UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - RS

Notícia:   Salários de até R$ 7.333,67 para Professor na UFPel

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UFPEL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS

EDITAL CGIC Nº 064, DE 07 DE JULHO DE 2011

A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, por meio do Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, torna público o presente Edital de Abertura de Inscrição para provimento de cargo de docente, da carreira do Magistério Superior, conforme Portaria Normativa Interministerial nº 22, de 30/04/2007, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 02/05/2007, Portaria Interministerial nº 224/2007, publicada no DOU de 23/07/2007, Portaria Normativa Interministerial nº 8, de 26/08/2008, publicada no DOU de 27/08/2008, dos Ministérios da Educação e do Planejamento, Orçamento e Gestão, mediante CONCURSO PÚBLICO que será realizado de acordo com as normas vigentes: Decreto nº 6944, de 21/08/2009, Portaria MEC nº 243, de 03/3/2011, e Lei nº 8.112 de 11/12/1990, conforme os dados que seguem.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições para o concurso estarão abertas pelo prazo de vinte e cinco (25) dias, contado a partir da data de publicação deste Edital no Diário Oficial da União, para as classes de Professor Auxiliar e Professor Adjunto, conforme Anexo I.

1.2. Período das inscrições: de 11 de julho a 04 de agosto de 2011.

1.3. As inscrições serão recebidas no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:

a) das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min, no período de 11 a 15 de julho de 2011;

b) das 8h30min às 13h30min, no período de 18 de julho a 04 de agosto de 2011.

1.3.1. A taxa de inscrição, conforme segue, deverá ser recolhida no Banco do Brasil S.A., através de GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU), que poderá ser gerada através do portal da UFPel (www.ufpel.edu.br) e para o seu preenchimento devem ser utilizados os seguintes números: UG 154047, Gestão 15264 e Código do recolhimento 28883-7.

a) Professor Adjunto / Dedicação Exclusiva - R$ 160,00

b) Professor Auxiliar / 40h semanais - R$ 64,00

c) Professor Auxiliar / 20h semanais - R$ 40,00

1.3.2. Poderão requerer isenção da taxa de inscrição, os candidatos que se enquadrem nas disposições do Decreto nº 6593, de 02/10/2008, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Normas para Concursos. Para tanto, deverão preencher o formulário Anexo IV e entregá-lo no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC (Rua Gonçalves Chaves, 3126 - Centro - Pelotas - RS), no período de 11 a 14 de julho de 2011, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min. O CGIC responderá ao requerimento até o dia 29 de julho de 2011, no próprio pedido formalizado pelo candidato.

1.3.3. A taxa de inscrição, uma vez paga, não será restituída em hipótese alguma.

1.4. No ato da inscrição, o candidato apresentará, além de satisfazer outras exigências legais, estatutárias e regimentais, cópia autenticada dos documentos a seguir relacionados ou cópias simples acompanhadas dos respectivos originais:

a) Titulação exigida conforme Anexo I, expedida por instituição de ensino superior nacional reconhecida ou por instituição estrangeira, a qual deverá estar revalidada na data da posse no cargo;

b) Prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

c) Título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

d) Passaporte atualizado, com visto para estrangeiros. No momento da posse, o passaporte deverá ser reapresentado, segundo as normas do Conselho Nacional de Imigração e com visto permanente.

e) Uma (1) fotografia 3x4cm;

f) Cédula de identidade;

g) Recibo de pagamento da taxa de inscrição, conforme subitem 1.3.1;

h) Curriculum Lattes atualizado. Não serão aceitos volumes encadernados ou com espiral, apenas o currículo simplificado, sem os documentos comprobatórios.

1.4.1. Para a inscrição, o candidato não necessitará entregar o comprovante da titulação exigida, conforme parágrafo único do art. 19 do Decreto nº 6944/2009, disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Normas para Concursos

1.4.2. Os documentos comprobatórios do Curriculum Lattes - cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos originais - serão entregues à Comissão Examinadora, impreterivelmente, até o início do sorteio do ponto para a Prova Didática, na sequência da planilha aprovada pela Resolução nº 04, de 02/06/2011, do COCEPE.

1.4.3. A inscrição poderá ser feita pessoalmente ou por procurador legalmente habilitado ou por via postal (SEDEX), desde que a data de postagem esteja dentro do período de inscrições e que a entrega no destino (CGIC) aconteça até o dia 11 de agosto de 2011.

1.4.3.1. A inscrição por via postal, exclusivamente por SEDEX, deverá ser remetida para o endereço: CENTRO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES E CONCURSOS DA UFPEL - Rua Gonçalves Chaves nº 3126 - Pelotas - RS - CEP 96015-560.

1.4.3.2. A inscrição via SEDEX, se efetuada, será por conta e risco do candidato, não se responsabilizando a UFPel por extravios ou outras ocorrências que impeçam a efetiva inscrição do candidato.

1.4.4. Além dos itens listados no subitem 1.4, o candidato deverá entregar a Ficha de Inscrição (Anexo III), em duas (2) vias, preenchida e assinada.

1.5. É vedada a inscrição condicional, via fax e/ou extemporâneas.

1.6. A inscrição implica o conhecimento e a concordância, por parte do candidato, das condições estabelecidas para a realização dos concursos, fixadas nas Normas de Concurso para Professor Assistente - Regimento da UFPel e Resoluções / COCEPE nºs 14, de 22/12/2003 (prova Didática e Escrita) e 04, de 02/06/2011 (julgamento dos Títulos) - e para Professor Auxiliar - Portaria n° 128, de 30/03/1983, do Reitor da UFPel, e as Resoluções /COCEPE n°s 08/89, 010/89, 01/91, 02/91, 14/2003 (Prova Didática e Escrita) e 04/2011 (julgamento dos Títulos) - as quais passam a fazer parte integrante deste Edital e estão disponíveis no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos - Normas para Concursos.

2. DAS PROVAS

2.1. Nos termos do Decreto nº 6944 (art. 19, XIV), de 21/8/2009, o período provável de realização das provas é de 5 a 23 de setembro de 2011.

2.2. O candidato será notificado, sobre a data de realização do concurso, através de correspondência registrada, enviada para o endereço informado na ficha de inscrição.

2.3. A Prova Didática será realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, conforme art. 13, § 3º, do Decreto 6944/2009.

2.4. Os programas das áreas em concurso constam do Anexo II deste Edital.

3. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

3.1. Os pedidos de inscrição serão apreciados pelo Conselho Departamental da Unidade e, uma vez aceitos, deverão ser homologados pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE).

3.2. A homologação das inscrições será publicada no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes e no D.O.U..

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

4.1. A UFPEL divulgará, através do DOU, em Edital, a relação dos candidatos classificados de acordo com a homologação dos resultados pelo COCEPE, conforme disciplina o art. 16 (Anexo II) do Decreto nº 6944/2009.

4.1.1. Os candidatos não classificados no número máximo de aprovados de que trata o Anexo II do Decreto nº 6944/2009, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados no concurso público.

4.1.2. Nenhum dos candidatos empatados na última classificação de aprovados será considerado reprovado, nos termos do art. 16 do Decreto supracitado.

5. DOS RECURSOS

5.1. Serão admitidos recursos relacionados ao processo de homologação das inscrições e/ou resultado final do concurso, no prazo de até dois (2) dias úteis a partir da publicação no DOU dos respectivos editais.

5.2. Os pedidos de recursos deverão ser dirigidos ao COCEPE, através de requerimento devidamente fundamentado, que indique com precisão os itens objeto do pedido.

5.3. Esse requerimento deverá ser entregue exclusivamente no endereço Praça 7 de Julho, 180 - Centro - Pelotas, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Não serão aceitos os recursos interpostos fora do prazo, enviados por via postal, via fax ou meio eletrônico (e-mail), ou em desacordo com este edital, sob pena de serem preliminarmente indeferidos.

6. DO PROVIMENTO DAS VAGAS

6.1. A nomeação na classe de Adjunto e de Auxiliar, nível 1, com a remuneração abaixo especificada, será feita no Regime Jurídico Único, após a publicação dos resultados finais no Diário Oficial da União.

Classe/Reg.Trab.

Venc. Básico

Retribuição por Titulação

Grat. Esp. do Magist. Superior

Total

Prof. Adjunto / DE

R$ 2.318,71

R$ 3.916,88

R$ 1.098,08

R$ 7.333,67

Prof. Auxiliar / 40h

R$ 1.115,02

R$ 135,45

R$ 1.015,31

R$ 2.265,78

Prof. Auxiliar / 20h

R$ 557,51

R$ 109,50

R$ 978,95

R$ 1.645,96

6.1.1. Ao servidor caberá, ainda, o auxílio alimentação no valor de R$ 304,00 (trezentos e quatro reais).

6.2. A posse no cargo, de acordo com o artigo 14 da Lei 8.112/90, ficará condicionada à aprovação em inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico Pericial da UFPEL e ao atendimento das condições constitucionais e legais.

6.3. Ao pessoal do magistério superior são peculiares as seguintes atribuições:

a) as pertinentes a pesquisa, ensino e extensão que, desenvolvidas de forma simultânea e indissociável, visem à aprendizagem, à produção do conhecimento, à ampliação e à transmissão do saber e da cultura, e

b) as relacionadas ao exercício de direção, assessoramento, chefia e coordenação na própria Universidade, além de outras previstas na legislação vigente e determinadas pela administração superior.

6.3.1. Ao assumir o cargo, será exigida disponibilidade de horário, compatível com as necessidades do curso ou programa e do regime de trabalho para o qual fez concurso, podendo a jornada semanal ser cumprida nos turnos diurno e noturno.

6.3.2. O docente submetido ao regime de Dedicação Exclusiva (DE) fica obrigado a prestar 40 horas semanais de trabalho, em dois turnos diários completos, e estará impedido de exercer outra atividade remunerada pública ou privada.

7. DA VALIDADE DO CONCURSO

O concurso será válido por um (1) ano a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais no D.O.U., prorrogável por igual período.

8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1. A Universidade enviará correspondência registrada a cada candidato, quando se fizer necessário, e considerará notificado/avisado o candidato a partir da postagem de correspondência (com Aviso de Recebimento - AR).

8.1.1. Na eventualidade de ser concedido prazo ao candidato, o início da contagem será a partir do recebimento pela UFPel do AR da empresa de Correios, independentemente do sucesso ou frustração da localização efetiva do destinatário.

8.1.2. O candidato é o único responsável pela atualização do registro de seu endereço na UFPel - o que deve ser feito por escrito -, bem como pela disponibilidade de nesse endereço receber correspondências.

8.2. Maiores informações pelo fone: (53) 3222-4060 ou e-mail: cgic@ufpel.edu.br.

8.3. O inteiro teor deste Edital estará disponível no site http://cgic.ufpel.edu.br/wp/, no link Concursos - Concursos Públicos - Concursos Docentes.

Prof. Manoel Luiz Brenner de Moraes
Vice-Reitor no Exercício da Reitoria

ANEXO I - Áreas em Concurso

Unidade /Departamento / Processo

Área / Vagas / Classe/ Regime de Trabalho

Titulação Exigida

Tipos de Provas

FACULDADE DE MEDICINA / Clínica Médica / Processo 23110.004139/2011-41

GASTROENTEROLOGIA / 1 vaga / Professor Auxiliar / 40 horas semanais

Graduação em Medicina, Residência em Clínica Médica (2 anos) e Residência em Gastroenterologia (no mínimo de 2 anos), em serviço reconhecido pelo Ministério da Educação.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE MEDICINA / Materno Infantil / Processo 23110.005135/2011-81

PSIQUIATRIA INFANTIL / 1 vaga / Professor Auxiliar / 20 horas semanais

Residência Médica em Pediatria reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e especialização em Psiquiatria Infantil.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE MEDICINA / Materno Infantil / Processo 23110.005130/2011-58

NEUROLOGIA INFANTIL / 1 vaga / Professor Auxiliar / 20 horas semanais

Residência Médica em Pediatria reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC) e especialização em Neurologia Infantil.

Escrita Didática Títulos

FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL / Ciência e Tecnologia Agroindustrial / Processo 23110.004353/2010-17

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃ O DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL / 1 vaga / Professor Adjunto / Dedicação Exclusiva

Engenheiro Agrônomo, com Doutorado na área de Ciência e/ou Tecnologia e/ou Engenharia de Alimentos ou Agroindustrial, com tese na área de Alimentos de Origem Vegetal

Escrita Didática Títulos

INSTITUTO DE BIOLOGIA / Zoologia e Genética Processo 23110.004997/2011-96

GENÉTICA ANIMAL / 1 vaga / Professor Adjunto / Dedicação Exclusiva

Doutorado em Genética com tese defendida na área de Genética Animal de acordo com a área de conhecimento do CNPq

Escrita Didática Títulos

ANEXO II - Programas

Área de Conhecimento: GASTROENTEROLOGIA

Programa:

1.Dor Abdominal

2.Síndrome Pilórica e Ulcerosa

3.Cirrose Hepática

4.Provas de Função Hepática

5.Hemorragia Digestiva

6.Hepatites - Marcadores Virais

7.Tumores do Tubo Digestivo

8.Pancrestites

9.Colecistopatias

10.Doença Inflamatória Intestinal

11.Doença do Refluxo Gastroesofágico

12.Doença Celíaca

13.Síndrome do Intestino Irritável

14.Doença Diverticular dos Cólons

15.Dispepsia Funcional 16.Helicobacter Pylori

Área de Conhecimento: CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Programa:

1.Objetivos, causas e consequências da agroindustrialização.

2.Composição e funções dos alimentos.

3.Alterações em alimentos.

4.Métodos físicos de processamento e conservação de alimentos.

5.Métodos químicos de processamento e conservação de alimentos.

6.Métodos biológicos de processamento e conservação de alimentos.

7.Métodos mecânicos de processamento e conservação de alimentos.

8.Propriedades funcionais em alimentos.

9.Metabolismo primário e secundário vegetal na qualidade de alimentos.

10.Biologia celular aplicada à ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal.

11.Biologia molecular aplicada à ciência e tecnologia de produtos de origem vegetal.

12.Metabolômica aplicada à qualidade de alimentos.

13.Métodos de avaliação da qualidade de alimentos.

Bibliografia:

O candidato deverá buscar a bibliografia atualizada na área do concurso.

Área de Conhecimento: GENÉTICA ANIMAL

Programa:

1.Fluxo da informação gênica e base molecular da mutação.

2,. Organização de genes e genomas.

3. Equilibrio de Hardy-Weinberg e fatores que alteram este equilíbrio.

4. Herança quantitativa.

5. Poligenes e mutação poligênica.

6.Ligação e recombinação com aplicações no mapeamento gênico.

7. Evolução: Mecanismos de mudança evolutiva.

8. Mecanismos e tipos de especiação.

9. Análise da diversidade genética.

10. Estruturas e variação cromossômica.

Bibliografia:

Alberts, B, Johnson, A, Lewis, J, Raff, M, Roberts, K e Walter, P. Molecular Biology of the Cell, Garland Science, New York, 2008. 1.268 p.

De Robertis, EDP. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2003. 413p.

Hartl, DL e Clark, AG. Princípios de genética de populações. 4ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2010. 660p.

Frankham, R, Ballou, DJ e Briscoe, DA. Fundamentos de Genética da Conservação. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2008. 259p.

Freeman, S e Herron, JC. Análise Evolutiva, 4ª edição, Porto Alegre: Artmed, 2009. 848p.

Futuyma, DJ. Biologia Evolutiva. 2ª edição. Ribeirão Preto: FUNPEC, 1997.631p.

Futuyma, DJ. Evolution. Sunderland: Sinauer Associates, 2005. 763p.

Griffiths, AJF et al. Introdução à Genética. 9ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.749p.

Lewin, B. Genes VII. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001. 955p.

Matioli, SR. Biologia Molecular e Evolução. 2ª edição. Ribeirão Preto: Holos, 2008. 202p.

Ridley, M. Evolução. 3ª edição. Porto Alegre: Artmed, 2006.752p.

Snustad, DP e Simmons, MJ. Fundamentos da Genética. 4ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 992p.

Zaha, A. Biologia Molecular Básica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003. 421p.

Área de Conhecimento: PSIQUIATRIA INFANTIL

Programa:

1.Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

2.Os transtornos psiquiátricos da infância a luz do DSM-V.

3. Esquizofrenia de início precoce.

4.Abuso de substâncias na adolescência.

5.Transtornos da aprendizagem.

6.Transtornos do espectro autista.

7.Avaliação, exame e testagem psicológica em crianças e adolescentes.

8.Teorias e técnicas psicoterapêuticas.

9.Transtornos de comportamento disruptivo.

10.Origens desenvolvimentais dos transtornos mentais.

Área de Conhecimento: NEUROLOGIA INFANTIL

Programa:

1.Epilepsia refratária e cirurgia da epilepsia na infância.

2.Transtornos da aprendizagem.

3.Transtornos do espectro autista.

4.Convulsão febril.

5.Tumores no sistema nervoso em crianças.

6.Cefaléias.

7.Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor.

8.Epilepsias na infância.

9.Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

10. O exame por imagem do sistema nervoso central da criança.

ANEXO III - Ficha de Inscrição (preencher em 2 vias)

FICHA DE INSCRIÇÃO Nº:_____________________

Doc. Identidade nº:___________________________________ CPF:____________________________

NOME:____________________________________________________________________________

FILIAÇÃO: Pai -____________________________________________________________________

Mãe -_____________________________________________________________________________

Data de Nascimento:________________________________ Estado Civil:________________________

Naturalidade:______________________________________ Nacionalidade:______________________

Endereço:___________________________________________________________ Nº:____________

Complemento:______________________________ Bairro:___________________________________

Cidade:__________________________________________ Estado: ______ CEP:_________________

Telefone:________________________________________ Celular:____________________________

E-mail:____________________________________________________________________________

Candidato ao cargo de:________________________________________________________________

Área:_____________________________________________________________________________

Processo UFPel nº 23110. ____________/______ - _____

Observação: Tendo em vista que a UFPEL notificará os candidatos através de via postal, solicitamos a atenção ao preencher os campos referentes ao endereço.

Data: _____ de __________ de 2011.

_______________________________________
Assinatura do Candidato

Recebimento pelo CGIC/UFPel:________________________

ANEXO IV

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE PAGAMENTO DE TAXA DE INSCRIÇÃO
(Preencher em 2 vias e anexar cópia simples do documento de identidade e do CPF)

Ao

Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos - CGIC

UFPel

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

NOME COMPLETO DO CANDIDATO:

DATA DE NASCIMENTO: ______/______/______

ENDEREÇO RESIDENCIAL: Cidade:

UF:

CEP:

TELEFONE:

NIS (formato c/11 algarismos):

CPF:

CARTEIRA DE IDENTIDADE
nº Órgão Expedidor:

Data de Expedição: _____/____/_____

NOME COMPLETO DA MÃE:

Eu, acima identificado, venho requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição do Concurso Público regido pelo Edital CGIC nº 064/2011, nos termos do Decreto nº 6593, de 02/10/2008.

Para tanto, declaro estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com o Número de Identificação Social - NIS acima especificado e que atendo à condição de membro de família de baixa renda de que trata o Decreto nº 6135/2007.

Declaro, ainda, estar ciente de que as informações, que estou prestando, são de minha inteira responsabilidade e que, no caso de declaração falsa, estarei sujeito às sanções previstas em lei, aplicando-se, ainda, o disposto no parágrafo único do art. 10 do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

Pelotas, _____ de ________________ de 2011.

_______________________________________
Assinatura do Candidato

Recebimento pelo CGIC/UFPel:_________________________