Secretaria de Estado de Educação - PE

Notícia:   Secretaria do Estado de Educação - PE oferece 6.504 vagas

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

PORTARIA CONJUNTA SAD/SEE Nº 104 , DE 11/08/2008

Os Secretários de Administração e de Educação do Estado, tendo em vista o disposto na Lei Complementar n° 112, de 06/06/2008, tornam públicas, através deste Manual, as Normas Complementares ao Anexo Único da Portaria Conjunta SAD/SEE N° 104, 11 de agosto de 2008, do Concurso Público de Provas e de Títulos, para o preenchimento de cargos integrantes do Quadro Permanente de Pessoal do Sistema Público Estadual de Educação.

O Concurso Público, regido pelo Anexo Único da supracitada Portaria e pelas presentes Normas Complementares, será realizado sob a supervisão do Instituto de Recursos Humanos - IRH e da Comissão Coordenadora do Concurso, sendo executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, responsável pela operacionalização de todas as etapas seletivas.

O Candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às normas e às recomendações aqui estabelecidas será automaticamente eliminado do Processo. Neste caso, não caberá qualquer recurso sob a alegação de desconhecimento dos termos do Edital e do teor desta publicação.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O presente concurso público será realizado visando ao preenchimento de 6.504 (seis mil, quinhentos e quatro) cargos, sendo 1.662 (um mil, seiscentos e sessenta e dois) técnico educacionais, 1.680 (um mil, seiscentos e oitenta) assistentes administrativos, 3.033 (três mil e trinta e três) professores do ensino regular e 129 (cento e vinte e nove) professores de música, conforme quadro a seguir, nos termos do Edital e destas Normas Complementares (Manual do Candidato).

CARGO

VAGAS

ETAPAS

CARÁTER

Técnico Educacional

1.662

Avaliação de Conhecimentos

Classificatório e Eliminatório

Prova de Título

Classificatório

Assistente Administrativo Educacional

1.680

Avaliação de Conhecimentos

Classificatório e Eliminatório

Professor da área de Música

129

Avaliação de Conhecimentos

Classificatório e Eliminatório

Prova de Título

Classificatório

Prova Prática

Classificatório e Eliminatório

Professor Ensino Regular - Disciplinas Diversas

3.033

Avaliação de Conhecimentos

Classificatório e Eliminatório

Prova de Título

Classificatório

1.2. Os candidatos que vierem a ser investidos nos cargos mencionados no subitem anterior serão regidos pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado, instituído pela Lei n° 6.123/68, e suas modificações.

1.3. O presente concurso será estruturado a partir das etapas: Avaliação de Conhecimentos, Prova de Títulos e Prova Prática, conforme o cargo, observado o disposto no quadro constante do subitem 1.1.

1.3.1. A Avaliação de Conhecimentos abrangerá:

a) Para os candidatos ao cargo de Assistente Administrativo Educacional: prova escrita de questões objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Informática Básica e Noções Básicas de Legislação Aplicada à Educação;

b) Para os candidatos ao cargo de Técnico Educacional: prova escrita de questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Noções Básicas de Legislação Aplicada à Educação; e

c) Para os candidatos aos cargos de Professor do Ensino Regular e da área de Música: prova escrita de questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos.

1.3.1.1. A Avaliação de Conhecimentos ocorrerá nos municípios das sedes das 17 Gerências Regionais de Educação, respeitada a opção do candidato, no ato de inscrição, a saber:

GREMUNICÍPIO / SEDE
AGRESTE CENTRO NORTECARUARU
AGRESTE MERIDIONALGARANHUNS
LITORAL SULBARREIROS
MATA CENTROVITÓRIA
MATA NORTENAZARÉ DA MATA
MATA SULPALMARES
METROPOLITANA NORTERECIFE
METROPOLITANA SULRECIFE
RECIFE NORTERECIFE
RECIFE SULRECIFE
SERTÃO CENTRALSALGUEIRO
SERTÃO DO ALTO PAJEÚAFOGADOS DA INGAZEIRA
SERTÃO DO ARARIPEARARIPINA
SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCOPETROLINA
SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMAARCOVERDE
SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCOFLORESTA
VALE DO CAPIBARIBELIMOEIRO

1.3.1.2. Caso necessário, excedendo a capacidade e a oferta de escolas que atendam ao número de candidatos inscritos, poderão ser utilizadas escolas de municípios circunvizinhos aos discriminados no quadro constante do subitem anterior.

1.4. Para os atos advindos da execução do presente concurso, para os quais é exigida ampla divulgação, será utilizado o site www.upenet.com.br, podendo ser utilizados, ainda, quadros de aviso e jornais de ampla circulação, como forma de garantir a transparência do processo.

1.5. A homologação do resultado final do certame dar-se-á através de Portaria Conjunta SAD/SEE publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

2. DAS VAGAS, DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA, DA REMUNERAÇÃO E DA JORNADA DE TRABALHO

2.1. Assistente Administrativo Educacional (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 1.680 (um mil, seiscentos e oitenta)

Requisitos: Declaração de conclusão de curso de Ensino Médio.

2.2. Técnico Educacional

2.2.1. Técnico Educacional - Ciências Contábeis (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 05 (cinco)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Ciências Contábeis, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.2. Técnico Educacional - Direito (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 06 (seis)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação de Bacharel em Direito, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro na OAB.

2.2.3. Técnico Educacional - Pedagogia (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual))

Vagas: 1.488 (um mil quatrocentos e oitenta e oito)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação com Licenciatura Plena em Pedagogia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.2.4 Técnico Educacional - Serviço Social (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 38 (trinta e oito)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Serviço Social, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.5. Técnico Educacional - Psicologia (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 38 (trinta e oito)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Psicologia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.6. Técnico Educacional - Biblioteconomia (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 23 (vinte e três)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Biblioteconomia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.7. Técnico Educacional - Nutrição ((Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 21(vinte e um)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Nutrição, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.8. Técnico Educacional - Fonoaudiologia (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 34 (trinta e quatro)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Fonoaudiologia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.9. Técnico Educacional - Informática (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 03(três)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Ciências da Computação, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.2.10. Técnico Educacional - Administração (Vide código na Tabela do Anexo II deste Manual)

Vagas: 06 (seis)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de graduação em Administração, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no Conselho da Categoria.

2.3. Professor da área de Música

2.3.1. Centro de Criatividade Musical:

Vagas: 34 (trinta e quatro), sendo: trombone 01, piano erudito 03, violão erudito 02, violoncelo 01, clarinete 01, contrabaixo elétrico 01, flauta transversa 02, bateria 02, trompete 02, guitarra elétrica 01, tuba 01, violino 02, saxofone 02, oboé 01, contrabaixo acústico 01, teoria e percepção musical 02, editoração musical 02, flauta doce 02,Trombone/bombardino 01, regente de banda 01, bandolim 01, Harmonia e Análise Musical 01,Viola 01

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Música ou Bacharelado em Música devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.3.2. Conservatório Pernambucano de Música:

2.3.2.1. Instrumento/Canto:

Vagas: 67, sendo Violão Erudito 4; Violão Popular 4; Violão de 7 Cordas 1; Cavaquinho 2; Contrabaixo Elétrico 3; Viola de 10 Cordas 1; Guitarra Elétrica 3; Bandolim 1; Violino 6; Viola 2; Violoncelo 2; Contrabaixo Acústico1; Piano Erudito 5; Piano Erudito Co-Repetidor 3; Piano Popular 2; Teclado 3; Cravo 1; Sanfona 1; Flauta Doce 1; Flauta Transversa 1; Clarinete 1; Oboé 1; Fagote 1; Trompete 1; Trompa 1; Tuba 1; Saxofone 3; Trombone 1;Bateria 2; Percussão Erudita 1; Percussão Popular 1; Canto Erudito 4; Canto Popular 2

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Música ou Bacharelado em Música devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.3.2.2. Área Teórica:

Vagas: 28, sendo Iniciação Musical 8; Teoria e Percepção Musical 7; Harmonia e Análise Musical 2; História da Música Ocidental e da Música Brasileira 2; Harmonia Popular e Arranjo 1; História da Música Popular e Tradições Populares Brasileiras 1; Sonorização e Gravação 1; Editoração Musical 1; Expressão Cênica e Corporal 1; Regência de Orquestra 1; Regência de Banda 1; Regência de Coro 2;

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de Curso de Licenciatura Plena em Música ou Bacharelado em Música devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.4. Professor de Biologia (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 269 (duzentos e sessenta e nove).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Biologia, ou Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.5. Professor de Ciências (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 194 (cento e noventa e quatro).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Biologia, ou Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, ou em Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.6. Professor de Química (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 183 (cento e oitenta e três).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Química, ou Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Química, ou Bacharelado em Química ou em Química Industrial, Engenharia Química ou Ciências Biológicas ou Ciências com habilitação em Biologia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública, e registro no conselho da categoria para os graduados em: Engenharia, Bacharelado em Química ou Química Industrial.

2.7. Professor de Geografia (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 252 (duzentos e cinqüenta e dois).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Geografia, Ciências Sociais, Estudos Sociais e Ciências Naturais devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.8. Professor de História (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 230 (duzentos e trinta).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em História, Ciências Sociais, Estudos Sociais devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pela autoridade pública.

2.9. Professor de Matemática (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 408 (quatrocentos e oito).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Matemática, Licenciatura Plena em Ciências com habilitação em Matemática, Bacharelado em Matemática, Bacharel em Engenharia, Engenharia, Estatística, Economia, Ciências contábeis, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pela autoridade pública e registro no conselho da categoria para os graduados em Bacharelado em Matemática e Engenharia, Estatística, Economia, Ciências contábeis.

2.10. Professor de Português (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 320 (trezentos e vinte).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pela autoridade pública.

2.11. Professor de Física (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 186 (cento e oitenta e seis).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Física, Bacharelado em Física, Bacharelado em Engenharia, ou Engenharia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública e registro no conselho da categoria para os graduados em Engenharia.

2.12. Professor de Educação Física (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 205 (duzentos e cinco).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pela autoridade pública e registro no conselho da categoria.

2.13. Professor de Inglês (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 202 (duzentos e dois).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Inglês, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.14. Professor de Sociologia (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 185 (cento e oitenta e cinco).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Sociologia, Ciências Sociais, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.15. Professor de Filosofia (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 185 (cento e oitenta e cinco).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Filosofia, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.16. Professor de Arte (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 183 (cento e oitenta e três).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Artes nas modalidades: Cênicas, Visuais, Dança e Música, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.17. Professor de Informática (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 18 (dezoito)

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Licenciatura Plena em Computação, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.18. Professor de Espanhol (Vide código na Tabela do Anexo II)

Vagas: 13 (treze).

Requisitos: Diploma ou Declaração de conclusão de curso de graduação em Letras com habilitação em Espanhol, devidamente registrado, fornecido por instituição reconhecida pela autoridade pública.

2.19. A distribuição das vagas encontra-se detalhada no Anexo II deste Manual do Candidato, parte integrante do Edital, para todos os efeitos.

2.20. A remuneração do candidato que vier a ser investido no cargo de técnico educacional corresponderá a R$ 1.272,00 (um mil e duzentos e setenta e dois reais), e a jornada de trabalho será de 30 (trinta) horas semanais.

2.21. A remuneração do candidato que vier a ser investido no cargo de assistente administrativo educacional corresponderá a R$ 415,00 (quatrocentos reais), e a jornada de trabalho será de 30 (trinta) horas semanais.

2.22. O candidato que vier a ser investido no cargo de professor do ensino regular ou professor da área de música perceberá remuneração mensal no valor de R$ 762,00 (setecentos e sessenta e dois reais) para uma jornada de trabalho de 150 horas mensais podendo ser alterada para 200 horas mensais, de acordo com a necessidade da Secretaria de Educação, passando para uma remuneração de R$ 1.016,00 (um mil e dezesseis reais), observado o disposto no inciso II do caput do art. 4° da Lei Complementar Estadual n° 112, de 06/06/2008,

3. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

3.1. Do total de vagas ofertadas neste Edital, 3% (três por cento) serão reservados a portadores de deficiência, desde que haja compatibilidade entre as funções relacionadas ao cargo para o qual o candidato concorre e a deficiência de que é portador.

3.1.1. Serão considerados portadores de deficiência os candidatos enquadrados no contido na Lei n° 7.853 de 24/10/1989 e Decreto n° 3.298 de 20.12.1999 e suas alterações.

3.1.2. O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem anterior deverá, no ato de inscrição, declarar sua condição e enviar à Comissão de Concursos, sita na Av.Agamenon Magalhães, s/n, Bairro de Santo Amaro, sede da Reitoria da UPE, até o dia 14.09.2008, laudo médico original, ou cópia autenticada, emitido nos 12 (doze) últimos meses, atestando a espécie e o grau de deficiência, com expressa referência ao código da classificação Internacional de Doença (CID).

3.1.3. O laudo de que trata o subitem anterior deverá ser postado, via SEDEX, até 14.09.2008, endereçado ao Concurso da Secretaria de Educação de Pernambuco, Comissão de Concursos da UPE - CONUPE, localizada na Av. Agamenon Magalhães, s/n, Bairro de Santo Amaro, sede da Reitoria da UPE, ou entregue pessoalmente, até a mesma data e no mesmo endereço, no horário das 9h00 às 16h00.

3.1.4. Os candidatos que realizarem sua inscrição indicando a opção de concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, que forem comprovar via postal, deverão encaminhar o laudo médico original de que trata o subitem 3.1.2, ou cópia autenticada, no mesmo envelope de solicitação, até o dia 14.09.2008.

3.1.5. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, quando apresentarem laudo médico, participarão do concurso público em igualdade de condições com os demais candidatos, quanto ao conteúdo, local e horário das provas, avaliação e critérios de aprovação e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos, como determina os arts. 37 e 41, do Decreto n° 3.298/99 e alterações posteriores.

3.1.6. Sem prejuízo do disposto nos subitens 3.1.2 e 3.1.3 e 3.1.4, o candidato aprovado e classificado, dentro do número de vagas destinadas a deficientes, será convocado para, antes da nomeação, submeter-se a perícia médica, promovida pelo Núcleo de Supervisão de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho - NSPS, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não e sobre o grau de deficiência.

3.2. A inobservância do disposto neste item 3 e seus subitens acarretará a perda do direito ao pleito das vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência, valendo a sua inscrição para a concorrência geral de vagas.

3.3. O candidato que não tenha sido qualificado como portador de deficiência voltará a concorrer na listagem geral juntamente com os demais candidatos.

3.4. O candidato portador de deficiência cuja deficiência seja julgada pelo NSPS como incompatível com o exercício das atividades do cargo público ao qual concorre, será excluído do processo e considerado desclassificado para todos os efeitos.

3.5. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não informar essa condição, receberá, em todas as fases do concurso, tratamento igual ao previsto para os candidatos não portadores de deficiência.

3.6. As vagas destinadas aos portadores de deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.upenet.com.br, no período estabelecido no calendário de atividades, observado o horário oficial continental do Estado de Pernambuco.

4.2. Para efetivar sua inscrição, o candidato pagará a taxa de R$ 50,00 (cinqüenta reais) para os cargos de nível superior e de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cargos de nível médio, nas Casas Lotéricas da Caixa Econômica Federal, para fazer face aos gastos com a realização do concurso.

4.3. A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma expressa de concordância, por parte do Candidato, com todas as condições, normas e exigências estabelecidas neste Manual.

4.4. Anular-se-á, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar que satisfazia a todas as condições estabelecidas no Edital, o que poderá ocorrer a qualquer tempo em que seja constatada tal irregularidade.

4.5. As informações e as declarações prestadas na solicitação de inscrição serão da inteira responsabilidade do candidato, dispondo a Comissão de concursos da UPE - CONUPE do direito de excluir do Concurso aquele que não informar de forma completa, correta e legível ou fornecer dados comprovadamente inverídicos.

4.6. É vedada a devolução da taxa de inscrição em casos de exclusão ou desistência motivadas pelo candidato, salvo em caso de cancelamento do certame, por iniciativa da Administração Pública Estadual.

4.7. Não será admitida isenção parcial ou total da taxa de inscrição.

4.8. O candidato só poderá concorrer a uma única vaga no presente concurso, e, caso se inscreva para duas ou mais, valerá, para todos os efeitos, a última inscrição.

4.9. Na hipótese de o candidato inscrever-se para mais de uma vaga, não serão restituídos os valores pagos.

4.10. Dos Procedimentos para Inscrição

4.10.1. Para se inscrever o candidato deverá

a) acessar, na Internet, a página www.upenet.com.br, utilizando o Internet Explorer nas versões 5.5 ou superior, ou o Netscape na versão 6.1;

b) acessar o link referente ao concurso da Secretaria de Educação, abrir o Assistente de Inscrição e preencher todos os campos da Solicitação de Inscrição com os dados ali exigidos, sem os quais a solicitação não será aceita, sendo de sua exclusiva responsabilidade a veracidade dos dados fornecidos;

c) imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, pagável em qualquer Casa Lotérica da Caixa Econômica Federal.

4.10.2. No ato de preenchimento da Solicitação de Inscrição, o candidato deverá assinalar

a) o cargo, cargo/disciplina, conforme o caso, a Gerência Regional e Município para os quais pretende concorrer à vaga, observando o quadro constante do Anexo II deste Manual;

b) o Município/Sede da GRE onde deseja fazer sua prova, conforme quadro constante do Anexo III deste Manual;

c) o título de que é portador, optando, caso possua mais de um, por aquele de maior valor, conforme quadro constante do subitem 7.3.1. deste Manual.

d) se portador de deficiência, o tipo de deficiência de que é portador (visual, auditiva ou motora), entregando o Laudo Médico, pessoalmente ou enviando via Sedex, nas formas estabelecidas nos subitens 3.1.2., 3.1.3. e 3.1.4 deste Manual.

4.10.3. Ao final da solicitação de inscrição, o candidato deverá imprimir o Boleto Bancário para pagamento da taxa de inscrição.

4.10.3.1. O pagamento do boleto bancário emitido no último dia de inscrição deverá ser efetuado, impreterivelmente, no primeiro dia útil subseqüente, sob pena de exclusão automática da Solicitação de Inscrição do candidato no Concurso.

4.10.3.2. As solicitações de inscrição, cujos pagamentos ocorrerem após o prazo previsto no subitem anterior, não serão acatadas.

4.10.4. No ato da solicitação de inscrição via Internet, o candidato receberá a sua senha para o Concurso. Por segurança, o candidato não deverá divulgá-la.

4.10.5. A inscrição só será efetivada após a comprovação, pelo banco operador, do valor do depósito realizado.

4.10.6. A CONUPE não se responsabilizará por solicitações de inscrição via Internet não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de natureza tecnológica que impossibilitem a transferência de dados.

4.10.7. Verificada, a qualquer tempo, que a Inscrição recebida não atenda a todas as condições aqui estabelecidas, esta será imediatamente cancelada.

4.11. Do Atendimento Especial

4.11.1.O candidato que necessite de condições especiais para a realização das provas, deverá requerer, por escrito, atendimento especial para a realização de sua prova. Esse requerimento, utilizando Modelo constante do no Anexo IV deste Manual, deverá ser entregue à Comissão do Concurso - CONUPE, sita na Av. Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife-PE, até o primeiro dia útil subseqüente ao término do período de inscrição, contendo o nome completo, cargo ou cargo/disciplina, Município/Sede e GRE, o número do documento de identidade, os recursos especiais necessários à aplicação da sua prova, anexando atestado médico que justifique sua solicitação.

4.11.2. Após o prazo acima estabelecido, o candidato acometido de acidente ou de doença súbita que impeça a sua locomoção ao local designado para a realização de suas provas, deverá requerer à Comissão do Concurso, que sua prova seja aplicada em regime especial. O requerimento deverá ser encaminhado acompanhado de laudo médico que justifique sua solicitação.

4.11.2.1. A solicitação de regime especial será atendida desde que a aplicação da prova ocorra no município sede de opção do candidato no ato da inscrição. Neste caso, o candidato assumirá o ônus e a inteira responsabilidade pelo deslocamento e por sua instalação no local de realização da prova.

4.11.3. A candidata que tiver necessidade de amamentar, durante a realização das provas, deverá encaminhar requerimento à Comissão, na forma acima estabelecida, indicando o nome e identidade do acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

4.11.3.1. Nenhuma pessoa da equipe de fiscalização das provas ficará com a guarda da criança, no período de realização das mesmas, sendo a candidata lactante, que não levar acompanhante para guarda da criança, durante a realização das provas, impedida de realizá-las.

4.2.11.4. A solicitação de atendimento especial pelo candidato fora dos prazos estabelecidos neste Manual impossibilita a Comissão de Concursos, em tempo hábil, de viabilizar a concessão do benefício, implicando a perda do direito ao regime especial pelo candidato.

4.2.11.5. A solicitação de recursos especiais para a realização das provas será atendida, obedecidos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.3. Da Validação da Inscrição

4.3.1. No dia estabelecido no Calendário de Atividades do Concurso, Anexo I deste Manual, o Candidato deverá acessar o site www.upenet.com.br, entrando na opção "Consulta Inscrição", digitando seu CPF e sua respectiva senha do concurso, para obter a confirmação de sua inscrição.

4.3.2. O candidato devidamente inscrito cuja inscrição não esteja validada na data estabelecida deverá comunicar, imediatamente, à Comissão de Concursos - CONUPE, sita na Reitoria da UPE, Av. Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro, Recife/PE, apresentando, pessoalmente, seu comprovante de pagamento, ou encaminhando por escrito, acompanhado de seus dados pessoais, o respectivo comprovante de pagamento, para o seguinte número de Fax - 0xx (81) 3183.3753.

4.3.3. É de responsabilidade exclusiva do Candidato a obtenção da validação da sua inscrição.

4.4. Da Divulgação dos Locais de Provas

4.4.1. Na data estabelecida no Calendário de Atividades do Concurso, Anexo I deste Manual, o Candidato deverá acessar o site da UPE, www.upenet.com.br, para obter seu Cartão de Informativo sobre data, horário e locais de realização das provas;

4.4.2. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta do local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

4.4.3. A CONUPE não se responsabilizará pelo Candidato que faltar à Prova por desconhecer o local de sua realização.

4.4.4. O Cartão Informativo deverá ser apresentado pelo candidato na data, local e horário estabelecidos para a Avaliação de Conhecimentos.

5. DA ESTRUTURA DO CONCURSO

5.1. O Concurso está estruturado conforme etapas a seguir:

a) para os candidatos aos cargos de Assistente Administrativo Educacional: Etapa única, denominada Avaliação de Conhecimentos, eliminatória e classificatória, constituída de uma Prova Escrita Objetiva;

b) para os candidatos aos cargos de Técnico Educacional e Professor do Ensino Regular, em todas as formações: duas etapas - Avaliação de Conhecimentos, eliminatória e classificatória, constituída de uma Prova Escrita Objetiva, e Prova de Títulos, classificatória;

c) para os candidatos aos cargos de Professor da área de Música: três etapas - Avaliação de Conhecimentos, eliminatória e classificatória; constituída de uma Prova Escrita Objetiva, Prova de Título, classificatória, e Prova Prática, eliminatória e classificatória.

6. DA AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS

6.1. Da Composição das Provas

6.1.1. Para o cargo de Assistente Administrativo Educacional, a prova escrita objetiva conterá 60 (sessenta) questões do tipo múltipla escolha, cada uma com 05 (cinco) alternativas, valendo cada questão 1,66 (um vírgula sessenta e seis) pontos, abrangendo os seguintes componentes: 25 (vinte e cinco) de Língua Portuguesa, 15 (quinze) de matemática, e 15 (quinze) de Informática Básica e 05 (cinco) de Noções Básicas de Legislação Aplicada à Educação.

6.1.2. Para o cargo de Técnico Educacional a prova Escrita conterá 60 (sessenta) questões do tipo múltipla escolha, cada uma com 05 (cinco) alternativas, valendo cada questão 1,66 (um vírgula sessenta e seis) pontos, abrangendo os seguintes componentes: 10 (dez) de Língua Portuguesa e 40 (quarenta) de Conhecimentos Específicos, 10 (dez) Noções Básicas de Legislação Aplicada à Educação.

6.1.3. Para os cargos de Professor, exceto professor de Língua Portuguesa, a prova Escrita conterá 60 (sessenta) questões do tipo múltipla escolha, cada uma com 05 (cinco) alternativas, valendo cada questão 1,66 (um vírgula sessenta e seis) pontos, abrangendo os seguintes componentes: 10 (dez) de Língua Portuguesa, 10 de Conhecimentos Pedagógicos, 40 (quarenta) de Conhecimentos Específicos.

6.1.4 Para os cargos de Professor de Língua Portuguesa, a prova escrita conterá 40 (quarenta) questões do tipo múltipla escolha, cada uma com 05 (cinco) alternativas, valendo cada questão 1,66 (um vírgula sessenta e seis) pontos, abrangendo os seguintes componentes: 10 (dez) de Conhecimentos Pedagógicos, 30 (trinta) de Conhecimentos Específicos e Prova Dissertativa valendo 33,2 pontos sobre um tema relacionado à Educação.

6.2. As Provas serão elaboradas com base nos conteúdos especificados no Anexo V do Manual do Candidato.

6.3. Dos Critérios de Aprovação da Prova Objetiva de Avaliação de Conhecimentos e Prova Dissertativa

6.3.1. Para o cargo de Assistente Administrativo Educacional será aprovado, na etapa única de Avaliação de Conhecimentos, o candidato que obtiver um mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos, na prova escrita objetiva, em cada componente da prova.

6.3.2. Para o cargo de Técnico Educacional e Professor, exceto Professor de Língua Portuguesa, será aprovado, na primeira etapa do Concurso, e participará da segunda etapa o candidato que obtiver um mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos na prova escrita objetiva, em cada componente da prova.

6.3.3. Para o cargo de Professor de Língua Portuguesa, será aprovado, na primeira etapa do Concurso, e participará da segunda etapa o candidato que obtiver um mínimo de 60% (sessenta por cento) de acertos na prova escrita objetiva, em cada componente da prova, e 60% (sessenta por cento) da Prova Dissertativa.

6.3.3.1. Só será corrigida a questão dissertativa dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 60% (sessenta por cento) de acertos nas questões do tipo múltipla escolha.

6.4. Da Aplicação das Provas

6.4.1. A prova será aplicada com 04 (quatro) horas de duração, no horário, na data e nos locais indicados no Cartão Informativo do candidato.

6.4.2. O Candidato deverá comparecer ao local designado para suas provas com antecedência mínima de 01 (uma) hora, munido de seu Cartão Informativo e original de um dos seguintes documentos: Cédula de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou outro documento de identificação em que conste fotografia e assinatura e, ainda, de caneta esferográfica de cor azul ou preta. Em hipótese alguma, os candidatos terão acesso aos locais de provas sem algum dos documentos relacionados.

6.4.3. Os portões de acesso ao prédio serão fechados, impreterivelmente, 15min (quinze) minutos antes do horário estabelecido para o início das Provas, não sendo admitido o ingresso de qualquer candidato nos prédios de realização das provas, após o horário estabelecido.

6.4.3.1. Caso algum problema, de ordem técnica ou provocado por fenômeno da natureza, acarrete atraso no início do horário de aplicação da Prova Escrita, em alguma das salas ou em algum prédio onde ela será realizada, haverá a prorrogação da hora de término, de forma a compensar o atraso do seu início.

6.4.4. Não será permitido ao Candidato fazer prova fora do horário e do local indicados no Cartão Informativo, sob qualquer motivo.

6.4.5. Não haverá segunda chamada ou repetição de Provas. O não-comparecimento ou o atraso no comparecimento do Candidato para a realização da Prova implicará, automaticamente, na sua exclusão do Concurso, seja qual for o motivo alegado.

6.4.6. Não serão permitidas consultas em livros, em códigos ou em anotações de qualquer natureza, bem como será proibido o uso de aparelhos de comunicação de qualquer espécie, máquina de calcular ou agenda eletrônica.

6.4.7. É terminantemente proibido o acesso de Candidato ao prédio de aplicação da Prova, portando telefone Celular ou qualquer outro aparelho de comunicação, sob pena de ser retirado da sala e, automaticamente, eliminado do Concurso, além de ficar submetido às demais medidas cabíveis.

6.4.8. Terá sua prova anulada e será automaticamente eliminado do Concurso o Candidato que, durante a realização da prova:

a) usar ou tentar usar meios fraudulentos e/ou ilegais para a sua realização;

b) recusar-se a entregar o material de aplicação da prova (Caderno de Prova, Folha-Resposta Dissertativa e Cartão-Resposta) ao término do tempo destinado à sua realização;

c) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal;

d) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando o Caderno de Prova e/ou o Cartão-Resposta.

e) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

6.4.9. Para transcrever as respostas das questões da Prova, o Candidato receberá

a) um Cartão-Resposta de Leitura ótica que será o único documento válido para a correção. O caderno de prova serve, apenas, para rascunho;

b) uma Folha de Respostas para a questão dissertativa, (candidatos de Língua Portuguesa) que será o único documento válido para a correção. O candidato deverá transcrever seu texto dissertativo, em letra legível, com caneta esferográfica preta ou azul. Essa Folha de Resposta não poderá ser assinada, rubricada e/ou conter qualquer palavra ou marca que a identifique, sob pena de ser anulada. Não será permitido a utilização de corretivos líquidos ou outro de qualquer natureza.

6.4.10. O Candidato deverá marcar suas respostas, na Folha do Cartão-Resposta de Leitura ótica com caneta esferográfica preta ou azul.

6.4.11. Serão da inteira responsabilidade do Candidato os prejuízos advindos das marcações feitas incorretamente no Cartão de Leitura ótica. São consideradas marcações incorretas: dupla marcação, marcação rasurada e campo de marcação não preenchido totalmente.

6.4.12. O Candidato, ao terminar a Prova, deverá entregar ao Fiscal de Sala o Caderno de Prova juntamente com o Cartão-Resposta e a Folha de Resposta/Dissertativa, para os candidatos de Língua Portuguesa.

6.4.13. O Candidato só poderá ausentar-se do recinto de Prova, transcorridas 03 (três) horas de seu início.

7. DA PROVA DE TÍTULO

7.1. A Prova de Título será de caráter classificatório, participando dela apenas os candidatos aprovados na Avaliação de Conhecimentos para os cargos de Técnico Educacional e Professor.

7.2. Para fins da avaliação, só serão considerados os títulos correlatos ao cargo para a qual o candidato se inscreveu.

7.3. Serão atribuídos, na Prova de Título, até 100 (cem) pontos.

7.3.1. A pontuação atribuída por Título, não cumulativa, encontra-se especificada no quadro a seguir:

TÍTULO

PONTUAÇÃO

a) Doutorado concluído na disciplina ou formação a que concorre; ou

100

a) Mestrado concluído na disciplina ou formação a que concorre; ou

90

b)Certificado de Curso de Especialização com, no mínimo, 360 horas, reconhecido pelo órgão competente, na disciplina ou formação a que concorre.

80

7.4. O Título apresentado só terá validade quando obtido em instituição oficial ou reconhecida pela autoridade competente.

7.5. O comprovante do Título, declarado na solicitação de inscrição, deverá ser entregue pelo candidato aprovado, devidamente autenticado, pessoalmente ou via SEDEX com Aviso de Recebimento - AR, impreterivelmente, na data, horários e local estabelecidos na Convocação específica, a ser divulgada por ocasião da divulgação do resultado da 18 Etapa, conforme Calendário de Atividades do Concurso, Anexo I deste Manual.

7.5.1. O Candidato que não entregar o comprovante da titulação de que é portador, na forma estabelecida, receberá 0 (zero) na pontuação dessa Prova, não sendo admitida a interposição de recurso.

7.6. O comprovante do Título deverá estar acondicionado em envelope identificado com o Nome, Número do Documento de Identidade, Número da Inscrição e Cargo ou Cargo/Disciplina, devendo o candidato entregar cópia autenticada do Certificado do Curso correspondente, devidamente registrado de acordo com a legislação pertinente. O Candidato deverá entregar, apenas, um único título, caso possua outros, optando por aquele de maior valor.

7.7. Para comprovação da conclusão de Curso de pós-graduação (Especialização, Mestrado ou Doutorado), deverá ser apresentada cópia do Certificado do respectivo Curso expedido por instituição oficial reconhecida, Declaração ou Certidão de Conclusão do Curso acompanhado do histórico escolar do candidato, na qual conste o número de créditos obtidos, as disciplinas em que foi aprovado e as respectivas menções, o resultado dos exames e do julgamento da dissertação ou tese.

7.8. Somente serão aceitos os Títulos apresentados na forma especificada nos itens 7.7 em que conste o início e o término do Curso declarado com a respectiva carga horária.

7.9. Para o Curso concluído no exterior, será aceita, apenas, a cópia autenticada do Certificado, desde que revalidado por instituição de ensino superior reconhecida no Brasil, de acordo com os critérios estabelecidos pelo MEC.

7.10. Os documentos em Língua Estrangeira de Cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa por tradutor público juramentado e validado pela autoridade competente ou por ela delegada oficialmente.

7.11. Não serão considerados para efeito de pontuação:

a) cópia não autenticada;

b) documento entregue fora do prazo estabelecido e sem observar a forma exigida neste Edital.

7.12. O Título encaminhado por SEDEX só será acatado se for postado até o último dia do prazo para a entrega.

8. DA PROVA PRÁTICA:

8.1. Para os candidatos a Professor da área de música.

8.1.1. Os candidatos classificados aprovados nas etapas anteriores serão submetidos a Prova Prática que será realizada em conformidade com o disposto nos programas constantes do Manual do Candidato, avaliando-se a percepção musical e a performance no caso de candidato à área teórica e à performance, exclusivamente no caso do candidato que concorre a área de instrumento/canto.

8.1.2. Os candidatos aprovados nas etapas anteriores serão submetidos à prova prática de demonstração didática devendo realizar aula expositiva de 30 (trinta) minutos sobre assunto previamente definido conforme programa contido no Manual do Candidato, mediante banca examinadora.

8.1.3. Será atribuído à prova prática de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, para cada componente.

8.1.4. Para o cargo de Professor da área de música será aprovado na prova prática o candidato que obtiver a pontuação mínima de 60 (sessenta) pontos, em cada componente.

8.3. A ausência ou retardamento por qualquer motivo alegado pelo candidato implicará automaticamente sua eliminação do processo seletivo.

9. DA CLASSIFICAÇÃO E DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1. Todos os candidatos terão suas questões objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

9.2. Para o cargo de Assistente Administrativo Educacional, o argumento de classificação do candidato no Concurso será o resultado do número de pontos obtidos na Avaliação de Conhecimentos.

9.3. Para o cargo de Técnico Educacional e Professor do Ensino Regular, o argumento de classificação do candidato no Concurso será o resultado da média ponderada do número de pontos obtidos na Avaliação de Conhecimentos, com peso 08 (oito), e dos pontos obtidos na Prova de Título, com peso 02 (dois).

9.4. Para os candidatos ao cargo de Professor da área de música, o argumento de classificação do candidato no Concurso será o resultado da média ponderada do número de pontos obtidos na Avaliação de Conhecimentos, com peso 04 (quatro), e dos pontos obtidos na Prova de Título, com peso 02 (dois), mais os pontos obtidos na prova prática com peso 04 (quatro).

9.5. Todos os cálculos de pontos serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se para mais, se o algarismo da terceira casa for superior a cinco.

9.6. No caso de empate, na classificação final, terá preferência o candidato que obtiver, sucessivamente:

9.6.1. Para o cargo de Assistente Administrativo Educacional:

a) maior pontuação no componente Língua Portuguesa da Avaliação de conhecimento;

b) maior idade.

9.6.2. Para o cargo Técnico Educacional em todas as formações e Professores do Ensino Regular.

a) maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;

b) maior pontuação na Prova de Título;

c) maior idade.

9.6.3. Para os cargos de Professor da área de Música.

a) maior pontuação nas questões de Conhecimentos Específicos;

b) maior pontuação na Prova Prática;

c) maior pontuação na Prova de Título;

d) maior idade.

10. DOS RECURSOS

10.1. Os Cadernos de Provas e seus respectivos Gabaritos Preliminares estarão disponibilizados duas horas após o término da aplicação das Provas, no site www.upenet.com.br.

10.2. É facultado ao Candidato interpor recurso contra o gabarito preliminar das Provas, conforme data estabelecida no Calendário de Atividades do Concurso, no horário das 8 às 16h, mediante instrumento escrito e protocolado à Comissão de Concurso, sita na Av. Agamenon Magalhães, s/n, Bairro de Santo Amaro, Sede da Reitoria da UPE.

10.3. O candidato deverá entregar dois conjuntos idênticos de recursos (original e uma cópia), sendo que cada conjunto deverá ter todos os recursos e apenas uma capa, conforme modelo constante do Anexo VI deste Manual do Candidato.

10.3.1. Cada conjunto de recursos deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) folhas separadas para questões diferentes;

b) em cada folha, indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada;

c) para cada questão, argumentação lógica e consistente;

d) capa única, constando o nome, o número de inscrição e a assinatura do candidato;

e) sem identificação do candidato no corpo dos recursos;

f) recursos preferencialmente datilografados ou digitados em formulário próprio.

10.4. Recursos inconsistentes, em formulário diferente do exigido e/ou fora das especificações estabelecidas neste Edital, serão indeferidos.

10.5. Se do exame de recursos resultar na anulação de questão(ões), a pontuação correspondente a essa(s) questão(ões) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

10.5.1. Em hipótese alguma o quantitativo de questões sofrerá alteração.

10.6. No caso de alteração do gabarito oficial preliminar, por força de impugnações, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial definitivo.

10.7. O candidato que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da Avaliação de Título, disporá de até dois dias úteis, a contar do dia subseqüente ao da divulgação do resultado preliminar, utilizando-se, no que couber, as mesmas regras definidas neste item, mediante argumentação.

10.8. Tratando-se de recurso contra o resultado preliminar da Avaliação de Título, não será permitida a apresentação de documentos novos, valendo-se o candidato apenas da argumentação.

11. DO RESULTADO FINAL

11.1. O resultado final do concurso público será, homologado pelos Secretários de Administração e, de Educação, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, por nome do candidato, número de inscrição, pontuação na Avaliação de Conhecimentos e classificação geral por GRE e Município ou SEDE da SEE para o cargo de Assistente Administrativo Educacional.

11.2. O resultado final do concurso público será homologado pelos Secretários de Administração e Educação, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, por nome do candidato, número de inscrição, pontuação na Avaliação de Conhecimentos e Prova de Título, e Classificação Geral por GRE e Município ou SEDE da SEE para o cargo de Técnico Educacional em todas as formações e Professor do Ensino Regular.

11.3. O resultado final do concurso público será homologado pelos Secretários de Administração e Educação, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, por nome do candidato, número de inscrição, pontuação na Avaliação de Conhecimentos, Prova de Título, Prova Prática e Classificação Geral por GRE e Município para os cargos de Professor da área de música.

12. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA

12.1. São requisitos básicos para a investidura nos cargos:

a) ter sido aprovado neste concurso e no exame admissional de saúde para o exercício das atribuições do cargo público ao qual se candidatou;

b) ter nacionalidade brasileira;

c) estar em dia com as obrigações eleitorais;

d) ter certificado de reservista ou de dispensa de incorporação, em caso do candidato do sexo masculino;

e) comprovar o nível de escolaridade constante do item 2 deste Edital;

f) comprovação de conclusão da respectiva Licenciatura Plena na habilitação exigida, no prazo máximo de 03 anos, a contar da data de sua posse, sob pena de ser desligado do serviço público, para o candidato ao cargo de professor na área de música e professor para o ensino regular, nas áreas de Matemática, Física e Química; portadores de diploma de curso superior conforme estabelecido nos itens 2.3.1 , 2.3.2.1 , 2.3.2.2 , 2.6 , 2.9 , e 2.11.

g) idade mínima de dezoito anos completos na data da posse;

h) firmar declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;

i) estar inscrito no Conselho da Categoria Profissional de acordo com o requisito exigido para o cargo de Técnico Educacional;

j) cumprir as determinações deste Edital.

13. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1. Os candidatos poderão obter informações referentes ao concurso público no site www.upenet.com.br.

13.2. A inscrição do candidato implicará na sua aceitação das normas para o presente concurso público contidas neste Edital e em outros comunicados que vierem a ocorrer.

13.3. Acarretará a eliminação do candidato do concurso, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla a quaisquer das normas definidas no Edital neste Manual e/ou nos comunicados e/ou nas instruções constantes de cada etapa.

13.4. Os resultados da Avaliação de Conhecimentos serão divulgados no site www.upenet.com.br e nos quadros de avisos da SEE, observando-se o cargo, GRE, Município ou Unidade Administrativa para qual o candidato se inscreveu.

13.5. Caso venham a permanecer vagas das ofertadas neste edital, por falta de candidatos aprovados e/ou por desistência, fica a SEE autorizada a promover o remanejamento destas, desde que observada a disciplina ou formação, entre os municípios de uma mesma GRE resguardado o interesse e a necessidade da Administração pública.

13.6. O candidato poderá consultar o seu histórico no concurso, no site www.upenet.com.br.

13.7. A aprovação no concurso gera, para o candidato, apenas a expectativa de direito à nomeação.

13.8. O candidato aprovado e classificado, dentro do número de vagas disponibilizadas, será convocado para, após a nomeação, submeter-se à perícia médica, promovida pelo Núcleo de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho - NSPS.

13.8.1. A critério do NSPS, exames de saúde complementares poderão ser solicitados e também serão feitos às expensas do candidato.

13.8.2. Considerando que a aprovação no exame admissional de saúde é um dos requisitos para a investidura no cargo, fica definido, desde já, que da decisão proferida pelo NSPS não caberá recurso.

13.9. A SEE reserva-se o direito de solicitar a nomeação dos candidatos aprovados em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária, o número de vagas existentes e a validade do concurso.

13.10. A Administração Pública Estadual e o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco - IAUPE, não se responsabilizam por cursos preparatórios e apostilhas vendidas para os candidatos ao presente concurso.

13.11. A Administração Pública Estadual não assumirá quaisquer despesas de deslocamentos para a participação no concurso ou decorrentes do exercício das funções, em município diverso daquele para o qual o candidato concorreu.

13.12. Os candidatos nomeados deverão, no prazo de 30 (trinta) dias, apresentar documentação relativa aos requisitos de que trata o item 12, para fins de posse, observado o disposto nos subitens 13.8 e 13.8.1.

13.12.1. Caso o candidato não atenda à convocação no prazo de que trata o subitem anterior, será considerado desistente e excluído do concurso.

13.13. Não serão fornecidos ao candidato documentos comprobatórios de classificação, em qualquer etapa do presente concurso público, valendo, para esse fim, divulgações e a homologação publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco impresso ou em seu endereço eletrônico.

13.14. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço junto ao IAUPE, enquanto estiver participando do Concurso Público, e na Secretaria de Educação do Estado, se aprovado, sendo de sua inteira responsabilidade os prejuízos decorrentes da não atualização.

13.15. A interpretação do Edital e do Manual do Candidato deve ser realizada de forma sistêmica, mediante combinação dos itens previstos para determinada matéria consagrada, prezando pela sua integração e correta aplicação, sendo dirimidos os conflitos e dúvidas pela comissão instituída nesta Portaria Conjunta.

13.16. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão criada pela Portaria Conjunta, ouvida a CONUPE no que couber.

Recife, 11 de agosto de 2008

PAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA
Secretário de Administração

DANILO JORGE DE BARROS CABRAL
Secretário de Educação

ANEXO I

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO CONCURSO PÚBLICO

EVENTO

DATA PREVISTA

Inscrição

14/08/08 a 14/09/08

Validação das Inscrições

19/09/08

Confirmação de Inscrições para os candidatos que não tiveram inscrições validadas

Até 03/10/08

Divulgação dos Locais de Provas

10/10/08

Prova objetiva de conhecimento e prova dissertativa para os cargos de Professor e Técnico Educacional

02/11/08

Divulgação do gabarito da prova objetiva de conhecimento e prova dissertativa para os cargos de Professor e Técnico Educacional

02/11/08

Recebimento de recurso ao gabarito da prova objetiva de conhecimento e prova dissertativa para os cargos de Professor e Técnico Educacional

03e 04/11/08

Prova objetiva de conhecimento para o cargo Professor da área de Música e Assistente Administrativo.

09/11/08

Divulgação do gabarito da prova objetiva de conhecimento para o cargo Professor da área de Música e Assistente Administrativo.

09/11/08

Recebimento de recurso ao gabarito da prova objetiva de conhecimento para o cargo Professor da área de Música e Assistente Administrativo.

10 e 11/11/08

Divulgação do Gabarito Definitivo para todos os cargos

17/11/08

Divulgação do Resultado Preliminar da Prova Escrita da Avaliação de Conhecimentos de todos os cargos

Até 05/12/08

Recebimento de recurso do resultado da avaliação de conhecimento e da prova dissertativa de todos os cargos

09 e 10/12/08

Resultado definitivo da avaliação de conhecimentos e da prova dissertativa e convocação para a prova de títulos

Até 19/12/08

Recebimento dos Títulos para todos os cargos que participam dessa etapa

05 a 09/01/2009

Divulgação do resultado preliminar da avaliação de títulos

Até 17/01/09

Recebimento de Recursos da avaliação de títulos

21 e 22/01/09

Resultado definitivo da avaliação de títulos

Até 02/02/09

Resultado final para os cargos de professor do ensino regular, assistente administrativo educacional e técnico educacional

Até 06/02/09

Realização da prova prática (professores de música)

05/02 a 05/03/09

Resultado preliminar da prova prática

Até 09/03/09

Recebimento de recurso da prova prática

12 e 13/03/09

Resultado final para professores de música

Até 20/03/09

ANEXO III

LOCAIS DE PROVAS

GRE

MUNICÍPIO SEDE

AGRESTE CENTRO NORTE

CARUARU

AGRESTE MERIDIONAL

GARANHUNS

LITORAL SUL

BARREIROS

MATA CENTRO

VITÓRIA

MATA NORTE

NAZARÉ DA MATA

MATA SUL

PALMARES

METROPOLITANA NORTE

RECIFE

METROPOLITANA SUL

RECIFE

RECIFE NORTE

RECIFE

RECIFE SUL

RECIFE

SERTÃO CENTRAL

SALGUEIRO

SERTÃO DO ALTO PAJEÚ

AFOGADOS DA INGAZEIRA

SERTÃO DO ARARIPE

ARARIPINA

SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO

PETROLINA

SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA

ARCOVERDE

SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

FLORESTA

VALE DO CAPIBARIBE

LIMOEIRO

ANEXO IV

MODELO DE REQUERIMENTO

Dados de Identificação

Nome do Candidato: _______________________________________________________________________

Número de inscrição: ___________________ Identidade: ___________________ CPF: ___________________

Telefones para contato: __________________ /___________________ / _

À Comissão de Concursos

Como candidato ao Cargo de _____________________________________________, para concorrer à vaga da GRE/Município/Sede de __________________________________, venho requerer atendimento especial (apresentar laudo médico) para realização de minha Prova.

Conforme detalhamento e fundamentação a seguir:

Se necessário, use o verso.)
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________

_________________________, _____de __________________ de _____.

_________________________
Assinatura do Candidato

INSTRUÇÕES

O candidato deverá se possível, datilografar ou digitar o requerimento, entregando-o de acordo com as especificações estabelecidas no Manual.

detalhar e justificar sua solicitação no quadro abaixo.

entregar laudo médico que comprove sua solicitação.

Atenção!

O não-atendimento a qualquer uma das instruções contidas no Manual do Candidato ou no presente Requerimento resultará no indeferimento do pedido.

ANEXO V

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

LÍNGUA PORTUGUESA - (Para todos os cargos exceto Professor de Língua Portuguesa)

1. Interpretação de textos; 2. Morfologia; 3. Sintaxe; 4. Pontuação; 5. Ortografia; 6. Semântica; 7. Acentuação; 8. Concordância, regência e colocação; 9. Crase.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS - (Para professor de todas as disciplinas)

1. Fundamentos da Educação; Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; 3. Relações sócio- econômicas e político-culturais da educação; 4. Educação e Direitos Humanos, Democracia e Cidadania; 5. A função social da escola; Inclusão educacional e respeito à diversidade; 6. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica; 7. Didática e organização do ensino; 8. Saberes Escolares, processos metodológicos e avaliação da aprendizagem; 9. Novas tecnologias da informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica; 10. Projeto Político Pedagógico da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino; 11. Lei no 9394-1996 Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional; Lei no 8069-1990- Estatuto da Criança e do Adolescente; 12. lei n° 10.639-2003 História e Cultura Afro Brasileira e Africana; 13. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos - 2007.

PROFESSOR DE QUÍMICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Propriedades gerais e específicas da matéria. Estados da matéria e mudanças de estado. Misturas: tipos e métodos de separação. Substâncias Químicas: classificação. Leis ponderais e volumétricas. Fórmulas químicas: mínima, centesimal e molecular. Hipótese de Avogrado: estudo físico dos gases. Cálculo estequiométrico. Modelos Atômicos. Estrutura Atômica. Evolução dos modelos atômicos. Estrutura eletrônica e Tabela periódica: propriedades periódicas e aperiódicas. Ligações químicas e estrutura molecular. Polaridade das ligações. Interações Intermoleculares. Compostos inorgânicos: ácidos, bases, sais, óxidos e hidretos. Tipos de reações químicas: classificação e balanceamento. Soluções e dispersões. Concentração das soluções. Diluição e mistura de soluções. Análise volumétrica e gravimétrica. Propriedades coligativas das soluções. Termoquímica: entalpia, lei de Hess, entropia e energia livre. Reações eletroquímicas e suas aplicações tecnológicas. Cinética, equilíbrio químico e pH. Radioatividade e energia nuclear. Estudo dos compostos de carbono. Características gerais dos compostos orgânicos. Estrutura e propriedade dos compostos orgânicos. Principais funções orgânicas. Isomeria e Reações Orgânicas.

PROFESSOR DE MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. ARITMÉTICA E CONJUNTOS: Os conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais); operações básicas, propriedades, divisibilidade, contagem e princípio multiplicativo. Proporcionalidade. 2. ÁLGEBRA; Equações de 1° e 2° graus; funções elementares, suas representações gráficas e aplicações: lineares, quadráticas, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas; progressões aritméticas e geométricas; polinômios; números complexos; matrizes, sistemas lineares e aplicações na informática; fundamentos de matemática financeira. 3. ESPAÇO E FORMA: Geometria plana, plantas e mapas; geometria espacial; geometria métrica; geometria analítica. 4. TRATAMENTO DE DADOS: Fundamentos de estatística; análise combinatória e probabilidade; análise e interpretação de informações expressas em gráficos e tabelas. 5. MATEMÁTICA, SOCIEDADE E CURRÍCULO: Currículos de Matemática e recentes movimentos de Reforma. Os objetivos da Matemática na Educação Básica. Seleção e organização dos conteúdos para o Ensino Fundamental e Médio. Tendências em Educação Matemática (resolução de problemas, modelagem, etnomatemática, história da matemática e mídias tecnológicas).

PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Concepções de língua-linguagem como discurso e processo de interação: conceitos básicos de dialogismo, polifonia, discurso, enunciado, enunciação, texto, gêneros discursivos; 2. Oralidade: concepção, gêneros orais, oralidade e ensino de língua, particularidades do texto oral; 3. Leitura: concepção, gêneros, papel do leitor, diferentes objetivos da leitura, formação do leitor crítico, intertextualidade, inferências, literatura e ensino, análise da natureza estética do texto literário; 4. Escrita: produção de texto na escola, papel do interlocutor, contexto de produção, gêneros da escrita, fatores lingüísticos e discursivos da escrita, o trabalho da análise e revisão de reescrita de textos; 5. Análise Lingüística: o texto (oral e escrito) como unidade privilegiada na análise-reflexão da língua(gem), os efeitos do sentido provocados pelos elementos lingüísticos, a norma padrão e as outras variedades lingüísticas; 6. Linguagem oral e linguagem escrita: -Relações entre fala e escrita: perspectiva não- dicotômica. - Relações de independência, de dependência e de interdependência; 3. O ensino de leitura e compreensão de textos: - Estratégias de leitura.

PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

GRAMÁTICA: 1. Fonética e fonologia. 2. Ortografia. 3. Morfologia. 4. Sintaxe. 5. Vocabulário. 6. Compreensão e produção de gêneros textuais diversos. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: 1. Abordagem comunicativa. 2. Abordagem lexical. 3. Abordagem reflexiva. 4. Interculturalidade e interdisciplinaridade no ensino de inglês. 5. Competências para ensinar e aprender língua inglesa. 6. Avaliação do processo ensino-aprendizagem e de seus atores. 7. Interação em sala de aula e valorização do conhecimento prévio e de mundo do aluno. 8. Conceito de letramento: aplicações ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira/ Inglês, entre as quais: leitura como letramento, comunicação oral como letramento, prática escrita como letramento.

PROFESSOR DE LÍNGUA ESPANHOLA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

GRAMÁTICA: 1. Fonética e fonologia. 2. Ortografia. 3. Morfologia. 4. Sintaxe; 5. Vocabulário. 6. Compreensão de texto variados, pertencentes aos diversos gêneros textuais. PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA: 1. Processo ensino aprendizagem centrados nas competências e habilidades lingüísticas. 2. Contextualização e interdisciplinaridade do ensino dos conteúdos. 3. Métodos e técnicas de ensino. 4. Recursos didáticos. 5. Avaliação no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; 6. Leitura como letramento; Comunicação oral como letramento e Prática escrita como letramento.

PROFESSOR DE INFORMÁTICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Pacote Office 2000/XP/2003; Internet Explorer; Conceitos em Hardware; conectividade e configuração de ambiente de usuário; 2. Sistemas Operacionais (98/2000/XP/2003): Instalação e configuração; Sistemas de Arquivos; Serviços de rede em ambiente Windows IIS, DNS, WINS, DHCP, Grupos de Usuários e Unidades Organizacionais, Domínios, Sites, Diretivas de Grupo, Backup; Jogos educativos, aplicação e acompanhamento do aluno em softwares educacionais construtivistas e instrucionistas. O uso do computador na Escola, as novas tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e a formação docente, o papel do Professor na era digital e a utilização da tecnologia como meio de pesquisa e ferramenta no processo de ensino aprendizagem; 3. Sistema Operacional Linux; 4. Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação, Bibliotecas Virtuais; 4. Sistemas Multimídia, Linguagem, Multimídia, Hipertexto e Hipermídia.

PROFESSOR DE HISTÓRIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Fundamentos teóricos do Pensamento Histórico; Didática e prática dos procedimentos de produção do conhecimento histórico; 3. Linguagem e ensino de História; 4. Transversalidade, novas formas de abordagem e renovação do ensino de História; 5. O ofício do historiador e a construção da História; 6. Natureza, Cultura e História; 7. Passagens da Antiguidade para o Feudalismo; 8. Mundo Medieval; 9. Expansão Européia do século XV; 10. Formação do Mundo Contemporâneo; 12. Brasil - Sistema Colonial; 13 Brasil - Império; 14. Brasil - República; 15. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; 16. Parâmetros Curriculares Nacionais de História; 17. Aspectos da História da África e dos povos afro-americanos e ameríndios; 18. História da América.

PROFESSOR DE GEOGRAFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. A evolução do pensamento geográfico e os novos paradigmas de ciência; 2. As fontes e a evolução da concepção da natureza do homem e da economia na geografia: Os impactos da economia mundial sobre o meio ambiente e suas relações com a sociedade; 3. Abordagem dos conceitos da geografia de paisagem, espaço, sociedade, região, território; 4. Geopolítica da globalização: organismos internacionais, comércio internacional e desigualdades; 5. Metodologia do ensino e aprendizagem da geografia: os novos recursos didáticos; 6. As diferentes propostas curriculares e o livro didático na geografia; 7. Ensino e pesquisa em geografia; 8. Alfabetização e linguagem cartográfica; 9. A cartografia nos diversos níveis de ensino; 10. Orientação, localização e representação da terra; 11. A divisão política, administrativa e o planejamento do território brasileiro; 12. A divisão do espaço brasileiro segundo o IBGE; 13. As regiões geoeconômicas brasileiras; 14. Principais características econômicas e sociais das mesorregiões e microrregiões de Pernambuco; a diversidade sócio-cultural de PE; 15. Conceitos demográficos fundamentais; 16. Crescimento populacional; 17. Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; 18. Distribuição geográfica da população; 19. Estrutura da população; 20. Migrações populacionais; 21. O processo de industrialização e a urbanização brasileira e as conseqüências ambientais; 22. Relação cidade e campo; 23. A geografia agrária e as transformações territoriais no campo brasileiro; 24. Agricultura e meio ambiente; 25. Brasil, território e nação: A produção do espaço geográfico brasileiro, o Brasil e a nova ordem mundial e o Brasil no contexto regional; 26. Organizações e blocos econômicos; 27. Conflitos, problemas e propostas do mundo atual; 28. Quadro natural (relevo vegetação, clima, solos e hidrografia) numa perspectiva global, nacional e regional; clima e aquecimento global; 29. Conservação, preservação e degradação ambiental no Brasil; 30. Políticas públicas e gestão ambiental no Brasil. 31. Representações e práticas sociais em educação ambiental; 32. Espaço e turismo no ensino da geografia.

PROFESSOR DE FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. A construção de competências e habilidades no ensino-aprendizagem da Física. 2. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Física. 3. Mecânica: 3.1. Dinâmica da partícula; 3.2. Dinâmica do corpo rígido; 3.3. Leis de conservação; 3.4. Momento linear, momento angular e energia; 3.5. Trabalho e energia; 3.6. Oscilações: movimento harmônico simples e amortecido; 3.7. Oscilações forçadas e ressonância; 3.8. Ondas: princípio de superposição; 3.9. Ondas estacionárias; 3.10. Ressonância; 3.11. Estática e dinâmica dos fluidos; 3.12. Gravitação. 4. Termodinâmica: 4.1. Calor, trabalho e 1a Lei da Termodinâmica: teoria cinética dos gases; 4.2. Entropia e 2ª Lei da Termodinâmica; 4.3. Transformações reversíveis e irreversíveis; 4.4. Máquinas térmicas; 4.5. O ciclo de Carnot. 5. Eletricidade: 5.1. Campo Elétrico; 5.2. Lei de Gauss; 5.3. Potencial elétrico; 5.4. Corrente elétrica; 5.5. Campo magnético; 5.6. Fluxo de campo magnético; 5.7. Campo magnético produzido por correntes; 5.8. Força de Lorentz; 5.9. A lei de Biot-Savart; 5.10. Lei de Ampere; 5.11. Lei de Faraday; 5.12. Ondas eletromagnéticas. 6. Óptica - a natureza da luz: 6.1. Modelo corpuscular e ondulatório; 6.2. A luz e as demais radiações; 6.3. Processos luminosos de interação luz-matéria: reflexão, refração, absorção, difração, interferência e polarização da luz; 6.4. Óptica da visão. 7. Física moderna - o nascimento da teoria quântica: 7.1. Quantização e constante de Planck; 7.2. Dualidade onda-partícula; 7.3. A natureza ondulatória da matéria.

PROFESSOR DE FILOSOFIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. A Filosofia e suas origens na Grécia Antiga: o surgimento do pensamento filosófico, mito e logos, Filosofia e a polis, as condições históricas e as relações com a filosofia nascente. 2. As origens da Filosofia Moderna: o Renascimento, o Iluminismo e o Romantismo. 3. Crítica ao Discurso Moderno da filosofia da subjetividade (Marx, Nietzsche, Freud e Wittgenstein). 4. Temas e áreas da Filosofia: Metafísica, Ética, Política, Epistemologia, Teoria do Conhecimento, Estética, Lógica e Linguagem - os conceitos e delimitações das respectivas áreas. 5. Características do pensamento filosófico e sua relação com as ciências. A temática da razão: semelhanças e diferenças entre a Filosofia e a Ciência. A sistematização do conhecimento filosófico. As atitudes que despertam para o filosofar. A especificidade da reflexão filosófica. 6. A Filosofia como instrumento de ampliação da compreensão do ser, do mundo e a conquista da felicidade. 7. O ensino de Filosofia e suas indagações na atualidade: a tradução do saber filosófico para o aluno; as estratégias didáticas; a seleção de conteúdos; competências a serem desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio (PCN's + e OCN's); 8. O Ensino de Filosofia: avanços, limites e perspectivas no contexto histórico atual. 9. A Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio. 10. O papel social do Filósofo no mundo contemporâneo; 11. História da Filosofia: dos pré-socráticos às principais correntes do pensamento contemporâneo.

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Educação Física frente à LDB 9.394/96: 1.1. Lei 10.793/03. 2. Educação Física e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica. 3. Educação Física na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 4. Educação Física como componente curricular na Educação Básica. 4.1. Função social. 4.2. Objetivos; 4.3. Características; 4.4. Conteúdos. 5. Educação Física e suas Abordagens: intenção, fundamentos, objetos de estudo e função na educação física escolar; 6. Planejamento e Avaliação em Educação Física Escolar. 7. Esporte Escolar: O processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Esportivo no contexto escolar.

PROFESSOR DE CIÊNCIAS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Ar: 1.1. Composição; Propriedades e respectivas Aplicações. 1.2 Camadas da Atmosfera. 1.3. Pressão Atmosférica (variações da pressão atmosférica, medida da pressão atmosférica, formação de vento, as massas do ar). 1.4. Previsão do Tempo. 1.5. Ar e Saúde. 1.6. Preservação do ar. 2. Água: 2.1. Composição, 2.2. Propriedades; 2.3. Estados Físicos e as Mudanças de fase da Água. 2.4. O Ciclo e Formação da Água na Natureza. 2.6. Água e Saúde. 2.7. Saneamento Básico. 3. Solo: 3.1. Como se Formam os Solos (as Rochas); 3.2. Composição; 3.3. Tipos; 3.4. Função; 3.5. O Solo e a nossa Saúde. 4. Vírus: 4.1. Estrutura; 4.2. Reprodução; 4.3. Importância do Estudo. 5. Moneras, Protistas e Fungos: 5.1. Representantes; 5.2. Ecologia; 5.3. Características da Célula; 5.4. Caracteres morfofisiológicos; 5.5. Importância do estudo dos benefícios e malefícios para os seres humanos. 6. Evolução dos Seres Vivos: 6.1. Fóssil e sua importância; 6.2. Seres vivos e adaptação; 6.3. Seleção natural/Mutação; 6.4. categorias de Classificação; 6.5. Nomenclatura científica básica de classificação dos seres vivos. 7. Animais: 7.1. Ordenação evolutiva da filogenia dos principais grupos do reino animal com seus respectivos representantes. 7.2. Estudo dos Políferos e Celenterados (ecologia, principais caracteres morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo); 7.3. Estudo dos Platelmintos, Nematelmitos e Anelídeos (ecologia, principais caracteres diferenciais morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). 7.4. Estudo dos Moluscos (classificação dos principais representantes, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo). 7.5. Estudo dos Vertebrados Superiores (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos): classificação, ecologia, caracteres básicos morfofisiológicos, reprodução e importância do estudo. 8. Vegetais: 8.1. Os grandes grupos de vegetais (ordenação evolutiva com seus respectivos representantes e características da célula vegetal); 8.2. Algas Pluricelulares (características, ecologia, classificação e importância); 8.3. Briófitas e Pteridófitas (caracteres morfofisiológicos básicos diferenciais, ecologia, reprodução e utilidade); 8.4. Gimnospermas: representantes, reprodução e importância; 8.5. Angiosperma: classificação e representantes, caracteres estruturais, fisiológicos e importância (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente). 9. Corpo Humano: 9.1. Célula (características da célula animal, partes com seus respectivos componentes e função); 9.2. Tecido: conceito, tipos (classificação) e função; 9.3. Sistemas Digestivo, Respiratório, Circulatório, Nervoso e Reprodutor: composição (órgão) e principais considerações funcionais destes sistemas; 9.4. Educação Sexual; 9.5. Drogas (fumo, álcool e estimulantes) e seus efeitos. 10. Matéria: 10.1. Conceito; 10.2. Tipos; 10.3. Propriedade (gerais e específicas) 10.4. Energia (modalidade, transformações e unidade de mediada); 10.5. Diferenças entre fenômenos químicos e físicos; 10.6. Substâncias: simples, compostas/uso das substâncias na indústria; 10.7. Funções Químicas: ácidos, bases, sais e óxidos (diferenças e aplicabilidades); 10.8. Características diferenciais das misturas e das combinações; 10.8.1. misturas e seus processos de fracionamento; 10.8.2. combinações ou reações químicas - tipos e fatores que a influenciam; 10.9. Movimento: conceito, tipos e seus fatores; 10.11. Massa, força e aceleração.

PROFESSOR DE BIOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Biologia celular e molecular. 2. Continuidade e evolução da vida na Terra. 3. Hereditariedade e natureza do material genético. 4. Estudo dos vírus, bactérias, protistas e fungos. 5. Características gerais e evolução dos vegetais. 6. Características gerais e evolução dos animais. 7. Estrutura básica e fisiologia dos sistemas humanos. 8. Os seres vivos e o ambiente: populações, comunidades e ecossistemas. 9. Ecologia humana: saúde do homem em seu ambiente. 10. Biotecnologia e qualidade de vida do homem.

PROFESSOR DE ARTE

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer a história da Arte Educação e suas determinantes sócio-culturais. 2. Tendências Pedagógicas da Arte na Educação. 3. Relação ensino / escola / legislação. 4. A teoria versus prática em Arte na escola. 5. Metodologias e concepções do ensino de Arte. 6. Tendências Pedagógicas da Arte na Educação. 7. Metodologias do ensino de Arte. 8. Contribuições da história da arte nas diferentes linguagens para o ensino da arte. 9. História da arte universal 10. História da arte do Brasil. 11. Refletir sobre a prática da Arte/Educação buscando a transformação do pensar/fazer pedagógico na sua área de atuação. 12. Reconhecer os códigos estéticos e artísticos de diferentes culturas. 13 Identificar as linguagens artísticas por meio de suas gramáticas. 14. Artes visuais. 15. Teatro. 16. Dança. 17. Música. 18. Diálogo da arte brasileira com a arte internacional - Museus, teatros, espaços expositivos. 19. Pluralidade cultural: códigos estéticos e artísticos de diferentes culturas. 20. Interculturalidade: a questão da diversidade cultural no ensino de arte. 21. Contribuições da Arte na formação do ser humano. 22. Os PCNs no ensino de Artes. 23. Objetivos gerais no ensino de arte nas diversas linguagens: conteúdos; produção; apreciação; dimensões sociais. 24. Avaliação em Arte/Educação.

PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

1. Condições históricas do desenvolvimento do pensamento sociológico nos séculos XVIII e XIX. 2. Durkheim e as regras do método sociológico. 3. Weber e a Teoria da Ação Social. 4. A sociologia e a concepção materialista da História. 5. Condições de classes sociais e posições sociais: as relações de poder na sociedade contemporânea. 6. Movimentos sociais. 7. Movimentos culturais na contemporaneidade. 8. Modernidade, Pós-Modernidade e a Sociologia. 9. Movimentos sociais e Educação. 10. Estado, Neoliberalismo e suas implicações na consolidação dos novos valores sociais.

TÉCNICO EDUCACIONAL - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

1. Conceitos básicos de administração (as habilidades e funções do administrador, o papel das Organizações e as escolas de administração); 2. Princípios de organização (o processo de organizar, relações formais na organização, organogramas, a estrutura organizacional); 3. Planejamento e controle (conceitos de planejamento, tipos de planejamento, componentes do planejamento, conceitos básicos de controle, cronogramas e orçamentos, fluxogramas e normas); 4. Processo decisório (decisões estruturadas e não-estruturadas, aspectos psicológicos das decisões, a informação); 5. Gestão de Pessoas (treinamento e desenvolvimento, descrição e análise de cargos, avaliação de desempenho e planejamento de recursos humanos); 6. Comportamento organizacional (cultura organizacional, motivação, liderança e desenvolvimento de equipes); 7. Orçamento público: conceito, elaboração, campo de ação, tipos de regime orçamentário; despesas e receitas públicas; 8. Licitações (princípios básicos e definições; regime de execução de obras e serviços; modalidades, limites, dispensa e inexigibilidade); 9. Contratos e compras. Convênios e termos similares; 10. Reforma administrativa. Formulação de políticas públicas.11. Estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil. 12. Princípios e fundamentos da Gestão Pública. 13. Noções de direito administrativo. 14. Mudança organizacional: resistência e gestão. 15. Conceito e aplicação: centralização, descentralização, delegação e departamentalização.

TÉCNICO EDUCACIONAL - BIBLIOTECONOMIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

1. Planejamento, organização e administração de bibliotecas, serviços de informações. Biblioteca pública como organização. Administração de RH: gerenciamento e treinamento do corpo técnico administrativo da biblioteca. 2. Aspectos teóricos, conceitos, funções, estrutura organizacional, organização & métodos, administração financeira e de recursos materiais, elaboração e avaliação de projetos, marketing e qualidade total. 3. Ação cultural em bibliotecas. Programas de incentivo à leitura. Atividades culturais e recreativas. 4. Recursos e serviços informacionais. 4.1. Conceituação, tipologia e características das fontes de informação. Recursos informacionais eletrônicos. Bibliotecas digitais. Formação, desenvolvimento e gestão de coleções. Atendimento ao usuário. Serviços e produtos. Direitos autorais. Depósito legal. Disseminação da informação. Normas da ABNT sobre documentação. 5. Organização, tratamento e recuperação da informação em diversos suportes. 5.1. Representação descritiva de documentos: processos, instrumentos e produtos. Formato MARC. AACR2. Representação temática de documentos: processos, instrumentos e produtos. Classificação Decimal Universal. Indexação: linguagens, coerência e qualidade. Conhecimentos e avaliação de software para bibliotecas. Fundamentos de recuperação da informação. Processo de busca e recuperação da informação. Ferramentas e estratégias de busca. Internet. 6. Lei 4084/62. Lei 7504/86. Decreto 56725/65. Código de ética profissional.

TÉCNICO EDUCACIONAL - CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

1. Princípios Fundamentais de Contabilidade. 2. Normas Brasileiras de Contabilidade; 2.1. Contabilidade Aplicada às Entidades da Administração Pública com base na Lei 4.320/64. 3. Fundamentos Constitucionais das Finanças Públicas no Brasil. 4. Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00). 5. Ciclo Orçamentário. 6. Compras na Administração Pública. 7. Normativos de Procedimentos Licitatórios na Administração Pública. 8. Gestão Financeira na Administração Pública.

TÉCNICO EDUCACIONAL - DIREITO

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

1 .Direito Constitucional: Direitos e garantias fundamentais, direitos e deveres individuais e coletivos, direito social, habeas corpus, mandado de segurança, ação popular, habeas data; da nacionalidade, dos direitos políticos; da União, dos Estados, dos Municípios; da administração pública, dos servidores públicos civis. Emendas à Constituição, das Leis. Do Poder Executivo. Do Presidente da República. Do Poder Judiciário. Princípios do Estado de direito, da legalidade, da igualdade, do controle judiciário. Funções essenciais da justiça, ministério público, advocacia geral da União e defensoria pública. Do sistema tributário nacional, da política urbana. Da seguridade social e do meio-ambiente. 2.Direito Administrativo: Organização administrativa brasileira. Princípios fundamentais. Administração direta, indireta e fundacional. Atos administrativos. Contratos Administrativos. Processo de licitação. Concessão de serviços públicos. Autorização e permissão. Poderes administrativos: vinculado, discricionário, regulamentar, disciplinar e de polícia. Desapropriação. Servidão. Requisição. Regime dos servidores públicos federais, admissão, concurso público, cargos em comissão, estabilidade, estágio probatório, remuneração, licença, aposentadoria. Processo disciplinar. Acumulação de cargos públicos. A prescrição no Direito Administrativo. Prescrição. Decadência e Preclusão. Controle da Administração Pública. Controle interno e externo. Controle externo a cargo do Tribunal de Contas. Controle jurisdicional. Responsabilidade do Estado no Brasil. Lei nº 8.666/93 e suas alterações posteriores. 3. Direito Civil: Lei de Introdução ao código civil, pessoa natural, pessoa jurídica, personalidade, domicílio, residência, bens, diferentes classes de bens, fatos jurídicos, prescrição e decadência, negócios jurídicos, posse: classificação, aquisição, efeitos e perda. Propriedade: aquisição, perda da propriedade móvel, direito real sobre coisa alheia, obrigações: modalidades e efeitos da liquidação das obrigações, cessão de créditos, contratos, obrigações por atos ilícitos, espécies de contratos, responsabilidade civil, teoria da culpa e do risco. 4. Direito Processual Civil: Jurisdição, competência, critérios determinativos da competência, capacidade de ser parte, capacidade de estar em juízo, capacidade postulatória do litisconsorte da assistência, da intervenção de terceiros, da nomeação à autoria, da denunciação à lide, do chamamento ao processo. Processo e procedimento. Procedimento ordinário e sumaríssimo. Citação, notificação, intimações, defesa do réu, espécies de defesa, das exceções, da contestação, da reconvenção, da prova, ônus da prova, dos recursos e suas espécies, da ação rescisória. Ações processórias. Ação Monitória. Execução de sentença. Definitiva, provisória e liquidação. Processo de execução. Das diversas espécies de execução. Penhora. Avaliação e Arrematação. Incidentes. Embargos em geral. Execução Fiscal (Lei nº 6.830/80). Juizados Especiais Cíveis (Lei nº 9.099/95). 5. Direito do Trabalho: Conceito de empregado e empregador, contrato individual de trabalho por prazo determinado e indeterminado, interrupção e suspensão de contrato de trabalho, trabalho em condições insalubres, periculosas. Trabalho noturno, jornada de trabalho, convenções coletivas de trabalho, justiça do trabalho, vara do trabalho, competências das varas, tribunais regionais do trabalho, jurisdição e competência, férias, licença paternidade e maternidade, proteção do trabalho da mulher e do menor, repouso semanal remunerado, o trabalho temporário, seguro desemprego e 13º salário. Do Processo Judiciário do Trabalho. 6.Direito Penal - Efeitos civis e trabalhistas da sentença penal. Crimes contra a administração pública. Crimes contra a administração da justiça. Crimes contra a organização do trabalho. Juizados Especiais criminais (Lei nº 9.099/95). 7. Direito Processual Penal: Inquérito Policial. Ação penal. Ação Civil.

TÉCNICO EDUCACIONAL - FONOAUDIOLOGIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

Audição: anatomofisiologia, desenvolvimento, avaliação e diagnóstico audiológico, indicação, seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual, processamento auditivo, audiologia educacional; Línguagem oral e escrita: anatomofisiologia, aquisição e desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e tratamento dos distúrbios da aquisição e desenvolvimento e dos distúrbios neurológicos adquiridos da linguagem; Sistema miofuncional orofacial e cervical, Fala, Fluência e Voz: anatomofisiologia, desenvolvimento, avaliação, diagnóstico e tratamento de seus distúrbios; Promoção da saúde fonoaudiológica e prevenção dos distúrbios da comunicação humana; Fonoaudiologia e a Instituição Escolar.

1. Os conceitos de saúde do trabalhador.

2. A caracterização das perdas auditivas relacionadas ao trabalho.

3. Anamnese audiológica ocupacional.

4. A legislação na área de saúde do trabalhador.

5. A atuação do fonoaudiólogo em saúde do trabalhador.

6. O Programa de Prevenção de Perdas Auditivas.

7. Orientações aos trabalhadores com perda auditiva.

8. Exames complementares na avaliação da função auditiva.

TÉCNICO EDUCACIONAL - INFORMÁTICA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

. Fundamentos de computação.

· Organização e arquitetura de computadores.

· Componentes de um computador (hardware e software).

· Sistemas de entrada, saída e armazenamento.

· Princípios de sistemas operacionais.

· Características dos principais processadores do mercado.

· Aplicações de informática e microinformática.

· Sistemas Operacionais - LINUX e Windows.

· Software Livre: Conceitos de Software Livre e de Código Aberto.

· Sistemas de arquitetura aberta.

· Rede de Computadores. Fundamento de Comunicação de Dados. Redes Lan e Wan.

· Arquiteturas TCP/IP, de redes de computadores e seus componentes.

· Segurança em redes de computadores. Firewall. Prevenção em redes de computadores.

· Arquitetura, Cliente e Servidor. (Estações e servidores)

· Conceitos Internet/Intranet.

· Fundamentos de comunicação de dados.

· Meios físicos de transmissão.

· Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores).

· Noções de Sistemas e Modelos da Segurança da Informação.

· Aspectos de linguagens de programação, algoritmos e estruturas de dados e objetos.

· Noções básicas de Tecnologias atuais de desenvolvimento de sistemas.

· Noções de Qualidade no Desenvolvimento de Software. (CMMI).

· Noções de Banco de Dados.

· Bancos multidimensionais.

· Banco de Dados Relacionais.

· Modelagem.

· Ferramentas de extração de manipulação de dados.

· Noções de Gerência de Projetos e Ferramentas de gerenciamento.

TÉCNICO EDUCACIONAL - PEDAGOGIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96: 1.1. Princípios, Fins e Organização da Educação Nacional; 1.2. Níveis e Modalidades de Educação e Ensino. 2. O Ensino Fundamental a partir da Lei nº 9394/96; 2.1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. 3. O Ensino Médio a partir da Lei nº 9394/96; 3.1. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 4. Diretrizes para Educação de Jovens e Adultos. 5. Diretrizes para Educação Especial. 6. História da Educação (Brasil). 7. Gestão democrática na escola: 7.1. A construção do projeto político-pedagógico. 8. Os Referenciais Nacionais para a Formação de Professores: 8.1. Papel do professor no coletivo escolar; 8.2. As novas competências requeridas para o ensino. 9. Organização curricular; 9.1. Fundamentos do currículo centrado em disciplinas/conteúdos e do currículo centrado em áreas; 9.2. A organização do currículo por áreas de conhecimento; 9.3. Currículo orientado para a construção de competências. 10. O ensino-aprendizagem no contexto do currículo por competências: 10.1. O processo ensino-aprendizagem: atores e componentes; 10.2. Aprendizagem e desenvolvimento; 10.3. A metodologia dos projetos didáticos; 10.4. Avaliação diagnóstica e formativa; 10.5. A análise de erros numa perspectiva de orientação/reorientação do ensino. 11. A especificidade do pedagogo - saberes pedagógicos e atividade docente.

TÉCNICO EDUCACIONAL - PSICOLOGIA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Psicoterapia Breve, Psicopatologia, Teorias da Personalidade, Psicodiagnóstico, Desenvolvimento Psicossocial, Terapia Familiar e de Grupo, Dinâmica de Grupo, Entrevista Psicológica, Código de Ética do Psicólogo, Equipe Interdisciplinar e Multidisciplinar, Reforma Psiquiátrica no Brasil, Recrutamento, Seleção, Avaliação de Desempenho, Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas, Plano de Cargos e Salários, Vitimologia, Alcoolismo, Drogas Psicoativas, Redução de Danos, Política de Saúde Mental do Brasil (Portaria GM 399/2006), Saúde do Trabalhador, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- Lei 8.069, de 13 de Julho de 1990), Estatuto do Idoso (Lei 10.741, de 01 de Outubro de 2003).

TÉCNICO EDUCACIONAL - SERVIÇO SOCIAL

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

Serviço Social, Saúde Mental e Sociedade; Saúde do Trabalhador; Redução de Danos; A Questão Social, a Política de Educação e suas repercussões nas relações de trabalho, na execução das atividades profissionais dos trabalhadores da Educação; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Lei Estadual sobre Assédio Moral; A questão social nas relações de Gênero, Etnia e Diversidade; O Serviço Social na Contemporaneidade; Abordagens sobre seguridade: o campo da democratização do capitalismo e o campo anticapitalista; Debate sobre sociedade civil; visão liberal e crítica segundo Marx e Gramsci; Crítica ao conceito de Exclusão Social; Relações sociais entre Capital x Trabalho; Instrumentalidade do Serviço Social; Interdisciplinaridade; Trabalho em rede; O projeto Ético- político do Serviço Social. Ética Profissional. Estatuto da Criança e do Adolescente.

TÉCNICO EDUCACIONAL - NUTRIÇÃO

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS

Programa Nacional de Alimentação Escolar - site www.fnde.gov.br/alimentacaoescolar. Resolução CD/FNDE n° 032 de 10.08.06 - Princípios e diretrizes objetivos e clientela do programa, cardápios, formas de gestão, controle de qualidade, Resolução CFN n° 358/2005 - Atividades técnicas. Portaria Interministerial 1.010/2006. Política Nacional de Alimentação e Nutrição - Política Nacional de Alimentação e Nutrição - MINISTÉRIO DA SAÚDE - Brsília DF. 2003. Métodos de Prevenção Primária e promoção da saúde - Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva - JEKEL, JAMES F. Ed. Artes Médicas Sul, 1999. Noções de epidemiologia das carências nutricionais e desnutrição Proteico-calórica - Epidemiologia, Bioestatística e medicina preventiva - Médicas Sul, 1999. Avaliação antropométrica na infância e adolescência. Índices, indicadores, padrões de referência e pontos de corte. - Nutrição: Da gestação à adolescencia - Marcia Regin Vitolo. Ed. Ernesto Reichmann. TÉCNICAS DIETÉTICAS - Nutrição e Técnica Dietética - SONIA TUCUNDUVA PHILIPPI - Ed. Manole. "Conceitos"; "Método para pesos e medidas;" "Características físicas, químicas e biológicas do leite e derivados, ovos, carnes, leguminosas, hortaliças, frutas; cereais; gorduras e açúcares;""Fator de correção e de cocção;" ALIMENTAÇÃO COLETIVA - Administração Aplicada as Unidades de Alimentação e Nutrição - SUZANA MARIA FERREIRA GOMES TEIXEIRA. Ed. Atheneu. Aspectos físicos e Equipamentos. Funcionamento das unidades de Alimentação e Nutrição. Planejamento de cardápios. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle - Microbiologia dos alimentos - BERNADET E D GOMBOSS Y & MARIZA LANDGRAF. Ed. Atheneu. MICROBIOLOGIA E CONTROLE DE QUALIDADE Microbiologia dos Alimentos - BERNADET E D GOMBOSS Y & MARIZA LANDGRAF. Ed. Atheneu. "Doenças de origem alimentar - Salmonella, Bacilo Cereus, Staphilococcus Aureus (Microrganismos Patogênicos de Importância em Alimentos );"Fatores intrínsecos e extrínsecos que controlam o desenvolvimento microbiano de alimentos (Atividade de água, acidez, composição química, temperatura do ambiente).Deterioração microbiana de alimentos. Resolução RDC n° 216 de 15 de setembro de 2004 - Higiene dos manipuladores de alimentos. NUTRIÇÃO CLÍNICA Nutrição: Nutrição Clínica no adulto - CUPPARI LILIAN.Ed. Manole. Conceitos e fisiopatologia dos: Distúrbios do trato digestório. Obesidade. Diabetes Mellitus. Doenças Cardiovasculares.

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - NIVEL MÉDIO

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Interpretação de texto. 2. Acentuação tônica e gráfica. 3. Grafia da palavra Porquê. 4. Concordâncias Nominal e Verbal. 5. Crase. 6. Pontuação. 7. Semântica: Sinônimo e Antônimo, 8. Período Composto por Coordenação e Subordinação.

MATEMÁTICA:

1. Números Naturais: operações e propriedades 2. Números inteiros. 3. Números racionais, 4. Razão e proporção, 5. Resolução de problemas, 6. Regras de três simples, 7. Porcentagem, 8. Equação do 1° e 2° grau, 9. Sistema métrico decimal, 10. Medida de comprimento, superfície, volume e capacidade.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

- Conhecer o ambiente gráfico e programas do Windows; Uso da Ajuda e Ferramentas de manutenção do Windows;- Gerenciar janelas;- Criar Pastas e arquivos, administrar pastas e salvar arquivos;- Criar Atalhos.- Criação de documentos em geral; - Utilização das barras de ferramentas; - Utilizar as principais ferramentas e Menus do Word, com seus respectivos comandos; - Formatação de Texto; - Impressão; - Manusear conteúdo da Internet no Word.- Criação de Planilhas em geral; - Uso das principais ferramentas; - Criação de Gráficos; - Uso das principais funções e fórmulas; - Formatação de Planilhas; - Gerenciamento de Planilhas; - Impressão. - Conhecer Internet: Ferramentas, sites principais, navegação, pesquisa.

LEGISLAÇÃO APLICADA A EDUCAÇÃO

Constituição Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações.

-Dos princípios fundamentais; -Dos direitos fundamentais; -Da organização do Estado; -Da organização política administrativa Federativa do Brasil; -Da administração pública; -Da organização dos poderes; - Título VIII cap. III seção I (da educação).

Constituição Estadual 1989.

-Titulo VII cap. II seção I (da educação).

Estatuto do funcionário público de Pernambuco lei n.° 6123/68 e alterações.

Estatuto da Criança e do Adolescente lei n°. 8.069/90.

As políticas públicas e a reforma das estratégias educacionais da LDB da educação nacional n°. 9394 de 20/1 2/1 996.

PROFESSOR DE MÚSICA

ESCOLARIDADE: NIVEL SUPERIOR - (LICENCIATURA E BACHARELADO EM MÚSICA)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Prova teórica

Parâmetros do som: escalas maiores, escalas menores (harmônica, melódica e natural), escalas relativas, escalas homônimas; graus modais e tonais; Intervalos: - classificação; inversão; simples e compostos; melódicos e harmônicos. Compassos simples, compostos, alternados, correspondentes (unidades de tempo e de compasso); sinais de alteração. síncope e contratempo; quiálteras por aumento e diminuição; semitons cromáticos e diatônicos; tons vizinhos, afastados, homônimos; modulação (notas comuns e diferenciais); acordes de 3 e 4 sons - classificação e inversões; escala cromática maior e menor; enarmonia; escala geral - vozes; transposição; noções de harmonia e instrumentação.

Bibliografia:

Cardoso, Belmira e Mascarenhas, Mário - Curso completo de Teoria Musical e Solfejo - Irmãos Vitale, 1973. Hindemith, Paul - Treinamento Elementar para músicos - Ricordi, São Paulo, 1975. Scliar, Esther - Elementos de Teoria Musical - Editora Novas Metas, São Paulo, 1986. Lacerda, Osvaldo - Compêndio de Teoria Elementar da Música - Musicália S.A. (representante da Ricordi), 4ª. edição. Méd, Bohumil - Teoria da Música - série Pedagogia Musical - Thesaurus, Brasília, 1980.

CONTEÚDOS DE TEORIA MUSICAL

Regras básicas de grafia musical.

· Leitura e escrita nas claves de sol e de fá.

· Fórmulas de compasso simples e composto: divisão e subdivisão das unidades de tempo em 4 (quatro)

· ou 6 (seis) partes.

· Quiálteras de 3 (três) e 2 (dois) nos compassos simples e composto, respectivamente.

· Armaduras de clave: tonalidades maiores, menores, homônimas, relativas e enarmônicas.

· Formação dos modos maior e menor (formas natural, harmônica e melódica) e seus respectivos graus tonais e modais.

· Intervalos harmônicos e melódicos, simples e compostos.

· Estrutura das tríades (acordes de três sons) maior, menor, aumentada e diminuta e suas inversões.

· Cifragem: notação de cifragem alfanumérica de música popular constando de: tríades e tétrades construídas

· sobre os graus das escalas maior e menor (natural, melódica e harmônica).

· Funções harmônicas sobre o I, IV e V graus.

Bibliografia Básica:

a) Med, Bohumil. Teoria da Música. 2ª ed. Brasília. D.F. Thesaurus, 1980.

b) Zamacois, Joaquim. Teoria da Música. 5ª ed. Livro I e II. Buenos Aires. Editora Labor S.A., 1967.

c) Scliar, Ester. Teoria Musical. São Paulo. Editora Novas Metas, 1985. 33

CONTEÚDOS DE HARMONIA

· Tríade no estado fundamental, primeira e segunda inversões. Modos maior e menor (harmônico, melódico e natural).

· Acordes de sétima da dominante, sétima da sensível, sétima diminuta e sétima do II grau.

· Acordes de nona da dominante.

· Seqüência diatônica (Marcha harmônica).

· Inclinação (Dominantes secundárias).

· Modulação a tons vizinhos.

· Notas melódicas.

· Cadências

· Uma melodia para ser harmonizada

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE SOLFEJO

1) Ditado melódico não modulante, com notas cromáticas, nos modos maior ou menor (formas harmônica, melódica ou natural), em compassos simples ou composto, com subdivisão das unidades de tempo em 4 ou 6 partes.

2) Ditado a duas vozes, não modulante, nos modos maior ou menor (formas harmônica, melódica ou natural), em compassos simples ou composto, com as unidades de tempo divididas em 2 ou 3 partes.

OBS:

a) Os ditados serão compostos especificamente para esta prova.

b) A tonalidade de cada um dos Ditados deverá ser identificada a partir da execução do Lá 3 e do acorde de tônica.

c) A nota final desta prova será a média entre os graus obtidos nos dois ditados.

Solfejo: Solfejo não modulante, com notas cromáticas, nos modos maior ou menor (formas harmônica, melódica ou natural) em compassos simples ou composto, com subdivisão das unidades de tempo em 4 ou 6 partes.

PROVA PRÁTICA E AVALIAÇÃO DIDÁTICA

GUITARRA

I - Execução de escalas maiores e menores e arpejos diversos utilizando as técnicas de palhetas alternadas e Sweep, ou com técnica tradicional de mão direita.

II - Harmonizar e executar em Chord Melody uma das seguintes melodias: Wave (Tom Jobim); Insensatez (Tom Jobim);Autum Leaves (Jonhny Mercer); Manhã de Carnaval (L. Bonfá), Samba de uma nota só ( Tom Jobim), Moonlight Serenade (Glenn Miller).

III - Executar a transposição: Melódica e harmônica indicada, tonalidade será escolhida pela banca.

IV -Improvisação sobre o tema de uma das melodias citadas anteriormente.

V - Ministrar uma aula para banca examinadora de no mínimo 10 (dez) minutos sobre a metodologia e técnicas utilizadas na elaboração do improviso sobre uma das melodias citadas anteriormente.

CONTRABAIXO ELÉTRICO

I - Executar uma peça de livre escolha com técnica de slap.

II - Acompanhar duas melodias popular brasileira . Nesta música o candidato deverá improvisar - Musicas sugeridas - Garota de Ipanema, Asa Branca,

III- Estudo para contrabaixo elétrico (Francisco Mignone - FUNARTE, 1986 ).

IV - Ministrar uma aula expositiva para banca examinadora dos ritmos brasileiros, caribenho, norte americano e sobre iniciação ao Instrumento.

PIANO

I - 1 Prelúdio e Fuga ou 3 danças das Partidas 1 a 6 de Bach.

II - 1 Sonata Clássica completa com execução das sonatas Op.49 de Bethoven (1° movimento).

III - 1 peça de livre escolha com duração mínima de 3 (três) minutos.

IV - Ministrar uma aula, para banca examindora, sobre uma das peças apresentadas na prova prática. O tema da aula didática será sorteado pela banca examinadora, logo após a realização da prova pratica.

SAXOFONE

I - Executar o Bolero de Espagnol do Método H. Klosè

II - Tocar uma peça de livre escolha

III - Ministrar aula sobre estudos variados do método H. Klose (1º e 2º volume).

CLARINETE

I - Executar o Concerto em Lá de W. A. Mozart K622, 1° movimento

II - Executar uma peça de livre escolha.

III - Ministrar aula para banca examinadora, sobre estudos variados do método H. Klose (1º e 2º volume)/ escalas e arpejos em todos os tons maiores e menores.

EDITORAÇÃO MUSICAL

Ministrar aula teórico/prática de vinte minutos sobre um dos seguintes temas, escolhidos através de sorteio:

I - Interface principal do Finale 2006

II - Barra de ferramentas do Finale 2006

III - Escrevendo com o teclado numérico do computador (Simple Entry Tool)

IV - Escrevendo com o teclado numérico do computador (Speedy Entry Tool)

V - Escrevendo e programando Barras de compasso e de Repetição.

VI - Mudando o formato da música: clave, compassos e tonalidades; adicionar, excluir e inserir compassos; copiar e colar compassos.

FLAUTA TRANSVERSA

I - Executar peça de confronto- Mozart, W - A.

II - Executar concerto em Sol Maior KV.313. 10 movimento.

III - Executar Peça de livre escolha.

IV - Ministrar aula para banca examinadora, sobre: iniciação ao instrumento,Exercício melódico para flauta (em qualquer uma das inúmeras edições existentes de Joachim Andersen) e escalas e arpejos em todos os tons maiores.

VIOLÃO

I - Execução de duas peças dentro do programa básico de Violão, de acordo com exigido para o curso técnico de violão do CPCMR;

- A prova de execução constará do seguinte programa:

a) Renascença, peças de : Alonso Mudarra; Don Luys MILÁN; Diego PISADOR; Michael PRAETORIUS; Girolamo Frescobaldi.

b) Barroco, peças de : Johann Sebastian Bach; Georg Friedrich Händel; Domenico Scarlatti; Syulvius Leopold WEISS.

c) Clássico : L. Van BEETHOVEN, Ferdinad SOR; Dionísio Aguado; Matteo Carcassi.

d) Romântico, peças de: Robert Schumann; Frédéric CHOPIN; Isaac ALBÉNIZ; Manuel de Ponce; Joaquin Turina; Francisco Moreno Torroba;

e) Moderno, peças de: Heitor Villa Lobos; Mario Castelnuevo Tedesco;; André Segóvia.

f) Contemporâneo, peças de : Léo BROUWER; Astor PIAZZOLLA, Israel de Almeida Jair de Paula; Paulo Porto Alegre; Paulo Bellinati.

II - Peça de livre escolha

III - Ministrar aula para banca examinadora do nível iniciante correspondente ao 10 ano de Violão; programa: arpejos; escalas; técnica da Mão Direita e Mão Esquerda.

CONTRABAIXO ACÚSTICO

1) Uma escala maior ou menor de três oitavas com seu arpejo;

2) Um estudo de Carlo Montanari, do 9 ao 14;

3) 10 movimento do Concerto em Mi Maior de K. D. von Dittersdorf com Cadência de K. Gruber ou 10 movimento do Concerto de D. Dragonetti em Lá Maior.

OBOÉ

I - Executar peças de Franz Wilhelm Ferling - 118 Estudos Opus 12 para Oboé (Ed. Universal N0 17518): Um estudo, à escolha do candidato;

II - Executar pecas de dois movimentos contrastantes de Sonata ou Concerto escritos originalmente para Oboé;

III - Ministrar aula para banca examinadora, de exercícios melódicos para oboé / Escalas e arpejos em todos os tons maiores e menores.

TUBA

I - Executar peça de confronto - Uma Banda da Tuba (Dimas Sedícias)

II - Peça de livre escolha (estilo erudito)

III - Exercício do método Progressive Téchiques for tuba by Donald Knaub - pag.27.

IV - Ministrar aula sobre, respiração, embocadura, articulação, ligadura e flexibilidade

TROMBONE (COM HABILIDADE EM BOMBARDINO)

I -. Executar um dos itens recomendados:

(a) Estudo Característico N0. 1 (Allegro moderato) do Método "ARBAN" (para Trombone);

(b) Estudo Característico N0. 2 (Legato) do Método "ARBAN" (para Trombone).

II - . Executar obra de livre escolha.

III - Ministrar aula para banca examinadora com os seguintes conteúdos: escalas e arpejos: (a) escolher um dos estudos de escalas do Método de André LAFOSSE, Vol. 2 (para Trombone)

TROMPETE

I - Executar um estudo escolhido entre o método Joseph. S. Arban (14 Estudos Característico) ou Theo Charlier (36 Estudos Transcendentais);

II - Uma obra de autor brasileiro de livre escolha;

III - Executar uma peça de um dos períodos da música ocidental (barroco, clássico, romântico ou moderno);

IV - Ministrar aula para banca examinadora sobre iniciação ao instrumento / Escalas e arpejos em todos os tons maiores e menores;

BATERIA

I - Executar uma peça de livre escolha do candidato.

II - Demonstração de ritmos de gêneros variados de música popular, a pedido da banca examinadora.

III - Ministrar aula sobre iniciação ao instrumento e exercício de mão direita e esquerda.

VIOLA

I Executar peça de um estudo do Kreutzer à escolha do candidato.

II - Executar uma peça sorteada pela banca examinadora dentre as seguintes:

- J. Christian Bach: Concerto em Dó menor (1° movimento);

- Max Reger: Suite n° 1 em Sol menor para Viola Solo (1° ou 2° movimento).

III - Ministrar aula para banca examinadora sobre Sistemas de Escalas. Uma escala maior e uma menor em 3 oitavas e respectivos arpejos.

- Cordas duplas: Terças (sucessivas e alternadas), Sextas (completas) e Oitavas (exceto dedilhadas).

VIOLINO

I - Executar a escolha da banca examinadora: Kreutzer: Estudo n° 41; Mozart: Concerto em ré maior KV 218, 1° movimento com cadência Max Rostal (Ed. Schott); Beethoven: Adagio ma non Troppo do quarteto op.74, edição baseada no texto original (Urtext).

II - Executar uma peça brasileira de livre escolha

III - Ministrar aula sobre: Escalas:

- Uma escala maior e uma escala menor (diatônica, arpejo);

- Sobre uma corda (uma oitava) e sobre quatro cordas (três oitavas);

- Cordas duplas: Terças (exceto cromáticas); Sextas (completas); Oitavas (completas exceto oitavas dedilhadas); Décimas.

VIOLONCELO

I - Executar um movimento Allegro de Concerto ou Sonata (livre escolha);

II - Executar umapeça de autor brasileiro (livre escolha).

III - Ministrar aula para banca examinadora sobre escala maior em 3 oitavas e sua relativa menor e respectivos arpejos, que deverão ser executados com os seguintes golpes de arco: - Stacatto; - Legatto com toda extensão do arco de 3 em 3 notas;

FLAUTA DOCE

I - Executar o movimento rápido de Concerto ou Sonata Barroca (Telemann, Vivaldi, Castelo ou Handel)

II - Exeutar peça de compositor brasileiro de livre escolha

III - Ministrar aula sobre respiração, improvisação e articulação

BANDOLIM

I - Execução de peça brasileira de livre escolha

II Ministrar aula para banca examinadora sobre: os conteúdos programático sorteado dentre os abaixo relacionados:

- Estudos de Kreutzer, de N. 20 a 30

- Estudo de J. Thomas

- Choro (dentre L. Oliveira, J. Bitencourt, e R. Ferreira)

- peça da Bossa-nova

- Frevo (dentre L. Ferreira, N. Ferreira e E. Morais)

CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA

DISPOSIÇÕES GERAIS

1) Da Prova Prática de Conhecimentos Específicos:

· Quando estiver previsto no edital, a livre escolha da peça a ser executada, é de responsabilidade do candidato a entrega de (01) uma cópia de cada peça para a banca no momento da prova.

· As peças devem ser sempre composições originais para o instrumento designado na inscrição do candidato, salvo nas áreas expressas no edital;

· É reservado à banca o direito de interromper a qualquer momento ou solicitar um item do programa que o candidato ainda não tenha apresentado, mas que esteja previsto em conformidade com o disposto neste edital.

· A participação de um músico acompanhador só será permitido para as habilitações previstas, na forma expressa neste edital e na quantidade única de (01) um músico acompanhador para cada candidato.

· Será permitida a presença de músico acompanhador nas provas das seguintes habilitações: Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra Elétrica; Bandolim; Piano Popular; Piano Co-Repetidor; Teclado; Sanfona; Bateria; Percussão Popular; Canto Popular e Canto Erudito.

· Os únicos instrumentos e equipamentos a disposição dos candidatos para a Prova Prática de Conhecimentos Específicos, são os seguintes:

a) Piano para as provas de: Piano Erudito, Piano Popular, Piano Co-Repetidor, Canto Erudito e Canto Popular;

b) Teclado ou piano digital para as provas de: Teclado, Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra; Bandolim; Piano Popular; Sanfona; Bateria e Percussão Popular;

c) Bateria para as provas de: Teclado, Violão Popular; Violão de 7 Cordas; Cavaquinho; Contrabaixo Elétrico; Viola de 10 Cordas; Guitarra; Bandolim; Piano Popular; Sanfona; Bateria; Percussão Popular.

· A participação do músico acompanhador nos casos previamente autorizados neste edital, é de livre escolha do candidato e é de sua inteira responsabilidade providenciar este músico assim como os instrumentos musicais e equipamentos necessários para a realização de suas provas.

2) Da Prova Prática Didática:

· O candidato deverá entregar a banca (01) uma cópia do plano da aula a ser apresentada.

· Os candidatos terão a sua disposição para a Prova Prática Didática: quadro, giz ou pincel para quadro branco, apagador, equipamento de som c/CD e DVD, TV, instrumento de teclado e 2 estantes de partitura.

· Laboratório de Computação do Centro de Criatividade Musical no caso da área de Editoração Musical.

Área de Cordas Dedilhadas:

1) VIOLÃO ERUDITO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) História do violão das origens ao século XX;

c) A obra para violão de Heitor Villa-Lobos: sua importância didática;

d) Aspectos de técnica de mão direita para violão;

e) A obra didática de autores do século XX e sua aplicabilidade na formação do violonista;

f) O violão na música de câmera, com outros violões ou com outros instrumentos;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Uma peça de J.S. Bach * (exceto transcrição de peças do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach);

b) Uma obra de autor clássico ou romântico;

c) Um estudo (escolher entre Carcassi, Tárrega, Sor, Carulli, Giuliani ou Coste);

d) Uma obra de autor moderno ou contemporâneo;

e) Uma peça brasileira.

* Para este item do recital, o candidato poderá executar uma transcrição para violão de uma peça original para outro instrumento.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Técnica de mão direita;

c) Uma peça barroca;

d) Um estudo para violão (diferente do escolhido no item c da prova prática) ;

e) Uma peça do repertório brasileiro.

2) VIOLÃO POPULAR

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O violão na música popular brasileira;

c) O violão como acompanhante de solistas de música popular: particularidades e necessidades;

d) Harmonia e improvisação aplicadas ao ensino do violão popular;

e) A iniciação ao violão, para crianças, adolescentes e adultos;

f) O cifrado de acordes como auxiliar didático para alunos que não conhecem notação musical;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Leitura e execução de uma melodia dada;

b) Harmonização da mesma melodia (a melodia poderá ser tocada por outro instrumento);

c) Execução de uma seqüência de acordes dados em ritmos escolhidos pela banca, entre as opções: samba, choro, bossa-nova, marcha, valsa, bolero, baião, frevo;

d) Execução de uma peça de livre escolha (erudita ou popular).

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Execução de ritmos brasileiros (baseado no item c) da prova prática);

b) Iniciação ao instrumento;

c) Iniciação à improvisação;

d) Harmonização de melodias;

e) Acordes maiores e menores (e seu cifrado) e sua armação no braço do violão.

3) VIOLÃO DE 7 CORDAS

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

A origem e o desenvolvimento do violão de 7 cordas na música popular brasileira;

A criação dos baixos no violão de 7 cordas, orientações e práticas mais comuns;

Harmonia e formação de acordes: o acompanhamento no violão de 7 cordas;

A técnica de mão direita no violão de 7 cordas;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Execução de duas obras de autor de livre escolha dentre os seguintes compositores: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Cartola, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Edgard Moraes, Capiba e Nelson Ferreira. Os autores e gêneros das obras devem ser distintos entre si.

b) Execução de seqüência de acordes cifrados, para diferentes ritmos fornecidos pela banca examinadora, como samba, choro, bossa-nova, bolero, valsa, baião, xote e frevo.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Técnicas de acompanhamento a serem empregadas no violão de 7 cordas para servir de complemento rítmico-harmônico e melódico a um solista;

b) A iniciação ao violão de 7 cordas: metodologia, literatura específica e repertório; C) Principais características do violão de 7 cordas na música pernambucana.

4) CAVAQUINHO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Ritmos brasileiros básicos no estudo do cavaquinho;

c) A formação de acordes e seqüências harmônicas aplicados ao estudo do cavaquinho;

d) A iniciação ao cavaquinho para crianças;

e) O cavaquinho no regional, características de solo e acompanhamento;

f) A técnica de mão direita no cavaquinho: questões de articulação e sonoridade;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Leitura e execução de uma melodia escrita na pauta;

b) Harmonização da mesma melodia;

c) Execução de sequências de acordes cifrados nos seguintes ritmos: samba; bossa nova; marcha; bolero; valsa; choro; baião; frevo;

d) Execução de uma obra de livre escolha (de caráter erudito ou popular).

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Uma aula sobre execução de ritmos populares baseado no item "c" da prova prática;

b) A iniciação ao cavaquinho para crianças;

C) Harmonização de melodia: aspectos aspectos a serem considerados.

5) CONTRABAIXO ELÉTRICO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Origens e particularidades do contrabaixo elétrico;

c) Técnica e utilização do "walking bass";

d) Harmonia funcional aplicada ao estudo do contrabaixo elétrico;

e) Aspectos técnicos de captação e amplificação no contrabaixo elétrico;

f) Técnicas de mão direita;

g) Conhecimento e identificação em partitura de gêneros brasileiros e estrangeiros e suas variações (samba, bossa nova, xote, baião, frevo, maracatu, bolero, jazz, rock, funk e salsa).

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Leitura e execução de um trecho musical para contrabaixo elétrico fornecido pela banca no momento da prova;

b) Execução de sequências de acordes cifrados fornecidos pela banca no momento da prova nos seguintes gêneros: samba; bossa nova; bolero; blues; rock; funk; jazz; xote; baião; frevo; maracatu;

c) Execução de uma adaptação para contrabaixo elétrico solo de uma música (melodia) de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Execução de ritmos populares baseados no item "b" da prova prática;

b) Técnicas de mão direita no contrabaixo elétrico;

c) Iniciação ao instrumento.

6) VIOLA DE 10 CORDAS

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A viola de 10 cordas na música nordestina;

c) As diversas afinações da viola de 10 cordas no Brasil: particularidades e reflexo na sonoridade;

d) A viola de 10 cordas como solista e como acompanhante;

e) Métodos e didática de iniciação à viola de 10 cordas;

f) Origens e desenvolvimento da viola de 10 cordas;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Dois Estudos Progressivos do Método "A Arte de Pontear Viola" de Roberto Corrêa, a escolher entre os nº 15 a 25

b) Uma música nordestina;

c) Uma modinha ou lundu (melodia e acompanhamento juntos);

d) Uma música da região centro-oeste ou sudeste;

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Aplicações das afinações Cebolão e Rio Abaixo;

c) O instrumento viola de 10 cordas no gênero Moda de Viola;

d) As técnicas de cordas soltas e arraste e sua utilização em diferentes estilos musicais;

e) Técnicas de viola de 10 cordas usadas em cantoria; F) Técnica de palheta e seu uso em solos de viola.

7) GUITARRA ELÉTRICA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A guitarra elétrica na música brasileira: aspectos técnicos e estilísticos;

c) O ensino da harmonia aplicado à guitarra;

d) A tecnologia da guitarra elétrica: captadores, pedais, alavancas e amplificadores;

e) O estudo das escalas e sua aplicabilidade na performance e improvisação;

f) Aspectos didáticos da guitarra elétrica no jazz e no rock: técnica e sonoridade;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Leitura, execução e improvisação sobre uma melodia fornecida pela banca no momento da prova;

b) Execução de uma seqüência de acordes dados em ritmos escolhidos pela banca, entre as opções: bossa-nova, baião, frevo, blues, rock, jazz (qualquer estilo);

c) Execução de uma peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Execução de ritmos (baseado no item b da prova prática);

c) Campo harmônico;

d) Iniciação à improvisação;

e) Harmonização de melodias;

f) Acordes de 5sons: maiores e menores (e seu cifrado) e sua armação no braço da guitarra.

8) BANDOLIM

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O bandolim brasileiro: origens, características e repertório;

c) A iniciação ao bandolim, questões pedagógicas;

d) O bandolim como solista na música brasileira: popular e erudita;

e) O papel do bandolim no regional, aspectos históricos e estilísticos;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Execução de duas obras de autor de livre escolha dentre os seguintes compositores: Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Rossini Ferreira, Joel Nascimento, Hamilton Holanda, Levino Ferreira, Capiba e Nelson Ferreira.

b) Execução de seqüência de acordes cifrados, para diferentes ritmos fornecidos pela banca no momento da prova: samba, choro, bossa-nova, bolero, valsa, baião, xote e frevo.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) O uso exemplificado das possibilidades timbrísticas do instrumento como recurso interpretativo;

b) Principais características do bandolim na música pernambucana;

c) A iniciação ao instrumento;

d) A utilização do bandolim no choro.

Área de Cordas Friccionadas

9) VIOLINO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Métodos e metodologias de iniciação ao ensino do violino;

c) O gênero estudo ou capricho, sua contribuição para a técnica violinística e principais compositores;

d) O arco, suas origens e sua evolução; os golpes de arco mais importantes e seus derivados;

e) O vibrato: diferentes tipos e sua importância na execução do violino;

f) O violino na música de câmera.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Um movimento rápido de uma sonata barroca ou movimento de uma sonata ou partita de J.S. Bach

b) Um movimento rápido de um concerto clássico (com cadenza);

c) Um estudo de Kreutzer

d) Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

e) Uma peça brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Um estudo de Kreutzer;

d) Golpes de arco básicos;

e) Uma peça do repertório brasileiro.

10) VIOLA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O repertório para viola no barroco, classicismo e romantismo;

c) Diferentes golpes de arco, sua utilização e seu ensino;

d) A viola na música de câmera

e) A viola na orquestra sinfônica;

f) Aspectos didáticos do estudo de escalas no aprendizado da viola;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Um movimento rápido de uma sonata ou concerto barroco;

b) Um movimento rápido de um concerto clássico (com cadenza);

c) Um estudo de Kreutzer

d) Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

e) Uma peça brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Golpes de arco básico;

e) Uma peça do repertório brasileiro.

11) VIOLONCELO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Métodos e metodologias de iniciação ao ensino do violoncelo;

c) As seis suítes de J.S. Bach e sua importância na literatura e na didática do violoncelo;

d) O violoncelo como instrumento solista;

e) Aspectos técnicos e didáticos do "High School of Cello Playing," Op 73, de David Popper;

f) O ensino de elementos da técnica de mão esquerda no violoncelo: posicionamento, vibrato e mudança de posição;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', consistindo de:

a) Dois movimentos contrastantes de uma suíte para violoncelo de J.S. Bach;

b) Um movimento rápido de uma sonata ou concerto clássico;

c) Um estudo de Popper;

d) Uma peça romântica (incluindo movimento de sonata) ou do século XX;

e) Uma peça brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Mudança de posição na mão esquerda;

d) Golpes de arco;

e) Uma peça do repertório brasileiro.

12) CONTRABAIXO ACÚSTICO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) História do contrabaixo acústico na música erudita de sua origem ao século XX;

c) As escolas de arco francesa e alemã: particularidades, vantagens e desvantagens;

d) A contribuições de Bottesini e Dragonetti para a evolução do contrabaixo;

e) O contrabaixo acústico na música de câmera;

f) A iniciação do aluno ao estudo do contrabaixo acústico: aspectos físicos e musicais.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao seguinte repertório.

a) Uma peça barroca;

b) Uma peça clássica;

c) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo;

d) Uma peça brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Estudo do capotasto;

e) Escalas e arpejos.

Área de Teclados:

13) PIANO ERUDITO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A iniciação ao piano: métodos, desenvolvimento técnico, aspectos didáticos e interpretativos;

c) A obra de J. S. Bach para teclado, destacando-se os aspectos técnicos, formais e sua importância didática;

d) A forma sonata, do classicismo ao período contemporâneo: evolução formal, principais obras e compositores na literatura pianística;

e) O romantismo na música para piano: aspectos históricos, técnicos e formais; principais obras e compositores;

f) A música pianística brasileira: história, evolução, principais obras e compositores;

g) A utilização da música do século XX no ensino do piano.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao seguinte repertório. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Uma Partita, Suite, Toccata ou um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado, v.1 ou v.2, de J. S. Bach;

b) Um Movimento vivo de sonata clássica;

c) Uma Peça romântica;

d) Uma Peça moderna ou contemporânea;

e) Uma Peça brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

14) PIANO ERUDITO CO-REPETIDOR

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Particularidades da co-repetição nos repertórios vocal e instrumental;

c) O rubato e a agógica na interpretação musical;

d) Aspectos de transposição no acompanhamento de cantores e instrumentistas;

e) Técnicas de acompanhamento no período Barroco: o baixo cifrado e o recitativo;

f) O piano na música de câmera do Classicismo e do Romantismo.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao seguinte repertório. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado, v.1 ou v.2, de J. S. Bach;

b) Um movimento vivo de sonata clássica;

c) Uma Peça de livre escolha;

d) Uma Leitura à primeira vista.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Ária de ópera de Haendel com recitativo;

b) Ária de ópera clássica;

c) Lied de Schubert, Schumann ou Brahms, de livre escolha do candidato;

d) Peça moderna ou contemporânea para canto ou instrumento solista de livre escolha do candidato;

e) Peça brasileira para canto ou instrumento solista de livre escolha do candidato.

15) PIANO POPULAR

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Teoria aplicada ao instrumento: construção de acordes no instrumento, funções harmônicas, tensões harmônicas, campo harmônico, sistemas de cifragem popular e caracterização de estilos na partitura;

c) Harmonização e "voicings" no estudo do piano popular;

d) O piano na música popular brasileira;

e) O papel do piano em conjuntos: como solista e acompanhador;

f) Improvisação: estudo de estilos;

g) Metodologia do ensino de piano popular.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Leitura à primeira vista de melodia cifrada;

b) Harmonização e transposição da mesma melodia;

c) Execução de seqüência de acordes cifrados nos seguintes ritmos: samba, bossa nova, valsa, choro, baião e frevo.

d) Execução de obra de livre escolha (de caráter erudito ou popular).

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao Instrumento;

b) Uma aula sobre ritmos populares baseado no item "c" da prova prática;

c) Harmonização e "voicings" no estudo do piano popular.

16) TECLADO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Teoria aplicada ao instrumento: construção de acordes no instrumento, funções harmônicas, tensões harmônicas, campo harmônico, sistemas de cifragem popular e apreciação de obras e estilos);

c) Harmonização e "voicings" no estudo do teclado;

d) Conhecimentos de estilos na música brasileira, latina e norte-americana;

e) Fundamentos técnicos pianísticos e sua aplicabilidade ao ensino do teclado;

f) Improvisação ao teclado;

g) Fundamentos de Música e Tecnologia: MIDI, sintetizadores, samplers, sequencers e áudio.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Leitura à primeira vista de melodia fornecida pela banca no momento da prova;

b) Harmonização e transposição da mesma melodia;

c) Execução de seqüência de acordes cifrados nos seguintes ritmos: samba, bossa nova, valsa, choro, baião e frevo;

d) Execução de obra de livre escolha (de caráter erudito ou popular).

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao Instrumento;

b) Uma aula sobre ritmos populares baseado no item "c" da prova prática;

c) Harmonização e "voicings" no estudo do teclado.

17) CRAVO

I- Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Cravo, virginal, espineta e clavicórdio: diferenças e particularidades;

c) O cravo como baixo contínuo no período Barroco;

d) A música para cravo no século XX;

e) A música para cravo na obra de F. Couperin (1 688-1733);

f) Os métodos para ensino de cravo no Barroco.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15' consistindo de:

a) Realização de um baixo cifrado simples fornecido pela banca;

b) Uma leitura a primeira vista fornecida pela banca;

c) Um Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado v.1 de J. S. Bach;

d) Três Peças de livre escolha da literatura francesa, italiana ou portuguesa, as peças devem ser de autores diferentes entre si;

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Realização de baixo cifrado;

b) Ornamentação: período, localidade ou compositor de livre escolha do candidato;

c) Um prelúdio do v.2 do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach;

d) Aspectos a serem considerados na execução de baixo contínuo em um movimento de obra de livre escolha do candidato;

e) Aspectos interpretativos: articulação e fraseado em obra de barroco francês de livre escolha do candidato.

18) SANFONA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A história da sanfona: suas origens, a sanfona no Brasil;

c) A sanfona na música brasileira e nordestina, principais instrumentistas e compositores;

d) Os baixos: as diferentes quantidades; a identificação das notas e acordes associados;

e) Métodos e didática de iniciação à sanfona;

f) A produção do som na sanfona.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Execução de duas obras de livre escolha, de estilos e compositores distintos entre si.

b) Leitura de uma partitura para sanfona;

c) Execução de uma seqüência de quadrilha junina, apresentando ritmos distintos;

d) Execução de sequências de acordes cifrados nos seguintes gêneros: xote; baião; frevo; valsa;

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Elementos característicos que aproximam e diferenciam os estilos de Luiz Gonzaga, Sivuca e Dominguinhos;

b) Diferenças entre os vários conjuntos de baixo da sanfona; quantidades e utilização;

c) Ritmos brasileiros na sanfona: choro, valsa, baião, xote, marcha e polca de quadrilha;

d) Iniciação ao instrumento: postura, posicionamento das mãos, manejo do fole, introdução aos baixos.

Área de Sopros:

19) FLAUTA DOCE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Histórico da Flauta Doce: suas origens e evolução do ponto de vista da construção e utilização nos diversos períodos da história da música (Idade Média, Renascença, Barroco e Contemporâneo);

c) A Flauta Doce e sua técnica de execução: postura, respiração, sopro e emissão; dedilhados e articulação: importância para o fraseado e a expressividade;

d) A utilização da flauta doce na música medieval e no Renascimento; principais formas instrumentais e compositores desses períodos;

e) O repertório da flauta doce no período barroco; eminentes compositores do barroco inglês, alemão, italiano e francês;

f) A música contemporânea para flauta doce; a descoberta de novas técnicas de execução; o repertório brasileiro e estrangeiro para o instrumento;

g) Aspectos didáticos do ensino da flauta doce; introdução ao instrumento; condições ambientais para as aulas e procedimentos iniciais; aulas individuais e em grupo: vantagens e desvantagens; métodos e outras publicações estrangeiras e brasileiras;fabricantes de flauta doce no Brasil e no exterior.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', a escolher entre as letras abaixo. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Fantasias e variações de Jacob van Eyck;

b) Sonata Barroca de autor do Séc. XVIII para Flauta Doce Contralto;

c) Sonata ou Canzona de autor do século XVII para Flauta Doce Soprano;

d) Peça de autor contemporâneo para Flauta Doce Soprano ou Contralto (livre escolha) ou peça de autor brasileiro;

e) Peça de autor brasileiro para Flauta Doce Soprano ou Contralto.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre um dos seguintes assuntos, a ser sorteado pela banca 24 horas antes:

a) Aula para aluno de nível iniciante visando a execução de peça renascentista ou contemporânea;

b) Aula para aluno de nível avançado, visando a leitura e execução de um movimento de sonata barroca ou peça contemporânea.

20) FLAUTA TRANSVERSA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A Flauta Transversa no período barroco (repertório solístico e camerístico);

c) A Flauta Transversa nos séculos XVIII e XIX (repertório solístico e camerístico);

d) A Flauta Transversa na Orquestra Sinfônica;

e) A Flauta Transversa na Música de Câmera;

f) A Flauta Transversa no Século XX: repertório internacional e a Flauta Transversa no Brasil.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', a escolher entre as letras abaixo. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: um movimento de sonata;

b) Período Clássico ou Romântico: um movimento de concerto;

c) Período Moderno ou Contemporâneo: um movimento de sonata ou concerto;

d) Música Brasileira: uma peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

21) SAXOFONE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A família do saxofone, seus componentes, suas características comuns e diferenças principais;

c) Aspectos mecânicos da produção do som no saxofone: boquilhas, palhetas e sistema de chaves;

d) O saxofone na música para banda;

e) A didática do saxofone a partir de seus principais métodos e escolas;

f) Aspectos físicos da produção de som no saxofone: embocadura, conceito sonoro e vibrato;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Um estudo do método para Saxofone de A. Russo (movimento lento);

b) Bolero para Sax e Piano - M. Ravel;

c) Concertino para Sax Alto e Piano - R. Ridout;

d) Fantasia Sulamérica - C. Santoro

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento;

b) Uma peça do repertório romântico;

c) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo;

d) Um estudo do Método Klosé (1° ou 2° volume)

22) OBOÉ

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O oboé na orquestra sinfônica;

c) O Oboé no período barroco;

d) O oboé na música de câmera;

e) Aspectos de manufatura de palhetas (armado e raspado) e a família do oboé;

f) O oboé nos séculos XVIII, XIX e XX.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: movimento de sonata ou concerto;

b) Período Clássico: movimento de sonata ou concerto;

c) Período Moderno ou Contemporâneo: movimento de sonata ou concerto;

d) Música Brasileira: peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

23) CLARINETE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O clarinete na orquestra sinfônica;

c) O clarinete no período clássico;

d) O clarinete no período romântico;

e) O clarinete na música moderna e contemporânea;

f) O clarinete na música de câmera.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Clássico: movimento de concerto;

b) Período Romântico: movimento de concerto;

c) Período Moderno ou Contemporâneo: peça de livre escolha;

d) Música Brasileira: peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

24) FAGOTE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O fagote na música do século XX: como solista e camerista;

c) Os sistemas Buffet e Heckel: histórico e particularidades;

d) Aspectos de manufatura de palhetas;

e) A iniciação do fagote, aspectos de postura, embocadura e respiração;

f) A evolução do fagote na orquestra.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: movimento de concerto;

b) Período Clássico ou Romântico: movimento de concerto;

c) Período Moderno ou Contemporâneo: movimento de concerto ou peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Uma Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

25) TROMPETE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A iniciação ao estudo do trompete, particularidades nas abordagens para crianças, jovens e adultos;

c) A qualidade de som como aspecto do aprendizado do trompetista;

d) O trompete como instrumento solista, do barroco ao século XX;

e) A música brasileira para trompete, uma apreciação;

f) Aspectos da didática do ensino da embocadura e das posições no trompete.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: movimento de sonata ou suíte;

b) Período Clássico: movimento de concerto;

c) Período Romântico: movimento de concerto ou peça de livre escolha;

d) Período Moderno ou Contemporâneo: peça de livre escolha;

e) Música Brasileira: peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

26) TROMPA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A trompa, características, origem e evolução;

c) A trompa na música de câmera;

d) Aspectos físicos do trompista: aparelho respiratório, embocadura e região bucal;

e) A preparação do trompista para o trabalho na banda e na orquestra sinfônica;

f) A iniciação ao estudo da trompa, particularidades nas abordagens para crianças, jovens e adultos.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: movimento de concerto;

b) Período Clássico ou Romântico: movimento de concerto;

c) Período Moderno ou Contemporâneo: peça de livre escolha;

d) Música Brasileira: peça de livre escolha.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

27) TROMBONE

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) História do trombone;

c) Técnica da vara;

d) Aspectos da didática do ensino: da embocadura e respiração;

e) O trombone na orquestra sinfônica;

f) O trombone na música de câmera.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco:*

b) Período Clássico: movimento de concerto;

c) Período Romântico: peça de livre escolha;

d) Período Moderno ou Contemporâneo: peça de livre escolha;

e) Música Brasileira: peça de livre escolha.

* Para este item do recital, o candidato poderá executar uma transcrição para trombone de uma peça original para outro instrumento.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

28)

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Aspecto didático do bombardino na música brasileiro;

c) História do Bombardino;

d) Aspectos da didática do ensino: da embocadura e respiração;

e) O Bombardino na orquestra sinfônica;

f) O Bombardino e sua importância na Banda Musical.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco:*

b) Período Clássico: movimento de concerto;

c) Período Romântico: peça de livre escolha;

d) Período Moderno e Contemporâneo: peça de livre escolha;

e) Música Brasileira: peça Bate Papo do autor Dimas Sedícias livre escolha.

* Para este item do recital, o candidato poderá executar uma transcrição para trombone de uma peça original para outro instrumento.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação e manutenção do instrumento;

b) Uma peça do repertório barroco;

c) Uma peça do repertório clássico;

d) Uma peça do repertório romântico;

E) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

29) TUBA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A tuba, suas características, tipos e afinações;

c) A tuba nas bandas e na orquestra sinfônica;

d) Os métodos para o ensino da tuba, uma apreciação;

e) A tuba como instrumento solista.

O candidato deverá realizar um recital de 15, obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Período Barroco: *

b) Período Clássico e Romântico:*

c) Período Moderno ou Contemporâneo: peça de livre escolha;

d) Música Brasileira:*.

* Para estes itens do recital, o candidato poderá executar uma transcrição para tuba de uma peça original para outro instrumento.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação ao instrumento

b) Uma peça do repertório brasileiro;

c) Uma peça do repertório clássico

d) Uma peça do repertório romântico;

e) Uma peça do repertório moderno ou contemporâneo.

Área de Percussão:

30) BATERIA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A bateria, suas origens e evolução;

c) A literatura específica para bateria;

d) Iniciação à bateria: aspectos a serem considerados;

e) Particularidades do ensino da polirritmia;

f) Ritmos brasileiros no currículo de bateria.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 15, obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Solo de bateria;

b) Leitura à primeira vista fornecida pela banca no momento da prova;

c) Peça solo para caixa clara de livre escolha do candidato;

d) Apresentação de ritmos populares (baião, xote, frevo, maracatu, jazz, samba e bossa) solicitados pela banca no momento da prova.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Aula prática para aluno de nível iniciante;

b) Aula prática para aluno de nível avançado.

31) PERCUSSÃO ERUDITA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O ensino da caixa clara na iniciação à percussão: didática e métodos;

c) A música original para grupo de percussão e suas possibilidades didáticas;

d) A evolução da seção de percussão na orquestra sinfônica;

e) Aspectos específicos de técnica para tímpano, marimba e vibrafone;

f) História e Evolução dos instrumentos de percussão.

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Peça solo para 2 ou 3 tímpanos;

b) Peça solo para caixa clara;

c) Peça solo para múltipla percussão;

d) Peça solo para xilofone, ou vibrafone ou marimba.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação a Percussão

b) Uma peça para tímpano;

c) Uma peça para caixa clara;

d) Uma peça para xilofone ou vibrafone ou marimba;

e) Uma peça para múltipla percussão.

32) PERCUSSÃO POPULAR

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Classificações dos instrumentos de percussão;

c) A percussão de origem africana e seu uso na música latina e brasileira;

d) Percussão popular na música nordestina;

e) A percussão como auxiliar na musicalização;

f) A percussão popular e seu uso em grandes grupos musicais (bandas e orquestras).

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Peça solo para múltipla percussão;

b) Improvisação com instrumentos de Percussão Popular;

c) Apresentação de ritmos populares: baião, xote, frevo, maracatu, samba e gêneros de salsa;

d) Leitura à primeira vista de um trecho musical fornecido pela banca no momento da prova.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Iniciação a percussão latina;

b) Iniciação a ritmos nordestinos;

c) Análise técnico-interpretativa de uma peça original para a percussão como solista;

d) Aspectos a serem considerados quando se toca em grupo, (apresentar como exemplo duas peças com participações contrastantes do percussionista)

Área de Canto:

33) CANTO ERUDITO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Aspectos didáticos do ensino da respiração, fraseado e articulação;

c) O lied alemão, aspectos técnicos e estilísticos;

d) A classificação vocal e o aluno iniciante;

e) A técnica do bel canto e o seu repertório, uma abordagem didática;

f) Aspectos de técnica e fonética do repertório erudito brasileiro.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de 1 5', obedecendo ao repertório que se segue. O programa deverá conter pelo menos uma peça, total ou parcial, de cada item proposto.

a) Repertório Barroco: Uma ária de ópera com recitativo; ou ária de oratório ou cantata;

b) Repertório Clássico: Uma ária de ópera clássica;

c) Repertório Romântico:Um lied ou uma ária de ópera romântica;

d) Repertório Moderno ou Contemporânea: Uma canção francesa ou uma peça contemporânea de livre escolha;

e) Repertório Brasileiro: Uma canção brasileira.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Uma ária antiga;

b) Um lied;

c) Uma canção francesa;

d) Uma canção brasileira;

e) Uma ária de ópera com recitativo.

34) CANTO POPULAR

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Aspectos didáticos do ensino da respiração, fraseado e articulação na música popular;

c) A classificação vocal e o aluno iniciante;

d) Aspectos de técnica e fonética na música popular brasileira e internacional;

e) A formação do cantor nos grupos vocais populares: necessidades e particularidades;

f) Aspectos de saúde vocal para alunos de canto;

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar um recital de no mínimo 15', que contará com:

a) Uma peça brasileira dentre os gêneros: samba, choro, bossa-nova, valsa; bolero, baião, frevo;

b) Uma canção em inglês;

c) Uma canção em francês, italiano ou espanhol;

d) Uma canção de autor nordestino.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca com 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Técnicas de aquecimento da voz;

b) A transição do bel canto a voz coloquial na música popular brasileira: aspectos históricos e estéticos;

c) Elementos característicos típicos na música vocal regional nordestina;

d) A relação entre letra e melodia como recurso para se construir uma interpretação de canção;

e) Influências da música vocal norte-americana na música popular brasileira;

Áreas de Matérias Teóricas: Teoria:

35) INICIAÇÃO MUSICAL

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A Improvisação Musical na musicalização. Propostas de atividades pedagógicas;

c) O folclore brasileiro e a música popular brasileira: aproveitamento na Educação Musical. Propostas de Atividades pedagógicas;

d) Abordagem crítico comparativa sobre os métodos ativos de musicalização: Dalcroze, Kodaly, Orff, Willems e Suzuki. Propostas metodológicas rítmico-melódicas;

e) A música contemporânea na educação musical. Propostas metodológicas e atividades pedagógicas;

f) Conjuntos instrumentais e vocais: sua formação e prática. A voz como recurso pedagógico na educação musical. Proposta de Atividades pedagógicas.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Ditados obedecendo aos seguintes critérios:

Rítmico-melódico tonal modulante (1 voz);

Polifônico modal (2 vozes);

Harmônico: funções tonais e identificação de tríades;

b) Solfejo não modulante com notas cromáticas, nos modos maior ou menor com subdivisão das unidades do tempo em 4 ou 6 partes.

c) Demonstrar habilidade na execução de algum instrumento (teclado, sopro ou cordas) que servirá de apoio a aulas de Iniciação Musical.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre um dos temas da Prova Teórica de Conhecimentos Específicos, exceto item "a", a ser sorteado pela banca com 24 horas de antecedência.

36) TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Aspectos de tempo na música: figuras, compassos, acento métrico, síncope e contratempo, andamento e quiálteras;

c) Escalas maiores e menores e campo harmônico maior e menor;

d) Modos Litúrgicos: abordagem histórica; construção; cadências;

e) Estudo da modulação para tons vizinhos; tons vizinhos;

f) A série harmônica e seu reflexo no estudo da harmonia;

g) Acordes alterados: acordes de sexta aumentada; sexta napolitana; dominante secundária; sensível secundária e empréstimo modal.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Ditados obedecendo aos seguintes critérios:

Rítmico-melódico tonal modulante (1 voz);

Polifônico modal (2 vozes);

Harmônico: funções tonais e identificação de tríades;

b) Solfejo não modulante com notas cromáticas, nos modos maior ou menor com subdivisão das unidades do tempo em 4 ou 6 partes.

c) Demonstrar habilidade na execução de algum instrumento (teclado, sopro ou cordas) que servirá de apoio as aulas.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre um dos temas da Prova Teórica de Conhecimentos Específicos, exceto item "a", a ser sorteado pela banca com 24 horas de antecedência.

37) HARMONIA E ANÁLISE MUSICAL

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O Sistema Tonal;

c) A Forma Sonata;

d) A forma Tema e Variações;

e) Princípios de harmonização a 4 vozes;

f) O minueto, suas origens e transformações.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

Análise de um trecho de uma peça com linguagem tonal;

Harmonização de uma melodia dada a 4 vozes.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Forma binária e ternária no Barroco;

b) Harmonização de um baixo dado usando até segunda inversão;

c) Notas melódicas: passagem, apogiatura, bordadura;

d) Técnicas de Harmonia do Modernismo;

e) O rondó.

38) HISTÓRIA DA MÚSICA OCIDENTAL E DA MÚSICA BRASILEIRA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A música sacra na Idade Média e no Renascimento;

c) A era e a estética do Barroco;

d) A origem e evolução da Ópera;

e) Romantismo, origens e características;

f) Estéticas da música moderna.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Análise de um trecho de uma peça com linguagem tonal;

b) Três questões discursivas sobre um período histórico ou estilo ou peça musical.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

A Missa como forma musical;

Impressionismo;

O poema tonal;

Música brasileira no século XIX e início do século XX;

Nacionalismo no século XX.

39) HARMONIA POPULAR E ARRANJO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) Estudo do campo harmônico;

c) Instrumentos transpositores na música erudita e popular;

d) Técnicas de substituição de acordes e de rearmonização;

e) Técnicas de escrita para instrumentos de cordas friccionadas;

f) Funções harmônicas dos acordes das escalas maiores e menores.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Análise harmônica de uma canção popular brasileira;

b) Rearmonização da canção usada no item "a" e arranjo de um trecho da mesma para uma formação instrumental definida pela banca.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Forma e estilo no arranjo de música popular;

b) Escrita para quarteto de saxofones;

c) Harmonia de Bossa Nova;

d) Escalas dos acordes e seu uso para improvisação;

e) Funções harmônicas.

40) HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR E TRADIÇÕES POPULARES BRASILEIRAS

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) A música brasileira pós-bossa nova;

c) Manifestações populares no carnaval pernambucano;

d) O samba, seus diversos estilos e sua evolução na música brasileira;

e) A música nos ciclos junino e natalino das tradições populares brasileiras;

f) Gêneros universais (rock e jazz) e sua influência na música brasileira.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Análise harmônica, morfológica e histórica de uma música vocal ou instrumental popular fornecida pela banca no momento da prova;

b) Três questões discursivas sobre um período histórico, gênero, estilo ou peça musical.

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) A música folclórica do litoral nordestino;

b) Análise sócio-musical de uma canção popular (livre escolha, brasileira ou não);

c) Um gênero latino (escolher entre tango, salsa, reggae ou bolero)

d) A Era de Ouro do rádio brasileiro;

e) O Choro.

41) SONORIZAÇÃO E GRAVAÇÃO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

Noções Técnicas: unidades de medida sonora, terminologia, fase, parâmetros físicos das ondas sonoras;

Sistemas de Mixagem: Mixer passivo, Mixer ativo de multi entradas;

Consoles de gravação: diagramas de fluxo de sinal; tipos de consoles; input, output, monitores, auxiliares;

Softwares de gravação;

Processadores de efeitos: reverberação, simulação de ambientes, efeitos de distorção, chorus, flanger e phaser;

Periféricos e Processadores de Sinal: compressores, gates, equalizadores, delays e exciters;

Amplificadores de potência de áudio, relações de potência, dimensionamento e usos apropriados;

Microfones: tipos e aplicabilidades, posicionamento e proteção acústica;

Midi - tipos de conexão; tipos de mensagem; características do protocolo;

Tecnologia digital: sampling, freqüência de amostragem, DAT/ADAT, mídias digitais;

Sincronismo: SMPTE, conexão e parâmetros;

Manutenção: confecção e reparos de cabos, tipos de conectores, procedimentos e rotinas básicas para a identificação de defeitos;

Classificação das famílias dos instrumentos (organologia) e suas características quanto a produção do som.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

O candidato deverá realizar os itens abaixo:

a) Identificação do período, gênero, autor e instrumentação de uma música erudita com até 2 minutos de duração apresentada pela banca no momento da prova;

b) Identificação de gênero, artista ou grupo intérprete e instrumentação de uma música popular com até 4 minutos;

c) Elaboração de um guia de gravação com indicação da forma e estrutura do arranjo na gravação apresentada no item "b".

Obs: A duração desta prova será de no máximo 3 horas.

b) Didática

O candidato deverá ministrar uma aula sobre como realizar uma gravação de um grupo de câmera. A formação deste grupo será sorteada pela banca com 24 horas de antecedência, dentre as que se seguem:

a) Cravo, viola da gamba, flauta doce soprano e flauta doce contralto;

b) Bateria, contrabaixo elétrico, guitarra, voz;

c) Coral a 4 vozes com 30 integrantes;

d) Bandolim, cavaquinho, viola nordestina, violão, violão de 7 cordas;

e) Trompa, trompete, trombone, tuba e piano;

f) Flauta transversa, clarinete, fagote e piano;

g) Violinos, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e piano.

42) EDITORAÇÃO MUSICAL

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

Configuração do computador e periféricos;

Configurações básicas em softwares de editoração: Encore e Finale;

Entrada de notas por instrumento MIDI, mouse e teclado do computador;

Importação e exportações de arquivos entre o Encore e Finale;

Edição de partituras escaneadas;

Produção de trabalhos simples até grades para orquestra;

Técnicas simples e avançadas de diagramação;

Impressão com qualidade máxima.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

Edição e impressão no Finale 2006, de uma partitura fornecida pela banca, o candidato terá 15' para concluir a avaliação.

b) Didática

A prova se refere à operação com o software Finale 2006. O candidato deverá ministrar uma aula sobre ponto sorteado pela banca 24 horas de antecedência, dentre os assuntos que se seguem:

a) Interface principal e barra de ferramentas do software;

b) Escrevendo com o teclado numérico do computador (simple entry tool e speedy entry tool);

c) Mudando o formato da música: claves; tonalidades; frações de compasso; adição, exclusão e inserção de compassos; programação de barras de compasso e repetição.

43) REGENCIA DE ORQUESTRA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

A técnica de regência;

História da regência, surgimento e evolução;

As principais escolas nacionais de regência (centro-européia, francesa, italiana, russa);

A regência no Brasil, desenvolvimento e principais nomes;

O compositor regente;

A regência de solistas, ópera e balé.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

a) Análise de um trecho de uma peça orquestral, a ser escolhida pela banca entre obras de Bach, Haydn, Mozart, Beethoven e Brahms.

b) Execução de uma peça de livre escolha com o instrumento de proficiência do candidato.

b) Didática

Ensaio-aula com duração de 25' (vinte e cinco minutos) com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música da seguinte peça:

Sinfonia No.1 em Dó Maior, Op.21 (L.van Beethoven), 1º mov. Adagio Molto - Allegro con brio

O candidato terá 5' (cinco) minutos para a execução da peça.

44) REGÊNCIA DE BANDA

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

A técnica de regência de banda;

O repertório de banda e suas implicações técnicas na regência;

A regência de banda no Brasil, desenvolvimento e principais nomes;

Diferentes tipos e formações de bandas no Brasil.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

a) Análise de um trecho de uma peça para banda, a ser escolhida pela banca;

b) Execução de uma peça de livre escolha com o instrumento de proficiência do candidato.

b) Didática

Ensaio-aula com a Banda do Centro Profissionalizante de Criatividade Musical, com duração de 25' (vinte e cinco) minutos, de uma peça sorteada pela banca 24 horas antes, dentre as seguintes:

a) National Ensemble March (E. E. Bagley);

b) Carinhoso (Pixinguinha);

c) Freio a Óleo (José Menezes).

O candidato terá 5' (cinco) minutos para a execução da peça.

45) REGÊNCIA DE CORO

I - Prova Teórica de Conhecimentos Específicos

a) Programa de Teoria Elementar, Análise e História da Música, vide ANEXO I;

b) O coro no Renascimento: histórica, características, evolução e principais formas;

c) O coro no Barroco: histórica, características, evolução e principais formas;

d) O coro na Ópera: histórica, características, evolução e principais compositores;

e) A música coral brasileira: histórica, características, evolução e principais formas;

f) Elementos básicos de técnica vocal; formação e organização do coro;

g) A técnica de regência coral.

II - Prova Prática

a) De Conhecimentos Específicos

a) Leitura ao piano de um coral de Bach a 4 vozes fornecido pela banca no momento da prova;

b) Leitura de dois textos: um em latim e o outro em francês, italiano ou alemão. Os textos serão fornecidos na hora pela banca.

b) Didática

Aula de canto coral com duração de 30' a partir de uma peça fornecida pela banca 24 horas antes.

46) EXPRESSÃO CÊNICA E CORPORAL

I Prova Teórica de Conhecimentos Específicos:

a) O relacionamento histórico-cultural entre música e teatro: das origens ao surgimento da ópera;

b) A expressão vocal no canto popular e erudito

c) Formas e gêneros de interpretação dramática e sua influência na interpretação musical e cênica;

d) A linguagem corporal e sua expressão no trabalho do músico;

II Prova prática

a) De Conhecimentos Específicos

b) A prova se constituirá na atuação do candidato junto a alunos (individualmente ou em grupo) acompanhados de um professor ou professor co-repetidor, na prática da expressão musical (instrumental ou vocal), através da interpretação teatral. O tema será sorteado 24 horas antes, dentre os que se seguem:

a) Trabalho do corpo aplicado a instrumentistas e cantores;

b) O jogo dramático aplicado aos grupos de iniciação musical;

c) O trabalho de interpretação de uma ária de ópera: Título: Porgi Amor (Le Nozze di Figaro) Aria da Condessa Autor: W. A . Mozart.

d) O trabalho de análise de texto e de interpretação de (01) Lied Título: Seligkeit, D. 433

Autor: F. Schubert

e) Expressão vocal para canto (articulação e gestos).

b) Didática:

O candidato deverá ministrar uma aula, sobre ponto sorteado pela banca 24 horas antes, dentre os assuntos que se seguem:

1) A Análise de texto como instrumento para interpretação dramática no teatro;

2) Elementos do método de Stanislavski aplicados ao trabalho de interpretação cênico-musical;

3) A metodologia da encenação aplicada nas apresentações musicais (recitais, concertos, etc.);

4) Exercícios e jogos teatrais como fundamentos da expressão cênica do músico;

5) Expressão corporal x expressão musical: a importância do gesto e da rítmica para a música e a cena.

PROGRAMA DE TEORIA, ANÁLISE E HISTÓRIA DA MÚSICA

a) Intervalos: classificação, inversão; simples e compostos, melódicos e harmônicos;

b) Escalas: maiores, menores, cromáticas e modais;

c) Síncope e Contratempo;

d) Quiálteras;

e) Acordes de 3, 4 e 5 sons: classificação;

f) Acordes alterados: acordes de sexta aumentada; sexta napolitana; dominante secundária; sensível secundária e empréstimo modal;

g) Funções Tonais;

h) Tons vizinhos;

i) Modulação;

j) Formas: binária e ternária; forma sonata;

k) Análise Harmônica e Morfológica;

l) História da Música Ocidental (do Barroco ao séc. XX): principais gêneros e estilos; compositores;

ANEXO VI

REQUERIMENTO PARA RECURSO

CARGO

N° de Inscrição

NOME

REQUERIMENTO
REQUERIMENTO

À Comissão de Concursos

Como candidato ao Cargo de _________________________________, do Concurso Público da Secretaria de Educação do Estado, solicito revisão do gabarito da Prova Escrita da Avaliação de Conhecimentos, conforme as especificações abaixo.

_____/_______/_______

_______________________________
Assinatura do Candidato

ATENÇÃO

1. Deverá ser preenchido um formulário para cada componente da Prova. (Ex. Um para Língua Portuguesa, outro para Conhecimentos Pedagógicos e outro para Conhecimentos Específicos.)

2. Indicar o componente da prova, o número da questão, a alternativa objeto do recurso, o gabarito preliminar divulgado e a resposta do candidato.

Protocolo

Componente da prova

Número da questão [__]

Gabarito divulgado [__]

Resposta do candidato [__]

Argumentação do Candidato

 

 

 

 

 

Componente da prova

Número da questão [__]

Gabarito divulgado [__]

Resposta do candidato [__]

Argumentação do Candidato