UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana - BA

Notícia:   UEFS - BA abre 27 vagas para Professores Pesquisadores e Tutores Presenciais e a Distância

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

CHAMADA PÚBLICA - 2013

TUTORES E PROFESSORES

SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ATUAR EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR VISANDO À OFERTA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA E EM LETRAS/PORTUGUÊS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - (SEMIPRESENCIAL)

PROFESSOR PESQUISADOR E TUTOR PRESENCIAL E A DISTÂNCIA

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no uso das suas atribuições, nos termos da Lei nº 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, Resoluções Consepe nº 170/2010 e 171/2010, Resoluções Consu nº 39/2010 e 40/2010, e com vistas a instalação dos Cursos de Pedagogia e Letras - Português pela modalidade de Educação a Distância (Semipresencial), da Universidade Aberta do Brasil (UAB), aprovado pela Diretoria de Educação a Distância (DED), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e a serem ofertados através do Polo de Apoio Presencial de Pintadas-BA, torna pública a abertura de inscrições para seleção de professores pesquisadores e de tutores presencial e a distância, com o objetivo de compor a equipe multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento destes cursos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A participação do candidato implica ciência dos requisitos exigidos para a vaga e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas nesta Chamada Pública, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2 O acompanhamento da Chamada Pública, avisos e comunicados referentes a este processo seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.3 O Processo Seletivo será planejado, executado e coordenado por Comissão instituída pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) e pela Coordenação da UAB/UEFS.

1.4 Dúvidas e informações sobre o processo seletivo deverão ser obtidas somente com membros da equipe que integra a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil-UAB pelos telefones (75) 3161-8031 ou pelo e-mail uab@uefs.br

1.5 Os horários referidos neste edital são os oficiais do Estado da Bahia.

2. DO OBJETO

2.1 A seleção de que trata esta Chamada Pública objetiva o preenchimento de vagas para o exercício das funções de Professor Pesquisador e de Tutoria Presencial e Tutoria a distância, para prestação de serviços temporários junto à Coordenação da Universidade Aberta do Brasil na UEFS, no âmbito dos cursos de graduação em Pedagogia e Letras/Português - UAB/UEFS.

2.2 Dos cursos a serem ofertados

CURSO: PEDAGOGIA

 

 

MÓDULO 1 - 2013.2

DISCIPLINAS

CH

Ementa

Sociologia e Educação

60

Surgimento, formação e desenvolvimento do pensamento sociológico. Análise dos fundamentos da sociologia da educação, articulando-os com o cotidiano escolar, o fenômeno do fracasso escolar, as políticas públicas e suas implicações sociais, mediadas pelo uso das novas tecnologias.

Filosofia e Educação

60

Grandes temas filosóficos e sua diversidade de concepções: os filósofos clássicos, modernos e contemporâneos. A filosofia, o conhecimento e a compreensão do fenômeno educacional, instrumentalizado pelas TICs.

Educação a Distância (EAD)

30

O Ensino a distância e a educação a distância no Brasil e no mundo. Fundamentos legais, gestão e práticas em EAD. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD. As diferenças do ensino presencial e a distância: acesso e desenvolvimento. Ambientes virtuais de aprendizagem.

História da Educação

60

Estudo da prática educacional nas sociedades antigas, medievais, modernas e contemporâneas segundo tendências políticas, sociais, econômicas e tecnológicas. A origem das Universidades e o desenvolvimento do saber, Os diferentes períodos da história da educação brasileira, com ênfase na constituição da escola pública, na formação do professor e no papel da educação a distância.

Tecnologias da Informação e Comunicação75História das tecnologias na educação. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso das tecnologias na educação. Criação de software, vídeo, blog, site. Processo de acesso e pesquisa na internet. Cibercultura, mídias e educação. Tecnologias de apoio ao ensino.
CARGA HORÁRIA TOTAL285 

CURSO: PEDAGOGIA

 

 

MÓDULO 2 - 2014.1

DISCIPLINAS

CH

Ementa

Antropologia e Educação

60

A formação histórica do pensamento antropológico e sua articulação com as ciências sociais. Os fundamentos da antropologia e a compreensão das relações entre cultura e educação. A importância da diversidade cultural nas práticas educativas no contexto da sociedade tecnológica.

Psicologia da Aprendizagem

75

Contribuições das principais teorias psicológicas para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem: do comportamentalismo ao interacionismo. A construção do conhecimento e as teorias da aprendizagem. Fatores sócio-ambientais e interpessoais da aprendizagem escolar e a influência tecnológica. Variáveis intervenientes no ensino e na aprendizagem.

Conhecimentos Linguísticos

75

Ramos da Linguística que contribuem no processo de Alfabetização: Sociolingüística e Psicolingüística. O processo de aquisição da língua falada. Variação e mudança lingüística. Estudo do sistema fonológico do português. Contribuições da tecnologia e suas interfaces com a Língua Portuguesa.

Fundamentos da Docência75A docência: trabalho, profissionalização e identidade do professor. Os saberes docentes e a base de conhecimento para o ensino. Políticas de formação de professores no Brasil e na Bahia e a educação a distância.
Prática Educativa I - Linguagem e Hipertexto60A importância científica e social da prática educativa no contexto escolar da sociedade e do mundo tecnológico. A prática educativa em educação. Inserção teórico-prática do estudante no campo de atuação do Pedagogo. As diferentes linguagens midiáticas. Interfaceamento de linguagens, tecnologias e racionalidades. Uso e significado dessas linguagens na construção do conhecimento e no trabalho docente. As linguagens e o hipertexto na construção do trabalho acadêmico.
Estudos Integradores I20Estudos de integração curricular, mediados pelo foco de cada Núcleo Temático e realizados por intermédio de discussões pautadas em estudos de pesquisas, análise de atividades. Participação nas ações da cultura universitária. Reflexão sobre a Universidade. O papel das Universidades presencial e não presencial no Brasil. Realização de atividades interdicisplinares.
CARGA HORÁRIA TOTAL365 

CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS

 

 

MÓDULO 1 - 2013.2

DISCIPLINA

CH

Ementa

Linguística I

60

Linguística: teorias linguísticas e contribuições para o ensino de língua. Lingüística e gramáticas.

Teoria da Literatura

60

Os conceitos de Literatura, Os Gêneros literários, a concepção clássica, a romântica e a contemporânea. O texto dramático e O texto poético.

Filosofia e Educação

60

Fundamentos e transformações epistemológicas das abordagens filosófico-educacionais. A filosofia como exercício de interrogação e (re) ligação de saberes. A dimensão filosófica das diretrizes educativas frente à totalidade e concretude da condição humana. Filosofia e educação como campos organizativos na era planetária capazes de articular a ação docente, nas dimensões intra, multi e transdisciplinar.

Educação a Distância75Concepções do Ensino e da educação a distância. A História da EAD no Brasil. As características da educação a distância. As políticas públicas de formação de professores e a EAD: acesso e desenvolvimento. Ambientes de aprendizagem colaborativa.
Prática Educativa I - Leitura e Produção de Textos60O texto como situação comunicativa. Os tipos e os gêneros textuais. Organização e constituição do texto. Estruturação do texto e do parágrafo. Texto: leitura, interpretação e produção.
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)75História das tecnologias na educação. Tendências atuais das tecnologias educacionais: possibilidades e limites do uso das tecnologias na educação. Informática educativa. Criação de software, vídeo, blog, site. Processo de acesso e pesquisa na internet.
Semiótica da Língua Portuguesa60A ciência geral dos signos. O percurso gerativo do sentido. Enunciação e enunciado. Modalização. Análise de textos midiáticos.
Seminário Temático Interdisciplinar I - Cultura Universitária20Cultura universitária: ambiência do universo acadêmico, inserção discente em práticas universitárias, visão panorâmica da sala de aula universitária.
CARGA HORÁRIA TOTAL470 

CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS

 

 

MÓDULO 2 - 2014.1

DISCIPLINAS

CH

Ementa

Linguística II

60

Estudo de padrões de variação e mudança linguística nas modalidades oral e escrita. Análise sociolinguística de diversos aspectos do português: fatores sociais e linguísticos. Variação e mudança lingüística no português e implicações no ensino de língua materna.

Morfossintaxe da Língua Latina60Análise da estrutura morfossintática da língua latina.
Metodologia da Pesquisa60A Pesquisa cientifica e princípios éticos. Tipologias de Pesquisa, modalidades textuais: Resumos, Resenhas, Artigos, Ensaios Aspectos teórico-metodológicos na elaboração de projetos de pesquisa, monografias. Normas da ABNT.
História da Educação60Análise e evolução da educação no Brasil. Compreensão dos fenômenos educacionais brasileiros e suas relações com os contextos sociais econômicos e políticos em que se encontram inseridos. Cibercultura e educação.
Didática e Tecnologia I60Abordagem interativo-reflexiva de metodologias em EaD.Análise de redes de aprendizagem.Referencial teórico sobre planejamento na EaD.Cenário da sociedade do conhecimento midiático.Projeto Político Pedagógico.Mídias digitais.Ambientes Virtuais de Aprendizagem.Materiais didáticos.Conteúdo digital e conectividade.
Prática Educativa II - A Literatura na Prática Escolar75Desenvolvimento e aplicação de abordagem do texto literário na prática escolar.
Língua Estrangeira Instrumental I - Inglês60Leitura oral, compreensão e produção da escrita, nos diversos gêneros textuais na língua inglesa, em situações do cotidiano.
Oficina de Leitura e Produção Textual e Hipertexto15Gêneros textuais, Língua e Linguagem e Hipertexto. Médias Imperativas.
CARGA HORÁRIA TOTAL450 

2.3 - Os candidatos selecionados deverão realizar as seguintes atribuições:

Professor-Pesquisador

a) Desenvolver as atividades docentes na capacitação de coordenadores, professores e tutores mediante o uso dos recursos e metodologia previstos no plano de capacitação;

b) Participar das atividades de docência das disciplinas curriculares do curso;

c) Participar de grupo de trabalho para o desenvolvimento de metodologia na modalidade a distância;

d) Participar e/ou atuar nas atividades de capacitação desenvolvidas na UEFS;

e) Coordenar as atividades acadêmicas dos tutores atuantes em disciplinas ou conteúdos sob sua coordenação;

f) Desenvolver o sistema de avaliação de alunos, mediante o uso dos recursos e metodologia previsto no plano de curso;

g) Apresentar ao coordenador de curso, ao final da disciplina ofertada, relatório do desempenho dos estudantes e do desenvolvimento da disciplina;

h) Desenvolver, em colaboração com o coordenador de curso, a metodologia de avaliação do aluno;

i) Desenvolver pesquisa de acompanhamentos das atividades de ensino desenvolvidas nos cursos na modalidade a distância;

j) Elaborar e entregar os conteúdos dos módulos desenvolvidos ao longo do curso no prazo determinado;

k) Adequar conteúdos, materiais didáticos, mídias e bibliografias utilizados para o desenvolvimento do curso à linguagem da modalidade a distância;

l) Realizar a revisão de linguagem do material didático desenvolvido para a modalidade a distância;

m) Adequar e disponibilizar, para o coordenador de curso, o material didático nas diversas mídias;

n) Participar de grupo de trabalho para focar a produção de materiais didáticos para a modalidade a distância;

o) Elaborar relatórios semestrais no âmbito de suas atribuições, para encaminhamento à DED/CAPES/MEC, ou quando solicitado.

Tutor (Presencial e a distância)

a) Mediar a comunicação de conteúdos entre o professor e os cursistas;

b) Acompanhar as atividades discentes, conforme o cronograma do curso;

c) Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento das atividades docentes;

d) Estabelecer contato permanente com os alunos e mediar às atividades discentes;

e) Colaborar com a coordenação do curso na avaliação dos estudantes;

f) Participar das atividades de capacitação e atualização promovidas pela UEFS;

g) Elaborar relatórios mensais de acompanhamento dos alunos e encaminhar à coordenação de tutoria;

h) Participar do processo de avaliação da disciplina sob a orientação do professor responsável.

i) Manter regularidade de acesso ao AVA e dar retorno às solicitações dos cursistas no prazo máximo de 24 horas (exclusivo para o Tutor a distância);

j) Apoiar operacionalmente a coordenação do curso nas atividades presenciais no Polo de Apoio Presencial de Pintadas-BA, em especial na aplicação de avaliações (exclusivo para o Tutor Presencial).

3. NÚMERO E DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

3.1 Serão preenchidas, ao total, 27 (vinte e sete) vagas conforme as funções a seguir especificadas:

FUNÇÃO

Nº DE VAGAS

Professor-Pesquisador

19

Tutor a distância

4

Tutor Presencial

4

TOTAL

27

3.2 Da carga horária das disciplinas:

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS

CH

Sociologia e Educação

60

Filosofia e Educação

60

Educação a Distância (EAD)

30

História da Educação

60

Tecnologias da Informação e Comunicação

75

 

DISCIPLINASCH
Antropologia e Educação60
Psicologia da Aprendizagem75
Conhecimentos Linguísticos75
Fundamentos da Docência75
Prática Educativa I - Linguagem e Hipertexto60
Estudos Integradores20

CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS

DISCIPLINAS

CH

Linguística I

60

Teoria da Literatura

60

Filosofia e Educação

60

Educação a Distância

75

Prática Educativa I - Leitura e Produção de Textos

60

Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)

75

Semiótica da Língua Portuguesa

60

Seminário Temático Interdisciplinar I - Cultura Universitária

20

CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS

DISCIPLINAS

CH

Linguística II

60

Morfossintaxe da Língua Latina

60

Metodologia da Pesquisa

60

História da Educação

60

Didática e Tecnologia I

60

Prática Educativa II - A Literatura na Prática Escolar

75

Língua Estrangeira Instrumental I - Inglês

60

Oficina de Leitura e Produção Textual e Hipertexto

15

3.3 Os candidatos cuja classificação extrapolarem o número de vagas previstas serão mantidos, na condição de suplentes, por ordem de classificação, em cadastro reserva com validade de doze (12) meses. O profissional classificado como suplente poderá ser convocado em caso de desistência ou desligamento por desempenho considerado insatisfatório do profissional convocado.

4. DA REMUNERAÇÃO

4.1 Os profissionais selecionados, quando da contratação, farão jus ao recebimento de bolsa, via Sistema de Gestão de Bolsas-SGB/CAPES, nos valores abaixo especificados, enquanto exercerem as funções previstas nesta Chamada Pública, conforme Art. 9º da Resolução CD/FNDE nº 26, de 5 de junho de 2009, a qual estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes da preparação e execução dos cursos dos programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), alterada pela Resolução CD/ Nº 8 de 30 de abril de 2010.

FUNÇÃO

VALOR DA BOLSA*

DURAÇÃO

Professor- Pesquisador

1.300,00

Período de oferta da disciplina **

Tutoria a distância ou presencial

765,00

12 meses

* Portaria nº 1.243, de 30 de dezembro de 2009 (Reajusta os valores previstos no art. 2º da lei 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, com base no art. 7º da mesma lei, referentes ao pagamento de bolsas a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores). **15h = 1 bolsa

4.2 As bolsas serão concedidas pela DED/CAPES/MEC e pagas pelo FNDE/MEC diretamente aos beneficiários, por meio de crédito em conta-benefício aberta em agência do Banco do Brasil S/A, indicada especificamente para esse fim e mediante a assinatura, pelo bolsista, de Termo de Compromisso (a ser disponibilizado pela Coordenação UAB/UEFS).

4.3 O período de duração das bolsas corresponderá ao período de oferta dos respectivos módulos/disciplinas, podendo esta ser concedida por tempo inferior ou mesmo sofrer interrupção, desde que devidamente justificada.

4.4 O recebimento de qualquer um dos tipos de bolsa para as funções previstas no item 3.1 vinculará o participante ao Sistema UAB.

4.5 Os bolsistas do Sistema UAB somente farão jus ao recebimento de apenas uma bolsa por período, mesmo que venham a exercer mais de uma função no âmbito do Sistema UAB.

4.6 O Professor Pesquisador e o Tutor convocados receberão a bolsa no mês subsequente à autorização do pagamento e não necessariamente a receberá de forma consecutiva.

4.6.1. Constituem exceção a essa regra:

a) Os bolsistas da CAPES e do CNPq, matriculados em programas de pós-graduação no país, selecionados para atuar nas instituições públicas de ensino superior como TUTORES do Sistema UAB, os quais terão as respectivas bolsas de estudo preservadas pelas duas agências, pelo prazo da sua duração regular (Portaria conjunta CAPES CNPq, de 12 de dezembro de 2007).

b) Os bolsistas do CNPq das categorias Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), terão direito à acumulação de bolsas, uma de cada agência, pelo prazo da sua duração regular, quando atuarem nos seguintes programas da CAPES (Portaria Conjunta CAPES/CNPq nº 02/2013):

c) Coordenador de Programa de Pós-Graduação;

d) Docente no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB);

e) Docente no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

4.7 Será vedado o pagamento de bolsas pelo Sistema UAB ao participante que possuir vinculação a outro programa de bolsa de estudo cujo pagamento tenha por base a Lei nº. 11.273/2006 e a Lei nº 11.502/2007.

5. DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS

5.1 Para a Função de Professor-Pesquisador

a) Ser brasileiro, maior de idade e estar em dia com as obrigações civis e militares;

b) Escolaridade exigida: Curso superior completo com, no mínimo, título de mestre ou doutor;

c) Ter disponibilidade de 20 horas semanais para o desenvolvimento das atividades previstas, conforme demandas da Coordenação do Curso;

d) Ser docente da UEFS, preferencialmente efetivo e com regime de trabalho de Dedicação exclusiva;

e) Possuir experiência comprovada de, no mínimo, 3 (três) anos no magistério superior (conforme Artigo 9º - incisos IV e V, da Resolução/ FNDE/CD/ Nº 8, de 30 de abril de 2010;

f) Comprovar experiência de ensino na disciplina para a qual está se candidatando.

5.2 Para a Função de Tutor Presencial e a distância

a) Ser brasileiro, maior de idade e estar em dia com as obrigações civis e militares;

b) Escolaridade exigida: formação de nível superior e experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior ou ter formação pós-graduada ou estar vinculado a programa de pós-graduação (conforme Artigo 1º - inciso VI, da Resolução/ FNDE/CD/ Nº 8, de 30 de abril de 2010;

c) Ter formação superior na área do Curso para o qual for selecionado;

d) Ter disponibilidade de 20 horas semanais, inclusive aos finais de semana, e em turnos diversos para o desenvolvimento das atividades previstas no Projeto Pedagógico/Plano de Ensino, encontros presenciais, conforme demandas da Coordenação do Curso. O tutor presencial deverá ter disponibilidade de 20h para atendimento aos alunos no Polo de Apoio Presencial de Pintadas, em dias e horários definidos em função dos interesses da Universidade e da necessidade dos estudantes.

e) Ser funcionário público;

f) Residir, preferencialmente, em Feira de Santana-BA (apenas para candidatos a tutoria a distância);

g) Residir, obrigatoriamente, no município de Pintadas-BA (apenas para candidatos à tutoria presencial).

5.2.1 Caso não haja profissionais qualificados para o exercício da função de tutoria presencial no município de Pintadas-BA, poderão se inscrever candidatos de cidades próximas, desde que se comprometam a estar no Polo UAB nos dias e horários determinados pela Coordenação do referido Polo.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1 As inscrições, gratuitas, serão realizadas no período de 31 de julho a 07 de agosto de 2013, na UEFS - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/Coordenação da UAB (Prédio da Administração Superior - 1º andar - Ala A), devendo os candidatos apresentar documento oficial e original de identificação com foto.

6.2 A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação publicará a lista de inscritos para a realização do processo seletivo. Os candidatos que fizerem a sua inscrição, cujo nome não conste na referida lista, poderão solicitar revisão no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, devendo apresentar o comprovante de inscrição.

6.3 O candidato, ao efetivar a sua inscrição, declara acatar, na íntegra, as normas desta Chamada Pública.

7. DA DOCUMENTAÇÃO

7.1 No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Cópia do CPF;

b) Cópia do Documento de Identificação com foto (autenticada);

c) Comprovante de quitação com o Serviço Militar (sexo masculino), se menor de 45 (quarenta e cinco) anos de idade.

d) Cópia do Título Eleitoral e do comprovante de votação na última eleição;

e) Curriculum vitae, preferencialmente na Plataforma Lattes, devidamente comprovado;

f) Ficha de Inscrição, corretamente preenchida (Anexo I);

g) Declaração de Disponibilidade de carga horária semanal para desempenhar a função prevista nesta Chamada Pública (Anexo II);

h) Cópia do Diploma de Graduação autenticado (autenticada);

i) Cópia do Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio e/ou do Ensino Superior;

j) Cópia do Diploma de Pós-Graduação, quando for o caso (autenticada);

k) Comprovante de experiência docente no magistério do ensino básico ou superior, quando for o caso;

l) Comprovante de Residência (atualizado) no município de Pintadas em nome do candidato, cônjuge ou parentes de 1º grau (apenas para os candidatos à Tutoria Presencial no Polo de Apoio Presencial da UAB);

m) Carta de Intenção para a Coordenação UAB/UEFS abordando a experiência acumulada na área de EaD e/ou TIC e as competências/habilidades que possui para atuar junto ao curso de graduação para o qual está concorrendo.

n) Declaração do orientador autorizando o exercício do trabalho de tutoria presencial (para candidatos matriculados em cursos de mestrado ou doutorado);

o) Declaração de que é bolsista do CNPq das categorias Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) (para candidatos que se enquadrarem);

p) Declaração de vinculação ao funcionalismo público (para candidatos ao exercício da Tutoria);

q) Declaração de experiência docente relacionada à disciplina que pretende ministrar (apenas para professor pesquisador).

7.2 As cópias dos documentos poderão ser autenticadas pelo funcionário público, no ato da inscrição, mediante a apresentação dos respectivos originais.

7.3 A responsabilidade pela entrega da documentação será exclusivamente do candidato.

8. DOS HORÁRIOS PARA AS INSCRIÇÕES

8.1 As inscrições serão realizadas das 8h30min. às 11h30min. e das 14h:00 às 17h:30min.

9. DA SELEÇÃO

9.1 A seleção será realizada por uma Comissão designada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e constará de duas (02) etapas obrigatórias e de caráter eliminatório: Análise do Currículum Vitae e da Carta de Intenção e realização da Entrevista. Cada uma das etapas terá a pontuação de 0 (zero) a 100,0 (cem) pontos.

9.2 A Seleção será realizada no período de 08 a 10 de agosto de 2013, conforme cronograma a seguir, iniciando-se com a Análise do Currículum e da Carta de Intenção pela Comissão de Seleção, que divulgará, em seguida, a relação de candidatos aptos a participarem da Entrevista, a ser realizada nos dias 09 e 10/08/2013

9.2.1 A entrevista dos candidatos a Tutor Presencial será realizada no Polo de Apoio Presencial de Pintadas-BA, localizado na R. Dom Mathias Schimidt, s/nº, Centro - Escola Municipal Zilda Dias da Silva. Telefones: (75) 3693-2146/2154 R/214.

9.3 Para a realização da Entrevista será obrigatória a apresentação de documento de identificação original (RG, Carteira Nacional de Habilitação atual, Carteira de Trabalho atual ou Carteira de Órgão de Classe).

9.4 O não comparecimento do candidato à Etapa da Entrevista implicará na sua eliminação do processo seletivo.

9.5 Na avaliação da Carta de Intenção, a Comissão de Seleção levará em consideração o domínio técnico-científico, a estruturação coerente do texto e a clareza e precisão da linguagem.

9.6 A avaliação do Currículum Vítae do candidato será realizada de acordo com o barema apresentado no Anexo III desta Chamada Pública.

9.7 A nota final de cada candidato será obtida de acordo com a seguinte fórmula:

NF = (NC x 3 + NCI x 3 + NE x 4)/10

Onde:
NF = Nota Final
NC = Nota do Currículum vitae;
NCI = Nota da Carta de Intenção;
NE = Nota da Entrevista.

9.8 No caso de empate, a ordem de classificação será definida em favor do candidato que tiver maior nota na Entrevista, persistindo o empate, do candidato com maior tempo de experiência na área de educação a distância ou TIC; persistindo o empate, o candidato que obteve o maior número de pontos excedidos (acima de 100) na prova de títulos.

10. DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO

10.1 Serão considerados aprovados os candidatos, por função em cada curso, que obtiverem média final igual ou superior a 70,0 (setenta).

10.2 A vaga será ocupada pelos candidatos aprovados, observando-se a ordem de classificação e o número de vagas previstas nos itens 3.1 e 3.2 desta Chamada Pública.

10.3 Os candidatos classificados, e não convocados, passarão a compor o cadastro reserva e poderão ser chamados oportunamente, visando suprir às necessidades da Coordenação do Curso.

10.4 A inexatidão das declarações, irregularidades de documentos ou outras de qualquer natureza que não atendam às exigências desta Chamada Pública, ocorridas em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da Seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua atuação, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição.

10.5 Caberá a esta Universidade a publicação dos resultados da seleção através do site www.uefs.br (na seção Mural) e na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, no prédio da Administração Superior, 1º Andar - Ala A.

10.6 O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, junto à Prograd/Coordenação da UAB, no prazo máximo de 48 horas após a divulgação dos resultados da seleção, findo o qual será homologado e publicado o resultado final.

11. DA CONTRATAÇÃO E DA VIGÊNCIA

11.1 A classificação nesta Chamada Pública assegura a contratação dos candidatos selecionados a partir da liberação, pela CAPES/DED/UAB, do cadastramento dos bolsistas no Sistema de Gestão de Bolsas - SGB/CAPES/MEC, com vistas à autorização dos pagamentos.

11.2 O cadastramento dos bolsistas será realizado pela Coordenação da UAB na UEFS/Prograd, em período a ser divulgado no site www.uefs.br (seção Mural).

11.3 Os candidatos aprovados serão convocados por ordem de classificação, conforme as necessidades dos Colegiados de Cursos para a oferta dos módulos/disciplinas.

12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

12.1 Este processo seletivo simplificado será válido por 1 (um) ano, a contar da data de publicação da Chamada Pública de divulgação dos resultados, podendo ser renovado no caso de interesse da Instituição.

13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

13.1 O exercício das funções supramencionadas não implicará, sob hipótese alguma, em vínculo empregatício com a Universidade Estadual de Feira de Santana.

13.2 Será excluído do processo seletivo, ou de qualquer uma de suas etapas, o candidato que:

a) não apresentar TODOS os documentos exigidos no processo de inscrição;

b) não comprovar, com a documentação exigida, os dados do Currículo Lattes apresentados no ato da inscrição.

13.3 Os casos omissos na presente Chamada Pública serão solucionados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, através da Coordenação da UAB na UEFS.

13.4 Os candidatos inscritos nesta Chamada Pública não poderão ser alunos dos cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil.

14. DO CRONOGRAMA DA SELEÇÃO

DATA

HORÁRIO

ETAPAS

LOCAL

31/07 a 07/08/2013

8h30min. às 11h30min.

Período de inscrições

Sala da Coordenação UAB/Prograd

08/08/2013

8h30min. às 17h30min.

Análise do Currículo e da Carta de Intenção pela Comissão de Seleção

Sala de Reuniões da Prograd

09 a 10/08/2013

08h30min. às 17:30min. (dia 9)
08h30min. às 12 horas (dia 10)

Realização das Entrevistas

Sala de Reuniões da Prograd Polo de ApoioPresencial de Pintadas

Até 13/08/2013

17 horas

Publicação do Resultado da Seleção

No site da UEFS www.uefs.br (seção Mural) e na Prograd

14/08/2013

Até 17 horas

Período para a interposição de recurso

Prograd/Coordenação da UAB
15/08/201317 horasPublicação do resultado da interposição de recurso.No site da UEFS www.uefs.br (seção Mural) e na Prograd
16/08/2013Até 17 horasHomologação e publicação do Resultado Final da SeleçãoNo site da UEFS www.uefs.br (seção Mural) e na Prograd
A partir de 19/08/201308h30min. às 17:30minConvocação e Cadastramento dos bolsistas no SGB/CAPES/MECSala da Coordenação UAB/Prograd
19 e 23/08/2013A definirCapacitação de Tutores e Professores PesquisadoresA definir

Feira de Santana, 30 de julho de 2013.

JOSE CARLOS BARRETO DE SANTANA - Reitor