânica estatística. Cargas elétricas, condutores e isolantes, lei de Coulomb, campo elétrico e potencial elétrostático. Capacitores e capacitância. Dielétricos. Energia eletrostática. Corrente elétrica, lei de Ohm, efeito Joule e força eletromotriz. Campo magnético, lei de Ampère, lei de Biot e Savart, lei da indução de Faraday e lei de Lenz. Indutância mútua e auto-indutância. Energia magnética. Circuitos de corrente contínua e de corrente alternada. Materiais magnéticos. Diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo. Equaçoes de Maxwell e ondas eletromagnéticas. Ótica Geométrica. Reflexão, refração, espelhos, lentes delgadas e meios inomogêneos. Ótica ondulatória. Interferência, difração e polarização. Princípios básicos da mecânica quântica. Estados, observáveis, relações de incerteza de Heisenberg e probabilidades. Equação de Schrödinger e soluções de problemas unidimensionais. Spin e princípio da exclusão de Pauli.

Médico/Trabalho

Conhecimento dos fatores de risco presentes nos ambientes de trabalho, em seus aspectos físicos, social e organizacional e sua influência sobre a saúde humana. Domínio de metodologias para reconhecimento de fatores de risco a saúde presentes nos ambientes de trabalho, tais como realização de inquéritos preliminares, utilização de check-list de avaliação de riscos, elaboração de árvore de causas, dentre outras. Conhecimento dos padrões clínicos, laboratoriais e limites de exposição adotados pela legislação brasileira relativa a segurança e saúde no trabalho, bem como pelas agências internacionais (OSHA, NIOSH, ACGIH, dentre outras) para avaliação das exposições a agentes perigosos para a saúde. Conhecimento das medidas de controle das condições de risco potencialmente presentes nos ambientes de trabalho. Capacidade de propor, orientar, implementar e avaliar programas de intervenção nos ambientes e processos de trabalho, destinados a prevenir danos e promover a saúde dos trabalhadores. Conhecimento da legislação brasileira vigente na esfera do trabalho, saúde, previdência e meio ambiente, referente a atenção à saúde do trabalhador . Domínio do conteúdo das Normas Regulamentadoras de segurança e Medicina do Trabalho. Capacidade Técnica para realizar e acompanhar as avaliações periciais dos fatores de risco para a saúde, presentes ou potenciais nos ambientes de trabalho a elaboração laudo pericial. Aptidão para diagnosticar e orientar a conduta adequada nas doenças relacionadas ao trabalho. Capacidade para planejar, orientar, executar e avaliar o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional - PCMSO. Aptidão para avaliar a capacidade de trabalho das pessoas portadoras de deficiência e indicar as medidas necessárias a sua adequada inserção nos postos de trabalho. Domínio da metodologia para elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP.

Pedagogo

Política Nacional de Educação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Plano Nacional de Educação; Instâncias Organizativas do Sistema Educacional Brasileiro: papel, função; Parâmetros Curriculares Nacionais; O financiamento da educação; O público e o privado em educação. Fundamentos da Educação e da Gestão e Organização Escolar: Educação e Pedagogia. Bases filosóficas, sociológicas, psicológicas, antropológicas e políticas de educação; 2.1.2. A Pedagogia: seu objeto, campo de conhecimento e de trabalho, as correntes pedagógicas; A relação entre educação /cultura / ética e cidadania; O Projeto Político-Pedagógico Escolar - Papel e função da escola: Concepções e diferentes formas de organização do conhecimento e do tempo nos currículos escolares; A didática e as diferentes formas de organizar o ensino; Concepções de gestão da educação escolar; Diferentes formas de estruturação e organização da escola; Formação continuada do professor. A escola inclusiva: Os portadores de necessidades especiais: políticas de inclusão, questões culturais e educação escolar e familiar; Escola e diversidade cultural; Escola e gênero; A escola e a questão racial. A prática educativa da cidadania: Projetos pedagógicos escolares alternativos; Educação e movimentos sociais; Educação e Trabalho; Educação patrimonial; Escola, violência e cidadania.

Secretário Executivo

Língua Portuguesa: Regência verbal; regência nominal; crase; funções do que e do se; conjugação verbal; concordância nominal; concordância verbal colocação pronominal; acentuação gráfica; pontuação: emprego da vírgula e do ponto e vírgula; estrutura das palavras: raiz, radical, tema, afixos, desinências, vogal temática, vogais e consoantes de ligação, termos cognatos; processo de formação das palavras: derivação, composição, redução, hibridismo, sufixos, prefixos, radicais gregos e latinos; significação das palavras: sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos, polissemia; interpretação de texto. Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol): Interpretação de texto.

9 - Dos Resultados e da Classificação Final

9.1 - Para o cargo de Assistente em Administração à pontuação final será atribuída pela soma das pontuações obtida na prova de Conhecimentos Gerais, acrescida dos pontos obtidos com a experiência devidamente comprovada.

9.2 - Para os demais cargos, a pontuação final será obtida pela soma da pontuação total da prova.

9.3 - Em caso de empate no resultado final, serão utilizados na ordem expressa, os seguintes critérios de desempate:

Cargos de Nível de Classificação D (Médio)

a) maior pontuação obtida nas questões de Língua Portuguesa.

b) o mais idoso;

Cargos de Nível de Classificação E (Superior)

a) o mais idoso

9.4 - A classificação final dos candidatos aprovados, em cada caso, far-se-á na ordem decrescente da pontuação obtida.

10 - Da Homologação

10.1 - Conforme dispõe o art. 13 da Portaria MPOG nº 450, de 06 de novembro de 2002, o resultado final do Concurso, homologado pelo dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, será publicado no Diário Oficial da União, juntamente com a classificação final dos candidatos aprovados no certame, em até duas vezes a quantidade de vagas prevista para cada cargo ou área.

11 - Dos Recursos

11.1 - É facultado ao candidato interpor recurso dirigido ao Presidente da COMVEST, da Fundação Universidade do Amazonas, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados da data de divulgação do gabarito das provas.

11.2 - O recurso deverá estar devidamente fundamentado, devendo constar no mesmo, o nome do candidato recorrente, número de inscrição e menção do cargo disputado.

11.3 - Serão indeferidos liminarmente, os recursos que não se apresentarem devidamente fundamentados quanto à questão abordada, bem como os interpostos fora do prazo estabelecido.

11.4 - Interposto o recurso, a respectiva petição será encaminhada à Banca Examinadora que, depois de conhecer as razões apresentadas pelo recorrente, fará a revisão, objeto do recurso, e emitirá parecer fundamentado, somente podendo propor alteração do dado questionado, se ficar evidenciado que efetivamente houve erro.

12 - Da Validade do Concurso

12.1 - O Concurso terá validade por 01 (um) ano, a contar da data da publicação do ato de homologação, no Diário Oficial da União, prazo que poderá ser prorrogado, por igual período, nos termos do inciso III, do art. 37 da Constituição Federal do art. 12, da Lei nº 8.112/90 e § 1º do art. 1º e do Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002.

13 - Das Condições para Nomeação

13.1 - A nomeação dar-se-á de acordo com os artigos 9º e 10, da Lei nº 8.112/90.

13.2 - Ao entrar em exercício, o servidor ficará sujeito a estágio probatório, de acordo com o que determina o art. 20 e seus parágrafos, da Lei nº 8.112/90 e alterações.

14 - Dos Benefícios e Vantagens

14.1 - Os benefícios e vantagens são os estabelecidos em Lei e Instruções Normativas vigentes na data da nomeação.

15 - Da Nomeação

15.1 - O candidato aprovado e classificado será nomeado para o cargo em que prestou concurso, na Classe e Padrão iniciais da respectiva categoria funcional, mediante ato do dirigente da Fundação Universidade do Amazonas, publicado no Diário Oficial da União.

15.2 - O candidato nomeado será convocado para a posse, que deverá ocorrer no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de sua nomeação no Diário Oficial da União.

15.3 - O candidato nomeado que não tomar posse no prazo estipulado, terá a sua nomeação tornada sem efeito.

15.4 - Quando convocado para a posse, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos, acompanhados de respectivas cópias as quais ficarão em poder do Departamento de Pessoal da Fundação Universidade do Amazonas:

a) Comprovação da escolaridade exigida;

b) Título de eleitor, acompanhado do comprovante de votação no último pleito;

c) CPF;

d) Registro no respectivo Conselho Profissional, se for o caso;

e) Inscrição nos PIS/PASEP, quando se tratar de brasileiro;

f) Certificado de Reservista, se do sexo masculino;

g) Carteira de Identidade;

h) Curriculum Vitae comprovado;

i) Certidão de Nascimento ou Casamento, conforme estado civil;

j) Uma fotografia tamanho 3x4 recente;

k) Documento hábil que comprove a permanência regular no País, para candidato naturalizado;

l) Certidão de Nascimento dos filhos menores até 07 (sete) anos de idade;

m) Declaração de Bens e Valores que constituem o patrimônio do nomeado (feita no ato do ingresso);

n) Tipo sanguíneo e fator RH;

o) Exame de Saúde Pré-Admissional com habilitação da Perícia Médica, realizado pela Junta Médica da Fundação Universidade do Amazonas.

16 - Das Disposições Finais

16.1 - Não serão fornecidos atestados, certificados ou certidões relativos à classificação ou notas de candidatos, valendo para tal fim os resultados publicados no Diário Oficial da União.

16.2 - Não serão fornecidos atestados, cópias de documentos, certificados ou certidões relativos a notas de candidatos reprovados, bem como cópia de cartões-respostas ou vista dos mesmos.

16.3 - A aprovação no concurso significará simples expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização desse ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do Concurso.

16.4 - Será excluído do Concurso, por ato do dirigente da Universidade Federal do Amazonas, o candidato que:

a) fizer declaração falsa ou inexata;

b) agir com incorreção, descortesia ou desacato, para com qualquer membro da equipe encarregada da aplicação das provas;

c) for surpreendido, utilizando-se de meios fraudulentos para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do processo seletivo;

d) efetuar o pedido de inscrição fora do prazo estabelecido neste Edital;

16.5 - A convocação do candidato classificado para manifestação, em prazo determinado, sobre a sua aceitação ou não do cargo, será por meio de Edital, não se responsabilizando a Universidade Federal do Amazonas pela mudança de endereço, sem comunicação prévia e por escrito, por parte do candidato.

16.5.1 - O não pronunciamento do candidato convocado, no prazo estabelecido em Edital de que trata o item anterior facultará à Administração a convocação do candidato seguinte, excluindo aquele do Concurso.

16.6 - A nomeação do candidato ex-servidor da Universidade Federal do Amazonas ficará condicionada à apreciação do seu anterior desempenho funcional e das razões determinantes de seu desligamento anterior.

16.7 - No caso de candidato que ostente a condição de servidor público inativo, a acumulação de proventos com os vencimentos do cargo objeto do concurso, somente será permitida quando se tratar de cargos, funções ou empregos acumuláveis na atividade, conforme previsão da Constituição Federal.

16.8 - Qualquer regra prevista no presente Edital poderá ser alterada a qualquer tempo antes da realização das provas, mediante nova publicação do item ou itens alterados.

16.9 - Este Concurso será divulgado em âmbito nacional; todavia, as provas realizar-se-ão em Manaus, município sede da Fundação Universidade do Amazonas.

16.10 - Não obstante ter o Concurso, objeto deste Edital, divulgação nacional, não compete à Fundação Universidade do Amazonas qualquer responsabilidade referente a extravios de documentos, passagens aéreas, bem como diárias, alimentação e estada, ou quaisquer outras despesas individuais relacionadas com o Concurso.

16.11 - Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo dirigente da Universidade Federal do Amazonas, salvo aqueles que ocorrerem ao longo dos trabalhos da Comissão Julgadora, que por esta serão apreciados e decididos.

Manaus, 09 de maio de 2008

Profº. HIDEMBERGUE ORDOZGOITH DA FROTA
Presidente do Conselho Diretor da FUA e Reitor da UFAM