SEDU - Secretaria de Estado da Educação - ES

Notícia:   SEDU - ES abre 5.322 vagas para profissionais habilitados e não habilitados

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDU

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 49/2012

Estabelece normas para seleção e contratação, em regime de designação temporária, de profissionais do magistério não habilitados, para atendimento às necessidades da educação básica pública estadual.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição legal que lhe foi conferida pela lei 3.043/75, e tendo em vista o disposto nos artigos 31 a 38 da Lei Complementar nº 115 de 13/01/98, e Lei 9.878/2012, publicada em 13/07/2012, resolve:

1 - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 - O processo de seleção de candidatos para contratação de profissionais do magistério não habilitados, para atuação em regime de designação temporária nos Projetos destinados a melhoria da educação básica pública estadual, instituídos pelas Portarias 084- R, de 24/08/2012, publicada no D.O. de 27/08/2012, 085- R, 086- R, 087- R e 088- R, de 27/08/2012, publicadas em 28/08/2012, será realizado por projeto, disciplina e município, no âmbito de cada Superintendência Regional de Educação - SRE.

a) Compreende- se como processo de seleção: a inscrição, classificação, chamada e contratação de professores nos termos deste Edital.

b) As etapas de inscrição e classificação previstas no item anterior serão totalmente informatizadas.

c) Caberá à Comissão Central, instituída pela Secretaria de Estado da Educação, a coordenação geral do processo de seleção de que trata o item anterior.

d) Além da comissão central, cada unidade regional da Secretaria de Estado da Educação contará com comissão própria já instituída para condução dos procedimentos de chamada e contratação de profissionais selecionados por meio deste edital.

1.2 - Os cronogramas das etapas de chamada e contratação do processo de seleção regulamentado por este edital serão regulamentados por Edital próprio.

2 - DOS CARGOS/FUNÇÕES

2.1 - Os projetos, disciplinas, pré- requisitos e atribuições objeto deste processo seletivo simplificado estão descritos no Anexo I deste Edital.

2.2 - Os projetos em que o candidato à designação temporária poderá atuar, de acordo com a sua classificação e escolha são:

I - Projeto Diálogos com o Enem: Pré- ENEM nas Escolas;

II - Projeto "Apoio À Aprendizagem Em Língua Portuguesa E Matemática" - Metodologia Entre Jovens;

III - Projeto Mais Tempo na Escola;

IV - Projeto Progressão da Aprendizagem;

3 - DA REMUNERAÇÃO E JORNADA DE TRABALHO

3.1 - Para efeito de remuneração será observado o anexo único da Lei 9.878/2012, publicada no D.O. de 13/07/2012:

Projeto

Duração prevista

Escopo

Nº de Professores

Carga Horária semanal

Valor da remuneração Mensal (R$)

2012

Alfabetização

5 meses/ ano

Alfabetização de Alunos dos anos iniciais do ensino Fundamental com dois anos ou mais de distorção série idade e ainda não alfabetizados.

140

20h

1.459,37

Acelera Brasil10 meses/ anoApoio à aprendizagem para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com dois anos ou mais de distorção série/idade8020h1.459,37
Mais Tempo na Escola10 meses/ anoAmpliação da jornada escolar, em mais 10h semanais, com o desenvolvimento do projeto de enriquecimento curricular para estudantes de ensino fundamental - parceria com o Programa Federal Mais Educação.53510h729,68
Progressão na Aprendizagem10 meses/ anoApoio à aprendizagem para alunos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental com dois anos ou mais de distorção série/idade e defasagem na aprendizagem35012h875,62
Apoio à Aprendizagem4 meses/ anoReforço escolar para alunos da 1ª série do ensino médio em Português e Matemática5620h1.459,37
Pré-Enem7 meses/ anoAulas complementares para preparar o aluno concluinte do ensino médio1.5004h(*)291,87

3.2 - A carga horária semanal do profissional do magistério contratado em regime de designação temporária por força deste Edital será aquela prevista no anexo único da Lei 9.878/2012, conforme item 3. 1.

4 - DAS VAGAS

4.1 - O preenchimento de vagas será feito em acordo com a necessidade da educação básica pública estadual à execução dos projetos objeto deste Edital.

5 - DA INSCRIÇÃO

5.1 - As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio eletrônico, devendo o candidato acessar o site www.sedu.es.gov.br no período de 10h do dia 03/09/2012 até às 17h do dia 05/09/2012.

5.2 - Não serão aceitas inscrições condicionais, via fax, correspondências, ou fora do prazo estabelecido no item anterior.

5.3 - E de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato o completo e correto preenchimento dos dados de inscrição.

5.4 - A SEDU/GEGEP não se responsabilizará por eventuais prejuízos causados pelo preenchimento incorreto dos dados de inscrição, nem pela inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação ou congestionamento de linhas de comunicação que impossibilitem a transferência dos dados ou a impressão dos documentos.

5.5 - O candidato poderá realizar até 5 (cinco) inscrições, podendo optar por 1 (um) projeto, 1 (uma) disciplina e 2 (dois) municípios em cada inscrição.

5.6 - São requisitos para a inscrição:

I. ser brasileiro nato ou naturalizado;

II. se candidato estrangeiro, apresentar a cédula de identidade de estrangeiro (RNE) que comprove sua condição - temporária/permanente - no país;

III. ter, na data da chamada para escolha de vagas, a idade mínima de 18 (dezoito) anos completos;

IV. possuir a escolaridade e requisitos mínimos exigidos pelo cargo, conforme descrito no Anexo I deste Edital;

V. não enquadrar- se nas vedações contidas no inciso XVI, XVII e § 10 do art. 37 da Constituição Federal de 1988, alteradas pela Emenda Constitucional nº 19/98 e no Decreto 2724- R, de 06/04/20 11, publicado no D.O. de 07/04/20 11;

5.7 - No ato da inscrição, o candidato deverá informar nome completo, data de nascimento (dia, mês e ano), CPF, carteira de identidade, endereço residencial completo, projeto, disciplina e município em que pretenda atuar.

5.8 - A ficha de inscrição deverá ser impressa pelo candidato e apresentada no momento da chamada.

6 - DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

6.1 - O processo seletivo será realizado em ETAPA ÚNICA - Prova de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.

6.2 - Considera- se experiência profissional toda atividade desenvolvida na disciplina pleiteada.

6.3 - Na prova de títulos serão considerados os seguintes itens:

a) - exercício profissional na rede de ensino estadual na disciplina pleiteado;

b) - qualificação profissional por meio de apresentação de até 4 (quatro) títulos, sendo 2 (dois) por categoria e 1 por item.

6.4 - A atribuição de pontos para a prova de títulos obedecerá aos critérios definidos no Anexo II deste Edital.

6.5 - Não serão computados pontos aos itens exigidos como pré- requisitos.

6.6 - Não serão atribuídos pontos aos cursos de pós- graduação e cursos de informática apresentados como curso de formação continuada na área da educação.

6.7 - A comprovação de experiência profissional, para os candidatos se dará por meio de :

I - em órgão público:

a) Documento expedido pelo Poder Federal, Estadual ou Municipal, conforme o âmbito da prestação da atividade, em papel timbrado, com carimbo do órgão expedidor, datado e assinado pelo Departamento de Pessoal/Recursos Humanos da Secretaria de Administração ou Departamento de Pessoal/ Recurso Humanos da Secretaria de Educação E;

b) Declaração expedida pelo Diretor da escola onde atuou, contendo carimbo da unidade de ensino e número da autorização do diretor da mesma, especificando período compreendido e os cargos ou funções exercidos, comprovando a atuação na disciplina pleiteada.

II - em empresa privada:

a) Cópia da carteira de trabalho (páginas de identificação com foto e dados pessoais e registro do(s) contrato(s) de trabalho) E;

b) Declaração expedida pelo Diretor da escola onde atuou, contendo carimbo da unidade de ensino e número da autorização do Diretor da mesma, especificando período compreendido e os cargos ou funções exercidas, comprovando a atuação na disciplina pleiteada.

6.8 - É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo, emprego ou função nos três níveis de poder, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista e empresas públicas e privadas.

6.9 - Como qualificação profissional serão considerados: cursos de Pós- Graduação Lato Sensu (Especialização) e cursos de formação continuada, conforme descrito no Anexo II deste Edital.

6.10 - Os cursos de Pós- Graduação Lato Sensu (Especialização) só serão considerados se cumpridas as exigências da Lei 5.580/98, do Decreto 3046- R, de 09 de julho de 2012 e do Conselho Nacional de Educação (CNE), de acordo com a resolução em que se enquadrar:

- Res. Nº 12/83; ou
- Res. Nº 03/99; ou
- Res. Nº 01/01; ou
- Res. Nº 01/07.

6.11 - A comprovação de qualificação profissional para fins de pré- requisito e prova de títulos se dará por meio de:

I - cópia do Diploma ou Certidão de conclusão do curso na versão original ou cópia autenticada em cartório com data de colação de grau e cópia do respectivo histórico, compatível para o âmbito de atuação pleiteada;

II - cópia do Certificado de curso de Pós- Graduação "Lato Sensu", Especialização, com duração de 360(trezentos e sessenta) horas com aprovação de monografia ou Certidão de conclusão do curso, na versão original e cópia do respectivo histórico escolar, conforme descrito no anexo II;

III - Atestado e/ou Declaração, atualizado (a), na versão original, acompanhada do respectivo histórico escolar, que comprove o período cursado conforme exigência do Anexo I;

IV - cópia de certificado, certidão ou declaração de cursos de formação continuada citados no anexo II;

6.11.1 - A documentação a que se referem os Incisos de I a III deste item, deverá conter obrigatoriamente atos de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso e credenciamento da Instituição de Educação Superior.

6.11.2 - A documentação a que se refere o Inciso de IV deste item deverá conter obrigatoriamente identificação da instituição formadora, período de realização e carga horária.

6.11.3 - Exigir- se- á revalidação do documento pelo órgão competente, em se tratando dos incisos I, III e IV deste item, realizado no exterior, conforme dispõe o art. 48 § 2º e §3º da Lei 9394/96.

6.12 - Serão computados os itens declarados no momento da inscrição e sua comprovação dar- se- á por meio de apresentação de documentação respectiva no momento da chamada e contratação.

6.12.1 - Na hipótese da não comprovação dos requisitos mínimos exigidos para o cargo, o candidato estará SUMARIAMENTE ELIMINADO do processo de seleção.

6.12.2 - Na hipótese da não comprovação dos itens a serem considerados na prova de títulos, o candidato será automaticamente RECLASSIFICADO para o último lugar da lista de classificação, compondo assim nova lista.

6.12.3 - Na hipótese da não apresentação da ficha de inscrição e da documentação prevista no item 8.1, para fins de atendimento a chamada, escolha de vaga e formalização do contrato, o candidato será automaticamente RECLASSIFICADO para o último lugar da lista de classificação, compondo assim nova lista.

6.13 - Nos casos de empate na classificação, o desempate obedecerá à seguinte ordem de prioridade:

I - maior experiência profissional

II - maior titulação apresentada

III - maior idade, considerando- se dia, mês e ano de nascimento.

6.14 - A listagem de classificação dos candidatos será disponibilizada no site da SEDU www.sedu.es.dov.br.

7 - DA CHAMADA

7.1 - As contratações temporárias serão admitidas em conformidade com a Lei 9.878/2012.

7.2 - A contratação de profissionais não habilitados está condicionada à inexistência de profissionais habilitados previamente selecionados.

7.3 - A chamada dos classificados será efetuada pela Superintendência Regional de Educação, sob a coordenação da Comissão Regional e deverá ser documentada em ata onde serão registradas todas as ocorrências.

7.4 - Para fins de atendimento à chamada, para efetuação de escolha de vagas e formalização do contrato, o candidato deverá OBRIGATORIAMENTE apresentar a documentação comprobatória dos itens declarados no ato de inscrição, inclusive a ficha de inscrição, conforme determina o item 8.1 do presente Edital.

7.4.1 - Para a comprovação da habilitação exigida como pré- requisito e da qualificação profissional declarada serão considerados os aspectos previstos nos itens 6.7, 6.8, 6.9, 6. 10 e 6. 11 do presente edital.

7.5 - O candidato contratado na condição de deficiente perderá automaticamente sua classificação na lista geral de resultado do processo seletivo.

7.6 - O candidato que, por qualquer motivo, estiver impedido de comparecer ao local determinado para escolha de vaga, poderá fazê- lo por Procurador legalmente habilitado.

7.6.1 - O procurador previsto no item anterior deverá apresentar no ato da escolha além da procuração documento de identidade com foto.

7.6.2 - A procuração deverá ser elaborada de acordo com os termos previstos nos parágrafos 1º e 2º do art. 654 do código civil, inclusive quanto ao reconhecimento da firma.

7.6.3 - Os poderes conferidos ao procurador restringem- se apenas à escolha de vaga e formalização do contrato, não cabendo, em hipótese alguma, conferi- los quanto à assunção do exercício.

7.6.4 - Caso o titular da vaga não assuma exercício na data estabelecida previamente no contrato, este instrumento será tornado sem efeito e o candidato estará SUMARIAMENTE ELIMINADO do processo seletivo.

7.7 - A desistência ou o não comparecimento do candidato implicará na sua reclassificação automática, devendo o candidato ser reposicionado no final da listagem.

7.7.1 - A desistência da escolha será documentada pela Comissão Regional e assinada pelo candidato desistente.

7.7.2 - Ao candidato é reservado o direito de obter apenas 1 (uma) reclassificação.

7.8 - Ao candidato, não será permitida a troca de unidade escolar após a efetivação da escolha.

7.9 - Após a chamada inicial terá continuidade o procedimento de chamada em rigorosa ordem de classificação para suprimento de vagas remanescentes e das que surgirem no decorrer do ano letivo.

7.9.1 - Para fins das chamadas sequenciais poderão ser utilizados meios de comunicação (telefone, e­mail) fornecidos pelo candidato no ato de inscrição.

7.10 - Em acordo à Emenda Constitucional 59, publicada em 19/11/2008, o profissional contratado em designação temporária não poderá atuar sob direção imediata de cônjuge, companheira (o) ou de parentes de até terceiro grau civil.

7.10.1 - Na hipótese prevista no item 7.10 o candidato será reclassificado para o final da listagem;

7.10.2 - A ocorrência da situação prevista no item 7.10 será documentada pela Comissão Regional;

7.10.3 - Verificada a qualquer momento a ocorrência da vedação prevista no item 7.10, o contrato do Designado Temporário será automaticamente cessado, sendo nesse caso não permitida a reclassificação do candidato.

7.11 - Os servidores públicos responsáveis pela chamada de candidatos para firmar contrato administrativo deverão seguir rigorosamente a ordem de classificação das listagens divulgadas pela SEDU, ficando aqueles que não cumprirem esta orientação sujeitos as penalidades previstas na lei.

8 - FORMALIZAÇÃO DO CONTRATO

8.1 - Para efeito de formalização do contrato fica definida a apresentação de cópia legível dos seguintes documentos e acrescida da ficha de inscrição gerada pelo sistema:

I - CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita Federal;

II - carteira de identidade (RG), com número, órgão expedidor e data de expedição da mesma;

III - título de eleitor com comprovante da última votação ou declaração de quitação da justiça eleitoral;

IV - carteira de trabalho profissional onde conste fotografia, número/série, data de expedição, filiação, local de nascimento e página de contrato do primeiro emprego, caso possua;

V - PIS/PASEP (se possuir);

VI - comprovante de residência;

VII - comprovante de conta bancária do BANESTES (se possuir);

VIII - comprovante do ano do primeiro emprego (através da cópia da carteira de trabalho ou outro documento que comprove o ano do 1º emprego).

IX - formação acadêmica/titulação, conforme Incisos de I a V do item 6.12 deste Edital;

X - certificado de reservista;

XI - certidão de casamento;

XII - certidão de nascimento e do cartão de vacina dos filhos menores de 14 anos;

XIII - declaração de escolaridade para os filhos maiores de 07 anos;

8.2 - O contrato temporário será firmado por prazo determinado de, no máximo 10 meses, conforme previsto no art. 2º da Lei 9.878/2012.

9 - DAS IRREGULARIDADES

9.1 - Eventuais irregularidades constantes no processo de seleção e contratação de professores em regime de Designação Temporária, serão objeto de sindicância sob a responsabilidade da Corregedoria/SEDU, e os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no art. 231 da Lei Complementar Nº. 46/94 (D.O. de 31/01/94).

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

10.1 - O ato de designação temporária para o exercício nos projetos objetos deste edital é de competência da Gerência de Gestão de Pessoas da SEDU, atendidas as disposições contidas na Lei 9.878/2012 e demais normas contidas neste Edital.

10.2 - Este processo seletivo terá validade até 31/12/2012, ou enquanto durar a listagem de reserva técnica.

10.3 - Por necessidade de conveniência da administração o candidato poderá ser convocado a apresentar todos os documentos originais exigidos, para conferência e autenticação das cópias.

10.4 - Os candidatos estarão sujeitos ao cumprimento do horário de trabalho determinado pela Superintendência Regional de Educação de sua jurisdição, no ato de sua convocação e em atendimento à excepcional necessidade da Rede Estadual de Ensino. Na impossibilidade de cumprimento o candidato formalizará desistência sendo automaticamente conduzido ao final da lista de classificação.

10.6 - A avaliação de desempenho do profissional contratado na forma deste edital, quando for evidenciada a insuficiência de desempenho profissional, conforme exigência da Portaria referente ao projeto para o qual fez sua inscrição, acarretará:

I. Rescisão imediata do contrato celebrado com a Secretaria de Estado da Educação, respeitada a legislação vigente;

10.6.1 - O critério de assiduidade será fundamental na avaliação de desempenho do profissional.

10.7 - A aprovação neste processo seletivo simplificado não assegura ao candidato a sua contratação, mas apenas a expectativa de ser convocado seguindo rigorosa ordem de classificação.

10.8 - De acordo com a legislação processual civil em vigor, fica eleita a Comarca de Vitória foro competente para julgar as demandas judiciais decorrentes do presente processo seletivo simplificado.

10.9 - Nenhum candidato poderá alegar desconhecimento das normas contidas neste Edital.

Vitória, 30 de agosto de 2012.

KLINGER MARCOS BARBOSA ALVES
Secretário de Estado da Educação

ANEXO I

PROJETO

DISCIPLINA

PRÉ- REQUISITOS

ATRIBUIÇÕES

PROJETO DIÁLOGO COM O ENEM

Biologia

Graduados em Agronomia
Graduados em Biomedicina
Graduados em Ciências Agrícolas
Graduados em Ciências Biológicas
Graduados em Enfermagem
Graduados em Engenharia Ambiental
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia e Saneamento Ambiental
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Fisioterapia
Graduados em Fonaudiologia
Graduados em Medicina
Graduados em Medicina Veterinária
Graduados em Nutrição
Graduados em Odontologia
Graduados em Zootecnia

- Conhecer e estudar a Matriz de Referência do ENEM, o Currículo Básico Escola Estadual e a Proposta Pedagógica da Escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do projeto;

- Utilizar material didático adequado ao projeto;

- Utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do projeto;

- Avaliar e registrar o interesse e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

Física

Graduados em Engenharia Agrícola
Graduados em Engenharia Cartográfica
Graduados em Engenharia Civil
Graduados em Engenharia da Computação
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia de Minas
Graduados em Engenharia de Produção
Graduados em Engenharia Elétrica
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Matemática
Graduados em Engenharia Mecânica
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Física

Geografia

Graduados em Geografia
Graduados em Oceanografia
Graduados em Turismo

História

Graduados em Filosofia
Graduados em História

Língua Portuguesa

Licenciatura Plena em Letras/Português ou Programa Especial de Formação Pedagógica na disciplina pleiteada

Matemática

Graduados em Administração
Graduados em Ciências Contábeis
Graduados em Ciências da Computação
Graduados em Economia
Graduados em Engenharia Agrícola
Graduados em Engenharia Cartográfica
Graduados em Engenharia Civil
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia de Produção
Graduados em Engenharia Elétrica
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Engenharia Mecânica
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Estatística
Graduados em Física
Graduados em Matemática
Graduados em Zootecnia

QuímicaGraduados em Agronomia
Graduados em Ciências Agrícolas
Graduados em Engenharia Ambiental
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Farmácia
Graduados em Medicina
Graduados em Medicina Veterinária
Graduados em Nutrição
Graduados em Química
Graduados em Zootecnia
PROJETO APOIO A APRENDIZAGEM ENTRE JOVENSPortuguesaEstudantes a partir do 7º período do curso de Letras/Português
Graduados em Comunicação Social
Graduados em Letras/Português
- Desenvolver as oficinas junto ao grupo de estudantes, com a finalidade de motivar, incentivar e orientá-los de acordo com as atividades propostas nos Guias do professor e Guia do aluno;

- Participar das capacitações à distância promovidas pelo Instituto Unibanco no âmbito da Metodologia;

- Acessar regularmente o ambiente virtual de consultoria;

- Participar de reuniões do Projeto sempre que convocados;

- Promover a orientação sistemática dos alunos das escolas, monitorando a frequência e o aprendizado;

- Repassar mensalmente a lista de presença dos alunos que participam das oficinas de aprendizagem para o coordenador do Projeto na escola;

- Despertar o interesse dos alunos para as oficinas de aprendizagem da Metodologia Entre Jovens, mantendo um bom índice de frequência dos mesmos.

MatemáticaEstudantes a partir do 7º período do curso de Matemática
Graduados em Administração
Graduados em Ciências Contábeis
Graduados em Ciências da Computação
Graduados em Economia
Graduados em Engenharia Agrícola
Graduados em Engenharia Cartográfica
Graduados em Engenharia Civil
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia de Produção
Graduados em Engenharia Elétrica
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Engenharia Mecânica
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Estatística
Graduados em Física
Graduados em Matemática
Graduados em Zootecnia
PROGRAMA MAIS TEMPO NA ESCOLAArteEstudantes a partir do 5º período do curso de Artes Curso de nível superior na área da educação em nível de licenciatura plena E curso de Pós- Graduação na área de Artes
Magistério em nível superior E curso de Pós- Graduação na área de Artes
Graduados em Artes Cênicas/Teatro
Graduados em Artes Plásticas
Graduados em Conservação e Restauro
Graduados em Museologia
Graduados em Música
Graduados em Desenho Industrial
Graduados em Arquitetura e Urbanismo
Licenciatura Plena em Letras
- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual

- Conhecer e estudar o documento de orientações do Programa

- Conhecer e estudar a Proposta Pedagógica da Escola;

- Elaborar materiais didáticos que subsidiarão o trabalho pedagógico com os estudantes do projeto;

- Utilizar material didático adequado ao projeto;

- Utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do projeto;

- Avaliar e registrar o interesse e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura.

- Atender às demais atribuições previstas na Portaria do Programa.

CiênciasEstudantes a partir do 5º período do curso de Ciências Biológicas
Graduados em Ciências Agrícolas
Graduados em Ciências Biológicas
Graduados em Enfermagem
Graduados em Engenharia Ambiental
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Farmácia
Graduados em Fisioterapia
Graduados em Fonaudiologia
Graduados em Medicina
Graduados em Medicina Veterinária
Graduados em Nutrição
Graduados em Odontologia
GeografiaEstudantes a partir do 5º período do curso de Geografia Graduados em Geografia Graduados em Oceanografia Graduados em Turismo
HistóriaEstudantes a partir do 5º período do curso de História Graduados em Filosofia Graduados em História
Língua PortuguesaEstudantes a partir do 5º período do curso de Letras/Português
Graduados em Comunicação Social
Graduados em Letras/Português
MatemáticaEstudantes a partir do 5º período do curso de Matemática
Graduados em Administração
Graduados em Ciências Contábeis
Graduados em Ciências da Computação
Graduados em Economia
Graduados em Engenharia Agrícola
Graduados em Engenharia Cartográfica
Graduados em Engenharia Civil
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia de Produção
Graduados em Engenharia Elétrica
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Engenharia Mecânica
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Estatística
Graduados em Física
Graduados em Matemática
Graduados em Zootecnia
PROJETO PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM

Escolas de Ensino Regular 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental

Língua PortuguesaEstudantes a partir do 5º período do curso de Letras/Português
Graduados em Comunicação Social
Graduados em Letras/Português
- Conhecer e estudar o Currículo Básico Escola Estadual;

- Conhecer e estudar o documento de orientações do Projeto;

- Conhecer e estudar a Proposta Pedagógica da Escola;

- Utilizar o Livro Didático como recurso pedagógico para o desenvolvimento do projeto;

- Elaborar outros materiais didáticos para subsidiar o trabalho pedagógico com os estudantes do projeto;

- Utilizar diferentes materiais pedagógicos e ambientes educativos;

- Utilizar metodologia inovadora e diversificada para o trabalho com os estudantes do projeto;

- Avaliar e registrar o interesse e frequência dos estudantes, com vistas a redirecionar seu trabalho pedagógico;

- Incentivar os estudantes a frequentar os espaços de leitura da escola e da comunidade, objetivando desenvolver o gosto pela leitura;

- Atender às demais atribuições previstas na Portaria do Projeto.

MatemáticaEstudantes a partir do 5º período do curso de Matemática
Graduados em Administração
Graduados em Ciências Contábeis
Graduados em Ciências da Computação
Graduados em Economia
Graduados em Engenharia Agrícola
Graduados em Engenharia Cartográfica
Graduados em Engenharia Civil
Graduados em Engenharia de Alimentos
Graduados em Engenharia de Materiais
Graduados em Engenharia de Produção
Graduados em Engenharia Elétrica
Graduados em Engenharia Florestal
Graduados em Engenharia Mecânica
Graduados em Engenharia Metalúrgica
Graduados em Engenharia Química
Graduados em Engenharia Sanitária
Graduados em Estatística
Graduados em Física
Graduados em Matemática
Graduados em Zootecnia

ANEXO II

CRITÉRIOS PARA ATRIBUIÇÃO DE PONTUAÇÃO

PROJETOS - PRÉ-ENEM, ENTRE JOVENS, PROGRESSÃO DA APRENDIZAGEM, MAIS TEMPO NA ESCOLA.

I- TEMPO DE SERVIÇO

PESO

A. Tempo de serviço na disciplina pleiteada na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11meses e 29 dias

2

12 meses a 23 meses e 29 dias

4

24 meses a 35 meses e 29 dias

6

36 meses a 47 meses e 29 dias

8

48 meses a 59 meses e 29 dias

10

60 meses em diante

12

B. Tempo de serviço na disciplina pleiteada, em outras redes, exceto na rede de ensino estadual do Espírito Santo.

PESO

6 meses a 11meses e 29 dias

1

12 meses a 23 meses e 29 dias

2

24 meses a 35 meses e 29 dias

3

36 meses a 47 meses e 29 dias

4

48 meses a 59 meses e 29 dias

5

60 meses em diante

6

I - PONTUAÇÃO PARA QUALIFICAÇÕES:

Categoria I - Formação Acadêmica/Titulação

Valor Atribuído

A. Pós- Graduação "lato sensu" Especialização na área da Educação na própria área de conhecimento da licenciatura plena ou em área de conhecimento correlata/afim ao desempenho das atribuições inerentes ao cargo/função.10
Categoria II - Formação Acadêmica/TitulaçãoValor Atribuído
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS RECONHECIDAS POR SISTEMAS OFICIAS DE EDUCAÇÃO COM CARGA HORÁRIA IGUAL OU SUPERIOR A 240 HORAS CONCLUÍDO NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO/20115
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS RECONHECIDAS POR SISTEMAS OFICIAS DE EDUCAÇÃO COM CARGA HORÁRIA DE 180 A 239 HORAS CONCLUÍDO NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO/20114
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS RECONHECIDAS POR SISTEMAS OFICIAS DE EDUCAÇÃO COM CARGA HORÁRIA DE 120 A 179 HORAS CONCLUÍDO NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO/20113
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ÁREA DE ALFABETIZAÇÃO OFERECIDOS POR INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU PRIVADAS RECONHECIDAS POR SISTEMAS OFICIAS DE EDUCAÇÃO COM CARGA HORÁRIA DE 80 A 119 HORAS CONCLUÍDO NO PERÍODO DE JANEIRO DE 2007 A DEZEMBRO/20112

ANEXO III

Endereços das Superintendências Regionais de Educação - SRE e municípios de suas jurisprudências

SRE AFONSO CLÁUDIO

Endereço: Av. Marechal Deodoro, nº 72 - Centro - Afonso Cláudio/ES - Cep: 29600-000

Municípios: Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins

Telefones: (27) 3735- 8712 / 3735 - 8713 / 3735 - 8714

SRE BARRA DE SÃO FRANCISCO

Endereço: Rua Elizeu Divino, nº 215, Centro, Barra de São Francisco - Cep: 29800000

Municípios: Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Águia Branca e Água Doce do Norte

Telefones: (27) 3756 - 8150 / 3756 - 8161 / 3756 - 8162 / 3756 - 8151

SRE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Endereço: Rua Prof. Quintiliano de Azevedo, 31, 2º e 3º andares - Ed. Guandu Center - Bairro Guandu - Cachoeiro de Itapemirim/ES - 29300- 240.

Municípios: Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Iconha, Vargem Alta, Muqui, Atílio Vivácqua, Rio Novo do Sul, Mimoso do Sul, Presidente KennedY, Itapemirim Jerônimo Monteiro e Marataízes.

Telefones: (28) 3522.9613 /3511.4494 / 3511.7742

SRE CARAPINA

Endereço: Rua Chapot Presvot, 89 - Praia do Canto - Vitória/ES - Cep. 29055- 410.

Municípios: Vitória, Serra, Santa Teresa, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão.

Telefones: (27)3225.4243 / 3227.5871/ 3324 - 3183 / 3345.8874

SRE CARIACICA

Endereço: Rua Santa Marta, 01 - Campo Grande - Cariacica/ES - Cep. 29146-360.

Municípios: Cariacica, Viana, Marechal Floriano e Santa Leopoldina.

Telefones: (27) 3636-2763/3636-2758/3636-2762/3636- 2750

SRE COLATINA

Endereço: Rua Alexandre Calmon Nº 416- Centro 3º Andar, Edifício Golden Center, Colatina/ES - Cep. 29700.040.

Municípios: Colatina, Alto Rio Novo, Baixo Guandu , Governador Lindemberg, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã, Itaguaçu e Itarana.

Telefones: (27) 3722-9710/3722-9712/3722-9708/ telefax 3722 -9709

SRE GUAÇUI

Endereço: Avenida José Alexandre nº 713 - Centro - Guaçuí /ES - Cep: 29.560-000

Municípios: Guaçui, Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, São Jose do Calçado, Apiacá, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi e Muniz Freire

Telefones: (28) 3553-6612/3553-6621/3553-6600

SRE LINHARES

Endereço: Rua Capitão José Maria, S/N - Bairro Araçá - Linhares/ES - Cep. 29901- 455.

Municípios: Linhares, Sooretama e Rio Bananal.

Telefone: (27) 3372- 7960

SRE NOVA VENÉCIA

Endereço: Praça Jones dos Santos Neves, nº 175 - Centro - Nova Venécia/ ES - Cep. 29830-000

Municípios: Nova Venécia, Boa Esperança, Vila Valério, São Gabriel da Palha, Vila Pavão, Pinheiros, Mucurici, Ponto Belo e Montanha

Telefones: (27) 3752- 4266 / 3752- 4267

SRE SÃO MATEUS

Endereço: Avenida Jones dos Santos Neves S/N - Centro - São Mateus - Cep: 29930-010

Munícipos: São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pedro Canário

Telefones: (27) 3767- 7657 / 3767- 7656 / 3767- 7662 / 3767- 7660

SRE VILA VELHA

Endereço: Av. Carlos Lindenberg nº 345 - Ilha dos AYres- Vila Velha/ ES - Cep: 29123-775

Municípios: Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma e Alfredo Chaves.

Telefones: (27) 3139- 9156 / 3139-9019