UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN

Notícia:   UERN abre vaga para Professor Substituto

UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

EDITAL DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTES Nº 007/2014.2 - PRORHAE/UERN

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FUERN), por meio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), considerando a demanda de sala de aula do semestre letivo 2014.2 e a ausência de inscritos para a vaga descrita no quadro abaixo ofertada no Edital Nº 004/2014.2 - PRORHAE/UERN, torna pública a abertura de inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para professor(a) substituto(a), conforme disposto abaixo:

1. DO CURSO/UNIDADE, FUNÇÃO, REGIME DE TRABALHO, NÚMERO DE VAGAS, ÁREAS DE ATUAÇÃO E REQUISITOS.

DEPARTAMENTO / UNIDADE ACADÊMICA

FUNÇÃO

RT* (h)

Nº DE VAGAS

ÁREAS DE ATUAÇÃO/ DISCIPLINAS

REQUISITOS NECESSÁRIOS

Ciência e Tecnologia, Informática /Campus de Natal

Professor do Ensino Superior

20

01

- Álgebra abstrata

Graduação em Matemática ou Áreas afins; ter disponibilidade para assumir as disciplinas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Santa Cruz e Nova Cruz.1

*RT - Regime de Trabalho, em horas semanais.

1 - Não será disponibilizado transporte para conduzir o professor aos Núcleos de Santa Cruz e Nova Cruz no período vespertino.

2. DO CALENDÁRIO

2.1. Publicação do Edital: 02/10/2014

2.2. Período e Horário de Inscrição: de 06 a 07/10/2014, das 7:00h às 12:00h

2.3. Locais de realização de todas as etapas do processo:

Departamento/ Unidade acadêmica

Endereço / telefones de contato

Informática e Ciência e Tecnologia / NATAL

Departamento de Ciência da Computação - Campus de Natal Av. Ayrton Senna, 4241, bairro Neópolis, Natal/RN Fone: (84) 3232-5523.

2.4. Sorteio do tema para a Prova Didática:

O sorteio do tema para a Prova Didática ocorrerá no dia 08/10/2014 (quarta-feira) às 8 horas no local indicado no item 2.3 deste Edital.

2.5. Prova Didática:

A Prova Didática ocorrerá 24 horas após o sorteio do tema, no dia 09/10/2014 (quinta-feira) a partir das 8 horas, no local indicado no quadro do item 2.3 deste Edital.

2.6. Resultado Final da Seleção:

O Resultado será publicado em edital próprio, divulgado através do Portal UERN (www.uern.br), e no mural da unidade acadêmica indicada no item 2.3 deste Edital, no dia 10/10/2014.

3. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições podem ser efetuadas de modo presencial pelo(a) candidato(a) ou por procurador(a) legalmente constituído(a) no local indicado no quadro do item 2.2, e horários indicados no item 2.3 deste EDITAL.

3.1. Taxa de inscrição:

O(a) candidato(a) deverá efetuar pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) a ser depositada no Banco do Brasil, Agência 4687-6, Conta 7068-8 (depósito Identificado ou transferência bancária).

ATENÇÃO: Não será aceito comprovante de depósito não identificado, feito em terminal de auto-atendimento (caixa eletrônico) através de envelope bancário.

3.2. Documentos a serem apresentados no ato da inscrição:

- Ficha de Inscrição preenchida (Anexo II)

- Cópia do RG e do CPF;

- Comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, de acordo com o item 3.1 deste EDITAL; - Histórico do Curso de Graduação,

- Certificado, ata ou Diploma da Pós-graduação, se for o caso, de acordo com o item 1 deste EDITAL;

- Currículo Lattes com a documentação probatória na ordem do currículo, acompanhada da Ficha de Pontuação (Anexo I) levando sempre em consideração os últimos 3 (três) anos de atividade, a contar da publicação deste edital.

4. DO PROCESSO SELETIVO

Todas as etapas referentes ao processo seletivo ocorrerão no local indicado no item 2.3 deste Edital. A seleção para professor(a) substituto(a) de que trata este Edital será feita tomando por base:

4.1. PROVA DIDÁTICA: de caráter eliminatório, com obtenção de nota mínima 7,0 (sete) para classificação, constará de aula expositiva perante a Banca Examinadora, com duração de 30 (trinta) minutos, para cada candidato(a), podendo o(a) candidato(a) ser questionado sobre o tema da aula, cujo objetivo é avaliar o desenvolvimento do(a) candidato(a) sobre a temática, no campo teórico e na abordagem didático metodológica.

4.1.2. APRESENTAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) NO DIA DA PROVA DIDÁTICA:

- O(A) candidato(a) deverá se apresentar no respectivo local e data indicados nos itens 2.3 e 2.5 deste EDITAL, as 07h45min. O atraso acarretará a eliminação automática do(a) candidato(a);

- A ordem da aula didática seguirá a sequência da inscrição.

- A utilização de recursos audiovisuais deverá ser informada à Secretaria no ato da inscrição.

- O(a) candidato(a) deverá entregar o Plano de Aula impresso à Banca Examinadora, antes da prova didática.

- Durante a realização da Prova Didática não será permitido a qualquer candidato(a) assistir à aula dos demais concorrentes.

- O tema da aula será definido mediante SORTEIO a ser realizado de acordo com as informações constantes dos itens 2.3 e 2.4 deste EDITAL.

- O(a) candidato(a) que chegar ao local indicado no item 2.3 deste EDITAL após as 8 horas do dia 08/10/2014, não participará do sorteio de temas e não será classificado.

4.1.3. TEMAS PARA A PROVA DIDÁTICA:

CURSO / UNIDADE ACADÊMICA

TEMAS

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

Informática e Ciência e Tecnologia/ Campus de Natal

Álgebra Abstrata
*Grupos
*Anéis
*Teorema de Bozout
*Estrutura Algébrica
*Grupos Cíclicos

DOMINGUES, Hygino H. Álgebra Moderna. 4ª Ed. São Paulo, 2003
GONÇALVES, A. Introdução a Algebra. Rio de Janeiro: LTC, 1979
LANG, S. Estruturas Algébricas. Rio de Janeiro: Ao Livro Ténico SA. 1972.
I.N. HERSTEIN. Topics in Algebra, 2ª Edição, 1975.

4.2. ANÁLISE DO CURRICULUM:

De caráter classificatório, para os(as) candidato(a)s aprovados(as) na Prova Didática com nota igual ou superior a 7,0 (sete), constará da avaliação, com pontuação de acordo com o descrito no Anexo I.

4.2.1. Documento comprobatório apresentado fora da ordem dos itens elencados na Ficha de Pontuação (Anexo I) ou que extrapole a pontuação máxima de cada item ou período estabelecido, será desconsiderado.

5. DA BANCA AVALIADORA:

É vedada a participação na Comissão Examinadora de:

a) Cônjuge de candidato(a), mesmo que separado judicialmente, divorciado ou companheiro;

b) Ascendente ou descendente de candidato(a), ou colateral até terceiro grau, seja parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção;

c) Sócio de candidato(a) em atividade profissional;

d) Orientador, ex-orientador, co-orientador ou ex-co-orientador em cursos de graduação e pós-graduação do(a) candidato(a);

e) Integrante de grupo de projeto de pesquisa com co-autoria de publicação com algum dos(as) candidato(a)s nos últimos 5 (cinco) anos;

f) Co-autor de publicação com algum dos(as) candidato(as) nos últimos 5 (cinco) anos;

ATENÇÃO: Na ocorrência de um dos impedimentos aqui descritos, o membro será automaticamente substituído por um suplente.

6. DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A classificação final para a seleção de professor do ensino superior, dar-se-á pela média aritmética simples obtida pela pontuação da análise do currículo e a nota da prova didática.

Em caso de empate, a ordem de prioridade para o desempate será:

1) maior idade;

2) maior nota na Prova Didática;

3) maior pontuação no Currículo Lattes.

7. DO RESULTADO

O resultado do processo será divulgado no dia 10/10/2014, no Portal da UERN (www.uern.br). Observação:

1. A nota do Currículo Lattes será atribuída da seguinte forma: Ao(a) candidato(a) com maior pontuação será atribuída nota 10 (dez) e a nota dos demais candidatos será calculada aplicando-se a regra de 3 (três) simples.

2. A média aritmética da nota da prova didática e do Curriculum Lattes será usada para obter a nota final do(a) candidato(a).

Mossoró, 02 de outubro de 2014.

Profa. Lúcia Musmee Fernandes Pedrosa
Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis

ANEXO I

Ficha de Pontuação do Curriculum

Atividades

Pontuação atribuída pelo(a) candidato(a)

Pontuação atribuída pela banca

1 Titulação (deve ser contabilizada apenas a maior titulação)

1.1 Doutorado (5 pts)

 

 

1.2 Mestrado (3 pts)

 

 

1.3 Especialização (1 pts)

 

 

2 Estágio Pós-Doutoral

2.1 Pós-Doutorado (5 pts cada)

 

 

3 Produção Científica

3.1 Livro publicado com ISBN - autor (7 pts cada)

 

 

3.2 Livro publicado com ISBN - editor (5 pts cada)

 

 

3.3 Livro publicado com ISBN - organizador (4 pts cada)

 

 

3.4 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito A1 do Qualis da CAPES (10 pts cada)

 

 

3.5 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito A2 do Qualis da CAPES (8 pts cada)

 

 

3.6 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito B1 do Qualis da CAPES (6 pts cada)

 

 

3.7 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito B2 do Qualis da CAPES (5 pts cada)

 

 

3.8 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito B3 do Qualis da CAPES (4 pts cada)

 

 

3.9 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito B4 do Qualis da CAPES (3 pts cada)

 

 

3.10 Artigo publicado em periódicos especializados com conceito B5 do Qualis da CAPES (2 pts cada)

 

 

3.11 Artigo publicado em periódicos especializados
com conceito C do Qualis da CAPES (1,5 pts cada)

 

 

3.12 Artigo publicado em periódicos especializados sem conceito Qualis da CAPES (1 pts cada)

 

 

3.13 Para cada trabalho completo publicado em anais de eventos internacionais com ISSN (1,5 pts cada)

 

 

3.14 Para cada trabalho completo publicado em anais de eventos nacionais com ISSN (1 pt cada)

 

 

3.15 Para cada trabalho completo publicado em anais de eventos regionais com ISSN (0,5 pt cada)

 

 

3.16 Para cada resumo expandido publicado em anais de eventos internacionais com ISSN. (1 pt cada)

 

 

3.17 Para cada resumo expandido publicado em anais de eventos nacionais com ISSN. (0,5 pts cada)

 

 

3.18 Para cada resumo publicado em anais de eventos internacionais com ISSN. (1pt cada) (limitado a 10 pts)  
3.19 Para cada resumo publicado em anais de eventos nacionais com ISSN. (0,5 pts cada) (limitado a 5 pts)  
3.20 Para cada resumo publicado em anais de eventos regionais com ISSN. (0,3 pts cada) (limitado a 3 pts)  
3.21 Membros de Corpo Editorial/Conselho Editorial de publicações indexadas, na sua área de atuação. (1 pt cada)  
3.22 Revisores de períodos/Conselho editorial de publicações indexadas, na sua área de atuação. (1 pt cada)  
4 Produção Técnica
4.1 Curso de curta duração ministrado (com carga horária mínima de 8 horas) (1 pt cada) (limitado a 5 pts)  
4.2 Desenvolvimento de material didático ou instrucional com ISBN ou ISSN (1 pt cada)  
4.3 Editoração (1 pt cada)  
4.4 Avaliação de trabalhos de Assessoria/elaboração de projetos de Lei (1 pt cada)  
5 Docência e Pesquisa
5.1 Premiação de sociedades científicas e/ou artísticas (2,5 pts cada)  
5.2 Premiação em eventos científicos (1 pt cada)  
5.3 Coordenação de projetos financiada por agência de fomento (5 pts cada)  
5.4 Colaboração em projetos financiados por agência de fomento (2 pts cada)  
5.5 Organização de eventos científicos nacional na área de atuação (2 pts cada)  
5.6 Organização de eventos científicos local/regional na área de atuação (2 pts cada)  
5.7 Orientação de tese de Curso de Doutorado (6 pts cada)  
5.8 Co-orientação de tese de Curso de Doutorado (3 pts cada)  
5.9 Orientação de dissertação de Curso de Mestrado (4 pts cada)  
5.10 Co-orientação de dissertação de Curso de Mestrado (2 pts cada)  
5.11 Orientação de trabalho de conclusão de Especialização aprovado (1 pt cada) (limitado a 10 pts)  
5.12 Orientação de trabalho de conclusão de Curso de  
Graduação aprovado (1 pt cada)  
5.13 Orientação de estudante em programa de iniciação científica (mínimo de seis meses) (2 pts cada ano)  
5.14 Participação como palestrante, conferencista ou debatedor em evento científico internacional, nacional, regional ou local (2 pts cada)  
5.15 Apresentação oral em evento científico internacional, nacional, regional ou local (1 pt cada)  
5.16 Participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso de doutorado (1 pt cada)  
5.17 Participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso de mestrado (0,7 pt cada)  
5.18 Participação em bancas de trabalhos de conclusão de curso de especialização, graduação ou qualificação de mestrado ou doutorado (0,5 pt cada) (limitado a 5 pts)  
5.19 Participação em comissão de avaliação de projetos PIBIC do CNPq(0,5 pt cada)  
5.20 Participação como parecerista Ad-hoc (1 pt cada)  
5.21 Docência no ensino superior (0,4 pt por cada semestre, sendo no máximo 05 semestres letivos)  
Outras atividades  
Participação em eventos científicos (0,02/evento)  
Participação em cursos, palestras e minicursos (0,01pt/h até 100h)  
Total