SESAB - Secretaria da Saúde do Estado - BA

Notícia:   Sesab - BA abre duas seleções com 456 vagas para Estagiários de nível superior

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA

SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA SAÚDE

EDITAL Nº 03/2014

ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PÚBLICA PROFESSOR FRANCISCO PEIXOTO DE MAGALHAES NETTO

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIOS NÃO-OBRIGATÓRIOS DA SESAB - 2014 5ª Edição

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), através da Superintendência de Recursos Humanos da Saúde (SUPERH) e sua Diretoria, a Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto (EESP), torna público o presente Edital que regulamenta as inscrições para o Processo Seletivo para ingresso em estágios não obrigatórios nas unidades/setores desta Secretaria, considerando os seguintes programas de estágios não obrigatórios: O Cotidiano do SUS Enquanto Princípio Educativo (CotidianoSUS) e Centro Antiveneno da Bahia (CIAVE).

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo seletivo será executado pela SOCIEDADE DE BANDEIRANTES - NOROESTE CONCURSOS, empresa contratada da Bahia.

1.2. O prazo de validade do Processo Seletivo é de 12 (doze) meses, Resultado Final, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

2. OBJETO

Seleção de estudantes de nível superior de diversas graduações para atuar nas Unidades e Setores que integram a estrutura da SESAB, propiciando o aprendizado de competências próprias da atividade profissional, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho, bem como o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

3. OBJETIVO

O objetivo do estágio é propiciar aos estudantes de diversas graduações o conhecimento da realidade do SUS, potencializando-o enquanto espaço privilegiado de aprendizagem e apoio à formação profissional.

4. PUBLICO ALVO E PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

4.1. Público Alvo:

Estudantes de graduação conforme ANEXO I deste edital.

4.2. Pré-requisitos:

4.2.1. Não ter sido bolsista em órgãos do governo estadual, por período igual ou superior a 02 (dois) anos (Art. 11. Cap. IV Lei nº. 11.788 - 25/09/2008);

4.2.2. Não ser servidor público estadual ou prestador de serviço em Regime de Direito Administrativo;

4.2.3. Estar devidamente matriculado nos cursos de graduação ofertados no Processo Seletivo conforme ANEXO I;

4.2.4. Estar matriculado nas semestralidades descritas para cada código de área, conforme ANEXO I, no momento da contratação;

4.2.5. Ter disponibilidade para o cumprimento de 20 horas semanais, conforme Lei nº. 11.788 de 25/09/2008;

4.2.6. Fazer a inscrição no processo seletivo conforme descrito neste Edital.

5. DO NÚMERO DE VAGAS

5.1. O número de vagas total do processo seletivo é de 296 vagas distribuídas por áreas de atuação conforme ANEXO I deste edital.

5.2. Serão reservadas 10% (dez) do total das vagas, conforme Lei Federal 11.788, de 25 de Setembro de 2008, para pessoas com deficiência.

5.3. Não havendo candidatos inscritos para as vagas reservadas às pessoas com deficiência, estas serão preenchidas por candidatos da ampla concorrência, por ordem decrescente de classificação.

6. DAS INSCRIÇÕES

6.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

6.2. As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, no período de 24 de fevereiro de 2014 a 16 de março de 2014 (23h59 - horário local), no seguinte endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.

6.3. Será considerada, no ato da inscrição, a opção do candidato pelo código de área conforme estabelecido no ANEXO I deste Edital.

6.4. Para realizar a inscrição, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br e preencher o formulário completamente, seguindo as orientações contidas na tela;

6.4.1. Só será permitida a inscrição do candidato no Processo Seletivo uma única vez, ficando cadastrado o CPF do candidato o que impossibilitará a realização de uma nova inscrição.

6.5. O descumprimento das instruções para inscrição via internet implicará a sua não efetivação.

6.6. As informações fornecidas na Ficha de Inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se à Comissão o direito de excluir do processo seletivo aquele que não preencher esse documento eletrônico e oficial de forma completa, correta, sem erros de digitação e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

6.7. É dever do candidato, manter sob sua guarda o aviso eletrônico gerado ao término da sua inscrição.

6.8. A SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES - NOROESTE CONCURSOS publicará no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br as inscrições indeferidas.

6.9. Não serão aceitas as solicitações de inscrições que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

6.10. Às pessoas com deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII, do artigo 37, da Constituição Federal/1988, é assegurado o direito de inscrição no presente Processo Seletivo desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições da área de estágio ofertada.

6.11. Para concorrer a uma das vagas reservadas, o candidato deverá:

a) no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência;

b) encaminhar cópia simples do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), emitido nos últimos doze meses, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10).

6.11.1. O candidato com deficiência deverá enviar a cópia simples do CPF e o laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), via SEDEX, com aviso de recebimento, postado impreterivelmente até a data prevista para o término das inscrições, para SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES - NOROESTE CONCURSOS, situada no endereço: Rua Coripheu de Azevedo Marques, nº. 65 - Jd. Santo Antõnio - CEP: 87.030-250 - Maringá - PR.

6.11.2. O fornecimento do laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) e da cópia simples do CPF, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia e a Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes - Noroeste Concursos não se responsabilizam por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada dessa documentação a seu destino.

6.12. O laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) e a cópia simples do CPF terão validade somente para este Processo Seletivo e não serão devolvidos, assim como não serão fornecidas cópias dessa documentação.

6.13. O candidato com deficiência, que não realizar a inscrição conforme instruções constantes neste Capítulo, não poderá impetrar recurso em favor de sua condição.

6.14. A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de pessoa com deficiência será divulgada na Internet, no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br na ocasião da disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização das provas.

6.15. A inscrição no processo seletivo é gratuita e isenta de taxas.

7. ETAPAS DA SELEÇÃO

7.1 O processo seletivo de que trata este Edital consistirá em uma etapa: aplicação de prova com questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, a todos os candidatos inscritos.

8. DAS PROVAS

8.1. Todos os candidatos inscritos farão prova com questões objetivas de múltipla escolha com 30 (trinta) questões gerais sobre o Sistema único de Saúde (SUS), baseadas na bibliografia conforme ANEXO II;

8.1.1. Os candidatos inscritos nos códigos de área S1 a S7, S10 e S52 a S55, além das 30 (trinta) questões gerais aplicadas a todos os candidatos, responderão a mais 20 (vinte) questões específicas da sua área de pleito, baseadas na bibliografia indicada no ANEXO II.

8.2. As 30 (trinta) questões da prova geral sobre SUS terão peso 1(um) e as 20(vinte) questões das provas específicas terão peso 2(dois).

8.3. O tempo máximo de prova será de 4 (quatro) horas para todos os códigos de área.

8.4. Os municípios onde serão aplicadas as provas dependerão, exclusivamente, do código de área escolhido pelo candidato no momento da inscrição, conforme ANEXO I, sendo que as mesmas serão aplicadas simultaneamente nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista.

8.5. Os locais, datas e horários de realização das provas objetivas dependerão da disponibilidade de locais adequados à realização das mesmas e serão divulgados no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, sendo que a data prevista de aplicação das mesmas é 06/04/2014.

8.6. Os candidatos, portadores de deficiência ou não, que necessitarem de condições especiais, devidamente comprovadas por laudo emitido por especialista, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), deverão solicitá-las à Coordenação de Seleção da SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO VALE DO BANDEIRANTES - NOROESTE CONCURSOS com antecedência mínima de 10 (dez) dias da data de aplicação da prova, via SEDEX, no endereço: Rua Coripheu de Azevedo Marques, nº. 65 - Jd. Santo Antõnio - CEP: 87.030-250 - Maringá - PR;

8.6.1 O atendimento às condições solicitadas ficará sujeito à análise de viabilidade e razoabilidade do pedido;

8.6.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização da(s) prova(s), além de solicitar condição especial para tal fim, deverá levar um acompanhante que ficará em sala reservada e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a(s) prova(s);

8.6.3 Não haverá compensação do tempo de amamentação no tempo de duração da(s) prova(s).

9. DO RESULTADO FINAL E DA CLASSIFICAÇÃO

9.1. Somente será aprovado no Processo Seletivo, o candidato cuja classificação tenha sido igual ou inferior ao número de vagas ofertadas de acordo com o ANEXO I deste Edital.

9.2. A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das notas obtidas na prova de múltipla escolha.

9.2.1. Serão desclassificados do processo seletivo os candidatos que não alcançarem a pontuação mínima de 30% (trinta por cento) do total da prova;

9.2.2. Para os candidatos dos códigos de área S1a S7, S10 e S52 a S55, serão desclassificados aqueles que não alcançarem a pontuação mínima de 30% (trinta por cento) em cada prova (geral e específica).

9.3. Com relação aos critérios de desempate, para os candidatos inscritos nos códigos de área S1 a S7, S10 e S52 a S55, serão considerados:

a) Acerto do maior número de questões da prova específica;

b) Maior semestralidade;

c) Maior idade (dia/mês/ano).

9.3.1. Para os candidatos inscritos nos demais códigos de área, os critérios de desempate da classificação serão os seguintes:

a) Maior semestralidade;

b) Maior idade (dia/mês/ano).

9.4. A comprovação da semestralidade e da idade ocorrerá através dos dados fornecidos pelo candidato na ficha de inscrição e posterior apresentação de documentos comprobatórios.

9.5. Somente serão convocados aqueles candidatos que, pela classificação, preencherem o número de vagas oferecidas, conforme ANEXO I deste Edital.

9.6. Caso ocorram desistências de candidatos convocados, poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes os candidatos que compõem o cadastro de reserva, sendo respeitada a ordem de classificação;

9.6.1 Os candidatos do cadastro de reserva que forem convocados subsequentemente à primeira convocação, só poderão cumprir o período do estágio restante, tendo o contrato finalizado junto com os candidatos da primeira convocação.

10. DOS RECURSOS

10.1 Caberá interposição de recursos devidamente fundamentados, perante a organizadora do concurso Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes - Noroeste Concursos, no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados do primeiro dia subsequente às datas do (a):

- Inscrições indeferidas;

- Questões das Provas e Gabarito Preliminar;

- Resultados das Provas, desde que se refira a erros de cálculo das notas.

10.2. Os recursos deverão ser feitos através do endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br, com as seguintes especificações:

- Nome do candidato;

- Número de inscrição;

- Número do documento de identidade;

- Cargo para o qual se inscreveu;

- A questão objeto de controvérsia, de forma individualizada;

- A fundamentação ou o embasamento, com as devidas razões do recurso.

10.3 Quanto aos recursos contra questões da prova e gabarito preliminar, deverá ser elaborado um recurso para cada questão, sob pena de sua desconsideração, e os mesmos deverão conter indicação do número da questão, da prova e anexar cópia da bibliografia mencionada também sob pena de sua desconsideração.

10.4 Não serão aceitos recursos encaminhados, via fax e/ou via eletrõnica, devendo ser digitado ou datilografado e estar embasado em argumentação lógica e consistente. Em caso de contestação de questões da prova, o candidato deverá se pautar em literatura conceituada e argumentação plausível.

10.5 Os recursos inconsistentes serão indeferidos e os encaminhados fora dos prazos serão desconhecidos.

10.6 Recursos não fundamentados ou interpostos fora do prazo serão indeferidos sem julgamento de mérito. A Banca Examinadora constitui última instância na esfera administrativa para conhecer de recursos, não cabendo recurso a outra autoridade nem recurso adicional pelo mesmo motivo.

10.7 As respostas aos recursos interpostos serão divulgadas no endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.

11. DA CARGA HORÁRIA DO ESTÁGIO

11.1. A carga horária do estágio será de 20 horas semanais, levando em consideração a necessidade e especificidade de cada área sem, contudo, ultrapassar 06 horas diárias, conforme a Lei Federal 11.788 de 25/09/2008;

11.1.1 O candidato que não conseguir se adequar à carga horária da área do estágio não poderá realizar o mesmo, sendo desclassificado.

12. DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

12.1. O Estágio terá duração máxima de 12 (doze) meses, com início previsto para maio de 2014.

12.1.1. De acordo com a Lei Nº. 11.788/2008, a duração do estágio, na mesma parte concedente (qualquer órgão estadual), não poderá exceder (dois) anos, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência.

13. DO LOCAL DO ESTÁGIO

13.1. O local para exercício do estágio será definido de acordo com as vagas disponibilizadas por cada área de atuação, nas unidades/setores da rede SESAB, nos seguintes municípios: Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié e Vitória da Conquista.

13.1.1. A distribuição das vagas por município encontra-se no ANEXO I.

14. DA AJUDA DE CUSTO / BOLSA AUXILIO

14.1 O estagiário receberá bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) de acordo com a Resolução COPE/SAEB Nº. 443/2011 e auxílio transporte.

15. DA CELEBRAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO

15.1. Para celebração do termo de compromisso, o candidato deverá apresentar os documentos descritos abaixo em datas que serão divulgadas no endereço www.saude.ba.gov.br/eesp:

- Cópia do comprovante de matrícula no curso (atual);

- Cópia de comprovante de endereço (atual);

- Cópia do RG;

- Cópia do CPF;

- Cópia do Título de Eleitor;

- Cópia da Carteira de Reservista (para os homens);

- Carteira de Trabalho (original);

- Cópia do Número de conta corrente e de agência do Banco do Brasil.

15.2. A Escola Estadual de Saúde Pública não se responsabilizará, sob nenhuma hipótese, pela intermediação, junto aos órgãos, serviços ou entidades competentes, na confecção de qualquer documento descrito acima, exceto ofício para abertura de conta corrente na referida instituição financeira.

15.3. Deverão assinar o termo de compromisso, em concordância com as atividades e de acordo com a legislação que rege os estágios, a Lei Federal nº. 11.788/2008 e o Decreto Estadual nº.11342/2008, o estudante selecionado, a Instituição de Ensino Superior, a Escola Estadual de Saúde Pública e o Representante do Estabelecimento de Saúde onde ocorrerá o estágio;

15.3.1. O candidato selecionado, cuja Instituição de Ensino Superior se recusar a assinar o Termo de Compromisso, não poderá realizar o estágio em questão.

16. DAS OFICINAS DE ACOLHIMENTO

17. DISPOSIÇÕES FINAIS

17.1. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo, por meio do endereço eletrônico www.noroesteconcursos.com.br.

17.2. A EESP/SUPERH poderá fazer alterações neste Edital a qualquer tempo.

17.3. Os casos omissos e as situações não previstas serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

Salvador, 21 de fevereiro de 2014.

Marcele Carneiro Paim
Diretora da EESP

ANEXO I

VAGAS:

AC - Ampla Concorrência

PD - Pessoa com deficiência

CÓDIGOS DE AREA:

S - Salvador e Região Metropolitana

F - Feira de Santana

G - Guanambi

I - Ilhéus

J - Jequié

V - Vitória da Conquista

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS POR CÓDIGO

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Toxicologia:

Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à identificação de intoxicações, diagnósticos, sintomatologias clínicas e terapêuticas das principais intoxicações exógenas, bem como o conhecimento dos princípios básicos do
atendimento aos pacientes que tentam suicídio

Ciências Biológicas

51

02 - AC

Estar matriculado no 7º semestre

Enfermagem

S2

04 - AC

Estar matriculado no 7º semestre

Farmácia

S3

05 - AC
01 - PD

Ter cursado ou estar cursando a disciplina Toxicologia e estar
matriculado, no máximo, no antepenúltimo semestre

Medicina

S4

15 - AC

03 - PD

Estar matriculado no 7º semestre

Medicina Veterinária

S5

01 -AC

Ter cursado a disciplina Toxicologia e estar
matriculado, no máximo, no antepenúltimo semestre

Psicologia

S6

04 - AC

Ter cursado as disciplinas Psicopatologia I e II

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

ÁREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS POR CÓDIGO

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Infectologia

Medicina

S7

31 - AC

Ter cursado a disciplina

Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas ao atendimento, diagnóstico e tratamento de usuários acometidos por doenças infecciosas e parasitárias

 

 

04 - PD

Doenças Infecciosas e Parasitárias ou estar atriculado entre o 8º e o 10º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS POR CÓDIGO

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Cuidado em saúde: Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará intervenções assistidas, em diferentes especialidades, junto aos usuários

Enfermagem

S8

09 - AC 02 - PD

Estar matriculado entre o 5º e o 8º semestres

Farmácia

S9

06 - AC 01 - PD

Estar matriculado entre o 7º e o 8º semestres

Fisioterapia

S10

05 - AC 01 - PD

Ter cursado as disciplinas teóricas de Clínica Neurológica e Fisioterapia Aplicada à Neurologia ou disciplinas com conteúdos equivalentes e estar
cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso

Fisioterapia

S11

01 - AC

Estar matriculado entre o 5º e o 8º semestres

Fonoaudiologia

S12

01 -AC

Estar matriculado entre o 5º e o 9º semestres

Nutrição

S13

04 - AC

Estar matriculado entre o 6º e o 8º semestres

Odontologia

S14

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Psicologia

S15

04 - AC 01 - PD

Estar matriculado entre o 7º e o 9º semestres

Serviço Social

S16

04 - AC 1 - PD

Estar matriculado entre o 5º e o 7º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da atenção à saúde: Corresponde a atividades de gestão em áreas/setores de formulação das políticas de atenção à saúde e/ou áreas de gestão de serviços de saúde

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Ciências Biológicas

S17

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Psicologia/ Saúde Coletiva

S18

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Estudos de Gênero e Diversidade/ Serviço Social

S19

01 - AC

Estar matriculado entre o 4º e o 7º semestres

Enfermagem

S20

04 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Farmácia

S21

09 - AC

02 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Fisioterapia

S22

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Nutrição

S23

01 - AC

Ter cursado ou estar
cursando Administração
em Serviço de
Alimentação ou disciplina
equivalente

Nutrição

S24

01 - AC

Estar matriculado entre o 4º e o 8º semestres

Psicologia

S25

02 - AC

Estar matriculado entre o 4º e o 8º semestres

Saúde Coletiva

S26

03 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Serviço social

S27

03 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Saúde Coletiva/
Serviço Social

S28

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da educação e do trabalho saúde: Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à gestão de processos educativos e gestão do trabalho

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Psicologia

S29

01 - AC

Estar matriculado entre o 5º e o 6º semestres, para o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e entre o 7º e o 10º semestres para o curso de Psicologia, já tendo cursado, para ambos os cursos, pelo menos duas das seguintes disciplinas: Psicologia do Trabalho e/ou Recursos Humanos; Psicodinãmica do Trabalho e/ou Sociologia do Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Organização dos Serviços de Saúde; Educação e Comunicação em Saúde; Vigilância e Promoção da Saúde, Educação Popular em Saúde outras disciplinas afins à área de Gestão do trabalho e Educação Permanente em Saúde.

 EnfermagemS3005 - AC
01-PD
Estar matriculado entreo3ºeo8º semestres
PsicologiaS3102 - ACEstar matriculado entre o 7º e o 10º semestres e que tenha cursado pelo
menos duas das seguintes disciplinas:
Psicologia Social; Psicologia Institucional; Psicologia da Saúde; Saúde Pública ou Saúde Coletiva; Saúde Mental ou disciplinas afins; Relações Humanas,
Processos Grupais
ou disciplinas afins
Saúde ColetivaS3201 - ACEstar matriculado entre o 3º e o 7º semestres
Serviço SocialS3301 - ACEstar matriculado entre o 3º e o 7º semestres
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Enfermagem/ Farmácia/ Fisioterapia/ Fonoaudiologia/
Medicina/ Nutrição/ Odontologia/ Psicologia/ Saúde Coletiva
S3403 - ACEstar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO
NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão de pessoas e processos administrativos e de comunicação em saúde: Corresponde a atividades relacionadas a licitações, contratos, assessoria jurídica e técnica, comunicação em saúde, gestão de processos de pessoal e administrativos

Administração

S35

13 - AC
02 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Arquivologia

S36

01 - AC

Estar matriculado entre o 2º e o 7º semestres

Biblioteconomia

S37

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Ciências Contábeis

S38

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Comunicação Social

S39

04 - AC

01 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Direito

S40

12 - AC

02 - PD

Estar matriculado entre o 4º e o 8º semestres

Enfermagem

S41

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Saúde coletiva

S42

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Serviço Social

S43

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Sistema de Informação/ Tecnólogo em Tecnólogo em Desenvolvimento de Sistemas/ Análise de Sistema/ Informática/ Ciência da Computação

S44

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Pesquisa em saúde: Corresponde a atividades relacionadas à realização de pesquisas bem como à participação em Comités de Ética

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Enfermagem/ Medicina/ Pedagogia/ Psicologia

S45

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Enfermagem

S46

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Saúde Coletiva

S47

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Serviço Social

S48

03 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º emestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Regulação da atenção à saúde: Corresponde a atividades relacionadas a contratualização, regulação acompanhamento e avaliação de serviços de saúde

Direito

S49

02 - AC

Estar matriculadoentre o 3º e o 7º semestres

Enfermagem/ Saúde Coletiva

S50

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Saúde Coletiva

S51

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Municípios: Salvador e Região Metropolitana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Vigilãncia à saúde Corresponde às atividades relacionadas às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador

Biomedicina/ Farmácia

S52

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Biomedicina/ Farmácia

S53

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Farmácia/ Nutrição/

Medicina Veterinária

S54

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Medicina Veterinária

S55

02 - AC

Estar matriculado entre o 6º e o 8º semestres

Biomedicina/ Ciências Biológicas/ Farmácia

S56

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Enfermagem

S57

10 - AC
02 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Enfermagem/ Saúde Coletiva

S58

03 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Enfermagem/ Saúde Coletiva/ Serviço Social

S59

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Medicina Veterinária

S60

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Odontologia/ Saúde Coletiva

S61

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Bacharelado Interdisciplinar em Saúde/ Enfermagem/ Medicina/
Nutrição/ Odontologia/ Saúde Coletiva

S62

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Município: Feira de Santana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Cuidado em

Biomedicina

F1

01 - AC

Estar matriculado

saúde: Corresponde às

 

 

01 - PD

entre o 3º e o penúltimo semestres

áreas/setores onde o estagiário realizará intervenções assistidas, em diferentes especialidades, junto aos usuários

Fisioterapia

F2

02 - AC

Estar matriculado entre o 4º e o penúltimo semestres

Município: Feira de Santana

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO DE AREA

VAGAS

PRE-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da educação e do

Enfermagem

F3

02 - AC

Estar matriculado entre o 5º e o 8º semestres

trabalho saúde: Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à gestão de processos educativos e gestão do trabalho

Serviço Social

F4

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7ºsemestres

Município: Feira de Santana

ÁREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão de pessoas e processos

Administração

F5

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

administrativos e

Administração/

F6

01 - AC

Estar matriculado

de comunicação em saúde:

Ciências Contábeis

 

 

entre o 3º e o 7º semestres

Corresponde a atividades
relacionadas a licitações, contratos, assessoria jurídica e técnica, comunicação em saúde, gestão de processos de pessoal e administrativos

 

 

 

 

Município: Feira de Santana

ÁREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Pesquisa em saúde:

Serviço Social

F7

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Corresponde a atividades relacionadas a realização de pesquisas bem como à participação em

 

 

 

 

Comitês de Ética

 

 

 

 

Município: Guanambi

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da atenção à saúde: Corresponde a

Fisioterapia

G1

01 - AC

Estar matriculado entre o 7º e o 9º semestres

atividades de gestão em áreas/setores de formulação das políticas de atenção à saúde
e/ou áreas de gestão de serviços de saúde

Serviço Social

G2

01 - AC

Estar matriculado entre o 5º e o 7º semestres

Município: Guanambi

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão de pessoas e processos administrativos e de comunicação em saúde:

Administração

G3

01 - AC

Estar matriculado entre o 5º e o 7º semestres

Corresponde a atividades relacionadas a licitações, contratos, assessoria jurídica e técnica, comunicação em saúde, gestão de
processos de pessoal e administrativos

 

 

 

 

Município: Guanambi

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA
CONTRATAÇÃO

Vigilância à

Enfermagem

G4

02 - AC

Estar matriculado

saúde: Corresponde às atividades relacionadas às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador

 

 

01 - PD

entre o 8º e 9º semestres

Município: Ilhéus

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da educação e do trabalho na saúde: Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à
gestão de processos educativos e gestão do trabalho

Enfermagem

11

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Município: Ilhéus

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão de pessoas e processos administrativos e de comunicação em saúde: Corresponde a atividades relacionadas a licitações, contratos, assessoria jurídica e técnica, comunicação em saúde, gestão de processos de pessoal e administrativos

Administração

12

02 - AC
01 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Município: Ilhéus

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Vigilância à saúde Corresponde às atividades relacionadas às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do
trabalhador

Enfermagem

13

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e 8º semestres

Município: Jequié

ÁREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da atenção à saúde: Corresponde a

Farmácia

J1

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

atividades de gestão em áreas/setores de formulação das políticas de atenção à saúde e/ou áreas de gestão de serviços de saúde

Psicologia

J2

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Município: Jequié

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da educação e do trabalho na saúde:

Psicologia

J3

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à gestão de processos educativos e gestão do trabalho

 

 

 

 

Município: Jequié

ÁREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Pesquisa em saúde:

Enfermagem

J4

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Corresponde a atividades relacionadas a realização de pesquisas bem como à participação em

 

 

 

 

Comitês de Ética

 

 

 

 

Município: Jequié

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Vigilância à

Enfermagem

J5

02 - AC

Estar matriculado

saúde Corresponde às

 

 

01 - PD

entre o 4º e 8º semestres

atividades relacionadas às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do
trabalhador

Farmácia

J6

02 - AC

Estar matriculado no penúltimo semestre

Município: Vitória da Conquista

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Cuidado em saúde: Corresponde às

Fisioterapia

V1

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e 7º semestres

áreas/setores onde o estagiário realizará
intervenções assistidas, em diferentes
especialidades, junto aos usuários

Nutrição

V2

02 - AC

Estar matriculado entre o 3º e 7º semestres

Município: Vitória da Conquista

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão da atenção à saúde: Corresponde a atividades de
gestão em áreas/setores de formulação das políticas de atenção à saúde e/ou áreas de gestão de serviços de saúde

Enfermagem

V3

04 - AC

01 - PD

Estar matriculado entre o 3º e o 8º semestres

Farmácia

V4

02 - AC
01 - PD

Estar matriculado entre o 4º e o 7º semestres

Nutrição

V5

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Município: Vitória da Conquista

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA
CONTRATAÇÃO

Gestão da

Enfermagem/

V6

02 - AC

Estar matriculado

educação e do trabalho na saúde:

Pedagogia

 

 

entre o 3º e o 8º semestres

Corresponde às áreas/setores onde o estagiário realizará atividades relacionadas à gestão de processos educativos e gestão do trabalho

 

 

 

 

Município: Vitória da Conquista

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE AREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Gestão de pessoas e processos administrativos e de comunicação em saúde: Corresponde a atividades relacionadas a licitações, contratos, assessoria jurídica e técnica, comunicação em saúde, gestão de processos de
pessoal e administrativos

Administração

V7

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Direito

V8

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e o 7º semestres

Município: Vitória da Conquista

AREA

GRADUAÇÃO

CÓDIGO
DE ÁREA

VAGAS

PRÉ-REQUISITO NO MOMENTO DA CONTRATAÇÃO

Vigilância à saúde Corresponde às

Enfermagem

V9

03 - AC

Estar matriculado entre o 3º e 8º semestres

atividades relacionadas às vigilâncias epidemiológica, sanitária, ambiental e à saúde do trabalhador

Medicina

V10

01 - AC

Estar matriculado entre o 3º e 8º semestres

ANEXO II

PROVAS GERAIS SUS

Código

Bibliografia

Todos os códigos

- Lei Federal nº. 8.080 de 19 de setembro de 1990; _ Decreto Federal 7.508 de 28 de Junho de 2011; - Brasil. Carta dos direitos dos usuários da saúde. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 9p. (Série E. Legislação de Saúde). - COELHO, Juliana Souza. Construindo a Participação Social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saúde Soc. São Paulo, v. 21, p. 138-151, 2012. - VASCONCELOS. Cipriano Maia; PASCHE, Dário Frederico. O Sistema Único de Saúde. In: CAMPOS, Gastão Wagner Souza et al (Orgs.). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Hucitec/Fiocruz, 2006, p. 531-562.

PROVAS ESPECIFICAS

Código

Bibliografia

S1

- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. - Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. - ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013. - RUPPERT & BARNES, Robert D. Zoologia dos invertebrados. 6ª ed. Editora Roca. 2005.

S2

- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. - Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. - ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013. - Correia, Cíntia Mesquita. Vivência de violência doméstica em mulheres que tentaram suicídio. 2011. 103f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Salvador 2011. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/12877/1/DISSER PGENF 280 CI NTIA%20%283%29.pdf- - Conselho Federal de enfermagem. Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Salvador-Bahia. Maio de 2013.

S3

- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. - Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. - ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013. - Brunton, Laurence L.; Lazo, John S.; Parker, Keith L. Goodman & Gilman. As Bases Farmacológicas da Terapêutica. 11ª Ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill - Artmed, 2006. - Klaassen, Curtis D.; Watkins Ill, John B. Fundamentos em Toxicologia de Casarett e Doull (Lange). 2ª Ed. McGraw Hill Brasil, 2012. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=7QITeoDcPKsC&printsec=frontcover&hl=pt- B R#v=o ne pag e&q&f=f al se. - Londres, Flávia. Agrotóxicos no Brasil: um guia para ação em defesa da vida. 1ª ed. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2011. Disponível em: http://daterraecos.net.br/wp-content/uploads/2012/01 /Agrotoxicos-no-Brasil-mobile.pdf. - Silva, P. Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

S4- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. - Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. - ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013.
S5- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em:http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013. - OSWEILER, G. D. Toxicologia Veterinária. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. SPINOSA, H. S.; GÓRNIAK, S. L.; PALERMO-NETO, J. Toxicologia Aplicada à MedicinaVeterinária. Editora Manole, la. Ed., 2008
S6- Bahia. Apostila de Toxicologia Básica. Salvador: Ciave/Sesab, 2009. Disponível em: www.saude.ba.gov.br/pdf/Apostila CIAVE Ago 2009 A4.pdf. - Brasil. Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/manu peconhentos.pdf. - ANDRADE FILHO, A.; CAMPOLINA, D.; DIAS, M.B. Toxicologia na Prática Clínica. 2.ed. Belo Horizonte: Folium, 2013. - FREUD, S. Luto e Melancolia. In. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. XIV, p. 249-63. - Apostila de Psicologia - Aspectos Psicológicos nas Intoxicações (Ciave). Disponível em: www.saude.ba.gov.br/ciave/images/stories/Ciave/Ciave PDF/Apostila de Psicologia CIAVE.pdf
S7- TAVARES, Walter; MARINHO, Luiz Alberto Carneiro. Rotinas e Diagnóstico e Tratamento das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Editora Atheneu. 2ª edição. 2010. - Brasil. Doenças Infecciosas e Parasitárias de Bolso. Ministério da Saúde/ Secretaria de Vigilância em Saúde/ Departamento de Vigilância Epidemiológica. 8ª edição. 2010. - Manual de Procedimentos em Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Couto Maia. EDUNEB: 3ª edição. 2010. Principais assuntos:
1. AIDS e as principais infecções oportunistas:
a. Neurotoxoplasmose.
b. Pneumocystis Jiroveci
c. Diarréias relacionadas ao HIV/AIDS
d. Tuberculose
e. Criptocose
2. Calazar - Leishmaniose Visceral
3. Cólera
4. Dengue
5. Hanseníase e episódios reacionais Tipos I e II
6. Hepatites agudas virais
7. Herpes Zoster - Varicela
8. Leptospirose
9. Meningites Bacterianas
10. Meningites Assépticas
11. Doenças Meningocócicas
12. Pneumonias adquiridas na comunidade e Nasocomiais
13. Sepse
14. Síndrome Respiratória Aguda Grave
15. Tétano
S10- CARR, Janet; Shepherd R. Reabilitação Neurológica: Otimizando o desempenho motor. Editora Manole, 2008. - Classificação Internacional de Funcionalidade: CIF. Geneva, Suiça: Organização Mundial de Saúde; 2001. - DAVIES, Patricia. Hemiplegia tratamento para o paciente após AVE e outras lesões cerebrais. 2aed. Editora Manole, 2008 - DAVIES, Patricia. Passos a seguir: um manual para o tratamento da hemiplegia no adulto. Ed. Manole LTDA, 1996. - DAVIES, Patricia. Recomeçando outra vez: reabilitação precoce apos lesão cerebral traumática. Ed. Manole LTDA, 1997. - EDWARDS, Susan. - Fisioterapia Neurológica: Uma abordagem centrada na resolução de problemas. Porto Alegre. Ed. Artmed. 1999. - Laurie Lundy-ekman. Neurociência - Fundamentos Para a Reabilitação - 3ª Ed. Elsevier. 2000. - Ministério da Saúde. PORTARIA Nº. 665, DE 12 DE ABRIL DE 2012. Dispõe sobre os critérios de habilitação dos estabelecimentos hospitalares como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). (ANEXO) - Ministério da Saúde. Diretrizes de Atenção à pessoa com Acidente Vascular Cerebral no âmbito do Sistema Único de Saúde. - NITRINI, Ricardo e BACHESCHI, Luiz A. A Neurologia Que Todo Médico Deve Saber. Santos Livraria Editora, 1991. - SHUMWAY-COOK, A.; Woollacott, M.H.. Controle Motor: Teoria e aplicações práticas. 2ed. São Paulo: Manole, 2003. - STOKES, Maria. Neurologia para Fisioterapeutas. São Paulo. Editorial Premier. 2000. - Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. São Paulo: Edusp; 2003. UMPHRED, Darcy A. Reabilitação Neurológica Prática. São Paulo. 2ª ed - Ed.Guanabara Koogan. 2007. UMPHRED, Darcy A. Fisioterapia Neurológica. São Paulo. 2ª ed - Ed. Manole LTDA. 1994.
S52- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepaties virais. Manual técnico para diagnóstico da infecção pelo HIV. Ministério da Saúde, 2013. Disponivel em: <www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/20131555941_p_manual_tecnico_hivfinal_pdf_p 23462.pdf> - Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual nacional de vigilância laboratorial da tuberculose e outras micobactérias. Ministério da Saúde, 2008. 436 p. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_laboratorial_ tuberculosepdf> - Brasil. Ministério da Saúde. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Disponivel em: <dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/03_1193_M.pdf> - Brasil. Ministério da Saúde. Guia de Vigilância Epidemiológica Disponivel em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vig_epid_novo2.pdf?>- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Manual instrucional para capacitação em vigilância epidemiológica das Hepatites Virais. Brasília, DF, 2008. Disponível em: < www.aids.gov.br/publicacao/cbve-2008-capacitacao-em-vigilancia- epidemi ologi ca-dashepatites-virais' - ABBAS, A. K. et al. Imunologia Celular e Molecular. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Revinter, 2012. - KONEMAN, Elmer W. Diagnóstico Microbiológico - Texto e Atlas Colorido - 6ª Ed.Guanabara Koogan. - LIMA, A. Oliveira. Métodos de Laboratório Aplicados à Clínica. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. - NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11 ed. São Paulo: Atheneu, 2004. - OPLUSTIL, Carmen Paz; Zoccoli, Cassia Maria. Procedimentos Básicos em Microbiologia Clínica. 3ª Ed. Sarvier, 2010. - REY, L. Parasitologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. - ROITT, I. M. Imunologia. 6ª Edição. São Paulo: Manole, 2003. - SIDRIM, José Júlio Costa; Rocha, Marcos Fábio Gadelha. Micologia Médica A Luz de Autores Contemporâneos. Guanabara Koogan - VERONESI, Ricardo; FOCACCIA, Roberto. Tratado de infectologia. 4ª edição. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.
S53 e S54- BRASIL. Decreto-Lei nº 986, de 21 de outubro de 1969. Institui normas básicas sobre alimentos. Publicado no Diário Oficial da União de 21 de outubro de 1969. - BRASIL. Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977. Configura infrações à legislação sanitária federal, estabelece as sanções respectivas, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União de 24 de agosto de 1977. - BRASIL. Portaria nº 2.914/2011 de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências. Publicada no Diário Oficial da União de 14 de dezembro de 2011. - BRASIL. Resolução - RDC nº 12 de 02 de janeiro de 2001. Aprova o Regulamento técnico sobre os padrões microbiológicos para alimentos e seus anexos I e II. Publicada no Diário Oficial da União de 20 de dezembro de 2000. - CECCHI, Helosía Mascia. Fundamentos Teóricos e Práticos em Análise de Alimentos. São Paulo, 2ª Ed. Editora: UNICAMP, 1999, 208p. - FENNEMA, Owen R, PARKIN, Kirk L, DAMODARAN, Srinivasan. Química de Alimentos de Fennema. 4. ed. Editora: Artmed, 2010, 900p. - FRANCO, B. D. G. M. e LANDGRAF, M. Microbiologia dos Alimentos. Ed. Atheneu, São Paulo, 2005, 182p. - GERMANO, P.M.L.; GERMANO, M.I.S. Higiene e Vigilância Sanitária dos Alimentos. São Paulo, 4ª Ed. Editora: Manole. 2011. 1088p - OHLWEILER,.Otto Alcides. Química Analítica Quantitativa. Rio de Janeiro, LTC Editora, Vol. I, 3ª ed., 1989. - SILVA, Neusely da et. al. Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos. São Paulo; 3. ed. Ed. Varela, 2007, 552 p.
 TORTORA, G.J. Microbiologia. 8ª Ed. São Paulo: Editora: Artmed, 2005.
S55- Brasil. Ministério da Saúde. Manual de vigilância e controle da peste. Disponivel em: <bvsms.saude.gov.br/bvs/.../manual vigilancia_controle_peste.pdf> - Brasil. Ministério da Saúde. Manual de vigilância e controle da leishmaniose visceral. Disponivel em: <dtr2001.saude.gov.br/editora/produtos/livros/pdf/03_1193_M.pdf> - Brasil. Controle da Raiva dos Herbívoros: manual técnico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília: MAPA / ACS. 2009. 124p. - Brasil. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância epidemiológica. Manual de Diagnóstico Laboratorial da Raiva. Ministério da Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. - Brasil. Manual de Legislação : programas nacionais de saúde animal do Brasil. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Departamento de Saúde Animal. Brasília: MAPA/DAS/DAS, 2009. - CONSOLI, R.A.G.B; OLIVEIRA, R.L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994, 228 p. - ETTINGER, S.J.& FELDMAN,E.C. Tratado de Medicina Interna Veterinária. 5 ed.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.2156p. 2v. - MARCONDES, C.B. Entomologia médica e veterinária. São Paulo: Editora Atheneu, 2001, 432 p Parasitologia Veterinária Elinor Fortes Editora Ícone. Disponivel em: <www.ebah.com.br/content/ABAAAgKNUAB/parasitologia-veterinaria>