UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA seleciona Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Timon

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

EDITAL Nº 128/2014

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital Nº 128/2014-PROG/UEMA com os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Timon nas matérias especificadas no Apêndice I, conforme o prescrito na Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997, e suas alterações, na Resolução nº 04/94- CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº01/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 15 a 21 de julho de 2014, mediante apresentação dos documentos exigidos no item 2.1 nos seguintes locais:

a) Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Timon (Praça São José - Centro), no horário em que funcionar o Centro.

b) Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA, no horário das 14 às 17 horas.

2 - Dos requisitos para inscrição

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Apêndice III) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Apêndice I);

f - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 3846-6 Conta Corrente 5393-7, em nome da Universidade Estadual do Maranhão.

2.2 - Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope de depósito bancário.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, por meio de procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA a identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal, junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência -SEGEP.

2.8 - Os professores substitutos, com contrato em vigor ou que já tenham sido contratados a qualquer tempo, poderão excepcionalmente, submeter-se ao processo seletivo regulamentado por este Edital, e em caso de aprovação e classificação, ser novamente contratados, com fundamento no inciso IV do Art. 2º da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Timon nas datas, em local e nos horários de acordo com o Apêndice II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 - A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Apêndice I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a) maior nota na prova didática;

b) maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

c) maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 04 (quatro) meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

8 - Do contrato e regime de trabalho:

8.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em regime de trabalho previsto no Apêndice I deste Edital, por um período de 6 (seis) ou 12(doze)) meses, para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

8.2 - A carga horária do pessoal contratado como professor substituto será de 20 (vinte) horas semanais.

8.3 - A vigência de contrato será de 6 ou 12 meses, a contar da data da assinatura do mesmo, conforme necessidade apontada no Apêndice I.

8.4 - O salário a que fará jus o professor substituto contratado no regime de 20 (vinte) horas semanais será de R$ 1.904,95 (um mil, novecentos e quatros reais e noventa e cinco centavos).

8.5 - Os contratos poderão se prorrogados uma única vez, sendo os de 6 (meses) prorrogáveis por até 6 (seis) meses e os de 12 (doze) meses prorrogados por até 12 (doze) meses, nos termos da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

8.6 - Os professores substitutos contratados em regime de 20 horas semanais, dentro da vigência de seu contrato, deverão ministrar até 2 (duas) disciplinas correspondentes à matéria para qual foram selecionados, a critério da direção do curso, em período especial (curso de férias).

9 - Dos recursos:

9.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

9.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

10 - Disposições finais:

10.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

10.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 14 de julho de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

APÊNDICE I

REQUISITOS DO SELETIVO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE TIMON

Cursos

Matérias

Graduação

Prazo de Contrato

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Pedagogia

EDUCAÇÃO ESPECIAL (Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

Graduação em Pedagogia

12 meses

01

20 horas

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS (Estágio Supervisionado em Educação Infantil / Estágio Supervisionado em nos anos iniciais no Ensino Fundamental/ Estágio Supervisionados em áreas específicas

Graduação em Pedagogia

12 meses

01

20 horas

PSICOLOGIA (Psicologia / Psicologia da Aprendizagem / Psicologia do Desenvolvimento .

Graduação em Pedagogia

12 meses

01

20 horas

LÍNGUA PORTUGUESA (Leitura e Produção Textual / Fundamentos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa / Literatura Infanto juvenil

Graduação em Letras

12 meses

01

20 horas

Letras

Estágio I e II

Graduação em Letras

12 meses

01

20 horas

Linguística

Graduação em Letras

12 meses

01

20 horas

Administração

Economia

Graduação em Economia

12 meses

01

20 horas

Direito

Graduação em Direito

12 meses

01

20 horas

Administração

Graduação em Administração

12 meses

02

20 horas

APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DOS SELETIVOS

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

EDUCAÇÃO ESPECIAL (Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

Didática

29/07

14 h

Centro de Estudos Superiores de Timon

ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS (Estágio Supervisionado em Educação Infantil / Estágio Supervisionado em nos anos iniciais no Ensino Fundamental/ Estágio Supervisionados em áreas específicas

Didática

29/07

14 h

PSICOLOGIA (Psicologia / Psicologia da Aprendizagem / Psicologia do Desenvolvimento .

Didática

29/07

16 h

LÍNGUA PORTUGUESA (Leitura e Produção Textual / Fundamentos e Métodos do Ensino da Língua Portuguesa / Literatura Infanto juvenil

Didática

29/07

16 h

Estágio I e II

Didática

29/07

14 h

Linguística

Didática

30/07

15 h

Economia

Didática

30/07

16 h

Direito

Didática

30/07

14 h

Administração

Didática

30/07

14 h

Centro de Estudos Superiores de Timon

Departamento de Pedagogia

Matéria: ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

TEMAS

REFERÊNCIAS

1 - O estágio como disciplina curricular;

2 - O estágio da educação infantil nos cursos de formação de professores;

3 - A prática como construção da docência

4 - Organização do estágio;

5 - O estágio como momento de aprendizagem de muitos sujeitos.

ALVES. F. C. Diário - um contributo para o desenvolvimento profissional dos professores e estudo dos seus dilemas. In: Millenium. Revista On-line, nº. 9, I. P. Viseu, www.ipv.pt/millenium/millenium29/defaut.htm/ edição Maio/2004.

ALTET. M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PAQUAY, L. et al.

Formando professores profissionais.

Quais estratégias? Quais competências? 2. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Ed Avercamp, 2006.

Matéria: PSICOLOGIA

TEMAS

REFERÊNCIAS

1 - Psicologia do Senso comum x Psicologia científica;

2 - Descoberta da Infância: o sentido da infância;

3 - Histórico e conceituação de aprendizagem;

4 - Abordagens Psicológicas e o Processo de Aprendizagem;

5 - Teorias do desenvolvimento Cognitivo.

BARROS, C.S.G. Pontos de Psicologia Geral. São Paulo: Ática,2001.

BOCK, Ana M.B. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. SP: Saraiva, 2002.

Neto, S. P. Psicologia da Aprendizagem e do Ensino.São Paulo: EPU, 1987.

Nunes, A. I. B. L. & Silveira, R. Nº Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos.Fortaleza: Líber Livro, 2009.

ARIES, Philippe. História Social da Criança e da Família. RJ: Guanabara, 1981.

DANTAS, Oliveira Taille, Piaget, Vygotsky, Walloon. Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus, 1992.

JERUSALINSKY, Alfredo. Psicanálise e Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Matéria: LÍNGUA PORTUGUESA

TEMAS

REFERÊNCIAS

1 - A leitura - considerações gerais: o significado social e o papel da leitura;

2 - Especificidades e iportância da prática docente em língua portuguesa a partir das concepções de educação;

3 - O que é Lingüística;

4 - Conceito, âmbito e estatuto da Literatura Infantil;

5 - A Literatura de tradição oral a Literatura Infantil de autor: características e gêneros.

BAGNO, Marcos. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 10ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

CAVALCANTI, Marilda do Couto. Interação leitor-texto: aspectos de interpretação pragmática. São Paulo: Editora da Unicamp, 1989.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec,1992.

GERALDI, Wanderlei.O texto na sala de aula. Cascavel: Assoeste,1985.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil e juvenil - das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. 4.ed. revista. São Paulo: Ática, 1991.

BRAVO-VILLASANTE, Carmen. História da Literatura Infantil universal. Lisboa: Veja,1977.

Matéria: EDUCAÇÃO ESPECIAL

TEMAS

REFERÊNCIAS

1 - Fundamentos da educação especial;

2 - Caracterização da Excepcionalidade;

3 - Aspectos educacionais pedagógicos do indivíduo portador de necessidades especiais;

4 - Reflexões críticas sobre o deficiente;

5 - Escola inclusiva numa variedade inclusiva.

AIRES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

AMIRALIAN, Maria L. T. Morais. Psicologia do excepcional. São Paulo, EPU, 1986.

ASSAKI, R. K. S. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: W. V. A, 1997.

BAUMEL, Roseli C. R. de C. & SEMEGHINI, Idméa. Integrar/incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FEUSP, 1998.

BUENO, J.G.S. Educação Especial Brasileira: Integração/Segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

CAMPOS, M. M. Creches e pré-escolas no Brasil. São Paulo: Cortez, 1993.

Centro de Estudos Superiores de Timon Departamento de Letras

Estágio I e II

1. Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa para Ensino Médio;

2. Os novos paradigmas para o ensino da Língua Portuguesa;

3. Conceito, objetivo e recomendações do estágio;

4. Planejamento: formulação de objetivos;

5. A visão de totalidade da literatura no fazer pedagógico.

Bibliografia: livre

Centro de Estudos Superiores de Timon Departamento de Letras

Linguística

- Gramática do texto;

- Estudo da Sintaxe;

- A linguística como Ciência;

- Definição, domínio e terminologias específicas da área de Linguística Aplicada (LA) e visão de seu objeto de estudo;

- Os novos paradigmas para o ensino de Língua Portuguesa.

Bibliografia: Livre

TEMAS SELETIVO: ADMINISTRAÇÃO

ECONOMIA: (01 vaga)

- Microeconomia com Concorrência Imperfeita

- Macroeconomia Aberta

- Economia Política

- Economia e Gestão do Setor Público

- Formação Econômica e Social do Brasil

Bibliografia: Livre

Centro de Estudos Superiores de Timon

DIREITO: (01 vaga)

- Teoria Geral da Empresa

- Espécies de Tributos

- Responsabilidade Civil do Estado

- Direitos Humanos e Cidadania

- Organização e Estrutura do Estado Brasileiro

Bibliografia: Livre

ADMINISTRAÇÃO: (02 vagas)

- A Construção do Posicionamento

- Planejamento e Controle "just in time'

- Fundamentos da Governança Corporativa

- Liderança e Propósito Organizacional

- Estruturas Tradicionais e Estruturas Emergentes

Bibliografia: Livre