UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN

Notícia:   UERN abre vaga para Professor no Departamento de Geografia da FAFIC

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA - SEEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

PUBLICAÇÃO COMUNICADO DE SELEÇÃO Nº 18-PRORHAE/UERN

PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PRORHAE
GABINETE DA PRÓ-REITORA
Fone: (84) 3315-2124 - Fax:(84) -3315-2123 - e-mail: prorhae@.uern.br

A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/FUERN, por intermédio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE e do Departamento de Geografia, torna pública, pelo presente Comunicado, a abertura de inscrições do processo de seleção simplificada para contratação, por tempo determinado, para o cargo de Professor, para atuar no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais no Campus Central, conforme demanda por semestre letivo observando-se o que segue:

CARGO

REGIME DE
TRABALHO

NÚMERO DE VAGAS

CATEGORIAS DE CONHECIMENTO/ ÁREAS DE ATUAÇÃO

EXIGÊNCIAS

PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR

40h

2

Geografia Humana
Geografia Física
Ensino de Geografia

- Ser maior de 18 anos;
- Disponibilidade de horário para atender às necessidades do Departamento;
- Graduação em Geografia (Bacharelado ou Licenciatura)
- Especialização em Geografia ou áreas afins

Todos os critérios acima têm que ser devidamente comprovados no momento da inscrição com cópias comprobatórias.

2 - DO LOCAL, PERÍODO E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

Período: 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de Maio de 2013

Horário: 07:00 hs às 11:00hs e das 19:00 hs às22:00hs

Local: Secretaria do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais- FAFIC/Campus Universitário Central - Av. Professor Antônio Campos, s/n BR 110 Km. 46 - Costa e Silva.

2.1. PROCEDIMENTOS

Apresentar Curriculum Vitae conforme a plataforma lattes (com foto e documentação comprobatória), no ato de inscrição; preencher o formulário de inscrição.

3 - DOS CRITÉRIOS E ETAPAS DA SELEÇÃO

3.1 PROVA DIDÁTICA - de caráter eliminatório, com obtenção de nota mínima 7,0 (sete) para classificação, constará de aula expositiva perante a Banca Examinadora, com duração de 50 (cinquenta) minutos, podendo o candidato ser arguido sobre o tema da aula, cujo objetivo é avaliar o desenvolvimento do candidato a respeito do domínio do conteúdo; didática; fluência verbal e Plano de aula que deverá ser entregue em três vias para os membros da banca.

3.1.1 Temas para a Prova Didática:

- Epistemologia da Geografia

1. O surgimento da Geografia enquanto ciência

2. As principais correntes do pensamento geográfico e seus percursores

3.Os conceitos-Chave da Geografia

4. O Surgimento da Geografia Brasileira

Bibliografia Sugerida:

ANDRADE, M.C. Geografia, ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. Recife: EDUFPE, 2006.

CASTRO, I.E.; CORRÊA, R.L.; GOMES, P.C.C. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

GOMES, P.C.C. Geografia e modernidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

MENDONÇA, F.; KOZEL, S. (Orgs.). Epistemologia da geografia contemporânea. Curitiba, UFPR, 2002.

MORAES, A.C.R. Geografia: pequena história crítica. 17 ed. São Paulo: Hucitec, 1999.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. 2ª ed. São Paulo, HUCITEC

- Geografia do Mundo Contemporâneo

1. O território e as as territorialidades do capitalismo global

2. Meio Técnico-científico informacional e o papel das redes técnicas

3.. Globalização, regionalização e fragmentação e a nova ordem mundial multipolar.

4. Os principais conflitos mundiais e sua repercussão no espaço.

Bibliografia Sugerida:

CORSI, F. L. A globalização e a crise dos estados nacionais. In: DOWBOR, L.; IANNI, O.; RESENDE, P. E. A. (Org.). Desafios da globalização. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

HAESBAERT, R. Territórios alternativos. Niterói: EDUFF; São Paulo: Contexto, 2002.

IANNI, O. Teorias da globalização. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

SADER, E. (org) Sete pecados do capital. 3 ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2003.

- Ensino de Geografia:

Indicações de pontos temáticos para aula didática

A história do pensamento geográfico e a história da disciplina escolar Conceitos e conteúdos na prática de ensino de Geografia

O currículo oficial, livro didático e ensino de Geografia

Formação docente e Ensino de Geografia

Saberes docentes: planejamento e avaliação no ensino aprendizagem da geografia Representação e novas linguagens e ensino de Geografia

Bibliografia Sugerida:

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de. Dois Momentos na História da Geografia Escolar: a geografia clássica e as contribuições de Delgado de Carvalho. Revista Brasileira de Educação em Geografia. Rio de Janeiro, v.1, nº 2, 2011. < http://www.revistaedugeo.com.br> Ana Fani Alessandri (org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

ANTUNES, C. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010.

CASTELLAR, S. M. V. (Org.) Educação Geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.

CASTROGIOVANNI, A. C. (org). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto alegre: Ed. Da Universidade Federal do Rio Grande do sul, 1999.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Campinas - Sp: Papirus, 1998

CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Editora Alternativa, 2002.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia e ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais em discussão. In: CARLOS, A. F. A. & OLIVEIRA, A. U de. Reformas no mundo da educação: Parâmetros Curriculares e Geografia. São Paulo: Contexto, 1999

PONTUSCHKA, N.N; OLIVEIRA, A. U. de (Orgs.) Geografia em Perspectiva: ensino e pesquisa. 3ª Ed., São Paulo: Contexto, 2006.

ROCHA, Genilton Odilon Rego. A Trajetória da Disciplina Geografia no Currículo Escolar Brasileiro (1837-1942): Anais eletrônicos... EGAL, Ecuentro de Geógrafos de América Latina, Buenos Aires, 1997.

________. Uma breve historia da formação do(a) professor(a) de Geografia do Brasil.

Terra Livre, São Paulo, nº 15, p.129-144, 2000

VESENTINI, J. W. (Org.) Geografia e Ensino: texto críticos. Campinas: Papirus, 1989.

VESENTINI, J. W. (Org.) O Ensino de Geografia no Século XXI. Campinas: Papirus,2004.

- Biogeografia:

1 - Natureza e História da Biogeografia

2 - Territórios Biogeográficos

3 - Os Grandes Biomas da Terra

Bibliografia Sugerida:

GUERRA, Antônio Teixeira; CUNHA, Sandra Baptista (orgs.). Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 396p.

MARTINS, Celso.Biogeografia e Ecologia. SP: Distribuidora de Livros Escolares p. 115.

TROPPMAIR, Helmut.Biogeografia e Meio Ambiente. 8. ed. Rio Claro: Divisa, 2008. p. 227.

FERNANDES, Afrânio.Temas Fitogeográficos. Fortaleza: , 1990. p. 116.

RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 470p.

PENNA, Carlos Gabaglia.Biodiversidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p. 657.

3.2 - ANÁLISE DE CURRICULUM VITAE: conforme a plataforma lattes - de caráter classificatório, para os candidatos aprovados na Prova Didática com nota igual ou superior a 7,0 (sete), constará na avaliação com base nos seguintes critérios:

GRUPO 1: Pós-Graduação na Área da seleção (2,5) . Especialização em Áreas Afins (0,2)

- Especialização em Geografia (0,4)

- Mestrado (0,8)

- Doutorado (1,3)

GRUPO 2: Atividades no Magistério (3,0)

- Experiência Profissional na área de seleção

a) No ensino superior (0,2 por cada semestre, sendo no máximo 05 semestres letivos) = 1,0

b) Na educação básica (0,1 por cada semestre, sendo no máximo 05 semestres letivos) = 0,5

c) Bolsista de iniciação científica (0,35 por cada semestre letivo, sendo no máximo 2 semestres letivos) = 0,7

d) Aluno monitor de extensão, PIM, PET (0,2 por cada semestre, sendo no máximo 04 semestres letivos)) = 0,8

GRUPO 3 : Publicação (3,0)

1) Trabalhos publicados nos últimos 05 anos

a) Resumos Simples (0,1 x cada resumo, sendo no máximo 4 resumos publicado) = 0,4 Expandido (0,2 x cada resumo, sendo no máximo 3 resumos publicado) = 0,6

b) Artigos Livro (0,2 cada artigo, sendo no máximo 6 artigos publicados em livros) = 1,2 Periódico (0,2 cada periódico, sendo no máximo 4 por cada periódico publicado) =0,8

GRUPO 4: Participação em Eventos Científicos nos últimos 05 anos (1,5)

- Internacional (0,2 por cada evento científico, sendo no máximo 4 eventos) = 0.8.

- Nacional (0,1 por cada evento científico, sendo no máximo 5 eventos) = 0,5.

- Local (0,1 para cada evento científico, sendo no máximo 2 eventos) = 0,2.

OBS: Todas as etapas da seleção ocorrerão no Campus Central,conforme disposto abaixo:

- Local: Departamento de Geografia - FAFIC/Campus Central - Av. Professor Antônio Campos, s/n BR 110 Km. 46 - Costa e Silva.

- Etapas do Processo:

- Inscrição: 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de Maio.

- Divulgação da Nomeação da Banca Examinadora: 23/05/2013 no Departamento de Geografia e no site da UERN.

- Deferimento das Inscrições: 24/05/2013

- Sorteio dos temas da Prova Didática e divulgação dos horários de realização: 27/05/2013 às 8h na Secretaria do Departamento de Geografia - FAFIC. É obrigatória a presença de todos os candidatos inscritos no processo seletivo para o sorteio do tema da prova didática.

- Prova Didática (1ª etapa - eliminatória) (a partir do dia 28/05/2013 às 8h.);

- Divulgação da análise de Curriculum vitae, conforme a plataforma lattes (2ª etapa - classificatória) (31/05/2013).

- Divulgação do Resultado Final do Processo Sele - 03/06/2013 (na página da UERN)

4. DA BANCA AVALIADORA:

É vedada a participação, na Comissão Examinadora, de docente:

- Cônjuge de candidato, mesmo que separado judicialmente, divorciado ou companheiro;

- Ascendente ou descendente de candidato, ou colateral até terceiro grau, seja parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção;

- Sócio de candidato em atividade profissional;

- Orientador, ex-orientador, co-orientador ou ex co-orientador em cursos de pós-graduação do candidato;

- Integrante de grupo de projeto de pesquisa com co-autoria de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;

- Co autor de publicação com algum dos candidatos nos últimos 3 anos;

- O examinador que, em razão de afinidade com candidato inscrito, possa ter interesse pessoal no resultado do certame;

Observações: Na ocorrência de um dos impedimentos aqui descritos, o membro da comissão por ele abrangido será automaticamente substituído por professor suplente;

No caso de, ainda, nenhum dos dois suplentes ficar desimpedido das restrições aqui descritas, será convidado professor de outra Instituição de Ensino Superior.

5 - RECURSOS DISPONÍVEIS

Será disponibilizado Projetor de Multimídia e quadro branco na Sala de Cartografia do DGE;

O computador que será utilizado é de responsabilidade do candidato.

6 - DA APROVAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

A classificação final, publicada em ordem decrescente, dar-se-á pela média obtida pela pontuação da Prova Didática (peso 0,7) com a nota da análise de curriculum, (peso 0,3).

Em caso de empate, a ordem de prioridade para o desempate será:

1. maior idade;

2. maior nota na Prova Didática;

3. maior pontuação no Curriculum Vitae, conforme plataforma lattes.

7 - DO RESULTADO

O resultado da seleção será divulgado pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos, através de Comunicado, no dia 03 de junho de 2013, publicado no mural do Departamento de Geografia da FAFIC e no site da UERN www.uern.br.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Os candidatos que não estiverem presentes no dia, horário e local do sorteio dos temas da Prova Didática serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

2. Os candidatos aprovados no número de vagas ofertados serão convocados imediatamente.

3. O resultado da seleção simplificada, objeto deste comunicado, terá validade máxima de um ano, respeitadas as áreas de conhecimento demandantes de contratação de professor substituto, conforme solicitação do respectivo departamento acadêmico;

4. As informações constantes do curriculum vita, conforme plataforma lattes, e não comprovadas não serão contabilizadas para efeito de classificação;

5. É vedada a inscrição condicional, obrigando-se o candidato ou seu procurador, a entregar, no ato da inscrição, toda documentação exigida;

6. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão do Processo Seletivo Simplificado.

Mossoró, 14 maio de 2013.

Profª Lúcia Musmmé Fernandes Pedrosa
Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis