Procuradoria da República no Estado - SP

Notícia:   Procuradoria da República - SP abre vagas para Estagiários de Jornalismo

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

EDITAL - 2010

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO ESTÁGIO NA ÁREA COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO

A Procuradoria da República no Estado de São Paulo faz saber que estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no estágio na área de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo:

I. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Artigo 1º. Poderão participar da seleção os alunos matriculados nas Instituições de Ensino conveniadas relacionadas abaixo e que tenham concluído, pelo menos, 40% (quarenta por cento) da carga horária ou dos créditos do curso superior de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo e que não estejam cursando o último semestre:

- ECA/USP - Escola de Comunicações e Artes;

- UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul;

- FRB - Faculdades Integradas Rio Branco;

- UMESP - Universidade Metodista de São Paulo;

- PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

- Universidade Presbiteriana Mackenzie;

- USJT - Universidade São Judas Tadeu;

- UNIFIEO - Centro Universitário FIEO;

- FIAM/FAAM - Faculdades Integradas Alcântara Machado;

- UNIBAN - Universidade Bandeirantes;

- UNINOVE - Universidade Nove de Julho;

- USM - Universidade São Marcos.

Artigo 2º. Os interessados deverão enviar para: ascom@prsp.mpf.gov.br, tendo como assunto o seguinte título "ESTÁGIO - JORNALISMO", ou enviar pelo correio, ou ainda, entregar pessoalmente no endereço: Assessoria de Comunicação, Rua Peixoto Gomide, 768 - Cerqueira César, São Paulo/SP, CEP 01409-904, até o dia 07 de dezembro de 2010, os seguintes documentos:

- Currículo atualizado contendo a data de início do curso e a previsão de término;

- Declaração de Matrícula emitida pela Instituição de Ensino, indicando o semestre/ano em que está matriculado;

- Histórico Escolar informando a comparação da carga horária/créditos já cumpridos e a cumprir, fornecido pela Secretaria da Instituição de Ensino.

Parágrafo 1º. Em relação ao histórico escolar e à declaração de matrícula, serão aceitos os obtidos pela internet com assinatura e/ou certificação digital. Porém, nestes casos, o original de tais documentos, fornecidos pela secretaria da faculdade, deverão ser entregues por ocasião da contratação.

Parágrafo 2º. A Assessoria de Comunicação desta Procuradoria da República no Estado de São Paulo não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

Artigo 3º. ÁREA DE ATUAÇÃO: Clipagem de notícias, atendimento ao jornalista, follow up, acompanhamento de entrevistas, atendimento ao cidadão por telefone, redação e/ou locução de textos para os programas de rádio da PGR, postagem de notícias nos sites da PR-SP e PGR, cobertura de eventos para público interno, reportagem para veículos de público interno, redação de releases para divulgação externa de atos da PR-SP, pesquisas/apuração de pautas, apoio aos jornalistas em entrevistas coletivas, atualização do perfil oficial da PR-SP no Twitter: @MPF_SP

II. DAS VAGAS

Artigo 4º. O número de vagas oferecidas será correspondente àquelas vacantes e a vagar no prazo de validade do processo seletivo, que será de 6 (seis) meses, contados da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Artigo 5º. O processo de seleção de estagiários com deficiência ocorrerá da seguinte forma:

I - fica reservado 10% (dez por cento) do total de vagas para estagiário a candidatos com deficiência, que serão inscritos em igualdade de condições com os demais candidatos desde que a deficiência da qual é portador seja compatível com a função de estagiário de jornalismo, a ser comprovada mediante laudo médico, apresentado em original ou cópia autenticada, expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, do qual conste expressamente que a deficiência se enquadra na previsão do art. 4º e seus incisos do Decreto nº 3.298, de 20/12/1999 e suas alterações e contendo o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como se há compatibilidade entre a deficiência e as atividades do estágio e entregá-los com os demais documentos, citados no artigo 2º, até o dia 07.12.2010, às 18hs, na sede da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, sito na Rua Peixoto Gomide, nº 768 - Cerqueira César - São Paulo/SP.

II - a publicação do resultado final do processo seletivo será feita em duas listas: a primeira contendo a pontuação de todos os candidatos aprovados, inclusive daqueles com deficiência; e a segunda, somente a pontuação destes últimos.

Parágrafo único. As vagas reservadas aos candidatos com deficiência serão revertidas, no todo ou em parte, aos demais candidatos, se não houver inscrição e/ou aprovação de candidatos naquela especial situação, ou ainda se o número de aprovados não atingir o limite a eles reservado.

III. DA PROVA E CLASSIFICAÇÃO

Artigo 6º. O processo seletivo constituir-se-á de duas etapas, ambas de caráter eliminatório.

Parágrafo único. A lista com a relação dos candidatos que preencherem os requisitos para participação no processo seletivo será divulgada, por ordem alfabética, e será afixada, no dia 09 de dezembro de 2010, no prédio desta Procuradoria da República em São Paulo (Rua Peixoto Gomide, 768) e no site, no seguinte endereço eletrônico: www.prsp.mpf.gov.br > concursos > estagiário > em-andamento ou direto pelo endereço: www.prsp.mpf.gov.br/concursos/estagiario/em-andamento.

Artigo 7º. A primeira etapa, que será realizada no dia 12 de dezembro de 2010, às 10h, no auditório da Procuradoria da República no Estado de São Paulo, sito na Rua Peixoto Gomide, nº 768 - Cerqueira César - São Paulo/SP, consistirá de 30 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo: Língua Portuguesa e Conhecimentos Específicos sobre o Ministério Público Federal.

Parágrafo 1º. O candidato que não obtiver, no mínimo, 18 (dezoito) pontos na primeira etapa do processo seletivo será automaticamente excluído.

Parágrafo 2º. Para o conteúdo de conhecimentos específicos, o candidato deve ler a publicação "Por Dentro do MPF - Ministério Público Federal para Jornalistas", disponível em PDF, no endereço www.prsp.mpf.gov.br/noticias-prsp/sala-de-imprensa/publicacoes.

Artigo 8º. A segunda etapa será realizada no mesmo dia da primeira etapa, ou seja, dia 12.12.2010, e consistirá na redação de um texto jornalístico sobre tema pertinente às disciplinas elencadas acima, no valor de 20 (vinte) pontos, ficando automaticamente excluído o candidato que não obtiver nota mínima igual a 12 (doze).

Artigo 9º. A duração da primeira e da segunda etapas será de 3 horas.

Artigo 10. Após as duas etapas, os candidatos serão convocados pela ordem de classificação e na proporção do número de vagas existentes.

IV. DO ESTÁGIO

Artigo 11. O estágio terá duração de até 1 (um) ano, podendo ser prorrogado até o limite de 2 (dois) anos.

Artigo 12. A jornada de atividade em estágio será de 20 (vinte) horas semanais, sendo 4 (quatro) horas diárias, de segunda a sexta-feira.

Artigo 13. O estagiário receberá bolsa de estágio, atualmente correspondente a R$ 800,00 (oitocentos reais) e auxílio transporte, no valor de R$ 7,00 (sete reais), por dia efetivamente estagiado.

São Paulo, 24 de novembro de 2010.

Marcelo Oliveira
Assessor de Comunicação Social
Assessoria de Comunicação - PR/SP