Prefeitura de Passo de Torres - SC

Notícia:   Salários de mais de R$ 8.000,00 na Prefeitura de Passo de Torres - SC

PREFEITURA DE PASSO DE TORRES

ESTADO DE SANTA CATARINA

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N° 01/2011

O MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES, através da Comissão de Concurso Público, nomeada pelo Decreto nº 102, de 20 de junho de 2011, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o que estabelece o art. 37, inciso II da Constituição Federal, art. 21 da Constituição do Estado de Santa Catarina, art. 153 da Lei Orgânica Municipal e Lei Municipal n° 118, de 13 de outubro de 1994, torna público que estarão abertas as inscrições para realização do Concurso Público para o Quadro Permanente do Município de Passo de Torres/SC previsto nas Leis Municipais nº 736 e 737, ambas de 29 de abril de 2011, o qual se regerá pelo Regulamento Geral do Concurso Público, instituído pelo Decreto no 101, de 20 de junho de 2011 e conforme as normas estabelecidas neste Edital.

1. DOS CARGOS E VAGAS

1.1 O candidato concorrerá a uma das vagas previstas neste Edital e para as vagas a serem criadas e que vagarem futuramente durante a validade deste Concurso Público, oferecidas para apenas um dos cargos/área de atuação vagos, desde que seja idêntica daquela em que se inscreveu para o concurso, sendo contratados pelo regime estatutário e estão relacionados nos quadros a seguir:

NÍVEL SUPERIOR

Vagas

Cargo (Área de Atuação)

Carga Horária semanal

Habilitações/Escolaridade

Tipo de Prova

Remuneração R$

01

Arquiteto

20 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

1.500,00

01

Assistente Social

40 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

2.120,00

04

Enfermeiro

40 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

2.000,00

01

Engenheiro Civil

20 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

1.500,00

01

Farmacêutico

40 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

2.000,00

01

Fisioterapeuta

20 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

1.500,00

01

Médico (Clínica Geral)

40 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.

Objetiva

8.478,00

01

Médico (Ginecologia)

20 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional e Certificado de Residência Médica em Ginecologia ou Certificado de Especialista.

Objetiva

4.239,00

01

Médico (Pediatria)

20 H

Portador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional e Certificado de Residência Médica em Pediatria ou Certificado de Especialista.

Objetiva

4.239,00

01Nutricionista Educacional20 HPortador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva900,00
02Odontólogo20 HPortador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva1.962,50
01Oficial Administrativo em Projetos e Divulgação40 HPortador de diploma de conclusão de curso superior nas áreas de Turismo ou Jornalismo, com registro no órgão fiscalizador competente.Objetiva1.800,00
01Professor (Ciências)40 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva1.250,00
01Professor (Educação Física)40 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva1.250,00
01Professor (Geografia)20 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva625,00
01Professor (História)20 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva625,00
01Professor (Informática)40 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva1.250,00
01Professor (Língua Inglesa)20 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva625,00
01Professor (Língua Portuguesa)40 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva1.250,00
02Professor (Pedagogia - Séries Iniciais)40 HHabilitação em curso de nível superior de Licenciatura plena, na área específica.Objetiva1.250,00
01Psicólogo (área da saúde)40 HPortador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva1.800,00
01Psicólogo (área de assistência social - CRAS)40 HPortador de diploma de conclusão de curso superior, com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva1.800,00
01Psicólogo (área educacional) 20 HHabilitação profissional de nível superior, com formação profissional em Psicologia Escolar.Objetiva900,00
01Psicopedagogo40 HHabilitação profissional de nível superior em Pedagogia ou Psicologia com especialização em Psicopedagogia.Objetiva1.250,00
02Técnico Educacional (Orientador)40 HHabilitação profissional de nível superior na área de atuação ou habilitação profissional de nível superior em pedagogia com especialização em orientação escolar.Objetiva1.250,00
02Técnico Educacional (Supervisor)40 HHabilitação profissional de nível superior na área de atuação ou habilitação profissional de nível superior em pedagogia com especialização em supervisão escolar.Objetiva1.250,00

NÍVEL MÉDIO

Vagas

Cargo (Área de atuação)

Carga Horária semanal

Habilitações/ Escolaridade

Tipo de Prova

Remuneração R$

02

Agente Administrativo

40 H

Portador do certificado de conclusão do curso de 2° grau.

Objetiva e Prática

850,00

02Auxiliar de Biblioteca40 HHabilitação de nível médio com curso básico de informática.Objetiva e Prática789,06
01Auxiliar de Ensino de Educação Infantil40 HHabilitação de nível médio Magistério e/ou ensino superior.Objetiva789,06
02Auxiliar de Serviços Administrativos Escolar40 HHabilitação de nível médio com curso básico de informática.Objetiva e Prática789,06
01Fiscal de Obras40 HPortador do certificado de conclusão do curso de 2° grau.Objetiva900,00
01Fiscal de Tributos40 HPortador do certificado de conclusão do curso de 2° grau.Objetiva900,00
01Técnico em Contabilidade40 HPortador do certificado de conclusão do curso de 2° grau específico com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva e Prática1.000,00
03Técnico em Enfermagem40 HPortador do certificado de conclusão do curso de 2° grau específico com registro no órgão fiscalizador do exercício profissional.Objetiva1.000,00

NÍVEL FUNDAMENTAL

Vagas

Cargo (Área de atuação)

Carga Horária semanal

Habilitações/ Escolaridade

Tipo de Prova

Remuneração R$

01

Agente Auxiliar

40 H

Portador do certificado de conclusão de curso de 1° grau.

Objetiva e Prática

650,00

01

Recepcionista

40 H

Portador do certificado de conclusão de curso de 1° grau.

Objetiva e Prática

650,00

01

Telefonista

40 H

Portador do certificado de conclusão de curso de 1° grau.

Objetiva e Prática

650,00

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO E/OU ALFABETIZADO

Vagas

Cargo (Área de atuação)

Carga Horária semanal

Habilitações/ Escolaridade

Tipo de Prova

Remuneração R$

02

Braçal

40 H

Ser alfabetizado e/ou treinamento na área de atuação.

Objetiva e Prática

600,00

03

Motorista de Ambulância/Ônibus

40 H

Portador do certificado de conclusão da 4a série do 1° grau ou ser alfabetizado com experiência na área de atuação e carteira nacional de habilitação compatível com a função, conforme Código de Trânsito Brasileiro.

Objetiva e Prática

800,00

01

Motorista de veículos em geral

40 H

Portador do certificado de conclusão da 4a série do 1° grau ou ser alfabetizado com experiência na área de atuação e carteira nacional de habilitação compatível com a função, conforme Código de Trânsito Brasileiro.

Objetiva e Prática

730,00

02

Operador de Máquinas

40 H

Portador do certificado de conclusão da 4a série do 1° grau ou ser alfabetizado com experiência na área de atuação e carteira nacional de habilitação compatível com a função, conforme Código de Trânsito Brasileiro.

Objetiva e Prática

800,00

05 Servente 40 H Ser alfabetizado e/ou treinamento na área de atuação. Objetiva e
Prática
600,00

1.2. As atribuições dos cargos estão relacionadas nas Leis Municipais nº 736 e 737, ambas de 29 de abril de 2011, as quais encontram-se disponíveis no site www.diariomunicipal.sc.gov.br.

2. DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2.1. São reservados às pessoas portadoras de deficiência (art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal de 1998, c/c art. 37, do Decreto n° 3.298/1999) 5% (cinco por cento) das vagas cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras.

2.2. Considera-se pessoa portadora de deficiência aquela enquadrada nas categorias previstas no art. 4°, do Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, da Presidência da República.

2.3. O candidato portador da deficiência deverá comprová-la através de laudo médico que indique a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência.

2.4. O candidato que não apresentar o laudo médico no momento da inscrição e/ou não se submeter à avaliação ou não se enquadrar como deficiente será considerado como não portador de deficiência, passando para a listagem geral dos candidatos, sem direito à reserva de vaga.

2.5. O candidato portador de deficiência indicará essa condição no requerimento de inscrição e anexará ao mesmo o original do laudo médico e assinará declaração de que a deficiência é compatível com o exercício das atribuições do cargo e que conhece o teor da Instrução Normativa n° 7/1996, do TST, cujas disposições estarão à disposição dos candidatos, no ato da inscrição.

2.6. O candidato portador de deficiência participará da seleção em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, avaliação, duração, data, horário e local de realização das provas, devendo solicitar, por escrito, no momento da inscrição, as providências que entender necessárias para atendimento especial na realização dos testes.

2.7. No momento da inscrição, o candidato terá à disposição a lista de atribuições do cargo e poderá obter mais informações sobre as condições para o seu exercício, junto ao responsável pelo Departamento de Recursos Humanos e respectivas Secretarias, no Centro Administrativo Municipal.

2.8. Se aprovado no Concurso Público, o candidato portador de deficiência submeter-se-á à perícia médica promovida por equipe multiprofissional designada pela Prefeitura Municipal de Passo de Torres/SC, que terá decisão terminativa sobre a sua qualificação como portador de necessidades especiais ou não e, sobre o grau de deficiência, que determinará estar ou não, o candidato, capacitado para o exercício do cargo.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão exclusivamente presenciais realizadas no período de 08 de agosto de 2011 à 06 de setembro de 2011, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 14:00 às 18:00 horas, tendo como local a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), sito na Praça dos Pescadores, à Rua José Pereira Maciel, s/nº, Centro, Passo de Torres/SC, com o preenchimento do Requerimento de Inscrição.

3.1.1 No local da inscrição, o interessado receberá o Requerimento de Inscrição, devendo preenchê-lo, colar as fotografias, assinar, anexar os documentos necessários, em conformidade com o item 3.8. deste Edital, e entregar a um dos membros receptores, que efetuará a conferência e aprovará, através de assinatura, entregando o respectivo Comprovante de Inscrição ao candidato.

3.1.2. O Comprovante de Inscrição servirá como cartão de inscrição e identificação, que, juntamente com um documento de identificação pessoal com foto, dará direito de acesso aos locais em que serão realizadas as provas.

3.2. O Requerimento de Inscrição não será aceito sem que esteja corretamente preenchido ou apresente qualquer rasura ou emenda.

3.3. A adulteração de qualquer elemento constante de documento pessoal em relação ao original ou a falsidade de qualquer declaração ou documento apresentado, verificada a qualquer tempo, eliminará o candidato do Concurso Público.

3.4. Após a data e horário fixado como termo final do prazo para recebimento de inscrição, não mais serão admitidas quaisquer outras inscrições, sob qualquer condição ou pretexto.

3.5. O candidato é o único responsável pelo correto preenchimento do Requerimento de Inscrição e pelo acompanhamento de seu processo, independente de avisos, salvo publicações previstas neste Edital.

3.6. Será permitida a inscrição por procuração particular com poderes específicos e firma reconhecida, acompanhado de cópia autenticada do documento de identidade do candidato e do procurador.

3.6.1. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que ficará retida.

3.6.2. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento daquele documento.

3.7. Efetuada a inscrição, não serão aceitos pedidos de alteração de identificação e cargo do candidato inscrito.

3.8. Para realizar sua inscrição, o candidato deverá apresentar cópia da cédula de identidade e CPF e informar no Requerimento de Inscrição o Nome do Candidato, número de seu CPF, Identidade, ou Carteira expedida pelo Órgão fiscalizador da profissão no qual se acha inscrito, ou Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, o respectivo Cargo e apresentar 01 (uma) fotografia de tamanho 3x4 centímetros.

3.9. O candidato inscrito como portador de deficiência deverá mencionar a sua condição no Requerimento de Inscrição e encaminhar pessoalmente ou por procurador, no período das inscrições:

3.9.1 Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência;

3.9.2 Solicitação de prova especial se for o caso.

3.10. O candidato poderá acessar o site www.prefeitura-passo.sc.gov.br, onde terá acesso ao Edital e seus Anexos, ao modelo da ficha de inscrição que poderá ser impressa pelo candidato e levada preenchida para o local das inscrições, bem como aos procedimentos necessários à efetivação da inscrição ou na publicação no mural da Prefeitura Municipal de Passo de Torres/SC.

3.11. A inscrição no Concurso Público implicará, desde logo, no conhecimento e aceitação pelo candidato das condições estabelecidas neste Edital.

3.12. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se dos requisitos exigidos para o preenchimento do cargo e respectiva área de atuação.

3.13. As inscrições serão encerradas às 18:00 horas do dia 06 de setembro de 2011, sendo distribuídas senhas aos que estiverem em fila de espera, não sendo possível qualquer outra forma de inscrição após esse prazo.

3.14. Em nenhuma hipótese será devolvido o valor da inscrição, salvo em caso de cancelamento do certame.

4. DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.1 Os valores referem-se a escolaridade exigida em cada cargo, classificado da seguinte forma:

Candidatos a Cargos de Nível Superior

R$ 100,00

Candidatos a Cargos de Nível Médio (2° Grau)

R$ 60,00

Candidatos aos demais Cargos

R$ 30,00

4.2. O candidato deverá se dirigir até o Setor de Tributos da Prefeitura Municipal, sito a Av. Beira Rio, 20, Centro, Passo de Torres/SC, informando o cargo que pretende se inscrever, onde será emitido o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) correspondente ao valor da Taxa de Inscrição.

4.3. O pagamento da Taxa de Inscrição deverá ser efetuado junto a qualquer agencia ou posto de atendimento a qual Prefeitura Municipal de Passo de Torres esteja conveniada, quais sejam:

a) Banco do Brasil;

b) Caixa Econômica Federal;

c) Siccob/Credissulca;

d) Bradesco; e,

e) Casas Lotéricas.

5. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1 Julgados os pedidos de inscrição com o exame da documentação apresentada e satisfeitas as exigências será divulgada listagem geral das inscrições defendas e indeferidas, no site www.prefeitura-passo.sc.gov.br, abrindo prazo recursal de 02 (dois) dias úteis, para insurgência em relação as inscrições.

5.2 A homologação das inscrições será divulgada em 14 de setembro de 2011, por meio de Edital publicado no site www.prefeitura-passo.sc.gov.br e no Mural Público.

6. DAS PROVAS

6.1. As provas serão escritas objetivas de múltipla escolha e para alguns cargos escritas objetivas de múltipla escolha e prática; de caráter eliminatório/classificatório, compatíveis com o nível de escolaridade e as atribuições dos cargos, que avaliará a aptidão funcional dos candidatos para o desempenho das funções a serem executadas no exercício do cargo.

6.2 Somente será considerado habilitado para os cargos que exigem apenas prova objetiva o candidato que obtiver Nota Final igual ou superior a 05 (cinco) pontos.

6.4. A prova objetiva será do tipo múltipla escolha, com 25 (vinte e cinco) questões e 05 (cinco) alternativas de resposta, cada questão de "a" a "e", sendo que apenas uma alternativa apresentará a resposta ao questionamento, ou seja, apenas uma alternativa deverá ser assinalada, e abrangerá os seguintes assuntos:

6.4.1. 05 (cinco) questões de língua portuguesa;

6.4.3 05 (cinco) questões de conhecimentos gerais;

6.4.4 15 (quinze) questões conhecimentos específicos nas respectivas áreas de atuação dos cargos.

6.5 A nota final da prova escrita objetiva, na escala de zero a dez, será determinada de acordo com o número de acertos por questão, sendo que cada acerto vale 0,4 (zero virgula quatro) pontos.

6.6 O candidato que tiver 12 (doze) acertos terá sua nota arredondada para 05 (cinco) pontos.

6.7 Para os cargos a seguir, além da Prova Objetiva, terão Prova Prática:

Agente Administrativo

Agente Auxiliar

Auxiliar de Biblioteca

Auxiliar de serviços administrativos escolar

Braçal

Motorista de Ambulância/Ônibus

Motorista de veículos em geral

Operador de máquinas

Recepcionista

Servente

Telefonista

6.8 A Prova Prática, será na escala de zero a dez, que tem por objetivo verificar a adequação das habilidades técnicas do candidato às tarefas e condições das funções para o cargo inscrito.

6.9 Somente será considerado habilitado para os cargos que exigem prova objetiva e pratica o candidato que obtiver Nota Final igual ou superior a 05 (cinco) pontos, calculando-a mediante a seguinte equação:

Nota final = Média da Nota da Prova Escuta x Peso 5 (cinco) + Nota da Prova Prática x Peso 5(cinco) dividido por 10.

6.10 A classificação será realizada por cargo, em ordem decrescente da Nota Final.

7. DA REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA OBJETIVA E PRÁTICA

7.1 A prova escuta será realizada no dia 18 de setembro de 2011, no Município de Passo de Torres/SC.

7.1.1 Por questão de logística, os locais e horários das provas serão definidos através de Edital, o qual será publicado no Mural Público da Prefeitura Municipal de Passo de Torres/SC e no endereço eletrônico www.prefeitura-passo.sc.gov.br em até 02 (dois) dias úteis após o encerramento das inscrições.

7.1.2 Tal medida é necessária tendo em vista que dependendo do número de candidatos inscritos, será necessário mais de um local para a realização das provas.

7.1.3 As provas objetivas serão realizadas no período matutino e as provas práticas no período vespertino, porém, caso os locais de prova não sejam suficientes para alojar com comodidade todos os candidatos, alguns cargos terão a prova objetiva no período vespertino.

7.1.4 As provas objetivas realizadas no período matutino terão seu início às 09:00 horas e término às 12:00 horas, e, caso seja necessário a aplicação da prova objetiva no período vespertino na forma do item anterior, esta terá início às 13:30 horas e término às 16:30 horas.

7.1.5 As Provas práticas terão início as 13:30 horas, sendo que todos os candidatos deverão estar no local neste horário sob pena de desclassificação do Concurso Público.

7.2 A prova escrita objetiva terá duração de 3 (três) horas.

7.3 O candidato deverá chegar ao local da prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência.

7.4 No horário definido para o início das provas os portões serão fechados e não será permitida a entrada de nenhum candidato após este horário.

7.5 Não será permitida a permanência de acompanhante do candidato ou de pessoas estranhas no Concurso Público, nas dependências do local de aplicação da prova.

7.6 O candidato que chegar após o horário estipulado no item acima ficará automaticamente excluído do certame.

7.7 O candidato deverá comparecer ao local de prova munido de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia, comprovante de inscrição e de canetas esferográficas de tinta azul ou preta.

7.8. É vedada toda e qualquer tipo de consulta a materiais sejam livros, revistas, impressos, código, etc. O candidato não poderá levar para o local de realização da prova qualquer aparelho eletrônico. O porte e/ou uso de bip, telefone celular, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, note book, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor, entre outros e qualquer material de consulta, incorrerá na exclusão do candidato do Concurso/Processo, podendo a organização do certame vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos, além dos acima citados.

7.9 Os fiscais de sala estão autorizados a recolher os equipamentos acima, bem como bolsas, capacetes, bonés e outros acessórios que julguem desnecessários, os quais serão depositados em local apropriado, para o candidato retirá-los no final da prova.

7.10 Caso o candidato não possa apresentar nenhum dos documentos de identidade, no dia de realização da prova, por motivo de perda, furto ou roubo de todos eles, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

7.11 São considerados documentos de identidade a Carteira Nacional de Habilitação com foto, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Ordens ou Conselhos de Classe.

7.12 Não será aceita a solicitação de condição especial de prova se o candidato não comprovar a sua deficiência ou condição especial temporária, nos termos deste Edital.

7.13 O candidato poderá ausentar-se temporariamente da sala das provas somente por necessidades fisiológicas, amamentação ou de saúde e sempre acompanhado por um fiscal.

7.14 O candidato só poderá retirar-se da sala depois de transcorridos 20 (vinte) minutos do início das provas.

7.15 Será excluído do certame o candidato que tentar fraudar as provas, ou for responsável por falsa identificação.

7.16 A localização correta do local da prova e o comparecimento no horário determinado é de inteira responsabilidade do candidato.

7.17 Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Concurso Público.

7.18 Não haverá, igualmente, realização de prova fora do horário ou do local previamente marcado.

7.19 Os envelopes das provas serão abertos por 02 (dois) candidatos, que comprovarão os respectivos lacres e assinarão, juntamente com 02 (dois) fiscais, um termo de abertura dos envelopes.

7.20 Durante a realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da mesma e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da prova e/ou critérios de avaliação/classificação.

7.21 Em nenhuma hipótese será permitida a leitura em voz alta da prova, inclusive por qualquer membro da comissão de aplicação ou pelas autoridades presentes.

7.22 Os três últimos candidatos ao terminarem a prova (em cada uma das salas) deverão juntamente com os fiscais, lacrarem o envelope com os Cartões de Resposta e assinar a Ata de Encerramento das provas.

7.23 As questões da prova serão do tipo múltipla escolha. O candidato deverá assinalar as respostas da prova objetiva na folha de respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

7.24 A complexidade das perguntas levará em conta o grau de formação exigido para o respectivo cargo, quando os conteúdos coincidirem para Graus de Formação diferenciados.

7.25 O conteúdo das questões variará de acordo com o grau de escolaridade exigido para o preenchimento do cargo ao qual o candidato concorrer, conforme o conteúdo programático Anexo V deste edital

7.26 O candidato que queira contestar alguma questão poderá fazê-lo na Ata de Prova, a qual será encaminhada à Comissão do Concurso Público.

7.27 Durante a realização da prova, sobre a carteira do candidato deverá permanecer apenas seu caderno de prova, canetas, lápis e borrachas, folha de respostas, comprovante de inscrição e identidade. (água somente em garrafas transparentes e sem o rótulo).

7.28 Candidatos com deficiência - ver Capítulo próprio sobre solicitação de condição ou prova especial (caso necessário).

7.29 As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

7.30 O candidato que deixar de comparecer a prova, será considerado reprovado.

7.31 Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações,etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes, ou de neles prosseguir ou que lhe diminuam a capacidade físico-orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado ou nova prova.

7.32 Durante a realização da prova não será permitido ao candidato, sob pena de anulação de sua prova e consequente exclusão do certame:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido;

b) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

c) Não apresentar um documento de identidade que bem o identifique;

d) Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou retirar-se antes de decorrer 20 minutos do início da prova;

e) For surpreendido em comunicação com candidatos ou pessoas estranhas ao Concurso ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos, ou calculadoras;

f) Emprestar material a outros candidatos;

g) Lançar mão de meios ilícitos para execução da prova;

h) Não devolver integralmente o material recebido;

i) Perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos;

j) Tratar com desrespeito os fiscais e comissão organizadora.

7.33 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em razão de afastamento de candidato da sala de provas.

7.34 A candidata que tiver a necessidade de amamentar no dia das provas deverá solicitar tal condição especial no ato de inscrição conforme presente Edital, Anexo III e levar um acompanhante, que ficará com a guarda da criança em local reservado. A amamentação se dará nos momentos que se fizerem necessários, não sendo dado nenhum tipo de compensação em relação ao tempo de provas perdido com a amamentação. A ausência de um acompanhante impossibilitará a candidata de realizar as provas. Durante a amamentação, ela será supervisionada por fiscal de prova.

7.35 O candidato, ao terminar a prova, entregará ao fiscal a folha de respostas e seu caderno de questões.

7.36 Um exemplar do caderno de provas estará à disposição do Candidato a partir das 13:30h do dia 19 de setembro de 2011 no Departamento Pessoal da Prefeitura Municipal, sito a Av. Beira Rio, 20, Centro, Passo de Torres/, e disponível no site www.prefeitura-passo.sc.gov.br.

7.37 O gabarito das provas escritas será disponibilizado no site www.prefeitura-passo.sc.gov.br, no dia 18 de setembro de 2011, a partir das 19h e bem como no mural da Prefeitura Municipal.

7.38 Os critérios de avaliação da prova prática constam no Anexo V deste Edital.

8 DO PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA

8.1 O preenchimento do CARTÃO-RESPOSTA será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas no Caderno de Questões.

8.1 Não será fornecido em nenhuma hipótese novo CARTÃO-RESPOSTA.

8.2 Não é de responsabilidade do fiscal de sala conferir se o candidato preencheu corretamente o CARTÃO-RESPOSTA.

8.3 O candidato que entregar seu CARTÃO-RESPOSTA em branco ou rasurado será anotado em ata da sala.

8.4 O CARTÃO-RESPOSTA será identificado apenas pelo número de inscrição, não constando o nome do candidato.

8.5 Será nula a resposta dada pelo candidato quando:

a) o CARTÃO-RESPOSTA apresentar emendas e/ou rasuras, ainda que legíveis;

b) a questão apresentar mais de uma opção assinalada;

c) não estiver assinalada no CARTÃO-RESPOSTA (questões em branco);

d) preenchida a lápis ou fora das especificações contidas neste edital, nas instruções da prova e da folha de respostas.

8.6 O caderno de questões é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha do caderno de prova, EXCETO no CARTÃO-RESPOSTA.

8.7 Em nenhuma hipótese, será considerado para correção e respectiva pontuação o caderno de questões.

8.8 O candidato, ao terminar a prova escrita, devolverá ao fiscal da sala, juntamente com o CARTÃO-RESPOSTA, o caderno de questões, tendo em vista a obrigatoriedade de arquivo no Município.

8.9 Será permitido aos candidatos copiar seu CARTÃO-RESPOSTA, para conferência com o gabarito oficial, o qual deverá ser feito no verso do comprovante de inscrição.

8.10 Qualquer outra escrita, assinatura, rubrica, sinal que não seja o número de inscrição, implicara na eliminação do candidato.

9 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

9.1 Se ocorrer empate na nota final, para efeito de desempate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) maior idade;

b) maior número de acertos nas questões de conhecimentos específicos;

c) sorteio.

10 DA PUBLICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

10.1 As notas e lista dos candidatos aprovados serão publicados no mural público e no site da Prefeitura Municipal, logo após a correção e cálculo das notas da prova, no prazo máximo de até as 17:00 horas dos dia 26 de setembro de 2011.

10.2 O resultado final do certame, depois de decididos os recursos interpostos, será homologado pelo Prefeito no prazo máximo de 30 dias depois das provas, e publicados em Jornal de Circulação, bem como no mural municipal e no site www.prefeitura-passo.sc.gov.br.

11 DOS PRAZOS PARA RECURSOS

11.1 O candidato poderá interpor recurso nos seguintes casos e prazos:

11.1.1 Com relação a este Edital, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subseqüente ao dia de sua publicação;

11.1.2 Com relação à homologação e indeferimento das inscrições, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar do primeiro dia útil subseqüente ao da publicação do edital de homologação das inscrições;

11.1.3 Com relação à prova escrita e prova prática no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar do primeiro dia útil subseqüente à realização da prova;

11.1.4 Com relação ao gabarito, no prazo de 02 (dois) dias úteis a contar da publicação do mesmo;

11.1.5 Com relação às incorreções ou irregularidades constatadas na execução do concurso público, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a contar da ocorrência das mesmas.

11.2 O recurso deverá ser individual, por questão, com a indicação daquilo que o candidato se julga prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citação das fontes de pesquisa, páginas de livros, nome dos autores, bibliografia específica, etc., juntando cópia dos comprovantes, devendo o mesmo ser dirigido a Comissão do Concurso Público, entregue e protocolado no Departamento Pessoal da Prefeitura de Passo de Torres/SC.

11.3 Após o julgamento pela Comissão do Concurso Público, dos recursos interpostos, os pontos correspondentes às questões porventura anuladas, serão atribuídos a todos os candidatos, indistintamente, que não os obtiveram na correção inicial. Se resultar em alteração do gabarito, as provas de todos os candidatos serão corrigidas novamente, conforme essa alteração e seu resultado final divulgado de acordo com esse novo gabarito.

11.4 Os pedidos de revisão das notas somente serão aceitos se feitos pelos próprios candidatos, em até 02 (dois) dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte ao da publicação dos candidatos aprovados pelo concurso público.

11.5 Será indeferido liminarmente o recurso interposto fora do prazo.

12. DOS REQUISITOS PARA CONTRATAÇÃO NO CARGO

12.1 O candidato será contratado no cargo, se atender as seguintes exigências:

12.1.1 Ter sido aprovado no Concurso Público, na forma estabelecida neste Edital;

12.1.2 Ser brasileiro (nato ou naturalizado);

12.1.3 Ter 18 anos completos até a data de término das inscrições para o cargo;

12.1.4 Gozar dos direitos civis e políticos;

12.1.5 Estar em dia com as obrigações eleitorais (apresentar comprovante da última votação ou justificativa ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo site: www.tse.gov.br);

12.1.6 Haver cumprido as obrigações para com o serviço militar, para os candidatos do sexo masculino; 12.1.7 Possuir documento oficial de identidade com fotografia;

12.1.8 Não estar condenado por sentença criminal transitada em julgado, comprovado por certidão negativa expedida pela Justiça Estadual e Federal.

12.1.9 Não ter sido demitido por justa causa do serviço público, atestado por declaração assinada pelo candidato;

12.1.10 Não estar aposentado em decorrência de cargo, função ou emprego público de acordo com o previsto no inciso XVI, XVII e parágrafo 10 do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais n° 19 e 20 bem como receba benefício proveniente de regime próprio da previdência social ou do regime geral de previdência social relativo a emprego público;

12.1.11 Não estar em exercício de cargo público, de acordo com previsto no inciso XVI e XVII do art. 37 da Constituição Federal, alterado pelas Emendas Constitucionais n°. 19 e 20;

12.1.12 Realizar Exame Médico de Saúde Ocupacional. O candidato que não for considerado apto no exame de saúde admissional não poderá ser contratado.

12.1.13 Apresentar fotocópia autenticada ou acompanhada de original dos seguintes documentos:

a) carteira de identidade;

b) certificado de reservista, para os candidatos do sexo masculino;

c) habilitação exigida pelo item 1 deste Edital;

d) Certidão de Nascimento dos Dependentes, caso tenha.

e) Cadastro de Pessoa Física (CPF).

12.2 Os requisitos acima deverão ser comprovados pelo candidato, se aprovado e convocado para a contratação.

13. DO REGIME EMPREGATÍCIO

13.1 Os candidatos serão regidos pelas Leis Municipais nº 736 e 737, ambas de 29 de abril de 201 e, de acordo com a Lei Municipal n° 118, de 13 de outubro de 1994 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais) o Regime Jurídico adotado pelo Município de Passo de Torres é o Estatutário.

14. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14.1 A inscrição do candidato implicará no conhecimento destas instruções, mediante compromisso expresso no Requerimento de Inscrição, no aceite das condições do Concurso Público, nos termos em que se acharem estabelecidas, dos quais não poderá alegar desconhecimento.

14.2 A aprovação do candidato neste concurso não cria direito à admissão e esta, quando se der, respeitará a ordem de classificação.

14.3 Se aprovado e convocado o candidato, por ocasião da contratação, deverá apresentar todos os documentos exigidos pelo presente Edital bem como outros que lhe forem solicitados, acarretando, o descumprimento deste requisito, na perda do direito à vaga e conseqüente não contratação. A convocação dar-se-á por Edital, publicado no Órgão Oficial do Município e afixado em mural na Prefeitura de Passo de Torres/SC, bem como se dará ciência ao candidato constante de sua ficha de inscrição, devendo comunicar a Comissão do Concurso eventual mudança de endereço.

14.4 O candidato quando chamado para assumir o cargo, terá 30(trinta) dias para tomar posse no respectivo cargo. Se não tiver interesse imediato, este deverá requerer seu deslocamento para o final da lista de classificação, podendo ser chamado o próximo classificado. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento dos Editais e seus anexos que serão publicados no Órgão Oficial do Município, e afixados em mural na Prefeitura de Passo de Torres/SC.

14.5 O ato de inscrição implica na aceitação destas e demais condições do presente Edital e, em caso de classificação e contratação, a observância do regime jurídico nele indicado.

14.6 Os cartões resposta, o gabarito e os cadernos de provas deste Concurso Público serão mantidos pela Administração Municipal pelo período de 01 (um) ano, findo o qual, serão incinerados.

14.7 Faz parte deste Edital os seguintes Anexos:

b) Anexo I - Requerimento do candidato portador de necessidades especiais;

c) Anexo II - Formulário para recurso;

d) Anexo III - Requerimento para "Condição especial para REALIZAÇÃO de provas";

e) Anexo IV - Requerimento de Inscrição;

f) Anexo V - Conteúdos programáticos;

14.8 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Concurso Público.

14.9 Para elaboração, multiplicação, realização e correção das provas, a Prefeitura Municipal de Passo de Torres/SC contratou pessoa jurídica através de processo licitatório, a fim de manter isenção sobre o certame e métodos de avaliação.

14.10 Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone (48) 3548 0035 ou pelo e-mail: concurso@passodetorres.sc.gov.br.

15. DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

15.1 Os candidatos aprovados neste concurso público, poderão ser convocados para assumir TEMPORARIAMENTE vagas surgidas em caráter excepcional e transitório em substituição a servidor efetivo afastado, desde que idêntica àquele em que se concursou o que não lhe ASSEGURARÁ direito a tal vaga, retornando para lista de espera do Concurso Público.

Passo de Torres/SC, 05 de agosto de 2011.

LUIS CARLOS HESPANHOL
Presidente da Comissão do Concurso Público

Fica homologado o presente

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2011.

Passo de Torres/SC, 05 de agosto de 2011.

JANAÍNA SILVEIRA SCHEFFER
Prefeita Municipal em Exercício

ANEXO I

PARA USO DE CANDIDATOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

REQUERIMENTO

Nome: ___________________________________________________________________________

N° de Inscrição: ________________________________

RG: __________________________________________

CPF: _________________________________________

Candidato (a) _____________________________________________________________________

Inscrito (a) para o Cargo de: ______________________________________________ ,Código _____

Residente:_________________________________________________________________________

n°_______ , Bairro: ________________________ , Fone: (___)______________

Portador da Necessidade Especiais __________________________________________ , requer a Vossa Senhoria condições especiais (*) para realização da prova objetiva do Concurso Publico da Prefeitura Municipal de Passo de Torres/SC, conforme Edital do Concurso Público n° , de 2011, anexando para tanto, Laudo Médico, bem como, fotocópia do documento de identidade. Necessito do(s) seguinte(s) recurso(s):

________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

N. Termos

P. Deferimento.

PASSO DE TORRES SC,________ de ______________ de 2011.

____________________________
Assinatura

(*) Anexar documento apresentando as condições diferenciadas de que necessita para realização da prova e/ou justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da sua área de deficiência

ANEXO II

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

NOME DO CANDIDATO

Tipo de Recurso:

1- Contra o edital

2 - Contra indeferimento de inscrição

3 - Contra Inscrição

4 - Contra questão da prova

5 - Contra o Gabarito

6 - Contra a Pontuação Prova

7 - Outros

1- Deferido

2 - Indeferido

N.° de Inscrição:

Cargo:

N.° da Questão:

Data:

Fundamentação:

____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________

______________________________
Assinatura do Candidato

Local e data __________________________________ de ___________ de ___________ 2011.

ANEXO III

REQUERIMENTO

Condição especial para REALIZAÇÃO de provas

__________________________________________________________, portador do documento de identidade nº ____________________, inscrito no cargo ________________________________da PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DE TORRES-SC, residente e domiciliado a Rua ___________________________, nº _______ , Bairro ______________________, Cidade __________________, Estado ______________, CEP: _______________ , requer a Vossa Senhoria condição especial para realização de provas, conforme Edital conforme assinalado abaixo:

1) ( ) Prova com ampliação do tamanho da fonte

Fonte n°_________ / Letra _______

2) ( ) Sala Especial

Especificar: ___________________________________________________

3) ( ) Leitura de Prova:

4) ( ) Outra Necessidade:

Especificar: ___________________________________________________

Nestes Termos.

Pede Deferimento.

________________________________, ______ de ____________ de 2011.
(local e data)

______________________________________
Assinatura do Requerente

ANEXO IV

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DE TORRES

INSCRIÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 0112011

FOTO

Número da Inscrição:

Cargo:

Nome do(a) Candidato(a):

Identidade:

Data de Nascimento: __/__/__

Sexo: M( ) F ( )

CPF:

Título Eleitoral:

Estado Civil:

Endereço:

Bairro:

Município:

Estado:

Fone: ( )

Declaro que aceito todas as exigências especificadas no Edital de abertura deste Processo Seletivo, responsabilizando-me pelas informações aqui prestadas.

Local e Data:

Assinatura do Candidato:

 

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DE TORRES

INSCRIÇÃO PARA CONCURSO PÚBLICO - EDITAL N° 0112011

Número da Inscrição:

Cargo:

Nome do(a) Candidato(a):

Obrigatório a apresentação deste, juntamente com a carteira de identidade no local da prova.

Local e Data:

Assinatura do Responsável pelo recebimento:

ANEXO V

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA TODOS OS CARGOS

NÍVEL SUPERIOR

Arquiteto Específico

- Projeto de Arquitetura: métodos e técnicas de desenhos e projeto; programação de necessidades físicas das atividades, estudos de viabilidade técnico-financeira, informática aplicada à arquitetura, controle ambiental das edificações (térmico, acústico e luminoso).Normas técnicas Projeto de Arquitetura. Conhecimento de AutoCad.

- Projetos complementares: especificação de materiais e serviços, dimensionamento básico, instalações elétricas e hidrossanitárias, elevadores, ventilação/ exaustão, ar-condicionado, telefonia, prevenção contra incêndio.

- Programação, controle e fiscalização de obras: orçamento e composição de custos, levantamento quantitativos, planejamento e controle físico-financeiro.

- Projeto de Urbanismo e Paisagismo: métodos e técnicas de desenho e projeto urbano e de paisagismo, noções de sistema cartográfico e de geoprocessamento, dimensionamento e programação de equipamentos públicos e comunitários, sistema viário, sistema de parcelamentos urbanos: energia, pavimentação e saneamento ambiental.Legislação de Parques e Jardins.

- Planejamento urbano: uso do solo, gestão urbana e instrumentos de gestão (planos diretores, análise de impactos ambientais urbanos, licenciamento ambiental, instrumentos econômicos e administrativos), aspectos sociais e econômicos do planejamento. Legislação Ambiental e Urbanística. Políticas Públicas de Preservação de ambientes históricas.

Assistente Social Especifico

- Tendências da Assistência social na conjuntura social, política e econômica do Brasil.

- Conhecimentos sobre a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social e seus processos

- Estatuto da Criança e do Adolescente

- Lei Orgânica da Assistência Social

- Política Nacional da Assistência Social

- Conselhos Municipais (ex.: de Assistência Social - Tutelar - do Direito da Criança e do Adolescente )

- Conceitos e generalidades sobre os processos básicos de atendimento do serviço social

- Questões da metodologia em serviço social

- Pesquisa em Serviço Social

- Métodos de pesquisa. Classificação da pesquisa

- Técnicas e instrumentos de serviço social

- Código de Ética Profissional

- Lei que rege a profissão 8662/93

- Política Nacional do Idoso - Estatuto do Idoso.

Contador

Especifico

- Constituição Federal e suas Emendas, nos assuntos relacionados com o Servidor Público, Previdência Social, Administração Pública

- Lei das Licitações 8.666/93 e 10.520/02

- Lei de Responsabilidade Fiscal

- Lei da Contabilidade Pública. - Lei n° 4320 /64 e suas alterações

- Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Administração de Recursos Humanos e Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101/2000.

- Teoria e Técnica de Elaboração Orçamentária;

- Contabilidade Financeira e Patrimonial;

- Contabilidade Pública;

- Apropriação de bens Independentes da Execução Orçamentária;

- Alienação de bens; Operações no Sistema Compensado;

- Apropriação de Créditos tributários, Lançamentos Tributários; Práticas de Escrituração Contábil, e Análise de Balanço.

Enfermeiro

Especifico

- Anatomia e Fisiologia humana;

- Histologia;

- Citologia;

- Genética;

- Tipagem Sangüínea;

- Sistema Único de Saúde - SUS - Princípios e diretrizes;

- Terminologias;

- Fundamentos de Enfermagem;

- Ética Profissional;

- Causas de mortalidade infantil;

- Administração e planejamento do serviço de Enfermagem;

- Normas de Biosseguranca;

- Precauções universais, desinfecções, esterilização de materiais;

- Teoria da Evolução;

- Noções básicas de Dengue;

- Noções em Vigilância Epidemiológica;

- Noções em Vigilância Sanitária;

- Saúde pública e saneamento básico;

- Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST);

- Tipos de queimaduras e seus cuidados;

- Tipos de choque;

- Nutrição e Dietética;

- Métodos contraceptivos;

- Esquema de Vacinação;

- Diluição de Medicamentos;

- Administração de Medicamentos;

- Unidade de transformação (g, mg, ml, cm );

- Intoxicações e Envenenamento;

- Primeiros Socorros;

- Verminoses;

- Doenças comuns na infância;

- Prevenção de Acidentes;

- Malefícios ao organismo ocasionado pelo álcool e drogas;

- Cuidados de enfermagem com o paciente no pré, trans e pós operatório;

- Cuidados de enfermagem com o paciente pós morte;

- Higiene e conforto ao paciente no leito;

- Funções da(o) enfermeira(o) nos exames complementares: anamnese, exame físico, posições, sinais e sintomas, complicações, cuidados de enfermagem;

- Sinais Vitais;

- Rotinas básicas ( verificação de pressão arterial, pulso, temperatura, injeções, inalações, curativos, sondagens );

- Condutas de enfermagem nas urgências e emergências;

- Programa Saúde da Família - Estratégia de reorientação do modelo assistencial;

- Assistência de enfermagem ao paciente hospitalizado;

- Assistência de enfermagem ao paciente em internação domiciliar ( movimentação e higiene do paciente, administração de dietas, hidratação, curativos, sondagens);

- Assistência de enfermagem em Saúde Pública nos programas:

- Programa de hanseníase;

- Programa de tuberculose;

- Programa de hipertensão arterial;

- Programa de diabetes mellitus;

- Programa de DST e AIDS;

- Assistência de enfermagem à saúde do idoso;

- Assistência de enfermagem à saúde mental;

- Assistência de enfermagem materno infantil ( desidratação e desnutrição );

- Assistência de enfermagem à saúde da criança e do adolescente;

- Assistência de enfermagem à saúde da mulher ( planejamento familiar, aleitamento materno, pré-natal, preventivo do câncer do colo de útero e mama );

- Assistência de enfermagem à saúde do adulto ( complicações como hipertensão arterial, diabetes mellitus, patologias respiratórias, cardiológicas, neurológicas, digestivas, endócrinas );

- Conhecimentos gerais : febre tifóide, salmoneloses, difteria, meningite aguda, tétano, coqueluche, erisipela, escarlatina, gripe, caxumba, poliomielite anterior aguda, leptospirose, sarampo, rubéola, varicela, toxoplasmose, cólera, raiva, hepatites, cuidados e tratamento de feridas, exames de rotina, fraturas, luxações, entorses, parada circulatória, alcalose respiratória, varizes de esôfago, pneumonias, hipercalcemia.

Engenheiro Civil

Específico

- Cálculo Estrutural;

- Meio Ambiente e Saneamento;

- ABNT;

- Pavimentação

- Material e Técnicas Construtivas;

- projetos: arquitetônico, estrutural, instalações elétricas, instalações hidráulico-sanitárias, saneamento e dimensionamento de conjuntos moto-bomba.

- Orçamentos: qualificação de serviços, composição de preços, cronograma físico-financeiro, medições de serviços executados.

- Procedimentos para Execução de obras: reconhecimento de cadastro de interferências, infraestrutura, superestrutura, cobertura de madeira e metálica, acabamento, impermeabilização.

- Obras de recuperação: reformas, reforços de fundação, controle de recalque, reaterros, recuperação de concreto aparente, impermeabilizações, estanqueidades de águas de infiltração.

- Conhecimento de informática, especificamente Autocad.

Farmacêutico

Específico

- Farmacologia;

- Animais Peçonhentos;

- Defesa do organismo;

- Metabolismo e a anatomia dos órgãos;

- Interações medicamentosas;

- Noções básicas de estoque;

Fisioterapeuta

Específico

- Conhecimentos básicos: anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, neuroanatomia e patologia.

- Conhecimentos anatômicos, fisiológicos e patológicos das alterações musculoesqueléticas, neurológicas e mentais, cardiorrespiratónas, angiológicas e pediátricas.

- Conhecimento dos princípios básicos da cinesiologia.

- Fundamentos e técnicas de atendimento em fisioterapia ortopédica, cardiorrespiratóna e neurológica.

- Técnicas básicas em: cinesioterapia motora e respiratória, manipulações, fisioterapia motora e respiratória em UTI.

- Técnicas de treinamento em locomoção e deambulação.

- Conceito e aplicação: exercícios ativos, ativos- assistidos, passivos, isométricos.

- Conceito e aplicação: mecanoterapia, termoterapia, cnoterapia, eletroterapia, massoterapia. Fisioterapia aplicada à geriatria, demências e nas doenças da 3a idade.

- Fisioterapia reumatológica. Indicações e tipos de: próteses e órteses.

- Testes musculares.

- Consequências das lesões neurológicas.

- Aspectos gerais que englobam avaliação e tratamento nas diversas áreas de atuação da fisioterapia.

Médico Clínico Geral

Específico

- Código de Ética Médica.

- Obstetrícia: diagnóstico de gravidez e data provável do parto; modificações gerais do organismo materno; assistência pré-natal; aconselhamento genético pré-natal; estudo da estática fetal e mecanismos do parto;assistência ao parto vaginal e cesariana; prematuridade e rotura prematura de membranas ovulares.

- Cirurgia: trauma (de pescoço; de face; torácico; cranioencefálico e raquimedular); resposta endócnna e imunológica ao trauma; queimaduras, cicatrização de feridas e choque.

- Medicina Preventiva: medidas de saúde coletiva.

- Reumatologia: osteoartrite; artrose, lombalgia; artrite reumatóide; espondiloartropatias soronegativas; vasculites, lupus entematoso sistêmico e outras colagenoses.

- Pneumologia: insuficiência respiratória aguda; doenças pulmonares ocupacionais; pneumonia comunitária; pneumonia nosocomial, abscesso pulmonar, bronquiectasias; tuberculose; doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão.

- Doenças Infecciosas e Parasitárias: infecção do trato urinário; leptospirose; infecções sexualmente transmissíveis (ist); dengue; febre amarela; amebíase; giardíase; malária; ascandíase; ancilostomíase; estrongiloidíase.

- Gastroenterologia: doença do refluxo gastroesofagiano; acalásia; gastrites; helicobacter pylori e úlceras gástricas e duodenais; câncer gástrico; hemorragia digestiva alta; doenças da vesícula; doenças do pâncreas; hepatites agudas virais; hepatites crônicas; cirrose hepática, tumores hepáticos; diarréia aguda; síndrome do intestino irritável; hemorragia digestiva baixa; doenças anorretais.

- Hematologia: anemias; distúrbios da coagulação.

- Oncologia: leucemias; emergências oncológicas e síndromes paraneoplásicas.

- Cardiologia: hipertensão arterial; insuficiência cardíaca; insuficiência coronária; angina estável; angina instável;infarto agudo do miocárdio; arritmias cardíacas; valvulopatias cardíacas; doenças das artérias e das veias.

- Neurologia: cefaléias; paralisia facial central e periférica; vertigem; epilepsia; acidente vascular encefálico; doença de Parkinson.

- Dermatologia: hanseníase; leishmaniose tegumentar; acne; micoses superficiais; alopecias; psoríase; neoplasias da pele.

- Nefrologia: doenças glomerulares; doenças tubulointersticiais e vaculares dos rins; insuficiência renal aguda; insuficiência renal crônica; terapia de substituição renal; distúrbio do equilíbrio eletrolítico ácido-básico; interpretação da gasometria arterial; nefrolitíases.

- PSF- Programa Saúde da Família: princípios básicos; atribuições dos membros da equipe; implantação; recrutamento, fontes orçamentárias; evolução histórica dos programas de assistência no Brasil; funcionamento das unidades de saúde da família; ética nas visitas domiciliares e nas atividades comunitárias; programas e ações na unidade básica de saúde.

Médico Ginecologista

Especifico

- Estadiamento do câncer genital e mamário;

- Câncer do colo uterino; Hiperplasia endometrial;

- Carcinoma do endométrio;

- Câncer de ovário;

- Síndrome do climatério;

- Osteoporose pós-menopáusica;

- Distúrbios do sono no climatério;

- Acompanhamento do paciente sob reposição hormonal;

- Fisiologia menstrual;

- Amenorréia;

- Disfunção menstrual;

- Anovulação crônica;

- Dismenorréia;

- Síndrome pré-mestrual;

- Endometriose; Hiperprolactinemia;

- Tumor de ovário com atividade endócrina;

- Citopatologia genital;

- Lesões benignas da vulva e da vagina;

- Lesões benignas do colo uterino;

- Cervicites;

- Infecção do trato genital inferior pelo HPV: Diagnóstico e tratamento;

- Métodos moleculares de diagnóstico em patologia do trato genital inferior;

- Corrimento genital;

- Infecção genital baixa;

- Salpingite aguda;

- Dor pélvica crônica;

- Doenças benignas do útero;

- Prolapso genital e roturas perineais;

- Incontinência urinária de esforço;

- Infecção urinária na mulher;

- Bexiga hiperativa;

- Câncer de mama;

- Mamografia e USG (indicações, técnicas e interpretação);

- Lesões não palpáveis de mama: Diagnóstico e conduta;

- Terapêutica sistêmica do carcinoma de mama;

- Neoplasias benignas de mama: fibroadenoma, papiloma e tumores filodes;

- Alteração funcional benigna da mama;

- Mastites e cistos mamários;

- Fluxos papilares;

- Mastalgias cíclicas e acíclicas;

- Procedimentos invasivos em mastologia;

- Ultra-som de mama: Indicação e técnica;

- Procedimentos invasivos dirigidos pela mamografia e ultra-som.

Médico Pediatra

Especifico

- Indicadores de mortalidade perinatal, neonatal e infantil;

- Crescimento e desenvolvimento: desnutrição, obesidade e distúrbios do desenvolvimento neuro­psicomotor;

- Imunizações: ativa e passiva;

- Alimentação do recém-nascido e lactente: carências nutrcionais, desvitaminoses;

- Patologia do lactente e da criança;

- Distúrbios cárdio-circulatórios: Cardiopatias congênitas, Choque, Crise Hipertensa, Insuficiência cardíaca, Reanimação cardiorrespitória;

- Distúrbios respiratórios: Afecções de vias aéreas superiores, Bronquite, bronquiolite, Estado de mal asmático, Insuficiência respiratória aguda, Pneumopatias agudas e derrames pleurais;

- Distúrbios metabólicos e endócrinos: Acidose e alcalose metabólicas, Desidratação aguda, Diabetes mellitus, Hipotireoidismo e hipertireoidismo, Insuficiência supra-renal;

- Distúrbios neurológicos: Coma;

- Distúrbios motores de instalação aguda, Estado de mal convulsivo;

- Distúrbios do aparelho urinário e renal: Glomerulopatias, Infecções do trato urinário, Insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome hemolítico-urêmica, Síndrome nefrótica;

- Distúrbios onco-hematológicos: Anemias carenciais e hemolíticas, Hemorragia digestiva, Leucemias e tumores sólidos, Síndromes hemorrágicas. Patologia do fígado e das vias biliares: Hepatites virais, Insuficiência hepática;

- Doenças Infecto-contagiosas: AIDS, Diarréias agudas;

- Doenças infecciosas comuns da infância. Estafilococcias e estreptococcias;

- Infecção hospitalar;

- Meningoencegalites virais e fúngicas. Sepse e meningite de etiologia bacteriana;

- Tuberculose;

- Viroses respiratórias;

- Acidentes: Acidentes por submersão;

- Intoxicações exógenas agudas;

- Violência Doméstica;

- Primeiros Socorros no Paciente Politraumatizado.

Nutricionista Educacional

Especifico

- Específico: Nutrientes: definições e classificação; funções, digestão, absorção, transporte e excreção.

- Energia. Água, eletrólitos e equilíbrio ácido-base. Fontes alimentares. Deficiência e toxicidade.

- Nutrição: alterações fisiológicas nos diversos ciclos de vida: primeiro ano de vida, pré-escolar, escolar, adolescente, gestante, nutriz, adulto e Idoso; recomendações nutricionais.

- Avaliação Nutricional: conceitos, métodos de avaliação nos diferentes ciclos de vida; Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Terapia Nutricional: nas patologias cardiovasculares e pulmonares; nas patologias do sistema digestivo e glândulas anexas; nas afecções endócrinas e do metabolismo; nas patologias do sistema renal e das vias

- urinárias; nas doenças infectoparasitáilas; nos distúrbios metabólicos; na doença neoplásica; na obesidade; nas anemias; no estresse metabólico; nas alergias e Intolerâncias alimentares; nas doenças reumáticas; na desnutrição protéico-energética; anemia ferropriva; hipovitaminose A; deficiência da iodo.

- Controle Higiênico-Sanitário: fundamentos microbloiógicos; contaminação, alteração e conservação de alimentos; Toxinfecções.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Odontólogo

Específico

- Conceitos e generalidades sobre terapêutica e à estética da boca e anexos;

- Noções sobre produtos e concentrações de produtos utilizados no tratamento de água potável;

- Diagnostico, terapia e prevenção de :

- Estomatite herpética primária, fratura de raiz, abcesso periapical agudo, alveolite, carie de mamadeira;

- Uso e manutenção de equipamento e material;

- Medidas de higiene para redução de carie dental em nível coletivo;

- Prevenção a nível ambulatorial e coletivo;

- Odontopediatria;

- Terapêutica;

- Urgências odontológicas;

- Normas preconizadas pela vigilância sanitária;

- Dentística

- Periodontia;

- Anatomia bucal;

- Pequenas cirurgias - exodontias;

- Normas de biosseguranca;

Oficial Administrativo em Projetos e Divulgação Específico

- Constituição Federal: Direitos E Deveres Individuais E Coletivos Dos Direitos Sociais - Da Nacionalidade - Dos Direitos Políticos - Dos Municípios - Da Administração Pública - Dos Servidores Públicos - Dos Impostos Dos Municípios - Repartição Das Receita Tributárias - Das Finanças Públicas - Dos Orçamentos

- Lei 4.320/64 - Lei Orgânica Do TCE - Instrução Normativa Do Tce N° 01/2001 E 002/2002 - Portaria N° 42 De 14/04/1999 Do Ministério De Estado Do Orçamento E Gestão - Portaria Interministerial N° 163 De 04 De Maio De 2001. Lei De Responsabilidade Fiscal

- Lei das Licitações

- Contabilidade Pública

- Planejamento Estratégico

- Generalidades administrativas e Contábeis

- Correspondência Oficial

- Código Tributário Nacional

- Mídia: principais termos, técnicas e conceitos.

- Critérios para seleção de veículos.

- Método de cálculo para inserções em jornais comerciais.

- Meios de comunicação: jornal, revista, rádio e televisão (perfil, penetração e público alvo dos meios).

- Ferramentas de pesquisa: IVC, MARPLAN, IBOPE (custo por mil, índices de penetração e afinidade).

- Variáveis de mídia: alcance, freqüência e continuidade.

- Legislação específica: Lei 4.680/65, Código de Ética dos Profissionais de Propaganda; Decreto n.° 4.799/03, Instruções Normativas da Presidência da República, Instrução Normativa n.° 08, de 05 de novembro de 1996, Instrução Normativa n.° 31, de 10 de setembro de 2003, Instrução Normativa n.° 2, de 20 de fevereiro de 2006.

- Teoria da comunicação.

- A questão da imparcialidade e da objetividade.

- Ética.

- Papel social da comunicação.

- Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias.

- Novas tecnologias e a globalização da informação.

- História da Comunicação e Jornalismo.

- Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, para Rádio, TV e Internet.

- Critérios de seleção, redação e edição para Rádio, TV e Internet.

Professor de Ciências

Especifico

- Classificação e características gerais dos seres Vivos;

- Fisiologia e Anatomia dos Seres Vivos;

- A Fisiologia e Anatomia do Corpo Humano;

- Histologia

- Embriologia

- Biologia celular

- Microbiologia

- Estudo dos invertebrados e vertebrados

- Genética

- Noções Gerais sobre o estudo do Meio Ambiente

- O Ser Humano e Saúde

- Parâmetros Curriculares Nacionais;

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Professor de Educação Física

Especifico

- Histórico da Educação Física

- Tendências pedagógicas da Educação Física Escolar

- Abordagem psicomotora: Desenvolvimentista Construtivista e Crítica transformadora.

- Corporeidade, Motricidade e Ludicidade;

- Corpo, Educação e Sociedade;

- Educação Física e Lazer;

- Consciência Corporal e Consumo Corporal;

- Jogos e Esportes: Danças Populares e Folclóricas;

- Atividades Rítmicas Expressivas: Ginástica e Lutas;

- Esquema Corporal: Lateralidade. Estruturação Espacial. Orientação Temporal;

- Aspectos do Desenvolvimento Humano - Motor, Cognitivo, Afetivo e Social.

- Parâmetros Curriculares Nacionais.

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Professor de Geografia

Específico

- Evolução do Pensamento geográfico;

- O ensino de Geografia no Ensino Fundamental;

- Conceitos: Espaço, Região e Território.

- Os domínios naturais;

- Paisagens naturais;

- BRASIL: quadro geomorfológico;

- A exploração dos recursos naturais e seus impactos ambientais;

- A construção geográfica do território;

- Reorganização produtiva do território;

- Metropolização;

- Transformações na agricultura;

- A população.

- O neoliberalismo: impactos sobre espaço e a sociedade latino-americana;

- Mercosul: dilemas e perspectivas;

- Dilemas e contradições da hegemonia norteamericana;

- Contradições do crescimento econômico chinês;

- África: diversidades regionais;

- Blocos econômicos;

- Islamismo e geopolítica;

- Globalização e suas conseqüências.

- Parâmetros Curriculares Nacionais.

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Professor de História

Específico

- História: Ensino da História.

- História das Sociedades (culturas e mentalidades, poder, economia, etnia, sexualidade e desenvolvimento tecnológico).

- História Antiga (As primeiras civilizações. O escravismo. Organização econômica, social e política do povo egípcio. Grécia: economia, organização social e pensamento. Roma: da república ao declínio do Império. Os povos bárbaros).

- História Medieval (Sociedade medieval: economia, sociedade e organização política. O Império Corolíngio, As Cruzadas, A crise do feudalismo).

- História Moderna (Expansão marítima. América Pré- Colombiana. A Colonização Européia. O

- Renascimento. As Monarquias Nacionais e o Absolutismo. A Revolução Inglesa. A Revolução Francesa).

- História Contemporânea (Revolução Industrial. Revoluções Liberais. A Primeira Guerra Mundial. Revolução Russa. A crise de 1929.0 fascismo na Itália. O nazismo na Alemanha. A Segunda Guerra

Mundial. O mundo pós-guerra: a Guerra Fria a formação do Terceiro Mundo. O Neo-Imperialismo e a América Latina; O Neo-Imperialismo e a luta de libertação dos povos

- africanos. Neoliberalismo).

- História do Brasil: Colônia (Colonização Portuguesa: aspectos sociais, políticos e econômico. Escravidão e trabalho no Brasil. O cotidiano na Colônia).

- Império (Primeiro Reinado. Período Regencial. Segundo Reinado. As revoltas liberais. O cotidiano no Império. Aspectos econômicos e políticos do Império).

- República (Primeira República: aspectos, econômicos, políticos e sociais).

- As oligarquias. A crise do café.

- O trabalho, o Estado e a legislação social na chamada "A Era Vargas".

- O trabalho e o sindicalismo nos anos 50 e 60.

- O movimento de 1964 e o Estado de Segurança Nacional.

- Da distensão à "abertura" política: anistia, a campanha pelas Diretas, o fim do regime militar.

- História da África (Da pré-história aos dias atuais).

- Parâmetros Curriculares Nacionais.

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Professor de Informática

Específico

- Pacote Office 2000/XP/2003/2007;

- Internet Explorer;

- Conceitos em Hardware; conectividade e configuração de ambiente de usuário;

- Sistemas Operacionais (98/2000/XP/2003/Windows7): Instalação e configuração;

- Sistemas de Arquivos;

- Serviços de rede em ambiente Windows IIS, DNS, WINS, DHCP, Grupos de Usuários e Unidades Organizacionais, Domínios, Sites, Diretivas de Grupo, Backup;

- Jogos educativos, aplicação e acompanhamento do aluno em softwares educacionais construtivistas e instrucionistas.

- O uso do computador na Escola, as novas tecnologias, Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e a formação docente, o papel do Professor na era digital e a utilização da tecnologia como meio de pesquisa e ferramenta no processo de ensino

- aprendizagem;

- Sistema Operacional Linux;

- Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Portais de Informação, Bibliotecas Virtuais;

- Sistemas Multimídia, Linguagem, Multimídia, Hipertexto e Hipermídia.

Professor de Língua Inglesa

Específico

GRAMÁTICA:

- Fonética e fonologia.

- Ortografia.

- Morfologia.

- Sintaxe.

- Vocabulário.

- Compreensão e produção de gêneros textuais diversos.

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA:

- Abordagem comunicativa.

- Abordagem lexical.

- Abordagem reflexiva.

- Interculturalidade e interdisciplinandade no ensino de inglês.

- Competências para ensinar e aprender língua inglesa.

- Avaliação do processo ensino-aprendizagem e de seus atores.

- Interação em sala de aula e valorização do conhecimento prévio e de mundo do aluno.

- Conceito de letramento: aplicações ao ensino-aprendizagem de língua estrangeira/Inglês, entre as quais: leitura como letramento, comunicação oral como letramento, prática escuta como letramento

Professor de Língua Portuguesa

Especifico

- Texto Literário e não-literário;

- Prosa e poema

- Diferença entre verso e poesia;

- Linguagem;

- Distinção entre as variantes do português (Níveis de linguagem);

- Funções da linguagem;

- Compreensão, interpretação e produção de texto narrativo;

- Denotação e Conotação;

- Figuras de linguagem: comparação, metáfora, metonímia, aliteração, hipérbato, pleonasmo, silepse, onomatopéia, antítese, eufemismo, hipérbole, prosopopéia, sinestesia e ironia.

- Sistema ortográfico vigente (Ortografia vigente, relação letra-fonema, separação de sílaba e translineação, acentuação tônica e gráfica);

- Leitura, compreensão, interpretação e produção de texto dissertativo enfocando a semântica;

- Sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia e polissemia.

- Ambigüidade.

- Leitura, compreensão, interpretação e produção de texto dissertativo enfocando o sistema ortográfico vigente.

- Pontuação.

- Estrutura e formação de palavras.

- Estrutura das palavras.

- Processo de formação de palavras (derivação, composição, sigla e redução)

- Leitura, compreensão, interpretação e produção de texto (notícia, depoimento, artigo, conto);

- Análise Morfossintática do período simples;

- Tipos de período;

- Tipos de período composto coordenado;

- Tipos de período composto subordinado;

- Análise do período composto coordenado.

- Leitura, compreensão, interpretação e produção de texto narrativo.

- Período composto subordinado.

- Análise do período composto subordinado adjetivo.

- Análise do período composto subordinado adverbial.

- Análise do período composto subordinado substantivo.

- Sintaxe de regência concordância e colocação.

- Arte, cultura e sociedade.

Professor- Pedagogo - Séries Iniciais

Especifico

- A educação infantil sob o paradigma da história - o momento histórico e o surgimento da educação infantil;

- A educação infantil e seu papel social hoje;

- Os dois grandes eixos da educação infantil - educar e cuidar;

- As características da criança de 0 a 6 anos sob a ótica social;

- A prática da documentação pedagógica na educação infantil;

- Legislações sobre a educação infantil;

- Política Nacional de Educação Infantil: pelos direitos das chanças de zero a seis anos à educação;

- Função social da escola pública.

- Concepções e teorias de aprendizagem;

- O Projeto Político Pedagógico;

- Avaliação escolar: concepções e práticas;

- Educação inclusiva;

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

- Parâmetros Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

Psicólogo (área da saúde)

Específico

- Conceitos e generalidades sobre psicologia da personalidade, social, comparativa e do desenvolvimento;

- Teoria e pensamentos referente a Marx, Bandura, Freud, Piaget e John Bowby

- Atualidades sobre Psicologia no Brasil de no Mundo;

- Linhas Teóricas da Psicologia;

- Classificação dos transtornos mentais e de comportamento

- Princípios da Psicologia

- Psicopatologia

- Resolução do CFP 02/87

- Escolas ou teorias que estudam a psicologia geral.

Psicólogo (área de assistência social) Específico

- Conceitos e generalidades sobre psicologia da personalidade, social, comparativa e do desenvolvimento;

- Teoria e pensamentos referente a Marx, Bandura, Freud, Piaget e John Bowby;

- Atualidades sobre Psicologia no Brasil de no Mundo;

- Linhas Teóricas da Psicologia;

- Classificação dos transtornos mentais e de comportamento;

- Princípios da Psicologia;

- Psicopatologia;

- Resolução do CFP 02/87;

- Escolas ou teorias que estudam a psicologia geral.

Psicólogo (área educacional) Específico

- Avaliação psicológica: fundamentos da medida psicológica.

- Instrumentos de avaliação: critérios de seleção, avaliação e interpretação de resultados.

- Políticas de saúde no Brasil: implicações nas práticas clínicas.

- Técnicas de entrevista.

- Psicologia do desenvolvimento.

- Psicopatologia geral.

- Impacto, diagnóstico/processo de adoecimento/enfrentamento da doença e adesão ao tratamento.

- Práticas Interventivas clínicas e demandas sociais; Psicossomática.

- Psicologia social e psicologia sócio-histórica.

- Psicologia institucional.

- Equipes Interdisciplinares. Psicoterapia breve.

- Teorias e técnicas psicológicas: Psicanálise/ Gestalt Terapia/ Behavionsmo/ Reich.

- Psicoterapia familiar: teoria e técnica. Processo saúde/doença e suas Implicações socioculturais.

- Psicoterapia de grupo. Álcool, tabagismo, outros tipos de dependência química e redução de danos.

- Código de Ética Profissional dos Psicólogos.

- A clínica da terceira idade. Saúde do trabalhador: conceitos e práticas.

- Ética e legislação profissional.

- Dificuldades de aprendizagem - TDAH

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Psicopedagogo

Específico

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

- Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira,

- Estatuto da Criança e do Adolescente,

- Parâmetros Curriculares Nacionais,

- Os pensadores da educação;

- Avaliação da aprendizagem,

- O homem enquanto sujeito sócio-histórico,

- Educação Inclusiva;

- Psicologia do desenvolvimento;

- Dificuldades de aprendizagem;

- Sujeito da psicopedagogia;

- Correntes teóricas;

- Fundamentos da Aprendizagem Humana e Contextos de Aprendizagem;

- Teorias da aprendizagem humana bases teóricas dos aspectos cognitivos, sociais, emocionais, neurológicos e psicológicos;

- Diversidade humana para o aprendizado;

- Questões contemporâneas que envolvem os novos critérios de avaliação do aprender;

- Histórico do contexto da orientação vocacional e a profissional.

Técnico Educacional (Orientador)

Especifico

- O que é Educação,

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

- Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira,

- Estatuto da Criança e do Adolescente,

- Parâmetros Curriculares Nacionais,

- Currículo escolar,

- CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TÍTULO VIII, - Capítulo III - Da educação, da cultura e do desporto (arts. 205 a 217),

- Projeto Político Pedagógico.

- Avaliação da aprendizagem,

- O homem enquanto sujeito sócio-histórico,

- Educação Inclusiva.

Técnico Educacional (Supervisor)

Específico

- O que é Educação,

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

- Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira,

- Estatuto da Criança e do Adolescente,

- Parâmetros Curriculares Nacionais,

- Currículo escolar;

- CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TÍTULO VIII, Capítulo III - Da educação, da cultura e do desporto (arts. 205 a 217),

- Projeto Político Pedagógico.

- Avaliação da aprendizagem,

- O homem enquanto sujeito sócio-histórico,

- Educação Inclusiva.

NÍVEL MÉDIO

Agente Administrativo Especifico

- Constituição Federal e suas emendas, nos assuntos relacionados a administração pública, dos servidores públicos.

- Lei da Contabilidade Pública - Lei n° 4.320/64 e suas alterações.

- Tramite Legislativo.

- Lei das Licitações.

- Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Poder Legislativo Municipal.

- Protocolo.

- Arquivo - Tramitação e arquivamento de documentos.

- Atendimento ao público - Habilidade de transmissão e recepção de informações.

- Classificação de documentos.

- Planejamento e controle de materiais.

- Almoxarifado.

- Correspondência oficial.

Auxiliar de Biblioteca Especifico

- Documentação e Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação geral e jurídica.

- Fontes institucionais: centros, serviços e sistemas de documentação.

- Instrumentos da documentação: tipos de documentos.

- Processos e técnicas: seleção, tratamento (análise, armazenagem e recuperação) e disseminação.

- A normalização e as linguagens documentárias.

- Técnicas de elaboração de descritores, cabeçalhos de assuntos, vocabulário controlado.

- Automação de serviços bibliotecários.

- Principais sistemas de informação automatizados: nacionais e internacionais. Informática: noções básicas.

- Organização e Administração de Bibliotecas:

- Planejamento bibliotecário.

- Processamento Técnico da Informação - classificação: classificação decimal universal: histórico, estrutura.

- Programas de entrada: autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais (legislação e jurisprudência).

- Catalogação descritiva. Indexação e resumos.

- Referências Bibliográficas.

- Referenciação de livros e publicações no todo e em parte (números especiais e suplementos) referenciação de artigos de periódicos.

- Referência: conceituação do serviço de referência.

- Atendimento a pesquisas e consultas.

- Estudo do usuário.

- Técnicas de busca; intercâmbio.

- Utilização de fontes gerais e jurídicas de informação: enciclopédia, dicionários, ementários, bibliografias, diretórios.

- Serviços de alerta e disseminação da informação.

- Consciência Profissional: legislação, ética, organismos de classe.

Auxiliar de Ensino de Educação Infantil

Específico

- Acompanhamento de pessoal: a adaptação do trabalhador.

- Psicologia Familiar: O trabalho com família - orientação e aconselhamento.

- Psicologia escolar: Avaliação, acompanhamento, orientação dos pais e educadores;

- Relação entre a dificuldade escolar e problema emocional.

- Relacionamento interpessoal;

Auxiliar de Serviços Administrativos Escolar

Específico

- O que é Educação,

- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,

- Tendências e concepções pedagógicas da educação brasileira,

- Estatuto da Criança e do Adolescente,

- Parâmetros Curriculares Nacionais,

- Currículo escolar;

- CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL TÍTULO VIII, Capítulo III - Da educação, da cultura e do desporto (arts. 205 a 217),

- Projeto Político Pedagógico.

- Avaliação da aprendizagem,

- O homem enquanto sujeito sócio-histórico,

- Educação Inclusiva.

- Direitos e deveres do funcionário público municipal;

- Fundamentos e técnicas de redação oficial;

- Fundamentos de rotinas inerentes às atividades burocráticas das áreas públicas;

- Organização de documentos;

- Conhecimentos em informática (Internet/Word/Excel).

Fiscal de Obras Específico

- Funções do Fiscal;

- Hierarquia;

- Direitos e deveres do funcionário;

- Comércio ambulante;

- Chefia e Liderança;

- Finalidades da Fiscalização;

- A "Medida";

- A armação;

- A concretagem;

- Redes de água e esgoto;

- Galerias;

- Ferramentas;

- Metragem;

- Cubicagem;

- Recebimento Definitivo;

- Legislação Municipal Específica Obras;

Fiscal de Tributos Específico

- Funções do Fiscal;

- Taxas;

- Tributos;

- Impostos;

- Emolumentos;

- Contribuição de Melhoria;

- Hierarquia;

- Direitos e deveres do funcionário;

- Comércio ambulante;

- Legislação Municipal Específica Tributária;

- Chefia e Liderança;

- Finalidades da Fiscalização;

Técnico em Contabilidade

Específico

- Conceito de Orçamento Público

- Contabilidade Pública

- Lei 4.320/64

- Tipos de Orçamentos

- Princípios Orçamentários

- Elaboração e aprovação do orçamento

- Créditos Orçamentários e Adicionais

- Execução Orçamentária

- Receita Pública e seus Estágios

- Despesa Pública e seus Estágios

- Classificação Institucional, Funcional e Programática

- Plano de Contas da Administração Pública Federal

- Operações Típicas da Administração Pública

- Patrimônio da Entidade Pública;

- Balanços Públicos e Demonstração das Variações Patrimoniais

- Prestação de Contas

- Controle Interno e Externo

- Lei de Responsabilidade Fiscal

Técnico em Enfermagem

Específico

- Noções básicas de anatomia;

- Fisiologia;

- Farmacologia e Microbiologia;

- Fundamentos de Enfermagem;

- Técnicas Básicas de Enfermagem;

- Epidemiologia: bases conceituais, indicadores de saúde, sistema de informação em saúde;

- Vigilância em Saúde,

- Vigilância Sanitária;

- Vigilância Epidemiológica,

- Vigilância Ambiental;

- Modelos Técnico-assistenciais em saúde: origens; determinações econômicas, sociais e

- históricas.

- Organização e administração dos Serviços de Saúde no Brasil - Sistema Único de Saúde: antecedentes históricos, princípios e diretrizes do SUS, diagnóstico de saúde, planejamento estratégico situacional.

Tesoureiro

Específico

- Direito Administrativo, Licitações e Contratos, Administração de Recursos Humanos e Lei de Responsabilidade Fiscal LC 101/2000.

- Teoria e Técnica de Elaboração Orçamentária;

- Contabilidade Financeira e Patrimonial;

- Contabilidade Pública;

- Lei 4.320/64

- Apropriação de bens Independentes da Execução Orçamentária;

- Alienação de bens; Operações no Sistema Compensado;

- Apropriação de Créditos tributários, Lançamentos Tributários; Práticas de Escrituração Contábil, e Análise de Balanço.

NÍVEL FUNDAMENTAL

Agente Auxiliar

Específico

- Protocolo;

- Tramitação e arquivamento de processo e documentos;

- Nomenclatura de atos legais;

- Noções de informática;

Recepcionista Específico

- Qualidade no atendimento ao público;

- Forma de atendimento ao público;

- Princípios de hierarquia;

- Aparência pessoal;

- Noções de protocolo e arquivo;

- índice onomástico;

- Assiduidade;

- Disciplina na execução dos trabalhos;

- Princípios de ética profissional;

- Relações Humanas no trabalho;

- Formas de tratamento;

- Forma de atendimento ao telefone;

- Relações Públicas.

Telefonista

Específico

- Qualidade no atendimento ao público;

- Relacionamento interpessoal;

- Forma de atendimento ao público;

- Postura da telefonista;

- História do telefone;

- DDD - DDI;

- Códigos especiais de serviço telefônico;

- PABX - PBX - KS;

- Telefones de uso público;

- Tarifação das chamadas interurbanas;

- Serviços interativos;

- Discagem direta a cobrar;

- Serviços 0800 e 0300;

- Atendimento simultâneo;

- Consulta e conferência;

- Transferência automática da chamada;

- Conhecimento de teclado;

- Noções elementares do Sistema Operacional do Windows;

- Word, Excel, Access, Internet.

NÍVEL FUNDAMENTAL INCOMPLETO OU ALFABETIZADO

Braçal

Específico

- Noções de limpeza e higiene;

- Destinação do lixo;

- Conhecimentos e uso dos utensílios de trabalho braçal;

- Noções de Hierarquia;

- Pequenos reparos em instalações, mobiliámos e utensílios;

- Varrição de superfícies diversas;

- Conhecimento e uso de ferramentas: enxada, foice, pé de cabra, pá, lima, vassoura, escovão, outros;

- Carregamento e descarregamento de terra, areia e entulhos em caminhões;

- Conservação de ferramentas diversas;

- Carregamento e empilhamento de tijolos, blocos, telhas;

- Uso de carriolas e similares;

- Abertura de valas com utilização de ferramentas manuais;

- Carregamento e descarregamento de objetos como: madeiras, móveis, maquinámos;

- Conhecimento básico de hidráulica e elétrica.

Motorista de Ambulância/Ônibus

Específico

- Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade.

- Composição. Competências. Noções de Direção

- Defensiva; Educação no Trânsito; Uso correto do veículo. Normas gerais de circulação e conduta.

- Sinalização de Trânsito.

- Habilitação: Requisitos, Aprendizagem,

- Exames, Permissão para Dirigir, Categorias.

- Sinalização de Trânsito.

- Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania;

- Noções de mecânica básica de autos; Sistema Nacional do Trânsito.

- Normas Gerais de circulação e Conduta.

- Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados.

- Educação Para o Trânsito.

- Sinalização de Trânsito.

- Operação, da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito.

- Veículos.

- Condução de Escolares.

- Habilitação. Infrações.

- Penalidades e Multas.

- Medidas administrativas.

- Processo Administrativo.

- Crimes de Trânsito

Motorista de veículos em geral

Especifico

- Sistema Nacional de Trânsito: Finalidade.

- Composição. Competências. Noções de Direção

- Defensiva; Educação no Trânsito; Uso correto do veículo. Normas gerais de circulação e conduta.

- Sinalização de Trânsito.

- Habilitação: Requisitos, Aprendizagem,

- Exames, Permissão para Dirigir, Categorias.

- Sinalização de Trânsito.

- Primeiros Socorros; Proteção ao Meio Ambiente; Cidadania;

- Noções de mecânica básica de autos; Sistema Nacional do Trânsito.

- Normas Gerais de circulação e Conduta.

- Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados.

- Educação Para o Trânsito.

- Sinalização de Trânsito.

- Operação, da Fiscalização e do Policiamento Ostensivo de Trânsito.

- Veículos.

- Condução de Escolares.

- Habilitação. Infrações.

- Penalidades e Multas.

- Medidas administrativas.

- Processo Administrativo.

- Crimes de Trânsito

Operador de Máquinas

Especifico

- Legislação específica: Código de Trânsito Brasileiro, seu regulamento e Resoluções do Contran;

- Conhecimento teórico de primeiros socorros, restrito apenas às exigências do Contran ou órgão regulamentador de trânsito;

- Segurança no Trabalho

- Legislação geral.

Servente

Específico

- Noções de limpeza e higiene;

- Destinação do lixo;

- Conhecimentos e uso dos utensílios de trabalho braçal;

- Noções de Hierarquia;

- Pequenos reparos em instalações, mobiliários e utensílios;

- Varrição de superfícies diversas;

- Conhecimento e uso de ferramentas: enxada, foice, pé de cabra, pá, lima, vassoura, escovão, outros;

- Carregamento e descarregamento de terra, areia e entulhos em caminhões;

- Conservação de ferramentas diversas;

- Carregamento e empilhamento de tijolos, blocos, telhas;

- Uso de carriolas e similares;

- Abertura de valas com utilização de ferramentas manuais;

- Carregamento e descarregamento de objetos como: madeiras, móveis, maquinários;

- Conhecimento básico de hidráulica e elétrica.

PORTUGUÊS

Para os cargos de Nível Superior

- Sinais de pontuação;

- Sinônimos, antônimos, homônimos, substantivo, adjetivo, numeral, verbo, advérbio, preposição;

- Crase;

- Complementos verbais e nominais, período composto por coordenação e subordinação;

- Concordância nominal, regência verbal e nominal;

- Análise sintática;

- Termos essenciais da oração;

- Figuras de linguagem, vícios de linguagem, semântica;

- Interpretação de texto.

Para os cargos de Nível Médio

- Sinais de pontuação;

- Sinônimos, antônimos, homônimos, substantivo, adjetivo, numeral, verbo, advérbio, preposição;

- Crase;

- Complementos verbais e nominais, período composto por coordenação e subordinação;

- Concordância nominal, regência verbal e nominal;

- Análise sintática;

- Termos essenciais da oração.

Para os cargos de Nível Fundamental e Fundamental Incompleto ou Alfabetizado

- Encontros vocálicos, encontros consonantais,

- Dígrafo, sílaba;

- Sinais de pontuação;

- Sinônimos, antônimos, homônimos, substantivo, adjetivo, numeral, verbo, advérbio, preposição;

- Discurso direto e indireto;

- Linguagem coloquial e formal;

- Sentido figurado.

CONHECIMENTOS GERAIS

Para os cargos de Nível Superior

- Aspectos históricos, geográficos, políticos, administrativos, econômicos, sociais e atuais do Município, do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

- Aspectos contemporâneos da humanidade, no Brasil e no Mundo.

- Atualidades em nível Local, Regional, Estadual, Nacional e Mundial.

- Constituição de 1988.

- Conjuntos numéricos: Noções básicas, tipos e operações.

- Funções: Função polinomial do 1° e 2° grau, modular, exponencial, logarítmica.

- Equações: 1° e 2° graus, exponencial e logarítmica.

- Polinômios: operações básicas e equações.

- Matrizes e Determinantes.

- Sistemas Lineares: 2, 3 ou mais variáveis.

- Análise Combinatória: fatorial, arranjo, permutação e combinação simples. Binômio de Newton.

- Probabilidade.

- Sucessão ou Sequência: progressões aritméticas e geométricas.

- Trigonometria: trigonometria no triângulo retângulo, num triângulo qualquer e no ciclo. Funções trigonométricas e inversas. Equações e inequações trigonométricas.

- Porcentagem.

- Matemática Comercial e Financeira: juro simples e composto. Desconto simples por dentro e bancário.

- Taxas.

- Geometria: Plana (polígonos regulares e irregulares) e espacial (poliedros em geral). Ângulos. Perímetros. Calculo de área, volume, massa das figuras planas e espaciais. Teoremas de Tales e Pitágoras. Polígonos regulares inscritos e circunscritos em qualquer outro polígono.

- Geometria Analítica: A reta e a circunferência no plano cartesiano.

- Números Complexos: Operações básicas, forma algébrica e trigonométrica.

Para os cargos de Nível Médio

- Aspectos históricos, geográficos, políticos, administrativos, econômicos, sociais e atuais do Município, do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

- Aspectos contemporâneos da humanidade, no Brasil e no Mundo.

- Atualidades em nível Local, Regional, Estadual, Nacional e Mundial.

- Constituição de 1988.

- Conjuntos: noções básicas, tipos e operações;

- Sistema numérico: unidade, dezena, centena e milhar;

- Números naturais (n): propriedades, operações básicas, pares e ímpares, dobro triplo e quádruplo. prova real;

- Expressões numéricas: operações básicas;

- Número ordinal;

- Número romano;

- Divisibilidade: por 10, 100 e 1000;

- Frações: representação, comparação, simplificação e operações básicas;

- Sistema monetário;

- Equações de 1° e 2° grau.

- Medidas de tempo;

Para os cargos de Nível Fundamental e Fundamental Incompleto ou Alfabetizado

- Aspectos históricos, geográficos, políticos, administrativos, econômicos, sociais e atuais do Município, do Estado de Santa Catarina e do Brasil.

- Aspectos contemporâneos da humanidade, no Brasil e no Mundo.

- Atualidades em nível Local, Regional, Estadual, Nacional e Mundial.

- Constituição de 1988.

- Adição, subtração, multiplicação, divisão com números inteiros e fracionários;

- Sistema métrico decimal;

- Divisão proporcional;

- Juros e descontos simples;

- Médias e regra de três;

- Medidas de tempo

- Conjuntos;

- Problemas envolvendo operações;

DAS PROVAS PRÁTICAS

PARA OS CARGOS DE:

Agente Administrativo; Agente Auxiliar; Auxiliar de Biblioteca; Auxiliar de serviços administrativos escolar; Recepcionista; e, Telefonista:

1. A Prova Prática consistirá na digitação, gravação e impressão de um texto alfanumérico, no intervalo de 7 (sete) minutos;

2. O texto será disponibilizado ao candidato no ato da realização da prova, devendo ser digitado no mesmo formato e estética;

3. Deverá ser utilizado o Word como editor de texto;

4. A média é de 600 caracteres;

5. A nota da prova prática será somada à nota da prova escrita objetiva para obtenção da Nota Final, conforme disposto no Item 6.9 deste Edital;

6. Para efeito de classificação ou desclassificação serão avaliados os fatores conforme critérios a seguir:

a) Número de caracteres;

b) Tempo de duração;

c) Número de erros.

FATOR:

CARACTERES DO TEXTO

FATOR: TEMPO TEMPO

FATOR: ERRO

NOTA FINAL da Prova Prática

100%

90%

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

00%

Nota: 7,50

Nota: 6,75

Nota: 6,00

Nota: 5,25

Nota: 4,50

Nota: 3,75

Nota: 3,00

Nota: 2,25

Nota: 1,50

Nota: 0,75

Nota: 0,00

7 minutos

6 minutos

5 minutos

4 minutos

3 minutos

2 minutos

+ 0,00

+ 0,50

+ 1,00

+ 1,50

+ 2,00

+ 2,50

Serão descontados 0,05 pontos por cada erro cometido na digitação.

A+B-C=NF

PARA OS CARGOS DE:

Braçal; Motorista de Ambulância/Ônibus; Motorista de veículos em geral; Operador de máquinas; e Servente:

1. A Prova Prática para esses cargos será a reprodução de atividades onde serão avaliados os conhecimentos e a experiência do candidato na execução dos trabalhos específicos da função. Estas atividades previamente padronizadas darão condição de uma avaliação segura do nível profissional do Candidato.

2. A nota da prova prática será somada à nota da prova escrita objetiva para obtenção da Nota Final, conforme disposto no Item 6.9 deste Edital;

3. Cada cargo terá seu critério de avaliação de acordo com as atribuições exigidas para o exercício do cargo, assim dividido:

3.1. Os campos de BRAGAL e SERVENTE terão a seguinte forma de Prova Prática:

ATIVIDADES

Executar atividades inerentes ao cargo, e a avaliação será feita pelo desempenho do candidato no trabalho que irá executar, dentro das normas técnicas, levando-se em consideração o uso e aproveitamento do equipamento utilizado e economicidade do material.

Duração da prova: de 20 a 30 minutos.

Fatores/critérios a serem avaliados:

I - Habilidades com ferramentas

II - Eficiência/Qualidade

III - Produtividade

IV - Organização na execução dos Trabalhos/Economia do material

V - Técnica/Aptidão

Cada critério terá a pontuação de até 20 pontos - em um total de 100 pontos para todos os critérios, avaliados da seguinte forma:

Item

Discriminação

Nota

1

Não faz

0,0

2

Faz aquém do esperado

6,0

3

Faz dentro do esperado

12,0

4

Faz além do esperado

20,0

Nota Final da prova prática será a soma dos pontos de todos os critérios dividido por 10.

3.2 Os cargos de MOTORISTA DE AMBULÂNCIA/ÔNIBUS; MOTORISTA DE VEÍCULOS EM GERAL; e OPERADOR DE MÁQUINAS terão Prova Pratica de TRAJETO/OPERAÇÃO utilizando-se os seguintes critérios de avaliação:

ATIVIDADES

Executar atividades inerentes ao cargo, e a avaliação será feita pelo desempenho do candidato no trabalho que irá executar, dentro das normas técnicas, levando-se em consideração o seu desempenho no uso do veículo ou máquina utilizado.

Duração da prova: de 10 a 15 minutos.

Fatores/critérios a serem avaliados:

I - Uso correto dos equipamentos de segurança.

II - Uso correto do veículo ou máquina

III - Eficiência/Qualidade

IV - Organização na execução dos Trabalhos

V - Técnica/Aptidão

Cada critério terá a pontuação de até 20 pontos - em um total de 100 pontos para todos os critérios, avaliados da seguinte forma:

Item

Discriminação

Nota

1

Não faz

0,0

2

Faz aquém do esperado

6,0

3

Faz dentro do esperado

12,0

4 Faz além do esperado 20,0

Nota Final da prova prática será a soma dos pontos de todos os critérios dividido por 10.