UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - PR

Notícia:   UENP abre 14 vagas para Professores em Cornélio Procópio e Jacarezinho

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP

EDITAL Nº 032/2012-GR

Súmula: Publica a normatização e abertura de inscrição ao Teste Seletivo para contratação de professor colaborador.

O Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Prof. Dr. Eduardo Meneghel Rando, no uso de suas atribuições legais e considerando:

- a necessidade para atendimento de demanda emergencial de contratação de docente para os campi de Jacarezinho e Cornélio Procópio;

- a Lei Complementar Estadual nº 108, de 18/05/2005 e Lei Complementar nº 121, de 29/08/2007;

- o Decreto Estadual nº 5733, de 28/08/2012,

- a Portaria nº 287/2012, de 05/09/2012, aprovada pelo Conselho de Administração da UENP,

- a necessidade de reofertar vagas não preenchidas ofertadas no Teste Seletivo realizado em conformidade com o Edital nº 011/2012-GR, de 10/07/2012,

TORNA PÚBLICA a abertura das inscrições ao teste seletivo unificado para contratação de docente na modalidade "CRES - Contrato em Regime Especial", não integrante da Carreira Docente para provimento de vagas, conforme Anexo I, deste edital, nas condições abaixo:

1 - DAS INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições estarão abertas no período de 11 a 21 de setembro de 2012, nos horários de funcionamento das respectivas Unidades da UENP, como segue:

I - Campus de Jacarezinho - das 9h às 12h e das 14h às 17h
Protocolo Geral da Reitoria
Av. Getúlio Vargas - CEP 86.400-000
Fone: (43) 3525-3589.

II - Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes - das 8h às 12h e das 14h às 17h

Rodovia BR 369, km 54, Vila Maria - Caixa Postal 261 - CEP 86.360-000 - Unidade de Recursos Humanos. Fone: (43) 3542 8016.

III - Campus de Cornélio Procópio - das 14h às 20h - Bloco Administrativo - Unidade de Recursos Humanos.

Às margens da PR 160, km 0, saída para Leópolis - Cornélio Procópio -PR - CEP. 86.300-000. Fone: (43) 3904-1921 ou 3904-1916.

1.2 O pedido de inscrição poderá ser feito pessoalmente pelo candidato ou por procurador legalmente constituído (procuração com firma reconhecida), mediante requerimento, em formulário próprio, dirigido à Comissão do Teste Seletivo.

1.3 O pedido de inscrição deverá ser instruído com os seguintes documentos:

a) Requerimento de inscrição dirigido ao Presidente da Comissão Organizadora do Teste Seletivo (Anexo IV);

b) Fotocópia autenticada do documento oficial de identidade;

c) Fotocópia autenticada do Título de Eleitor e certidão de quitação eleitoral emitida pela internet no site do Tribunal Eleitoral;

d) Fotocópia autenticada da inscrição no CPF;

e) Fotocópia autenticada do documento de quitação do serviço militar (somente para os candidatos do sexo masculino);

f) Fotocópia autenticada do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de conclusão de curso;

g) Fotocópia autenticada do histórico escolar de graduação;

h) Fotocópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão ou Ata de Defesa de curso de pós-graduação e seu respectivo histórico escolar. Os títulos de pós-graduação "stricto sensu" deverão ser recomendados pela CAPES/MEC com conceito igual ou superior a 3,0 (três);

i) No ato da inscrição, deverá ser entregue o curriculum LATTES, com páginas numeradas, encadernado, com fotocópia dos respectivos documentos comprobatórios, organizados conforme a sequência do instrumento de avaliação de títulos (Anexo III, do Edital). Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos. A não apresentação do curriculum LATTES no ato de inscrição do candidato implica no indeferimento irrecorrível da solicitação da inscrição. Para os candidatos que optarem pela inscrição via Correios, com depósito da Taxa de Inscrição, deverão enviar os documentos via Sedex, devidamente autenticados, endereçado à Comissão Organizadora do presente Teste Seletivo, com AR.

j) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), através de depósito na Caixa Econômica Federal, Agência 0391, conta nº 146-1, operação 006, sendo que, em nenhuma hipótese, haverá restituição da mesma.

k) A experiência profissional, quando exigida como requisito, deverá ser comprovada através de registro em carteira de trabalho ou declarações, em papel timbrado, de pessoas jurídicas ou de órgãos públicos.

1.4 A autenticação dos documentos poderá ser feita em cartório ou no ato da inscrição, mediante apresentação dos originais.

1.5 Os documentos emitidos no exterior serão aceitos se revalidados por autoridade competente, acompanhados de tradução juramentada.

1.6 A inscrição poderá ser feita por correspondência postada com aviso de recebimento, desde que dê entrada no protocolo até a data do encerramento das inscrições.

1.7 Em hipótese alguma será admitida a juntada de documentos após o protocolo da inscrição.

2. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES:

2.1 A documentação será analisada pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, que publicará o edital de homologação das inscrições nos quadros de editais dos locais de inscrição e no site: www.uenp.edu.br até o dia 25 de setembro de 2012.

2.2 Os candidatos que tiverem suas inscrições não homologadas terão o prazo de 48 (quarenta e oito) horas contadas da data de publicação do Edital para apresentar recurso, pessoalmente ou através de procurador devidamente habilitado, mediante protocolo na Reitoria.

2.3 Os recursos de que trata o item anterior serão julgados pela Comissão Organizadora do Teste Seletivo, cuja decisão não caberá pedido de reconsideração.

2.4 Somente poderão submeter-se às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido homologadas e que estiverem portando documentos de identidade oficial ou documento equivalente, com foto, e no início da realização das atividades.

3 - DAS VAGAS

As vagas ofertadas serão de acordo com o Anexo I, deste edital.

4 - DA REMUNERAÇÃO

O vencimento mensal será com base no Regime de Trabalho de ingresso e na referência inicial da tabela de vencimento básico do Regime de Contrato Especial - CRES, em vigor, conforme abaixo:

Titulação T-09 (R$)

T-20 (R$)

Graduado

430,23

950,53

Especialista

513,30

1.140,65

Mestre

713,25

1.585,01

Doutor

1.081,74

2.403,89

Obs.: Valor de maio/2012.

5 - DAS PROVAS

5.1 O Teste seletivo constará de:

I - Prova escrita, com caráter eliminatório;

II - Prova didática, com arguição, e com caráter eliminatório;

III - Exame de títulos, com caráter classificatório.

5.2 As provas serão realizadas nos campi em que houver a oferta da vaga.

5.3 A prova escrita, com caráter eliminatório, destinada a avaliar o conhecimento em profundidade sobre um dos temas, terá o seguinte procedimento:

I - o sorteio do número do tema extraído do programa constante no anexo II, deste edital, será efetuado por um dos candidatos, perante a Banca Examinadora, no local de realização da prova;

II - os candidatos disporão de 03h30min para realizar a prova, em papel rubricado pelos membros da Banca, precedida de 30 (trinta) minutos para consulta de material impresso ou manuscrito na sala de realização da prova.

5.3.1 A prova escrita será realizada no dia 02 de outubro de 2012, com início às 9:00 horas, nos locais indicados no edital.

5.3.2 A prova escrita ocorrerá de forma simultânea para todos os candidatos de uma mesma subárea/matéria/disciplina.

5.3.3 A prova escrita será avaliada pela Banca Examinadora de acordo com os critérios constantes no instrumento de avaliação disposto no anexo III, deste edital.

5.3.4 O item sorteado na prova escrita será automaticamente excluído da prova didática.

5.3.5 O candidato que não o1btiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Escrita será eliminado, ficando impedido de prestar as demais provas.

5.4 A prova didática, será realizada no dia 10 de outubro de 2012, de caráter eliminatório, destinada a avaliar a capacidade de planejamento de aula, de comunicação, de síntese, e de conhecimento sobre o tema, será realizada de acordo com os seguintes procedimentos:

I - o tema da prova didática, retirado da lista constante no anexo II deste edital, será comum a todos os candidatos da mesma subárea/matéria/disciplina definido por sorteio, realizado pela Comissão;

II - o sorteio do tema será efetuado pela Comissão Organizadora na Sala dos Conselhos na Reitoria da UENP às 8h30min do dia 09 de outubro de 2012, (excluído o item sorteado para a prova escrita), na presença dos candidatos interessados;

III - os horários definidos para a prova didática obedecerão à ordem alfabética dos nomes dos candidatos, no mínimo 24 horas após o sorteio.

IV - é vedado aos candidatos assistir as provas didáticas dos demais, sob pena de desclassificação;

V - ao iniciar a prova didática, o candidato deverá entregar à Banca Examinadora o plano de aula em três (3) vias; a prova didática terá a duração de no mínimo 40 (quarenta) e no máximo 50 (cinquenta) minutos, proferida em nível de graduação, durante a qual é vedada a interrupção por parte da Banca Examinadora. Serão instalados projetores multimídias e computadores em todas as salas. Fica a critério do(a) candidato(a) trazer o seu equipamento ou utilizar o fornecido pela IES. A Comissão não se responsabiliza pela configuração dos arquivos e programas a serem utilizados, ficando sob a responsabilidade do(a) candidato(a) a verificação da compatibilidade, dentro do horário a ele reservado na escala.

VI - compete à Banca Examinadora avaliar o candidato em conformidade com os itens constantes do instrumento de avaliação do anexo III, deste Edital.

VII - a Banca Examinadora, após a conclusão da prova didática, arguirá o candidato em relação ao assunto exposto, pelo tempo máximo de 10 (dez) minutos.

5.4.1 O candidato que não obtiver a nota final mínima sete (7,0) na Prova Didática será eliminado, ficando impedido de ir para a etapa da prova de títulos.

5.5 A avaliação de títulos será efetuada pela Banca Examinadora, em apreciação conjunta de seus membros, caracterizando-se pela análise e avaliação dos títulos do Curriculum Lattes, com base nos itens do instrumento de avaliação de títulos constante no anexo III, deste Edital.

5.6 As notas dos candidatos, constantes nos instrumentos de avaliação, serão apresentadas numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), com aproximação centesimal.

6. DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Para efeitos de classificação, a nota final do candidato será atribuída conforme expressão e legenda abaixo discriminadas:

RC = PE + PD / 2

RF = (RC x 7) + (AT x 3) / 10

Legenda:
RC = Resultado da Classificação
PE = Prova Escrita
PD = Prova Didática
RF = Resultado Final
AT = Avaliação de Títulos

6.2 Os resultados finais fornecidos pelas Bancas Examinadoras serão tabulados pela Comissão e encaminhados ao Gabinete do Reitor para homologação, divulgação e publicação oficial.

6.3 No caso de empate será dada preferência ao candidato que tenha obtido maior nota na Prova Escrita; perdurando o empate, àquele que tenha obtido maior nota na Prova Didática, e, por último, àquele que tiver maior idade.

6.4 O julgamento da Banca Examinadora é irrecorrível, salvo em caso de manifesta irregularidade, por inobservância de disposições legais, estatutárias ou regimentais, hipótese em que caberá, no prazo de 2 (dois) dias úteis, contados da data de publicação do resultado final do Teste Seletivo, no Diário Oficial do Estado do Paraná, recurso para o Conselho Universitário, que poderá anular a decisão recorrida pelo voto de 2/3 (dois terços)de seus membros.

6.5 O candidato deverá ter ciência de que o recurso deve ser interposto, por ele próprio ou por seu procurador legal, sob pena de preclusão desse direito, no prazo de dois dias úteis a contar do dia imediato à data de divulgação dos resultados das provas e/ou etapas de avaliações.

7 - DA CONTRATAÇÃO

7.1 A contratação obedecerá à ordem de classificação e será efetivada na classe correspondente à maior titulação do docente, de acordo com as normas vigentes.

7.2 A contratação do docente não será vinculada à disciplina específica do teste seletivo, mas às necessidades do campus em que estiver lotado.

7.3 Os candidatos contratados ficam obrigados a ministrar aulas e a executar as demais atividades inerentes à docência.

7.4 O horário das atividades do docente contratado será de acordo com o regime de trabalho dos campi e com as necessidades do(s) curso(s) respectivo(s), podendo ser no período matutino, e /ou vespertino e /ou noturno, incluindo sábados.

8 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O candidato classificado somente será contratado mediante apresentação do diploma de graduação devidamente registrado, bem como da titulação exigida para participação no processo seletivo.

8.2 A habilitação no Teste Seletivo não gera para o candidato o direito de ser contratado pela Universidade.

8.3 A contratação dos aprovados será processada, observando-se a ordem de classificação, considerando-se a oferta de vagas e a necessidade de cada Centro de Ensino.

8.4 Surgindo novas vagas durante o período de validade do presente Teste Seletivo na mesma área/disciplina, os candidatos classificados poderão ser convocados, observando a ordem de classificação e demais exigências normativas.

8.5 O Teste Seletivo terá validade de um (1) ano, prorrogável por mais um (1) ano a partir da data da publicação da homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado.

8.6 Os candidatos portadores de necessidades especiais terão seus direitos assegurados nos termos da legislação vigente.

8.7 A inscrição no Teste Seletivo implicará na aceitação tácita pelo candidato, dos termos deste edital.

8.8 Os documentos dos candidatos não aprovados no Teste Seletivo ficarão à disposição dos mesmos nos GRHS-Grupos de Recursos Humanos Setoriais dos Campi da UENP por 30 dias após a publicação do resultado final, sendo destruídos após esta data.

8.9 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Teste Seletivo Unificado.

8.10 São partes integrantes deste edital os seguintes anexos:

ANEXO I - QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS.

ANEXO II - LISTA DE TEMAS.

ANEXO III - TABELA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA, DIDÁTICA E DE TÍTULOS.

ANEXO IV - FICHA DE INSCRIÇÃO

ANEXO V - CRONOGRAMA DO TESTE SELETIVO.

PUBLIQUE-SE e CUMPRA-SE.

Jacarezinho, 10 de setembro de 2012.

Prof. Dr. Eduardo Meneghel Rando
REITOR

ANEXO I - EDITAL Nº 032/2012-GR

QUADRO DE VAGAS E REQUISITOS MÍNIMOS

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

01

20

Professor ouvinte: Curso Superior em Pedagogia, Letras ou áreas afins e experiência mínima comprovada na educação de surdos. Proficiência em LIBRAS comprovada com carga horária igual ou superior a 150 horas. - Professor surdo: Graduação em Pedagogia, Letras ou áreas afins OU certificado pelo Pró- Libras MEC/Feneis. OBS.: Para a seleção na área/disciplina de LIBRAS, o critério de desempate para os candidatos priorizará o surdo. A prova didática deverá ser realizada na Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS.

CAMPUS DE JACAREZINHO

CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Literatura Portuguesa

01

20

Graduação em Letras. Mestrado na área de Letras.

Língua Espanhola

01

20

Graduação em Letras.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Área/Subárea de conhecimento

Nº de vagas

Regime de trabalho

Requisito mínimo para inscrição

Direito Processual Civil III

01

09

Graduação em Direito.

Direito Processual do Trabalho

01

09

Graduação em Direito.

Direito Constitucional II

01

09

Graduação em Direito.

Direito Previdenciário

01

09

Graduação em Direito.

Direito Penal I

01

09

Graduação em Direito.

Teoria Geral do Direito

01

09

Graduação em Direito.

Direito Civil III

01

09

Graduação em Direito.

Direito Tributário

01

09

Graduação em Direito.

Direito Civil V

01

09

Graduação em Direito.

Estrutura Judiciária Brasileira

01

09

Graduação em Direito.

Direitos Difusos e Coletivos

01

09

Graduação em Direito.

ANEXO II - EDITAL Nº 032/2012-GR

LISTA DE TEMAS

CAMPUS DE CORNÉLIO PROCÓPIO
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
Área/subárea de conhecimento: Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Temas:

1. Aspectos linguísticos da LIBRAS: fonologia, morfologia e sintaxe.

2. Ensino de LIBRAS como L2 (para ouvintes).

3. Datilologia, soletramento rítmico e o uso do espaço na sinalização na conversação.

4. Diálogos, dramatizações, histórias e humor da comunidade surda como estratégias de ensino da LIBRAS.

5. Políticas linguísticas e inclusão para surdos.

CAMPUS DE JACAREZINHO
CENTRO DE LETRAS, COMUNICAÇÃO E ARTES
Área/subárea de conhecimento: Literatura Portuguesa
Temas:

1. A gênese de uma identidade portuguesa: a poesia e a narrativa medievais.

2. Camões lírico

3. Criação/invenção na poesia moderno-contemporânea: Orpheu, Presença e outras manifestações poéticas.

4. Literatura e História: a ficção de José Saramago

5. O teatro em Portugal: Gil Vicente, Antônio José da Silva, Almeida Garrett e Bernardo Santareno.

Área/subárea de conhecimento: Língua Espanhola
Temas:

1. Contraste fonético-fonológicos no ensino de espanhol

2. Formas e usos dos conectores discursivos em língua espanhola

3. A variação linguística nas comunidades hispânicas e o ensino e língua espanhola

4. A prática de leitura e de escrita nas aulas de língua espanhola

5. A prática de expressão oral e de compreensão auditiva nas aulas de língua espanhola.

CAMPUS DE JACAREZINHO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Área/subárea de conhecimento: Direito Processual Civil III
Temas:

1) Do título executivo. Conceito. Teoria: título como documento; como ato ou fato documentado. Falta de título (nula executio sine titulo). Espécies de títulos executivos. Títulos executivos judiciais: sentença cível que condena a fazer ou não fazer - entregar coisa - pagar certa quantia;

2) Da competência para a execução: Natureza e regras sobre a competência na execução fundada em título judicial (CPC, art. 475-P);

3) Desistência da execução: disponibilidade do credor. Efeitos. Embargos e impugnação. Consequências;

4) Dos embargos à arrematação e à adjudicação: Cabimento e prazo.

5) Exceção de pré-executividade: conceito - cabimento - pressupostos.

Área/subárea de conhecimento: Direito Processual do Trabalho
Temas:

1) Partes no Processo: Representação; Procuradores; Terceiros

2) Dissídio Individual: Petição Inicial; Distribuição; Audiência; Resposta do Réu; Provas - Instrução Processual;

3) Alegações Finais;

4) Execução;

5) Procedimentos Especiais;

Área/subárea de conhecimento: Direito Constitucional II
Temas:

1) Constituição e sistema de normas: Normas principiológicas e normas-regras; Categorias de Normas: das cláusulas pétreas, dos princípios sensíveis e dos preceitos fundamentais;

2) Processo constitucional objetivo: Regramentos, Princípios e Finalidades; Técnicas de Decisão da Jurisdição Constitucional; Declaração de nulidade da lei; Declaração de inconstitucionalidade; Declaração de constitucionalidade.

3) Medidas processuais de controle da constitucionalidade: Aspectos históricos; Teorias e Direito Comparado.

4) Espécies de inconstitucionalidade;

5) Momentos de controle: prévio ou preventivo e posterior ou repressivo

Área/subárea de conhecimento: Direito Previdenciário
Temas:

1) Riscos: Previsão - Cobertura

2) Direito Previdenciário e Direito Social

3) Reconhecimento da Filiação: Reconhecimento do Tempo de Filiação - Indenização Retroação da Data do Início das Contribuições.

4) Contagem Recíproca de Tempo de Contribuição.

5) Justificação Administrativa.

Área/subárea de conhecimento: Direito Penal I
Temas:

1) Teoria do Crime: Conceito de crime (formal, material e analítico). Ação. Omissão. Ausência de conduta. Involuntariedade procurada. Tipo penal. Fato típico. Tipicidade e adequação típica. Funções do tipo.

2) Antijuridicidade. Causas Gerais e Especiais de Justificação.

3) Concurso de agentes. Crimes de concurso necessário. Concurso eventual. Elementos constitutivos do concurso de pessoas. Autor e Partícipe.

4) Teoria da Pena: Conceito, finalidade e fundamentos da pena (teoria absolutista ou retribucionista, teoria utilitarista, teoria ressocializadora).

5) Teoria da Normal Penal: Caracteres, formas e espécies de lei penal.

Área/subárea de conhecimento: Teoria Geral do Direito
Temas:

1) Relação Jurídica;

2) Direito x Moral x Religião x Normas de Trato Social;

3) A Súmula Vinculante enquanto fonte do direito;

4) Da validade das normas jurídicas;

5) Fontes do Direito.

Área/subárea de conhecimento: Direito Civil III
Temas:

1) Formação dos Contratos: Manifestação da Vontade. Proposta. Aceitação. Momento em que se tem por Concluído o Contrato;

2) Classificação dos Contratos: Unilaterais e Bilaterais. A Título Gratuito e a Título Oneroso.

3) Arras: Analogias e Diferenças com a Cláusula Penal e com as Obrigações alternativas. Conceito e Espécies. Confirmatórias. Penitenciais. Cumulação com outras Indenizações.

4) Distrato e Quitação: Distrato. Quitação.

5) Estipulações em Favor de Terceiros: Notícia Histórica. Natureza Jurídica.

Área/subárea de conhecimento: Direito Tributário
Temas:

1) Imunidades tributárias - Conceitos; Imunidades em espécie: imunidades recíprocas, imunidades genéricas e Imunidades específicas para certos impostos, taxas e contribuições; Imunidade, isenção e não-incidência;

2) Isenções tributárias - Conceitos; Modos de concessão ou veículos legais; Revogação de isenções e princípio da anterioridade; Modalidades de Isenção; Revogação das isenções condicionais com prazo certo

3) Hipótese de incidência e fato jurídico tributário - Conceitos doutrinários; Quadro distintivo; Obrigação tributária

4) Bitributação - bis in idem

5) Aspectos da hipótese de incidência

Área/subárea de conhecimento: Direito Civil V
Temas:

1) Da união estável

2) Regime de bens

3) Da tutela

4) Da curatela

5) Da vocação hereditária e da herança jacente e da herança vacante (Conceito, natureza jurídica e efeitos)

Área/subárea de conhecimento: Estrutura Judiciária Brasileira
Temas:

1) Acesso à ordem jurídica justa

2) Gestão ambiental do judiciário

3) Advocacia

4) Defensoria pública

5) Ensino jurídico

Área/subárea de conhecimento: Direito Difusos e Coletivos
Temas:

1) Direitos das Pessoas Portadoras de Necessidade Especiais.

2) Conceito de Pessoa Portadora de Necessidades Especiais.

3) Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência.

4) Doutrinas referentes à Atuação da Justiça da Infância e Juventude.

5) Tutela. Conceito. Espécies. Competência para Processo e Julgamento.

ANEXO III - EDITAL N º 032/2012-GR

PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA, DIDÁTICA E DE TÍTULOS

PARÂMETROS PARA AVALIAÇÃO DE PROVA ESCRITA

DATA
CENTRO DE ENSINO
ÁREA DE CONHECIMENTO
TEMA SORTEADO
CANDIDATO
AVALIADOR Assinatura Avaliador:
NOTA

 

CRITÉRIOS

OBSERVAÇÕES

I - APRESENTAÇÃO
(INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, CONCLUSÃO)
VALOR MÁXIMO 2,0

 

II - CONTEÚDO
(ORGANIZAÇÃO, CLAREZA DE IDEIAS, OBJETIVIDADE, CONHECIMENTO E DOMÍNIO SOBRE O ASSUNTO)
VALOR MÁXIMO 6,0

 

III - LINGUAGEM
(CLAREZA, PROPRIEDADE, CORREÇÃO)
VALOR MÁXIMO 2,0

 

ANEXO III - EDITAL Nº 032/2012-GR

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - EXAME DE TÍTULOS

Candidato (a): _______________________________________________________________

Área/Subárea de conhecimento: __________________________________________________

Centro de Estudos: ____________________________________________________________

1. FORMAÇÃO ACADÊMICA

LIMITE

PONTOS

1.1 Pós-doutorado

400

 

1.2 Doutorado

350

 

1.3 Créditos completos de doutorado

300

 

1.4 Mestrado

250

 

1.5 Créditos completos de mestrado

200

 

LIMITE

400

 

OBSERVAÇÕES:

1. Não poderão ser computados os temas cumulativamente, prevalecendo os de maior titulação.

2. Todos os títulos serão pontuados de acordo com os limites máximos especificados.

3. Os documentos comprobatórios da produção acadêmica e das atividades profissionais deverão referir-se apenas aos últimos 5 (cinco) anos.

2. ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRATIVAS

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

TOTAL

2.1. Magistério superior na graduação ou pós- graduação

nº anos

10

14

140

 

2.2. Projetos de pesquisa concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.3. Projetos de ensino concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.4. Projetos de extensão concluídos ou em andamento

nº proj.

04

08

032

 

2.5. Projetos de extensão/ensino em programas permanentes.

nº anos

05

06

030

 

2.6. Orientação de trabalho de iniciação científica.

nº anos

05

06

030

 

2.7. Orientação de trabalhos -TCC - Graduação.

nº anos

05

06

030

 

2.8. Orientação de TCC de especialização.

nº orient.

04

09

036

 

2.9. Orientação de dissertação de mestrado

nº orient.

03

12

036

 

2.10. Orientação da tese de doutorado

nº orient.

02

18

036

 

2.11. Participação em banca examinadora de concurso (ou Teste Seletivo) para magistério superior

nº bancas

12

02

024

 

2.12. Participação em banca examinadora de especialização e exame de qualificação

nº bancas

06

04

024

 

2.13. Participação em banca examinadora de defesa de mestrado

nº bancas

04

06

024

 

2.14. Participação em banca examinadora de defesa de doutorado

nº bancas

03

08

024

 

2.15. Docência em curso de atualização, extensão ou especialização

nº cursos

05

02

010

 

2.16. Conferências e palestras proferidas na área ou em área afim

nº ativ.

05

0,4

002

 

2.17. Coordenação de cursos de pós-graduação

nº cursos

02

06

012

 

2.18. Cargos administrativos em IES

nº anos

06

03

018

 

2.19. Participação em órgãos colegiados em IESnº anos 0902018 
LIMITE: 300     

 

3. TRABALHOS E PUBLICAÇÕES NA ÁREA

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

PONTOS

3.1. Livros editados: autor

nº de livros

02

40

80

 

3.2. Livros editados: co-autor/organizador

nº de livros

03

20

60

 

3.3. Livros editados: tradutor

nº de livros

06

10

60

 

3.4. Artigos em revistas especializadas/científicas indexadas QUALIS A

nº de artigos

08

15

120

 

3.5 Artigos em revistas especializadas/científicas indexadas QUALIS B

nº de artigos

08

10

80

 

3.6. Capítulos de livros: autor.

nº de capítulos

08

10

80

 

3.7. Apresentação de trabalhos em eventos de natureza técnico-científica e cultural com publicação em Anais.

nº de apresentações

10

03

30

 

3.8. Artigos em revistas não-especializadas e não-indexadas

nº de artigos

10

02

20

 

LIMITE: 200

 

 

 

 

 

 

4. OUTROS TÍTULOS

UNIDADE

LIMITE MÁXIMO

PESO

VALOR MÁXIMO

PONTOS

4.1. Cursos de pós-doutorado ou de aperfeiçoamento, cursados na área ou em área afim.

Nº de cursos

03

10

30

 

4.2. Atividades docentes não-universitárias na área ou em área afim (educação básica/outra)

Nº de anos

05

06

30

 

4.3. Docência em curso de treinamento ou extensão, em nível não-universitário

Cada 40h

06

04

24

 

4.4. Graduação em outras áreas (para mais de uma graduação)

Nº de cursos

02

06

12

 

4.5. Participação em eventos de curta duração na área ou em área afim

Cada 30h

20

0,5

10

 

4.6. Aprovação em concurso público ou teste seletivo na área ou área afim

Nº de concursos

03

04

12

 

4.7. Atividades profissionais não-docentes na área

Nº de anos

05

06

30

 

4.8. Orientação na área ou em área afim como atividade técnica

Nº de semestres

04

02

08

 

4.9. Cargos de direção, supervisão, orientação, coordenação na área do magistério na educação básica

Nº de anos

06

01

06

 

4.10. Estágios extracurriculares na área ou área afim

Cada 60h

06

01

06

 

4.11. Exercício de monitoria na área ou área afim

Nº de semestres

04

02

08

 

4.12. Participação em projetos de ensino, pesquisa ou extensão, durante a graduação.

Nº de projetos

10

0,6

06

 

4.13. Prêmios, distinções e láureas por trabalhos técnico-científicos ou culturais na área

Nº de certificados

03

02

06

 

4.14. Outras atividades na área ou área afim

Nº de atividades

10

0,6

06

 

4.15. Produção artística e cultural.

Nº de atividades

30

0,2

06

 

LIMITE: 100

 

 

 

 

 

ANEXO III - EDITAL N º 032/2012-GR

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO - PROVA DIDÁTICA COM ARGUIÇÃO

Candidato(a): ________________________________________________________________

Área/Subárea de conhecimento: ___________________________________________________

Tema da Aula: ________________________________________________________________

Data: ____/_____/_____ Duração: ___________ minutos. Início: __________ Término: _______

Centro de Estudos _____________________________________________________________

TÓPICOS A SEREM AVALIADOS

1. Plano de Aula

Limite

Nota

Observações

1.1 adequação dos objetivos

0,40

 

 

1.2 dados essenciais do conteúdo

0,20

 

 

1.3 seleção dos procedimentos didáticos

0,20

 

 

1.4 propriedades dos instrumentos de verificação aos objetivos propostos

0,20

 

 

1.5 indicação das referências

0,20

 

 

Subtotal

1,20

 

 

2. Desenvolvimento

Limite

Nota

Observações

2.1 introdução

0,60

 

 

2.2 apresentação seqüencial do conteúdo

0,80

 

 

2.3 relevância dos dados em função dos objetivos

0,70

 

 

2.4 atualidade das informações

0,80

 

 

2.5 exatidão, domínio e segurança na exposição dos conteúdos

2,00

 

 

2.6 exposição clara e objetiva com dicção correta, fluência e adequação da linguagem

0,70

 

 

2.7 variação de procedimentos didáticos

0,70

 

 

2.8 síntese integradora: revisão, aplicação e utilidade da informação e instrumentos de verificação

0,80

 

 

2.9 adequação ao tempo disponível

0,50

 

 

Subtotal

7,60

 

 

3. Arguição

Limite

Nota

Observações

3.1 informações corretas

0,40

 

 

3.2 relação com áreas correlatas

0,40

 

 

3.3 argumentação segura

0,40

 

 

Subtotal

1,20

 

 

TOTAL

10,00

 

 

PRESIDENTE DA BANCA: ___________________________________

1º EXAMINADOR: __________________________________________

2º EXAMINADOR: __________________________________________

ANEXO IV - EDITAL Nº 032/2012-GR

FICHA DE INSCRIÇÃO

À Comissão Organizadora do 3º TESTE SELETIVO DA UENP, PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR PARA 2012 - REGIME CRES (EDITAL Nº 032/2012-GR)

Inscrição nº _____________________

Ilustríssimo Senhor Presidente da Comissão Organizadora _______________, brasileiro(a), _________________(estado civil), portador(a) do Documento de Identidade Nº: _________________ expedido pela __________, inscrito(a) no Cadastro de Pessoa Física sob Nº: ___________________, residente e domiciliado(a) à ______________, Nº: ________, em _____________, Estado ____, CEP ___________-_____, com telefone / fax / celular para contato: _____________ e email: ______________, tendo em vista a abertura de inscrição para o 3º TESTE SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR COLABORADOR - REGIME CRES, para docente no Centro de Estudos/Curso de _________________ conforme EDITAL Nº 032/2012, vem pelo presente instrumento REQUERER inscrição no referido TESTE SELETIVO, na Área/Subárea de conhecimento ________________, juntando a documentação necessária e declarando que conheço e submeto-me a todas as condições previstas no Edital que Regulamenta o teste seletivo.

Na hipótese de CONTRATAÇÃO, aceito as condições de jornada de trabalho que podem ser quaisquer dos turnos combinados (manhã, tarde e noite).

Data: _____/_____/_____

____________________________
Assinatura do candidato(a)

ANEXO V - EDITAL Nº 032/2012-GR

CRONOGRAMA - TESTE SELETIVO

ATIVIDADE

DATAS

Publicação do edital de abertura das inscrições

10/09/2012

Divulgação do Teste Seletivo na internet e imprensa

10/09/2012

Início das inscrições

11/09/2012

Encerramento das inscrições

21/09/2012

Prazo final para recebimento de inscrições via sedex

21/09/2012

Reunião da comissão do teste seletivo para análise das inscrições

24/09/2012

Publicação do edital de homologação das inscrições

25/09/2012

Prazo final de recurso contra a não homologação das inscrições

27/09/2012

Publicação do Resultado da Análise dos Recursos

28/09/2012

Divulgação dos componentes das bancas examinadoras

24/09/2012

Prazo final de recurso de impugnação da banca examinadora

26/09/2012

Prova escrita

02/10/2012

Resultado da prova escrita

04/10/2012

Sorteio do item para a prova didática

09/10/2012

Prova didática

10/10/2012

Resultado final do teste

15/10/2012

Recurso contra resultado final do teste

17/10/2012

Convocação dos aprovados para contratação

A partir de 18/10/2012