Processo Seletivo Simplificado, em caráter emergencial, para composição de Cadastro de Reserva do Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC, para as CREDES/ESCOLAS do PROJETO e-JOVEM com carência de profissionais para atuarem na área de Informática, Inglês e Preparação para o Trabalho e Prática Social - PTPS, da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC.
1. CARGO: ESTAGIÁRIO
1. FUNÇÕES:
1. Educador de PTPS
2. Educador de Informática
3. Educador de Inglês
2. LOTAÇÃO: Projeto e-Jovem
3. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: Ensinar a jovens e adultos conhecimentos teóricos e práticos de uma área profissional; Acompanhar as turmas no desenvolvimento de atividades propostas, conforme cronograma do Projeto, sob o acompanhamento dos supervisores e tutores; Avaliar a aprendizagem e o ensino; Ministrar aulas relativas aos conteúdos trabalhados e dar suporte em ambiente de aprendizagem online; Realizar atividades relativas à dinâmica do Projeto (participação de formação/treinamentos e demais eventos que serão informados, posteriormente, em treinamento dos estagiários); Disponibilidade para formação em dois finais de semana no mês.
4. RECRUTAMENTO: Externo - CENTEC, SEDUC
5. LOTAÇÃO: Conforme ANEXO 1
6. REMUNERAÇÃO:
A bolsa de estágio terá o valor mensal de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) mais o auxílio transporte no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais).
7. JORNADA DE TRABALHO:
7.1. A jornada de estágio será de 30 (trinta) horas semanais.
8. REQUISITOS BÁSICOS EXIGIDOS:
8.1. Formação/Conhecimentos: Conforme ANEXO 2.
8.2. Experiência: desejável experiência em docência.
8.3. Habilidades/Características:
8.3.1 Trabalho em equipe;
8.3.2 Compromisso com resultados;
8.3.3 Comunicação oral e escrita;
8.3.4 Flexibilidade;
8.3.5 Relacionamento interpessoal;
8.3.6 Feedback;
8.3.7 Criatividade;
8.3.8 Equilíbrio emocional;
8.3.9 Visão estratégica;
8.3.10 Planejamento.
8.4. Não ter sido candidato dos Editais 004 e 005 provido pelo Instituto Centec.
9. INSCRIÇÕES:
9.1. PERÍODO: 13/08/2012 à 26/08/2012
9.2. As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma eletrônica, pelo site: http://drh.centec.org.br Os interessados devem preencher as informações corretamente optando pela função desejada.
10 ESTRUTURA E REALIZAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO:
10.1. ETAPA I - ANÁLISE CURRICULAR:
i. A análise curricular constará da verificação de atendimento ou não dos requisitos do cargo, relativos ao grau de instrução e experiência profissional, conforme descrito no ANEXO 2;
ii. Somente os candidatos que atenderem, por intermédio de seus currículos aos requisitos de grau de instrução e experiência profissional estarão habilitados a participar da ETAPA II do Processo Seletivo Simplificado - AULA TESTE, ENTREVISTA e AVALIAÇÃO CURRICULAR. A lista dos candidatos aptos à sua realização estarão disponíveis no site http://drh.centec.org.br na data provável de 30 de agosto de 2012. Os demais estarão, automaticamente, eliminados do processo seletivo Simplificado.
10.2. ETAPA II - AULA TESTE, ENTREVISTA e AVALIAÇÃO CURRICULAR:
i. Os candidatos habilitados na fase de análise curricular serão submetidos à AULA TESTE, ENTREVISTA e AVALIAÇÃO CURRICULAR ocorrem de forma concomitante por uma Banca de Avaliação composta por representantes do Projeto e-Jovem;
ii. A AULA TESTE será ministrada pelo candidato devendo ter no máximo 15 (quinze) minutos de duração. Os temas respectivos das aulas testes estão dispostos no ANEXO 3, devendo o candidato escolher uma das opções. Por ocasião da AULA TESTE, o candidato entregará à banca de avaliação um Plano de Aula (em três vias), de acordo com o modelo disponível no ANEXO 4, que deverá ser seguido e constará como parte de sua avaliação. Serão disponibilizados os seguintes recursos para os candidatos: quadro branco e pincel. O candidato será avaliado em uma escala de 00 (zero) a 10 (dez) pontos, auferida por cada representante da banca de avaliação.
iii. A ENTREVISTA será avaliada em uma escala de 00 (zero) a 10 (dez) pontos, auferida por cada representante da banca de avaliação.
iv. Na AVALIAÇÃO CURRICULAR os candidatos deverão entregar à banca de avaliação as devidas cópias dos comprovantes de experiência profissional e comprovante de matricula da sua instituição de ensino atualizado. O candidato será avaliado em uma escala de 00 (zero) a 10 (dez) pontos, auferida em comum acordo com a banca de avaliação, de acordo com o Modelo no ANEXO V.
11. CALENDÁRIO:
11.1 O calendário do Processo Seletivo Simplificado tem a seguinte PREVISÃO:
Datas Prováveis | ATIVIDADE |
13/08 a 26/08/2012 | Inscrição no site na Web: http://drh.centec.org.br |
30/08/2012 | Divulgação da lista de candidatos aptos a realizar a ETAPA II |
03/09 a 06/09//2012 | Realização da ETAPA II (Aula Teste, Entrevista e Avaliação Curricular) |
12/09/2012 | Divulgação do Resultado Final |
12. DA APROVAÇÃO:
12.1. O resultado final do Processo Seletivo Simplificado será divulgado no site http://drh.centec.org.br na data provável de 12 de setembro de 2012. Será elaborada uma listagem constando os nomes dos candidatos APROVADOS e sua respectiva COLOCAÇÃO.
12.2. Serão considerados APROVADOS aqueles candidatos que forem habilitados na Etapa I e com média de notas superior a 6,0 (seis pontos) na ETAPA II.
12.3. A chamada para ocupar as vagas apresentadas se dará por ordem de classificação no Processo Seletivo Simplificado e de acordo com a necessidade do Projeto e-Jovem.
12.4. Os candidatos APROVADOS serão chamados a assinar o Termo de Compromisso de Estágio com o Instituto CENTEC, de acordo com sua ordem de classificação.
12.5. Os candidatos serão chamados, de acordo com a necessidade do Projeto, e deverão participar de um treinamento prático sobre o ambiente de aprendizagem online e os conteúdos abordados no Projeto e-Jovem.
12.4.1. A não participação no treinamento inicial implicará na eliminação do candidato no processo seletivo.
13 DA CONTRATAÇÃO
13.1. Por ocasião da assinatura do Termo de Compromisso, serão exigidos dos candidatos APROVADOS os documentos comprobatórios relativos aos requisitos exigidos para o estágio, além da seguinte documentação de praxe:
- Ficha individual fornecida pela Divisão de Recursos Humanos do Instituto CENTEC, devidamente preenchida;
- 1 (uma) foto 3x4 recente;
- Cópia da cédula de identidade - RG;
- Cópia do CPF;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia das páginas de identificação da carteira de trabalho - CTPS;
- Cópia da carteira de reservista (se for o caso);
- Cópia de um comprovante de residência;
- Curriculum profissional;
- Atestado de antecedentes criminais (retirar no site da SSPDS);
- Histórico Escolar e Declaração da Faculdade/Universidade certificando sobre a matrícula do aluno e informando o percentual de créditos já cumpridos no curso;
- Dados bancários da conta corrente individual - conta no Banco do Brasil - C/C (pode ser conta universitária).
13.2. O Instituto CENTEC não contratará candidatos, mesmo que APROVADOS que mantenham qualquer vínculo trabalhista com o Município, Estado ou União.
14. DISPOSIÇÕES GERAIS
14.1. A participação dos candidatos neste processo seletivo simplificado não implica obrigatoriedade em sua admissão, cabendo ao Instituto CENTEC e Secretaria da Educação - SEDUC, a avaliação da conveniência e oportunidade de aproveitá-los em número estritamente necessário.
14.2. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos e comunicados referentes a este processo seletivo simplificado.
14.3. O candidato deverá observar rigorosamente os comunicados divulgados em cada fase do processo seletivo simplificado.
14.4. Não haverá segunda oportunidade para a realização das entrevistas e aula teste. O não comparecimento a estas, implicará na eliminação automática do candidato.
14.5. O Instituto CENTEC e/ou a Secretaria da Educação - SEDUC poderão revogar ou anular o presente processo seletivo simplificado, em decisão motivada, sem que caiba qualquer tipo de indenização aos candidatos interessados.
14.6. O Instituto CENTEC e/ou a Secretaria da Educação - SEDUC poderão adiar ou suspender os procedimentos do processo seletivo simplificado, dando conhecimento aos interessados, se assim exigirem as circunstâncias.
14.7. Os participantes serão responsáveis, em qualquer época, pela fidelidade e pela legitimidade das informações constantes dos documentos apresentados.
14.8. O candidato APROVADO que for convocado, posteriormente, para provimento de vagas que surjam no período de validade deste processo seletivo simplificado e que não tenham interesse na contratação, conforme necessidade da instituição, deverá manifestar por escrito ou através de e-mail sua renúncia à vaga, ficando eliminado do cadastro de reserva a partir desta data.
14.9. No prazo de 01 dia útil, a partir da data de convocação, o candidato que não manifestar sua renúncia e nem comparecer no prazo estipulado pelo Instituto CENTEC e/ou a Secretaria da Educação - SEDUC para dar continuidade ao processo admissional será considerado eliminado do cadastro de reserva.
14.10. O processo seletivo simplificado terá validade de 06 (seis) meses, prorrogáveis por igual período, contados a partir da homologação dos resultados.
Fortaleza, 13 de Agosto de 2012
Jairo Ferreira Júnior
Coordenador da Divisão Administrativa - DAD
Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC
ANEXO 1 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº: 018/2012
QUADRO DE POSSÍVEIS VAGAS PARA OS ANOS DE 2012/2013
MUNICÍPIO | FUNÇÃO |
Fortaleza | - Educador de PTPS |
ANEXO 2 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº: 018/2012
QUADRO DE REQUISITOS DESEJÁVEIS AO CARGO DE EDUCADOR E INSTRUTOR
FUNÇÃO | FORMAÇÃO | REQUISITO DESEJÁVEL |
Educador de PTPS | 1. Graduando em qualquer área do conhecimento | - Desejável experiência docente |
Educador de Informática | 1. Cursando Técnico em Informática com carga horária superior a 1.200 h/a | - Desejável experiência na área |
Educador de Inglês | 1. Graduando em qualquer área do conhecimento com Curso de Língua Estrangeira (Inglês) com carga horária cursada superior a 400 h/a | - Desejável experiência na área |
ANEXO 3 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº: 018/2012
TEMAS DE ESTUDO PARA REALIZAÇÃO DA AULA TESTE
FUNÇÃO | TEMAS PARA AULA TESTE |
Educador de PTPS | 1: Elaboração de Plano de Negócios - empreendimento; produto; mercado; marketing; finanças; cronograma de atividades e metas. 2: Empregabilidade - Conceito de Empregabilidade; importância da Empregabilidade; Habilidades e competências desenvolvidas com a Empregabilidade; O cenário do mercado de trabalho hoje; Exigências x Necessidades profissionais; A Empregabilidade no mundo das tecnologias. 3: Postura Profissional - Perfil profissional adequado; Ética e Conduta profissional; Liderança, Proatividade; relações interpessoais e Marketing Pessoal. 4: A comunicação Interpessoal - Definição; Componentes do processo comunicacional; A importância da comunicação no ambiente profissional; Tipos de comunicação; Falando em público com sucesso. 5: Processo Seletivo - Currículo; Elaboração de um bom currículo; Entrevista de Emprego; Como se portar em uma entrevista de emprego; Erros mais frequêntes em uma entrevista de emprego; Atividades e Dinâmicas de grupo. |
Educador de Informática | 1: Conceitos Software e de Software Livre: Conceito de Software Livre, Software Proprietário, Freeware e Shareware; Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows e Linux; 2: Hardware: dispositivos de entrada e saída, periféricos; 3: Web 2.0: Aplicabilidade da web 2.0 na educação (ferramentas google, dicas de sites etc). 4: HTML: suas principais TAGs, seus parâmetros. Construção de uma página com as Tags e parâmetros HTML. 5: BrOffice: Como trabalhar o Writter, Calc ou Impress em sala de aula. |
Educador de Inglês | 1: A estratégia da predição -conceito de predição, exemplos utilizando textos da área, estratégias de ensino. 2: As estratégias Skimming e Scanning -conceito de skimming e scanning, exemplos utilizando textos da área, estratégia de ensino. 03: Compreensão detalhada e pontos mais importantes no texto - conceito, identificar o tópico frasal e as ideias que a ele se referem; ser capaz de fazer um resumo das ideias contidas no texto a partir da identificação desses elementos, estratégias de ensino. 04: Conectores lógicos -AND, IF, BUT, WHEN, BECAUSE, HOWEVER, etc. Conceito, identificar as relações discursivas que esses conectores estabelecem dentro do texto, estratégias de ensino. 05: Referências contextuais (Pronomes) -conceituar e identificar relações de referência dentro do texto, estratégias de ensino |
ANEXO 4 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº: 018/2012
MODELO DE PLANO DE AULA SIMPLIFICADO PARA AULA TESTE
Tema da aula: QUAL O TEMA DE SUA APRESENTAÇÃO?
Tempo: 15 minutos
Objetivo geral: Ao final da aula, os alunos devem ser capazes de...
Objetivos
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Materiais Necessários
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Metodologia / Atividades
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
Resultados Esperados
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
ANEXO 5 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº: 018/2012
MODELO DE CURRÍCULO SIMPLIFICADO
Nome completo
Nacionalidade, estado civil, idade anos.
Rua: Nome da Rua - nº n - Bairro - Fortaleza - CE
CEP: 60.000-000
Telefone: (85) nnnn-nnnn/ (85) nnnn-nnnn
E-mail: identificador@provedor.com.br
ESCOLARIDADE
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
CURSOS
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
IDIOMAS
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________