TRE - Tribunal Regional Eleitoral - BA

Notícia:   TRE - BA seleciona 19 Estagiários e forma cadastro reserva em diferentes áreas

TRE - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº. 01/2013

PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA ELEITORAL

O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA BAHIA, comunica que, nos termos da Resolução Administrativa do TRE-BA nº 02, de 12/03/2013, torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo de preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para estágio de nível superior, no período de 26/08/13 a 04/09/13, observadas as disposições a seguir.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível superior, vinculados a instituições públicas ou privadas, regularmente matriculados, e com frequência efetiva em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que, no momento da assinatura do Termo de Compromisso, tenha cursado, no mínimo, 50% dos créditos e não estar matriculado no último semestre do respectivo curso.

1.2 A seleção destina-se ao preenchimento de vagas de estágio de nível superior, para os cursos indicados no ANEXO I deste Edital, bem como para a formação de cadastro de reserva do programa de estágio do Tribunal.

1.3 A validade da seleção será de 01 (um) ano, a contar da data de homologação da seleção pública, podendo ser prorrogada uma única vez, por igual período, a critério da Administração deste Tribunal.

1.4 A seleção tem como objetivo aferir conhecimentos, mediante aplicação de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.

1.5 A convocação para as vagas informadas no ANEXO I deste Edital será realizada imediatamente e as que surgirem durante o prazo de validade do certame serão preenchidas de acordo com as necessidades e a conveniência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

1.6 Das vagas de estágio destinadas a cada curso e das que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, 10% (dez por cento) serão reservadas a estudantes com deficiência.

1.6.1 O primeiro candidato com deficiência classificado no concurso será convocado para ocupar a 10ª (décima) vaga aberta.

1.6.2 Os candidatos com deficiência classificados no concurso figurarão nas listas específica e geral dos candidatos ao curso de sua opção.

1.6.3 Para participar do processo seletivo, os estudantes com deficiência deverão, no período das inscrições, enviar e-mail para serade@tre-ba.gov.br informando as condições necessárias para a realização da prova de seleção.

1.6.4 Caso não haja candidatos com deficiência aptos em número suficiente para preenchimento das vagas que vierem a surgir durante o prazo de validade da seleção, serão convocados estudantes da lista geral.

1.7 O estagiário perceberá, a título de bolsa de estágio, o valor correspondente a R$ 900,00 (novecentos reais) e o valor diário correspondente ao auxílio-transporte.

1.8 O estágio terá duração de 20 (vinte) horas semanais, em horários e turnos a serem definidos pelo Tribunal.

1.9 É vedada a realização de estágio por estudante:

a) que participe de outro programa de estágio;

b) que seja filiado a partido político ou exerça atividade político-partidária.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições serão realizadas por meio do site www.tre-ba.jus.br, no período de 26 /08 a 04/09/13, ou até atingir o limite previsto no ANEXO I .

2.2 Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

2.3 A critério da Administração, as inscrições poderão ser prorrogadas.

3. DA APLICAÇÃO DA PROVA

3.1 A prova será realizada no dia 22 de setembro de 2013, às 9h, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, situada na Rua da Paz, s/n, Bairro da Graça, nesta Capital.

3.1.1 Quaisquer alterações que venham a ocorrer sobre o certame serão objeto de aviso a ser divulgado no endereço eletrônico deste Regional (www.tre-ba.jus.br).

3.2 As provas serão objetivas e terão duração mínima de 30 minutos e máxima de 2 horas e 30 minutos. Serão exigidos para a realização das provas Conhecimentos em Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos, conforme programa (ANEXO II).

3.3 Recomenda-se ao candidato comparecer ao local designado para a realização das provas com, no mínimo, 30 minutos de antecedência do horário fixado para seu início.

3.3.1 O candidato deve comparecer munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

3.4 Será obrigatória a apresentação, para a realização das provas, de documento de identidade original com foto.

3.4.1 O referido documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

3.4.2 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto).

3.4.3 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento; CPF; títulos eleitorais; carteira nacional de habilitação (modelo sem foto); carteiras de estudante; carteiras funcionais sem valor de identidade; documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

3.5 Não será admitido o ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado para seu início.

3.6 As provas serão realizadas sem consulta a qualquer material, não sendo permitida, durante sua realização, a comunicação entre os candidatos ou a utilização de livros, anotações ou aparelhos eletrônicos.

3.7 Somente será permitido ao candidato retirar-se do local de realização das provas levando consigo o caderno de questões após 30 minutos do seu início.

3.8 Será excluído do processo seletivo o candidato que:

a) apresentar-se após o horário determinado;

b) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) não apresentar o documento de identificação exigido;

d) ausentar-se da sala de prova sem acompanhamento do fiscal;

f) for surpreendido em comunicação com outras pessoas, usando livros, notas, impressos não permitidos, ou qualquer outro meio de comunicação, incluindo telefones celulares e tablets.

g) lançar mão de meios ilícitos para a realização da prova;

h) perturbar a ordem dos trabalhos.

3.9 O gabarito será divulgado 2 (dois) dias úteis após a aplicação da prova, no site www.tre-ba.jus.br.

3.10 Os candidatos poderão interpor recurso às questões da prova no prazo de até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do gabarito oficial, respeitando-se o horário de funcionamento do setor de protocolo deste Regional.

4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1 A seleção constará de prova objetiva composta de 50 (cinquenta) questões, sendo 40 (quarenta) questões de Conhecimentos Específicos e 10 (dez) questões de Língua Portuguesa.

4.2 A prova conterá questões objetivas de múltipla escolha e versará sobre assuntos do programa constante deste edital (ANEXO II).

4.3 Não haverá segunda chamada ou repetição da prova.

4.4 Não serão computadas questões às quais o candidato tenha dado mais de uma resposta ou cuja resposta contenha emenda, borrão ou rasura.

4.5 Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, nota 5,0 (cinco), no conjunto das provas, considerando-se a escala de 0 (zero) a 10 (dez).

4.6 Em caso de empate de notas, terá preferência, na seguinte ordem, o candidato que:

a) tiver atuado como mesário em eleição, independente da quantidade de vezes;

b) obtiver maior pontuação em Conhecimentos Específicos;

c) obtiver maior pontuação em Língua Portuguesa;

d) estiver matriculado no semestre mais avançado;

e) tiver maior idade.

4.7 O resultado final do processo seletivo será homologado pela presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, publicado no Diário Judiciário Eletrônico e divulgado no site www.tre-ba.jus.br, por curso, em ordem decrescente de notas, no prazo de até 10 (dias) dias úteis após a realização das provas.

5. DA CONVOCAÇÃO

5.1 Respeitada a ordem de classificação, serão convocados a ingressar no programa de estágio deste Tribunal Regional Eleitoral os estudantes aprovados no certame, que:

a) Estejam regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos do ANEXO I;

b) Tenham integralizado o equivalente a 50% (cinquenta por cento) do total da grade curricular, mediante declaração emitida pela respectiva instituição de ensino e não estar matriculado no último semestre do respectivo curso.

5.2 A aprovação na seleção não gera direito à convocação, mas esta, quando ocorrer, respeitará a ordem de classificação definitiva e o prazo de validade da seleção.

5.3 Os candidatos aprovados serão convocados para assinar o Termo de Compromisso no limite das vagas existentes ou que vierem a surgir dentro do prazo de validade do certame.

5.4 O candidato será convocado por e-mail e terá o prazo improrrogável de 3 (três) dias úteis, contados da data do envio da mensagem eletrônica, para se apresentar à Sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e manifestar interesse na realização do estágio.

5.4.1 Será de responsabilidade do candidato a correta indicação de seu e-mail para o recebimento de mensagens eletrônicas encaminhadas pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento - COEDE.

5.4.2 Em caso de mudança de e-mail ou de qualquer outro dado cadastral, o candidato deverá comunicar à COEDE, através do endereço eletrônico serade@tre­ba.gov.br, informando a alteração.

5.5 O Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE, Agente de Integração, organização não governamental, de âmbito nacional, sem intuito lucrativo, com inscrição no CNPJ/MF nº 61.600.839/0001-55, intermediará a contratação dos estagiários convocados.

5.5.1 O candidato terá 5 (cinco) dias úteis, contados da apresentação prevista no item 5.4, para entregar a seguinte documentação ao CIEE:

a) fotocópias do RG e CPF com respectivos originais para conferência;

b) declaração emitida por instituição de ensino superior, atestando que é estudante e que está regularmente matriculado, com frequência efetiva e que cursou o equivalente a 50% da grade curricular da respectiva instituição de ensino;

c) cópia do histórico escolar.

5.6 O candidato com deficiência convocado para ingressar no programa de estágio deverá submeter-se à perícia médica, a ser realizada por este Tribunal Regional Eleitoral, com vistas à confirmação da deficiência declarada, bem assim à análise da compatibilidade ou não da deficiência com as atribuições do estágio.

5.6.1 O candidato deverá comparecer à perícia médica munido de laudo que ateste a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

5.6.2 O candidato considerado sem deficiência passará a figurar apenas na lista geral de candidatos aprovados, respeitando-se a ordem de classificação.

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 É requisito para admissão no Programa de Estágio:

a) para o estudante de Direito, não ser cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo ou de advogado que esteja militando na área da circunscrição eleitoral em que o estágio ocorrer;

b) não possuir vínculo profissional ou de estágio com advogado ou sociedade de advogados que atuem em processos na Justiça Eleitoral.

6.1.2 A inobservância das vedações previstas no item anterior ou a comprovação, a qualquer tempo, de que não é verdadeira a declaração acima referida acarretarão o desligamento, imediato e de ofício, do estagiário, sem prejuízo das implicações previstas na legislação penal.

6.2 Aplica-se à contratação de estagiários no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia o disposto na Lei nº 11.788, de 25/09/2008 e a Resolução nº 02/2013 do TRE - BA.

6.3 O Termo de Compromisso assinado pelo estudante não cria direitos ou vínculo empregatício de qualquer natureza.

6.4 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital, das quais não poderá alegar desconhecimento.

6.5 Não serão fornecidos aos candidatos: atestados, certificados ou certidões relativas a sua habilitação, classificação ou à nota adquirida na prova objetiva.

6.6 Os casos omissos serão resolvidos pela Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia.

Salvador, 20 de agosto de 2013.

Desembargadora SARA SILVA DE BRITO
Presidente

ANEXO I

CURSOS

Vagas

Candidatos com Deficiência

Nº Limite de Inscritos

Direito

03

CR

150

Analista de Sistema/Ciência da Computação/Sistemas de Informação

04

CR

80

Contabilidade

01

CR

30

Comunicação Social/Relações Públicas/Jornalismo

-

CR

30

Administração/Processos Gerenciais

03

CR

50

Engenharia Elétrica

01

CR

30

Engenharia Civil

02

CR

30

Arquitetura e Urbanismo

02

CR

30

Enfermagem

01

CR

30

Estatística

01

CR

30

Psicologia

01

CR

30

TOTAL

19

CR

520

*CR - Cadastro Reserva

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Língua Portuguesa (para todos os cursos):

1. Compreensão e interpretação de textos. 2. Domínio da ortografia oficial (incluindo o novo acordo ortográfico). 3. Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4. Emprego da acentuação gráfica. 5. Flexão nominal e verbal. 6. Emprego de tempos e modos verbais. 7. Vozes do verbo. 8. Classes de palavras. 9. Concordância nominal e verbal. 10. Regência nominal e verbal. 11. Emprego do sinal indicativo de crase. 12. Colocação pronominal. 13. Pontuação.

Conhecimentos Específicos:

DIREITO

Direito Constitucional:

1. Princípios fundamentais. 2. Direitos e garantias fundamentais. 3. Soberania Popular. 4. Teoria da Constituição: conceito, objeto, classificação das constituições. 5. Poder Constituinte. 6. Democracia: origens, conceito, características, espécies. Instituto da democracia semidireta. 7. Poder Executivo. 8. Poder Judiciário. 9. Poder Legislativo. 10. Processo Legislativo. 11. Direitos Fundamentais. 12. Controle de Constitucionalidade.

Direito Eleitoral:

1. Conceito, Fontes e Princípios do Direito Eleitoral. 2. Justiça Eleitoral. 3. Ministério Público Eleitoral. 4. Direitos Políticos. 5. Alistamento Eleitoral. 6. Domicílio Eleitoral. 7. Condições de Elegibilidade. 8. Causas de Inelegibilidade. 9. Garantias Eleitorais. 10. Partidos Políticos. 11. Sistemas Eleitorais. 12. Convenções Partidárias. 13. Coligações Partidárias. 14. Registro de Candidaturas. 15. Propaganda Eleitoral. 16. Pesquisas Eleitorais. 17. Organização das Eleições. 18. Abuso de Poder nas Campanhas Eleitorais. 19. Condutas Vedadas. 20. Arrecadação de Recursos. 21. Prestação de Contas. 22. Diplomação dos Eleitos. 23. Ações Eleitorais. 24. Recursos Eleitorais. 25. Crimes Eleitorais. 26. Processo Penal Eleitoral.

Direito Processual Civil:

1. Princípios Constitucionais do Processo Civil. 2. Jurisdição e Competência: noções gerais; declaração de incompetência; conflito de competência. 3. Ação: conceito; condições da ação. 4. Atos Processuais: conceito; classificação; forma. 5. Prazo: conceito; contagem; suspensão e interrupção. 6. Processo e Procedimento: conceito; espécies; princípios; classificação.

Direito Administrativo:

1. Normas Constitucionais de Direito Administrativo. 2. Administração Pública: noções gerais; divisão; órgãos da Administração Pública direta e indireta; princípios norteadores. 3. Órgão Público: conceito; capacidade processual. 4. Agentes Públicos: noções gerais. 5. Atividade administrativa: conceito; natureza; finalidade; poderes e deveres do administrador público; uso e abuso de poder; atos de improbidade administrativa (Lei 8.429/92). 6. Poderes Administrativos: vinculado; discricionário; hierárquico; disciplinar; regulamentar; poder de polícia. 7. Atos administrativos: conceito; requisitos; atributos; invalidação. 8. Procedimento Administrativo: noções gerais. 9. Responsabilidade civil do Estado: espécie; reparação do dano. 10. Lei nº 8.112/90: noções gerais.

ANALISTA DE SISTEMA/CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO/SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

Suporte ao Usuário:

1. Informática: conceitos básicos; conceitos fundamentais sobre processamento de dados; organização, arquitetura e componentes funcionais (hardware e software) de computadores; organização lógica e física de arquivos; 2. Arquitetura de microcomputadores: arquitetura interna de microprocessador genérico, barramentos externos (endereço, dados e controle); conceitos e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 3. Internet: world wide web, padrões da tecnologia web, intranets. Sistemas operacionais: características dos sistemas operacionais; sistemas operacionais de redes; interoperação de sistemas operacionais; funções e tipos de sistemas operacionais. 5. Sistema de arquivos. 6. Sistemas da família Windows e da família LINUX. 7 - Noções básicas de inglês técnico

Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados:

1. Desenvolvimento de Sistemas: princípios de engenharia de software; modelos de desenvolvimento; análise e técnicas de levantamento de requisitos; análise e projeto estruturados; análise e projeto orientados a objetos; noções de bancos de dados relacionais; 2. Linguagem SQL. 3. Arquitetura Cliente - Servidor. 4. Linguagem PHP.5. Linguagem Java. 6. Java Server Pages e Java Server Faces. 7. Noções básicas de inglês técnico.

Redes e Telecomunicações:

1. Informática: conceitos básicos; conceitos fundamentais sobre processamento de dados; organização, arquitetura e componentes funcionais (hardware e software) de computadores; organização lógica e física de arquivos; 2. Arquitetura de microcomputadores: arquitetura interna de microprocessador genérico, barramentos externos (endereço, dados e controle); conceitos e funções dos principais softwares básicos e aplicativos. 3. Internet: World Wide Web, padrões da tecnologia Web, intranets. 4. Sistemas operacionais: características dos sistemas operacionais; sistemas operacionais de redes; interoperação de sistemas operacionais; funções e tipos de sistemas operacionais. 5. Sistema de arquivos. 6. Sistemas da família Windows e da família LINUX. 7. Redes de comunicação de dados/teleprocessamento. 8. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores). 9. Arquitetura e protocolos de redes de comunicação. 10. Tecnologias de redes locais e de longa distância. 11. Redes de alta velocidade. 12. Aplicações de redes, inclusive de telefonia, vídeo e internet. 13. Serviços de mensagem eletrônica e de colaboração. 14. Noções básicas de inglês técnico.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

1. Princípios de Contabilidade (normatizados pelo Conselho Federal de Contabilidade). 2. Atos e fatos contábeis. 3. Escrituração contábil: registro de operações básicas de uma empresa comercial. 4.Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis de acordo com a Deliberação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) n.º 539, de 14/3/2008. 5. Demonstrações contábeis de acordo com os artigos 176 a 188 da Lei nº 6.404/76. 6. Lei nº 4.320/64: da despesa (artigos 58 a 70) e dos balanços (artigos 101 a 106). 7. Orçamento na Constituição Federal de 1988: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA). 8. Lei de Responsabilidade Fiscal - Lei Complementar nº 101/2000 (artigos 1º a 6º). 9. Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 1.243/09 - Perícia Contábil.

COMUNICAÇÕES SOCIAL - JORNALISMO/RELAÇÕES PÚBLICAS:

1.Técnicas de reportagem, entrevista e texto jornalístico; 2. Processos de produção e edição de jornal impresso, rádio e televisão; 3. Noções de informática: noções básicas de Windows; conceitos de internet e intranet, principais navegadores, busca e pesquisa na web; processador de texto Microsoft Word; planilha eletrônica Microsoft Excel; noções de edição de imagem em photoshop; noções de edição de vídeo em final cut pro.

ADMINISTRAÇÃO/PROCESSOS GERENCIAIS:

1. Introdução à Administração: conceitos de administração; evolução da administração; teorias da administração; processos da administração. 2. Teoria Geral da Administração: abordagem clássica; abordagem humanística; abordagem neoclássica; abordagem sistêmica; abordagem comportamental; abordagem estruturalista. 3. Administração Pública: princípios da administração pública; administração direta e indireta; atos administrativos. 4. Noções de Direito Constitucional:competência privativa da união (Art. 22, inciso XXVII); princípios da administração pública (Art. 37, caput, inciso XXI); da ordem social (Art 195, parágrafo 3º). 5. Lei 8.666/93:capítulo I e capítulo II - seção I e II. 6. Tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte: constituição federal (art. 170, inciso IX). 7. Portaria 306, de 13 de Dezembro de 2001, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

ENGENHARIA ELÉTRICA:

1. Circuitos Elétricos: elementos de circuitos (resistores, capacitores e indutores). Leis de Kirchhoff. Circuitos em corrente contínua e em corrente alternada. 2. Análise de circuitos elétricos: nodal e por malha. Solução de circuitos no tempo e na freqüência. Potência Média, Valores Eficazes e Potência Complexa. 3. Instalações Elétricas Prediais. Elaboração e interpretação de projetos. Luminotécnica. Dimensionamento de condutores, eletrodutos e proteções. 4. Equipamentos Elétricos: transformadores, geradores e no-breaks. Noções de cabeamento estruturado para redes de dados e de telefonia. Equipamentos de segurança predial (inclusão do sistema de detecção e alarme de incêndio, cerca elétrica, circuito fechado de TV e controle de acesso). 5. Circuitos Lógicos Digitais: portas lógicas, álgebra booleana, flip-flops, máquina de estado e mapa de karnaugh. 6. Desenho técnico auxiliado por computador. 7. Noções de AutoCad.

ENGENHARIA CIVIL:

1. Programação de Obras: engenharia de custos, orçamento e composição de custos unitários, parciais e totais,levantamento de quantidades; planejamento e cronograma físico-financeiro. 2. Execução de Obras Civis: sondagens, equipamentos e ferramentas, fundações; escavações, formas, armação, controle tecnológico, argamassas, alvenarias e revestimentos, esquadrias; coberturas; pisos; impermeabilização; segurança e higiene do trabalho. 3. Materiais de Construção Civil: aglomerantes - gesso, cal, cimento portland; agregados; argamassa. 4. Concreto: dosagem; tecnologia do concreto; aço; madeira; materiais cerâmicos; vidros; tintas e vernizes. 5. Resistência dos Materiais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; tensões principais; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem; estudos das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas gerber, quadros, arcos e treliças); deformações e deslocamentos em estruturas isostáticas. 6. Análise Estrutural: esforços em uma seção; esforço normal, esforço cortante, torção e momento fletor; relação entre esforços; apoio e vínculos; diagrama de esforços; 7. Projetos de Instalações Prediais: noções de instalações elétricas, noções de instalações hidráulicas, noções de instalações de esgoto; 8. Estruturas de Concreto: noções; 9. Estruturas de Aço: noções; 10. Estruturas de Madeira: noções; 11. Noções de Computação Gráfica: autocad. 12. Noções de caderno de especificações e encargos. 13. Planilha Orçamentária. 14. Noções de Excel.

ARQUITETURA E URBANISMO:

1. Domínio de desenho técnico em Autocad e ou Revit. 2. Noções de projeto de arquitetura - fases e etapas de desenvolvimento do projeto. 3. Noções de projeto de paisagismo. 4. Noções de sistemas construtivos. 5. Noções de levantamento arquitetônico. 6. Noções de legislação e normas arquitetônicas. 7. Noções de conforto ambiental. 8. Noções de acessibilidade para portadores de necessidades especiais. 9. Noções de caderno de especificações e encargos e planilha orçamentária.

ENFERMAGEM:

1. Sistema Único de Saúde- SUS: princípios, diretrizes; 2. Processos de trabalho em saúde e enfermagem; 3. Código de ética do conselho federal de enfermagem; 4. Lei do exercício profissional de enfermagem nº 7.498/86; 5. Sistematização da assistência de enfermagem; 6. Processo de enfermagem; 7. Intervenções de enfermagem a pacientes com problemas: cardio pulmonares, vasculares, gastrointestinais, neurológicos, urogenitais, músculo-esquelético, endocrinológicos, dermatológicos e hematológicos; 8. Prevenção e controle das doenças transmissíveis; 9. Assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência; 10. Assistência de enfermagem nos procedimentos de enfermagem.

ESTATÍSTICA:

1. Conceitos básicos de estatística. 2. Amostragem. 3. Distribuição de freqüências. 4. Medidas de tendência central e separatrizes. 5. Medidas de dispersão. 6. Medidas de assimetria. 7. Medidas de curtose. 8. Cálculos de probabilidade. 9. Representação gráfica. 10. Variáveis aleatórias. 11. Estimação e intervalo de confiança. 12. Análise de correlação. 13. Testes de hipóteses. 14. Distribuição normal. 15. Distribuição do qui­quadrado.

PSICOLOGIA:

1. Avaliação Psicológica. 2. Comportamento, clima e cultura organizacional. 3. Psicodiagnóstico. 4. Avaliação de Desempenho. 5. Acompanhamento Funcional. 6. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. 7. Psicopatologia. 8. Qualidade de Vida no Trabalho. 9. Psicologia do Trabalho.