O Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Eduardo Meneghel Rando, no uso de suas atribuições legais e considerando:
O disposto no art. 37, II, da Constituição Federal e art. 27, II, da Constituição do Estado do Paraná; as Leis Estaduais nº 6.174/1970, 11.713/1997, 14.269/2003 e 14.825/2005; os Decretos Estaduais nº 2.508/2004, e 5.722/2005; os artigos 126 a 132 do Regimento Geral da Universidade Estadual do Norte do Paraná e o contido na Resolução nº 008/2011 do CEPE;
O Decreto Estadual nº 6.841, de 27/04/2010, e os protocolos nºs 10.738.508-8, 10.335.782-9, 10.812.140-8,10.442.860-6,10.292.061-9,7.662.059-8,7.662.050-4,7.662.068-7,10.407.783-8,10.873.576-7,10.738.505-3,10.812.193-9,10.812.014-2,10.738.520-7,10.738.535-5,10.738.512-6, 10.738.540-1,de anuência para Concurso Público para Docente na UENP;
As Resoluções do Conselho de Administração de nºs. 005/2010, de 28/05/2010, 007/2010, de 13/07/2010 e 011/2011, de 03/06/2011, que estabeleceram o quantitativo de vagas para realização de concurso público, para o provimento do cargo de professor do Ensino Superior no Estado do Paraná, nos Campi da UENP, TORNA PÚBLICO que estão abertas as inscrições para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR NÃO TITULAR DE ENSINO SUPERIOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, para os Campi e Centros de Estudos, áreas/subáreas e regimes de trabalho, conforme disposto no presente edital e seus anexos:
I - DO CARGO
1.1 Quando da nomeação, o candidato ingressará no nível inicial do cargo de Professor de Ensino Superior, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior, a ser enquadrado na classe conforme a titulação do candidato, sendo: Assistente (Título de Mestre) e Professor Adjunto (Título de Doutor), e será lotado no respectivo Campus e Centro de Estudos para o qual se habilitou.
1.2 Será aplicado o Regime Jurídico dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Paraná ou outra lei que venha substituí-lo.
1.3 Regime de trabalho: T-40 (Tempo integral de quarenta horas semanais).
1.4 O provimento dar-se-á, inicialmente, no regime T-40. Após o ingresso, o candidato aprovado poderá apresentar projeto de pesquisa ou extensão e requerer o regime de tempo de dedicação exclusiva (TIDE), na forma das normas vigentes.
1.5 O horário das atividades do professor nomeado será de acordo com o regime de trabalho e com as necessidades acadêmicas e administrativas da Instituição, conforme horário determinado por resolução que discipline o cumprimento da jornada de trabalho e da distribuição de carga horária dos docentes da UENP.
1.6 Os candidatos habilitados serão nomeados rigorosamente de acordo com a classificação obtida, consideradas as vagas existentes ou que venham a existir na carreira do Magistério Superior, em todos os níveis de ensino da UENP, na área do concurso ou em outras correlatas, do Quadro de Pessoal da Universidade Estadual do Norte do Paraná.
1.7 O candidato aprovado no presente concurso ministrará aulas na área/subárea para a qual foi nomeado além de aulas na área/subárea correlata, desde que possua qualificação para isso, de acordo com as necessidades da Instituição, bem como executará outras atividades correlatas à docência, de conformidade com a Lei 11.713, de 07/05/1997, respeitada a titulação:
a. Professor Assistente: além das atribuições da classe de Professor Auxiliar, atividades de ensino em cursos de pós-graduação "lato-sensu", elaboração de projetos de pesquisa e/ou elaboração e coordenação de projetos de extensão; orientação de alunos de pós-graduação "lato-sensu" e/ou bolsistas de iniciação científica ou aperfeiçoamento e participação em banca de concurso público para a classe de Professor Auxiliar;
b. Professor Adjunto: além das atribuições da classe de Professor Assistente, atividades de ensino em cursos de pós-graduação "stricto-sensu", coordenação de projetos de pesquisa, orientação de alunos de pós-graduação "stricto-sensu", participação em banca de concurso para a classe de Professor Assistente.
1.8 Vencimentos: conforme o enquadramento para o regime de 40 horas é de:
Classe | Titulação | Salário básico R$ | Adicional de titulação R$ | Vencimento R$* |
T-40 | T-40 | T-40 | ||
Professor Adjunto A | Doutor | 2.613,96 | 1.960,47 | 4.574,43 |
Professor Assistente A | Mestre | 2.080,14 | 936,05 | 3.016,18 |
(*) Vencimento mensal correspondente ao mês de junho de 2011.
1.9 Regime TIDE - considerar + 55% sobre o vencimento básico. O Regime TIDE (Tempo Integral e Dedicação Exclusiva) somente será concedido de acordo com a Lei Estadual nº 14.825/2005, após aprovação de projeto na Instituição, desde que satisfeita a exigência legal de possibilidades orçamentárias e financeiras da Universidade para este fim.
1.10 Vagas: as descritas no Anexo I do presente edital.
1.11 São requisitos para investidura no cargo:
a. Ter sido aprovado no concurso;
b. Ser brasileiro nato ou naturalizado, português com igualdade de direitos políticos ou estrangeiro que apresente prova de que estão no Brasil em conformidade com a lei brasileira;
c. Ter completado 18 anos;
d. Estar no gozo dos direitos políticos;
e. Estar em dia com as obrigações do serviço militar;
f. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
g. Possuir os requisitos de escolaridade e titulação exigidos para o seu exercício, especificados no Anexo I;
h. Apresentar aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, a ser comprovada por inspeção médica oficial pré-admissional;
i. Não acumular cargo, emprego ou função pública, no momento do ato da posse, à exceção do acúmulo previsto pela Constituição Federal e Constituição do Estado do Paraná.
1.12 A não apresentação de qualquer documento até o ato da posse, implicará na perda dos direitos dela decorrentes.
II - DAS INSCRIÇÕES
2.1 A realização das inscrições compreenderá o período de 08 de setembro a 06 de outubro de 2011, nos horários de funcionamento das respectivas Unidades da UENP, como segue:
I - Campus de Jacarezinho - das 9h às 12h e das 14h às 17h
Protocolo Geral da Reitoria
Av. Getúlio Vargas - JACAREZINHO - PR - CEP 86.400-000
Fone: (43) 3525-3589.
II - Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - das 8h às 12h e das 14h às 17h Unidade de Recursos Humanos.
Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria - Caixa Postal 261 - BANDEIRANTES - PR - CEP 86.360-000.
Fone: (43) 3542 8016.
III - Campus de Cornélio Procópio - das 14h às 20h
Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos.
Às margens da PR 160, km zero, saída para Leópolis - Cornélio Procópio - PR - CEP. 86.300-000.
Fone: (43) 3904-1921 ou 3904-1916.
2.2 Serão aceitas inscrições pelo correio, desde que atendidas às exigências deste edital, devendo a postagem, via Sedex com Aviso de Recebimento - AR, ser realizada, no máximo, até o final do expediente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do dia 28 de setembro de 2011, para os endereços constantes no item 2.1. A inscrição via postal somente é válida mediante a anexação do comprovante original de depósito da taxa de inscrição e dos documentos arrolados neste edital, desde que seja recebida até o dia do encerramento das inscrições.
2.3 O pedido de inscrição será feito mediante requerimento em formulário próprio disponível no site: www.uenp.edu.br/prorh, assinado pelo candidato ou por procurador legalmente habilitado, com poderes especiais, constando a especificação do Campus e Centro de Estudos e a área/subárea de conhecimento para a qual o candidato pretende concorrer e acompanhado dos seguintes documentos:
a. Comprovante original do recolhimento da taxa de inscrição na Caixa Econômica Federal, Agência 0391, conta-corrente nº 146-1, código da operação: 006, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), sendo que em nenhuma hipótese haverá restituição da mesma;
b. Fotocópia do CPF e de documento oficial de identidade com foto, e no caso de candidato estrangeiro, fotocópia de documento oficial que comprove a sua condição de naturalizado, reservado aos portugueses as prerrogativas do § 1º do art. 12 da Constituição Federal e Decretos nºs. 70.391/72 e 70.436/72;
c. Fotocópia do Título de Eleitor, acompanhado da Certidão de Quitação Eleitoral atualizada, emitida pela Justiça Eleitoral ou retirada pelo site www.tse.gov.br;
d. Fotocópia do diploma de graduação, devidamente registrado ou convalidado, ou certidão de conclusão de curso;
e. Fotocópia do histórico escolar do curso de graduação;
f. Fotocópia da ata de defesa (Mestrado/Doutorado) ou Certificado de conclusão e o histórico correspondente.
g. Fotocópias dos documentos comprobatórios dos demais requisitos mínimos exigidos para cada vaga, previstos no Anexo I;
h. Curriculum Vitae no formato da Plataforma Lattes com páginas numeradas, encadernado, devidamente comprovado, sendo que não serão pontuados os documentos fora de ordem. Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos;
i. Declaração de que conhece e aceita, irrestritamente, as normas estabelecidas neste edital.
2.4 O diploma de Mestrado ou Doutorado poderá ser apresentado pelo candidato aprovado, até cinco dias após a comunicação feita pela Comissão Especial de Concurso (CEC), informando a homologação do concurso pela SEAP - Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
2.4.1- A falta de cumprimento da exigência constante deste subitem implicará em perda automática da vaga, com a consequente convocação do candidato seguinte na classificação.
2.5 Ao candidato estrangeiro, depois de cumpridas as demais exigências deste edital, é permitida a inscrição no concurso público mediante a apresentação de visto temporário, nos termos da Lei Federal nº. 6.815, de 19 de agosto de 1980, ou mediante a apresentação de visto permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.
2.6 Na hipótese de candidato estrangeiro não portador de visto temporário ou permanente no ato da inscrição lhe será concedida inscrição condicional, para que providencie, no transcorrer do concurso público, e apresente na data da admissão, sob pena da perda da vaga para o candidato classificado seguinte, o visto temporário, nos termos da Resolução Normativa nº 1, de 29 de abril de 1997, do Conselho Nacional de Imigração, devendo, no entanto, para a posse, apresentar o visto permanente.
2.7 As cópias dos documentos a serem juntadas, nos termos deste edital, poderão ser autenticadas pela Unidade de Recursos Humanos, mediante apresentação dos documentos originais no ato da inscrição.
2.8 É vedada mais de uma inscrição por candidato.
2.9 Serão aceitas as inscrições de portadores de diploma de graduação obtido no exterior somente com a devida convalidação no território nacional ou portadores de título de mestre ou de doutor obtido ou convalidado no Brasil, na forma da lei vigente.
2.10 Somente serão aceitas inscrições de portadores de títulos de pós-graduação obtidos no exterior, mediante apresentação de comprovante de convalidação correspondente, expedido por instituição de ensino superior oficial e acompanhado de tradução pública juramentada.
2.11 Serão aceitos somente os cursos de especialização que atendam às exigências do Conselho Nacional de Educação.
2.12 Os títulos de mestre ou doutor, somente serão aceitos se provenientes de programas de pós-graduação que tenham validade nacional comprovada pela CAPES/MEC, ou convalidados em instituição oficial, com tradução pública juramentada.
2.13 O diploma do curso de mestrado ou de doutorado poderá ser substituído, de forma condicional e pelo prazo máximo de um ano, por certificado de conclusão ou ata de defesa assinada pela banca examinadora, devendo constar que o curso é reconhecido pela CAPES/MEC e que o candidato cumpriu todos os requisitos para a outorga do grau.
2.14 O Presidente da CEC divulgará até o dia 14 de outubro de 2011, pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP, a homologação das inscrições contendo o nome do candidato e o número da inscrição.
2.15 Qualquer interposição de recurso relativo à não homologação da inscrição somente será admitida no prazo de até 5 (cinco) dias úteis contados a partir da data de publicação do edital e deverá ser dirigida ao Presidente da CEC, sem efeito suspensivo.
2.16 No prazo de até 5 (cinco) dias úteis, a CEC analisará os recursos de não-homologação de inscrição e publicará o resultado, pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP.
2.17 Os candidatos cujos recursos tenham sido acolhidos, terão suas inscrições encaminhadas às respectivas Bancas Examinadoras.
III - DO JULGAMENTO DOS CANDIDATOS
3.1 O julgamento dos candidatos cujas inscrições foram homologadas caberá, em cada caso, a uma Banca Examinadora, observado o art. 130 do Regimento Geral da UENP, nomeada pelo Reitor, constituída por docentes de reconhecida qualificação nos campos de conhecimento compreendidos na seleção ou áreas afins, e de titulação igual ou superior à docência a ser provida.
3.2 As Bancas Examinadoras serão constituídas por 3 (três) membros e 2 (dois) suplentes, dos quais pelo menos 1 (um) de outra IES e que não tenha pertencido ao corpo docente da UENP nos últimos 5 (cinco) anos. Os seus componentes serão indicados pelo Conselho de Centro (10 nomes), ouvido o Colegiado de Curso, a que pertencer a docência objeto da seleção e homologadas pela Congregação.
3.3 Não poderão participar da Banca Examinadora, parentes consanguíneos ou afins dos candidatos até o terceiro grau de parentesco, bem como aqueles que se declararem impedidos.
3.4 No ato da homologação das inscrições dos candidatos, estes serão informados da composição da Banca Examinadora e do dia de sua instalação para o início da seleção.
3.5 Os candidatos inscritos poderão apresentar impugnação justificada a qualquer dos 10 (dez) nomes indicados para a composição da Banca Examinadora, que deverá ser analisada pela CEC até 5 (cinco) dias após o término das inscrições no concurso público.
3.6 Idêntico direito ao item 3.5 será assegurado no caso de alteração da composição da Banca, hipótese em que o prazo de 5 (cinco) dias passará a vigorar a partir da data da publicação da respectiva alteração.
3.7 As impugnações serão apreciadas pela CEC e posteriormente deliberadas pelo Reitor, no prazo de até 48 (quarenta e oito horas), e o resultado será publicado via edital.
3.8 O resultado final do concurso público julgado pela Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade, por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data de publicação no Diário Oficial do Estado do Paraná do resultado final deste concurso, recurso ao CEPE, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de dois terços (2/3) de seus membros.
3.9 A lista de temas, inclusive bibliografia sugerida para as provas, compõe o presente edital - Anexo IV.
IV - DAS PROVAS
4.1 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas, que atenderem às exigências deste edital e que estiverem portando documento de identidade com foto.
4.2 O concurso público constará de:
a. Prova escrita, com caráter eliminatório;
b. Prova didática com arguição sobre o tema sorteado para a prova didática, de caráter eliminatório;
c. Análise de curriculum vitae, com caráter classificatório.
4.3 Para efeito de aprovação, o candidato deverá atingir nota igual ou superior a 7 (sete) em cada prova.
4.4 Para efeito de classificação, a nota final do candidato será atribuída por meio de média ponderada, conforme disposto no item 4.9.3, considerando as notas obtidas nas provas escrita, didática e no exame de Títulos (ver Anexo II).
4.5 Não será permitido ao candidato durante a realização das provas, sob pena de eliminação do concurso:
a. comunicar-se com os demais candidatos ou pessoas estranhas ao concurso, bem como consultar livros ou apontamentos, salvo a legislação seca para as disciplinas jurídicas;
b. ausentar-se do recinto sem o acompanhamento por um componente da equipe de execução do concurso;
c. utilizar-se de meios ou procedimentos ilícitos para a realização da prova.
4.6 PROVA ESCRITA:
4.6.1 A prova escrita, de caráter eliminatório, simultânea para todos os candidatos à mesma área ou subárea de conhecimento objeto do concurso, versará sobre tema único, sorteado no momento da prova por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, de uma lista de 10 (dez) temas do conteúdo programático e terá duração de 03h30min horas (três horas e trinta minutos) precedida de 30 (trinta) minutos para consulta de material impresso ou manuscrito na sala de realização da prova.
4.6.2 A prova escrita será realizada no dia 26 de outubro de 2011, com início às 9:00 horas, nos locais indicados no edital.
4.6.3 A prova escrita terá seu início com o sorteio do tema, não sendo mais admitido ingresso ou saída de nenhum candidato do local da prova, salvo excepcionalidade autorizada por unanimidade pela Banca Examinadora.
4.6.4 O tema sorteado na prova escrita será excluído da prova didática.
4.6.5 A prova escrita será avaliada pela Banca Examinadora no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após a sua conclusão, de acordo com os seguintes critérios.
a. Apresentação (introdução - desenvolvimento - conclusão);
b. Conteúdo (mínimo - organização - clareza de idéias);
c. Linguagem (clareza - propriedade - correção).
4.6.6 A avaliação da prova escrita será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, cabendo a cada um de seus membros atribuir a sua nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo a nota final a média aritmética das mesmas, com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.
4.6.7 O candidato que não obtiver 7,0 (sete) na média da prova escrita, será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.
4.6.8 O resultado da avaliação da prova escrita será publicado através de edital a ser divulgado pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP.
4.6.9 Contra o resultado da prova escrita caberá pedido de reconsideração, devidamente fundamentado, dentro do prazo de 24 (vinte e quatro) horas, a contar da publicação da nota final, devendo a Banca Examinadora analisá-la nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes, lavrar ata circunstanciada de sua decisão e publicá-la em edital, só cabendo recurso dessa decisão nos termos do art. 9°, §8° da Resolução 008/2011 do CEPE.
4.7 PROVA DIDÁTICA:
4.7.1 A prova didática será pública, vedada a presença de candidatos da mesma área, com o objetivo de apurar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação e de síntese do candidato, bem como seu conhecimento da matéria e constará de aula proferida, em nível de graduação, no tempo mínimo de 40 (quarenta) e no máximo de 60 (sessenta) minutos, sobre o tema sorteado pela CEC, com 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, excluído o tema sorteado para a prova escrita.
4.7.2 O tema da prova didática, retirado da lista aprovada, será comum a todos os candidatos da área e definido por sorteio, realizado pela CEC.
4.7.3 O sorteio do tema será efetuado no dia 09 de novembro de 2011, às 08h30min (oito horas e trinta minutos), no prédio da Reitoria, na Sala dos Conselhos, na presença de um membro representante da Banca Examinadora de cada área e dos candidatos interessados. O tema será publicado através de edital a ser divulgado pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP.
4.7.4 O cronograma da realização da prova didática, a ser realizada nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2011, obedecerá à ordem alfabética dos nomes dos candidatos aprovados na prova escrita e será divulgado em será publicado através de edital a ser divulgado pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP.
4.7.5 O candidato que não comparecer, por qualquer motivo, à prova didática, até o início da hora marcada para a sua realização, será automaticamente desclassificado do concurso, sem direito a recurso.
4.7.6 O comparecimento do candidato para o sorteio do tema para a prova didática com arguição é opcional.
4.7.7 Ao iniciar a prova didática, o candidato deverá apresentar à Banca Examinadora o plano de aula, em 3 (três) vias.
4.7.8 A avaliação da prova didática será efetuada pela Banca Examinadora respectiva, devendo cada um de seus membros atribuir uma nota, na escala de 0 (zero) a 10 (dez).
4.7.9 A nota final da prova didática será a média aritmética das notas atribuídas pelos membros da Banca Examinadora, na escala de zero (0) a dez (10), com uma casa decimal, utilizando-se a seguinte regra: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro), permanece o primeiro número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.
4.7.10 O candidato que não obtiver a média mínima 7,0 (sete) na prova didática será eliminado.
4.7.11 Para a prova didática serão disponibilizados quadro de giz e projetor multimídia, ficando a cargo do candidato trazer computador pessoal.
4.7.12 A arguição fará parte da prova didática e ocorrerá após a exposição do candidato não podendo exceder 20 (vinte) minutos.
4.8 ANÁLISE DE TÍTULOS
4.8.1 A análise do curriculum vitae dos candidatos será realizada pela Banca Examinadora, em sessão reservada, observados os itens constantes do Anexo II, e terá caráter classificatório.
4.8.2 Para todos os efeitos deste concurso a experiência com frações superiores a 6 (seis) meses será considerada como ano completo.
4.8.3 No exame de títulos, será atribuída ao candidato uma nota igual à somatória dos pontos obtidos, divididos por 100 (cem).
4.9 DO RESULTADO FINAL:
4.9.1 O resultado da média aritmética da prova escrita e prova didática será multiplicado por 7 (sete) e a nota do exame de títulos será multiplicada por 3 (três), dividindo-se por 10 (dez) o total de pontos atingidos, que resultará na nota final, com uma casa decimal, utilizando a regra universal de aproximação: quando o segundo número subsequente à vírgula for de 0 (zero) a 4 (quatro) permanece o segundo número subsequente à vírgula; quando o segundo número subsequente à vírgula for de 5 (cinco) a 9 (nove), o primeiro número subsequente à vírgula será acrescido de uma unidade.
4.9.2 Havendo empate terá preferência o candidato com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, na forma do disposto no parágrafo único, do art. 27, da Lei n. 10.741, de 01.10.2003, e, persistindo o empate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:
I. maior nota da prova escrita;
II. maior nota na análise do curriculum vitae;
III. maior nota na prova didática;
IV. maior idade.
4.9.3 O resultado final fornecido pela Banca Examinadora será tabulado pela CEC e encaminhado à Reitoria para divulgação e publicação oficial.
4.9.4 O resultado final deste concurso público será publicado, conforme relação dos candidatos aprovados por ordem de classificação para as vagas oferecidas nas respectivas áreas/subáreas, no Diário Oficial do Estado do Paraná, bem como estará à disposição dos interessados no edital a ser divulgado pelo site institucional: www.uenp.edu.br/prorh e afixado no Edital da Reitoria da UENP.
4.9.5 No prazo de 2 (dois) dias úteis contados a partir da data da publicação do resultado final deste concurso, poderá ser interposto recurso ao Reitor da UENP somente nos casos de manifesta irregularidade ou ilegalidade, que decidirá após o parecer da CEC.
4.9.6 No caso de anulação total ou parcial do resultado do concurso, a Instituição providenciará, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a realização de novas provas, com os mesmos candidatos, não sendo permitida a juntada de novos documentos.
V - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Cabe à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP homologar o resultado final do concurso público.
5.2 A inspeção médica, de caráter eliminatório, obedecerá à ordem rigorosa de classificação dos candidatos aprovados, e compreenderá: exames clínicos, laboratoriais e complementares, atendendo às especificidades para as áreas de conhecimento e atuação docente. Todos os exames correrão à custa do candidato.
5.3 O ato de admissão do docente determinará o Campus e Centro de Estudos de lotação, não o vinculando à disciplina específica, nem o restringindo a um único Centro de Estudos.
5.4 O presente concurso terá validade de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação, no Diário Oficial do Estado do Paraná, do Ato de Homologação de Resultado Final do concurso, podendo ser solicitada a sua prorrogação ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE, uma única vez, por igual período, após consulta dos Centros de Estudos.
5.5 É de responsabilidade do candidato, durante todo o prazo de realização e validade do concurso público, manter atualizado o seu endereço junto à Pro-Reitoria de Recursos Humanos da UENP.
5.6 A aprovação no concurso público somente gera para o candidato direito à nomeação, desde que aprovado e classificado dentro do quantitativo de vagas do edital de abertura.
5.7 Surgindo novas vagas, devidamente aprovadas pelo Conselho de Administração, durante o período de validade do presente concurso público na mesma área/subárea, os candidatos aprovados poderão ser convocados, observada a ordem de classificação e demais exigências normativas.
5.8 No ato da assinatura do Termo de Posse o nomeado firmará declaração de que não acumula cargo, emprego ou função pública. Na hipótese de acúmulo legal, contemplado no artigo 37, inciso XVI da Constituição Federal e artigo 27, inciso XVI da Constituição do Estado do Paraná, o nomeado firmará declaração de acúmulo legal de cargos, à qual anexará informação dos horários de suas atividades emitida pelo respectivo órgão.
5.9 Considerando que o número de vagas existente em cada área não permite a utilização dos percentuais exigidos, não serão aplicados os dispositivos das Leis Estaduais nº 14.274, de 24/12/2003, e 13.456, de 11/01/2002.
5.10 Não serão dadas por telefone, informações a respeito de datas, de locais e de horário de aplicação de prova, bem como do resultado do concurso. Os interessados devem consultar permanentemente o site institucional: www.uenp.edu.br/prorh, bem como no Edital da Reitoria da UENP.
5.11 Conforme o Decreto Estadual nº 2.508/2004, a Comissão Especial mantém a guarda de todos os documentos dos candidatos inscritos por 120 (cento e vinte) dias, a contar da publicação do Edital do Resultado Final, período após o qual os documentos inservíveis podem ser incinerados.
5.12 São partes integrantes deste Edital os seguintes anexos:
ANEXO I - QUADRO DE VAGAS
ANEXO II - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - EXAME DE TÍTULOS
ANEXO III - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DIDÁTICA COM ARGÜIÇÃO
ANEXO IV - LISTA DE PONTOS
ANEXO V - CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO
ANEXO VI - FICHA DE INSCRIÇÃO
5.13 Os casos omissos serão analisados pela Comissão Especial de Concurso e homologados pelo Reitor.
PUBLIQUE-SE.
Jacarezinho, Gabinete do Reitor, em 06 de setembro de 2011.
Eduardo Meneghel Rando
Reitor
ANEXO I - EDITAL 022/2011 QUADRO DE VAGAS
CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO-CCP
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Ensino de Ciências/ Biologia | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; Pós-graduação: Mestrado em Educação ou Mestrado em Educação em Ciências ou Mestrado em Educação Científica e Tecnológica com dissertação e/ou tese na área. |
Biologia Celular/ Histologia/Embriologia | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas; Pós-graduação: Mestrado em Biologia Celular ou Histologia, com dissertação e/ou tese na área: ou Mestrado em áreas afins, com experiência profissional no ensino superior nas disciplinas do concurso de pelo menos dois anos. |
Ecologia Animal | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas; Pós-graduação: Mestrado em Ecologia ou áreas afins, com dissertação e/ou tese na área de Ecologia Animal de Vertebrados. |
Microbiologia/Imunologia/ Parasitologia. | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas; Pós-graduação: Mestrado em Microbiologia, Imunologia ou Parasitologia com dissertação e/ou tese na área. |
Geografia/Geociências/ Geografia Física | 01 | 40 | Graduação: Geografia Pós-graduação: Doutorado em Geografia ou Ciências afins, com tese defendida na área de Geografia Física. |
Geografia/Geografia Humana | 01 | 40 | Graduação em Geografia e Doutorado em Geografia, com tese defendida na área de Geografia Humana. |
Ensino de Ciências e Matemática | 01 | 40 | Graduação: Licenciado em Matemática Pós-graduação: Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática ou Ensino de Ciências e Tecnologia com dissertação na área de Ensino de Matemática. |
Fundamentos da Educação /Políticas Educacionais/ Pesquisa em Educação | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia Pós-graduação: Doutorado em Educação. |
Fundamentos da Educação/ Psicologia | 01 | 40 | Graduação: Psicologia Pós-graduação: Mestrado em Psicologia ou Educação. |
Docência/Metodologia de Ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Pedagogia Pós-graduação: Mestrado em Educação. |
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES-CCP
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Linguística e Língua Portuguesa | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Letras Pós-graduação: Mestrado em Língua Portuguesa, Linguística ou Estudos da Linguagem. Experiência: dois anos como docente no ensino fundamental, médio ou graduação, na área de Língua Portuguesa, Linguística ou Produção e recepção de texto. |
Literaturas de Língua Portuguesa e Ensino de Literatura | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Letras Pós-graduação: Doutorado em Letras, na área de Estudos Literários Experiência: dois anos como docente no ensino fundamental II, médio ou graduação como professor de Língua Portuguesa/Literatura. |
Língua Inglesa e Formação de Professor de Ensino de Língua Inglesa e Estágio Supervisionado | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Letras Pós-graduação: Mestrado nas áreas de Estudos da Linguagem (LI), Linguística ou Linguística Aplicada, com dissertação, no caso de mestre, ou tese, no caso de doutor, desenvolvida na área de língua inglesa. Experiência: dois anos como docente na educação básica ou superior nas áreas de Língua Inglesa, Literatura de Língua Inglesa, Prática de Ensino de Língua Inglesa ou Formação de Professor de Língua Inglesa. |
Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Letras Pós-graduação: Mestrado nas áreas de Estudos da Linguagem (LI), Linguística ou Linguística Aplicada, com dissertação, no caso de mestre, ou tese, no caso de doutor, desenvolvida na área de língua inglesa. Experiência: dois anos como docente na educação básica ou ensino superior nas áreas de Língua Inglesa ou formação de professor de língua inglesa e/ou Literatura de Língua Inglesa. |
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCP
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | N. DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Economia Geral | 01 | 40 | Graduação: Ciências Econômicas Pós-graduação: Mestrado em Economia ou áreas afins. |
Contabilidade Geral | 02 | 40 | Graduação: Ciências Contábeis Pós-graduação: Mestrado em Ciências Contábeis ou áreas afins. |
Estatística/Matemática | 01 | 40 | Graduação: Estatística ou Matemática; Pós-graduação: Doutorado em Estatística ou áreas correlatas. Obs.: Entende-se por áreas correlatas - Título de Doutor em programas reconhecidos pela CAPES e que tenha cursado pelo menos 04 (quatro) das seguintes disciplinas: Probabilidade, Amostragem, Inferência Estatística, Estatística Bayesiana, Simulação, Análise de Regressão, Modelos Lineares; Modelos Lineares Generalizados; Análise Multivariada; Análise de Séries Temporais ou Estatística Aplicada e Matemática financeira. |
CAMPUS JACAREZINHO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO-CJ
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
História da Filosofia Moderna e Contemporânea. | 01 | 40 | Graduação: Graduação em Filosofia Pós-graduação: Mestrado em Filosofia. Experiência profissional na área de Filosofia: mínimo de 02 (dois) anos |
Ética | 01 | 40 | Graduação: Graduação em Filosofia Pós-graduação: Mestrado em Filosofia. Experiência profissional na área de Filosofia: mínimo de 02 (dois) anos. |
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES-CJ
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Língua Portuguesa | 01 | 40 | Graduação: Licenciatura Plena em Letras Pós-graduação: Mestrado em Letras ou áreas afins. Experiência: (01) um ano de docência no Ensino Superior. |
Língua Espanhola | 01 | 40 | Graduação: Letras com habilitação em Espanhol. Pós-graduação: Mestrado em Letras ou áreas afins. Experiência: (01) um ano de docência no Ensino Superior. |
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CJ
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Direito Penal (Parte Geral) | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Mestrado na área. |
Direito Civil (Família e Sucessões) | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Doutorado na área. |
Direitos Difusos e Coletivos | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Doutorado na área. |
Direito Processual do Trabalho | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Mestrado na área. |
Teoria Geral do Direito | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Mestrado na área. |
Direito Constitucional II | 01 | 40 | Graduação em Direito. Pós-graduação: Doutorado na área. |
CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CLM
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO |
Bioquímica | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas, Agronomia ou Farmácia. Pós-graduação: Doutorado em Bioquímica ou em Ciências Biológicas ou áreas afins com dissertação na área de Bioquímica. |
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO |
Imunologia | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Medicina Veterinária ou Medicina. Pós-graduação: Doutorado em Imunologia, Patologia, Microbiologia ou em Parasitologia. |
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO |
Psicologia / Psicologia da Educação | 01 | 40 | Graduação: Psicologia. Pós-graduação: Mestrado em Psicologia, Educação, Ensino de Ciências ou em Ciências. |
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO |
Genética Molecular Aplicada / Bioética e Biossegurança | 01 | 40 | Graduação: Ciências Biológicas. Pós-graduação: Doutorado em Genética, Biologia Molecular ou áreas relacionadas. |
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITO MÍNIMO PARA INSCRIÇÃO |
Práticas clínicas em alta complexidade | 01 | T-40 | Graduação: Enfermagem Pós-graduação: Mestrado em Enfermagem, Saúde Coletiva ou Ciências da Saúde. Experiência: 12 (doze) meses de atuação como enfermeiro. |
Saúde do neonato, criança e adolescente | 01 | T-40 | Graduação: Enfermagem Pós-graduação: Mestrado em Enfermagem, ou Saúde Coletiva, ou Ciências da Saúde. Experiência: 12 (doze) meses de atuação como enfermeiro. |
Enfermagem em clínica médico-cirúrgico | 01 | T-40 | Graduação: Enfermagem Pós-graduação: Mestrado em Enfermagem, ou Saúde Coletiva, ou Ciências da Saúde. Experiência: 12 (doze) meses de atuação como Enfermeiro. |
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CLM
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Semiologia Veterinária e Bioquímica Veterinária | 01 | 40 | Graduação: Medicina Veterinária Pós-graduação: Doutorado em Medicina Veterinária ou áreas afins. |
Diagnóstico por Imagem e Anatomia Veterinária. | 01 | 40 | Graduação: Medicina Veterinária Pós-graduação: Doutorado em Medicina Veterinária ou áreas afins. |
Clínica Cirúrgica de Grandes Animais e Eqüinocultura. | 01 | 40 | Graduação: Medicina Veterinária Pós-graduação: Doutorado em Medicina Veterinária ou áreas afins. |
Ciências Exatas e da Terra/Estatística | 01 | 40 | Graduação: Ciências Agrárias Pós-graduação: Doutorado em Agronomia ou áreas afins. |
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS- CLM
ÁREA/SUBÁREA DE CONHECIMENTO | Nº DE VAGAS | REGIME DE TRABALHO | REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSCRIÇÃO |
Ciência da Computação/Sistemas de Informação | 01 | 40 | Graduação: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Informática, Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados. Pós-graduação: Mestrado em Ciência da Computação ou áreas afins. |
Ciência da Computação/Banco de Dados e Sistemas Distribuídos | 01 | 40 | Graduação: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Informática, Engenharia da Computação ou Tecnologia em Processamento de Dados. Pós-Graduação: Mestrado em Ciência da Computação ou áreas afins. |
ANEXO II - EDITAL Nº 022/2011
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - EXAME DE TÍTULOS
Candidato (a): __________________________________________________________________
Área/Subárea de conhecimento: _____________________________________________________
Centro de Estudos:
1. FORMAÇÃO ACADÊMICA | LIMITE | TEMAS |
1.1 Pós-doutorado | 400 |
|
1.2 Doutorado | 350 |
|
1.3 Créditos completos de doutorado | 300 |
|
1.4 Mestrado | 250 |
|
1.5 Créditos completos de mestrado | 200 |
|
LIMITE | 400 |
|
OBSERVAÇÕES:
1. Não poderão ser computados os temas cumulativamente, prevalecendo os de maior titulação.
2. Todos os títulos serão pontuados de acordo com os limites máximos especificados.
3. Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos.
2. ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRATIVAS | UNIDADE | LIMITE MÁXIMO | PESO | VALOR MÁXIMO | TOTAL |
2.1. Magistério superior na graduação ou pós- graduação | nº anos | 10 | 14 | 140 |
|
2.2. Projetos de pesquisa concluídos ou em andamento | nº proj. | 04 | 08 | 032 |
|
2.3. Projetos de ensino concluídos ou em andamento | nº proj. | 04 | 08 | 032 |
|
2.4. Projetos de extensão concluídos ou em andamento | nº proj. | 04 | 08 | 032 |
|
2.5. Projetos de extensão/ensino em programas permanentes. | nº anos | 05 | 06 | 030 |
|
2.6. Orientação de trabalho de iniciação científica. | nº anos | 05 | 06 | 030 |
|
2.7. Orientação de trabalhos -TCC - Graduação. | nº anos | 05 | 06 | 030 |
|
2.8. Orientação de TCC de especialização. | nº orient. | 04 | 09 | 036 |
|
2.9. Orientação de dissertação de mestrado | nº orient. | 03 | 12 | 036 |
|
2.10. Orientação da tese de doutorado | nº orient. | 02 | 18 | 036 |
|
2.11. Participação em banca examinadora de concurso (ou Teste Seletivo) para magistério superior | nº bancas | 12 | 02 | 024 |
|
2.12. Participação em banca examinadora de especialização e exame de qualificação | nº bancas | 06 | 04 | 024 |
|
2.13. Participação em banca examinadora de defesa de mestrado | nº bancas | 04 | 06 | 024 |
|
2.14. Participação em banca examinadora de defesa de doutorado | nº bancas | 03 | 08 | 024 |
|
2.15. Docência em curso de atualização, extensão ou especialização | nº cursos | 05 | 02 | 010 |
|
2.16. Conferências e palestras proferidas na área ou em área afim | nº ativ. | 05 | 0,4 | 002 |
|
2.17. Coordenação de cursos de pós- graduação | nº cursos | 02 | 06 | 012 |
|
2.18. Cargos administrativos em IES | nº anos | 06 | 03 | 018 |
|
2.19. Participação em órgãos colegiados em IES | nº anos | 09 | 02 | 018 |
|
LIMITE: 300 |
|
|
|
|
|
3. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA | UNIDADE | LIMITE MÁXIMO | PESO | VALOR MÁXIMO | TEMAS |
3.1. Livros editados: autor | n° de livros | 02 | 40 | 80 |
|
3.2. Livros editados: co-autor/organizador | n° de livros | 03 | 20 | 60 |
|
3.3. Livros editados: tradutor | n° de livros | 06 | 10 | 60 |
|
3.4. Artigos em revistas especializadas/científicas indexadas QUALIS A | n° de artigos | 08 | 15 | 120 |
|
3.5 Artigos em revistas especializadas/científicas indexadas QUALIS B | n° de artigos | 08 | 10 | 80 |
|
3.6. Capítulos de livros: autor. | n° de capítulos | 08 | 10 | 80 |
|
3.7. Apresentação de trabalhos em eventos de natureza técnico-científica e cultural com publicação em Anais. | n° de apresentações | 10 | 03 | 30 |
|
3.8. Artigos em revistas não-especializadas e não-indexadas | n° de artigos | 10 | 02 | 20 |
|
LIMITE: 200 |
|
|
|
|
|
4. OUTROS TÍTULOS | UNIDADE | LIMITE MÁXIMO | PESO | VALOR MÁXIMO | TOTAL |
4.1. Cursos de pós-doutorado ou de aperfeiçoamento, cursados na área ou em área afim. | N° de cursos | 03 | 10 | 30 |
|
4.2. Atividades docentes não-universitárias na área ou em área afim (educação básica/outra) | N° de anos | 05 | 06 | 30 |
|
4.3. Docência em curso de treinamento ou extensão, em nível não-universitário | Cada 40h | 06 | 04 | 24 |
|
4.4. Graduação em outras áreas (para mais de uma graduação) | N° de cursos | 02 | 06 | 12 |
|
4.5. Participação em eventos de curta duração na área ou em área afim | Cada 30h | 20 | 0,5 | 10 |
|
4.6. Aprovação em concurso público ou teste seletivo na área ou área afim | N° de concursos | 03 | 04 | 12 |
|
4.7. Atividades profissionais não-docentes na área | N° de anos | 05 | 06 | 30 |
|
4.8. Orientação na área ou em área afim como atividade técnica | N° de semestres | 04 | 02 | 08 |
|
4.9. Cargos de direção, supervisão, orientação, coordenação na área do magistério na educação básica | N° de anos | 06 | 01 | 06 |
|
4.10. Estágios extracurriculares na área ou área afim | Cada 60h | 06 | 01 | 06 |
|
4.11. Exercício de monitoria na área ou área afim | N° de semestres | 04 | 02 | 08 |
|
4.12. Participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, durante a graduação. | N° de projetos | 10 | 0,6 | 06 |
|
4.13. Prêmios, distinções e láureas por trabalhos técnico-científicos ou culturais na área | N° de certificados | 03 | 02 | 06 |
|
4.14. Outras atividades na área ou área afim | N° de atividades | 10 | 0,6 | 06 |
|
4.15. Produção artística e cultural. | N° de atividades | 30 | 0,2 | 06 |
|
LIMITE: 100 |
|
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|
|
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ANEXO III - EDITAL Nº 022/2011
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DIDÁTICA COM ARGUIÇÃO
Candidato(a): ________________________________________________________________________
Área/Subárea de conhecimento: ___________________________________________________________
Tema da Aula: ________________________________________________________________________
Data: ___/ ____/ ____ Duração: ____________ minutos. Início: __________ Término: ________________
Centro de Estudos _____________________________________________________________________
TÓPICOS A SEREM AVALIADOS
1. Plano de Aula | Limite | Nota | Observações |
1.1 adequação dos objetivos | 0,40 |
|
|
1.2 dados essenciais do conteúdo | 0,20 |
|
|
1.3 seleção dos procedimentos didáticos | 0,20 |
|
|
1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos | 0,20 |
|
|
1.5 indicação das referências | 0,20 |
|
|
Subtotal | 1,20 |
|
|
2. Desenvolvimento | Limite | Nota | Observações |
2.1 introdução | 0,60 |
|
|
2.2 apresentação seqüencial do conteúdo | 0,80 |
|
|
2.3 relevância dos dados em função dos objetivos | 0,70 |
|
|
2.4 atualidade das informações | 0,80 |
|
|
2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos | 2,00 |
|
|
2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem | 0,70 |
|
|
2.7 variação de procedimentos didáticos | 0,70 |
|
|
2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação | 0,80 |
|
|
2.9 adequação ao tempo disponível | 0,50 |
|
|
Subtotal | 7,60 |
|
|
3. Argüição | Limite | Nota | Observações |
3.1 informações corretas | 0,40 |
|
|
3.2 relação com áreas correlatas | 0,40 |
|
|
3.3 argumentação segura | 0,40 |
|
|
Subtotal | 1,20 |
|
|
TOTAL | 10,00 |
|
|
PRESIDENTE DA BANCA: ___________________________________
1º EXAMINADOR: __________________________________________
2º EXAMINADOR:___________________________________________
ANEXO IV - EDITAL 022/2011
LISTA DE TEMAS
- A bibliografia sugerida por área está disponível no site: www.uenp.edu.br/prorh
CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - CCP
ÁREA/SUBÁREA: ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA
TEMAS:
1. Tendências atuais da pesquisa em ensino de Ciências e Biologia e suas implicações para a sala de aula.
2. Modalidades Didáticas utilizadas no ensino de Ciências e Biologia.
3. Planejamento e avaliação do processo de ensino/aprendizagem de Ciências e Biologia.
4. História e filosofia das Ciências Biológicas.
5. Ensino de Ciências e de Biologia na escola básica brasileira: aspectos históricos, paradigmas e tendências atuais.
6. Os currículos de Ciências e de Biologia para a escola básica brasileira.
7. Desenvolvimento de estágios supervisionados nas escolas para a formação de professores de Ciências e de Biologia.
8. Formação inicial e continuada de professores de Ciências e de Biologia.
9. As atividades experimentais no Ensino de Ciências e de Biologia.
10. As relações Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências e de Biologia
ÁREA/SUBÁREA: BIOLOGIA CELULAR/HISTOLOGIA/EMBRIOLOGIA
TEMAS:
1. Tecido Conjuntivo
2. Hemacitopoese
3. Tecido Epitelial
4. Glândulas Endócrinas
5. Membrana Plasmática
6. Meiose
7. Composição Molecular das Células
8. Papel das Mitocôndrias na transformação e armazenamento de energia
9. Anexos Embrionários
10. Origem e desenvolvimento dos Folhetos Embrionários
ÁREA/SUBÁREA: ECOLOGIA ANIMAL
TEMAS:
1. Ecologia Evolutiva
2. Competição interespecífica
3. Os Principais Biomas terrestres
4. As Populações, as comunidades e os fatores ecológicos
5. Natalidade, mortalidade e dispersão
6. O fluxo de energia e matéria através dos ecossistemas
7. Biologia da Conservação
8. A estrutura das biocenoses e dos ecossistemas
9. As sucessões ecológicas
10. A ecologia de paisagem e as metapopulações
ÁREA/SUBÁREA: MICROBIOLOGIA/IMUNOLOGIA/PARASITOLOGIA.
TEMAS:
1. Leishmaniose: agente etiológico, ciclo biológico, patologias e sintomas, epidemiologia.
2. Malária: agente etiológico, ciclo biológico, patologias e sintomas, epidemiologia.
3. Schistossomose: agente etiológico, ciclo biológico, patologias e sintomas, epidemiologia.
4. Taenia saginata e T. solium: agente etiológico, ciclo biológico, patologias e sintomas, epidemiologia, cisticercose.
5. Metabolismo anaeróbico das Bactérias
6. Modo de ação de agentes antibióticos
7. Biorremediação
8. Replicação Viral
9. Reação Antígeno Anticorpo
10. Regulação das Respostas imunes
ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA/GEOCIÊNCIAS E GEOGRAFIA FÍSICA
TEMAS:
1. A Geografia Física no Contexto da Evolução do Pensamento Geográfico.
2. Domínios Morfoclimáticos (Morfoestruturais E Morfoesculturais) e Complexos Fitogeográficos Brasileiros.
3. A Dinâmica Atmosférica e as Mudanças Climáticas.
4. Análise Evolutiva e as Tendências Atuais da Biogeografia.
5. Unidades Geomorfológicas e Paisagens Climato-Botânicas do Brasil.
6. Os Elementos da Paisagem Natural Paranaense e suas Influências na Organização Sócio-Econômica.
7. Processos Pedogenéticos e suas Particularidades no Território Brasileiro.
8. A Bacia Hidrográfica como Unidade Geográfica de Planejamento e Gestão Ambiental.
9. A Importância do Geoprocessamento e do Sensoriamento Remoto para a Geografia Física.
10. As Conseqüências Ambientais na Paisagem Brasileira Promovidas Durante o Período Quaternário.
ÁREA/SUBÁREA: GEOGRAFIA/GEOGRAFIA HUMANA
TEMAS:
1- Processos de Urbanização no Brasil
2- Dimensões Teóricas e Conceituais da Ciência Geográfica
3- Produção Capitalista do Espaço Contemporâneo
4- Novas Geopolíticas Mundiais
5- Distribuição e Mobilidade da População Brasileira
6- A Expansão das Fronteiras Agrícolas e Impactos Ambientais
7- Desenvolvimento da Geografia Cultural e Social no Brasil
8- Geografia, Paisagem e Turismo
9- Processos de Ocupação da Região Norte do Paraná
10- Globalização e Regionalização
ÁREA/SUBÁREA: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
TEMAS:
1. Modelagem Matemática no ensino de Cálculo;
2. Limite e continuidade de funções reais de uma variável real;
3. A derivada em gráficos de funções reais de uma variável real e suas aplicações;
4. Teorema fundamental do Cálculo e suas aplicações;
5. Técnicas de integração;
6. A utilização de software no ensino de integral;
7. Derivadas parciais de funções reais de variáveis reais;
8. Integração múltipla de funções reais de variáveis reais;
9. Sequência e séries numéricas;
10. O ensino do cálculo por meio da história da Matemática.
ÁREA/SUBÁREA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/ POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
TEMAS:
1. Estado e Políticas para a Educação: uma abordagem histórico-sociológica no contexto de reestruturação do capitalismo
2. Educação e diversidade cultural: as políticas do Estado brasileiro
3. Financiamento e educação no Brasil: limites e perspectivas para o Novo Plano Nacional de Educação (2011- 2020)
4. FUNDEB e IDEB como condicionantes para a qualidade da Educação Básica no Brasil
5. Política educacional e Formação de professores no ensino superior: projetos em disputa na sociedade brasileira.
6. A pesquisa na formação do professor na contemporaneidade.
7. Paradigmas da pesquisa na educação sobre as diversas vertentes.
8. Diferentes enfoques metodológicos da pesquisa na educação.
9. Limites e possibilidades no ensino da pesquisa em educação: diferentes abordagens.
10. Ensino-pesquisa, teoria-prática: reflexões para a práxis educacional.
ÁREA/SUBÁREA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO/PSICOLOGIA
TEMAS:
1. Aspectos históricos da constituição da psicologia
2. Diferentes abordagens sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem
3. A Psicologia da educação e seu objeto de estudo
4. Vigotsky e a Psicologia Histórico-cultural.
5. Jean Piaget e a epistemologia genética.
6. Influência dos fatores intrapessoais na aprendizagem escolar
7. Teorias Comportamentalistas e cognitivistas
8. Objeto de estudo da Psicologia Organizacional
9. Psicologia Organizacional sob a ótica da Análise do Comportamento
10. Comportamento Organizacional: Perspectivas e Tendências
ÁREA/SUBÁREA: DOCÊNCIA/METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS:
1. O Estágio Supervisionado como eixo articulador na formação inicial de professores
2. Currículo para educação infantil: avanços e limites
3. Os documentos curriculares oficiais e a prática de ensino: convergências e contradições
4. Alfabetização e Letramento: fundamentos teórico-metodológicos
5. Oralidade, leitura e escrita: eixos articuladores no ensino da Língua Portuguesa
6. A atuação do professor da educação infantil e dos iniciais do ensino fundamental frente ao ensino de Ciências Naturais
7. Tendências Pedagógicas que fundamentam o Ensino da Matemática no Brasil e suas relações com a prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
8. Aprendizagens em História
9. O entendimento do espaço Geográfico pela criança
10. Artes, Recreação e Educação Física como componentes curriculares na formação da criança
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES - CCP
ÁREA/SUBÁREA: LINGUÍSTICA E LÍNGUA PORTUGUESA
TEMAS:
1. Gêneros textuais: leitura e produção.
2. Linguística textual e produção de texto.
3. Morfossintaxe.
4. Semântica.
5. Aspectos fonológicos da Língua Portuguesa.
6. Texto e discurso.
7. Sociolinguística.
8. Concepções de linguagem no ensino-aprendizagem.
9. Concepção de gramática: conceitos e tipos.
10. Estilística e análise de textos.
ÁREA/SUBÁREA: LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO DE LITERATURA
TEMAS:
1. Ensino de literatura e gêneros literários
2. Cânone literário brasileiro e currículo
3. Literatura contemporânea: o lugar da produção brasileira infanto- juvenil
4. Dramaturgia brasileira: tendências e obras representativas no século XX.
5. A poesia romântica brasileira
6. O conto de Machado de Assis
7. Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa
8. Literatura e História: a ficção de José Saramago
9. Literatura Africana: representações identitárias no gênero romance
10. A literatura contemporânea e as novas mídias
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FORMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS:
- Provas escrita e didática em língua inglesa.
TEMAS:
1. Fonética e fonologia no ensino de inglês como língua estrangeira
2. Estrutura e funcionamento da língua inglesa: morfossintaxe, semântica e aspectos lexicais
3. Ensino de inglês como língua instrumental a partir de textos acadêmicos.
4. Listening and speaking: uma abordagem de ensino com base em gêneros
5. Reading and writing: uma abordagem de ensino com base em gêneros
6.Parâmetros Curriculares Nacionais x Diretrizes Estaduais: concepções filosóficas, políticas e de ensino.
7. Métodos e abordagens no ensino e aprendizagem de LI
8. A formação do professor de Língua Inglesa e a Pesquisa
9. Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná: pressupostos teóricos, metodológicos, conteúdos e avaliação.
10. Políticas Públicas para o Ensino de Inglês
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA INGLESA E LITERATURA DE LÍNGUA INGLESA FORMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS:
- Provas escrita e didática em língua inglesa.
TEMAS:
1. Fonética e fonologia no ensino do inglês como língua estrangeira.
2. Estrutura e funcionamento da língua inglesa morfossintaxe, semântica e aspectos lexicais em contexto.
3. Ensino de inglês como língua instrumental a partir de textos acadêmicos
4. Listening and speaking: uma abordagem de ensino com base em gêneros
5. Reading and writing: uma abordagem de ensino com base em gêneros
6. Conto: uma forma literária para o ensino de LI
7. A Literatura de língua inglesa na escola pública: perspectivas de ensino
8. A teoria pós-colonial em Joseph Conrad
9. O cômico e o trágico nas obras de Shakespeare
10. Romances da literatura de língua inglesa do séc XIX e XX na sala de aula.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCP
ÁREA/SUBÁREA: ECONOMIA GERAL
TEMAS:
1. Análise Macroeconômica - Inflação, Desemprego e a Curva de Philips; A análise da formação de preços no período de longo Prazo.
2. Os Agregados Macroeconômicos - Os conceitos e mensuração do Produto e da Renda Nacional; Instrumentos e Objetivos de Política Macroeconômica.
3. Análise Macroeconômica - O modelo IS-LM; A elasticidade das funções IS e LM e as políticas monetária e fiscal.
4. Economia Monetária - Definição e Objetivos da Política Monetária e os instrumentos de política monetária; Políticas Monetárias e Fiscais em Economia Aberta.
5. Economia do Setor Público - Funções Econômicas do Setor Público; Estrutura Tributária Nacional; Orçamento Público; Lei de Responsabilidade Fiscal; Plano Diretor.
6. Teoria da Produção - Conceitos básicos de Teoria da Produção; Função da Produção; Conceitos de Produção Total, Produtividade Média e Produtividade Marginal; Lei do Rendimento Decrescente e Economia ou Rendimento de Escala; Custos de Produção de curto e de longo prazo.
7. Contabilidade Social - Sistema de Contabilidade Social e de Contas Nacionais; Princípios Básicos das Contas Nacionais; Economia: a dois setores, a três setores e a quatro setores; PIB real e PIB Nominal.
8. Economia Internacional - Fundamentos do Comércio Internacional; Taxa de Câmbio; Política Cambial e Comercial; Comportamento das Importações e Exportações; Estrutura do Balanço de Pagamentos; Organismos Internacionais: FMI, BID, OMC.
9. Economia Brasileira - Estabilização Econômica: Dívida Interna e Externa; Impactos da globalização na sociedade Mundial; Desigualdades socioeconômicas regionais; Transformações estruturais da Economia Brasileira com os Planos Econômicos; Políticas Neoliberais pós Plano Real.
10. Teoria Macroeconômica - O sistema Keynesiano e o papel da Demanda Agregada.
ÁREA: CONTABILIDADE GERAL
TEMAS:
1. Princípios Contábeis;
2. Demonstrações Contábeis conforme a legislação em vigor;
3. Critérios de avaliação dos Ativos
4. Prática Contábil - escrituração comercial;
5. Fusão, Incorporação e Cisão;
6. Passivo e Patrimônio Líquido: definição, mensuração, teorias e aspectos críticos;
7. Operações com mercadorias;
8. Custos: Classificação, Terminologia, Sistemas utilizados na Contabilidade de Custos; Métodos de Custeio; Contabilização dos Custos - Custos Indiretos de Fabricação;
9. Consolidação das Demonstrações Contábeis.;
10. Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração do Valor Adicionado..
ÁREA: ESTATÍSTICA/MATEMÁTICA
TEMAS:
1. Medidas de Posição.
2. Medidas de Dispersão.
3. Probabilidades.
4. Intervalo de Confiança para a Média e teste de hipótese para a média.
5. Sistemas de amortizações, desconto simples e compostos.
6. Análise de Regressão Linear Simples e múltipla.
7. Juros simples, juros compostos, taxas proporcionais e equivalentes.
8. Análise de Variância - Um fator e dois fatores.
9. Testes Não-paramétricos.
10. Valor Atual, valor futuro, equivalência de capitais e aplicações.
CAMPUS DE JACAREZINHO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO - CJ
ÁREA/DISCIPLINA: HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
TEMAS:
1. O Racionalismo moderno
2. O empirismo inglês
3. Moral e Ilustração
4. Perspectivas materialistas da mente
5. Pensamento e linguagem
6. A metafísica na contemporaneidade
7. Perspectivas epistemológicas contemporâneas
8. Irracionalismos e relativismos epistemológicos no século XX
9. Realismo e anti-realismo contemporâneos
10. Verdade e justificação
ÁREA/DISCIPLINA: ÉTICA
TEMAS:
1. Felicidade e virtude em Aristóteles.
2. O livre-arbítrio em Santo Agostinho.
3. O dever em Immanuel Kant.
4. Ética do discurso em Jürgem Habermas.
5. Friedrich Nietzsche e a transvaloração dos valores.
6. Ética da alteridade em Emmanuel Lévinas.
7. Ética da libertação em Enrique Dussel.
8. Bioética e Filosofia.
9. Ética e política.
10. Ética e subjetividade.
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES - CJ
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA PORTUGUESA
TEMAS:
1. Língua e discurso: contribuições aos estudos semânticos - sintáticos.
2. Semântica e pragmática: interrelações e informações implícitas.
3. Sintaxe do português brasileiro: abordagem descritiva e da gramática tradicional.
4. Argumentação e sua força na expansão textual.
5. A coesão e a coerência textuais no processo de construção do texto.
6. Variação linguística e ensino da língua materna.
7. Unidades básicas do ensino de português: a prática de análise linguística.
8. Discurso e estilística: aspectos discursivos.
9. Gêneros discursivos e gêneros textuais: distinção conceitual e metodológica.
10. Fonética e fonologia: relações entre fala e escrita.
ÁREA/SUBÁREA: LÍNGUA ESPANHOLA
TEMAS:
1. Os conectores do discurso em espanhol.
2. Pronomes pessoais: aspectos contrastivos português-espanhol.
3. O subjuntivo em espanhol: usos e dificuldades.
4. O espanhol da américa: principais características.
5. Estudo contrastivo da fonologia do espanhol e do português.
6. Aspectos semânticos discursivos do pronome se.
7. Particularidades do ensino de língua espanhola nos cursos de letras.
8. Concepções metodológicas da língua espanhola.
9. Uso de diferentes tecnologias no ensino - aprendizagem em espanhol.
10. Atividades produtivas (expressão oral e expressão escrita) e perspectivas (compreensão auditiva e de leitura) no ensino de língua espanhola.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CJ
ÁREA/SUBÁREA: DIREITO PENAL (PARTE GERAL)
TEMAS:
1. Conceito de Direito Penal.
2. As Ciências Penais e Ciências auxiliares do Direito Penal.
3. As escolas penais.
4. História do Direito Penal Brasileiro.
5. Da aplicação da Lei Penal - Fontes do Direito Penal - Tempo do Crime - Lugar do Crime.
6. Interpretação da norma penal - Elementos normativos e subjetivos do tipo; Do fato punível - Conceito jurídico do crime - Conceito formal e material; Conceito de ação - Crime doloso - Dolo eventual - Teorias; Tipicidade - Conceito e evolução - Conduta e resultado; Culpabilidade - Conceito e evolução - Teorias; Ilicitude - Conceito - Causas de justificação; Erro sobre elemento do tipo - Erro sobre a ilicitude no Código Penal de 1984 - Erro nas eximentes putativas fáticas; Imputabilidade - Causas de exclusão ou diminuição
7. Causas legais e supra legais de exclusão da culpabilidade.
8. Condições objetivas de punibilidade e escusas absolutórias.
9. Tipos culposos. Conceito. Peculiaridades; Tipos culposos e imputação objetiva; Tipos omissivos. A relevância da omissão. Tipos omissivos próprios. Crimes comissivos por omissão.
10. Concurso de pessoas. Circunstâncias incomunicáveis; Autoria mediata.
ÁREA/SUBÁREA: DIREITO CIVIL (FAMÍLIA E SUCESSÕES)
TEMAS:
1. Direito de família: considerações preambulares; origem; conceito; classificação e características. Esponsais: antecedentes históricos; conceito; natureza jurídica; elementos; extinção; efeitos da extinção; Casamento; União estável: noções gerais; etimologia, antecedentes históricos; jurisprudência. Evolução legislativa e projetos. Conceitos; elementos; espécies. Efeitos jurídicos pessoais e patrimoniais. Contrato de convivência. Dissolução. Concubinato; parentesco; Alimentos: conceito; natureza jurídica; alimentos e casamento; alimentos decorrentes da separação judicial e do divórcio; alimentos decorrentes da união estável; alimentos entre parentes; revisão; exoneração; extinção
2. Tutela: noções gerais; conceito; espécies; deveres, cessação; Curatela: noções gerais; conceito; interdição;
3. Introdução ao direito das sucessões.
4. Momento da transmissão da herança - Da abertura da sucessão; Comoriência;
5. Espécies de sucessão. Espécies de sucessores; Transmissão da herança; Aceitação e renúncia da herança; Da herança jacente;
6. Da Capacidade sucessória; Sucessão legítima; Sucessão na linha reta; Sucessão decorrente do casamento e da união estável; Sucessão dos colaterais e do poder público; Sucessão testamentária;
7. Deserdação; Invalidade do testamento;
8. Legados; Direito de acrescer;
9. Substituições e fideicomisso;
10. Da liquidação da herança - O inventário; Colações; Sonegados; Partilha no inventário; Inventário extrajudicial.
ÁREA/SUBÁREA: DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS
TEMAS:
1. As três ondas de renovação do processo civil; a Segunda onda e a judiciabilidade dos interesses difusos.
2. O trinômio: Ação - Jurisdição - Processo nos planos individual e coletivo.
3. Pressupostos e finalidades da tutela processual coletiva.
4. O microssistema processual coletivo: fundamentos constitucionais e interação com o CPC.
5. Os interesses transindividuais no direito brasileiro e sua evolução legislativa; os interesses essencialmente coletivos: difusos e coletivos em sentido estrito; os interesses episodicamente coletivos: individuais homogêneos
6. Inquérito civil e compromisso de ajustamento de conduta.
7. Ação civil pública, da lei 7.347/85: objeto, legitimação, pedido, sentença, coisa julgada.
8. Concomitância de ações coletivas, entre si e em face de ações de ações individuais.
9. Liquidação e execução nas ações coletivas.
10. Mandado de segurança coletivo: legitimação, objeto e coisa julgada.
ÁREA/SUBÁREA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
TEMAS:
1. Evolução histórica do Direito Processual do Trabalho
2. Denominação e conceito de Direito Processual do Trabalho; autonomia do Direito Processual do Trabalho; posição enciclopédica do Direito Processual do Trabalho; relações do Direito Processual do Trabalho com os demais ramos do Direito; fontes do Direito Processual do Trabalho; aplicação das normas de Direito Processual do Trabalho
3. Princípios do Direito Processual do Trabalho
4. Organização da Justiça do Trabalho; Representação classista; Competência da Justiça do Trabalho; Solução dos conflitos trabalhistas. Formas de solução. Comissões de conciliação; atos, termos e prazo processuais; Nulidades; Parte, representação, procuradores e terceiros;
5. Petição inicial. Requisitos; distribuição; audiência; resposta do réu. contestação. Exceções. Reconvenção; das provas. meios de prova; alegações finais;
6. Procedimentos; dissídios individuais; fases postulatórias e conciliatórias; arquivamento, revelia e confissão
7. Resposta: contestação e exceções; fases probatórias e decisória: meios e prova e ônus da prova; sentença; recursos no processo trabalhista
8. Noções sobre a execução no processo trabalhista. resposta: contestação e exceções; fases probatórias e decisória: meios e prova e ônus da prova.
9. Sentença.
10. Recursos no processo trabalhista; noções sobre a execução no processo trabalhista.
ÁREA/SUBÁREA: TEORIA GERAL DO DIREITO
TEMAS:
1. Aspectos cognitivos pré-jurídicos que auxiliam o despertar da Ciência do Direito.
2. O ato de conhecimento. O conhecimento. O conhecimento fragmentário pré-universitário. Da possibilidade do conhecimento. Das ordens categoriais do conhecimento: religião, filosofia, ciência, técnica e o conhecimento comum.
3. A linguagem como elemento da tecnologia jurídica. Alguns vocábulos úteis à iniciação do curso jurídico. Direito como vocábulo polissêmico.
4. A Introdução à Ciência do Direito como conhecimento propedêutico do curso jurídico. A ICD e seu caráter enciclopédico.
5. A perspectiva acrítica do direito na ICD. A Teoria Geral do Direito (TGD), como pressuposto cognitivo da dogmática jurídica (ciência do direito ou jurisprudência). A TGD como instrumental teórico de conservadorismo do conhecimento jurídico; a perspectiva crítica do Direito na ICD. As perquirições sobre o Direito e a natureza do seu conhecimento numa análise multidisciplinar (Zetética Jurídica). Disciplinas auxiliares: filosofia do direito, sociologia jurídica, história do direito e outras.
6. A filosofia do direito. Gnoseologia, epistemologia e teoria dos objetos como estudos filosóficos de maior importância na fase propedêutica. A relevância da cultura no Direito.
7. Ação da natureza e Ação humana. A estimação da conduta humana como seu referencial específico. A normatividade possível da conduta. Normas éticas e técnicas. A ética dos bens ou dos fins e a ética dos valores. A ética das virtudes (aristotélico-tomista) e do formalismo (kant) como propostas históricas do Direito ineficaz. A ética contemporânea da alteridade como corolário do conhecimento (jurídico) de conteúdo humanístico.
8. A angústia do cientificismo do mundo contemporâneo. Principais formulações histórico-doutrinárias para a elaboração da ciência do direito. O jusnaturalismo imemorial e o juspositivismo contemporâneo. (Escolas: exegética, histórica, sociológica e normativista). O culturalismo do século XX e suas principais vertentes: tridimensionalismo jurídico, egologismo existencial e teoria raciovitalista.
9. Sociologia jurídica e sociologismo. Construção da sociologia jurídica. Pontos de sociologia jurídica: controle social e Direito; gênese social do Direito (teorias); poder e Direito.
10. Pontos de Teoria Geral do Direito (TGD). Conceitos Jurídicos fundamentais: norma jurídica, ordenamento, fato jurídico, relação jurídica, sujeitos de direito, direito subjetivo, dever jurídico/prestação (objeto e bem), ilícito e sanção; enciclopédia Jurídica. Direito Público e Direito Privado. Noções (conceito e estrutura) de: Direito Constitucional. Direito Penal. Direito Administrativo. Direito Tributário. Direito Processual. Direito Civil. Direito Comercial. Direito do Trabalho. Direito Agrário. Outros ramos do Direito.
ÁREA/SUBÁREA: DIREITO CONSTITUCIONAL II
TEMAS:
1. O Poder Legislativo e suas competências; Organização e garantias do Legislativo; o processo legislativo
2. O Poder Executivo: organização e competências.
3. Princípios constitucionais da Administração Pública; o poder regulamentar.
4. As Forças Armadas e sua missão constitucional.
5. O Poder Judiciário e suas garantias; A organização da Justiça Brasileira.
6. O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça.
7. As funções essenciais à Justiça.
8. O controle de constitucionalidade e seu impacto no sistema jurídico; o controle incidental e o controle abstrato de normas.
9. A constituição econômica: a atuação do Estado no domínio econômico e seus limites.
10. A ordem social: controle jurisdicional de políticas públicas.
CAMPUS LUIZ MENEGHEL DE BANDEIRANTES
CENTRO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - CLM
ÁREA/SUBÁREA: BIOQUÍMICA
TEMAS:
1. Estruturas e Funções dos Carboidratos;
2. Estruturas e Funções dos Lipídeos;
3. Estruturas e Funções das Proteínas;
4. Estruturas e Funções dos Ácidos Nucléicos;
5. Glicólise, ciclo do ácido cítrico e fosforilação oxidativa;
6. Metabolismo dos lipídios;
7. Integração metabólica;
8. Fotossíntese;
9. Enzimas e coenzimas;
10. Metabolismo dos aminoácidos.
ÁREA/SUBÁREA: IMUNOLOGIA
TEMAS:
1. Imunidade humoral;
2. Imunidade celular;
3. Imunologia de transplantes;
4. Interação antígeno-anticorpo;
5. Hipersensibilidade do tipo IV;
6. Imunopatologia de doenças infecciosas e parasitárias;
7. Complexo Principal de Histocompatibilidade;
8. Imunofarmacologia;
9. Doenças imunopreviníveis;
10. Resposta imune às infecções virais.
ÁREA/SUBÁREA: PSICOLOGIA/PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
TEMAS:
1. O Behaviorismo e a aprendizagem;
2. O Construtivismo e a relação entre afeto e cognição na aprendizagem;
3. As contribuições da análise do Comportamento para a educação;
4. Neuropsicologia da aprendizagem: Capacidades e distúrbios;
5. Psicologia Escolar e Educação Especial: lidando com a diversidade no contexto escolar;
6. As perspectivas de Piaget e Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo;
7. Motivação, ensino e aprendizagem;
8. Produção e Evolução do Conhecimento em Ciências Naturais;
9. Revolução Científica - A Construção da Ciência Moderna;
10. Representação e Construção do Conhecimento Científico.
ÁREA/SUBÁREA: GENÉTICA MOLECULAR APLICADA, BIOÉTICA E BIOSSEGURANÇA.
TEMAS:
1. Expressão gênica;
2. Controle da expressão gênica em eucariotos;
3. PCR e Hibridação de ácidos nucleicos;
4. Tecnologia do DNA recombinante;
5. Seqüenciamento de ácidos nucleicos;
6. Transformação genética;
7. Bioética: conceitos e evolução;
8. Bioética na pesquisa em animais e seres humanos;
9. Biossegurança laboratorial;
10. Biossegurança na pesquisa e comercialização de OGMs.
ÁREA/SUBÁREA: PRÁTICAS CLÍNICAS EM ALTA COMPLEXIDADE
TEMAS:
1- Estrutura organizacional do Serviço Hospitalar de Emergência;
2- Acolhimento com Classificação de Risco em Serviço Hospitalar de Emergência;
3- Atendimento de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória;
4- Atendimento Inicial de Enfermagem ao Politraumatizado;
5- Atendimento Inicial de Enfermagem ao Grande Queimado;
6- Farmacologia utilizada em Unidade Terapia Intensiva;
7- Assistência de Enfermagem ao paciente com Infarto Agudo do Miocárdio;
8- Assistência de Enfermagem em Intoxicações Graves;
9- Assistência de Enfermagem ao paciente com Acidente Vascular Encefálico;
10- Assistência de Enfermagem no Choque Circulatório.
ÁREA/SUBÁREA: SAÚDE DO NEONATO, CRIANÇA E ADOLESCENTE
TEMAS:
1 - Assistência de enfermagem à criança e adolescentes sadios;
2 - Assistência de enfermagem ao recém-nascido normal;
3 - Assistência de enfermagem ao recém-nascido prematuro;
4 - Assistência de enfermagem ao recém-nascido baixo peso;
5 - Assistência de enfermagem no desenvolvimento normal da criança e do adolescente;
6 - Sistematização da assistência de enfermagem a criança e ao adolescente;
7 - Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente com afecções cirúrgicas;
8 - Assistência de enfermagem à criança e ao adolescente com afecções clínicas;
9 - Assistência de enfermagem nas ações preventivas e educativas à criança, adolescente e sua família;
10- Mortalidade neonatal.
ÁREA/SUBÁREA: ENFERMAGEM EM CLÍNICA MÉDICO-CIRÚRGICO
TEMAS:
1 - Sistematização da Assistência de Enfermagem aos Distúrbios Respiratórios;
2 - Sistematização da Assistência de Enfermagem aos Distúrbios Cardíacos;
3 - Sistematização da Assistência de Enfermagem aos Distúrbios Renais;
4 - Sistematização da Assistência de Enfermagem aos Distúrbios Hepáticos;
5 - Sistematização da Assistência de Enfermagem as Doenças Neurodegenerativas;
6 - Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória;
7 - Sistematização da Assistência de Enfermagem em Cirurgias Ortopédicas;
8 - Sistematização da Assistência de Enfermagem em Cirurgias Abdominais;
9 - Sistematização da Assistência de Enfermagem aos Distúrbios Ácido-Base relacionados ao momento operatório;
10 - Sistematização da Assistência de Enfermagem no Processo de Reabilitação Pós-Operatória e Alta Hospitalar.
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
ÁREA/SUBÁREA: SEMIOLOGIA VETERINÁRIA/BIOQUÍMICA VETERINÁRIA
TEMAS:
1. Semiologia do sistema cardiovascular.
2. Semiologia do sistema digestório de ruminantes.
3. Exame clínico geral.
4. Semiologia do sistema respiratório.
5. Semiologia do sistema locomotor.
6. Semiologia do sistema digestório de eqüinos.
7. Semiologia do sistema genital masculino.
8. Semiologia do sistema genital feminino.
9. Semiologia dermatológica.
10. Termorregulação.
ÁREA/SUBÁREA: DIAGNÓSTICO POR IMAGEM E ANATOMIA VETERINÁRIA
TEMAS:
1. Anatomia do Sistema Digestório;
2. Anatomia do Sistema Nervoso;
3. Anatomia do Sistema Respiratório;
4. Anatomia do Sistema Circulatório;
5. Anatomia do Aparelho Locomotor;
6. Exame radiográfico da cavidade torácica.
7. Exame radiográfico da coluna vertebral.
8. Exame ultrassonográfico do sistema reprodutor e urinário.
9. Exame radiográfico da articulação coxo-femural e fêmur-tibio-patelar.
10. Avaliação ultrassonográfica de tendões de eqüinos.
ÁREA/SUBÁREA: CLÍNICA CIRÚRGICA DE GRANDES ANIMAIS E EQUINOCULTURA
TEMAS:
1. Abordagem da síndrome cólica.
2. Abordagem clínica e cirúrgica das afecções podais de ruminantes.
3. Manejo nutricional de potros.
4. Abordagem clínica e cirúrgica das afecções podais de eqüinos.
5. Afecções cirúrgicas do sistema digestório dos equinos.
6. Afecções cirúrgicas do sistema ocular.
7. Afecções cirúrgicas da cabeça e garganta dos equinos.
8. Feridas em equinos.
9. Hérnias em eqüinos, bovinos e pequenos ruminantes.
10. Abordagem das Cirurgias do trato digestório dos ruminantes.
ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA/ESTATÍSTICA
TEMAS:
1 - Conceitos Fundamentais aplicados a estatística experimental
2 - Estatística nao paramétrica
3 - Teoria da Amostragem e estimativa (Intervalo de Confiança)
4 - Teste de qui-quadrado
5 - Experimentação Agrícola: Delineamentos e análises experimentais - Inteiramente ao acaso, Blocos ao acaso e Quadrado latino
6 - Medidas de Dispersão: Amplitude total; desvio médio; variância; desvio padrão; coeficiente de variação
7 - Experimentação Agrícola: Testes de comparação de médias Tukey e Duncan 8 - Parcelas Subdivididas e Aplicações
9 - Análise de Correlação e Regressão Linear
10 - Análise de dados espaciais (Geoestatística) aplicada a Agricultura de Precisão
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CLM
ÁREA/SUBÁREA:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TEMAS:
1 - Engenharia de Requisitos
2 - Análise e Modelagem Orientada a Objetos
3 - Qualidade de software
4 - Teste de software
5 - Estruturas de dados
6 - Gestão da Informação
7 - Gerência de Projetos de Software
8 - Segurança em TI
9 - Governança de TI
10 - Sistemas Operacionais
ÁREA/SUBÁREA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/BANCO DE DADOS E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
TEMAS:
1 - Modelagem Conceitual
2 - Modelo Relacional
3 - Linguagem de Definição de Dados
4 - Linguagem de Manipulação de Dados
5 - Indexação e Hashing
6 - Processamento de Transações e controle de Concorrência
7 - Bancos de Dados Orientados a Objetos e Bancos de Dados Objeto-Relacionais
8 - Aplicações não-convencionais e Bancos de Dados Distribuídos
9 - Serviços web
10 - Objetos distribuídos e invocação remota
ANEXO V - EDITAL 022/2011
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DO CONCURSO
ATIVIDADE | PERÍODO | Veículo de publicação/divulgação/local |
Publicação do Edital de abertura e divulgação dos pontos com a bibliografia básica. | 06/09/2011 | www.uenp.edu.br/prorh e Edital da Reitoria da UENP e Diário Oficial do Estado-Suplemento de Concursos. |
Divulgação da Banca Examinadora | Até 05/10/2011 | www.uenp.edu.br/prorh e Edital da Reitoria da UENP e Diário Oficial do Estado-Suplemento de Concursos. |
Início das Inscrições | 08/09/2011 | Nos campi da UENP (Bandeirantes e Cornélio Procópio) - No Protocolo da Reitoria (Campus de Jacarezinho). |
Final das inscrições via SEDEX AR | 28/09/2011 | - |
Fim das Inscrições | 06/10/2011 | - |
Reunião da Comissão Especial para análise das inscrições | 10/10/2011 | NOS CAMPI DA UENP |
Homologação das inscrições | 14/10/2011 | www.uenp.edu.br/prorh; Edital da Reitoria e DIOE-PR |
Recurso contra a não homologação da inscrição e de Banca Examinadora | Até 21/10/2011 | Setor de Protocolo dos Campi da UENP |
Reunião da Comissão Especial para análise dos recursos. | 24/10/2011 | Prédio da Reitoria. |
Resultado de Recurso de Inscrição | 24/10/2011 | www.uenp.edu.br/prorh e Edital da Reitoria da UENP |
Prova escrita | 26/10/2011 | Nos Campi da UENP. |
Resultado da prova escrita | 31/10/2011 | www.uenp.edu.br/prorh e Edital da Reitoria da UENP. |
Recurso - resultado da prova escrita | 03/11/2011 | Setor de Protocolo dos Campi da UENP |
Análise do recurso para prova escrita | 08/11/2011 | www.uenp.edu.br/prorh e Edital da Reitoria da UENP |
Sorteio de ponto para a prova didática | 09/11/2011 | Prédio da Reitoria - Sala dos Conselhos |
Prova didática | 10,11 e 12/11/2011 | Nos Campi da UENP |
Resultado Final | 30/11/2011 | www.uenp.edu.br/prorh, Edital da Reitoria e DIOE-PR. |
Recurso | 05/12/2011 | Setor de protocolo da Reitoria da UENP. |
ANEXO VI - EDITAL 022/2011
FICHA DE INSCRIÇÃO
À Comissão Especial de Concurso (CEC) do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA UENP.
Inscrição nº ________________________
Ilustríssimo Senhor Presidente da Comissão Especial de Concurso
______________________________________________________, brasileiro(a), ________________ (estado civil), portador(a) do Documento de Identidade nº _________________ expedido pela __________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física sob nº ______________________, residente e domiciliado(a) à _____________________________________________, Nº ________, em __________________________________, Estado ____, CEP ___________-_____, com telefone / fax / celular para contato: _______________________________ e e-mail: __________________________________, tendo em vista a abertura de inscrição para o CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NÃO TITULAR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DO ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ, NA UENP, vem pelo presente instrumento REQUERER inscrição no referido CONCURSO PÚBLICO, na Área/Subárea de conhecimento ________________________________ , juntando a documentação necessária e declarando que conheço e submeto-me a todas as condições previstas no Edital nº 022/2011, que Regulamenta o Concurso.
Na hipótese de NOMEAÇÃO, aceito as condições de jornada de trabalho que podem ser quaisquer dos turnos combinados.
Data: _______/_______/_______
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Assinatura do candidato(a)