Prefeitura de Sertânia - PE

Notícia:   Sertânia - PE abre inscrições para diversos cargos

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA

ESTADO DE PERNAMBUCO

EDITAL N° 01/2011 DA SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA

MANUAL DO CANDIDATO

A Prefeita Constitucional do município de Sertânia, Estado de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos quantos o presente Edital virem ou dele tomarem conhecimento que será realizado neste Município, conforme Portaria instituída e tendo em vista o disposto no artigo 37 da Constituição Federal c/c as Leis Municipais, através da Exames & Consultoria Ltda, Seleção Pública Simplificada de Provas e para tanto publica este EDITAL que passa a vigorar como único regulamento para o recrutamento e seleção de candidatos aos Cargos descritos no Capítulo I, item 2, deste Edital.

O presente Processo Seletivo Externo será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da empresa Exames & Consultoria Ltda, conforme Processo Licitatório e Contrato Estabelecido.

O Edital N° 001/2011 será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal a partir da data de publicação, assim como será entregue aos candidatos inscritos quando da efetivação de sua inscrição na mencionada Seleção Pública Simplificada. As inscrições à Seleção Pública Simplificada ocorrerão no período 6 de junho a 01 de julho de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, no prédio do antigo Cine Emoir, situado na convergência da Praça Prefeito João Pereira Vale com a rua Frei Caneca - Centro - Sertânia-PE. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 11 a 15 de julho de 2011, no mesmo horário e local em que se efetuaram as inscrições. A data da realização das provas será no dia 07 de agosto de 2011 em horários e locais a serem comunicados aos candidatos inscritos por meio do cartão de inscrição definitivo, que lhes será entregue nas datas supracitadas no mesmo local das inscrições ou via internet no site da empresa organizadora, que ficará disponível até o dia da prova.

CAPÍTULO I - DOS CARGOS E REQUISITOS

1. A Seleção Pública Simplificada se destina ao preenchimento de vagas no Quadro da Prefeitura Municipal de SERTÂNIA, mediante Contrato Temporário de Excepcional Interesse Público, por prazo determinado de 1(um) ano, prorrogável por igual período, e tem a relação dos cargos adiante discriminados.

2. A distribuição de quantidade por categorias funcionais e os requisitos mínimos obedecem às seguintes especificações:

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

1 . Centro de Referência em Assistência Social (CRAS):

CARGO

N° de Vagas

Requisitos

Valor das Inscrições

Vencimento Inicial em R$

Coordenador

01

Nível superior com formação na área de serviço social

60,00

900,00

Educador Social

02

Nível Médio

35,00

545,00

Recepcionista

01

Nível Médio

35,00

545,00

2. CREAS

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador

01

Nível superior com formação na área de serviço social

60,00

900,00

Educador Social

01

Nível Médio + Certificado de Aprovação em Capacitação de Entrevistador Versão 7.3 do Cadunico, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social

35,00

545,00

Recepcionista

01

Nível Médio

35,00

545,00

3 . Programa Bolsa Família

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Digitador

01

Nível Médio + Informática

40,00

800,00

Educador Social

04

Nível Médio

35,00

545,00

Recepcionista

01

Nível Médio

35,00

545,00

4 . Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador

01

Nível superior com formação na área educacional ou social

60,00

900,00

Educador Social

16

Nível Médio

35,00

545,00

5 . Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Adolescente

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador

01

Nível superior com formação na área educacional ou social

60,00

900,00

Educador Social

12

Nível médio

35,00

545,00

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

1 . Programa Se Liga e/ou Acelera

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Monitor

10

Nível médio ou graduação em Pedagogia (experiência mínima comprovada de 1 ano) e Curso de Formação na Metodologia do Projeto Se Liga e/ou Acelera de 2011

40,00

630,00

Supervisor

02

Nível médio ou graduação em Pedagogia (experiência mínima comprovada de 1 ano) Curso de Formação na Metodologia do Projeto Se Liga e/ou Acelera de 2011

40,00

750,00

2 . Programa AABB-Comunidade

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador

01

Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano)

40,00

750,00

Monitor de Música

02

Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano na área de música)

35,00

545,00

Monitor de Teatro

01

Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano na área de teatro)

35,00

545,00

Monitor de esportes

02

Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano na área de esportes)

35,00

545,00

Monitor Educacional

02

Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano)

35,00

545,00

Monitor de danças01Nível médio (experiência mínima comprovada de um ano na área de danças)35,00545,00
Monitor de Artes01 Nível médio (experiência ênea mínima comprovada de um ano na área de artes)35,00545,00

3 . Programa Alfabetizar com Sucesso

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Supervisor

02

Nível médio ou graduação em Pedagogia (experiência mínima de supervisão comprovada de um ano)

40,00

750,00

4 . Programa Escola Ativa

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Supervisor

01

Nível médio ou graduação em Pedagogia + experiência comprovada de docência de dois anos.

40,00

750,00

5 . Laboratório de Informática das Escolas

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Monitores

06

Nível médio e certificado com o mínimo de 20 horas do curso Linux Meta Sys e experiência mínima de um ano em laboratórios de informática ou em telecentro comunitário

40,00

630,00

6 . Telecentro Comunitário

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Supervisor

01

Nível médio e certificado com o mínimo de 20 horas do curso Linux Meta Sys e experiência mínima de um ano em laboratórios de informática ou em telecentro comunitário

40,00

830,00

7 . Educação Física

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Professor de Educação Física

04

Graduação em Educação Física e registro no Conselho de Classe

60,00

917,24 p/150 horas aula 1.132,40 p/200 horas aulas mensais

SECRETARIA DE SAÚDE

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Artesão

01

Nível médio

35,00

545,00

Auxiliar de Consultório Dentário

10

Diploma ou certificado do curso de A.S.B. e registro no Conselho de Classe

35,00

545,00

Farmacêutico

02

Graduação em Farmácia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Fisioterapeuta

01

Graduação em Fisioterapia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Anestesista

02

Graduação em Medicina com especialização na área de anestesia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Cardiologista

01

Graduação em Medicina com especialização na área de cardiologia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Cirurgião Geral

01

Graduação em Medicina com especialização na área de cirurgia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Dermatologista

01

Graduação em Medicina com especialização na área de dermatologia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Clinico Geral

12

Graduação em Medicina e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Neurologista

01

Graduação em Medicina com especialização na área de neurologia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Médico Psiquiatra

02

Graduação em Medicina com especialização na área de psiquiatria e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Psicólogo

01

Graduação em Psicologia e registro no Conselho de Classe

60,00

723,51 + gratificação

Técnico Educacional

01

Graduação em curso de Pedagogia

60,00

 

Terapeuta Ocupacional

01

Graduação em Terapia Ocupacional

60,00

723,51 + gratificação

SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES, CULTURA E TURISMO

1 . Academia das Cidades

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador Geral

01

Graduação em Educação Física ou nas áreas de Enfermagem e Nutrição e registro no Conselho de Classe

60,00

900,00

Professor de Educação Física Geral

01

Graduação em Educação Física e registro no Conselho de Classe

60,00

917,24 p/150 horas aula ou 1.132,40 p/200 horas aulas

Estagiário de Educação Física Geral

01

Cursando a partir do 52 período do curso de Graduação em Educação Física

35,00

545,00

2 . Ponto de Cultura

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Coordenador Pedagógico

01

Nível médio

40,00

750,00

Coordenador de Área Cultural (Área de música)

01

Nível médio e experiência mínima comprovada de um ano na área de música

35,00

545,00

Coordenador de Área Cultural (Área de Artesanato)

01

Nível médio e experiência mínima comprovada de um ano na área de artesanato

35,00

545,00

Coordenador de Área Cultural (Área de Dança)

01

Nível médio e experiência mínima comprovada de um ano na área de dança

35,00

545,00

Coordenador de Área Cultural (Área de Teatro)

01

Nível médio e experiência mínima comprovada de um ano na área de teatro

35,00

545,00

2 . Casa das Juventudes

CARGON° de VagasRequisitosValor das InscriçõesVencimento Inicial em R$

Monitor de informática

01

Nível médio e experiência mínima comprovada de um ano na área de informática

35,00

630,00

3. As vagas aos cargos previstos no item 2 anterior serão preenchidas nas localidades das zonas urbana e rural de acordo com as necessidades da Administração Pública Municipal.

4. As atribuições dos cargos supracitados obedecem às determinações constitucionais e conforme as Leis Ordinárias vigentes e a jornada de trabalho dos servidores contratados obedecerá ao disposto no Anexo I.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES À SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA

1. As inscrições deverão ser realizadas sob a forma presencial, conforme item 2, durante o período de 06 de junho a 01 de julho de 2011, de segunda a sexta-feira, no horário das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 1 7:00 horas, no prédio do antigo Cine Emoir, situado na convergência da Praça Prefeito João Pereira Vale com a rua Frei Caneca - Centro - Sertâinia-PE.

2. Cada candidato poderá inscrever-se para apenas um dos cargos a Seleção Pública Simplificada, nas seguintes condições:

2.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado.

2.2. Ter idade mínima de 18 anos na data da posse no cargo para o qual foi aprovado.

2.3. Não pertencer aos quadros ou ter parentesco de até 3° Grau com os funcionários da empresa Exames & Consultorias Ltda e/ou com os Membros da Comissão Organizadora do Processo Seletivo. 2.4. Pagar o valor de inscrição, conforme tabela do item 2 do capítulo I deste edital;

2.5. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 11 a 15 de julho de 2011, no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições.

3 . Inscrições via internet:

3.1. Pode ser realizada a inscrição para o Processo Seletivo via internet, no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, solicitada no mesmo período de inscrições fixado pelo item 2 deste edital.

3.2. DO PROCEDIMENTO PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO VIA INTERNET

3.2.1 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá acessar o endereço eletrônico www.examesconsultoria.com e após o preenchimento da ficha de inscrição efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário disponível também no site, podendo efetuar o pagamento qualquer agência do Banco do conveniado.

3.2.2 As inscrições efetuadas via internet somente serão aceitas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição, que será feita através do contrato com o Banco conveniado.

3.2.3 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via internet estará disponível no endereço eletrônico www.examesconsultoria.com, no mesmo período determinado no edital para a entrega dos cartões, ou seja, de 11 a 15 de julho do corrente ano, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento. A confirmação da inscrição só se dará mediante impressão deste comprovante de inscrição que deverá ser apresentado no dia da prova.

3.2.4 O candidato inscrito via internet não deverá enviar cópia de documento de identidade, sendo de sua exclusiva responsabilidade a informação dos dados cadastrais no ato de inscrição, sob as penas da lei.

3.2.5 Informações complementares acerca das inscrições via internet estarão disponíveis no endereço eletrônico www.examesconsuultoria.com

3.2.6 A Exames & Consultoria Ltda. não se responsabiliza por solicitação de inscrição via internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

3.2. 7 Os candidatos que optarem por essa forma de inscrição estão cientes do conhecimento e aceitação das normas do edital do Processo Seletivo e automaticamente se declaram ter as condições e os documentos exigidos pelo edital.

4. É assegurado o direito de inscrição às pessoas portadoras de deficiência, na presente Seleção Pública Simplificada, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, submetendo-se, quando convocadas, a exames oficiais, os quais terão decisão terminativa sobre o exercício do cargo.

4.1. Serão reservadas vagas aos deficientes físicos, na proporção de 5% (cinco por cento), a serem oferecidas em obediência à Legislação vigente. Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas, estas serão preenchidas pelos demais candidatos com estreita observância à ordem de classificação, obedecendo ao seguinte quadro das vagas disponíveis:

CARGON° de Vagas para Deficientes
- CRAS
COORDENADOR00
EDUCADOR SOCIAL00
RECEPCIONISTA00
- CREAS
COORDENADOR00
EDUCADOR SOCIAL00
RECEPCIONISTA00
- BOLSA FAMÍLIA
DIGITADOR00
EDUCADOR SOCIAL01
RECEPCIONISTA00
- PETI
COORDENADOR00
EDUCADOR SOCIAL01
- PROJOVEM
COORDENADOR00
EDUCADOR SOCIAL01
- SE LIGA/ACELERA
MONITOR01
SUPERVISOR00
- AABB COMUNIDADE
COORDENADOR00
MONITOR DE MÚSICA00
MONITOR DE TEATRO00
MONITOR DE ESPORTES00
MONITOR EDUCACIONAL00
MONITOR DE DANÇAS00
MONITOR DE ARTES00
- ALFABETIZAR COM SUCESSO
SUPERVISOR 00
ESCOLA ATIVA
SUPERVISOR 00
- LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS
MONITOR01
- TELECENTRO COMUNITÁRIO
SUPERVISOR00
- EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA00
- SECRETARIA DE SAÚDE
ARTESÃO00
AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO01
FARMACÊUTICO00
FISIOTERAPEUTA00
MÉDICO ANESTESISTA00
MÉDICO CARDIOLOGISTA00
MÉDICO DERMATOLOGISTA00
MÉDICO CIRURGIÃO GERAL00
MÉDICO CLÍNICO GERAL01
MÉDICO NEUROLOGISTA00
MÉDICO PSIQUIATRA00
PSICÓLOGO00
TÉCNICO EDUCACIONAL00
TERAPEUTA OCUPACIONAL00
- ACADEMIA DAS CIDADES
COORDENADOR GERAL00
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA GERAL00
ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA GERAL00
- PONTO DE CULTURA
COORDENADOR PEDAGÓGICO00
COORDENADOR DE ÁREA CULTURAL (ÁREA DE MÚSICA)00
COORDENADOR DE ÁREA CULTURAL (ÁREA DE ARTESANA­TO)00
COORDENADOR DE ÁREA CULTURAL (ÁREA DE DANÇA)00
COORDENADOR DE ÁREA CULTURAL ( ÁREA DE TEATRO)00
- CASA DAS JUVENTUDES
COORDENADOR00
MONITOR DE INFORMÁTICA - CASA DAS JUVENTUDES00

4.2. O cartão de inscrição será entregue ao candidato no período de 11 a 3 de junho de 2011, no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições ou via internet no site da empresa organizadora, que ficará disponível até o dia da prova.

4.3. O portador de deficiência deve especificar, por escrito, a sua deficiência e o cargo para cuja vaga se inscreveu.

4.4. O candidato amblíope deverá solicitar, por escrito, até o término das inscrições a confecção de prova ampliada, especificando o teor da deficiência, sob pena de não ter sua prova preparada, o que causará a impossibilidade de realizá-la.

4.5. Será eliminado da lista dos deficientes o candidato cuja deficiência assinalada no requerimento de inscrição não se constate, no ato de posse, devendo o mesmo constar apenas da lista de classificação geral.

4.6. Logo após a investidura do candidato classificado, a deficiência não poderá ser argüida para justificar o pedido de aposentadoria.

CAPÍTULO III - DAS PROVAS E DA DATA DE REALIZAÇÃO

1. A Seleção Pública Simplificada constará de prova escrita, em forma objetiva, de múltipla escolha com 5 (cinco) alternativas.

1.1. Para os cargos em que é exigida apenas escolaridade mínima de ensino médio, a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos gerais, valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos.

1.2. Para os cargos em que é exigida escolaridade de ensino médio mais conhecimentos de informática, a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática, informática e conhecimentos gerais, valendo 20 pontos cada, totalizando 100 pontos.

1.3. Para os cargos em que é exigida escolaridade de ensino médio mais conhecimentos específicos, a prova escrita constará de 30 questões objetivas, valendo 100 (cem) pontos, versando sobre as seguintes matérias: português, valendo 40 pontos; matemática e conhecimentos específicos, valendo 30 pontos cada, totalizando 100 pontos.

1.4. Para os cargos em que é exigida escolaridade mínima de ensino superior, a prova escrita constará de 40 questões objetivas, sendo 25 questões objetivas versando sobre a matéria específica, valendo 70 pontos e 15 questões objetivas, versando sobre matéria de português em nível de ensino médio, valendo 30 pontos.

2. Para todos candidatos aprovados e classificados a apresentação de certificados ou diplomas de conclusão de curso será exigida, quando do ato de nomeação.

2.1. No ato de convocação para contratação o candidato que não apresentar o requisito mínimo exigido fica impedido de tomar posse.

3. Para todos os cargos, os programas para os candidatos inscritos serão divulgados amplamente na data e local destas inscrições. E após a realização das provas escritas, no prazo de 72 horas, a Empresa Organizadora da Seleção Pública Simplificada divulgará os respectivos gabaritos de respostas das provas escritas.

4. Data da Realização das Provas: 07 de agosto de 2011.

4.1 A prova escrita terá duração de 03 (três) horas.

5. Os candidatos serão cientificados através de publicação dos locais das provas e através dos cartões definitivos que serão entregues aos candidatos na data prevista do item 3.2. do Capítulo II deste Edital. A entrega dos cartões serve para confirmação da inscrição e caso o candidato não compareça no período determinado para a entrega daqueles, a Empresa Organizadora não se responsabilizará pela entrega não efetivada.

5.1. Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e de horário de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem publicados.

6. O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência de quarenta minutos do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e de documento de identificação original.

6.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identificação original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá apresentar documento que ateste o registro de ocorrência em órgão policial.

6.2. Não serão aceitos como documento de identidade: certidões de nascimento, título de eleitor, CPF, carteira de estudante, nem documentos ilegíveis e/ou não identificáveis.

7. Será excluído da Seleção Pública Simplificada o candidato que:

I. Não comparecer às provas.

II. Apresentar-se após o horário estabelecido.

III. Ausentar-se da sala de provas sem o acompanhamento do fiscal.

IV. For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, notas, impressos não permitidos ou calculadora.

V. Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação.

VI. Lançar meios ilícitos para execução das provas.

VII. Não devolver integralmente o material recebido.

VIII. Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

8. Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível, e mais:

I. O candidato deve transcrever com cuidado as respostas das provas objetivas para a folha de respostas de leitura óptica, que será o único documento válido para a correção das provas.

II. O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal juntamente com a folha de respostas, o seu caderno de questões.

III. O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

IV. Em hipótese alguma haverá vista de prova.

CAPÍTULO IV - CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

1. A classificação dos candidatos dar-se-á na ordem decrescente das notas obtidas nas provas, calculadas na forma estabelecida neste Edital.

2. Será considerado classificado o candidato aprovado cujo número representativo de sua classificação for menor ou igual ao número de vagas oferecidas, para o respectivo cargo e com nota igual ou superior a 50,00 (cinquenta) ponhas.

3. Do desempate: na hipótese de igualdade de nota, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

a. Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos da Lei Federal n.° 10. 741, de 01.12.2003, entre si e frente aos demais, sendo que será dada preferência ao de idade mais elevada;

b. obtiver maior nota na prova de português;

c. obtiver maior nota na prova de matemática;

d. obtiver maior nota na prova de conhecimentos especifico;

e. obtiver maior nota na prova de conhecimentos gerais;

4. Persistindo o empate, o desempate se fará por sorteio

CAPÍTULO V - DA ORGANIZAÇÃO

1. A Prefeitura Municipal de Sertâinia, através de processo licitatório, contratou a Empresa Exames & Consultoria Ltda. para a execução da Seleção Pública Simplificada e essa é a responsável pela organização do certame.

CAPÍTULO VI - DOS RECURSOS

1. Será admitida a interposição de recurso pelo candidato que se achar prejudicado na prova escrita da seleção. Para isso terá um prazo de 3 (três) dias úteis após o encerramento da prova. Deverá ser utilizado o formulário do anexo II do edital para o envio do recurso

2. O recurso somente será conhecido, para efeito de julgamento, quando se fundamentar em "má formulação de questão" e de "impertinência do conteúdo da questão".

3. Será também admitido recurso pelo candidato que se achar prejudicado na divulgação das questões (gabarito) das provas corrigidas (respostas consideradas como certas) e do seu resultado, obedecendo o prazo de 3 (três) dias úteis. Deverá ser utilizado o formulário do anexo II do edital para o envio do recurso.

4. Compete à Comissão Especial de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento da Seleção Pública Simplificada 01/2011 julgar, em instância única administrativa, no prazo de cinco dias úteis do recebimento, os recursos interpostos de acordo com o Edital.

4.1. Recursos inconsistentes e/ou intempestivos serão indeferidos.

4.2. Se do exame de recursos resultar anulação de questão(ões) ou item(ns) de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independente de terem recorrido.

CAPÍTULO VII - DA HOMOLOGAÇÃO

1. Apreciada a regularidade da Seleção Pública Simplificada, mediante relatório sucinto, a empresa responsável pela organização do certame Exames & Consultoria Ltda encaminhará à Prefeita Municipal, que a homologará e fará publicar o seu resultado, de acordo com a Lei Orgânica do Município.

CAPÍTULO VIII - DAS NOMEAÇÕES

1. A contratação dos candidatos classificados far-se-á por ordem decrescente das notas obtidas, mediante a quantidade das vagas oferecidas, devendo o candidato apresentar os seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma ou Certificade Escolar;

b) Cópia da Carteira de inscrição no respectivo Conselho Regional;

c) Cópia da Cédula de Identidade;

d) Cópia da Carteira do Trabalho e Previdência Social (das páginas de identificação);

e) Cópia do Título Eleitoral, com comprovante de quitação perante a Justiça Eleitoral;

f) Cópia do Cartão de Pessoa Física (CPF);

g) Cópia do Cartão de Inscrição do PIS/PASEP ( se já foi ou é empregado registrado);

h)Cópia do Certificado de alistamento militar ou de reservista (se do sexo masculino);

i) Cópias das Certidões de nascimento de filhos menores de 14 anos, caso existam;

j) Cópia da Certidão de nascimento ou de casamento, conforme o caso;

k) Declaração de bens e outros cargos públicos (obter na Prefeitura);

l) Um recente retrato 3/4;

1.1 Para o cargo de Recepcionista, além dos documentos acima o candidato deverá apresentar também Certificado de Curso Básico de Informática.

1.2 Para o cargo de Educador Social do Programa Bolsa Família, além dos documentos acima o candidato deverá apresentar também Certificado de Aprovação em Capacitação de Entrevistador Versão 7.3 do Cadúnico, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

1.3 Para o cargo de Digitador do Programa Bolsa Família, além dos documentos acima o candidato deverá apresentar também Certificado de Curso Básico de Informática.

3. As contratações serão feitas de acordo com as necessidades do Município, por meio de Ato Administrativo.

3. O candidato aprovado e classificado deve aceitar a sua nomeação para ocupar o cargo de acordo com a necessidade do município para prover tanto na área urbana como na área rural, sem nenhum privilégio de escolha alegando a sua posição classificatória do resultado geral.

4. O candidato nomeado para ocupar o cargo deve exercer no prazo legal as funções inerentes, proibido qualquer ato que possa desviar ou praticar funções que não digam respeito às atribuições do cargo pelo qual o mesmo logrou êxito na seleção pública ou, ainda, exercer quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício do cargo ou função e com o horário de trabalho.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Será admitida concessão de vista ou revisão de provas, desde que tenha como finalidade o exercício do direito de recurso.

2. A inexatidão das afirmativas e irregularidades de documentos ou outras irregularidades constatadas no decorrer do processo seletivo, ainda que verificados posteriormente, eliminará o candidato da Seleção Pública Simplificada, anulando-se os atos decorrentes da inscrição.

3. A inscrição importa no conhecimento e aceitação das normas do presente Edital.

4. A Seleção Pública Simplificada terá validade pelo prazo de um ano, a contar da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogada por mais um ano, a critério da Administração Pública Municipal, obedecendo ao disposto do artigo 3 7, incisos III e IV da CF.

5. Não poderá ser fornecido ao candidato qualquer documento comprobatório de aprovação na Seleção Pública Simplificada, valendo para esse fim o resultado publicado.

6. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a esta Seleção Pública Simplificada nos quadros de avisos na sede da Prefeitura e nos meios de comunicação.

7. A classificação fora das vagas oferecidas não assegura ao candidato o direito ao ingresso automático, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo a rigorosa ordem de classificação, ficando a concretização deste ato condicionada a observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, à necessidade da Prefeitura Municipal de Sertâinia.

8. O candidato aprovado deve manter sempre o seu endereço atualizado junto a Secretaria de Administração e Tributos do Município, a fim de que possa ser convocado para comparecer quando for para tratar de assunto relacionado à sua nomeação.

9. Além dos candidatos aprovados dentro do número de vagas ofertadas neste edital, os demais aprovados na Seleção Pública Simplificada integrarão lista de classificados que será utilizada em função da necessidade da Prefeitura Municipal de Sertâinia, através das Secretarias, enquanto perdurar a validade do presente certame.

10. Os cartões, formulários de inscrições e comprovantes dos critérios de desempate, em envelopes lacrados, serão armazenados por, no mínimo, 10 (dez) anos.

11. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Especial de Coordenação, Supervisão e Acompanhamento da Seleção Pública Simplificada.

Sertánia-PE, em 31 de maio 2011

Lucicleide Xavier Ferreira dos Santos
Prefeita

Presidente Comissão Especial de Coordenação,
Supervisão e Acompanhamento da Seleção Pública Simplificada

Exames & Consultoria Ltda, organizadora da Seleção Pública Simplificada

ANEXO I - CARGA HORÁRIA

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E CIDADANIA

CARGO

Lotação

Jornada de Trabalho

Coordenador

CRAS

40 (quarenta) horas semanais

Educador Social

CRAS

40 (quarenta) horas semanais

Recepcionista

CRAS

40 (quarenta) horas semanais

Coordenador

CREAS

40 (quarenta) horas semanais

Educador Social

CREAS

40 (quarenta) horas semanais

Recepcionista

CREAS

40 (quarenta) horas semanais

Digitador

Programa Bolsa Familia

40 (quarenta) horas semanais

Educador Social

Programa Bolsa Familia

40 (quarenta) horas semanais

Recepcionista

Programa Bolsa Familia

40 (quarenta) horas semanais

Coordenador

PETI

40 (quarenta) horas semanais

Educador Social

PETI

40 (quarenta) horas semanais

CoordenadorProjovem Adolescente40 (quarenta) horas semanais
Educador SocialProjovem Adolescente40 (quarenta) horas semanais

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Monitor

Programa Se Liga e/ou Acelera

40 (quarenta) horas semanais

Supervisor

Programa Se Liga e/ou Acelera

30 (trinta) horas semanais

Coordenador

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor de Música

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor de Teatro

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor de Esportes

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor Educacional

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor de Danças

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Monitor de Artes

Programa AABB- Comunidade

24 (vinte e quatro) horas semanais

Supervisor

Programa Alfabetizar com Sucesso

30 (trinta) horas semanais

Monitores

Laboratório de Informática das Escolas

30 (trinta) horas semanais

Supervisor

Telecentro Comunitário

40 (quarenta) horas semanais

Supervisor

Escola Ativa

30 (trinta) horas semanais

Professor

Educação Física

150 ou 200 horas mensais

SECRETARIA DE SAÚDE

Artesão

Secretaria de Saúde

40 (quarenta) horas semanais

Auxiliar de Consultório

Dentário

Secretaria de Saúde

40 (quarenta) horas semanais

Farmacêutico

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Fisioterapeuta

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Anestesista

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Cardiologista

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Dermatologista

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Cirurgião Geral

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Clínico Geral

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Neurologista

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Médico Psiquiatra

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Psicólogo

Secretaria de Saúde

20 (vinte horas) semanais

Técnico Educacional

 

 

Terapeuta Ocupacional Terapeuta

Secretaria de Saúde

20 ( vinte horas) semanais

SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES, CULTURA E TURISMO

Coordenador Geral

Academia das Cidades

40 (quarenta) horas semanais

Professor de Educação Física

Academia das Cidades

150 ou 200 horas aula

Estagiário de Educação Física

Academia das Cidades

150 horas mensais

Coordenador Pedagógico

Ponto de Cultura

40 (quarenta) horas semanais

Coordenador de Área Cultural (Área de Música)Ponto de Cultura40 (quarenta) horas semanais
Coordenador de Área Cultural (Área de Artesanato)Ponto de Cultura40 (quarenta) horas semanais
Coordenador de Área Cultural (Área de Dança)Ponto de Cultura40 (quarenta) horas semanais
Coordenador de Área Cultural (Área de Teatro)Ponto de Cultura40 (quarenta) horas semanais
Coordenador GeralCasa das Juventudes40 (quarenta) horas semanais
Monitor de InformáticaCasa das Juventudes40 (quarenta) horas semanais

ANEXO II

FORMULÁRIO DE RECURSO

SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÂNIA-PE

NÚMERO DE INSCRIÇÃO:_____________________

NOME DO CANDIDATO:______________________

IDENTIDADE: ____________________

CPF:___________________________

CARGO:________________________

QUESTÃO:

NATUREZA DO RECURSO

Opção 1: ( ) Alteração de Gabarito

Opção 2: ( ) Anulação de Questão

POSSUI DOCUMENTOS EM ANEXO: ( ) NÃO ( ) SIM
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

Sertânia, em ________ e _______________ e 2011.

__________________________________________
Assinatura - N° da inscrição

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DOS CARGOS DO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA

NIVEL MÉDIO: MONITOR DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS E SUPERVISOR DE TELECENTRO COMUNITÁRIO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso ( direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica ( Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado de Pernambuco e do Município de Sertânia. CONHECIMENTOS INFORMÁTICA. 1. Conhecimento dos aplicativos e dos recursos do MS-Office; 2. Conhecimento em ambiente de Sistema Operacional Windows 95 e versões posteriores; 3. Conhecimentos básicos gerais de Tecnologia da Informação, fundamentos de computadores; 4. História da evolução de computadores e do hardware de computadores, estrutura de computadores, infra-estrutura de computadores, e manipulação de arquivos de dados; 5. Conhecimento de hardware, componentes internos e externos de computadores, processadores, memória primária, memória secundária, dispositivos de entrada e saída, barramentos, configuração; 6. Conhecimento de redes de comunicação de dados: modelo TCP/IP, Topologias de Rede, Tipos de Rede, Sistemas Operacionais de Redes, Problemas Típicos de Redes e configuração de redes de computadores; 7. Conhecimento de Segurança da Informação, Vírus de computadores, Anti-vírus de computadores, Invasões e Firewall; 8. Conhecimento de Rede de Computadores, Telecomunicações, Meios Físicos para Transmissão de dados, Comunicação de dados Remotamente, Internet, Intranet e Extranet.

NÍVEL MÉDIO - AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Seqüências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. 1. Documentação Odontológica: prontuário clínico; 2. Isolamento do Campo Operatório; 3. Manipulação e classificação de materiais odontológicos. Revelação e montagem de radiografias intra-orais; 4. Aplicação de métodos preventivos para controle de cárie dental e doenças periodontais; 5. Orientação ao paciente sobre Higiene Bucal; 6. Biossegurança e gerenciamento de resíduos; 7. Conhecimentos Básicos sobre o funcionamento de uma clínica odontológica e dos equipamentos, instrumentais e materiais nela utilizados; 8. Educação em saúde.

NÍVEL MÉDIO - EDUCADOR SOCIAL DO PROJOVEM - Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais ( narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. - CONHECIMENTOS ESPECIFICOS - Concepções e fundamentos nas quais se baseiam o Projovem Adolescente; Diretrizes para a Política Nacional da Juventude; Modalidades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); Objetivos das Ações Socioeducativas; Eixos Estruturantes do Serviço Sócio Educativo do Projovem Adolescente; Temas Transversais do Projovem Adolescente; Dimensões Metodológicas que apóiam o Projovem Adolescente; Princípios Orientadores das Ações Sócio Educativas; Espaços de Socialidade e Socialização; Estrutura e funcionamento do Projovem Adolescente: Equipe de Referência do Projovem Adolescente; Modalidades das Ações Socioeducativas, Ciclo de Atividades e Percurso Socioeducativo; Planejamento das Ações Socioeducativas; Avalição das Ações Socioeducativas e Sistematização das Ações Socioeducativas.

NÍVEL MÉDIO - EDUCADOR SOCIAL DO CRAS E DO CREAS: Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4- regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Serviços de Proteção Social Básica: a) Serviço de Proteção Integral à Família, compreendendo descrição, usuários, materiais socioeducativos, trabalho social essencial ao serviço e seguranças sociais; Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos, compreendendo descrição específica de serviços para crianças de até seis anos, descrição específica de serviços para crianças de seis a quinze anos, descrição específica de serviços para crianças de quinze a dezessete anos, descrição específica de serviços para idosos, materiais socioeducativos, trabalho essencial ao serviço e seguranças sociais.

NÍVEL MÉDIO - EDUCADOR SOCIAL DO BOLSA FAMÍLIA - Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais (narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4- regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Finalidade do Programa Bolsa Família; Critérios para inclusão no Programa Bolsa Família; Cálculo da renda mensal do Programa Bolsa Família; Cálculo do valor do benefício; Acompanhamento do Bolsa Família no Município; Condicionalidades do Bolsa Família; Conceitos Importantes para realização da entrevista, compreendendo família, RF e moradores; Procedimentos para manutenção das informações na base do Cadúnico; Formas de coleta de dados; Tipos de formulários de cadastro; Procedimentos para registro de informações nos formulários do Cadúnico; Critérios necessários para realização da entrevista; Conceitos, definições e regras de preenchimento dos formulários; Seguranças Sociais e Programas da assistência social.

NÍVEL MÉDIO - EDUCADOR SOCIAL DO PETI - Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais ( narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Organização do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; Objetivos do serviço de convivência; Eixos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos; Temas transversais; Formação de grupos; Planejamento participativo; Participação das famílias e O trabalho dos orientadores sociais e facilitadores de oficinas.

DEMAIS CARGOS DE NIVEL MÉDIO: PORTUGUÊS. 1. Texto e gêneros textuais: interpretação e especificidades. Intenção comunicativa; 2. Coesão e coerência textuais; 3. Informações implícitas. Funções da linguagem. Citação do discurso (direto, indireto, modalização em discurso segundo, ilha textual). Paráfrase; 4. Sequências textuais ( narrativa, argumentativa, descritiva); 5. Variação lingüística; 6. Níveis de linguagem; 7. Semântica (Sinónimos, antónimos, parónimos, homónimos, hiperónimos e hipónimos; 8. Morfossintaxe: classificação das palavras, emprego e flexão; estrutura e formação de palavras; o período-classificação; orações coordenadas e subordinadas, termos da oração. Vocativo e aposto. Sintaxe de regência, concordância e colocação; 9. Crase; 10. Ortografia oficial; 11. Acentuação gráfica; 12. Pontuação. MATEMÁTICA: 1-números inteiros; 2-operação com números naturais e fracionais; 3- proporção; 4-regra de três simples; 5-porcentagem; 6-problemas envolvendo as quatro operações (adição, subtração, divisão, multiplicação. CONHECIMENTOS GERAIS: Domínio de tópicos atuais, relevantes e amplamente divulgados, em áreas diversificadas, tais como: Ciências, Política, Economia, História e Geografia do Brasil, do Estado de Pernambuco e do Município de Sertânia.

FISIOTERAPEUTA: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências; 18.Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA: 1. Métodos e técnicas de avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia; 2. Provas de função muscular; 3. Cinesiologia e Biomecânica; 4. Análise da marcha; 5. Exercícios terapêuticos e treinamento funcional; 6. Indicação, contra-indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda; 7. Prescrição e treinamento de órteses e próteses; 8. Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia, semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas; 9. Ortopedia e traumatologia; 10. Cardiologia; 11. Pneumologia; 12. Ginecologia e obstetrícia; 13. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CORDENADOR GERAL DA ACADEMIA DAS CIDADES E DA CASA DAS JUVENTUDES: DIDÁTICA. 1- a didática e a formação profissional do professor; 2- educação: valores e objetivos; 3 - aprendizagem: conceito e tipos; 4- tendências pedagógicas; 5- tipos de plano de ensino; 6 - objetivos de ensino, conteúdos, métodos e técnicas, recursos de ensino e avaliação, LDBN, PCN'S. Projeto Político Pedagógico, Projetos no cotidiano da escola. ESPECIFICA: Conceito, princípios, finalidades e objetivos da educação física escolar, tendências e filosofias subjacentes às concepções de educação física; processo histórico da educação física, o homem e sua corporeidade; metodologia do ensino da educação física escolar; o homem e a motricidade; a cultura corporal e sua expressão nos temas de dança (ritmos e movimentos), ginástica, jogo e esporte; a ludicidade e o jogo; fundamentos metodológicos e princípios do esporte educacional, dos jogos e das expressões ginásticas; indicação para uma transformadora - avaliação da educação física escolar.

MÉDICO CLÍNICO GERAL: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e ex‑pressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA: 1. Código de Ética Médica; 2. Preenchimento da Declaração de óbito; 3. Doenças de Notificação Compulsória; 4. Princípios do Atendimento Clínico anamnese, no diagnóstico e na orientação; 5. Dor Fisiopatologia; 6. Dor Torácica; 7. Dor Abdominal; 8. Cefaléias; Dor Lombar e Cervical; 9. Distúrbios da Regulação Térmica; 10. Calafrios e Febre; 11. Dores Musculares, Espasmos, Cãibras e Fraqueza Muscular; 12. Tosse e Hemoptise; 13. Dispnéia e Edema Pulmonar; 14. Edema; 15. Cianose, Hipoxia e Policitemia; 16. Hipertensão Arterial; Síndrome de Choque; 1 7. Colapso e Morte Cardiovascular Súbita; 18. Insuficiência Cardíaca; 19. Insuficiência Coronária; 20. Bradiarritmias; 21. Taquiarritmias; 22. Cateterismo e Angiografia Cardíaco; 23. Febre Reumática; 24. Endocardite Infecciosa; 25. Miocardiopatias e Miocardites; 26. Infarto Agudo do Miocárdio; 2 7. Cor Pulmonale; 28. Parada Cardio-respiratória; 29. Disfasia; 30. Constipação Diarréia e Distúrbios da Função Ano Retal; 31. Aumento e Perda de Peso; 32. Hematêmese Melena; 33. Hepatite Aguda e Crônica; 34. Icterícia e Hepatomegalia; 35. Cirrose; 36. Distensão Abdominal e Ascite; 3 7. Coledocolitíase; 38. Doenças do Pâncreas; 39. Líquidos e Eletrólitos; 40. Acidose e Alcalose; 41. Anemias; 42. Hemorragia e Trombose; 43. Biologia do Envelhecimento; 44. Problema de Saúde do Idoso; 45. Diagnóstico e Manuseio das Afecções Mais Comuns da Pessoa Idosa; 46. Avaliação e Diagnóstico das Doenças Infecciosas; 4 7. Diarréia Infecciosa Aguda e Intoxicação Alimentar; 48. Doenças Sexualmente Transmissíveis; 49. Síndrome de Angústia Respiratória do Adulto; 50. Estado de Mal Asmático; 51. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; 52. Tromboembolismo Pulmonar; 53. Insuficiência Renal Aguda; 54. Insuficiência Renal Crônica; 55. Glomerulopatias; 56. Obstrução das Vias Urinárias; 5 7. Lupus Eritematoso Sistêmico; 58. Artrite Reumatóide; 59. Vasculites; 60. Doença Articular Degenerativa; 61. Artrite Infecciosa; 62. Distúrbios da Coagulação; 63. Diabetes Mellitus; 64. Doenças da Tireóide; 65. Acidose Lático; 66. Doenças Vasculares Cerebrais; 6 7. Traumatismo Cranioencefálico e Raquimedular; 68. Viroses do Sistema Nervoso Central: Meningites e Encefalites; 69. Coma; 70. Doenças Ocupacionais; 71. Acidentes do Trabalho; 72. Neoplasias; 73. MoléstiasInfecciosas; 74. Carências Nutricionais; 75. Princípios doutrinários e organizativos do SUS: Direito à saúde, Controle social na saúde, Recursos humanos no SUS, Financiamento no SUS, Reforma Sanitária e Modelos Assistenciais de Saúde; 76. Atenção Básica à Saúde: Programa de Saúde da Família como estratégia de reorientação da Atenção Básica à Saúde.

FARMACÊUTICO: PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 cursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA. 1. Dispensação, receituário, manipulação, instalações, padronização de medicamentos, controle sanitário, legislação pertinente; 2. Medicamento: droga, farmacologia, propriedades, peculiaridades, indicações, genéricos, formas farmacêuticas, alimentação parenteral; 3. Controle de qualidade: procedimentos, parâmetros, medidas de peso e volume, múltiplos e submúltiplos, soluções normais, molares, titulometria, análises fisioquímicas; 4. Farmacologia: administração de medicamentos, efeitos colaterais, incompatibilidades, farmacocinética, biodisponibilidade, antibioticoterapia; 5. Doenças infectocontagiosas: DST, esquema de vacinações, imunologia, profilaxia.MÉDICO CARDIOLOGISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA. 1. Anatomia do Sistema Cardiovascular; 2. Semiologia do aparelho cardiovascular; 3. Métodos propedêuticos de diagnóstico; 4. Febre reumática; 5. Hipertensão arterial; 6. Insuficiência cardíaca; 7. Arritmias cardíacas; 8. Insuficiência coronariana; 9. Miocardiopatias; 10. Endocardites; 11. Cardiopatias congênitas; 12. Dislipidemia; 13. Doenças valvulares; 14. Doenças da aorta; 15. Doenças do pericárdio.

MÉDICO PSIQUIATRA - PORTUGUÊS. 1. Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências; 18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA - O exame psiquiátrico; Métodos diagnósticos em psiquiatria; Neurobiologia; Psicopatologia; Psicodinâmica; Psicofarmacologia; Métodos terapêuticos alternativos em psiquiatria.

PSICÓLOGO: PORTUGUÊS: Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECIFICA: Teoria de Personalidade: -Psicanálise - Flivan; - Horney; - Fromm; - Rogers; - Teoria Cognitiva de Kelly; - Topologia de Lewin; - A abordagem S = R. Teorias e Técnicas Psicoterápicas. Entrevista Psicológica. Processos de Mudanças em Psicoterapia. Diferenças Individuais e de Classes. Cultura e Personalidade: "Status" , papel e o indivíduo. Fatores Sociais na Anormalidade. Interação Social. A Psicologia Social no Brasil. Aconselhamento Psicológico. Desenvolvimento X Aprendizagem. Abordagem Psicológica da Educação. Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar.-Internação do Psicólogo numa equipe multidisciplinar.-Intervenções Terapêuticas em Instituição Hospitalar.-Problemas Sociais, Epidemiológicas, Transculturais e ecológicas nas doenças psicossomáticas.-Distúrbios psicossomáticos: classificação e simbologia.-O corpo como linguagem.-O papel da doença.-A criança e a hospitalização.-Atitudes do profissional - Psicólogo diante do comportamento de pacientes terminais.

MÉDICO NEUROLOGISTA - Interpretação de texto (denotação e conotação das palavras). Fonética (acentuação gráfica, crase, ortografia). Sintaxe (estrutura sintática, período composto por coordenação e subordinação, regência verbal e nominal, colocação pronominal). Semântica (significação das palavras). Estilística (vícios de linguagem). ESPECÌFICA -Diagnóstico Clínico do Paciente Neurológico; Métodos em Diagnósticos em Neurologia; Distúrbios da Consciência e Despertar, Alterações breves da Consciência, Alterações persistentes da Consciência; Distúrbios do Sono; Distúrbios da Memória e da Linguagem; Doença de ALZHEIMER e outras Demências; Morte Cerebral; Distúrbios da Função Motora; Distúrbios da Sensação; Complicações cerebrais do Álcool e da Nutrição; Distúrbios Extrapiramidais; Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso; Doenças Vasculares Cerebrais, Isquêmicas, Hemorrágicas; Infecções do Sistema Nervoso, Bactérias, Virais; Distúrbios Neurológicos associados a queda da Imunidade; Doenças Desmielinizantes; Tumores Intracranianos; Traumatismos Cranianos; Doenças do Sistema Nervoso Periférico. PSF.

MÉDICO CIRURGIÃO GERAL:: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Código de Ética. Politraumatizado: reanimação, avaliação propedêutica, indicação e condutas cirúrgicas nos traumatismos causados por agentes diversos: cervicais, torácicas, abdominais e perineais; Avaliação do risco cirúrgico, pré e pós operatório; Choque: repercussões para os diversos órgãos e sistemas; Alterações Hidroeletrolíticas e do equilíbrio ácido-básico, diagnóstico e tratamento; Suporte nutricional em cirurgia: enteral e parenteral; Queimaduras: abordagem inicial, curativos e reposição volêmica; Abdómen agudo não traumático e sepsis abdominal: diagnóstico e tratamento; Parede abdominal: técnicas de abertura e fechamento; tratamento cirúrgico de hérnias inciisonais, inguinais, umbilicais e epipástricas; Hérnia de hiato, úlcerasgastro-duodenais; Gastrites; Afecções bilio-pancreáticas: diagnóstico e tratamento; Megaesófago e Megacólon: diagnóstico e tratamento; Patologia Cólon-reto-anal: divertículos, neoplasias, hemorróidas, fissuras, abcessos e fístulas; Emergências vasculares: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento; Urgências urológicas: traumáticas e não traumáticas, diagnóstico e tratamento: Urgências torácicas: traumáticas e não traumáticas, mais freqüentes, diagnóstico e tratamento

COORDENADOR DO CRAS, CREAS, PETI E PROJOVEM: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA1. Fundamentos legais: diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. 2. Evolução histórica da Educação. 3. Aspectos éticos do trabalho do pedagogo. 4. As funções do pedagogo. 5. Gestão democrática da escola pública: mecanismos e instrumentos da gestão democrática (conselhos escolares). 6. Organização do trabalho do pedagogo em espaços escolares e não escolares. 7. Projeto político-pedagógico. 8. A tecnologia como meio para a atuação do pedagogo nas ações de gestão do currículo, do planejamento e da avaliação. 9. Função social e política da educação e da escola. 10. Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade. 11. O pedagogo como mediador do processo de construção do conhecimento. 12. Educação inclusiva. 13. Educação de jovens e adultos. 14. Educação e trabalho: perspectivas atuais. 15. Instrumentos e estrategias para atuação mediadora do pedagogo. 16. ldb . 17. PCN's 18. Teorias psicológicas da aprendizagem. 19. Psicologia da saúde no contexto educacional. 22. Técnicas de exame Psicológico. 23. Intervenção diagnostica. 24. Psicopedagogia. 25. Politicas Educacionais. 26. Fundamentos teóricos dos processos grupais. 27. Psicologia Aplicada Especial.28. Pesquisa em Psicologia.

TERAPEUTA OCUPACIONAL: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. CONHECIMENTOS ESPECIFICOS :Código de Ética.Evolução histórica da Terapia Ocupacional no Brasil. Doutrina e prática da Teoria Ocupacional aplicada à Psiquiatria. Terapia Ocupacional Psicossocial: reabilitação, reprofissionalização, reinserção social. Conceitos de Terapia Ocupacional e suas relações com as psicoterapias. Tendências atuais da Terapia Ocupacional e perspectivas. Noções de Psicopatologia Geral. Noções de Nosologia psiquiátrica: Transtornos psiquiátricos e suas manifestações sintomáticas. Modalidades de tratamentos biológicos e psicológicos atuais: indicações, limitações, antagonismo, sinergismos. A Terapia Ocupacional na equipe psiquiátrica multiprofissional; definições de papéis, atribuições e responsabilidades. A Terapia Ocupacional nas diversas modalidades de atendimento: hospital psiquiátrico especializado, unidade psiquiátrica no hospital geral, ambulatório, oficina, abrigada, centros de convivência, programas comunitários: métodos, objetivos, indicações, limitações. Ética dos profissionais de saúde mental: responsabilidades, atribuições, sigilo, compromisso com atualização do conhecimento.

MÉDICO ANESTESISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA Código de Ética. Anatomia, Fisiologia. Farmacologia e Fisiopatologia dos sistemas orgânicos: Respiratório, Cardiovascular, Renal, SNC, SNA, Locomotor, Digestivo, Hemostãtico, Hematopoiético, Endócrino e Transmissão Neuromuscular. Medicina de Urgência e Terapia Intensiva: Estados de Choque, Assistência Ventilatória e Reanimação Cardiopulmonar. Avaliação Pré-anestésica: Abordagem clinica, Exames Complementares, Qualificação de Risco e Prescrição Médica. Princípios de Funcionamento, Uso, Limitações, Cuidados e Riscos dos componentes dos aparelhos de anestesia, de monitorização e dos equipamentos utilizados em Anestesia. Monitorização e Posicionamento do paciente em anestesia. Reposição Volêmica em Anestesia. Anestesia Inalatória: Farmacocinética, Mecanismos de Ação, Técnicas de Administração, Acompanhamento Clinico, Vantagens, Desvantagens e Complicações. Anestesia Venosa: Farmacocinética, Mecanismos de Ação, Técnicas de Administração, Acompanhamento Clinico, Vantagens, Desvantagens e Complicações. Anestesia Regional: Farmacologia dos Anestésicos Locais, Raquianestesia, Anestesia Peridural, Bloqueios do Plexo Braquial e dos Nervos Periféricos. Recuperação da Anestesia: Acompanhamento, Avaliação e Complicações. Anestesia Ambulatorial e para procedimentos Diagnósticos. Complicações da Anestesia. Controle da dor. Anestesia das diferentes especialidades médicas. Risco profissional e Medicina Legal. Anestesia em Urgências.

MÉDICO DERMATOLOGISTA: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do te8xto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. CONHECIMENTOS ESPECIFICOS :Código de Ética. Erupções eczematozas. Erupções eritemato - escamozas. Erupções eritemato-purpuricas. Erupções papulo - pruriginosas. Erupções vésico-bolhosas. Afecções ulcerosas de membros inferiores. Acne e erupções acneiformes. Lúpus eritematoso. Dermatomiosite e esclerodermia: quadro clínico; diagnóstico e tratamento. Vasculites. Piodermites. Doenças sexualmente transmissíveis. Hanseníase. Micoses superficiais. Paracoccidiodomicose e outras micoses profundas. Dermatoviroses. Leishmaniose tegumentar americana e outras dermatozes zooparasitárias. Erupções por drogas e toxinas. Tumores benignos e malignos da pele. Afecções congênitas e hereditárias; ictiose, epidermólise, bolhosa xeroderma pigmentoso, urticária pigmentosa, neurofibromatose. Doença de Hailey - Hailey, moléstia de Darier, incontinência pigmentar.

TÉCNICO EDUCACIONAL: PORTUGUÊS. 1.Ortografia; 2. Sistema oficial vigente; 3. Relações entre fonemas e grafias; 4. Acentuação; 5. Morfologia: Estrutura e formação de palavras; 6. Classes de palavras e seu emprego; 7. Flexão nominal e verbal; 8. Sintaxe: Processos de coordenação e subordinação; 9. Equivalência e transformação de estruturas; 10. Discurso direto e indireto; 11. Concordância nominal e verbal; 12. Regência verbal e nominal; 13. Crase; 14. Pontuação; 15. Interpretação de textos: Variedade de textos e adequação de linguagem; 16. Estruturação do texto e dos parágrafos; 1 7. Informações literais e inferências;18. Estruturação do texto: recursos de coesão; 19. Significação contextual de palavras e expressões; 20. Ponto de vista do autor. ESPECIFICA1. Fundamentos legais: diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia. 2. Evolução histórica da Educação. 3. Aspectos éticos do trabalho do pedagogo. 4. As funções do pedagogo. 5. Gestão democrática da escola pública: mecanismos e instrumentos da gestão democrática conselhos escolares). 6. Organização do trabalho do pedagogo em espaços escolares e não escolares. 7. Projeto político-pedagógico. 8. A tecnologia como meio para a atuação do pedagogo nas ações de gestão do currículo, do planejamento e da avaliação. 9. Função social e política da educação e da escola. 10. Currículo, interdisciplinaridade e transversalidade. 11. O pedagogo como mediador do processo de construção do conhecimento. 12. Educação inclusiva. 13. Educação de jovens e adultos. 14. Educação e trabalho: perspectivas atuais. 15. Instrumentos e estratégias para atuação mediadora do pedagogo. 16 . LDB . 1 7. PCN's

ARTESÃO: PORTUGUÊS 1 - Alfabeto da Língua Portuguesa: Vogais e Consoantes; 2 - Letras : Minúsculas e Maiúsculas; 3 - Encontros Vocálicos e Consonantal; 4 - Sílabas : Número de Sílabas; 5 -Ortografia oficial; 6 - Verbo; 7. Substantivo; 8. Adjetivos; 9. Antónimo e Sinónimo. 10. Acentuação gráfica; 11. Pontuação MATEMÁTICA: 1 - Conjuntos: Tipos de Conjuntos; Pertence e Não Pertence; 2 - Igual e Diferente; 3 - Operações com Números N aturais: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão; 4 - Sentenças Matemáticas; 5 - Sistema Monetário Brasileiro; 6 - As horas. CONHECIMENTOS GERAIS: 1 - Meios de Transporte; 2 - Meios de Comunicação; 3 - O Município; 4. Autoridades e Poderes Públicos Federal, estadual e Municipal) e os Serviços Públicos; 5 - Zona Urbana e Zona Rural; 6 - Datas Comemorativas; 7- Meio ambiente. 8. As regiões geográficas do Brasil. 9. Informações sobre o Município de Sertâinia.

ANEXO IV

CALENDÁRIO DE EVENTOS:

EVENTO

DATA

Período de inscrição

06 de junho a 01 de julho de 2011, de segunda a sexta-feira. Horário: das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 1 7:00 horas.Local: Prédio do antigo Cine Emoir, situado na convergência da Praça Prefeito João Pereira Vale com a rua Frei Caneca - Centro - Sertâinia-PE

Entrega dos cartões de inscrição11 a 15 de julho de 2011,, no mesmo horário e local que se efetuaram as inscrições ou via internet que ficará disponível até o dia da prova.
Realização das provas escritas07 de agosto de 2011
Resultado geral das provasAté o dia 30 de agosto de 2011

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