Prefeitura de Teolândia - BA

Notícia:   Prefeitura e a Câmara de Teolândia - BA oferecem 88 vagas

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOLÂNDIA

CÂMARA MUNICIPAL DE TEOLÂNDIA

ESTADO DA BAHIA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Nº 01/2009

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL FUNDAMENTAL, NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR

ANTÔNIO SANTANA JÚNIOR, Prefeito Municipal de Teolândia, Bahia, e a COMISSÃO ESPECIAL DE CONCURSO PÚBLICO, nomeada pela Portaria Municipal nº. 036, de 04 de maio de 2009, fazem saber que a ALPHA - EMPREENDIMENTOS E SERVIÇOS LTDA, em cumprimento ao contrato celebrado com a PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOLÂNDIA, ESTADO DA BAHIA, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas do quadro de carreira da Administração Municipal, mediante condições estabelecidas neste Edital.

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O concurso será regido por este edital, executado pela ALPHA - Empreendimentos e serviços Ltda. e realizado na cidade de Teolândia.

1.1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá exames de habilidade e conhecimentos, mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

1.1.3 Os candidatos aprovados através do presente Concurso, poderão ser convocados à medida das necessidades do Município ou constituírem Cadastro de Reserva para eventuais e futuras necessidades.

2 - DOS CARGOS

2.1 NÍVEL ELEMENTAR (Alfabetizado)

2.1.1 CARGO: AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

2.1.2 CARGO: AGENTE DE VIGILÂNCIA

2.1.3 CARGO: GARI

2.1.4 CARGO: COVEIRO

2.2 NÍVEL FUNDAMENTAL COMPLETO (5ª a 8ª)

2.2.1 CARGO: AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

REQUISITO: Nível de escolaridade exigido para o cargo.

2.2.2 CARGO: ELETRICISTA

REQUISITO: Ter experiência comprovada de no mínimo 1 ( um ) ano.

2.2.3 CARGO: MOTORISTA

REQUISITO: Carteira de habilitação tipo C, D ou E, e tempo mínimo de habilitação de 13(treze) meses.

2.3 NÍVEL MÉDIO

2.3.1 CARGO: AUXILIAR DE ENFERMAGEM

REQUISITO: Curso profissionalizante em Técnico de Enfermagem.

2.3.2 CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

REQUISITO: Conhecimento de Informática.

2.3.3 CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

REQUISITO: Curso profissionalizante em Técnico de Agropecuária.

2.3.4 CARGO: AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO

REQUISITO: Conhecimentos da área

2.3.5 CARGO: PROFESSOR NÍVEL l

REQUISITO: Formação mínima na modalidade Normal (Magistério) ou Normal Superior ou Pedagogia com habilitação nas quatro primeiras séries do ensino Fundamental.

2.4 NÍVEL SUPERIOR

2.4.1 CARGO: FARMACÊUTICO

2.4.2 CARGO: ENFERMEIRO

2.4.3 CARGO: MÉDICO ORTOPEDISTA

2.4.4 CARGO: MÉDICO PEDIATRA

2.4.5 CARGO: MÉDICO GENERALISTA

2.4.6 CARGO: FISIOTERAPEUTA

2.4.7 CARGO: MÉDICO PSIQUIATRA

2.4.8 CARGO: PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

2.4.9 CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

2.4.10 CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS

2.4.11 CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

2.4.12 CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

2.4.13 CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2.4.14 CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

2.4.15 CARGO: PROFESSOR PEDAGOGO EDUCAÇÃO INFANTIL

2.4.16 CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

2.4.17 CARGO: CONTADOR

2.4.18 CARGO: ODONTÓLOGO

REQUISITO: Nível superior na área de atuação.

2.4.17 CARGO: SANITARISTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

REQUISITO: Curso superior em medicina veterinária.

3 - DAS VAGAS

3.1 As vagas são relativas a cargos tanto da Prefeitura quanto da Câmara de Vereadores, distribuídas do seguinte modo:

3.1.1 São cargos da Câmara os discriminados nos itens 2.1.1, 2.1.2, 2.2.3 e 2.3.2, conforme o Anexo I deste Edital.

3.1.2 Todas as demais vagas são de interesse da Prefeitura.

3.1.3 As vagas serão distribuídas de acordo com a necessidade da Prefeitura e da Câmara, observando-se a reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência, em conformidade com o disposto no subitem 4.1 deste edital.

4 - DAS VAGAS DESTINADAS AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

4.1 Do total de vagas destinadas aos cargos, 5% serão providas na forma do art.37, VIII, da CF, do art.5º, parágrafo 2 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de1990.

4.1.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência. Os candidatos que se declararem portadores de deficiência participarão do concurso publico em igualdade de condições com os demais candidatos.

4.1.3 O candidato que, no ato da inscrição, se declarar portador de deficiência, se classificado no concurso público, figurará em lista específica e caso obtenha classificação necessária, figurará também na listagem de classificação geral dos candidatos ao cargo de sua opção.

4.1.4 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência deverão submeter-se, previamente, a nomeação, a perícia médica que verificará sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como se o grau de deficiência é incapacitante para o exercício do cargo.

4.1.5 Os candidatos, mediante convocação, deverão comparecer a perícia médica, munidos de documento de identidade original e de laudo médico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência.

4.1.6 A não-observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais condições.

4.1.7 As vagas definidas no subitem 4.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de deficiência, por reprovação no concurso publico ou na perícia medica, serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação de cada cargo.

5 - DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO

5.1 Ter nacionalidade brasileira

5.1.2 Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

5.1.3 Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo.

5.1.4 Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse.

5.1.5 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

5.1.6 Apresentarem os documentos que se fizerem necessários por ocasião da posse.

6 - DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO E DAS PROVAS

6.1 As inscrições serão realizadas no CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, situado na Rua João Paulo II, s/n, centro - Teolândia-BA;

6.1.2 PERÍODO - 01 de junho a 12 de junho de 2009.

6.1.3 HORÁRIO - Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h

6.1.4 PROVAS - 19 de julho de 2009, às 8:00 horas, com duração de 04 (quatro) horas corridas, em locais que serão previamente determinados e comunicados aos inscritos, através publicação de aviso no Diário Oficial do Município de Teolândia -Ba, até o dia 06 de julho de 2009, e mediante afixação do mesmo aviso no mural de publicações do Paço Municipal e divulgação nas rádios locais.

6.1.5 Para efetuar a inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher o formulário fornecido no local da inscrição;

b) Pagar a taxa de inscrição;

c) Apresentar cópia do documento de identidade, a qual será retida. Será obrigatória a apresentação de documento de identidade original nos dias e nos locais de realização das provas bem como o comprovante de inscrição.

d) O formulário de inscrição deverá ser entregue no local de inscrição, onde será emitido o comprovante de inscrição.

7 - INSCRIÇÃO POR PROCURAÇÃO

7.1 Será admitida a inscrição por terceiros, de acordo com os procedimentos descritos no subitem 6.4 deste edital, mediante a apresentação de procuração simples do interessado, reconhecida firma, acompanhada de copia legível de documento de identidade do candidato.

7.1.2 O comprovante de inscrição será entregue ao procurador, depois de efetuada a inscrição.

7.1.3 O candidato inscrito por procuração assume total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu procurador, arcando com as conseqüências de eventuais erros de seu representante no preenchimento do formulário de inscrição e em sua entrega.

8 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

8.1 A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, as provas e/ou a nomeação do candidato, desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ ou quaisquer irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados.

8.1.2 E vedada à inscrição condicional ou extemporânea.

8.1.3 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a investidura do cargo.

8.1.4 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração.

8.1.5 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de realização das provas.

8.1.6 Não serão aceitas inscrições via postal, via fax ou via correio eletrônico.

8.1.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.

8.1.8 O candidato portador de deficiência ou não, que necessitar de qualquer tipo de condição especial para realização das provas deverá solicitá-la, por escrito, no ato de inscrição, indicando claramente no formulário de inscrição quais os recursos especiais necessários.

8.1.9 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não realizará a prova.

8.1.10 A solicitação de condições especiais será atendida obedecendo a critérios de viabilidade e razoabilidade.

8.1.11 A não solicitação de condições especiais no ato de inscrição implica a sua não-concessão no dia de realização das provas.

8.1.12 O candidato deverá efetuar uma única inscrição por cargo. Em caso de mais de uma inscrição será considerada a de data mais recente.

8.1.13 Não serão aceitos em hipótese alguma, pedidos de alteração de opção de cargo.

8.1.14 O candidato será classificado no cargo de sua escolha, seguindo rigorosamente a ordem de classificação geral por cargo.

8.1.15 As informações prestadas no formulário de inscrição serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo a ALPHA do direito de excluir do concurso público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível e/ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

8.1.16 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.

8.1.17 Não serão aceitas as solicitações de inscrição que não atenderem rigorosamente ao estabelecido neste edital.

9 - DO EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS (PROVAS OBJETIVAS)

9.1 Serão aplicadas provas objetivas de caráter eliminatório, abrangendo os objetos de avaliação (habilidades e conhecimentos).

9.1.2 As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas no dia 19 de julho de 2009, no turno matutino e terão a duração de 4 horas.

9.1.3 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu inicio, munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, de comprovante de inscrição e de documento de identidade original.

9.1.4 Não será permitido o ingresso de candidatos no local de realização das provas após o horário fixado para o seu inicio.

9.1.5 Não haverá segunda chamada para realização das provas. O não-comparecimento para realização das provas implicará a eliminação automática do candidato.

9.1.6 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, furto ou roubo, deverá ser apresentado documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, trinta dias.

9.1.7 Não serão aceitos como documentos de identidade certidões de nascimento, títulos eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.

9.1.8 Não será aceita copia de documento de identidade, ainda que autenticada.

9.1.9 Por ocasião da realização das provas, o candidato que não apresentar documento de identidade original, será automaticamente excluído do concurso publico.

9.1.10 No dia de realização das provas, não será permitido ao candidato entrar e/ ou permanecer no local do exame com armas ou aparelhos eletrônicos (bip, telefone celular, relógio do tipo data bank, walkman, agenda eletrônica, receptor, gravador etc.). Caso o candidato leve algum destes itens, estes deverão ser recolhidos pela Coordenação e devolvidos ao final das provas. O descumprimento da presente instrução implicará a eliminação do candidato, caracterizando-se tentativa de fraude.

9.1.11 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando folha de rascunho, que é de preenchimento facultativo, decorrido uma hora do inicio da prova.

9.1.12 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso publico o candidato que, durante a realização das provas:

a) Usar ou tentar usar meios fraudulentos ou ilegais para sua realização,

b) For surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas,

c) Faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, as autoridades presentes ou os candidatos,

d) Utilizar-se de qualquer objeto proibido ou que se comunicar com outro candidato,

e) Recusar-se a entregar o material das provas ao término destinado para a sua realização,

f) Afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento do fiscal,

g) Ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de resposta,

h) Descumprir as instruções contidas no caderno de provas ou na folha de respostas,

i) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido.

9.1.13 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em virtude do afastamento de candidato da sala de provas.

9.1.14 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação das provas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao conteúdo das provas.

9.1.15 Para os candidatos em nível I elementar, nível fundamental incompleto e nível médio exceto professor nível I, que aprovados nas provas objetivas e de títulos, serão submetidos ao psicoteste, sem direito a recurso.

9.1.16 Todos os candidatos, cujo cargo para o qual foi inscrito que requeira conhecimento em informática, terão que se submeter à prova prática. 10 - DAS PROVAS OBJETIVAS

10.1 O Concurso será de provas com questões de múltipla escolha, que versarão sobre os assuntos contidos no conteúdo programático de acordo com cargo desejado e grau de escolaridade exigido, conforme estabelecido pela comissão examinadora do mesmo.

10.1.2 O candidato deverá, obrigatoriamente, marcar, para cada item, um, e somente um, dos cinco campos da folha de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos decorrentes de marcação indevidas.

10.1.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha de respostas por erro do candidato.

10.1.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos adivinhos do preenchimento indevido da folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com a folha de respostas tais como: marcação de dois ou mais campos referentes a um mesmo item, ausência de marcação nos campos referentes a um mesmo item, marcação rasurada ou emendada e/ou campo de marcação não preenchido integralmente.

11 - DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO

11.1 O resultado das provas será apurado pela atribuição de notas.

11.2 Na avaliação da prova objetiva será utilizado o escore padronizado com média igual a 50%. Esta padronização da nota da prova tem por finalidade avaliar o desempenho do candidato em relação aos demais, permitindo que a posição relativa de cada candidato reflita sua classificação na prova. Na avaliação da prova do Concurso Público, será observado:

11.3 O total de acertos de cada candidato.

11.4 Será considerado habilitado o candidato que obtiver na prova objetiva, media igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) do total das questões.

11.5 Na classificação final, entre os candidatos com igual número de pontos, serão fatores de preferência, na ordem de citação, os seguintes:

11.6 Ser o candidato casado ou viúvo

11.7 Ter maior número de dependentes (comprovados)

11.8 Ter maior idade.

12 - DOS TÍTULOS

12.1 O resultado das provas será apurado pela atribuição de notas e pela prova de título, esta última exclusivamente para candidatos ao cargo de Professor, que será especificado a seguir.

12.1.2 Ao número de pontos obtidos pelo candidato, ao cargo de Professor, na prova serão somados os números de pontos referentes aos títulos para a classificação final.

12.1.3 O número de pontos obtidos só será computado para os candidatos que obtiverem média exigida para aprovação da prova escrita.

12.1.4 Para os Candidatos ao cargo de Professor, que aprovados na prova objetiva, além dos Títulos referidos no item 12.1.2, serão computados os títulos referentes à qualificação profissional conforme segue:

- A prova de Títulos terá caráter classificatório e consistirá na valorização de certificados ou diplomas de cursos de especialização e qualificação profissional, inclusive os de pós-graduação. (Somente serão aceitos Diplomas ou Certificados e não serão aceitos atestados, declarações, históricos escolares ou outros).

12.1.5 A Prova de Títulos será avaliada na escala de 0 (zero) ao máximo de 4,0 (quatro) pontos sendo computados da seguinte forma:

TÍTULOS

Espécie

Quantidade de Títulos (Máximo)

Valor Unitário (Pontos)

Valor Máximo (Pontos)

Diploma ou Certificado de Curso de Pós-Graduação em nível de mestrado.

1

2,0

2,0

Certificado de Curso de Pós-Graduação em nível de especialização, atualização, aperfeiçoamento, extensão ou outro, com carga horária mínima de 360 horas.

1

0,5

0,5

Certificado de curso de capacitação pedagógica com carga horária mínima de 40. horas

2

0,5

1,0

Certificado de curso de atualização profissional com carga horária mínima de 40 horas.

1

0,5

0,5

12.1.6 Os referidos Títulos só serão computados se entregues no ato da inscrição.

· Os títulos deverão estar relacionados com a área de formação do candidato e a área de atuação do cargo ao qual se inscreveu.

· As cópias dos comprovantes dos títulos deverão ser autenticadas no ato da inscrição. (Não serão aceitos documentos originais).

· Quando, em algum Certificado ou Diploma, apresentado para a Prova de Títulos, o nome do candidato for diferente do que consta no Formulário Eletrônico de Inscrição (preenchido pelo candidato no ato da sua inscrição), deverá ser anexado comprovante de alteração de nome, sob pena do mesmo não ser considerado. Esse documento não deverá ser listado na Relação de Títulos, mas apenas assinalado no local indicado nessa Relação e colocado no envelope junto com os demais documentos encaminhados ou entregues no Protocolo da ALPHA.

· Não serão considerados os títulos apresentados fora do prazo, ou de forma diferente à estabelecida neste Edital ou que não alcancem a carga horária mínima expressa na tabela constante do item 12.1.5.

· Na fase de recursos referentes aos resultados da Prova de Títulos, somente serão aceitos documentos que sirvam para esclarecer ou para complementar documentos já apresentados e para sanar dúvidas levantadas pela Banca Avaliadora.

· Comprovadas, em qualquer tempo, irregularidade ou ilegalidade na obtenção dos títulos, o candidato terá anulada a respectiva pontuação e, comprovada a culpa do mesmo, será excluído do Concurso.

13 - DOS RECURSOS

13.1 É admitido recurso quanto:

a) Ao indeferimento de inscrição;

b) À formulação das questões e respectivos quesitos e gabaritos das mesmas;

c) À opção considerada como certa nas provas objetivas;

d) Aos resultados parciais e finais do Concurso Público.

e) À convocação para as provas práticas;

13.1.2 Quaisquer recursos ou impugnações relativas ao presente edital, bem como a atos e resultados referentes ao Concurso de que trata, deverão ser interpostos até 24 (vinte e quatro) horas, iniciando-se este no dia seguinte ao da divulgação por edital, de cada evento, e sua respectiva publicação no Diário Oficial do Município, nos termos do item 6.1.4 deste Edital.

13.1.3 Somente serão admitidos um único recurso por candidato;

13.1.4 Somente serão apreciados os recursos interpostos tempestivamente e com indicação do nome do candidato, nome do cargo a que concorre e fase do concurso da qual pretende recorrer.

13.1.5 O(s) ponto(s) da(s) questão (ões) eventualmente anulada(s) será (ão) atribuído(s) à todos os candidatos presentes a realização das provas.

13.1.6 Na ocorrência do dispositivo no item 11.5, poderá haver, eventualmente, alteração da classificação inicial obtida para uma classificação superior ou inferior, poderá ocorrer a desclassificação inicial obtida para uma classificação do candidato que não obtiver a nota mínima exigida.

13.1.7 Os recursos deverão ser entregues na sede da Prefeitura Municipal, ou encaminhadas para o escritório da ALPHA, dentro dos seus respectivos prazos.

13.1.8 - Caberá a Comissão Especial de Concurso o julgamento de todos os recursos, num prazo mínimo de setenta e duas (72) horas que, em sendo deferidos, serão comunicados aos interessados, em não sendo feita tal comunicação, ficam de já todos os candidatos recorrentes cientes de que o Recurso foi INDEFERIDO.

14 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 A inscrição implica na aceitação, por parte do candidato, de todos os princípios, normas e condições do concurso, estabelecidas no presente edital e demais legislações vigentes pertinentes a concursos públicos.

14.1.2 Das decisões da comissão examinadora do concurso caberão recursos fundamentados a ALPHA, no prazo de DOIS dias contados a partir da divulgação oficial dos resultados.

14.1.3 As provas serão entregues nos locais da realização das mesmas, pelos fiscais de sala até o prazo estipulado para a sua realização.

12.4 Decorrida uma hora do inicio da prova os candidatos deverão devolver apenas os cartões de respostas.

12.5 A validade do presente concurso será de dois anos contados da data de homologação do concurso, podendo, inclusive, haver prorrogação por mais dois anos, a critério do Prefeito Municipal quanto às vagas da sua competência.

12.6 A convocação para admissão dos candidatos obedecerá rigorosamente a ordem de classificação, não gerando o fato da aprovação, o direito à nomeação.

12.7 Para efeito de admissão, fica o candidato convocado sujeito a aprovação em exames médicos e apresentação de documentos legais que lhe forem exigidos.

12.8 Apesar das vagas existentes para cargos públicos, os aprovados serão chamados conforme as necessidades locais.

12.9 As vagas de interesse da Câmara de Vereadores são de exclusiva responsabilidade daquela instituição, correndo por sua conta as despesas resultantes da contratação.

12.10 A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior, de irregularidades em documentos ou nas provas, eliminarão o candidato do concurso.

12.11 Serão publicados apenas os resultados dos candidatos que lograrem aprovação no concurso.

12.12 Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora do concurso, constituída, através de portaria pelo Sr. Prefeito Municipal.

12.13 O resultado final do concurso será homologado por ato do prefeito municipal, dando ciente imediato ao Tribunal de Contas dos Municípios, divulgado por lista de classificação pela Prefeitura e pela internet, no endereço www.alphaconcursos.com.br.

Teolândia, Bahia, 26 de maio de 2009.

ANTÔNIO SANTANA JÚNIOR
Prefeito Municipal

ANEXO I QUADRO DE VAGAS PARA PREFEITURA

CARGO

VAGAS

SALÁRIO BASE

CARGA HORÁRIA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Assistente Social

01

900,00

40h

80,00

Agente Administrativo

03

R$ 465,00

40h

35,00

Agente de Vigilância Sanitária

01

R$ 465,00

40h

35,00

Fisioterapeuta

01

R$ 1.300,00

30h

80,00

Farmacêutico

01

R$ 1080,00

20h

80,00

Auxiliar de Enfermagem

05

R$ 465,00

40h

35,00

Auxiliar de Consultório Dentário

05

R$ 465,00

40h

35,00

Enfermeiro

05

R$ 1.750,00

40h

80,00

Eletricista

01

R$ 465,00

40 h

35,00

Contador

02

R$ 1.750,00

40h

80,00

Coveiro

01

R$ 465,00

40h

30,00

Gari

10

R$ 465,00

40h

30,00

Médico Ortopedista

01

R$ 2.000,00

20h

100,00

Médico Pediatra

01

R$ 2.000,00

20h

100,00

Médico Psiquiatra

01

R$ 2.000,00

20h

100,00

Médico Generalista

05

R$ 2.000,00

20h

100,00

Odontólogo

01

R$ 1.300,00

40h

100,00

Sanitarista da Vigilância Sanitária

01

R$ 1080,00

20h

80,00

Técnico em Agropecuária

01

R$ 465,00

40h

40,00

Professor N-I (Zona Rural)

15

R$ 465,00

20h

40,00

Professor Pedagogo Educação Infantil N - II (Zona Rural)

06

R$ 465,00

20h

40,00

Professor de Língua Portuguesa N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de Matemática N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de Ciências N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de História N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de Geografia N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de Educação Física N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

Professor de Inglês N-II (Zona Rural)

02

R$ 465,00

20h

45,00

ANEXO II

QUADRO DE VAGAS PARA CÂMARA

CARGO

VAGAS

SALÁRIO BASE

CARGA HORÁRIA

TAXA DE INSCRIÇÃO

Agente Administrativo

02

R$ 465,00

40h

35,00

Agente de Vigilância

01

R$ 465,00

40h

35,00

Auxiliar de Serviços Gerais

02

R$ 465,00

40h

30,00

Motorista

01

R$ 465,00

40h

35,00

Teolândia, Bahia, 26 de maio de 2009.

ANTÔNIO SANTANA JÚNIOR
Prefeito Municipal

ANEXO III

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL ELEMENTAR (DE ALFABETIZADOS ATÉ A QUARTA SÉRIE)

CONHECIMENTOS GERAIS: conceito de cidadania, direitos e deveres de um cidadão, Estados, divisão regional do Brasil e suas características tipos de orientação, poluição, transportes e meios de comunicação, impactos ambientais, atualidades.

MATEMÁTICA - (só elementar): 1 Conjuntos numéricos. 2 Números naturais, inteiros. 3 Sistemas de numeração decimal. 4 As quatro operações fundamentais (adição subtração, multiplicação e divisão). 5 Situações problema envolvendo as quatro operações.

PORTUGUÊS - Interpretação de texto, separação de silabas, ortografia - principais dificuldades ortográficas. Sinais de pontuação.

5ª A 8ª SÉRIES (1º GRAU COMPLETO)

PORTUGUÊS : texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: 1 Conjuntos numéricos. 2 Números naturais, inteiros, racionais e reais. 3 Operações com conjuntos. 4 Fatoração e números primos - divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 5 Razões e proporções - regras de três simples e composta. 6 Percentagem, juros simples e compostos, divisão proporcional. 7 Equações e inequações, sistemas lineares. 8 Noções de geometria - retas, ângulos, paralelismo e perpendicularismo, triângulos e quadriláteros. 9 Teorema de Pitágoras. 10 Sistemas de medidas - tempo, massa, comprimento, área, volume etc.

CONHECIMENTOS GERAIS: Situação econômica, política e social do Brasil de 1964 até os dias atuais, Constituição Federal, aspectos sociais e educacionais, lutas em defesa do meio ambiente: Rio 92, o papel das ONGS, conflitos de terras, o MST e a Violência no campo, violência urbana, temas transversais, Governo Lula.

Referencia Bibliográfica:

Guelli, Oscar - Matemática: uma aventura do pensamento. - São Paulo: Editora Ática, 2002.

Dante, Luiz Roberto - Matemática é tudo - São Paulo: Editora Ática,

Souza, Maria Helena de - Matemática - Maria Helena Souza / Walter Spinelli. São Paulo : Ática 1999.

Giovanni, José Ruy - Matemática pensar e descobrir : novo / Giovanni & Giovanni Jr. São Paulo : FTD, 2000. - (Coleção matemática pensar e descobrir).

Imenes, Luiz Márcio Pereira - Matemática / Imenes & Lellis. - São Paulo : Scipione, 1997.

Guelli, Oscar - Matemática em construção - São Paulo: Editora Ática ,

2ª GRAU COMPLETO

( CARGO DE: Auxiliar de Consultório Dentário )

PORTUGUÊS: texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Seqüência numérica, Progressão aritmética e Progressão geométrica. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta.

CONHECIMENTOS GERAIS: Situação econômica, política e social do Brasil de 1964 até os dias atuais, Constituição Federal, aspectos sociais e educacionais, lutas em defesa do meio ambiente: Rio 92, o papel das ONGS, conflitos de terras, o MST e a Violência no campo, violência urbana, temas transversais, Governo Lula.

Referências Bibliográficas:

BEZERRA, M.J. matemática para o ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001;

BONJORNO, J.R. Matemática para o ensino Médio. V 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002;

DANTE, L.R. Contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2000;

BARRETO FILHO, B. & CLÁUDIO XAVIER BARRETO matemática aula por aula: volume único/ensino médio. São Paulo: FTD, 2000.

GIOVANNI, JOSÉ RUY & JOSÉ ROBERTO BONJORNO - Matemática: uma nova abordagem, vol. 1 a 3. São Paulo FTD, 2000.

CARGO: PROFESSOR NÍVEL I E PROFESSOR PEDAGOGO EDUCAÇÃO INFANTIL.

CARGO - PROFESSOR: Educação infantil e as quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.

Exigências: Formação mínima na modalidade Normal (Magistério), ou Normal Superior ou Pedagogia com habilitação nas quatro primeiras séries do Ensino Fundamental.

PORTUGUÊS: texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta. Geometria e medidas: geometria plana; segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros polígonos regulares, circunferência; geometria espacial: áreas e volumes de sólidos geométricos; trigonometria: arcos e ângulos; razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência, trigonometria num retângulo qualquer.

Referências Bibliográficas:

BEZERRA, M.J. matemática para o ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001;

BONJORNO, J.R. Matemática para o ensino Médio. V 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002;

DANTE, L.R. Contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2000;

BARRETO FILHO, B. & CLÁUDIO XAVIER BARRETO matemática aula por aula: volume único/ensino médio. São Paulo: FTD, 2000.

GIOVANNI, JOSÉ RUY & JOSÉ ROBERTO BONJORNO - Matemática: uma nova abordagem, vol. 1 a 3. São Paulo FTD, 2000.

Conhecimentos Pedagógicos:

Educação e ensino, a didática e a formação profissional do professor, Educação Infantil e as novas definições da Legislação, planejamento: Tipos e características, relação professor aluno em sala de aula, avaliação do processo ensino aprendizagem o desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget Estudo da Criança e do Adolescente, PCNs e LDB, Temas Transversais.

Referências Bibliográficas:

- HAIDT, Regimar Célia Cazaux: Curso de Didática Geral, editora Atica, 1998.

- FARIA, Anália Rodrigues: O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget editora Atica, 1999.

- LIBÂNEO, José Carlos, Didática, editora Cartez.

- CRAIDY, Carmem e KAERCHER, Gládis: Educação Infantil pra que te quero? editora Artmed 2001.

- BEAL, Ana Rosa e THIESSÈN Maria Lúcia Pré-escola, tempo de educar, editora Atica, 1999.

- LUCKESI, Cipriano Carlos: Avaliação da aprendizagem escolar, editora Cartez, 1998

- BARROS, Célia Silva Guimarães: Pontos de Psicologia do desenvolvimento, editora Atica, 1996.

- Estatuto da Criança e do Adolescente.

- LDB - Lei de Diretrizes e Base.

- PCN - Parâmetros Curriculares Nacional.

- BEZERRA, M.J. matemática para o ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001;

- BONJORNO, J.R. Matemática para o ensino Médio. V 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002;

- DANTE, L.R. Contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2000;

- BARRETO FILHO, B. & CLÁUDIO XAVIER BARRETO matemática aula por aula: volume único/ensino médio. São Paulo: FTD, 2000.

- GIOVANNI, JOSÉ RUY & JOSÉ ROBERTO BONJORNO - Matemática: uma nova abordagem, vol. 1 a 3. São Paulo FTD, 2000.

CARGO - TÉCNICO DE ENFERMAGEM: (Auxiliar de Enfermagem)

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1 - Fundamentos de enfermagem: curativos, princípios da administração de medicações, oxigenoterapia, nebulização, aplicação de calor e frio, enemas, realização de controles (hídrico, sinais vitais, diurese), cuidados com sondas (nasogástrica, vesical, nasoenteral), preparo do paciente cirúrgico, preparo do leito, técnicas do banho leitom preparo do corpo pós-morte. 2 - Assistência de enfermagem na área de saúde pública: vacina (administração, conservação, arrumação e aprazamento), vigilância das doenças transmissíveís (doenças veiculadas pela água e por alimentos, transmitidas por vetores causadores, e por ectoparasitoses), atuação nos programas do Ministério da Saúde; saúde da mulher (assistência de enfermagem ao pré-natal, e peurpério), Saúde da criança (crescimento e desenvolvimento), assistência de enfermagem ao hipertenso e diabético. 3 - Conhecimento de medidas de biossegurança, preparo e esterilização de material, prevenção e controle de infecções hospitalares. 4 - Ética profissional. 5 - Política Nacional de saúde (processo de construção do SUS). 6 - Doenças infecciosas e parasitárias. 7 - Suporte básico de vida.

Referências Bibliográficas:

· Manuais do Ministério da Saúde

· Fundamentos de Enfermagem: Patrícia A. POTTER & ANNE GRIFFIN PERRY

· Manuais do PROFAE

· Manual de Biosegurança - JORGE MANCINI FILHO & MÁRIO HIDROYUKI KIVATA

· www.saude.gov.br

CARGO: PROFESSOR DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - CIÊNCIAS / BIOLOGIA - História da Biologia no mundo antigo (Grécia e Roma), na Europa medieval, na transição da era da modernidade para a contemporânea; Conhecimento Empírico; Método Científico; Matéria e Energia; Solo; Ar; Ecologia; Conhecendo o Corpo; Teorias da Origem dos Seres Vivos; Características Gerais de: vírus, bactérias, protozoários e fungos, taxionomia animal e vegetal; história evolutiva do homem ao longo dos tempos; Citologia, Anatomia e Fisiologia do Corpo Humano; Introdução ao Estudo da Física: Vetores; Força, Leis de Newton; Introdução à Cinemática; Introdução à Mecânica; Introdução a Eletricidade; Introdução à Óptica;

Estudo da Química: Átomo, Modelos Atômico, Estados Físicos da Matéria e suas transformações; Misturas Homogêneas e Heterogêneas, Funções Orgânicas e Inorgânicas; Teorias Evolutivas; Base Genética da Hereditariedade; Bases Macromoleculares da Constituição Celular; Transformação e Armazenamento de Energia; Ciclo Celular; Processos de Síntese na Célula; Anatomia e Fisiologia Humana; Nomenclatura da Botânica e Zoológica - regras; características gerais dos principais grupos dos Reinos Animal e Vegetal; Molécula da Àgua e propriedades nos animais e vegetais; Conceitos Gerais em Ecologia; Ecossistemas Brasileiros; Origem da Vida, Citologia; Histologia; Embriologia; Taxonomia animal e vegetal; Vírus; Reinos Animal e Vegetal; Botânica e Zoologia e Fisiologia Comparada; Genética, Evolução e Ecologia.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

Referencias Bibliográficas:

- LIBÂNEO, José Carlos: Didática, editora Cartez, 1998.

- GADOTTI, MOACIR: Historia da Idéias Pedagógicas, editora Atica, 1995.

- DICKESI, Cipriano Carlos: Filosofia da Educação, editora Cartez, 1998.

- ____________ Avaliação da aprendizagem Escolar editora Cartez, 1998.

- GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando, Temas.

Para um projeto político pedagógico. 5. editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

- ____________ Planejamento como prática educativa. ll. Editora São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000.

- FALCÃO, Gerson Marinho: Psicologia da aprendizagem escolar, editora Ática, 1995.

CARGO: PROFESSOR DE INGLÊS

INGLÊS: Textos: literários, jornalísticos, informativos, científicos, publicitários, humorísticos, epistolares, instrucionais. Pronouns:Personal pronouns, possessives, interrogative pronouns, relative pronouns. Verbs tenses: formas primitivas, verbos principais, simple present, the present contínuos, the simple past, the past contínuos,the simple future, the simple conditional, the present tense, the past perfect, the fucture perfect, verbos auxiliares, simple present of the verb to be, past tense of the verb to be, verbos auxiliaries modais. Adjetives and nouns.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

Referencias Bibliográficas:

- LIBÂNEO, José Carlos: Didática, editora Cartez, 1998.

- GADOTTI, MOACIR: Historia da Idéias Pedagógicas, editora Atica, 1995.

- DICKESI, Cipriano Carlos: Filosofia da Educação, editora Cartez, 1998.

- ___________ Avaliação da aprendizagem Escolar editora Cartez, 1998.

- GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando, Temas.

Para um projeto político pedagógico. 5. editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

- ____________ Planejamento como prática educativa. ll. Editora São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000.

- FALCÃO, Gerson Marinho: Psicologia da aprendizagem escolar, editora Ática, 1995.

CARGO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

CONHECIMENTO ESPECÍFICOS - Fundamentos históricos e filosóficos da Educação Física. Educação Física e corporeidade. Cultura corporal do movimento. Princípios do Esporte Educacional. Principais Tendências da Educação Física Escolar (Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-superadora, Crítico-emancipatória, Psicomotora).

Avaliação mediadora.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

Referencias Bibliográficas:

- LIBÂNEO, José Carlos: Didática, editora Cartez, 1998.

- GADOTTI, MOACIR: Historia da Idéias Pedagógicas, editora Atica, 1995.

- DICKESI, Cipriano Carlos: Filosofia da Educação, editora Cartez, 1998.

- ___________ Avaliação da aprendizagem Escolar editora Cartez, 1998.

- GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando, Temas.

Para um projeto político pedagógico. 5. editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

- ___________ Planejamento como prática educativa. ll. Editora São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000.

- FALCÃO, Gerson Marinho: Psicologia da aprendizagem escolar, editora Ática, 1995.

CARGO: PROFESSOR DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta. Geometria e medidas: geometria plana; segmentos, ângulos, triângulos, quadriláteros polígonos regulares, circunferência; geometria espacial: áreas e volumes de sólidos geométricos; trigonometria: arcos e ângulos; razões trigonométricas no triângulo retângulo e na circunferência, trigonometria num retângulo qualquer.

Bibliografia Sugerida:

BEZERRA, M.J. matemática para o ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2001;

BONJORNO, J.R. Matemática para o ensino Médio. V 1 a 3. São Paulo: FTD, 2002;

DANTE, L.R. Contexto & aplicações. São Paulo: Ática, 2000;

BARRETO FILHO, B. & CLÁUDIO XAVIER BARRETO matemática aula por aula: volume único/ensino médio. São Paulo: FTD, 2000.

GIOVANNI, JOSÉ RUY & JOSÉ ROBERTO BONJORNO - Matemática: uma nova abordagem, vol. 1 a 3. São Paulo FTD, 2000.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

Referencias Bibliográficas:

- LIBÂNEO, José Carlos: Didática, editora Cartez, 1998.

- GADOTTI, MOACIR: Historia da Idéias Pedagógicas, editora Atica, 1995.

- DICKESI, Cipriano Carlos: Filosofia da Educação, editora Cartez, 1998.

- ____________ Avaliação da aprendizagem Escolar editora Cartez, 1998.

- GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando, Temas

Para um projeto político pedagógico. 5. editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

- ____________ Planejamento como prática educativa. ll. Editora São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000.

- FALCÃO, Gerson Marinho: Psicologia da aprendizagem escolar, editora Ática, 1995.

CARGO: PROFESSOR DE HISTÓRIA

HISTÓRIA: IDADE ANTIGA: 1.Egito.1.1Sumérios, Acádios e Assírios.1.2.Persas e Hebreus.1.3.Impérios Marítimos:Creta e Fenícia.2.Grécia.2.1.Esparta e Atenas.2.2Grécia Clássica.2.3.Legado Cultural da Grécia.3.Roma.3.1.Império Romano.3.2.Alto Império.3.3Crise do Império Romano. IDADE MÉDIA: 1.Islamismo.2.Feudalismo.3.As Cruzadas.IDADE MODERNA:1.Renascimento.2.Reforma e Contra-Reforma.3.A Era das Revoluções.3.1.Revolução Inglesa.3.2.Revolução Industrial.3.3.Revolução Francesa.IDADE CONTEMPORÂNEA:1.a Guerra de Sucessão.2.Primeiro Reinado.3.Regência.4.Segundo Reinado.5.República Café-com-leite.6.Primeira Guerra Mundial.7.Segunda Guerra Mundial.8.República Velha.9.Revolução de 30.10.Era Vargas.11.Ditadura Militar.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; Termos da Oração; Período Composto; Pontuação; Regência; Crase; Concordância Verbal; Concordância Nominal; Gênero, Número e Grau; Artigo; Numeral; Pronome; Colocação dos Pronomes Oblíquos; Verbo; Divisão Silábica; Acentuação; Ortografia; Hífen; Vícios de Linguagem; Interpretação de Texto.

Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

CARGO: PROFESSOR DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA: 1. Espaço Geográfico. 2. Globalização: A Nova Ordem Mundial. 2.1. Os pólos de poder da economia globalizada. 3.Industria. 3.1. Países pioneiros na industrialização. 3.2. Industrialização tardia 4.Urbanização Mundial.5.Teorias Demográficas e Processos migratórios.6. Superfície Terrestre.6.1.Clima(Brasil e Mundo).6.2.Relevo(Brasil e Mundo).Vegetação(Brasil e Mundo).6.4.Hidrografia(Brasil e Mundo).7.Problemas Ambientais.8.Organização do espaço brasileiro.8.1.Unidades Regionais Brasileiras.8.1.1.Sudeste.8.1.2.Sul.8.1.3Centro-Oeste.8.1.4Nordeste.8.2.Indicadores Sociais: diferenciação regional.9.Brasil Urbano e Rural.

Referencias Bibliográficas:

MOREIRA, Igor. Espaço Geográfico. Geografia Geral e do Brasil

ADAS, Melhem.Panorama Geográfico do Brasil.Ed.Moderna.

SENE e MOREIRA. Geografia para o Ensino Médio. Geografia Geral e do Brasil. Vol.Único. Ed.Scipione.

CONHECIMENTO PEDAGÓGICO: Educação ensino e sociedade, aprendizagem e maturação, tendências pedagógicas na pratica escolar, o planejamento escolar, teorias da aprendizagem, o pensamento Pedagógico Brasileiro: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Paulo Freire Dermeval Sauviane, ideologia e educação, os conteúdos de ensino PCNs de 5ª a 8ª serie e Ensino Médio, LDB, Projeto Político Pedagógico.

Referencias Bibliográficas:

- LIBÂNEO, José Carlos: Didática, editora Cartez, 1998.

- GADOTTI, MOACIR: Historia da Idéias Pedagógicas, editora Atica, 1995.

- DICKESI, Cipriano Carlos: Filosofia da Educação, editora Cartez, 1998.

- ____________ Avaliação da aprendizagem Escolar editora Cartez, 1998.

- GANDIN, Danilo e GANDIN, Luís Armando, Temas.

Para um projeto político pedagógico. 5. editora Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

- ____________ Planejamento como prática educativa.ll. editora São Paulo, SP: Edições Loyola, 2000.

- FALCÃO, Gerson Marinho: Psicologia da aprendizagem escolar, editora Ática, 1995.

CARGO: ENFERMEIRO

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1- Código de Ética de Enfermagem. 2- Lei do Exercício Profissional. 3- Fundamentos de Enfermagem. 4- Biossegurança. 5- Prevenção e Controle de Infecção. 6 - Administração em Enfermagem. 7 - Administração de medicamentos. 8 - Vigilância Epidemiológica e Sanitária. 9 - Enfermagem em Saúde Mental. 10 - Enfermagem em Saúde do Trabalho. 11 - Meio Ambiente e Saneamento. 12 - Programa Nacional de Imunizações. 13 - Atuação do Enfermeiro em Níveis de promoção, prevenção e reabilitação da saúde. 14 - Assistência de Enfermagem em emergência e urgência. 15 - Atenção integral à Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde do Adulto, Saúde da Mulher e Saúde do Idoso. 16 - Doenças transmissíveis. 17 - Doenças Sexualmente transmissíveis e AIDS. 18 - Planejamento Familiar. 19 - Doenças crônico- degenerativas. 20 - Enfermagem clínica. 25 - Enfermagem cirúrgica. 22 - SUS. 23 - Educação em Saúde, trabalhos com grupos. 24 - Visita Domiciliar. 25 - Dermatologia Sanitária. 26 - Pneumologia Sanitária.

Referências Bibliográficas:

· Manuais do Ministério da Saúde

· Fundamentos de Enfermagem: Patrícia A. POTTER & ANNE GRIFFIN PERRY

· Manual de Biosegurança - JORGE MANCINI FILHO & MÁRIO HIDROYUKI KIVATA

· Urgência e Emergência para a Enfermagem - NIVEA CRISTINA MOREIRA SANTOS

· Fundamentos de Enfermagem - PATRÍCIA A. POTTER

· Manual de Enfermagem Médico-Cirúrgica - NELMA RODRIGUES S. CHOIET GOLDENSWAIG

· www.saude.gov.br.

CARGO: TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Solos: Características e Fertilidade; Topografia; Zootecnia Geral; Apicultura; Minhocultura; Desenho Técnico Construtivo;

Avicultura de Postura; Avicultura de Corte; Piscicultura; Forragicultura; Suinocultura; Eqüideocultura; Gerenciamento da Produção; Cunicultura; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de Corte; Caprinocultura; Metodologia de Projeto.

CARGO: MÉDICO PEDIATRA

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: A consulta pediátrica e neonatal, o atendimento de urgência e emergência em pediatria e neonatologia, o crescimento, desenvolvimento e seus respectivos fatores complicadores, englobando os aspectos sócio-econômicos, educacionais, de saúde pública, nutricionais e desenvolvimento escolar. a sistematização do atendimento em pediatria (pals - suporte avançado de vida). Indicadores de mortalidade perinatal, neonatal e infantil; crescimento e desenvolvimento: desnutrição, obesidade, alimentação do recém-nascido e do lactante, carências nutricionais, desvitaminoses, distúrbio do desenvolvimento neurológico e psicomotor; imunizações: ativa e passiva; patologia do lactante e da criança: distúrbio cardio-circulatório, choque, crise hipertensiva, insuficiência cardíaca, reanimação cardiorrespiratória; distúrbios respiratórios: afecções das vias aéreas superiores, bronquite, estado de mal asmático, insuficiência respiratória aguda, pneumopatias agudas e derrames pleurais; distúrbios metabólicos e endócrinos: acidose e alcalose metabólica, desidratação aguda, diabetes mellitus, hipo e hipertiroidismo, insuficiência supra renal; distúrbios neurológicos e motores; distúrbios do aparelho urinário e renal: glomerulopatia, infecções do trato urinário, insuficiência renal aguda e crônica, Síndrome Hemolítica Urêmica, Síndrome Nefrótica; Distúrbios onco-hematológicos: anemias carências e hemolíticas, hemorragia digestiva, leucemias e tumores sólidos, síndromes hemorrágicas; patologias do fígado e das vias biliares: hepatites virais, insuficiência hepática; doenças infecto-contagiosas: AIDS, diarréias agudas e outras comuns na infância; infecção hospitalar: meningoencefalite virais e fúngicas, sepse e meningite de etiologia bacteriana, tuberculose, viroses respiratória, acidentes por submersão, intoxicações exógenas agudas; a criança e o adolescente vítima de violência. O Aleitamento materno e todo o necessário envolvimento profissional na sua estimulação. Noções básicas de Reanimação Neonatal. Saúde Pública: Noções Gerais de Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica; Doenças de Notificação Compulsória; Imunização; Estatísticas Vitais em Indicadores de Saúde; Saneamento Básico e Meio Ambiente; Programas de Saúde; inclusive suas contextualizações no Sistema Único de Saúde e sua Norma Operacional Básica, em obediência à Constituição Brasileira. O Código de Ética Médica.

CARGO: MEDICO GENERALISTA / MEDICO REGULADOR

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conhecimentos da legislação inerente à saúde pública; conhecimento inerentes à existência e operacionalização de programas de saúde pública executados pelos Municípios e financiados pelo Ministério da Saúde; atribuições do cargo, segundo as normas da administração pública e do Conselho Regional de Medicina; campanhas de saúde pública; interpretação de sinais e sintomas; epidemiologia e vigilância sanitária; didática aplicada à medicina; conselho e fundo municipal de saúde; Sistema Único de Saúde; doenças transmissíveis; vacinas; saúde da mulher e do idoso; saúde infantil e acompanhamento materno-infantil; programas preventivos a cargo da saúde pública; participação comunitária e saúde preventiva; saneamento básico; alimentação e nutrição; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais Clinica médica e cirúrgica(função respiratória,função cadiovascular.circulatória e hematológica.,função digestiva e gastrointestinal,função metabólica e endócrina,função urinária e renal, função reprodutiva, função imunológica,tegumentar,sensorioneural, função neurológica, função musculoesquelética.)

CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO

PORTUGUÊS: Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

MATEMÁTICA: Conjuntos numéricos: conjunto dos números reais e seus subconjuntos, conjunto dos números complexos. Regra de três simples e composta. Razão e Proporção. Seqüência numérica, Progressão aritmética e Progressão geométrica. Álgebra: expressões algébricas; polinômios; sistemas lineares; matrizes e determinantes; funções reais e suas aplicações. Análise combinatória: Binômio de Newton. Tratamento da informação: experimentos aleatórios; espaço amostral, eventos, noções de probabilidade em espaços amostrais finitos, noções de estatística descritiva, distribuição de freqüências; gráficos estatísticos usuais, medidas de posição e de dispersão. Noções de matemática financeira: juros simples e compostos, descontos simples; capitalização simples e composta.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Conceitos de Internet e de Intranet. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet . Ferramentas e aplicativos comerciais de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa Conceitos de protocolos, acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos, aplicativos de áudio, vídeo, multimídia. Conceitos de organização e de gerenciamento de arquivos, pastas e programas. Edição de textos e planilhas, geração de material escrito, visual e sonoro e outros. Microinformática Windows 98 e Windows2000; Word 98 e Word 2000; Excel 98 e Excel 2000.

CARGO: FARMACÊUTICO/ BIOQUÍMICO

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Preparo de soluções. Conceitos: molaridade, normalidade. Padronização de técnicas e controle de qualidade. Imunologia - Propriedades gerais da resposta imune. Antígenos. Anticorpos: Imunidade humoral, Imunidade celular. Sistema complemento. Imunologia nas doenças nas doenças infecciosas. Métodos para detecção de antígenos e anticorpos: reações de precipitação, aglutinação, hemólise, imunofluorescência; testes imunoenzimáticos. Testes sorológicos para diagnóstico de sífilis, doença de Chagas, toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, hepatites virais, HTLV e HIV. Microbiologia - técnicas de esterilização, coleta, transporte e processamento de amostras para exames microbiológicos. Métodos de coloração utilizados em microbiologia. Características morfotintoriais das bactérias. Diagnóstico de estafilococos, estreptococos, enterobactérias, bacilos gram negativos não fermentadores. Neisseria, Haemophilus, Hemocultura, Coprocultura, exame microbiológico do liquor. Testes de sensibilidade aos animicrobianos. Parasitologia - Ciclo vital dos principais parasitos de importância para o homem. Métodos para diagnóstico de protozoários intestinais, helmintos intestinais e parasitos do sangue e tecidos. Hematologia - Realização e interpretação do hemograma. Alterações da série eritroide. Principais anemias. Hemoglobinopatias mais freqüentes. Aspectos hematológicos nas infecções bacteriana e viral. Leucemias. Testes diagnósticos da coagulação plasmática. Classificação sangüínea ABO/Rh. Teste de Coombs. Prova cruzada. Citologia de líquidos biológicos. Bioquímica - Valores de referência. Função renal. Equilíbrio hídrico, eletrolítico e ácido-básico. Gasometria. Carboidratos: classificação dos carboidratos, metabolismo e métodos de dosagem da glicose. Lipídeos: metabolismo e métodos de dosagem. Lipoproteínas: classificação e doseamento. Proteínas específicas: classificação e métodos de dosagem. Função hepática: correlação com enzinas séricas, metabolismo da bilirrubina, métodos laboratoriais, correlações clínico-patológicas. Enzimologia clínica: princípios, correlações clínico-patológicas. Função endócrina: hormônios tireoideanos e hormônios sexuais. Compostos nitrogenados não protéicos, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. Métodos de dosagem, correlações clínico-patológicas. Urinálise - Coleta, testes químicos, testes físicos, procedimentos de análise, exame microscópico do sedimento. Farmacologia-Interação, medicamentosas, agonistas, antagonistas, bloqueadores neuromusculares, anestésicos, antiinflamatórios, cardiotônicos, anti-hipertensivos e antibióticos. Farmacotécnica - formas farmacêuticas para uso parenteral, formas farmacêuticas obtidas por divisão mecânica, formas farmacêuticas obtidas por dispersão mecânica. Farmácia hospitalar- estrutura, conceito e objetivos, controle de estoque de medicamentos, manipulação de formas, controle de infecção hospitalar. Legislação - código de ética farmacêutica.

CARGO: ODONTÓLOGO

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:1.Código de Ética.2. Cariologia Baraticri.3. Dentisteria: preparo cavitário.4. Materiais de proteção de restauração.5. Etiologia e prevenção das doenças periodontais. 6.Tratamento periodontal básico.7. Fisiopatologiadas alterações pulpares e periapicais. 8.Princípios de exodontia.9. Terapêutica e farmacologia odontológica.10. Radiologia odontológica: técnica e interpretação radiográfica.11. Noções de odontopediatria. 12. Biossegurança em Odontologia. 13. Planejamento em saúde bucal. 14. Epidemiologia das doenças bucais. 15. Índices epidemiológico de cárie dentaria (CPO-D. ceo-d. CPO-S. ceo-s).16. Índice epidemiológicos de doenças periodontal (CPITN. IPC). 17. Recursos humanos na área odontológica. 18. Sistema de atenção em saúde bucal coletiva. 19. Educação e motivação em saúde bucal.

CARGO: CONTADOR

PORTUGUÊS:Classes de Palavras; texto, interpretação. Fonologia: ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z, s, ss, c, ç, g, gu, j, m, n, r e rr; acentuação; significação de palavras. Morfologia: utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto obliquo, de tratamento, demonstrativos e possessivos; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais

CONHECIMENTOS ESPECÌFICOS: 1. RIR/ 99 - Regulamento de Imposto de renda. PIS, COFINS, CSLL Lei nº10.833/2003 de 29 de dezembro de 2003 e Alterações; 2. Simples Nacional. Lei Complementar 116/03. Lei Complementar 123/06,alterada pela 127/07;3. Legislação sobre INSS, Instrução Normativa 03/2005 da Previdência;4. Artigo 156 de Constituição Federal. Regulamento do ISS dos Municípios; 5. Decreto Estadual 2145/2008, Decreto Estadual de Encerramento de Exercício; 6.Manual Operacional do SIAF;7. O Controle e a Lei de Responsabilidade Fiscal; 8. Despesa. Receita. Crédito Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal; 9. Despesa. Receita. Crédito Público frente a Lei 4.320/64, Lei 8.666/93 com atualizações pela Lei Federal 8.883/94; 10.Contabilidade Pública e seu campo de atuação de acordo com a Lei 4.320/64 e a Lei de Responsabilidade Fiscal. 11.Resoluções dos Tribunais de Contas da União , dos Estados e dos Municípios.

CARGO: ORTOPEDISTA

PORTUGUÊS : Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Histologia histopatologia e embriologia do aparelho locomotor. Fisiologia e mineralização do osso. Anatomia do aparelho locomotor. Semiologia e propedêutica do aparelho locomotor. Biomecânica. Doenças osteo-metabólicas. Infecção osteo-articular. Tromboembolismo. Anomalias congênitas do membro superior. Anomalias congênitas da coluna vertebral. Anomalias congênitas do membro inferior. Displasias. Líquido sinovial. Artrites. Tendinites e tenosinovites. Bursites. Sinovites. Gota. Osteocondrites. Osteonecrose. Miosites. Espondilites. Entesopatias. Artrose. Artrites. Patologias degenerativas do aparelho locomotor. Síndromes compressivas neurológicas. Paralisia cerebral. Tumor ósseo maligno. Tumor ósseo benigno. Pseudotumores. Doença de Paget. Síndromes compartimentais. Paralisia obstétrica. Artrogripose. Síndromes que envolvem o aparelho locomotor. Necrose avascular. Patologias da fise. Deformidades de eixo dos membros inferior e superior. Desvios da coluna vertebral. Lombalgia e lombociatalagia. Hérnia discal. Espondilólise. Espondilolistese. Estenose de canal vertebral. Discrepância de comprimento dos membros. Deformidades adquiridas do pé. Metatarsalgia. Marcha normal. Distúrbios da marcha. Amputações. Artroscopia. Artroplastia. Enxertia óssea e cutânea. Cintilografia óssea. Radiologia ortopédica. Tomografia computadorizada do esqueleto. Ressonância magnética osteoarticular. Lesões nervosas relacionadas e hanseníase. Lesões traumáticas dos nervos periféricos. Tratamento de deformidades e seqüelas da hanseníase. Lesões ortopédicas relacionadas ao diabetes. Pé diabético. Consolidação das fraturas. Cicatrização tendinosa e ligamentar. Biomecânica das fraturas. Classificação das fraturas. Fraturas expostas. Atendimento ao politraumatizado. Fraturas por arma de fogo. Fraturas patológicas. Fratura por estresse. Gangrena gasosa. Complicações das fraturas e das luxações. Tromboembolismo. Infecção pós-traumática. Fixação interna das fraturas. Fixação externa. Métodos de tratamento de fraturas e luxações. Técnica AO. Princípios de osteossíntese. Planejamento pré-operatório. Fraturas e luxações do membro inferior. Fraturas e luxações da pelve. Fraturas e luxações da cintura escapular. Fraturas e luxações do membro superior. Fraturas e luxações da coluna vertebral. Lesões meniscais. Lesões ligamentares. Lesões tendinosas. Instabilidade articular. Luxação recidivante. Fraturas na criança. Descolamento epifisário. Trauma fisário. Fratura em galho verde. Fratura subperióstica. Deformidade plástica. Fratura obstétrica. Síndrome da criança espancada.

Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde

CARGO: ASSISTENTE SOCIAL

PORTUGUÊS : Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 1- Ambiente de atuação do assistente social; 1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. 1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico,planos, programas, projetos, e atividades de trabalho. 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais. 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências). 1.5 Trabalho social em situação de rua. 1.6 Diagnóstico. 1.7 Organização de comunidades e movimentos sociais. 2- Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de instituição. 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais. 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários. 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social. 3- Atuação em programas de prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social, e psicológica. 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis. 3.3 Aids. 3.4 Atendimento às vítimas. 4- Políticas Sociais. 4.1 Relação Estado/Sociedade. 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo. 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social. 4.4 Políticas de Assistência Social; Lei Orgânica da Assistência Social. 4.5 Políticas de Saúde, Sistema único de Saúde (SUS) e Agências reguladoras. 4.6 Políticas Educacionais & Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). 4.7 Política Nacional do Idoso. 5- Legislação de Serviço Social. 5.1 Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social. 5.2 Ética profissional. 6- Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 6.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 6.2 A defesa de direitos da criança e do adolescente. 6.3 O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias. 6.4 A adoção e a guarda: normas, processos jurídicos e psicossociais, adoção à brasileira e adoção internacional. 6.5 Violência contra crianças e adolescentes e combate a violência. 6.6 Formas de violência contra crianças e adolescentes: maus tratos, abuso sexual, negligência e abandono. 6.7 Prostituição infantojuvenil. 6.8 Extermínio, seqüestro e tráfico de crianças. 6.9 Exploração sexual no trabalho e no tráfico de drogas. 6.10 Sexo turismo. 6.11 A violência dos jovens, as gangues. 6.12 Delinqüência infanto-juvenil: visão psicológica, cultural e sociológica. 6.13 Trajetórias de delinqüênciais e o papel da família e da justiça. 6.14 Meninos e meninas de rua: questão econômica e social e a questão do abandono. 6.15 Trabalho infanto-juvenil. 6.16 Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento. 6.17 Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação. 6.18 - balanço social. 6.19- ISO 8000 e ISO14000.

CARGO: PSIQUIATRA

PORTUGUÊS : Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: O campo da saúde mental: políticas, práticas e saberes. Princípios de epidemiologia e epidemiologia psiquiátrica. Organização anatômica e funcional do sistema nervoso central. Neuropsicologia. História da Psiquiatria. Classificações em Psiquiatria. Diagnóstico em Psiquiatria. Psicopatologia. Exame do paciente psiquiátrico. Transtornos mentais orgânicos, incluindo sintomáticos. Transtornos mentais e do comportamento decorrentes do uso de substância psicoativa. Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e delirantes. Transtornos do humor (afetivos). Transtornos neuróticos, relacionados ao estresse e somatoformes. Síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos. Transtornos de personalidade e de comportamento em adultos. Retardo mental. Transtornos do desenvolvimento psicológico. Transtornos emocionais e de comportamento com início usualmente ocorrendo na infância e adolescência. Psicogeriatria. Psicofarmacologia e psicofarmacoterapia. Psicoterapias. Reabilitação psicossocial. Tratamentos biológicos em Psiquiatria. Emergências psiquiátricas. Psiquiatria de ligação e interconsulta. Psiquiatria forense e ética médica. Assistência em saúde mental: legislação, reestruturação e políticas públicas no Brasil. Direitos civis dos doentes mentais. Reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo. Legislação referente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde

FISIOTERAPEUTA

PORTUGUÊS : Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: Anatomia Humana - Origem e inserções músculo-tendinosas. Funções musculares e suas cadeias. Avaliações e sinais clínicos das patologias ósseas e músculo-articulares. Fisiologia e fisiopatologia linfática. Drenagem manual linfática. Fundamentos da monitorização e suporte respiratório. Anatomia e desenvolvimento do sistema nervoso. Fundamentos da eletrotermoterapia. Fisioterapia aplicada às patologias traumato-ortopédicas e reumatológicas (avaliação e técnicas terapêuticas). Fisioterapia aplicada às patologias neurológicas. Fisioterapia aplicada às patologias respiratórias. Propriedades físicas das águas e hidroterapia. Fisiologia do reparo tecidual. Fisiologia e mecanismo da dor. Notificações SIAB. Vigilância em Saúde. Assistência Farmacêutica. Sistemas e Serviços. Dengue. Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde

CARGO: SANITARISTA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

PORTUGUÊS : Classes de Palavras; texto , interpretação. Fonologia : ortografia - principais dificuldades ortográficas: emprego do z , s , ss , c , ç , g , gu , j , m , n , r e rr .; acentuação ; significação de palavras. Morfologia : utilização adequada dos pronomes pessoais do caso reto , obliquo , de tratamento , demonstrativos e possessivos ; utilização adequada das conjunções aditivas , adversativas, conclusivas, alternativas e explicativas. Concordância verbal e nominal; sinais de pontuação. Problemas gerais da língua culta - forma e grafia de algumas palavras e expressões. Emprego correto de tempo e modos verbais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:Anatomia patológica e patologia clínica veterinária: alterações cadavéricas, técnicas de necrópsia, colheita de amostras, diagnóstico macroscópico e laboratorial. Doenças dos animais domésticos e zoonoses de importância em saúde pública: etiologia, sintomatologia,epidemiologia, profilaxia e controle. Higiene veterinária e inspeção sanitária de produtos de origem animal: sistemas de criação e/ou produção animal, utilização da água, condições de transporte, abate sanitário, tecnologia, processamento, inspeção, fiscalização e comercialização de POA. Vigilância sanitária no comércio de alimentos: doenças transmitidas por alimentos, controle físico-químico e microbiológico de alimentos, fiscalização. Legislação municipal. Sistema Único de Saúde: conceitos, princípios, diretrizes e articulação com serviços de saúde. Fundamentação legal e Normas pertinentes ao SUS. Participação popular e controle social. Conselhos de Saúde

Teolândia, Bahia, 26 de maio de 2009.

ANTÔNIO SANTANA JÚNIOR
Prefeito Municipal