UEAP - Universidade do Estado do Amapá - AP

Notícia:   Prorrogadas inscrições da seleção 035/2012 da UEAP

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DIVISÃO DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 035/2012 - ALTERADO PELO ADENDO 001

A Reitora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), conforme autorização do Exmo. Sr. Governador do Estado do Amapá, Carlos Camilo Góes Capiberibe, exarada no Ofício Nº 0685/2012 - GAB/UEAP, em 16 de julho de 2012, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo Decreto Estadual Nº 0270, de 06 de janeiro de 2011, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), torna público o Processo Seletivo Simplificado (PSS), destinado à contratação, por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, de Professores Temporários para a UEAP, que será coordenado e executado pela Comissão responsável pelo PSS, instituída pela Portaria Nº 0104/2012 - UEAP, do Gabinete da Reitoria, de 11 de setembro de 2012, de acordo com as condições estabelecidas no Art. 37, Inciso IX da Constituição Federal de 1988 e, no que couber, a Lei Estadual nº 0996/2006, Lei Estadual nº. 1.536 de 07 de abril de 2011, por este Edital, e por seus anexos.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo Simplificado (PSS) visa ao provimento de 06 (seis) vagas para o cargo de Professor Temporário, conforme código de vaga descrito no Anexo I deste edital.

1.2 O PSS será regido por este Edital e seus anexos, e será executado pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP), por meio da Comissão Organizadora.

1.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos neste Edital, sendo de sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo da inobservância aos requisitos exigidos.

1.4 Os Contratos não terão vínculo empregatício com a UEAP e/ou com o Governo do Estado do Amapá, trata-se de contratação temporária, a fim de atender necessidades excepcionais para desenvolvimento das atividades da UEAP.

1.5 A seleção de que trata este edital ocorrerá em duas etapas, conforme especificado no item 7. O processo avaliativo será realizado no Campus I da UEAP, respectivamente situada na Av. Presidente Vargas, nº 650, CEP 68.900-070 e Avenida Procópio Rola, nº. 1346, Centro, Macapá-AP, de acordo com o cronograma a ser publicado na internet (www.ueap.edu.br/concursos) e, posteriormente, no Diário Oficial do Estado do Amapá.

1.6 O Processo Seletivo atenderá o seguinte cronograma de atividades:

Cronograma de atividades

Período

01

Período de inscrições

19/09/2012 a 27/09/2012

02

Reabertura de Inscrições

28/09/2012

03

Publicação da confirmação das inscrições

28/10/2012

04

Prazo para recurso das inscrições indeferidas

01/10/2012

05

Resultado do recurso das inscrições

02/10/2012

06

Convocação do Sorteio para a prova didática e da prova de títulos

02/10/2012

07

Sorteio dos temas: 09h00min*

03/10/2012

08

Entrega da documentação (bancas avaliadoras de títulos) - 9h00min*

03/10/2012

09

Prova didática (aula): 09h00min*

04/10/2012

10

Resultado provisório da prova didática

05/10/2012

11

Resultado provisório da prova de títulos

05/10/2012

12

Resultado Provisório do PSS

05/10/2012

13

Prazo de Recurso (Prova Didática e Prova de Títulos)

08/10/2012

14

Resultado do Recurso (Prova Didática ou de Títulos)

09/10/2012

15

Homologação do Resultado Final

09/10/2012

* O candidato tem que estar impreterivelmente na hora marcada

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições será de 19 a 27 de setembro de 2012.

2.2 A taxa de inscrição terá o valor de R$ 70,00 (setenta reais).

2.3 As inscrições serão realizadas na Divisão de Processo Seletivo (DIPS), localizada na Avenida Presidente Vargas, nº. 650, Centro, Macapá-AP, no horário de 08h30min as 11h30min e de 14h30min as 17h00min.

2.4 Somente poderão inscrever-se candidatos pós-graduados (especialistas, mestres e doutores).

2.5 Não havendo inscrições, conforme item 2.4, em um dos códigos de vaga (anexo I), haverá reabertura de inscrição para candidatos graduados no dia 28/09/2012.

2.6 Somente serão aceitas inscrições de portadores do título de especialista, mestre ou doutor obtido no exterior mediante apresentação de comprovante de revalidação em programa equivalente, mantido por Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) acompanhado de tradução oficial.

2.7 As inscrições deverão ser realizadas diretamente pelos candidatos ou por procuração reconhecida em cartório. Acompanhada de cópia legível do documento de identidade do candidato;

2.8 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as consequências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da Ficha de Inscrição e em sua entrega;

2.9 É vedada a inscrição condicional e extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico. Sendo considerada inscrição extemporânea a que tem o pagamento efetuado após as datas estabelecidas neste edital;

2.10 O (a) candidato (a) não poderá inscrever-se em mais de 01 (uma) vaga disponível no anexo I deste edital.

3. DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

3.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preencherá todos os requisitos exigidos neste edital, sendo de sua inteira responsabilidade qualquer prejuízo advindo da inobservância aos requisitos exigidos.

3.2 Uma vez efetivada a inscrição, não será permitido, em hipótese alguma, a devolução da taxa, bem como, alteração no que se refere à opção do código de vaga, a transferência do valor pago para terceiros, assim como a transferência da inscrição para outrem;

3.3 A inscrição far-se-á mediante Ficha de Inscrição (Anexo II) devidamente preenchida e acompanhado dos documentos solicitados no ANEXO II (originais e cópias). Exigir na ordem:

a. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser recolhida no Banco do Brasil, Agência 3575-0, conta corrente nº. 6854-3, em nome da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) por meio de Depósito diretamente no Caixa Bancário ou Transferência On-Line;

b. 1 (uma) fotografia 3x4 recente;

c. Fotocópia da R.G;

d. Fotocópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF;

e. Comprovante e Residência atualizado do corrente mês;

3.3.1 Os Documentos acima solicitados deverão ser acompanhados dos originais no ato da inscrição para fins de conferência;

3.3.2 O candidato inscrito através dos Correios deverá enviar toda documentação autenticada em cartório;

3.3.3 Somente será aceita inscrição pelo Correio através de SEDEX, desde que postadas até o dia 16/08/12 que deverá ser endereçada à Universidade do Estado do Amapá, Comissão do Processo Seletivo Simplificado, Av. Presidente Vargas, Nº. 650 CEP: 68.900-070 - Macapá - AP.

3.3.4 Na hipótese do candidato com o título de Especialista, Mestre ou Doutor, ainda não possuir Certificado ou Diploma, deverá apresentar fotocópia com original da Ata de Defesa e da Ata de Homologação assinada pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Instituição de Origem.

3.3.5 É vedada a inscrição condicional ou posterior inclusão de documentos.

3.4 Do total de vagas destinadas para cada matéria, será disponibilizada a porcentagem de 5% aos portadores de necessidades especificas na forma do Decreto nº. 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999.

3.4.1 Não haverá restituição da taxa de inscrição na hipótese de indeferimento da inscrição ou quando, por qualquer circunstância, o candidato deixar de prestar o referido Processo Seletivo Temporário.

4. DA INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

4.1 A inscrição poderá ser feita por meio de procuração pública acompanhada de cópias dos documentos de identidade do candidato e do procurador de acordo com o subitem 3.2;

4.1.1 A procuração e as fotocópias dos documentos deverão ser anexadas a Ficha de Inscrição (Anexo II).

4.2 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento da ficha de inscrição (Anexo II).

4.3 O comprovante de inscrição será entregue ao procurador depois de efetuada a inscrição.

5. DA INSCRIÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL

5.1 Os servidores públicos do Estado do Amapá poderão participar do Processo Seletivo, nos termos do artigo 37, inciso XVI, alíneas a e b da Constituição Federal e 9º da Lei nº. 996 de 31/05/2006, desde que preencham os requisitos deste edital.

5.2 A contratação de servidor público somente se efetivará se houver compatibilidade de acumulação, na forma constitucional e de acordo com as orientações emanadas do órgão de origem.

5.2.1 É vedada a contratação de servidor público com Cargo Comissionado.

6. DA CONFIRMAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

6.1 A documentação apresentada pelos candidatos será avaliada pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, que expedirá relação com as inscrições confirmadas, de acordo com o estabelecido no item 3 e seus subitens deste Edital;

7. DO PROCESSO AVALIATIVO

7.1 O Processo Seletivo Simplificado constará de duas etapas, assim distribuídas:

7.1.1 Avaliação de Títulos, de caráter classificatório e eliminatório;

7.1.1.1 A entrega dos Títulos será no dia 03/10/12, as 09h00min. Os candidatos deverão estar IMPRETERIVELMENTE, nesta hora, no AUDITÓRIO CENTRAL do Campus I.

7.1.1.2 O candidato que não estiver presente, na hora referida no item 7.1.1.1 estará automaticamente eliminado do Processo.

7.1.1.3 O candidato que não contabilizar a nota mínima exigida para aprovação na Prova Didática automaticamente não será avaliado na Avaliação da Prova de Títulos, assim como os casos dos candidatos ausentes.

7.1.2 Prova Didática (Aula), de caráter classificatório e eliminatório;

7.1.2.1 O Sorteio do Tema da Prova Didática será no dia 03/10/12 as 09h00min. Os candidatos deverão estar IMPRETERIVELMENTE, nesta hora, no AUDITÓRIO CENTRAL do Campus I da UEAP, situada na Av. Presidente Vargas, nº 650, CEP 68.900-070

7.1.2.2 O candidato que não estiver presente no início do sorteio, na hora referida no item 7.1.2.1 estará automaticamente eliminado do Processo.

7.1.2.3 A prova didática consistirá de aula proferida para o nível de graduação, no tempo mínimo de 30 (trinta) e máximo de 40 (quarenta) minutos a contar do início da apresentação (aula) do candidato. O candidato que não cumprir com o tempo mínimo e máximo será eliminado;

7.1.2.4 O candidato deverá apresentar Plano de Aula, em 03 (três) vias, que será entregue à Banca Examinadora, no início de sua aula; Não participará da prova didática o candidato que, por qualquer motivo, não apresentar seu Plano de Aula. Neste caso, o candidato será eliminado;

7.1.2.5 A prova didática de língua estrangeira será proferida no idioma de habilitação da língua (espanhol, francês ou inglês) do Requisito Especifico constante do Anexo I, conforme designado no Código da Vaga para a qual o (a) candidato (a) se inscreveu.

7.2 Não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada da Prova Didática (aula) e o não cumprimento das normas previstas neste edital implicarão em eliminação do candidato.

7.3 Dos resultados da avaliação dos Títulos e da Prova Didática (aula) caberá recurso de acordo com o cronograma de atividades.

7.4 A Avaliação do candidato será realizada mediante a Ficha de Avaliação de Títulos (Anexo III) e Prova Didática - Aula (ANEXO IV)

7.4.1 A avaliação dos Títulos será de acordo com o Anexo III. Observando os seguintes subitens:

7.4.1.1 De acordo com o subitem 2.5;

7.4.1.2 Apresentar Currículo da Plataforma Lattes do CNPq, em 03 (três) vias, sendo 01 (uma) constando as informações devidamente comprovadas mediante apresentação da documentação original para certificação;

7.4.1.3 Receberá nota zero o candidato (a) que não entregar os títulos no prazo e no local estipulados neste Edital; bem como na ordem, devidamente identificados pelo candidato (a), conforme Anexo III.

7.4.1.4 A entrega da documentação/títulos será no dia 03/10/12, as 9h00min, no Campus I (Auditório Central) da UEAP, situada na Av. Presidente Vargas, nº 650, CEP 68.900-070

7.4.1.5 Obrigatoriamente, os títulos deverão ser organizados pelo candidato (a), na ordem da Ficha de Avaliação do Anexo III e devidamente identificados, conforme Anexo III; bem como devem ser encadernados com espiral e deverá ter sobrecapas em PVC flexível e transparente, no formato A4;

7.4.1.6 Todos os títulos devem conter indicações correspondentes ao Grupo (I, II, III ou IV) e seus subitens, ao qual concorrem para pontuação, devendo ser organizados por Grupo de Atividade (Anexo III).

7.4.1.7 É de responsabilidade do candidato indicar na documentação comprobatória, de forma clara e precisa, o item da Ficha de Avaliação de Títulos para o qual o documento está sendo apresentado.

7.4.1.8 O Resultado Final da Prova de Titulo será de acordo com o Anexo III.

7.4.2 A Avaliação da Prova Didática (Aula) seguirá os itens expressos no Anexo IV.

7.4.2.1 Os recursos didáticos a serem utilizados na Prova Didática (aula) serão de inteira responsabilidade do candidato, responsabilizando-se pelo pleno funcionamento e instalação dos mesmos.

7.4.2.2 A nota da prova didática valerá de 0 à 10

7.4.2.3 O resultado da prova didática será a média aritmética dos valores das notas atribuídas pelos avaliadores, dividido por dez (10); será eliminado o candidato que obtiver nota final inferior a 06 (seis), conforme Anexo IV

7.5 No julgamento de avaliação dos títulos só serão considerados aqueles vinculados aos requisitos de que é objeto o Processo Seletivo Simplificado, conforme Anexo I.

7.6 A avaliação Pedagógica será de acordo com a Ficha de Avaliação (Anexo IV).

7.7 As Bancas avaliadoras da Prova Didática e de Títulos serão compostas por até três membros, sendo a Presidência, do membro de maior titulação.

7.8 As Bancas Avaliadoras serão instituídas com pelo menos um avaliador com titulação igual ou superior a do candidato.

8. DO RESULTADO FINAL

8.1 Os candidatos serão classificados de acordo com os valores decrescentes da somatória das notas finais atribuídas pelas Bancas Examinadoras na Prova de Título e na Prova Didática (Aula).

8.2 Em caso de empate no resultado final serão observados como critérios de desempate:

8.2.1 Maior Pontuação na Prova Didática (Anexo IV);

8.2.2 Maior pontuação em Títulos Acadêmicos (Grupo I);

8.2.3 Maior pontuação em Experiência docente no Ensino Superior (Grupo II); do (Anexo III)

8.2.4 Maior idade.

9. DA REMUNERAÇÃO

QUADRO DE REMUNERAÇÃO

Categoria

Remuneração: 20h

Remuneração: 40h

Graduado

R$ 1.340,84

R$ 2.680,69

Especialista

R$ 1.673,15

R$ 3.283,12

Mestre

R$ 1.926,47

R$ 3.852,95

Doutor

R$ 2.408,09

R$ 4.816,18

10. DA VALIDADE DO CONCURSO

10.1 O prazo de validade do Processo Seletivo - PSS será de 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse e conveniência da Universidade do Estado do Amapá.

11. DA CONTRATAÇÃO

11.1 Os contratos, objeto deste Processo Seletivo Temporário serão de 40 e 20 horas.

11.2 As contratações resultantes deste Processo Seletivo serão imediatas. Devendo o candidato aprovado apresentar-se, após convocação, na Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAD).

11.3 A Contratação será efetivada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), mediante a apresentação dos originais e cópias (duas vias) dos seguintes documentos:

a) Carteira de Identidade;

b) CPF;

c) PIS/PASEP;

d) Título de Eleitor e Comprovante de quitação eleitoral da ultima votação;

e) Diplomas;

f) Comprovante de Residência;

g) Extrato bancário para confirmação de conta;

h) Somente serão aceitas contas no Banco do Brasil, em qualquer Agência localizada no Estado do Amapá;

i) Numero da Conta Corrente e Agencia de qualquer Banco do Brasil do Estado do Amapá;

j) 02 fotografias 3x4 iguais e recentes;

k) Comprovante de quitação com as obrigações militares;

l) Certidão de casamento ou nascimento;

11.4 O candidato que não apresentar a documentação exigida para a Contração no prazo determinado será eliminado (a), sendo chamado o próximo da lista de aprovados.

11.5 O candidato aprovado neste Processo Seletivo terá que cumprir até 60% de sua carga horária em sala de aula, e as demais 40% ficarão para outras atividades de acordo com as necessidades do Colegiado de Curso e o interesse desta IES.

12. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 A inscrição implicará no compromisso tácito, por parte do candidato, de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos, para o PSS, não podendo alegar, sob qualquer pretexto, o desconhecimento destas disposições, para qualquer fim em direito admitido;

12.2 Além dos instrumentos normativos mencionados no subitem anterior, os candidatos obrigam-se a acatar outras instruções e normas complementares operacionais baixadas pela Comissão sobre o assunto, as quais serão afixadas nos quadros de avisos da UEAP, bem como no sitio www.ueap.edu.br/concursos;

12.3 Anular-se-á sumariamente, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter penal, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se comprovada falsidade ou inexatidão da prova documental apresentada pelo candidato e, ainda, se instado a fazê-lo, ele não comprovar a exatidão de suas declarações;

12.4 No ato da assinatura do Contrato, o candidato habilitado assinará DECLARAÇÃO DE EXERCÍCIO DE FUNÇÃO PÚBLICA, nos termos do Art. 37, da Constituição Federal e, ao disposto no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Estado do Amapá em seu Art. 135, § 2º.

12.5 A contratação implica no compromisso do candidato habilitado de acatar o Estatuto e o Regimento Geral da UEAP, e demais normas estabelecidas pela Universidade do Estado do Amapá.

12.6 A classificação no Processo Seletivo não assegura ao candidato direito subjetivo ao ingresso no Serviço Público Estadual, mas apenas a expectativa de ser admitido; observada a ordem classificatória, ficando a admissão condicionada à observância das disposições legais pertinentes e, sobretudo, ao predominante interesse da Administração Pública.

12.7 O candidato classificado e que compõe o quadro de reserva no presente certame poderá ser chamado para ocupar vaga diferente daquela para a qual prestou o concurso; desde que haja afinidade entre a área para a qual prestou o concurso e a área para a qual foi classificado; e desde que haja compatibilidade da formação acadêmica do candidato com aquela exigida na vaga a ser preenchida, sempre respeitando estritamente a ordem de classificação dos candidatos e, desde que para a vaga para a qual está sendo chamado não tenha havido candidato aprovado e/ou classificado

12.8 Os candidatos classificados irão compor o cadastro de reserva pelo período de 01 (um) ano, observando-se a validade do Processo Seletivo, conforme item 10;

12.9 A jornada de trabalho deverá ser distribuída nos períodos diurno e noturno, conforme a necessidade da Universidade do Estado do Amapá;

12.10 Para conhecimento dos candidatos aprovados, seus vencimentos serão pagos, exclusivamente, pelo Banco do Brasil.

12.11 Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado.

Publique-se.

Macapá-AP, 19 de setembro de 2012.

Profa. Dra. Maria Lucia Teixeira Borges
Reitora - UEAP

ANEXO I - QUANTITATIVO DE VAGAS

LICENCIATURA EM LETRAS

1 Código da Vaga: LLE-01

1.1 Número de Vagas: 01 (uma)

1.2 Regime de Trabalho: 40 horas

1.3 Requisitos específicos: Bacharel ou Licenciado Pleno em Letras, com habilitação em língua Inglesa, com Pós-graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou áreas afins.

1.4 Áreas de Conhecimento: Fonética e Fonologia da Língua Inglesa; Literatura norte-americana II; Metodologia do Ensino de L. Inglesa; e TCC, Literatura Inglesa II e Língua II.

1.5 Temas da Prova Didática:

a) Os princípios e métodos da historiografia da Língua Inglesa e seus avanços nas últimas décadas: algumas reflexões;

b) Estudo dos sons vocálicos e consonantais da língua inglesa;

c) Aspectos culturais de povos de língua inglesa, suas singularidades e contrastes;

1.6 Bibliografia Sugerida

BORGES, Jorge Luis. Curso de Literatura Inglesa. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CAMARGO, Marisis Aranha. Basic Guide to American Literature. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1986

ROACH, Peter. English Phonetics and Phonology: a practical course. 2nd ed. Cambridge: CUP, 1991.

2 Código da Vaga: LLE-02

2.1 Número de Vagas: 01 (uma)

2.2 Regime de Trabalho: 20 horas

2.3 Requisitos específicos: Bacharel ou Licenciado Pleno em Letras, com habilitação em língua Espanhola, com Pós-graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou áreas afins.

2.4 Áreas de Conhecimento: Literatura Espanhola II; Fonética e Fonologia da L. Espanhola; Literatura hispano-americana II; e TCC.

2.5 Temas da Prova Didática:

a) Estudo dos sons vocálicos e consonantais da Língua Espanhola contrastivamente à Língua Portuguesa;

b) Estudo das manifestações literárias do romantismo espanhol;

c) Estudo das manifestações literárias influenciadas pelo cientificismo e pelo positivismo (Realismo).

2.6 Bibliografia Sugerida

NAVARRO, Antônio Hidalgo. Fonética y fonología españolas. 2. ed. Tirant lo Blanch.

OVIEDO, José Miguel. Historia de la Literatura Hispanoamericana 2: del romanticismo al modernismo. Madrid: Alianza Editorial, 2003.

PEDRAZA JIMENEZ, Felipe B.; RODRIGUEZ CÁCERES, Milagros. Las épocas de la Literatura Española. Barcelona: Ariel, 2007

ENGENHARIA QUÍMICA

3 Código da Vaga: EQU-01

3.1 Número de Vagas: 01 (uma)

3.2 Regime de Trabalho: 20 horas

3.3 Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Química com Pós-Graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou áreas afins.

3.4 Áreas de Conhecimento: Matemática Aplicada a Engenharia; Termodinâmica da Engenharia Química I; Fontes de Energia e MDL.

3.5 Temas da Prova Didática:

a) Equações Diferenciais Ordinárias

b) Fontes tradicionais e alternativas de energia.;

c) Análise da Segunda Lei da Termodinâmica para um Volume de Controle;

3.6 Bibliografia Sugerida

CONTE, S.D.; De BOOR, C. "Elementary Numerical Analysis: An algorithmic Approach", 3rd Ed., McGraw-Hill, Singapore, 1981.

SMITH, J. M.; VAN NESS, H. C., ABBOTT, M.M. Introdução à Termodinâmica da Engenharia Química . 7ª Ed., LTC, 2007.

SONNTAG, R. E.; BORGNAKKE, C. Introdução à Termodinâmica para a Engenharia. LTC Ed., 2003.

TUNDISI, H.S.F. Usos de Energia. Ed.atualizada. ed. Atual. 1991.

4 Código da Vaga: EQU-02

4.1 Número de Vagas: 01 (uma)

4.2 Regime de Trabalho: 40 horas

4.3 Requisitos específicos: Graduado em Engenharia Química, Engenharia de Alimentos ou Química Industrial com Pós-Graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou áreas afins.

4.4 Áreas de Conhecimento: Processos Industriais Inorgânicos; Química Geral; Operações Unitárias II; e Gestão e Tecnologia de Efluentes Gasosos;

4.5 Temas da Prova Didática:

a) Processos de beneficiamento, branqueamento e secagem na indústria do caulim;

b) Processo de Extração;

c) Equipamentos para tratamento das emissões atmosféricas.

4.6 Bibliografia Sugerida

SHREVE, R. N.; BRINK, J. A. Indústrias de Processos Químicos. 4ª.edição .Editora Guanabara, 1997.

FOUST et al., Princípios das Operações Unitárias, 2ª edição, Guanabara Dois, 1980.

GEANKOPLIS, C., Transport Processes and Unit Operations, Third Edition, Prentice Hall, 1993.

BAIRD, C. Química ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2002.

ENGENHARIA AMBIENTAL

5 Código da Vaga: EAM-01

5.1 Número de Vagas: 01 (uma)

5.2 Regime de Trabalho: 40 horas

5.3 Requisitos específicos: Bacharel em Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil ou Engenharia Sanitária ou Engenharia Agronômica ou Engenheiro Agrícola ou Ciências Ambientais, com pós-graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou em áreas afins.

5.4 Áreas de Conhecimento: Sistemas de abastecimento e de tratamento de água; Poluição hídrica e tecnologias de tratamento de águas residuárias; Drenagem urbana; e Pedologia e Geomorfologia.

5.5 Temas da Prova Didática:

a) Tratamento de Águas Residuárias: Tratamento Primário e Preliminar.

b) Enchentes urbanas: causas e formas de intervenção: ações técnicas, tecnológicas, legais e educativas.

c) Intemperismo e formação dos solos.

5.6 Bibliografia Sugerida

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de saneamento. 3. ed. rev. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006. 408 p.

CANHOLI, A. P. Drenagem Urbana e Controle de Enchentes. São Paulo: Editora Oficina de Textos, 2005. 301 p.

NUVOLARI, A. Esgoto Sanitário: Coleta, Transporte, Tratamento e Reuso Agrícola. São Paulo: Editora Edgard Blücher LTDA, 2011.

VESILIND, P. A.; MORGAN, S. M. Introdução à Engenharia Ambiental - tradução da 2ª Edição norteamericana. São Paulo: Cencage Learning, 2011. 437 p.

ENGENHARIA DE PESCA

6 Código da Vaga: EPE-01

6.1 Número de Vagas: 01 (uma)

6.2 Regime de Trabalho: 20 horas

6.3 Requisitos específicos: Graduado em Biologia ou Engenharia de Pesca ou Engenharia para Aquicultura com Pós-Graduação (doutorado, mestrado ou especialização) na área ou áreas afins.

6.4 Áreas de Conhecimento: Beneficiamento e industrialização do pescado; Carcinologia; Confecção de apetrechos de pesca.

6.5 Temas da Prova Didática:

a) Caracteres gerais dos crustáceos.

b) Controle de qualidade (preservação, higiene, manuseio, etc.)

c) Confecção dos aparelhos de captura: redes, principais e auxiliares e outros para águas interiores e marítimas.

6.6 Bibliografia Sugerida:

FONTELES-FILHO, A. A. Recursos pesqueiros: biologia e dinâmica populacional. Fortaleza: Imprensa Oficial do Ceará. 1989, 296 p.

HUSS, H.H. 1997. Garantia da Qualidade dos Produtos da Pesca. FAO Documento Técnico sobre as Pescas 334,p. 150.

MELO, G.A.S. Manual de identificação dos Brachyura (caranguejos e siris) do litoral brasileiro. Editora Plêiade/FADESP, São Paulo/SP, 1996.

MELO, G.A.S. Manual de identificação dos Crustacea Decapoda de água doce do Brasil. Editora Loyola/ FADESP, São Paulo/SP, 2003.

OGAWA, M.& MAIA, E. L. 1999. Manual de Pesca: Ciência e Tecnologia do Pescado. São Paulo: Livraria Varela, p. 480.

OETTERE, M. 2002. Industrialização do Pescado Cultivado - Guaíba - RS: Agropecuária.

ANEXO III - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA DE TÍTULOS

Candidato (a): ___________________________________ Código da vaga: ________________

GRUPO I - TITULAÇÃO ACADÊMICA

Pontuação Unitária - Máxima pontuação

Quantidade

Pontuação Atribuída

 

Diploma de Graduação para conferencia do requisito especifico no Código de Vaga

-

-

-

01

Título de Doutor obtido em Programa reconhecido pelo CNE e credenciado pela CAPES ou revalidado em Instituição de Ensino Superior Nacional - Na área específica do Concurso

10 pontos - até 10 pts

 

 

02

Título de Doutor obtido em Programa reconhecido pelo CNE e credenciado pela CAPES ou revalidado em Instituição de Ensino Superior Nacional - Em área afim de avaliação ao Código de Vaga do Concurso

9 pontos - até 9 pts

 

 

03

Titulo de Mestre obtido em Programa reconhecido pelo CNE e credenciado pela CAPES ou revalidado em Instituição de Ensino Superior Nacional - Na área específica do Concurso

8,0 pontos - até 8,0 pts

 

 

04

Titulo de Mestre obtido em Programa reconhecido pelo CNE e credenciado pela CAPES ou revalidado em Instituição de Ensino Superior Nacional - Em área afim de avaliação ao Código de Vaga do Concurso

6,0 pontos - até 6,0 pts

 

 

05

Titulo de Especialista obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) cadastrada no MEC, ou revalidado em IES Nacional - Na área ou em área afim de avaliação ao Código de Vaga do Concurso

5 pontos - até 5 pts

 

 

 

TOTAL

 

 

GRUPO II - EXERCÍCIO DE ATIVIDADES LIGADAS À ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Pontuação Unitária - Máxima pontuação

Quantidade

Pontuação Atribuída

01

Reitor

5 pontos/semestre - até 20 pts

 

 

02

Vice-Reitor ou Pró-Reitor.

4 pontos/semestre - até 16 pts

 

 

03

Membro de Conselho Superior de IES ou Câmaras de IES

4 pontos/semestre - até 12 pts

 

 

04

Chefias de departamento, divisões ou unidades, coordenação de colegiados de cursos de graduação, pós-graduação ou atividades de pesquisa.

3 pontos/semestre - até 9 pts

 

 

05

Trabalhos técnicos desenvolvidos em Conselhos, Câmaras ou Comissões em Instituição de Ensino Superior ou instituições de pesquisa.

3 pontos/semestre - até 12 pts

 

 

 

TOTAL

 

 

GRUPO III - APROVAÇÃO EM CONCURSO PÚBLICO NO MAGISTÉRIO SUPERIOR

Pontuação Unitária - Máxima pontuação

Quantidade

Pontuação Atribuída

01

Aprovação em concurso público na área de conhecimento pleiteada

3 pontos por concurso - até 6 pts

 

 

02Aprovação em concurso público em áreas afins do conhecimento;2 pontos por concurso - até 4 pts  
 TOTAL 

 

GRUPO IV - ATIVIDADES LIGADAS AO ENSINO, À PESQUISA E À EXTENSÃO

Pontuação Unitária - Máxima pontuação

Quantidade

Pontuação Atribuída

01

Docência/Ensino Superior - Graduação na área pleiteada

0,5 pontos/disciplina - até 10 pts

 

 

02

Docência/Pós-graduação - Especialização lato sensu, na área pleiteada

1 ponto/disciplina - até 5,0 pts

 

 

03

Docência/Pós-graduação - Especialização Strictu sensu, na área pleiteada

1,5 pontos/disciplina - até 9 pts

 

 

04

Docência/ Pós-graduação - Mestrado, na área pleiteada

2 pontos/disciplina - até 10 pts

 

 

05

Docência/Pós-graduação - Doutorado, na área pleiteada

3 pontos/disciplina - até 15 pts

 

 

06

Orientação de Tese/Doutorado ou Dissertação/Mestrado - aprovada

3 pontos/orientação - até 15 pts

 

 

07

Orientação de Monografia/Especialização ou Monografia/Graduação - aprovada

0,5 pontos/monografia - até 10 pts

 

 

08

Orientação concluída de aluno bolsista de iniciação científica, monitoria ou extensão.

0,5 pontos/bolsista - até 5 pts

 

 

09

Participação como membro efetivo de banca examinadora de tese de Doutorado

1 pontos/tese - até 6 pts.

 

 

10

Participação como membro efetivo de banca examinadora de Dissertação de Mestrado

0,5 pontos/dissertação - até 4 pts.

 

 

11

Participação como membro efetivo de banca examinadora de pós-graduação Strictu sensu (Especialização)

0,4 pontos/trabalho - até 2 p

 

 

12

Participação como membro efetivo de banca examinadora de pós-graduação lato sensu (Especialização)

0,2 pontos/trabalho - até 2 p

 

 

13

Participação como membro efetivo de banca examinadora de Monografia de Graduação

0,1 ponto/trabalho - até 1pts

 

 

14

Participação como membro efetivo de banca examinadora de concurso público para o magistério superior

0,5 pontos/concurso - até 10 pts.

 

 

15

Coordenação de projeto de pesquisa, de ensino ou de extensão - com financiamento

0,2 pontos/projeto - até 2 pts.

 

 

16

Coordenação de projeto de pesquisa, de ensino ou de extensão - sem financiamento

0,1 ponto/projeto - até 1 pts

 

 

 

TOTAL

 

 

GRUPO V - PRODUÇÃO CIENTÍFICA, TÉCNICA, ARTÍSTICA E CULTURAL NA ÁREA DE CONHECIMENTO DO CONCURSO

Pontuação Unitária - Máxima pontuação

Quantidade

Pontuação Atribuída

01

Autoria de livro, cultural ou técnico

4,0 pontos/livro - até 12 pts

 

 

02

Organização de livro, cultural ou técnico

2,0 pontos/livro - até 6,0 pts

 

 

03

Capítulo de livro, cultural ou técnico

2,0 pontos/capítulo - até 6,0 pts

 

 

04

Tradução de livro especializado

2,0 pontos/livro - até 6,0 pts

 

 

05

Artigo completo publicado em periódico científico internacional indexado pela CAPES

4,0 pontos/artigo - até 20,0 pts

 

 

06

Artigo completo publicado em periódico científico nacional indexado pela CAPES

2,0 pontos/artigo - até 10,0 pts

 

 

07Trabalho completo publicado em anais de evento científico internacional0,5 pontos/trabalho - até 05 pts.  
08Trabalho completo publicado em anais de evento científico nacional0,3 pontos/trabalho - até 3,0 pts.  
09Trabalho completo publicado em anais de evento científico regional/local0,1 ponto/trabalho - até 1,0 bpts  
10Resumo publicado em anais de evento científico internacional0,3 ponto/trabalho - até 1,5 pts  
11Resumo publicado em anais de evento científico nacional0,2 pontos/trabalho - até 1 pts  
12Resumo publicado em anais de evento científico regional/local0,1 ponto/trabalho - até 0,5 pts  
13Prêmios por atividades científicas, artísticas e culturais1,0 ponto/prêmio - até 5,0 pts.  
14Consultorias/Assessoria prestados a órgãos públicos e privados1,0 ponto/atividade - até 5,0 pts  
15Palestrante em eventos científicos (Conferencista ou apresentação de trabalho Mesa Redonda)1,0 ponto/tema - até 10,0 pts.  
16Participante (ouvinte, minicurso, apresentação de trabalhos e oficinas) em Simpósios, Fóruns, Congressos, Encontros, Seminários e Workshops0,1 ponto/participação - até 2,0 pts.  
17Patente1,0 ponto/produção - até 5,0 pts  
 TOTAL 

 

Uso exclusivo da Banca Examinadora de Títulos
Grupos Pontuação Atribuída
GRUPOS I  
GRUPOS II  
GRUPOS III  
GRUPOS IV  
GRUPOS V  
Soma dos Grupos 
Nota Parcial = soma dos grupos ÷ 5  
Resultado Final da Prova de Títulos = nota parcial ÷ 10 

Macapá-Ap, ___/___/2012

PARECER FINAL:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

1. Examinador (a) - Presidente da Banca:____________________________________________

2. Examinador (a): _____________________________________________________________

3. Examinador (a): _____________________________________________________________

OBSERVAÇÃO:

1. INDICAR NOS TÍTULOS O ITEM A QUANTIDADE DE TÍTULOS PARA O QUAL O CANDIDATO (A) ESTA SENDO APRESENTADO

2. CONSIDERAR APENAS OS ÚLTIMOS 05 ANOS.

ANEXO IV - QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA A PROVA DIDÁTICA

PROVA DIDÁTICA

Código da Vaga:

Candidato:

Tema Sorteado:

Examinador (Presidente):

Inicio da prova:
Termino da prova:
Duração da Prova:

CRITÉRIOS (pontos)

Examinador 1

Examinador 2

Examinador 3

1. Precisão e clareza entre os elementos do Plano de Aula (0-10)

 

 

 

2. Coerência entre o planejamento e a execução da aula (0-15)

 

 

 

3. Utilização e citação no desenvolvimento da aula de referencial teórico adequado ao tema (0-15)

 

 

 

4. Linguagem apropriada ao gênero textual formal (0-10)

 

 

 

5. Capacidade de análise e Síntese (0-15)

 

 

 

6. Domínio e segurança do conteúdo (0-10)

 

 

 

7. Utilização de exemplos reforçadores do conteúdo explorado (0-10)

 

 

 

8. Aula ministrada com introdução, desenvolvimento e conclusão de forma articulada com a temática explorada (0-15)

 

 

 

Nota Parcial (0 a 100)

 

 

 

Nota Final por avaliador (Nota Parcial ÷ 10)

 

 

 

Resultado da Prova Didática (média aritmética das notas finais atribuídas ao candidato por cada um dos avaliadores)

 

Macapá-Ap, ___/___/2012

PARECER FINAL:
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________

1. Examinador (a) - Presidente da Banca: ____________________________________________

2. Examinador (a): _____________________________________________________________

3. Examinador (a): _____________________________________________________________

Macapá-Ap, ___/___/20___

FORMULÁRIO DE RECURSO

Protocolo Geral
Nº _______ /2012
Hora:______ Data: ___/___/2012

Nome*: ___________________________________________________________________

Nº de inscrição*: _______________________ Código da vaga: _______________________

CPF*: ____________________________________________________________________

Endereço*: ________________________________________________________________

Fone fixo: _____________________ Telefone celular: ____________ Outro Contato: ______

Questionamento Fundamentado*: _______________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

* Preenchimento obrigatório

Macapá-AP, ______ de ___________________ de 2012.

Assinatura do candidato: ___________________________

Assinatura do Responsável pelo Recebimento: _____________________