PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PRORHAE
GABINETE DA PRÓ-REITORA
Fone: (84) 3315-2124 - Fax:(84) -3315-2123 - e-mail: prorhae@.uern.br
A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/FUERN, por intermédio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE e do Departamento de Geografia, torna pública, pelo presente Comunicado, a abertura de inscrições do processo de seleção simplificada para contratação, por tempo determinado, para o cargo de Professor, para atuar no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais no Campus Central, conforme demanda por semestre letivo observando-se o que segue:
CARGO | REGIME DE | NÚMERO DE VAGAS | CATEGORIAS DE CONHECIMENTO/ ÁREAS DE ATUAÇÃO | EXIGÊNCIAS |
PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR | 40h | 2 | Geografia Humana | - Ser maior de 18 anos; |
Todos os critérios acima têm que ser devidamente comprovados no momento da inscrição com cópias comprobatórias.
2 - DO LOCAL, PERÍODO E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO
Período: 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de Maio de 2013
Horário: 07:00 hs às 11:00hs e das 19:00 hs às22:00hs
Local: Secretaria do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais- FAFIC/Campus Universitário Central - Av. Professor Antônio Campos, s/n BR 110 Km. 46 - Costa e Silva.
2.1. PROCEDIMENTOS
Apresentar Curriculum Vitae conforme a plataforma lattes (com foto e documentação comprobatória), no ato de inscrição; preencher o formulário de inscrição.
3 - DOS CRITÉRIOS E ETAPAS DA SELEÇÃO
3.1 PROVA DIDÁTICA - de caráter eliminatório, com obtenção de nota mínima 7,0 (sete) para classificação, constará de aula expositiva perante a Banca Examinadora, com duração de 50 (cinquenta) minutos, podendo o candidato ser arguido sobre o tema da aula, cujo objetivo é avaliar o desenvolvimento do candidato a respeito do domínio do conteúdo; didática; fluência verbal e Plano de aula que deverá ser entregue em três vias para os membros da banca.
3.1.1 Temas para a Prova Didática:
- Epistemologia da Geografia
1. O surgimento da Geografia enquanto ciência
2. As principais correntes do pensamento geográfico e seus percursores
3.Os conceitos-Chave da Geografia
4. O Surgimento da Geografia Brasileira
Bibliografia Sugerida:
ANDRADE, M.C. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Recife: EDUFPE, 2006.
CASTRO, I.E.; CORRÊA, R.L.; GOMES, P.C.C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
GOMES, P.C.C. Geografia e modernidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Orgs.). Epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba, UFPR, 2002.
MORAES, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. 17 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. 2ª ed. São Paulo, HUCITEC
- Geografia do Mundo Contemporâneo
1. O território e as as territorialidades do capitalismo global
2. Meio Técnico-científico informacional e o papel das redes técnicas
3.. Globalização, regionalização e fragmentação e a nova ordem mundial multipolar.
4. Os principais conflitos mundiais e sua repercussão no espaço.
Bibliografia Sugerida:
CORSI, F. L. A globalização e a crise dos estados nacionais. In: DOWBOR, L.; IANNI, O.; RESENDE, P. E. A. (Org.). Desafios da globalização. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EDUFF; São Paulo: Contexto, 2002.
IANNI, O. Teorias da globalização. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
SADER, E. (org) Sete pecados do capital. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.
- Ensino de Geografia:
Indicações de pontos temáticos para aula didática
A história do pensamento geográfico e a história da disciplina escolar Conceitos e conteúdos na prática de ensino de Geografia
O currículo oficial, livro didático e ensino de Geografia
Formação docente e Ensino de Geografia
Saberes docentes: planejamento e avaliação no ensino aprendizagem da geografia Representação e novas linguagens e ensino de Geografia
Bibliografia Sugerida:
ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Dois Momentos na História da Geografia Escolar: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Rio de Janeiro, v.1, nº 2, 2011. < http://www.revistaedugeo.com.br> Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
ANTUNES, C. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.
CASTELLAR, S. M. V. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto alegre: Ed. Da Universidade Federal do Rio Grande do sul, 1999.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas - Sp: Papirus, 1998
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia e ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais em discussão. In: CARLOS, A. F. A. & OLIVEIRA, A. U de. Reformas no mundo da educação: Parâmetros Curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999
PONTUSCHKA, N.N; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 3ª Ed., São Paulo: Contexto, 2006.
ROCHA, Genilton Odilon Rego. A Trajetória da Disciplina Geografia no Currículo Escolar Brasileiro (1837-1942): Anais eletrônicos... EGAL, Ecuentro de Geógrafos de América Latina, Buenos Aires, 1997.
________. Uma breve historia da formação do(a) professor(a) de Geografia do Brasil.
Terra Livre, São Paulo, nº 15, p.129-144, 2000
VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e Ensino: texto críticos. Campinas: Papirus, 1989.
VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.
- Biogeografia:
1 - Natureza e História da Biogeografia
2 - Territórios Biogeográficos
3 - Os Grandes Biomas da Terra
Bibliografia Sugerida:
GUERRA, Antônio Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (orgs.). Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 396p.
MARTINS, Celso.Biogeografia e Ecologia. SP: Distribuidora de Livros Escolares p. 115.
TROPPMAIR, Helmut.Biogeografia e Meio Ambiente. 8. ed. Rio Claro: Divisa, 2008. p. 227.
FERNANDES, Afrânio.Temas Fitogeográficos. Fortaleza: , 1990. p. 116.
RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 470p.
PENNA, Carlos Gabaglia.Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 657.
3.2 - ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE: conforme a plataforma lattes - de caráter classificatório, para os candidatos aprovados na Prova Didática com nota igual ou superior a 7,0 (sete), constará na avaliação com base nos seguintes critérios:
GRUPO 1: Pós-Graduação na Área da seleção (2,5) . Especialização em Áreas Afins (0,2)
- Especialização em Geografia (0,4)
- Mestrado (0,8)
- Doutorado (1,3)
GRUPO 2: Atividades no Magistério (3,0)
- Experiência Profissional na área de seleção
a) No ensino superior (0,2 por cada semestre, sendo no máximo 05 semestres letivos) = 1,0
b) Na educação básica (0,1 por cada semestre, sendo no máximo 05 semestres letivos) = 0,5
c) Bolsista de iniciação científica (0,35 por cada semestre letivo, sendo no máximo 2 semestres letivos) = 0,7
d) Aluno monitor de extensão, PIM, PET (0,2 por cada semestre, sendo no máximo 04 semestres letivos)) = 0,8
GRUPO 3 : Publicação (3,0)
1) Trabalhos publicados nos últimos 05 anos
a) Resumos Simples (0,1 x cada resumo, sendo no máximo 4 resumos publicado) = 0,4 Expandido (0,2 x cada resumo, sendo no máximo 3 resumos publicado) = 0,6
b) Artigos Livro (0,2 cada artigo, sendo no máximo 6 artigos publicados em livros) = 1,2 Periódico (0,2 cada periódico, sendo no máximo 4 por cada periódico publicado) =0,8
GRUPO 4: Participação em Eventos Científicos nos últimos 05 anos (1,5)
- Internacional (0,2 por cada evento científico, sendo no máximo 4 eventos) = 0.8.
- Nacional (0,1 por cada evento científico, sendo no máximo 5 eventos) = 0,5.
- Local (0,1 para cada evento científico, sendo no máximo 2 eventos) = 0,2.
OBS: Todas as etapas da seleção ocorrerão no Campus Central,conforme disposto abaixo:
- Local: Departamento de Geografia - FAFIC/Campus Central - Av. Professor Antônio Campos, s/n BR 110 Km. 46 - Costa e Silva.
- Etapas do Processo:
- Inscrição: 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de Maio.
- Divulgação da Nomeação da Banca Examinadora: 23/05/2013 no Departamento de Geografia e no site da UERN.
- Deferimento das Inscrições: 24/05/2013
- Sorteio dos temas da Prova Didática e divulgação dos horários de realização: 27/05/2013 às 8h na Secretaria do Departamento de Geografia - FAFIC. É obrigatória a presença de todos os candidatos inscritos no processo seletivo para o sorteio do tema da prova didática.
- Prova Didática (1ª etapa - eliminatória) (a partir do dia 28/05/2013 às 8h.);
- Divulgação da análise de Curriculum vitae, conforme a plataforma lattes (2ª etapa - classificatória) (31/05/2013).
- Divulgação do Resultado Final do Processo Sele - 03/06/2013 (na página da UERN)
4. DA BANCA AVALIADORA:
É vedada a participação, na Comissão Examinadora, de docente:
- Cônjuge de candidato, mesmo que separado judicialmente, divorciado ou companheiro;
- Ascendente ou descendente de candidato, ou colateral até terceiro grau, seja parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção;
- Sócio de candidato em atividade profissional;
- Orientador, ex-orientador, co-orientador ou ex co-orientador em cursos de pós-graduação do candidato;
- Integrante de grupo de projeto de pesquisa com co-autoria de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;
- Co autor de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;
- O examinador que, em razão de afinidade com candidato inscrito, possa ter interesse pessoal no resultado do certame;
Observações: Na ocorrência de um dos impedimentos aqui descritos, o membro da comissão por ele abrangido será automaticamente substituído por professor suplente;
No caso de, ainda, nenhum dos dois suplentes ficar desimpedido das restrições aqui descritas, será convidado professor de outra Instituição de Ensino Superior.
5 - RECURSOS DISPONÍVEIS
Será disponibilizado Projetor de Multimídia e quadro branco na Sala de Cartografia do DGE;
O computador que será utilizado é de responsabilidade do candidato.
6 - DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
A classificação final, publicada em ordem decrescente, dar-se-á pela média obtida pela pontuação da Prova Didática (peso 0,7) com a nota da análise de curriculum, (peso 0,3).
Em caso de empate, a ordem de prioridade para o desempate será:
1. maior idade;
2. maior nota na Prova Didática;
3. maior pontuação no Curriculum Vitae, conforme plataforma lattes.
7 - DO RESULTADO
O resultado da seleção será divulgado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, através de Comunicado, no dia 03 de junho de 2013, publicado no mural do Departamento de Geografia da FAFIC e no site da UERN www.uern.br.
8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
1. Os candidatos que não estiverem presentes no dia, horário e local do sorteio dos temas da Prova Didática serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
2. Os candidatos aprovados no número de vagas ofertados serão convocados imediatamente.
3. O resultado da seleção simplificada, objeto deste comunicado, terá validade máxima de um ano, respeitadas as áreas de conhecimento demandantes de contratação de professor substituto, conforme solicitação do respectivo departamento acadêmico;
4. As informações constantes do curriculum vita, conforme plataforma lattes, e não comprovadas não serão contabilizadas para efeito de classificação;
5. É vedada a inscrição condicional, obrigando-se o candidato ou seu procurador, a entregar, no ato da inscrição, toda documentação exigida;
6. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão do Processo Seletivo Simplificado.
Mossoró, 14 maio de 2013.
Profª Lúcia Musmmé Fernandes Pedrosa
Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis