UFAC - Universidade Federal do Acre - AC

Notícia:   UFAC abre concurso com 30 vagas de vários níveis e com salários de até 2,9 mil

UFAC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

EDITAL PRODGEP/UFAC N° 002/2011

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DE NÍVEIS SUPERIOR, MÉDIO E FUNDAMENTAL

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (FUFAC), considerando a autorização concedida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria MEC nº 527, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 9 de maio de 2011, e nos termos do Decreto nº 7.232, publicado no DOU de 20 de julho de 2010, que dispõe sobre o Quadro de Referência do Servidor Técnico-Administrativo em Educação, torna pública a realização de concurso público para provimento de cargos para seu quadro permanente de pessoal técnico-administrativo, de níveis superior, médio e fundamental, em conformidade com a Lei nº 8.112, publicada no DOU de 11 de dezembro de 1990, e suas alterações, com a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, da legislação pertinente e demais regulamentações, em consonância com o Decreto 6.944, de 21 de agosto de 2009, e com o presente edital .

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Regido por este Edital, o concurso será executado e operacionalizado pela Fundação de Apoio ao Ensino a Pesquisa e Extensão - FUNDAPE.

1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá o exame de conhecimentos gerais e específicos, relativos aos cargos.

1.3 O concurso será realizado nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, estado do Acre.

1.4 As normas aplicáveis ao presente concurso, não previstas expressamente neste instrumento, serão descritas por meio de Editais complementares, a serem publicados no DOU, no site da UFAC (www.ufac.br), e em jornais diários locais.

2 DOS CARGOS E REMUNERAÇÃO

2.1 NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "E" (NÍVEL SUPERIOR) - VENCIMENTO BÁSICO: R$ 2.989,33

CARGO: ADMINISTRADOR

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso Superior em Administração.

ATRIBUIÇÕES: Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; promover difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: ARQUIVISTA

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso Superior em Arquivologia.

ATRIBUIÇÕES: Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos musicológicos públicos e privados. Dar acesso à informação, conservar acervos. Preparar ações educativas ou culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação das atividades técnicas. Participar da política de criação e implantação de museus e instituições arquivística. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: AUDITOR: DIREITO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso Superior em Direito.

ATRIBUIÇÕES: Realizar auditagem, acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal. Emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: BIBLIOTECÁRIO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso Superior em Biblioteconomia.

ATRIBUIÇÕES: Disponibilizar informação em qualquer suporte; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação. Tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver estudos e pesquisas; realizar difusão cultural; desenvolver ações educativas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: ENGENHEIRO/ÁREA: ELÉTRICO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso superior em Engenharia Elétrica, com diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho competente.

ATRIBUIÇÕES: Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica.

CARGO: PROGRAMADOR VISUAL

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Curso Superior em Comunicação Visual ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual.

ATRIBUIÇÕES: Planejar serviços de pré-impressão gráfica. Realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.2 NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "D" - VENCIMENTO BÁSICO: R$ 1.821,94

CARGO: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo, mais acréscimo de 12 (doze) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital..

ATRIBUIÇÕES: Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário a eles referente; preparar relatórios e planilhas; executar serviços nas áreas de escritório.

CARGO: DESENHISTA TÉCNICO/ESPECIALIDADE: WEBDESIGNER

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo com conhecimento de programas de editoração eletrônica e desenho, conforme subitem 4.10 deste edital.. ATRIBUIÇÕES: Executar desenhos, gráficos e ilustrações e outros trabalhos técnicos para internet, utilizando instrumentos adequados para elaborar a representação gráfica do projeto e orientar sua execução.

CARGO: DIAGRAMADOR

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo com curso de editoração eletrônica, mais acréscimo de 06 (seis) meses de experiência, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Planejar serviços de pré-impressão gráfica. Realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens. Operar processos de tratamento de imagem, montar fotolitos e imposição eletrônica. Operar sistemas de prova e copiam chapas. Gravar matrizes para rotogravura, flexografia, calcografia e serigrafia. Trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental.

CARGO: TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo e curso técnico em eletrônica com ênfase em sistemas computacionais.

ATRIBUIÇÕES: Desenvolver sistemas e aplicações, determinando interface gráfica, critérios ergonômicos de navegação, montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas; projetar, implantar e realizar manutenção de sistemas e aplicações; selecionar recursos de trabalho, tais como metodologias de desenvolvimento de sistemas, linguagem de programação e ferramentas de desenvolvimento. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: TÉCNICO EM AUDIOVISUAL

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo, mais acréscimo de 12 (doze) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Montar e projetar filmes cinematográficos, manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes ou discos virgens e outras mídias.

CARGO: TÉCNICO EM CONTABILIDADE

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais - 8 (oito) horas diárias.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Profissionalizante ou de Ensino Médio Completo e Curso Técnico, mais registro no Conselho competente.

ATRIBUIÇÕES: Identificar documentos e informações, atender à fiscalização e proceder à consultoria. Executar a contabilidade geral, operacionalizar a contabilidade de custos e efetuar contabilidade gerencial. Realizar controle patrimonial. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

2.3 NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "C" - VENCIMENTO BÁSICO: R$ 1.473,58

CARGO: ASSISTENTE DE ALUNOS

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Completo, mais acréscimo de 06 (seis) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Assistir e orientar os alunos no aspecto de disciplina, lazer, segurança, saúde, pontualidade e higiene, dentro das dependências escolares. Assistir o corpo docente nas unidades didático-pedagógicas com os materiais necessários e execução de suas atividades. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

CARGO: ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Médio Completo, mais acréscimo de 06 (seis) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Executar e controlar projetos de sistemas de informação; planejar e pesquisar novas técnicas e metodologias na sua área de atuação; desenvolver, testar, implantar, documentar e manter programas de computador; utilizar aplicativos de apoio à atividade administrativa; avaliar a performance de sistemas de informação; implantar, manter e operar infra-estrutura e serviços de redes de comunicação; configurar e executar manutenções corretivas e preventivas de software, hardware e infra-estrutura de rede; realizar vistoria, perícia, laudo e parecer técnico em sua área de atuação; instalar e administrar sistemas operacionais e aplicativos; elaborar, orientar e participar de programas de capacitação na área; garantir a execução das políticas de segurança e uso aceitável para os recursos computacionais; prestar assistência técnica na utilização de recursos de informática; atender e apoiar o usuário na instalação de software, configuração de equipamentos e uso dos recursos da informação; efetuar cópias de segurança; Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO: AUXILIAR DE BIBLIOTECA

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Fundamental Completo, mais acréscimo de 12 (doze) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Atuar no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executar atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Colaborar no controle e na conservação de equipamentos. Realizar manutenção do acervo. Participar de treinamentos e programas de atualização. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Utilizar recursos de informática. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

CARGO: FOTÓGRAFO

JORNADA DE TRABALHO: 40 (quarenta) horas semanais.

REQUISITOS: Certificado de conclusão, devidamente registrado, de Ensino Fundamental Completo, mais acréscimo de 12 (doze) meses de experiência na área, conforme subitem 4.9 deste edital.

ATRIBUIÇÕES: Criar imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou colorido. Escolher equipamentos em função de intenções, área de atuação e circunstâncias; operar câmera fotográfica (de película ou digitais), acessórios e equipamentos de iluminação; calibrar os equipamentos, monitorar equipamentos de medição; operar programas de tratamento de imagens. Utilizar recursos de informática. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional.

2.4 Todos os candidatos nomeados ingressarão no Nível de Capacitação I e Padrão de Vencimento 01, serão lotados nas unidades da Universidade Federal do Acre, conforme quadro de distribuição no Anexo I, e obedecerão a horário de trabalho a ser definido pela Administração.

2.4.1 O horário de funcionamento da instituição está compreendido entre as 07h30 e 22h30.

2.4.2 A qualquer época, o candidato nomeado poderá ser chamado para exercer suas atividades em quaisquer dos campi da UFAC no Estado do Acre, diferente daquele para o qual foi nomeado, se a Administração da UFAC solicitar. Nestes casos, as despesas de locomoção e diárias ocorrerão por conta da UFAC.

2.5 Caberá ao candidato designado para o preenchimento de vaga em localidade diversa de seu domicílio arcar com as despesas de sua transferência.

2.6 Poderá compor, também, a remuneração do servidor pertencente ao plano de carreira e cargos dos técnico-administrativos da educação, verbas indenizatórias, tais como: Auxílio Alimentação, Auxílio Transporte, Ressarcimento à Saúde Suplementar, Auxílio Creche, dentre outras, conforme legislação específica.

3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Às pessoas portadoras de necessidades especiais são assegurados o direito de inscrição no concurso público, desde que a necessidade especial seja compatível com a atribuição do cargo, na proporção de 5% (cinco por cento) das vagas existentes para cada cargo/área/especialidade, conforme disposto no artigo 37, inciso VIII da Constituição Federal, no § 2.° do artigo 5.° da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e no Decreto n.° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto n.° 5.296/2004.

3.2 Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, este deverá ser elevado até o primeiro número inteiro subsequente.

3.3 Não se aplica a reserva de vaga a pessoas portadoras de deficiências com relação aos empregos/funções públicos que ofereçam menos de cinco vagas.

3.4 Para concorrer a uma das vagas como portador de necessidades especiais, o candidato deverá indicar, no formulário de inscrição, essa condição, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da necessidade especial.

3.5 Os candidatos que se declararem portadores de necessidades especiais participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, ressalvando o previsto no artigo 40, parágrafos 1° e 2°, do Decreto n.° 3.29 8/99, que trata de condição especial para realização de provas. Para tanto, deverá o candidato solicitá-la no formulário de inscrição.

3.6 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se portador de necessidades especiais, se classificado no concurso, além de figurar na lista de classificação geral dos candidatos ao cargo/especialidade de sua opção, terá seu nome publicado em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.

3.7 Se aprovado, deverá o portador de necessidades especiais submeter-se a perícia médica promovida por junta médica da UFAC, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais, ou não, e sobre o grau de necessidades especiais, com a finalidade de verificar se as necessidades especiais da qual é portador realmente o habilitaram a concorrer às vagas reservadas para candidatos em tais condições.

3.7.1 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica munidos de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID, bem como à provável causa da deficiência.

3.8 A não observância no subitem anterior acarretará ao candidato a perda do direito à vaga reservada aos candidatos em tais condições, passando este a concorrer às vagas destinadas aos demais candidatos.

3.9 A vaga referente a portadores de necessidades especiais que não for preenchida por falta de candidatos nessa condição, por reprovação no concurso ou na perícia médica, será preenchida pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação por cargo.

4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

4.1 Ter sido aprovado no concurso público, na forma estabelecida neste edital.

4.2 Ser brasileiro nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente habilitado (Lei 6.815/89 e Decreto nº 86.715/81) e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, na forma do disposto no artigo 13 do Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972.

4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais.

4.4 Estar em dia com as obrigações militares (candidatos do sexo masculino).

4.5 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, devidamente comprovado por meio de diploma ou certificado emitido por instituição oficial de ensino reconhecida pelo MEC, com registro no órgão ou conselho competente, quando for o caso.

4.6 Ter idade mínima de dezoito anos completos, a ser comprovada na investidura do cargo.

4.7 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

4.8 Apresentar os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

4.9 Para a comprovação da experiência requerida para os cargos de Assistente de Alunos, Assistente de Tecnologia da Informação, Assistente em Administração, Auxiliar de Biblioteca, Diagramador, Fotógrafo e Técnico em Audiovisual, o candidato deverá atender a uma das seguintes opções:

a) para exercício de atividade em empresa/instituição privada: cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) contendo as páginas: identificação do trabalhador; registro do empregador que informe o período (com início e fim, se for o caso) e qualquer outra página que ajude na avaliação, por exemplo, quando há mudança na razão social da empresa; declaração do empregador com a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades desenvolvidas para o cargo/emprego;

b) para exercício de atividade/instituição pública: declaração/certidão de tempo de serviço, emitida pelo setor de recursos humanos da instituição, que informe o período (com início e fim, se for o caso), a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades desenvolvidas;

c) para exercício de atividade/serviço prestado por meio de contrato de trabalho: será necessária a entrega do contrato de prestação de serviço/atividade entre as partes, ou seja, o candidato e o contratante e a declaração do contratante que informe o período (com início e fim, se for o caso), a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades.

d) para exercício de atividade/serviço prestado como autônomo: será necessária a entrega de recibo de pagamento autônomo, sendo pelo menos o primeiro e os últimos recibos do período trabalhado como autônomo e declaração do beneficiado, ou seja, de quem recebeu o serviço que informe o período (com início e fim, se for o caso), a espécie do serviço realizado e a descrição das atividades.

4.9.1 A declaração/certidão mencionada na letra "b" do subitem anterior deverá ser emitida por órgão de pessoal ou de recursos humanos. Não havendo órgão de pessoal ou de recursos humanos, a autoridade responsável pela emissão do documento deverá declarar/certificar também essa inexistência.

4.9.1.1 Quando o órgão de pessoal possuir outro nome correspondente como, por exemplo, Controle de Divisão de Pessoas (CDP), a declaração deverá conter o nome do órgão por extenso, não sendo aceito abreviaturas.

4.10 A comprovação de conhecimentos requerida para o cargo de Desenhista Técnico/Especialidade: Webdesigner será aplicada através da prova de conhecimentos específicos para o cargo.

4.11 Cumprir as determinações deste edital.

5 DAS INSCRIÇÕES

5.1 Antes de efetuar a inscrição, e/ou efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento do disposto neste Edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos mínimos exigidos para realizar as provas e assumir o cargo se classificado.

5.2 A inscrição será efetuada somente via internet, no site www.ufac.br/concurso, entre as 8 (oito) horas do dia 31 de outubro às 23h59 do dia 01 de dezembro de 2011 (hora Acre).

5.3 Da taxa de inscrição:

5.3.1 O recolhimento da taxa de inscrição será feito via boleto bancário (Guia de Recolhimento da União - GRU Cobrança), impresso após o preenchimento da ficha de inscrição, pagável em qualquer agência bancária do sistema nacional..

5.3.2 O valor da taxa de inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais) para os cargos do Nível E, R$ 45 (quarenta e cinco reais) para os cargos do Nível D, e R$ 35,00 (trinta e cinco reais) para os cargos do Nível C.

5.3.3 No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de nível e respectivo cargo, bem como o município para o qual deseja concorrer à vaga (Rio Branco ou Cruzeiro do Sul), observado o Anexo I constante deste edital. A opção não será alterada posteriormente sob hipótese alguma.

5.4 Da efetivação da inscrição:

5.4.1 Para os candidatos pagantes, as inscrições somente serão efetivadas após a comprovação de pagamento da taxa pelo Banco do Brasil.

5.4.2 Decorrido o prazo de 72 horas da inscrição, o candidato poderá consultar a situação em que ela se encontra no mesmo site onde a realizou (www.ufac.br/concurso). Candidatos cujas inscrições apresentem pendências terão até 24 horas após o seu término para interporem recursos, através do e-mail concurso2011@ufac.br, devendo apresentar as devidas justificativas. Havendo a necessidade de comprovação, os documentos deverão ser digitalizados e anexados à justificativa.

6 DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1 Amparado pelo Decreto nº 6.593, de 2 de outubro de 2008, o candidato que se considerar financeiramente carente poderá solicitar, no ato da inscrição, à Comissão do concurso, por meio do site www.ufac.br/concurso, entre as 8 horas do dia 31de outubro e as 17 horas do dia 10 de novembro de 2011 (hora Acre), isenção da taxa, através de requerimento disponibilizado na própria ficha de inscrição. Para tanto, deverá indicar/apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e a declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135, de 2007.

6.1.1 Por renda familiar mensal é considerada a soma dos rendimentos brutos auferidos por todos os membros da família, não sendo incluídos no cálculo aqueles percebidos dos seguintes programas;

6.1.2 São consideradas famílias de baixa renda, aquelas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.

6.2 Terá seu pedido negado o pleiteante que:

a) Fizer mais de um requerimento de isenção.

b) Apresentar pedido com informações insuficientes e/ou contraditórias, que não comprovem o relato do Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição.

6.3 A Comissão divulgará, até o dia 15 de novembro de 2011, lista contendo nome dos candidatos cujas isenções tenham sido deferidas, os quais terão suas inscrições homologadas automaticamente. Candidatos cujas inscrições tenham sido indeferidas deverão inscrever-se de acordo com o disposto no item 5 e seus subitens do presente edital.

6.4 A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

7 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

7.1 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

7.2 Terá a inscrição cancelada e será automaticamente eliminado do concurso o candidato que usar o CPF de terceiro para sua realização.

7.3 Cada candidato poderá ter apenas 1 (uma) inscrição. Caso requeira mais de uma, será considerada aquela cuja numeração do Formulário de Inscrição for maior.

7.4 As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato - que arcará com as consequências de eventuais erros -, reservando-se a UFAC o direito de excluir do concurso público aquele que não preencher corretamente a referida ficha de inscrição.

7.5 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame, por conveniência da UFAC.

8 DAS PROVAS

8.1 A comissão divulgará, no site www.ufac.br/concurso, a lista dos candidatos aptos a participarem do concurso, bem como o local de realização das provas.

8.2 As provas serão realizadas em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul no dia 18 de dezembro de 2011, com início às 8 horas e término às 12 horas, no local constante na lista supramencionada, sendo vedada a realização em outro local, ressalvadas as situações previstas em lei.

8.3 As provas serão escritas/objetivas, constando de questões de múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas cada (a, b, c, d, e), valendo 1 (um) ponto ou 2 (dois) pontos cada questão das provas, conforme distribuição constante no Anexo II deste edital.

9 DA APROVAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

9.1 Para ser considerado aprovado, o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total das provas de Conhecimentos Gerais e das provas de Conhecimentos Específicos, não podendo zerar (errar todas as questões) de nenhuma das disciplinas de cada prova.

9.1.1 A classificação dar-se-á em ordem decrescente até o limite de vagas do cargo pretendido, pelo número de pontos obtidos nas provas realizadas. Os aprovados e não classificados, dentro do número permitido pelo Decreto nº 6.944/2009, ficarão como suplentes, podendo ser chamados dentro do prazo de validade do processo seletivo.

9.2 Havendo empate entre candidatos no número total de pontos obedecer-se-á aos critérios de desempate a seguir: 1° - Conhecimentos Específicos do Cargo; e 2° - Disciplina de Língua Portuguesa da Prova de Conhecimentos Gerais. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho em anos, meses e dias.

10 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A REALIZAÇÃO DAS PROVAS

10.1 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

10.2 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário fixado para o seu início, munido, apenas, de caneta esferográfica de tinta preta ou azul de corpo transparente e documento de identidade original, informado no Formulário de Inscrição.

10.2.1. Os portões de acesso aos locais de realização das provas, serão fechados 30 (TRINTA) minutos antes do horário de início das provas.

10.3 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para o seu início.

10.4 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação (somente o modelo novo, com foto).

10.5 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido com antecedência de, no máximo, trinta dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital.

10.5.1 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

10.6 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos pré-determinados neste edital ou em comunicado outro feito pela Comissão, ou provas de segunda chamada.

10.7 No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar ou permanecer nos locais de provas com armas ou aparelhos eletrônicos digitais ou analógicos (bip, telefone celular, relógio - de quaisquer tipos, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, tablet, receptor, gravador etc.).

10.7.1 Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, e for identificado antes do início das provas, será aconselhado a retornar ou se desfazer do objeto, pois a coordenação do concurso não terá qualquer responsabilidade sobre o mesmo. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando tentativa de fraude.

10.7.2 São considerados locais de provas: sala de aplicação, corredores das salas, banheiros, e quaisquer outros locais situados dentro do prédio, bloco, escola, ou instituição em que se realizarão as provas.

10.8 Só terá direito a levar o caderno, o candidato que permanecer na respectiva sala até o fim do tempo estipulado para a realização das provas. O candidato que não atender a esta exigência terá seu caderno de provas incinerado.

10.9 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público, o candidato que, durante a sua realização:

a) for surpreendido dando e/ou recebendo auxílio para a execução das provas;

b) utilizar livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos pelos expedientes reguladores do concurso;

c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook e/ou equipamento similar;

d) faltar com o devido respeito a qualquer membro da equipe de aplicação das provas, às autoridades presentes e/ou aos demais candidatos;

e) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para sua realização;

f) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;

g) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando Gabarito Oficial, caderno de provas ou qualquer anotação que identifique as questões da prova;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou na folha de rascunho;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) comunicar-se com outro candidato.

10.10 Dado o aviso de início das provas, o candidato disporá de 30 minutos para verificar se em seu caderno de provas faltam folhas ou se elas estão grampeadas fora de ordem. Caso isso ocorra, o fato deverá ser comunicado imediatamente ao fiscal. Após esse período não haverá substituição de provas.

10.11 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em razão do afastamento de candidato da sala de provas.

10.12 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de avaliação e de classificação.

10.13 O candidato que necessitar de qualquer condição especial para a realização das provas deverá solicitá-la, através do site www.ufac.br/concurso, informando os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.), bem como digitalização da comprovação da necessidade especial (atestado médico ou equivalente), até às 17 horas do dia 14 de dezembro de 2011. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.

10.14 A solicitação de condições especiais será atendida considerando o subitem anterior e segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade, sem prejuízo ou benefício aos demais candidatos.

10.15 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda do lactente.

10.15.1 A candidata que não levar acompanhante não poderá se ausentar da sala por essa razão.

10.15.2 A coordenação de provas, fiscais de sala ou quaisquer outros membros da realização do certame não se responsabilizarão por filhos, dependentes, menores ou outros indivíduos vinculados ao candidato durante o período das provas.

11 DOS RECURSOS

11.1 Serão admitidos recursos interpostos por candidato, relacionados ao Gabarito Oficial, devidamente fundamentados, devendo ser protocolados, em horário de expediente, junto ao Protocolo da FUNDAPE, sito o Campus Universitário, Bloco da Reitoria, Br 364, Km 4, Distrito Industrial, CEP: 69 915 - 900 - Rio Branco - Acre. e encaminhados à Comissão até 48 horas após a divulgação do referido gabarito, que deverá ocorrer até 24 horas após a realização das provas.

11.1.1 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.

11.2 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

11.2 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não. Se houver alteração de resposta contida no gabarito oficial de item integrante de prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido ou não.

11.3 Em hipótese alguma será aceita revisão ou recurso de recurso.

11.4 Em hipótese alguma será aceito recurso sobre a classificação final.

12 DAS DISPOSIÇÕES E INSTRUÇÕES FINAIS

12.1 Os candidatos poderão disponibilizar os telefones (68) 3229-3390 e 3229-1029 para adquirir informações que julgarem pertinentes e ainda o endereço eletrônico www.ufac.br/concurso.

12.2 O candidato que desejar relatar fato(s) ocorrido(s) durante a realização do concurso deverá fazê-lo(s), por escrito, à Comissão e protocolado na FUNDAPE no endereço mencionado no subitem 11.1.

12.3 A comissão divulgará, até o dia 28 de dezembro de 2011, no endereço eletrônico www.ufac.br/concurso e nos jornais diários locais, o resultado final do concurso, o qual será homologado mediante a publicação no DOU, sendo a classificação elaborada na ordem decrescente de notas dos candidatos habilitados, observadas as demais normas pertinentes constantes deste edital e das instruções específicas.

12.4 É de responsabilidade do candidato: acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados feitos pela Comissão responsável pelo concurso.

12.4.1 As despesas decorrentes da participação em quaisquer fases ou procedimentos relativos à participação no concurso de que trata este Edital e, se for o caso, à posse e/ou ao exercício serão por conta dos candidatos.

12.5 O concurso terá validade de 2 (dois) anos, a partir da publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, nos termos do Art. 12 da Portaria MPOG nº 450, de 06.11.2002.

12.6 Havendo desistência, formal (por escrito) ou por decorrência de prazo, de candidatos convocados para a nomeação, a UFAC procederá, durante o prazo de validade do concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas oferecidas neste edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no edital de homologação.

12.6.1 Após o provimento das vagas nas localidades estabelecidas no Anexo I deste Edital, a UFAC poderá convocar os demais candidatos da relação de aprovados do cargo para exercerem suas atividades em localidade diferente do Edital.

12.6.1.1 Caso o candidato convocado não queira ser empossado em local diferente do que foi inscrito, será reposicionado no final da lista de aprovados, e o candidato seguinte será convocado para assumir a vaga.

12.7 O provimento das vagas ocorrerá no nível inicial do cargo, com a remuneração correspondente e definida em lei.

12.8 Após o preenchimento da(s) vaga(s) estipuladas neste Edital, será publicada uma listagem geral de classificação por cargos, podendo a UFAC liberar o(s) candidato(s) classificado(s) excedente(s) para ser(em) nomeado(s) em qualquer Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) vinculadas ao MEC, caso haja solicitação formal do órgão e mediante prévia consulta aos candidatos, seguindo rigorosamente a ordem de classificação, sendo necessário que o candidato assine o Termo Específico de Aceitação/Não Aceitação da cedência de cadastro ao outro órgão.

12.8.1 Na hipótese da não aceitação da nomeação na condição estipulada no subitem 12.8, o candidato convocado declara ter ciência de que será convocado, pela Instituição solicitante, o candidato aprovado na posição subsequente.

12.8.2 Havendo disponibilidade de vagas e não havendo candidatos a serem nomeados para o respectivo cargo/área, a UFAC poderá valer-se de cadastro de aprovados de quaisquer outras Instituições Federais de Ensino (IFE), cujos concursos estejam válidos.

12.9 A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, salvo quando a lei estabelecer duração diversa, podendo ser cumprida nos três turnos: manhã, tarde e noite.

12.10 A posse nos cargos - que deverá ser feita até 30 (trinta) dias, contados da publicação da nomeação dos candidatos no DOU - fica condicionada à aprovação em inspeção médica, a ser realizada pelo Setor de Saúde da UFAC, e ao atendimento das condições constitucionais e legais. Para a posse, serão exigidos todos os documentos declarados pelo candidato no ato de inscrição. Exigir-se-á, também, declaração de bens e valores e de não ter vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com a opção de vencimentos, se couber.

12.11 Qualquer legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não será objeto de avaliação nas provas do concurso.

12.12 Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital de Concurso Público, perante a Administração, o candidato que não o fizer até o segundo dia útil, após a publicação do mesmo.

12.13 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão.

Rio Branco - Acre, 27 de outubro de 2011

Profª.Drª Olinda Batista Assmar

Reitora da Universidade Federal do Acre

ANEXO I - QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS POR UNIDADE CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "E"

CAMPUS RIO BRANCO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE°VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Administrador

Curso Superior em Administração

01

05

Arquivista

Curso Superior em Arquivologia

01

05

Auditor: Direito

Curso Superior em Direito

01

05

Engenheiro/Área: Elétrica

Curso Superior em Engenharia Elétrica/Registro no Conselho competente

01

05

Programador Visual

Curso Superior em Comunicação Visual ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade ou Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual

01

05

CAMPUS FLORESTA - CRUZEIRO DO SUL

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Bibliotecário/Documentalista

Curso Superior em Biblioteconomia, com diploma, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no conselho competente

01

05

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "D"

CAMPUS RIO BRANCO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Assistente em Administração

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo + experiência de 12 meses

09 + 01(1)

38

Desenhista Técnico/Especialidade: Webdesigner

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo+ conhecimento de programas de editoração eletrônica e desenho

01

05

Diagramador

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso de editoração eletrônica

01

05

Técnico de Tecnologia da Informação

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso Técnico em Eletrônica com ênfase em sistemas computacionais

01

05

Técnico em Audiovisual

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + experiência

01

05

Técnico em Contabilidade

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio completo + curso técnico

01

05

CAMPUS FLORESTA - CRUZEIRO DO SUL

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Assistente em Administração

Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo + experiência de 12 meses

02

09

(1) para candidatos portadores de necessidades especiais

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO "C"

CAMPUS RIO BRANCO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Assistente de Tecnologia da Informação

Ensino Fundamental Completo + 12 meses de experiência

04

18

Fotógrafo

Ensino Fundamental Completo + 12 meses de experiência

01

05

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Assistente de Alunos

Ensino Médio Completo + 06 meses de experiência

01

05

CAMPUS FLORESTA - CRUZEIRO DO SUL

CARGO

ESCOLARIDADE/HABILITAÇÃO PROFISSIONAL

N° DE VAGAS

Nº MÁXIMO DE CANDIDATOS APROVADOS

Auxiliar de Biblioteca

Ensino Fundamental Completo + 12 meses de experiência

01

05

ANEXO II - DISTRIBUIÇÃO DE PROVAS POR CARGO, NÚMERO E VALOR DE CADA QUESTÃO

NÍVEL E

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas (nº de questões)

Total de
Questões

Peso

Caráter

Administrador

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Eliminatório e Classificatório

Específicos

30

2

Arquivista

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

Auditor: Direito

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

Bibliotecário

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

Engenheiro/Área: Elétrica

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

Programador Visual

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Legislação/Atualidades (10)

20

1

Específicos

40

2

 

NÍVEL D

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Caráter

Assistente em Administração

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Eliminatório e Classificatório

Específicos

30

2

Desenhista Técnico/Especialidade: Webdesigner

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Legislação/Atualidades (10)

20

1

Específicos

40

2

Diagramador

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Legislação/Atualidades (10)

20

1

Específicos

40

2

Técnico de Tecnologia da Informação

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Legislação/Atualidades (10)

20

1

Específicos

40

2

Técnico em Audiovisual

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

GeraisLíngua Portuguesa (10)
Informática (10)
Legislação/Atualidades (10)
301
Específicos302

 

NÍVEL C

Cargo

Provas

Conhecimentos

Disciplinas

Total de Questões

Peso

Caráter

Assistente de Alunos

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Matemática (5)
Informática (5)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Eliminatório e Classificatório

Específicos

30

2

Assistente de Tecnologia da Informação

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Matemática (5)
Legislação/Atualidades (10)

25

1

Específicos

35

2

Auxiliar de Biblioteca

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Matemática (5)
Informática (5)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

Fotógrafo

Gerais

Língua Portuguesa (10)
Matemática (5)
Informática (5)
Legislação/Atualidades (10)

30

1

Específicos

30

2

ANEXO III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICA DOS CARGOS

1. DO CONTEÚDO PROGRÁTICO

1.1 CONHECIMENTOS GERAIS

1.1.1 LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos literários e não literários; Coesão e coerência textual; Tipologia textual. Ortografia oficial: segundo a Nomenclatura Gramatical Brasileira; Acentuação gráfica; Crase; Emprego das classes de palavras; Crase; Sintaxe da oração e do período; Pontuação; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal; Significação das palavras; Flexão Nominal e Verbal; Emprego de pronomes; Figuras de Linguagem.

1.1.2 INFORMÁTICA (EXCETO PARA OS CARGOS: PROGRAMADOR VISUAL, DESENHISTA TÉCNICO/ESPECIALIDADE: WEB-DESIGNER, DIAGRAMADOR, TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO): Conhecimento básico de hardware e periféricos; conceitos básicos de configuração, operação, organização e gerenciamento arquivos, pastas e programas nos Sistemas Operacionais Windows e Linux; Conhecimentos básicos de aplicativos para edição de textos, planilha eletrônica e apresentações utilizando softwares gratuitos e/ou comerciais. Internet e Intranet: navegadores, aplicações, e rede de computadores; Segurança da informação: Procedimentos de segurança, Noções de vírus e pragas virtuais, Noções de firewall, Aplicativos para segurança (antivírus, anti-spyware, etc), Procedimentos de backup.

1.1.3 RACIOCÍNIO LÓGICO (EXCETO PARA OS CARGOS DA CLASSE "C"): Raciocínio lógico-matemático: estrutura lógica de argumentação, relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios, utilizando-se de raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos; Proposições simples e compostas; Probabilidade; Conjuntos; Problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

1.1.4 MATEMÁTICA (PARA OS CARGOS DA CLASSE "C"): Princípios de contagem; Razão e proporção; Regra de três simples; Percentagens; Equações e Funções do 1º grau; Sistema legal de medidas: tempo, comprimento, superfície e capacidade.

1.1.5 ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas em nível nacional e regional, tais como política, economia, educação, sociedade, relações internacionais, tecnologias, segurança pública, ecologia e desenvolvimento sustentável, e suas vinculações históricas.

1.1.6 LEGISLAÇÃO: Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União: Lei 8.112/1990 e atualizações; Plano de Carreira e Cargos dos Técnico-Administrativo da Educação: Lei 11.091/2005 e Decreto 5.825/2006, e atualizações; Código de Ética do Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto 1.174/1994, e atualizações; Estatuto da Universidade Federal do Acre.

1.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DA CLASSE "E"

1.2.1 ADMINISTRADOR: Fundamentos da Administração; O ambiente das organizações; Administração Estratégica; O papel da Administração no desempenho empresarial; Sistemas de Gestão Empresarial; Planejamento Estratégico, Tático e Operacional; Funções, papéis e responsabilidade do administrador; Desenho Organizacional; Autoridade e Responsabilidade; Delegação e Descentralização; Departamentalização; Desenho de Cargos e Salários; Organização, Sistemas e Métodos; Processo Decisório; Administração de Recursos Humanos; Administração da Produção e Operações; Mudança Organizacional; Conflito: dimensões organizacionais e pessoais; Motivação; Liderança; Controle Estratégico, Tático e Operacional; Sistema de Informações Gerenciais; Administração da Qualidade; Ética e Responsabilidade Social; Administração Pública: Planejamento e gestão, Constituição Federal/1998 - Capítulo VII: da Administração Pública, Seção I e II; Estruturação da máquina administrativa no Brasil desde 1930: dimensões estruturais e culturais; Estrutura e estratégia organizacional; Cultura organizacional; Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público; Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada; Novas tecnologias gerenciais: reengenharia e qualidade; impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão; Excelência nos serviços públicos; Gestão de resultados na produção de serviços públicos; O paradigma do cliente na gestão pública; Gestão estratégica; Tecnologia da informação, organização e cidadania; Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais; Noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos; Administração Financeira e Orçamentária: Orçamento público; Orçamento público no Brasil; O ciclo orçamentário; Orçamento-programa; Planejamento no orçamento-programa; Orçamento na Constituição Federal; Conceituação e classificação de receita pública; Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil; Classificação de gastos públicos; Tipos de créditos orçamentários; Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar n.º 101, de 2000; Normas aplicáveis aos servidores públicos federais; Licitações: Lei n.º 8.666/1993 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade). Processo Administrativo: Lei 9.874/1999 e suas alterações. Lei de Improbidade Administrativa: Lei n.º 8.429/1992 e suas alterações.

1.2.2 ARQUIVISTA: Fundamentos de Arquivologia: Princípios arquivísticos. Evolução Histórica dos Arquivos. Ciclo vital dos documentos: conceituação, evolução e relações com outras ciências. Teoria das Três Idades. Terminologia arquivística. Arquivos públicos e privados; Gestão de Documentos: Estudo da gestão: conceitos, importância, evolução. Produção e Fluxo Documental. Protocolo. Classificação de documentos. Ordenação de documentos. Métodos de arquivamento. Operações de Arquivamento.Equipamentos e mobiliário; Avaliação de Documentos: Conceituação, importância, objetivos e finalidades da avaliação e seleção de documentos como metodologia arquivística. Critérios de Avaliação. Valores dos Documentos. Instrumentos de Destinação; Arranjo e Descrição: Noções fundamentais de arranjo. Teoria dos fundos. Princípios de proveniência e respeito aos fundos (respects des fonds). Normalização do processo de descrição arquivística. Instrumentos de pesquisa. Normas nacionais e internacionais; Paleografia: Paleografia como ciência: origem, conceito, objeto, fins. Origem e evolução da escrita. Tipos de escritas. Materiais e instrumentos para a escrita; Diplomática: Origem, características e metodologia da Diplomática para especificação dos documentos diplomáticos. Elementos externos e internos dos documentos: estrutura e substância. Análise diplomática. Tradição documental: estudo das normas do documento e estágios de transmissão. Espécie e tipo documental. Tipologia documental enquanto aplicação arquivística da Diplomática; Tecnologias da Informação: Reprografia, microfilmagem e digitalização aplicada aos arquivos; Conservação e Preservação: História e estrutura do papel. Agentes de degradação: identificação e controle. Técnicas de conservação preventiva: higienização, condições ambientais de guarda.

1.2.3 AUDITOR: DIREITO:

1.2.3.1 AUDITORIA: Aspectos Gerais. Normas de Auditoria. Ética Profissional, Responsabilidade Legal, Objetivo, Controle de Qualidade; Auditoria Interna versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições; Desenvolvimento do Plano de Auditoria. Estratégia de Auditoria, Sistema de Informações, Controle Interno, Risco de Auditoria; Testes de Auditoria: Substantivos, de Observância, Revisão Analítica; Procedimentos de Auditoria: Inspeção, Observação, Investigação, Confirmação, Cálculo, Procedimentos Analíticos; Tipos de Teste em Áreas Específicas das Demonstrações Contábeis: Caixa e Bancos, Clientes, Estoques, Investimentos, Imobilizado, Fornecedores, Advogados, Seguros, Folha de Pagamentos; Amostragem Estatística: Tipos de Amostragem, Tamanho da Amostra, Risco de Amostragem, Seleção da Amostra, Avaliação do Resultado do Teste; Carta de Responsabilidade da Administração: objetivo, conteúdo; Uso do Trabalho de Outros Profissionais: outro Auditor Independente, Auditor Interno, Especialista de Outra Área; Eventos Subsequentes; Parecer de Auditoria. Tipos de Parecer, Estrutura, Elementos.

1.2.3.2 DIREITO ADMINISTRATIVO: Administração pública: conceitos, natureza, fins e princípios; Organização administrativa da União: administração direta e indireta, centralizada e descentralizada; Atos administrativos: conceitos, requisitos, elementos, pressupostos e classificação: vinculação e discricionariedade, revogação e anulação; Processo Administrativo: Lei 9.874/99 e suas alterações; Lei de Improbidade Administrativa: Lei 8.429/92 e suas alterações; Poderes administrativos: poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polícia, uso e abuso do poder; Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado; Licitação: características, princípios, dispensa, inexigibilidade, modalidades; Contratos administrativos: conceito, peculiaridades e interpretação; formalização; execução inexecução, revisão e rescisão.

1.2.3.3 DIREITO CONSTITUCIONAL: Constituição: conceito, classificação, aplicabilidade e interpretação das normas constitucionais; Poder Constituinte: conceito, finalidade, titularidade e espécies; reforma da Constituição; Cláusulas Pétreas; Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e Deveres Individuais, Coletivos, Sociais, Políticos e Nacionalidade; Da organização do Estado: da organização político-administrativa; da União; dos Estados Federados; dos Municípios; do Distrito Federal e dos Territórios; da intervenção. Administração pública: conceitos; princípios; vedações; dos servidores públicos; Organização dos Poderes do Estado: conceito de poder: separação, independência e harmonia; Poder Legislativo: organização, funcionamento, atribuições; processo legislativo; garantias e prerrogativas de parlamentares; Fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Poder Executivo: Presidente e Vice-Presidente da República; atribuições e responsabilidades; Ministros de Estado. Poder Judiciário: órgãos e competências; prerrogativas dos magistrados; Da Ordem Social. Seguridade Social: conceito, objetivos e financiamento; Saúde; Previdência Social; Assistência Social.

1.2.4 BIBLIOTECÁRIO: Conceitos básicos em Biblioteconomia; ciência da Informação; Ética profissional; Legislação; Organização e administração de bibliotecas - avaliação de serviços, planejamento estratégico em bibliotecas; Bibliotecas universitárias - objetivos, característica, avaliação e estrutura funcional; Marketing em bibliotecas; Formação e desenvolvimento de coleções - princípios e políticas de seleção, princípios e técnicas de avaliação de coleções; Processamento da Informação - representação temática e descritiva das coleções em seus diversos suportes; Descrição e catalogação com base no Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2); Normas da Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT) - NBR 10520, NBR 6021, NBR 6032 e NBR 6028, todas da última atualização; Conhecimentos de classificação e material bibliográfico e outros suportes com base na Classificação Decimal Dewey (CDD), última edição; Indexação - fundamentação teórica e linguagem documentária utilizada; Serviço de referência - atendimento a usuários, treinamento de usuários; Disseminação Seletiva de Informação (DSI) - sistema de redes de informação, tipos de sistemas e redes, compartilhamento de recurso e cooperação bibliotecária; Controle de empréstimo de material bibliográfico em bibliotecas universitárias; controle e movimentação de acervo para fins de levantamento estatístico; Novas tecnologias - Internet, ferramentas de busca, bases de dados eletrônicas (portal da Capes); OPACS - Online public. access catalog (Catalogo Online de Acesso Público). Protocolo Z39.50 - Trata-se do uso da recuperação de informação em redes públicas. Lei 9610, de 19 de fevereiro de 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providencias; Código de Ética do profissional Bibliotecário.

1.2.5 ENGENHEIRO/ÁREA: ELÉTRICA: Circuitos Elétricos: Conceitos básicos; unidades; leis fundamentais; resistência; fontes ideais independentes e dependentes em redes RLC; técnicas de análise de circuitos em corrente contínua; indutância e capacitância; circuitos de corrente alternada: regime permanente senoidal, potência, ressonância; circuitos trifásicos; circuitos acoplados magneticamente; transformador linear, ideal e real. Materiais elétricos: materiais isolantes, condutores e magnéticos, e suas propriedades; Conhecimento em projetos elétricos: plantas; detalhes de montagem; prumadas; diagramas unifilares e/ou trifilares; quadros de carga; memorial descritivo; especificação dos componentes; Luminotécnica residencial e industrial: grandezas fundamentais; rendimento luminoso; tipos e características de lâmpadas; tipos e características de luminárias; tipos de iluminação; curvas luminotécnicas; iluminação interna e externa; métodos de cálculo de iluminação; projeto luminotécnico; Normas técnicas para instalações elétricas de baixa e média tensão: NBR 5410; NBR 5444; NBR 5419; NBR 10898; NBR 9441; NBR 5413; NBR 14039; NBR 13534; NBR 13570; NBR 7094; NR 10; normas de fornecimento da concessionária; normas do corpo de bombeiros; Circuitos de corrente alternada; Conversão eletromecânica de energia; Projetos de sistemas elétricos industriais; Projetos de quadros de comando de motores em baixa tensão; Planejamento e controle de obras elétricas; Motor de indução mono e trifásico: especificação, operação, manutenção, ensaios, proteção e armazenamento; Transformadores de distribuição de média tensão (13,8 kV): especificação, operação, manutenção, ensaios, proteção e armazenamento; Aplicação de conversores de freqüência, controladores lógicos programáveis e soft-starters; Conhecimento de materiais elétricos industriais de média (13,8 kV) e baixa tensão; Medidas de potência ativa e reativa de média (13,8 kV) e baixa tensão; Manutenção preventiva e corretiva de sistemas elétricos industriais de média (13,8 kV) e baixa tensão; Análise de esquemas elétricos de quadros de comando em baixa tensão. Instalações telefônicas e projetos complementares: projeto telefônico; projeto preventivo contra incêndio; projeto de antena coletiva e parabólica; TV a cabo.

1.2.6 PROGRAMADOR VISUAL: Design gráfico. Conceitos; principais correntes e escolas; atribuições profissionais. Interfaces com a arte e fotografia; Comunicação visual. Semiótica. Funções da linguagem. Teoria das cores. Criação de Identidade Visual. Sinalização. Sistemas gráficos. Imagem corporativa. Formas de apresentação de projetos gráficos; Linguagem visual. Estética do objeto visual. Princípios de organização visual e arte. Tratamento de imagem. Noções de fotografia e enquadramento; Desenvolvimento do Projeto Gráfico. Criação e execução de projetos gráficos para mídia impressa e digital. Diagramação, conhecimento de tipologias, montagem e finalização. Ilustração. Layout. Estruturas de anúncios. Elementos formais e informacionais de um projeto gráfico; Princípios de editoração de textos (composição, paginação e desenvolvimento). Concepção de peças gráficas (capas, páginas de rosto, lâminas) e edição de imagens (esboços, montagem e arte-final). Editoração eletrônica (todas as suas fases). Formatação de publicações diversas (livros, jornais, periódicos), levando em conta a tecnologia e os recursos eletrônicos disponíveis. Conhecimento de informática e de programas pertinentes à área; Elaboração textual (fluência, clareza e correção gramatical e ortográfica); Processos de impressão (artesanais / industriais / digitais). Conhecimento dos processos gráficos de pré-impressão, impressão e acompanhamento dos sistemas de produção gráfica (tipos de papéis, formatos e acabamentos). Conhecimento dos elementos que compõem planilha de custos da indústria gráfica; Projetos de programação visual para sites e sistemas web (webdesign). Construção de páginas de internet, manutenção e atualização; Normas de editoração. Aspectos legais (direitos autorais e de publicação). Procedimentos de trabalho: cronograma, materiais, segurança, qualidade, economia; preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Criação e Produção em Áudio (Rádio e Internet), Cinema e Vídeo. Planejamento e Desenvolvimento de Campanha. Direção de Arte Publicitária. Ética Publicitária. Planejamento de Comunicação. Práticas de Gestão e Resultados. Práticas de Propaganda. Produção em Mídia. Teorias e Técnicas de Comunicação. (X) HTML, CSS (1,2 e 3), HTML5, XML, JSON, Javascript, Tableless.

1.3. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DA CLASSE "D"

1.3.1 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO: Redação de expedientes: Manual de Redação da Presidência da República, tipos de documentos (ofício, memorando), pronomes de tratamento; Noções de relações humanas; Noções de arquivamento e procedimentos administrativos; Relações Públicas; Noções de administração financeira, de recursos humanos e de material; Noções de cidadania; Constituição da República Federativa do Brasil: organização do Estado, direitos e garantias fundamentais, organização dos Poderes, serviço público, direitos do consumidor. Atos Administrativos (noções básicas, conceito, requisitos, mérito, atributos, classificação, espécie, motivação, invalidação). Processo Administrativo: Lei n.° 9.7 84/99. Licitações: Lei n.° 8.666/93 (noções básicas, conceitos, objetivos, princípios, fases, modalidades, tipos, dispensa, inexigibilidade).

1.3.2 DESENHISTA TÉCNICO/ESPECIALIDADE: WEB-DESIGNER: Conceitos básicos de informática: hardware e software (Sistemas Operacionais); Web; Software livre; Governo eletrônico; Noções de acessibilidade: e-mag; Conhecimentos em tecnologias utilizadas em projeto e desenvolvimento de website, tecnologias de apresentação, navegadores, HTML/ASP/PHP; Webstandards (XHTML, CSS); Java script; Navegação e redirecionamento; Manipulação de imagens; Manipulação de formulários; CMS (content management system); Computação gráfica/ferramentas: GIF, JPG, PNG; Obtenção de imagens; Imagens geradas por computador; Otimização de JPEGs e GIFs; Animação; Áudio e vídeo; Arte final e impressão; Macromedia Flash; Macromedia Dreamweaver; Adobe Photoshop; Corel Draw; GIMP; NGU. JSon, XML, HTML5, CSS3, Tableless, bibliotecas Javascript (JQuery).

1.3.3. DIAGRAMADOR: Conceitos básicos de informática: hardware e software (Sistemas Operacionais); Editoração digital gráfica e de fotografia; Metodologia visual, ergonomia, cores, fotografia, produção gráfica, computação gráfica; Criação de web site, newsletter, e-mail, marketing e banners; Criação de logomarca e identidade visual; Criação de peças gráficas diversas; Diagramação de jornais, revistas e produção gráfica; Projeto gráfico de revista e produção gráfica; Uso de softwares para manipulação, criação e editoração (Photoshop, Corel Draw, Pagemaker/InDesign, Illustrator); Planejamento de recursos gráfico-visuais e elementos gráfico-editoriais em peças gráficas para mídia impressa: princípios da linguagem visual para diagramação; diagrama/grid (características, tipos e técnicas); tipografia (classificações, anatomia tipográfica, aspectos técnicos e óticos, legibilidade e leiturabilidade; cor no projeto gráfico (componente estético, cores de escala, cores especiais, entrada em máquina); elementos gráfico-editoriais que compõem uma página impressa. Detalhamento de especificações para a produção gráfica: papel (características e aproveitamento), pré-impressão, impressão (offset e digital) e acabamento. Preparação e fechamento de arquivos para impressão

1.3.4 TÉCNICO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador. Hardware e Software. Sistemas de Entrada/Saída. Memória principal. Memória secundária. Memória cache. Sistemas de Numeração. Aritmética binária, octal e hexadecimal. Princípios de Sistemas Operacionais. Microprocessadores. Sistemas Operacionais: MS DOS, Windows 98, Windows XP e LINUX. Gerenciamento de Arquivos. Memória Virtual. Introdução a Redes de Computadores. Montagem, Instalação e Configuração de Redes de Computadores LAN, WAN. Padrões de redes: Ethernet e Token Ring. Arquiteturas de redes. Topologias. Meios de transmissão. Cabos. Confecção de Cabos. Teste de cabos. Cabeamento Estruturado. Ondas no espaço. Ondas de infravermelho e laser. Ondas de rádio e micro-ondas. Componentes de Redes. Conectores. Placas de rede. Repetidores. Concentradores. Hub. Bridges. Switches e Roteadores. Algoritmos. Algoritmos e estrutura de dados. Introdução à Linguagem de Programação. Lógica de Programação. Linguagem de Programação - Pascal, C, C++, Java e Python. Engenharia de software. Internet: Frameworks, webservices, segurança e busca.

1.3.5 TÉCNICO EM AUDIOVISUAL: Multimídias: conceitos acerca de estrutura e de equipamentos para serviços multimídias; ferramentas para manutenção da estrutura multimídia e conhecimento de procedimentos organizacionais. Sistemas Multimídias: domínio de conteúdos sobre arquivos, classificação e manipulação de dados; planejamento e criação de produtos multimídias e audiovisuais, tais como filmes e material didático. Noções de Acústica: interno e externo. Noções básicas de eletricidade. Medidas elétricas, condutores de áudio. Principais equipamentos de sonorização: funções e manuseio. Noções de mixagem: ajuste de graves, agudos, equalizações, potência. Controle de equipamentos de áudio para som. Controle de equipamentos de áudio para som ao vivo. Conexões dos equipamentos e de cabos e caixas; Sistema de monitoramento de palco; Manutenção e prevenção de cabos. Posicionamento dos equipamentos. Situação de pane total ou parcial e Informações técnicas. Noções de diferentes microfones e seus posicionamentos e adequações. Áudio: Propriedades físicas do som e sistemas analógicos de áudio. Sistemas digitais de áudio: representação, armazenamento e processamento digital de áudio. Equipamentos e dispositivos de áudio (analógicos e digitais): tipos, interconexão e operação (reprodução e gravação). Imagens: Processos digitais de captação, produção e documentação de imagens. Dispositivos gráficos e edição gráfica bidimensional em computadores. Noções de processamento de imagens. Conhecimentos de animação bidimensional e tridimensional em computador. Domínio de conhecimentos da produção e apresentação de diapositivos hipermídia (slides) em sistemas informáticos. Vídeo: Sistemas analógicos de vídeo para difusão, gravação e reprodução. Interfaces para sinais e controle de vídeo. Sistemas digitais de vídeo: representação, armazenamento e processamento digital de vídeo. Equipamentos e dispositivos de vídeo (analógicos e digitais): tipos, interconexão e operação (reprodução e gravação). Noções de produção de material em vídeo: pré-produção, roteiro, manipulação de equipamentos e meios, som e iluminação e edição. Conhecimentos de Informática: conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos para montagem e transmissão áudio e vídeo pela Internet.

1.3.6 TÉCNICO EM CONTABILIDADE: Contabilidade: Conceituação, Objetivos, Campo de Atuação, Usuários da Informação Contábil; Patrimônio: Conceito e Aspectos (qualitativo e quantitativo). Ativo, Passivo e Situação Líquida. Equação Fundamental do Patrimônio; Fatos Contábeis: Conceito e Classificação (Permutativos, Modificativos e Mistos); Escrituração: Métodos das Partidas Dobradas e Lançamentos Contábeis; Balancete de Verificação; Os Princípios Fundamentais no Brasil - Resolução nº 750/93, do Conselho Federal de Contabilidade; Variações com Relação aos Diversos Custos (PEPS, UEPS e Média Ponderável Móvel); Contabilidade Pública - Conceitos, Objeto, Objetivos, Campo de atuação da contabilidade pública no Brasil; Regimes Contábeis - Conceito, Princípios, Regime de Caixa e Regime de Competência; Classificação dos Orçamentos: Públicos no Brasil: o Plano Plurianual; as Diretrizes Orçamentárias; os Orçamentos Anuais.; Lei de Responsabilidade Fiscal: Lei Complementar nº 101/2000; Licitações e Contratos: Lei nº 8.666/1993 e alterações; Código de Ética do Profissional Contabilista: Resolução CFC nº 803, de 10 de outubro de 1996.

1.4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DA CLASSE "C"

1.4.1 ASSISTENTE DE ALUNOS: Noções de relações humanas e relações públicas; Atendimento ao usuário; Comunicação; Organização escolar; Projeto político pedagógico; Ética e postura profissional; Adolescência; Disciplina escolar: conceitos básicos; Noções de currículo escolar; Diversidade sociocultural e inclusão; Desenvolvimento interpessoal, comportamento grupal, liderança e equipe multiprofissional; Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei n.º 8.069/1990; Educação de jovens e adultos.

1.4.2 ASSISTENTE DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Hardware (arquitetura de computadores): identificação de componentes de hardware (discos, memórias, barramentos, placas) e periféricos; Estações de Trabalho: conhecimentos básicos de Sistemas Operacionais (Windows e Linux);1.2.2. Instalação, configuração e customização de Switches de escritório (MS-Office, Open Office); 1.2.3. Instalação, configuração e customização de Browser's (Internet Explorer, Netscap e Mozilla); 1.2.4. Instalação, configuração e customização de clientes de e-mail (Outlook Express, Eudora, etc.); 1.2.5. Instalação, configuração e customização de softwares de proteção (Antivírus e firewall). 1.3. Redes: 1.3.1. Conceitos de Protocolos (TCP/IP); 1.3.2. Conceitos de Serviços (DHCP, WINS, DNS); 1.3.3. Conceitos de backup e restore (completo, incremental e diferencial); 1.3.4. Procedimentos de criação, configuração e uso de filas de impressão em redes (servidores de impressão); 1.3.5. Administração de contas de usuários; 1.3.6. Fundamentos de redes locais (cabeamento, comunicação, placas de redes, modem, hub, switches, roteadores)

1- Computadores: arquitetura de computadores, componentes de um computador: memória, vídeos, porta serial, USB, HD (sata,ide, scsi, sas). 2- Sistemas de Numeração e Representação de Dados; Binário, Hexadecimal, bits, bytes. 3- Sistema Operacional Linux funções básicas; Sistemas de Arquivos. 4- Sistema Operacional Windows funções básicas; Sistemas de Arquivos; compartilhamento de arquivo e impressora. 5- Linguagens de programação: Java, C/C++, PHP, Delphi (Estruturas de controle, tipos de dados, classes, métodos, funções, características básicas da linguagem). 6- Estrutura de dados: Matrizes, listas, pilhas, filas e Árvores binárias. 7- Banco de Dados: Conceitos, modelos, projeto lógico e físico, linguagens de consulta, Sistemas gerenciadores de banco de dados. 8- Redes de computadores: Conceitos básicos; redes TCP/IP; principais protocolos de comunicação; Topologias de redes; redes Wireless; Modelo de referência OSI; Fundamentos de Comunicação de Dados: RS232C, duplex, full-duplex; Equipamento de rede: Hub, Switch, Cabeamento UTP; Endereçamento de rede: IPV4; Serviços básicos de rede: DHCP, DNS, WINS, SAMBA. 9- Engenharia de Software: Conceitos, modelos de ciclo de vida, métodos e técnicas de desenvolvimento de software, Planejamento, gestão de configuração, testes, qualidade de software. 10- Segurança da Informação: Conceitos básicos de Segurança da Informação, ameaças, ataques, vírus, trojan, antivírus.

INFORMÁTICA BÁSICA: 1. Evolução e fundamentos da Informática. 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias. 3. Organização de Sistemas Informatizados. 4. Organização de Computadores. 5. Ferramentas e aplicação de informática. 6. Softwares (sistema operacional, planilhas eletrônicas, editor de texto). 7. Conceitos e configuração de hardware. 8. Redes de computadores e segurança de informação. 9. Protocolos e serviços do modelo Internet. 9. Navegadores Web (browsers). 10. Instalação e configuração de softwares em ambientes Windows e Linux. Instalação e configuração de Sistemas Operacionais Windows e Linux. INTERNET: 11. Protocolos de comunicação, em seus diversos níveis. 12. Serviços da camada de aplicação do modelo Internet (http, DNS, SMTP, POP3, IMAP, FTP, etc.). 13. Navegadores Web: configuração e utilização. Segurança na Internet. MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS: 14. Montagem, instalação e configuração de Hardware e periféricos. 15. Conhecimentos básicos de Organização e Arquitetura de Computadores. 16. Configuração de recursos utilizando os sistemas operacionais MS Windows/NT/200X/XP, LINUX. 17. Processo de escolha de tecnologias de hardware. 18. Conhecimentos sobre técnicas de armazenamento e mídias.

1.4.3 AUXILIAR DE BIBLIOTECA: Bibliotecas: tipos e conceitos; Estrutura física da biblioteca; Organização funcional da biblioteca; Acervo: seleção/aquisição, tratamento técnico; Armazenagem da documentação, preservação do acervo; Catálogos: tipos e referências; Serviços aos usuários: Treinamento, orientação e consulta, referência, clipping, pesquisas e levantamentos bibliográficos, DSI e empréstimo.

1.4.4 FOTÓGRAFO: Assessoria de Imprensa: teoria, prática, produtos e serviços; Iluminação e enquadramento na fotografia; Fotografia analógica e fotografia digital; Fluxos de comunicação em redações de mídias impressas e eletrônicas: convergência de mídias; Informática aplicada à prática do Fotojornalismo; Domínio de ferramentas informatizadas (softwares) para edição e tratamento de imagem; Fotojornalismo; Noções de informática para arquivamento de material fotográfico; O fotojornalismo na internet; Conhecimento básico de diagramação.

ANEXO IV - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO EDITAL PRODGEP Nº 02/2011

Procedimentos

Prazos

Publicação do Edital de Abertura do Concurso Público

27/10/2011

PERÍODO DE INSCRIÇÕES pela internet

31/10 a 01/12/2011

Período para solicitação de isenção de taxa de inscrição

31/10 a 10/11/2011

Divulgação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição

15/11/2011

Último dia para pagamento da Taxa de Inscrição

01/12/2011

Homologação das Inscrições - Preliminar

06/12/2011

Período de Recursos - Homologação das Inscrições - Preliminar

07/12/2011

Homologação das Inscrições - Definitivo

08/12/2011

Divulgação de locais e salas de realização de provas

10/12/2011

Prazo para entrega/remessa do Laudo Médico dos candidatos que necessitarem condições especiais para o dia de prova

14/12/2011

APLICAÇÃO DAS PROVAS

18/12/2011

Divulgação dos Gabaritos - Preliminar

19/12/2011

Período de Recursos - Gabaritos - Preliminar

19-20/12/2011

Divulgação dos Gabaritos - Definitivo

23/12/2011

RESULTADO FINAL

28/12/2011

Nomeação dos aprovados

30/12/2011

Posse dos nomeados

Até 30/01/2012