Prefeitura de Santa Terezinha - MT

Notícia:   Santa Terezinha - MT abre 89 vagas de até R$ 6.063,01

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA

ESTADO DO MATO GROSSO

EDITAL COMPLETO 01/2007

O Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público n° 001/2007 faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para o ingresso no quadro permanente da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha, para os cargos constantes do presente Edital, nos termos do que preceituam o art. 37, II da Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município, Lei Municipal n° 457 e 458 e o Decreto Municipal n°809/07, de acordo com as disposições a seguir:

2 - DAS INSCRIÇÕES

2.1 - As inscrições serão presenciais realizadas no período de 10 a 02 de janeiro 2008.

2.2 - Formas de Pagamento:

2.2.1 - O pagamento do valor da taxa de inscrição deverá ser efetuado através da impressão do documento municipal de arrecadação - DAM. a ser efetuado junto ao Banco do Brasil., Agência:1843-0 Conta Corrente nº 11049-3 observando o horário de atendimento bancário.

Datas importantes

2.2.2 - As inscrições pagas após a data de vencimento serão indeferidas.

Das inscrições presenciais

INÍCIO: 10/12/2007 Das 08h00min às 11h00min e 13h00min às 17h00min

TÉRMINO: 02/01/2008 às 17h00min.

PAGAMENTO: ATÉ O DIA 03/01/2008 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO BANCÁRIO.

LOCAL: Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - MT

PROCEDIMENTO

1° Passo: Preencher o Formulário de Inscrição;

2° Passo: Conferir os dados informados;

3° Passo: Imprimir o espelho do Requerimento de Inscrição (Cartão de Identificação)

4° Passo: Depositar o valor correspondente ao cargo pretendido junto ao Banco do Brasil Agencia 1843-0 Conta Corrente - 11049 -

3 , até a data do vencimento 03/01/2008 .

2.3 - A inscrição somente será efetivada quando o pagamento do valor da Taxa de Inscrição for registrado no Banco de Dados (o que pode demorar alguns dias após o efetivo pagamento na rede bancária).

2.3.1 - O candidato que efetuar depósito/transferência para conta corrente terá sua inscrição indeferida.

2.4 - Horário para a inscrição presencial:

2.4.1 - Os candidatos poderão fazer a inscrição com o auxílio da comissão de inscrições no seguinte endereço: Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - Rua 25 S/N - Centro - Fone: (66) 3558 - 1414.

2.4.2 - As taxas de inscrição são as seguintes:

a) Nível de Escolaridade: Ensino Superior

R$ 50,00

b) Nível de Escolaridade: Ensino Médio Completo

R$ 35,00

c) Alfabetizado - Ensino Fundamental Completo e Incompleto

R$ 20,00

2.4.2.1 - Após o pagamento da taxa de inscrição o candidato deverá retornar à Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - - Rua 25 S/N - Centro - onde apresentará o documento de arrecadação municipal autenticado para a confirmação de sua inscrição.

2.5 - Do procedimento para a inscrição presencial

2.5.1 - No ato da inscrição presencial o candidato deverá:

a) Apresentar documento original de identidade que comprove a idade mínima de 18 (dezoito) anos;

b) Caso o candidato não tenha completado a idade mínima exigida neste item no dia da inscrição, o mesmo poderá inscrever-se no concurso público com a condição de que só poderá submeter-se às provas se completar a idade mínima exigida até a data da realização das mesmas.

c) Se responsabilizar pelo pagamento do boleto da taxa de inscrição no valor correspondente à categoria funcional na forma prevista neste Edital.

d) Prestar as informações para a inscrição com clareza diretamente à pessoa responsável.

2.5.2 - A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato ou por procurador legalmente constituído, por meio de instrumento público ou particular de procuração, contendo poderes expressos para este fim;

2.5.3 - A inscrição vale, para todo e qualquer efeito, como forma de expressa concordância por parte do candidato de todas as condições, normas e exigências constantes do presente edital;

2.5.4 - O candidato cujas informações prestadas não forem verdadeiras, além da desclassificação, estará sujeito às penalidades previstas em lei;

2.5.5 - Caso o candidato não apresente a documentação necessária no ato da posse ou se constate qualquer falsificação nas informações prestadas no ato da inscrição será desclassificado, sendo convocado para posse o candidato imediatamente posterior, segundo a ordem de classificação.

2.5.6. Na hipótese de existência de um mesmo candidato se apresentar inscrito em dois ou mais cargos será sumariamente invalidada a segunda e as sucessivas inscrições, prevalecendo a primeira, não cabendo restituição dos valores pagos pelas inscrições invalidadas.

2.5.7 - Caso o candidato não apresente a documentação necessária no ato da posse, ou se constate qualquer falsificação nas informações prestadas no ato da inscrição será desclassificado, sendo convocado para posse o candidato imediatamente posterior, segundo a ordem de classificação.

2.5.8 - O candidato a qualquer cargo de nível superior, com a única finalidade de prova de título, detentor de diploma de Especialização, Mestrado ou Doutorado, deverá apresentar o diploma correspondente ao título na sede da prefeitura municipal via protocolo até o dia 02 de janeiro de 2008, data em que se encerrarão as inscrições. Qualquer documento protocolado depois desta data será sumariamente invalidado para esta finalidade.

2.5.9 - A documentação de que trata o item anterior deverá estar autenticada em cartório.

2.6 - Do Agente Comunitário de Saúde

2.6.1 - Conforme a Lei Federal nº 11.350/2006, estabelece que o Agente Comunitário de Saúde, resida na respectiva micro-área;

2.6.2 - Serão impugnadas todas as inscrições cujo o endereço do candidato não figurar dentro das micro-áreas estabelecidas no memorial descritivo constante do anexo - II deste edital

2.6.3 - Fica estabelecido o memorial descritivo das Micro Áreas conforme anexo - II deste Edital Complementar, para efeito de inscrições dos interessados;

2.6.4 - Não serão admitidas, em hipótese alguma, inscrições condicionais em desacordo com as normas constantes deste Edital e Regulamento do Concurso.

2.6.5 - Efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de cargos.

2.6.6 - A inscrição somente se efetivará mediante o pagamento da taxa de inscrição.

2.7 - Do Cartão de Identificação:

2.7.1 - No ato da inscrição o candidato deverá receber ou imprimir o seu Cartão de Identificação / Comprovante de Inscrição, que apresentará no dia das provas, sendo de sua total responsabilidade as informações ali contidas, em especial dos seguintes itens:

a) Nome;

b) Número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Unidade da Federação emitente;

c) A categoria funcional a que irá concorrer.

2.7.2 - Além dos dados acima o candidato deverá tomar conhecimento:

a) Do seu número de inscrição;

b) De que o local onde fará a prova será divulgado em edital complementar específico para tal; do extrato de informações básicas sobre o edital;

c) Do site de acesso para informações complementares: www.acpi.com.br

d) Do dia e hora da prova;

2.8 - Da isenção da taxa de inscrição:

2.8.1 - Ficarão isentos da taxa de inscrição os candidatos doadores regulares de sangue na forma das Leis Estaduais n° 6.903/97 e 7.515/2001 até o dia 14 de dezembro 2007..

2.8.1.1 - A comprovação de doadores de sangue deverá ser feita por meio de carteira específica do órgão expedidor comprovando a regularidade de no mínimo três doações no período de doze meses.

2.8.2 - São isentos da taxa de inscrição os candidatos portadores de necessidades especiais.

2.9 - Da participação de candidatos portadores de necessidades especiais:

2.9.1 - Aos candidatos portadores de deficiência física estão reservados 05% (cinco por cento) das vagas dos cargos previstos neste Edital, de acordo com a Lei Federal nº. 7.853/89, regulamentada pelo Decreto nº. 3.298/99;

2.9.1.2 - Para os efeitos do item 2.8.1, nos termos do Decreto Federal nº. 3.298/99, considera-se pessoa portadora de necessidade especial todo indivíduo cujas possibilidades de obter e conservar um cargo adequado e de progredir no mesmo fiquem substancialmente reduzidas devido a uma deficiência ou limitação física, mental ou sensorial reconhecida.

2.9.1.3 - Qualquer pessoa portadora de necessidade especial poderá inscrever-se em concurso público para ingresso nos cargos da prefeitura municipal.

2.9.1.4 - O candidato, no ato da inscrição, declarará expressamente a deficiência de que é portador e apresentará o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, nos termos do inciso IV do art. 39 do Decreto Federal nº. 3.298/99.

2.9.1.5 - O candidato portador de necessidade especial deverá corresponder ao perfil traçado para o preenchimento do cargo. 2.9.1.6 - No ato da inscrição o candidato indicará a necessidade de qualquer adaptação das provas a serem prestadas.

2.9.1.7 - O candidato que se encontrar nessa especial condição poderá, resguardadas as características inerentes às provas, optar pela adaptação de sua conveniência, dentro das alternativas de que a prefeitura dispuser, na oportunidade.

2.9.1.8 - Para que sejam considerados aprovados os candidatos portadores de necessidades especiais deverão obter, durante todo o concurso, a pontuação mínima estabelecida para todos os candidatos, sendo expressamente vedado o favorecimento destes ou daqueles no que se refere às condições para sua aprovação.

2.9.2 - Na realização das provas, as adaptações necessárias aos candidatos portadores de deficiência física somente serão efetuadas para aqueles que comunicarem sua deficiência conforme determina o art. 40 do Decreto Federal nº. 3.298/99.

2.9.3 - A ACPI - ASSESSORIA, CONSULTORIA, PLANEJAMENTO & INFORMÁTICA LTDA. não se responsabilizará pela elaboração de prova específica para os portadores de necessidade especial que não a comunicarem no ato da inscrição.

2.9.4 - Por ocasião da posse dos candidatos classificados a Secretaria de Administração da prefeitura municipal procederá à análise da compatibilidade da deficiência com as atribuições do cargo pretendido.

3 - DOS CARGOS E VAGAS OFERECIDOS E SUAS ESPECIFICAÇÕES

3.1 - Serão oferecidas as seguintes vagas para os cargos do Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha.

3.1.1 - FUNDAMENTAL INCOMPLETO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Merendeira (Lago Grande)

 

1

-

1

384,12

40 Horas

02

Merendeira (Colônia Torre )

 

1

-

1

384,12

40 Horas

03

Merendeira (Grilo da Porto Velho)

 

1

-

1

384,12

40 Horas

04

Auxiliar de Serviços Gerais

 

1

-

1

384,12

40 Horas

05

ACS - Micro Área - 01 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

06

ACS - Micro Área - 02 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

07

ACS - Micro Área - 03 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

08

ACS - Micro Área - 04 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

09

ACS - Micro Área - 05 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

10

ACS - Micro Área - 06 Zona Urbana

 

1

 

1

384,12

40 Horas

11

ACS - Micro Área - 06 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

12

ACS - Micro Área - 08 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

13

ACS - Micro Área - 09 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

14

ACS - Micro Área - 10 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

15

ACS - Micro Área - 11 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

16

ACS - Micro Área - 12 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

17

ACS - Micro Área - 13 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

18

ACS - Micro Área - 16 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

19

ACS - Micro Área - 17 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

20

ACS - Micro Área - 18 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

21

ACS - Micro Área - 19 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

22

ACS - Micro Área - 20 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

23

ACS - Micro Área - 21 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

24

ACS - Micro Área - 22 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

25

ACS - Micro Área - 23 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

26

ACS - Micro Área - 24 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

27

ACS - Micro Área - 25 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

28

ACS - Micro Área - 26 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

29

ACS - Micro Área - 27 Zona Rural

 

1

 

1

384,12

40 Horas

* ACS - Agente Comunitário de Saúde
* CN - Candidato Normal

3.1.2 - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Auxiliar de Enfermagem

 

01

-

01

496,90

40 Horas

02

Motorista Transporte Escolar CAT "D"

PROVA PRATICA DE VOLANTE

08

-

08

570,78

40 Horas

3.1.3- ENSINO MÉDIO

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Agente de Combate as Endemias

 

04

-

04

450,00

40 Horas

02

Professor Classe "A" Magistério

 

21

2

23

701,23

40 Horas

03

Técnico em agropecuária

 

01

-

01

900,06

40 Horas

04

Técnico em Contabilidade

 

01

-

01

900,06

40 Horas

05

Técnico em Enfermagem

 

04

-

04

815,21

40 Horas

06

Técnico em Laboratório

 

01

-

01

815,21

40 Horas

07

Técnico em Vigilância Sanitária

 

01

-

01

900,06

40 Horas

08

Técnico em Raio X

 

01

-

01

815,21

40 Horas

3.1.4 - ENSINO SUPERIOR

ORDEM

CATEGORIA FUNCIONAL

OUTROS REQUISITOS BÁSICOS

VAGAS

SALÁRIO INICIAL EM R$

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CN

PNE

TOT

01

Assistente Social

 

01

-

01

2.002,22

40 horas

02

Bioquímico

 

02

-

02

4.000,23

40 Horas

03

Controlador Interno

 

01

-

01

3.092,31

40 Horas

04

Enfermeiro

 

04

-

04

4.000,23

40 Horas

05

Medico

 

02

-

02

6.063,01

40 Horas

06

Odontólogo

 

02

-

02

4.000,23

40 Horas

07

Professor Classe "B" Biologia

 

01

-

01

1.093,00

40 Horas

08

Professor Classe "B" Letras

 

01

-

01

1.093,00

40 Horas

09

Psicólogo

 

01

-

01

2.000,22

40 Horas

3.2 - Os candidatos a qualquer cargo, obrigam-se a prestar os serviços inerentes ao cargo, em todo o território do município, ou seja, área rural ou urbana, de acordo com as necessidades da Administração Municipal, não cabendo a estes optar por prestar os serviços na cidade (área urbana) ou no interior (área rural), respeitando o lotacionograma e a ordem de classificação, sendo que a recusa em prestar os serviços, na vaga de direito, importa em desistência tácita do presente concurso.

4 - DAS PROVAS

4.1 - Data e local das provas objetivas e das provas práticas:

4.1.1 - As provas objetivas serão realizadas no dia 20 de Janeiro de 2007, das 08 às 11:00, no local a ser indicado em edital complementar específico, que estará disponível no site www.acpi.com.br e será afixado no local de costume.

4.1.2 - As provas práticas, de caráter eliminatório, poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova (prática), caso sejam realizadas em outra data o horário e local serão publicados em edital complementar específico, que estará disponível nos mesmos endereços já referidos acima.

4.1.2.1 - Os candidatos que se submeterão à prova prática deverão comparecer no horário indicado e retirar a sua senha, que será distribuída pela ordem de chegada.

4.1.2.2. Caso a prova Pratica seja realizada em outra data que não seja a mesma da prova objetiva, será aplicada a seguinte disposição:

4.1.2.3 - Os candidatos classificados até duas vezes o número de vagas do seu cargo farão prova prática no equipamento indicado no conteúdo programático das provas.

4.1.2.4 - A classificação para a prova prática atingirá até duas vezes o número de vagas para o cargo respectivo, dependendo do número de inscritos poderá ocorrer no mesmo dia da prova objetiva.

4.2 - Das características das provas objetivas:

4.2.1 - As provas objetivas terão duração máxima de 03 (três) horas contadas a partir do momento em que todas as informações forem prestadas aos candidatos.

4.2.2 - A constituição das provas objetivas é a seguinte:

FUNDAMENTAL INCOMPLETO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

Merendeira (Lago Grande)

Merendeira (Colônia Torre)

Merendeira (Grilo da Porto Velho)

Auxiliar de Serviços Gerais

Agente Comunitário de Saúde

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos de Específicos de Atividades Práticas;

Cada questão terá o valor de um ponto

 

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

(*) Motorista

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de Relações Humanas e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

FARÁ PROVA OBJETIVA E PRÁTICA

02.

Auxiliar de Enfermagem

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de Saúde Pública e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

NÍVEL MÉDIO

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

Técnico em Contabilidade

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de Informática e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

FARÁ PROVA OBJETIVA E PRÁTICA DE DIGITAÇÃO

02

Técnico em Agropecuária

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de Meio Ambiente e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

03

Agente de Saúde

Técnico em Enfermagem

Técnico em Laboratório

Técnico em Vigilância Sanitária

Técnico em Raio X

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática;

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de Saúde Pública e Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

04

Professor Classe "A" - Magistério

Prova I - 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa

Prova II - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais;

Prova III - 10 questões de múltipla escolha de Matemática

Prova IV - 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos.

Cada questão terá o valor de um ponto.

NÍVEL SUPERIOR

Ordem

Cargos

Composição das provas

01

Controlador Interno

Prova - I = 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova - II = 10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Gerais e Informática;

Prova - III =10 questões de múltipla escolha sobre Atos e Contratos Administrativos;

Prova - IV =10 questões de múltipla escolha de Contabilidade Pública.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Três fases: 1ª - Prova objetiva; 2ª - Prova de Títulos 3ª Prova Pratica de Digitação.

02

Assistente Social Bioquímico

Medico

Odontólogo

Psicólogo

Prova - I = 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova - II = 10 Questões de 11 a 20 = Conhecimentos Gerais;

Prova - III = 20 questões de múltipla escolha de Conhecimentos Específicos e Legislação sobre Saúde Pública

Provas I e II - cada questão terá o valor de um ponto.

Prova III - cada questão terá o valor de meio ponto.

Duas fases: 1ª - Prova objetiva; 2ª - Prova de Títulos.

03

Enfermeiro

Prova - I = 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova - II = 10 Questões de 11 a 20 = Conhecimentos Gerais;

Prova - III =10 questões de múltipla escolha de Saúde Pública;

Prova - IV =10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos

Específicos do cargo.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Duas fases: 1ª - Prova objetiva; 2ª - Prova de Títulos.

04

Professor Classe "B"

Prova - I = 10 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa com interpretação de texto;

Prova - II = 10 Questões de 11 a 20 = Conhecimentos Gerais;

Prova - III =10 questões de múltipla escolha de Fundamentação de Educação;

Prova - IV =10 questões de múltipla escolha de Conhecimentos

Específicos do cargo.

Cada questão terá o valor de um ponto.

Duas fases: 1ª - Prova objetiva; 2ª - Prova de Títulos.

4.2.3 - Todas as provas serão elaboradas com base nos conteúdos programáticos contidos no Anexo I do presente Edital.

4.3 - Da realização das provas

4.3.1 - O candidato deverá comparecer no local da aplicação das provas com antecedência de, no mínimo, 60 (sessenta) minutos do horário especificado, trazendo caneta esferográfica azul ou preta, Cartão de Identificação/Comprovante de Inscrição e documento de identidade original;

4.3.2 - Não será permitido ao candidato entrar no local das provas com outros objetos além daqueles exigidos no item anterior;

4.3.2.1 - O fiscal de sala e a coordenação do concurso não se responsabilizarão por danos ou desaparecimento de objetos, bolsas, celulares e outros que forem deixados na sala pelos candidatos.

4.3.3 - Somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula de Identidade original ou outro documento original, com foto, de igual valor legal, ou seja: carteira expedida por Órgão ou Conselho de Classe que tenha força de documento de identificação; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Certificado de Reservista ou Carteira de Motorista nos moldes atuais.

4.3.3.1 - O documento deverá estar em perfeitas condições, de forma a permitir com clareza a identificação do candidato;

4.3.4 - Não será aceito protocolo ou qualquer outro documento como crachá; identidade funcional; título de eleitor ou outro diferente daqueles citados no item 4.3.3;

4.3.5 - Durante as provas não será permitida qualquer espécie de consulta nem o uso de máquinas calculadoras ou outros objetos elétricos ou eletrônicos, inclusive aparelhos celulares, bips ou outros comunicadores;

4.3.5.1 - Também não será permitida a consulta a qualquer material impresso ou escrito como apostilas, livros, manuais ou caderno de prova de outro candidato;

4.3.6 - Não serão considerados aptos a realizarem as provas àqueles eventuais candidatos que estejam impossibilitados de comparecerem aos locais determinados para a realização das mesmas;

4.3.7 - Em hipótese alguma será admitida a entrada nos locais de provas, de candidatos que se apresentarem após a hora determinada para o início das provas;

4.3.8 - Nas provas objetivas só serão consideradas, para efeito de pontuação, as anotações constantes do Cartão de Resposta preenchido a caneta esferográfica preta ou azul não porosa;

4.3.9 - No preenchimento do Cartão de Resposta é necessário que o campo correspondente à alternativa correta seja totalmente pintado, sob pena de anulação da questão não preenchida corretamente;

4.3.10 - As questões respondidas erradamente não anularão as questões respondidas corretamente;

4.3.11 - As questões deixadas em branco, ou com mais de uma resposta, ou com rasuras, ainda que legíveis, serão consideradas nulas;

4.3.12 - Os pontos, relativos às questões eventualmente anuladas por erro material quando da elaboração serão atribuídos a todos os candidatos que prestarem à prova naquele cargo;

4.3.13 - Em nenhuma hipótese haverá 2ª chamada, eliminando-se o candidato faltoso;

4.3.14 - O candidato ao terminar as provas deverá entregar ao fiscal o seu caderno de provas e o seu Cartão de Resposta.

4.3.15 - O caderno de provas poderá ser entregue ao candidato, para levá-lo, após duas horas do seu início, caso permaneça na sala;

4.3.16 - Os candidatos que não levarem o caderno de provas no mesmo dia poderão retirá-lo no dia seguinte junto na Prefeitura Municipal.

4.4 - Do conteúdo programático das provas objetivas e práticas:

4.4.1 - Os programas das provas objetivas e práticas, onde constam às matérias a serem exigidas nas provas, fazem parte do Anexo I do presente Edital.

4.5 - Da prova prática para os cargos definidos neste Edital:

4.5.1 - Farão prova prática de caráter eliminatório os candidatos aos cargos definidos neste Edital que forem classificados nas provas objetivas no limite de até 2 (duas) vezes o número de vagas oferecidas.

4.5.1.1 - Os candidatos ao cargo de Motorista deverão apresentar a Carteira de Habilitação (CNH), o candidato que deixar de apresentar a referida estará impedido de proceder à prova de volante e sumariamente reprovado.

4.5.1.2 - A prova prática terá caráter eliminatório caso o candidato não obtenha o percentual mínimo de 50% (cinqüenta por cento) de acertos;

4.5.1.3 - Para obter a classificação final o candidato terá que obter, no mínimo, a nota 5,00 (cinco) originada da média aritmética entre a média das provas objetivas e a nota da prova prática;

5 - DA CLASSIFICAÇÃO

5.1 - Dos critérios de classificação:

5.1.1 - A classificação final dos candidatos se dará pela média aritmética das notas obtidas tanto na 1ª como na 2ª fase ou etapa, conforme o caso, divulgando-se o seu resultado final em ordem decrescente.

5.2 - Da Prova de Títulos:

5.2.1 - Os cargos para os quais se admitirá prova de títulos são os de Nível Superior, cuja pontuação se dará da seguinte forma:

ORDEM

TÍTULOS

CONDIÇÃO

PONTO

1.

Especialização

Carga horária igual ou superior a 360 horas/aulas

0,50

2.

Mestrado

Carga horária superior de 360 horas/aulas.

1,00

3.

Doutorado

Carga horária superior a 360 horas/aulas

1,50

5.2.2 - Na análise da Titulação Acadêmica se for apresentado mais de um título em nível igual ou diferente será computado apenas o título de maior pontuação;

5.2.3 - Somente será considerado o título obtido na área correspondente ao cargo pretendido;

5.2.4 - A Titulação Acadêmica será comprovada mediante a apresentação de diploma original acompanhado de fotocópia legível e autenticada em cartório ou pela comissão do concurso;

5.2.5 - O ponto obtido na prova de títulos será somado à média aritmética das provas objetivas para efeito de classificação final;

5.2.6 - Só será aceito o Diploma ou Certificado de Especialização, Mestrado ou Doutorado devidamente registrado nos termos da legislação vigente;

5.2.6.1 - Não serão aceitos atestados de conclusão;

5.2.7 - Somente será computado o ponto da prova de títulos para os candidatos que alcançarem à média mínima de 05 (cinco).

5.2.8 - O diploma/certificado previsto no item 5.2.6 deverá ser entregue na sede da prefeitura municipal via protocolo até o dia 02/01/2008. Qualquer documento protocolado após esta data será sumariamente invalidado para esta finalidade.

5.2 (A) - Da Prova de Títulos DOS AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE:

Pontuação se dará da seguinte forma:

ORDEM

TÍTULOS

CONDIÇÃO

PONTO

1.

FORMAÇÃO DE ACS.

Carga horária igual ou superior a 400 horas/aulas

2.00

2

FORMAÇÃO DE ACS.

Carga horária inferior a 100 horas/aulas.

1,00

5.2(A).1 -Aplica-se a esta prova de titulo para Agente Comunitário de Saúde a regra prevista no itens 5.2.5.;

5.2(A).2 - A Titulação de Formação ou capacitação para o cargo de Agente Comunitário de Saúde será comprovada mediante a apresentação de Atestado ou certificado original acompanhado de fotocópia legível e autenticada em cartório ou pela comissão do concurso;

5.2(A).3 - Somente será considerado o título obtido na área correspondente as funções de Agente Comunitário de Saúde;

5.2(A).4 - O Atestado ou Certificado previsto no item 5.2(A).2 deverá ser entregue na sede da prefeitura municipal via protocolo até o dia 02/01/2008. Qualquer documento protocolado após esta data será sumariamente invalidado para esta finalidade.

5.3 - Da desclassificação:

5.3.1 - Será considerado desclassificado do concurso público o candidato que:

a) Obtiver um percentual menor que 40% (quarenta por cento) em cada uma das demais provas objetivas e menores que 50% (cinqüenta por cento) na prova de conhecimentos específicos, na prova prática e na média final;

b) Ausentar-se de quaisquer das provas;

c) Descumprir as normas constantes deste Edital ou as impostas pela Equipe de Coordenação do Concurso Público nº 00 1/2007;

d) Utilizar-se de meios fraudulentos na realização das provas ou na apresentação de documentos ou ainda, que seja flagrado com "cola" ou passando "cola" para outro candidato;

e) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

f) Não entregar a documentação exigida no ato da posse no prazo determinado no ato convocatório, ressalvados os casos permitidos por lei;

g) Não comprovar as informações prestadas no ato da inscrição;

h) Aprovados, não comparecerem nos locais, prazos, horários e condições especificados nos atos de convocação.

5.4 - Dos critérios de desempate na classificação

5.4.1 - Havendo empate na contagem de pontos na classificação em qualquer cargo, serão obedecidos os critérios de desempate pela ordem a seguir:

a) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos e Legislação sobre Saúde Pública para os cargos de (Assistente Social, Bioquímico, Médico, Odontologo e Psicólogo, - Prova III - Questões de 21 a 40.

b) Maior nota na prova de Conhecimentos sobre Contabilidade Pública para os cargos de (Controle Interno) Prova IV - Questão de 31 - 40;

c) Maior nota na prova de Conhecimentos Sobre Atos e Contratos Administrativos para o cargo de Controle Interno - Prova III Questão 21 - 30

d) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos para os cargos de (Enfermeiro ) - Prova III Questão 31 - 40

e) Maior nota na prova de Conhecimentos de Saúde Pública para os cargos de (Enfermeiro ) - Prova III Questão 21 - 30

f) Maior nota na prova de Conhecimentos Específicos (Profissionais de nível superior da área de Educação) Prova IV - Questão de 31 - 40;

g) Maior nota na prova de Fundamentação da Educação (Profissionais de nível superior da área de Educação), Prova III 21 - 30;

h) Cargos de Nível Médio e Fundamental Completo Questões de Conhecimentos Específicos - Prova III - Questões de 21 a 30.

i) Cargos de Fundamental Incompleto Questões de Conhecimentos Gerais e Específicos - Prova II Questões de 11 - 20

j) Maior nota na prova I (para todos os cargos)

l) Maior nota na prova prática;

m) Candidato mais idoso;

6 - DO RESULTADO FINAL

6.1 - O resultado final do concurso público será homologado por decreto do Poder Executivo Municipal, observado o prazo legal para interposição de recursos e será publicado no site referido neste edital e facultativamente na imprensa local, de forma resumida ou integral, a critério da Administração Pública.

7 - DA CONVOCAÇÃO, DA NOMEAÇÃO E DA POSSE.

7.1 - Os candidatos classificados serão convocados para nomeação, atendendo às necessidades da Administração, seguindo-se rigorosamente a ordem de classificação até o limite de vagas estabelecido neste Edital ou naquelas vagas criadas por Lei Complementar durante a validade do concurso;

7.2 - As convocações deverão ocorrer de forma intercalada entre os candidatos em situação normal e os candidatos portadores de necessidades especiais, sendo que o primeiro candidato a ser convocado, será o em situação normal, seguido por um candidato portador de necessidade especial;

7.3 - Os candidatos nomeados serão convocados por edital publicado na Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, a comparecerem em data, horário e local preestabelecidos para tomarem posse e receberem a designação do respectivo local de trabalho;

7.4 - Para tomar posse o candidato deverá apresentar documentação no original ou fotocópia autenticada em cartório, que comprove o que segue abaixo:

7.4.1 - Cédula de Identidade;

7.4.2 - Ser brasileiro ou estrangeiro nos termos da Lei (art. 12 e 37, I da CF/88)

7.4.3 - Certidão de Casamento ou Nascimento;

7.4.4 - Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos (se for o caso);

7.4.5 - Carteira de Vacinação dos filhos menores de 05 anos (se for o caso);

7.4.6 - Cartão de Identificação do Contribuinte (CPF);

7.4.7 - Cartão do PIS/PASEP;

7.4.8 - Comprovante de votação das duas últimas eleições que antecedem a posse.;

7.4.9 - Título de Eleitor;

7.4.10 - Certidão Negativa fornecida pelo Cartório Distribuidor da comarca do domicílio dos últimos cinco anos, relativa à existência ou inexistência de ações cíveis e criminais (com trânsito em julgado);

7.4.11 - Certidão Negativa de Débitos para como Municipio de Santa Terezinha.

7.4.12 - Atestado Médico Admissional expedido de acordo com as exigências da Administração Municipal. pela Medicina do Trabalho;

7.4.13 - 01 (uma) foto 3x4, colorida;

7.4.14 - Ter registro no conselho da respectiva categoria quando se tratar de profissão regulamentada, incluindo-se comprovante de quitação de anuidade;

7.4.15 - Certidão de Reservista (quando do sexo masculino);

7.4.16 - Comprovante de Escolaridade;

7.4.17 - Declaração contendo endereço residencial;

7.4.18 - Declaração negativa de acumulo de cargo público;

7.4.19 - Não ter infringindo as leis que fundamentaram este Edital;

8 - DO REGIME JURÍDICO DE TRABALHO

8.1 - A nomeação dos candidatos aprovados será feita exclusivamente no Regime Estatutário.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 - O presente concurso público terá o prazo de dois anos contados a partir da sua homologação;

9.1.1 - Este prazo poderá ser prorrogado uma vez por igual período por expressa determinação do prefeito municipal;

9.2 - A inscrição neste concurso público, para todo e qualquer efeito de direito, expressa o conhecimento e a aceitação por parte do candidato de todas as normas constantes deste Edital;

9.3 - Caso ocorram desistências ou eliminações de candidatos convocados para a nomeação, a Secretaria Municipal de Administração promoverá tantas convocações e nomeações quantas julgar necessárias durante o período de validade do concurso dentre os candidatos classificados, observando sempre o número de vagas existentes, ou que venha ser criadas por Lei Complementar Especifica;

9.4 - Será considerado desistente e, portanto, eliminado do concurso público o candidato que não comparecer nas datas estabelecidas pela referida secretaria para posse, ou deixar de cumprir os requisitos exigidos;

9.5 - O candidato que, à época da posse, não comprovar que preenche os requisitos indispensáveis para o exercício legal do cargo para o qual foi aprovado será considerado eliminado sumariamente, não podendo ser aproveitado para outro cargo, ressalvados os casos previstos em lei municipal;

9.6 - A Secretaria Municipal de Administração de Santa Terezinha - MT poderá convocar, para o preenchimento de vagas surgidas no decorrer do prazo de validade deste concurso público, os candidatos classificados no mesmo, observando-se o cargo e a ordem rigorosa de classificação;

9.7 - A Secretaria Municipal de Administração fará divulgar, sempre que necessárias, as normas complementares ao presente Edital e avisos oficiais;

9.8 - A classificação do candidato não assegurará o direito ao seu ingresso automático e imediato ao cargo para o Qual se habilitou, estando a sua convocação condicionada à necessidade da Administração Pública;

9.9 - Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações enquanto não for consumado o evento que lhe diz respeito;

9.10 - Todas as publicações pertinentes ao presente concurso, enquanto em andamento, serão feitas pelo site www.acpi.com.br.

9.10.1 - As publicações relativas à homologação do concurso e à convocação dos aprovados serão tornadas públicas por meio da Imprensa Oficial do Município, e facultativamente na imprensa local, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de tais publicações;

9.11 - Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria Municipal de Administração em conjunto com a Comissão Organizadora do Concurso Público n° 00 1/2007 e a ACP & INFORMÁTICA LTDA.

10 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Do Cronograma do Concurso Público n° 001/2007:

10.1.1 - Período das inscrições: de 10 á 02 de janeiro de 2008;

10.1.2 - Divulgação dos locais de realização das provas com a listagem dos nomes dos candidatos: até um dia antes da realização das provas no Átrio do Paço Municipal e no site www.acpi.com.br.

10.1.3 - Data da realização das provas objetivas: 20 de janeiro de 2008;

10.1.4 - As provas práticas poderão ocorrer no mesmo dia das provas objetivas.

10.1.5 - Prazo para divulgação dos gabaritos: serão divulgados no dia seguinte ao da realização das provas no período vespertino na sede da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - MT e no site www.acpi.com.br.

10.1.6 - Divulgação dos classificados em ordem decrescente: até 30 (trinta) dias após a realização das provas e poderá ocorrer em duas etapas, sendo na primeira etapa para os cargos que não farão provas práticas e, na segunda etapa para aqueles que realizarão prova prática.

10.2 - Dos Recursos:

10.2.1 - Dos atos praticados pela Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2007 caberá recurso na forma da lei, desde que apresentado no prazo referido a seguir, contado da data da sua divulgação, ressalvados os prazos específicos previstos neste Edital:

a) Indeferimento de inscrição: 24 horas;

b) Divulgação do gabarito das questões objetivas: dois dias úteis;

c) Divulgação do resultado do concurso: dois dias úteis.

10.2.2 - Admitir-se-á um único recurso por questão para cada candidato, relativamente ao gabarito ou ao conteúdo das questões, desde que devidamente fundamentado. Não serão aceitos os recursos sem argumentação plausível;

10.2.3 - Se, do exame dos recursos resultarem na anulação de questão o ponto a ela correspondente será atribuído a todos os candidatos relacionados à mesma, independentemente da formulação ou não de recurso;

10.2.4 - Se, por força de decisão favorável às impugnações, houver modificação do gabarito divulgado antes dos recursos, as provas serão corrigidas de acordo com o gabarito definitivo, não se admitindo recurso da modificação decorrente das impugnações;

10.2.5 - O recurso deverá ser apresentado datilografado ou digitado em forma de requerimento, assinado pelo candidato, endereçado à Comissão Organizadora e protocolado na sede da prefeitura municipal no protocolo central.

10.2.6 - A decisão do recurso será dada a conhecer coletivamente por meio de edital complementar que será fixado no átrio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - MT e dado conhecimento no site supracitado.

Santa Terezinha - MT, 12 de dezembro de 2007.

Edime Gonçalves dos santos Dorta
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2007.

EDITAL Nº 001/2007 - ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS

O conteúdo programático das provas do Concurso Público nº 001/2007 da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha - MT está distribuído em grupos por grau de escolaridade, de acordo com as disposições deste anexo.

OS GRUPOS SÃO OS SEGUINTES:

GRUPO I - ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO E INCOMPLETO

1.1 - Compõem o Grupo I os seguintes cargos:

Merendeira (Lago Grande), Merendeira (Colônia Torre), Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Motorista Transporte Escolar

1.2 As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

1. Língua Portuguesa;

2. Conhecimentos de Matemática;

3. Conhecimentos Gerais;

4. Conhecimentos de Saúde Pública;

5. Conhecimentos de Relações Humanas;

6. Conhecimentos Específicos.

GRUPOS I

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Separação de sílabas; 2. Acentuação gráfica; 03. Gêneros: masculino e feminino; 04. Singular e plural; substantivos e adjetivos; 05. Emprego de pronomes de tratamento; coletivo, aumentativo, vogais, sinônimos e antônimos; 06. Complementação de palavras com as letras m, n, x, ch, ç, ss, g, j.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

1. Operações aritméticas fundamentais: a) adição; b) subtração; c) multiplicação; d) divisão; operações de números inteiros fracionários e problemas envolvendo as operações fundamentais; sistemas de unidades de medidas de comprimento, superfície, volume e tempo; estudo da proporcionalidade e regra de três.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. História do Município de Santa Terezinha e do Estado de Mato Grosso: Aspectos históricos e geográficos; Aspectos econômicos e sociais; Executivo e Legislativo Municipal. 2. Estudos Sociais: Símbolos Nacionais e Municipais; Vultos Nacionais, estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres morais e cívicos; Datas comemorativas do Município; 3. Matérias sobre a área profissional do cargo; Atualidades e avanços tecnológicos; Vida e meio ambiente; Higiene pessoal; Cidadania e desenvolvimento; Sexo; Prevenções de saúde; Sociedade; Noções de saneamento básico e zelo pelo patrimônio público.

CONHECIMENTOS DE RELAÇÕES HUMANAS

1. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 2. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público; 3.Negociação; 4. Funções do grupo; 5. O papel do indivíduo no grupo; 6. Tomada de decisão; 7. Comunicação interna estratégica para a equipe de trabalho; 8. Feedback e revisão de comportamento.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS GRUPO I - ORDEM DE APRESENTAÇÃO:

I - Merendeira (Lago Grande),

II - Merendeira (Colônia Torre),

III - Auxiliar de Serviços Gerais,

IV - Agente Comunitário de Saúde,

V - Auxiliar de Enfermagem,

VI - Motorista.

I -Merendeira (Lago Grande), Merendeira (Colônia Torre)

1 .Recebimento e conferência de gêneros alimentícios e outros materiais; 2. Controle de materiais e utensílios usados na cozinha; 3.Higiene e limpeza da cozinha; higiene e limpeza dos utensílios; higiene e saúde corporal; 4. Reconhecimento de gêneros alimentícios impróprios do consumo humano; 5. Limpeza de pisos, moveis e objetos diversos; 6. Conhecimentos inerentes ao funcionamento de copa/cozinha; 7. Regras de atendimento padrão de servir formalmente uma refeição; 8. Técnicas de confecção de bolos, doces, sucos, café, chás e comidas em geral; 9. Técnicas de armazenamento de alimentos naturais e congelados; 10. Conhecimento sobre diversos tipos de equipamentos de cozinha; 11. Noções básicas de culinária; 12. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 13. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; 14. Regras do Edital do Concurso 001/2007.

II - Auxiliar de Serviços Gerais

1 .Práticas e experiência de serviços ligados à área de limpeza; 2. Manuseio de produtos de limpeza e outros; 3. Uso de equipamentos de segurança; 4. Comportamento e atitude em ambiente de trabalho; 5. Prática e experiência de serviços braçais, coleta de lixos, capinagens e poda de árvores; 6. Prevenção de incêndios e acidentes no trabalho; 7.Varrição de ruas, avenidas, praças etc.; 8. Remanejamento de móveis; 9. Noção sobre seleção de tipos de lixos; 10. Auxílio nos trabalhos elementares de topografia (abertura de picadas, coivaras, etc.); 11. Uso e cuidados com ferramentas, máquinas e equipamentos; 12. Atualização de tecnologia inerente à profissão.

III - Agente Comunitário de Saúde

1. Noções sobre o Código de Saúde; leis complementares e decretos municipais que tratam de assuntos que envolvam a vigilância sanitária; 2. Noções de saúde e doenças; noções de anatomia e fisiologia humanas, atendimento de portarias de hospitais, posto de saúde; 3. Nutrição e dietética; noção geral de nutrimentos e suas funções no organismo; influência da má nutrição na determinação e distribuição de distúrbios de saúde; 4. Higiene e profilaxia: noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 5. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 6. Noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas, defesas do organismo; 7. Noções de vacinação e prevenção de doenças; 8. Noções sobre a política, campanha, programas, sistemas e história da saúde pública; 9. Atualização de tecnologia inerente a profissão da área de segurança; 10. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 11. Noções de abordagem em visitas domiciliares; 12. Noções de funcionamento do PSF - Programa de Saúde Familiar.

IV - Auxiliar de Enfermagem

1. Introdução à Enfermagem; 2. Conceito de saúde e doença; 3. Assistência de Enfermagem; conceito e objetivo; 2. Equipe de Enfermagem; Fundamentos de Enfermagem: Tipos de unidade de saúde; Unidade do paciente; 3. Prevenção e controle de infecção hospitalar: Medidas de assepsia, higienização, desinfecção, anti-sepsia e esterilização; preparo de material para esterilização; 4. Prevenção de acidentes mecânicos, físicos e químicos; 5. Passagem e mensuração; 6. Verificação de temperatura, pulso, respiração e tensão arterial; 7. Exames físicos e laboratoriais; 8. Atendimento das necessidades de higiene corporal; 9. Finalidades e cuidados na aplicação quente e fria no cateterismo; 10. Instilação e irrigação vesical na lavagem vaginal e nos puretivos; 11. Conduta e assistência imediata em casos de asfixia, hemorragia, vômito, fratura, lipotimia, convulsão, insolação, corpo estranho, picada de insetos e envenenamentos; 12. Administração de medicamentos por via oral e parenteral; 13. Preparo de drogas e soluções; 14. Aspiração, oxigenoterapia, nebulização, drenagens; 15. Identificação das variáveis motivos e ações de Enfermagem; 16. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; 18. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho.

V- Motorista Transporte Escolar

1. Regras de relações humanas adequadas ao trabalho; 2. Legislação de trânsito: regras gerais de circulação; regra de ultrapassagem; regra de mudança de direção; regra de preferência; velocidade permitida; classificação das vias; deveres e proibições; 3. Infrações básicas para a apreensão de documentos de habilitação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro; infrações básicas para a cassação de documentos de habilitação; 4. Principais crimes e contravenções de trânsito; 5. Conhecimento de sinais sonoros e gestos de agente autoridade de trânsito; 6.Tipos de sinalização; placas de regulamentação; advertência e indicação; sinais luminosos; 7. Conhecimento de defeitos simples do motor; 8. Procedimentos corretos para economizar combustível; 9. Cuidados necessários para conservar o veículo em boas condições mecânicas; 10. Conhecimento básico sobre sistema de freios; defeitos simples do sistema elétrico; 11. Porte de documentos obrigatórios do veículo e do condutor; 12. Conhecimento de regras de hierarquias no serviço público municipal; atitudes no serviço; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 13. Segurança do trabalho e prevenção de acidentes e incêndio.

PROVA PRÁTICA:

1 .Questões dissertativas sobre conhecimentos práticos do cargo;

2. Realizar manobras;

3. Realizar procedimentos práticos de funcionamento do veículo;

4. Demonstrar a funcionabilidade dos equipamentos internos do veículo.

Observação: Veículos a ser utilizados: Caminhão tipo basculante, e carro de passeio.

GRUPO II - ENSINO MÉDIO

2.1- Compõem o Grupo II os seguintes cargos:

Técnico Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Vigilância Sanitária, Técnico em Raio-X, Agente de Saúde, Professor Classe "A" Magistério.

2.2 - As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

1. Língua Portuguesa;

2. Conhecimentos de Matemática;

3. Conhecimentos Gerais;

4. Conhecimentos de Saúde Pública;

5. Conhecimentos de Meio Ambiente;

6. Conhecimentos de Informática;

7. Conhecimentos Específicos.

GRUPOS II

LÍNGUA PORTUGUESA

I - Interpretação de textos:

1. Texto jornalístico - narrativo e opinativo; 2. Texto científico - caráter denotativo o rigor, a coerência entre afirmar e demonstrar; 3. Texto ensaístico - didático em que o autor procura convencer não só pela validade argumentativa do que escreve (ciência), mas também pela sua força de presunção (jornalismo).

II - Esta prova busca atenção do candidato para: A) Leitura atenta do texto tendo a noção de conjunto; B) Demonstrar compreensão das relações entre as partes do texto. C) Ortografia; D) Acentuação gráfica; E) Conhecimento e uso das categorias gramaticais;

2. Gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos; 3. Conjugação de verbos regulares e irregulares; defectivos e abundantes; 4. Infinitivo pessoal e impessoal; 5. Concordâncias nominal e verbal; 6. Regência verbal; 7. Crase; 8. Emprego de pronomes de tratamento; 9. Predicação verbal.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA

1. Operações aritméticas fundamentais; 2. Operações com números inteiros e fracionários e problemas envolvendo operações fundamentais; 3. sistema de unidade de medida, comprimento; superfície, volume e tempo, 4. Regra de três simples e composta; 5. porcentagem; 6. juros simples e composto; 7. equações de 1° e 2° Grau , 8. noções de estatística.

CONHECIMENTOS GERAIS

1 - História do Município de Santa Terezinha e do Estado de Mato Grosso: 1.1 Aspectos históricos e geográficos; 1.2 Aspectos econômicos e sociais; 1.3. Executivo e Legislativo Estadual e Municipal; 1.4 Atualidades de Mato Grosso;

2 - Estudos Sociais: 2.1 Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; 2.2 Vultos Nacionais: estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres cívicos morais.

3 - História do Brasil: 3.1 - Brasil Colônia; 3.2 - Formação econômica, social e política; 3.3 - A crise do sistema colonial; 3.4 - O processo de independência.

4 - Brasil Império - 4.1 - Primeiro Reinado; 4.2 - O período regencial; 4.3 - Desenvolvimento capitalista no Séc. XIX; 4.4 - A política do segundo reinado; 4.5 - A política externa; 4.6- A crise do Império e a instalação da República.

5 - A República Velha (1889 - 1930) 5.1 - República da Espada; 5.2 - A República do Café; 5.3 - A Economia na Sociedade na República Velha; 5.4 - O mundo depois da Primeira Guerra.

6 - A Segunda República - 6.1 - A evolução política (1930 - 1945); 6.2 - O mundo após a Segunda Guerra Mundial; 6.3 - O populismo de 1945 e 1954; 6.4 - O Apogeu e crise do populismo; 6.5 - O militarismo e autoritarismo pós-64; 4.6 - Redemocratização do país.

7 - Atualidades - 7.1 - Conflitos, Problemas e Propostas do Mundo Atual; 7.2 - MERCOSUL; 7.3 - União Européia; 7.4 - Comunidade dos Estados Independentes; 7.5 - Guerra Civil no mundo; 7.6 - Mercados Comuns; 7.7 - Movimentos Separatistas; 7.8 - Racismo; 7.9 - ONU; - Questão ambiental e qualidade de vida.

8. - Geografia: O Espaço Universal e o Espaço Terrestre 8.1 - O Universo; 8.2 - A Terra: característica, movimentos, evolução e estrutura; 8.3 - O relevo e seus agentes 8.4 - A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima; 8.5 - As grandes paisagens da Terra; 8.6 - Orientação, localização e representação da Terra; Aspectos Demográficos - 8.7- Conceitos demográficos fundamentais; 8.8 - Crescimento populacional; 8.9 - Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; 8.10 - Distribuição geográfica da população; 8.11 - Estrutura da população; 8.12 - Migrações populacionais. Aspectos Econômicos - 8.13 - Comércio; 8.14 - Transportes; 8.15 - Recursos naturais e extrativismo mineral; 8.16 - Fontes de energia; 8.17 - Indústria e Agricultura.

9. - Organização Política e Sócio-Econômica do Mundo Contemporâneo; 9.1 - Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual. 9.2 - Primeiro mundo, países do norte ou conjunto dos países capitalistas desenvolvidos; 9.3 - Países do sul e subdesenvolvidos 9.4 - Organizações econômicas e militares CEE, OTAN, NAFTA, MERCOSUL, OCEDE.

CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE PÚBLICA

1. Vigilância Epidemiológica; 2. Coeficiente de mortalidade geral e infantil; 3. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do médico inserido na equipe de saúde familiar; 4. Importância do agente de saúde na otimização da consulta médica; 5. Campanhas sanitárias; 6. História da saúde pública no Brasil; 7. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Malária; 8. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 9. Prevenção de doenças tropicais; 10. Noções de saúde e doenças; 11. Noções de anatomia e fisiologia humanas; 12. Higiene e profilaxia; noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 13. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 14. Noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas e defesas do organismo; 15. Funcionamento de hospitais públicos; centros de saúde e unidades públicas de saúde; 16. Ética profissional; 17. Programa Nacional de Imunização; Programa de Saúde; Sistema Único de Saúde; Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Assistência ao Idoso; Programa de Assistência à Gestante; 18. Objetivos da Saúde Pública; 19. História natural da doença e da prevenção; 20. Educação em saúde.

CONHECIMENTOS DE MEIO AMBIENTE

1. Política Nacional de Educação Ambiental - Lei n° 9.795/99 e Decreto n° 4.28 1/02; 2. Meio Ambiente na Constituição da República Federativa do Brasil - 1998; 3. Meio Ambiente na Constituição do Estado de Mato Grosso - 1989; 4. Lei n° 6.945 de 05/11/97 - Política Estadual de Recursos Hídricos; 5. Lei Complementar n° 38 de 21/11/95 - Dispõe sobre o Código Estadual do Meio Ambiente; 6. Lei Orgânica do Município de Santa Terezinha;

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1. Manuseio de periféricos - impressoras; 2. Utilização do Microsoft Word/Excel - todos os recursos disponíveis - mala direta, criação de tabelas, elaboração de planilha de cálculo; 3. Utilização do Power Point - criação de apresentação e de organograma; 4. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; 5. Noções de Internet e Intranet.

CONHECIMENTOS DE MATEMÁTICA (Para o cargo de Professor Classe "A" Magistério)

1. Operações aritméticas fundamentais; 2. Operações com números inteiros e fracionários e problemas envolvendo operações fundamentais; 3. sistema de unidade de medida, comprimento; superfície, volume e tempo, 4. Regra de três simples e composta; 5. porcentagem; 6. juros simples e composto; 7. equações de 1° e 2° Grau , 8. noções de estatística.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DOS CARGOS

GRUPO II - ORDEM DE APRESENTAÇÃO:

I - Técnico Agropecuária,

II - Técnico em Contabilidade,

III - Técnico em Enfermagem,

IV - Técnico em Laboratório,

V - Técnico em Vigilância Sanitária,

VI - Técnico em Raxio-X,

VII - Agente de Saúde

VIII - Professor Classe A / Magistério

I - Técnico Agropecuária

1.Pragas e doenças das culturas de citrus, algodão, banana, arroz, milho, soja e feijão; 2. Conhecimento sobre agricultura orgânica e sistema de produção agro-ecológico sustentável; 3. Legislações pertinentes à profissão, 4. Ações de defesa e rotação de cultura; 5. As diversas técnicas de agricultura: natural, biológica, permacultura; biodinâmica e convencional; 6. Noções sobre vantagens e desvantagens de associativismo e do cooperativismo, suas finalidades e funcionalidades; 7. Novas tecnologias de cultivos, de bananas, abacaxi, melão e soja; 8. Vegetal: Campanha Nacional de erradicação do Cancro Cítrico; Fiscalização do trânsito de vegetais ou partes; Medidas preventivas contra o Bicudo e outras formas de doenças. 9. Cultivo de plantas ornamentais, técnicas de jardinagens, podas; 10. Definição de nomes científicos e populares de plantas; 11. Uso e conservação de solos; 12. Técnicas de Hortaliças, doenças e manejo; 13. Doenças bovinas, caninas, ovinas; 14. Tecnologias da pecuária; 15. Campanhas de vacinações; 16. Ações preventivas de doenças infecto-contagiosas; 17. Regras do Edital do Concurso 001/2007.

II - Técnico em Contabilidade

1. Noções de Contabilidade Geral; Conceito; Finalidades; Funções; 2. Noções de Crédito e Débito; 3. Métodos de Escrituração; 4. Método das Partidas Dobradas; 5. Plano de Contas; Finalidades; Composição; Apresentação; 6. Prática de Escrituração; Escrituração Livro padrão; Escrituração Conta Corrente; Escrituração Caixa; 7. Balanço Geral: Apuração; Elaboração; Demonstração; 8. Elaboração de balancetes mensais; suas finalidades e prazo de apresentação aos órgãos fiscalizadores; 9. Análise da Administração Econômica: Fatos Administrativos; Ativo Circulante; Ativo Fixo; 10. Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 11. Zelo pelo patrimônio público; normas patrimoniais e seu gerenciamento (tombamento, controle, termos de responsabilidades, baixas, transferências e alienação); 12. Noções básicas sobre licitações e contratos administrativos; 13. Noções básicas sobre elaboração de folha de pagamento e encargos sociais (previdência social e impostos diversos); 14. Conhecimento das tabelas de Imposto de Renda Retido na Fonte e do INSS; 15. Noções gerais sobre empenho de despesas; liquidação de despesas e ordem de pagamento; 16. Conhecimento sobre emissão de notas fiscais de compra, de serviços e obras.

III - Técnico de Enfermagem

1. Introdução à Enfermagem; 2. Ética Profissional; 3. Conceito de saúde e doença; 4. Assistência de Enfermagem; conceito e objetivo;
5. Equipe de Enfermagem; 6. Fundamentos de Enfermagem; 7. Tipos de unidade de saúde; Unidade do paciente; 8. Prevenção e controle de infecção hospitalar; Medidas de assepsia; higienização; desinfecção; anti-sepsia e esterilização; preparo de material para esterilização; 9. Prevenção de acidentes mecânicos, físicos e químicos; 10. Segurança do paciente acamado; movimentação, tipos e objetivos; transporte, precauções e conforto; 11. Pesagem e mensuração; 12. Verificação de temperatura, pulso, respiração e tensão arterial; 13. Exames físicos e laboratoriais; 14. Atendimento das necessidades de higiene corporal; 15. Finalidades e cuidados na aplicação quente e fria no cateterismo; 16. Instilação e irrigação vesical na lavagem vaginal e nos puretivos; 17. Conduta e assistência imediata em casos de asfixia, hemorragia, vômito, fratura, lipotimia, convulsão, insolação, corpo estranho, picada de insetos e envenenamentos; 18. Administração de medicamentos por via oral e parenteral; 19. Preparo de drogas e soluções; 20. Aspiração, oxigenoterapia, nebulização, drenagens, gavagem, transfusão sanguínea e balanço hídrico; 21. Identificação das variáveis; e ações de Enfermagem, músculos, tendões, vasos, nervos e articulações (cartilagem articular, cápsula e ligamentos); 22. Distúrbios ortopédicos principais: Contusões, entorses, luxações, fraturas, feridas, distensão ou estiramento muscular.

IV - Técnico em Laboratório

1. Vidraria e esterilização: Principais acessórios de vidro e de uso específico; Aferição e graduação de acessórios; Reagente utilizado na esterilização e preparo de solução sulfocrômica; Aparelhos utilizados e procedimentos adotados na esterilização; 2. Microscopia: O microscópio e suas finalidades e precauções no seu uso; O sistema mecânico e seus componentes; O sistema ótico e seus componentes; A sequência para focalização e alinhamento ótico; 3. Parasitologia: Teoria sobre generalidades; relações entre seres vivos; o parasitismo como meio de vida; tipos de parasitismo; noções de nomenclatura e classificação; protozoários e as doenças por ele causadas; noções sobre helmintos e as doenças causadas por ele; mapa indicativo das principais zonas endêmicas no Brasil; atlas parasitológico; 4. Bacteriologia: Teoria sobre generalidades; principais grupos de bactérias; Cocos gram positivos e gram negativos; Bastonetes gram positivos e gram negativos; Microorganismos espiralados; métodos de coloração; meios de cultura; teste de sensibilidade bacteriana e atlas de bacteriologia.

V- Técnico em Vigilância Sanitária

1 .Código de Saúde, leis complementares e decretos municipais que tratam de assuntos que envolvam a vigilância sanitária; 2. noções de saúde e doenças; noções de anatomia e fisiologia humanas; 3. nutrição e dietética; noção geral de nutrimentos e suas funções no organismo; influência da má nutrição na determinação e distribuição de distúrbios de saúde; 4. higiene e profilaxia: noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 5. noções de saneamento básico e agravos à saúde; 6. noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas, defesas do organismo; 7. noções de vacinação e prevenção de doenças; 8. Controle de doenças transmissíveis e sexualmente transmissíveis; dengue; malária; febre amarela.

VI - Técnico em Raio-X

1. Anatomia radiológica, higiene das radiações e segurança no trabalho, técnicas radiológicas em geral; 2. Noções de anatomia dos aparelhos circulatórios, digestivo, respiratório e locomotor; 3. Propriedades físicas dos raios X; 4. Descrição dos componentes do aparelho do RX, transformador, mesa de comando e mesa de exame; 5. Noções elementares sobre a formação de imagem; 6. Componentes da câmara escura, colgaduras chassis; 7. Revelação e fixação, lavagem, secagem de filmes radiográficos, revelador, fixador, composição e preparo e técnica duração; 8. Exame radiológico do aparelho digestivo; 9. Exame radiográfico dos campos pulmonares mediastino; 10. Exame radiográfico do esqueleto, principais posições e técnicas de exame: 11. Crânio e Face; 12. Coluna vertebral e bacia; 13. Membros superiores e inferiores; 14. Meios de proteção contra RX; 15.Noções sobre os fatores radiográficos principais - MAS - penetração e KV; 16. Direitos e deveres fixados na legislação referentes ao Operador do KX.

VII - Agente de Saúde

1. Noções sobre o Código de Saúde; leis complementares e decretos municipais que tratam de assuntos que envolvam a vigilância sanitária; 2. Noções de saúde e doenças; noções de anatomia e fisiologia humanas, atendimento de portarias de hospitais, posto de saúde; 3. Nutrição e dietética; noção geral de nutrimentos e suas funções no organismo; influência da má nutrição na determinação e distribuição de distúrbios de saúde; 4. Higiene e profilaxia: noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 5. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 6. Noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas, defesas do organismo; 7. Noções de vacinação e prevenção de doenças; 8. Noções sobre a política, campanha, programas, sistemas e história da saúde pública; 9. Atualização de tecnologia inerente a profissão da área de segurança; 10. Regras de hierarquias no serviço público municipal; 11. Noções de abordagem em visitas domiciliares; 12. Noções de funcionamento do PSF - Programa de Saúde Familiar.

VIII - Professor Classe A / Magistério

1.Compreensão acerca dos conceitos de sociedades, classes sociais, relações sociais, ideologias e suas implicações no processo educativo no mundo contemporâneo; 2. Compreensão de sistemas e teorias da aprendizagem da psicologia e abordagem sócio­construtivista no processo educativo; 3. A questão do fracasso escolar: evasão e repetência; 4. O currículo e a organização do processo pedagógico nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 5. Abordagem interdisciplinar e as ciências básicas que integram o currículo mínimo das séries iniciais do Ensino Fundamental; 6. Fundamentos históricos e filosóficos da educação; 7. Fundamentos sociológicos da educação; 8. Fundamentos psicológicos da educação; 9. Fundamentos biológicos da educação; 10. Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio à luz da Lei nº. 9.394/96 - LDB; 11. Ética Profissional; 12. Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; 13. Conhecimento das Leis Municipais que dispõem sobre o Plano de Carreira do Magistério e o Estatuto do Servidor Público Municipal de Santa Terezinha- MT; 14. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 15. Zelo pelo patrimônio público.

GRUPO III - ENSINO SUPERIOR

3.1- Compõem o Grupo III os seguintes cargos:

Assistente Social, Bioquímico, Controlador Interno, Enfermeira, Médico, Odontologo, Professor Classe - B , Psicólogo,

3.2 - As provas objetivas serão elaboradas de acordo com a composição estabelecida no edital para cada cargo e consistirão em:

1. Língua Portuguesa;

2. Conhecimentos Gerais;

3. Conhecimentos de Saúde Pública;

4. Conhecimentos Sobre Legislações de Saúde Pública;

5. Conhecimentos sobre Didática e Fundamentação da Educação;

6. Conhecimento sobre Direito Administrativo;

7. Conhecimentos sobre Atos e Contratos Administrativos

8. Conhecimentos Específicos.

GRUPOS III

LÍNGUA PORTUGUESA

I - Interpretação de textos:

3. Texto jornalístico - narrativo e opinativo; 2. Texto científico - caráter denotativo o rigor, a coerência entre afirmar e demonstrar; 3. Texto ensaístico - didático em que o autor procura convencer não só pela validade argumentativa do que escreve (ciência), mas também pela sua força de presunção (jornalismo).

II - Esta prova busca atenção do candidato para: A) Leitura atenta do texto tendo a noção de conjunto; B) Demonstrar compreensão das relações entre as partes do texto. C) Ortografia; D) Acentuação gráfica; E) Conhecimento e uso das categorias gramaticais;

4. Gênero, número e grau dos substantivos e adjetivos; 3. Conjugação de verbos regulares e irregulares; defectivos e abundantes; 4. Infinitivo pessoal e impessoal; 5. Concordâncias nominal e verbal; 6. Regência verbal; 7. Crase; 8. Emprego de pronomes de tratamento; 9. Predicação verbal.

CONHECIMENTOS GERAIS

1 - História do Município de Santa Terezinha e do Estado de Mato Grosso: 1.1 Aspectos históricos e geográficos; 1.2 Aspectos econômicos e sociais; 1.3. Executivo e Legislativo Estadual e Municipal; 1.4 Atualidades de Mato Grosso;

2 - Estudos Sociais: 2.1 Símbolos Nacionais, Estaduais e Municipais; 2.2 Vultos Nacionais: estadistas, poetas, escritores e romancistas; Deveres cívicos morais.

3 - História do Brasil: 3.1 - Brasil Colônia; 3.2 - Formação econômica, social e política; 3.3 - A crise do sistema colonial; 3.4 - O processo de independência.

4 - Brasil Império - 4.1 - Primeiro Reinado; 4.2 - O período regencial; 4.3 - Desenvolvimento capitalista no Séc. XIX; 4.4 - A política do segundo reinado; 4.5 - A política externa; 4.6- A crise do Império e a instalação da República.

5 - A República Velha (1889 - 1930) 5.1 - República da Espada; 5.2 - A República do Café; 5.3 - A Economia na Sociedade na República Velha; 5.4 - O mundo depois da Primeira Guerra.

6 - A Segunda República - 6.1 - A evolução política (1930 - 1945); 6.2 - O mundo após a Segunda Guerra Mundial; 6.3 - O populismo de 1945 e 1954; 6.4 - O Apogeu e crise do populismo; 6.5 - O militarismo e autoritarismo pós-64; 4.6 - Redemocratização do país.

7 - Atualidades - 7.1 - Conflitos, Problemas e Propostas do Mundo Atual; 7.2 - MERCOSUL; 7.3 - União Européia; 7.4 - Comunidade dos Estados Independentes; 7.5 - Guerra Civil no mundo; 7.6 - Mercados Comuns; 7.7 - Movimentos Separatistas; 7.8 - Racismo; 7.9 - ONU; - Questão ambiental e qualidade de vida.

8. - Geografia: O Espaço Universal e o Espaço Terrestre 8.1 - O Universo; 8.2 - A Terra: característica, movimentos, evolução e estrutura; 8.3 - O relevo e seus agentes 8.4 - A atmosfera e sua dinâmica: o tempo e o clima; 8.5 - As grandes paisagens da Terra; 8.6 - Orientação, localização e representação da Terra; Aspectos Demográficos - 8.7- Conceitos demográficos fundamentais; 8.8 - Crescimento populacional; 8.9 - Teorias demográficas e desenvolvimento sócio-econômico; 8.10 - Distribuição geográfica da população; 8.11 - Estrutura da população; 8.12 - Migrações populacionais. Aspectos Econômicos - 8.13 - Comércio; 8.14 - Transportes; 8.15 - Recursos naturais e extrativismo mineral; 8.16 - Fontes de energia; 8.17 - Indústria e Agricultura.

9. - Organização Política e Sócio-Econômica do Mundo Contemporâneo; 9.1 - Panoramas político e sócio - econômico do mundo atual. 9.2 - Primeiro mundo, países do norte ou conjunto dos países capitalistas desenvolvidos; 9.3 - Países do sul e subdesenvolvidos 9.4 - Organizações econômicas e militares CEE, OTAN, NAFTA, MERCOSUL, OCEDE.

CONHECIMENTOS SOBRE SAÚDE PÚBLICA

1. Vigilância Epidemiológica; 2. Coeficiente de mortalidade geral e infantil; 3. Ações preventivas junto à comunidade; o papel do médico inserido na equipe de saúde familiar; 4. Importância do agente de saúde na otimização da consulta médica; 5. Campanhas sanitárias; 6. História da saúde pública no Brasil; 7. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Dengue e Malária; 8. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 9. Prevenção de doenças tropicais; 10. Noções de saúde e doenças; 11. Noções de anatomia e fisiologia humanas; 12. Higiene e profilaxia; noções de saúde, de alimentação, de habilitação corporal do vestuário; 13. Noções de saneamento básico e agravos à saúde; 14. Noções básicas sobre doenças infecto-contagiosas e defesas do organismo; 15. Funcionamento de hospitais públicos; centros de saúde e unidades públicas de saúde; 16. Ética profissional; 17. Programa Nacional de Imunização; Programa de Saúde; Sistema Único de Saúde; Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente; Programa de Assistência ao Idoso; Programa de Assistência à Gestante; 18. Objetivos da Saúde Pública; 19. História natural da doença e da prevenção; 20. Educação em saúde.

CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA

1. Manuseio de periféricos - impressoras; 2. Utilização do Microsoft Word/Excel - todos os recursos disponíveis - mala direta, criação de tabelas, elaboração de planilha de cálculo; 3. Utilização do Power Point - criação de apresentação e de organograma; 4. Utilização do Windows na parte de organização do microcomputador, tais como: apagar / renomear / copiar arquivos, criar / apagar pasta de trabalho; 5. Noções de Internet e Intranet.

CONHECIMENTOS SOBRE DIDÁTICA E FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO

1.Compreensão acerca dos conceitos de sociedades, classes sociais, relações sociais, ideologias e suas implicações no processo educativo no mundo contemporâneo; 2. Compreensão de sistemas e teorias da aprendizagem da psicologia e abordagem sócio­construtivista no processo educativo; 3. A questão do fracasso escolar: evasão e repetência; 4. O currículo e a organização do processo pedagógico nas séries iniciais do Ensino Fundamental; 5. Abordagem interdisciplinar e as ciências básicas que integram o currículo mínimo das séries iniciais do Ensino Fundamental; 6. Fundamentos históricos e filosóficos da educação; 7. Fundamentos sociológicos da educação; 8. Fundamentos psicológicos da educação; 9. Fundamentos biológicos da educação; 10. Estrutura e funcionamento do Ensino Fundamental e Médio à luz da Lei n°. 9.394/96 - LDB; 11. Ética Profissional; 12. Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; 13. Conhecimento das Leis Municipais que dispõem sobre o Plano de Carreira do Magistério e o Estatuto do Servidor Público Municipal de Santa Terezinha- MT; 14. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 15. Zelo pelo patrimônio público.

ATOS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ( Somente para o cargo Controle Interno e Contador)

Princípios Básicos da Administração Pública. Atos Administrativos: conceito; requisitos; atributos; discricionariedade e vinculação; Classificação; Espécies; Anulação e Revogação. Lei n° 8.112, de 11/12/1990, e alterações posteriores (Regime Jurídico dos Servidores Públicos). Contratos Administrativos e Licitações. Lei n° 8.666, de 21/06/1993, e alterações posteriores (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Bens Públicos. Controle da Administração Pública. Lei Complementar n° 101, de 04/05/2000, e alterações posteriores (Lei de Responsabilidade Fiscal). Noções básicas de licitações de obras e serviços de engenharia e de contratos de obras públicas.

GRUPO IV - ENSINO SUPERIOR

I - Assistente Social,

II - Bioquímico,

III - Controlador Interno,

IV - Enfermeira,

V - Médico,

VI - Odontologo,

VII - Professor Classe "B" - Biologia;

VIII - Professor Classe "B" - Letras

IX - Psicólogo,

I - Assistente Social

1. Conhecimento sobre o exercício da profissão de Assistente Social; 2. Conhecimento da Ética Profissional; 3. Análise do processo de surgimento do Serviço Social no Brasil; 4. As diferentes concepções do movimento de reconceituação do Serviço Social; 5. O Serviço Social e a formulação de políticas públicas no Brasil; 6. A questão da "assistência" como prática do Assistente Social; 7. A atuação do Assistente Social nos movimentos populares; 8. O planejamento e a administração como prática do Serviço Social; 9. Serviço Social: prática de ajustamento ou transformação social; 10. Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente; 11. Conhecimento do Estatuto do Idoso; 12. Conhecimento das normas assistencialistas para a gestante; 13. Conhecimento das campanhas sanitárias; vacinações; programas; política e história da saúde pública e sua legislação; 14. Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; 15. Conhecimento e zelo pelo patrimônio público; 18. Noções das leis, códigos, decretos e portarias pertinentes à profissão. 19. Conhecimentos sobre Legislações de saúde pública

II - Bioquímico

1 Microbiologia e imunologia: estrutura bacteriana, isolamento, identificação e classificação de bactérias, esterilização, desinfecção e antisepsia. 2 Bactérias pyogênicas: Stapylococcus e Streptococcus, Coccus e bastonetes Gram-negativos, bacilos álcool ácidos resistentes, infecções bacterianas por anaeróbicos esporulados. 3 Prevenção, tratamento e epidemiologia de doenças infecciosas, vacinas e sonoterapia. 4 Interferência de medicamentos/alimentos em exames laboratoriais. 5 Virulogia. 6 Fungos. 7 Hematologia geral: índices hematimétricos, hemostasia e coagulação. 8 Imunohematologia. 9 Noções básicas de imunologia: antígeno e anticorpo. 10 Imunidade humoral e celular, hipersensibilidade, reações de fixação de complemento, aglutinação e preciptação. 11 Parasitologia: helmintologia, protozoologia, entomologia. 12 Biologia da infecção malárica. 13. Conhecimentos sobre Legislações de saúde pública.

III - Controlar Interno - Realizará prova prática de Digitação.

1. Contabilidade Pública: Conceito e legislação. Exercício financeiro: definição, duração e ano financeiro. Regimes Contábeis: de caixa, de competência, misto, resíduos ativos e passivos. Operações orçamentárias: receitas e despesas efetivas de mutações. Operações extra-orçamentárias: receitas e despesas extra-orçamentárias. Variações patrimoniais ativas e passivas independentes da execução orçamentária. Patrimônio: conceito, aspectos qualitativo e quantitativo, patrimônios financeiros e permanentes, avaliação dos componentes patrimoniais, inventário na Administração Pública. SIAFI. Escrituração: sistemas de contas, plano de contas, escrituração dos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Controle de bens e valores de terceiros, valores nominais emitidos, empenhos, riscos e garantias. Encerramento do exercício: apuração dos resultados orçamentário, financeiro e patrimonial: levantamento dos balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e da demonstração das variações patrimoniais. Orçamento Público: Princípios orçamentários: anualidade, unidade, universalidade, exclusividade e não afetação da receita. Orçamento-programa. Proposta orçamentária: elaboração, discussão, votação e aprovação. Regimes orçamentários: competência de exercício e de caixa. Orçamento anual, plano plurianual e diretrizes orçamentárias. Despesa orçamentária: classificação institucional, econômica e funcional-programática, estágios (empenho, liquidação e pagamento). Adiantamento ou suprimento de fundos.

Despesas de exercícios anteriores. Restos a pagar. Créditos adicionais: espécies e recursos para sua cobertura. Controles interno e externo. Conhecimentos de legislação e obrigações trabalhistas previdenciárias e de tributos (FGTS, INSS, IR).

Rotina de desligamento e rescisões: Incidência de tributos e encargos sociais. Cálculos trabalhistas e matemáticos em RH. Liquidação de sentenças.

IV -Enfermeiro

1 .Conhecimento da Ética Profissional; 2. Conhecimento da legislação sobre o exercício da profissão; 3. Conceito; histórico; Entidade de Classe; Equipe de Enfermagem; Unidade de Enfermagem ou de internação; 4. Cuidado higiênico com o paciente; medida de conforto e segurança do paciente; 5. Controle: temperatura; pulso; respiração; pressão arterial; 8. Técnicas assépticas; noções de Farmacologia; 7. Conduta e assistência imediata em casos de asfixia, hemorragia, vômito, fratura, lipotimia, convulsão, isolação, corpo estranho, picada de insetos e envenenamentos; 8. Administração de medicamentos por via oral e parenteral; 9. Aspiração, oxigenoterapia, nebulização, drenagens, gavagem; 10. Identificação das variáveis; motivos e ações de Enfermagem; 11. Vigilância epidemiológica; 12. Coeficientes de mortalidade e natalidade; 13. Cobertura vacinal; esquema de vacinação (bloqueio); 14. Saúde da mulher; prevenção do câncer; pré-natal; puerpério; 15. Prevenção e tratamento da Tuberculose, Hanseníase, Obesidade, Dengue e Malária; 16. Prevenção das doenças crônicas degenerativas (hipertensão, diabete, etc.); 17. Prevenção de doenças tropicais.18. Legislação do SUS (Lei 8.080/90.Saúde do idoso, saúde do adolescente, doenças prevalentes na infância). 19. Legislações Pertinentes.

V - Médico

1. Conhecimento da legislação que regulamenta a profissão; 2. Conhecimento da Ética profissional; 3. Diabetes Mellitus; 4. Hipertensão Arterial; 5. Doença Pulmonar; 6. Obstrutiva Crônica; 7.Cardiopatias; 8.Valvupatias; 9.Tuberculose; 10.Doenças Sexualmente Transmissíveis; 11. Hanseníase; 12. Hepatite; 13. Malária; 14. Leishmaniose; 15. Raiva; 16. Febre Tifóide; 17. Tétano; 18.Artrite Reumatóide; 19. Lupus Eritematoso Sistêmico; 20. Osteoporose; 21. Insuficiência Renal aguda; 22. Insuficiência Renal crônica; 23. Patologias da Tireóide; 24. Pneumopatias; 25.Ações preventivas junto à comunidade; 26.O papel do profissional inserido na equipe de saúde familiar; 27.A importância do agente comunitário de saúde na otimização da consulta médica; 28.Prevenção de acidentes no trabalho e prevenção de infecção hospitalar; 29.Prevenção de doenças tropicais. 30. Conhecimentos sobre Legislações de saúde pública

VI - Odontólogo

Exame de cavidade bucal; etiopatogenia da cárie dental; semiologia e tratamento da cárie dental;Preparos cavitários; materiais forradores e restauradores; cirurgia menor em odontologia; farmacologia odontológica de interesse clínico;Odontologia preventiva: Epidemiologia e prevenção da cárie dentária; Epidemiologia e prevenção da doença periodontal; níveis de prevenção e aplicação; sistema incremental;Doenças infecto-contagiosas de interesse odontológico;Urgência em odontologia;Conhecimento e prevenção de acidentes e infecção no trabalho; Bases farmacológicas para prática clínica. Uso clínico dos antimicrobianos. Pacientes que requerem cuidados especiais, câncer bucal, levantamento apidemiológico, o odontológo na equipe da família, programação de insumos para ações coletivas. Conhecimentos sobre Legislações de saúde pública.

VII - Professor Classe- B Letras

1. Interpretação de texto; 2.Fonética; 3.Sílabas; 4.Tonicidade; 5.Divisão Silábica; 8.Ortográfica; 7. Acentuação gráfica; 8.Estrutura das palavras (prefixos e sufixos); 9. Formação das palavras (radicais gregos e latinos); 10. Significado das palavras; 11.Sinais de Pontuação; 12. Crase; 13. Colocação pronominal; 14.Figuras de linguagem; 15.Verbos; 18.Concordância Verbal e nominal; 17.Sintaxe - frase, oração 18. Período composto por coordenação e subordinação; 19.Literatura 20. Gêneros literários. Evolução das escolas literárias; 21.Classicismo; 22. Arcadismo; 23.Romantismo; 24. Realismo; 25. Parnasianismo; 28.Simbolismo; 27.Barroco; 28.O Modernismo no Brasil; 29. Literatura Mato-Grossense; 30. Literatura Contemporânea.

VIII - Professor Classe- B Biologia

Conceito e importância de Ciências; Ar; Água; Solo; Recursos naturais renováveis e não renováveis; Ecologia; Saúde e higiene; Atualidade. Características dos seres vivos; Classificação dos seres vivos; Evolução dos seres vivos; Bactérias; Protozoários; Algas; Poríferos celenterados; Anelídeos e moluscos; Os artropodes e equinodermos; Os peixes; Anfíbios; Répteis; Aves; Mamíferos; Vegetais; O corpo humano; Os aparelhos da reprodução; A célula; Os tecidos; As funções da nutrição e a importância dos alimentos; A digestão; A respiração; A circulação; A excreção; Os ossos; Os sentidos e o sistema nervoso; A fonação; Herança biológica e genética; Conceito e importância da química e física; Química: Matéria; Estrutura atômica da matéria; Elementos químicos (classificação periódica); Reação química e função química. Física: Noções e Definições: Mecânica, Termologia, Óptica geométrica, Eletricidade.

IX - Psicólogo

1. As inter-relações familiares: orientação psicológica da família - A criança e a separação dos pais; o psicólogo e a criança, vítima de maus tratos; menor e a conduta anti-social; noções básicas de psicanálise; o poder público e o menor; a equipe multidisciplinar na vara de menores e de família o psicólogo nessa equipe; psicologia geral - sensação e percepção; processo psicodiagnóstico - anamnese, testes de personalidades, de nível mental, entrevista de coleta de dados e coletiva; 2. Psicologia do comportamento: 2.1. Reforçamento negativo; 2.2. Reforçamento positivo; 2.3. Punição; 2.4. Emparelhamento de estímulos; 2.4. Distúrbios de comportamento; 2.5.Esquiva; 3. Depressão: tratamento; o que é? da onde vem? 4. Síndrome do pânico; 5. Psicoterapia; 6.Estresse principais sintomas; conceito; 7. Psicoterapia individual ou em grupo, de casal e família; crianças e adolescentes; 8.Noções de Relacionamentos Interpessoais: Regras de comportamento no ambiente de trabalho; Regras de hierarquias no serviço público; 9.Regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo, colegas de trabalho e zelo pelo patrimônio público; 10. Política de saúde mental, o papel do profissional inserida na saúde da família. 11. Conhecimentos sobre Legislação de saúde pública

PROVA PRÁTICA DE DIGITAÇÃO: A data, o horário e o local serão definidos em edital complementar especifico a ser editado.

1. A prova prática de digitação consistirá na digitação, gravação e impressão de um texto alfanumérico, no intervalo de 05 (cinco) minutos;

2. O texto será disponibilizado ao candidato no ato da realização da prova, devendo ser digitado no mesmo formato e estética.

3. Poderá ser utilizado qualquer editor de texto;

4. A média é de 600 caracteres;

5. A nota da prova prática de digitação com pontuação igual ou superior a nota 5 (cinco) será somada com a média obtida na primeira fase da classificação e dividida por 2 (dois) que resultará na média final para a classificação;

6. Estará reprovado o candidato que na prova prática de digitação obter a pontuação inferior a 5 (cinco) pontos.

7. Para efeito de classificação ou desclassificação serão avaliados os fatores conforme critérios a seguir:

a) Número de caracteres;

b) Tempo de duração;

c) Número de erros.

FATOR CARACTERES DO TEXTO

FATOR TEMPO

FATOR ERRO

NOTA FINAL

100%

Nota: 10,00

5minutos

Observação:

a) O candidato que terminar a digitação do texto com tempo inferior a 05 minutos, ganhara 01 ponto, que poderá ser utilizado para deduzir possíveis erros.

b) A nota máxima é 10,00, em hipótese alguma o ponto extra será somado com a nota máxima obtida pelo candidato.

Serão descontados 0,05 pontos por cada erro cometido na digitação

A+B-C=NF

90%

Nota 9,00

80%

Nota 8,00

70%

Nota 7,00

60%

Nota 6,00

50%

Nota 5,00

QUADRO DE MODALIDADES DE PROVAS PRÁTICAS NA SEGUNDA FASE.

CARGOS

MODALIDADES

TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

PROVA DE TÍTULOS

TÉCNICO EM CONTABILIDADE CONTROLADOR INTERNO

PROVA DE DIGITAÇÃO

MOTORISTA

PROVA PRÁTICA DE ATIVIDADE NA ÁREA DE
ATUAÇÃO

Santa Terezinha - MT, em 00 de dezembro de 2007.

Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Público nº 001/2007

MEMÓRIA DESCRITIVO DAS MICRO ÁREAS

ANEXO II - CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA TEREZINHA EDITAL 001/2007.

· ZONA URBANA

Rua

Micro-área

AV. 06 AO LADO DO RUI FILHO, RUA 24 ATÉ A CHÁCARA DO Sr. PEDRO COELHO, AV. FELIZ DE MORAIS ATÉ NA CASA DA MARIA DO PIAUÍ.

01

AV.07 LADO DIREITO A PARTIR DA MÃE DE PEDRO COSTA,

AV. 05,03,06 ATÉ A CASA DA MIÚDA DO MULTIRÃO(RUA DA FRENTE) SETOR ANA FLAVIA

AV. 10 APARTIR DA CASA DO MAGNO ATÉ A CASA DO SENHOR CARLOS DO DOCE

02

RUAS: 26, 19, 25, 28, 30, 31, 32, 40

AV. 07, 08

AV. FELIX DE MORAIS ÁREA DO HOSPITAL

03

AV. FELIX DE MORAIS DA CASA DO EUCLESIO

AV. PADRE FRANCISCO JENTEL ATE A AV. 09, DA CASA DA DONA DOMINGAS SANTOS AO LADO DO PIAU, RUA 48 DA CASA DA DEUDETE, RUA 46.

04

RUAS: 50, 52, 54, 56

AV. 08

SETOR MEU LAR

RUA 43

05

RUA 48 DA LOJA DO VALDECI ATE O SETOR DA CAIXA ECONÔMICA SEDE CODEARA

AV. 09 A PARTIR DA CASA DO PIAU ATÉ O ANTONIO MIRANDA (TOINHO).

06

· ZONA RURAL

Rua

Micro-área

COLÔNIA NOVA ESPERANÇA BURITI I E II

06

SERINGAL RETIROS PRÓXIMOS

08

SÃO JOÃO / SÃO JOSÉ / ALDEINHA

09

LAGOA DE ARROZ

10

ANTONIO ROSA / MATA DE COCO / LAGOA GRANDE CASAS RIBEIRINHAS

11

LAGO GRANDE / BELEZA I E II / VAREDÃO

12

ALDEIA ITXALA

13

REUNIDAS II (VILA PAULISTA DO ARAGUAIA(TORRE), ATÉ ENTRADA DA FAZENDA DAG, ELETRO I

16

REUNIDAS II (LINHA PORTA DA AMAZONIA, ENTRADA DA FAZENDA DAG

17

REUNIDAS II (ENTRADA P/ XANADU)

18

GRILO PORTO VELHO (DA ESCOLA P/ TRAZ)

19

GRILO PORTO VELHO (DA ESCOLA P/ FRENTE

20

REUNIDAS I ( )

21

REUNIDAS I (FAZENDA JATOBÁ, FAZENDA TUBIARA, PICADÃO REUNIDAS

22

REUNIDAS I (INICIO DA REUNIDAS, LINHA DA ESCOLA NOVO HORIZONTE)

23

REUNIDAS I (ENTRADA DA FAZENDA BCN ATÉ A CHÁCARA BOCA QUENTE)

24

GLEBA PRESIDENTE (COLÔNIA SÃO JOÃO, SANTO ANTONIO)

25

GLEBA PRESIDENTE LOTE 10

26

GRILO PORTO VELHO (PEDRO COBRA/ DIVISA COM REUNIDAS I)

27