SPDM - Assoc. Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - MG

Notícia:   SPDM prorroga inscrições para PS do Hospital e Materninadade Municipal de Uberlândia - MG

SPDM - ASSOC. PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA

HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE

UBERLÂNDIA

ESTADO DE MINAS GERAIS

PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2014

A SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA, CNPJ nº 61.699.567/00026-40, através do seu Diretor Técnico, conforme atribuições em regimentos internos, torna público que fará realizar Processo Seletivo Público, através da empresa REIS E REIS AUDITORES ASSOCIADOS, para preenchimento de vagas e cadastro de reserva técnica para os cargos do quadro de colaboradores do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 - Os cargos, vagas, carga horária, requisitos mínimos exigidos, valor da taxa de inscrição e vencimento são os constantes do anexo I deste Edital.

1.2 - Os candidatos aprovados nos cargos para os quais não foi informada a quantidade detalhada de vagas comporão o Cadastro de Reserva para contratação a partir do surgimento das vagas conforme necessidade do Hospital.

1.3 O Cronograma do Processo Seletivo é o constante do anexo III deste Edital, cujas datas deverão ser rigorosamente respeitadas.

1.4 O extrato do edital será publicado no jornal Diário Oficial de Minas Gerais e no site: www.reisauditores.com.br

1.5 O meio oficial de divulgação dos atos deste Processo Seletivo é o site www.reisauditores.com.br, cabendo ao candidato informar-se sobre quaisquer retificações, resultados, julgamento de recursos, convocações e quaisquer outros atos ocorridos.

1.6 É de responsabilidade exclusiva do candidato o acompanhamento das etapas deste Processo Seletivo através dos meios de divulgação acima citados.

1.7 Toda menção a horário neste Edital terá como referência o horário de Brasília.

1.8 Este Processo Seletivo será coordenado pela Comissão Especial do Processo para Fiscalização e Acompanhamento do Processo Seletivo.

II - DA CONTRATAÇÃO, DO REGIME JURÍDICO E DO LOCAL DE TRABALHO

2 - Contratação será pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA pessoa jurídica de direito privado, instituída sob a forma de associação beneficente de caráter filantrópico.

2.1 - O Regime Jurídico, no qual serão contratados os candidatos aprovados e convocados, será o celetista, regido pela CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas.

2.2 Local de Trabalho: Sede do Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia ou em outras dependências, dentro d a cidade Uberlândia.

2.3 Eventualmente poderá ser designado colaborador para treinamentos em outras unidades.

III - DAS CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

3.1 - Ser brasileiro nato ou naturalizado ou a quem for deferida a igualdade nas condições previstas no § 1º do artigo 12 da Constituição Federal e do Decreto Federal nº 70.391/72 e 70.436/72;

3.2 - Estar ciente que deverá possuir, na data em que for assumir a função, a qualificação mínima exigida para o cargo e as condições exigíveis ao nível de conhecimento e grau de complexidade compatível com a escolaridade e atribuições de cada cargo, e documentação determinadas nos itens 9.13 e 9.14 deste Edital.

3.3 - Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no presente Edital.

3.4 - Não serão aceitos candidatos que possuíram vínculo empregatício com a SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia e foram desligados pelo empregador.

IV - DAS INSCRIÇÕES

4.1 - DISPOSIÇÕES INICIAIS

4.1.1 As inscrições poderão ser feitas na Reis e Reis Auditores Associados à Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, nº 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG ou via INTERNET, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br conforme itens 4.2 e 4.3 respectivamente. Não serão admitidas inscrições pelo Correio, Fax ou outra forma diferente da definida nos itens 4.2 e 4.3.

4.2 DA INSCRIÇÃO PRESENCIAL

4.2.1 - LOCAL: Reis e Reis Auditores Associados, com endereço à Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria, na cidade Uberlândia, estado de Minas Gerais.

Período: 28/04/2014 a 11/05/2014
Horário: 09:00h à 12:00h e 13:00h às 17:00h
* Exceto Sábados, Domingos e feriados.

4.2.2 DO REQUERIMENTO DA INSCRIÇÃO:

4.2.2.1 O candidato deverá informar ao atendente, o cargo optado, bem como todos os dados para efetivação da inscrição.

4.2.2.2 O candidato ao conferir a ficha de inscrição, automaticamente, declara que preenche todos os requisitos constantes dos atos disciplinadores do Processo Seletivo, bem como está ciente dos exigidos para a investidura no cargo escolhido, e declara estar de acordo com todas as disposições do Edital.

4.2.2.3 Após efetivado o preenchimento e a finalização da inscrição, esta somente será validada após a constatação do pagamento do boleto bancário referente a taxa de inscrição emitido no ato da inscrição, dentro do prazo estabelecido por parte do banco.

4.2.2.4 Para as inscrições presenciais, não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas no subitem 4.2.2.3.

4.2.2.5 - Todas as despesas decorrentes da participação em qualquer fase do Processo Seletivo, inclusive deslocamentos para os locais de inscrição e realização das provas, serão de inteira responsabilidade dos candidatos, não cabendo a Reis e Reis Auditores e o Hospital e Maternidade Municipal de Uberlândia assumir nenhum tipo de ônus, mesmo que haja suspensão das provas por questões administrativas ou demanda judicial.

4.3 - DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET

a) Será admitida a inscrição via INTERNET, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, solicitada a partir das 09:00 horas do dia 28/04/2014 até às 23:59 horas do dia 11/05/2014 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até o dia 12/05/2014 através de "Boleto Bancário"em nome da Reis & Reis Auditores Associados - a ser emitido após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br.

b) A inscrição efetuada via internet somente será validada após a constatação do pagamento do boleto bancário referente à taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido por parte do banco.

c) Não serão considerados válidos pagamentos do boleto após o prazo do seu vencimento ou com valores divergentes.

d) A única forma de pagamento da taxa de inscrição é através de "Boleto Bancário".

e) É de responsabilidade exclusiva do candidato, observar os dias e horários da rede bancária credenciada, para o pagamento da taxa de inscrição.

f) Não serão acatadas inscrições cujo pagamento do valor da inscrição tenha sido efetuado em desacordo com as opções oferecidas no ato do preenchimento da inscrição via internet, seja qual for o motivo alegado.

g) A Reis & Reis Auditores Associados não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados, salvo por culpa exclusiva da instituição organizadora, ou pelo descumprimento das instruções para inscrição via internet constante neste Edital.

4.4 - DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

4.4.1 Serão reservadas a candidatos portadores de deficiência, 10% (dez por cento) das vagas separadas por cargo, nos termos do art. 37, § 1º e 2º do Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999 e Decreto Federal nº 5296 de 02/12/2004, que regulamenta a Lei Federal nº 7.853/89, e Legislação Municipal existente, especialmente , o art. 1º da Lei Municipal 5.286, de 16/07/1991., conforme indicado no ANEXO I, observada a exigência de compatibilidade entre a deficiência e as atribuições do cargo, a ser aferida em perícia médica oficial, quando dos exames pré-admissionais.

4.4.1.1 Na hipótese de aplicação do percentual resultar em número fracionado, a fração será arredondada para o primeiro número inteiro subseqüente, sendo que o resultado da aplicação dessa regra deve ser mantido, sempre, dentro dos limites mínimos de 10% (dez por cento) e máximo de 20% (vinte por cento) de vagas oferecidas por cargo, conforme legislação vigente, regendo-se a disputa pela igualdade de condições, atendendo assim, ao princípio da competitividade.

4.4.2 Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do presente Processo Seletivo, 10% (dez por cento) delas serão igualmente reservadas para candidatos portadores de deficiência, devidamente aprovados.

4.4.2.1 O número de vagas reservadas aos candidatos pessoas portadoras de deficiência que não forem preenchidas por falta de aprovados, por reprovação no Processo Seletivo ou na avaliação multifuncional, serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância da ordem classificatória.

4.4.2.2 - Com relação aos cargos para os quais só existe a previsão de uma vaga, ou cadastro reserva, por impossibilidade de aplicação da regra definida, não haverá reserva de vagas para portadores de deficiência.

4.4.3 - LAUDO MÉDICO

4.4.3.1 A pessoa com deficiência que optar por inscrição presencial deverá anexar no ato da inscrição, Laudo Médico citado no subitem 4.4.3.7.

4.4.3.2 A pessoa com deficiência que optar por se inscrever via INTERNET, após efetuar a inscrição, deverá enviar Laudo Médico citado no subitem 4.4.3.7 por SEDEX com aviso de recebimento para o escritório da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904 - Centro - Belo Horizonte -MG CEP 30160- 011. A data limite para postagem do Laudo Médico é o dia 12/05/2014.

4.4.3.3 É de responsabilidade exclusiva do candidato, observar os dias e horários de funcionamento dos Correios, para envio da documentação.

4.4.3.4 Considera-se pessoa com deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no art.4º do decreto nº 3298/1999 e suas alterações.

4.4.3.5 O candidato deverá declarar, quando da inscrição, ser portador de deficiência, e anexar o Laudo Médico conforme descrito no item 4.4.3.7.

4.4.3.6 Caso o candidato não realize a inscrição de acordo com o disposto, não será considerado como candidato portador de deficiência para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência mesmo que tenha assinalado tal opção no Formulário de Inscrição.

4.4.3.7 - No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Laudo médico, original e expedido no máximo há 90 (noventa) dias antes da data de início das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência aos códigos correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID , bem como a provável causa da deficiência, inclusive para assegurar previsão de adaptação da sua prova. Ao laudo médico deverão ser anexadas as seguintes informações: nome completo, número do documento de identidade (RG), número do CPF, número de telefone, opção de cargo/especialidade/unidade de trabalho;

b) O candidato portador de deficiência, que necessitar de condição especial para realização das provas, além de apresentar a documentação indicada na letra "a" desta cláusula, deverá apresentar solicitação, por escrito, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência no ato da inscrição, caso a inscrição seja presencial, e por SEDEX com aviso de recebimento para o escritório da Reis e Reis Auditores Associados à Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904 - Centro - Belo Horizonte -MG CEP 30160-011, caso a inscrição seja feita através da INTERNET. A data limite para postagem é o dia 12/05/2014

4.4.4 - O candidato pessoa portadora de deficiência que não realizar a inscrição conforme as instruções constantes nessa cláusula 4.4, perderá o direito a concorrer à reserva de vagas referida na cláusula 4.4.1.

4.4.5 - Será divulgada através do site www.reisauditores.com.br, a relação dos candidatos que tiveram a suas inscrições e/ou pedido de tratamento diferenciado deferido.

4.4.6 Quando da convocação para o exame pré admissional, será eliminado da lista de portadores de deficiência o candidato cuja deficiência, assinalada no Formulário de Inscrição, não se confirme.

4.4.7 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

4.4.8 Ao ser convocado, o candidato deverá submeter-se à Perícia Médica indicada pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA que terá a assistência de equipe multiprofissional, que confirmará de modo definitivo o enquadramento de sua situação como portador de deficiência e a compatibilidade com o cargo pretendido.

4.4.9 Será eliminado do Processo Seletivo o candidato cuja deficiência assinalada na ficha de inscrição seja incompatível com o cargo pretendido.

4.4.1 O A análise dos aspectos relativos ao potencial de trabalho do candidato portador de deficiência obedecerá ao disposto no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999, arts. 43 e 44.

4.4.10.1 A avaliação do potencial de trabalho do candidato portador de deficiência, frente às rotinas do emprego, será realizada pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA, através de equipe multiprofissional formada por no mínimo dois médicos da área de deficiência do candidato, um psicólogo e dois profissionais integrantes da carreira almejada pelo candidato e um membro do Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência instituída pela Lei Municipal 7.934/2002, enquanto órgão fiscalizador do processo.

4.4.10.2 A equipe multiprofissional emitirá parecer observando:

a) as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição;

b) a natureza das atribuições e tarefas essenciais do emprego a desempenhar;

c) a viabilidade das condições de acessibilidade e as adequações do ambiente de trabalho na execução das tarefas;

d) a possibilidade de uso, pelo candidato, de equipamentos ou outros meios que habitualmente utilize; e

e) o CID e outros padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.

4.4.10.3 A equipe multiprofissional avaliará a compatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência do candidato também durante o período de experiência de 45 (quarenta e cinco) dias com possibilidade de prorrogação por um período igual.

4.4.10.4 A decisão final da equipe multiprofissional será soberana e irrecorrível.

4.4.11 As pessoas com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas no Decreto Federal nº3.298/99, participarão do Processo em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida de aprovação para todos os demais candidatos.

4.4.12 As pessoas com deficiência, se aprovados no Processo Seletivo, terão seus nomes divulgados na lista geral dos aprovados e em lista à parte.

4.5 - DEFERIMENTO DOS REQUERIMENTOS DE INSCRIÇÃO

A partir das 16 horas do dia 20/05/2014 o candidato deverá conferir no site www.reisauditores.com.br, se fora deferido seu requerimento de inscrição. Caso haja qualquer irregularidade, o candidato deverá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato , pelo telefone (31) 3213-0060 ou enviar e-mail para concurso@reisa uditores.com.br para verificar o ocorrido, e solicitar a correção, se for o caso, até o dia 21/05/2014

4.6 OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES

4.6.1 Não serão aceitos pedidos de isenção total ou parcial do pagamento do valor da taxa de inscrição, seja qual for o motivo alegado, exceto conforme previsto no item 4.8.

4.6.2 As solicitações de condições especiais para a realização da prova serão atendidas obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade e deverão ser solicitadas no ato da inscrição.

4.6.3 Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória ou condicional.

4.6.4 Não serão recebidas inscrições por via postal, fac-símile ou condicional, sob qualquer pretexto, fora do prazo estabelecido ou que não atenda rigorosamente às disposições contidas neste edital.

4.6.5 Não serão aceitas inscrições contendo dados incompletos.

4.6.6 O candidato poderá concorrer a somente um cargo.

4.6.7 Será automaticamente cancelada a inscrição na hipótese de pagamento mediante cheque sem provisão de fundos, ou a não compensação do cheque por qualquer outro motivo e a que tempo for.

4.6.8 Os valores de inscrição pagos em desacordo com o estabelecido neste Edital não serão devolvidos.

4.6.9 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alteração de cargo, sob hipótese alguma, portanto, antes de efetuar o pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá verificar atentamente o código do cargo escolhido.

4.6.10 No dia da realização das provas, na hipótese de o nome do candidato não constar das listagens oficiais relativas aos locais de prova estabelecidos no Edital de Convocação, a Reis e Reis Auditores Associados procederá a inclusão do referido candidato, através de preenchimento de formulário específico mediante a apresentação do comprovante de inscrição.

4.6.10.1 A inclusão de que trata o item 4.6.10 será realizada de forma condicional e será confirmada pela Reis e Reis Auditores Associados, na fase de Julgamento das Provas Objetivas, com o intuito de se verificar a pertinência da referida inclusão.

4.6.10.2 Constatada a improcedência da inscrição de que trata o item 4.6.10, a mesma será cancelada, independentemente de qualquer formalidade, considerados nulos todos os atos dela decorrentes.

4.6.10.3 Serão de responsabilidade exclusiva do candidato os dados cadastrais informados no ato de sua inscrição. A empresa Reis e Reis Auditores Associados não se responsabiliza por quaisquer atos ou fatos decorrentes de informações e endereço incorretos ou incompletos fornecidos pelo candidato.

4.6.10.4 - A declaração falsa ou inexata dos dados constantes no requerimento de inscrição, bem como a apresentação de documentos ou informações falsas ou inexatas, implicará no cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, após processo administrativo em que se garanta os princípios do contraditório e ampla defesa.

4.6.10.5 A qualquer tempo, após processo administrativo em que se garanta os princípios do contraditório e ampla defesa, poder-se-á, anular a inscrição, as provas, a nomeação e a posse dos candidatos, caso seja confirmada a falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

4.7 Não haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de não realização do Processo Seletivo por ordem da SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA, que fará a devolução da quantia paga a título de inscrição, no prazo de 30 (trinta) dias úteis após o comunicado oficial de cancelamento disponibilizado no site www.reisauditores.com.br onde será divulgado os procedimentos para a solicitação da devolução do valor pago a título de inscrição no primeiro dia após o comunicado oficial de cancelamento.

4.8 - DA ISENÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Os candidatos que pretenderem a isenção d a taxa de inscrição deverão requerê-la nos termos definidos a seguir:

4.8.1. O período para requisição de isenção de pagamento da taxa de inscrição será de 28 e 29/04/2014 de 09:00 às 12:00 e 13:00 às 17 horas.

4.8.2. Para a isenção do pagamento da taxa de inscrição, o candidato deverá preencher e assinar o ANEXO V do presente Edital, número 01/2014, requerimento próprio para inscrição com isenção, que será disponibilizado no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, no qual irá firmar declaração de hipossuficiência e ao qual será anexada cópia autenticada em cartório dos documentos comprobatórios da renda própria e de todos os membros da família dos quais dependa economicamente, conforme estabelecido nos subitens 4.8.3 a 4.8.3.4, devendo os mesmos, serem entregues pessoalmente na Reis e Reis Auditores Associados, com endereço Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria, na cidade Uberlândia, Estado de Minas Gerais, no horário: 09:00 às 12:00 e 13:00 às 17 horas no período de 28 e 29/04/2014.

4.8.3. Somente serão aceitos, como comprovantes de renda própria e dos membros da família dos quais dependa economicamente, os seguintes documentos:

4.8.3.1. No caso de empregados registrados: Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho ou comprovante de rendimentos correspondente ao mês de 03/2014;

4.8.3.2. No caso de autônomos, além dos documentos constantes do item anterior, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho ou comprovante de rendimentos correspondente ao mês de 03/2014 declaração de próprio punho dos rendimentos correspondentes a contratos de prestação de serviço e/ou contrato de prestação de serviços e Recibo de Pagamento Autônomo (RPA);

4.8.3.3. No caso de desempregados, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - páginas que contenham fotografia, identificação e anotação do último contrato de trabalho e da primeira página subseqüente em branco ou com correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho; comprovação de estar ou não recebendo o seguro desemprego.

4.8.3.4. Além dos documentos e cópias necessárias, à comprovação da renda própria e familiar, o candidato deverá anexar cópia autenticada em cartório do documento original dos seguintes itens:

1) Documento de identidade do requerente;

2) Documento de identidade ou certidão de nascimento de todos os componentes do grupo familiar a que pertença o requerente;

3) Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente e dos componentes do grupo familiar que o possuam;

4) Comprovante de residência (conta atualizada de luz, de água ou de telefone fixo, contendo o mesmo endereço indicado pelo candidato no Pedido de Inscrição).

5) Declaração assinada com a composição da renda familiar (componentes com as respectivas rendas) caso não tenha, declaração assinada informando não ser dependente financeiramente de terceiros.

4.8.4. As informações prestadas no requerimento de inscrição com isenção do pagamento da taxa de inscrição, bem como a documentação comprobatória apresentada, serão de inteira responsabilidade do candidato, podendo este, a qualquer momento, se comprovada a má fé, através de processo administrativo que garanta os princípios do contraditório e ampla defesa, ser eliminado do processo seletivo e responder por crime contra a fé pública, sem prejuízo de outras sanções legais.

4.8.5. Serão desconsiderados os pedidos de isenção de pagamento de taxa de inscrição a candidato que:

a) Omitir informações e/ou torná-las inverídicas;

b) Deixar de preencher e assinar o requerimento de isenção, disponibilizado na Internet;

c) Fraudar e/ou falsificar documentação;

d) Pleitear a isenção sem apresentar cópia e original dos documentos indicados neste Edital, mesmo que tenha preenchido o Pedido de Inscrição via internet;

e) Deixar de assinar ou entregar o requerimento e declaração indicados no ANEXO V, do Edital 01/2014, devidamente preenchido, assinado, juntamente com a documentação comprobatória autenticada em cartório especificada e prazos definidos no subitem 4.8.2.

4.8.6. Expirado o prazo indicado no subitem 4.8.1 não será permitida a complementação da documentação apresentada.

4.8.7. Não serão aceitos pedidos de isenção do pagamento de inscrição via fac-símile ou via correio eletrônico.

4.8.8. Cada pedido de isenção e a respectiva documentação comprobatória de hipossuficiência econômica serão analisados e julgados pela empresa Reis e Reis Auditores Associados.

4.8.9. O candidato que apresentar pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição e, simultaneamente, pagar a taxa de inscrição, não terá o seu pedido de isenção analisado.

4.8.10. Não serão acatados pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos que não comprovem renda familiar mensal igual ou inferior a um salário mínimo, seja qual for o motivo alegado.

4.8.11. A documentação apresentada para fins de isenção do pagamento da taxa de inscrição valerá somente para este processo seletivo, não podendo ser devolvida ou dela ser fornecida cópia.

4.8.12. A relação dos candidatos com pedidos de isenção Deferidos e Indeferidos será disponibilizada na internet, no endereço eletrônico: www.reisauditores.com.br no dia 06/05/2014 às 16:00 horas.

4.8.13. Os candidatos que tiverem a isenção deferida deverão proceder à inscrição no período e nos termos e prazos indicados nos subitens 4.2 ou 4.3, ficando isentos do pagamento da taxa de inscrição.

4.8.14 Somente o deferimento do pedido de isenção da taxa de inscrição não efetiva a inscrição, o candidato deverá proceder a inscrição conforme item 4.2 ou 4.3.

4.8.15. Indeferida a isenção da taxa de inscrição e permanecendo o interesse, o candidato poderá inscrever-se nos termos e prazos indicados nos subitem 4.2 e 4.3, com pagamento da respectiva taxa de inscrição.

V - DAS PROVAS

5.1. O processo seletivo será composto por Prova Objetiva de Múltipla Escolha de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos e, para os cargos de Nível Superior, inclui-se Prova de Estudo de Caso de gênero discursivo de caráter eliminatório e classificatório e Prova de Títulos de caráter classificatório.

5.2. Os tipos de provas objetivas de múltipla escolha para cada cargo e peso das questões, assim como as provas discursivas (para nível superior) são os dispostos no ANEXO II do presente Edital.

5.3. A Prova Objetiva de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 40 (quarenta) questões será aplicada para todos os cargos e terá duração máxima de 04 (quatro) horas, nesta incluído o tempo para distribuição e orientações sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas.

5.3.1 As provas objetivas consistirão de 40 (quarenta) questões, com 04 (quatro) opções, de "A" a "D", e uma única resposta correta.

5.3.2 Os tipos de provas objetivas de múltipla escolha e peso de cada matéria, de todos os cargos são os dispostos no ANEXO II do presente Edital e descritos abaixo:

5.3.2.1 Português ........................................ Peso 1

5.3.2.2 Conhec. Gerais e Atualidades ......... Peso 1

5.3.2.3 Conhecimentos Específicos ............ Peso 2

5.3.3 O candidato que não pontuar em uma das provas objetivas de múltipla escolha, definidas no ANEXO II, estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

5.3.4 A classificação geral dos candidatos será feita pela soma algébrica dos pontos obtidos em cada prova.

5.3.5 No decorrer da prova, se o candidato observar qualquer anormalidade de prova trocada, ou seja, lhe for entregue prova de outro cargo, ou anormalidade gráfica, relacionada ao tipo de prova a que se submeteria perante o cargo escolhido, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala, que, consultará a coordenação do Processo, que proporá a solução imediata e registrará ocorrência para posterior análise da banca examinadora.

5.3.6 Sempre que o candidato observar qualquer anormalidade na prova, como as descritas no item 5.3.5 deverá manifestar-se no momento da prova, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

5.3.7 Será aprovado o candidato que totalizar o mínimo de 50% (cinquenta por cento) do conjunto das Provas Objetivas de Múltipla Escolha.

5.3.8 O Programa de Prova para as questões de múltipla escolha é o apresentado no anexo VII ao presente edital.

5.4 - A prova discursiva somente para os cargos de Nível Superior de caráter eliminatório e classificatório será aplicada para todos os candidatos inscritos para os cargos de Nível Superior, mas serão corrigidas apenas dos candidatos aprovados na prova de múltipla escolha.

5.4.1 A prova discursiva consistirá em Estudo de Caso de matéria genérica com tema referente à área de candidatura do candidato, através de uma questão que deverá ser respondida em no máximo 10 (dez) linhas.

5.4.1.1 A pontuação atribuída à prova discursiva será de no máximo 10 (dez) pontos.

5.4.1.2 Será dada pontuação 0 (zero) à prova discursiva que não estiver devidamente identificada com o número de inscrição ou que conter qualquer identificação nominal do candidato, exceto em sua capa.

5.4.1.3 Os tipos de provas discursivas dos cargos de nível superior são os dispostos no ANEXO II e o tema referir-se-á ao conteúdo programático da prova específica determinado no Anexo VII do presente Edital.

5.4.1.4 Os critérios de correção e correspondente pontuação da questão discursiva serão os seguintes:

a) Pertinência ao tema proposto .............. até 4 pts

b) Coerência de idéias ............................ até 3 pts

c) Fluência e encadeamento de idéias ..... até 3 pts

5.4.1.5 O candidato que não pontuar na prova discursiva será eliminado automaticamente do Processo Seletivo.

5.5 A Prova de Títulos será considerada somente para os cargos de Nível Superior DA ÁREA MÉDICA E DE ENFERMAGEM de caráter classificatório. Os títulos considerados, a pontuação para cada um e o limite de números de títulos a se computar, encontra-se descrito no item 5.5.2.

5.5.1 Somente serão considerados os títulos para os candidatos aprovados n a Prova Objetiva de Múltipl Escolha e Prova Discursiva.

5.5.2 O somatório dos pontos será considerado até o máximo de 10 (dez) pontos. Serão desconsiderados os pontos que excederem a este limite, obedecido o critério de pontuação a seguir:

5.5.2.1 - Dos Cursos e do Tempo de Serviço

Descrição

Pontos por certificado

Título de Especialista, dentro do período de validade de cinco anos, emitido pela respectiva sociedade médica(não contam títulos de subespecialidades)

Limitado a 2 (dois) Certificados

3,0 pontos

a. Advanced Life Support in Obstetrics (ALSO);

b. Advanced Cardiologic Life Support (ACLS);

c. Advanced Trauma Life Support (ATLS);

d. Pediatric Advanced Life Support (PALS) e;

e. Fundamental Critical Care Support (FCCS)

f. Curso de Reanimação Neonatal pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Dentro do Período de Validade de 2 (dois) anos

0,5 ponto

Título de Especialista, emitido pela respectiva sociedade de enfermagem:

Limitado a 02 (dois) certificados

3,0 pontos

Residência em Enfermagem, reconhecida pelo MEC:

Limitado a 02 (dois) certificados

5,0 pontos

Especificamente para os cargos de Enfermeiro será pontuado: Experiência profissional, estando relacionado diretamente com o cargo optado.

(menor) < 12 meses:

De 12 meses a 24 meses:

(maior) > 24 meses:

(Para contagem de Tempo será considerado ano civil - 360 dias e desprezado as frações de dias)

 

1,0 ponto

2,0 pontos

3,0 pontos

a) O Curso de Aperfeiçoamento; Especialização; Pós-Graduação (Lato Sensu), Residência e Especialidade Médica, será considerado desde que compatível com o cargo optado pelo candidato, concluído e que mencione no respectivo certificado a carga horária correspondente em horas. Os títulos sem conteúdo e/ou sem carga horária não serão validados.

b) Os Títulos referentes a Cursos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada em cartório do certificado/certidão de conclusão reconhecido oficialmente pelo Órgão/ Instituição competente.

c) Não serão pontuados títulos de curso ainda em andamento, o mesmo deverá estar concluído até a data de protocolo do mesmo.

d) Não serão pontuados títulos de matérias isoladas dentro de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou cursos ainda sem conclusão final.

e) Os documentos em Língua Estrangeira, de cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos oficialmente para a Língua Portuguesa.

f) Não serão pontuados títulos relativos a quaisquer serviços prestados, remunerados ou não, inclusive tempo de serviço público ou privado, estágios ou monitorias, bem como participação em cursos, simpósios, congressos, etc., como docente, palestrante ou organizador exceto para os cargos definidos no quadro do item 5.5.2.1

g) Não serão pontuados títulos relativos a documentos exigidos como qualificação mínima para o cargo.

h) Será vedada, após entrega dos certificados, qualquer substituição, inclusão ou complementação;

i) A Avaliação dos títulos será feita pela Reis e Reis Auditores Associados.

j) Os títulos deverão ser encaminhados via SEDEX para a Reis e Reis Auditores Associados, à Rua da Bahia, 1004 - sala 904 - Bairro Centro, na cidade de Belo Horizonte,Estado de Minas Gerais - CEP 30160-011 ou protocolados pessoalmente, até às 17:00h do dia 20/05/2014.

k) Os títulos deverão ser encaminhados juntamente com o ANEXO VI preenchido e assinado em envelope contendo externamente em sua face frontal o nome do Processo Seletivo, o cargo e os dados do candidato (nome e nº de inscrição)

l) Somente serão aceitos e avaliados os títulos entregues no prazo estabelecido.

m) Os documentos entregues como Títulos não serão devolvidos aos candidatos.

VI - DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

6.1 As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Provas Discursivas deverão ser realizadas no dia 08/06/2014 unicamente na cidade de Uberlândia/MG, em locais e horários a serem divulgados no dia 27/05/2014, no site www.reisauditores.com.br.

6.2 O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas, com no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência, portando documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e só poderá ausentar-se do recinto de provas, depois de decorridos 60 (sessenta) minutos do início das mesmas.

6.3 As provas objetivas de múltipla escolha e provas discursivas terão duração total de 04 (quatro) horas, nesta incluído o tempo para distribuição e orientações sobre as provas e o preenchimento da Folha de Respostas.

6.3.1 Não haverá na sala de provas, marcador de tempo individual, uma vez que o tempo de início e término da prova será determinado pelo coordenador do local de provas, dando tratamento isonômico a todos os candidatos presentes.

6.4 É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de prova e o comparecimento no local, data e horário determinado, com todos os custos sob sua responsabilidade.

6.5 O ingresso do candidato na sala onde se realizarão as provas objetivas só será permitido no horário estabelecido, mediante a apresentação do Documento de Identidade Oficial (original), preferencialmente o usado na inscrição.

6.6 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos, etc.); Passaporte; Certificado de Reservista; Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto).

6.7 O documento de identificação deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato e sua assinatura. Não serão aceitos como documentos de identificação: CPF (CIC), certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteira de motorista (modelo antigo, sem foto), carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade, nem cópias de documentos de identificação, ainda que autenticados, ou protocolos de entrega de documentos.

6.8 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia da realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência policial com data de no máximo 30 dias antes da data de realização das provas, bem como outro documento que o identifique. Nesta ocasião será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas e de impressão digital em formulário próprio de ocorrências.

6.8.1 A identificação especial poderá será exigida do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia e/ou à assinatura do portador.

6.9 O candidato que não apresentar documento de identidade oficial original, na forma definida no subitem 6.6 e 6.7 deste Edital, não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

6.1 O Não serão realizadas provas fora do local, cidade, data e horário determinado, salvo por motivo de força maior.

6.11 Será excluído deste Processo Seletivo o candidato que: faltar, chegar atrasado à prova, ou que, durante a sua realização, for surpreendido em flagrante comunicação com outro candidato ou com pessoas estranhas, oralmente, por escrito ou através de equipamentos eletrônicos, o u, ainda, que venha a tumultuar a realização das provas, podendo responder legalmente pelos atos ilícitos praticados.

6.12 Não será permitido ao candidato permanecer no local das provas objetivas com aparelhos eletrônicos ligados (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum aparelho eletrônico, o mesmo deverá estar desligado e debaixo da carteira. O descumprimento da presente instrução implicará na eliminação do candidato, caracterizando-se tal ato como tentativa de fraude.

6.13 É expressamente proibido ao candidato permanecer com armas no local de realização das provas, ainda que detenha o porte legal de arma, sob pena de sua desclassificação.

6.14 Não será permitida, durante a realização das provas objetivas, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras ou similares, anotações, impressos, livros ou qualquer outro material de consulta.

6.15 Não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões ou fora dos locais predeterminados, salvo por decisão justificada da Comissão e da Coordenação do Processo Seletivo.

6.16 O candidato não poderá ausentar-se da sala de realização das provas, sem acompanhamento de fiscal, após o início da prova.

6.17 O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal, juntamente com a folha de respostas, seu caderno de prova e prova discursiva, exceto para os candidatos que permanecerem em sala até 30 minutos antes do horário previsto de encerramento que poderão levar o caderno de provas.

6.17.1 A prova não será divulgada na internet, a única forma de ter acesso ao caderno de provas é a descrita no item 6.17.

6.18 O candidato poderá anotar suas respostas, na folha padrão de rascunho entregue pelo fiscal de sala, qualquer outro tipo de folha, poderá ser considerada tentativa de fraude e o candidato se sujeitará as penalidades cabíveis.

6.19 Não haverá segunda chamada para as provas. O não comparecimento resultará na eliminação automática do candidato.

6.2 O Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para aplicação das provas em virtude de afastamento de candidato da sala de provas.

6.21 As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico de leitura ótica.

6.22 As respostas das provas objetivas deverão ser transcritas a caneta esferográfica de tinta azul ou preta para a Folha de Respostas, que é o único documento válido para correção eletrônica. Não haverá substituição d a Folha de Respostas, exceto por ocorrência de responsabilidade exclusiva da administração ou da organização do processo, sendo da responsabilidade exclusiva do candidato os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente, emenda ou rasura, ainda que legível e não será pontuada a resposta que contiver mais de uma ou nenhuma alternativa assinalada, que contiver emenda ou rasura ou que não tenha sido assinalada com caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

6.22.1 A não assinatura por parte do candidato na Folha de Respostas (gabarito) implicará na sua eliminação automática.

6.23 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas, informações referentes ao conteúdo das provas e/ou aos critérios de avaliação e classificação.

6.24 A candidata que tiver necessidade de amamentar a criança durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e será responsável pela guarda da criança. A amamentação se dará nos momentos que se fizer necessária, acompanhada de um fiscal e não será dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de provas utilizado com a amamentação. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará as provas.

6.25 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do processo o candidato que, durante a realização de qualquer uma das provas:

6.25.1 usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

6.25.2 for surpreendido dando e/ou recebendo de outro candidato auxílio para a execução de quaisquer das provas;

6.25.3 utilizar-se de régua de cálculo, livros, máquinas de calcular e/ou equipamento similar, dicionário, notas e/ou impressos que não forem expressamente permitidos, telefone celular, gravador, receptor e/ou pagers e/ou comunicar-se com outro candidato;

6.25.3.1 permanecer com o celular ligado dentro de sala.

6.25.4 faltar com a devida cortesia para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as autoridades presentes e/ou com candidatos;

6.25.5 recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização.

6.25.6 afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal, ou antes do tempo mínimo de permanência estabelecido no item 6.2;

6.25.7 ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas e/ou caderno de questões exceto para os casos indicados no item 6.17;

6.25.8 descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas e/ou neste Edital;

6.25.9 perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;

6.25.1 O utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos, para obter aprovação própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo;

6.25.11 fizer, em qualquer momento, declaração falsa ou inexata.

6.25.12 permanecer no local da prova objetiva com vestimenta inadequada (trajando somente vestes de banho, sem camisa, com boné, chapéu, touca, gorro, óculos escuro, etc.), caracterizando-se tentativa de fraude.

6.25.13 Se, a qualquer tempo, for constatado por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, administrativa ou judicial, ter o candidato utilizado processos ilícitos.

6.26 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado condição especial para esse fim no ato da inscrição. Nesse caso, se deferido o seu pedido, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente treinado pela coordenação do Processo Seletivo.

6.27 A ocorrência de fato ou situação que dificulte ou impossibilite a realização das provas no dia, local e horário estabelecido, reserva-se o direito de adiar o evento, efetuando a comunicação dessa decisão por meio de jornal de grande circulação no município e/ou por outros meios necessários, incluindo o meio oficial que é o site www.reisauditores.com.br.

VII - DA CLASSIFICAÇÃO FINAL E DESEMPATE

7.1 A classificação final dos candidatos será ordenada por cargo, em ordem decrescente, de acordo com o total de pontos obtidos no somatório das provas Objetivas de Múltipla Escolha, Provas Discursivas e Títulos.

7.2 Apurado o total de pontos, na hipótese de empate entre os candidatos, será dada a preferência, para efeito de classificação, e sucessivamente, ao candidato que:

7.2.1 - Tiver idade de 60 (sessenta) anos ou mais, nos termos do Parágrafo único do Art.27 da Lei Federal 10741/2003, na data do resultado.

7.2.2 - Obtiver o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos;

7.2.3 - Obtiver o maior número de pontos na Prova de Português;

7.2.4 - Obtiver o maior número de pontos da Prova de Conhecimentos Gerais e Atualidades;

7.2.5 Obtiver o maior número de pontos na Prova Discursiva;

7.2.6 Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos;

7.2.7 Tiver mais idade.

7.3 Persistindo o empate entre os candidatos, depois de aplicados todos os critérios acima, o desempate se dará através de sorteio, com critérios a serem divulgados.

7.4 O Resultado Final do Processo Seletivo será publicado no site www.reisauditores.com.br.

7.4.1 Não haverá divulgação da relação de candidatos reprovados do Resultado Final.

VIII - DOS RECURSOS

8.1 Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados, perante a Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Processo Seletivo, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subseqüente à data de publicação do objeto de recurso contra:

a) Disposições do Edital;

b) Contra o resultado da análise do atestado médico solicitando participação como Portador de Deficiência;

c) As inscrições;

d) Questões das Provas e Gabarito oficial;

e) Resultados das Provas, desde que se refira a erros de cálculo das notas;

f) Outras fases.

8.2 Os recursos deverão ser apresentados pessoalmente pelo candidato no escritório da Reis & Reis Auditores Associados à Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG ou pela internet, dentro do prazo estabelecido de forma legível, e deverá ser:

a) Datilografado ou digitado em original;

b) Ser exclusivo, apresentando-se um para cada questão recorrida, obedecendo ao modelo constante do anexo IV deste edital;

c) Conter indicação do número da questão, da prova e anexar cópia da bibliografia mencionada;

d) Ter capa constando o nome, número de inscrição e assinatura do candidato;

8.2.1 Quanto aos recursos de questões da prova e gabarito oficial, deverá ser elaborado um recurso para cada questão, sob pena de sua desconsideração.

8.2.2 Os recursos devem ser apresentados com fundamentação lógica e consistente, mencionando a bibliografia consultada e com respectiva cópia do material bibliográfico utilizado.

8.3 Não serão aceitos recursos enviados por fac-símile, e-mail ou qualquer outro meio que não o previsto neste Edital.

8.4 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.

8.5 O prazo para interposição de recursos é preclusivo e comum a todos os candidatos.

8.6 Após o julgamento dos recursos sobre gabaritos e questões objetivas, a anulação de qualquer questão do certame, seja por recurso administrativo ou por decisão judicial, resultará em benefício de todos os candidatos, ainda que estes não tenham recorrido ou ingressado em juízo, e eventuais alterações no gabarito preliminar serão divulgadas.

8.7 Os pareceres contendo a decisão relativa ao recurso estará à disposição do candidato recorrente, nas datas determinadas no Cronograma de Processo Seletivo, na sede da Reis & Reis Auditores em Uberlândia ou no site www.reisauditores.com.br mediante consulta pela Área do Candidato - até a data de homologação. Sendo que os resultados dos recursos serão divulgados no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br.

8.8 Para contagem do prazo de interposição de recursos excluir-se-á o dia da publicação e incluir-se-á o dia do vencimento, desde que coincidam com dia de funcionamento normal da Reis e Reis Auditores Associados. Caso contrário será prorrogado para o primeiro dia seguinte de funcionamento normal dessas instituições.

8.9 A Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Processo Seletivo, devidamente assessorada pela Reis e Reis Auditores Associados, é a última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberão recursos adicionais.

IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1 Toda informação referente à realização do Processo Seletivo será fornecida pela Reis & Reis Auditores Associados através da Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Processo Seletivo.

9.2 O prazo de validade do presente Processo Seletivo é de 01 (um) ano, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA.

9.2.1 O material referente ao Processo Seletivo ficará disponível na sede da Reis e Reis Auditores Associados no período mínimo de 04 (quatro) anos.

9.3 Ao entrar em exercício, o candidato ficará sujeito ao cumprimento do período de experiência de 45(quarenta e cinco) dias, prorrogável por um período igual. Neste período a administração técnica d a SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA avaliará a eficiência e capacidade profissional do candidato aprovado, mediante processo formal de avaliação de desempenho, de responsabilidade da chefia imediata. Em caso de não aprovação do candidato, seu contrato de trabalho poderá ser rescindido e será convocado o próximo candidato, na ordem de classificação dos candidatos aprovados no presente Processo Seletivo.

9.4 A inscrição do candidato importará no conhecimento das presentes instruções e na aceitação tácita das condições do Processo Seletivo, tais como se acham estabelecidas neste Edital.

9.5 A SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA e a REIS E REIS AUDITORES ASSOCIADOS não se responsabilizam por quaisquer cursos, textos, apostilas e outras publicações referentes a este Processo Seletivo.

9.5.1 Por razões de ordem técnica e de segurança a Reis e Reis Auditores Associados não fornecerá exemplares de provas relativas a concursos anteriores.

9.6 O candidato deverá manter junto ao Setor de Pessoal da SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA, durante o prazo de validade do Processo Seletivo, seu endereço atualizado, visando eventuais convocações, não lhe cabendo qualquer reclamação caso esta não seja possível, por falta da citada atualização.

9.6.1 A SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de:

a) Endereço não atualizado;

b) Endereço de difícil acesso;

c) Correspondência devolvida pela Empresa de Correios e Telégrafos - ECT por razões diversas de fornecimento e/ou endereço errado e/ou ausência do candidato;

d) Correspondência recebida por terceiros.

9.7 A aprovação no Processo Seletivo assegura apenas a expectativa de direito a contratação, sendo os candidatos convocados após findos os cargos dos candidatos aprovados, e em lista de espera do processo seletivo número: Edital 01/2013 sendo que a convocação quando ocorrer, obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos candidatos, o prazo de validade do Processo Seletivo e limites de vagas existentes, bem como as que vierem a vagar ou que forem criadas posteriormente. Assim, a SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA - poderá convocar os candidatos aprovados de acordo com suas necessidades, obedecendo sempre à ordem final de classificação.

9.7.1 A contratação será feita gradativamente de acordo com a necessidade do Hospital.

9.7.2 Fica reservado a SPDM ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA a movimentação interna de colaboradores para preenchimento de vagas que surgirem, independente da relação de candidatos aprovados.

9.8 O candidato aprovado, quando convocado, terá o prazo máximo de 03 (três) dias para se apresentar a SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA - em sua sede na cidade de Uberlândia, caso não se apresente perderá o direito à vaga.

9.8.1 O horário de trabalho será definido conforme necessidade do setor correspondente à função. Caso o candidato não tenha compatibilidade com o horário não será assegurada sua vaga, sendo convocado o próximo candidato da relação de classificados.

9.9 Quando a apresentação não acontecer ou o candidato se recusar ao preenchimento da vaga para qual se inscreveu, não receberá outro convite dessa natureza, sendo convocado em seu lugar o próximo candidato da lista de classificação.

9.10 O candidato convocado deverá assumir suas atividades em dia, hora e local definido pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA - sendo que somente após esta data, ser-lhe-á garantido o direito à remuneração.

9.11 No ato da apresentação o candidato não poderá estar incompatibilizado para a investidura no cargo. O candidato que, no momento da contratação, estiver impedido de assumir, imediatamente, as funções para as quais se destina o presente processo seletivo, perderá o direito à vaga para a qual foi selecionado sendo chamado o próximo candidato habilitado da relação de classificados.

9.12 Para o provimento no cargo o candidato convocado deve ter aptidão física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício do cargo, comprovada em inspeção realizada pelo Médico do trabalho indicado pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA.

9.13 São requisitos básicos para investidura no cargo:

I - a nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas do Decreto 70.391/72 e 70.436/72, e Constituição Federal, artigo 12, parágrafo 1º;

II - estar quite com as obrigações eleitorais para os candidatos de ambos os sexos;

III - estar quite com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino;

IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

V - a idade mínima de dezoito anos;

VI - aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego.

9.14 - O candidato aprovado e convocado deverá apresentar os seguintes documentos: Originais

- CTPS / Carteira de Trabalho e Previdência Social;

- 02 Fotos 3x4;

- Atestado de Saúde Ocupacional, fornecido por junta médica indicada pela SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA, solicitados a critério da administração que permitam auferir que o candidato encontra-se apto para o cargo, através de laudo médico favorável. O candidato deverá apresentar Atestado de Saúde Ocupacional em no máximo 5 (cinco) dias a contar da data de encaminhamento para o exame.

Cópia Simples

► Curriculum Vitae (atualizado);

► Certidão de Nascimento (solteiro);

► Certidão de Casamento (casado);

► Carteira de Identidade / RG;

► Cadastro Pessoa Física / CPF;

► Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;

► Certificado de Reservista (homens);

► Cópia do Cartão PIS / PASEP;

► Carteira de Trabalho (páginas com os dados pessoais e foto);

► Certidão de Nascimento dos dependentes (se tiver filhos);

► Carteira de Vacinação dos dependentes (menores de 5 anos);

► Histórico Escolar (referente ao nível de escolaridade exigido para o cargo);

► Diploma do Curso / Certificado;

► Comprovante de Residência: conta de água, luz ou telefone fixo, no seu nome (cópias frente e verso).

► Comprovante de Registro no Conselho da Categoria, com a habilitação específica da área para qual se inscreveu;

► Comprovante de pagamento da anuidade para o conselho da categoria para qual se inscreveu (exercício atual);

► Contribuição Sindical Exercício Atual (páginas 22 e 23 da CTPS ou guia de recolhimento paga emitida pelo sindicato de classe);

► Título de Especialização;

► Residência Médica.

► Nos cargos onde são exigidas comprovações de experiência na função, deve ser apresentada cópia da carteira de trabalho com as referências e/ou cópia de contratos de trabalho, no qual desenvolveu atividades relativas ao serviço do cargo optado. Não serão aceitos como comprovante de experiência estágios curriculares, extra-curriculares e atividades voluntárias.

9.14.1 A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados neste subitem impedirá a contratação do candidato.

9.15 Os casos omissos ou duvidosos serão resolvidos pela Comissão para Fiscalização e Acompanhamento do Processo Seletivo da SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA.

9.16 Também integram este Edital de Processo Seletivo os anexos:

- Anexo I: Cargos, Vagas, Qualificação Mínima, Jornada de Trabalho, Vencimento inicial e taxa de inscrição;

- Anexo II: Cargos, Provas, Número de Questões e peso por matéria;

- Anexo III: Cronograma

- Anexo IV: Modelo de Formulário para Recurso;

- Anexo V: Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição;

- Anexo VI: Modelo de protocolo da Prova Títulos.

- Anexo VII: Programa de Prova Objetiva de Múltipla Escolha;

9.17 Todas as publicações referentes ao Processo Seletivo estarão disponíveis na Internet, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, incluindo as atribuições dos cargos objeto do presente processo seletivo.

9.18 Caberá à Coordenação Administrativa da SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA - HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA a homologação do resultado final.

Uberlândia/MG 15/04/2014

João Paulo Guerra Braga
Diretor Técnico - HMMU
SPDM - ASSOCIAÇÃO PAULISTA PARA DESENVOLVIMENTO DA MEDICINA
HOSPITAL E MATERNIDADE MUNICIPAL DE UBERLÂNDIA

ANEXO I

CARGOS, VAGAS, QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA, JORNADA DE TRABALHO, VENCIMENTO INICIAL E TAXA DE INSCRIÇÃO.

Cód.

Função

Quantidade de vagas

Requisitos

Vencimento inicial em reais por mês

Carga horária mensal

Taxa Inscrição

1

ANALISTA DE PESSOAL PL

CR

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO + CONHECIMENTO EM ROTINAS TRABALHISTAS + CONHECIMENTO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

R$ 1.836,8 5

200

R$ 60,00

2

ANALISTA DE PESSOAL SR

CR

CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO + CONHECIMENTO EM ROTINAS TRABALHISTAS + CONHECIMENTO EM SISTEMAS ELETRÔNICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

R$ 2.407,82

200

R$ 70,00

3

ANALISTA DE GESTÃO DE PESSOAS PL

CR

CURSO SUPERIOR EM PSICOLOGIA + PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA +REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 2.981,11

200

R$ 80,00

4

AUXILIAR ADMINISTRATIVO 200H

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO

R$ 1.072,87

200

R$ 40,00

5

AUXILIAR DE ALMOXARIFADO

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 910,62

220

R$ 30,00

6

AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 831,39

220

R$ 30,00

7

AUXILIAR FARMÁCIA 220H

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + CURSO DE AUXILIAR DE FARMÁCIA COMPLETO E/OU CURSO TÉCNICO DE FARMÁCIA CURSANDO E/OU SUPERIOR EM FARMÁCIA CURSANDO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1072,87

220

R$ 40,00

8

AUXILIAR TÉCNICO EQUIP.. MÉDICO

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1. 579,61

180

R$ 50,00

9

CAMAREIRA

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO.

R$ 677,31

180

R$ 2 5,00

10

COMPRADOR JR

CR

ENSINO SUPERIOR COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO + CONHECIMENTO EM PROCESSOS DE COMPRA HOSPITALAR.

R$ 1. 522,11

200

R$ 50,00

11

ELETRICISTA

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA + CURSO DE 40HORAS DE NR10 + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1. 539,9 5

220

R$ 50,00

12

ENCANADOR

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO + CURSO DE APERFEIÇOAMENTO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1. 539,9 5

220

R$ 50,00

13

MARCENEIRO

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1.213,2 5

220

R$ 40,00

14

PEDREIRO

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 1.430,93

220

R$ 50,00

15

PINTOR

CR

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1.430,93

220

R$ 50,00

16

RECEPCIONISTA

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO.

R$ 837,29

180

R$ 30,00

17

TÉCNICO ELETRÔNICO

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + CURSO TÉCNICO EM ELETRÔNICA + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 2.4 54, 52

220

R$ 70,00

18

TELEFONISTA

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 803,61

180

R$ 30,00

 

ENFERMAGEM

Cód.

Função

Quantidade de vagas

Requisitos

Vencimento inicial em reais por mês

Carga horária mensal

Taxa de Inscrição

19

AUXILIAR DE ENFERMAGEM

CR

ENSINO MÉDIO COMPLETO + CURSO ESPECÍFICO NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO.

R$ 1.262,84

180

R$ 4 5,00

20

ENFERMEIRO CENTRO CIRÚRGICO

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CENTRO CIRÚRGICO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM CENTRO CIRÚRGICO

R$ 3.13 587,

180

R$ 80,00

21

ENFERMEIRO CENTRO OBSTÉTRICO

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CENTRO OBSTÉTRICO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM CENTRO OBSTÉTRICO

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

22

ENFERMEIRO CME

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

23

ENFERMEIRO DE UTI

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM UTI + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM ENFERMEIRO DE UTI

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

24

ENFERMEIRO DO TRABALHO

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM ENFERMAGEM DO TRABALHO

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

2 5

ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEONATOLOGIA + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM NEONATOLOGIA

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

26

ENFERMEIRO RADIOLOGIA

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM RADIOLOGIA + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA EM RADIOLOGIA

R$ 3.13 5,87

180

R$ 80,00

27

ENFERMEIRO SCIH

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR OU EDIPEMIOLOGIA HOSPITALAR + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO ESPECÍFICA CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR

R$ 3.483,61

200

R$ 80,00

28

ENFERMEIRO

CR

CURSO SUPERIOR EM ENFERMAGEM + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 3.13 5,87

1 50,00

R$ 80,00

 

TÉCNICOS

Cód.

Função

Quantidade de vagas

Requisitos

Vencimento inicial em reais por mês

Carga horária mensal

Taxa de Inscrição

29

FISIOTERAPEUTA UTI NEONATAL

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA EM FISIOTERAPIA UTI NEONATAL + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO FISIOTERAPIA UTI NEONATAL.

R$ 2.2 53,72

150

70,00

31

FONOAUDIÓLOGO

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + SEIS MESES DE EXPERIÊNCIA INTRA-HOSPITALAR.

R$ 2.2 53,72

150

R$ 70,00

 

MÉDICOS

Cód.

Função

Quantidade de vagas

Requisitos

Vencimento inicial em reais por hora

Carga horária mensal

Taxa de Inscrição

32

MÉDICO ANESTESIOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

33

MÉDICO CARDIOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

34

MÉDICO CIRURGIÃO PEDIÁTRICO

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

35

MÉDICO CLÍNICO

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

36

MÉDICO INFECTOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

37

MÉDICO INTENSIVISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

38

MÉDICO OBSTETRA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

39

MÉDICO ORTOPEDISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

40

MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MEDICA NA ÁREA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE. + EXPERIÊNCIA DE SEIS MESES NA FUNÇÃO

R$ 47,70

60

R$ 100,00

41

MÉDICO RADIOLOGISTA

CR

CURSO SUPERIOR NA ÁREA + TÍTULO DE ESPECIALISTA OU RESIDÊNCIA MÉDICA + REGISTRO NO CONSELHO COMPETENTE.

R$ 47,70

60

R$ 100,00

ANEXO II

CARGOS, PROVAS E NÚMERO DE QUESTÕES.

Cargos

Provas

Nº de Questões

Peso das Questões

Denominação do Cargo

FUNDAMENTAL COMPLETO

- Auxiliar de Manutenção;

- Camareira;

- Encanador;

- Marceneiro;

- Pedreiro;

- Pintor;

Português

10

1

Conhecimentos Gerais e Atualidades

10

1

Específica

20

2

ENSINO MÉDIO OU TÉCNICO

- Auxiliar Administrativo - 200H;

- Auxiliar de Almoxarifado;

- Auxiliar de Enfermagem;

- Auxiliar de Farmácia 220 h;

- Auxiliar Técnico Equip. Médico;

- Eletricista;

- Recepcionista;

- Técnico Eletrônico;

- Telefonista;

Português

10

1

Conhecimentos Gerais e Atualidades

10

1

Específica

20

2

ENFERMEIRO

- Enfermeiro Centro Cirúrgico;

- Enfermeiro Centro Obstétrico;

- Enfermeiro CME;

- Enfermeiro de UTI;

- Enfermeiro do Trabalho;

- Enfermeiro Neonatologista;

- Enfermeiro Radiologia;

- Enfermeiro SCIH;

- Enfermeiro

Português

10

1

Específica

30

2

DISCURSIVA

1

10 pontos

TÍTULOS

1

Até 10 pontos

ENSINO SUPERIOR

- Analista de Pessoal PL;

- Analista de Pessoal SR;

- Analista de Gestão de Pessoas PL;

- Comprador Júnior

- Fisioterapeuta UTI Neonatal;

- Fonoaudiólogo;

- Médico (todas as especialidades)

Português

10

1

Conhecimentos Gerais e Atualidades

10

1

Específica

20

2

Prova Discursiva

1

Até 10 pontos

Prova Títulos

1

Até 10 pontos

ANEXO III

CRONOGRAMA DE PROCESSO SELETIVO

DATA

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

15/04/2014

16:00 h

Publicação da íntegra do Edital

www.reisauditores.com.br

15/04/2014

-

Publicação do Extrato do Edital

Diário Oficial de Minas Gerais

28/04/2014 E 29/04/2014

09:00 às12:00 e 13:00 às 17:00

Período para requisição de isenção da taxa de inscrição

Reis e Reis Auditores Associados Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG

06/05/2014

16:00

Divulgação da lista de pedidos de isenção deferidos

www.reisauditores.com.br.

28/04/2014

a 11/05/2014

09:00 às12:00 e 13:00 às 17:00

Exceto Sábado, Domingo e Feriados.

Período de Inscrições Presenciais dos candidatos ao Processo Seletivo e protocolo de títulos. Pagamento do boleto até o dia 12/05/2014

Reis e Reis Auditores Associados Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG.

28/04/2014 a 11/05/2014

Início 08:00 do dia 28/04/2014. Término 23:59 do dia 11/05/2014

Período de Inscrições INTERNET dos candidatos ao Processo Seletivo com pagamento do boleto até dia 12/05/2014

www.reisauditores.com.br.

12/05/2014

Até às 17:00h

Data limite de postagem ou protocolo dos Títulos e Laudos Médicos

Presencial: Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG Postados via SEDEX: Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904- Centro - Bhte/MG CEP 30160-011

20/05/2014

16:00h

Divulgação da relação de inscrições

www.reisauditores.com.br

20/05/2014

-

Ultimo prazo para envio e protocolo de títulos para os cargos de médico e enfermeiro

Presencial: Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG. Ou pelos correios para Rua da Bahia, 1004 - sala904 - centros- BH/MG CEP 30.160-011

21/05/2014

13:00 às 17:00 h

Prazo para interposição de Recursos sobre as inscrições

Central de Atendimento ao Candidato - 31-32130060 ou pelo email: concurso@reisauditores.com.br

27/05/2014

16:00h

Julgamento recursos sobre as inscrições

www.reisauditores.com.br

27/05/2014

16:00h

Divulgação da Planilha indicando o local e horário de realização das Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Provas Discursivas

www.reisauditores.com.br.

08/06/2014

-

Realização d a Prova Objetiva de Múltipla Escolha e Prova Discursiva para os Cargos determinados.

Locais e horários de realização: a divulgar Uberlândia/MG

09/06/2014

A partir das 20 horas

Divulgação dos gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha

www.reisauditores.com.br.

10/06/2014 e 11/06/2014

13:00 às 17:00 h

Prazo para interposição de Recursos sobre os gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

Presencial: Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG.

24/06/2014

16:00h

Disponibilização do julgamento dos recursos sobre gabaritos da Prova Objetiva de Múltipla Escolha.

www.reisauditores.com.br

24/06/2014

16:00h

Divulgação do resultado Geral contendo notas

das provas objetivas, de múltipla escolha.

www.reisauditores.com.br

25/06/2014 E 26/06/2014

13:00 às 17:00 h

Prazo para interposição de Recursos sobre o resultado Geral divulgado no dia 24/06/2014.

Presencial: Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG Presencial: Rua da Bahia 1004 - Conjunto 904- Centro - Bhte/MG CEP 30160-011 Internet: www.reisauditores.com.br

01/07/2014

16:00h

Julgamento dos recursos resultado Geral divulgado no dia 24/06/2014

www.reisauditores.com.br.

01/07/2014

16:00h

Divulgação do Resultado Final Definitivo para todos os cargos.

www.reisauditores.com.br.

ANEXO VII

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROVAS OBJETIVAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA

1-CARGOS - Nível: Ensino Fundamental Completo

- Auxiliar de Manutenção

- Camareira

- Encanador

- Marceneiro

- Pedreiro

- Pintor

PORTUGUÊS PARA TODOS OS CARGOS: Leitura e Interpretação de Texto; Ortografia; Acentuação gráfica; Encontros vocálicos e consonantais, Dígrafos; Divisão silábica; Adjetivo; Artigo; Verbo: tempo, número, pessoa e conjugação. Sinônimos e Antônimos; Pontuação; Classificação e flexão de substantivos e adjetivos em gênero, número e grau. Regras Gramaticais.

Indicações Bibliográficas

1. ANDRÉ, Hildebrando Affonso de. Gramática Ilustrada. São Paulo. Moderna.

2. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo. Nacional.

3. FARACO e MOURA. Gramática Nova. São Paulo. Atica.

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. RJ, Nova Fronteira, 1985.

4. Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Atica.

5. Gramática da Língua Portuguesa Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

6. Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES PARA TODOS OS CARGOS: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.

Fontes de Estudo: Jornais, revistas e noticiários

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ESPECÍFICA PARA AUXILIAR DE MANUTENÇÃO: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Atividades inerentes ao cargo; NR10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade.Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros Conhecimentos Gerais sobre Instalações Elétricas - Monofásica - Bifásica e Trifásica Tomadas e Interruptores - Aparelhos de Iluminação - Projetos Elétricos. Instalação de Chuveiro elétrico.

Indicações Bibliográficas

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

5 - www.abnt.org.br - Normas da ABNT. - 5626/98, 9256/86,7198//93, 8160/99, 10844/89, 7229/93 e 13969/97.

6 - MANUAL DO CONSTRUTOR - Especial Encanador - Ano 1 - Ed 3 - Editora Provenzano

7 - MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA - Editora Provenzano

8 - CURSO DE INSTALADOR HIDRÁULICO - Rio Grande do Sul - Instituto Padre Réus.

9 - GUSSOV, Milton.Eletricidade Básica. São Paulo; Makron Books, 1997

1 O - CREDER, Hélio.Instalações elétricas.Rio de Janeiro:Ao livro Técnico, 1972

11 - NR10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade

12 - Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE CAMAREIRA: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo.

Indicações Bibliográficas

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE ENCANADOR: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. Conhecimentos Gerais sobre Instalações Hidráulicas - Projeto, escolha de matérias e instalação - As plantas e suas simbologias. Principais atividades de Instaladores Hidráulicos - Normas da ABNT 5626/98, 9256/86,7198//93, 8160/99, 10844/89, 7229/93 e 13969/97. Água - do Projeto à instalação hidráulica de residência e prédios. - dimensionamento - materiais - registros - sistema de aquecimento - água quente - Sistema de esgoto e ventilação. Vantagens e desvantagens dos sistemas disponíveis - Sistema Direto - Sistema Misto - Sistema indireto de bombeamento. Cuidados preventivos e forma de manutenção - Torneiras - válvulas de descarga - entupimentos mais comuns. Instalação de aquecedor solar de água. Formas de reaproveitamento da água. Instalação e limpeza de caixa d'agua - tipos de caixa d'agua. Tipos de Tubos e conexões. Instalação de banheiras, vasos sanitários e lavatórios. Formas e Equipamentos utilizados para redução do consumo de água. Instalações de Proteção e Combate a Incêndios. Noções básicas de Hidráulica. Manutenção preventiva, corretiva e de urgência

Indicações Bibliográficas

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

5 - www.abnt.org.br - Normas da ABNT. - 5626/98, 9256/86,7198//93, 8160/99, 10844/89, 7229/93 e 13969/97.

6 - MANUAL DO CONSTRUTOR - Especial Encanador - Ano 1 - Ed 3 - Editora Provenzano

7 - MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA - Editora Provenzano

8 - CURSO DE INSTALADOR HIDRÁULICO - Rio Grande do Sul - Instituto Padre Réus.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MARCENEIRO: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. tipos de vernizes: funções e formas de uso; tipos e tamanhos de pregos, procedimentos de uso; formas de montagem de peças com pregos, tipos e características da madeira; formas de secagem; tipos de dobradiças, fechaduras, fechos, articulações, prodízios, trilhos, ferramentas: tipos, características e funções; revestimentos e superfícies; colocação de ferragens; Máquinas utilizadas; Tipos de corte; demais atividades inerentes ao desempenho do cargo questões situacionais baseadas nas atividades a serem desenvolvidas no cargo.

Indicações Bibliográficas:

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE PEDREIRO: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. Dispositivos Legais de uma obra. Construção e Materiais - escolhendo materiais . Iniciando uma Construção - O terreno - O canteiro de Obras - Locação da Obra. Fundações ou sapatas - dimensões - espessuras das ferragens - quantidade de sapatas - concretagem das sapatas. Concreto e ferragens para fundações. Alicerces - concreto e ferragens dos alicerces. Paredes e Colunas - vãos de portas e janelas - cintas protetoras - concreto e ferragem das colunas e cintas. Lajes de Cobertura ou Piso - pré moldada - concreto batido - lajes pré moldadas com isopor. Muros e Calçadas. Instalação elétrica e Instalação Hidráulica e sanitária - noções básicas. Acabamento - colocação de portas e janelas - emboço e reboco - chapiscado - penteado - grafite - Rebaixamento de Teto - Azulejos nas paredes - tipos de pisos - colocação de aparelhos sanitários - Pintura . Os telhados. A leitura das plantas - Cálculo do consumo de materiais. Traços de argamassa e concreto e proporções. Questões situacionais baseadas nas atividades a serem desenvolvidas no cargo.

Indicações Bibliográficas:

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

5 - MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA - Editora Provenzano

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE PINTOR: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho.. Tipos de Tintas e suas finalidades - vantagens e desvantagens. Paredes Internas. Paredes Externas. Preparação das Paredes. Pintura de Portas e Janelas de Madeira e Pintura de Portas, janelas e esquadrias de ferro. Matérias. Uso e manuseio de equipamentos inerentes à atividade. Cores. Pincéis e rolos. Formas de trabalho - limpeza. Ação da chuva e do sol. Manutenção e Conservação da pintura. Retoques. Noções básicas de pintura em geral.

Indicações Bibliográficas:

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada.

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

5 - MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA - Editora Provenzano

Outros livros que abrangem o programa proposto

2 - CARGOS - Nível: Médio/Técnico Completo

- Auxiliar Administrativo -200h

- Auxiliar de Almoxarifado

- Auxiliar de Enfermagem

- Auxiliar de Farmácia 220h

- Auxiliar Técnico de Equipamentos Médicos

- Eletricista

- Recepcionista

- Técnico em Eletrônica

- Telefonista

LÍNGUA PORTUGUESA PARA TODOS OS CARGOS: Leitura e interpretação de texto. Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia

- acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, emprego - substantivos: classificação e emprego - flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau - Pronomes: conceito, classificação - estudo dos numerais - preposição - conjunções - interjeições - Sintaxe: frase, oração, período - pontuação - tipos de frases - complementos verbais e nominais - vozes verbais - orações subordinadas - orações coordenadas - concordância verbal e nominal - regência verbal e nominal - Problemas gerais da língua culta: grafia de palavras e expressões - crase - Derivação prefixal e sufixal - Recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos.

Indicações Bibliográficas:

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova . Fronteira, 1985.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999.

NETO, Pasquale Cipro & INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo. Editora Scipione, 1997.

FARACO & MOURA. Gramática Nova. 1111ª edição. São Paulo. Editora Atica, 1997.

Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Atica.

Gramática da Língua Portuguesa- Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinc ulações históricas.

Fontes de Estudo: Jornais, revistas e noticiários

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

ESPECÍFICA PARA OS CARGOS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO -200h, AUXILIAR DE ALMOXARIFADO, RECEPCIONISTA, TELEFONISTA:

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows: a) Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle); b) Organização de pastas e arquivos; c) Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); d) Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word: a) Criação, edição, formatação e impressão; b) Criação e manipulação de tabelas; c) Inserção e formatação de gráficos e figuras; d) Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: a) Criação, edição, formatação e impressão; b) Utilização de fórmulas; c) Geração de gráficos; d) Classificação e organização de dados 4. Internet: a) Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

NOÇÕES DE DIREITO: Constitucional e Administrativo: Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

Indicações Bibliográficas:

Legislação Federal: Lei nº 8.666/93 e suas alterações, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e posteriores Emendas Constitucionais;

Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA EM AUXILIAR DE ENFERMAGEM: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Educação em saúde; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência; em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem.

CONHECIMENTOS DE POLÍTICA DE SAÚDE (SUS): 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde; 2. Evolução do conceito Saúde/Doença; 3. Noções básicas de Epidemiologia e Vigilância; 4. Epidemiológica; 5. Noções de Higiene Social, Sanitária e mental; 6. Doenças Transmissíveis.

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica. 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica - Teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Ministério da Saúde. Cadernos da IX Conferência Nacional da Saúde. Brasília, 1992.

5. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

6. Ministério da Saúde, Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

7. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos,vigilância epidemiológica e de controle-guia de bolso.Brasília - 1999.

8. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

9. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

10. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

11. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

12. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

13. Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE FARMÁCIA 220h: 1) Análise Farmacêutica. Cálculo de equilvalente grama, de miliequivalente grama e de miliosmol. Concentração de soluções em molaridade, normalidade, molalidade, peso/peso, peso/volume, volume/volume, ppm. Ensaio limite de ferro, metais pesados, cloreto, sulfato e arsênico. Análise volumétrica por neutralização, oxiredução, precipitação e complexação. 2) Preparações Farmacêuticas e suas Elaborações. Formas farmacêuticas sólidas, líquidas de uso oral e parenteral, cremes e pomadas - preparação, vantagens e desvantagens das principais vias de administração.

CONHECIMENTOS DE POLÍTICA DE SAÚDE (SUS): 1. Organização dos Serviços de Saúde no Brasil. Sistema Único de Saúde; 2. Evolução do conceito Saúde/Doença; 3. Noções básicas de Epidemiologia e Vigilância; 4. Epidemiológica; 5. Noções de Higiene Social, Sanitária e mental; 6. Doenças Transmissíveis.

Indicações Bibliográficas:

Princípios de Bioquímica - Albert L. Lehninger - 1º edição - São Paulo - 1986 - Brasil - Editora Sarvier.

Bioquímica Celular e Biologia Molecular - Enio Cardillo Vieira G. Gazzinelli e Marcos Mares Guia - 2º edição - São Paulo 1991 - Brasil - Editora Atheneu.

Bioquímica - L ubert Stryer - 3º edição - Rio de Janeiro - 1988 - Brasil - Editora Guanabara.

Experimentos and Methods in Biochemistry - David C. Wharton, Richard E. Mc Carty - 111ª edição - USA - 1972 - Editor Richard A. Goldsby.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

ACÚRCIO, F.A. Medicamentos e assistência farmacêutica. Belo Horizonte: Coomed, 2003.

ANSEL, H.C; POPOVICH, N.G; ALLEN J.R L.A. Farmacotécnica - formas farmacêuticas & sistemas de liberação fármacos.6. ed. São Paulo; Premier, 2000;

CORDEIRO, B.C; Leite,S.N. O Farmacêutico na atenção à saúde. ITAJAI, Univali, 2005, BRASIL.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE AUXILIAR TÉCNICO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. Normas Técnicas no trabalho do eletricista - NBR 5410, NBR 14039, NBR 5419. Instalações Elétricas em Prédios. Riscos da Instalação Elétrica, Segurança e Proteção. Execução do aterramento e as novidades trazidas pela NBR 5410/2004 - funcional e de proteção - instalando o aterramento - Tipos de aterramento - Proteção contra descargas atmosféricas - tipos de proteção - proteção além do SPDA. Dispositivos de Segurança. Equipamentos de Geração de Energia - importância. O Eletricista e a instalação de redes de computadores - NBR 14565. Economia de Energia e Segurança. Conhecimentos Gerais sobre Instalações Elétricas - Monofásica - Bifásica e Trifásica Tomadas e Interruptores - Aparelhos de Iluminação - Projetos Elétricos. Instalação de Chuveiro elétrico. Caldeiras1.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

NOÇÕES DE DIREITO: (Constitucional e Administrativo): Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

Indicações Bibliográficas:

Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

www.lixo.com.br

www.abnt.org.br - Normas da ABNT.

NBR 5410, 14039, 5419. 14565.

MANUAL DO CONSTRUTOR - Especial Eletricista - Ano 1 - Ed 2 - Editora Provenzano

MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE ELETRICISTA: Conhecimentos Gerais das Atividades Inerentes ao Cargo, noções e normas de segurança do trabalho, higiene e comportamento. Prevenção de Riscos no Ambiente de Trabalho; Organização do Trabalho e processos de trabalho, medidas de proteção coletiva, medidas de proteção individual, proteção contra incêndio e primeiros socorros; Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, coleta e armazenamento do lixo. Conhecimentos gerais de uso e manuseio de instrumentos de trabalho. Normas Técnicas no trabalho do eletricista - NBR 5410, NBR 14039, NBR 5419. Instalações Elétricas em Prédios. Riscos da Instalação Elétrica, Segurança e Proteção. Execução do aterramento e as novidades trazidas pela NBR 5410/2004 - funcional e de proteção - instalando o aterramento - Tipos de aterramento - Proteção contra descargas atmosféricas - tipos de proteção - proteção além do SPDA. Dispositivos de Segurança. Equipamentos de Geração de Energia - importância. O Eletricista e a instalação de redes de computadores - NBR 14565. Economia de Energia e Segurança. Conhecimentos Gerais sobre Instalações Elétricas - Monofásica - Bifásica e Trifásica Tomadas e Interruptores -Aparelhos de Iluminação - Projetos Elétricos. Instalação de Chuveiro elétrico.

Indicações Bibliográficas:

1 - Segurança e Medicina do Trabalho -: Atlas (Manuais de Legislação-16) edição atualizada,

2 - SIGNORINI, qualidade de vida no trabalho: Rio de Janeiro: Taba Cultural; 1999

3 - ZANETI, Izabel C.B.B. -Além do Lixo, Reciclar: Um processo de Transformação.Ed. Terra Una, Brasília. 1997

4 - www.lixo.com.br

5 - www.abnt.org.br - Normas da ABNT.

6 - NBR 5410, 14039, 5419. 14565.

7 - MANUAL DO CONSTRUTOR - Especial Eletricista - Ano 1 - Ed 2 - Editora Provenzano

8 - MANUAL DO CONSTRUTOR - EDIÇÃO COMPLETA - Editora Provenzano

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE TÉCNICO ELETRÔNICO: CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA E DE CORRENTE ALTERNADA: Circuitos em série, paralelo e série-paralelo. Leis de Kirchoff, divisores de tensão e de corrente. Fontes de tensão e de corrente. Teoremas da Superposição, de Thévenin e de orton. Potência em um elemento do circuito. Reatância indutiva, capacitiva e impedância. Circuitos RL, RC, LC e RLC Série e Paralelo. Diagramas fasoriais e fator de potência. Características dos circuitos ressonantes e de filtros passivos. MÁQUINAS ELÉTRICAS: Características básicas de transformadores, funcionamento com e sem carga, rendimento e regulação. Transformadores monofásicos e trifásicos. Ligação de transformadores. Dimensionamento de transformadores. Auto-transformador. Tipos de motores CC, aspectos construtivos e de instalação. Motores de indução monofásicos e trifásicos. Corrente nominal e de partida de motores monofásicos e trifásicos. Reversão de rotação, Circuitos de comando e de carga. Modos de partida dos motores trifásicos: direta, chave estrela-triângulo. Acionamento de motores. Proteção por relés de curto-circuito, sobrecarga, s ub-tensão e de terra. ELETRÔNICA ANALÓGICA E DE POTÉNCIA: Diodos: Características, tipos de diodos e aplicações. Transistores de junção bipolar (BJT): características, parâmetros, polarização, amplificadores transistorizados e aplicações não lineares. Transistores de efeito de campo (FET). Amplificadores Operacionais: parâmetros, configurações básicas e aplicações. Circuitos osciladores. Tiristores: tipos, características operacionais e circuitos aplicados. Conversores estáticos de energia: retificadores e inversores de freqüência.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA: Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

NOÇÕES DE DIREITO: (Constitucional e Administrativo): Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

Indicações Bibliográficas:

BOYLESTAD R.; NASHELSKY L. Dispositivos Eletrônicos e Teoria de Circuitos. 811ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos, 1011ª edição. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2004.

CAVALCANTI, Paulo João Mendes. Fundamentos de Eletrotécnica para Técnicos em Eletrônica. 1411ª edição. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1982.

COTRIM, Ademaro A. M. B. Instalações Elétricas. 411ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

CREDER, Hélio, Instalações Elétricas. 1411ª edição. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2002.

DEL TORO, Vincent. Fundamentos de Máquinas Elétricas. Rio de Janeiro: Editora Prentice-Hall do Brasil, 1994.

MALVINO, Albert P. Eletrônica, V.1 e V.2. 411ª edição. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997.

MALVINO, Albert P.; LEACH, Donald P. Eletrônica Digital: Princípios e Ap1icações Vol. I e II. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1988.

MEDEIROS FILHO, Solon de. Fundamentos de Medidas Elétricas. 211ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1981.

OLIVEIRA, Júlio C. P. Controlador Programável. São Paulo: Makron Books, 1993.

PEREIRA, Fábio. Microcontroladores HC908Q: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Érica, 2004.

PERTENCE JÚNIOR, A. Amplificadores Operacionais e Filtros Ativos. 611ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2003.

RASHID, M. H. Eletrônica de Potência: Circuitos, Dispositivos e Aplicações. São Paulo: Makron Books, 1999.

RIZZI, Alvaro P. Medidas Elétricas: Potência - Energia - Fator de Potência - Demanda. Rio de Janeiro: LTC, 1980.

TAUB, H. Circuitos Digitais e Microprocessadores. São Paulo: Editora McGraw-Hill, 1984.

TOCCI, Ronald J.; WIDMER, Neal S. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 1011ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

ZILLER, R. M. Microprocessadores Conceitos Importantes. 211ª edição. Florianópolis: Ed. do autor, 2000. Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP

Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP ou 2003

Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP ou 2003

Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

Outros livros que abrangem o programa proposto

3 - CARGOS - Nível: Ensino Superior Completo

- Analista De Pessoal PL

- Analista de Pessoal SR

- Analista de Gestão de Pessoas - PL

- Comprador Júnior

- Enfermeiro

- Enfermeiro Centro Cirúrgico;

- Enfermeiro Centro Obstétrico;

- Enfermeiro CME;

- Enfermeiro de UTI;

- Enfermeiro do Trabalho;

- Enfermeiro Neon atologista;

- Enfermeiro Radiologia;

- Enfermeiro SCIH;

- Fisioterapeuta UTI Neonatal

- Fonoaudiólogo

- Médico Anestesiologista

- Médico Cardiologista

- Médico Cirurgião Pediátrico

- Médico Clínico

- Médico Infectologista

- Médico Intensivista

- Médico Obstetra

- Médico Ortopedista

- Médico Otorrinolaringologista - Médico Radiologista

LÍNGUA PORTUGUESA: Leitura e interpretação de texto. Noções gerais de gramática. Fonologia - ortografia - acentuação gráfica - estrutura e formação de palavras - verbos: tempo, modo, emprego - substantivos: classificação e emprego - flexão de gênero, número e grau, formação e análise - artigo - adjetivo: conceito, classificação correspondência e locuções adjetivas, flexões - advérbios: classificação, flexão, grau - Pronomes: conceito, classificação - estudo dos numerais - preposição - conjunções - interjeições - Sintaxe: frase, oração, período - pontuação - tipos de frases - complementos verbais e nominais - vozes verbais - orações subordinadas - orações coordenadas - concordância verbal e nominal - regência verbal e nominal - Problemas gerais da língua culta: grafia de palavras e expressões - crase - Derivação prefixal e sufixal - Recursos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos.

Indicações Bibliográficas:

CUNHA, Celso. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro. Nova . Fronteira, 1985.

KLEIMAN, Angela. Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, São Paulo: Pontes, 1999.

NETO, Pasquale Cipro & INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo. Editora Scipione, 1997.

FARACO & MOURA. Gramática Nova. 1111ª edição. São Paulo. Editora Atica, 1997.

Gramática em 44 lições - Francisco Platão Saviolli - Editora Atica.

Gramática da Língua Portuguesa - Pasquale & Ulisses - Editora Scipione.

Entre outras gramáticas reconhecidas da Língua Portuguesa

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES (EXCETO PARA OS CARGOS DE ENFERMEIRO) Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinc ulações históricas.

Fontes de Estudo: Jornais, revistas e noticiários.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE PESSOAL PL E ANALISTA DE PESSOAL SR: NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: Geral: 1. Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. 2. Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários; gerenciamento de projetos; gerenciamento de processos. 3. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões. 4. Mudança organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança. 5. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas. 6. Coordenação: necessidade, problemas, métodos. 7. Gestão de pessoas: estilos de liderança; liderança situacional; gestão por competências; gestão de conflitos; trabalho em equipe; motivação; empoderamento. 8. Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação. 9. Gestão da informação e do conhecimento. 10. Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. 11. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. Pública: 1. Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas Administrativas. 2. Análise crítica aos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 3. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. 4. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governança interna e externa. 5. Os controles: interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas. Controle e Desempenho. Transparência.

NOÇÕES DE DIREITO: (Constitucional e Administrativo): Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta e. Conhecimento geral sobre os menus disponíveis; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail) b. Conhecimento geral de navegação (função do link, sites, domínios, mecanismos de busca) c. Configuração do navegador de internet (Histórico, cookies, níveis de segurança) d. Ameaças da Internet (Vírus, Spyware, Malware); 5. Hardware a. Conhecimento geral de computação (Processador, função da memória RAM, função do disco rígido, placa de vídeo, placa de som) .

Indicações Bibliográficas:

1. ANGÉLICO, João. Contabilidade Pública. 811ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1994.

2. KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública. 411ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1995.

3. IUDICIBUS, Sérgio. Teoria da Contabilidade. 311ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1993.

4. Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1976 (atualizada).

5. Lei 4.320 de 17 de março de 1964 (atualizada)

6. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações - FIPECAFI. 4ª Edição, Editora Atlas, São Paulo, 1994.

7. Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP

8. Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP ou 2003

9. Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP ou 2003

10. Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

11. Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

12. Legislação Federal: Lei nº 4.320/64 e atualizações; Lei Complementar nº 101/2000; Lei nº 8.666/93 e suas alterações, Lei nº 8.987/95;

13. Lei nº 9.074/95; Lei nº 10.028/00; Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e posteriores Emendas Constitucionais;

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE ANALISTA DE GESTÃO DE PESSOAS - PL: 1) PSICOLOGIA GERAL: Aprendizagem, cognição, consciência, emoção memória, motivação, pensamento e linguagem. 2) PSICODIAGNÓSTICO: Conceituação e objetivos; entrevistas inicial e de devolução; testes psicológicos. 3) PSICOPATOLOGIA: Neuroses e psicose; distúrbios psicossomáticos. 4) ENTREVISTA: enquadramento, estágios e encerramento. A entrevista com a criança. 5) SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE MENTAL: Conceito de saúde e doença; medida das doenças - morbidade e mortalidade; conceito de anormal, normal e causa; saúde mental e medicina preventiva. 6) RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL. 7) TREINAMENTO DE PESSOAL. 8) OUTROS CONHECIMENTOS: Ética profissional e relações humanas no trabalho.

NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA: Geral: 1. Natureza e evolução do pensamento administrativo: abordagens clássica, humanista, burocrática, sistêmica e contingencial. 2. Planejamento: planejamento estratégico; planejamento baseado em cenários; gerenciamento de projetos; gerenciamento de processos. 3. Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões. 4. Mudança organizacional: forças internas e externas. Processo de mudança: o papel do agente e métodos de mudança. 5. Departamentalização e divisão do trabalho: critérios de agrupamento de atividades; estruturalismo; especialização e enriquecimento de tarefas. 6. Coordenação: necessidade, problemas, métodos. 7. Gestão de pessoas: estilos de liderança; liderança situacional; gestão por competências; gestão de conflitos; trabalho em equipe; motivação; empoderamento. 8. Comunicação organizacional: habilidades e elementos da comunicação. 9. Gestão da informação e do conhecimento. 10. Controle administrativo: princípios, mecanismos e objetivos; conceitos de eficiência, eficácia e efetividade. 11. As novas tecnologias e seus impactos na administração organizacional. Pública: 1. Evolução da administração pública no Brasil (após 1930). Reformas Administrativas. 2. Análise crítica aos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. 3. Conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública: avaliação e mensuração do desempenho governamental. 4. Processos participativos de gestão pública: orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade, ouvidorias, governança interna e externa. 5. Os controles: interno e externo. Responsabilização e Prestação de Contas. Controle e Desempenho. Transparência.: Fundamentos da Administração: papel dos princípios da administração, funções do administrador, autoridade e responsabilidade. Desenvolvimento do pensamento administrativo: administração científica, teóricos da administração (o movimento das relações humanas, o movimento comportamental, o movimento de sistemas, o movimento de contingências). Características básicas das organizações formais: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização, processo organizacional. Dinâmica das organizações: A Organização como um sistema social, Cultura organizacional, Motivação e liderança, Comunicação, Processo decisório, Descentralização, Delegação. Administração de pessoal e recursos humanos: Recrutamento e seleção de pessoal, Cargos e salários, Avaliação de desempenho, Treinamento e desenvolvimento. Planejamento organizacional: Natureza e propósito, premissas do planejamento, a tomada de decisão, a formulação de diretrizes, Planejamento estratégico, tático e operacional. Legislação administrativa: Administração direta, indireta, e funcional; Atos administrativos; Contratos administrativos; Lei n.º 8.666/1993. Administração Financeira e Orçamentária: Orçamento público, Princípios orçamentários, Diretrizes orçamentárias, Plano Plurianual, Processo orçamentário, Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público.

NOÇÕES DE DIREITO : (Constitucional e Administrativo): Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear); 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta e. Conhecimento geral sobre os menus disponíveis; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail) b. Conhecimento geral de navegação (função do link, sites, domínios, mecanismos de busca) c. Configuração do navegador de internet (Histórico, cookies, níveis de segurança) d. Ameaças da Internet (Vírus, Spyware, Malware); 5. Hardware a. Conhecimento geral de computação (Processador, função da memória RAM, função do disco rígido, placa de vídeo, placa de som)

Indicações Bibliográficas:

1. DIAS, Marco Aurélio. P Administração de Materiais. Edição Compacta. 411ª edição. Editora Atlas. SP, 1995

2. CHIAVENATO, Introdução à Teoria Geral da Administração. 311ª Edição. Mc Graw- Hill do Brasil. SP, 1983

3. CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. Edição Compacta. 411ª edição. Editora Atlas. SP, 1997.

4. Lei 8.666/93 e suas atualizações;

5. Lei 4.320/64 e suas atualizações;

6. Constituição da República Federativa do Brasil - 1988;

Livros Técnicos/Específicos da Área.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE COMPRADOR - JUNIOR: CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA:1. Sistema Operacional Microsoft Windows a. Configurações básicas do Sistema Operacional (painel de controle) b. Organização de pastas e arquivos c. Operações de manipulação de pastas e arquivos (copiar, mover, excluir e renomear) d. Mapeamento de unidades de rede; 2. Editor de Textos Microsoft Word a. Criação, edição, formatação e impressão b. Criação e manipulação de tabelas c. Inserção e formatação de gráficos e figuras d. Geração de mala direta; 3. Planilha Eletrônica Microsoft Excel a. Criação, edição, formatação e impressão b. Utilização de fórmulas c. Geração de gráficos d. Classificação e organização de dados 4. Internet a. Produção, manipulação e organização de mensagens eletrônicas (e-mail).

NOÇÕES DE DIREITO: (Constitucional e Administrativo): Princípios fundamentais; Direitos e garantias fundamentais; Direitos sociais; da nacionalidade; administração pública (arts. 37 a 41 da CRFB); administração direta e indireta; ato administrativo; licitação e contrato administrativo.

Indicações Bibliográficas:

Legislação Federal: Lei nº 8.666/93 e suas alterações, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e posteriores Emendas Constitucionais;

Manuais on-line do Sistema Operacional Windows 2000 ou XP Manuais on-line do Microsoft Word 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Microsoft Excel 2000 ou XP ou 2003 Manuais on-line do Internet Explorer 6.0 ou superior

Manuais on-line do Outlook Express 6.0 ou superior

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gastrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. O enfermeiro e o binômio mãe e filho; atuação em situações emergenciais; Assistência de enfermagem a parturiente no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem nas principais patologias obstétricas, com problemas que afetam os diversos sistemas; Fases do parto e assistência de enfermagem em cada fase. Assistência de enfermagem à mulher no ciclo gravídico puerperal e nutriz; Assistência de enfermagem no aleitamento materno; Imunização; Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização; Cuidados de Enfermagem ao paciente cirúrgico; Assistência de Enfermagem no Pre, trans e Pos operatório; Sistematização da Assistência de Enfermagem SAEP; Enfermagem na unidade de centro cirúrgico; Técnicas de enfermagem; Prevenção e controle de infecção hospitalar. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO CENTRO CIRÚRGICO: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Aspectos ético-legais da enfermagem em centro cirúrgico; Biossegurança e epidemiologia das infecções de sítio cirúrgico; Metodologia da Sistematização da Assistência de Enfermagem Pré, trans e pós operatória (SAEP); Aspectos organizacionais em CC e RA; Propedêutica aplicada à enfermagem em CC e RA; Assistência de enfermagem ao paciente no CC; Assistência de enfermagem ao paciente na RA; Segurança do Paciente: Cirurgia Segura.CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994.

19. Butler ACS et al. Risco cirúrgico: rotinas de avaliação. Rio de Janeiro: LAB, Guanabara Koogan; 2005.

20. Carvalho R, Bianchi ERF (org). Enfermagem em centro cirúrgico e recuperação. 1aed. 2ªreimp. São Paulo: Manole; 2010.

21. Fernandes AT, Fernandes MOV, Ribeiro Filho Nº Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. São Paulo: Atheneu; 2000.

22. Ferreira LMB, Ribeiro MCM. Centro cirúrgico: o espaço de fazer enfermagem. Rio de Janeiro: EDC; 2000.

23. Ghellere T, Antônio MC, Souza ML. Centro cirúrgico: aspectos fundamentais para enfermagem. Florianópolis: UFSC; 1993.

24. Greenfield LJ et al. Cirurgia: princípios científicos e prática. 3aed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004.

25. Jegier MA, Leone FJ. Manual de anestesiologia: conceitos e aplicações para prática diária. Porto Alegre (RS): Artmed; 2007.

26. Lopez MA, Cruz MJR. Centro cirúrgico: guias práticos de enfermagem. Rio de Janeiro: Mc Graw-Hill; 2000.

27. Malagutti W, Bonfim IM (org). Enfermagem em centro cirúrgico: atualidades e perspectivas no ambiente cirúrgico. São Paulo: Martinari; 2008.

28. Manica J et al. Anestesiologia: princípios e técnicas. 311ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed; 2003.

29. Meeker MH, Rothrock JC. Alexander: cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 10aed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

30. Parra OM, Saad WA. Instrumentação cirúrgica. 3aed. São Paulo: Atheneu; 1999.

31. Pohl FF, Petroianu A. Tubos, drenos e sondas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000.

32. Possari JF. Assistência de enfermagem na recuperação pós-anestésica. São Paulo: Iátria; 2003.

33. Possari JF. Centro cirúrgico: planejamento, organização e gestão. 4aed. São Paulo: Iátria; 2009.

34. Santos NCM. Centro cirúrgico e os cuidados de enfermagem. 2ªed. São Paulo: Iátria; 2005.

35. Silva MDA, Rodrigues AL, Cesaretti IUR. Enfermagem na unidade de centro cirúrgico. 2ª ed. São Paulo: EPU; 1997.

36. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). Recomendações práticas para processos de esterilização em estabelecimentos de saúde. Campinas: Komedi; 2000.

37. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico (SOBECC). Práticas recomendadas: centro cirúrgico, recuperação pós-anestésica e centro de material e esterilização. 5ª ed. São Paulo: SOBECC; 2009.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO CENTRO OBSTÉTRICO: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Aleitamento Materno; Assistência Enfermagem Saúde da Mulher - Políticas de Saúde; Assistência Enfermagem ao Pré Natal; Nutrição na Gestação; Assistência de Enfermagem Ginecológica; Obstetrícia Fundamental; Patologias Obstétricas; Assistência de enfermagem no pré-parto, intra-parto e pós-parto; Diagnóstico, planejamento, programação e orientação das atividades de enfermagem em obstetrícia; Antomo-fisiologia obstétrica e suas intercorrências; Diagnóstico e Intervenções nas fases que compõe o ciclo gravídico-p uerperal; Desenvolver ações básicas de saúde na prevenção, promoção, proteção e reabilitação da mulher com ginecopatias; Documentação da assistência sistematizada de enfermagem; Renimação Neonatal e adulta; Vacinação. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 911ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994.

19. Ministério da Saúde (Brasil), Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia, Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras. Parto, aborto e puerpério: assistência humanizada à mulher. Brasília (DF): Ministério da Saúde, Secretária de Políticas da Saúde; 2001.

20. Brasil. Ministério da Saúde. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

21. REGO, JD. Aleitamento materno. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009

22. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: nutrição infantil: aleitamento materno e alimentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

23. Brasil. Conselho Federal de Enfermagem. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Brasília, 1998

24. BAENA, MHML. Enfermagem na saúde da mulher. São Paulo: AB Editora, 2006.

25. BARROS, SMO; MARIN, HF; ABRAO, ACFU. Enfermagem obstétrica e ginecológica: guia para prática assistencial. São Paulo: Roca, 2002.

26. BASTOS, AC.Ginecologia. 11 ed. São Paulo: Atheneu, 2006.

27. REZENDE, J. Obstetrícia fundamental. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

28. Bonomi A. Pré Natal Humanizado, Gerando crianças felizes. 1 ed. São Paulo: Atheneu; 2002

29. Cabral ACV. Manual de Assistência ao Parto. 1 ed. São Paulo: Atheneu; 2002.

30. SANTOS, L.G.A. et al (Org.). Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia. Rio de Janeiro, Medbook, 2010.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO CME: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Aspectos organizacionais em CME; Área física do CME: Área de lavagem e descontaminação; Área de preparo de materiais; Área de esterilização; Área de armazenagem e distribuição de materiais e roupas esterilizados; Dinâmica e fluxo no CME: Validação dos processos de esterilização de artigos; Controles do processo de esterilização; Critérios mínimos recomendados para o processamento de artigos: - Preparo e empacotamento de artigos; - Limpeza de artigos; - Desinfecção de artigos; Enfermagem na gestão de material; Biossegurança no CME; Recomendações para o armazenamento e distribuição dos artigos esterilizados; Controle e documentação dos processos de esterilização; Prática sobre inspeção visual, cuidados, manutenção e teste de função dos instrumentos cirúrgicos; Infecções causadas por micobactérias relacionadas com os materiais; Seleção de embalagens de artigos. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994

19. LACERDA, Rúbia Aparecida. Controle de Infecção em Centro Cirúrgico: fatos, mitos e controvérsias. Atheneu Editora. São Paulo, 2003.

20. MANUAL de Normas e Rotinas Técnicas. Central Distrital de Material Esterilizado. SMSA / PBH. Secretaria Municipal de Saúde. Belo Horizonte.

21. SOBECC, Nacional. Práticas Recomendadas. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização. 411ª Edição. São Paulo, 2007.

22. SILVA, M.A.A.; RODRIGUES, L.R.; CESARETTI, I.U.R. Enfermagem na Unidade do Centro Cirúrgico. São Paulo, E.P.U., 1997.

23. Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar - APECIH. Limpeza, desinfecção de artigos e áreas hospitalares e anti-sepsia. 2ªed. São Paulo: APECIH; 2004.

24. Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar - APECIH. Esterilização de artigos em unidades de saúde. 2ªed. São Paulo: APECIH; 2003.

25. Kavanagh CMG. Elaboração do manual de procedimentos em central de materiais e esterilização. São Paulo: Atheneu; 2007.

26. Moura MLPA. Enfermagem em centro de material e esterilização. São Paulo: Senac; 1994.

27. Possari JF. Centro de material e esterilização: planejamento e gestão. 2ªed. São Paulo: Iátria; 2005.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO UTI: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem.Conhecimento especifico do funcionamento, organização e estrutura físico de uma Unidade de Terapia Intensiva; Conhecimento especifico de materiais e equipamentos utilizados numa Unidade de Terapia Intensiva; Conhecimento sobre assistência de enfermagem baseado na Bioética e Humanização frente ao paciente, familiares e equipe multidisciplinar; Conhecimento sobre cuidados e procedimentos de enfermagem específicos aos pacientes neurológicos, politraumatizados, cardíacos; Sistematização da Assistência de Enfermagem em UTI; Bases Farmacológicas para a Enfermagem em UTI; Bases Fisiológicas e Fisiopatológicas dos Grandes Sistemas; Gerenciamento em Enfermagem em UTI; Epidemiologia e Bioestatística Aplicada ao Estudo do Paciente Crítico; Comissão Hospitalar de Organização e Qualificação e Atenção ao Paciente Crítico. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KNOBEL, E. Terapia Intensiva: enfermagem. São Paulo, Editora Atheneu, 2006.

KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. 2 ed. São Paulo, Editora Atheneu, 1999.

HUDAK CM e GALLO BM Cuidados Intensivos de Enfermagem - uma abordagem holística, Ed Guanabara Koogan, 2007;

Diccine S e Koizumi MS. Enfermagem em neurociência - fundamentos para a prática clínica. Atheneu, 2006;

C . M. HUDAK e B.M. GALLO Cuidados Intensivos de Enfermagem - uma abordagem holística, Guanabara Koogan, 2007

GOMES, Alice. Enfermagem na unidade de terapia intensiva. 2.ed. São Paulo: EPU, 1988.

GUYTON, Arthur C. Tratado de fisiologia médica. 9.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

ARRUDA, A . J. C. Gomes de; MORRAES, M. das Nº C. Squizato de. Instrumentos organizacionais do serviço de enfermagem em C.T.I. João Pessoa: Almeida,1996.

Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem: conceitos, processo e prática. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2004.

Parker, K, GEHEB, C. Manual dos Princípios e Práticas da Terapia Intensiva. São Paulo: Rira, 1998.

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO DO TRABALHO: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. O Profissional de Enfermagem do Trabalho; Origem da enfermagem do trabalho no Brasil; Normas regulamentadoras; Atribuições do Enfermeiro do Trabalho; Prontuários médico do trabalhador; Perfil Profissiográfico Previdenciário; Enfermagem do Trabalho na prática; Doenças ocupacionais; Equipamentos de Proteção Coletivos (EPC); Equipamentos de proteção individual; Visita aos locais de trabalho; Programas de saúde ocupacional; Consultas de enfermagem do trabalho; Histórico de enfermagem; Exame físico; Diagnóstico de enfermagem; Intervenções de enfermagem; Exame primário e exame secundário; Posição lateral de segurança; reanimação cardiopulmonar; Procedimentos em acidentes de trabalhoCONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO NEONATOLOGISTA: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem.

Fisiopatalogias em RN: Distúrbios gastrointestinais; Enterocolite Necrosante; Atresia esofágica e Fístula traqueoesofágica ; Gastrosquise e Onfalocele; Anus imperfurado; Distúrbios hematológicos; Hiperbilirrubinemia neonatal; Fototerapia; Distúrbios urinários; Hipospádia; Epispádia; Sepse Neonatal; Transporte do Recém-Nascido; Principais Procedimentos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal : Coleta de Sangue Capilar em RN; Cateterismo Umbilical; Administração de Surfactante; Exsanguineotransfusão em Neonatologia; Ventilação Mecânica em UTI Neonatal Conduta de Enfermagem; Técnica de mens uração; Cuidados Gerais e manutenção da PIC: Cuidados Gerais como Cateter; Retirada do Cateter; Controle de infecção no cateter de PICC ; Reanimação Neonatal; Humanização em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Sistematização da Assistência de enfermagem em UTI Neonatal; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARGOTTO , Paulo R. Assistência ao recém-nascido de risco, Editora Pórfiro, Brasília, 2002.

Resende J, Montenegro CAB. Obstetrícia fundamental. 1111ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010.

CARVALHO, Rejane A. Cuidado presença: importância na atenção ao recém-nascido de alto risco. Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2001.

Avery GB. Neonatologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: MEDSI; 1999

Klaus MH, Fanaroff AA. Alto risco em neonatologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1995.

Miura E, Procianoy RS. Neonatologia: princípios e prática. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas; 1997.

Naguma M, Kakehoshi TY, Barbosa VL, Fogliano RRF, Ikezawa MK, Reichert MCF.

Procedimentos técnicos de enfermagem em UTI neonatal. 4ª ed. São Paulo: Atheneu; 1995.

Tamez RN, Silva MJP. Enfermagem na UTI neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco. Rio de janeiro: Guanabara Koogan; 1999.

BARROS, C.E.S., INÁCIO, K.L.; PERIN, T. Semiotécnica do recém-nascido. São Paulo: Atheneu, 2005.

GOMELLA, T.L. Neonatologia: manejo, procedimentos, problemas no plantão, doenças e farmacologia neonatal. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

MELSON, K.A., JAFFE, M.S., KENNER, C. et al. Enfermagem materno-infantil: planos de cuidados.Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso, 2002.

RICCI, Susan Scott. Enfermagem materno-neonatal e saúde da mulher, tradução de Maria de Fátima Azevedo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

SILVA, G.R.G., NOGUEIRA, M.F.H. Terapia Intravenosa em Recém-Nascidos. Orientações para o cuidado de enfermagem. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2004.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Programa de Reanimação Neonatal. Manual para Auxiliares da Reanimação Neonatal/Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria; Editores: Paulo de Jesus Hartmann Nader, Coordenador, Anemir Kerber Ciotti et al. Rio de Janeiro: SBP, 2002.

TAMEZ, R.N., SILVA, M.J.P. Enfermagem na UTI Neonatal: Assistência ao Recém-nascido de Alto Risco. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

WHALEY, L.F., WONG, D.L. Enfermagem Pediátrica. Elementos essenciais à intervenção efetiva. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 9º Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994.

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO RADIOLOGIA: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Êtica e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gastrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Administração e organização dos serviços de saúde em Radiologia; Assistência de enfermagem em radiologia; Ambiente e tecnologia em radiologia; Controle e Prevenção de infecção em serviço de radiologia; Assistência de Enfermagem em Radiologia não Invasiva; Física dos Raios X e Noções Sobre Energia Nuclear; Elementos de Radiografia; Incidências Radiográficas Básicas; Cuidados Necessários com Procedimentos Radiográficos; Proteção Radiológica; Noções de Radiografias; Elementos de Medicina Nuclear; Exames Contrastados; Técnicas Básicas de Enfermagem; Física das Radiações e Qualidade de Imagem Radiográfica. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 911ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

16. Koch HA, Ribeiro ECO, Tonomura ET. Radiologia n a Formação do Médico Geral. Rio de Janeiro: Revinter; 1997.

17. Pisco, JM. Radiologia e análises de imagem. São Paulo: Rideel; 2006.

18. Nischimura LY, Potenza MM, Cesaretti IUR. Enfermagem nas unidades de diagnóstico por imagem. São Paulo: Atheneu; 1999.

19. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução nº. 211 de 01 de junho de 1998: atuação dos profissionais de enfermagem que trabalham com radiação ionizante. Rio de Janeiro: COFEn; 2004.

20. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria Federal nº 453, de 1 de junho de 1998 que aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.

21. Calil AM. O enfermeiro e as situações de emergência. São Paulo: Atheneu; 2007.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA ENFERMEIRO SCIH: A inserção dos Serviços de enfermagem no Sistema Único de Saúde (SUS); Código de Ética e Lei do Exercício Profissional; Política de Humanização do SUS; Funcionamento dos sistemas: locomotor, pele e anexos, cardiovascular, linfático, respiratório, nervoso, sensorial, endócrino, urinário, gatrointestinal e órgãos genitais; Agentes infecciosos e ectoparasitos (vírus, bactérias, fungos, protozoários e artrópodes); Doenças transmissíveis pelos agentes infecciosos e ectoparasitos; Promoção da saúde e modelos de vigilância. Educação em saúde; Conceito e tipo de imunidade. Programa de imunização do RN; Administração de fármacos: principio ativo, cálculo, diluições, efeitos colaterais e assistência de enfermagem; Procedimentos técnicos de enfermagem; Assistência integral de enfermagem à saúde da gestante, puerpera e do RN; Transtornos: agudos, crônicos degenerativos, mentais, infecciosos e contagiosos; Assistência de enfermagem no pré, trans e pós-parto; Assistência de enfermagem em urgência e emergência em Centro Obstétrico; Biossegurança: conceito, normas de prevenção e controle de infecção; Preparação e acompanhamento de exames diagnósticos; Noções de administração e organização dos serviços de saúde e de enfermagem. Controle de Infecção Hospitalar; História, Evolução, Estrutura da CCIH; Legislação e ética da CCIH; Laboratório de Microbiologia; Estrutura e Montagem CCIH; Biossegurança; Bioestatística; Epidemiologia; Programa de Gerenciamento de Resíduo ; Controle de Infecção: Bactéria Multirresistente e Investigação de Surto; Síndrome Infecciosa: Infecção de Corrente Sanguinea; Síndrome Infecciosa: Infecção do Aparelho Respiratório; Síndrome Infecciosa: Infecção de Sítio Cirúrgico; Antimicrobianos; Doença de Notificação Compulsória; Controle de Infecção Hospitalar: Patologias Especiais; Interpretação de Exames Laboratoriais; Tipos de precauções e isolamentos CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental

Indicações Bibliográficas:

1. BRUNNER, Enfermagem Médica Cirúrgica 711ª edição, Interamericana, Rio de Janeiro.

2. NEVES, Jaime. Diagnóstico e Tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. 2ª edição, Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

3. SHULL, Patrícia Dwyer. Enfermagem básica teoria e prática. 111ª edição, Rideel, São Paulo.

4. Sociedade Brasileira de Pediatria. Manual de acidentes e intoxicações na infância e adolescência. Rio de Janeiro.

5. Ministério da Saúde. Cadernos da 911ª Conferência Nacional de Saúde. Brasília, 1992.

6. Ministério da Saúde. Doenças Evitáveis por Imunização. Brasília, 1993.

7. Ministério da Saúde. Capacitação de Enfermeiros em Saúde Pública para o S.U.S: Controle das Doenças Transmissíveis. Brasília, 1990.

8. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da criança. Assistência e controle das doenças diarréicas. Brasília, 1987.

9. Ministério da Saúde. Programa de assistência integral à saúde da mulher. Bases de ação programática.

10. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Aspectos clínicos, vigilância epidemiológica e de controle -guia de bolso. Brasília, 1999.

11. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

12. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

13. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

14. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

15. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985

16. COUTO, Renato C., PEDROSA, Tânia M. G., NOGUEIRA, José M.. Infecção Hospitalar : Epidemiologia e Controle- Medsi . 1997.

17. ALBUQUERQUE , Adriana O., ROCHA, L.. Infecções Hospitalares. Abordagem, Prevenção e Controle . Medsi. 1998.

18. SMELTZER, Suzanne C., BARE, Brenda G.. Enfermagem Médico-Cirúrgica. Guanabara Koogan. 711ª ed.. volume 1. 1994.

19. BRUNNER / SUDDARTH. Tratado de enfermagem médico - cirúrgica.7ª edição. editora Guanabara Koogan. 21: 358-359.

20. OLIVEIRA, A.C. de; ALBUQUERQUE, C.P. de; ROCHA L.C.M. da; Infecções hospitalares: Abordagem, prevenção e controle. Editora Medsi. 13 : 139-150. 1998.

21. COUTO, R.C. ; PEDROSA, I. M. G.; NOGUEIRA, J. M. Infecção Hospitalar- Epidemiologia e Controle. Editora Medsi. 17 : 253-265. 1997.

22. STIER, C.J.; FUGMAN C.; DREHMER, E. e Outros. Rotinas em controle de infecção hospitalar. Editora Netsul. 1 : 4-9. 1995.

23. Fernandes, AT et al. Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde. Atheneu, São Paulo, 2000.

24. ANIVA. Curso Básico de Controle de Infecção. Brasília: ANVISA, 2000.

25. Departamento de Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde. Plano Estratégico para o Controle da Tuberculose,Brasil 2007-2015. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

26. Departamento de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Ministério da Saúde do Brasil. Boletim Informativo DECIT 2008;3. Brasília: Ministério da Saúde; 2008.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA OS CARGOS DE FISIOTERAPEUTA UTI - NEONATAL: FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA. Traumatismo Raqui Medular. Traumatismo Crânio Encefálico. Acidente Vascular Cerebral. Síndromes Neurológicas. Encefalopatia Crônica da Infância. Paralisias Centrais e Periféricas. Mielomeningocele. Hidrocefalia. Recursos Fisioterápicos. Técnicas Fisioterápicas de Tratamentos. Orientação Postural. FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA. Síndrome de Coluna Vertebral. Patologias Inflamatórias. Patologias Degenerativas. Lesões Traumáticas Fundamentais. Torcicolos Musculares. Alterações das Curvas da Coluna. Luxações Congênitas. Patologias e Reabilitação de membros. Amputações. Linfedemas. Recursos Fisioterápicos. Técnicas de Tratamento Fisioterápicos. Orientação Postural.

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. SALGADO, Afonso Shigueni Inoue: Reeducação funcional proprioceptiva do joelho e tornozelo Ed. Lovise 1995.

2. D'AMBROGIO, Kerry J. : Positional Release Terapy Ed. Mosby, 1997.

3. THOMSON, Ann: Fisioterapia de Tidy Livraria Santos e editora, 1994.

4. GOULD III, James A. Fisioterapia na ortopedia e na medicina do esporte. Ed. Manole. 1993.

5. KNOPLICH, José. Enfermidades da coluna vertebral. Ed. Panamed. 1986

6. GUYTON, Arthur C. Fisiologia humana e mecanismo das doenças. Ed. Guanabara. 1989

7. LEHMANN, Justus F. Krusen: Tratado de medicina física e reabilitação Ed. Manole

8. NELSON, Roger M. Clinical Electrotherapy. Ed. Appleton & Lange 1991.

9. Mc ARDLE, Wilian D. Fisiologia do exercício Ed. Interamericana 1985

10. BOBATH, Berta. Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralizia cerebral. Ed. Manole

11. BOBATH, Berta. Atividade postural reflexa anormal causada por lesões cerebrais Ed. Manole

12. BOBATH, Karel A deficiência motora em pacientes com paralisia cerebral Ed. Manole

13. MICHLOVITZ, Susan L. Thermal agents in rehabilitation Ed. David Company, 1986

14. FINNIE, Nancie A. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. Ed. Manole, 1980.

15. SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia en los transtornos cerebrales Ed. Panamericana 1985

16. BASMAJIAN, John V. Terapeutica por Exercício Ed. Manole 1987

17. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

18. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

19. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

20. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

21. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE FONOAUDIÓLOGO: Conceitos básicos; comunicação verbal e não verbal, voz, fala, linguagem, pensamentos. Fenômeno normal da linguagem oral. Processo normal do pensamento. Desenvolvimento global da criança, segundo as áreas: motoras, cognitivas, sócio-emocionais. Processo de aquisição da linguagem oral e escrita. Alterações da linguagem oral em relação aos sistemas: nervoso, auditivo, e do aparelho fonador. Distúrbios fonoaudiológicos na linguagem oral e escrita: Atraso na linguagem - conceitos, etiologias, sintonias, diagnóstico e prognóstico; afasia - conceitos etiologias, diagnósticos e prognósticos; deslexia - conceitos etiológicos, sintomatologia, diagnóstico e prognóstico; disgrafia e disortologia - conceituação, classificação, etiologia, diagnóstico e prognóstico. A psicomotricidade e suas implicações nos distúrbios da linguagem escrita. Elementos básicos na psicomotricidade, esquema corporal, lateralidade, tônus muscular, orientação espacial e orientação temporal. Aprendizagem e teoria da aprendizagem; causas dos distúrbios da aprendizagem. Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura e da escrita. Distúrbios da aprendizagem. A escola especial e a Fonoaudiologia. Fala: Componentes do sistema de fala normal, receptor, transmissor e efetor. Desenvolvimento normal da fala e a relação das etiologias no fenômeno fonoaudiológico da fala: respiratória, articulatória, neurológica, psicológica. As patologias da fala: dislalia, disglossia, deglutição atipica, disartria, dislogia, apraxia, anartria, gagueira - fundamentação teórica, características, etiologia, conseqüência. Avaliação da fala ligada a estas patologias, fundamentação teórica, recursos e prognóstico. Voz: Mecanismo de produção da voz: função respiratória, mobilidade laringea durante a formação, sistema de resonância, emissão dos sons na fala, articulação, estrutura da fonação. O fenômeno fonoaudiológico na voz, patologias, disfonias infantis, muda vocal, afonia alaringea, insuficiência velo faringea (rinofonia) - conceit uação, etiologia, sintomatologia, conseqüência, conduta para reeducação. Audição: Desenvolvimento da função auditiva. Audição periférica e central. Escala de desenvolvimento normal da audição. Audição normal e patológica: graus e tipos de perda auditiva. Caracterização audiométrica dos diversos graus de perda. Unidade audiométrica análise de a udiogramas: disacusias mistas, condutivas e ne urossensoriais. Características do Desenvolvimento da linguagem e da fala no deficiente auditivo. O deficiente auditivo e a escola. CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. BEHLAU,M.Voz: O livro do especialista.v.I e II Rio de Janeiro: Revinter, 2005. Comitê de motricidade Oral - SBFa. Motricidade Orofacial. Como atuam os especialistas. São José dos Campos: pulso 2004.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

2. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

3. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

4. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

5. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

6. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Outros livros que abrangem o programa proposto.

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO ANESTESIOLOGISTA: Ética Médica e Bioética. Responsabilidade Profissional do Anestesiologista;Organização da SBA, Risco Profissional do Anestesiologista; Preparo Pré-Anestésico;Sistema Cardiocirc ulatório; Sistema Respiratório; Sistema Nervoso; Farmacologia Geral; Farmacologia dos Anestésicos Venosos; Farmacologia dos Anestésicos Inalatórios; Farmacologia do Sistema Respiratório; Farmacologia do Sistema Cardiovascular; Farmacologia do Sistema Nervoso; Transmissão e Bloqueio Neuromuscular; Anestesia Venosa; Física e Anestesia; Anestesia Inalatória; Bloqueio Subaracnoideo e Perid ural; Bloqueios Periféricos; Recuperação Pós-Anestésica; Monitorização; Parada Cardíaca e Reanimação; Sistema Urinário; Sistema Digestivo; Sistema Endócrino; A utacóides Derivados dos Lipídios; Metabolismo; Reposição Volêmica e Transfusão; Metodologia Científica; Anestesia para Cirurgia Abdominal; Anestesia em Urologia; Anestesia em Ortopedia; Anestesia e Sistema Endócrino; Anestesia em Obstetrícia; Anestesia em Urgências e no Trauma; Anestesia para Oftalmo e Otorrino; Anestesia para Cirurgia Plástica e Buco-Maxilo-Facial; Anestesia em Geriatria; Anestesia para Cirurgia Torácica; Anestesia e Sistema Cardiovascular; Anestesia para Neurocirurgia; Anestesia Ambulatorial; Anestesia para Procedimentos fora do Centro Cirúrgico; Complicações da Anestesia; Choque; Terapia Intensiva; Suporte Ventilatório; Dor; Hipotermia e Hipotensão Arterial Induzida; Anestesia para Transplantes.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras; CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

- MILLER, Ronald D. ANESTHESIA. 6. Ed.,2005. BARASH, Paul G. CLINICAL ANESTHESIA. 4 ed.,2001.

- BONICA.MANAGEMENT OF PAIN. 3.ed., 2000. CHESNUT, Davi H. OBSTETRIC ANESTHESIA - PRINCIPLES AND PRACTICE. 2 ed., 1999.

- ANESTHESIOLOGY - Yao & Art usios - 5 ed. - 2003.

- ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

- MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

- VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE MÉDICO CARDIOLOGISTA: Infarto agudo do miocárdio. Edema agudo do pulmão. Hipertensão arterial/Crise hipertensiva. Insuficiência cardíaca. Parada Cardiorespiratória. Choque Cardiogênico. Embolia pulmonar. Intoxicação digitálica. Arritimia cardíaca. Dislipidemia. Cardiopatia congênita. Radiologia cardíaca. Eletrocardiografia. Valvopatias. Hipotensão e sincope. Cardiopatia isquêmica. Fatores de risco e seu tratamento. Febre reumática. Endocardite Bacteriana. Aneurisma da aorta e dissecção. Cardiopatia Chagásica. MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

Tratado de medicina cardiovascular. E. Braunwald

ECG nas Arritmias. Ivan G. Maia

Condutas no paciente grave. Elias Knobel

Cardiologia Princípio e Prática. Iran de Castro

O Coração Hurst's. R. Wayne Alexander. Robert C. Schlant. Valentin Fuster.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 2011ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO CIRURGIÃO PEDIÁTRICO: Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digestivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia. Crescimento e desenvolvimento. Vacinações. Aleitamento materno. Alimentação da criança. Desnutrição. Vitaminas e minerais. Obesidade. Dor abdominal. Diagnóstico diferencial das adenomegalias e das hepatoesplenomeagalias. Cuidados com o recém -nascido. Principais doenças do recém-nascido. A criança com malformação. Erros inatos do metabolismo. Constipação intestinal. Diarréias. Distúrbios hidroeletrolíticos. Parasitose intestinais. Hepatopatias agudas e crônicas. Colestase neonatal. Distúrbios da notilidade do aparelho digestivo. Afecções respiratórias agudas, crônicas e recorrentes. Asmas. Tuberculoses. Doenças exatemáticas. Infecções do sistema nervoso central. Síndrome da imunodeficiência adquirida. Infecções do sistema urinário. Glomerulopatias agudas e crônicas. Síndrome nefrótica. Insuficiência renal aguda e crônica. Cardiopastias congênitas . Febre reumática. Insuficiência cardíaca. Endocardites. Hipertensão arterial. Anemias. Diabetes mellitus. Problemas mais comuns da glândula tireóide. Distúrbios convulsivos Problemas dermatológicos mais comuns.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1 - LEÃO, E Correa, E.J: Viana, M.B.; Mota, J.A.C. Pediatria ambulatorial. 311ª edição. COOPMED, Belo Horizonte, 1998.

2 - Behrman, R.E.: Kliegman, R.M.; Arvin, A.M. Nelson Textbook of Pediatrics. 1511ª edição, W. B. Sauderns, London, 1996.

3 - CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 2011ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

4 - ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

5 - MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

6 - VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

7 - Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

8 - O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO CLÍNICO: Antibioticoterapia. Anemias. Hipertensão arterial. Diabetes. Parasitoses Intestinais. Esquistossomose. Cefaléias. Febre de origem indeterminada. Diarréias. Úlcera péptica. Hepatite. Hipertireoidismo. Hipotireoidismo.

Insuficiência cardíaca. Alcoolismo. Doenças sexualmente transmissíveis. Cardipoatia isquêmica. Arritmias cardíacas. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Dor toráxica. Dor lombar. Ansiedade. Asma brônquica. Pneumonias. Tuberculose. Hanseníase. Aids. Leishmaniose. Infecção urinária. Enfermidades bucais. Epilepsia. Febre reumática. Artrites. Acidentes por animais peçonhentos. Micoses superficiais. Obesidade. Dislipidemias. Infarto agudo do Miocárdio. Edema agudo do Pulmão. Tromboembolismo Pulmonar.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

BENNETT, J.C., PLUM, F. Cecil - Tratado de Medicina Interna. 2011ª ed., v.1-2 - Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1997.

ISSELBACHER, K.J., BRAUNWALD, E., WILSON, J.B., FAUCI, A.S., KASPER, D.L. Harrisson - Medicina Interna. 13º ed., v. 1-2 - Colonia Atlampa/México: Nueva Editorial Interamericana, 1995.

GOLDBERGER, E. Alterações do equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. 711ª ed. Rio de Janeiro; Editora Guanabara Koogan,1988.

GUS, I. Eletrocardiografia - o normal e o patológico. Noções básicas de vectocardiografia. 2º ed. São Paulo: Fundo Editorial Byk, 1997.

KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. São Paulo: Editora Atheneu, 1994.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 20º edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO INFECTOLOGISTA: 1 Doenças virais: AIDS/HIV; dengue; febre amarela; hepatite; outras viroses. 2 Doenças bacterianas: meningites; tuberculose; hanseníase; outras doenças bacterianas. 3 Doenças fúngicas: paracoccidioidomicose; outras micoses. 4 Protozooses: doença de Chagas; calazar; leishimaniose cutâneo mucosa; malária; toxoplasmose; outras protozooses. 5 Helmintíases: esquistossomose; parasitoses intestinais; outras helmintíases. Infecção hospitalar. Outras doenças.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

2. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

3. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

4. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

5. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO INTENSIVISTA: 1. CHOQUE E DISTÚRBIOS HEMODINAMICOS: Fisiopatologia dos Estados de Choque; Choque Séptico e Mecanismos de Agressão Tecidual; Choque Cardiogênico; Síndrome de Disfunção de Múltiplos Órgão; Monitorização Hemodinâmica e Transporte de Oxigênio; Reposição Volêmica, Fármacos Vasoativos 2. DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES: Angina Instável; Infarto Agudo do Miocárdio; Edema Agudo de Pulmão; Emergências Hipertensivas; Troboembolismo Pulmonar; Anticoagulantes, Fibrinolíticos e Trombose Venosa Profunda; Arritmias Cardíacas, Ressuscitação Cardiorrespiratórias Cerebral; Dissecção Aórtica Aguda 3. DISTÚRBIOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO: Insuficiência Respiratória Aguda; Monitorização Respiratória; Técnicas de Assistência Ventilatória; Desmame da Ventilação Mecânica; Ventilação Mecânica Não Invasiva 4. DISTÚRBIOS RENAIS E METABÓLICOS: Insuficiência Renal Aguda; Técnicas de Diálise; Equilíbrio Acido Básico e Acidose Láctica no paciente grave; Distúrbios na Concentração Plasmática de Sódio; Distúrbios do Metabolismo do Potássio; Distúrbios do Metabolismo do Magnésio e do Cálcio; Estados Hiperosmolares; Cetoacidose diabética e Hipoglicemia; Crise Tirotóxica; Coma Mixedematoso 5. DISTÚRBIOS DA NUTRIÇAO: Princípios de Suporte Nutricional; Suporte Nutricional Enteral; Suporte Nutricional Parenteral; Terapia Nutricional em Condições Especiais 6. DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS: Estados Confusionais no Paciente Grave; Hipertensão Intracraniana: Edema Cerebral; Monitorização de Parâmetros encefálicos; Hemorragias Subaracnóides; Acidente Vascular Cerebral; Síndrome Convulsiva; Coma; Polimione uropatias no Paciente Grave 7. DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS E HEMOTERAPIA; Utilização de sangue e Componentes; Distúrbios da Coagulação 8. INFECÇÕES E ANTIMICROBIANOS: Infecções em UTI; Uso Racional de Antibióticos; Controle das Infecções Hospitalares em UTI; Infecções em Pacientes Imunocomprometidos; Aids em UTI; Risco Ocupacional 9. CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS: Pós-operatório de Cirurgia Vascular; Pós-operatório em Urologia; Pós-operatório em Ne urocirurgia (Trauma e Vascular); Pós-operatório de Cirurgia Vascular; Atendimento ao Paciente Politraumatizado;

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, le ucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, b ulimia, desnutrição; - Pne umologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

BENNETT, J.C., PLUM, F. Cecil - Tratado de Medicina Interna. 2011ª ed., v.1-2 - Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1997.

ISSELBACHER, K.J., BRAUNWALD, E., WILSON, J.B., FAUCI, A.S., KASPER, D.L. Harrisson - Medicina Interna. 13º ed., v. 1-2 - Colonia Atlampa/México: Nueva Editorial Interamericana, 1995.

GOLDBERGER, E. Alterações do equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. 711ª ed. Rio de Janeiro; Editora Guanabara Koogan,1988.

GUS, I. Eletrocardiografia - o normal e o patológico. Noções básicas de vectocardiografia. 211ª ed. São Paulo: Fundo Editorial Byk, 1997.

KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. São Paulo: Editora Atheneu, 1994.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001.2011ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

- Civeta, Taylor and Kirby's. critical Care. Lippincourt Willians and Wilkins, 2008

- Bongard FS, Sue DY.; Current Critical Care Diagnosis & Treatment. Norwalk Lange, 2008

- Série Clinicas Brasileiras de Medicina Intensiva. 711ª. Ed. Atheneu, São Paulo: volumes:

- Insuficiência Renal em UTI - 1998

- Sepse (Silva e Friedman), 1999

- Ventilação Mecânica - vol. I e II (Carvalho), 2000

- O Doente Cirúrgico na UTI (Rasslan)

- Nutrição Parenteral e Enteral em UTI (Ferro, Azevedo e Loss) , 2001

- Ne urointensivismo (Cruz), 2002

- Cardiologia Intensiva (Nicolau e Stefanini), 2002

- Monitorização Hemodinâmica em UTI - vol I - Básico (Terzi e Araújo), 2003

- Monitorização Hemodinâmica em UTI - vol II - Avançado (Terzi e Araújo), 2004

- Equilíbrio Hidreletrolítico e Reposição Volêmica em UTI (Auler, Proença, Antoniazzi e Terzi), 2005

- Questões Comentadas da Prova de Título de Especialista. Publicado pela AMIB; última edição em 2005

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARO DE MÉDICO OBSTETRA: GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: Incontinência urinária de esforço. Neoplasias ovarianas. Doenças sexualmente transmissíveis. Endometriose. Doença inflamatória pélvica. Hemorragias ginecológicas. Prolapso uterino. Endocrinologia ginecológica. Neoplasias uterinas. Climantério. OBSTETRÍCIA: Hemorragia do 1º/3º trimestre da gravidez. Gravidez ectópica. Diagnóstico de gravidez. Toxemia da gravidez. Hipertensão arterial associada à gravidez. Trabalho de parto (Fisiologia). Infecção puerperal. Gravidez múltipla.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. Tratado de Ginecologia. Sebastião Piato Ed. Artes Médicas.

2. Rotinas em Ginecologia. Fernando de Freitas e alls. Ed. Artes Médicas.

3. Rotinas em Obstetrícia. Fernando de Freitas e alls. Ed. Artes Médicas.

4. Noções de Obstetrícia. Mário Dias Corrrea. Cooperativa e Editora de Cultura Médica.

5. CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 2011ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

6. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

7. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

8. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

9. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

10. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO ORTOPEDISTA: Condições associadas à postura. Lombalgias. Tumores Ósseos. Osteoartrose. Patologias do joelho. Lesões meníscais e dos ligamentos do joelho. Lesões Neurológicas. Lesões Ósteo-Metabólicas. Neoplasias. Fraturas em geral. Patologias do pé. Patologias do ombro. Osteomielite. Exame do paciente ortopédico. Exames complementares em ortopedia.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

1. Robert B. Salter. Distúrbios e lesões do sistema musculo-esquelético. 2º edição.

2. Orthopaedics. Campbell's Operative. Ligth edition. vol. 1, 2, 3 e 4

3. Fraturas e Traumatismos das Articulações. Watson - Jones.

4. ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

5. MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

6. VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

7. Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

8. O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA: Otologia: Anatomia e fisiologia aplicada do órgão de audição e equilíbrio; Doenças Infecciosas do ouvido externo, ouvido médio, ouvido interno e labirinto. Complicações infecciosas otogênicas. Fraturas do osso temporal. Tumores do Ouvido Médio, ouvido interno, nervo facial e nervo vestíbulo - coclear. Rinologia (nariz e seios para nasais): Anatomia e fisiologia aplicada. Doenças infecciosas do nariz e dos seios para nasais. Complicações infecciosas do nariz e dos seios para nasais. Epistaxe. Trauma nasal. Tumores do nariz e dos seios para nasais. Faringolaringologia: Anatomia e fisiologia aplicada. Imuonologia do Anel Linfático de Waldayes. Doenças Infecciosas e congênitas da faringe e laringe. Trauma. Tumores da boca, faringe e laringe. Anatomia humana. Fisiologia do aparelho digistivo. Fisiopatologia das doenças abdominais. Clínica cirúrgica. Avaliação do pré e pós operatório. Cirurgia ambulatorial. Abdome agudo. Traumatologia.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

LOPES FILHO, Otacílio Tratado de Otorrinolaringologia, editora Roca, 1994.

HUNGRIA, Hélio Manual de Otorrinolaringologia - 511ª edição.

MINILI, A; Bento, RF; Butugan, O. Otorrinolaringologia - Clínica e Cirúrgica. Editora Atheneu - 1993.

Otorrinolaringologia Prática. Diagnóstico e Tratamento. 211ª edição, Editora Revinter.

Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, Órgão Oficial da SBORL. Últimos dois anos.

CINTRA DO PRADO et alls. Atualização Terapêutica 2001. 2011ª edição - Ed. Artes Médicas, 2001.

ROUQUAYROL, M.C. Epidemiologia e Saúde. 411ª edição. Rio de Janeiro.: MED, 1993.

MENDES, Eugênio Vilaça. Distrito sanitário: O processo social de mudança das práticas sanitárias do sistema único de saúde. Rio de Janeiro. Hucitec - Abrasco, 1993.

VENEJOHW, J.P e MORROW, R.M. Epidemiologia para os municípios.

Programa nacional de vigilância sanitária. 199ª Editora Hucitec. Rio de Janeiro. 1993.

O.P.S. Controle das doenças transmissíveis do homem. Washington D.C. 13º edição, 1985.

Harrison. Medicina Interna. Editora Guanabara/Coogan. 13 edição.

Outros livros que abrangem o programa proposto

ESPECÍFICA PARA O CARGO DE MÉDICO RADIOLOGISTA: Princípios físicos da obtenção dos exames de: Radiografia; Ultrassonografia; Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética. Fisiopatologia e achados de imagem das doenças em Radiologia convencional e contrastada. Ultrasonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Mamografia nos órgãos, sistemas e aparelhos: Sistema Nervoso Central; Cabeça e Pescoço, Pediatria, Aparelho Respiratório, Abdome e Sistema Gastrintestinal; Aparelho Urinário, Sistema Músculo esquelético; Sistema Cardiovascular; Ginecologia e Obstetrícia e Mamas.

MEDICINA GERAL: - Cardiologia: hipertensão arterial; - Dermatologia: infecções e neoplasias cutâneas, doenças auto-imunes que acometem a pele e anexos; - Distúrbios hedroeletrolíticos e ácidos-básicos; - Estado de inconsciência; - Hematologia: anemias carenciais, anemias hemolíticas, leucoses; - Infectologia: doenças sexualmente transmissíveis, vacinação, profilaxia anti-rábica; - Intoxicação e envenenamento; - Noções gerais de Epidemiologia das doenças infecto-contagiosas; - Nutrologia: obesidade, anorexia nervosa, bulimia, desnutrição; - Pneumologia: infecções e neoplasias; - Queimaduras;

CONHECIMENTOS DE SAÚDE PÚBLICA - Noções básicas de vigilância epidemiológica e sanitária. Indicadores de saúde. Sistema de notificação. Endemias/Epidemias: situação atual, medidas de controle e tratamento. Distritos sanitários enfoque estratégico. Noções de higiene social, sanitária e mental.

Indicações Bibliográficas:

BIASOLI Jr. A. Técnicas Radiográficas. Ed Rubio, 2006.

SANTOS, AASMD; Nacif MS, Marchiori E; Oliveira ME. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Aparelho Respiratório. Ed. Rubio, 2005.

SANTOS, AASMD; Nacif MS, Galvão M. Radiologia e Diagnóstico por Imagem: Abdome. Ed. Rubio - 2005.

FREITAS, L.O.; NACIF, M.S. Radiologia Pratica para o Estudante de Medicina. Revinter, 2001 (Volume I).

FREITAS, L.O.; NACIF, M.S. Radiologia Pratica para o Estudante de Medicina. Revinter , 2003 (Volume II).

STOLLER DW. Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Desportiva. Ed. Guanabara-Koogan - 2000.

OSBORN AG. Diagnóstico Ne urorradiológico. Ed. Revinter, 1999.

PRANDO A, Prando D, Caserta NMG, Bauab Jr. T. Urologia: Diagnóstico por Imagem. 1997.

LEE JKT, Sagel SS, Stanley RJ, Heiken JP.Tomografia Computadorizada do Corpo em correlação com ressonância magnética. Ed. Guanabara-Koogan, 2001.

MILLER, SW. The Requisites: Cardiac Imaging. Ed. Elsevier Mosby, 2005.

HEYWANG-KOBRUNNER SH, Schreer I, Dershaw DD, Frasson A. Mama: diagnóstico por imagem. Ed Revinter, 1999

CALLEN, PW. Ultra-sonografia em Obstetrícia Ginecologia. Ed. Guanabara- Koogan,1996.

VOGL, TJ. Diagnóstico Diferencial por imagem em Cabeça e Pescoço. Ed Revinter, 2003.

Outros livros que abrangem o programa proposto.