UEMA - Universidade Estadual do Maranhão

Notícia:   UEMA seleciona Professor Assistente para curso de Engenharia Florestal

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COMISSÃO DE CONCURSOS PÚBLICOS

EDITAL Nº. 177/2013-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, que, no período de 14/11/2013 a 14/01/2014, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público destinado ao provimento de Cargo na Carreira do Magistério Superior, nos termos da Resolução nº 465/2004 - CONSUN/UEMA, para atender ao Centro de Estudos Superiores de Imperatriz­CESI/Departamento de Química e Biologia/Curso de Engenharia Florestal, na matéria ou disciplina especificada no anexo deste Edital.

1 - O Concurso atenderá à legislação em vigor e às Normas previstas na Resolução nº 465/2004 - CONSUN/UEMA, devendo o candidato receber no ato da inscrição o programa da matéria ou disciplina respectiva.

2 - Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros, na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante requerimento dirigido ao Chefe do Departamento ou Curso responsável pelo Concurso e protocolado no Protocolo Geral da Universidade e nos Protocolos dos Centros de Estudos Superiores da UEMA, no horário de 14 às 17 horas, acompanhado do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado, com os seguintes documentos obrigatórios:

a) Cédula de Identidade (Civil ou Militar);

b) CPF;

c) Comprovante de quitação com o serviço militar (sexo masculino);

d) Comprovante de quitação com a obrigação eleitoral;

e) Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação; acompanhado do Histórico Escolar correspondente;

f) Título de Pós-Graduação, com respectivo Histórico, se for o caso;

g) - Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais), efetuado no Banco do Brasil, Agência nº. 3846-6, Conta Corrente nº. 5393-7 (UEMA/Recursos Próprios), podendo ser paga em qualquer agência desse Banco. Em hipótese alguma haverá devolução de taxa de inscrição.

Os documentos obrigatórios relacionados nas alíneas de "a" a "f" acima deverão estar devidamente autenticados.

3 - No ato da posse, o candidato inscrito com a apresentação de Certidão de Conclusão de Curso deverá apresentar o Diploma de Graduação, obrigatoriamente.

4 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação obrigatória exigida.

5 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por seu procurador habilitado com procuração específica devidamente autenticada.

6 - O candidato poderá fazer uma única anexação de documentos ao seu "Curriculum Vitae", no Departamento Acadêmico ou Curso responsável pelo concurso, mediante controle de protocolo, até 72 (setenta e duas) horas, improrrogáveis, antes do início do concurso.

7 - O preenchimento dos cargos pelos candidatos aprovados dar-se-á no regime de trabalho definido no anexo, de acordo com o número de vagas e a necessidade expressa pelo Centro.

8 - O prazo de validade do concurso será de 2 (dois) anos para efeito de nomeação para a Carreira do Magistério Superior, contado da publicação do Edital com o resultado.

9 - O docente a ser nomeado, em virtude de aprovação em Concurso Público, ficará sujeito à obrigatoriedade de prestação dos seguintes serviços: ministrar aulas em qualquer disciplina para o qual esteja legalmente habilitado na graduação; participar de projetos de pesquisa e extensão; orientar os estudantes na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso e estágios curriculares e extracurriculares; exercer função de chefia, tanto na área acadêmica como na área administrativa; assessorar o pessoal técnico-administrativo, quando necessário; outras atividades inerentes ao efetivo exercício do Magistério Superior.

10 - A convocação do candidato habilitado para se manifestar, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita exclusivamente por meio de correspondência registrada, não se responsabilizando a UEMA pela mudança de endereço sem comunicação prévia por escrito, por parte do candidato.

11 - O candidato convocado terá 03 (três) dias úteis para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 03 (três) dias para apresentar ao Departamento de Pessoal a documentação exigida para a sua nomeação.

12 - O não pronunciamento do candidato habilitado, no prazo estabelecido para esse fim, facultará à UEMA a convocação do(s) candidato(s) seguinte(s), sendo seu nome excluído do processo.

13 - Ao término do prazo de inscrição do Concurso objeto deste Edital, verificada a inexistência de candidato(s), as inscrições poderão ser reabertas, para a mesma classe de professor, mediante publicação de Edital, no prazo de 60 (sessenta) dias da data de encerramento do período de inscrição inicial.

14 - Informações adicionais poderão ser obtidas no Departamento Acadêmico, Curso ou Centro promotor do Concurso.

15 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação - PROG/UEMA.

São Luís, 14 de novembro de 2013.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró- Reitora de Graduação

ANEXO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ - CESI/DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E BIOLOGIA/CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

Departamento/Curso

Matéria ou Disciplina

Classe

Nº de vagas

Regime de Trabalho

Requisitos

Química e Biologia/Curso de Engenharia Florestal

Silvicultura

Assistente

01

40 horas

Graduado em Engenharia Florestal ou Agronomia com Mestrado em Engenharia Florestal ou Produção Vegetal.

Temas da Matéria: Silvicultura

1 Sistemas Silviculturais;

2 Macro e micropropagação de espécies florestais;

3 Regeneração e Reforma de Povoamento Florestais;

4 Preparo de área e tratos silviculturais

5 Planejamento de viveiros e produção de mudas de espécies florestais

6 Implantação de Florestas

7 Nutrição Florestal

8 Ecologia de Ecossistemas Florestais;

9 Sementes Florestais;

10 Escolha de Espécies para plantio e principais usos.

REFERÊNCIAS

ALFENAS, A.C., ZAUZA, E.A.V., MAFIA, R.G., ASSIS, T.F. Clonagem e doenças do Eucalipto. Viçosa: UFV, 2004. 442p.

LADEIRA, H.P. Quatro décadas de Engenharia Florestal no Brasil. SIF Viçosa. 2002. 207p.

DANIEL, O. Silvicultura sustentável: métodos e práticas. FCA/UFGD, 2010. 180p.

FERREIRA, M. A situação florestal brasileira e o papel da silvicultura intensiva. ESALQ. 1989. 9p.

GONÇALVES, Jose Leonardo de Moraes. Nutrição e fertilização florestal. Piracicaba: IPEF, 2000. 427p.:il p.(634.95 / G635n)

GONÇALVES, Jose Leonardo de Moraes (ed.); Stape, Jose Luiz. Conservação e cultivo de solos para plantações florestais. Piracicaba: IPEF, 2002. 498p:il p.(634.95 / G635c)

LAMPRECHT, H. Silvicultura nos trópicos: ecossistemas florestais e respectivas espécies arbóreas possibilidades e métodos de aproveitamento sustentado. Tradução por Guilherme de Almeida Sedas e Gilberto Calcagnotto. Eschborn: Dt. Ges. für Techn. Zusammenarbeit (GTZ), 1990. 343p..

LEÃO, R.M. A floresta e o homem. IPEF/EDUSP. 2000. 434p.