UEMA - Universidade Estadual do Maranhão - MA

Notícia:   UEMA abre 32 vagas em Processo Seletivo distribuídas em quatro cursos

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

ESTADO DO MARANHÃO

EDITAL Nº 103/2014-PROG/UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação - PROG, torna público, para conhecimento dos interessados, o Edital Nº 103/2014-PROG/UEMA com os procedimentos e normas que regulamentam a abertura de vagas, em regime de Processo Seletivo Simplificado, destinado à contratação de Professor Substituto ao Centro de Estudos Superiores de Bacabal nas matérias especificadas no Apêndice I, conforme o prescrito na Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997, e suas alterações, na Resolução nº 04/94-CEPE/UEMA, na Instrução Normativa nº01/99-PROGAE e na Resolução nº 456/03-CEPE/UEMA.

1 - Do local, período e horário das inscrições:

1.1 As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas, no período de 07 a 16 julho de 2014, mediante apresentação dos documentos exigidos no item 2.1 nos seguintes locais:

a) Protocolo do Centro de Estudos Superiores de Bacabal (Contorno da Avenida João Alberto de Sousa, S/N - Bacabal), no horário em que funcionar o Centro;

b) Protocolo Geral da UEMA, localizado no Campus Universitário Paulo VI, Tirirical, São Luís-MA, no horário das 14 às 17 horas.

2 - Dos requisitos para inscrição

2.1 Poderão inscrever-se os brasileiros natos, naturalizados e estrangeiros na forma da Emenda Constitucional nº 11, de 30/04/1996, mediante preenchimento da Ficha de Inscrição (Apêndice III) dirigida à Pró-Reitoria de Graduação, acompanhado do "Curriculum Vitae", devidamente comprovado, com cópia autenticada dos seguintes documentos:

a - Cédula de identidade (Civil/Militar);

b - C.P.F;

c - Comprovante de quitação com o serviço militar, quando for o caso;

d - Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;

e - Diploma de Graduação ou Certidão de Conclusão de Curso de Graduação, acompanhado do Histórico Escolar correspondente, ou Pós-Graduação na matéria objeto do seletivo, quando especificado nos requisitos de formação acadêmica (Apêndice I);

f - Comprovante de pagamento de taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 (cem reais), pago no Banco do Brasil S/A, Agência 3846-6 Conta Corrente 5393-7, em nome da Universidade Estadual do Maranhão.

2.2 - Em hipótese alguma haverá restituição de taxa de inscrição.

2.3 - Não será aceito comprovante de entrega de envelope de depósito bancário.

2.4 - No ato da inscrição, o candidato receberá cópia do Programa no qual constarão os temas da matéria objeto da seleção.

2.5 - É vedada a inscrição sem a entrega de toda a documentação exigida.

2.6 - A inscrição poderá ser requerida pelo candidato ou por procurador habilitado, por meio de procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida.

2.7 - A partir da inscrição, o candidato autoriza o setor competente da UEMA a identificar a possibilidade de liberação de matrícula e eventual contratação, observando se há ocorrência de algum impedimento legal, junto à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência -SEGEP.

2.8 - Os professores substitutos, com contrato em vigor ou que já tenham sido contratados a qualquer tempo, poderão excepcionalmente, submeter-se ao processo seletivo regulamentado por este Edital, e em caso de aprovação e classificação, ser novamente contratados, com fundamento no inciso IV do Artº 2º da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

3 - Da comissão examinadora:

3.1 - A Comissão Examinadora de cada seletivo, designada por Portaria do Reitor, será composta por três docentes integrantes da Carreira do Magistério da UEMA.

3.2 - Não havendo, no quadro da Carreira do Magistério Superior da UEMA, professor com titulação mínima correspondente à máxima titulação dos candidatos, poderão ser designados docentes de outras Instituições de Ensino Superior.

4 - Da data, horário e local de realização das provas:

4.1 - As provas do Processo Seletivo Simplificado serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Bacabal nas datas, em local e nos horários de acordo com o Apêndice II deste Edital.

5 - Da realização das provas:

5.1 A seleção dos candidatos será feita mediante:

a) Prova Didática sobre os temas fixados no programa, os quais deverão ser sorteados no dia da prova.

b) Prova de Títulos com julgamento do "Curriculum Vitae" devidamente comprovado de cada candidato.

5.2 - A Prova de Didática, visando aferir o desempenho pedagógico e o domínio do conteúdo da matéria, terá a duração mínima de 45 (quarenta e cinco) minutos e máxima de 55 (cinquenta e cinco) minutos.

5.3 - O candidato que não alcançar o tempo previsto será automaticamente eliminado.

5.4 - Ao iniciar a Prova de Didática, o candidato deve apresentar à Comissão Examinadora o Plano de Aula em três vias.

5.5 - Os recursos didáticos utilizados pelo candidato serão de sua total responsabilidade.

5.6 - A análise do "Curriculum Vitae" do candidato, visando aferir a sua experiência profissional, levará em conta a adequação dos títulos à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, de acordo com o estabelecido no Apêndice I deste Edital.

5.7 - Poderá ser dispensado da seleção o candidato único, portador de título de Mestre, Doutor ou Livre Docente, respeitada a adequação do seu título à matéria na área de conhecimento objeto da seleção, mediante parecer da Comissão Examinadora.

6 - Da classificação e resultado:

6.1 - A Comissão Examinadora lavrará a ata das atividades, imediatamente após a conclusão dos trabalhos, divulgando o resultado da seleção, já em termos de classificação, por ordem decrescente, para aprovação pela Pró-Reitoria de Graduação.

6.2 - Em caso de empate entre os candidatos, serão considerados os seguintes critérios para classificação final:

a) maior nota na prova didática;

b) maior tempo de experiência em atividade docente em outras IES;

c) maior idade.

6.3 - O resultado da avaliação será expresso na escala de notas de 0 (zero) a 10 (dez).

6.4 - Será considerado aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 7,0 (sete), sendo classificatória a nota da prova de títulos.

7 - Da validade da seleção:

7.1 - A validade da seleção será de 04 (quatro) meses, a contar da publicação do resultado, devendo ser observada, rigorosamente, a classificação por ordem decrescente para efeito de contratação.

8 - Do contrato e regime de trabalho:

8.1 - Os candidatos aprovados e classificados poderão ser contratados dentro do número de vagas oferecidas, de acordo com as necessidades dos cursos, em regime de trabalho previsto no Apêndice I deste Edital, por um período de 6 (seis) ou 12(doze)) meses, para ministrar, no mínimo, 2 (duas) disciplinas por período letivo, dentro da matéria objeto do seletivo.

8.2 - A carga horária do pessoal contratado como professor substituto será de 20 (vinte) horas semanais.

8.3 - A vigência de contrato será de 6 ou 12 meses, a contar da data da assinatura do mesmo, conforme necessidade apontada no Apêndice I.

8.4 - O salário a que fará jus o professor substituto contratado no regime de 20 (vinte) horas semanais será de R$ 1.904,95 (um mil, novecentos e quatros reais e noventa e cinco centavos).

8.5 - Os contratos poderão se prorrogados uma única vez, sendo os de 6 (meses) prorrogáveis por até 6 (seis) meses e os de 12 (doze) meses prorrogados por até 12 (doze) meses, nos termos da Lei Estadual 6.915, de 11 de abril de 1997 (com nova redação dada pela Medida Provisória nº 174, de 16 de abril de 2014).

8.6 - Os professores substitutos contratados em regime de 20 horas semanais, dentro da vigência de seu contrato, deverão ministrar até 2 (duas) disciplinas correspondentes à matéria para qual foram selecionados, a critério da direção do curso, em período especial (curso de férias).

9- Dos recursos:

9.1 - Após a divulgação do resultado, o candidato terá o prazo de até 48 (quarenta e oito) horas para formalização de recurso à Pró-Reitoria de Graduação da UEMA, que o apreciará dentro do prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da data de seu recebimento.

9.2 - Após divulgação do resultado do recurso interposto à PROG, o candidato terá 5 (cinco) dias úteis para recorrer ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE que decidirá conclusivamente.

10 - Disposições finais:

10.1 - Ao se inscrever para o processo seletivo simplificado, o candidato declara conhecer e concordar com os termos deste edital.

10.2 - Os casos omissos serão resolvidos pela Pró-Reitoria de Graduação.

São Luís, 03 de julho de 2014.

Profa. Dra. Maria Auxiliadora Gonçalves Cunha
Pró-Reitora de Graduação

APÊNDICE I

REQUISITOS DO SELETIVO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL

Cursos

Matérias

Graduação

Prazo de Contrato

Nº de Vagas

Regime de Trabalho

Pedagogia

Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Especialista

12 meses

01

20 horas

Didática

Especialista

12 meses

02

20 horas

Prática na Dimensão Social

Especialista

12 meses

01

20 horas

Estágio Sup. do Ensino Médio

Especialista

12 meses

01

20 horas

Letras

Língua Inglesa e Literatura Inglesa

Especialista na área

12 meses

01

20 horas

Língua Espanhola e Literatura Espanhola

Especialista

12 meses

01

20 horas

Ciências Exatas e Naturais

Química/ Química de Alimentos; Equilíbrio Químico e Cinética Química

Especialista

12 meses

01

20 horas

História da Biologia; Metodologia do Ensino de Biologia; Biologia Aquática.

Especialista

12 meses

01

20 horas

Química Inorgânica; Química Geral.

Especialista

12 meses

01

20 horas

História da Matemática; Metodologia do Ensino de Ciências:Matemática; Fundamentos e Métodos do Ensino de Matemática

Especialista

12 meses

01

20 horas

Geometria Espacial; Desenho Geométrico

Especialista

12 meses

01

20 horas

Cálculo Vetorial e Geometria Analítica; Álgebra Linear

Especialista

12 meses

01

20 horas

Ciências Exatas e NaturaisCálculo de Funções de Várias Variáveis; Cálculo Numérico.Especialista12 meses0120 horas
Trigonometria e Números Complexos; Matemática Comercial e Financeira.Especialista12 meses0120 horas
Ciências Sociais e FilosofiaSociologia/AntropologiaGraduação em Ciências Sociais com Especialização12 meses0220 horas
FilosofiaGraduação em Filosofia com Especialização12 meses0120 horas
PROPEDÊUTICA - Introdução ao Estudo do Direito / Hermenêutica / Direitos HumanosGraduação em Direito com Especialização em Direito 12 meses0120 horas
DIREITO PRIVADO I - Direito CivilGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas
DIREITO PRIVADO II - Direito EmpresarialGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas
DIREITO SOCIAL - Direito do Trabalho / Direito Processual do Trabalho / Direito PrevidenciárioGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas
DIREITO PÚBLICO I - Direito Constitucional / Teoria Geral do EstadoGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0120 horas
DIREITO PÚBLICO II - Direito Penal / Direito Processual PenalGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas
DIREITO PÚBLICO III - Direito Processual Civil / Teoria Geral do ProcessoGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas
DIREITO PÚBLICO IV - Direito Administrativo / Direito Tributário / Direito FinanceiroGraduação em Direito com Especialização em Direito12 meses0220 horas

APÊNDICE II

CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS DOS SELETIVOS

Matérias

Prova

Data

Horário

Local

Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

Didática

23/07

14 h

Centro de Estudos Superiores de Bacabal

Didática

Didática

23/07

16 h

Prática na Dimensão Social

Didática

23/07

14 h

Estágio Sup. do Ensino Médio

Didática

23/07

16 h

Língua Inglesa e Literatura Inglesa

Didática

23/07

18 h

Língua Espanhola e Literatura Espanhola

Didática

23/07

8 h

Química/ Química de Alimentos; Equilíbrio Químico e Cinética Química

Didática

23/07

8 h

História da Biologia; Metodologia do Ensino de Biologia; Biologia Aquática.

Didática

23/07

8 h

Química Inorgânica; Química Geral.

Didática

23/07

10h

História da Matemática; Metodologia do Ensino de Ciências:Matemática; Fundamentos e Métodos do Ensino de Matemática

Didática

24/07

8 h

Geometria Espacial; Desenho Geométrico

Didática

24/07

10 h

Cálculo Vetorial e Geometria Analítica; Álgebra Linear

Didática

24/07

PPP14 h

Cálculo de Funções de Várias Variáveis; Cálculo Numérico.

Didática

24/07

16 h

Trigonometria e Números Complexos; Matemática Comercial e FinanceiraDidática24/0718 hCentro de Estudos Superiores de Bacabal
Sociologia/AntropologiaDidática25/078 h
FilosofiaDidática25/0710 h
PROPEDÊUTICA - Introdução ao Estudo do Direito / Hermenêutica / Direitos HumanosDidática25/0714 h
DIREITO PRIVADO I - Direito CivilDidática25/0716 h
DIREITO PRIVADO II - Direito EmpresarialDidática25/0718 h
DIREITO SOCIAL - Direito do Trabalho / Direito Processual do Trabalho / Direito PrevidenciárioDidática25/078 h
DIREITO PÚBLICO I - Direito Constitucional / Teoria Geral do EstadoDidática25/0714 h
DIREITO PÚBLICO II - Direito Penal / Direito Processual PenalDidática25/0716 h
DIREITO PÚBLICO III - Direito Processual Civil / Teoria Geral do ProcessoDidática25/0718 h
DIREITO PÚBLICO IV - Direito Administrativo / Direito Tributário / Direito FinanceiroDidática25/078 h

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

TEMAS: Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental

1- O Estágio Supervisionado: Conceitos e Aplicabilidade na escola pública

2- Competências e Habilidades no Estágio Supervisionado

3- O Processo Avaliativo no Estágio Supervisionado

4- O Planejamento Educacional e a relação Teoria-Prática no Estágio Supervisionado

5- A importância do Estágio Supervisionado para a formação de professores REFERÊNCIAS

ARAÚJO, José Carlos S. "Sala de aula ou lugar de veiculação do discurso dos oprimidos." In: MORAIS, Regis (org.) . Sala de aula: Que espaço é esse? Campinas, Papirus, 1986

CANDAU, Vera M. "Didática do ensino superior". Texto apresentado no I Encontro Nacional de Professores de Didática. Brasília, junho 1972. (Mimeo)

________ A didática em questão. 5ª ed. Petrópolis, Vozes, 1986.

LUCKESI, Cipriano Carlos. "Elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação". III Conferência Brasileira de Educação. Niterói, 1984.

MELLO, Guiomar Namo. Magistério de 1º grau: Da competência técnica ao compromisso político. São Paulo, Cortez: Autores Associados, 1982.

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. O conteúdo atual da didática: Um discurso da neutralidade. Dissertação de Mestrado em Educação. UFMG, 1980.

VEIGA, Ilma P. A. "Reflexão em torno do ensino e da pesquisa em didática no curso superior". Palestra proferida no IV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, março 1987. (mimeo)

TEMAS: Didática

A Didática na formação do professor

O Relacionamento professor - aluno do acordo com as tendências pedagógicas Estratégicas de Aprendizagem

A relação pedagógica: A Didática em Ação

Planejamento e Avaliação Escolar na práxis didática

REFERENCIAS

ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar, Cortez/ Autores Associados, São Paulo, 1983.

BLOOM, B, ET alii. Taxionomia de objetivos educacionais, Globo. Porto Alegre, 1972, v, 1.

CANDAU, V, M. (org.), A didática em questão, Petrópolis, 1984.

LIBANEU, J, C. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. São Paulo, 1983

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: Vidas de professores, Porto: Porto Ed, 1992.

SAVIANI, D. Educação; do senso comum à consciência filosófica, Cortez. São Paulo. 1980.

Centro de Estudos Superiores de Bacabal

Prática na Dimensão Social

A importância das atividades interdisciplinares para o relacionamento teoria - prática A relação do ensino, pesquisa e extensão para a práxis docente

A identidade da prática pedagógica nos cursos de formação de professores

A tendência critico - social dos conteúdos e as vantagens para o processo docente - discente A Dimensão Docente o saberes e fazeres

REFERÊNCIAS

ALMEIDA. J. S. de, Estagio Supervisionado em Prática de Ensino - Relevância para a formação ou mera atividade curricular. IN: Revista da Associação Nacional de Educação. São Paulo, 1994

CARVALHO. A. M. P. Prática de Ensino. São Paulo. Livraria Pioneira ed. 1985

LUCK. H. Pedagogia interdisciplinar - fundamentos teóricos metodológicos. Petrópolis. M. vozes, 1994.

VASCONCELOS, C. dos S. Planejamento: Plano de Ensino - Aprendizagem e projetos educativos. São Paulo: Libertad. 1995.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática, 3º Ed. Campinas. Paperus, 1994.

Centro de Estudos Superiores de Bacabal

Estágio Sup. do Ensino Médio

1- O Estágio Supervisionado no Ensino Médio segundo a LDB

2- A coordenação do Estágio Supervisionado para uma práxis eficiente

3- A formação do professor de ensino médio e as influências do estágio supervisionado As etapas do Estágio Supervisionado

05 - Concepções e fundamentos norteadores da prática de ensino médio.

REFERÊNCIAS

CANDAU, Vera Maria (org.) Magistério construção cotidiana. Petrópolis; Vozes 1999

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 2004.

FAZENDA, Ivani C. O papel do estágio nos cursos de formação de professores. In PICONEZ, S (org.) A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas. Papirus. 1991.

PIMENTA, S. G. O estágio na formação do professor; unidade Teórica e Prática. 4º edição. Ed. Cortez. São Paulo. 2001.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político - Pedagógico da Escola. Uma construção possível. Campinas: Papirus. 1997.

Centro de Estudos Superiores de Bacabal

DEPARTAMENTO DE LETRAS

Língua Inglesa e Literatura Inglesa

1. Comparisonswithadjectives

2. The use oftellandask

3. The firstEnglishLiterature

4. The Victorian Age

5. The comingoftheModernAge

Referências

Bristish Life andInstitutions; Farrel, Mark; Chancerel;2000.

BURGESS, Antony. EnglishLiterature. 22 Malaysia: Longman. 1996

EVANS, Ifor. História da Literatura Inglesa. Lisboa. Ed. 70. 468 p.

G.C. ThornleyandGwynet Roberts. AnoutlineofEnglishLiterature 13. RD. ED. Hong Kong: Longman. 1994

Gramática Escolar da Língua Inglesa; I. Ed; Longman (ED); Longman;2004

INNES, Chistopher. ModernBritsh Drama: 1890 - 1990.GreatBritain: Cambridge University Press. 199. 484p.

LessonsWithLaughter: PhotocopiableLessons for DifferenteLevels; Woolard George C & Hill, Jimmie; LanguageTeachingPublications; 1999.

WEBSTER, New Word Dictionary. 3 ed. Ohio; Prentice Hall Press.1994.

Língua Espanhola e Literatura Espanhola

1. Princípios Generaes de laSintaxis

2. La Cohesión textual: El Enlace y lãs redes de larepresentación formal La poesia prerromántica em América Española.

3. El arte y manifestacionesculturalesHispanoamericanas

4. La poesia prerromántica em América Española

5. El teatro em la segunda mitaddelsiglo XVIII em laHispanoamérica

Referências

FERNÁNDEZ Díaz, R. Prácticas de gramática española para hablantes de portugués: Dificuldades Generales. Madrid: arco/Liros,1999.

HERNÁNDEZ, G. Análisis gramatical: Teoria yPráctica. Madrid: SGEL, 1995. Homenaje a Humberto López Morales.

COUTINHO, Ismael. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.

ELIZAINCÍN, A. 2002. (Inédito) "Romania Nova: Lugar de contctodelespañol com otraslenguas/culturas". Primer Simposio de Linguística Hispánica em el Reino Unido (Guildford, abril 2002)

LOPRETE. Carlos Alberto. Literatura Española. História y antologia. Buenos Aires: Plus, 1989.

GARCIA LOPEZ, José. História de la Literatura Española. 20 ed. Barcelona: Vicensvives, 2002.

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

I - Matéria/Disciplinas: Química/ Química de Alimentos; Equilíbrio Químico e Cinética Química

- Noções de Catálise;

- As velocidades das reações químicas.

- Métodos de Preservação de Alimentos; - Acondicionamento de Alimentos;

- Alteração e Contaminação de Alimentos.

Referências:

- ATKINS, P.W. Físico-Química. 6.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.

- CASTELLAN, G.W. Físico-Química. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1983.

- EVANGELISTA, S. Manual de Tecnologia de Alimentos. Rio de Janeiro: Atheneu, 1995.

- ____________ . Métodos de Conservação de Alimentos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2002

Matéria /Disciplinas: História da Biologia; Metodologia do Ensino de Biologia; Biologia Aquática.

- Relações da Biologia e outras ciências;

- Biociclos aquáticos;

- Fatores abióticos;

- Utilização de recursos aquáticos;

- Métodos, técnicas e recursos adequados ao ensino de Biologia.

Referências:

- OLIVEIRA. Introdução à Biologia Vegetal. São Paulo; EDUSP. 1996.

- RAVEN, P.H.; EVERT, R.F.; EICHORN, S. Biologia Vegetal. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

- SONCINI, M.I. & CASTILHO, M.J. Biologia. São Paulo: Cortez, 1991.

- ZÓBOLI, G. Práticas de Ensino - Subsídios para a atividade docente. 10.ed. São Paulo: Ática, 1999.

Matéria/ Disciplinas: Química Inorgânica; Química Geral.

Temas:

- Teorias Atômicas;

- Ligações Químicas;

- Forças Intermoleculares;

- Funções da Química Inorgânica;

- Elementos representativos e de transição.

Referências:

- LEE, J.D. Química Inorgãnica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 2001. - RUSSEL, S.B. Química Geral. São Paulo: McGraw-Hill, 1990.

- SLAUBACH, W. H.; PARSONS, T.D. Química Geral. 2.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cintíficos, 1982.

- SHRIVER, D.F., ATKINS, P.W. Química Inorgânica. São Paulo: Boockman, [sn].

Matéria/Disciplinas: História da Matemática; Metodologia do Ensino de Ciências:Matemática; Fundamentos e Métodos do Ensino da Matemática

- Métodos, técnicas e recursos adequados ao ensino de Matemática; - Teoria e experimentação no ensino da Matemática;

- As origens e a evolução do Cálculo;

- Trigonometria e Mensuração na Grécia;

- A Matemática no período Renascentista.

- BARKER,S. Filosofia da Matemática. [S.l.]: Zahar, [sn].

- BOYER, C.B. História da Matemática. [S.l.]:Edgard Blucher, [sn].

- ZÓBOLI, G. Práticas de Ensino - Subsídios para a atividade docente. 10.ed. São Paulo: Ática, 1999.

Matéria / Disciplina: Geometria Espacial; Desenho Geométrico.

- Áreas de sólidos geométricos;

- Volumes de sólidos geométricos; - Lugares geométricos;

- Construções geométricas

- Perpendicularismo e Paralelismo.

Referências:

- CARVALHO, P.C.P. Introdução à Geometria Espacial. [S.l.]:IMPA, [sn].

- JANUÁRIO, A.J. Desenho Geométrico. Florianópolis: UFSC, 2000. - GIOVANI. J.R. et alii. Desenho Geométrico. São Paulo: FTD, 1992.

VI - Matéria/ Disciplinas: Cálculo Vetorial e Geometria Analítica; Álgebra Linear.

- Coordenadas Cartesianas no espaço; - Vetores no espaço;

- Estudo da reta no plano;

- Espaço e Subespaço vetoriais; - Auto-valores e auto-vetores.

Referências:

- BOLDRINI, J.L. Álgebra Linear. [S.l.]: Habra, [sn].

- STEINBRUCH, A.; WINTERLE, E.P. Introdução à Álgebra Linear. [S.l.]: McGraw-Hill, [sn].

- . Geometria Analítica. São Paulo: McGraw-Hill, 1987.

VII - Matéria/Disciplinas: Cálculo de Funções de Várias Variáveis; Cálculo Numérico. Temas:

- Limites: propriedades;

- Continuidade de uma função;

- Propriedades das derivadas;

- Erros e aproximações;

- Ajuste de curvas: método dos mínimos quadrados.

Referências:

- GUIDORIZZI, H.L. Um curso de Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 1986.

- ROQUE, W. Introdução ao Cálculo Numérico. São Paulo: Atlas,2000.

Matéria / Disciplinas: Trigonometria e Números Complexos; Matemática Comercial e Financeira.

Temas:

- Razões trigonométricas no triângulo retângulo; - Funções circulares;

- Definição e operações com números complexos;

- Forma polar e operações com números complexos; - Análise combinatória.

Referências:

- MORGADO, A.C. de O. et alii. Análise Combinatória e Probabilidades. Rio de Janeiro: SBM, 2004.

Departamento de Ciências Sociais e Filosofia

SOCIOLOGIA

1. Revoluções Burguesas e Consolidação da Sociedade Capitalista

2. Classes Sociais e Desigualdades Sociais

3.Cultura Organizacional e Relações de Trabalho

4. A Ciência da Moral e Ciência Positiva

5.Capital e Trabalho

LIVRE

FILOSOFIA

1 - Cultura e humanização.

2 - Noções básicas do filosofar.

3- Dimensão sócio-política do homem.

LIVRE

PROPEDÊUTICA

1 - Direito e moral;

2 - Direito, equidade e justiça;

3 - Os modos de produção do direito;

4 - Antinomias jurídicas, e;

5 - Efetividade dos Direitos Humanos.

LIVRE

DIREITO PRIVADO I

1 - Conceito de Pessoa - Personalidade Jurídica - Capacidade

2 - Responsabilidade civil do comitente e de pessoas coletivas;

3 - Enriquecimento sem causa;

4 - Extinção das obrigações, e;

5 - Poder familiar: exercício, suspensão e extinção.

LIVRE

DIREITO PRIVADO II

1 - Empresa Individual e Coletiva;

2 - Transformação, Incorporação, Fusão e Cisão das Sociedades;

3 - Propriedade Industrial;

4 - Relação entre Sociedades - holding e joint ventures;

5 - O Capital Social;

LIVRE

DIREITO SOCIAL

1 - Contrato Individual de Trabalho;

2 - Obrigações Pecuniárias;

3 - Suspensão e Interrupção do Contrato de Trabalho;

4 - Jurisdição e competência trabalhista, e;

5 - Beneficiários previdenciários.

LIVRE

DIREITO PÚBLICO I

1 - Nacionalidade;

2 - Direitos Políticos;

3 - Poder Legislativo;

4 - Mutação Constitucional, e;

5 - Pertinência temática.

LIVRE

DIREITO PÚBLICO II

1 - Do nexo de causalidade;

2 - Das lesões corporais;

3 - Dos crimes contra a dignidade sexual;

4 - Os princípios constitucionais do Processo penal, e;

5 - Competência penal.

LIVRE

DIREITO PÚBLICO III

1 - Sociedade e tutela jurídica;

2 - Jurisdição;

3 - Teoria Geral das nulidades;

4 - Execução, e;

5 - Cumprimento de sentença.

DIREITO PÚBLICO IV

1 - Ato Administrativo;

2 - Administração Direta e Indireta;

3 - Intervenção do Estado na propriedade privada;

4 - Obrigação Tributária, e;

5 - Disciplina da LRF sobre as Receitas Públicas.

LIVRE