PRODEST - Inst de Tec. da Informação e Comunicação do Estado - ES

Notícia:   Prodest convoca mais quatro aprovados em Concurso Público

PRODEST - INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

EDITAL Nº 001 / 2010 - PRODEST

O INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - PRODEST, no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital de Abertura do Concurso Público para preenchimento de vagas em cargos de nível superior, e formação de cadastro de reserva, observada as condições do presente Edital.

1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Concurso será regido por este Edital e executado pelo Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro - IBAP-RJ.

1.2 A realização da inscrição implica na concordância do candidato com as regras aqui estabelecidas renunciando, expressamente, a quaisquer outras.

1.3 Não haverá 2ª(segunda) chamada para nenhuma etapa, prova, teste ou exame do Concurso, nem aplicação fora dos locais e horários previamente estabelecidos, ficando o candidato faltoso eliminado, por qualquer motivo.

1.4 A legislação e alterações em dispositivos legais e normativos, com entrada em vigor após a publicação deste edital, não serão objeto de avaliação nas provas escritas deste concurso.

1.5 As provas deste concurso serão realizadas, na cidade de Vitória nos locais a serem divulgados no sitio eletrônico www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br

1.6 A seleção para os cargos de que trata o presente Edital dar-se-á através de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

1.7 A etapa do presente concurso, bem como informações e orientações relativas ao local da prova objetiva, será disponibilizada no sitio eletrônico do concurso www.ibap-rj.org.br e em www.prodest.es.gov.br conforme o cronograma em anexo.

1.8 O Concurso Público do PRODEST terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez, nos termos da Lei.

1.9 Os candidatos considerados não aptos estarão eliminados do concurso.

1.10 Os candidatos que não apresentarem a documentação exigida estarão eliminados do concurso.

1.11 As comunicações referentes ao Concurso Público serão expedidas e publicadas pelo Presidente da Comissão de Concurso Público, no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - DIOES, no sitio www.ibap-rj.org.br e em www.prodest.es.gov.br.

2. DOS CARGOS E REQUISITOS

2.1 Os cargos objeto do Concurso Público, valores dos respectivos salários, número de vagas, jornada de trabalho e descrição das atividades são os constantes nos anexos deste Edital.

2.2 Este concurso estará aberto a todo o cidadão que:

a) For brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e ainda esteja no gozo dos direitos políticos, conforme o artigo 13 do Decreto Federal n.º 70.436, de 18 de abril de 1972, e a Constituição Federal - § 1º do Artigo 12, comprovado por documento oficial fornecido pelo Ministério da Justiça, caso em que não serão aceitos quaisquer protocolos de requerimento;

b) Tiver idade mínima de 18 (dezoito) anos completos até o dia da posse no emprego público.

c) Estiver quite com o Serviço Militar, para o sexo masculino, e com a Justiça Eleitoral, para ambos os sexos;

d) Preencher os requisitos especiais para inscrição nos respectivos cargos, quando for o caso;

e) Tiver a situação regularizada perante o órgão fiscalizador do exercício profissional (Conselho Regional ou Órgão de Classe no ato da admissão).

3 - DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO

3.1- Das Inscrições

3.1.1-Antes de realizar as inscrições o candidato deverá consultar este Edital e certificar-se que preenche todos os requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição não será permitida alterações e nem adição de informações.

A inscrição no Concurso deverá ser feita de zero hora do dia 09.04.2010 até as 23 horas e 59 minutos do dia 23.04.2010, exclusivamente pelo sitio www.ibap-rj.org.br, sendo vedada a inscrição condicional, extemporânea, via postal, fax ou correio eletrônico.

3.1.2-Para inscrever-se no concurso, o candidato deverá possuir o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF)

3.1.3- Do Procedimento para a inscrição:

Acessar o endereço eletrônico www.ibap-rj.org.br e siga atentamente as instruções para o preenchimento correto do Formulário de Inscrição.

3.1.3.3-O candidato que necessita de prova em condições especiais deverá, no ato do preenchimento do Formulário de inscrição, assinalar sua condição no campo apropriado a este fim, inclusive as gestantes ou aquelas em período de amamentação (pessoa não portadora de necessidades especiais ou com deficiência).

3.1.3.4- Em hipótese alguma será disponibilizado acompanhante para a guarda de criança. A candidata que solicitar atendimento à situação ou condições especiais, no caso de crianças em fase de amamentação, além da referida solicitação e a respectiva comprovação, deverá fazer-se acompanhada de pessoa para a guarda da criança, sob pena da solicitante não poder permanecer no local de prova, em companhia do lactante.

3.1.3.5- Os candidatos que tiverem o seu atendimento especial deferido serão informados através do Cartão de Confirmação de Inscrição. (CCI).

3.1.3.6- A organização do Concurso adotará as medidas cabíveis, segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

3.1.3.7- Após o preenchimento do Formulário de Inscrição pressione o botão "gerar boleto" que automaticamente gerará um boleto para pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser impresso e pago, em espécie, em qualquer agência bancária ou correspondente bancário, sendo de inteira responsabilidade do candidato a impressão e guarda do seu comprovante de Requerimento de Inscrição e do boleto pago;

3.1.3.8- A inscrição só será válida após a confirmação do pagamento do boleto pela rede bancária ou correspondente bancário.

3.1.3.9- Os Formulários de Inscrição feitos pela Internet que não tenham sido recebidos por fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência dos dados, falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de transmissão de dados, não gerarão quaisquer tipo de responsabilidade aos entes executores e organizadores do presente certame;

3.1.3.10-O candidato deverá indicar, no requerimento de inscrição, o cargo/área de atuação, sendo de sua inteira responsabilidade o correto preenchimento

3.1.3.11-O valor referente ao pagamento da Taxa de Inscrição não será devolvido, em hipótese alguma.

Escolaridade

Taxas de Inscrição

Nível superior

R$ 80,00 - oitenta reais

3.1.3.12-O candidato também poderá obter informações sobre o Concurso pelo telefone 021-2210- 0334, nos horários de 09 às 17 horas, de segunda a sexta feira;

3.1.3.13-Efetivada a inscrição, não serão aceitos, em nenhuma hipótese, pedidos de alteração de cargo e/ou da opção.

3.1.3.14-Caso o boleto para pagamento impresso pelo candidato extravie é possível emitir uma segunda via acessando o sitio www.ibap-rj.org.br e o link do concurso para o qual se inscreveu clicando em "2ª via do boleto bancário".

3.1.3.15-A inscrição deverá ser feita pelo próprio candidato, pois as informações prestadas são de sua total responsabilidade.

3.1.3.16 - Para o pagamento da taxa de inscrição, somente poderá ser utilizado o boleto bancário gerado na inscrição. Atenção para a data limite para pagamento.

3.1.3.17- Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente.

4. DA INSCRIÇÃO DO CANDIDATO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS/PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

4.1. Em cumprimento ao disposto no art. 37, VIII, da Constituição Federal conforme o disposto no Decreto Federal nº 3298/1999, serão reservados 5% (cinco por cento) das vagas por cargo às pessoas portadoras de deficiência física.

4.2- Antes de se inscrever, o portador de necessidades especiais ou pessoas com deficiência, deverá observar se as atribuições dos cargos são compatíveis com a deficiência de que é portador.

4.3-No caso de deficiência visual, o candidato deverá indicar, se necessário, sua opção pelo método de realização da prova ampliada ou com ledor, e, no caso do deficiente auditivo, com intérprete de LIBRAS. Os que não o fizerem não terão as provas preparadas, seja qual for o motivo alegado.

4.4- Serão consideradas deficiências aquelas conceituadas pela medicina especializada, de acordo com os padrões mundialmente estabelecidos e a legislação aplicável à espécie, e que constituam inferioridade que implique em grau acentuado de dificuldade para a integração social (Decreto Federal nº 3298/1999, artigo 4º).

4.5-O candidato que pretender concorrer às vagas para deficientes deverá indicar no requerimento de inscrição, sendo de sua inteira responsabilidade o correto preenchimento. Deverá enviar o requerimento via SEDEX, postado impreterivelmente até 23/04/2010 para o IBAP-RJ - cujo endereço é Rua Buenos Aires 68/31º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20070-900, em envelope identificado com o nome do candidato e os dizeres "CONCURSO PRODEST", os seguintes documentos:

a) cópia simples do CPF;

b) Laudo emitido pelo médico do candidato atestando a espécie e o grau/nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, expedido com validade mínima de 90 (noventa) dias;

b.1)indicar se faz uso de órteses, próteses ou adaptações;

b.2)se deficiente auditivo, o laudo deverá estar acompanhado de audiometria recente, datada de até 90(noventa) dias, à contar da data de início das inscrições;

b.3) se deficiente visual, o laudo deverá vir acompanhado de acuidade em 0 (zero) em ambos os olhos, patologia e campo visual.

4.6-A documentação apresentada para os fins específicos das vagas destinadas às pessoas com deficiência, não será devolvida em hipótese alguma bem como objeto de solicitação para cópia.

4.7-O candidato que, no requerimento de inscrição, não declarar que deseja concorrer às vagas reservadas aos deficientes, concorrerá somente às vagas regulares.

4.8-O candidato às vagas reservadas aos Deficientes participará do concurso em igualdade de condições com os demais candidatos no que se referem às provas, critérios de aprovação, horário, local e tempo de aplicação das provas bem como da pontuação exigida para todos os candidatos.

4.9-A sua eventual aprovação não implica no reconhecimento da deficiência declarada e/ou da compatibilidade com a atividade pertinente à vaga.

4.10-O candidato classificado para as vagas de portadores de deficiência será convocado a submeter-se a perícia médica, sob responsabilidade do PRODEST, a qual verificará acerca da qualificação do candidato como deficiente ou não, sobre a incompatibilidade entre as atribuições do cargo e a deficiência apresentada, conforme determina o artigo 43 do Decreto 3298/99 e suas alterações.

4.11 O comparecimento do candidato à pericia médica não munido de cópia dos documentos constantes do item 4.5 alíneas a e b, a reprovação ou o não comparecimento, acarretará a perda do direito as vagas reservadas aos candidatos em tais condições, sem direito a recurso.

4.12-O parecer da perícia médica indicada pelo PRODEST tem caráter irrecorrível nos critérios estabelecidos.

4.13-Caso o parecer da Perícia Médica contrarie a alegação do candidato sobre sua condição física, o mesmo passará, automaticamente, a concorrer a uma das vagas do cargo escolhido em igualdade de condições com os demais candidatos.

4.14-As vagas para os deficientes, definidas neste Edital, que não forem providas por falta de candidatos aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a rigorosa ordem de classificação.

4.15-Os candidatos que se declararem deficientes, se habilitados, além de figurarem na lista geral de classificação, terão seus nomes publicados, em relação à parte, observada a rigorosa ordem de classificação.

5- DA CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

5.1-O candidato deverá obter o seu Comprovante de Confirmação de Inscrição, doravante denominado apenas de CCI, no sítio www.ibap-rj.org.br, no período especificado no cronograma do concurso em anexo.

5.2-Ao obter o CCI, o candidato deverá tomar conhecimento do dia, horário e local onde realizará a prova.

5.3- A apresentação do CCI, acompanhada de documento de identidade original usado para inscrição, será obrigatória quando da realização das provas.

5.4 - É de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção de informações referentes à realização da prova.

5.5-É vedado ao candidato alegar o desconhecimento do local da prova como justificativa de sua ausência. O não comparecimento à prova, qualquer que seja o motivo, será considerado como desistência do candidato, resultando em sua eliminação do concurso público.

6- DA ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO.

6.1- Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição exceto nos casos previstos na Lei Estadual Nº 6.663 de 25/04/2001, conforme os procedimentos descritos a seguir:

6.2-Após realizar a inscrição pelo sitio www.ibap-rj.org.br o solicitante deverá comparecer ao Centro de Formação Martim Lutero sito a Rua Engº Fábio Ruschi, 161 - Bento Ferreira - Vitória - ES - CEP 29050-670 nos dias 09, 13 e 14 de abril das 10 às 18 h e entregar o Requerimento de Isenção de Taxa de Inscrição em anexo, devidamente preenchido, conferido e assinado juntamente com cópia autenticada ou cópia acompanhada do original dos seguintes documentos:

a) Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que contenha a foto, a qualificação civil e a anotação de nenhum ou do último contrato de trabalho do candidato e da primeira página subsequente em branco ou com a correspondente data de saída anotada do último contrato de trabalho, no caso de desempregados e trabalhadores que recebam até 3 (três) salários mínimos;

b) Os 3 (três) últimos contracheques (no caso de trabalhadores que recebam até 3 salários mínimos)

c) Declarar, no requerimento, que não usufruiu o direito de isenção de taxa nos últimos 12 meses por mais de três vezes;

d) No caso do candidato ter extinguido vínculo estatutário com o Poder Público, apresentar certidão expedida por órgão ou entidade competente, em papel timbrado, com identificação e assinatura legível da autoridade emissora do documento;

e) Declaração firmada pelo próprio candidato, de que sua renda é inferior a 3 (três) salários mínimo. 6.3 - Não será concedida isenção do pagamento da taxa de inscrição ao candidato que:

I - omitir informações ou torná-las inverídicas;

II - fraudar ou falsificar documentação;

III - pleitear a isenção instruindo o pedido com documentação incompleta ou que não atenda o disposto neste edital;

IV - não observar o prazo estabelecido neste edital.

6.4 - O resultado desta análise será publicado pela Comissão do Concurso e divulgado nos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br, conforme o cronograma em anexo.

6.5 - O candidato que NÃO OBTIVER a isenção da taxa deverá realizar o pagamento do boleto bancário recebido durante a inscrição, atentando para o prazo limite constante do boleto, estando eliminado do Concurso aquele candidato que não realizar o pagamento da inscrição.

7-DAS PROVAS

7.1-Não haverá sob nenhum pretexto, segunda chamada para realização de qualquer prova ou exame, bem como sua aplicação fora do horário ou local pré-determinados pela Comissão do Concurso Público, ficando eliminado do concurso o candidato que não comparecer ou se atrasar no decorrer de uma prova ou exame.

7.2-A duração da Prova Objetiva será de 4 (quatro) horas.

7.3-DA PROVA OBJETIVA

7.3.1- As provas objetivas para os cargos de Analista Organizacional constarão de 120 (cento e vinte) questões, do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas (A - B - C - D), e uma única resposta correta. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova de Conhecimentos Específicos, 50% (cinquenta por cento) da prova de Língua Portuguesa, 50% (cinquenta por cento) da prova de Ferramentas Básicas de Informática e 50% (cinquenta por cento) da prova de Raciocínio Lógico. (quadro1)

7.3.2- As provas objetivas para os cargos de Analista de Tecnologia da Informação 120 (cento e vinte) questões, do tipo múltipla escolha, com 04 (quatro) alternativas (A - B - C - D), e uma única resposta correta. Será considerado aprovado o candidato que obtiver o mínimo de 60% (sessenta por cento) do total de pontos da prova de Conhecimentos Específicos, 50% (cinquenta por cento) da prova de Língua Portuguesa, 50% (cinquenta por cento) da prova de Inglês Técnico e 50% (cinquenta por cento) da prova de Raciocínio Lógico. (quadro1)

7.3.3 - Os Conteúdos Programáticos e as Sugestões Bibliográficas estão em anexo.

7.3.4- As provas serão organizadas considerando-se a especificidade da categoria funcional e o grau de escolaridade exigido para o seu exercício, conforme o quadro de provas em anexo deste Edital;

7.3.5- O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com antecedência mínima de 01 (uma) hora do horário estabelecido para seu início, munido do CCI, do documento de identidade original usado para a inscrição e de caneta esferográfica azul ou preta fabricada em material transparente;

7.3.6- O documento de identidade deverá estar em perfeitas condições, de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato (retrato e assinatura), não sendo aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo sem foto), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, bem como protocolos ou cópias mesmo autenticadas;

7.3.7- Os portões de acesso ao local de realização das provas serão fechados rigorosamente na hora marcada para o início das mesmas, não sendo mais admitido o acesso de candidatos ao local;

7.3.8- Cada candidato receberá um Caderno de Provas contendo questões gerais e específicas, de acordo com as características do cargo, um único Cartão-Resposta que deverá ser marcado somente com caneta esferográfica azul ou preta de material transparente;

7.3.9- O Cartão-Resposta não pode ser rasurado, amassado ou manchado, pois o mesmo não será substituído;

7.3.10 A transcrição correta da opção escolhida pelo candidato para o Cartão-Resposta é de inteira responsabilidade do mesmo, pois a correção da prova objetiva será feita somente nesse documento e por processamento eletrônico de leitura ótica;

7.3.11 Na correção do Cartão-Resposta da prova objetiva será atribuída a nota 0 (zero) à questão:

a) Com mais de uma opção assinalada;

b) Sem opção assinalada;

c) Com emenda ou rasura;

d) Com a resposta incorreta;

7.3.12- Ao final da prova, o candidato deverá entregar seu Cartão-Resposta ao fiscal de sala, sob pena de, ao não fazê-lo, por qualquer motivo, ser eliminado do concurso, mesmo que sua assinatura conste da folha de presença. O Cartão-Resposta não será aceito, sob qualquer pretexto, após a saída do candidato da sala de realização da prova ou após o seu encerramento;

7.3.13- Iniciadas as provas, nenhum candidato poderá entregar o Cartão-Resposta antes de decorrerem 60 (sessenta) minutos do seu início. Os três últimos candidatos deverão permanecer juntos na sala, sendo somente liberados quando o último deles tiver concluído a prova.

7.3.14- Durante a realização das provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, códigos, manuais, impressos ou anotações, sob pena de exclusão do concurso;

7.3.15- É vedado ao candidato comparecer ao local de prova portando qualquer equipamento eletro-eletrônico tais como telefone celular, agendas ou similares, BIP, bem como qualquer outro tipo de receptor de mensagem, walkman, gravador, máquina de calcular, réguas, compasso e afins, bonés, chapéus em geral e óculos escuros, sob pena de exclusão do concurso;

7.3.16- Será excluído também do concurso, em qualquer fase, o candidato que:

a) Fizer, em qualquer documento, declaração falsa ou inexata;

b) For responsável por falsa identificação pessoal;

c) Utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos para obter aprovação;

d) Não devolver o Cartão-Resposta ao término da prova, antes de sair da sala;

e) Ausentar-se do recinto da prova sem permissão;

f) Deixar de assinar a lista de presença.

Quadro 1

ANALISTA ORGANIZACIONAL

Prova

Nº de questões

Pontos por questão

Total de pontos

% mínimo de acerto

Língua Portuguesa

20

0,5

10

50

Ferramentas Básicas de Informática

10

0,5

05

50

Raciocínio Lógico

10

0,5

05

50

Conhecimentos Específicos

80

1,0

80

60

Total

120

 

100

 

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prova

Nº de questões

Pontos por questão

Total de pontos

% mínimo de acerto

Língua Portuguesa

20

0,5

10

50

Inglês Técnico

10

0,5

05

50

Raciocínio Lógico

10

0,5

05

50

Conhecimentos Específicos

80

1,0

80

60

Total

120

 

100

 

8. DA PUBLICAÇÃO DOS GABARITOS

8.1- Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados, conforme cronograma em anexo, nos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br.

9. DOS RECURSOS DA PROVA OBJETIVA

9.1 O candidato que se julgar prejudicado após a publicação do gabarito da prova objetiva poderá recorrer, por meio do formulário específico em anexo, enviando por SEDEX para o IBAP-RJ, postado, impreterivelmente, até a data limite, para entrada do recurso, acompanhado de cópia autenticada de seu documento de identidade.

IBAP-RJ - Rua Buenos Aires 68/31º andar, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20070-900

9.2 O requerimento deverá ser redigido em formulário próprio, constante em anexo, sendo um para cada questão, com indicação precisa daquilo em que o Candidato julga-se prejudicado.

9.3-O Candidato deverá comprovar as alegações com a citação de artigos da legislação, itens, páginas de livros, nomes de autores e revistas especializadas, juntando cópia dos comprovantes.

9.4- Será indeferido o recurso que não estiver fundamentado, for interposto fora do prazo previsto ou encaminhado em desacordo com os termos deste Edital.

9.5-Após analise dos recursos pela banca, não serão aceitos recursos adicionais.

9.6- Os pontos correspondentes às questões porventura anuladas ou impugnadas serão concedidos a todos os candidatos indistintamente.

9.7- As alterações de gabarito decorrente de qualquer recurso serão aplicadas a todos os candidatos indistintamente.

9.8- Os pareceres dos recursos julgados indeferidos serão disponibilizados para o candidato solicitante nos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br.

10- DOS RESULTADOS

10.1 O resultado da Prova Objetiva será divulgado conforme cronograma em anexo.

10.2- A divulgação do resultado do concurso será no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - DIOES e nos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br, conforme cronograma em anexo.

11-DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

11.1 A classificação final dos candidatos será apresentada em ordem decrescente de pontos, em listagem específica, com a nota final por cada categoria funcional, com os desempates já realizados;

11.2 O desempate dos candidatos a todos os cargos, obedecerá aos seguintes critérios, nesta ordem e sucessivamente:

a) Ter obtido maior nota na prova de conteúdo específico;

b) Ter obtido maior nota na Prova de Português;

c) Ser mais idoso;

11.3 Caso a validade do concurso seja prorrogada e tenha a necessidade de serem preenchidas outras vagas, eventualmente abertas, serão chamados os candidatos, respeitando-se a ordem de classificação.

12-DO RESULTADO E HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO

O resultado final do concurso será homologado pelo Diretor Presidente do Instituto de Tecnologia e Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo - PRODEST, publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - DIOES e divulgado nos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br

13 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

13.1 As disposições e instruções constantes neste Edital, no sitio www.ibap-rj.org.br e na capa da prova também constituem normas que complementam o presente Edital. Sempre que necessário poderão ser divulgadas outras normas complementares ou avisos oficiais.

13.2 As Convocações para a posse são de responsabilidade do PRODEST.

13.3 Os candidatos aprovados e não classificados estarão automaticamente incluídos no Cadastro de Reserva do presente Concurso Público, podendo ser convocados em função da disponibilidade de vagas, durante a vigência do concurso.

13,4 Os candidatos convocados serão submetidos a Exame Médico pré-admissional a ser realizado conforme determinação do PRODEST.

13.5 Caso haja necessidade de alterações das normas contidas neste Edital, os candidatos serão comunicados por Edital a ser publicado no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - DIOES, divulgado pelos sítios www.ibap-rj.org.br e www.prodest.es.gov.br.

13.6 O cronograma do concurso encontra-se respectivamente em anexo.

13.7 A disponibilização, por meio eletrônico, de informações do concurso através do sitio www.ibap-rj.org.br não tem caráter oficial.

13.8 Ocorrerá por conta do candidato quaisquer despesas com documentação, interposição de recurso, material para exame, laudo médico, atestados, viagens, alimentação ou outras decorrentes da participação no Concurso.

13.9 O IBAP não se responsabilizará por eventuais extravios e atrasos na entrega de documentos.

13.10 Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão resolvidos pela Comissão do Concurso Público.

Vitória, 31 de março de 2010.

PAULO HENRIQUE RABELO COUTINHO
Presidente do PRODEST

SUMÁRIO DE ANEXOS

ANEXO I - CARGO /ESCOLARIDADE/VAGAS/VENCIMENTO/CARGA HORÁRIA/BENEFÍCIOS

ANEXO II - PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

ANEXO III - FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

ANEXO IV - FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO POR QUESTÃO DA PROVA OBJETIVA

ANEXO V - CRONOGRAMA

ANEXO VI - DESCRIÇÃO DOS CARGOS

ANEXO I

NÍVEL SUPERIOR

CARGO

ESCOLARIDADE

VAGAS

Vagas para portadores de deficiência

Vencimentos*

Carga Horária

Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento de Sistemas de Informação)

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior na área de Tecnologia de Informação ou correlata (Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação) ou graduação em área diversa com especialização ou pós-graduação em área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

22

1

R$ 3.458,95

40 horas semanais

Analista de Tecnologia da Informação (Suporte e Operação) **

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior na área de Tecnologia de Informação ou correlata (Engenharia de Sistemas, Ciência da Computação, Sistemas de Informação) ou graduação em área diversa com especialização ou pós-graduação em área de Tecnologia da Informação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

21

1

R$ 3.458,95

40 horas semanais

Analista Organizacional: Ciências Jurídicas

Diploma, devidamente registrado, de conclusão na área específica e registro no Conselho de Classe.

01

-

R$ 3.458,95

40 horas semanais

Analista Organizacional: Comunicação Social

Diploma, devidamente registrado, de conclusão na área específica e registro no Conselho de Classe.

01

-

R$ 3.458,95

40 horas semanais

Analista Organizacional: Ciências Contábeis

Diploma, devidamente registrado, de conclusão na área específica e registro no Conselho de Classe.

01

-

R$ 3.458,95

40 horas semanais

Analista Organizacional: Recursos Humanos

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área do conhecimento fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

02

-

R$ 3.458,95

40 horas semanais

* Além dos vencimentos receberão os seguintes benefícios: Assistência Médica, Vale Alimentação/Refeição, Reembolso Creche ** Poderão ter seu horário de trabalho obedecendo a escalas definidas pela administração da Instituição

ANEXO II - Programas e Sugestões Bibliográficas

ATENÇÃO CANDIDATO: Aconselhamos o aprofundamento na grade curricular do nível de escolaridade, curso e grade do curso específico.

PROGRAMAS E SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

PROGRAMA

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

1-Linguagens e Técnicas de Programação: Lógica de Programação; algoritmos: técnicas e desempenho; Aplicação em linguagens de programação convencionais (ASP, C, C++, Java, JavaScript, C#, VB.NET, ASP.NET); Ambientes com utilização de IDEs J2EE e .NET; HTML.

2- Banco de Dados: Conceito de bancos de dados relacional e multidimensional; Modelagem conceitual, lógica e relacional de banco de dados; Linguagem SQL padrão ANSI-92; Triggers e Stored procedures; Processamento de transações; Programação de um SGBD relacional: MS- SQL Server ou ORACLE. Conceitos de Data Warehouse, Data Mining, Business Inteligence.

3- Desenvolvimento de Sistemas: Engenharia de Software: Ciclos de Vida dos Sistemas; Análise de Ponto de função; Conceitos de Gerência de Projetos: PMI, ITIL e CMMI; Padrões de projetos. Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas: Conhecimento das Metodologias: Estruturada, RUP, RUP simplificado, Engenharia WEB; Uso de ferramenta CASE; Modelagem UML; Adequação Modelo de Objetos x Modelo de Dados Relacional; Noções de qualidade de software e planejamento de testes. Estudo de Viabilidade de Projetos: Técnicas de entrevista e levantamento de sistemas; Técnicas de apresentação; Segurança da informação no desenvolvimento de software; Integração de aplicações e objetos distribuídos.

4-Rede e Internet: Conceito de Redes de Computadores; Acessibilidade: conceitos, xHTML, HTML5.

5- Código de Ética Profissional dos Servidores do Estado do Espírito Santo

BIBLIOGRAFIA

ABBEY, M. & COREY, M. Oracle Guia do Usuário. São Paulo: Ed. Makron Books, 1997.

ALMEIDA, A. Arquitetura de Redes de Armazenamento de Dados. Disponível em: < http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000431324>. Acesso em 24 mar. 2010.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados, Ed. Campus, 2004.

DEITEL, H. C++ como programar. Ed. Pearson/Prentice Hall, 2006.

FERNANDES, A.;Abreu, V. Implementando a Governança da TI. Ed. Érica, 2008.

FLANAGAN, D. JavaScript: o Guia Definitivo, Ed. Bookman, 2004.

FORBELLONE, A. L. V. & EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação: a Construção de Algoritmos e Estruturas de Dados, Ed. Makron Books, 2005.

FOROUZAN, Behrouz A. - Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Ed. McGrawHill Interamericana do Brasil, 2008

FREEMAN, Robert G. Oracle Database 11g Novos Recursos, Ed. Alta Books, 2009

GAMMA, E. & HELM, R. & JOHNSON, R.¨& JOHN, V. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Ed.Bookman, 2000.

GONÇALVES, E. Desenvolvendo aplicações Web com JSP, Servlets, Javaserver Faces, Hibernates, EJB3 Percistence e Ajax. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2007.

GUIMARÃES, C. Fundamentos de bancos de dados. Ed. Unicamp, 2003.

HELDMAN, K. Gerência de Projetos: Guia para o Exame Oficial do PMI, Ed. Campus, 2006.

HEUSER, C. Projeto de Banco de Dados. Ed. Sangra Luzzatto, 2004.

JACOBSON, I. & RUMBAUGH, J. & GRADY, B. UML Guia do usuário. Ed. Campus, 2000.

KUROSE, J. F. & ROSS, K. W. Redes de Computadores e Internet, Ed. Addison Wesley, 2006.

LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Ed. Prentice Hall, 2008.

MACHADO, F. & ABREU, M. Projeto de Banco de Dados. Ed. Érica, 1996.

Manual Técnico de Treinamento do Windows Small Business Server 2003. Disponível em: <www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2003/sbs/techinfo/training/techtrainingguide/default.mspx>. Acesso em: 24 mar. 2010.

MAGALHÃES, Ivan Luizio & PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática - ITIL, Ed. Novatec, 2007

MANZANO, J. A. N. G. Estudo Dirigido de SQL: Structured Query Language, Ed. Érica, 2002.

MEDINA M. & FERTIG, C. Algorítmos e programação: Teoria e prática. Ed. Novatec, 2005.

MURHAMMER, M. W. et all. TCP/IP Tutorial e Técnico, Ed. Makron Books, 2000.

PATTON, R. & MARTIN, R. & OGLE, J. Projetando e Administrando Banco de Dados SQL Server 2000, Ed. Alta Books, 2002.

PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um conjunto de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). 3. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2004.

POMPILHO, S. Análise Essencial: Guia Prático de Análise de Sistemas, Ciência Moderna, 2002.

PRESSMAN, R. Engenharia de Software. Ed. Mc.Graw Hill, 5ª edição, 2002.

RAMOS, R. Treinamento Prático em UML. Ed. Digerati Books, 2006.

ROCHA, C. A. Desenvolvendo Web Sites Dinâmicos - PHP, ASP, JSP, Ed. Campus, 2003.

RUMBAUGH, J. & BLAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2, Ed. Campus, 2006.

RUMBAUGH, J. & BOOCH, G. & JACOBSON, I. UML: Guia do Usuário, Ed. Campus, 2005.

SEBESTA, R. Conceitos de Linguagem de Programação. Ed. Bookman, 2003.

SHALLOWAY, A. & TROTT, J. Explicando padrões de projeto. Ed. Bookman, 2002.

SCHMITZ, E. A. & TELES, A. A. S. Pascal e Técnicas de Programação, Ed. LTC, 1988.

SERSON, Roberto Rubinstein. Oracle 10g Database, Novatec, 2004

SHALLOWAY, A. & TROTT, J. Explicando padrões de projeto. Ed. Bookman, 2002.

SETZER, W , Banco de Dados Orientados a Objetos, Ed. Edgard Blucher, 1999

SETZER, W , Banco de Dados, Ed. Edgard Blucher, 2005

SHAPIRO, J. R. SQL Server 2000: Completo e Total, Ed. Makron Books, 2001.

SILVA, R. S. ORACLE 10g DATABASE EXPRESS EDITION, Ed. Érica, 2007

SOUZA, M. & GOMES, M. & SOARES, M. Algorítmos e lógica de programação. Ed. Thomson Learning, 2004.

SILBERSCHATZ, A. & KORTH, H. & SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Ed. Makron Books, 1999.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. Ed. Pearson, 2004.

TANENBAUM, A. Redes de Computadores. Ed. Campus, 2003.

TURBAN, E. & MCLEAN, E. & WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para gestão. Ed. Bookman, 2004.

VELLOSO, F. Informática Conceitos Básicos. Ed. Campus, 2009.

YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna, Ed. Campus, 1990.

WAZLAWICK, R. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objeto, Ed. Campus, 2004.

Manuais Técnicos dos softwares.

Normas ABNT.

PROGRAMA

ANALISTA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - SUPORTE E OPERAÇÃO:

1 - REDES: TOPOLOGIAS DE REDES; PROTOCOLOS DA SUÍTE TCP/ IP, RIP, OSPF E BGP; PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS, VOZ E VÍDEO EM LAN, MAN E WAN; CONFIGURAÇÃO DE ROTEADORES E SWITCHES; FUNCIONAMENTO BÁSICO DOS EQUIPAMENTOS DE REDE; ENDEREÇAMENTO: IP, MÁSCARAS E SUB-REDE.

2 - INTERNET: PADRÕES DE INTERNET (W3C E RFCS); SERVIÇOS DHCP, WINS, DNS, FTP, SERVIDORES WEB, E VPN; BALANCEAMENTO DE CARGA E ALTA DISPONIBILIDADE ENTRE SERVIDORES WEB; IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE INTERNET; IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE AMBIENTE WINDOWS 2003 E LINUX PARA SERVIDORES E SERVIÇOS INTERNET; ADMINISTRAÇÃO DE SERVIDORES PROXY SQUID; IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CORREIOS ELETRÔNICOS E GATEWAYS.

3 - SISTEMAS OPERACIONAIS: IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE AMBIENTE WINDOWS 2000/2003 SERVER; ACTIVE DIRECTORY; IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE WINDOWS 2000/2003; PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE REDES WINDOWS; CONECTIVIDADE A BANCOS DE DADOS (ODBC, PLEDB E JDBC); CONHECER ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO DO ESX - VMWARE.

4 - BANCO DE DADOS: RECUPERAÇÃO DE BANCOS; OTIMIZAÇÃO DE BANCOS; CONCEITO DE DISTRIBUIÇÃO DE BANCOS DE DADOS; PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E RECUPERAÇÃO, EXPERIÊNCIA PARA DAR SUPORTE AO DESENVOLVIMENTO, DAR SUPORTE A CRIAÇÃO DE SCRIPTS; NOÇÕES BÁSICAS DE BANCOS MS-SQL, MY-SQL, POSTGRES E ORACLE; CONHECER ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO DE BANCOS DE DADOS ORACLE E SQL SERVER.

5 - SEGURANÇA: DETECÇÃO DE VULNERABILIDADE E ANÁLISE DE RISCO; SEGURANÇA DE SERVIDORES WINDOWS 2003, WINDOWS 2000/NT, LINUX; SISTEMAS DE FIREWALL, PROXY E DEFESA DE PERÍMETROS, IDS E IPS; ANTIVÍRUS; TOPOLOGIAS SEGURAS; CRIPTOGRAFIA; TESTE DE INVASÃO; POLÍTICA DE SEGURANÇA; CLASSIFICAÇÃO DOS ATIVOS DE INFORMAÇÃO.

6 - PADRÕES E MELHORES PRÁTICAS: NOÇÕES DE PMI E ITIL; NOÇÕES DE GESTÃO DE PROCESSOS ISO; NOÇÕES DE GESTÃO DE PROJETO; CONHECER ARQUITETURA E FUNCIONAMENTO DE DATACENTERS.

7 - HARDWARE E INFRAESTRUTURA: CONHECIMENTOS SOBRE ARQUITETURAS E PROTOCOLOS PARA REDES DE ARMAZENAMENTO DE DADOS (SAN E NAS); CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS SERVIDORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

BIBLIOGRAFIA

ABBEY, M. & COREY, M. Oracle Guia do Usuário. São Paulo: Ed. Makron Books, 1997.

ALMEIDA, A. Arquitetura de Redes de Armazenamento de Dados. Disponível em: < http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000431324>. Acesso em 24 mar. 2010.

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados, Ed. Campus, 2004.

FERNANDES, A.;Abreu, V. Implementando a Governança da TI. Ed. Érica, 2008.

FLANAGAN, D. JavaScript: o Guia Definitivo, Ed. Bookman, 2004.

FOROUZAN, Behrouz A. - Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Ed. McGrawHill Interamericana do Brasil, 2008

FREEMAN, Robert G. Oracle Database 11g Novos Recursos, Ed. Alta Books, 2009

GAMMA, E. & HELM, R. & JOHNSON, R.¨& JOHN, V. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Ed.Bookman, 2000.

GONÇALVES, E. Desenvolvendo aplicações Web com JSP, Servlets, Javaserver Faces, Hibernates, EJB3 Percistence e Ajax. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2007.

GUIMARÃES, C. Fundamentos de bancos de dados. Ed. Unicamp, 2003.

HELDMAN, K. Gerência de Projetos: Guia para o Exame Oficial do PMI, Ed. Campus, 2006.

HEUSER, C. Projeto de Banco de Dados. Ed. Sangra Luzzatto, 2004.

JACOBSON, I. & RUMBAUGH, J. & GRADY, B. UML Guia do usuário. Ed. Campus, 2000.

KUROSE, J. F. & ROSS, K. W. Redes de Computadores e Internet, Ed. Addison Wesley, 2006.

LAUDON, K. & LAUDON, J. Sistemas de Informação Gerenciais. Ed. Prentice Hall, 2008.

MACHADO, F. & ABREU, M. Projeto de Banco de Dados. Ed. Érica, 1996.

Manual Técnico de Treinamento do Windows Small Business Server 2003. Disponível em: <www.microsoft.com/brasil/servidores/windowsserver2003/sbs/techinfo/training/techtrainingguide/default.mspx>. Acesso em: 24 mar. 2010.

MAGALHÃES, Ivan Luizio & PINHEIRO, Walfrido Brito. Gerenciamento de Serviços de Ti na Prática - ITIL, Ed. Novatec, 2007

MANZANO, J. A. N. G. Estudo Dirigido de SQL: Structured Query Language, Ed. Érica, 2002.

MEDINA M. & FERTIG, C. Algorítmos e programação: Teoria e prática. Ed. Novatec, 2005.

MONTEIRO, M. Introdução à Organização de Computadores. LTC Editora, 3ª edição, 2000.

MORIMOTO, C. E. Desvendando o Linux: Torne-se um Especialista Nesse Poderoso Sistema, Ed. Digeratti Books, 2004.

MORIMOTO, C. E. Linux, Entendendo o Sistema: Guia Prático, Ed. Sul Editores, 2006.

MORIMOTO, C. E. Redes e Servidores Linux: Guia Prático, Ed. Sul Editores, 2005.

MURHAMMER, M. W. et all. TCP/IP Tutorial e Técnico, Ed. Makron Books, 2000.

NAKAMURA, Emilio Tissato & GEUS, Paulo Lício de. Segurança em Redes em Ambientes Cooperativos, Ed. Novatec, 2007

PATTON, R. & MARTIN, R. & OGLE, J. Projetando e Administrando Banco de Dados SQL Server 2000, Ed. Alta Books, 2002.

PMI, PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um conjunto de conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (PMBOK). 3. ed. Newtown Square, PA: Project Management Institute, 2004.

POMPILHO, S. Análise Essencial: Guia Prático de Análise de Sistemas, Ciência Moderna, 2002.

PRESSMAN, R. Engenharia de Software. Ed. Mc.Graw Hill, 5ª edição, 2002.

RAMOS, R. Treinamento Prático em UML. Ed. Digerati Books, 2006.

ROCHA, C. A. Desenvolvendo Web Sites Dinâmicos - PHP, ASP, JSP, Ed. Campus, 2003.

RUMBAUGH, J. & BLAHA, M. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos com UML 2, Ed. Campus, 2006.

RUMBAUGH, J. & BOOCH, G. & JACOBSON, I. UML: Guia do Usuário, Ed. Campus, 2005.

SEBESTA, R. Conceitos de Linguagem de Programação. Ed. Bookman, 2003.

SERSON, Roberto Rubinstein. Oracle 10g Database, Novatec, 2004

SHALLOWAY, A. & TROTT, J. Explicando padrões de projeto. Ed. Bookman, 2002.

SCHMITZ, E. A. & TELES, A. A. S. Pascal e Técnicas de Programação, Ed. LTC, 1988.

SETZER, W , Banco de Dados Orientados a Objetos, Ed. Edgard Blucher, 1999

SETZER, W , Banco de Dados, Ed. Edgard Blucher, 2005

SHAPIRO, J. R. SQL Server 2000: Completo e Total, Ed. Makron Books, 2001.

SOUZA, M. & GOMES, M. & SOARES, M. Algorítmos e lógica de programação. Ed. Thomson Learning, 2004.

SILBERSCHATZ, A. & KORTH, H. & SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Ed. Makron Books, 1999.

SILVA, R. S. ORACLE 10g DATABASE EXPRESS EDITION, Ed. Érica, 2007

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. Ed. Pearson, 2004.

TANENBAUM, A. Redes de Computadores. Ed. Campus, 2003.

TURBAN, E. & MCLEAN, E. & WETHERBE, J. Tecnologia da Informação para gestão. Ed. Bookman, 2004.

VELLOSO, F. Informática Conceitos Básicos. Ed. Campus, 2009.

YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna, Ed. Campus, 1990.

WAZLAWICK, R. Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objeto, Ed. Campus, 2004.

Manuais Técnicos dos softwares.

Normas ABNT.

PROGRAMA

ANALISTA ORGANIZACIONAL - ÁREA DE ATUAÇÃO CIÊNCIAS JURÍDICAS:

I DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO: 1 Bases constitucionais da administração pública. 2 Princípios e normas referentes à administração pública direta e indireta: Poderes da administração; poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia. 4 Ato administrativo. Conceito, classificação, requisitos, revogação. 5 Vícios do ato administrativo. Invalidade. Anulação. 6 Responsabilidade civil do Estado. Fundamentos; responsabilidade sem culpa; responsabilidade por ato do funcionário. 7 Licitações e contratos administrativos - Lei nº 8.666/1993 e suas alterações. 8 Desapropriação. Contrato administrativo: conceito e características. 16.1. Formação de contrato administrativo: elemento. 16.2. Execução do contrato administrativo: teorias do fato príncipe e do fato da administração. 16.3. Prorrogação e renovação do contrato. 16.4. Extinção do contrato administrativo: força maior e outras causas. II DIREITO CIVIL: 1 Conceito. 2 Negócio jurídico: espécies; manifestação da vontade; vícios da vontade; defeitos do negócio jurídico; invalidade do negócio jurídico. 3 Teoria da imprevisão. 4 Ato jurídico: fato e ato jurídico; modalidades e formas do ato jurídico. 5 Efeitos do ato jurídico: nulidade; atos ilícitos; abuso de direito; fraude à lei. 6 Prescrição: conceito; prazo; suspensão; interrupção; decadência. 7 Obrigações: conceito; obrigação de dar, de fazer e não fazer; obrigações alternativas, divisíveis, indivisíveis, solidárias; cláusula penal. 8 Extinção das obrigações: pagamento - objeto e prova, lugar e tempo de pagamento; mora; compensação, novação, transação; direito de retenção. 9 Contratos: disposições gerais; extinção; espécies. 10 Responsabilidade civil. III DIREITO PROCESSUAL CIVIL: 1 Jurisdição e competência: formas e limites da jurisdição civil; modificações da competência. 2. Ação: conceito; ação e pretensão; condições da ação. 3. Processo: processo e procedimento; formação, extinção e suspensão do processo; pressupostos processuais. 4 Sujeitos da relação processual: partes; litisconsórcio; capacidade de ser parte e de estar em juízo. 5. Pedido: petição inicial: requisitos e vícios; pedido determinado, genérico e alternativo; cumulação de pedidos; interpretação e alteração do pedido. 6. Resposta do réu: contestação, exceção e objeção; carência de ação; litispendência, conexão e continência de causa; exceções processuais: incompetência, reconvenção; revelia. 7. Execução: regras gerais; provisória e definitiva; embargos do devedor. 8 Sentença e coisa julgada: requisitos da sentença; julgamento extra, ultra e citra petitum; conceitos e limites da coisa julgada; preclusão, coisa julgada e eficácia preclusiva. 9. Recurso em geral: conceito, pressupostos, efeitos. 10. Lei Complementar nº 46/94 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do estado do Espírito Santo). 11.Código de Ética Profissional dos Servidores do Estado do Espírito Santo. IV DIREITO DO TRABALHO: 1 Relação de trabalho: natureza jurídica; contrato de trabalho e relação de trabalho; caracterização da relação de emprego, critérios para a caracterização. 2 Sujeitos da relação de emprego: empregado; empregador, solidariedade de empresas; sucessão de empregadores. 3 Contrato de trabalho: denominação; caracteres; elementos essenciais; vícios e defeitos; nulidade e anulabilidade. 4 Espécies do contrato de trabalho: contrato por tempo determinado e por tempo indeterminado. 5 Efeitos do contrato de trabalho: obrigações do empregado; prestação do trabalho; pessoalidade; poder hierárquico do empregador: diretivo e disciplinar. 6 Remuneração: conceito; distinção entre remuneração e salário; caracteres do salário; salário e indenização - adicionais. 7 Duração do trabalho: jornada de trabalho: duração e horário; trabalho extraordinário; trabalho noturno; trabalho em regime de revezamento. 8 Repousos: repouso intrajornadas e interjornadas; repouso semanal e em feriado; férias - natureza jurídica e períodos aquisitivo e concessório, duração; remuneração simples, dobrada e abono de férias. 9 Terminação do contrato de trabalho: causas; rescisão do contrato por tempo indeterminado e por tempo determinado; rescisão com ou sem justa causa; despedida; declaração de vontade do empregador: sua natureza e elementos; indenização - conceito, fundamento jurídico. 10 Aviso prévio: conceito e natureza jurídica; prazos e efeitos. 11 Estabilidade e garantia de emprego: teoria da nulidade da despedida arbitrária; despedida de empregado estável; falta grave, conceito; 12 readmissão e reintegração; renúncia à estabilidade; homologação. V DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO: 1 Procedimentos nos dissídios individuais: reclamação; jus postulandi; revelia; exceções; contestação; reconvenção; partes e procuradores; audiência; conciliação; instrução e julgamento; justiça gratuita. 2 Provas no processo do trabalho: interrogatórios; confissão e consequências; documentos; oportunidade de juntada; prova técnica; sistemática da realização das perícias; testemunhas. 3 Recursos no processo do trabalho: disposições gerais: efeitos suspensivo e devolutivo; recursos no processo de cognição; recursos no processo de execução. 4 Processos de execução: liquidação; modalidades da execução; embargos do executado - impugnação do exequente. VI DIREITO PREVIDENCIÁRIO: LEGISLAÇÃO SOBRE SEGURIDADE SOCIAL: 1 Seguridade social: conceito; organização e princípios constitucionais. 2 Regime Geral da Previdência Social: beneficiário, benefícios e custeio. 3 Prescrição e decadência. 4 Salário-de-contribuição: conceito, parcelas integrantes e excluídas, limites mínimo e máximo; salário-base, enquadramento, proporcionalidade e reajustamento. 5 Planos de benefícios da previdência social: espécies de benefícios e prestações, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário-de-benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor do benefício. 6 Legislação acidentária. 6.1 Regulamento do seguro de acidentes do trabalho. 6.2 Moléstia profissional. Lei nº 8.212/9. Lei nº 8.213/91. Lei nº 8.742/93. DECRETO Nº 3.048 - DE 06 DE MAIO DE 1999.

BIBLIOGRAFIA:

Direito Constitucional

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988 e Emendas Constitucionais vigentes.

Constituição do Estado do Espírito Santo, de 05 de outubro de 1989 e Emendas Constitucionais Vigentes.

SILVA, Jose Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. Editora Malheiros. Última edição.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. Editora Atlas. Última edição.

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet; Mendes, Gilmar Ferreira; Coelho, Inocêncio Martires. Curso de Direito Constitucional. Editora Saraiva. Última edição.

Direito Administrativo

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. Editora Lumen Juris. Última edição.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. Editora Malheiros. Última edição.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. Editora Saraiva. Última edição.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Editora Dialética. Última edição.

Direito Civil

Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, que institui o Código Civil e alterações legislativas vigentes.

VENOSA, Silvio de Salvo. Código Civil Interpretado. Editora Atlas. Última edição.

VENOSA, Silvio de Salvo, Direito Civil - Vol. I, II, III, IV e V. Editora Atlas. Últimas edições. Direito Processual Civil

Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo Civil e alterações legislativas vigentes.

GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel;

CINTRA, Antonio Carlos Araujo. Teoria Geral do Processo. Editora Malheiros. Última edição.

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de Direito Processual Civil - Vol. I, II e III. Editora Lumen Juris. Últimas edições.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Ação Civil Pública: Comentários Por Artigo (Lei nº 7.347, de 24/07/1985). Editora Lumen Juris. Última edição.

Direito Penal e Direito Processual Penal

MIRABETE, Julio Fabbrini; Fabbrini, Renato. Manual de Direito Penal - Vol. I, II e III. Editora Atlas. Últimas edições.

GRECO FILHO, Vicente. Manual do Processo Penal. Editora Saraiva, última edição. Direito do Trabalho e Processual do Trabalho

Constituição da República Federativa do Brasil;

Consolidação das Leis do Trabalho - CLT e alterações legislativas vigentes;

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. Editora LTR - última edição;

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. Editora LTR - última edição;

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de Direito do Trabalho. Editora LTR - última edição;

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. Editora LTR - última edição;

SCHIAVI, Mauro. Manual de Direito Processual do Trabalho. Editora LTR - última edição.

Direito Previdenciário

Constituição da República Federativa do Brasil;

BALERA, Wagner. Sistema de Seguridade Social. Editora LTR - última edição;

CASTRO, Carlos Alberto Pereira; LAZZARI, João Batista, Manual de direito previdenciário. Editora LTR - última edição.

IBRAHIM, Fábio Zambitte. Curso de Direito Previdenciário. Editora Impetus - última edição.

MARTINEZ, Wladimir Novaes . Princípios de Direito Previdenciário. Editora LTR - última edição.

MARTINEZ, Wladimir Novaes . Primeiras Lições de Previdência Complementar. Editora LTR - última edição.

TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdenciário. Editora Lumen Juris - última edição.

TAVARES, Marcelo Leonardo. Previdência e Assistência Social - Legitimação e Fundamentação Constitucional. Editora Lumen Juris - última edição

PROGRAMA

ANALISTA ORGANIZACIONAL - ÁREA DE ATUAÇÃO COMUNICAÇÃO SOCIAL:

Comunicação. 1.1 Conceito. 1.2 Modelos teóricos. 1.3 Mídia. 1.4 Novas mídias. 2 Jornalismo. 2.1 História do Jornalismo. 2.2 Teorias do Jornalismo. 2.3 Produção jornalística. 2.3.1 Fonte e Entrevista. 2.3.2 Notícia e Reportagem. 2.3.3 Gêneros opinativos. 2.3.4 Jornalismo na imprensa, no rádio e na TV. 2.4 Jornalismo e novas tecnologias de comunicação. 3 Comunicação Organizacional. 3.1 Assessoria de imprensa. 3.2 Release. 3.3 Clipping. 3.4 Relacionamento com a imprensa. 3.5 Públicos interno e externo. 3.6 Veículos de comunicação institucional. 4 Jornalismo e Publicidade. 4.1 A notícia e o anúncio. 4.2 Técnicas de redação. 5. Código de Ética Profissional dos Servidores do Estado do Espírito Santo.

BIBLIOGRAFIA

BELTRÃO, Luiz - Jornalismo Opinativo. Porto Alegre, Sulina, 1980.

DUARTE, Jorge. Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. São Paulo, Editora Atlas, 2003

FELIPPI, Ângela - Edição em Jornalismo - ensino, teoria e prática. Santa Catarina, Edunisc, 2006

FIGUEIREDO, Celso - Redação Publicitária - sedução pela palavra. Thomson, 2005.

MAFEI, Maristela - Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia. Comtexto 2004

MARTIN-BARBERO, Jesús - Dos meios às mediações, comunicação, cultura e hegemonia. Editora UFRJ, 2007.

MATTELART, Armand e Michèle - História das teorias da comunicação. Loyola, 1999.

MATTELART, Armand e Michele - História da sociedade da informação. Loyola, São Paulo, 2002.

RABAÇA, Carlos Alberto e BARBOSA, Gustavo Guimarães - Dicionário da Comunicação. Campus, 2001.

RODRIGUES, Carla (Org.) - Jornalismo On Line: modos de fazer. Rio de Janeiro, PUC Rio, 2009

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. Campus, 2003. 2005.

WARD, Mike - Jornalismo On Line. São Paulo, Editora Roca, 2007

PROGRAMA

ANALISTA ORGANIZACIONAL - ÁREA DE ATUAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS. 1 Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis de acordo com a Deliberação CVM nº 539, de 14/3/2008. 2 Diferenças entre contabilidade gerencial e contabilidade financeira. O papel da informação não financeira no processo gerencial. Balanced Scorecard. Conceitos fundamentais em custos. Custo de oportunidade, custos imputados e custos perdidos. 3 Demonstração Financeira de acordo com os art. 176 a 188 da Lei nº 6404/76 (texto atualizado). 4 Avaliação de investimentos em coligadas e controladas de acordo com os art. 248 a 250 da Lei nº 6.404/76 e Instrução CVM nº 247, de 27/3/96 (texto consolidado). 5 Análise do retorno sobre o capital empregado: componentes do retorno sobre o capital empregado, retorno sobre o ativo, alavancagem financeira e retorno sobre o patrimônio líquido. 6 Análise da rentabilidade. A equação de DuPont e seus componentes: margem operacional e giro do ativo operacional, análise da formação da margem operacional. Análise da qualidade do lucro líquido. 7 Análise de liquidez: análise do fluxo de caixa, análise do ciclo operacional e análise do ciclo financeiro. Análise do índice de cobertura das despesas financeiras líquidas. 8 Análise horizontal e vertical. Análise de tendências. Grupos de comparação. Limitações da análise por indicadores. II ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO SETOR PÚBLICO. 1 Contabilidade pública: campo de aplicação, objeto e objetivos. Título IX da Lei nº 4320/64. Tópicos selecionados da Lei Complementar nº 101/2000: conceitos de dívida pública e restos a pagar, escrituração e consolidação das contas. 2 Gestão organizacional da contabilidade pública no Brasil: papéis da Secretaria do Tesouro Nacional e dos órgãos setoriais de Contabilidade constantes da Lei nº 10.180/2001. 3 Balanço patrimonial de acordo com a Lei nº 4320/64: estrutura, características dos ativos e passivos e das contas de compensação. 4 Balanço orçamentário de acordo com a Lei nº 4320/64: estrutura, características das receitas e despesas orçamentárias. Interpretação do resultado orçamentário. Relatório resumido da execução orçamentária a que se refere à Lei Complementar nº 101/2000: estrutura, composição. 5 Demonstração das variações patrimoniais, de acordo com a Lei nº 4320/64: estrutura, características das interferências, mutações, superveniências e insubsistências. Receitas e despesas efetivas e não efetivas. Interpretação do resultado patrimonial. 6 Balanço financeiro de acordo com a Lei nº 4320/64: estrutura, características das receitas e despesas extra-orçamentárias. Interpretação do resultado financeiro. 7 Relatório de gestão fiscal de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000: estrutura, composição. 5. Código de Ética Profissional dos Servidores do Estado do Espírito Santo

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, Deusvaldo.Orçamento e Contabilidade Pública. Editora Campus Elsevier.4ª Ed.2008.

FERREIRA, Ricardo J.Contabilidade Básica Conforme lei 11.941/09.Editora Ferreira.7ª Ed.2009.

FERREIRA, Ricardo J.Contabilidade de Custos: Teoria e Questões Comentadas. Editora Ferreira.5ª Ed.2009

FERRARI, Ed Luiz.Contabilidade Geral.Editora Impetus.5ª Ed.2004

IUDÍCIBUS,Sergio de.Análise de Balanços.Editora Atlas.6ª Ed. 1995.

MATARAZZO, Dante C. Análise Financeira de Balanços.Editora Atlas.3ª Ed. 1995.

NORTON, David e Kaplan,Robert. Balanced Scorecard - A Estratégia em Ação.Editora Campus.1997.

PIRES, Carlos Eduardo.Dicionário de Termos de Contabilidade Pública. Ed. Ferreira,1ª ed., 2007.

SÁ, Antônio Lopes de.Dicionário de Contabilidade.Editora Atlas.8ª Ed.1994.

SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um Enfoque Administrativo. Editora Atlas. 6ª ed. 2003. Lei n.º 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e alterações .

Lei n.º 4.320, de 17 de março de 1964 e alterações.

Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 e alterações.

Deliberação CVM nº 539, de 14/3/2008.

Instrução CVM nº 247, de 27/3/96 e alterações.

Lei nº 10.180/2001 e alterações.

PROGRAMA

ANALISTA ORGANIZACIONAL - ÁREA DE ATUAÇÃO RECURSOS HUMANOS:

1 Noções de Contabilidade Pública e da Lei nº 4.320/64. 2. Noções de Execução Orçamentária e Financeira. 3. Formas de Tributação de Imposto de Renda - Pessoa Jurídica, Recolhimento de INSS, Formas de Retenção e Recolhimento relativos a serviços prestados; 4. Licitação pública: Lei nº 8.666/93, modalidades, dispensa e inexigibilidade. 5. Gestão de Compras e de Contratos. 6. Administração Patrimonial e Predial. 7 Conceitos e ferramentas de gestão de recursos humanos. 8. Funções básicas de recursos humanos. 9. Gestão de Recursos Humanos. 10. Administração de Cargos e Salários. 11. Avaliação de Desempenho. 12. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. 13. Legislação Trabalhista: CLT, previdenciária e Lei Complementar nº 46/94 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do estado do Espírito Santo). 14. Segurança e Medicina do Trabalho, 15. Planejamento Estratégico. 16. Conceitos de Teoria Geral da Administração; 17. Estrutura Organizacional. 18. Abordagem Sistêmica e de Processo. 19. Gestão Estratégica. 20. Planejamento Estratégico. 21. Código de Ética Profissional dos Servidores do Estado do Espírito Santo.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração. Ed. Campus. 6ª Ed. 2000.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Ed. Campus. 9ª Tiragem. 1999.

CHIAVENATO, Idalberto.Administração nos Novos Tempos.Ed. Campus Elsevier. 2ª Ed. 2004.

CHIAVENATO, Idalberto.Administração Geral e Pública - Teoria e mais de 500 questões com Gabarito. Ed. Campos/Elsevier. 5ª Tiragem. 2006.

CURY, A.Organização e Métodos - Uma visão Holística.Ed. Atlas. 2001.

MARQUES, Marcelo.Roteiro de Administração para Concursos.Ed. Fortium.1a Ed. 2006.

norma ISO 9001.

Legislação Trabalhista - CLT

Legislação Previdenciária.

Alexandrino, Marcelo e Paulo, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. Ed. Método.18ª Edição.

Lei 46/94 Regime Jurídico dos Servidores Público Civis do Estado do E.S.

Lei nº 8.666, de 21/6/93 e posteriores alterações.

Lei N.º 10520/02

Código de Ética do Estado do Espírito Santo.

SPECTOR, P.E. (2006) Psicologia das Organizações. Ed. Saraiva. S.P.

STEPHEN, P.R., (2004) Fundamentos do Comportamento Organizacional (7ª edição), Ed. Pearson, Prentice Hall, São Paulo

PROGRAMA INGLÊS TÉCNICO

1.Compreensão de texto escrito em língua inglesa.

2. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.

BIBLIOGRAFIA

THOMSON A.J. , MARTINET A.V. A Practical English Grammar , Fourth Edition, Oxford University Press, 1986.

SWAN M. Practical English Usage, Third Edition, Oxford University Press, 2009.

HORNBY A.S. Oxford Advanced Learner´s Dictionary of Current English, Third Edition , 1974.

PROGRAMA LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e Interpretação de textos. Novo acordo ortográfico. Emprego do hífen, conforme o Novo Acordo Ortográfico. Emprego do hífen conforme o Novo Acordo Ortográfico. Aspectos estilísticos e semânticos dos diferentes gêneros discursivos. A norma culta e as variedades linguísticas. Pontuação. Semântica: denotação e conotação. Figuras de linguagem. Polissemia e ambigüidade. Fatores de textualidade: coerência e coesão. Relações semânticas dos termos no texto: elementos anafóricos e catafóricos. Morfologia: processos de formação de palavras. Aspectos semânticos das classes de palavras. Tempos verbais: simples e compostos. Termos da oração. Períodos simples e compostos. Conjunções coordenadas e subordinadas. Regência verbal e nominal. Prefixos e radicais gregos e latinos.

BIBLIOGRAFIA

BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da Língua Portuguesa com exercícios. L1 ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

SAVIOLI, Francisco Platão, FIORIN, José Luiz. Para entender o texto; leitura e redação, 17 ed. São Paulo: Ática, 2007.

INFANTE, Ulisses. Curso de Gramática Aplicada aos textos. São Paulo: Scipione Ltda., 1996

FERRAMENTAS BÁSICAS DE INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: a) Sistema Operacional Windows XP; b) Microsoft Word 2007; c) Microsoft Excel 2007; d) Microsoft PowerPoint 2007; e) Microsoft Outlook 2007; f) Noções de trabalho em rede; g) Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas; h) Conceitos, serviços e tecnologias relacionados a intranet, internet e a correio eletrônico; i) Navegadores de Internet; j) Conceitos de vírus e ataques a computadores; l) Noções de hardware e de software para o ambiente de microinformática; m) Procedimentos, aplicativos e dispositivos para armazenamento de dados e para realização de cópia de segurança (backup).

BIBLIOGRAFIA ‘'

Ajuda do Microsoft Excel 2007

Ajuda do Microsoft Internet Explorer 7 Ajuda do Microsoft PowerPoint 2007 Ajuda do Microsoft Word 2007

Ajuda do Microsoft Outlook 2007

ANTONIO, J. - Informática para Concursos - 4ª Edição 2008 - Série Provas e Concursos - Ed. Campus

MERQUIOR, CLÁUDIA - Informática - Módulo 1 - Hardware , Windows e Internet - 2 CDs - Audiolivro - Ed. Audiojus

MORAZ, EDUARDO - Curso Passo a Passo Windows XP Plus - Col. Office - Ed. Terra - 1ª Ed. / 2003

OGLETREE, TW. Dominando o Microsoft Windows XP. Ed. Makron Books.

SILVA, MARIO GOMES DA - Informática - Terminologia Básica - Microsoft Windows XP - Microsoft Office Word 2007 - Ed. Erica

WANG, WALLACE - Microsoft Office 2007 para Leigos - Ed. Alta Books - 1ª Ed. / 2009

ANEXO III

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

CONCURSO PÚBLICO DO PRODEST

REQUERIMENTO DE ISENÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO

O candidato abaixo identificado, tendo em vista o disposto na Lei Estadual Nº 6663 de 25 de abril de 2001, requer que lhe seja concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição para o cargo/função de:

1. DADOS PESSOAIS DO CANDIDATO

Nome:

Filiação:

Estado Civil:

Data de Nascimento:

RG Nº:

CPF:

Endereço Residencial:

Cidade:

UF:

CEP:

Telefone Residencial/Celular:

Quantidade de pessoas que residem com o candidato

2. FUNDAMENTAÇÃO DO PEDIDO

DOCUMENTOS ANEXADOS A ESTE REQUERIMENTO (Certidões, contas, comprovantes etc.).



 

Declaro não ter solicitado isenção de taxa de inscrição em concursos públicos mais de três vezes nos últimos 12 meses, e serem verdadeiras as informações aqui apresentadas, prontificando-me a fornecer outros documentos comprobatórios caso sejam solicitados pela Comissão do Concurso Público.

Vitória, _____ de _____________________ de 2010

Assinatura do Candidato:

FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO POR QUESTÃO PROVA OBJETIVA

CONCURSO PÚBLICO DO PRODEST

Nome:

Número de Inscrição:

Cargo:

Prova de:

Questão nº:

Descreva abaixo a sua justificativa



 

___________________
Assinatura do candidato:

Data:_____ /____ /2010

CONCURSO PÚBLICO DO PRODEST

CRONOGRAMA

Publicação do EDITAL

05/04/2010

Período de Inscrição

09 à 23/04/2010

Período de solicitação de Isenção de Taxa

09, 13 e 14/04/2010

Publicação do resultado da solicitação de isenção de taxa

24/04/2010

Término do prazo para pagamento da taxa de inscrição

27/04/2010

Confirmação de Inscrições (CCI) e Divulgação dos Locais de Prova

14/05/2010

Aplicação das Provas Objetivas

23/05/2010

Divulgação do gabarito

24/05/2010

Interposição de recursos à Prova e/ou Gabarito

24 à 27/05/2010

Resposta às Interposições de recursos à Prova e/ou Gabarito

07/06/2010

Publicação do Resultado Final

11/06/2010

ANEXO VI

DESCRIÇÃO DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

Cargo de Analista de Tecnologia da Informação - Executar estudos de viabilidade, definição de objetivos e especificações de projetos de desenvolvimento, operação, manutenção de soluções de tecnologia da informação; planejar e executar o levantamento de informações junto aos clientes/usuários, desenvolver atividades de natureza técnica inerente a área de tecnologia da informação, como planejamento, gestão do desenvolvimento, da implantação, coordenação, e manutenção dos sistemas informatizados, inclusive manter atualizada a documentação; executar atividades relacionadas com planejamento, implantação, segurança e manutenção de rede, administração de dados, banco de dados e comunicação de dados; elaborar pareceres técnicos, laudos, relatórios e outros documentos de informações técnicas; desenvolver e implantar métodos e fluxos de trabalho voltados à otimização das atividades operacionais, administração de redes locais e outras especializações, executar perícias e auditorias de projetos e sistemas de informação; executar atividades de especificações técnicas de equipamentos, softwares e serviços de informática; executar atividades relacionadas com o planejamento operacional, a execução e o monitoramento de projetos, programas e planos de ação; acompanhar e analisar sistematicamente a legislação relacionada com pesquisa, experimentação e divulgação tecnológicas; acompanhar os sistemas e infraestrutura sob sua responsabilidade, propor alternativas e promover ações para o alcance dos objetivos da organização; apoiar o gerenciamento dos serviços prestados por terceiros quanto à metodologia, cronogramas, qualidade e custos; avaliar, selecionar, apoiar e gerir contratos de fornecedores para prestação de serviços e a aquisição de produtos; apoiar o controle de qualidade e ajudar a assegurar a melhoria continua dos sistemas sob sua responsabilidade, quanto à funcionalidade, segurança, contingência, eficiência e eficácia; apoiar a elaboração das especificações de serviços a serem desenvolvidos por terceiros;executar as suas atividades de forma integrada com as das demais unidades organizacionais contribuindo para o desenvolvimento das equipes de trabalho; atender aos clientes internos e externos; operar os equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados dentro das diretrizes estabelecidas na Política de Segurança e nos processos da qualidade na execução de suas atividades; executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.

Atribuições do Cargo de Analista Organizacional - Desenvolver atividades técnicas administrativas relacionadas com as funções e de suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais, executar atividades relacionadas com o planejamento, execução e o monitoramento de projetos, inclusive de organização e métodos, programas, plano de ação ou estudos ligados à administração de recursos humanos, legislação de pessoal, material e patrimônio, compras e licitações, orçamento e finanças, contabilidade, bem como ao desenvolvimento organizacional, executar atividades de forma integrada com as demais unidades organizacionais contribuindo para alcançar as metas organizacionais e o desenvolvimento das equipes de trabalho; elaborar pareceres técnicos, atos administrativos, Informações e relatórios, e outros documentos; acompanhar e analisar sistematicamente a legislação relacionada com sua área de atuação; desenvolver e executar estudos e pesquisas, sobre matérias de sua responsabilidade, formulando diretrizes e normas para implementação de projetos e programas, com definição de rotinas, regulamentos e planos de trabalho de interesse da autarquia e de acordo com sua área de atuação; executar atividades dos processos de seleção de pessoal através de concurso público, registros e obrigações legais, pagamento e benefícios sociais, medicina e segurança do trabalho, administração do plano de carreira e salários, avaliação do desempenho, treinamento e desenvolvimento, programa de qualidade vida e de responsabilidade social; executar atividades de elaboração do planejamento e programação do orçamento, finanças e operações contábeis relacionadas com programação e execução financeira; programação, alteração e ajustes orçamentários e fechamento de contas e encerramento do exercício, executar atividades de análise, demonstração e auditoria contábil e financeira; executar atividades de elaboração e manutenção de sistema de custos e preços, executar atividades do processo de aquisição de bens e serviços, executar atividades de elaboração, manutenção e controle dos contratos de clientes e fornecedores; atividades de administração predial e serviços gerais promover o atendimento aos clientes internos e externos; operar os equipamentos disponíveis e os sistemas e recursos informatizados, na execução de suas atividades; analisar e executar trabalhos inerentes à área jurídica da Autarquia; apreciar e emitir pareceres do ponto de vista legal, de questões que envolvam aspectos jurídicos, bem como sugerir medidas de ordem jurídica seja por demanda de auditorias ou por aplicação da lei; executar qualquer outra atividade que, por sua natureza, esteja inserida no âmbito de suas atribuições.