UERR - Universidade Estadual de Roraima - RR

Notícia:   UERR retifica seleção para Professor Horista

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

ESTADO DE RORAIMA

EDITAL 075/2014

A REITORA PRO TEMPORE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao disposto na Lei nº 581/07 e suas alterações, Resolução CONUNI/UERR nº 035/2008, alterada pela Resolução CONUNI/UERR nº 009/2009 e Resolução CONUNI/UERR nº 18/2014 torna público, para conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições para Seleção Simplificada para contratação de Professor do Quadro Temporário, na Modalidade de Professor Horista com prestação de serviços docentes teórico-práticos, nas áreas especificadas no Anexo I, nos termos do presente Edital.

1. INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas no site da UERR, devendo o interessado requerer sua inscrição no período de 22 a 26 de julho 2014, exclusivamente pela internet, na página cpc.uerr.edu.br no link Concursos - Área do Seletivo, cumprindo os procedimentos e instruções determinados neste Edital.

1.1.1. O pagamento da taxa de inscrição só poderá ser efetuado por meio de Boleto Bancário, gerado no ato da inscrição, até o dia 28 de julho de 2014. Após esta data a inscrição será considerada inválida.

1.2. Serão aceitas inscrições de candidatos com formação mínima de Pós-Graduação, de acordo com a área de conhecimento especificada no quadro de vagas do Anexo I.

1.3. O candidato deverá apresentar, até às 14h do período de 22 a 28 de julho de 2014, obrigatoriamente, na sala de atendimento da CPC, os seguintes documentos para efetivação da inscrição:

a) Ficha de Inscrição assinada - disponível para impressão no ato da inscrição;

b) Declaração de ausência de vínculo empregatício nos últimos 24 meses - Anexo III;

c) Cópia de documento comprobatório do nível de formação na área exigida;

d) Cópia do Histórico Escolar da formação exigida;

e) Cópia do documento de identidade do candidato;

f) Cópia do CPF;

g) Boleto Bancário com respectivo comprovante de Pagamento da taxa de inscrição (Boleto Bancário) no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais);

h) Curriculum Vitae (conforme modelo do Anexo IV) ou Currículo Lattes, acompanhado das cópias comprobatórias das informações, autenticadas em cartório ou conferida com o original por servidor devidamente credenciado para tal, constantes no currículo.

1.3.1. Os candidatos estrangeiros deverão apresentar o visto de permanência.

1.3.2. Não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas.

1.3.3. A documentação deverá ser entregue (até o horário e data previstos no subitem 1.3. deste Edital) em envelope contendo nome, formação, endereço e Curso pretendido ao qual está concorrendo, que será lacrado após as devidas verificações.

1.3.3.1. Os responsáveis pelo recebimento da documentação não realizarão a conferência dos documentos apresentados pelo candidato. Suas atividades estão restritas ao recebimento dos envelopes e, quando se tratar de cópias simples acompanhadas de original, conferir com o original, sendo de inteira responsabilidade do candidato a conferência dos documentos que serão entregues para participação neste Processo Seletivo, conforme Anexo VI deste Edital.

1.3.4. As informações constantes no currículo, sem comprovação de documentação, não serão pontuadas.

1.3.4.1. As fotocópias devem estar legíveis, de forma a não gerar dúvidas nas informações a serem analisadas. Não serão considerados os documentos que não estejam de acordo com este procedimento, podendo, inclusive, acarretar a eliminação sumária do candidato no Processo de Seleção.

1.4. Em hipótese alguma serão efetivadas inscrições cujas documentações não atendam rigorosamente ao subitem 1.3.

1.5. Será admitida inscrição por procuração, desde que o respectivo mandado tenha firma reconhecida e, ainda, mediante apresentação, pelo outorgado, de documento de identidade. Deverão também ser apresentados os documentos relativos ao candidato, constantes no subitem 1.3.

1.6. Os candidatos inscritos por Procuração assumirão total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

1.7. Não serão aceitas inscrições via fax, correio eletrônico ou por qualquer outro meio não especificado neste Edital.

1.8. A inscrição implica em compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas para a realização do Processo Seletivo.

1.9. Antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se do teor das Resoluções citadas e observar se preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou anulação do certame.

1.9.1. Não serão aceitos como comprovantes de Pagamento da taxa de inscrição nenhuma outra forma diversa da constante na alínea "g" do subitem 1.3 deste Edital.

1.10. As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a UERR do direito de excluir do Processo Seletivo aquele que, pessoalmente, não o assinar ou que o preencher com dados incorretos ou rasurados bem como inverídicos, mesmo se constatados posteriormente.

1.11. Não poderá se inscrever no referido Processo Seletivo candidato anteriormente contratado como Professor Temporário, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento de seu contrato anterior.

1.12. Poderá haver prorrogação do prazo de inscrição, a critério da Administração.

2. CONTRATAÇÃO

2.1. A contratação será realizada por tempo determinado observado o que dispõe as Constituições Federal e Estadual e demais legislações vigentes.

2.1.1. A contratação de Professor Temporário - contrato de horista não poderá exceder 25 (vinte e cinco) horas/aulas semanais.

2.1.2. A contratação será efetivada mediante a apresentação de fotocópias legíveis, juntamente com originais dos seguintes documentos:

− Certidão de nascimento/casamento, RG, CPF;

− Título de eleitor e o último comprovante de votação;

− Documento do Conselho Regional (se for o caso);

− Certificado de Reservista (se do sexo masculino);

− Diploma de conclusão do curso de graduação;

− Certificado de conclusão do curso de Especialização (Lato Sensu); ou documento comprobatório;

− Diploma de conclusão do curso de pós - graduação (Stricto Sensu) conforme o caso;

− Certidão negativa da Receita Estadual;

− Certidão negativa da Receita Federal;

− Certidão de antecedentes criminais;

− 1(uma) foto 3x4;

− Comprovante de residência atualizado;

− Número do PIS/PASEP;

− Outros documentos exigidos no Edital de convocação para contratação.

2.2. A modalidade de contratação é de Professor Horista, sem vínculo empregatício com a Universidade Estadual de Roraima, nos termos da Lei nº 581/07 e posteriores alterações.

2.3. A convocação para contratação será de acordo com a necessidade da Instituição.

2.4. O contrato firmado entre a Administração da Universidade e o Professor terá vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por igual período, conforme legislação vigente e a critério da UERR.

2.5. A remuneração do pessoal contratado nos termos deste Edital será fixada levando-se em consideração a Lei nº 581/07 e suas alterações e a Resolução Nº 002/2014 do CONUNI e suas respectivas alterações.

2.5.1. O valor da Hora Aula será de acordo com a Resolução CONUNI/UERR nº 002/2014, publicada no DOE nº 2233 de 10/03/2014, conforme segue:

a) Professor Especialista: R$ 32,69 (trinta e dois reais e trinta e sessenta e nove centavos);

b) Professor Mestre: R$ 42,49 (quarenta e dois reais e quarenta e nove centavos);

c) Professor Doutor: R$ 55,23 (cinquenta e cinco reais e vinte e três centavos).

2.6. A convocação dos candidatos selecionados será feita após a publicação da homologação do resultado no Diário Oficial do Estado, pela UERR.

2.7. Em hipótese alguma haverá contratação regida pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

2.8. Nos termos da Lei nº 8.745 de 06/12/93, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, um profissional não poderá ser novamente contratado, com fundamento nesta Lei, antes de decorridos 24 (vinte e quatro) meses de encerramento de seu contrato anterior.

3 - DO PROCESSO SELETIVO

3.1. O Processo Seletivo será em conformidade com o artigo 9º da Resolução 009/09 do CONUNI.

3.2. O Processo Seletivo constará das modalidades de Prova Didática e de Prova de Títulos.

3.3. A Prova Didática valerá 70 (setenta) pontos e será pontuada de acordo com a Tabela do Anexo V.

3.3.1. O tempo de duração da prova didática será de no mínimo 20 (vinte) minutos e no máximo de 40 (quarenta) minutos, sob pena de eliminação.

3.3.1.1. O candidato não poderá realizar a prova didática em tempo inferior ao mínimo e nem superior ao tempo máximo estipulado neste item, sob pena de eliminação do candidato no certame.

3.3.2. O candidato deverá apresentar o Plano de Aula em três vias.

3.3.3. Qualquer equipamento necessário será de responsabilidade do candidato.

3.3.4. O tema da Prova Didática deverá ser escolhido, pelo candidato, dentre os estabelecidos no Anexo II .

3.3.5. A ordem de apresentação da Prova Didática será estabelecida após definição do número de candidatos inscritos e será divulgada nos murais da UERR e na página cpc.uerr.edu.br na Área do Seletivo.

3.3.5.1. O não comparecimento do candidato na data e hora previstas na publicação acarretará em automática desclassificação do candidato no certame.

3.3.6. A prova didática será de caráter fechado e não será aberta à apreciação dos demais candidatos ou outros participantes.

3.3.7. A Banca Examinadora da Prova Didática deste Seletivo será composta por profissionais da área ou da área da Educação em conformidade com a normatização da UERR.

3.3.7.1. A Banca Examinadora, caso necessite fazer arguição sobre o tema, o fará após o tempo de apresentação do professor.

3.4. A Prova de Títulos valerá 30 (trinta) pontos, de caráter classificatório, tendo como critério de avaliação as pontuações estabelecidas no Anexo VI.

3.4.1. A titulação exigida para inscrição, conforme Anexo I, não será considerada para efeito de pontuação e classificação.

3.5. As atividades previstas neste Edital de Seleção ocorrerão em conformidade com o Cronograma Estabelecido no Anexo VII.

3.6. A interposição de recursos deverá ser protocolada junto à Comissão Permanente de Concurso, conforme Cronograma de Atividades do Certame - Anexo VII, seguindo rigorosamente o Formulário Padrão de Recursos disponível em cpc.uerr.edu.br/concurso, sob pena de ser sumariamente indeferido.

4. CLASSIFICAÇÃO E RESULTADOS DAS PROVAS

4.1. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente de pontuação final.

4.2. O candidato para ser classificado deverá ter no mínimo 50 (cinquenta) pontos, após análise do currículo e da realização da prova didática.

4.3. Em caso de empate na pontuação final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

a) Maior nota na Prova Didática;

b) Maior titulação acadêmica.

4.4. Os resultados do Processo Seletivo serão divulgados na própria UERR e no endereço eletrônico cpc.uerr.edu.br na Área do Seletivo.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Não será fornecida declaração, certidão ou qualquer outro documento de comprovação de aprovação no Processo Seletivo, servindo para este fim a publicação do Edital de Homologação no Diário Oficial do Estado.

5.2 O Processo Seletivo não se constitui Concurso para ingresso no Quadro Permanente de Pessoal da Carreira de Professor da UERR.

5.2.1. O prazo de validade de que trata este Edital será de 01(um) ano, contado a partir da publicação do Edital de homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado por igual período.

5.3 O resultado final do Processo Seletivo, uma vez homologado pela Reitoria, será publicado no Diário Oficial do Estado, através de Edital contendo relação dos candidatos classificados.

5.4 A convocação dos candidatos habilitados será feita através do Diário Oficial do Estado e disponibilizado no site cpc.uerr.edu.br na área do Seletivo.

5.5. O (a) candidato (a) aprovado será convocado em Edital Específico.

5.6. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para esse fim facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído desta seleção.

5.7. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar, no endereço eletrônico da UERR, no Diário Oficial do Estado e nos murais da Instituição, os comunicados e demais publicações referentes a este Processo Seletivo.

5.8. Será eliminado da seleção o candidato que estiver e/ou agir em desacordo com os itens deste Edital.

5.9. Após publicação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Estado, os candidatos terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis para retirar, na Comissão Permanente de Concursos, a documentação entregue no ato da inscrição, após esse prazo os mesmos serão descartados.

5.10. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Permanente de Concursos, Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Social e Reitoria.

Boa Vista-RR, 18 de julho de 2014.

Prof.ª Dra. Patrícia Macedo de Castro
Reitora Pro Tempore

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS

ÁREA/CURSO: AGRONOMIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Agronomia ou Engenharia Agrícola, com especialização em Engenharia Agrícola ou áreas afins.

Construções Rurais

72h/a

Vespertino

Rorainópolis

Hidráulica Agrícola

72h/a

Matutino

Rorainópolis

Matutino

Alto Alegre

Graduação em Agronomia ou Zootecnia ou Medicina Veterinária com especialização em Agronomia ou Zootecnia ou Medicina Veterinária.

Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos

72h/a

Matutino

Alto Alegre

Matutino

Normandia

Produção Animal

72h/a

Matutino

Alto Alegre

Vespertino

Normandia

Graduação em Agronomia com especialização em produção Vegetal ou áreas afins.

Culturas Anuais

72h/a

Matutino

Normandia

Genética

72h/a

Matutino

Normandia

Nutrição de Plantas

72h/a

Vespertino

Normandia

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Ciências Biológicas com especialização na área ou afim.

Zoologia de Cordados

72h/a

Noturno

Rorainópolis

Botânica II

72h/a

Noturno

Rorainópolis

Higiene e Saúde para o E. Fundamental e Médio

72h/a

Noturno

Rorainópolis

Fisiologia Humana

72h/a

Noturno

Mucajaí

Química Geral e

Orgânica

72h/a

Matutino

Boa Vista

CURSO: AGRONOMIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Ciências Biológicas com especialização na área ou afim.

Botânica Sistemática

72h/a

Matutino

Rorainópolis

Botânica Sistemática

72h/a

Matutino

Alto Alegre

Fisiologia Vegetal

72h/a

Matutino

Alto Alegre

CURSO: QUÍMICA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Ciências Biológicas com especialização na área ou afim.Biologia Geral72h/aNoturnoRorainópolis

ÁREA/CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Ciências Contábeis e especialização em áreas afins.

Contabilidade Avançada

72h/a

Vespertino

Alto Alegre

Prática Profissional

72h/a

Noturno

Pacaraima

Prática Profissional

72h/a

Noturno

São João da Baliza

Contabilidade Rural e Agronegócios

72h/a

Noturno

São João da Baliza

Sistema de Informação Gerencial

72h/a

Noturno

São João da Baliza

Perícia Contábil

72h/a

Noturno

São João da Baliza

Graduação em Ciências

Contábeis, Economia ou

Administração e especialização em áreas afins.

Administração Financeira

72h/a

Vespertino

Alto Alegre

Administração Financeira

72h/a

Matutino

Rorainópolis

Administração Financeira

72h/a

Noturno

Pacaraima

ÁREA/CURSO: ENFERMAGEM

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Enfermagem; Registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Experiência comprovada de no mínimo um ano na área específica para a vaga e/ou especialização na área.

Estágio Fundamentos de Enfermagem

90h/a

Matutino/ vespertino

Boa Vista

Estágio Enfermagem em Urgência e Emergência

66h/a

Matutino/ vespertino

Estágio Enfermagem em Clínica Cirúrgica

90h/a

Matutino/ vespertino

Boa Vista

Estágio Centro Cirúrgico e CME

60h/a

Matutino/ vespertino

Boa Vista

Graduação em Enfermagem ou Ciências Biológicas ou Farmácia e Bioquímica com, no mínimo, especialização na área ou em áreas afins e experiência em docência.

Microbiologia e Imunologia

72h/a

Matutino/ vespertino

Boa Vista

ÁREA: GEOGRAFIA

CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em geografia com especialização em Geografia, Ensino ou áreas afins.

Cartografia II

72h/a

Matutino

Alto Alegre

Prática Profissional em Geografia Física

100h/a

Noturno

Pacaraima

Prática Profissional em Educação Ambiental

100h/a

Matutino

Boa Vista

América Latina e Novas Relações

72h/a

Vespertino

Boa Vista

Geografia Econômica

72h/a

Matutino

Alto Alegre

Geografia Econômica

72h/a

Noturno

Pacaraima

CURSO: SOCIOLOGIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em geografia com especialização em Geografia, Ensino ou áreas afins.

Geografia Humana e Econômica

72h/a

Noturno

Rorainópolis

ÁREA/CURSO: HISTÓRIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em História ou Sociologia (ou Ciências Sociais) e especialização em História ou Sociologia.

História Econômica social e Política do Brasil

72 h/a

Matutino

Rorainópolis

História Econômica social e Política do Brasil

72h/a

Matutino

Boa Vista

ÁREA/CURSO: PEDAGOGIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Pedagogia com especialização em Educação ou áreas afins

Política da Educação Básica

72h/a

Noturno

Caracaraí

Psicologia Educacional

72h/a

Modular

Vista Alegre (Campus Boa Vista)

Metodologia do Ensino das Ciências

72h/a

Noturno

São João da Baliza

*Curso Modular (aulas as sextas e sábados)

ÁREA/CURSO: QUÍMICA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Química com no mínimo especialização em química ou áreas afimQuímica Geral72h/aNoturnoSão João da Baliza
Bioquímica72h/aMatutinoNormandia
Química Analítica72h/aNoturnoAlto Alegre
Bioquímica72h/aMatutinoBoa Vista (Educação Física)
Experimentação72h/aNoturnoRorainópolis
Prática Profissional I100h/aNoturnoRorainópolis
Química Básica II72h/aNoturnoRorainópolis
Prática Profissional V80h/aNoturnoRorainópolis
Química Geral e Orgânica72h/aNoturnoBoa Vista

ÁREA/CURSO: SERVIÇO SOCIAL

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Graduação em Serviço Social, com Registro no CRESS e Especialização em qualquer área do conhecimento.

Política Social II,

72h/a

Vespertino

Boa Vista

Oficina de Instrumental Técnico Operativo

72h/a

Vespertino

Boa Vista

ÁREA/CURSO: SOCIOLOGIA

Requisitos Mínimos

Disciplinas

C. H. Disciplina

Turno

Localidade de atuação

Bacharel ou Licenciado em Ciências Sociais ou Sociologia, com Especialização em área afim.

Etnologia da Amazônia

72h/a

Noturno

Rorainópolis

ANEXO II

TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA

ÁREA/CURSO: CURSO DE AGRONOMIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Construções Rurais

Tema 01: Construções e Instalações Rurais: Fundamentos e tipos de instalações agrícolas - silos, galpões e instalações residenciais, poços, canais de irrigação;

Tema 02: Fundamentos e tipos de instalações zootécnicas: unidades de confinamento, instalações de apoio, bretes, currais, cercas e esterqueiras.

BAÊTA, F.C.; SOUSA, C. F. Ambiência em edificações rurais: conforto animal. 2 ed. Viçosa: UFV, 2010. 269 p.

PEREIRA, M.F. Construções Rurais, São Paulo: Nobel. 2009.

Disciplina: Hidráulica Agrícola

Tema 01: Condutos Forçados e Condutos Livres;

Tema 02: Bombas;

Tema 03: Hidrodinâmica

AZEVEDO NETTO, J.M.; FERNANDES y FERNANDEZ, M.; ARAÚJO, R.; ITO, A.E. Manual de hidráulica. São Paulo, Ed. Edgar Blucher, 1998, 670p.

DENÍCULI, W. Bombas hidráulicas. 3 ed. Viçosa: UFV, 2005. 152 p. (Caderno didático, 34).

Disciplina: Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos

Tema 01: Anatomia e fisiologia da digestão de monogástricos

Tema 02: Anatomia e fisiologia da lactação e reprodução de bovinos

Tema 03: Anatomia de animais domésticos: introdução ao estudo do esqueleto

FRANDSON, R.D., WILKE,W.L. e FAILS, A.D. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda.6ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FRANDSON,R.D., WILKE,W.L. e FAILS, A.D. Anatomia e Fisiologia dos Animais Bomésticos.2ª.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1979.

POPESKO, P. Atlas de Anatomia Topográfica dos Animais Domésticos. São Paulo :Editora Manole, 1997. Vol. I, II, III e IV

Disciplina: Produção Animal

Tema 01: Manejo reprodutivo de caprinos e ovinos.

Tema 02: Sistemas de produção de bovinos

Tema 03: Manejo nutricional de aves e suínos

Tema 04: Manejo sanitário e higiênico dos rebanhos.

OLIVEIRA, R.V. [et al.]. Manual de criação de caprinos e ovinos. Brasília: Codevasf, 2011.142 p.: II

PIRES, A. V. Bovinocultura de Corte. Ed. Fealq. 2010. Volume I e II

FERREIRA, R.A. Suinocultura: manual prático de criação. Ed: Aprenda Fácil. 2012. 433p.

CARAMORI JR. J.G. Manejo alimentar de Suínos. 1ªed. LK editora. 2007. 68p.

COTTA, T. Alimentação de Aves. Ed: Aprenda Fácil. 333p.

Disciplina: Nutrição de Plantas

 
Tema 01: Absorção, transporte e redistribuição de nutrientes.

Tema 02: Elementos essenciais e benéficos às plantas superiores;

Tema 03: Hidroponia: fundamentos, métodos, técnicas e preparo de soluções nutritivas.

CARVALHO, J. G., LOPES, A. S. & GUEDES, G. A. A. Métodos de Diagnose da Fertilidade e Avaliação do EstadoNutricional das Plantas. Lavras, ESAL/FAEPE, 1990, 116p.

FERNANDES, M.S. Nutrição Mineral de Plantas. Editora SBSC. 2006. 432p.

MARTINEZ, H.E.P. Manual Prático de Hidroponia. Editora: Aprenda Fácil. 2006. 271p.

Disciplina: Culturas Anuais
Tema 01: Cultura do milho;

Tema 02: Cultura da soja;

Tema 03: Cultura do feijão-caupi;

Tema 04: Cultura da mandioca.

ARANTES, N.E.; SOUZA, P.I.M. (Eds.). Cultura da soja nos cerrados. Piracicaba: Potafós, 1993. 535p.

PAULA, J. T. J.de.; VEZON, M. 101 Culturas: manual de tecnologias agrícolas. Belo Horizonte: EPAMIG, 2007. 800p.:il.

PEREIRA FILHO, I. A. et al. O Cultivo do Milho-Verde. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2003. 204p.

SEDIYAMA, T. Tecnologias de produção e usos da soja. Ed. Mecenas, 2009. 314p.

SOUZA, L.S.; FARIA, A.R.N. Aspectos Socioeconômicos e Agronômicos da Mandioca. Embrapa. 2006. 817p.

ZILLI, J. E; VILARINHO, A. A.; ALVES, J.M. A (Eds). A cultura do feijão-caupi na Amazônia Brasileira. Boa Vista, RR. Embrapa Roraima, 2009. 356p.

ÁREA/CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplinas: Zoologia de Cordados, Botânica II, Higiene e Saúde para o E. Fundamental e Médio, Fisiologia Humana, Química Geral e Orgânica, Botânica Sistemática, Fisiologia Vegeta, Biologia Geral l

Tema 01: Relação estrutura-função dos componentes celulares: membrana plasmática (envoltórios, projeções, junções); citoesqueleto; substâncias de reserva e secreção; organelas.

Tema 02: Ciclo celular, mitose e meiose: implicações genéticas.

Tema 03: Potenciais bioelétricos.

Tema 04: Fisiologia do eixo hipotalâmico-hipofisário.

Tema 05: Doenças infecto-parasitárias que assolam o Brasil e o Estado de Roraima

Tema 06: Agentes etiológicos da malária e dengue: ciclo biológico, transmissão e patogenia.

Tema 07: Classificação, morfologia, anatomia e fisiologia do Filo Chordata.

Tema 08: Importância econômica dos principais grupos vegetais: briófitas, pteridófitas, gimnospermas, e angiospermas.

Tema 09: Técnicas básicas de coleta e preservação de material biológico vegetal.

Tema 10: Métodos, técnicas e estratégias usadas na produção do conhecimento de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio.

Tema 11: A formação inicial e continuada de professores para o ensino de Ciências e Biologia.

Tema 12: Pesquisas atuais em Ciências e Biologia e suas relações com o ensino e aprendizagem.

ALBERTS, B. Fundamentos da Biologia Celular. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DE ROBERTIS, E.; HIB, J. & PONZIO, R. Biologia Celular e Molecular. 14ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HILDEBRAND, M. Análise da Estrutura dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1995.

HICKMAN Jr., C. P.; ROBERTS, L. S. & LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

POUGH, F. H.; HEISER, J. B. & McFARLAND, W. N. A Vida dos Vertebrados. 3ª ed. São Paulo: Atheneu, 2003. ROMER, A. S. & PARSON, T. S. Anatomia Comparada dos Vertebrados. São Paulo: Atheneu, 1985.

BARROSO, G. M.; PEIXOTO, A. L.; COSTA, C. G.; ICHASO, C. L. F. & GUIMARÃES. Sistemática de Angiospermas do Brasil. V. I. Viçosa, MG: UFV, 2001.

BARROSO, G. M. Sistemática de Angiospermas do Brasil. V. II. Viçosa, MG: UFV, 1991.

BARROSO, G. M. Sistemática de Angiospermas do Brasil. V. III. Viçosa, MG: UFV, 1991.

MARGULIS, L. Os Cinco Reinos. São Paulo: Guanabara Koogan, 2001.

SOUZA, V. C. & LORENZI, H. Botânica Sistemática: Guia Ilustrado para Identificação das Famílias de Angiospermas da Flora Brasileira, Baseado em APG II. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2005.

AMORIM, D.S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto, SP: Holos, 2002. RAVEN, P. H.; EVERT, R. F. & EICHHORN, S. E. Biologia Vegetal. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

CIGOLANI, H. E. & HOUSSAY, A. B. Fisiologia Humana. 7a ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

HALL, J. E. & GYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica 11a ed. Rio de Janeiro: Elzevier, 2006.

HANSEN, J. T. & KOEPPEN, B. M. Atlas de Fisiologia Humana de Netter. Porto Alegre: Artmed, 2003.

TORTORA, G. J. & GRABOWSKI, S. R. Princípios de Anatomia e Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de Vigilância Epidemológica. Brasília. MS. Anual.

NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 10a ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000.

VERONESI, R. Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L.P.

Processos de ensino aprendizagem na universidade. 7 ed. UNIVILLE, 2007

ANDRÉ, M. (ORG.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 6 ed. São Paulo: Papirus, 2007.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências - fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

ÁREA/CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TEMASBIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Disciplina: Contabilidade Avançada
Tema 01: Investimentos Societários;

Tema 02: Consolidação das Demonstrações Contábeis;

Tema 03: Conversão de Demonstrações em moeda estrangeira;

Tema 04: Contabilidade em moeda forte;

Tema 05: Fusão, incorporação e cisão de sociedades;

Tema 06: Pesquisas sobre contabilidade avançada.

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Contabilidade avançada: textos, exemplos e exercícios resolvidos. São Paulo: Atlas, 2003.

FIPECAFI. Manual das sociedades por ações 6. ed. São Paulo : Atlas, 2004. PEREZ Júnior, José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins. Contabilidade avançada. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SCHMIDT. Paulo. Contabilidade avançada São Paulo: Atlas, 2004._______. Conversão de demonstrações contábeis. 3. ed. S.Paulo:Atlas, 1999.

Disciplina: Prática Profissional
Tema 01: Constituição e Legalização de Empresas;

Tema 02: Escrituração em livros contábeis, fiscais e Sociais;

Tema 03: Documentação contábil, Fiscal e Social;

Tema 04: Livros e Documentos trabalhistas;

Tema 05: Formulários e Guias de recolhimento de tributos e contribuições.

ARAÚJO, Massilon Justino de. Fundamentos de Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005.

BATALHA, Mario Otávio. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.

CALLADO, Antônio André Cunha.Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural: Agrícola, Pecuária e Imposto de Renda PJ. São Paulo, Atlas, 2005.

PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade Ambiental: Evidenciação dos Gastos Ambientais com Transparência e Focado na Prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, Gilberto José dos, et al.Administração de Custos na Agropecuária. São Paulo: Atlas, 2002.

SCARE, Roberto Fava e ZYLBERSZTAJN,Décio. Gestão da Qualidade no Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2006.

Disciplina: Contabilidade Rural e Agronegócios
Tema 01: Forma jurídica de exploração do agronegócio;

Tema 02: Fluxo contábil no agronegócio;

Tema 03: Novos projetos no agronegócio e os gastos de melhorias.

Tema 04: Depreciação, exaustão e amortização no agronegócio;

Tema 05: Planificação contábil na atividade do agronegócio;

Tema 06: Contabilidade no agronegócio;

Tema 07: Custos: mensuração e contabilização no agronegócio;

Tema 08: Responsabilidade fiscal e tributos no agronegócio.

Tema 09: Relatórios contábeis e sociais no agronegócio.

Tema 10: Sistemas de Cooperativas e desenvolvimento agropecuários.

ARAÚJO, Massilon Justino de. Fundamentos de Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005.

BATALHA, Mario Otávio. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2001.

CALLADO, Antônio André Cunha.Agronegócio. São Paulo: Atlas, 2005.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural: Agrícola, Pecuária e Imposto de Renda PJ. São Paulo, Atlas, 2005.

PAIVA, Paulo Roberto de. Contabilidade Ambiental: Evidenciação dos Gastos Ambientais com Transparência e Focado na Prevenção. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, Gilberto José dos et al.Administração de Custos na Agropecuária.São Paulo: Atlas, 2002.

SCARE, Roberto Fava e ZYLBERSZTAJN, Décio. Gestão da Qualidade no Agronegócio.São Paulo: Atlas, 2006.

Disciplina: Sistema de Informação Gerencial
Tema 01: Conhecimentos aplicáveis aos sistemas econômicos e financeiros na visão da Controladoria;

Tema 02: Estrutura Organizacional e Sistemas de Informações Administrativos, Contábeis - Financeiro Computadorizado.

Tema 03: Administração da Atividade de Informática.

Tema 04: Processamento Eletrônico de Dados.

Tema 05: Características dos Sistemas de Informações Contábeis Avançados.

Tema 06: O potencial da informação contábil como suporte de decisões.

Tema 07: Utilização de um software da área de contabilidade.

COHN, G. (org). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1998.

GIL, Antônio de Loureiro. Sistemas de informações contábil / financeiros. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

LEMOS, J. S. A Contabilidade como Instrumento de Auditoria Fiscal. Rio de Janeiro: FGV. 2004.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Sistemas de Informações Contábeis - Fundamentos e Análise. São Paulo: Atlas, 1998.

________. Sistemas de informações contábeis: fundamentos e análise. São Paulo: Atlas,

Disciplina: Perícia Contábil
Tema 01: Normas profissionais sobre perito contábil;

Tema 02: Normas sobre perícia contábil judicial e extrajudicial.

Tema 03: Código de ética e sua aplicação na atividade pericial.

Tema 04: Serviços periciais e honorários;

Tema 05: A inserção da perícia no código do processo civil e na legislação pertinente.

Tema 06: Perícia contábil em falência e concordata.

Tema 07: Fundamentos básicos e critérios usuais de avaliação do fundo de comércio.

ALBERTO, Valder Luiz Palombo. Perícia contábil. São Paulo: Atlas, 1999.

IBRACON. Curso Básico de Auditoria. São Paulo: Atlas, 1997.

MAGALHÃES, Antônio de Deus F. et al. Perícia contábil: uma abordagem teórica, ética, legal, processual e operacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

ORNELAS, Martinho M. Gomes de. Perícia contábil. 2. ed. S.P:Atlas, 1998.

SÁ, Antônio Lopes de. Perícia contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Disciplina: Administração Financeira
Tema 01: Demonstrações financeiras e depreciação;

Tema 02: Fluxo de Caixa e custo do capital;

Tema 03: Alavancagem Operacional;

Tema 04: Taxa de Juros;

Tema 05: Riscos e Retorno.

BREALEY, Richard A. e MYERS, Stwart C. Princípios de finanças empresariais. 3. ed. Lisboa : McGraw-Hill, 1992.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Harbra, 2003.

GROPPELLI, A. A., NIKBAKHT, Ehsan. Administração financeira Saraiva 1998

MARTINS, Eliseu. Administração financeira: as finanças das empresas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANVINCENTE, Antônio Zoratto.Administração financeira. São Paulo: Atlas, 1998.

ÁREA/CURSO: ENFERMAGEM

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Estágio Supervisionado I: Fundamentos de Enfermagem e Enfermagem em Urgência e Emergência.

Tema 01: Assistência de Enfermagem à necessidade terapêutica: métodos, vias e cuidados na administração de medicamentos.

Tema 02: Assistência de Enfermagem nas necessidades humanas básicas de oxigênio.

Tema 03: Assistência de Enfermagem à pacientes com sondas e drenos.

Tema 04: Cuidado de Feridas.

Tema 05: Equilíbrio Hidroeletrolítico e Acidobásico.

Tema 06: Manejo da dor em urgência e emergência.

Tema 07: Atendimento ao paciente politraumatizado.

Tema 08: Emergências e Urgências Hipertensivas. Tema 09: Nutrição Enteral e Parenteral.

Tema 10: Técnicas Propedêuticas do exame físico do tórax.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 58p.

DUGAS, B.N. Enfermagem Pratica 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

POTTER, P. A PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem 7ª ed. RJ: Guanabara Koogan, 2009.

TRALDI, M.C. Fundamentos de enfermagem na assistência primária de saúde. Campinas, SP: Editora Alínea, 2004.

Disciplina: Estágio Supervisionado I: Enfermagem em Clínica Cirúrgica e Centro Cirúrgico e Central de Material Esterilizado - CME.

Tema 01: Estrutura organizacional da Unidade de Centro Cirúrgico

Tema 02: Classificação do tratamento cirúrgico e terminologia cirúrgica.

Tema 03: Sistematização da Assistência de Enfermagem perioperatória.

Tema 04: Infecção Hospitalar e centro cirúrgico.

Tema 05: Organização e dinâmica da central de material e esterilização.

Tema 06: Métodos e Controles de esterilização.

Tema 07: Sala de recuperação pós-anestésica e assistência de enfermagem ao paciente.

Tema 08: Tipos de anestesia e os cuidados de enfermagem.

Tema 09: Cicatrização da incisão cirúrgica

Tema 10: Cuidados de enfermagem nas principais complicações e desconforto no pós-operatório.

MEEKER. MH.; ROTHROCK, J.C. Cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003.

SANTOS, N.C.M.Centro cirúrgico e os cuidados de enfermagem. 6 ed.rev. São Paulo: Iátria, 2010.

SILVA, M.de A.A; RODRIGUES, A.L; RIBEIRO, I.U. Enfermagem na unidade de centro cirúrgico. 2 ed. rev e ampl. São Paulo: EPU, 1997.

SUDDART, D.S., BRUNNER. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. / 2002.

Disciplina: Microbiologia e Imunologia (Carga Horária: 72h)
Tema 01: Parâmetros relevantes no controle de infecções hospitalares

Tema 02: Infecções intestinais e intoxicações alimentares

Tema 03: Doenças sexualmente transmissíveis

Tema 04: Patogênese e controle das viroses

Tema 05: Particularidades e diagnóstico micológico

Tema 06: Infecção e resistência

Tema 07: Biologia da resposta imune

Tema 08: Imunoproteção, imunoprofilaxia e imunoterapia

Tema 09: Soros e vacinas.

Tema 10: Reações de hipersensibilidade

JAWETZ, Melnick e Adelberg -Microbiologia Médica - 24ª edição, Artmed.

MURRAY PR, ROSENTHAL KS, Pfaller MA.

Microbiologia Médica - - 6ª edição, Elsevier, 2010.

Microbiologia - Tortora GJ, Funke BR, Case CL. Microbiologia. 8ª edição, Artmed, 2005.

ABBAS AK: Imunologia Básica. 2a Edição, Editora Elsevier, 2007.

ABBAS AK: Imunologia Celular e Molecular. 6a Edição, Editora Elsevier, 2008.

ÁREA/CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Cartografia II

Tema 01: O uso dos mapas temáticos no ambiente escolar: leitura, análise e interpretação.

Tema 02: Os diversos tipos de representação na cartografia temática, sua importância e utilização.

Tema 03: A importância da leitura de mapas na formação cidadã: desafios da Geografia Escolar.

ALMEIDA, R. R. Iniciação à cartografia na escola. São Paulo: Contexto, 2001.

MANTOVANI, A. C. M, Reflexões sobre o ensino de cartografia temática na Geografia. Disponível em: http://www.cartografia.ime.eb.br/artigos/epq2.pdf>.

Acesso em: 12. Jan.2014.

MARTINELLI, M. Curso de cartografia temática. São Paulo: Contexto, 1991.

Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2006.

NOGUEIRA, R. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 2.ed. rev. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2008. OLIVEIRA, C. Dicionário cartográfico. Rio de Janeiro: IBGE 1993.

. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.

SOUZA, J. G. Geografia e conhecimentos cartográficos: a cartografia na renovação da geografia brasileira. São Paulo: UNESP, 2001.

Disciplina: Prática Profissional em Geografia Física
Tema 01: A construção da Geografia Física brasileira e sua influência na Geografia Escolar.

Tema 02: As técnicas de pesquisa em Geografia Física e sua aplicação em ambiente escolar.

Tema 03: A dicotomia entre Geografia Física e Geografia Humana: abordagens e desafios ao professor.

AB´SABER, A. N. Os domínios da natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

SALA, M. S. Teoria y métodos em geografia física. Lisboa: Síntesis, 2005.

SUERTEGARAY, D. M. A. Geografia física e geografia humana: uma questão de método um ensaio a partir da pesquisa sobre arenização. Disponível em: <http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/viewFile/337/280>. Acesso em: 16.jun.2014.

TEIXEIRA, W. et al. (Org.) Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de textos, 2003.

VENTURI, L. A. B. (Org.) Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficinas de Textos, 2009

VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. (Orgs.) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. São Paulo: Bertrand Brasil, 2004.

Disciplina: Prática Profissional em Educação Ambiental
Tema 01: A importância da Educação

Ambiental na escola e os processos de decisão participativa.

Tema 02: O papel do educador ambiental como mediador para compreensão da importância e utilização responsável da Natureza

Tema 03: A educação ambiental na educação formal: processos transdisciplinares em Geografia.

BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e meio ambiente: as estratégias de mudanças da Agenda 21. 6 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

CHRISTOFOLETI, A. et al. Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2002.

DIAS, G. B. Educação ambiental princípios e práticas. 9 ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GONÇALVES, C. W. P. Os (des) caminhos do meio ambiente. 11 ed. São Paulo: Contexto, 2004.

PEDRINI, A. G.; BRITO M. I. M. S. Educação Ambiental para o Desenvolvimento ou Sociedade Sustentável? Uma breve reflexão para a América Latina. Revista (Virtual) Educação Ambiental em Ação, v. 17, 2006. Disponível em: <http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=413&class=20>.Acesso em: 08/04/2013

SATO, M. C.; MOURA, I.C. Educação ambiental. São Paulo: Artmed, 2005.

TAUK, S. M. (Org.). Análise ambiental: uma visão interdisciplinar. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

Disciplina: América Latina e Novas Relações
Tema 01: O processo de colonialização da América Latina numa visão geográfica.

Tema 02: Da influência do Iluminismo nos processos de independência ao contemporâneo imperialismo estadunidense na América Latina. Tema 03: Demografia, economia e política na formação da sociedade latino-americana.

GALEANO, E. As Veias Abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia de Letras, 2008.

MAGNOLI, D.; ARAÚJO, R. O projeto da ALCA: hemisfério americano e Mercosul na ótica do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003.

SANTOS, M. Por uma outra globalização do pensamento único a consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003.

VESENTINI, J.W. Novas geopolíticas. São Paulo: Contexto, 2004.

Disciplina: Geografia Econômica
Tema 01: A importância das atividades econômicas na formação do território brasileiro durante o período colonial.

Tema 02: Dinâmica dos setores da economia no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Tema 03: Impactos da política neoliberal no Brasil a partir da década de 1990 e suas implicações na organização das atividades produtivas

ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. São Paulo: Hucitec, 2004.

CASTRO, I. E. Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.

CASTRO, J. Geografia da Fome. Rio de Janeiro: Edições Antares, 1984.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

MORAES, A. C. R. Território e história no Brasil. São Paulo: Annablume, 2008.

ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: USP, 2004.

ÁREA: GEOGRAFIA

CURSO: SOCIOLOGIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Geografia Humana e Econômica

Tema 01: As relações sociais e o espaço geográfico.

Tema 02: Dimensões contemporâneas sobre a relação entre a sociedade e a natureza

Tema 03: A organização espacial e suas implicações socioeconômicas em áreas urbanas e rurais

ANDRADE, M. C. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. São Paulo: Atlas, 1987.

BENKO, G. Economia, espaço e globalização. São Paulo: HUCITEC, 2000.

HAESBART, R. Territórios alternativos. Rio de Janeiro: Eduff, 2003.

MOSCOVICI, S. Sociedade contra a natureza. Petrópolis: Vozes, 1979.

SANTOS, M. Por uma geografia nova. São Paulo: Ed. HUCITEC, 1978.

ÁREA: HISTÓRIA

CURSO: SOCIOLOGIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Disciplina: História Econômica, Geral e Política do Brasil.

Tema 01: Escravidão e estrutura da desigualdade no Brasil

Tema 02: Produção econômica colonial e durante o período imperial brasileiro

Tema 03: Imperialismo, colonialismo e a construção da nação no século XIX;

Tema 04: Relação entre Estado e sociedade brasileira no século XX

Tema 05: A política econômica de meados do século XVI até a revolução de 30 no Brasil

Tema 06: Implante capitalista e consolidação do Estado Nacional: de Vargas a Jango.

Tema 07: A política econômica na ditadura militar de 64 e durante a década de 90

Tema 08: O "lulismo" e a política do precariado.

ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX: dinheiro, poder e as origens de nosso tempo. São Paulo: UNESP, 1996.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras 2000.

BEAUD, Michel. História do capitalismo: de 1500 a nossos dias. São Paulo: Brasiliense, 1999.

BRAGA, Ruy. A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista. São Paulo: Boitempo, 2012.

CARVALHO, J. M. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

FREYRE, G. Casa Grande e Senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1943.

GORENDER, Jacob. O escravismo colonial. Editora Ática. São Paulo, Brasil. 1992.

FAORO, R. Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro. Porto Alegre: Globo, 1976.

FURTADO, Celso. Formação Econômica do Brasil. 34 ed. São Paulo: Cia da Letras, 2007.

HOBSBAWM, Eric. A era das Revoluções: 1989-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

________. A era dos impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

________. A era dos Extremos: O Breve Século XX: 1914-1991. Rio de Janeiro: Cia das Letras, 1997.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

_______. História Geral da Civilização Brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 1969.

MELO e SOUZA, Laura de. Desclassificados do ouro: a pobreza mineira no século XVIII. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

OLIVEIRA, Francisco, BRAGA, Rui e RIZEK, Cibele. (Orgs.) Hegemonia às avessas. São Paulo: Boitempo, 2010.

PRADO Jr., Caio Formação Do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.

Evolução política e outros estudos. São Paulo. Brasiliense, 1977.

__________. História econômica do Brasil.São Paulo: brasiliense, 1956.

SINGER, André. Os sentidos do lulismo.Reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

STIGLITZ, Joseph. A globalização e seus mal feitos: a promessa não cumprida dos seus benefícios globais. São Paulo: Futura, 2002.

ÁREA/CURSO: PEDAGOGIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Política da Educação Básica

Tema 01: As políticas educacionais no Brasil: evolução histórica, determinantes sócio-político-educacionais;

Tema 02: Organização e funcionamento da educação básica, aspectos gerais e normativos;

Tema 03: Análise das problemáticas e perspectivas de mudanças nos atuais impasses do sistema de ensino;

Tema 04: A política pública educacional no contexto das políticas públicas;

Tema 05: Financiamento da educação brasileira;

BRANDÃO, Carlos da Fonseca (org.). LDB Passo a Passo: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), comentada e interpretada artigo por artigo. 4 ed., São Paulo: Avercamp, 2010.

CARNEIRO, Moacir Alves. LDB Fácil: Leitura Crítico-Compreensivo. 1ª ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, Vozes, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de.TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MADZA, Edinir; BASSI, Marcos. Bicho de sete cabeças: Para entender o financiamento da educação brasileira. São Paulo: Peirópolis: Ação Educativa,

NEY, Antônio. Política Educacional: Organização e estrutura da educação brasileira. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2008.

SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB: por uma política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

STREHL, Afonso. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica: subsídios para alunos, professores e candidatos aos concursos do Magistério, de acordo com a Lei 9.394/96. Vozes, 2006.

Disciplina: Psicologia Educacional.
Tema 01: A evolução Histórica da ciência psicológica;

Tema 02: Principais teorias contemporâneas da Psicologia;

Tema 03: Principais teorias psicológicas e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem;

Tema 04: As principais teorias da aprendizagem e sua importância para a compreensão desse processo;

Tema 05: Motivação e o processo de ensino e de aprendizagem;

BOCK, Ana Mercêdes Bahia; FURTADO,Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias, Uma Introdução ao Estudo da Psicologia. São Paulo: Saraiva. 2008.

BARROS, Celia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia Escolar. São Paulo: Ática, 2004.

CARRARA, Kester (Org.) Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004.

COLL, César, PALÁCIOS, Jesús; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da educação escolar. Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.

CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 2004.

GOULART, Iris Barbosa. Piaget: Experiências básicas para utilização pelo professor. 25 ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2009.

LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Khol de; DANTAS, Heloysa. Piaget Vygotsky Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U., 1999.

Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências.
Tema 01: Concepções de Ciências, Ambiente, Educação e Sociedade subjacente aos principais modelos do ensino de Ciências;

Tema 02: O papel do ensino de Ciências na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua inter-relação com as demais áreas do conhecimento

Tema 03: A questão ambiental e o ensino de ciências;

Tema 04: A pesquisa como metodologia no ensino de ciências;

Tema 05: A formação de professores de ciências.

BIZZO. Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais, primeiro e segundo ciclo. Brasília: 2001.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela Pesquisa - Ambiente de Formação de Professores de Ciências. Rio Grande do Sul: Unijuí, 2003.

KRASILCHIK, Myriam. O Professor e o Currículo das Ciências. São Paulo: EPU, 1987.

___________, MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007.

NARDI, Roberto. Educação em Ciências: da pesquisa à prática docente. 4 ed. São Paulo: Escrituras, 2010.

ROSA, R. T. D. Ensino de ciências e educação infantil. In.: CRAIDY, C.; KAECHER, G.Educação Infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

ÁREA/CURSO: QUÍMICA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Química Geral, Bioquímica,, Química Analítica, Bioquímica, Experimentação, Prática Profissional I, Química Básica II, Prática Profissional V e Química Geral e Orgânica.

Tema 01: Metodologias de Ensino de Química

Tema 02: Funções orgânicas

Tema 03: Equilíbrio químico.

Tema 04: Funções inorgânicas e reações dos compostos inorgânicos.

Tema 05: Ligações químicas.

ALLINGER, N.L., CAVA, M. P & OUTROS. Química Orgânica, 2ª ed. Editora Guanabara Dois S/A, Rio de Janeiro, 1976.

RUSSELL, Joel W. Química A matéria e suas transformações: Livros Técnicos e Científicos Editora: Rio de Janeiro,1992. 1v. e 2v.

SOLOMONS, G.T.W. Química Orgânica. 8ª edição, Editora LTC. 2005. Rio de Janeiro. Vol. 1 e 2.

TOMA, Henrique Eisi. Experiências de Química: técnicas e conceitos básicos. São Paulo: Moderna, 1987.

MALDANER O.A. e BASSO L. (org) Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação básica no Brasil. Editora UNIJUI Química.

Quimica. Nova, Vol. 30, No. 8, 2035-2042, 2007

FRANCISCO JR. W. E; FERREIRA, L. H; HARTWIG, D. R; Experimentação problematizadora: fundamentos teóricos e práticos para a aplicação em salas de aula de ciências.

ÁREA/CURSO: SERVIÇO SOCIAL

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplinas: Política Social II, Oficina de Instrumental Técnico Operativo.

Tema 01: Determinações sócio históricas do instrumental técnico operativo do serviço social articulado as demandas sociais e os projetos profissionais.

Tema 02: Instrumentos de trabalho: entrevista, visita domiciliar, visita a instituições, registros (relatórios, laudos e parecer social).

Tema 03: Reforma do Estado e políticas sociais no Brasil.

Tema 04: A Seguridade Social brasileira: as políticas de Previdência, Saúde e Assistência Social;

Tema 05: Planejamento Social como instrumento técnico-operativo do Assistente Social

CARDOSO, Maria de Fátima Matos. Reflexões sobre instrumentais em serviço social: observação sensível, entrevista, relatório, visitas e teorias de base no processo de intervenção social. São Paulo: LCTE Editora, 2008.

TRINDADE, Rosa Lúcia Prédes. Desvendando as determinações sócio históricas do instrumental técnico-operativo do serviço social na articulação entre demandas sociais e projetos profissionais. In: Revista Temporalis (Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS). 2. ed. São Paulo, Ano 2, Nº.4. Ju/dez. Brasília: ABEPSS-CEAD-UNB,1999.

BRAVO, M.I.S.; MATOS, M.C. A saúde no Brasil: reforma sanitária e ofensiva neoliberal.In: Política Social e democracia. 3. ed. São Paulo: Cortez, Rio de JanCFESS. CFESS. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília: CFESS, 2009. (Série: Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais). CFESS. Parâmetros para atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Brasília: CFESS, 2010. (Série: Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas Sociais). MOTA, Ana Elizabete. Serviço Social na Previdência: Trajetória, projetos profissionais e saberes. LEA, Braga (orgs). São Paulo: Cortez, 2007.

BARBOSA, Mário da Costa. Planejamento e Serviço Social. 4 ed. São Paulo: Cortez,1991.

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. São Paulo: Veras, 2007.

KAUCHAKJE, Samira. Gestão Pública de Serviços Sociais. 3 ed. Curitiba: IBPEX,2011.

ÁREA/CURSO: SOCIOLOGIA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Disciplina: Etnologia da Amazônia

Tema 01: As especificidades do estudo sociológico na questão ambiental.

Tema 02: A relação humanidade/natureza a partir de conceitos de cultura.

Tema 03: Gênero e geração entre sociedades tradicionais da Amazônia.

Tema 04: Formas de organização social entre povos da Amazônia.

ÁLVARES, SANTOS e D'INCAO (orgs.). Mulher e modernidade na Amazônia. Belém: GEPEM/CFCH/UFPA, 1997.

Albert, Bruce e Ramos, Alcida R. (orgs.). Pacificando o branco. São Paulo: UNESP, 2002.

CASTRO e CUNHA (Orgs.). Amazônia: etnologia e história indígena. São Paulo: Núcleo de História Indígena e do Indigenismo da USP: FAPESP, 1993. (Série Estudos).

GONDIM, Neide. A Invenção da Amazônia. São Paulo: Marco Zero, 1994.

SILVA, NUNES e MACHADO (Orgs.). Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo: Global, 2002.

ANEXO V

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DIDÁTICA

Ordem

Indicadores para Avaliação da Prova Didática

Total de
Pontos

01

Planejamento Escrito

15

02

Coerência entre Planejamento proposto e executado

15

03

Organização Didática: (recursos, tempo, apresentação)

20

04

Conhecimento da matéria (clareza, argumentação, sistematização)

20

Total

70

ANEXO VI

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Ordem

Títulos, atividades de magistério, trabalhos publicados, participação em eventos científicos e outras atividades.

Total de
Pontos

01

Participação em Cursos de Capacitação, na área de Educação. Carga horária mínima 80 horas (3 ponto por curso).

6

02

Efetivo exercício no Ensino Superior (3) pontos por ano de trabalho

9

03

Apresentação em Eventos Científicos Locais, Nacionais ou

Internacionais (01 ponto por trabalho apresentado).

3

04

Participação em Eventos Científicos Nacionais ou Internacionais (01 ponto por participação).

2

05

Aprovação em Concurso Público ou Processo Seletivo, na área de Educação (1 ponto por concurso) até duas aprovações.

2

06

Pós-graduação stricto sensu (mestrado)

3

07

Pós-graduação stricto sensu (doutorado)

5

Total

30

ANEXO VII

CRONOGRAMA

Ordem

Atividades

Data

01

Período de Inscrições

22 a 26/07/2014

02

Entrega da documentação da inscrição (das 8h às 14h)

22 a 28/07/2014

03

Último dia para pagamento

28/07/2014

04

Homologação preliminar das inscrições

29/07/2014

05

Recurso Contra a Homologação Preliminar das Inscrições (das 8h às 14h)

30/07/2014

06

Homologação final das inscrições e divulgação do cronograma da Prova Didática

30/07/2014

07

Prova Didática

31/07 e 1º/08/2014

08

Divulgação Preliminar do Resultado Final

04/08/2014

09

Recursos contra o Resultado Final Preliminar

05/08/2014

10

Divulgação do Resultado Final, após recursos.

06/08/2014