Prefeitura de Pouso Redondo - SC

Notícia:   Publicada 1ª retificação da seleção de Pouso Redondo - SC

PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO REDONDO

ESTADO DE SANTA CATARINA

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO N° 02/2011

Rua Antônio Carlos Thiesen, 74 - Centro - CEP 89172-000
Fone/Fax: 0**47 3545-1133
E-mail: administracao@pousoredondo.sc.gov.br

O Prefeito Municipal de Pouso Redondo, Estado de Santa Catarina, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no artigo 37, inciso II da Constituição Federal, juntamente com a Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

RESOLVE

Tornar público, que se acham abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Provas Escritas e Prova de Títulos, para cargos temporários como especificado abaixo, a realizar-se mediante coordenação da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo, nos termos da legislação pertinente e das normas estabelecidas neste edital.

1. DO CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

1.1. A realização do certame seguirá as datas e prazos estipulados de acordo com o cronograma a seguir:

QUADRO I - Cronograma

Item

Cronograma das Atividades

Período

1.1

Período de inscrições via internet

23/11/2011 a 07/12/2011

1.2.

Prazo final para entrega do requerimento e do laudo médico dos candidatos que optarem por vagas para pessoas portadoras de necessidades especiais e solicitar condição especial para realização da prova.

07/12/2011

1.2.1

Ultimo dia para pagamento da taxa de inscrição e comprovação

08/12/2011

1.3

Divulgação das inscrições deferidas e indeferidas de todos os cargos, inclusive das solicitações por vagas para pessoas com necessidades especiais no site www.iobv.com.br

12/12/2011

1.3.1

Prazo para recursos contra as inscrições

13 e 14 /12/2011

1.3.2

Publicação do edital de homologação definitiva das inscrições, dos locais, da data e do horário das provas.

15/12/2011

1.4

Aplicação da prova escrita objetiva e entrega de títulos

18/12/2011 (matutino)

1.5

Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva escrita

19/12/2011

1.5.1

Recursos contra as questões e gabarito preliminar da prova objetiva escrita

20/12/2011 e 21/12/2011

1.5.2

Divulgação do gabarito oficial da prova objetiva escrita objetiva

Após julgados os recursos

1.6

Divulgação da Classificação Preliminar já incluindo os títulos

Após julgamento dos recursos.

1.6.1

Prazo de recursos quanto a Classificação Preliminar

Após julgamento dos recursos.

1.7

Divulgação da classificação final

Após julgados os recursos

1.8. O cronograma acima poderá sofrer alterações, dependendo do número de inscritos, do número de recursos e por decisão da Comissão Coordenadora do Processo Seletivo.

2. DOS CARGOS

2.1. DO PROCESSO SELETIVO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

2.1.1. O Processo Seletivo destina-se ao provimento temporário de 12 (doze) meses, para o ano de 2012, das vagas atualmente existentes no nível inicial de cargos do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, e formação de cadastro de reserva, sendo contratados pelo regime estatutário e estão relacionados nos quadros a seguir:

Quadro 01- PROFESSORES HABILITADO E NÃO-HABILITADO- 20h Semanais

Cargo

Escolaridade Mínima Exigida

N.º vagas

Salário R$

1- Professor Educação Infantil e Séries Iniciais (Habilitado)

Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Pedagogia ou Normal Superior

05

R$ 749,23

2- Professor Educação Infantil e Séries Iniciais (Não Habilitado)

Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Pedagogia ou Normal Superior

CR*

R$ 624,36

3- Professor Língua Portuguesa (Habilitado)

Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Língua Portuguesa

01

R$ 749,23

4- Professor Língua Portuguesa (Não Habilitado)

Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Língua Portuguesa

CR*

R$ 624,36

5- Professor de Ciências (Habilitado)

Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Ciências

01

R$ 749,23

6- Professor Ciências (Não Habilitado)

Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Ciências

CR*

R$ 624,36

7- Professor Matemática (Habilitado)

Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Matemática

01

R$ 749,23

8- Professor Matemática (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena MatemáticaCR*R$ 624,36
9- Professor História (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena História01R$ 749,23
10- Professor História (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena HistóriaCR*R$ 624,36
11- Professor Educação Física (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Educação Física e registro no CREF01R$ 749,23
12- Professor Educação Física (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Educação Física.CR*R$ 624,36
13- Professor Inglês (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Letras/Inglês01R$ 749,23
14- Professor Inglês (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Letras/InglêsCR*R$ 624,36
15- Professor Geografia (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Geografia01R$ 749,23
16- Professor de Geografia (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena GeografiaCR*R$ 624,36
17- Professor de Artes (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Artes01R$ 749,23
18- Professor de Artes (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena ArtesCR*R$ 624,36
19- Professor de Ensino Religioso (Habilitado)Diploma e Histórico Escolar de Conclusão de Curso Superior de Licenciatura Plena Ciências da Religião01R$ 749,23
20- Professor de Ensino Religioso (Não Habilitado)Certidão de freqüência, a partir da 3ª fase, em Curso de Graduação em Licenciatura Plena Ciências da ReligiãoCR*R$ 624,36

CR* - Cadastro de Reserva

2.1.2. O período de contratação em regime estatutário dos candidatos aprovados nos cargos do Processo Seletivo Para Professor é válido para o ano letivo de 2012.

2.1.3. A remuneração será proporcional ao número de horas trabalhadas e as vagas serão oferecidas em módulos de 20 horas semanais;

2.1.4. Os candidatos ao cargo de professor, aprovados no Processo Seletivo poderão ser designados para as vagas existentes em qualquer unidade de serviço, de acordo com as necessidades do Município de Pouso Redondo.

2.1.5. Ao ser chamado o candidato deverá aceitar a vaga, do contrário irá para o final da lista dos classificados de sua habilitação e será chamado o próximo da lista.

2.1.5.1. No ato da escolha, serão chamados os candidatos presentes, caso este não aceite a vaga, será continuada a lista dos habilitados, e posteriormente, dos não habilitados, ficando o candidato para o final da lista.

2.1.5.2. Em caso de necessidade de nova contratação no decorrer do ano letivo, a lista será iniciada novamente pelos habilitados,

2.1.6. Os aprovados ficarão em cadastro de reserva e sendo convocados para preencherem as vagas que surgirem no decorrer do ano.

2.1.7. Ao chamar todos os professores aprovados nas disciplinas específicas (habilitados e não habilitados), não tendo preenchidas as vagas, ficará a critério da Comissão aproveitar/chamar os remanescentes da lista dos classificados em Educação Infantil e Séries Iniciais.

2.1.8. A divulgação do quadro de vagas e data e horário para escolha de vagas será publicado através de edital de convocação próprio, no mural oficial da prefeitura, Secretaria de Educação, na imprensa local e no site www.iobv.com.br após publicação do resultado oficial.

2.2. DO PROCESSO SELETIVO PARA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

2.2.1. O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas de emprego público existentes no quadro de pessoal da Secretaria de Saúde de Pouso Redondo, programa Estratégia Saúde da Família, sendo contratados pelo regime celetista e estão relacionados nos quadros a seguir:

QUADRO 2 - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - ESF

Nº do Cargo

Cargo

Carga Horária semanal

Habilitação/Escolaridade

R$ Remuneração

Tipo de Prova

Total Vagas

21

Médico Clinico Geral

40 h

Ensino superior completo em medicina e registro no órgão de classe.

8.000,00

Objetiva

02

22

Técnico em Enfermagem

44 h

Ensino Médio Completo e Certificado de Conclusão do curso de Técnico de Enfermagem com registro no órgão fiscalizador (COREN)

970,00

Objetiva

01

23Auxiliar de Consultório Dentário40 hEnsino Médio Completo e Curso de Aperfeiçoamento na Área.600,00Objetiva01
24Técnico em Higiene Dental40 hEnsino Médio Completo, Curso de Técnico de Higiene Dental e Registro no órgão de classe970,00Objetiva01

QUADRO 3- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE-ESF- AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

Nº Cargo

Cargo

Habilitação/ Escolaridade

R$ remuneração

Tipo de Prova

Total de Vagas

Carga Horária Semanal

25

Agente Comunitário de Saúde (Progresso)

Ensino Fundamental Completo

710,00

Objetiva

CR*

44 h

26

Agente Comunitário de Saúde (Corruchel)

CR*

27

Agente Comunitário de Saúde (Distrito de Aterrado)

CR*

28

Agente Comunitário de Saúde (centro I)

CR*

29

Agente Comunitário de Saúde (centro II)

CR*

30

Agente Comunitário de Saúde (Pombinhas)

CR*

2.2.2. O prazo da contratação é de 12 (doze) meses ou enquanto durar o programa de Estratégia Saúde da Família - ESF, podendo a administração:

2.2.3.2. Rescindir unilateralmente o contrato administrativo nas seguintes hipóteses:

a)- por superveniência de contratação mediante concurso público;

b)- desempenho ineficiente das funções;

c)- necessidade de redução com gasto de pessoal;

d)- extinção do programa de saúde da família;

2.2.3.4. Prorrogá-lo por igual período caso não haja provimento de cargo de natureza efetiva através de Processo Seletivo ou situação emergencial que justifique um procedimento desta ordem.

2.3. A definição de conteúdos programáticos e as demais informações próprias de cada cargo constarão de instruções específicas, expressas nos Anexos I e II do presente Edital.

2.4. A nomeação dos candidatos aprovados dentro do número de vagas deste certame atenderá os dispositivos da RE/598.099/STF, de acordo com a necessidade do município, respeitada a ordem de classificação.

3. VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

3.1 Às pessoas portadoras de deficiência, que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no inciso VIII do artigo 37 da Constituição Federal, é assegurado o direito de inscrição no presente Concurso Público desde que a deficiência de que são portadoras seja compatível com as atribuições do cargo em provimento.

3.2. Para efeito do que dispõe o inciso VIII do art. 37 da Constituição Federal, serão reservados aos portadores de deficiência 5% (cinco por cento) do número de vagas oferecidas para cada Cargo ou 01(uma) quando o resultado da aplicação deste percentual sobre o número de vagas for inferior a unidade e o número de vagas igual ou superior a 05(cinco).

3.3. Consideram-se pessoas portadoras de deficiência aquelas que se enquadrarem nas categorias discriminadas no artigo 4º do Decreto Federal 3.298/99 e alterações.

3.4. As pessoas portadoras de deficiência participarão do Concurso em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao horário e ao local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para todos os demais candidatos.

3.5. O candidato portador de deficiência física será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para o cargo que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando as vagas reservadas a portadores de deficiência física no cargo que concorre, caso existam.

3.6. O candidato portador de deficiência física deverá assinalar tal condição em local apropriado, no formulário de inscrição, descrevendo qual a condição especial que necessite para a realização da prova.

3.7. Conforme disposto no Decreto Federal no 4.298, de 20 de dezembro de 1999, em seu art. 39, o candidato deverá protocolar requerimento conforme anexo III deste edital, acompanhado de laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, bem como a provável causa da deficiência, até o último dia previsto para o término das inscrições, na Prefeitura Municipal de Pouso Redondo.

3.8. Os portadores de deficiência física somente poderão disputar cargos e empregos cujas atividades sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.

3.9. Os candidatos que não atenderem os dispositivos mencionados, dentro do prazo do período das inscrições, serão considerados como não portadores de deficiência e não terão a prova especial preparada, seja qual for o motivo alegado, estando impossibilitados de realizar a prova em condições especiais.

3.10. O candidato portador de deficiência que, no ato da inscrição, não declarar essa condição, não poderá impetrar recurso em favor de sua situação.

3.11. Não será contratado o candidato cuja deficiência não for configurada ou quando esta for considerada incompatível com a função a ser desempenhada.

3.12 As inscrições que cumprirem os requisitos aqui exigidos serão homologadas.

3.13. O candidato portador de deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, com justificativa acompanhada de parecer emitido por especialista da área de sua deficiência, até a data limite para a realização das inscrições.

3.14. Os candidatos portadores de necessidades especiais, se aprovados e classificados, serão submetidos a uma junta médica oficial para verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo.

3.15. Os candidatos que necessitarem de condições especiais para a realização de provas deverão mencionar, no Anexo III, indicando as condições especiais que necessitam para a realização das provas. A decisão desses requerimentos caberá à Comissão do Concurso Público que poderá solicitar documentos ou exames para fins de comprovação das condições do candidato.

3.16. O portador de deficiência física não está isento do recolhimento da taxa de inscrição.

3.17. Das Condições Especiais para realizar as provas:

3.18. O candidato que necessite de condições especiais na data da prova seja, devido à deficiência que possua ou a impedimentos temporários resultantes de cirurgias e/ou acidentes ou ainda doença infecto contagiosa, deverá especificar na ficha de inscrição, apresentando atestado médico. Caso aconteça esta impossibilidade depois de feita a inscrição o candidato deverá entrar em contato com a Empresa Executora ou a Comissão de Coordenação e de Fiscalização do Concurso Público, para anexar atestado médico e informar as condições necessárias.

3.19. No caso de amamentação, será facultada a possibilidade de amamentar o filho durante a realização da prova, desde que solicite tal condição por escrito (anexo III) a comissão do concurso, ainda durante o período do recebimento das inscrições, conforme especificado no item específico.

a) A mesma deverá levar no dia da prova um acompanhante, o qual será responsável pela criança e permanecerá em sala reservada para esta finalidade;

b) Durante a amamentação, ela será supervisionada por fiscal de prova.

3.20. Após análise dos requerimentos será divulgada listagem completa das inscrições deferidas e indeferidas, abrindo-se prazo recursal de 2 (dois) dias úteis para contestação.

4. DAS INSCRIÇÕES

4.1. As inscrições serão exclusivamente "on line", via internet no prazo estabelecido conforme cronograma item I de acordo com as orientações elencadas nos itens subseqüentes deste Capítulo.

4.1.1. DO VALOR DA TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição será correspondente ao cargo escolhido nos seguintes valores:

Cargos de Nível Fundamental Completo

R$ 30,00

Cargos de Nível Médio e Professores

R$ 40,00

Cargo de Médico

R$ 80,00

4.1.2. O candidato, ao efetivar sua inscrição assume inteira responsabilidade pelas informações que fizer constar no formulário de inscrição, sob as penas da lei. Declarações falsas ou inexatas dos dados constantes do formulário de inscrição determinarão o cancelamento da inscrição e anulação de todos os atos decorrentes, em qualquer época, podendo o candidato responder às consequências legais.

4.1.3. Para evitar transtornos de última hora aconselha-se que o candidato efetue sua inscrição e pague a mesma antecipadamente, não deixando para o último dia.

4.2. Para inscrever-se via Internet, o candidato deverá, no período das inscrições:

a) Acessar o site www.iobv.com.br, durante o período de inscrições por meio do link correspondente ao Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Pouso Redondo/SC Edital 02/2011.

b) Ler atentamente o Edital de Abertura de Inscrições, o Formulário Eletrônico de Inscrição e efetuar sua inscrição;

c) Preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição, não deixando nenhum campo em branco, optando pelo cargo desejado;

d) Imprimir o comprovante de inscrição.

4.3. DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

4.3.1. Após realizar a inscrição via internet e imprimir o comprovante de inscrição, o candidato deverá proceder da seguinte forma:

a) Dirigir-se ao setor de tributação da Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, munido de CPF, Identidade, Endereço completo e do comprovante de inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

b) Protocolar o comprovante de pagamento de inscrição na Prefeitura Municipal de Pouso Redondo.

4.3.2. As inscrições somente serão efetivadas após o recebimento da confirmação de pagamento da taxa de inscrição.

4.3.3. Os pagamentos deverão ser efetuados até o prazo determinado como último dia de pagamento, conforme cronograma item I, sendo consideradas sem efeito as solicitações de inscrição via Internet cujos pagamentos não forem efetuados ou forem pagas após esta data, observado o horário de atendimento da Prefeitura Municipal de Pouso Redondo.

4.3.4. O Instituto Barriga Verde e a Prefeitura Municipal de Pouso Redondo não se responsabilizam por solicitações de inscrições via Internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falha ou congestionamento das linhas de comunicação, esquecimento de senha, bem como outros fatores técnicos que impossibilitem a transferência de dados.

4.3.5. O descumprimento das instruções para inscrição implicará na sua não-efetivação.

4.4. Da escolha dos cargos:

4.4.1 Ao inscrever-se, o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar no Formulário Eletrônico de Inscrição a opção de cargo, conforme barra de opções do Formulário Eletrônico de Inscrição via Internet.

4.4.2 - Não será permitida a inscrição para mais de um cargo.

4.4.3. Havendo mais de 1 (um) Formulário Eletrônico de Inscrição pago para mais de um cargo, será considerada válida, para fins de homologação, a última inscrição efetuada.

4.4.4. Efetuada a inscrição em um dos cargos, não será aceito pedido de sua alteração para outro cargo.

4.5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES

4.5.2. A Prefeitura Municipal de Pouso Redondo e o Instituto o Barriga Verde eximem-se das despesas com viagens e estadia dos candidatos para prestar a prova do Concurso Público.

4.5.3. Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste Edital.

4.5.4. Após a data e horário fixado como o prazo final para recebimento de inscrição, não mais serão admitidas quaisquer outras inscrições, nem a anexação de qualquer documento, sob qualquer condição ou pretexto.

4.5.5 - O Instituto o Barriga Verde, bem como a Prefeitura Municipal de Pouso Redondo-SC, não se responsabilizam por inscrições que não cumprirem integralmente as etapas especificadas neste Edital, seja por motivo de horário de atendimento dos correios, por falhas de ordem técnica em computadores, falhas na comunicação via internet, congestionamento de linhas de comunicação, falhas nas transmissões, perda de dados, falhas na comprovação do pagamento da inscrição, incorreções no preenchimento do cadastro e nas opções do concurso, sobrecarga no atendimento a candidatos que deixarem para inscrever-se de última hora ou qualquer outro fator de ordem técnica.

4.5.6. Os candidatos portadores de necessidades especiais e mãe nutriz deverão entregar o documento de solicitação de condição especial, no ato da inscrição ou até a data final do prazo de inscrições.

4.5.7. Não será admitida a inscrição para mais de um cargo por candidato e caso isso ocorra será considerada apenas a última inscrição, tornado sem efeito as anteriores e o candidato não terá direito à devolução da taxa de inscrição.

4.5.8. Após a data e horário fixado como o prazo final para recebimento de inscrição, não mais serão admitidas quaisquer outras inscrições, nem a anexação de qualquer documento, sob qualquer condição ou pretexto.

4.5.9. A taxa de inscrição não será devolvida em hipótese alguma, exceto no caso de cancelamento do Concurso.

4.5.10. Terá a inscrição cancelada o candidato que efetuar o pagamento da taxa de inscrição com cheque sem provisão de fundos ou outra irregularidade que impossibilite a compensação.

4.5.11. Do atendimento Presencial

4.5.11.1 Os candidatos que não possuírem internet poderão realizar sua inscrição na central de atendimento na Prefeitura Municipal Pouso Redondo-SC, de segunda à sexta-feira no horário normal de expediente.

4.5.11.2. É de responsabilidade do candidato manter-se informado sobre possíveis alterações do horário de expediente, devido a mudanças do horário de verão, acessando o site www.pousoredondo.sc.gov.br ou através do fone (47) 3545-1133

4.6. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

4.6.1. Julgados os pedidos de inscrição com o exame da inscrição apresentada e satisfeitas as exigências será divulgada listagem geral das inscrições deferidas e indeferidas, no site www.iobv.com.br e átrio do Legislativo Municipal, abrindo prazo recursal de dois dias úteis.

4.6.2. Caso o nome do candidato não conste do relatório das inscrições deferidas e indeferidas, o candidato deverá protocolar recurso à Comissão Executora do Concurso Público, na Prefeitura Municipal, em 02 (dois) dias úteis, de segunda a sexta-feira, em horário normal de expediente, dentro do prazo definido pelo presente Edital, solicitando a regularização da inscrição, com a cópia do comprovante de inscrição devidamente autenticado. Nesse requerimento deverá ser informado, obrigatoriamente, número de telefone e endereço eletrônico para contato.

4.6.3. A Comissão verificará a regularidade da inscrição e, se essa for comprovada, procederá à inclusão do candidato, comunicando-lhe via telefone e pelo endereço eletrônico.

4.6.4. Somente terá sua inscrição homologada o candidato que:

a) Preencher corretamente o formulário de inscrição on line.

b) Pagar a guia da taxa de inscrição através do setor de tributação da Prefeitura de Pouso Redondo

c) Protocolar o comprovante de pagamento na Prefeitura Municipal de Pouso Redondo.

4.6.5. São considerados documentos de identidade a Carteira Nacional de Habilitação com foto, a Carteira de Trabalho e Previdência Social e as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelas Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Ordens ou Conselhos de Classe.

4.6.6. A homologação das inscrições será divulgada por meio de Edital publicado no mural oficial da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo no site www.iobv.com.br e seus extratos serão publicados e divulgados na imprensa local.

5. DAS PROVAS

5.1. As provas realizar-se-ão na cidade de Pouso Redondo - Santa Catarina, no dia previsto conforme cronograma.

5.2. Para todos os cargos haverá prova escrita objetiva de caráter classificatório.

5.3. Para os cargos de Professor haverá também prova de títulos.

5.5. DA PROVA ESCRITA OBJETIVA

5.5.1. A prova escrita objetiva será de caráter eliminatório e classificatório, se constituirão de questões objetivas de múltipla escolha, com até (cinco) opções de resposta em cada questão, com somente uma opção correta e seguirão o seguinte quadro das provas por cargo assim distribuídas:

5.5.1.1 - Para os Cargos de Nível Fundamental (25 a 30), Nível Médio (22 a 24) e Médico Clínico Geral (21)

PROVAS

DISCIPLINA

N. QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

TOTAL PONTOS

Prova Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

05

0,40

2,00

Conteúdos Gerais (Ciências, história, Geografia, Matemática, atualidades conforme conteúdo programático)

05

0,40

2,00

Prova de Conhecimentos Específicos

Conteúdo de Conhecimento Especifico.

15

0,40

6,00

Total

 

25

 

10,00

5.5.1.2.- Para os Cargos de Professores (01 a 20)

PROVAS

DISCIPLINA

N. QUESTÕES

VALOR POR QUESTÃO

TOTAL PONTOS

Prova Conhecimentos Gerais

Língua Portuguesa

5

0,32

1,60

Conteúdos Gerais (Ciências, história, Geografia, Matemática, atualidades conforme conteúdo programático)

5

0,32

1,60

Prova Conhecimentos Específicos

Conhecimentos Específicos

15

0,32

4,80

Total

 

25

 

8,00

5.6 - DA REALIZAÇÃO DA PROVAS ESCRITA OBJETIVA

5.6.1. A prova escrita objetiva, será realizada Escola Estadual de Ensino Básico Arno Sieverdt (EEBAS), situada à Rua Sete de Setembro, próximo a Prefeitura Municipal, Pouso Redondo/SC, nos seguintes horários:

Escolaridade/cargos

Fechamento dos Portões

Início da Prova

Término

Liberação do Caderno de Provas

Ensino Fundamental Completo, Médio e superior

8h15min.

8h30min.

10h30min.

10h

5.6.2. A identificação correta do local da prova e o comparecimento no horário determinado será de inteira responsabilidade do candidato.

5.6.3. Quinze (15) minutos antes do horário de início das provas os portões que dão acesso as salas de provas serão fechados e não será permitida a entrada de nenhum candidato após este horário, ficando, automaticamente, excluído do certame. O candidato terá o tempo de 15 minutos para localizar sua sala, ir ao banheiro ou tomar água, e deverá estar em sala de provas até as 8h30 minutos.

5.6.4. O candidato deverá comparecer aos locais de prova munido de documento original de identidade, sempre oficial e com fotografia, comprovante de inscrição e de 02 (duas) canetas esferográficas de tinta azul ou preta (preferência preta) de tubo transparente. Não serão fornecidas canetas no local.

5.6.5 É vedada toda e qualquer tipo de consulta a materiais sejam livros, revistas, impressos, etc. O candidato não poderá levar para o local de realização da prova qualquer aparelho eletrônico. O porte e/ou uso de bip, telefone celular, walkman, receptor/transmissor, gravador, agenda eletrônica, note book, calculadora, palmtop, relógio digital com receptor, entre outros e qualquer material de consulta, incorrerá na exclusão do candidato do concurso, podendo a organização do certame vetar o ingresso do candidato com outros aparelhos, além dos acima citados.

5.6.6 Caso o candidato não possa apresentar nenhum dos documentos de identidade, no dia de realização da prova, por motivo de perda, furto ou roubo de todos eles, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 30 (trinta) dias.

5.6.7 O candidato só poderá levar o caderno de provas se permanecer em sala até 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o término da prova.

5.6.8 Os 03 (três) últimos candidatos que permanecerem na sala das provas deverão retirar-se do local simultaneamente, após lacrarem o envelope de provas.

5.6.9 A Comissão Especial poderá, justificadamente, alterar as normas previstas nos itens deste edital e seus desdobramentos, desde que com a finalidade de preservar o bom andamento do Certame.

5.6.10. Não será aceita a solicitação de condição especial de prova se o candidato não comprovar a sua deficiência, nos termos deste edital.

5.6.11. O candidato poderá ausentar-se temporariamente da sala das provas somente acompanhado por um fiscal, nas saídas para banheiros, tomar água e amamentar.

5.6.12. O candidato só poderá retirar-se da sala depois de transcorridos 45 (quarenta e cinco) minutos do início das provas.

5.6.13. Será excluído do certame o candidato que tentar fraudar as provas, ou for responsável por falsa identificação.

5.6.14. Será automaticamente eliminado do certame o candidato que não se apresentar na sala de provas até a hora designada para a realização das provas.

5.6.15. A identificação correta do local da prova e o comparecimento no horário determinado será de inteira responsabilidade do candidato.

5.6.16. Não haverá segunda chamada ou repetição de prova. O candidato não poderá alegar desconhecimento sobre a realização da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência do candidato e resultará na sua eliminação do Concurso Público.

5.6.17. Durante a realização da prova, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação da mesma e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo da prova e/ou critérios de avaliação/classificação.

5.6.18. Durante a realização da prova, sobre a carteira do candidato deverá permanecer apenas seu caderno de prova, canetas, folha de respostas, comprovante de inscrição e identidade.

5.6.19. O candidato deverá apresentar, no dia da realização da prova, o documento de inscrição. A critério da organização do Concurso este poderá ser dispensado, desde que comprovada a efetiva homologação da inscrição do candidato e que seja apresentada a carteira de identidade.

5.6.20. A identificação especial também poderá ser exigida do candidato, cujo documento de identificação apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.

5.6.21. Candidatos com deficiência - ver Capítulo próprio sobre solicitação de condição ou prova especial (caso necessário).

5.6.22. As solicitações de condições especiais, bem como de recursos especiais, serão atendidas obedecendo a critérios de viabilidade e de razoabilidade.

5.6.23. O candidato que deixar de comparecer a qualquer uma das provas determinadas, será considerado reprovado.

5.6.24. Os casos de alterações psicológicas ou fisiológicas (períodos menstruais, gravidez, contusões, luxações, etc.) que impossibilitem o candidato de submeter-se aos testes, ou de neles prosseguir ou que lhe diminuam a capacidade físico-orgânica, não serão considerados para fins de tratamento diferenciado ou nova prova.

5.6.25. Quando, após a realização da prova, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, ter o candidato se utilizado de processos ilícitos, sua prova será anulada e ele será automaticamente eliminado do Concurso Público.

5.6.26. Durante a realização da prova não será permitido ao candidato, sob pena de anulação de sua prova e conseqüente exclusão do certame:

a) apresentar-se após o horário estabelecido;

b) não comparecer à prova, seja qual for o motivo alegado,

c) não apresentar um documento de identidade que bem o identifique,

d) ausentar-se da sala de prova sem o acompanhamento do fiscal ou retirar-se antes de decorrer 45 minutos do início da prova,

e) for surpreendido em comunicação com candidatos ou pessoas estranhas ao concurso ou utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos, ou calculadora,

f) emprestar material a outros candidatos,

g) lançar mão de meios ilícitos para execução da prova,

h) perturbar de qualquer modo a ordem dos trabalhos.

i) Tratar com desrespeito ou descortesia, organizadores e fiscais.

5.6.27. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova em razão de afastamento de candidato da sala de provas.

5.6.28. Na hipótese de candidata lactante:

a) Será facultada a possibilidade de amamentar o filho desde que cumprida as conforme especificado no item específico.

b) Durante a amamentação, ela será supervisionada por fiscal de prova.

5.6.29 O Gabarito Preliminar das provas objetivas será divulgado pela Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, no Quadro de Atos Oficiais e no site www.iobv.com.br, no dia seguinte após a realização das provas.

5.6.30. Por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais não serão fornecidas cópias das provas a instituições de direito público ou privado, nem mesmo sua publicação on line, mesmo após o encerramento do Processo e aos candidatos só será fornecido o caderno de provas se o candidato permanecer em sala de provas até 30 (trinta) minutos antes do horário previsto para o término das provas.

5.6.31. DO PREENCHIMENTO DO CARTÃO-RESPOSTA

5.6.31.1. As questões da prova serão do tipo múltipla escolha. O candidato deverá assinalar as respostas da prova objetiva na Folha de Respostas, que será o único documento válido para a correção da prova.

5.6.31.2. Poderá haver mais de um tipo de prova para cada cargo, que no caso o candidato deverá obrigatoriamente identificar o tipo de prova no seu cartão resposta.

5.6.31.3. O preenchimento da Folha de Resposta será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder de conformidade com as instruções específicas no Caderno de Questões.

5.6.31.4 Não será fornecido em nenhuma hipótese novo cartão-resposta.

5.6.31.5. Não é de responsabilidade do fiscal de sala conferir se o candidato preencheu corretamente o cartão-resposta.

5.6.31.6. Será nula a resposta dada pelo candidato quando:

a) o cartão-resposta apresentar emendas e/ou rasuras, ainda que legíveis;

b) a questão apresentar mais de uma opção assinalada;

c) não estiver assinalada no cartão-resposta (questões em branco);

d) preenchida a lápis, caneta de ponta porosa ou fora das especificações contidas neste edital, nas instruções da prova e da folha de respostas;

5.6.31.7. No cartão (frente e verso), não deverá conter nenhum tipo de marcação a não ser aquelas referente a respostas assinalas, assinatura do candidato, numero da prova e número da inscrição.

5.6.32. O cartão não deve ser molhado, amassado, grampeado ou rasgado.

5.6.33. O Gabarito das provas objetivas será divulgado, nos site www.pousoredondo.sc.gov.br e no quadro de atos oficiais da Prefeitura no dia seguinte da data da realização das provas e em caráter meramente informativo no site. www.iobv.com.br.

5.6.34. Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do Concurso Público, o instituto o barriga verde, poderá proceder, como forma de identificação, à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das provas, bem como usar detector de metais.

5.6.35. O caderno de questões é o espaço no qual o candidato poderá desenvolver todas as técnicas para chegar à resposta adequada, permitindo-se o rabisco e a rasura em qualquer folha, EXCETO no CARTÃO DE RESPOSTAS.

5.6.36. A correção das provas será feita por meio eletrônico leitura ótica, sendo o CARTÃO DE RESPOSTAS o único documento válido e utilizado para esta correção. Este deve ser preenchido com bastante atenção. Ele não poderá ser substituído, tendo em vista sua codificação, sendo o candidato o único responsável pela entrega do mesmo devidamente preenchido e assinado. A não entrega do cartão de respostas ou a falta de assinatura do mesmo, implicará na automática eliminação do candidato do certame.

5.6.37. Tendo em vista ser o processo de correção de provas por meio eletrônico -leitura ótica -, não haverá desidentificação das folhas de respostas.

5.6.38. Em nenhuma hipótese, será considerado para correção e respectiva pontuação o caderno de questões.

5.6.39. Será permitido aos candidatos copiar seu cartão de respostas, para conferência com o gabarito oficial, podendo utilizar-se da folha de instruções do caderno de provas.

5.7. DA PROVA DE TÍTULOS

5.7.1 Serão avaliados e pontuados os títulos dos cargos de Professor II, dos candidatos que apresentarem os títulos conforme o estabelecido nos itens seguintes.

5.7.2. Essa Prova será somente classificatória, sendo que o candidato aprovado/habilitado que deixar de entregar seus títulos não terá somados os pontos correspondentes a essa etapa, mas não ficará eliminado do concurso, pela não entrega.

5.7.3 DA PONTUAÇÃO DOS TÍTULOS

5.7.3.1. A prova de títulos de caráter classificatório consistirá na valorização de títulos de formação profissional na área de atuação, obtidos até a data do encerramento das inscrições, que serão valorizados conforme o quadro abaixo:

Itens

Pontuação

1. Certificado de pós-graduação stricto sensu (doutorado ou mestrado) na área de atuação;

2, 00

2. Certificado de pós-graduação lato sensu ou especialização (com carga horária mínima de 360 horas) na área de atuação - apenas um certificado;

1, 00

3. Cursos, Seminários, Jornadas, Treinamentos, Oficinas, Workshops, Simpósios, Congressos, etc. desde que relacionados com o cargo de inscrição (participante ou palestrante, painelista ou organizador, na área de atuação, desde que realizados a menos de 4 anos (a partir de 2007) e devidamente registrados no órgão competente de acordo com o descrito abaixo:

 

a) Até 20 horas.

0,30

b) De 21 a 40 horas

0,40

c) De 41 a 60 horas

0,50

d) De 61 a 100 horas

0,60

e) De 101 a 300 horas

0,80

f) Acima de 301 horas

1,00

4. O máximo de títulos que poderá ser pontuado na prova de títulos é de 2,00 (dois) pontos

5. O curso de exigência do cargo não será utilizado para pontuação.

6. Títulos sem conteúdo especificado não serão pontuados, caso não se possa aferir a relação com o cargo.

7. Para comprovação do item 3, o comprovante deverá ser diploma, certificado de conclusão do curso, declaração ou atestado, em papel com timbre da entidade promotora, devendo ser expedido pela mesma e devidamente assinado. Não serão pontuados boletim de matrícula, histórico escolar ou outra forma que não a determinada acima, não devendo o candidato entregar documentos que não estejam na forma exigida.

8. Cursos com carga horária definida em dias ou meses serão considerados na seguinte proporção: 01 dia: 08 horas - 01 mês: 80 horas.

9. Cursos sem carga horária definida não receberão pontuação.

10. Títulos sem conteúdo especificado não serão pontuados, caso não se possa aferir a relação com o cargo.

11.Cursos de língua estrangeira, relações humanas e informática serão pontuados para todos, quando apresentados, dentro do disposto no item 3, onde será inserido.

12.Os documentos, em língua estrangeira, de cursos realizados, somente serão considerados quando traduzidos para a Língua Portuguesa, através de declaração de tradução fidedigna assinada pelo candidato.

13.Não serão pontuados títulos relativos a quaisquer serviços prestados, remunerados ou não, inclusive tempo de serviço público ou privado, estágios ou monitorias.

14. Não serão aceitos certificados de cursos que não seja possível identificar o número de registro no órgão emissor.

15. Cada título será considerado uma única vez.

5.7.4 DA APRESENTAÇÃO DOS TÍTULOS

5.7.4.1. Os títulos deverão ser entregues após a realização da prova escrita, no mesmo local, protocolando na central de recebimento de títulos, devendo proceder da seguinte forma:

a) Entregar para protocolo, ENVELOPE LACRADO contendo o Anexo V e os títulos devidamente autenticados, identificando o envelope da seguinte forma:

Frente:

PROCESSO SELETIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE POUSO REDONDO - EDITAL 02/2011
DATA DE ENTREGA: 18/12/2011
NOME COMPLETO DO CANDIDATO:
NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO CANDIDATO:
NOME COMPLETO DO CARGO:

b) O protocolo entregará ao candidato um comprovante de recebimento.

c) Não serão aceitos envelopes abertos ou violados.

d) Não serão aceitos os envelopes de títulos em outro local ou horário, nem mesmo antes do início da prova escrita.

e)Não serão avaliados os títulos dos candidatos que não apresentarem o anexo V - Relação de títulos, devidamente preenchido e dentro do envelope de entrega.

f) Não serão avaliados os títulos que não estiverem em conformidade com o estabelecido nos itens acima.

g) Não haverá conferência de títulos no local, o envelope deve estar lacrado e o candidato é inteiramente responsável por relacioná-los corretamente formulário de títulos (anexo V) e anexar os títulos dentro do envelope.

e) A banca examinadora dos títulos abrirá os envelopes somente após publicação do gabarito oficial.

5.7.4.2. O (s) título (s) deverá (ão) ser apresentado(s) em cópia autenticada em serventia pública (cartório) e somente serão aceitos se concluídos até a data da inscrição e estejam devidamente registrados na forma preconizada pelo Conselho Nacional de Educação.

5.7.4.3. Cópias de títulos não serão avaliados se estiverem sem autenticação.

5.7.4.4. Os documentos comprobatórios de títulos não podem apresentar rasuras, emendas ou entrelinhas, sob pena de não serem pontuados.

5.7.4.5. O candidato que possuir alteração de nome (casamento, separação, etc...) deverá anexar cópia do documento comprobatório da alteração sob pena de não ter pontuados títulos com nome diferente da inscrição e/ou identidade.

5.7.4.6. Comprovada em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos do candidato, bem como encaminhamento de um mesmo título em duplicidade, com o fim de obter dupla pontuação, o candidato terá anulada a totalidade de pontos desta prova. Comprovada a culpa do candidato este será excluído do concurso.

5.7.4.7. Entregue o envelope contendo o s títulos, não serão aceitos pedidos de inclusão de documentos, sob qualquer hipótese ou alegação.

5.7.4.8. É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da relação de títulos, bem como a anexação correta dos mesmos ao formulário e ao envelope, os quais serão apenas recebidos pelo responsável pela fiscalização da sala e encaminhados para a Banca Examinadora.

5.7.4.9. Os títulos serão recebidos somente até as 12h (doze horas) da data estabelecida no cronograma.

6. DO RESULTADO FINAL E DA HOMOLOGAÇÃO

6.1. Para os candidatos de professor, submetidos a prova escrita objetiva e prova de títulos, a Média Final (MF) será igual ao somatório dos pontos obtidos na Prova de Escrita objetiva (PE), acrescida dos pontos atribuídos a Prova de Títulos (PT), obedecendo a seguinte fórmula MF= PE + PT, considerando-se aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 5 (cinco).

6.2. A média final dos demais cargos será obtida pela nota da prova escrita objetiva, considerando-se aprovado o candidato que alcançar nota igual ou superior a 5 (cinco).

6.3. A classificação dos candidatos aprovados obedecerá à ordem decrescente das notas obtidas, expressas com 3 (três) casas decimais.

6.4 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

6.4.1. Se ocorrer empate na nota final, para efeito de desempate, serão utilizados, sucessivamente, os seguintes critérios:

a) por idade, na forma do parágrafo único do art. 27, parágrafo único, da Lei 741/2003; (somente válido nos casos de presença do idoso);

b) maior número de acertos na prova escrita;

c) maior número de acertos nas questões de conhecimentos específico;

d) maior idade (nos demais casos);

e) maior número de dependentes;

f) sorteio;

6.5. O resultado final do certame, depois de decididos os recursos interpostos, será homologado pelo Prefeito no prazo máximo de 30 dias depois das provas, e publicados em Jornal de Circulação Regional, bem como no mural municipal, na Secretaria de Educação e no site www.iobv.com.br

7. RECURSOS E REVISÕES

7.1. Aos candidatos serão assegurados recursos ao presente edital, ao indeferimento de inscrição; às questões das provas e gabaritos preliminares das questões objetivas e a classificação preliminar do concurso.

7.2. O candidato que se sentir prejudicado em qualquer das etapas do Concurso, poderá interpor recurso, mediante requerimento individual, conforme anexo V deste edital, desde que:

a) Recursos contra o edital sejam dirigido ao Prefeito Municipal e os demais recursos dirigidos ao Presidente da Comissão Especial de Processo Seletivo da Prefeitura Municipal de Pouso Redondo e entregue para registro no protocolo geral, situado Praça, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados após o ato que motivou a reclamação;

b) constem obrigatoriamente no formulário próprio do recurso, nome completo do candidato, número da inscrição, cargo ao qual se candidatou, fundamentação clara e ampla dos motivos, e, no caso de recursos contra questões ou gabaritos, a bibliografia pesquisada.

c) O referido recurso deverá ser devidamente firmado pelo candidato.

d) Seja apresentado em letra de forma, datilografado ou digitado, devendo ser uma folha para cada questão recorrida, no caso de recursos contra questões, conforme modelo constante do Anexo IV deste Edital.

7.3. Será indeferido, liminarmente, o requerimento que não estiver fundamentado ou for apresentado fora das especificações aqui definidas e fora do prazo estabelecido na letra "a" do item 7.2.

7.4. Não serão aceitos recursos interpostos por telegrama, via postal, Internet ou outro meio que não seja o especificado neste Edital e sem a devida fundamentação bibliográfica..

7.5. O prazo para julgamento dos recursos pela Comissão será de 2 (dois) dias.

7.6. Os recursos somente serão apreciados se apresentados tempestivamente.

7.7. Se do exame de recursos resultarem anulação de questão ou item de questão, a pontuação correspondente será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

7.8. No caso de o gabarito da prova ser fornecido incorretamente por falha de digitação, publicação ou outra, a questão não será anulada, procedendo-se à sua correção e publicação.

8. REQUISITOS BÁSICOS PARA A NOMEAÇÃO AO CARGO

8.1. Ter nacionalidade brasileira ou equivalente;

8.2. Estar em pleno gozo dos direitos políticos;

8.3. Estar quites com as obrigações militares e eleitorais;

8.4. Ter nível de escolaridade, capacitação técnica exigida para o exercício do cargo;

8.5. Idade mínima de 18 (dezoito) anos (a serem completados até a data da posse);

8.6. Atestado de aptidão física e mental para o exercício do cargo, expedido pela junta médica designada pela Prefeitura municipal;

8.7. Apresentar, quando se tratar de profissão regulamentada, no ato da posse, o competente registro de inscrição no respectivo órgão fiscalizador do Estado de Santa Catarina;

8.8. Declaração de não-acumulação de cargos públicos, inclusive função, cargo ou emprego em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios, bem como do não-recebimento de proventos decorrentes de inatividade em cargos não-cumuláveis;

8.9. Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF;

8.11. Comprovante de residência na área, para os Cargos de Agente Comunitário de Saúde.

8.12. Atender a todos os requisitos da legislação municipal pertinente para a investidura em cargo público.

9. DISPOSIÇÕES FINAIS

9.2. A inscrição do candidato implicará no conhecimento destas instruções e compromisso já expresso na ficha de inscrição, de aceitar as condições do certame, nos termos em que se acharem estabelecidas nesse Edital, nos regulamentos e Leis em vigor.

9.3. Os cadernos de provas escritas que não forem levados pelos candidatos deste certame Público serão mantidos sob responsabilidade do Instituto O Barriga Verde, por um período de 03 (três) meses, após a homologação do resultado, quando serão incinerados.

9.3.1. Os demais apontamentos e documentação do certamente, inclusive as folhas de respostas, serão mantidos por 3 (três) meses, quando serão incinerados.

9.4. Os gabaritos das provas escritas serão disponibilizados no sitio da rede mundial de computadores da empresa no endereço eletrônico - www.iobv.com.br, no dia seguinte após o encerramento do certame, e lá permanecerão durante todo o prazo recursal, mesmo ambiente em que serão divulgados os resultados e demais informes atinentes.

9.5. É expressamente vedada a participação de candidatos que forem parentes até 2º grau de membros das bancas examinadora ou organizadora. Os membros da Comissão Municipal de Coordenação e Fiscalização nomeada para acompanhar o certame ficam impedidos de funcionar e serão substituídos se qualquer candidato inscrito for seu parente até 2º grau.

9.6 Os casos omissos nesse Edital serão resolvidos pela Comissão de Concurso.

Município de Pouso Redondo, 22 de novembro de 2011.

JOCELINO AMÂNCIO
Prefeito Municipal

ANEXO I

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.1. CONTEÚDO COMUM - Escolaridade exigida - Ensino Fundamental Completo

1.1.1. Língua Portuguesa.

Interpretação de Textos - Língua escrita e suas formas - Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica. - Gêneros literários e discursivos.

1.1.2. Conhecimentos Gerais

História, Geografia, cultura, artes e Atualidades do Mundo, do Brasil, de Santa Catarina e do Município de Pouso Redondo; Ciências, Ecologia e meio ambiente, Atribuições e comportamento do funcionário público.

MATEMÁTICA. Número e problemas, envolvendo as 04 operações. Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade, massa, ângulo, tempo; Regra de Três e proporções. Juros simples, porcentagem, sistemas de medidas e equações.

1.1.3. Conhecimentos Específicos

25 a 30 - Agente Comunitário de Saúde

Noções gerais sobre o SUS, PACS e ESF e sua legislação; Quem é o Agente Comunitário de Saúde; suas atribuições; ações a serem desenvolvidas pelo agente de comunitário de saúde; sistema de informações trabalhadas e sua finalidade para o trabalho do Agente Comunitário de Saúde; Noções Básicas sobre Saúde e Saneamento: Saúde física, mental e social; Higiene na prevenção das doenças; Necessidades nutricionais; Amamentação; Medidas profiláticas (tipos de vacinas e soros); Importância da Imunidade e tipos de Imunidade; Tipos de doenças adquiridas; Vírus e principais viroses; Bactérias patogênicas (principais doenças bacterianas); Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças parasitárias; Epidemiologia (epidemia, endemia e pandemia); Qualidade de vida (prevenindo a hipertensão e a diabete); Planejamento familiar (métodos contraceptivos); Noções de primeiros socorros; SUS (Sistema Único de Saúde) - importância e finalidades - Lei Federal 8.080/90; Lei nº 11.350/2006. ESF (Programa Saúde da Família) - objetivos, método de trabalho, expectativas, saúde da mulher, saúde do idoso - Constituição Federal no que diz respeito à saúde. - Noções de Hierarquia e relações humanas no trabalho e noções de segurança e equipamentos de segurança no trabalho; Noções de ética e cidadania. Conceito de territorialização, micro-área e área de abrangência; Indicadores epidemiológicos; Técnicas de levantamento das condições de vida e de saúde/doenças da população; Critérios operacionais para definição de propriedades: indicadores sócio-econômicos, culturais e epidemiológicos; Conceitos de eficácia, eficiência e efetividade em saúde coletiva; Estratégia de avaliação em saúde: conceitos, tipos, instrumentos e técnicas; Conceitos e critérios de qualidade da atenção à saúde: acessibilidade, humanização do cuidado, satisfação do usuário e do trabalhador, equidade, outros; Sistema de informação em saúde; Condições de risco social: violência, desemprego, infância desprotegida, processos migratórios, analfabetismo, ausência ou insuficiência de infra-estrutura básica, outros; Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Principais problemas de saúde da população e recursos existentes para o enfrentamento dos problemas; Saúde da criança, do adolescente, do adulto e do idoso; Estatuto da criança e do adolescente e do idoso; Noções de ética e cidadania. e outros conceitos inerentes as atribuições do cargo. Uso de equipamentos de escritório. Noções básicas de administração pública e direitos e deveres do servidor público. Noções de ética e cidadania; Informática Básica, Lei Orgânica e Estatuto do Servidor Pouso Redondo, referente as atribuições, direitos e deveres do funcionalismo público. Outras atividades inerentes a atribuição do cargo.

1.2. CONTEÚDO COMUM - Escolaridade exigida - Nível Ensino Médio completo, Nível Técnico e Auxiliar (quadro 03)

1.2.1. Língua Portuguesa.

- Interpretação de Textos - Língua escrita e suas formas - Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira. Noções de versificação - Gêneros literários e discursivos.

1.2.2. Conhecimentos Gerais

História, Geografia, aspectos econômicos, Ciências Naturais, Cultura, Cinema, Artes, notícias e atualidades do Brasil, de Santa Catarina e do Município de Pouso Redondo; Ecologia, meio ambiente, sustentabilidade, preservação ambiental. Matemática: Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e forma, grandezas e medidas, - Geometria, equações de primeiro e segundo grau. Funções, Logaritmos; Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana; Raízes, proporcionalidade entre seguimentos, semelhança de figuras, os números, formas geométricas, medidas de comprimento, ângulos e retas, números primos, medidas de tempo, polígonos, frações, triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade, porcentagem, juros simples e compostos, regra de três, medidas de superfície, gráficos e tabelas, simetria e medidas de massa. Álgebra, trigonometria, geometria, geometria analítica, equações de primeiro e segundo grau, noções de estatística e matemática financeira.

1.2.3. Conhecimentos Específicos

22. Técnico em Enfermagem

- História da enfermagem no Brasil e no Mundo; - Código de ética do profissional de enfermagem;

- Generalidades e conceitos fundamentais e atualidades de pesquisa científica; Esquema de vacinação - controle de doenças sexualmente transmissíveis. Orientação à gestantes no pré-natal; Precauções Universais, desinfeção e esterilização uso de aparelhos e utensílios Saúde Pública e saneamento básico Conhecimentos sobre: Hipercalcemia; Cianosose;Tuberculose pulmonar e seu tratamento; Pneumonias; Varises esôfago - gástricas; Rubéola; Alcalose respiratórias; Parada cardiorrespiratória; Meningite; Causas de mortalidade infantil; Generalidades e conceitos fundamentais; As atribuições do profissional da categoria; Conhecimentos das técnicas de enfermagem (fundamentos de enfermagem; Normas de biossegurança; Assistência à saúde do adulto (problemas respiratórios, cardiológicos, diabetes mellitus, hipertensão arterial, Assistência à saúde da mulher,(pré-natal, preventivo do câncer do colo de útero e mama, planejamento familiar, ); Assistência à saúde da criança e do adolescente; Assistência a saúde mental; Precauções universais, desinfecções de utensílios. Saúde Pública; Sistema a único de Saúde - SUS - princípios e diretrizes; Noções de vigilância epidemiológica das doenças transmissíveis; Equipe de saúde e equipe de enfermagem; Programa da saúde da família - estratégia de reorientação do modelo assistencial; Esquema de vacinação - doenças parasitárias; Métodos contraceptivos; Rotinas Básicas:;Pressão arterial - Temperatura; Locais e forma de administração de medicamentos; Sintomas em parada cardiorrespiratória, choque; Doenças sexualmente transmissíveis; Unidades de transformação ( g, mg, l, ml e cm3; Generalidades e conceitos fundamentais e atualidades de pesquisa científica; Administração e Planejamento do Serviço de Enfermagem; Noções Básicas sobre Saúde e Saneamento; Necessidades nutricionais; Amamentação; Medidas profiláticas (tipos de vacinas e soros); Importância da Imunidade e tipos de Imunidade; Tipos de doenças adquiridas; Vírus e principais viroses; Bactérias patogênicas (principais doenças bacterianas); Doenças parasitárias; Epidemiologia (epidemia, endemia e pandemia); Qualidade de vida (prevenindo a hipertensão e a diabete); Humanização do atendimento; Noções de primeiros socorros; SUS (Sistema Único de Saúde) - importância e finalidades - Lei Federal 8.080/90; Lei nº 11.350/2006. "Prevenção às Drogas", Saúde do Homem, PSF (Programa Saúde da Família) - objetivos, método de trabalho, expectativas, saúde da mulher, saúde do idoso - Constituição Federal no que diz respeito à saúde. Noções básicas de informática; - Lei Orgânica e Estatuto do servidor do Município de Pouso Redondo.

23. Auxiliar de Dentista

Noções sobre procedimentos de desinfecção, esterilização, assepsia, higienização; Noções de saúde bucal, escovação, prevenção; Noções de instrumentos e materiais utilizados pelo cirurgião dentista e sua preparação e organização; Atendimento ao público, agendamento, noções de arquivo. Noções de primeiros socorros; SUS (Sistema Único de Saúde) - importância e finalidades - Lei Federal n.º 8.080/90; Lei n.º 11.350/2006. PSF (Programa Saúde da Família) Constituição Federal no que diz respeito à saúde -Conhecimentos de informática básica; Noções de atendimento ao público. Lei Orgânica e Estatuto do Servidor do Município de Pouso Redondo, no que diz respeito ao funcionalismo público e saúde pública.

24. Técnico em Higiene Dental

Métodos e técnicas para educação em saúde bucal, individual e coletiva; Noções de planejamento e avaliação das ações educativas;Técnicas de escovação e aplicação de flúor; Ações básicas de promoção à saúde bucal; Relação dos profissionais da saúde com as pessoas portadores de deficiências; Qualidade na prestação dos serviços na área da saúde; Anatomia bucal e dental; Noções de microbiologias oral; Fatores de risco ao aparecimentos e desenvolvimentos de doenças bucais; Principais doenças infecto-contagiosas e crônicas; Higiene e profilaxia: saúde bucal, higiene pessoal e ambiental; Placa bacteriana e método do controle da placa bacteriana; Ficha clínica e anotação dentária; Atendimento ao público; Ergonomia e riscos ocupacionais em odontologia; Equipamentos, materiais e instrumentais odontológicos; Noções de primeiros socorros: SUS (Sistema Único de Saúde) - importância e finalidade; Lei Federal n.º 8.080/90 e Lei n.º 11.350/2006 PSF (Programa Saúde da Família) Constituição Federal no que diz respeito à saúde. Noções básicas de informática; Lei Orgânica e Estatuto do Servidor do Município de Pouso Redondo, no que diz respeito ao funcionalismo público e saúde pública.

1.3. CONTEÚDO COMUM- Escolaridade exigida - Nível Ensino Superior (quadro 04 e quadro 05)

1.3.1. Língua Portuguesa.

- Interpretação de Textos - Língua escrita e suas formas - Fonética e Fonologia, Ortografia, classe estrutura e formação de palavras, frase, oração, período, pontuação, derivação e composição, substantivo, adjetivo, pronome, verbo, artigo, numerais, advérbio, preposição, conjunção, interjeição, o período e sua construção, sujeito, predicado, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, acentuação gráfica, figuras de sintaxe, figuras de linguagem, noções de versificação, literatura brasileira. - Gêneros literários e discursivos.

1.3.2. Conhecimentos Gerais

História, Geografia, aspectos econômicos, Ciências Naturais, Cultura, Cinema, Artes, notícias e atualidades do Brasil, de Santa Catarina e do Município de Pouso Redondo; Ecologia, meio ambiente, sustentabilidade, preservação ambiental. MATEMÁTICA. Números Naturais e sistemas de numeração decimal; números racionais, operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão; Espaço e forma, grandezas e medidas, - Geometria, equações de primeiro e segundo grau. Funções, Logaritmos; Expressões numéricas, múltiplos, resolução de problemas, sistema de numeração decimal e romana; Raízes, proporcionalidade entre seguimentos, semelhança de figuras, os números, formas geométricas, medidas de comprimento, ângulos e retas, números primos, medidas de tempo, polígonos, frações, triângulos e quadriláteros, medidas de capacidade, porcentagem, juros simples e compostos, regra de três, medidas de superfície, gráficos e tabelas, simetria e medidas de massa. Álgebra, trigonometria, geometria, geometria analítica, equações de primeiro e segundo grau, noções de estatística e matemática financeira.

1.3.4.CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

21 - Médico Clínico Geral

Epidemiologia, Fisiopatologia, Diagnóstico, Clínica, Tratamento e Prevenção das Doenças Cardiovasculares: - Insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, arritmia-cardíaca, doença reumática, aneurisma da aorta, insuficiência arterial periférica, tromboses venosas, hipertensão arterial, choque, cardiopatia isquêmica. Pulmonares: Insuficiência respiratória aguda, bronquite aguda e crônica, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonia, tuberculose, tromboembolismo pulmonar, pneumonia intersticial, neoplasias. Do Sistema Digestivo: Gastrite e úlcera péptica, colecistopatias, diarréia aguda e crônica, pancreatites, hepatites, insuficiência hepática, parasitoses intestinais, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular dos cólons, tumores dos cólons. Renais: Insuficiência renal aguda e crônica, glomeruloneferites, distúrbios hidroeletrolíticos e dos sistemas ácido/base e metabólicos. Sistema Endócrino: Hipovitaminoses, desnutrição, diabetes Melitus, anemias, hipotireodismo, hipertireoidismo, doenças de hipófise, leucopenia, anemias hipocromica e microcística, anemia aplástica, obesidade, dislipidemias. Hematológicas: Distúrbios de coagulação, leucemias e linfomas, acidentes de transfusão, desnutrição. Reumatológicas: Osteoartrose, doença reumatóide juvenil, gota, lúpus eritematoso sistêmico, artrite infecciosa, doença do colágeno, febre reumática. Neurológicas: Coma, cefaléias, eplepsia, acidente vascular cerebral, meningite, neuropatias periféricas, encefalotopatias. Psiquiátricas: Alcoolismo, abstinência alcoólica, surtos psicóticos, pânicos, depressão, ansiedade. Infecciosas: Sarampo, varíola, rubéola, poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, raiva, febre tifóide, hanseníase, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose, leptospirose, malária, tracoma, estreptococcias, estafilococcias, doença meningocócica, infecções por anaeróbios, toxoplasmose, viroses. Dermatológicas: Escabiose, pediculose, dermatofitoses, eczema, dermatite de contato, onicomicosas, infecções bacterianas, hanseníase, micoses superficiais. Imunológicas: Anafilaxia, doença do soro, edema angineurótico, urticária. Ginecológicas: Doença inflamatória pélvica, câncer ginecológico, leucorréias, câncer de mama, intercorrências no ciclo gravídico. Antibiocoterapia Febre de origem indeterminada Enfermidades bucais Acidentes por animais peçonhentos Saúde Pública: Organização dos serviços de saúde no Brasil - SUS : princípios, diretrizes, controle social, planejamento. Indicadores de saúde, sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária. Biossegurança no trabalho: técnicas, acondicionamento e esterilização do instrumental, técnicas de desinfecção do ambiente, doenças ocupacionais, antiséptica, desinfetantes, acidentes de trabalho e sua prevenção. AIDS. Humanização do Atendimento. "Prevenção às Drogas", Saúde do Homem - Noções Básicas sobre Saúde e Saneamento: Saúde física, mental e social; Higiene na prevenção das doenças; Necessidades nutricionais; Amamentação; Medidas profiláticas (tipos de vacinas e soros); Importância da Imunidade e tipos de Imunidade; Tipos de doenças adquiridas; Vírus e principais viroses; Bactérias patogênicas (principais doenças bacterianas); Doenças sexualmente transmissíveis; Doenças parasitárias; Epidemiologia (epidemia, endemia e pandemia); Qualidade de vida (prevenindo a hipertensão e a diabete); Planejamento familiar (métodos contraceptivos); Noções de primeiros socorros; SUS (Sistema Único de Saúde) - importância e finalidades - Lei Federal 8.080/90; Lei nº 11.350/2006.PSF (Programa Saúde da Família) - objetivos, método de trabalho, expectativas, saúde da mulher, saúde do idoso; Código de Ética médica atualizado; Humanização do atendimentos; Constituição Federal no que diz respeito à saúde. - Zelo pelo patrimônio público; Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Conhecimentos básicos de normas de higiene no ambiente de trabalho, conservação, limpeza e guarda de materiais sob sua responsabilidade; Execução de atividades afins, observando se a pratica do dia a dia.

1.3.5. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS COMUNS A TODOS OS CARGOS DE PROFESOR

Currículo Escolar: sentido amplo e especifico, planejamento curricular, interdisciplinaridade, diversidade;Processos de Ensino Aprendizagem: conceituação apropriação e elaboração de conceitos científicos, mediação professor-aluno,plano de aula, procedimentos metodológicos e teoria da atividade; Avaliação da aprendizagem: conceitos e procedimentos; Legislação da educação básica; Lei nº 9.394/96 LDB; Lei nº 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 - Educação das Relações Étnico-raciais. Constituição Federal, na parte referente a Educação; e ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); - Proposta Curricular de Santa Catarina, PCN'S. DIDÁTICA GERAL - Tendências Pedagógicas, Papel do Professor. Teóricos: Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire, Gardner, Morin, Pestalozzi, Wallon, Perrenout, Libaneo, Ruben Albves. Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Temas transversais ou multidisciplinares . História da Educação e da Pedagogia, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Plano De Metas Compromisso Todos Pela Educação (MEC - http://planipolis.iiep.unesco.org/upload/Brazil/BrazilGuiadosProgramasdoMEC.pdf), Atualidades dentro da área educacional, novas tecnologias - Didática Geral; Metas e Objetivos do Milênio. Ética e cidadania. Informática básica, Constituição Federal - Dos Direitos e Garantias Fundamentais: Direitos e deveres individuais e coletivos; Direitos Sociais; Nacionalidade e Cidadania; Regras de comportamento no ambiente de trabalho; regras de hierarquias no serviço público; regras básicas de comportamento profissional para o trato diário com o público interno e externo e colegas de trabalho; Zelo pelo patrimônio público; Noções de prevenção de acidentes de trabalho e incêndio; Conhecimentos básicos de normas de higiene no ambiente de trabalho, conservação, limpeza e guarda de materiais sob sua responsabilidade.. Lei Orgânica do Município de Pouso Redondo. Estatuto do Servidor Público de Pouso Redondo. e outras conteúdos inerentes as atribuições do cargo e a execução das atividades que o mesmo.

Cargos 01 e 02 - Educação Infantil e Séries Iniciais-

REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - RECNEI e conteúdos descritos no item 1.3.5.

Cargos 03 e 04 - Língua Portuguesa

- Compreensão e interpretações de textos. -Denotação e Conotação; - Sistema ortográfico vigente: emprego das letras e Compreensão e interpretações de textos. -Denotação e Conotação ; - Sistema ortográfico vigente: emprego das letras e acentuação gráfica; - Classes de palavras e suas flexões; Processo de formação de palavras; - Verbos: conjugação, emprego dos tempos, modos e vozes verbais. -Concordância Nominal e Verbal, Regência Nominal e Verbal; - Emprego do acento indicativo da crase; - Colocação dos pronomes átonos; - Emprego dos sinais de pontuação; - Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia; - Literatura Geral e Brasileira; - Funções sintéticas de termos e de orações. Processos sintáticos: subordinação e coordenação e conteúdos descritos no item 1.3.5.

Cargos 05 e 06 - Ciências

Visão Geral e origem da vida, Citologia, Citoplasma, Metabolismo energético das células, Células, Reprodução Histologia animal Genética, Flora e Fauna, classificação dos seres vivos, Ecologia, Meio Ambiente, Ecossistema outros conceitos inerentes as atribuições do cargo e conteúdos descritos no item 1.3.5.

Cargos 07 e 08 - Matemática

- Número e suas operações (Número, álgebra, geometria, medidas e estatística); - Sistemas de Medidas: comprimento, área, volume, capacidade, massa, ângulo, tempo; - Regra de Três e proporções; - Cálculos algébricos: produtos notáveis, fatoração de expressões algébricas; - Equações, inequações e sistemas polinomiais de 1º e 2º graus. -Estudo de Funções: 1° e 2° Graus, logarítmica, exponencial, trigonométricas; - Geometria Plana e espacial. Seqüências e progressões; - Matrizes e Determinantes; - Sistemas Lineares. -Análise Combinatória; - Matemática Financeira: Juros simples e compostos, juros e funções; - Trigonometria: no triângulo retângulo e triângulos quaisquer; - Geometria Analítica: ponto e reta, circunferência, secções cônicas; - Estatística: termos de uma pesquisa estatística, Representação Gráfica, medidas de tendência central, medidas de dispersão, processos de significância; - Polinômios e Equações Algébricas; e Noções de limites, derivadas e integral. e conteúdos descritos no item 1.3.5.

Cargos 9 e 10 - História

História; Ensino de História; Correntes historiográficas; Fontes históricas; Tempo histórico; Conceitos históricos; Historia e cultura afro-brasileira e indígena; Diretrizes curriculares para o ensino de História. - Ensino de História: Saber histórico escolar; Seleção e organização de conteúdos históricos; - Metodologias do ensino de História; Trabalho com diferentes linguagens no ensino de História; - Conhecimento histórico contemporâneo: saber histórico e historiografia; história e temporalidade; - História do Brasil e a construção de identidades: historiografia brasileira - História nacional, regional e local; História Brasileira: da ocupação indígena ao mundo contemporâneo; - História da América e suas identidades: lutas sociais e identidades: sociais, culturais e nacionais; - História do mundo Ocidental: legados culturais da Antiguidade clássica, convívios e confrontos entre povos e culturas na Europa Medieval outros conceitos inerentes as atribuições do cargo e conteúdos do item 1.3.5.

Cargos 11 e 12 - Educação Física

Conhecimento teórico prático das modalidades esportivas; - Concepções psicomotoras na educação física escolar; - Educação Física e o desenvolvimento humano; - Metodologia para o ensino da Educação Física; - As teorias da Educação Física e do Esporte; - As qualidades físicas na Educação Física e desportos; - Biologia do esporte; - Fisiologia do exercício. - -Anatomia Humana; - Dimensões filosóficas, antropológicas e sociais aplicadas à Educação e ao Esporte: Lazer e as interfaces com a Educação Física, esporte, mídia e os desdobramentos na Educação Física; - Dimensões biológicas aplicadas à Educação Física e ao Esporte: as mudanças fisiológicas resultantes da atividade física; - Educação física escolar e cidadania; os objetivos, conteúdos, metodologia e avaliação na Educação Física Escolar; - Esporte e Jogos na Escola: competição, cooperação e transformação didático-pedagógica; Crescimento e desenvolvimento motor; RECNEI e conteúdos descritos no item 1.3.5.

Cargos 13 e 14 - Inglês

A metodologia da Língua Estrangeira; - Proposta Curricular de Língua Estrangeira Moderna; - O ensino de língua para a comunicação; - Dimensões comunicativas do inglês; - Construção da leitura e da escrita da Língua Estrangeira; - A escrita e a linguagem oral do inglês; - A natureza sociointernacional da linguagem; - O processo ensino e aprendizagem da Língua Estrangeira; - Interpretação de texto; - Gramática; - Ortografia; e conteúdos do item 1.3.5.

Cargos 15 e 16 - Geografia

A história do pensamento geográfico; O ensino de Geografia; Os conceitos da geografia; Didática e metodologia de Geografia; O ensino de Geografia e a Cartografia; Objeto de ensino da Geografia; Diretrizes curriculares para o ensino de Geografia. Geografia Geral (Américas, África, Ásia, Europa e Oceania) e Geografia do Brasil; - Geografia Física dos Continentes; - Geologia, clima, relevo, vegetação, hidrografia, solos; - Aspectos Econômicos; modo de produção; - Sistema Financeiro; - Globalização Econômica (Formação de Blocos Econômicos); - Endividamento interno e externo; - Distribuição de Renda, PIB e PNB; industrialização; - Aspectos Sociais e Políticos; - Sistemas de governo; - População (crescimento vegetativo, emigração, imigração e xenofobia); - IDH; Urbanização; - Meio Ambiente; Transportes; Turismo; Informática e robótica; - Efeito Estufa; El nino; Buraco na Camada de Ozônio e Chuva Ácida; - Ecossistemas e Biotecnologia. Geografia do Estado de Santa Catarina, do Brasil e Geral outros conceitos inerentes as atribuições do cargo e conteúdos do item 1.3.5.

Cargos 17 e 18 - Artes

Artes: Conceitos e generalidades, fatos históricos, sua importância no contexto educacional no Brasil e no Mundo; Correntes; Artistas Mundialmente famosos - Pintores Brasileiros, Proposta Triangular para o Ensino de Artes, A Correlação das Artes com as demais disciplinas, outros conceitos inerentes as atribuições do cargo e conteúdos do item 1.3.5.

Cargos 19 e 20 - Ensino Religioso

- Pluralidade Religiosa; - Tipos de Religião; - Práxis Religiosa; - História da Igreja no Brasil; - Escatologia; - Mitologia; - Símbolos e Rituais Religiosos; - Ética e Moral; - Evolução religiosa; Religiões do Mundo. Fanatismo e devoção.

ANEXO II

REQUERIMENTO

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA e Condição especial para REALIZAÇÃO de provas

Eu ______________________________________________________, portador do documento de identidade nº ____________________, inscrito no cargo de _________________________- Inscrição n.º ________________________________ do Teste Seletivo EDITAL Nº 03/2011 da PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM/SC residente e domiciliado a Rua ___________________________, nº _______, Bairro ______________________, Cidade __________________, Estado ______________, CEP: _______________ ,

REQUER (marcar com X)

[ ] Vaga especial como PESSOA COM DEFICIÊNCIA, apresentando LAUDO MÉDICO com CID (colocar os dados abaixo, com base no laudo):

Tipo de deficiência de que é portador: _______________________________________________________

[ ] condição especial para realização de provas, conforme presente Edital conforme assinalado abaixo:

Código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID _____________________________

Nome do Médico Responsável pelo laudo: ___________________________________________________

1) ( ) Prova com ampliação do tamanho da fonte

Fonte nº ____ / Letra ____

2) ( ) Sala Especial
Especificar: ____________________________________________________________________________

3) ( ) Leitura de Prova:

4) ( ) Amamentação; Nome do Acompanhante: _________________________________________________

5) ( ) Outra Necessidade:
Especificar: ___________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

Anexo segue Laudo Médico.

Nestes Termos.
Pede Deferimento.

____________________________, ______ de ________________ de 2011.
(local e data)

_______________________________________
Assinatura do Requerente

OBS. É obrigatória a apresentação de LAUDO MÉDICO COM CID, junto a esse requerimento. Não serão consideradas como deficiência os distúrbio de acuidade visual passíveis de correção simples do tipo miopia, astigmatismo, estrabismo e congêneres.

ANEXO III (modelo)

RELAÇÃO DE TÍTULOS PROFESSORES NÍVEL III - SUPERIOR

DADOS DO CANDIDATO
Nome:
Número da Inscrição:Cargo:
CPF:Identidade:

Venho perante a Banca Examinadora da Prova de Títulos do Teste Seletivo 03/2011 da Prefeitura Municipal de São Joaquim/SC, requerer o recebimento dos títulos abaixo relacionados, acompanhados das respectivas cópias, devidamente autenticadas.

stou ciente de que só serão pontuados os títulos que atenderem a todas as disposições e normas editalícias.

Nº OrdemHistórico/ResumoNº HorasPontuação(deixar em branco) Pontuação a ser confirmada pela banca
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
Total de Pontos (máximo 2,00 pontos)  

Observação: Preencher em letra de forma ou digitar nos campos destinados ao candidato, entregar este formulário juntamente com os certificados autenticados, em envelope lacrado, conforme Edital.

(*) Os títulos deverão ser numerados em sequência de acordo com esta planilha.

OBS. O candidato que possuir alteração de nome (casamento, separação, etc...) deverá anexar cópia do documento comprobatório da alteração sob pena de não ter pontuados títulos com nome diferente da inscrição e/ou identidade.

Local _______________________ Data: ____/____/____

____________________________________
Assinatura do Candidato

ANEXO IV

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO PROCESSO SELETIVO

Nome do Candidato:Tipo de Recurso:
[__]1 - Contra o edital

2 - Contra indeferimento de inscrição

3 - Contra Inscrição

4 - Contra questão da prova

5 - Contra o Gabarito

6 - Contra a Pontuação Prova

7 - outros

[__]1 - Deferido

2 - Indeferido

N.º de Inscrição:Cargo:
N.º da Questão:Data:
Fundamentação:
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________

_____________________________________
Assinatura do Candidato

Local e data _________________._____de ____________ de 2011