Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros - PE

Notícia:   Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros - PE abre 112 vagas

SUAPE COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO ERALDO GUEIROS

PORTARIA CONJUNTA SAD/SUAPE Nº 26, DE 23 DE MARÇO DE 2010

ESTADO DE PERNAMBUCO

ALTERADO PELA RETIFICAÇÃO I E ERRATA I

O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO e o PRESIDENTE DA EMPRESA SUAPE COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO ERALDO GUEIROS, tendo em vista a autorização da Câmara de Política de Pessoal - CPP nº 006/2010.

RESOLVEM:

I. Abrir concurso público para o preenchimento de 112 empregos públicos dos níveis superior, técnico e médio, da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, conforme detalhamento constante no Anexo Único desta Portaria Conjunta.

II. Determinar que o concurso público de que trata o item anterior será válido por 02 (dois) anos, prorrogáveis por igual período, a contar de sua homologação, observado o interesse da Empresa Suape.

III. Instituir a comissão coordenadora responsável pela elaboração das normas e pelo acompanhamento da execução do certame, ficando, desde já, designados os seguintes membros, sob a presidência da primeira:

NOME

CARGO

MATRÍCULA

INSTITUIÇÃO

Amarillis Figueiredo

Gestora de Pessoas

21923-1

IRH

Solon Mariz de Moraes Júnior

Assessor de Gabinete

279072-6

SAD

Cláudia Mendes Lucas

Coordenadora de RH

729

SUAPE

IV. O candidato que vier a ser contratado será regido pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

V. Estabelecer que seja de responsabilidade do INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO a criação dos instrumentos técnicos necessários à inscrição, seleção e divulgação dos resultados, além de todos os comunicados que se fizerem necessários.

VI. Esta Portaria Conjunta entra em vigor na data de sua publicação.

VII. Revogam-se as disposições em contrário.

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA
Secretário de Administração

FERNANDO BEZERRA DE SOUZA COELHO
Diretor Presidente de Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros

ANEXO ÚNICO

EDITAL

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso público de que trata este Edital visa ao preenchimento de 112 empregos públicos dos níveis superior, técnico e médio, da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, em conformidade com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da referida entidade, observando o detalhamento constante do Anexo I.

1.2. O concurso referido no subitem anterior será realizado em etapa única, denominada Prova Objetiva de Conhecimentos, estruturada com 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada para todos os participantes.

1.3 Aos atos advindos da execução do Concurso Público, para os quais é exigida ampla divulgação, será utilizado o endereço eletrônico www.upenet.com.br, como forma de garantir a transparência do processo, devendo o resultado do certame ser publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

1.4 As Provas Objetivas de Conhecimentos serão realizadas no Recife.

1.4.1. Na hipótese de não haver prédios suficientes para abrigar a quantidade de candidatos inscritos no concurso, a UPE poderá designar municípios circunvizinhos aos previstos no subitem anterior, visando à realização das provas.

1.5. São de responsabilidade exclusiva dos candidatos as despesas necessárias à realização de todas as fases/etapas do presente concurso, inclusive as decorrentes de deslocamento, hospedagem e modificações de datas ou locais de prova.

1.5.1. Poderá ocorrer alteração da data das provas até 24 horas que antecedem a aplicação, bem como por motivo de caso fortuito ou força maior.

1.5.2. Sem prejuízo do disposto no subitem 1.3, poderá ser dada a publicidade dos atos em jornais de ampla circulação ou outro veículo de comunicação.

2. DAS VAGAS

2.1. As vagas destinadas ao Concurso Público estão distribuídas na forma prevista no Anexo I, devendo ser preenchidas pelos critérios de conveniência e necessidade da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, respeitada a ordem de classificação constante da homologação do resultado final do concurso.

2.1.1. Antes de realizar a inscrição, o interessado deverá certificar-se das atribuições e requisitos específicos do emprego/ função, conforme previsto no Anexo I deste Edital.

2.1.2. O candidato que vier a ser contratado, em virtude do concurso público de que trata este edital, poderá ser lotado em qualquer das unidades da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros no Estado de Pernambuco.

2.2 DAS VAGAS DESTINADAS AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

2.2.1. Do total de vagas ofertadas neste edital, 3% (três por cento), e o mínimo de 01 (uma), serão reservadas para pessoas com deficiência, como prevê o artigo 97, inciso IV, alínea "a", da Constituição do Estado de Pernambuco, observando-se a habilitação técnica e outros critérios previstos em edital público, seguindo o detalhamento do Anexo I deste Edital.

2.2.2. Para fins de contratação, a deficiência da qual o candidato seja portador deverá ser compatível com as atribuições do emprego/especialidade ao qual concorre.

2.2.2. Serão consideradas pessoas com deficiência os candidatos enquadrados no contido na Lei nº 7.853 de 24/10/1989 e Decreto nº 3.298 de 20.12.1999 e suas alterações.

2.2.3. O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas para pessoas com deficiência deverá, no ato de inscrição, declarar sua condição.

2.2.4. Os candidatos que se declararem pessoas com deficiência, de que trata o subitem anterior, participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos, quanto ao conteúdo, local e horário das provas, avaliação e critérios de aprovação e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, como determinam os artigos 37 e 41, do Decreto nº 3.298/99, e alterações posteriores.

2.2.5. Sem prejuízo do disposto nos subitens anteriores, o candidato aprovado e classificado dentro do número de vagas reservadas às pessoas com deficiência, será convocado para submeter-se à perícia médica, promovida pelo Núcleo de Supervisão de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho - NSPS, do Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco - IRH, ou por entidade credenciada, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre a compatibilidade da deficiência com o exercício do emprego/especialidade pretendido e apresentar laudo médico, com prazo de emissão, de no máximo 12 (doze) meses de validade, atestando a espécie e o grau ou o nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID bem como a provável causa da deficiência;

2.2.6. A inobservância do disposto nos subitens 2.2 e seguintes acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos pessoas com deficiência, valendo a inscrição do candidato para a concorrência geral de vagas.

2.2.7. O candidato que, após perícia médica, não tenha sido qualificado como portador de necessidades especiais, terá seu nome excluído da lista de pessoas com deficiência, permanecendo seu nome na lista da classificação geral do Concurso.

2.2.8. O candidato, cuja deficiência seja julgada pela perícia médica como incompatível com o exercício das atividades do emprego/especialidade ao qual concorreu, será excluído do processo e considerado desclassificado para todos os efeitos.

2.2.9. O candidato com deficiência que, no ato da inscrição, não informar essa condição, receberá, em todas as fases do Concurso, tratamento igual ao previsto para os demais candidatos.

2.2.10. As vagas destinadas às pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos, por reprovação no certame ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos não pessoas com deficiência, observada a ordem geral de classificação.

2.2.11. Após a contratação, o candidato não poderá arguir a deficiência apresentada no concurso público, para justificar a concessão de licença ou aposentadoria por invalidez.

3. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A CONTRATAÇÃO

3.1 São requisitos básicos para a contratação:

a) ter sido aprovado no Concurso Público regido por este edital;

b) ter nacionalidade brasileira ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso do candidato do sexo masculino;

e) possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do emprego/especialidade e registro no órgão de classe competente;

f) ter idade mínima de dezoito anos completos.

g) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego/especialidade.

h) firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade da esfera federal, estadual ou municipal.

i) cumprir as determinações deste edital.

j) não acumular cargos, empregos ou funções públicas, salvo nos casos constitucionalmente admitidos.

4. DA INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO

4.1. As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, durante o período estabelecido no Anexo IV, observado o horário oficial do Estado de Pernambuco.

4.2. A Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e a entidade executora não se responsabilizam por solicitação de inscrição via Internet não recebida, por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.3 O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, através de boleto bancário, em qualquer Casa Lotérica vinculada à Caixa Econômica Federal, observando os seguintes valores:

4.3.1 Para o emprego de Analista Técnico: R$ 60,00 (sessenta reais).

4.3.2 Para os empregos de Assistente Operacional/Administrativo e Agente Operacional/Administrativo: R$ 40,00 (Quarenta reais).

4.4. O boleto bancário de que trata o subitem 4.3 estará disponível no endereço eletrônico www.upenet.com.br, devendo ser impresso para pagamento, logo após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição, pela internet (on-line).

4.5. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 19/04/2010.

4.6. As solicitações de inscrição serão acatadas após a comprovação, pelo banco, do pagamento da respectiva taxa.

4.7. Valerá como comprovante de inscrição o canhoto de pagamento da taxa referente ao boleto bancário emitido.

4.7.1. O Comprovante de Inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado no local de realização das provas, quando solicitado.

4.8 São de responsabilidade exclusiva do candidato o preenchimento do formulário on-line, a transmissão de dados e demais atos necessários para as inscrições.

4.9 DISPOSITIVOS GERAIS DO PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO

4.9.1 O candidato poderá obter informações acerca de sua inscrição no endereço eletrônico oficial do certame.

4.9.2 As inscrições serão consideradas válidas, após o pagamento da respectiva taxa, e sendo o pagamento realizado por cheque, após a compensação válida do valor nele representado.

4.9.3 É proibida a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros, assim como a transferência da inscrição para outrem.

4.9.4 Quando se tratar de inscrição realizada por terceiro, todas as informações registradas na solicitação de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, arcando este com as consequências de eventuais erros no preenchimento.

4.9.5 Não serão aceitas inscrições via fax, via correio eletrônico (e-mail) ou via postal.

4.9.6 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se dos requisitos exigidos para o emprego público e para o cargo a que concorrerá, sendo de sua responsabilidade exclusiva a identificação correta e precisa dos respectivos requisitos e atribuições.

4.9.7 Caso o candidato realize mais de uma inscrição para provas realizadas no mesmo horário, valerá, para efeitos do presente edital, apenas aquela em que o mesmo tenha realizado a Prova Objetiva de Conhecimentos.

4.9.8 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido, salvo em caso de cancelamento do certame pela Administração Pública.

4.9.9 As informações prestadas no Formulário de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, devendo a comissão instituída ou o IAUPE excluir do Concurso aquele candidato que não preencher o formulário de forma completa e correta ou fornecer dados comprovadamente inverídicos, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais cabíveis.

4.9.10 Não será aceita a inscrição que não atender ao estabelecido neste Edital.

4.9.11 A qualquer tempo, será anulada a inscrição e todos os atos e fases dela decorrentes, se for constatada falsidade em qualquer declaração, qualquer irregularidade nos documentos apresentados ou durante a realização da prova.

4.9.12 Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o candidato que:

a) estiver regularmente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CADúnico, de que trata o Decreto Federal nº 6.135, de 26 de junho de 2007; e

b) possua renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até 03(três) salários mínimos, conforme Lei Estadual nº 14.016, de 23 de março de 2010.

4.9.12.1 A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do candidato, disponível por meio do aplicativo para a inscrição, através do site www.upenet.com.br, no período de 25 a 31/03/2010, conforme calendário previsto no Anexo IV desta Portaria Conjunta.

4.9.12.2 O requerimento para isenção da taxa de inscrição deverá indicar, necessariamente:

a) Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico;

b) declaração de que atende às condições estabelecidas no item 4.9.12 desta Portaria Conjunta.

4.9.12.3 O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE consultará o órgão gestor do CadÚnico, para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato.

4.9.12.4 As informações prestadas no requerimento de isenção serão de inteira responsabilidade do candidato.

4.9.12.4.1. Será eliminado do concurso público o candidato que, não atendendo, à época de sua inscrição, aos requisitos previstos no subitem 4.9.12, tenha obtido, com emprego de fraude ou qualquer outro meio que evidencie má fé, a isenção de que trata a Lei Estadual nº 14.061, de 23 de março de 2010.

4.9.12.5 Não será concedida isenção de taxa de inscrição ao candidato que:

a) omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) fraudar ou falsificar documentação.

4.9.12.6. Não será aceita solicitação de isenção de taxa de inscrição via postal, via fax ou via correio eletrônico.

4.9.12.7. Cada pedido de isenção de taxa de inscrição será analisado e julgado pelo IAUPE.

4.9.12.8. A relação dos pedidos de isenção de taxa de inscrição será divulgada, até a data prevista no cronograma anexo, através do site www.upenet.com.br.

4.9.12.9. O candidato disporá de 01 (um) dia para contestar o indeferimento através do site www.upenet.com.br, não sendo admitidos pedidos de revisão após tal prazo.

4.9.13. DO ATENDIMENTO ESPECIAL

4.9.13.1 O candidato que necessitar de qualquer tipo de atendimento diferenciado para a realização das provas deverá solicitá-lo, no ato de inscrição, indicando claramente no formulário quais os recursos especiais necessários (materiais, equipamentos etc.).

4.9.13.1.1 O candidato deverá enviar laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado, até o dia 03/05/2010, via SEDEX - Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), endereçado À CONUPE - CONCURSO PÚBLICO DE SUAPE 2010 - LAUDO MÉDICO PARA ATENDIMENTO ESPECIAL, situado à Av. Agamenon Magalhães, sn, Bairro de Santo Amaro, Recife, Pernambuco (Reitoria da UPE), CEP 50 100 010 . Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.

4.9.13.1.2 O laudo médico poderá também ser entregue, até a data fixada no subitem anterior, das 9h (nove horas) às 16h (dezesseis horas), pessoalmente ou por terceiro, na CONUPE, situada à Av. Agamenon Magalhães, sn, Bairro de Santo Amaro, Recife, Pernambuco (Reitoria da UPE).

4.9.13.2 A candidata com necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada para essa finalidade. O acompanhante ficará responsável pela guarda da criança.

4.9.13.2.1 Nenhuma pessoa da equipe de fiscalização das provas ficará responsável pela guarda da criança no período de realização das provas.

4.9.13.2.2. A candidata lactante, acompanhada da criança, ficará impedida de realizar as provas, se deixar de levar um responsável para guarda da criança.

4.9.13.3. Aplica-se à situação dos subitens 2.2 e seguintes aos casos de Atendimento Especial.

4.9.13.4 A solicitação de recursos especiais será atendida observando-se os critérios de viabilidade e razoabilidade.

4.9.13.5 A não-solicitação de recursos especiais no ato de inscrição implica a sua não concessão no dia de realização das provas.

4.9.13.6 O IAUPE poderá utilizar recursos para gravação e registros nas hipóteses dos atendimentos especiais.

4.10 RETIFICAÇÃO E CONVALIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO

4.10.1 Concluídas as inscrições, serão divulgadas na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, as informações apresentadas no Formulário de Inscrição para conhecimento dos candidatos.

4.10.2 O candidato, após efetivação de sua inscrição, poderá retificar os dados apresentados no Formulário de Inscrição, nos limites estabelecidos neste Edital, até o dia 05/05/2010.

4.10.3 Poderão ser retificadas, exclusivamente, as seguintes informações apresentadas no Formulário de Inscrição:

a) nome, data de nascimento, número de CPF, número de identidade, tipo de documento de identidade, órgão expedidor, sexo, números do DDD e telefone;

b) endereço, número da residência/domicílio, complemento de endereço, número de CEP, bairro, Município e Estado;

c) a opção de concorrer como portador de necessidades especiais, quando respeitado o prazo estabelecido neste Edital.

4.10.4 Transcorrido o prazo do item 4.10.2 sem qualquer manifestação do candidato, todas as informações apresentadas no Formulário de Inscrição serão, automática, irrestrita e tacitamente convalidadas, correspondendo à real intenção do candidato, não podendo sofrer alteração.

4.10.5 Não serão aceitas as retificações das informações que visem à transferência da inscrição para terceiros, ou que pretendam burlar quaisquer normas ou condições previstas neste Edital.

4.10.6 Os pedidos de retificação das informações de inscrição serão analisados pelo IAUPE/CONUPE, aplicando-se as normas deste Edital e o ordenamento jurídico vigente.

4.10.7 O requerimento de retificação deverá observar o modelo a ser obtido na sede da entidade executora, conforme subitem 11.12, estando acompanhado do documento que comprove a informação a ser retificada, sob pena de ser indeferido.

4.10.7.1 Poderá o candidato formular requerimento em meio digital, no endereço eletrônico do Concurso (www.upenet.com.br), devendo o documento ser encaminhado à sede do CONUPE no endereço citado no subitem 4.10.7.3, até o dia 05/05/2010.

4.10.7.2 O envio do documento fora do prazo definido implicará o seu indeferimento.

4.10.7.3 O documento poderá ser enviado por SEDEX, endereçado à CONUPE - CONCURSO SUAPE 2010 - RETIFICAÇÃO DE DADOS, à Av. Agamenon Magalhães, sn, Bairro de Santo Amaro, Recife-PE (Reitoria da UPE), CEP 50.100.010 sendo postado até o dia 05/05/2010. O cumprimento do prazo será comprovado pela data de postagem do SEDEX.

4.10.8 Não será admitida a retificação de quaisquer outras informações não previstas no subitem 4.10.3 deste Edital.

5. DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS

5.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, será aplicada para todos os candidatos e abrangerá o conteúdo programático constante no Anexo I deste edital, de acordo com o que se segue:

- Para os Cargos/Funções de Analista Técnico e de Assistente Administrativo/Operacional:

Conhecimentos de Língua Portuguesa, 10 (dez) questões; Conhecimentos de Informática, 10 (dez) questões; e Conhecimentos Específicos, 20 (vinte) questões.

- Para os Cargos/Funções de Agente Administrativo / Operacional:

Conhecimentos de Língua Portuguesa, 20 (vinte) questões; Conhecimentos de Informática, 10 (dez) questões; e Raciocínio Lógico, 10 (dez) questões.

5.1.1 A prova terá duração de 04 (quatro) horas, sendo aplicada na data fixada no Anexo IV deste Edital. Sendo as provas de nível Superior realizada em horário distinto das provas de níveis Técnico/Médio.

5.1.2 Na data estabelecida no Calendário de Atividades do Concurso, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.upenet.com.br, na opção "Consulta Inscrição", digitando o CPF e sua respectiva senha do concurso para obterá confirmação de sua inscrição e imprimir seu Cartão Informativo, contendo data, hora e local da realização da Prova.

5.1.3 É dever do candidato acompanhar todos os comunicados que vierem a ser publicados em jornais de ampla circulação no Estado de Pernambuco, na imprensa oficial e na Internet, no endereço eletrônico: www.upenet.com.br.

5.1.4 O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original.

5.1.5 Não será admitido ingresso de candidato nos locais de realização da prova após o horário fixado para o seu início.

5.1.6 Não haverá segunda chamada para a realização da prova. O não-comparecimento implicará a eliminação automática do candidato.

5.1.7 Não será aplicada prova fora da data, do local ou do horário predeterminados em Edital ou em comunicado.

5.1.7.1. Quaisquer casos de alterações orgânicas permanentes ou temporárias, que impossibilitem o candidato de submeter-se à prova, diminuam ou limitem sua capacidade física, mental ou orgânica não serão aceitas, para fins de tratamento diferenciado por parte da Coordenação da aplicação da prova.

5.1.8 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pela Secretaria de Defesa Social ou órgão equivalente, pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (modelo com foto). Para validação como documento de identidade, o documento deve encontrar-se no prazo de validade.

5.1.8.1 Caso o candidato não apresente, no dia de realização da prova, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, dentro do prazo de validade definido no documento.

5.1.8.1.1 Quando a ocorrência policial não registrar o prazo de validade, considerar-se-á válido, para efeitos do presente Edital, quando expedido até 30 (trinta) dias antes da data de realização da Prova Objetiva de Conhecimentos.

5.1.8.1.2 Caso a Coordenação de Aplicação julgue necessário, inclusive no caso de comparecimento com ocorrência policial, dentro do prazo de validade, será realizada identificação especial no candidato, mediante coleta de sua assinatura e impressões digitais, além da possibilidade do devido registro fotográfico para segurança do certame.

5.1.8.2 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras ou crachás funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não-identificáveis ou danificados, além dos documentos fora do prazo de validade.

5.1.9 Por ocasião de aplicação da prova, o candidato que não apresentar documento de identidade original, na forma definida no subitem 5.1.8 deste Edital, não poderá realizá-la, sendo automaticamente excluído do concurso.

5.1.10 Não será permitida, durante a realização das provas de conhecimentos, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos, ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta a códigos e à legislação.

5.1.10.1 Não será permitido o acesso de candidatos aos prédios e/ou às salas de aplicação das provas portando quaisquer armas ou equipamentos eletrônicos, inclusive telefone celular, ainda que desligado e sem a respectiva bateria.

5.1.10.2 Não será permitida ainda a utilização de quaisquer materiais de consulta e/ou de quaisquer outros aparelhos eletrônicos (Ex.: bip, walkman, diskman, receptor, gravador, notebook, pendrive, mp3 player, mp4 player, ipod, palm top, agenda eletrônica, calculadora, etc.).

5.1.11 Como medida de segurança, o candidato somente poderá retirar-se do local de realização da prova 03 (três) horas após o horário fixado para seu início e, portando o caderno de provas, 45min (quarenta e cinco minutos) para o término da aplicação.

5.1.12 Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do concurso, sem prejuízo das sanções (penalidades) civis, administrativas e penais pertinentes, o candidato que, durante a realização da prova:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para a sua realização;

b) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução da prova;

c) portar ou utilizar régua de cálculo, livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, aparelhos eletrônicos, dicionários, notas ou impressos, telefone celular, gravador, receptor ou pagers, qualquer tipo de arma, ou ainda que se comunicar com outro candidato;

d) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio, que não seja a prova ou a folha de respostas;

e) abster-se de entregar, a qualquer tempo, os materiais da prova, necessários à avaliação;

f) reter temporariamente os materiais da prova, necessários à avaliação do candidato, após o término do tempo destinado para a sua realização;

g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal ou portando as provas, a folha de respostas ou qualquer outro material de aplicação;

h) descumprir as instruções contidas no caderno de prova, na folha de rascunho ou na folha de respostas;

i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

j) praticar qualquer outro ato contrário aos bons costumes, à regular aplicação da fase do Concurso, ou à ordem jurídica vigente ou mesmo aos dispositivos e condições estabelecidos neste Edital ou em qualquer outro instrumento normativo vinculado ao presente concurso;

k) praticar qualquer ato de coação física ou moral, ou ainda agredir física ou verbalmente qualquer membro da equipe de aplicação do Concurso, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais;

5.1.12.1 O candidato, quando eliminado pelo descumprimento de qualquer dispositivo do presente Edital, não poderá permanecer no prédio de aplicação, devendo retirar-se do mesmo.

5.1.13 Quando, após a prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, dactiloscópico, visual ou grafológico, ter o candidato utilizado procedimentos ilícitos, seu formulário de respostas será anulado e ele será eliminado do Concurso.

5.1.14 Não haverá prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova, em virtude de afastamento de candidato da sala de prova.

5.1.15 No dia de realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo.

5.1.16. Por conveniência da EMPRESA SUAPE COMPLEXO INDUSTRIAL PORTUÁRIO ERALDO GUEIROS, ou outro motivo não previsto neste Edital, poderão ser modificados a data, o horário e local da prova, desde que sejam respeitadas as condições de prova e os direitos dos candidatos.

5.1.17. Os fiscais poderão utilizar aparelho detector de metais, inclusive no acesso ao prédio ou à sala de aplicação de provas, estando, desde já, autorizados pelos candidatos para tal prática, com o objetivo de manter a segurança e lisura do certame.

5.1.18. A Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, a entidade executora e a equipe de fiscalização não se responsabilizarão por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos eletrônicos ocorridos durante a realização da prova, nem por danos neles causados.

5.1.19 DAS QUESTÕES DA PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS

5.1.19.1 A Prova Objetiva de Conhecimentos será estruturada com questões do tipo múltipla escolha, com cinco opções de resposta ("A" a "E") e uma resposta correta.

5.1.19.2 O candidato deverá transcrever, dentro do tempo de duração previsto, as respostas da Prova Objetiva de Conhecimentos para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas contidas neste Edital e na folha de respostas. Não haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

5.1.19.3 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na folha de respostas.

5.1.19.4 Serão consideradas marcações incorretas as que estiverem em desacordo com o gabarito oficial, com este Edital e com as instruções da folha de respostas, tais como: dupla marcação, marcação rasurada ou emendada e campo de marcação não-preenchido integralmente.

5.1.19.5 As questões da prova serão elaboradas respeitando-se o programa constante do Anexo II deste Edital.

5.1.19.6 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas salvo em caso de candidato que fizer solicitação específica para esse fim. Nesse caso, se houver necessidade, o candidato será acompanhado por um fiscal do IAUPE devidamente treinado.

5.1.19.7 Para todos os cargos/funções cada questão valerá 2,5 (dois e meio) pontos.

6. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

6.1 Todos os candidatos terão sua Prova Objetiva de Conhecimentos corrigida por meio de processamento eletrônico.

6.1.1 A nota do candidato na Prova Objetiva de Conhecimentos será calculada da seguinte forma: NPC= QC x VQ, em que:

NPC = nota da Prova Objetiva de Conhecimentos

QC = número de questões da folha de respostas concordantes com os gabaritos oficiais definitivos; VQ = valor de cada questão.

6.1.2 Será eliminado do Concurso Público o candidato que se enquadrar em quaisquer dos itens a seguir.

6.1.2.1 Para os cargos/funções de Nível Superior e Nível Médio/Técnico, será eliminado do concurso o candidato que:

a) obtiver menos de 04 (quatro) questões certas no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) obtiver menos de 04 (quatro) questões certas no componente de Conhecimentos de Informática da Prova Objetiva de Conhecimentos;

c) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva de Conhecimentos;

d) obtiver menos de 20 (vinte) questões certas do total das questões da Prova Objetiva de Conhecimentos;

e) não realizar a Prova Objetiva de Conhecimentos.

6.1.2.2 Para o Cargo/Funções de Agente Administrativo / Operacional (Nível Médio), será eliminado do concurso o candidato que:

a) obtiver menos de 08 (oito) questões certas no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) obtiver menos de 04 (quatro) questões certas no componente de Conhecimentos de Informática da Prova Objetiva de Conhecimentos;

c) obtiver menos de 04 (quatro) questões certas no componente de Raciocínio Lógico da Prova Objetiva de Conhecimentos;

d) obtiver menos de 20 (vinte) questões certas do total das questões da Prova Objetiva de Conhecimentos;

e) não realizar a Prova Objetiva de Conhecimentos.

6.1.3 Serão consideradas questões certas, as que estiverem de acordo com o gabarito oficial definitivo.

6.2 O candidato eliminado não receberá classificação alguma no certame.

7. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

7.1. Serão utilizados como critério de desempate, sucessivamente:

- Para os Cargos/Funções de Nível Superior e Médio/Técnico:

a) maior nota/pontuação no componente de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) maior nota/pontuação no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos;

c) o candidato mais idoso.

- Para o Cargo/Funções de Agente Administrativo:

a) maior nota/pontuação no componente de Conhecimentos de Língua Portuguesa da Prova Objetiva de Conhecimentos;

b) maior nota/pontuação no componente de Raciocínio Lógico da Prova Objetiva de Conhecimentos;

c) o candidato mais idoso.

7.2 Nada obstante o disposto nos demais subitens imediatamente acima transcritos, fica assegurado aos candidatos que tiverem idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos do art. 27, da Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), a idade mais avançada como primeiro critério para desempate, sucedido dos outros previstos no subitem 7.1.

8. DOS RECURSOS

8.1 Os cadernos de provas e o gabarito oficial preliminar da Prova de Conhecimentos Objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico do IAUPE, www.upenet.com.br, na data prevista no Anexo IV.

8.2 O candidato poderá interpor recurso contra os gabaritos oficiais preliminares da Prova de Conhecimentos Objetiva dispondo do período informado no Calendário (Anexo IV), mediante preenchimento de formulário digital, que estará disponível no endereço eletrônico acima.

8.3 Os recursos deverão ser protocolizados no IAUPE/CONUPE, NA Av. Agamenon Magalhães, s/nº, Bairro de Santo Amaro, Recife/PE (Reitoria da UPE), mediante apresentação da cédula de identidade do próprio candidato, no período previsto em Calendário, utilizando-se dos Modelos do Anexo III-A e III-B, deste Edital.

8.3.1 Na interposição de recurso o candidato poderá ser representado por terceiro, constituído por instrumento original e particular de procuração (documento individual).

8.4 Os recursos interpostos serão respondidos pelo IAUPE/CONUPE, até a data especificada no Anexo IV, através de veiculação em internet, sendo visualizados na página de consulta da situação do candidato.

8.5 Não será aceito recurso via fax ou via correio eletrônico (e-mail).

8.6 O candidato deverá entregar dois conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa.

8.7 Cada conjunto de recursos deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) folhas separadas para questões diferentes;

b) em cada folha, indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo IAUPE/CONUPE;

c) para cada questão, argumentação lógica e consistente;

d) capa única constando o nome, o número de inscrição e a assinatura do candidato;

e) sem identificação do candidato no corpo dos recursos;

8.7.1 Os recursos presenciais deverão ser datilografados ou digitados. Não serão aceitos recursos manuscritos.

8.8 Recursos inconsistentes, em formulário diferente do exigido ou fora das especificações estabelecidas neste Edital serão indeferidos.

8.8.1 Não serão apreciados os recursos interpostos contra avaliação, nota ou resultado de outro(s) candidato(s), sendo, de imediato, desconsiderados na forma do item 8.8 deste instrumento normativo.

8.9 Se do exame de recursos resultar a anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido. Se houver alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo. O quantitativo de questões de cada uma das Provas Objetivas de Conhecimentos não sofrerá alterações.

9. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL

9.1 A nota final do Concurso será a nota obtida na Prova Objetiva de Conhecimentos.

9.2 O Resultado Final do Concurso será divulgado no endereço eletrônico oficial do certame (www.upenet.com.br), contendo todos os candidatos aprovados.

9.3 O Resultado Final será homologado por ato conjunto do Secretário de Administração e do Diretor Presidente da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, bem como publicado na imprensa oficial em listagem por ordem decrescente da nota final, separada por emprego/especialidade, contendo nome do candidato, número de inscrição, pontuação final no certame e ordem de colocação.

10. DA CONTRATAÇÃO

10.1. Os candidatos aprovados e contratados pela Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

10.2. As vagas e a remuneração dos profissionais classificados que vierem a ser contratados respeitarão as informações contidas no Anexo I deste Edital.

10.2.1 Os candidatos serão convocados para contratação, obedecendo-se à ordem de classificação, mediante correspondência com Aviso de Recebimento (AR), encaminhada ao mesmo para o endereço constante do Formulário de Inscrição presencial ou digital. O não atendimento à convocação no prazo de 03 (três) dias úteis, após o recebimento, pelo candidato, irá excluí-lo, automaticamente, do Concurso Público, sendo convocado o candidato seguinte da listagem final de aprovados.

10.3. A contratação dos candidatos classificados será precedida de realização dos exames médicos admissionais, de caráter eliminatório, destinados à avaliação da condição de saúde física e mental do profissional.

10.3.1. Os exames médicos admissionais estarão devidamente fundamentados nos conhecimentos científicos da Medicina do Trabalho.

10.3.1.1. Só poderá ser contratado o candidato que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do emprego, mediante inspeção médica admissional.

10.3.2. Comprovação de Requisitos:

a) A Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, de conformidade com a sua necessidade e conveniência, convocará, observada a ordem de classificação, candidatos aprovados no Concurso, para apresentação da documentação comprobatória dos requisitos exigidos. A convocação será formalizada, contendo dia, horário e local para o candidato se apresentar;

b) O cumprimento do disposto na alínea anterior não ensejará a admissão do candidato, mas esta, quando ocorrer, obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação na Prova de Conhecimentos.

10.3.2.1. Qualquer solicitação de documentação complementar ficará a critério exclusivo da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros.

10.3.2.2. Não será permitida ao candidato a apresentação ou inclusão de documentos fora do prazo determinado pela Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros na convocação.

10.3.2.3. A não observância do prazo estipulado para entrega dos documentos, bem como a apresentação de documentação incompleta ou em desacordo com o estabelecido neste edital, impedirá a contratação do candidato, a qualquer tempo, em decorrência do presente concurso.

10.4. Para a formalização do contrato de trabalho do profissional devidamente aprovado e classificado no Concurso, deverão ser apresentados os seguintes documentos, além de outros exigidos neste Edital:

a) CPF - Cadastro de Pessoa Física (original e copia);

b) Cartão PIS ou PASEP (caso não seja o primeiro contrato de trabalho);

c) Cédula de Identidade (original e copia);

d) Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;

e) Identidade Profissional (comprovação de registro no órgão fiscalizador da profissão), quando for o caso (original e copia);

f) Comprovação de Registro expedido pelo Ministério do Trabalho, quando exigido neste Edital (original e copia);

g) Certidão de Nascimento, se solteiro; ou Certidão de Casamento, se casado (original e copia);

h) Certificado Militar (comprovar estar em dia com as obrigações militares), se do sexo masculino (original e copia);

i) Título de Eleitor e a comprovação do cumprimento das obrigações eleitorais (original e copia);

j) 02 (duas) fotos coloridas 3x4 (três por quatro) recentes;

k) Registro Civil dos filhos, se houver (original e copia);

l) Comprovação do nível de escolaridade exigido para o emprego/especialidade pleiteado (original e copia);

m) Atestado ou Certidão Negativa de Antecedentes Criminais.

10.4.1. O candidato deverá apresentar todos os documentos exigidos e realizar os exames admissionais no prazo máximo de 15 (quinze) dias, contados da data de recebimento da correspondência de convocação.

10.5. O não-comparecimento ou comparecimento sem a documentação exigida neste, ou com a documentação incompleta, bem como o não cumprimento dos requisitos estabelecidos neste Edital ou em qualquer norma interna da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, impedirá a contratação do candidato, a qualquer tempo, em decorrência do presente concurso.

10.6. O candidato, na contratação, poderá ser lotado em qualquer das Diretorias da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros.

10.7. Os candidatos deverão ter disponibilidade para viagens em todo Estado de Pernambuco e, eventualmente, fora dele, a fim de atender às necessidades da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros.

11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para o concurso contidas neste Edital e nos comunicados que vierem a ser publicados/divulgados.

11.1.1 Nenhum candidato poderá alegar o desconhecimento do presente Edital, ou de qualquer outra norma e comunicado posterior e regularmente divulgados, vinculados ao certame, ou utilizar-se de artifícios de forma a prejudicar o certame.

11.2 Acarretará a eliminação do candidato no concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, à burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas neste Edital ou em outros comunicados relativos ao certame, ou nas instruções constantes de cada prova.

11.2.1 Ocorrendo a comprovação de falsidade de declaração/informação ou de inexatidão dolosa ou culposa dos dados expressos no Formulário de Inscrição, bem como falsidade e adulteração dos documentos apresentados pelo candidato, o mesmo terá sua inscrição cancelada, e a anulação de todos os atos dela decorrentes, independentemente da época em que tais irregularidades vierem a ser constatadas, além de sujeitar o candidato às penalidades cabíveis.

11.3. A aprovação e a classificação final no presente Concurso não confere ao candidato selecionado o direito ao provimento, apenas impede que a Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros preencha as presentes vagas fora da ordem de classificação ou com outros candidatos, até o final do prazo de validade deste Concurso. A Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros reserva-se o direito de formalizar as contratações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira.

11.4. O prazo de validade do concurso esgotar-se-á em 02 (dois) anos a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros.

11.5. Não serão aceitos protocolos dos documentos exigidos.

11.6. Não será fornecido ao candidato documento comprobatório de classificação no presente Concurso, valendo, para esse fim, a publicação na imprensa oficial.

11.7. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na entidade executora, enquanto estiver participando do Concurso, até 48h da divulgação do resultado final. São de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos decorrentes da não-atualização de seu endereço.

11.7.1. Após a homologação do resultado do concurso, os candidatos classificados/aprovados deverão manter seus endereços atualizados junto à Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros, para efeito de futuras convocações.

11.8. Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela comissão instituída por portaria específica, ouvido a entidade executora no que couber.

11.9. A Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e normativos a ele posteriores, não será objeto de avaliação nas provas de conhecimentos do Concurso.

11.10. A interpretação do presente Edital deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pela Comissão instituída por Portaria específica, ouvido a entidade executora, quando necessário.

11.11. A Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e a entidade executora não têm qualquer participação e não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos ou apostilas referentes a este Concurso.

11.12. Todo e qualquer requerimento a ser formulado pelo candidato à Coordenação do Concurso, poderá ser obtido na sede da entidade executora, Av. Agamenon Magalhães, sn, Bairro de Santo Amaro, Recife-PE (Reitoria da UPE). Será também disponibilizado no endereço eletrônico do Concurso o formulário de requerimento, acessível por senha cadastrada pelo candidato no ato da inscrição.

11.12.1 Optando pela formulação de requerimento digital, através do endereço eletrônico do concurso (atendimento.concurso@upe.pe.gov.br), o candidato, se for o caso, deverá encaminhar o documento comprobatório dentro do prazo definido neste Edital.

11.12.2 O candidato deverá enviar por SEDEX até o último dia de recebimento definido em Edital, o documento comprobatório da situação informada no requerimento. O cumprimento do prazo será comprovado pela data de postagem do SEDEX.

11.13 Os candidatos poderão obter informações referentes a este Concurso Público no endereço eletrônico www.upenet.com.br.

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS E DESCRIÇÃO DOS CARGOS 1. QUADRO DE VAGAS:

CARGO: ANALISTA TÉCNICO

FUNÇÕES

Tot. de Vagas

Vagas p/ Pes. c/ Def.

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

5

1

ADVOGADO

2

1

ANALISTA AMBIENTAL

1

 

ANALISTA CONTÁBIL

1

-

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDUSTRIA NAVAL.

1

-

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDUSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS

1

-

ANALISTA DE PROJETOS E TRANSPORTE

1

-

ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO

1

-

ANALISTA DE PROJETOS/INVEST./PESQ/PROSP.

3

1

ARQUITETO

2

1

ASSISTENTE SOCIAL

1

-

AUDITOR INTERNO

1

-

BIBLIOTECÁRIO

2

1

BIÓLOGO (BACHARELADO)

1

-

BIÓLOGO (LICENCIATURA)

1

-

CONTADOR

1

-

ECONOMISTA

2

1

ESTATÍSTICO

1

-

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

2

1

ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

3

1

ENGENHEIRO CIVIL

6

1

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

1

-

ENGENHEIRO QUÍMICO

1

-

GEÓGRAFO(BACHARELADO)

1

-

GEOGRAFIA(LICENCIATURA)

1

-

JORNALISTA

1

-

OCEANÓGRAFO

1

-

PSICOLOGO

1

-

PUBLICITÁRIO

1

-

RELAÇÕES PÚBLICAS

1

-

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

2

1

TECNÓLOGO EM INFORMÁTICA

1

-

TOTAL

51

10

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

TÉCNICO AGRÍCOLA

2

1

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

6

1

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1

-

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

1

-

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

2

1

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

1

-

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1

-

TÉCNICO EM TOPOGRAFIA

4

1

TÉCNICO CADISTA

2

1

TOTAL

20

5

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

19

1

AUXILIAR DE CARTOGRAFIA

01

 

AUXILIAR DE TOPOGRAFIA

4

1

MARÍTIMO

1

-

CONTROLADOR DE TRAFEGO MARÍTIMO

8

1

ELETRICISTA

1

-

ENCANADOR

1

-

FISCAIS DE CAMPO

6

1

TOTAL:

41

4

2- DESCRIÇÃO DOS CARGOS E FUNÇÕES - REMUNERAÇÕES E REQUISITOS

NÍVEL SUPERIOR

CARGO: ANALISTA TÉCNICO

REMUNERAÇÃO*: R$ 2.705,34

FUNÇÕES

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

REQUISITOS

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Profissional para Planejar, coordenar, assessorar e executar as atividades de promoção industrial e de negócios da empresa, de acordo com as diretrizes traçadas para o Complexo Industrial Portuário de Suape e a política de desenvolvimento do Estado

Curso Superior na Função

ADVOGADO

Desenvolver atividades de natureza jurídica, elaborando petições, documentos, pronunciamentos, minutas, informações e demais trabalhos correlatos no âmbito do direito, visando à defesa dos interesses da empresa, ativa e passivamente em juízo ou fora dele, instruindo e fundamentando legalmente as suas atividades e decisões.

Curso Superior na Função

ANALISTA AMBIENTAL

Atividades de gestão e monitoramento, de cumprimento de Termos de Compromisso firmado com órgãos ambientais e ministério público, elaboração e implementação de projetos de compensação ambiental, auditoria ambiental, atividades de combate a acidentes ambientais e recuperação de ecossistemas degradados. Monitoramento das atividades industriais de Suape.

Curso Superior de Engenharia

ANALISTA CONTÁBIL

Executar, interpretar, acompanhar, orientar, supervisionar e aprovar a organização e registros contábeis envolvendo plano de contas, balanço anual, balancetes e demonstrações contábeis e financeiras. Subsidiar, analisar, interpretar e emitir parecer das análises contábeis e financeiras, situação patrimonial e econômica da empresa.

Ciências Contábeis

ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO

Executar a folha de pagamento, cálculos de rescisão, 13º, férias, encargos em geral, sistema SEFIP, conectividade social, CAGED, RAIS, DARF.

Nível Superior

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDUSTRIA NAVAL

Estudo da cadeia naval para fomentar oportunidades de negócios; prospecção de empresas na área naval, tanto na área nacional como internacional, para se inserir na respectiva cadeia. Realizar gestão para aumento da participação da indústria pernambucana na cadeia naval.

Nível Superior

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDUSTRIAL DE PETRÓLEO E GÁS

Estudo da cadeia de petróleo e gás para fomentar oportunidades de negócios; prospecção de empresas na área de petróleo e gás, tanto na área nacional como internacional, para se inserir na respectiva cadeia. Realizar gestão para aumento da participação da indústria pernambucana na cadeia petróleo e gás.

Nível Superior

ANALISTA DE PROJETOS E TRANSPORTES

Elaborar projetos arquitetônicos, desenhos urbanos e parcelamento; realizar planejamento urbano e regional(região do território estratégico de Suape); planejamento de sistemas viários e de transportes na dimensão regional e local; trabalhar com os instrumentos de política urbana:Estatuto da Cidade

Engenheiro Civil ou Arquiteto

ANALISTA DE PROJETOS/INVEST./PE SQ/PROSP.

Analisar os processos de empreendimento, realizar pesquisa de mercado, realizar prospecção de clientes.

Curso de Nível Superior

ARQUITETO

Elaborar projetos arquitetônicos, desenhos urbanos e parcelamento; Realizar planejamento urbano e regional (região do território estratégico de Suape); trabalhar com os instrumentos de política urbana; Estatutos da Cidade, Plano Diretor, Lei de Uso e Ocupação de Solo, Lei do Perímetro Urbano e Código de Obras e de postura entre outros. Acompanhamento de processos, análise e elaboração de parecer técnico de projetos e ações.

Arquiteto

ASSISTENTE SOCIAL

Desenvolver, implantar e coordenar projetos sociais, bem como executar, coordenar e supervisionar coleta de dados sobre a realidade social e econômica dos ocupantes das terras de Suape.

Curso Superior na Função

AUDITOR INTERNO

Emitir parecer sobre o balanço e balancetes contábeis face os negócios da organização. Avaliar, elaborar e implantar normas sobre o controle orçamentário financeiro da instituição. Levantar, executar, analisar e emitir parecer de auditoria interna parcial e final durante o exercício financeiro;

Curso de Nível Superior

BIBLIOTECÁRIO

Analisar, organizar, catalogar, sistematizar acervos documentais. Cadastrar eletronicamente o acervo. Construir árvore temática que represente a realidade documental a ser trabalhada.

Curso Superior na Função

BIÓLOGO (BACHARELADO)

Elaboração, acompanhamento de planos de monitoramento de: qualidade da água, do solo e do ar. Implementação de monitoramento de atividades de drenagem, operações portuárias. Atividades de Licenciamento de obras, serviços e operações. Elaboração de Avaliação de Impacto Ambiental - AIA, Plano de Emergência Individual. Projetos de Compensações Ambientais e Planos implementação e coordenação de planos de Recuperação áreas Degradadas, Planos de Emergência, Projeto de Compensação ambiental, restauração florestal, Plano de Gerenciamento de Resíduos, Planos de Segurança. Implementação de programas de biomonitoramento.

Bacharel em Biologia

BIÓLOGO (LICENCIATURA)

Desenvolvimento de atividades de educação ambiental e gestão de projetos de educação ambiental, atividades de gerenciamento de unidades de conservação. Atividades de gestão socioambiental.

Licenciatura em Biologia

CONTADOR

Interpretar e aplicar a legislação fiscal, tributária e o plano de contas; Orientar e efetuar registros e operações contábeis, orçamentárias e patrimoniais, bem como os trabalhos de contabilização de documentos e prestação de contas; Realizar a conciliação de contas; Classificar e avaliar despesas; Efetuar cálculos contábeis; Elaborar balancetes, balanços, relatórios e demonstrativos de contas; Preparar a declaração do imposto de renda da Empresa; Atender auditagem e fiscalizações.

Curso Superior na Função

ECONOMISTA

Atualizar os controles dos contratos; Elaborar, sob supervisão, a programação de investimentos e desembolsos; Elaborar estudos e projetos de captação de recursos; estudos de Análise de viabilidade técnica, econômica e financeira,. Planejar orçamentos PPA, LOA, etc.; Participar da elaboração e acompanhamento do orçamento de investimento; ; de equipes multidisciplinares de planejamento urbano e regional; Elaborar a sistematização de documentos(termos de referência, relatórios, pareceres técnicos, etc.)

Curso Superior na Função

ESTATÍSTICO

Elaboração de gráficos, tabelas, estimativas e projetos. Coordenação, operação e manutenção de Sistemas de informações de Banco de Dados; Operação de sistema de acompanhamento e monitoramento e avaliação da programação físico financeira das ações de Suape. Apoio às diversas diretorias de Suape.

Curso Superior na Função

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Localização de área, levantamento do tipo de vegetação, análise fitosanitárias de culturas, levantamento de benfeitorias, levantamento de solo, elaboração de laudo de avaliação, atividades de viveicultura, manejo de solo, recuperação de áreas degradadas, plantios e monitoramento de áreas de mata atlântica.

Curso Superior na Função

ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

Supervisão, coordenação e orientação teórica de instrumentos topográficos, batimétricos, geodésico, aerofotogramétricos e sensoriamento remonto, elaboração de cartas geográficas, seus serviços afins e correlatos. Desenvolvimento de atividades voltadas para mapeamento de campo(topográfico) de geoprocessamento, geodésico e cadastramento físico-territorial; Coletar, armazenar, medir, processar e analisar dados necessários à representação adequada de fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.

Curso Superior na Função

ENGENHEIRO CIVIL

Elaboração de termos de referência para editais de licitação de obras e projetos, elaboração de orçamentos básicos para licitações, análise de propostas em processos licitatórios, observância da Lei 8.666/93, fiscalização de obras(rodoviárias, portuárias, edificações, ferroviárias, recuperação estrutural), análise de convênios(IN 01), acompanhamento de dragagens(levantamento topobatimétrico, dragas de sucção e recalque, dragas auto transportadoras "HOPPER", análise e controle de áreas destinadas a empréstimo e expurgo(bota-fora).

Curso Superior na Função

ENGENHEIRO QUÍMICO

Implementação de atividades de: monitoramento de cursos hídricos, qualidade do ar, Gestão de Resíduos, Avaliação de Impacto Ambiental - AIA, Plano de Emergência Individual, Planos de Recuperação Áreas Degradadas, Plano de Segurança e Passivos Ambientais, Ecologia portuária.

Curso Superior em Engenharia Química

GEÓGRAFO (BACHARELADO)

Implementação de atividades de : Avaliação de Impacto Ambiental - AIA, Licenciamento, Planos de Recuperação Áreas Degradadas, Educação Ambiental, monitoramento de uso e ocupação do solo.

Bacharel em Geografia

GEOGRAFIA(LICENCIATURA)

Atividades em: educação ambiental, gestão de projetos de educação ambiental, gestão socioambiental, projetos de inclusão socioambiental.

Licenciatura em Geografia

JORNALISTA

Propor e executar a política de comunicação social de Suape, de acordo com os seus objetivos. Assessorar a diretoria em suas relações com o público interno e externo, autoridades e entidades. Projetar a imagem de Suape junto ao público, informando, orientando e divulgando os objetivos e realizações da empresa, promovendo inclusive campanhas educativas;

Curso Superior em Jornalismo, Publicidade, Comunicação.

OCEANÓGRAFO

Elaboração e implementação de Planos de Monitoramento em bioinvasão; água de lastro, Gestão de material Dragado, Avaliação de Impacto Ambiental - AIA; Licenciamento, plano de Emergência Individual, atividades de combate á acidente em águas marinhas, complementação de gestão em resíduos de embarcações e resíduos tóxicos/perigosos, implementação de boas práticas ambientes na portuária implementação de Planos de Segurança.

Curso Superior na Função

PSICOLOGO

Realizar recrutamento, treinamento, diagnóstico organizacional, análise de cargos e salários, acompanhamento do PCCS, projetar sistema de avaliação de desempenho.

Curso Superior na Função

PUBLICITÁRIO

Criação de peças publicitárias para diferentes tipos de mídias; planejamento de comunicação como um estudo de mercado; Planejamento de campanha publicitária; Identificação de tendência de feiras e eventos que sejam positivos para o Porto; Reconhecer o papel dos meios de comunicação de massa na construção social da realidade. Interagir com profissionais de outras áreas da comunicação. Diagramação de relatórios folders, cartazes e cartão de visita. Objetivos traçados pela empresa, assessorando a Diretoria em suas relações com os públicos interno e externo, projetando e divulgando seus objetivos e realizações por meio de campanhas de esclarecimento.

Curso Superior na Função

RELAÇÕES PÚBLICAS

Acompanhar, participar e executar pesquisas de opinião pública e de atividades voltadas à produção de meios e conteúdos textuais e visuais para veiculação na mídia, bem como a organização e o acompanhamento de eventos corporativos e participações da instituição em feiras, exposições, congressos, seminários, conferências simpósios e eventos similares.

Curso Superior na Função

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Acompanhar o cumprimento dos contratos, projetos, obras e atividades diretas e indiretas com os clientes instalados no complexo.

Curso de Nível Superior

TECNÓLOGO EM INFORMÁTICA

Promover o desenvolvimento e implementação de metodologia e instrumentos relativos ao planejamento e gerenciamento dos recursos informáticos.

Tecnólogo em Informática, Sistema de Redes

NÍVEL TÉCNICO

CARGO: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

REMUNERAÇÃO*: R$ 1.404,90

FUNÇÕES

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

REQUISITOS

TÉCNICO AGRÍCOLA

Coordenar, orientar os serviços de preparação de mudas, plantio, colheita e beneficiamento de espécies vegetais, supervisionando a demarcação e preparação de áreas, elaborando planos de colheitas e tratos culturais, providenciando a utilização de métodos adequados das diversas áreas.

Curso Técnico Agrícola

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Realizar contados com empresas prestadoras de serviços e/ou com pessoal interno da empresa, para fornecer informações sobre contratos. Efetuar registros, assentamentos, e controles referentes a sua área de atuação.

Curso Técnico em Administração de Empresas

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

Efetuar assentamentos, registros, e controles contábeis, relativos às compras e vendas de serviços efetuados pela empresa. Executar operação dos sistemas e processos de controles contábeis. Efetuar o planilhamento e digitação de toda a contabilidade e encaminhamento da sua conferência. Efetuar o arquivamento do registro contábil de notas fiscais e da documentação comprobatória da realização das despesas;

Curso de Técnico em Contabilidade

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Auxiliar na fiscalização, acompanhamento de projetos de obras civis; Executar levantamentos físicos, envolvendo características, especificações de materiais e recursos em geral; Elaborar, sob orientação, anteprojetos e projetos de obras civis; Efetuar esboços e desenhos técnicos; Elaborar relatórios, controle de dados/informações técnicas e informativo de andamento de obras.

Curso de Técnico em Edificações

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Auxiliar na promoção e desenvolvimento e implementação de metodologia e instrumentos relativos ao planejamento e gerenciamento dos recursos informáticos.

Curso Técnico em Informática

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Realizar estudos preliminares sobre a regeneração dos manguezais e matas nativas observando sua estrutura nas diversas áreas; fiscalizar os serviços de campo, distribuindo e orientando as tarefas aos agentes auxiliares de operação; Contribuir na identificação e localização dos remanejamentos de matas nativas para estudos, manejos e implantação de projetos de reflorestamento nas zonas de preservação ecológica - ZPEC.

Curso de Técnico em Meio Ambiente

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Orientar e coordenar o sistema de Segurança e medicina do Trabalho, inspecionado ambiente, instalações e equipamentos, verificando as condições de trabalho, detectando riscos e causas de acidentes, para promover programas de segurança preventiva e corretiva, assegurando a integridade física dos empregados e dos bens da empresa.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

TÉCNICO EM TOPOGRAFIA

Efetuar levantamento da superfície e subsolo da terra, de sua topografia natural e das obras existentes determinando o perfil, a localização, as dimensões exatas e a configuração de terrenos, campos e estradas, para fornecer os dados necessários aos trabalhadores de construção civil, exploração e elaboração de mapas nas áreas do Complexo Portuário de Suape;

Curso Técnico em Edificações, Técnico em Estrada, Técnico em Saneamento

TÉCNICO CADISTA

Elaborar desenhos de arquitetura e engenharia civil utilizando software específicos para desenho técnico, assim como executar plantas, desenhos e detalhamentos de instalações hidrossanitárias e elétricas e desenhos cartográficos;coletar e processar dados e planejar o trabalho para a elaboração do projeto como, por exemplo, interpretar projetos existentes, calcular e definir custos do desenho, analisar croqui e aplicar normas de saúde ocupacional e normas técnicas ligadas à construção civil, podendo atualizar o desenho de acordo com a legislação. Cálculo de volume em obras de terraplenagem, compatibilização de projetos. Manuseio de sistemas de coordenadas.

Curso Técnico em Edificações, Desenho Industrial ou Informática

NÍVEL MÉDIO

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

REMUNERAÇÃO*: R$ 878,09

FUNÇÕES

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

REQUISITOS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

Executar atividades de apoio administrativo relacionadas a recursos humanos, contábil-financeira, serviços gerais, transporte, suprimento de materiais e serviços, processos licitatórios, orçamentos, custos e outros.

Ensino Médio

AUXILIAR DE

TOPOGRAFIA

Auxiliar nos levantamentos de superfície e subsolo da terra, localização, configuração de terrenos, campos e estradas, para fornecer os dados necessários aos trabalhadores de construção civil, exploração e elaboração de mapas nas áreas do Complexo Portuário de Suape;

Ensino Médio

AUXILIAR EM

CARTOGRAFIA

Realizar técnica de levantamentos topográficos, batimétricos, geodésico, aerofotogramétricos e sensoriamento remoto, elaboração de cartas geográficas, seus serviços afins e correlatos

Ensino Médio

MARÍTIMO

Operar a embarcação que levará profissionais para frente de serviço no mar.

Ensino Médio e Habilitação da Capitania dos Portos

CONTROLADOR DE TRAFEGO MARÍTIMO

Executar o controle das operações de atracação e desatracação de navios, movimentação de cargas nos armazéns e pátio de Suape e de operações realizadas em cais de uso público, observando os dispositivos legais pertinentes.

Ensino Médio

ELETRICISTA

Fazer reparos em geral nas instalações elétricas, fixando quadros de distribuição de corrente, caixa, fusíveis, tomadas e interruptores, substituindo fios de unidades danificadas. Testar circuito de instalação, utilizando aparelhos de comparação e verificação; revisar motores e painéis de instalações periodicamente, a fim de prevenir qualquer defeito no sistema elétrico da empresa.

Ensino Médio

ENCANADOR

Fazer reparos em geral nas instalações hidráulicas; revisar periodicamente todas as instalações, a fim de prevenir qualquer defeito no sistema hidráulico da empresa.

Ensino Médio

FISCAIS DE CAMPO

Resolver impasses que possam surgir no campo, visando assegurar a execução normal dos trabalhos, informar ao superior imediato as atividades realizadas. Executar e auxiliar o corpo técnico na execução de tarefas de campo, visando melhor aproveitamento na execução dos serviços operacionais. Distribuir tarefas e fiscalizar turmas de trabalho a fim de garantir o bom desempenho e organização do grupo.

Ensino Médio e Habilitação AB

ANEXO II

PROGRAMAS

1 - PARA O CARGO DE ANALISTA TÉCNICO

1.1 - PARA TODAS AS FUNÇÕES DO CARGO

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Análise de textos, para reconhecer, entre outros aspectos: 1.1. O tema ou a ideia global do texto ou, ainda, o tópico de um parágrafo; 1.2. Os argumentos defendidos pelo autor; 1.3. O propósito ou finalidade pretendida; 1.4. A síntese do seu conteúdo global; 1.5. As características do tipo ou do gênero textual em que se realizam; 1.6. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática, metalinguística) que desempenham; 1.7. Relações de intertextualidade, por exemplo, a fidelidade de paráfrases a seus segmentos de origem e/ou o efeito argumentativo da citação; 1.8 Informações explícitas e implícitas veiculadas; 1.9. O nível (formal ou informal) da linguagem; 1.10. As relações lógico-discursivas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre parágrafos, períodos ou orações; 1.11. Elementos sequênciadores que asseguram a continuidade do texto; 1.12. Relações de referenciação e substituição; 1.13. Relações de sentido entre as palavras (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e partonímia); 1.14. Efeitos de sentido pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais e gramaticais; 1.15. Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões; 1.16. Marcas linguísticas com base nas quais se podem identificar o autor, o destinatário do texto e o tipo de relações sociais entre eles. 2. Morfossintaxe: 2.1. Processos de formação de palavras; 2.2. Radicais, prefixos e sufixos; 2.3. Colocação, regência e concordância nominal e verbal. 3. Padrão escrito no nível culto: ortografia, acentuação gráfica, pontuação. 4. Figuras de linguagem (pensamento, sintaxe e palavra).

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Noções básicas do computador, principais componentes de um PC e periféricos (visão do usuário). 2. Noções do ambiente Windows XP e Windows Vista. 2. Utilização do Word 2003 e 2007. 3. Utilização do Excel 2003 e 2007. 4. Conceitos relacionados à internet; Correio eletrônico: Outlook Express (versão 6).

1.2 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AS FUNÇÕES DO CARGO

ADMINISTRADOR DE EMPRESAS

Conceitos básicos de administração (as habilidades e funções do administrador). Princípios de organização (o processo de organizar, relações formais na organização, organogramas, a estrutura organizacional); Planejamento e controle (conceitos de planejamento, tipos de planejamento, componentes do planejamento, conceitos básicos de controle, cronogramas e orçamentos, fluxogramas e normas); Processo decisório (decisões estruturadas e não-estruturadas, aspectos psicológicos das decisões, a informação); Gestão de Pessoas (treinamento e desenvolvimento, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho e planejamento de recursos humanos); Comportamento organizacional (cultura organizacional, motivação, liderança e desenvolvimento de equipes); Licitações: princípios básicos e definições; regime de execução de obras e serviços; modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade); Contratos e compras. Convênios e termos similares. Organização, Sistemas e Métodos: comparação crítica das principais abordagens aos estudos das organizações; problemas básicos de concepção das estruturas e processos organizacionais; ligações da estrutura e do processo com a estratégia e o desempenho. Sistemas de Informações Gerenciais; Administração moderna; desafios da administração moderna; Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, planejamento estratégico; Organização: fundamentos, responsabilidade, autoridade e delegação; Competitividade: qualidade e inovação.

ADVOGADO

1.Direito Constitucional: Direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais e coletivos, direito social, habeas corpus, mandado de segurança, ação popular, habeas data; da nacionalidade, dos direitos políticos; da União, dos Estados, dos Municípios; da administração pública, dos servidores públicos civis. Emendas à Constituição, das Leis. Do Poder Executivo. Do Presidente da República. Do Poder Judiciário. Princípios do Estado de direito, da legalidade, da igualdade, do controle judiciário. Funções essenciais da justiça, ministério público, advocacia geral da União e defensoria pública. Do sistema tributário nacional, da política urbana. Da seguridade social e do meio-ambiente. 2.Direito Administrativo: Organização administrativa brasileira. Princípios fundamentais. Administração direta, indireta e fundacional. Atos administrativos. Contratos Administrativos. Processo de licitação. Concessão de serviços públicos. Autorização e permissão. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, regulamentar, disciplinar e de polícia. Desapropriação. Servidão. Requisição. Regime dos servidores públicos federais, admissão, concurso público, cargos em comissão, estabilidade, estágio probatório, remuneração, licença, aposentadoria. Processo disciplinar. Acumulação de cargos públicos. A prescrição no Direito Administrativo. Prescrição. Decadência e Preclusão. Controle da Administração Pública. Controle interno e externo. Controle externo a cargo do Tribunal de Contas. Controle jurisdicional. Responsabilidade do Estado no Brasil. Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. 3. Direito Civil: Lei de Introdução ao código civil, pessoa natural, pessoa jurídica, personalidade, domicílio, residência, bens, diferentes classes de bens, fatos jurídicos, prescrição e decadência, negócios jurídicos, posse: classificação, aquisição, efeitos e perda. Propriedade: aquisição, perda da propriedade móvel, direito real sobre coisa alheia, obrigações: modalidades e efeitos da liquidação das obrigações, cessão de créditos, contratos, obrigações por atos ilícitos, espécies de contratos, responsabilidade civil, teoria da culpa e do risco. 4. Direito Processual Civil: Jurisdição, competência, critérios determinativos da competência, capacidade de ser parte, capacidade de estar em juízo, capacidade postulatória do litisconsorte da assistência, da intervenção de terceiros, da nomeação à autoria, da denunciação à lide, do chamamento ao processo. Processo e procedimento. Procedimento ordinário e sumaríssimo. Citação, notificação, intimações, defesa do réu, espécies de defesa, das exceções, da contestação, da reconvenção, da prova, ônus da prova, dos recursos e suas espécies, da ação rescisória. Ação Monitória. Execução de sentença. Definitiva, provisória e liquidação. Processo de execução. Das diversas espécies de execução. Penhora. Avaliação e Arrematação. Incidentes. Embargos em geral. Execução Fiscal (Lei nº 6.830/80). Juizados Especiais Cíveis (Lei nº 9.099/95). 5. Direito do Trabalho: Conceito de empregado e empregador, contrato individual de trabalho por prazo determinado e indeterminado, interrupção e suspensão de contrato de trabalho, trabalho em condições insalubres, periculosas. Trabalho noturno, jornada de trabalho, convenções coletivas de trabalho, justiça do trabalho, vara do trabalho, competências das varas, tribunais regionais do trabalho, jurisdição e competência, férias, licença paternidade e maternidade, proteção do trabalho da mulher e do menor, repouso semanal remunerado, o trabalho temporário, seguro desemprego e 13º salário. Do Processo Judiciário do Trabalho. 6. Direito Penal - Efeitos civis e trabalhistas da sentença penal. Crimes contra a administração pública. Crimes contra a administração da justiça. Crimes contra a organização do trabalho. Juizados Especiais criminais (Lei nº 9.099/95). 7. Lei 4.504/64 - Estatuto da Terra e suas alterações. 8. Lei 6.938/81 - PNMA, Lei 7.347/85, Art 225 da Constituição Federal, Lei 8.078/90. 9. Direito Tributário -Tributo e suas espécies. Sistema Tributário Nacional: princípios gerais, limitação do poder de tributar, impostos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Legislação Tributária: espécies normativas, normas complementares, vigência, aplicação, interpretação e integração. Obrigação Tributária: disposições gerais, fato gerador, sujeito ativo, sujeito passivo: disposição geral, solidariedade, capacidade tributária e domicílio tributário. Competência Constitucional de tributar: da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Responsabilidade Tributária: sucessores, terceiros e por infrações. O Ilícito Tributário. Crédito Tributário: disposições gerais; constituição: lançamento e suas modalidades; suspensão, extinção e exclusão; Prescrição e Decadência. Restituição do Indébito Tributário. A não-incidência, Imunidade e Isenção. Crimes contra a Ordem Tributária - Lei nº 8.137/90.

ANALISTA AMBIENTAL

1. Ecologia e ecossistemas brasileiros. 2. Ciclos biogeoquímicos. 3. Noções de Meteorologia e Climatologia. 4. Noções de Hidrologia. 5. Noções de Geologia e Solos. 6. Aspectos, Impactos e Riscos Ambientais do Serviço de Saneamento. 7. Qualidade do ar, poluição atmosférica, controle de emissões. 8. Aquecimento Global e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - MDL. 9. Qualidade da água, poluição hídrica e tecnológicas de tratamento de águas e efluentes para descarte e/ou reuso. 10. Qualidade do solo e da água subterrânea. 11. Gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos e da água subterrânea. 12. Caracterização e recuperação de áreas degradadas, inclusive do solo e da água subterrânea. 13. Legislação ambiental (leis, decretos, resoluções CONAMA): Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA. Regulamentação para Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). Processo de licenciamento ambiental. Lei Federal nº 9.605/98 e suas alterações. Lei Federal nº 9.985/00 e suas alterações. Lei Federal nº 9.433/97 e suas alterações. 14. Noções de economia ambiental: benefícios da política ambiental. Avaliação do uso de recursos naturais. 15. Política ambiental e desenvolvimento sustentável. 16. Sistemas de gestão ambiental: requisitos de Sistema de Gestão Ambiental segundo a NBR-ISSO 14001:2004. Avaliação de desempenho ambiental segundo a NBR-ISSO 14031:2004. Noções de Gestão Integrada de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Industrial. Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão segundo a NBR-ISSO 19011:2002. 17. Planejamento ambiental, planejamento territorial, urbanismo, vocação e uso do solo. 18. Meio ambiente e sociedade: noções de Sociologia e de Antropologia. 19. Noções de valoração do dano ambiental.

ANALISTA CONTÁBIL

1. Contabilidade Geral (Conceitos básicos de contabilidade. Princípios fundamentais de contabilidade. Patrimônio. Componentes patrimoniais: ativo, passivo e patrimônio líquido. Equação fundamental do patrimônio. Fatos contábeis e as respectivas variações patrimoniais. Contas: patrimoniais e de resultado. Conceito de despesas, receitas e resultado. Conceito de débito e crédito. Método das partidas dobradas. Provisões). 2. Orçamentos. 3. Balancetes de verificação. 4. Principais livros fiscais e comerciais. 5. As contas do Balanço Patrimonial: conceito, objetivo, periodicidade e elaboração. Ativo e passivo como aplicação e fontes de recursos. Grupos de contas: significados de cada grupo de contas; Classificação das contas nos grupos; Critérios de avaliação das contas; Demonstração do resultado do exercício: conceito, objetivo, periodicidade e elaboração; Elementos da demonstração, apropriações, pelo regime de competência, de receitas e despesas, antecipações e deferimentos; Destinação do resultado do exercício. 6. Elaboração e análise de Fluxo de Caixa e Demonstração do Valor Adicionado. 7. Notas explicativas às demonstrações contábeis. 8. Análise das demonstrações contábeis (Conceitos básicos; Análise horizontal e vertical das demonstrações contábeis; Análise por quocientes; Análise da situação financeira, por índices: solvência e liquidez; Análise da situação econômica - indicadores de rentabilidade: rentabilidade de vendas, do capital próprio e do ativo total; Margens: bruta, operacional e líquida). 9.Prazos médios de contas a receber, de renovação de estoques e de pagamento de fornecedores, índice de cobertura das despesas financeiras. 10. Rotação de estoques, contas a receber, contas a pagar, ativo imobilizado e ativo real. Análise da estrutura patrimonial: grau de imobilização do ativo total, dos recursos próprios e de endividamento. 11. Participação de capital próprio. 12. Interpretação dos indicadores financeiros, econômicos e patrimoniais. 13.Contabilidade fiscal e tributária - Introdução à Contabilidade Tributária: Conceitos, princípios e normas básicas. Conceitos, princípios e normas básicas de legislação tributária. Contabilidade tributária aplicada (Tributação sobre o lucro; Tributação da pessoa jurídica com base no lucro real; Escrituração do LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real; LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS: Lei nº 6.404, de 1976; LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA: Decreto Federal 3.000 de 26/03/1999 (RIR Regulamento do Imposto de Renda) e suas alterações, Lei Federal 9.249 de 26/12/1995 - Alterações da Legislação do IR e CS, Lei Federal 10.312 de 27/11/2001 - Estabelece alíquota do PIS/Cofins s/ Gás Natural, Lei Federal 10637 de 30/12/2002 - Dispõe s/ Não cumulatividade do PIS, IN/SRF 25 de 06/03/2001 - Dispõe s/ IR incidente nos rendimentos e ganhos líquidos, Lei Federal 10.833 de 29/12/2003 - Dispõe s/ Não cumulatividade do Cofins, IN/SRF 468 de 08/11/2004 - Dispõe s/ PIS/Cofins s/Receitas relativas a contratos). 14. Licitações (Modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade: Habilitação: Do procedimento de Julgamento: Tipos de licitação: Recursos nas licitações). 15. Contratos Administrativos: Formalização, alteração, execução e rescisão dos contratos administrativos. (Lei Federal nº 8.666, de 21.06.1993, e alterações posteriores, e Lei Federal nº 10.520, de 17.09.2002).

ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO

Administração de Pessoal/Trabalhista: admissão; demissão; movimentação; cessão; desligamento; registro; pagamento de salários, vantagens e benefícios dos empregados; verbas e regras rescisórias; promoção; transferência e férias; legislação trabalhista; benefícios; encargos sociais e trabalhistas incidentes sobre a folha de salários; contratos de trabalho. Relações sindicais. Liderança situacional; planos de cargos e salários; remuneração fixa e variável; administração de benefícios; descrição de cargos; avaliação de cargos; pesquisa salarial; plano de carreira; administração salarial; descrição, análise e avaliação de cargos; orçamento de pessoal; planejamento; controle e análise; orçamento dos custos de pessoal. Avaliação de desempenho, recrutamento e seleção; clima organizacional; gestão por competências. Administração de recursos humanos. Administração de cargos e salários. Planejamento de recursos humanos. Informatização de recursos humanos. Métodos e técnicas em treinamento e desenvolvimento. Conceito e papel de RH nas organizações. Elaboração de programas de capacitação.

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA NAVAL.

1. Termodinâmica; Transmissão de calor e Máquinas Térmicas; 2. Mecânica dos fluídos e Máquinas Hidráulicas; 3. Resistência dos materiais, Mecânica Aplicada às máquinas, Elementos de máquinas e vibrações mecânicas; 4. Engenharia e Ciências dos materiais, Materiais de Construção, Mecânica de Ensaios Mecânicos; 5. Tecnologia Mecânica, Conformação Plástica e Soldagem; 6. Metrologia e Prática de Oficina; 7. Construção de Máquinas, Máquinas de Elevação e Transporte; 8. Tubulações Industriais, Instalações e Manutenção Industrial; 9. Fontes Alternativas de Energia; 10. Engenharia de Produção; 11. Controle ambiental e Segurança do Trabalho.

ANALISTA DE NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS.

1. Cálculo diferencial e integral univariável: limites, derivadas e integrais. 2. Probabilidade e estatística descritiva: apresentação de dados descritivos, medidas da tendência central e de dispersão, distribuição normal. 3. Química geral e inorgânica: funções químicas, estequiometria, estudo de gases reais e ideais. 4. Físico-química: soluções e propriedades coligativas,reações de oxido-redução, cinética e equilíbrios químicos, fenômenos de superfícies, tensão interfacial, coloides,eletroquímica. 5. Química orgânica: funções orgânicas, reações das funções orgânicas, polímeros. 6. Química analítica: gravimetria e volumetria, métodos ópticos de análise, potenciometria, cromatografia gasosa. 7. Termodinâmica: leis da termodinâmica, ciclos termodinâmicos, termodinâmica dos processos de escoamento. 8. Mecânica dos fluidos: equilíbrio de corpos imersos e flutuantes, perda de carga em tubulações, medição e transporte de fluidos, curvas de bombas e NPSH. 9. Transferência de calor: convecção forçada no interior de tubos, permutadores casco e tubo, cálculo de coeficiente global. 10. Operações unitárias: destilação binária, absorção e esgotamento, torres recheadas e de pratos, filtração, hidrociclones. 11. Processos de separação: extração líquido-líquido, decantação, flotação.

ANALISTA DE PROJETOS DE INVESTIMENTO/PESQUISA/PROSPECÇÃO

1. Estudo de Mercado de Produtos. 2. Análise Financeira de Empresas. 3. Comércio internacional. 4. Taxas de câmbio. 5. Sistema financeiro internacional. 6. Economia brasileira. 7. A industrialização brasileira. 8. O desenvolvimento econômico. 9. Cálculo financeiro: custo efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 10. Avaliação de alternativas de investimento. 10.1. . Taxa interna de retorno e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 10.2. Comparação de alternativas de investimento e financiamento. 11. Avaliação econômica de projetos. 12. Processos de Licitação - Lei 8.666 e alterações.

ANALISTA DE PROJETOS E DE TRANSPORTES

Conceituação. Características. Importância dos Transportes em Termos

Econômicos, Sociais e Políticos. Caracterização do sistema de transportes (S.T.) - Conceituação e Classificação de Sistemas. Metas e Objetivos. Elementos. Agentes. Demanda. Oferta. Qualidade de Serviço. Recursos Consumidos. Impactos Ambientais. Tipos de Sistemas. Políticas de Transportes. Análise de sistemas de transportes - Desempenho do S.T. Estruturas de Análise. Base de Conhecimento. Caracterização do Problema. Diagnóstico. Soluções Alternativas. Análise, Avaliação, Seleção, Implementação e Acompanhamento da Solução. Análise de sistemas de transportes - Diagnóstico. Soluções Alternativas. Análise, Avaliação, Seleção,

Implementação e Acompanhamento da Solução. Demanda de transportes -

Características. Comportamento. Variáveis Explicativas. Modelos para Análise da Demanda. Sistemas de transporte e estrutura urbana - Estrutura Urbana.

Modalidades Individuais e Coletivas. Transporte Não-motorizado. Noções sobre a Gestão da Mobilidade. Oferta e capacidade do s.t. - Conceituação. Localização e Tamanho. Equações Básicas. Fatores Intervenientes. Capacidade de Vias e Interseções. Capacidade de Terminais e Estações. Capacidade de Veículos. Capacidade de Redes. Intervenções no sistema de transportes e a participação da comunidade - Identificação da População Alvo. Formas e Níveis de Participação. Dificuldades e Práticas de Participação. Exemplos bem Sucedidos. Externalidades e impactos - Conceituação. Tipos de Impactos e Poluição. Acidentes de Trânsito. Contraprodutividade dos Transportes. Medidas Moderadoras. Tecnologias e soluções Redes de transportes - Caracterização. Componentes. Representação. Topologia e Hierarquização. Desempenho. Técnicas. Terminais. Estações e estacionamento - Conceitos Básicos. Funções e Papel de Integração Modal e Espacial. Classificação. Fatores Intervenientes. Localização e Dimensionamento. Portos e aeroportos - Conceitos Básicos. Funções e Classificação. Intermodalidade. Fatores Intervenientes. Localização e Dimensionamento. Processo de projeto de transportes. Conceituação. Objetivos. Elementos intervenientes. Parâmetros de projeto. Veículos de projeto. Hora de projeto. Localização e dimensionamento. Configuração geométrica. Procedimentos; Processo de operação. Objetivos da operação. Medidas de desempenho. Eficiência. Eficácia. Produtividade. Qualidade do serviço. Empresas transportadoras de mercadorias. Empresas de ônibus.

Outros modos; Processo de gerência. Objetivos dos órgãos de gerência. Logística. Marketing.

ARQUITETO

1. Urbanismo e meio ambiente: planejamento urbano, rural e regional: conceitos básicos, visão interdisciplinar;

2. Aspectos legais aplicados à arquitetura e urbanismo.

3. Projetos de urbanização; regularização de loteamentos;

4. Projeto urbanístico: arquitetura paisagística, sistema viário, sistemas de infraestrutura, equipamentos e serviços urbanos.

5. Patrimônio histórico e cultural urbano.

6. Principais formas de poluição e contaminação do ar, da água e do solo e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente.

7. Avaliação de riscos e impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, quanto aos aspectos do uso e ocupação do solo.

8. Diretrizes básicas para determinação do uso do solo urbano e rural.

9. Avaliação de Impactos Ambientais.

10. Leis

Lei nº 12.916/05 - Licenciamento ambiental, infrações administrativas ambientais no Estado de Pernambuco;

Lei Federal nº 6.938/81 - Política Nacional do Meio Ambiente e Decreto nº. 99.274/90.

Lei Federal nº. 10.257/01 (Estatuto das Cidades) - Regulamenta as arts. 182 e 183 da CF e estabelece diretrizes gerais da Política Urbana.

Lei Federal nº. 6766/79 com alterações dadas pela Lei 9785/99 - Parcelamento do Solo Urbano.

Lei Municipal Nº 1490/2008 - Plano Diretor do Município de Ipojuca e Lei Municipal Nº 2360/06 de 29/12/2006 - Plano Diretor do Município do Cabo de Santo Agostinho.

11. Resoluções do CONAMA

01/86 - Critérios básicos e diretrizes para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental. 377/06 - Licenciamento ambiental simplificado de sistemas de esgotamento sanitário.

237/97 - Licenciamento Ambiental

ASSISTENTE SOCIAL

Pressupostos e fundamentos: relação sujeito/objeto, princípio de ação, objetivos. Métodos e Metodologia: reconceituação e vertentes do pensamento; planejamento e pesquisa: Investigação, Ação. Estado e Políticas Sociais. Instituições. Espaço Profissional: Serviço Social e Assistência Social. Cidadania; Serviço Social e Relações no Trabalho. O Papel Profissional. Prática Profissional. Relação Teórico/Prática. Mediação. Práxis. Dimensão Política. Ética Profissional. Estatuto da Criança e Adolescente/ECA. Serviço Social: conhecimentos gerais da profissão. Estratégias e técnicas de intervenção: abordagem individual e em grupos. Desafios do Serviço Social na Contemporaneidade. Dinâmica das relações interpessoais. Lei Nº 8.742, de 7/12/1993.

AUDITOR INTERNO

1. CONTABILIDADE GERAL

1.1. Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das Demonstrações Contábeis.

1.2. Princípios fundamentais e Normas Brasileiras de Contabilidade.

1.3. Patrimônio: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Equação fundamental do Patrimônio.

1.4. Procedimentos contábeis básicos segundo o método das partidas dobradas.

1.5. Variações do Patrimônio Líquido.

1.6. Demonstrações contábeis: aspectos contábeis, legais e societários.

2. CONTABILIDADE PÚBLICA

2.1. Conceito, objeto e objetivo da Contabilidade Pública.

2.2. Princípios fundamentais de contabilidade sob a perspectiva do setor público.

2.3. Plano de contas da Administração Pública

2.4. Variações Patrimoniais: variações ativas e variações passivas.

2.5. Contabilização das operações típicas na Administração Pública.

2.6. Demonstrações contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais.

3. ORÇAMENTO PÚBLICO

3.1. Evolução conceitual do orçamento público.

3.2. Classificação da receita e da despesa orçamentária brasileira.

3.3. Elaboração da proposta orçamentária.

3.4. Execução da proposta orçamentária.

3.5. Controle e avaliação da execução orçamentária.

4. LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

4.1. Conceito e finalidades da licitação.

4.2. Princípios da licitação.

4.3. Modalidades de licitação.

4.4. Procedimentos da licitação.

4.5. Contrato administrativo: conceito e espécies; formalização do contrato; cláusulas contratuais obrigatórias; execução, fiscalização e extinção dos contratos.

5. TÉCNICAS DE CONTROLE

5.1. Conceito e características do controle no setor público.

5.2. Normas brasileiras para o exercício de auditoria interna.

5.3. Auditoria no setor público federal: finalidades e objetivos da auditoria governamental; abrangência de atuação; formas e tipos; normas relativas à execução dos trabalhos; normas relativas à opinião do auditor.

5.4. Planejamento dos trabalhos de auditoria.

5.5. Execução dos trabalhos de auditoria: procedimentos e técnicas de auditoria; critérios de auditoria; amostragem; papéis de trabalho e documentação da auditoria; relevância na auditoria; fraude e erro; parecer e relatório de auditoria.

BIBLIOTECÁRIO

1. Planejamento, organização e administração de bibliotecas, centros de informação e serviços de informações. 1.1 Aspectos teóricos, conceitos, funções, estrutura organizacional, organização & métodos, administração financeira e de recursos materiais, marketing e qualidade total. 2. Controle bibliográfico e desenvolvimento de coleções 2.1 Controle bibliográfico nacional e universal, política de seleção, aquisição, avaliação do acervo, conservação e preservação do acervo. 3. Tratamento e recuperação da informação. 3.1 Aspectos teóricos, conceitos, funções catalogação AACR2, tipos e finalidades, descrição bibliográfica, CDD, indexação, tesauros, multimeios e busca em bases de dados. 4. Serviço de referência e disseminação da informação. 4.1 Processo de referência, necessidade de informação, pesquisa, usuários, fontes de informação geral e especializada, serviço de alerta e disseminação seletiva da informação. 5. Normalização Técnica. 5.1 Elaboração e apresentação do trabalho técnico e científico e normas sobre documentação. 6. Automação de serviços de informação. 6.1 Sistema operacional, editor de texto Word; Internet; redes e serviços automatizados de informação, hipertexto, microisis, bases de dados nacionais e internacionais, planejamento e avaliação de serviços. 7. Normas da ABNT sobre documentação. 8. Código de ética profissional.

BIÓLOGO (BACHARELADO E LICENCIATURA)

2. Ecossistema. Biodiversidade e Conservação: Biomas e fitofisionomias do Estado de Pernambuco

3. Manejo e conservação dos recursos naturais renováveis.

4. Ecologia dos Ecossistemas e ecologia humana.

5. Sucessão ecológica e metodologias para recuperação florestal.

6. Noções de Biologia da Conservação; Proteção de nascentes e mananciais; Planejamento e Administração de Unidade de Conservação.

7. Liminologia: bacia hidrográfica, ecossistemas aquáticos, ambientes lênticos e lóticos. Comunidades aquáticas.

8. Noções básicas de técnicas de coleta de amostras, análises biológicas e microbiológicas de água, solo e de sedimento e ensaio de toxicidade de água, efluentes e de produtos solúveis e insolúveis com organismos de diversos níveis tróficos.

9. Algas tóxicas: cianobactérias, definição e habitat, ocorrência de florações, toxinas, fatores ambientais que influenciam o crescimento, estratégia de controle de floração, prevenção de florações; Monitoramento e manejo: medidas operacionais e medidas de monitoramento; Métodos para erradicação da floração;

10. Aplicabilidade dos parâmetros de classificação de cursos d'água e de lançamento de efluentes de atividades industriais, minerárias e de infraestrutura e estudos de autodepuração.

11. Ecotoxicologia: princípios gerais e aplicações..

12. Recuperação de áreas degradadas.

13. Noções básicas de sistemas de controle ambiental.

14. Principais formas de poluição e contaminação do ar, da água e do solo e seus efeitos sobre a saúde e o ambiente.

15. Avaliação de Impactos Ambientais.

CONTADOR

Contabilidade Geral: Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, Lei nº 10.303, de 31 de outubro de 2001 e legislação complementar; princípios e convenções contábeis; plano de contas; elaboração de demonstrações contábeis; efeitos inflacionários sobre o patrimônio das empresas; consolidação de demonstrações contábeis; avaliação e contabilização de investimentos; ativo imobilizado; ativo diferido; passivos exigíveis; constituição de provisões; resultado de exercícios futuros; patrimônio líquido; demonstração do resultado do exercício; demonstração do fluxo de caixa; método direto e indireto. Auditoria: normas de Auditoria; auditoria contábil, de gestão, de programas, operacional e de sistemas; licitação. Análise

Econômico-Financeira: análise vertical e horizontal das demonstrações financeiras; índices econômico-financeiros de estrutura, liquidez e rentabilidade; e análise dos prazos médios e do ciclo financeiro. Contabilidade de Custos: classificação de custos - diretos, indiretos, fixos e variáveis, separação entre custos e despesas; apropriação de custos - material, mão-de-obra e

rateio de custos indiretos; rateio de custos na departamentalização. Métodos de custeio: por absorção e variável; e custos para controle, custo-padrão. Contabilidade Tributária: legislação tributária; IRRF; ICMS; contribuição social sobre o lucro;

destinação de resultado; imposto de renda de pessoa jurídica; participações governamentais - PIS, PASEP e COFINS; créditos tributários; e tributos diretos e indiretos. Impostos e contribuições incidentes sobre folha de pagamento. Matemática Financeira: Juros simples e compostos - capitalização e desconto; taxas de juros - nominal, efetiva, equivalentes, real e

aparente; rendas uniformes e variáveis; planos de amortização de empréstimos e financiamentos; cálculo financeiro - custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Contabilidade Pública: Legislação básica (Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964 e Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de1986); receita e despesa pública; receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias: interferências passivas e mutações ativas; plano de contas da administração federal; sistemática dos eventos; Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI); balanços financeiros, patrimonial, orçamentário e demonstrativo das variações de acordo com a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

ECONOMISTA

1. Análise macroeconômica. 1.1. Contabilidade nacional. 1.2. Renda nacional. 1.3. Produto nacional. 1.4. Consumo. 1.5. Poupança. 1.6. Investimento. 1.7. Política fiscal e monetária. 1.8. Inflação. 1.9. Moeda e crédito. 1.10. Desenvolvimento econômico. 2. Análise microeconômica. 2.1. Oferta e procura. 2.2. Equilíbrio do consumidor. 2.3. Equilíbrio da firma. 2.4. O mecanismo de formação de preços. 2.5. Regimes de concorrência. 2.6. Teoria da produção. 3. Economia internacional. 3.1. Balanço de pagamentos. 3.2. Comércio internacional. 3.3. Taxas de câmbio. 3.4. Sistema financeiro internacional. 4. Economia brasileira. 4.1. A industrialização brasileira. 4.2. O desenvolvimento econômico. 4.3. O processo inflacionário brasileiro. 4.4. Orçamento da União. 5. Matemática financeira. 5.1. Regra de três simples e composta, percentagens. 5.2. Juros simples e compostos: capitalização e desconto. 5.3. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, real e aparente. 5.4. Rendas uniformes e variáveis. 5.5. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. 5.6. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. 5.7. Avaliação de alternativas de investimento. 6. Avaliação econômica de projetos. 6.1. Taxa interna de retorno e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 6.2. Comparação de alternativas de investimento e financiamento.

ENGENHEIRO AGRÔNOMO

Gênese do solo: fatores de formação do solo. Principais classes de solos em Pernambuco e sua distribuição. Fatores limitantes das condições agrícolas do solo. Avaliação das terras quanto a sua aptidão agrícola e para destinação final de resíduos agrícolas. Características químicas dos solos. Fertilidade: adubos e adubação. Calagem Planejamento de uso dos solos. Irrigação e Drenagem. Uso sustentável de recursos hídricos. Noções de geologia do Estado de Pernambuco. Geoprocessamento para projetos ambientais. GPS: noções básicas de funcionamento e operação. Ordenamento legal para uso de agrotóxicos. Poluição e conservação dos recursos naturais. Destinação final de efluentes agropecuários. Licenciamento ambiental: conceitos jurídicos, normas e procedimentos. Estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental. Legislação ambiental federal e estadual.

ENGENHEIRO CARTOGRAFO

1. Geodésia geométrica - Conceitos introdutórios, Geometria do elipsoide, Calculo direto e inverso, Sistemas de referência em uso e utilizados no Brasil, sistemas geocêntricos de referência, transformação coordenadas entre sistemas de referência, tipos de coordenadas e conversões, geodésia tridimensional, altitudes;

2. Geodésia Física - Introdução à teoria do potencial, campo de gravidade normal, campo de gravidade terrestre, reduções gravimétricas, determinação da gravidade, determinação gravimétrica das ondulações geodais, outros métodos para determinação do geoide, marés terrestres.

3. Ajustamento de observações - classificação dos erros, sistema de equações lineares e o M.M.Q., ajustamento de observações diretas, método dos parâmetros, variação de coordenadas, elipse dos erros, fotometria, atualização cartográfica por sensoriamento remoto, cartografia automatizada, cartas temáticas, levantamentos e atualização cartográfica.

4. Conceitos básicos - geodésia e cartograma, sistemas de projeção cartográfica, cartograma digital, sensoriamento remoto, fotogrametria, modelagem digital do terreno, banco de dados e ferramentas de geoprocessamento, processamento digital de imagens, interpretação visual e automática de imagens óticas e de radar, posicionamento geodésico e reambulação, banco de dados.

5. Conceitos específicos - Fotointerpretação, levantamento aerofotogramétrico, fotogrametria analógica, fotogrametria analítica, aerotriangulação, processamento digital de imagens, interpretação visual e autométrica de imagens óticas e de radar, estrutura e modelagem de dados e de metadados para produção cartográfica e sistema de informação cartográfica - SIG, processos de produção cartográfica digital (levantamentos/aquisição de dados, compilação cartográfica, editoração cartográfica e geração de originais por reprodução eletrônica)

6. Sistemas de geoinformações

7. Geoprocessamento;

8. Cadastramento georreferenciado;

ENGENHEIRO CIVIL

1. Ciclo hidrológico; 2. Água subterrânea; 3. Barragens e reservatórios; 4. Hidrometria; 5. Projetos de condutos forçados e de Condutos livres; 6. Drenagem urbana; 7. Aspectos econômicos no aproveitamento dos recursos hídricos; 8. Sistemas de abastecimento e tratamento d'água; 9. Sistemas de esgotos sanitários e tratamento; 10. Solos - Classificação e propriedades; 11. Fundações superficiais e profundas; 12. Impermeabilização; 13. Restauração de estruturas em elementos de concreto armado; 14. Alvenaria: qualidade e defeitos; 15. Revestimento de pisos e paredes, traços mais usados; 16. Cobertas: tipos e materiais; 17. Instalações: elétricas, hidrosanitárias, contra incêndio e telefônica; 18. Organização de obras. Orçamento e cronograma. Canteiro de obras; 19. Controle de qualidade na construção civil. Normas e métodos; 20. Topografia, Planimetria e Altimetria.

ENGENHEIRO QUÍMICO

1. Conceito de Saúde Pública e Saneamento: Importância do abastecimento de água; a água na transmissão de doenças de origem e veiculação hídrica. 2. Ciclo da água na Biosfera. 3. Eutrofização dos mananciais - conceitos, causas e consequências 4. Características físicas, químicas e biológicas das águas e esgotos: Coleta de amostra: importância, representatividade e identificação da amostra. Análises físico-químicas: pH, cor turbidez, condutividade, alcalinidade, dureza, cloretos, sódio, potássio, sulfatos, fluoretos, amônia, nitrito, nitrato, OD, DBO, OC, DQO, cloro residual, fosfatos; sólidos: totais, fixos, voláteis, suspensos e sedimentáveis; umidade. Análise de metais por espectrofotometria de absorção atômica - conceitos, preparação de amostras; princípios da análise; expressão de resultados. Analise de resíduos de pesticidas utilizando a técnica de cromatografia gasosa; conceitos, preparação de amostras; princípios das análises; expressão de resultados. Análise bacteriológica - coliformes totais pelo método de tubos múltiplos e membrana filtraste. Noções de análise hidrobiológicas; interpretação de resultados. 5. Padrões de Potabilidade. 6. Significado sanitário dos parâmetros físico-químicos e biológicos. 6. Tratamento de água: Aeração - conceito e objetivo; Coagulação - noções gerais; propriedades das partículas coloidais e das substâncias húmicas; mecanismos da coagulação, coagulantes e suas características; produtos utilizados como auxiliares; gradiente de velocidade; ensaio de floculalação. Mistura rápida - tipos de unidades: vertedores retangular e Parshall. Floculação - conceito; tipos de unidades: (mecanizadas e hidráulicas), gradiente de velocidade. Sedimentação - teoria da sedimentação; partículas discretas; características das partículas floculentas; tipos de decantadores; taxa de escoamento superficial, período de detenção, distribuição de água nos decantadores. Filtração, perda de carga, filtração rápida, taxa de filtração; meio filtrante e camada suporte, sistema de drenagem; métodos de lavagem de filtros. Desinfecção - cloração; características gerais do cloro, formação de cloraminas, cloração ao "break point," fatores que influem na eficiência da cloração; compostos e produtos usuais; controle de dosagem de cloro (cloro residual livre, combinado e total); outros desinfetantes. 7. Tratamentos de Esgotos: Características dos esgotos. Processo e grau de tratamentos. Remoção de sólidos grosseiros. Remoção de areia. Remoção de gorduras e sólidos flutuantes. Remoção de sólidos sedimentáveis. Digestão anaeróbica. Remoção de umidade do lodo. Processo de lodos ativados. Aeração prolongada. Filtros biológicos. Valos de oxidação. Lagoas de estabilização. 8. Soluções: Dispersão - conceito e classificação; Solução - conceito e solução; Soluto e solvente; fatores que afetam a solubilidade das substâncias; concentração das soluções; diluição e mistura de soluções de mesmo soluto; mistura de soluções de solutos diferentes e titulação. 9.Cinética Química: conceito de cinética química; velocidade das reações químicas; medidas da velocidade das reações químicas; medidas da velocidade de uma reação; teoria das colisões; fatores que influem na velocidade das reações; lei da ação das massas; ordem - molecularidade de uma reação catalisadora. 10. Equilíbrio químico: conceito de equilíbrio; grau de equilíbrio; constante de equilíbrio; princípio de "Lê Chatelier"; equilíbrio iônico; grau de ionização - constante de ionização; lei de diluição de Ostwald; efeito de íon comum - equilíbrio iônico da água; constante de ionização dos ácidos e bases; hidrólise - solução tampão indicador ácido. Equilíbrio de dissolução; produto de solubilidade; lei da repartição. 11. Oxidação e Redução: conceitos de oxidação e redução; número de oxidação; regras para o cálculo do número de oxidação; agentes oxidantes e redutores.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

1.HIGIENE OCUPACIONAL: Identificação, avaliação e análise dos riscos ambientais; Conhecimentos gerais e técnicas de uso dos equipamentos utilizados nas mensurações dos agentes ambientais. 2. SEGURANÇA DO TRABALHO: Causas, análise, custos, cadastro, comunicação e registro, investigação e estatística de acidentes; Equipamento de Proteção Individual e Coletiva (EPI e EPC); Inspeções de segurança. 3. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS: Propriedades do fogo; Classes, causas e métodos de extinção dos incêndios; Agentes e aparelhos extintores; Sistemas de prevenção e combate a incêndios; Treinamento e formação de brigadas de incêndios; Planos de emergência e auxilio mutuo. 4. MEDICINA DO TRABALHO: Primeiros Socorros; Fisiologia humana; Doenças Ocupacionais. 5. ELETRICIDADE: Fundamentos da eletricidade. 6. ERGONOMIA: Fundamentos da ergonomia; Espaços de trabalho. 7. GESTÃO DE RISCO: Estudo de riscos; Análise de riscos; Técnicas de análise de riscos; Prevenção e controle de perdas. 8. LEGISLAÇÃO: Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego; Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referentes aos assuntos do item no 1; Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIPE) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; Legislação referente à responsabilidade civil e criminal em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho; Legislação que rege as perícias da Justiça do Trabalho; Consolidação das Leis do Trabalho; OHSAS 18.001 - Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional; Série ISO 9000 - Sistema de Gestão da Qualidade; Série ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental; Legislação Ambiental a nível estadual e federal; Legislação da Previdência Social aplicada ao Acidente do Trabalho.

ESTATÍSTICO

1. Cálculos de probabilidades. 2. Cálculos com geometria analítica.3. Inferência estatística. 4. Estatística computacional. 5. Análise matemática. 6. Demografia. 7. Métodos numéricos. 8. Pesquisa operacional. 9. Técnica de amostragem. 10. Análise de correlação e regressão. 11. Controle estatístico de qualidade. 12. Processos estocásticos. 13. Análise de dados discretos. 14. Análise multivariada. 15. Análise das séries temporais. 16. Análise exploratória de dados. 17. Medidas de tendência central. 18. Medidas de dispersão. 19. Medidas de assimetria. 20. Medidas de curtose. 21. Distribuições conjuntas.

GEÓGRAFO (BACHARELADO E LICENCIATURA)

1. Noções de Geoprocessamento.

2. Geologia e recursos minerais.

3. Hidrografia, manejo de bacias hidrográficas e recursos hídricos.

4. Cobertura vegetal e uso do solo.

5. Cartografia e Mapeamento.

6. Conceitos em demografia.

7. Dinâmica Populacional. Projeções Populacionais.

8. Indicadores socioeconômicos

9. Questão agrária. Espaço urbano e espaço rural.

10. Patrimônio Natural e cultural.

11. Avaliação de Impactos Ambientais; Monitoramento ambiental; Planos de recuperação de áreas degradadas.

JORNALISTA

1 História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. 2. A linguagem jornalística - estrutura, texto, lide, sublide, título, entretítulo. 3. Legislação em comunicação social: lei de imprensa. 4. Teoria da Comunicação. 5. Ética e Direito à informação pública. 6. Opinião Pública. 7. Comunicação Pública. 8. Direitos Autorais. 9. Planejamento da Comunicação (definição de público, seleção de instrumentos, aferição de resultados). 10. Uso da internet na comunicação social. 11. Cores, ilustrações, técnicas de impressão, redação de texto. 12. Assessoria de Imprensa - conceito, finalidade. 13. Meios de divulgação - entrevista coletiva, entrevista exclusiva, press release. 14. Relacionamento e atendimento à imprensa. 15. Estrutura e processos de produção jornalística em jornal, revista, televisão, agências, mídia eletrônica. 16. Redação de Boletins Informativos, Comunicados e Matérias Jornalísticas; Teorias e técnicas de jornalismo; Linguagem jornalística em rádio, tv, jornal e internet. 17. Legislação e ética em jornalismo. 18. Planejamento de Mídia: objetivo, estratégica e tática. 19. Variáveis de Mídia: alcance, frequência e continuidade. 20. Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. 21. Comunicação Organizacional. 22. Promoção e Merchandising. 23. Noções básicas de marketing. 24. Teoria, Planejamento e Organização de Eventos. 25. Cerimonial e Protocolo.

OCEANÓGRAFO

1. Características gerais dos oceanos: parâmetros físicos e químicos, importância ecológica, econômica e social.

2. Oceanografia Geológica: Tectônica de placas. Tipos de sedimentos marinhos e costeiros, processos de sedimentação em praias, plataforma continental, talude e zonas abissais, determinação de processos erosivos e de posicionais naturais e antropogênicos, recursos minerais marinhos de importância atual e potencial (tipos, locais de ocorrência e processos de formação).

3. Oceanografia Química: composição e processos químicos da água do mar. Elementos maiores, elementos menores e elementos traço da água do mar. Gases dissolvidos (tipos e reatividade). Reações químicas e químico-biológicas na água do mar. Poluição orgânica e eutroficação. Poluição por hidrocarbonetos (efeitos crônicos e agudos). Poluição por metais pesados e pesticidas.

4. Oceanografia Física Temperatura, salinidade, densidade, pressão, som e luz na água do mar (aplicações e importância). Fatores causadores e modificadores de correntes superficiais e profundas oceânicas. Principais correntes superficiais na costa brasileira e características.

5. Oceanografia Biológica: Divisões do ambiente marinho, divisões da biota marinha. Organismos produtores do plâncton. Marés vermelhas (características e formação). Produção pesqueira. Ecossistemas costeiros marinhos: características e medidas de manejo.

PSICÓLOGO

1. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança;

2. O papel do psicólogo nas organizações;

3. Recrutamento e seleção de pessoal: Conceito e tipos de recrutamento;

4. Avaliação de desempenho humano nas organizações. Aspectos psicossociais presentes no trabalho: liderança, autoridade e poder. Comunicação. Vínculos afetivos e interação social;

5. Treinamento e desenvolvimento de pessoas: levantamento de necessidades de treinamento. Elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento. Avaliação de programas de treinamento e desenvolvimento: Avaliação de aprendizagem, avaliação de reação, avaliação a longo prazo. Trabalho com equipes: Grupos X equipes.

6. Cargos e salários.

PUBLICITÁRIO

Fundamentos da Comunicação: Teorias da Comunicação; Sociologia da Comunicação. Novas Tecnologias de Comunicação

Comunicação Empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Comunicação Integrada de Marketing; Identidade e Imagem Corporativa; Comunicação Organizacional. Responsabilidade Social Corporativa; Gestão de Marcas. Planejamento de Eventos.

Publicidade e Propaganda: Atendimento e Planejamento Publicitário; Redação Publicitária e Direção de Arte; Planejamento de Mídia; Produção Gráfica; Produção de RTVC; Campanhas publicitárias institucionais e promocionais.

Marketing: Segmentação de Mercado. Pesquisa de Mercado. Planejamento Estratégico de Marketing. Marketing De Relacionamento. Marketing Direto.

RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

1. Administração de Projetos. 2. Processo decisório. 2.1.decisões estruturadas e não-estruturadas. 2.2. Aspectos psicológicos das decisões. 2.3. A informação. 3. Logística. 4. Avaliação de alternativas de investimento. 4.1. Taxa interna de retorno e valor presente líquido de um fluxo de caixa. 4.2. Comparação de alternativas de investimento e financiamento. 5. Avaliação econômica de projetos. 6. Processos de Licitação - Lei 8.666 e alterações. 7. Planejamento Estratégico.

RELAÇÕES PÚBLICAS

1. Planejamento e implementação de atividades de Relações Públicas.

2. Realização e análise de pesquisas de comunicação.

3. Relações Públicas no Brasil.

4. Ética na comunicação: papel social do comunicador;

5. Marketing institucional: Endomarketing.

6. Teoria da comunicação: Conceitos, paradigmas, principais teorias e a origem e evolução do mass media;

7. Interatividade na comunicação;

8. Novas tecnologias e a globalização da informação;

9. História da imprensa, nos jornais, rádio e televisão do Brasil;

10. Comunicação institucional: conceitos, instrumentos, assessorias de imprensa;

11. Massificação versus segmentação dos públicos;

12. Código de Ética das Assessorias de Imprensa; Legislação em Relações Públicas.

TECNÓLOGO EM INFORMÁTICA

1. Algoritmos. Conceitos básicos sobre Algoritmos. Estruturas de Controle. Estruturas de Dados. Vetores. Elaboração de Algoritmos. Análise da complexidade de Algoritmos

2. Estrutura de Dados. Arranjos. Pilhas e Filas. Listas Encadeadas. Arvores. Grafos

3. Análise Estruturada de Sistemas. Diagrama de Fluxo de Dados. Dicionário de Dados e modelos entidade X Relacionamento;

4. Administração de banco de dados MYSQL, ACCESS, Postgree.

5. Engenharia de Software. Metodologias de desenvolvimento de sistemas. Requisitos. Análise. Desenho. Testes. Implementação. Melhoria dos processos de software, Plano de desenvolvimento de software e uso do SCRIPTCASE.

6. Arquitetura Cliente - Servidor. Conceitos gerais. Componentes da arquitetura cliente-servidor.

7. Administração do ambiente cliente-servidor

8. Linguagem de Programação Java, ASP, PHP, JAVA SCRIPT, VB SCRIPT. Acesso à banco de dados. Estrutura de dados.

9. Linguagem SQL. Conceitos básicos de SQL. Componentes do SQL. Linguagem de manipulação de dados. Especificando valores. Cláusulas SQL. Operadores relacionais.

10. Sistemas Operacionais. Conceitos básicos. Estruturas de Sistemas Operacionais. Processos. Threads.

11. Escalonamento de CPU. Sincronização de processos. Deadlocks. Gerência de memória. Gerenciamento de arquivos.

12. Segurança. Controle de acesso. Autenticação. Criptografia. Assinatura digital. Chave pública e privada. Firewall

13. Arquitetura de Computadores. Representação de dados. Aritmética. Arquitetura do conjunto de instruções. Linguagens e a máquina. Memória. Entrada e saída. Interrupções. Comunicação. Redes de Computadores

14. Principais conceitos. Gerenciamento de redes. Modelos de referência OSI e TCP / IP. Redes locais e remotas. Internet / Intranet/ Wireless.

15. Segurança de redes.

2 - PARA O CARGO DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

2.1 - PARA TODAS AS FUNÇÕES DO CARGO

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da idéia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósito ou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 3. Tópicos de gramática contextualizada: 3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica; representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros; pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Noções básicas do computador, principais componentes de um PC e periféricos (visão do usuário). 2. Noções do ambiente Windows XP e Windows Vista. 2. Utilização do Word 2003 e 2007. 3. Utilização do Excel 2003 e 2007. 4. Conceitos relacionados à internet; Correio eletrônico: Outlook Express (versão 6).

2.2 - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA AS FUNÇÕES DO CARGO TÉCNICO AGRÍCOLA

1. Gestão: Administração Rural; Economia Rural; Comercialização Rural; Administração da Produção; e Gerenciamento e Difusão de Tecnologia. 2. Produção Agroindustrial: Matérias Primas na Agroindústria; Higiene Agroindustrial; Indústrias Rurais e Processamento Agroindustrial. 3. Produção Vegetal: Uso e Manejo do Solo; Climatologia; Desenvolvimento Vegetativo; Propagação e Plantio; Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas; Uso adequado de agrotóxicos; Culturas (em especial, fruticultura), Planos de Colheita e Pós-Colheita; Horticultura; Edafologia Sustentável na Agricultura; Máquinas e Equipamentos na Agricultura. 4. Conservação do solo e água. 5.Vigilância ambiental:conceito,atribuições;processo de degradação e parâmetros de qualidade ambiental ,do solo da água e do ar ;aspectos sociais econômicos ,culturais e comportamentais envolvidos na questão da exploração dos recursos naturais; 6. Controle das principais zoonoses: tipos e características, vetores de doenças e níveis de população de animais. 7. Uso de pesticidas: a poluição do solo, da água,do ar e dos produtos agrícolas; boas praticas de produção na agricultura;manejo correto dos pesticidas e seus resíduos; 8. Biossegurança . 9. Resíduos urbanos: domésticos , dos serviços de saúde e industrial. 10. Educação Ambiental.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

1. Conceitos básicos de administração (as habilidades e funções do administrador). 2. Princípios de organização (o processo de organizar, relações formais na organização, organogramas, a estrutura organizacional); 3. Planejamento e controle (conceitos de planejamento, tipos de planejamento, componentes do planejamento, conceitos básicos de controle, cronogramas e orçamentos, fluxogramas e normas); 4. Processo decisório (decisões estruturadas e não-estruturadas, aspectos psicológicos das decisões, a informação); 5. Gestão de Pessoas (treinamento e desenvolvimento, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho e planejamento de recursos humanos); 6. Orçamento público: conceito, elaboração, campo de ação, tipos de regime orçamentário; despesas e receitas públicas; 7. Licitações (princípios básicos e definições; regime de execução de obras e serviços; modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade); 8. Contratos e compras. Convênios e termos similares.

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Hardware e software. Montagem e manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática: computadores e dispositivos de rede. Redes de Computadores: Conceitos, arquitetura, topologia, protocolos, equipamentos (gateways, hubs, repetidores, bridges, switches, roteadores), instalação, configuração, manutenção e cabeamentos. Instalação física de redes de computadores. Sistema operacional Windows: instalação, gerenciamento de contas, arquivos de usuários, configuração em rede, procedimentos de backup. Instalação e configuração de aplicativos. Correio eletrônico, transferência de arquivos (FTP), conexão remota (Telnet WTS) e conexão remota segura (SSH). Instalação e configuração de antivírus, firewall e outros dispositivos de segurança. Instalação e uso dos aplicativos para ambiente Windows.

TÉCNICO EM CONTABILIDADE

1 Conceito, princípios contábeis, campo de aplicação, objetivos, finalidades, usuários. 2 Componentes Patrimoniais: Ativo; Passivo e Patrimônio Líquido; equação fundamental do patrimônio e suas variações; situação líquida, representação gráfica. 3 Plano de Contas e Classificação das Contas. 4 Escrituração Contábil: objetivo, método das partidas dobradas, regimes contábeis, fórmulas de lançamentos e livros de escrituração. 5 operações com mercadorias. 5 tributos Incidentes sobre Compras e Vendas, recuperação de tributos. 6 inventários permanentes. 7 Registros de operações financeiras: receitas e despesas antecipadas; disponibilidades; contas a receber; imobilizações; contas a pagar; reservas, provisões; amortizações; depreciações; investimentos; patrimônio líquido. 8 Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial; Demonstração do resultado do exercício.

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Desenho de arquitetura: formato, escalas, símbolos e convenções. Leitura e interpretação de planta topográfica. Elementos básicos do projeto: plantas, cortes, fachadas e detalhes. Controle Tecnológico de Concreto e Materiais Constituintes: Conhecimento e Interpretação de Ensaios. Controle Tecnológico de Solos: Conhecimento e Interpretação de Ensaios. Fundações e Estruturas: movimentação de terra, formas, escoramentos, armação e concretagem. Fundações Superficiais e Profundas: tipos, execução e controle. Estruturas: pré-moldadas, e in-loco. Estrutura Metálica. Estrutura de Madeira. Alvenarias. Coberturas. Revestimentos, Acabamentos. Esquadrias. Ferragens. Impermeabilização. Terraplenagem. Drenagem. Arruamento. Pavimentação. Materiais de Construção. Instalações Prediais (hidráulicas e sanitárias) e serviços complementares. Leitura e Interpretação de Projetos de Instalações Prediais e de Plantas de Locação, Forma e Armação. Normas ABNT. Conhecimento de programas em AutoCad. Execução e Controle de Obras. Conceitos de Higiene e Segurança no Trabalho. Orçamento de Obras. Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei 8.666/1993 e suas alterações).

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

1. Principais formas de poluição e contaminação do ar, da água e do solo e seu efeito sobre o meio ambiente

2. Indicadores de Qualidade da água, ar e solo

3. Classificação dos Resíduos Sólidos

4. Processos de destinação final de resíduos sólidos

5. Noções de Tratamento de Efluentes líquidos

6. Recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e controle da erosão

7. Educação ambiental, aspectos legais, histórico no Brasil e no mundo, principais conferências nacionais e internacionais;

8. Sistema de Gestão Ambiental (Norma NBR/ISO 14001/2006)

9. Princípios e instrumentos para o Desenvolvimento Sustentável

10. Lei Federal Nº 6938/1981, Decreto Federal Nº 99274/1990, Resoluções CONAMA: Nº 005/1993, Nº 023/1996, Nº 362/2005, Nº 401/2008, Nº 416/2009, Nº 357/2005, Nº 397/2008, Nº 001/1986, Leis Estaduais: nº 12.916/05, nº 11.206/95, Nº 12008/01, Decretos Estaduais: nº 23941/02 e nº 21.972/99.

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Acidente do Trabalho: conceito técnico e legal; Causa e consequência dos acidentes; Taxas de frequência e gravidade; Estatísticas de acidentes; Custos dos acidentes; Comunicação e registro de acidentes; Investigação e análise de acidentes. Prevenção e Controle de Riscos: Caldeiras e Vasos de Pressão; Movimentação de Cargas; Instalações Elétricas; Máquinas e Ferramentas; Soldagem e Cortes; Trabalhos em espaços confinados; Construção Civil; Trabalho em Altura. Higiene Ocupacional: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais; Gases e Vapores; Aerodispersóides; Ficha de informação de segurança de produtos químicos; Exposição ao ruído; Exposição ao calor e frio; Iluminação; Metodologias de avaliação ambiental estabelecidas pela Fundacentro; Radiações ionizantes e não ionizantes; Trabalho sob condições hiperbáricas; Limites de tolerância e exposição. Princípios de análise, avaliação e gerenciamento de riscos: Inspeção de segurança; Técnicas de análise de risco: APR e HAZOP. Saúde: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; Prevenção de Doenças Relacionadas ao Trabalho; Suporte Básico à Vida. Ergonomia: Conforto ambiental; Organização do trabalho; Mobiliário e equipamentos dos postos de trabalho. Proteção contra incêndio e Explosões: Sistemas fixos e portáteis de combate ao fogo; Armazenamento de produtos inflamáveis; Brigadas de Incêndio; Plano de emergência e de auxílio mútuo. Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde: Organização e atribuições do SESMT e da CIPA; Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional de acordo com OHSAS 18001; Diretrizes da OIT sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho; Noções de Desenvolvimento Sustentável. Legislação e Normas Técnicas: Segurança e Saúde na Constituição Federal e na Consolidação das Leis do Trabalho; Normas Regulamentadoras de SST; Convenções da Organização Internacional do Trabalho; Benefícios previdenciários decorrentes de acidentes do trabalho; Perfil Profissiográfico Previdenciário. Planejamento e Resposta à Emergências: Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais como Produtos Químicos Perigosos - P2R2. (Decreto federal 5.098/2004 e suas alterações); Resolução CONAMA 398/2008 e suas alterações; Noções de Resposta à contingência em acidentes com hidrocarbonetos líquidos e gasosos; Noções de Sistema de comando de incidentes: Princípios, funções, estruturas e recursos.

TÉCNICO EM TOPOGRAFIA

Planimetria: definições preliminares, geodésia, fotogrametria, astronomia, mapa, carta, sistema de medida linear, escala, tipos de teodolito, grandezas medidas em um levantamento topográfico, orientação: meridianos, azimutes, rumos, declinação magnética, transformação de azimute magnético em azimute verdadeiro e vice-versa. Altimetria: conceitos, nivelamento expedito, nivelamento geométrico linear simples e composto, nivelamento geométrico irradiado simples e composto, levantamento e desenho de perfis, nivelamento trigonométrico, traçado de curvas de nível no plano cotado. Noções de Agrimensura: conceitos, transformação de coordenadas plano-retangulares em coordenadas polares, determinação de ângulos entre alinhamentos através de seus respectivos rumos ou azimutes, locação de uma linha divisória através do azimute ou rumo, locação de uma linha divisória através de um alinhamento de referência, correção na locação de uma linha divisória através do ângulo de correção, memorial descritivo da área e das parcelas resultantes da divisão. Noções de desenho topográfico, conhecimento em AutoCAD, identificação dos tipos de escala, identificação de acidentes topográficos a partir de curvas de nível. Noções de projetos de terraplanagem, projeto de drenagem, obras de arte especiais, obras complementares, sinalização, orçamento e cronograma, software de projeto de estradas. Noções de Georreferenciamento: fundamentos de geodésia, conceitos fundamentais, formas e dimensões da Terra, coordenadas geográficas, coordenadas geodésicas, fundamentos e aplicações práticas do GPS, coordenadas cartesianas GPS, tipos de medições GPS, aplicações práticas GPS. Noções de solos: formação e constituição, propriedades físicas, matérias orgânica e organismos dos solos, fertilidade e análise do solo, PH do solo. Irrigação e drenagem - manejo da água nos solos.

TÉCNICO CADISTA

1 Interpretação e execução de desenhos técnicos na área de engenharia,arquitetura, máquinas e ferramentas. 2 Sistema de representação de desenhos técnicos (vistas e seções).3 Conhecimento das Normas Técnicas de Desenho, ABNT e suas aplicações, formatos de papel da série A, escalas de desenho, simbologia de cortes,nomenclatura dos desenhos, quadro de aberturas, quadro de áreas, sistemas de cotas.4 Conhecimento de AutoCAD em duas dimensões, geração de plantas, vistas,cortes, planta de situação, utilizando as ferramentas apropriadas:

3 - PARA O CARGO DE AGENTE ADMINISTRATIVO

CONHECIMENTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Leitura e análise de textos, incluindo: 1.1. Significado contextual de palavras e expressões; 1.2. Reconhecimento do tema ou da ideia global do texto; 1.3. Apreensão da ideia principal e das ideias secundárias de um parágrafo; 1.4. Relações de intertextualidade. 2. Gêneros textuais, incluindo o reconhecimento de: 2.1. Propósito ou finalidade pretendida; 2.2. Tipo textual de certos segmentos do texto: narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo (que conduz à ação); 2.3. Identificação do interlocutor ou leitor preferencial do texto. 3. Tópicos de gramática contextualizada: 3.1. Norma da escrita padrão: acentuação gráfica; representação de certos fonemas, como /s/, /z/, entre outros; pontuação. 3.2. Emprego das classes de palavras: relações de concordância e regência nominal e verbal; flexão nominal e verbal. 3.3. Relações sintático-semânticas entre termos da oração e entre orações. 3.4. Relações de referenciação e substituição entre partes do texto.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Noções básicas do computador, principais componentes de um PC e periféricos (visão do usuário). 2. Noções do ambiente Windows XP e Windows Vista. 2. Utilização do Word 2003 e 2007. 3. Utilização do Excel 2003 e 2007. 4. Conceitos relacionados à internet; Correio eletrônico: Outlook Express (versão 6).

RACIOCÍNIO LÓGICO: Problemas de raciocínio lógico objetivando: 1) avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos, eventos ou situações fictícias, bem como deduzir novas informações das relações fornecidas; 2) avaliar noções básicas dos seguintes assuntos: Sucessões, Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum; Teoria dos Conjuntos; Análise Combinatória; Estatística e Probabilidade.

ANEXO III - FORMULÁRIO DE RECURSO

Nome do Candidato

CPF: _____________________________

Inscrição: __________________________

REQUERIMENTO

À Comissão de Concursos do IAUPE – CONUPE

Como candidato (a) ao Concurso Público da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros inscrito (a) para o Cargo/Função de _______________________________________________________, solicito revisão do gabarito oficial preliminar da Prova Escrita da Avaliação de Conhecimentos, conforme as especificações abaixo.

Recife, _______de _____________2010

Assinatura do(a) Candidato(a)

ATENÇÃO

1. Deverá ser preenchido, em letra legível, um formulário para cada componente da Prova.

2. Indicar o componente da prova, o número da questão, a alternativa objeto do recurso, o gabarito divulgado e a resposta do candidato.

Número da questão [_]
Gabarito divulgado [_]
Resposta do candidato [_]

Argumentação do(a) Candidato (a)




 

Número da questão [_]
Gabarito divulgado [_]
Resposta do candidato [_]

Argumentação do(a) Candidato (a)




 

PROTOCOLO DE ENTREGA DE REQUERIMENTO DE RECURSO

Concurso Público da Empresa Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros

Nome do Candidato

Nº de RG / Inscrição

COMPONENTE DA PROVA:

QUESTÕES Nº

Recebido em _______ de _______________ de 2010

Responsável pelo recebimento

Fones. (81) 3183.3710/3752/3719 - fax (81) 3183.3753

ANEXO IV

CALENDÁRIO

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

LOCAL

Inscrição

25/03 a 18/04/2010

Via Internet - através da página www.upenet.com.br

Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição

25 a 31/03/2010

Via Internet - através da página www.upenet.com.br

Resultado das Solicitações de Isenção da Taxa

08/04/2010

Via Internet - através da página www.upenet.com.br

Pagamento da Taxa de Inscrição

Até 19/04/2010

Casas Lotéricas vinculadas à CEF

Validação de Inscrições

22/04/2010

www.upenet.com.br

Informações sobre Local de Prova

30/04/2010

www.upenet.com.br

Prova Objetiva de Conhecimentos

09/05/2010

Município do Recife

Divulgação do Gabarito Preliminar

09/05/2010

www.upenet.com.br

Recurso contra Gabarito Preliminar

10/05/2010

Av. Agamenon Magalhães, s/nº - Bairro de Santo Amaro Recife (Reitoria da UPE)

Divulgação do Gabarito Definitivo

Até 19/05/2010

www.upenet.com.br

Resultado Final do Concurso

Até 30/05/2010

www.upenet.com.br