Prefeitura de Águas de Lindóia (SAAE) - SP

Notícia:   SAAE da Prefeitura de Águas de Lindóia - SP oferece 10 vagas para vários níveis

SAAE - SANEAMENTO AMBIENTAL DE ÁGUAS DE LINDÓIA

ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL DE ABERTURA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS - EDITAL Nº 001/2010

O Diretor Presidente do SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP, usando das atribuições legai -; faz saber que fará realizar Concurso Público de Provas - Edital N° 01/2010; aos empregos constantes do item 2.5 - cujas inscrições estarão abertas no prazo definido neste Edital, através da empresa INTEGRI BRASIL Assessoria e Consultoria Ltda. - com a supervisão da Comissão Especial de Concursos especialmente nomeada pela Portaria (ato) n° 787 de 17 de Fevereiro de 2010.

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso, para todos os efeitos, terá validade de 2 (dois) anos podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação que será publicada no JORNAL TRIBUNA DAS ÁGUAS, JORNAL PANORAMA, no DOE - DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, e pela Internet nos endereços; www.saaeaguasdelindoia.com.br; www.integribrasil.com.br e afixado no quadro de avisos do SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP. O período de validade estabelecido para este Concurso não gera, para a SAAE, a obrigatoriedade de aproveitar todos os candidatos aprovados. A aprovação gera, para o candidato, apenas o direito à preferência na contratação, dependendo da sua classificação no Concurso.

1.2 Os candidatos aprovados em todas as fases, e convocados, estarão sujeitos ao que dispõe a Lei Municipal n° 132 de 07 de Outubro de 2009, que "DISPÕE SOBRE A ESTRUTURAÇÃO DO PLANO DE EMPREGOS E VENCIMENTOS DO SAAE­AMBIENTAL" e normas subsequentes.

1.3 Submetem-se ainda à Consolidação das Leis do Trabalho, bem como a legislação - Federal, Estadual e Municipal - pertinente, e às presentes instruções especial.

2 - DOS EMPREGOS

2.1 O presente CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS destina-se ao preenchimento de emprego atualmente vago, de acordo com o constante do item 2.5, mais os que vagarem e ou forem criados, durante o prazo de validade do Concurso, regido pela CLT e pela Legislação Municipal pertinente.

2.2 As atividades inerentes aos empregos ora concursados serão desenvolvidas - conforme demanda - nas diversas dependências ou órgãos do SAAE Ambiental, visando atender ao restrito interesse público.

2.3 A Descrição das Funções e demais requisitos inerentes aos empregos e indicação do conteúdo das provas encontram-se dispostos no ANEXO I - DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO e CONTEÚDO PROGRAMÁTICO e BIBLIOGRÁFICO, que faz parte integrante e inseparável deste Edital.

2.4 Além da remuneração indicada NO QUADRO DE EMPREGOS é assegurada também:

a) A concessão de Cesta Básica de Alimentos, Vale transporte nos termos da Legislação em vigor e demais benefícios previstos em lei.

2.5 - DO QUADRO DE EMPREGOS

Empregos

Vagas

Requisitos Básicos

Jornada Semanal

Salário Base

Taxa de Inscrição

Ref.

Salário

1.01 - Auxiliar de Serviços Gerais

01

Alfabetizado + Conhecimentos Gerais e Específicos da Função

44

B

R$ 742,00

R$ 20,00

1.02 - Servente

01

Alfabetizado + Conhecimentos Gerais e Específicos da Função

44

A

R$ 620,00

R$ 20,00

1.03 - Encanador

04

4º Série do Ensino Fundamental + Conhecimentos Específicos da Função

44

C

R$ 817,00

R$ 20,00

2.01 - Auxiliar Administrativo

01

Ensino Médio Completo + Noções de informática e Conhecimentos Básicos da função

44

F

R$ 950,00

R$ 30,00

2.02 - Operador de Tratamento de Água

01

Técnico em Química com Registro no CRQ - Nível Médio com conhecimentos Específicos da função

44

E

R$ 892,00

R$ 30,00

2.03 - Operador de Tratamento de Esgoto

01

Técnico em Química com Registro no CRQ - Nível Médio com conhecimentos Específicos da função

44

E

R$ 892,00

R$ 30,00

3.01 - Contador

01

Superior Completo em Ciências Contábeis com Registro no CRC - Conhecimentos Específicos da Função.

44

O

R$ 2.334,00

R$ 45,00

3 - CONSIDERAÇÕES GERAIS, CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO E REQUISITOS GERAIS PARA ADMISSÃO.

3.1 Considerações Gerais

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento. O deferimento da inscrição dar-se-á automaticamente, mediante o correto preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, e ao pagamento da taxa correspondente ao emprego que deseja concorrer.

3.1.1 Objetivando evitar ônus desnecessários, o candidato deverá orientar-se no sentido de recolher o valor de inscrição somente após tomar conhecimento de todos os requisitos exigidos para o concurso.

3.1.2 São de exclusiva responsabilidade do candidato ou de seu procurador, sob as penas da Lei, as informações fornecidas no ato da inscrição. Aquele que preencher a ficha de inscrição incorretamente, rasurar ou prestar informações inverídicas, mesmo que o fato seja constatado posteriormente, será excluído do concurso público.

3.1.3 As inscrições efetuadas em desacordo com as disposições deste Edital serão indeferidas, obedecendo ao prazo descrito no item 4.12 deste Edital.

3.2 Condições para inscrição

3.2.1 Ter nacionalidade brasileira, e no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no Artigo 13, do Decreto N. O 70.436/72;

3.2.2 Ser possuidor do CPF devidamente ativo e do Documento de Identidade - RG. (com foto)

3.2.3 Efetuar o pagamento devido da Taxa de inscrição.

3.2.4 Conhecer e estar de acordo com as normas e exigências do presente edital.

3.3 Requisitos Gerais para Admissão

3.3.1 Ter 18 (dezoito) anos completos ou a completar até a data da convocação.

3.3.2 Ter bons antecedentes, achando-se em pleno exercício de seus direitos civis, políticos e eleitorais, bem como nada ter que o desabone ou que o torne incompatível com o desempenho de suas funções;

3.3.3 Se do sexo masculino, possuir até a data da posse, o Certificado de Dispensa do Serviço Militar ou Certificado de Reservista.

3.3.4 Gozar de boa saúde física e mental e não ser portador de deficiência incompatível com o exercício das funções que competem ao cargo;

3.3.5 Não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade por prática de atos desabonadores;

3.3.6 Não ser aposentado por invalidez e nem estar com idade de aposentadoria compulsória nos termos do Artigo 40 inciso II da Constituição Federal;

3.3.7 Não exercer qualquer cargo ou função pública de acumulação proibida com o exercício do novo cargo;

3.3.8 A comprovação da documentação hábil de que os candidatos possuem os requisitos aqui exigidos para o Concurso, será solicitada por ocasião da contratação para o EMPREGO.

3.3.9 A não apresentação de qualquer dos documentos implicará na impossibilidade de aproveitamento do candidato em decorrência de sua habilitação no Concurso, anulando-se todos os atos decorrentes de sua inscrição.

4 - DAS INSCRIÇÕES

As inscrições estarão abertas no período abaixo indicado, podendo ser realizada da seguinte forma:

4.1 INSCRIÇÃO PRESENCIAL

Pessoalmente ou por procuração do dia 22 de Fevereiro a 05 de Março de 2010, das 08 h30min às 16h30min, de segunda à sexta- feira (exceto sábados, domingos e feriados), diretamente no SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ÁGUAS DE LINDÓIA, localizado à RUA ESTADO DE ISRAEL, 200 - Próximo à Rodoviária, munido obrigatoriamente:

I - RG - cópia (xérox) do documento de identidade com foto.

II - CPF - cópia simples.

III - FICHA DE INSCRIÇÃO, devidamente preenchida e assinada, fornecida no local de inscrição.

IV - ORIGINAL DO COMPROVANTE DE PAGAMENTO da inscrição correspondente ao cargo pretendido, que poderá ser recolhida, via depósito bancário - em qualquer agência e inclusive nos caixas eletrônicos: em favor da INTEGRI BRASIL Assessoria e Consultoria Ltda., nos seguintes bancos, a saber:

a) BANCO SANTANDER BANESPA S.A - Agência 0065 - CIC 0065 -13-002934-1

b) BANCO DO BRASIL - Agência 0354-9 - CIC 41.267-8

c) BANCO NOSSA CAIXA - Agência 0023-0 - CIC 04-002526-0

4.1.1 A Ficha de Inscrição, fornecida no local indicado, deverá ser devidamente preenchida em todos os campos e assinada pelo Candidato, DECLARANDO, sob as penas da lei, que os dados anotados naquele formulário são verdadeiros. Declara ainda que tem pleno conhecimento e aceita integralmente, as normas, condições e exigências estabelecidas no presente Edital; assumindo ter ciência dos requisitos gerais para contratação.

4.1.2 O pagamento poderá ser feito em dinheiro ou em cheque do candidato no valor (um cheque para cada inscrição), acarretando, no caso desse ser devolvido, por qualquer motivo, o cancelamento da inscrição. A empresa responsável pelo CONCURSO PÚBLICO poderá abrir postos de recebimento no próprio local da inscrição caso verifique a necessidade de agilização dos trabalhos, visando atender ao interesse público.

4.1.3 Poderá ser feita inscrição por terceiros mediante procuração simples (não há necessidade do reconhecimento de firma na procuração), acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato e do mandatário. Deverá ser apresentada para cada candidato ou para cada cargo inscrito uma procuração específica, a qual ficará retida. O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas na ficha de inscrição por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de preenchimento.

4.1.4 Maiores Informações: No local das inscrições presenciais, pelo telefone (19) 3824-6247 ou ainda pela internet nos endereços www.saaeaguasdelindoia.com.br ou www.integribrasil.com.br.

4.2 INSCRIÇÃO VIA INTERNET

No período de 20 de Fevereiro a 07 de Março de 2010, devendo para tanto o candidato:

4.2.1 Acessar o site www.integribrasil.com.br, localizar no canto superior direito o atalho CADASTRE-SE - digitar o CPF - preencher todos os dados solicitados e clicar no botão SALVAR. Localizar o "link" correspondente ao CONCURSO PÚBLICO - SAAE - ÁGUAS DE LINDÓIA (+ Detalhes) - escolher e clicar no cargo pretendido e imprimir o Boleto Bancário. Efetuar o pagamento da Inscrição, até a data de vencimento estipulado no Boleto, ou no primeiro dia útil subsequente quanto recair em final de semana ou feriado. Nota Importante: Consultar o Edital antes de efetivar a inscrição.

4.2.2 Efetuar o pagamento da Inscrição, no valor correspondente ao Emprego pretendido na Rede Bancária e Casas Lotéricas, até a data de vencimento estipulado no Boleto Bancário.

4.2.3 Não será aceito pagamento de inscrição após a data de vencimento impresso no boleto bancário ou no primeiro dia útil subsequente quanto recair em final de semana ou feriado

4.2.4 O pagamento da taxa poderá ser feito em dinheiro ou em cheque do candidato no valor da inscrição, acarretando, no caso desse ser devolvido, por qualquer motivo, o cancelamento da inscrição.

4.2.5 O valor da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, nem será aceito pedido de isenção de recolhimento.

4.2.6 O valor da inscrição a título de ressarcimento de despesas com material e serviços, é a que está estabelecida no item 2.5 - DO QUADRO DE EMPREGOS, constante do Edital, a favor de INTEGRI BRASIL ASSESSORIA E CONSULTORIA, empresa responsável pelo concurso.

4.2.7 A inscrição somente será validada após a confirmação do recebimento do crédito pela instituição financeira competente.

4.2.8 A INTEGRI BRASIL e o SAAE - AGUAS DE LINDÓIA, não se responsabilizam por solicitações de inscrição via Internet não recebidas e /ou não confirmadas decorrentes de problemas técnicos em microcomputadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de transmissão ou outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

4.2.9 Na opção de inscrição via Internet, NÃO deverá ser enviada cópia de documento de identidade, sendo de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados na ficha de inscrição, sob penas da lei.

4.2.10 No dia da realização da prova, o candidato deverá levar o comprovante de inscrição (boleto bancário) e o documento de Identidade original, com foto.

4.2.11 No prazo de até 10 dias decorridos do encerramento das inscrições, o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.integribrasil.com.br, se a inscrição foi deferida e os dados estão corretos. Em caso negativo, o candidato deverá entrar em contado com a INTEGRI BRASIL, através do e-mail contato@integribrasil.com.br - ou de segunda a sexta feira das 08h30min às 17h30min horas, pelo telefone (11) 4022.7166.

4.2.12 A inscrição implicará na completa ciência e tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital, sobre as quais não se poderá alegar desconhecimento.

4.3 Não será aceita inscrição via postal, fax, condicional, provisória ou fora do período da inscrição estabelecido neste edital.

4.4 Efetivada a inscrição, não serão aceitos pedidos para alternação de emprego (função).

4.5 O candidato será responsável por qualquer erro, rasura omissão, legibilidade da letra, bem como pelas informações prestadas, na inscrição realizada pela Internet.

4.6 Depois de feita a inscrição, os dados constantes do cadastro somente poderão sofrer alterações no caso de mudança de endereço, fato que deverá ser devidamente fundamentado e encaminhado à comissão do concurso.

4.7 O candidato que necessitar de prova especial (letra ampliada ou em Braille) ou de sala ou condição especial deverá requerê-la durante o período de inscrição, em campo específico da Ficha de Inscrição própria, ou solicitá-la, via SEDEX a INTEGRI BRASIL - ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA - Rua Santana, 465 - Centro - CEP 13.300-220 - ITU / SP, até a data do encerramento das inscrições.

4.8 O candidato que não o fizer, seja qual for o motivo alegado, não terá a prova especial preparada. A solicitação de condição especial será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.9 A candidata que tiver a necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata nesta condição que não levar acompanhante, não realizará a prova.

4.10 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

4.11 A Comissão organizadora do concurso não se responsabilizará por eventuais coincidências de datas e horários de inscrições ou provas e quaisquer outras atividades.

4.12 Na hipótese de haver caso (s) de indeferimento (s) haverá manifestação escrita, que será divulgada através de publicação na imprensa local, dentro do prazo de até 10 (dez) dias do encerramento das mesmas. Em não havendo tal manifestação todas as inscrições considerar-se-ão deferidas.

4.13 Será considerado documento de identidade as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, Carteira Nacional de Habilitação (modelo atual com foto), cédula de identidade para estrangeiros (no prazo de validade). Também será aceito Cédula de identidade fornecida por órgãos ou conselhos de classe que, por Lei Federal, valem como documento de identidade, como por exemplo, as emitidas pelos conselhos regionais ou autarquias corporativas e a carteira de trabalho e previdência social.

4.14 Informações referentes ao Concurso Público poderão ser obtidas no site www.integribrasil.com.br, ou de segunda a sexta feira das 08h30min às 17h30min horas, pelo telefone (11) 4022.7166, durante o período das inscrições.

5 - DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

5.1 Neste Concurso Público, não haverá previsão de vagas destinadas às pessoas portadoras de deficiência física, uma vez que o n° de vagas ofertadas para emprego é insuficiente para a aplicação dos percentuais previstos na legislação vigente.

6 - DA PROVA ESCRITA

6.1 - PROVA OBJETIVA

a) O Concurso constará de prova objetiva para todos os candidatos inscritos; de caráter eliminatório e classificatório, com questões de múltipla escolha, visando à capacitação para o cargo, cujas matérias versarão sobre o programa especificado no Anexo I, que faz parte integrante e inseparável do presente Edital.

b) A duração das provas objetivas será de 03 (três) horas. Iniciadas as provas nenhum candidato poderá se retirar da sala antes de completada "01 hora", a partir do início da realização da prova.

c) As provas objetivas constarão de 40 questões com 04 (quatro) alternativas cada uma, conforme quadro abaixo:

6.2 - QUADRO DE PONTUAÇÃO

EMPREGO

DISCIPLINA

Nº DE QUESTÕES

PONTOS POR QUESTÃO

TOTAL DE PONTOS

MÍNIMO PARA APROVAÇÃO

1.01- Auxiliar de Serviços Gerais

Língua Portuguesa

05

1

100

50 pontos

Matemática

05

1

Conhecimentos Gerais

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

1.02 - Servente

Língua Portuguesa

05

1

100

50 pontos

Matemática

05

1

Conhecimentos Gerais

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

1.03 - Encanador

Língua Portuguesa

10

1

100

50 pontos

Matemática

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

2.01 - Auxiliar Administrativo

Língua Portuguesa

10

1

100

50 pontos

Matemática

10

1

Conhecimentos Básicos e Noções de Informática

20

4

2.02 - Operador de Tratamento de Água

Língua Portuguesa

10

1

100

50 pontos

Matemática

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

2.03 - Operador de Tratamento de Esgoto

Língua Portuguesa

10

1

100

50 pontos

Matemática

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

3.01 -Contador

Língua Portuguesa

10

1

100

50 pontos

Matemática

10

1

Conhecimentos Específicos

20

4

7 - DA CONVOCAÇÃO PARA A PROVA OBJETIVA

7.1 A realização da prova escrita está prevista para o dia 21 DE MARÇO DE 2010 - no município de Águas de Lindóia / SP.

Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das provas.

7.2 Ao candidato só será permitida a realização da prova na data, no local e horários constantes no Edital de Convocação, a ser divulgado e publicado na forma do item 7.3;

7.3 A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, única e exclusivamente por EDITAL DE CONVOCAÇÃO, pelos seguintes meios:

a) Publicação no Jornal Panorama.

b) Pela internet nos endereços www.saaeaguasdelindoia.com.br e www.integribrasil.com.br e ainda;

c) Por afixação no SAAE "Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP

7.4 Não haverá convocação por e-mail, via correio ou por qualquer outro meio, não previsto neste Edital.

7.5 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização da prova objetiva com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos munido, OBRIGATORIAMENTE, de:

a) Caneta de tinta Azul ou preta, lápis preto e borracha;

b) Do comprovante de inscrição;

c) Documento Original de IDENTIDADE. (RG com foto)

8 - DA PRESTAÇÃO DA PROVA OBJETIVA

8.1 O candidato deverá chegar ao local das provas com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário estabelecido para a realização das provas, visto que os portões de acesso às salas de prova serão fechados rigorosamente no horário estabelecido em edital de convocação, e ainda:

a) Somente será admitido para realizar a prova o candidato que estiver munido de documento de identidade original com foto, descritos no item 4.13 e comprovante de inscrição, devendo estar em perfeitas condições, de forma a permitir a identificação do candidato com clareza.

b) Não serão aceitos, por serem documentos destinados a outros fins: Boletim de Ocorrência, Protocolos, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação (modelo antigo sem foto), Carteira de Estudante, Crachás, Identidade Funcional de natureza pública ou privada.

c) Não será admitido no local de prova o candidato que se apresentar após o horário determinado.

d) Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato.

8.2 Os eventuais erros de digitação de nome, número de documento de identidade e data de nascimento, deverão ser corrigidos no dia da prova objetiva, em formulário específico.

8.3 O SAAE Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP não se responsabilizará por eventuais coincidências de horários das provas, uma vez que os mesmos serão definidos e divulgados oportunamente por Edital de Convocação.

8.4 No ato da realização da prova objetiva será fornecido o Caderno de Questões e o Gabarito Oficial, no qual o candidato deverá assinalar as respostas.

8.5 Nas Provas, o candidato deverá assinalar as respostas no Gabarito Oficial, único documento válido para a correção da Prova. O preenchimento do Gabarito Oficial será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Questões e nas ordens explicitas pelos fiscais de sala.

8.6 Somente haverá substituição do Gabarito de Respostas se o mesmo estiver com falhas de impressão que impossibilitem o candidato de imprimir ali suas respostas.

8.7 No decorrer da prova o candidato que observar qualquer anormalidade gráfica ou irregularidade na formulação de alguma questão, deverá manifestar-se junto ao Fiscal de Sala que anotará na folha de ocorrências para posterior análise da banca examinadora, sob pena de não poder apresentar, posteriormente, eventual recurso.

8.8 Ao terminar a prova objetiva, o candidato entregará o Caderno de Questões e o Gabarito Oficial pré-identificado com seus dados, devidamente assinado, ao fiscal da sala, ficando desde já estabelecido que:

a) Por razões de ordem técnica e de segurança, não serão fornecidos exemplares ou cópias do Caderno de Questões a candidatos ou às instituições de Direito Público ou Privado, mesmo após o encerramento do Concurso, bem como não será permitido ao candidato vista de prova.

b) Quaisquer dúvidas relacionadas ao conteúdo, às questões ou alternativas constantes da prova, o candidato deverá anotá-las e no prazo de 02 dias da ocorrência da prova, protocolar o respectivo recurso, nos termos do presente Edital. Estas alegações não servirão de motivos para pedido de vista de prova.

8.9 Ao final das provas, os 02 (dois) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando ambos as tiverem concluído.

8.10 Se no ato da prova, o candidato alegar alguma irregularidade quanto a Listagem e/ou cargo inscrito, e que por motivo maior não possa ser sanada durante o evento, este realizará a prova, sujeitando-se a análise posterior, cabendo a Banca Examinadora e a Comissão Especial de Concurso a validação ou cancelamento de sua prova, em conformidade com o item 4.5 do edital em tela.

8.11 O Gabarito Oficial deverá ser divulgado em até 02 (dois) dias após a realização da prova.

9 - DO JULGAMENTO E CORREÇÃO DA PROVA OBJETIVA

9.1 As provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, sendo que cada questão valerá o correspondente ao emprego e disciplina especificado na tabela do item 6.2, sendo assim computados para todos os Empregos:

a) Questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, serão computados 1 (um) ponto por questão correta.

b) Questões sobre Conhecimentos Básicos e ou Específicos, serão computados 4 pontos por questão correta.

9.2 Não serão computadas as questões em branco ou assinaladas a lápis, as questões com duas ou mais alternativas assinaladas e as questões rasuradas. Não deverá ser feita nenhuma marca fora do campo reservado às respostas ou à assinatura, pois qualquer marca poderá ser lida incorretamente pelo sistema de correção.

9.3 Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas serão atribuídos a todos os candidatos, independente da formulação de recursos.

9.4 Serão considerados habilitados e classificados os candidatos que obtiverem 50 (cinquenta) pontos ou mais na prova escrita.

9.5 O candidato que não obtiver o número mínimo de pontos exigidos neste Edital estará automaticamente eliminado do concurso.

9.6 Não será permitido vista de prova. Dúvidas sobre questões aplicadas, necessidade de verificação do caderno para anotação de dúvidas, discussões sobre seu conteúdo ou formas de apresentação da prova não servirão de motivos ou alegação para pedido de vista e ou revisão de prova.

10 - DA CLASSIFICAÇÃO

10.1 A nota final do candidato habilitado no concurso será igual à Nota Final obtida na Prova OBJETIVA.

10.2 Em caso de igualdade na Classificação Definitiva terão preferência, o candidato que tiver mais idade. Permanecendo o empate, terá preferência sucessivamente, o candidato que:

a) tiver maior número de filhos menores de 18 anos;

b) sorteio;

10.3 Os candidatos aprovados serão classificados por ordem decrescente de valor da nota final.

11- DO RECURSO

11.1 O candidato poderá apresentar recurso no prazo de 02 (dois) dias úteis contados, respectivamente: a partir:

a) Da divulgação do edital de abertura;

b) Do indeferimento e do impedimento das inscrições;

c) Da aplicação das provas;

d) Da divulgação dos gabaritos oficiais;

e) Da publicação dos resultados da prova;

11.2 O recurso deverá ser apresentado com as seguintes especificações:

a) Capa constando o nome, o número de inscrição e a assinatura do candidato;

b) Argumentação lógica e consistente;

c) Ser entregue em duas vias originais, datilografadas ou digitadas, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

11.3 Recursos inconsistentes e/ou fora das especificações estabelecidas neste edital serão preliminarmente indeferidos.

11.4 O pedido de revisão ou recurso deverá ser encaminhado à Comissão de Concurso e protocolado no SAAE Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP, nos dias úteis, durante o horário de expediente.

11.5 Recebido o pedido de revisão ou recurso, a Comissão do Concurso decidirá pela manutenção, reforma do pedido ou ato recorrido, dando-se ciência da referida decisão ao interessado.

11.6 O recurso apresentado fora do prazo estabelecido será indeferido.

11.7 Se do exame de recursos resultarem anulação de questão (ões) ou de item (ns) de questão, a pontuação correspondente a essa(s) questão (ões) e/ou item (ns) será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

12 - DA CONTRATAÇÃO

12.1 A contratação para preenchimento do emprego obedecerá rigorosamente à ordem de classificação final estabelecida quando da homologação do concurso.

12.2 Por ocasião da convocação para preenchimento será exigido do candidato os documentos relativos à confirmação das condições estabelecidas no presente Edital, sendo que a sua inexistência ou eventual irregularidade implicará na imediata eliminação do concurso público, anulando-se todos os atos decorrentes da sua inscrição.

a) O candidato deverá apresentar, ainda, os documentos pessoais e Carteira Profissional nos moldes exigidos pela CLT e Legislação Municipal vigente.

b) Entregar também 02 (duas) fotos 3 X 4 recentes.

c) O SAAE Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP poderá solicitar outros documentos que julgar necessário.

12.3 A não apresentação dos documentos na conformidade deste Edital impedirá a formalização do ato de CONTRATAÇÃO.

12.4 A convocação para preenchimento será feita por telegrama, ou ofício via correio, ou correspondência direta.

12.5 Para efeito de preenchimento da vaga, o candidato convocado será submetido à Perícia Médica a ser promovida pelo SAAE "Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP; que avaliará em caráter eliminatório a capacidade física e mental do candidato para exercício do emprego escolhido, de acordo com as especificações da função". Da decisão da perícia médica não caberá recurso.

12.6 O candidato convocado para preenchimento que recusar; desistir por escrito ou se admitido, deixar de entrar em atividade no prazo estipulado pela Administração, perderá o direito decorrente de sua classificação.

12.7 Os candidatos classificados e que cumprirem com todas as exigências previstas neste edital, serão contratados pelo Regime CELETISTA.

13 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 A inexatidão das afirmativas e/ou irregularidades nos documentos, mesmo que verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da contratação, acarretarão a nulidade da inscrição, com todas as suas decorrências, sem prejuízo das demais medidas de ordem administrativa, civil ou criminal.

13.2 O candidato deverá manter atualizado seu endereço durante o prazo de validade do concurso, desde que aprovado, junto ao SAAE "Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP; não lhe cabendo qualquer reclamação caso não seja possível à mesma informá-lo da contratação, por falta da citada atualização.

13.3 O não atendimento, pelo candidato, das condições estabelecidas neste Edital, implicará sua eliminação do concurso, a qualquer tempo.

13.4 Será excluído do concurso o candidato que, além das demais hipóteses previstas neste Edital:

a) Apresentar-se após o horário estabelecido para a realização da prova;

b) Apresentar-se para a prova em outro local que não seja o previsto no Edital de Convocação;

c) Não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado;

d) Não apresentar um dos documentos de identidade exigidos nos termos deste Edital, para a realização da prova;

e) Ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal;

f) Ausentar-se do local de prova antes de decorrido o prazo mínimo;

g) For surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de calculadoras, livros, notas ou impressos não permitidos;

h) Estiver portando ou fazendo uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (Pager, celulares, etc.);

i) Lançar mão de meios ilícitos para a execução da prova;

j) Não devolver integralmente o material solicitado;

k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos.

13.5 É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar os Editais, Comunicados e demais publicações referentes a este Concurso pela Internet nos endereços; www.saaeaguasdelindoia.com.br; www.integribrasil.com.br e afixado no quadro de avisos do SAAE "Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP.

13.6 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disserem respeito ou até a data da convocação dos candidatos para a prova correspondente, circunstância que será mencionada em edital ou aviso a ser publicado.

13.7 Os documentos não exigidos judicial ou extra-judicialmente, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, contados do encerramento da publicação da classificação final do Concurso serão disponibilizados para envio ao SAAE "Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP e ou se autorizados, serão incinerados".

13.8 No que tange ao presente concurso, os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Concursos especialmente nomeada pela Portaria n° 787 de 17 de Fevereiro de 2010 e pela INTEGRI BRASIL ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA.

13.9 Caberá ao Diretor Presidente do SAAE - Serviço Ambiental de Águas de Lindóia / SP - a homologação dos resultados do Concurso.

Para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, é expedido o presente edital, que fica à disposição no local das inscrições, por afixação nos locais de costume do SAAE - Saneamento Ambiental de Águas de Lindóia / SP; pela Internet nos endereços www.saaeaguasdelindoia.com.br - www.integribrasil.com.br e cujo resumo será publicado no JORNAL TRIBUNA DAS ÁGUAS, JORNAL PANORAMA, no DOE - DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, bem como poderá ser divulgado em outros meios de comunicação, visando atender ao restrito interesse público.

Águas de Lindóia, SP, 19 de Fevereiro 2010.

SAAE - SANEAMENTO AMBIENTAL DE ÁGUAS DE LINDÓIA / SP
PEDRO CAMILO RIELI - DIRETOR PRESIDENTE

ANEXO I- DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO, CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E/OU BIBLIOGRÁFICO.

I - CARGO COM EXIGÊNCIA MÍNIMA ALFABETIZADO

CARGO: 1.01 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS -1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Nível Alfabetizado + Conhecimentos Gerais e Específicos da Função.

VENCIMENTOS: R$ 742,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Executar serviços de armazenagem de materiais leves e pesados. Executar serviços de jardinagem, aparando gramas, preparando a terra, plantando sementes e mudas, podando árvores, visando conservar, cultivar e embelezar canteiros em geral. Efetuar limpeza e conservação de áreas de serviço, áreas verdes e outras. Auxiliar nas atividades de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias. Zelar pela conservação de ferramentas, utensílios e equipamentos de trabalho, recolhendo-os e armazenando-os nos locais adequados. Utilizar-se dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's). Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS: 05 Questões

Interpretação de texto. Sinônimos e Antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes. Preposições e conjunções. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

MATEMÁTICA: 05 Questões

Números inteiros: operações e propriedades. Números racionais, representação fracionária e decimal: operações e propriedades. Razão e proporção. Porcentagem. Regra de três simples. Equação de 1° grau. Sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade. Relação entre grandezas: tabelas e gráficos. Raciocínio lógico. Resolução de situações problema.

CONHECIMENTOS GERAIS -10 Questões.

Ética e cidadania; relações humanas no trabalho; noções gerais de higiene; prevenção de acidentes, primeiros socorros; notícias sobre os temas sócio-econômico; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; noções gerais de organização e disciplina; atividades e conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO: 20 Questões

Conceitos de armazenagem de materiais leves e pesados; serviços de jardinagem; Noções de carregamento, descarregamento e entrega de materiais e mercadorias; Conhecimento de Ferramentas; destinação do lixo; produtos e utensílios, apropriados para a limpeza de serviços relacionados a água e esgotos; varrição de superfícies diversas; noções de higienização (dependências, equipamentos, matérias, e utensílios).

CARGO: 1.02 - SERVENTE: 1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Nível Alfabetizado + Conhecimentos Gerais e Específicos da Função.

VENCIMENTOS: R$ 620,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Efetuar serviços de limpeza e asseio das dependências internas e externas de unidades mantidas pela autarquia. Zelar e ter sob sua guarda os materiais e utensílios usados na limpeza. Verificar se as portas e janelas estão devidamente fechadas, providenciar o desligamento de aparelhos, máquinas e lâmpadas. Preparar e servir café, chá, água e outros e zelar pela ordem e limpeza da cozinha e de seus utensílios. Utilizar-se dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's). Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS - 05 QUESTÕES - "De acordo com o novo acordo ortográfico"

Leitura, compreensão e interpretação de texto; sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; linguagem denotativa e conotativa; variantes linguísticas; crase; encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; ortografia; pontuação; tipos de frases; tipos de substantivos - flexão dos substantivos em gênero, número e grau; adjetivos; verbos; numerais; preposições; advérbios; sujeito; predicado; estrutura e formação das palavras.

MATEMÁTICA - 05 QUESTÕES

Operações com números inteiros, racionais, fracionários e decimais; múltiplos e divisores; números decimais e horários; sistema de numeração romana; a ideia de fração; potenciação; raiz quadrada; expressões numéricas; porcentagem; juros simples e compostos; regra de três simples e composta; equações do 1° e do 2° Grau, inequações; equações fracionárias; teorema de Pitágoras; questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

CONHECIMENTOS GERAIS -10 Questões.

Ética e cidadania; relações humanas no trabalho; noções gerais de higiene; prevenção de acidentes, primeiros socorros; notícias sobre os temas sócio-econômico; políticos e esportivos da atualidade, veiculadas pela imprensa escrita, falada e televisiva; noções gerais de organização e disciplina; atividades e conhecimentos básicos sobre a rotina do trabalho, compatível com a função.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO: 20 Questões

Noções de Alimentação em repartições pública; Conceitos de serviços de cozinha; praticas e tarefas alimentares; Serviços gerais básicos de limpeza; tarefas braçais. Preparação de alimentos, Estocagem e Acondicionamento de Produtos alimentícios e de limpeza;

II - CARGO COM EXIGÊNCIA MÍNIMA DE 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

CARGO: 1.03 - ENCANADOR: 4 VAGAS

PRÉ-REQUISITOS: 4a Série do Ensino Fundamental + Conhecimentos Gerais e Específicos da Função.

VENCIMENTOS: R$ 817,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Atuar em serviços de instalação, manutenção, remanejamento e prolongamento de redes de água e esgotos, efetuarem ligações, substituição, reparos e desobstrução de ramais domiciliares de água e esgotos. Serrar tubos, fazer roscas, vedar e conectar encanamentos, instalar registros, cavaletes, hidrômetros, curvas, luvas, etc. Orientar e/ou executar abertura, dimensionamento, escoramento e sinalização de valas. Quando solicitado, detectar o vazamento devido ao consumo excessivo de água. Proceder ao corte do fornecimento aos usuários, por motivos técnicos, quando necessário ou por outros motivos. Zelar pela conservação de ferramentas e equipamentos de trabalho. Utilizar-se dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's). Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato

PORTUGUÊS -10 QUESTÕES - "De acordo com o novo acordo ortográfico"

Leitura, compreensão e interpretação de texto; sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; linguagem denotativa e conotativa; variantes linguísticas; crase; encontro vocálico, encontro consonantal e dígrafo; ortografia; pontuação; tipos de frases; tipos de substantivos - flexão dos substantivos em gênero, número e grau; adjetivos; verbos; numerais; preposições; advérbios; sujeito; predicado; estrutura e formação das palavras.

MATEMÁTICA -10 QUESTÕES

Operações com números inteiros, racionais, fracionários e decimais; múltiplos e divisores; números decimais e horários; sistema de numeração romana; a ideia de fração; potenciação; raiz quadrada; expressões numéricas; porcentagem; juros simples e compostos; regra de três simples e composta; equações do 1° e do 2° Grau, inequações; equações fracionárias; teorema de Pitágoras; questões de raciocínio lógico na forma de problemas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO: 20 Questões

Tecnologia dos Materiais de Instalações Hidráulicas e Sanitárias; Tipos de Tubulação; Tipos de Conexão; Instalações de Esgotos Sanitários e Águas Pluviais; Instalações de Água Potável: Conceitos e Tipos de Bombas D'água e Poços; Válvulas; Registros; Hidrômetros; Ligações de Água e de Esgoto; Centrifugas para Recalque de Água, Instalações e Manutenção; Terminologia; Simbologia: Sistema de Representação; Equipamentos de Segurança.Interpretação de desenhos básicos de redes de água e esgoto. Instalação, manutenção e reparos em tubulação de ferro cobre, PVC e cerâmicas. Instalação dos vários tipos de conexões, passagens e caixas de redes de água e esgoto. Conhecimento de ferramentas manuais, elétricas e outras usadas na profissão. EPI - Norma Regulamentadora n° 6 Ergonomia - Norma Regulamentadora n° 17

III - CARGO COM EXIGÊNCIA MÍNIMA DE ENSINO MÉDIO COMPLETO E OU TÉCNICO

CARGO: 2.01- AUXILIAR ADMINISTRATIVO -1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Ensino Médio Completo, Conhecimentos em Informática e Específicos da Função.

VENCIMENTOS: R$ 950,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Executar serviços gerais administrativos nas diversas unidades administrativas, sob orientação superior. Executar serviços de ordem burocrática, no setor de pessoal, contabilidade, compras, cadastro, tesouraria (caixa) e etc. Arquivar e protocolizar documentos diversos e operar computador; Dar atendimento ao público pessoalmente ou por telefone, quando de assuntos de sua competência. Receber e distribuir correspondência aos setores competentes. Efetuar cadastro de contribuinte, bem como solicitações de serviços, requerimentos, emissão de 2a via e emissão de cobranças diversas. Executar outras tarefas correlatas ao emprego determinadas pelo superior imediato

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS: 10 Questões - De acordo com o novo acordo ortográfico

Leitura, compreensão e interpretação de texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; Ortografia; Pontuação; Frases: tipos de frase; oração; Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

MATEMÁTICA: 10 Questões

Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores de um número inteiro. Máximo divisor comum (MDC) e Mínimo múltiplo comum (MMC) de um número natural. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples. Introdução à Estatística: Gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. Geometria: sólidos geométricos, polígonos e ângulos. Sistemas de medidas decimais: medidas de comprimento (perímetro), de superfície, de capacidade, de volume e de massa: medidas de tempo. Equações do 1° grau. Sistemas de equações do 1° grau com duas variáveis; Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS BÁSICOS + NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 20 Questões

Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas. Conceitos básicos de operação de microcomputadores; Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows; Conceitos básicos para utilização do pacote MS-Office; conceitos de Internet; conceitos de hardWare e de Software.

CARGO: 2.02 - OPERADOR DE TRATAMENTO DE ÁGUA -1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Técnico em Química com Registro no CRQ - Nível Médio

VENCIMENTOS: R$ 892,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Operar estações de tratamento de água, efetuando análises de PH-Cloro residual, alcalinidade, turbidez, etc, manobrando registros, acionando bombas, lavando filtros, etc; Acompanhar os processos de tratamento em todas as fases e proceder às correções necessárias nas dosagens de produtos químicos; Acompanhar o funcionamento de conjuntos moto-bomba e demais equipamentos do sistema; Atuar na estação de tratamento de água, auxiliando na operação de equipamentos, efetuando limpeza e lavagem de filtros, grades, decantadores, tubulações, etc; Transportar e trocar cilindros de cloro; Efetuar a mistura do alcalinizaste, cal Iágua, dentro da rotina da estação; Efetuar a mistura do coagulanteIágua dentro da rotina da estação; Acompanhar o supervisório do Controlador Lógico Programável, ajustando-o se necessária; Fazer o controle e as substituições quando necessárias dos insumos utilizados na estação, como: Hipoclorito de sódio Acido fluorsilissico, Polifosfato de Sódio, ou outros que vierem a ser usados; Zelar pelas partes hidráulicas, elétricas e sanitárias da Estação; Utilizar-se dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's); Dar atendimento ao público pessoalmente ou por telefone, quando de assuntos de sua competência; Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS: 10 Questões - De acordo com o novo acordo ortográfico

Leitura, compreensão e interpretação de texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; Ortografia; Pontuação; Frases: tipos de frase; oração; Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

MATEMÁTICA: 10 Questões

Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores de um número inteiro. Máximo divisor comum (MDC) e Mínimo múltiplo comum (MMC) de um número natural. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples. Introdução à Estatística: Gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. Geometria: sólidos geométricos, polígonos e ângulos. Sistemas de medidas decimais: medidas de comprimento (perímetro), de superfície, de capacidade, de volume e de massa: medidas de tempo. Equações do 1° grau. Sistemas de equações do 1° grau com duas variáveis; Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO: 20 Questões

Poluição: água, ar e solo; Sistemas de abastecimento de água: partes constituintes; fontes de água; doenças relacionadas com a água, qualidade da água e parâmetros de controle da qualidade; sistemas elevatórios; construção, operação e manutenção de sistemas; unidades de tratamento da água, produtos químicos utilizados no tratamento da água, preparação de solução e equipamentos de dosagem; medição e controle de vazão nas unidades do sistema; Sistemas de esgotamento sanitário: partes constituintes; construção, operação e manutenção de sistemas; elevatórias; unidades de tratamento; controle da qualidade de efluentes; medição e controle da vazão nas unidades do sistema; disposição final de efluentes; Segurança no trabalho; Conceitos de segurança do trabalho, EPI - equipamentos de proteção individual e EPC - equipamentos de proteção coletiva Sistemas elétricos; Sistemas de proteção contra incêndio; Legislação: Lei N° 11.445, de 05 de janeiro de 2007, Decreto N° 5.440 de 04 de maio de 2005 e Portaria do Ministério da Saúde N° 518, de 25 de março de 2004.

CARGO: 2.03 - OPERADOR DE TRATAMENTO DE ESGOTO -1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Técnico em Química com Registro no CRQ - Nível Médio

VENCIMENTOS: R$ 892,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Atuar em estações de tratamento de esgotos, acompanharem as diversas fases de operação, tais como: gradeamento, decantação, desarenação, adensamento, digestão e centrifugação; Providenciar eIou executar manobras de registro e comportas, rodízio no funcionamento de motores e bombas, remoção de detritos de grades, etc; Executar análises físico- químicos de sólidos sedimentáveis, em suspensão e oxigênio dissolvido.; Utilizar-se dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI' s) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC's); Executar outras tarefas correlatas determinadas pelo superior imediato

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS: 10 Questões - De acordo com o novo acordo ortográfico

Leitura, compreensão e interpretação de texto, sinônimos, antônimos, parônimos e homônimos; lingüísticas; linguagem oral e linguagem escrita; formal e informal; gíria; Sílaba = separação silábica, classificação das palavras quanto ao número de sílaba e sílaba tônica;

Acentuação = acento agudo, circunflexo e grave; Ortografia; Pontuação; Frases: tipos de frase; oração; Classes de palavras: Substantivos = tipos de substantivos, flexão dos substantivos em gênero, número e grau; Artigos = definidos e indefinidos; Adjetivos = classificação dos adjetivos; Verbos = Flexões do verbo: modo, tempo e número; regulares, irregulares, auxiliares, abundantes e defectivos; Pronomes = pessoais do caso reto, oblíquo e de tratamento, indefinido, possessivo, demonstrativo, interrogativo, relativo; Numerais = flexão dos numerais e emprego; Preposições; Conjunções; Interjeições; Advérbios. Sujeito = tipos de sujeito; Predicado = tipos de predicado; Complemento verbal e nominal; Aposto; Vocativo; Concordância nominal e verbal; Regência nominal e verbal: Colocação pronominal; Estrutura e formação das palavras;

MATEMÁTICA: 10 Questões

Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores de um número inteiro. Máximo divisor comum (MDC) e Mínimo múltiplo comum (MMC) de um número natural. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples. Introdução à Estatística: Gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. Geometria: sólidos geométricos, polígonos e ângulos. Sistemas de medidas decimais: medidas de comprimento (perímetro), de superfície, de capacidade, de volume e de massa: medidas de tempo. Equações do 1° grau. Sistemas de equações do 1° grau com duas variáveis; Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA FUNÇÃO: 20 Questões

Noções de saúde pública, epidemiológica e saneamento, Conhecimentos em Legislação Sanitária e de Higiene, Controle de poluição da água, Controle da higiene das habitações, Sistemas de esgotos sanitários, Tratamento de águas residuais, resíduos sólidos e limpeza pública. Medições e controle de poluição do ar. Sistemas de disposição e de tratamentos de lixo. Medições de impactos ambientais, Conceitos de segurança do trabalho, EPI - equipamentos de proteção individual e EPC - equipamentos de proteção coletiva - Sistemas de esgotamento sanitário: partes constituintes; construção, operação e manutenção de sistemas; unidades de tratamento; controle da qualidade de efluentes; medição e controle da vazão nas unidades do sistema; disposição final de efluentes; 4- Segurança no trabalho; 5- Sistemas elétricos; 6- Sistemas de proteção contra incêndio; 7- Legislação: Lei N° 11.445, de 05 de janeiro de 2007, Decreto N° 5.440 de 04 de maio de 2005 e Portaria do Ministério da Saúde N° 518, de 25 de março de 2004.

IV - CARGO COM EXIGÊNCIA MÍNIMA DE ENSINO SUPERIOR COMPLETO

CARGO: 3.01- CONTADOR -1 VAGA

PRÉ-REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis com Registro no CRC - Conhecimentos Específicos da Função.

VENCIMENTOS: R$ 2.334,00 mensais

JORNADA DE TRABALHO: 44 horas semanais

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

Planejar o sistema de registros e operações, atendendo às necessidades administrativas e as exigências legais, para possibilitar o controle contábil e orçamentário; Supervisionar a contabilização de documentos, classificando e orientando o seu registro, para assegurar as exigências legais e do plano de conta; Realizar análise e conciliação de contas, conferindo saldo, corrigindo os possíveis erros para assegurar a correção das operações contábeis; Calcular e reavaliar ativos, fazer depreciação de veículos, máquinas, utensílios, móveis e instalações, utilizando-se de métodos e procedimentos legais; Preparar e assinar balancetes, balanços e demonstração de resultados utilizando normas contábeis, para apresentar resultados parciais ou gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da instituição; prestar esclarecimentos aos auditores, do Tribunal de Contas e de empresas particulares;Apurar o imposto de renda de pessoa jurídica de acordo com a lei; Fazer a valorização de produtos acabados.Executar outras tarefas correlatas de acordo com orientação superior.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E BIBLIOGRÁFICO

PORTUGUÊS: 10 QUESTÕES

Texto - unidade de sentido: estrutura, tipologia, coesão e coerência textual. Interpretação e compreensão; Fonema, sílaba, divisão silábica, ortoépia, prosódia, uso do hífen, acentuação, ortografia; Morfologia - Estrutura e formação das palavras; classe das palavras: variáveis e invariáveis; Sintaxe -Frase, oração e período composto por coordenação e subordinação; Termos da oração - essenciais, integrantes e acessórios; Concordância Verbal e nominal; Colocação Pronominal; Regência verbal e nominal; Pontuação e Uso da crase; Níveis de Linguagem; Linguagem denotativa e conotativa; Valor semântico de umas palavras sinônimas, antônimas, parônimas, homônimas e polissemia; Figuras de linguagem; vícios de linguagem: cacofonia, arcaísmo, barbarismo, vulgarismo.

MATEMÁTICA-10 QUESTÕES

Operação no conjunto dos números inteiros e racionais: adição, subtração, multiplicação e divisão. Múltiplos e divisores de um número inteiro. Máximo divisor comum (MDC) e Mínimo múltiplo comum (MMC) de um número natural. Proporcionalidade: razão, proporção, regra de três simples. Introdução à Estatística: Gráficos, média aritmética, média aritmética ponderada. Geometria: sólidos geométricos, polígonos e ângulos. Sistemas de medidas decimais: medidas de comprimento (perímetro), de superfície, de capacidade, de volume e de massa: medidas de tempo. Equações do 1° grau. Sistemas de equações do 1° grau com duas variáveis; Resolução de problemas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: - 20 Questões

Licitações e contratos da administração pública instrumentos básicos de planejamento: plano plurianual; lei de diretrizes orçamentárias; lei orçamentária anual; orçamento público. receitas públicas: conceito de receita; classificação das receitas orçamentárias; receita extra-orçamentária; estágios da receita; receita da dívida ativa; renúncia de receita; receita corrente líquida; despesas públicas: conceito de despesa; classificação das despesas orçamentárias; despesas extra-orçamentárias; estágios da despesa; programação da despesa; regime de adiantamento. exercício financeiro: regimes contábeis; restos a pagar; dívida ativa. créditos adicionais: suplementar; especiais; extraordinários fundos especiais controle da execução orçamentária: controle interno; controle externo. contabilidade: contabilidade orçamentária; contabilidade financeira; contabilidade patrimonial. balanços: balanço orçamentário; balanço financeiro; balanço patrimonial; demonstração das variações patrimoniais. limites, exigências legais e recursos vinculados pessoal; serviços de terceiros; despesas previdenciárias; pensionistas; saúde; educação; dívida pública e licitações; 1. Conceitos básicos de operação de microcomputadores; 2. Conceitos básicos de operação com arquivos em ambiente DOS/Windows; 3. Conceitos básicos para utilização do pacote MS­Office;