UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - PA

Notícia:   Salários de até 2,9 mil para vagas técnico-administrativo da Ufopa - PA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UFOPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

EDITAL UFOPA, Nº 001, DE 03 DE ABRIL DE 2012

O Reitor Pro Tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará, no uso de suas atribuições legais e considerando o disposto no Decreto n° 7.232, de 19 de julho de 2010 e na Portaria Interministerial n° 440, de 17 de outubro de 2011, em conformidade com as Leis n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990, n° 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e com o Decreto n° 6.944, de 21 de agosto de 2009, bem como mediante as condições estabelecidas neste edital, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para a realização de concurso público para o provimento de cargos da carreira de Técnico Administrativo em Educação para o quadro de pessoal da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso destina-se a preencher vagas para cargos de níveis de classificação D e E da carreira de Técnico Administrativo em Educação para o quadro permanente da UFOPA, com sede e foro na cidade de Santarém - Pará.

1.2 O concurso será regido por este edital, pelos dispositivos legais citados em seu preâmbulo, e pela legislação vigente aplicável, e será executado pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (CEPS/UFPA).

1.3 O concurso será realizado no município de Santarém/PA.

1.4 A Universidade Federal do Oeste do Pará e o Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS/UFPA) são responsáveis pela coordenação e publicação do edital e de outros editais e avisos deste concurso, ficando as nomeações dos candidatos aprovados a cargo da UFOPA.

1.5 Os vencimentos básicos dos cargos de níveis de classificação D e E são, respectivamente, de R$ 1.821,94 (mil, oitocentos e vinte e um reais e noventa e quatro centavos) e de R$ 2.989,33 (dois mil, novecentos e oitenta e nove reais e trinta e três centavos).

1.6 A jornada de trabalho será de 40 (quarenta) horas semanais, em conformidade com o disposto no art. 19. da Lei n° 8.112/1990, com a redação dada pela Lei n° 8.270/1991, regulamentado pelo Decreto n° 1.590/1995, alterado pelo Decreto n° 4.836/2003, salvo quando houver legislação que estabeleça jornada diversa em virtude de especificação do cargo, quando os ervidor poderá fazer opção com a redução proporcional dos vencimentos, podendo ser cumprida nos turnos diurno ou noturno, de acordo com as necessidades institucionais e o interesse público, devidamente oficializado pela instituição.

1.7 Os requisitos básicos para investidura nos cargos ofertados e a descrição sumária das atividades encontram-se fixados no Anexo I deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

1.8 Os conteúdos programáticos das provas para todos os cargos encontram-se discriminados no Anexo II deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

1.9 Os cargos disponíveis e o número de vagas ofertadas, constam nos quadros 1 e 2, a seguir:

QUADRO 1 - Cargos de Nível de Classificação D

Cargos

Vagas

Vagas reservadas para portadores de deficiência

Assistente Administrativo

13

1

Técnico em Laboratório - área: Geologia

1

-

Técnico em Laboratório - área: Hidrologia

1

-

Técnico em Laboratório - área: Mineração

1

-

Técnico em Laboratório - área: Agroindústria

1

-

Técnico em Laboratório - área: Química

1

-

QUADRO 2 - Cargos de Nível de Classificação E

Cargos

Vagas

Vagas reservadas para portadores de deficiência

Arquivista

1

-

Auditor

1

-

Contador2-
Economista1-
Enfermeiro do Trabalho1-
Engenheiro - área: Eletricista2-
Engenheiro - área: Mecânica1-
Engenheiro - área: Florestal1-
Engenheiro - área: Eletroeletrônica1-
Engenheiro de Segurança do Trabalho1-
Estatístico1-
Farmacêutico - Bioquímico1-
Fisioterapeuta1-
Médico - área: Trabalho1-
Publicitário1-
Revisor de Texto1-
Secretário Executivo3-
Técnico em Assuntos Educacionais4-

2 DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

2.1 Da isenção da taxa de inscrição

2.1.1 O candidato pleiteante à isenção da taxa de inscrição deverá realizar sua inscrição por meio do formulário disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, das 14:00 horas do dia 09 de abril até as 18:00 horas do dia 13 de abril de 2012, observado o horário de Santarém - PA.

2.1.2 O boleto bancário deverá ser impresso para comprovar a solicitação de inscrição.

2.1.3 Poderá requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição, de acordo com o Decreto n°. 6.593, de 2 de outubro de 2008, o candidato que estiver inscrito no CadÚnico, de que trata o Decreto n.° 6.135, de 26 de junho de 2007, indicando o Número de Identificação Social (NIS) no formulário de inscrição.

2.1.4 A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do CEPS, deverá consultar o órgão gestor do CadÚnico, a fim de verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato. A declaração falsa sujeitará o candidato às sanções previstas em Lei, aplicando-se, ainda, o disposto no art. 10, parágrafo único do Decreto nº 83.936, de 6 de setembro de 1979.

2.1.5 As informações prestadas serão de inteira responsabilidade do candidato.

2.1.6 A consulta referente aos resultados dos pedidos de isenção estará disponível para os candidatos a partir do dia 20 de abril de 2012, via Internet, no endereço www.ceps.ufpa.br.

2.1.7 O candidato que pleitear isenção do pagamento da taxa de inscrição e não obtiver a concessão do benefício, para participar do processo seletivo, deverá pagar a taxa de inscrição até o dia 27 de abril de 2012.

2.2 Da inscrição

2.2.1 As inscrições serão realizadas, via Internet, no período das 14:00 horas do dia 09 de abril de 2012 até as 18:00 horas do dia 26 de abril de 2012, observado o horário de Santarém/PA, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

2.2.2 Não serão admitidas inscrições via fax e/ou correio eletrônico, ou fora do prazo determinado.

2.2.3 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital.

2.2.4 Os candidatos deverão acessar o endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br e seguir rigorosamente todas as instruções ali contidas. Neste endereço, os candidatos encontrarão o edital do concurso e seus anexos, além do formulário de inscrição e do boleto bancário em forma de arquivo eletrônico para impressão.

2.2.5 O formulário de inscrição deverá ser preenchido integralmente, de modo que nele constem informações exatas, sob pena de cancelamento da inscrição.

2.2.6 O candidato só poderá inscrever-se para um único cargo, de acordo com o disposto nos quadros 1 e 2 do subitem 1.9 deste edital.

2.2.7 Após a efetivação da inscrição, serão permitidas alterações somente de dados cadastrais, se justificadamente indispensáveis.

2.2.8 É de inteira responsabilidade do candidato a confirmação da sua inscrição. O CEPS e a UFOPA se eximem de qualquer responsabilidade sobre as inscrições não recebidas tempestivamente por motivo de falha técnica de computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.2.9 A qualquer tempo poderá haver anulação da inscrição, das provas, da nomeação e da posse do candidato, se for constatada falsidade em qualquer declaração e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.3 Do pagamento da taxa

2.3.1 O pagamento da taxa de inscrição, por meio do boleto bancário, deverá ser feito até o dia 27 de abril de 2012.

2.3.2 O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível de classificação D será de R$ 75,00 (setenta e cinco reais), e de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) para os cargos de nível de classificação E.

2.3.3 As inscrições somente serão confirmadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição.

2.3.4 Não haverá devolução da taxa de inscrição, salvo em caso de cancelamento do concurso, cabendo a responsabilidade da devolução ao CEPS e à UFOPA.

2.4 Dos candidatos portadores de deficiência

2.4.1 Ao candidato portador de deficiência, amparado pelo disposto no Decreto n° 3.298, de 20 de dezembro de 1999, fica assegurado o direito de inscrever-se em concurso público, em igualdade de condições com os demais candidatos, para provimento de cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.

2.4.2 Do total de vagas destinadas a cada cargo e das que vagarem ou vierem a serem criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% (cinco por cento) serão providos na forma do art. 5°, § 2°, da Lei n° 8.112/1990, Decreto 6944/2009 e do Decreto nº 3.298/99, com as alterações introduzidas pelo Decreto nº 5.296/2004.

2.4.3 Caso a aplicação do percentual de que trata o item anterior resulte em número fracionado, esse deverá ser convertido no primeiro número inteiro subsequente, desde que esse número não ultrapasse o valor de 20% (vinte por cento) das vagas ofertadas, nos termos do art. 5º, § 2º, da Lei nº 8.112/90.

2.4.4 Não se aplica a reserva de vagas de que trata o subitem 2.4.2 deste edital aos cargos para os quais o número de vagas seja inferior a 5 (cinco).

2.4.5 O candidato portador de deficiência deverá informar, no ato da inscrição, o tipo de atendimento compatível com a sua deficiência, para a realização das provas.

2.4.6 O candidato que necessitar de prova ampliada, prova em braile, dosvox e/ou tempo adicional para a realização das provas deverá requerê-lo (modelo de requerimento disponível no endereço www.ceps.ufpa.br), acompanhado de laudo médico emitido por especialista da área de sua necessidade, conforme dispõe o Decreto nº 3.298/1999, no período de 09 a 20 de abril de 2012, horário das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, exceto sábado e domingo, na Secretaria da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará, Av. Marechal Rondon, s/n, bairro Caranazal, CEP 68040-070, ou Secretaria do CEPS/UFPA, ou enviado via SEDEX para o endereço: Cidade Universitária "Prof José da Silveira Netto", Avenida Augusto Corrêa nº 1, bairro do Guamá, CEP 66075- 110, Belém-Pará.

2.4.7 O laudo médico apresentado terá validade somente para este concurso e não será devolvido ao candidato.

2.4.8 O candidato portador de deficiência que não informar, no formulário de inscrição, a sua condição estará sujeito a não receber tratamento especial no dia de realização da prova.

2.4.9 Os candidatos com deficiência participarão do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere a conteúdo, avaliação, data, horário e local de realização das provas.

2.4.10 O candidato aprovado será convocado a comparecer à perícia médica munido de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de necessidade especial em que se enquadra, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como às prováveis causas da deficiência. Somente serão consideradas como pessoas com deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias constantes no art. 4° do Decreto n° 3.298/1999, com as alterações do Decreto n° 5.296/2004.

2.4.11 A não observância ao disposto no subitem 2.4.9 deste edital, no que se refere a conteúdo, avaliação, data, horário e local de realização das provas ou a reprovação na perícia médica implicará a perda do direito à vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.

2.4.12 Caso a Junta Médica Oficial da UFOPA reconheça a incompatibilidade entre a necessidade especial e o cargo a ser ocupado, o candidato não será considerado apto à nomeação.

2.4.13 A publicação do resultado final do concurso será feita em duas listagens. A primeira, com a classificação de todos os candidatos; a segunda, somente com a classificação dos candidatos portadores de deficiência.

2.4.14 As vagas destinadas a pessoas portadoras de deficiência que não forem providas por falta de candidatos, por reprovação no concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem de classificação para os cargos pertinentes.

2.4.15 A não observância, pelo candidato, de qualquer das disposições dos subitens correlatos anteriores implicará a perda do direito de ser nomeado para as vagas reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

2.4.16 Após a investidura no cargo, a deficiência do candidato não poderá ser arguida para justificar a concessão de aposentadoria, na forma da legislação vigente.

2.5 Da impressão do cartão de inscrição

2.5.1 Os candidatos deverão imprimir o cartão de inscrição, que estará disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, a partir de 14:00 horas do dia 06 de maio de 2012, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.

2.5.2 No cartão de inscrição constarão a data de nascimento e o número do documento de identificação do candidato, bem como o local e a data de realização das provas.

2.5.3 No dia das provas o cartão de inscrição deverá ser apresentado pelo candidato no local onde as mesmas serão realizadas.

3 DAS PROVAS

3.1 Os candidatos aos cargos de nível de classificação D e E farão provas, de caráter eliminatório e classificatório, conforme os quadros 3, 4 e 5, a seguir.

QUADRO 3: Provas para cargos de níveis de classificação D (Assistente Administrativo, Técnico em Laboratório - Áreas: Geologia, Hidrologia, Mineração, Agroindústria e Química.

Prova

Tipo

Número de questões

Pontos por questão

Total de pontos

Caráter

Língua Portuguesa

Objetiva

5

2

10

Eliminatório e classificatório

Noções de Informática

5

2

10

Legislação

5

2

10

Conhecimentos específicos

15

2

30

Redação

Dissertativa

-

-

10

Eliminatório e classificatório

Total

30

 

70

QUADRO 4: Provas para os cargos de níveis de classificação E (Arquivista, Auditor, Contador, Economista, Estatístico, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro - Áreas: Eletricista, Mecânica, Florestal e Eletroeletrônica, Farmacêutico - Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico área: Trabalho, Publicitário, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais)

Prova

Tipo

Número de questões

Pontos por questão

Total de pontos

Caráter

Língua Portuguesa

Objetiva

5

2

10

Eliminatório e classificatório

Noções de Informática

5

2

10

Legislação

5

2

10

Conhecimentos específicos

15

2

30

Redação

Dissertativa

-

-

10

Eliminatório e classificatório

Total

30

 

70

QUADRO 5: Provas para os cargos de níveis de classificação E (Revisor de Texto)

Prova

Tipo

Número de questões

Pontos por questão

Total de pontos

Caráter

Noções de Informática

Objetiva

5

2

10

Eliminatório e classificatório

Legislação

5

2

10

Conhecimentos específicos

20

2

40

Redação

Dissertativa

-

-

10

Eliminatório e classificatório

Total

30

 

70

3.4 As provas serão realizadas no município de Santarém/PA, no dia 13 de maio de 2012, das 8:00 às 12:00 horas, observado o horário de Santarém/PA.

3.5 No dia da prova, além do cartão de inscrição, será obrigatória a apresentação de documento original de identidade do candidato, conforme descrito no subitem 11.6 deste edital.

3.6 As provas para os cargos de níveis de classificação D e E consistirão em prova objetiva e prova de redação.

3.7 O gabarito da prova objetiva será divulgado até 48 horas após a realização da prova; e a grade de correção da prova de redação será divulgada a partir do dia 24 de maio de 2012, no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

3.8 No ato da prova os candidatos receberão um Boletim de Questões contendo a prova objetiva e a prova de redação, um cartão-resposta para marcação das respostas da prova objetiva e um formulário de redação destinado ao texto definitivo da prova de redação.

3.9 Ao terminar a prova, o candidato deverá devolver, ao fiscal de sala, todo o material citado no subitem anterior.

3.10 Da prova objetiva

3.10.1 A prova objetiva, para todos os níveis de classificação, consistirá em 30 (trinta) questões de múltipla escolha e valerá 60 (sessenta) pontos.

3.10.2 Para cada questão da prova objetiva haverá cinco alternativas de resposta, identificadas por (A), (B), (C), (D) e (E). Apenas uma responde corretamente à questão.

3.10.3 Os candidatos deverão assinalar as respostas da prova objetiva no cartão-resposta com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

3.10.4 O preenchimento do cartão-resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas nele contidas.

3.10.5 No cartão-resposta não serão computadas as questões cujas alternativas estiverem sem marcação, com mais de uma alternativa marcada, ou com o uso de corretivo.

3.10.6 Depois de entregue pelo fiscal de sala, o cartão-resposta é de inteira responsabilidade do candidato e não deverá ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou danificado de qualquer modo, sob pena de o candidato arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica. O cartão-resposta só será substituído se nele for constatada falha de impressão.

3.10.7 O cartão-resposta será o único documento considerado para a correção da prova objetiva. O boletim de questões não valerá, sob hipótese alguma, para efeito da correção.

3.10.8 Não será permitido que a marcação do cartão-resposta seja feita por outras pessoas, salvo se formalmente autorizado, no caso de candidato inscrito de acordo com o que trata o subitem 2.4 deste edital, desde que a necessidade especial do candidato o impossibilite de fazer a marcação.

3.11 Da prova de redação

3.11.1 A prova de redação, para todos os níveis de classificação, valerá dez (10) pontos e consistirá na elaboração de texto com, no mínimo, 20 (vinte) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas, com letra legível, em que serão avaliadas: fidelidade ao tema, objetividade, clareza, sequência lógica de pensamento e utilização correta das normas gramaticais.

3.11.2 Os candidatos deverão escrever o texto definitivo no formulário de redação, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

3.11.3 Os critérios de avaliação da prova de redação, com as respectivas pontuações, encontram-se no Anexo III deste edital, disponível no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

3.11.4 Só serão corrigidas as redações dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 50 % (cinquenta por cento) de acerto na prova objetiva, o que corresponde a 15 (quinze) questões.

3.11.5 O formulário de redação será o único documento considerado para a correção da prova de redação. O rascunho contido no boletim de questões não valerá, sob hipótese alguma, para efeito da correção pela banca examinadora.

3.11.6 O formulário de redação será desidentificado, de forma que impeça a identificação do candidato pela banca examinadora, garantindo assim o sigilo e a imparcialidade do julgamento.

3.11.7 O formulário de redação não deverá ser assinado, rubricado, nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique o candidato, sob pena de anulação da prova de redação.

3.11.8 Depois de entregue pelo fiscal de sala, o formulário de redação é de inteira responsabilidade do candidato e não deverá ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou danificado de qualquer modo. O formulário de redação só será substituído se contiver falha de impressão.

4 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1 As provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico.

4.2 A prova de redação será corrigida por, no mínimo, dois examinadores.

4.3 Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 30 (trinta) pontos na prova objetiva e (5) cinco pontos na prova de redação.

4.4 Os candidatos aprovados serão classificados obedecendo à ordem decrescente da pontuação final.

4.5 A pontuação final do candidato será obtida por meio da somatória das notas de cada prova.

5 DOS CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO

5.1 Será eliminado do concurso o candidato que:

5.1.1 Não obtiver o mínimo de 30 (trinta) pontos na prova objetiva, o que equivale a 15 (quinze) acertos.

5.1.2 Não obtiver o mínimo de 5 (cinco) pontos na prova de redação.

5.1.3 Não comparecer ao local da prova ou não se apresentar ao concurso no horário estabelecido, qualquer que seja o motivo determinante da ausência ou do atraso.

5.1.4 For surpreendido, durante a realização das provas, em comunicação com outro candidato ou pessoa estranha ao concurso.

5.1.5 Utilizar-se de qualquer expediente fraudulento, como manuscritos, livros, calculadora, agendas telefônicas, telefones celulares ou qualquer outro material informativo ou eletrônico que não esteja expressamente permitido neste edital.

5.1.6 Desrespeitar os membros da Comissão do Concurso ou da Equipe de Fiscalização.

5.1.7 Recusar-se a entregar o material da prova ao término do tempo destinado para a sua realização.

5.1.8 Sair da sala, durante a realização da prova, sem autorização e sem o acompanhamento do fiscal.

5.1.9 Sair da sala levando qualquer um dos materiais que compõem a prova.

6 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.1 Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá, sucessivamente, aos seguintes critérios:

I. idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, até o último dia de inscrição no concurso, conforme previsto no artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741/2003;

II. maior número de pontos nas questões de conhecimentos específicos;

III. maior número de pontos na prova de redação;

6.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade cronológica.

7 DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

7.1 Serão aceitos recursos no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após as seguintes etapas:

a) publicação do edital do concurso;

b) publicação do gabarito oficial da Prova Objetiva;

c) publicação do resultado final do concurso.

7.2 Os recursos deverão ser protocolados no Protocolo Geral da UFOPA, localizado no Prédio da Reitoria, Rua Vera Paz, s/nº, Campus Tapajós, Bairro do Salé, CEP 68035-110, Santarém/PA, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou na Secretaria do CEPS/UFPA, ou enviado via SEDEX para o endereço: Cidade Universitária "Prof José da Silveira Netto", Avenida Augusto Corrêa nº 1, bairro do Guamá, CEP 66075-110, Belém-Pará.

7.3 Não serão aceitos recursos via fax nem por correio eletrônico.

7.4 Não serão aceitos pedidos de revisão da decisão que indeferir o recurso.

7.5 A Comissão Organizadora do Concurso constitui a primeira instância para recurso.

8 DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

8.1 O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br, obedecida a classificação nas provas em ordem decrescente de pontuação, em conformidade com o que dispõe o Decreto nº 6.944/2009 e seu Anexo II.

9 DO PRAZO DE VALIDADE DO CONCURSO

9.1 O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, prorrogável a critério da Instituição, por igual período, conforme previsto no inciso III do art. 37 da Constituição Federal.

10 DOS REQUISITOS PARA A INVESTIDURA NOS CARGOS

10.1 Ser aprovado no concurso e possuir, na data da posse, os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme estabelecido neste edital e no parágrafo único do art. 1° do Decreto n° 6.944/2009.

10.2 Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

10.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

10.4 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo; no caso dos candidatos portadores de deficiência, ter a deficiência apurada pela Junta Médica Oficial da UFOPA.

10.5 Apresentar, no ato da posse, originais, juntamente com fotocópias, dos documentos que comprovem escolaridade exigida para o cargo, conforme disposto no edital, além de outros que se fizerem necessários para investidura no cargo.

10.6 Apresentar declaração de bens e valores e de que não possui vínculo empregatício com o serviço público, salvo dentro do permissivo constitucional, com opção de vencimentos, se couber.

11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas do concurso contidas neste edital e em outros que forem publicados.

11.2 Este edital e seus anexos encontram-se disponíveis no endereço eletrônico www.ceps.ufpa.br.

11.3 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar todos os atos, editais e comunicados referentes a este concurso público que sejam publicados no Diário Oficial da União e/ou divulgados no site do CEPS.

11.4 Não é dever da UFOPA fornecer, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a ser divulgados na forma do subitem 11.2 deste edital. início, munido do comprovante de inscrição, de documento original de identidade e de caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

11.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu

11.6 Serão considerados documentos de identidade os documentos oficiais, idôneos, com foto de seu portador, tais como: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; carteira nacional de habilitação (somente modelo com foto).

11.7 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

11.8 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do documento.

11.9 O candidato, em caráter excepcional, poderá realizar a prova em hospital na cidade em que está sendo realizado o concurso. Para tanto, o candidato deve apresentar o atestado fornecido por médico, com o respectivo CRM e com o CID (Código Internacional de Doenças), juntamente com seu cartão de inscrição e documento de identidade com foto, na Secretaria da Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará, Av. Marechal Rondon, s/n, bairro Caranazal, CEP 68040-070, até a véspera da prova ou até duas horas antes do início da prova, no local onde deveria fazê-la, com a apresentação do respectivo documento ao Coordenador do Concurso para comprovar a impossibilidade de comparecimento.

11.10 As provas serão realizadas sem consulta a qualquer material.

11.11 Os portões serão fechados pontualmente às 8:00 horas, observado o horário de Santarém, não sendo permitido o ingresso de candidatos retardatários.

11.12 O candidato só poderá ausentar-se do local de realização da prova, se necessário, após uma hora do seu início.

11.13 A não observância do subitem anterior acarretará a não correção das provas e, consequentemente, a eliminação do candidato do concurso.

11.14 Durante a permanência na sala de realização da prova, não é permitido ao candidato portar e utilizar calculadora, agenda telefônica, telefone celular, BIP, ponto eletrônico, rádio, MP3, MP4, walkman, gravador, transmissor ou receptor de voz ou sinal eletrônico e qualquer outro utensílio eletrônico. Por essa razão, antes do início da prova, esses equipamentos deverão ser desligados e acondicionados em envelopes próprios e individuais que permanecerão fechados, não podendo o candidato abri-los antes de sair da sala de realização da prova.

11.15 Não será permitido, sob nenhum pretexto ou argumento, o ingresso ao local das provas de candidatos portando armas, brancas ou de fogo. O candidato que estiver armado será encaminhado à Coordenação do Concurso, para as providências previstas pela logística.

11.16 O candidato autorizado a se retirar da sala de realização da prova para ir ao banheiro, será necessariamente acompanhado por um fiscal itinerante e passará por um detector de metais. Portanto, não será permitido ao candidato entrar no banheiro portando qualquer utensílio eletrônico, bem como papéis, cadernetas, envelopes, bolsas, pastas e similares.

11.17 Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos ou a utilização de qualquer material de consulta.

11.18 O candidato deverá manter seu endereço atualizado junto ao CEPS, enquanto estiver participando do concurso, e junto à Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) da UFOPA, se aprovado. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de seu endereço.

11.19 A UFOPA reserva-se o direito de proceder às nomeações, segundo a ordem decrescente da classificação final, dentro do número de vagas oferecido para cada cargo, dentro do prazo de validade do concurso, de acordo com a disponibilidade orçamentária e o número de vagas existentes, dentro do número permitido em legislação vigente.

11.20 Na inexistência de candidatos aprovados ou inscritos para qualquer um dos cargos disponibilizados, ou se não houver candidatos aprovados em número suficiente para preenchimento das vagas previstas neste edital, a UFOPA poderá nomear candidatos classificados em concursos congêneres realizados por outras instituições federais de ensino, desde que esses concursos estejam dentro do prazo de validade, ou ainda, remanejar candidatos classificados para localidades diversas à escolhida no ato da inscrição.

11.21 A UFOPA poderá autorizar o aproveitamento de candidatos aprovados, mas não classificados, no número de vagas previsto neste edital, na ordem de classificação, para ser nomeados, no interesse de outras Instituições Federais de Ensino, em acordo com a Decisão nº 212/1998 TCU - Plenário e Acórdão TCU No. 569/2006 - Plenário.

11.22 A UFOPA poderá proceder a nova distribuição de vagas, nomeando candidatos aprovados com lotação para os campi de Oriximiná, Monte Alegre, Itaituba, Alenquer, Óbidos e Juruti.

11.23. Não será permitida a acumulação remunerada de cargos e empregos públicos, exceto nas hipóteses previstas no inciso XVI do artigo 37 da Constituição Federal.

11.24 Após nomeação, posse e exercício, o servidor cumprirá estágio probatório de 3 (três) anos, nos termos da legislação vigente.

11.25 O candidato nomeado para os cargos deste concurso deverá permanecer na localidade para a qual foi nomeado, não sendo apreciados pedidos de remoção, redistribuição, cessão ou qualquer outro tipo de deslocamento, que não sejam do interesse da Administração, antes de decorridos, no mínimo, 3 (três) anos de efetivo exercício no cargo e no local de lotação.

11.26 Os itens deste edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto o concurso não for realizado, circunstâncias que serão mencionadas em edital ou aviso a ser publicado.

11.27 Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão do Concurso e pelo Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (CEPS/UFPA), no que couber a cada um, na fase do concurso, ou pelas instâncias da UFOPA, após a sua realização.

José Seixas Lourenço Reitor

ANEXO I

DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA E DESCRIÇÃO DOS CARGOS

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO D

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo.

Descrição sumária do cargo:

Dar suporte administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGO TÉCNICO DE LABORATÓRIO - ÁREA:

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Ensino Médio Profissionalizante ou Médio Completo + Curso Técnico na área.

- Geologia

- Mineração

- Hidrologia

- Agroindústria

- Química

Descrição sumária do cargo:

Executar trabalhos técnicos de laboratório relacionados com a área de atuação, realizando ou orientando coleta, análise e registros de material e substâncias através de métodos específicos. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO E

ARQUIVISTA

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o curso superior de graduação em Arquivologia e registro no Conselho competente, conforme a Lei n° 6.546, de 04 de julho de 1978 e Decreto n° 82.590, de 6 de novembro de 1985 regulamentam a profissão de Arquivista. Descrição sumária do cargo:

Organizar documentação de arquivos institucionais e pessoais, criar projetos de museus e exposições, organizar acervos; dar acesso à informação, conservar acervos; preparar ações educativas e culturais, planejar e realizar atividades técnico-administrativas, orientar implantação de atividades técnicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

AUDITOR

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir Curso Superior em Economia, Direito ou Ciências Contábeis. Descrição sumária do cargo:

Realizar auditagem; acompanhar as execuções orçamentárias, financeiras, patrimoniais e de pessoal; emitir pareceres e elaborar relatórios. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

CONTADOR

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Curso superior em Ciências Contábeis.

Descrição sumária do cargo:

Executar a escrituração através dos lançamentos dos atos e fatos contábeis; elaborar e manter atualizados relatórios contábeis; promover a prestação, acertos e conciliação de contas; participar da implantação e execução das normas e rotinas de controle interno; elaborar e acompanhar a execução do orçamento; elaborar demonstrações contábeis e a Prestação de Contas Anual do órgão; prestar assessoria e preparar informações econômico-financeiras; atender às demandas dos órgãos fiscalizadores e realizar perícia. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ECONOMISTA

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Curso Superior em Ciências Econômicas.

Descrição sumária do cargo:

Analisar o ambiente econômico; elaborar e executar projetos de pesquisa econômica, de mercado e de viabilidade econômica, dentre outros; participar do planejamento estratégico e de curto prazo; gerir programação econômico-financeira; atuar na mediação e arbitragem; realizar perícias. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENFERMEIRO DO TRABALHO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir curso superior de graduação em Enfermagem com Especialização em Enfermagem do Trabalho e Registro no Conselho Competente.

Descrição sumária do cargo:

Prestar assistência ao paciente e/ou usuário em clínicas, hospitais, ambulatórios, navios, postos de saúde e em domicílio, realizar consultas e procedimentos de maior complexidade, prescrevendo ações; implementar ações para a promoção da saúde junto à comunidade. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO ÁREA:

Requisito básico para investidura no cargo:

Registro do Conselho competente. Lei n° 5.194, de 24 de dezembro de 1966, regula o exercício das profissões de Engenheiro e Engenheiro Agrônomo. Lei n° 8.195, de 26 de junho de 1991, altera a Lei n° 5.194/66. O Decreto n° 241/67, incluiu entre as profissões cujo exercício é regulado pela Lei n° 5.194/66, a profissão de Engenheiro de Operação.

- Eletricista - Possuir o Curso superior de Graduação Engenharia Elétrica

- Mecânica - Possuir o Curso superior de Graduação Engenharia Mecânica

- Florestal - Possuir o Curso superior de Graduação Engenharia Florestal

- Eletroeletrônica - Possuir o Curso superior de Graduação Engenharia Elétrica, Eletrotécnica ou Eletroeletrônica.

Descrição sumária do cargo:

Desenvolver projetos de engenharia; executar obras; planejar, coordenar a operação e a manutenção, orçar, e avaliar a contratação de serviços; dos mesmos; controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnicas. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o curso superior de Graduação em Engenharia de Segura do Trabalho ou graduação em Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho ou Saúde e Segurança.

Requisito básico para investidura no cargo

Assessorar os diversos órgãos da Instituição, em assuntos de segurança do trabalho; propor normas e regulamentos de segurança do trabalho; examinar projetos de obras e equipamentos, opinando do ponto de vista da segurança do trabalho; indicar especificamente os equipamentos de segurança, inclusive os equipamentos de proteção individual, verificando sua qualidade; estudar e implantar sistema de proteção contra incêndios e elaborar planos de controle de catástrofe; delimitar as áreas de periculosidade, de acordo com a legislação vigente; analisar acidentes, investigando as causas e propondo medidas preventivas; manter o cadastro e analisar estatísticas dos acidentes, a fim de orientar a prevenção; realizar a divulgação de assuntos de segurança do trabalho; elaborar e executar programas de treinamento geral no que concerne à segurança do trabalho; organizar e executar programas de treinamento específico de segurança do trabalho; esclarecer quanto á observância de normas de segurança; inspecionar as áreas e os equipamentos da entidade do ponto de vista da segurança do trabalho; inspecionar e assegurar o funcionamento e a utilização dos equipamentos de segurança; promover a manutenção rotineira, distribuição, instalação e controle dos equipamentos de proteção contra incêndio; elaborar relatórios das atividades de segurança do trabalho; enviar relatórios periódicos aos diversos setores comunicando a existência de risco, ocorrência de acidentes e as medidas aconselháveis para a prevenção de acidente do trabalho. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ESTATÍSTICO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir Curso Superior em Ciências Estatísticas ou Atuariais.

Descrição sumária do cargo:

Desempenhar tarefas no campo da estatística, como pesquisa sobre os fundamentos desta ciência, suas aplicações práticas, organização e execução de investigações estatísticas, elaborando e testando métodos e sistemas de amostragem e outros, para renovar os métodos estatísticos ou melhorar os já existentes. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o curso superior de graduação em Farmácia Bioquímica ou Farmácia e Registro no Conselho competente. Lei n° 3.820, de 11 de novembro de 1960 cria o Conselho Federal e os Conselhos regionais de Farmácia, e dá outras providências. Decreto n° 85.878, de 09 de abril de 1981, regulamenta a Lei n° 3.820/60. Alterações: Lei n° 9.120/95; Lei n° 4.817 e Lei n° 5.724/71.

Descrição sumária do cargo:

Realizar tarefas específicas de desenvolvimento, produção, dispensação, controle, armazenamento, distribuição e transporte de produtos da área farmacêutica tais como medicamentos, alimentos especiais, cosméticos, imunobiológicos, domissanitários e insumos correlatos; realizar análises clínicas, toxicológicas, fisioquímicas, biológicas, microbiológicas e bromatológicas; orientar sobre uso de produtos e prestar serviços farmacêuticos; realizar pesquisa sobre os efeitos de medicamentos e outras substâncias sobre órgãos, tecidos e funções vitais dos seres humanos e dos animais. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

FISIOTERAPEUTA

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Curso superior em Fisioterapia.

Descrição sumária do cargo:

Atender pacientes para prevenção, habilitação e reabilitação, utilizando protocolos e procedimentos específicos de fisioterapia; habilitar pacientes; realizar diagnósticos específicos; analisar condições dos pacientes; desenvolver programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

MÉDICO ÁREA: TRABALHO

Requisito básico para investidura no cargo:

Curso Superior completo em Medicina com Especialização em Saúde Pública ou Medicina do Trabalho.

Registro no Conselho de Classe competente.

Descrição sumária do cargo:

Realizar consultas e atendimentos médicos; tratar pacientes; implementar ações para promoção da saúde; coordenar programas e serviços em saúde, efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas; elaborar documentos e difundir conhecimentos da área médica. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

PUBLICITÁRIO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir Curso Superior em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Descrição sumária do cargo:

Desenvolver atividades artísticas e técnicas através das quais estuda, concebe, executa e distribui propaganda. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

REVISOR DE TEXTO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Curso superior de graduação em Comunicação Social ou Letras.

DESCRIÇÃO SUMÁRIA DO CARGO:

Revisar textos atentando para as expressões utilizadas, sintaxe, ortografia e pontuação para assegurar-lhes correção, clareza, concisão e harmonia, bem como torná-la inteligíveis ao usuário da publicação. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir Curso Superior em Letras ou Secretariado Executivo.

Descrição sumária do cargo:

Assessorar direções, gerenciando informações, auxiliando na execução de tarefas administrativas e em reuniões, marcando e cancelando compromissos; coordenar e controlar equipes e atividades; controlar documentos e correspondências; atender usuários externos e internos; organizar eventos e viagens e prestar serviços em idioma estrangeiro. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Requisito básico para investidura no cargo:

Possuir o Curso Superior em Pedagogia ou Licenciaturas.

Descrição sumária do cargo:

Coordenar as atividades de ensino, planejamento e orientação, supervisionando e avaliando estas atividades, para assegurar a regularidade do desenvolvimento do processo educativo. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ANEXO II

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS GERAIS - Todos os cargos dos níveis D e E

LÍNGUA PORTUGUESA (exceto para Revisor de Texto)

1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre idéias no texto e os recursos lingüísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambigüidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Informática em Geral: conceitos; 2. Conceitos de Hardware e Software; 3. Conceitos e formas de utilização de sistema Operacional (Windows XP); 4. Utilização de Aplicativos Básicos (bloco de notas, calculadora, Paint, WordPad); 5. Conceitos básicos, configuração e utilização de: Processador de Textos Microsoft Word (a partir da versão 2000) e Planilha Eletrônica Excel (a partir da versão 2000); 6. Recursos básicos e utilização do Adobe Reader (Adobe Reader 7.0); 7. Configuração de Impressoras; 8. Noções básicas de Internet e Intranet; 9. Conceitos e utilização de ferramentas e aplicativos de navegação na Internet, de correio eletrônico, de grupos de discussão, e de pesquisa; 10. Conceitos básicos de Segurança da Informação: backup; vírus; antivírus.

LEGISLAÇÃO

1. Regime Jurídico Único dos Servidores (Lei 8.112/1990).

2. Processo administrativo (Lei n.° 9.784/1999).

3. Plano de Carreiras dos Cargos Técnico-Administrativo em Educação (Lei 11.091/2005).

4. Lei n.° 8.429/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa.

5. Código de ética dos servidores (Decreto n° 1.171/1994).

6. Licitações e contratos administrativos (Lei 8666/1993).

7. Lei de criação da UFOPA (Lei 12.085/2009)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Cargos de nível D

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

1. Noções em Administração: 1.1 Organizações, Eficiência e Eficácia; 1.2 O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle; 1.3 Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas; 1.4 Organização: fundamentos, estruturas organizacionais tradicionais, tendências e práticas organizacionais; 1.5 Influência: aspectos fundamentais da comunicação, liderança, motivação, grupos, equipes e cultura organizacional; 1.6 Controle: princípios da administração da produção e do controle; 1.7 Métodos e sistemas administrativos: sistemas de informações gerenciais, processo decisório, responsabilidade e autoridade, comunicação empresarial, métodos de trabalho, representações gráficas, formulários, manuais; 1.8 Administração pública gerencial, reforma da gestão pública.

2. Administração pública: princípios básicos. 2. Poderes administrativos: poder hierárquico e poder disciplinar. 3. Serviços Públicos: conceito e princípios. 4. Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. 2.:2.2 Contratos Administrativos: 2.2.1. Execução do contrato administrativo; 2.2.2. Inexecução, revisão e rescisão do contrato; 2.2.3. Principais contratos administrativos; 2.3 Servidores públicos: 2.3.1. Deveres e direitos dos servidores; 2.3.2. Responsabilidade dos servidores.

3. Redação Oficial: 3.1 Modalidades de textos técnicos; 3.2 Correspondência e atos oficiais: conceito e princípios de redação oficial; fechos para comunicação; modelos oficiais - normas gerais; 3.3 Emprego dos pronomes e das formas de tratamento, abreviaturas, siglas e símbolos; 3.4 Protocolo; 3.5 Arquivo Corrente; 3.6 Espécies Documentais; 3.7 Correspondências, classificação e caracterização; 3.8 Natureza dos Assuntos dos Documentos; 3.9 Métodos de Arquivamento.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÁREA: GEOLOGIA

Geologia Geral: Dinâmica interna da Terra; Dinâmica externa da Terra. Mineralogia: importância econômica dos minerais e elementos químicos; Cristalografia; Propriedades físicas e químicas dos minerais; Classes mineralógicas; Mineralogia descritiva. Petrografia: constituição da crosta terrestre; Características físicas e químicas das rochas; Principais classes de rochas - rochas ígneas vulcânicas e plutônicas, sedimentos e rochas sedimentares, rochas metamórficas; Reconhecimento macroscópico das rochas. Estratigrafia e Geologia do Brasil: leis da estratigrafia; Unidades litoestratigráficas e cronoestatigráficas; Fósseis; Datações geocronológicas; Visão geral da estratigrafia do Brasil; Províncias estruturais brasileiras; Bacias sedimentares brasileiras continentais e da margem continental. Geologia Estrutural: estruturas primárias e tectônicas; Dobras; Falhas e fraturas; Foliações e lineações; Principais rochas deformadas. Geologia de Campo: manuseio e coleta de dados com bússola; Uso da caderneta de campo. Sondagem: noções básicas de perfuração, recuperação de amostras e operações gerais de sondagem. Fotointerpretação: noções de fotointerpretação e interpretação de imagens; Orientação no campo através de fotografias aéreas; Visão estereoscópica; Padrões e elementos de fotointerpretação, relevo, padrões de drenagem. Geoprocessamento: noções de informática e sistemas de informações georreferenciadas; noções e utilização de softwares do Sistema de Informações Geográficas em ambiente Windows; noções de sensoreamento remoto e potencial interpretativo das imagens; Transferência dedados das imagens e fotos para bases em escalas distintas. Recursos minerais: classificação; Tipos genéticos; Classificação utilitária; Minerais metálicos e não-metálicos; Rochas ornamentais; Fertilizantes e corretivos; Argilas e materiais de construção; Outros materiais geológicos de uso industrial. Geoquímica: princípios básicos de exploração geoquímica; Classificação geoquímica dos elementos; Anomalias geoquímicas. Geofísica: princípios básicos de geofísica; Principais procedimentos geofísicos. Estatística: noções básicas de estatística; Tratamento estatístico (amostragem, populações, médias, mediana, desvio padrão); manipulação e tratamento dos dados geoquímicos (estimadores da população); Histogramas e correlações.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÁREA: MINERAÇÃO

1 Geologia geral. 2 Mineralogia. 3 Cartografia geológica. 4 Legislação mineral. 5 Métodosde prospecção. 6 Métodos de sondagem. 7 Recursos minerais e avaliação de depósitos minerais. 8 Aplicações de sensoriamento remoto. 9 Mecânica das rochas. 10 Petrografia. 11 Desenvolvimento mineiro. 12 Desmonte de rochas. 13 Métodos de explotação. 14 Planejamento de mina. 15 Equipamentos de lavra. 16 Uso de SIG's na mineração. 17 Noções de tratamento de minérios. 18 Preparação de minérios. 19 Operações auxiliares. 20 Métodos de concentração. 21 Caracterização tecnológica de minérios. 22 Mineração e meio ambiente. 23 Segurança e higiene no trabalho.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÁREA: HIDROLOGIA

Conhecimento do Ciclo Hidrológico: suas fases e como se processa na natureza. Conceito de Bacia Hidrográfica. Divisão e Controle (Rede Hidrométrica). Escoamento em rios e canais: Conhecimentos básicos do Escoamento Reynolds, Froude, coef. Manning)). Medição de vazão: conhecer alguns métodos, saber como se realiza uma medição com molinete e saber calculá-la. Conceito de Curva-chave. Dados Hidrológicos: noçõesde Coleta e Armazenamento, Análise e Consistência. Equipamentos de medição (ex.: pluviógrafos, linígrafos). Topografia Básica: noções de nivelamento e coordenadas, Transporte de cotas, triangulação.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÁREA: AGROINDÚSTRIA

Fundamentos teóricos e práticos de elaboração de produtos e subprodutos do pescado para fins de beneficiamento e comercialização. Controle de qualidade do pescado para o processamento. Beneficiamento do pescado - recepção, lavagem, classificação e processamento, técnicas de abate, congelamento, descongelamento, descamação, evisceração, filetagem e postagem do pescado. Métodos de conservação do pescado. Limpeza e sanitização na indústria de pescado. Gestão da unidade de beneficiamento, controlando estoques de insumos e produtos.

TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÁREA: QUÍMICA

1. Manuseio e manutenção de vidrarias e equipamentos de laboratório; 2. Manipulação e uso de reagentes (ácidos, bases, sais, óxidos, solventes, compostos orgânicos e inorgânicos); 3.Técnicas de coletas e amostragem (diversas matrizes); 4. Noções de segurança em laboratórios (uso de EPI e EPC); 5. Normas de biossegurança em laboratório e controle ambiental do meio ambiente; 6. Preparo de soluções e solventes; 7. Tratamento estatístico dos dados analíticos e interpretações dos erros de análise; 8. Noções de Análise Clássicas e Instrumentais; 9. Noções de operação de instrumentos científicos (potenciômetro, absorciômetro (UV-Vis e absorção atômica), Fotômetro de chama, cromatógrafo); 10. Normativas de Controle de Qualidade em Laboratório (NBR).

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - Cargos de Nível E

ARQUIVISTA

Conceitos de Arquivologia: teorias e princípios; 2. Gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais: diagnóstico, protocolos, arquivos correntes e intermediários, avaliação de documentos; 3. Tipologias documentais e suportes físicos; Arquivos permanentes: princípios, arranjo, descrição; Instrumentos de pesquisas em arquivos permanentes; 4. Políticas públicas dos arquivos permanentes: ações culturais e educativas; 5. Normas nacionais, regionais e internacionais de descrição arquivística; 6. Legislação arquivística; 7. Microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas; 8. Automação aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas; 9. Preservação, conservação e restauração de documentos arquivísticas: políticas, planejamento e técnicas; 10. Políticas de segurança de arquivos.

AUDITOR

Conceitos de Auditoria. Formas e tipos de Auditoria. Auditoria nas Organizações. Normas Técnicas e Profissionais. Planejamento de Auditoria. Programa de Auditoria. Estrutura e Controle da Administração Pública: Controle Interno e Externo. Auditoria no Sistema de Controles Internos. Metodologia COSO ERM. Amostragem de Auditoria. Risco de Auditoria. Relevância de Auditoria. Procedimentos e Técnicas de Auditoria. Achados e Evidências de Auditoria. Papéis de trabalho. Auditoria de Demonstrações Contábeis Públicas. Relatório de Auditoria. Certificado de Auditoria. Contabilidade Pública.Orçamento Público. Constituição Federal de 1988. Lei Federal n.° 4.320/64. Decreto Lei n.° 200/1967. Lei Federal n.° 8.666/1993. Lei Federal n.° 10.520/2002. Lei Complementar n.° 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

CONTADOR

1. Contabilidade Pública: Conceito e legislação; Exercício financeiro: definição e duração; Regimes financeiro e contábil de caixa, de competência e misto; Resíduos ativos e passivos; Operações orçamentárias: receitas e despesas efetivas de mutações; Operações extra-orçamentárias: receitas e despesas extra-orçamentárias; Variações patrimoniais ativas e passivas independentes da execução orçamentária; Patrimônio: conceito, aspectos qualitativo e quantitativo, patrimoniais financeiros e permanentes, avaliação dos componentes patrimoniais, inventário na administração pública; Tomadas de Contas Públicas: Procedimentos. Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI: O Programa, suas finalidades e órgãos obrigatoriamente envolvidos. Lei das Licitações, tipos: licitações, tomadas de preço e carta convite. Leilões Eletrônicos; Escrituração: sistemas de contas (Aspectos gerais da Lei n.º 4.320/64 e da Lei Complementar nº 101/2000); planos de contas, escrituração dos sistemas orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação; Controle de bens e valores de terceiros, valores nominais emitidos, empenhos, riscos e garantias; Encerramento do exercício: apuração dos resultados orçamentário, financeiro e patrimonial; levantamento dos balanços orçamentário, financeiro, patrimonial, e da demonstração das variações patrimoniais. Dívida Ativa: Contabilização; Auditoria no setor público: princípios, normas técnicas, procedimentos, avaliação de controles internos, papéis de trabalhos: relatórios e pareceres. Perícia Contábil e sua importância na gestão Pública; 2. Orçamento Público: Princípios orçamentários: anual idade, unidade, universidade, exclusividade, não afetação da receita e do orçamento bruto; Orçamento-programa; Proposta orçamentária: elaboração, discussão, votação e aprovação; Regimes orçamentários: competência de exercício e de caixa; Orçamento anual, plano plurianual e diretrizes orçamentárias; Despesa orçamentária: classificação institucional, econômica e funcional e programática; Fases da despesa: empenho, liquidação e pagamento; Despesas de exercícios anteriores; Restos a pagar; Suprimento de fundos; Créditos adicionais: espécies e recursos para a sua cobertura; Controles interno e externo; Aspectos gerais da Lei de Responsabilidade Fiscal.

ECONOMISTA

1 Análise Microeconômica: determinação das curvas de procura; curvas de indiferença; equilíbrio do consumidor; efeitos preço, renda e substituição; elasticidade da procura; fatores de produção; produtividade média e marginal; lei dos rendimentos decrescentes e Rendimentos de Escala; custos de produção no curto e longo prazo; custos totais, médios e marginais, fixos e variáveis. Estrutura de Mercado: concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio, oligopólio; dinâmica de determinação de preços e margem de lucro; padrão de concorrência; análise de competitividade; análise de indústrias e da concorrência; vantagens competitivas; cadeias e redes produtivas; competitividade e estratégia empresarial. 2. Análise Macroeconômica. Modelo IS-LM. Identidades macroeconômicas básicas. Sistema de Contas Nacionais. Contas Nacionais no Brasil. Conceito de Déficit e Dívida Pública. O Balanço de Pagamentos no Brasil. Agregados Monetários. As contas do Sistema Monetário. Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. A teoria Keynesiana. Papel da política fiscal, comportamento das contas públicas. Financiamento do déficit público no Brasil. Política monetária. Relação entre taxas de juros, inflação e resultado fiscal. Relação entre comportamento do mercado de trabalho e nível de atividade, relação entre salários, inflação e desemprego. A oferta e demanda agregada. Desenvolvimento brasileiro no pós-guerra: Plano de metas, o milagre brasileiro, o II PND, a crise da dívida externa, os planos de Estabilização e a economia brasileira contemporânea. Organismos Internacionais: FMI, BIRD, BID, OMC. 3. Economia do Setor Público: conceito de bem público; funções governamentais; conceitos gerais de tributação; tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. Conceitos básicos da contabilidade fiscal: NFSP, conceitos nominais e operacionais e resultado primário. Noção de sustentabilidade do endividamento público; evolução do déficit e da dívida pública no Brasil a partir dos anos 80. 4. Economia Brasileira: Evolução da economia brasileira e da política econômica desde o período do "milagre econômico". Reformas estruturais da década de 90. Economia brasileira no pós-Plano Real: concepções, principais problemas, conquistas e desafios. O ajuste de 1999. Instrumentos de financiamento do setor público e Parceria Público-Privado (PPP). 5. Desenvolvimento Econômico e Social: Transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil, Indicadores Sociais. O Índice de Desenvolvimento Humano. O papel das principais agências de fomento no Brasil (BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, agências de fomento federais, estaduais e municipais). 6. Lei Complementar n.° 101/2000 (Lei de responsabilidade na gestão fiscal). 7. Lei Federal n.° 4.320/64 e suas alterações (estabelece normas gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanço da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal).

ENFERMEIRO DO TRABALHO

Código de ética e Lei do exercício profissional da Enfermagem; 2. Processo de Trabalho em Enfermagem: Gerenciamento em Enfermagem, Humanização e sistematização na assistência de enfermagem; 3. Biossegurança nas ações de enfermagem: Métodos, técnicas e soluções usadas nos processos de limpeza, preparo, desinfecção, esterilização, estocagem, manuseio de materiais e controle de esterilização; 3.1 Infecção Hospitalar (IH) ou Infecção Relacionada à Assistência a Saúde (IRAS): conceitos, causas, prevenção, controle e tratamento; 3.2 Medidas de Biossegurança nos serviços de saúde; 4. Assistência em Enfermagem em Saúde Coletiva: Aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças infecto-parasitárias; 4.1 Portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011; 4.2 Portaria nº 3.318, de 28 de outubro de 2010 do Ministério do Saúde; 4.3 Reforma sanitária/evolução histórica das políticas de saúde no Brasil; 4.4 Sistema Único de Saúde: princípios e diretrizes; 4.5 Política Nacional de Humanização da Gestão e da Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde; 5. Assistência de Enfermagem em Tratamento Clínico e Cirúrgico: Processo de comunicação, relacionamento interpessoal e terapêutico; 5.1 Semiologia e semiótica aplicada a Enfermagem; 5.2 Assistência aos pacientes na alimentação enteral e parenteral e nas eliminações; 5.3 Cuidados de enfermagem no preparo e coleta de exames; 5.4 Cuidados de enfermagem no preparo e administração de medicamentos e soluções, cálculos de drogas: ação, dose, dosagem, métodos e vias; 5.5 Cuidados de enfermagem no manuseio de acessos venosos centrais; 5.6 Sinais vitais; 5.7 Cuidados de enfermagem nos procedimentos das vias respiratórias: inalação, oxigenoterapia, nebulização e aspiração das secreções; 5.8 Cuidados de enfermagem com as feridas e curativos; 5.9 Epidemiologia das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil e no mundo; 5.10 Conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento, prevenção e cuidados de Enfermagem nas afecções clínicas dos sistemas: respiratório, cardiocirculatório, digestivo, renal e endócrino; 5.11 Cuidados de enfermagem no Centro Cirúrgico e na Central de Material e Esterilização: caracterização físicas, ambiência e localização; 5.12 Princípios e técnicas de anti-sepsia e assepsia; 6. Assistência de Enfermagem a pacientes em cuidados intensivos e semi intensivos; 7. Assistência de Enfermagem em situações graves: Suporte avançado de vida nas emergências neurológicas; 7.1 Suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória/cardiopulmonar: conceito, causas, sinais e sintomas, tratamento, prevenção e assistência de enfermagem; 8. Assistência de Enfermagem à criança e ao adolescente: cuidados de enfermagem, a criança e ao adolescente hospitalizado; 9. Assistência de Enfermagem ao idoso.

ENGENHEIRO/ÁREA: ELETRICISTA

1. Instrumentação Eletrônica: Condicionamento de sinais digitais e analógicos, amplificadores e filtros; 1.1 Processamento de sinais lineares, amplificadores operacionais, conversores de sinais, amplificador de sinais, isolação de sinais, filtros para instrumentos, especificação de filtros; 1.2 Processamento de sinais não lineares, modulação e desmodulação de sinais, oscilador controlado por tensão (Voltage Controlled Oscillator - VCO), malha de captura de fase (Phase Locked Loop - PLL), amplificadores não lineares; 1.3 Interferências em sinais (ruídos), tipos de ruídos, técnicas de eliminação e mitigação de ruídos; conversão analógica-digital (A/D) e digital-analógica (D/A), teoria da amostragem, técnicas de amostragem, circuitos de amostragem e retenção (sample and hold), técnicas de conversão, erros de conversão, multiplexação, especificação de conversores A/D e D/A; 1.4 Processamento de sinais digitais (DSP) para instrumentos, filtros digitais, operações lineares, interpolação e extrapolação; 2. Instrumentos de medidas e arranjos de medições: características dos instrumentos de medidas; especificação de instrumentos de medidas; sensores; transdutores; pontes e demais arranjos de medição; 2.1 Ruídos em arranjos de medição, origem dos ruídos, mitigação de ruídos e filtros, blindagem de sinais e cabo guarda; 2.2 Analisadores, condicionamento e transporte das amostras, analisadores de gases, analisadores de químicos, Cromatógrafos, Espectrômetros de Massa; 2.3 Erros de medição e Validações das Medições Analíticas, ISO 9000 e 14000; 2.4 Interface Homem-Máquina (IHM); 2.5 Instrumentação e analisadores virtuais para realização e tratamento e análise de medições; 2.6 Banco de Dados, compartilhamento de banco de dados (Data Ware House); 2.7 Diagramas de instrumentação e processos (I&P); 2.8 manutenção de equipamentos de instrumentação eletrônica; 3. Instalações e manutenção em laboratório: Instalações elétricas de baixa tensão, projetos elétricos, diagramas e esquemas de ligação; 3.1 Dispositivos de proteção dos circuitos elétricos contra sobretensões e sobrecorrentes, especificação e instalação; 3.2 Proteção contra choque elétrico, Dispositivos Diferencial-Residual, especificação e instalação; 3.3 Aterramento funcional e de proteção, execução de aterramento e medições da resistência de terra; 3.4 Atmosferas Explosivas, componentes do risco, identificação de fontes de risco e classificação de áreas, técnicas e tipos de proteção; manutenção de instalações elétricas.

ENGENHEIRO ÁREA: ELETROELETRÔNICA

Circuitos de corrente contínua e alternada. Leis de Kirchhoff. Teoremas de circuitos equivalentes. Teorema da impedância complexa. Desenvolvimento e análise de circuitos elétricos. Simulação em computador (Spice). Dispositivos semicondutores. Amplificadores. Cahves. Análise da resposta em frequência de amplificadores. Amplificador operacional. Aplicações de amplificadores operacionais. Circuitos lógicos combinacionais e sequenciais. Conversão analógica para digital e digital para analógica. Aquisição de sinais digitais. Digitalização de sinais. Microcontroladores. Microcontroladores da família PIC. Circuitos de lógica programável (FPGA). Protocolos de comunicação e barramento: serial (RS232, USB), GPIB (IEEE 4888), TCP/IP. Linguagens de programação: C, MPLAB (PIC), LabView. Instrumentos de medidas (digitais e analógicos): multímetros, osciloscópio, analisador de espectro, analisador lógico.

ENGENHEIRO/ÁREA: FLORESTAL

Geoprocessamento: usos e produtos. Lei de gestão de florestas públicas. Proteção florestal. Mensuração florestal. Silvicultura de espécies tropicais. Manejo de florestas nativas. Inventário florestal. Economia florestal. Tecnologia de produtos madeireiros. Fitossociologia

ENGENHEIRO/ÁREA: MECÂNICA

Instrumentação industrial. Desenho Mecânico / CAD. Resistência dos materiais. Vibrações mecânicas. Conceitos de manutenção mecânica. Elementos orgânicos de máquina. Projeto de máquinas. Ensaios mecânicos. Metrologia e controle de qualidade. Processos de fabricação. Materiais de construção mecânica. Tratamentos térmicos e termoquímicos. Termodinâmica. Princípios de Transferência de Calor. Mecânica dos fluidos. Máquinas térmicas. Tubulações Industriais. Eletrotécnica geral básica. Conceitos sobre legislação ambiental. Conceitos de produção industrial. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho. Conceitos de planejamento, acompanhamento e execução de obras. Elaboração de laudose perícias. Planejamento e Controle de Obras e Serviços de Engenharia. Conceitos de Automação Industrial.

ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho. Psicologia aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho. Legislação e Normas técnicas: Portaria n° 3.214/1978 - Normas Regulamentadoras. Análise Preliminar de Riscos em Atividades e Locais de Trabalho e Emissão de Ordens de Serviço e Decreto n° 93.412 de 14 de outubro de 1986 MTE. Lei n° 8.212 e n° 8.213/ 1991: Comunicação de Acidente de Trabalho. Constituição Federal: artigos 7Q, 196 e 200. CLT (Consolidação das Leis do Trabalho): artigos 154 a 223. Norma Operacional de Saúde do Trabalhador (NOST): Portaria MS 3.908, de 30/10/98. Instrução Normativa de Vigilância em Saúde do Trabalhador do SUS: Portaria MS 3.120, de 1/07/98. Legislação Previdenciária: Leis 8.213/91 e Decreto Nº 3.048, de 06/05/99. NTEP e SAT. Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977. Portaria 3.067, de 12 de abril de 1988. Atribuições do Técnico de Segurança do Trabalho. Decreto 7.410 de 27 de novembro de 1985. Decreto 92.530 de 9 de abril de 1986. Portaria 3.275 de 21 de setembro de 1989. Ética profissional. Gerência de riscos: Acidentes de trabalho. Conceito técnico e legal. Definições de atos e condições ambientes de insegurança. Riscos e causas de acidentes do trabalho. Comunicação, Investigação e Análise de Acidentes e Incidentes com Aplicação de Métodoscomo: Árvores Falhas, Modo e Efeito. Custos dos acidentes. Comunicação e registro de acidentes. Prevenção de Perdas. Conhecimento e Aplicação das Normas Regulamentadoras nos Locais de Trabalho. Conhecimento sobre Elaboração e Implementação de Normas e Procedimentos de Segurança. Equipamento de Proteção Individual (EPI). Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). Estudo de riscos. Mapeamento de riscos. Elaboração do PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Planos e brigadas de emergência. Análise de riscos e Técnicas de análise. Programa de prevenção e controle de perdas. Elementos básicos para um programa de segurança. Responsabilidade civil e criminal. Controle de perdas e perícias trabalhistas. Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações. Ergonomia. Princípios da Ergonomia. A aplicabilidade da Ergonomia. Espaços de trabalho. Ergonomia e prevenção de acidentes. Posturas e movimentos. Transporte, armazenamento, movimentação e manuseio de materiais. Proteção e prevenção contra incêndios. Tecnologia e prevenção no combate a sinistro. Propriedade físico-química do fogo. O incêndio e suas causas. Classes de incêndio. Métodos de extinção. Agentes e aparelhos extintores. Sistemas de prevenção e combate a incêndios. Brigadas de incêndio. Planos de emergência. Primeiros socorros e toxicologia. Noções Básicas sobre Primeiros Socorros. Fisiologia humana. Doenças profissionais. Agentes causadores de doenças. Higiene do Trabalho. Avaliação e controle de agentes ambientais. Insalubridade, Periculosidade e Radiação. Riscos físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Técnicas de uso de equipamentos de medições. Proteção ambiental. Controle de qualidade ambiental. Controle de resíduos e reciclagem. Administração e Estatística aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho. Meios de comunicação, recursos audiovisuais e relacionamento interpessoal.

ESTATÍSTICO

1. Estatística descritiva e análise exploratória de dados: distribuições de freqüências: medidas descritivas de locação e de dispersão: média, mediana, moda, quartis, resumo de 5 números, variância, desvio padrão, coeficiente de variação, intervalos entre quartis, valores atípicos, histogramas, boxplot e ramo e folhas. 2. Cálculo de Probabilidades: definições básicas e axiomas, probabilidade condicional e independência, variáveis aleatórias discretas e contínuas, função de distribuição, função de probabilidade, função de densidade de probabilidade, esperança e momentos, distribuições especiais: binomial, Poisson, Normal e Exponencial. 3. Distribuições conjuntas e marginais. 4. Distribuições condicionais e independência, esperança condicional, funções geradoras de momentos, lei dos grandes números, teorema central do limite, amostras aleatórias, distribuições amostrais. 5. Inferência Estatística: estimação pontual: métodos de estimação, propriedades dos estimadores, estimação por intervalos, testes de hipóteses - hipóteses simples e compostas, nível de significância e potência, teste t de Student, testes qui-quadrado - de aderência e de independência e de homogeneidade em tabelas de contingência. 6. Modelos lineares: mínimos quadrados, regressão linear simples, inferência na regressão, correlação e regressão, análise de resíduos, regressão múltipla. 7. Técnicas de Amostragem: amostragem aleatória simples, tamanho amostral, estimadores de razão e regressão, amostragem estratificada, amostragem sistemática, amostragem por conglomerados, métodos de seleção com probabilidades desiguais. 8. Matemática - Cálculo Diferencial e Integral: números reais, funções reais de variável real, limites, continuidade, derivadas e regras de derivação, integral de Riemam e regras de integração, função composta, regra da cadeia, máximos e mínimos, seqüências e séries numéricas, funções reais de várias variáveis, máximos e mínimos condicionados, teorema das funções implícitas, teorema da função inversa, mudança de coordenadas. 9. Álgebra Linear: vetores no plano e no espaço, retas e planos no espaço, matrizes, sistemas de equações lineares, determinantes e matriz inversa, espaço vetorial e subespaço, transformações lineares, autovalores e autovetores, produto interno.

FARMACÊUTICO-BIOQUÍMICO

1. Coleta, preservação, transporte e processamento das principais amostras biológicas em laboratório de análises clínicas; 2. Controle de qualidade e biossegurança em laboratórios de rotina de análises clínicas, laboratórios de Pesquisa e laboratórios de biologia molecular; 3. Bioquímica Clínica: Realização e interpretação de exames bioquímicos e moleculares que avaliem: Diabetes mellitus; Dislipidemias; Função hepática; Função renal e Uroanálises. Bioquímica do líquor; Gasometria: coleta e interpretação; 4. Hematologia/ Hemostasia: Hematopoiese, Hemograma completo e seus parâmetros, Investigação laboratorial e molecular de doenças hematológicas, Coagulação e tipagem sangüínea, Principais anemias, Hemoglobinopatias, Leucemias, Hemostasia: TAP, TTPA, fibrinogênio e dosagem de fatores de coagulação; 5. Imunologia geral: Sistema e Resposta imune, estrutura, função e produção de anticorpos, mecanismo de defesa imune, diagnóstico laboratorial de doenças infecciosas; 6. Parasitologia: métodos de análise e suas implicações em doenças parasitológicas humanas relacionadas; 7. Legislação Farmacêutica e ética profissional; 8. Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica; 9. Gestão e logística de medicamentos e insumos farmacêuticos, Seleção, Programação, Aquisição, Armazenamento, Distribuição e Utilização; 10. Farmacotécnica: manipulação de formas oficiais e magistrais; preparação farmacêutica: noções básicas de filtração, destilação e esterilização; 11. Conceitos básicos de medicamentos que atuam no organismo: Princípio das ações farmacocinéticas e farmacodinâmicas de medicamentos das seguintes classes: Antibióticos e Quimioterápicos, Antivirais, Antiparasitários, Antineoplásicos, Antinflamatórios e Antifúngicos.

FISIOTERAPEUTA

Anatomia, fisiologia, fisiologia do exercício e fisiopatologia. Cinesiologia e Biomecânica e análise da marcha. Bases semiológicas para avaliação, tratamento e procedimentos em fisioterapia, provas de função muscular e articular. Exercícios terapêuticos e métodos de treinamento funcional. Indicação, contra-indicação, técnicas e efeitos fisiológicos da hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia, termoterapia superficial e profunda. Prescrição e treinamento de órteses e próteses. Semiologia e procedimentos fisioterápicos nas áreas: neurológicas e neuropediátricas, ortopedia e traumatologia, cardiologia, pneumologia, ginecologia e obstetrícia. Geriatria: fisioterapia preventiva, curativa e reabilitadora. Ética profissional. Fisioterapia Baseada em Evidência

MÉDICO/ÁREA: TRABALHO

1. Noções gerais de medicina. 1.1 Bioestatística. 1.2 Epidemiologia. 1.3 Sistemas imunitários e suas doenças. 1.4 Moléstias infecciosas. 1.5 Sistema nervoso e suas doenças. 1.6 Sistema respiratório e suas doenças. 1.7 Sistema cardiovascular e suas doenças. 1.8 Sistema genitourinário e suas doenças. 1.9 Sistema digestivo e suas doenças. 1.10 Doenças hematológicas e hematopoiéticas. 1.11 Ortopedia e traumatologia. 1.12 Distúrbios nutricionais. 1.13 Metabolismo e suas doenças. 1.14 Sistema endócrino e suas doenças. 1.15 Genética e noções de doenças hereditárias. 1.16 Dermatologia. 1.17 Psiquismo e suas doenças. 2. Saúde do trabalhador. 2.1 Noções de estatística em medicina do trabalho. 2.2 Acidentes do trabalho: definições e prevenção. 2.3 Noções de saneamento ambiental. 2.4 Noções de legislação acidentária. 2.5 Noções de legislação de saúde e segurança do trabalho. 2.6 Previdência Social: funcionamento e legislação. 2.7 Noções de fisiologia do trabalho (visão, audição, metabolismo e alimentação, sistemas respiratório, cardiovascular, osteoarticular). 2.8 Noções de atividade e carga de trabalho. 2.9 Noções de atividade física e riscos à saúde. 2.10 Trabalho sob pressão temporal e riscos à saúde. 2.11 Trabalho noturno e em turnos: riscos à saúde, noções de cronobiologia, novas tecnologias, automação e riscos à saúde. 2.12 Agentes físicos e riscos à saúde. 2.13 Agentes químicos e riscos à saúde. 2.14 Noções de toxicologia. 2.15 Sofrimento psíquico e psicopatologia do trabalho (inclusive com relação ao álcool e às drogas). 2.16 Doenças profissionais e doenças ligadas ao trabalho (pneumoconioses, asmas profissionais, câncer de pele, surdez, hepatopatias, nefropatias, doenças do aparelho ósteo-articular, doenças infecciosas, doenças cardio-circulatórias, hematopatias, entre outras). 2.17 Riscos ligados a setores de atividade com especial atenção à condução de veículos. 2.18 Noções de avaliação e controle dos riscos ligados ao ambiente de trabalho. 2.19 Noções de acompanhamento médico de portadores de doenças crônicas em medicina do trabalho. 2.20 Noções de funcionamento de um serviço de medicina e segurança do trabalho em empresas. 2.21 Noções de ergonomia e melhoria das condições de trabalho. 2.22 Conhecimento sobre etiologia das DORTs e sobre fatores estressantes em ambiente de trabalho.

PUBLICITÁRIO

Comunicação de crise. Política, Economia, Negócios e Cultura; Realidade Socioeconômica, Política Brasileira e Geopolítica Mundial; Sociologia da comunicação; Cibercultura e produção digital; Articulação dos códigos comunicacionais nas novas mídias como Comunicação On-line. Mídias web e digitais; Mídias sociais (wikis, Blogs, Podcasts, etc); Modelos teóricos de comunicação e os processos de significado; Teoria da Comunicação; Ética e Legislação Publicitária; Comunicação Organizacional; Comunicação Integrada.

Identidade e Imagem corporativa; Perfil da propaganda institucional e educativa; Produção de rádio, TV e Cinema; Produção Gráfica; Criação e Direção de Arte; Pesquisa de Imagem e Mercado; Promoção e Merchandising; Redação Publicitária; Marketing Social. Gestão de Marcas; Psicologia da Comunicação Empresarial: Planejamento Estratégico de Comunicação; Publicidade e Propaganda: Planejamento Publicitário.

REVISOR DE TEXTO

1. Língua Portuguesa: Ortografia, acentuação e pontuação gráfica, Emprego das classes gramaticais, Concordância verbal e nominal, Regência verbal e nominal; 2. Interpretação e análise crítica de textos: Estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, Texto e contexto: análise de textos comparada a elementos sócio-políticoculturais do Brasil de ontem e de hoje; 3. Redação e correspondências oficiais. Redação e técnica; 4. Retórica e teoria da argumentação: Fundamentos de retórica, Teoria da argumentação: formas, de raciocínio; raciocínio e argumento; dedução e indução; o raciocínio categórico-dedutivo. 4.3 Vícios de raciocínio; 5. Produção de textos: Elementos estruturais do texto: frase, oração e período; coordenação e subordinação; parágrafo-padrão e tópico frasal; coesão textual: anafóricos e articuladores; coerência textual: meta-regras da repetição, progressão, não-contradição e relação. 5.2 Aspectos intrínsecos (conteúdo e essência) e extrínsecos, (forma e estilo) do texto: qualidades de harmonia, coesão, coerência, concisão, objetividade e clareza, correção gramatical e domínio do tema; vícios de prolixidade, linguagem rebuscada, verbosidade, frases e períodos muito longos, uso exagerado de chavões ou clichês; pensamento superficial; frágil argumentação; 5.3 Elaboração de resumo e resenha crítica.

TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

1. Estado e Administração Pública no Brasil: Princípios e organização estatal. Direitos e deveres da cidadania. Princípios da administração pública; 2. Estado e Educação no Brasil: O caráter público da educação. Os deveres estatais em matéria de educação. A organização e as bases legais da educação nacional. Financiamento educacional. Planejamento educacional: processo e produtos. Gestão educacional: estratégica e democrática. Políticas de avaliação institucional: externa e interna; 3. Educação Superior: Universidade: conceito, histórico e finalidades. Ensino, pesquisa e extensão: conceitos, especificidades, características, importância, tipos, planos, processos, acompanhamento, avaliação e registro. Ensino de graduação: finalidades, características, bases legais, financiamento, desafios, Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico de Curso. Ensino de pós-graduação: finalidades, características, bases legais, fomento; 4. Educação, Direitos Humanos e Cidadania: Diversidade cultural e inclusão social; 5. Tecnologias e Educação.

SECRETÁRIO EXECUTIVO

1. Administração: 1.1 As organizações. 1.2 Funções da Administração. 1.3 Funções organizacionais e Estrutura organizacional. 1.4 Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade. 1.5 Papéis e competências gerenciais. 1.6 Gestão da qualidade. 1.7 Tecnologia de informação e comunicação. 2. Histórico da Profissão de Secretário: 2.1 Legislação pertinente. 2.2 Código de ética do secretário brasileiro. 2.3 Perfil atual do secretário: habilidades humanas, gerenciais e técnicas. 2.4 Qualidades pessoais: equilíbrio emocional, integração, auto-estima, respeito. 3. Técnicas e Organização do Trabalho Secretarial: 3.1 Gerenciamento de rotinas. 3.2 Atendimento ao público e atendimento telefônico. 3.3 Cerimonial, protocolo e etiqueta. 3.4 Ordem geral de precedência. 3.5 Comunicação profissional. 3.6 Organização de eventos. 3.7 Planejamento e organização de viagens. 3.8 Preparação de reuniões. 3.9 Gerenciamento eletrônico de documentos - GED. 3.10 Organização e administração de arquivos. 3.11 Técnicas modernas a serviço dos arquivos. 3.12 Arquivos especiais. 3.13 Gestão de documentos: arquivamento, métodos e sistemas. 3.14 Correspondências e documentos oficiais. 3.15 Classificação dos documentos. 3.16 Mensagens eletrônicas. 3.17 Formas de Tratamento. 3.18 Abreviações, siglas e símbolos. 3.19 Organização e controle de agendas de compromissos. 4. Ambiente de Trabalho: 4.1 Comportamento humano no trabalho. 4.2 Motivação, liderança, formação e desenvolvimento de equipes. 4.3 Relacionamento interpessoal com clientes internos e externos. 4.4 Discrição e sigilo profissional 5. Comunicação: 5.1 Redação oficial: definição, formalidade, padronização, linguagem dos atos e comunicações oficiais. 5.2 Redação de correspondência interna e externa. 6. Língua Inglesa e Espanhola: 6.1 Leitura e compreensão de texto: o candidato deverá ler e compreender gêneros textuais diversos em nível avançado, o que pressupõe conhecimento elevado da língua estrangeira; os textos tratarão de assuntos atuais e diversos; para realizar a leitura e a compreensão, o candidato deverá conhecer desde estruturas mais simples até estruturas mais complexas da língua alvo e ser capaz de fazer inferências e dar sentido ao texto lido.

ANEXO III

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA PROVA DE REDAÇÃO

A Prova de Redação será avaliada de acordo com os seguintes critérios:

1. Organização adequada de conjunto do conteúdo temático e adequação de linguagem

0,5 a 4 pontos

a) adequação ao tema/comando;

b) sequenciação progressiva;

c) relevância dos argumentos;

até 3 pontos

d) adequação à situação de produção criada em função do gênero escolhido: sintaxe de concordância, regência e colocação pronominal; emprego de vocábulos.

até 1 ponto

2. Coerência e coesão textuais: 0,5 a 4 pontos

2. Coerência e coesão textuais: 0,5 a 4 pontos

a) relação das idéias do texto com o conhecimento partilhado;

b) relação entre idéias do texto;

c) correlação entre idéias do texto;

d) sinalização (pistas textuais) que contribuíram para expressar os propósitos do texto;

e) verbalização de enunciados: precisão ou propriedade no uso de palavras, uso de preposição em relação ao sistema da língua, não omissão de termos necessários ao enunciado, formulação de enunciados completos, paralelismo semântico;

f) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações de co-referencialidade;

g) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações lógico-semânticas;

h) uso/emprego de itens lingüísticos que promovem as relações semântico-discursivas;

i) correlação de tempos e modos verbais.

 

3. Regras de escrita: 0,5 a 2 pontos
a) grafia de palavras, translineação, assinalamento da crase, paralelismo sintático;

b) pontuação.

 

4. Será atribuída nota ZERO à Prova de Redação que:
a) estiver em branco;

b) não contiver o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas;

c) não estiver escrita inteiramente com caneta de tinta preta ou azul;

d) estiver escrita, em parte ou em sua totalidade, a lápis;

e) apresentar fuga ao tema;

f) estiver escrita em versos ou inteiramente com formas não-verbais (símbolos, desenhos, números);

g) apresentar texto significativamente comprometido quanto à expressão e ao conteúdo;

h) apresentar qualquer sinal que possibilite identificar o seu autor;

i) estiver escrita com letra ilegível ou incompreensível.